http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

03 DE SETEMBRO DE 2012

056ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DOS "75 ANOS DAS ESCOLAS REUNIDAS MIRAGAIA E COLÉGIO JOANA D'ARC E OS 50 ANOS DE ADMINISTRAÇÃO DO SENHOR JOSÉ CARLOS POMARICO"

 

Presidente: JOSÉ BITTENCOURT

 

RESUMO

001 - JOSÉ BITTENCOURT

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocou a presente sessão solene, a requerimento do Deputado José Bittencourt, com a finalidade de "Comemorar os 75 Anos das Escolas Reunidas Miragaia e Colégio Joana D'arc e os 50 Anos de Administração do Senhor José Carlos Pomarico". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro".

 

002 - HUGO GREGORIS DE LIMA

Lê texto sobre a biografia do Sr. José Carlos Pomarico. Relata sua experiência como ex-aluno do Colégio Joana D'Arc. Agradece a seus familiares e professores pela formação que teve. Tece comentários sobre a importância da educação na vida de um homem. Elogia as qualidades profissionais do homenageado.

 

003 - Presidente JOSÉ BITTENCOURT

Anuncia a exibição de vídeo sobre a vida do Professor José Carlos Pomarico. Informa que esta solenidade será transmitida, em data oportuna, pela TV Assembleia e anuncia a apresentação musical da Professora Maria de Lourdes Santos.

 

004 - OTONIEL KATUMI KIKUTE

Saúda a todos os presentes. Destaca a formação recebida no Colégio Joana D'Arc. Relembra fatos ocorridos no estabelecimento que marcaram sua vida. Parabeniza os 50 anos de direção do Senhor José Carlos Pomarico. Comenta a relevância da educação na vida do ser humano.

 

005 - SOLANGE SERAFINA ABATE

Descreve sua emoção em prestar homenagem ao Senhor José Carlos Pomarico. Relata sua experiência como aluna do Colégio Joana D'Arc. Comenta o método de ensino da instituição. Enaltece a carreira do homenageado e agradece sua dedicação à educação.

 

006 - Presidente JOSÉ BITTENCOURT

Anuncia homenagem ao Professor José Carlos Pomarico, com entrega de placa alusiva ao evento, e presta homenagem à Sra. Ana Reina Pomarico, com entrega de flores. Anuncia apresentação musical da violinista Júlia Félix da Silva.

 

007 - JOSÉ CARLOS POMARICO

Saúda a todos os presentes pela homenagem recebida. Comenta o pioneirismo do Colégio Joana D'Arc na região do bairro do Butantã. Relata aspectos da história da instituição. Agradece a esta Casa e ao Deputado José Bittencourt pela homenagem.

 

008 - Presidente JOSÉ BITTENCOURT

Destaca a humildade do homenageado, parabenizando-o pelo trabalho realizado na direção do Colégio Joana D'Arc.

 

009 - JOSÉ LUIZ DE SOUZA

Relata seus anos de estudo no Colégio Joana D'Arc. Destaca valores da instituição que forjaram seu perfil profissional. Relata sua gratidão pela formação educacional recebida. Declama trecho de poema de Fernando Pessoa.

 

010 - Presidente JOSÉ BITTENCOURT

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. José Bittencourt.

 

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Queremos fazer a nomeação das ilustres personalidades que estão conosco aqui nos ladeando na condução desses trabalhos: à minha direita, o professor José Carlos Pomarico e também a sua esposa, professora Ahinoan, sua legítima esposa; e também, à minha esquerda Dr. Hugo Gregoris de Lima, um ex-aluno do colégio Joana D’Arc; o melhor professor, Defensor Público Otoniel Katumi Kikute, um dos ex-alunos também desta conceituada entidade educacional Joana D’Arc; a professora Ahinoan Macedo Arlindo Pomarico, à minha direita. Também menciono nesta sessão o Tenente Coronel José Luiz de Souza, do Comando de Policiamento da Área Metropolitana da Capital aqui presente, bem-vindo, tenente coronel, a este Parlamento; capitão Raquel Cândido, do 16º Batalhão de Polícia Militar do Estado de São Paulo; Tenente Guilherme Willian Pacheco, Comandante da 2ª Companhia do 16º Batalhão da Polícia Militar do Estado de São Paulo; e, representando o Deputado Antonio Salim Curiati, Alexandre Curiati.

Todos são bem-vindos. Esta Presidência faz menção de que, por requerimento de nossa autoria e com deferimento da Presidência efetiva desta Casa, instalamos essa sessão solene para homenagear o Colégio Joana D’Arc e seus 75 anos de existência e também homenagearmos aqui os 50 anos de administração do Professor José Carlos Pomarico. Quero que vocês aplaudam essa ilustre personalidade, José Carlos Pomarico. (Palmas.)

 

   O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Senhoras e Senhores,  passaremos a ouvir o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É reproduzido o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Viva o Brasil! Queremos, com muita alegria, registrar aqui as justificativas e também para congratulação a essa sessão solene das autoridades: Marco Antonio Castelo Branco, secretário particular do Governador do Estado, que também se congratula com esta sessão e o objetivo dela, parabenizando o homenageado; o Prefeito Gilberto Kassab, faz de igual modo a sua manifestação, parabenizando esta entidade e o professor Pomarico; a Polícia Militar do Estado São Paulo, na pessoa da 1º Tenente PM Amanda Sabatine, também faz menção a essa sessão, agradecendo pelo convite e parabeniza o Colégio Joana D’Arc e o homenageado Professor Pomarico; da mesma forma, Carlos Gustavo Araújo do Carmo, que é do Cerimonial aqui desta Casa, em nome do Presidente Barros Munhoz, o presidente efetivo desta Casa, também se congratula com o objeto desta sessão; a Deputada Beth Sahão, Deputada Estadual da região de Catanduva, São José do Rio Preto, que se congratula e parabeniza o homenageado.

Na sequência do nosso programa, queremos conceder a palavra ao Dr. Hugo Gregoris de Lima, médico que fará a leitura de um texto sobre a vida do professor José Carlos Pomarico. O Dr. Hugo Gregoris de Lima utilizará a tribuna, que é o parlatório aqui da Casa, onde nós, 94 deputados, utilizamos nas discussões de todos os temas que deságuam nesta Casa. Queremos dizer a todos os presentes que aqui está o maior Parlamento Estadual da América Latina, que é justamente este Parlamento e este Plenário, o Juscelino Kubitschek, onde travamos nesse palco as maiores discussões, as reflexões sobre os maiores temas de interesse da cidadã e do cidadão de São Paulo.

Dr. Hugo, por favor.

 

O SR. HUGO GREGORIS DE LIMA - Senhores e Senhoras, boa-noite. José Carlos Pomarico nasceu em 28 de março de 1940, em São Paulo. Vindo de uma família de origem italiana, é filho de José Pomarico e Ana Reina Pomarico. Casado com Ahinoan Macedo Arlindo Pomarico, tem duas filhas, Ana Cristina Pomarico e Lucia Helena Pomarico.

A história da família no Brasil começa com o avô paterno biografado, Sr. João Pomarico, que por volta do ano de 1865 veio da Itália para o Brasil e radicou-se em São Paulo, construtor, participou da construção da Igreja de Santo Amaro. Uma geração depois, o pai do nosso biografado, José Pomarico, nascido em 1914, era eletricitário da Light, Trabalhou durante 36 anos na Light, ressaltando o fato de jamais ter faltado apenas um dia. Casado com D. Ana Reina, nascida em 1915, tiveram dois filhos: José Carlos e Marco Antonio. A esposa de José Carlos, D. Ahinoan, nascida em 22 de agosto de 1939, é Orientadora Educacional e Socióloga e atua no Colégio Joana D’Arc. São filhos do casal, Ana Cristina, nascida em 29 de abril de 1968, formada e doutorada em Biologia; e Lucia Helena, nascida em 28 de maio de 1971, formada em Desenho Industrial pela FAAP, Professora de Artes e Coordenadora do Colégio Joana D’Arc.

Nosso homenageado formou-se em Engenharia Elétrica e Física no Mackenzie em 1966. Porém, desde os 15 anos já atuava como Professor de Matemática e Física. Anos 21 anos, antes de sua formação, adquiriu a Escola “Colégio Joana D’Arc” e, após se formar, se dedicou integralmente à escola.

Desde então é Mantenedor do Colégio Joana D’Arc, um estabelecimento fundado por duas professoras francesas em 1937. No início dos anos 60, uma das professoras faleceu e a outra vendeu a escola para José Carlos Pomarico e um amigo. Na época havia apenas uma classe, com mais ou menos 30 alunos. Hoje há todos os cursos, do infantil ao ensino médio e curso técnico pós-médio, em Mecatrônica.

Hoje o Colégio Joana D’Arc faz com que a tradição e a modernidade convivam lado a lado, homenageando a heroína francesa que simboliza fibra, determinação, disciplina e, ao mesmo tempo, serenidade. O colégio sempre foi dirigido com espírito empreendedor, determinado, incorporando modernidade e dinamismo com objetivos pedagógicos bem definidos e que estimulam o raciocínio, o questionamento, o espírito crítico, numa abordagem mais atual para a aquisição de conteúdos, na preparação para o vestibular e para a formação de um cidadão mais atuante em nossa sociedade.

Na área social e empresarial, nosso homenageado é Conselheiro do Conselho Consultivo da Associação Comercial de São Paulo e Membro do Comitê de polícia Urbana da ACSP. Recentemente foi agraciado com o Diploma e a Medalha do Mérito Profissional na área de Educação, pela Academia Brasileira de Arte, Cultura e História.

Também foi eleito Personalidade do ano de 1996, pelo Grupo I de Jornais Amigos do Butantã. De 2001 a 2003 e de 2003 a 2005, foi Superintendente da Distrital Butantã da Associação Comercial de São Paulo. É formado pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra.

No que se refere à sua relação de carinho com a cidade de São Paulo, recorda-se do poema símbolo da “Revolução de 32” e deixa aqui gravado o texto em sua biografia: “Quando se sente bater

No peito heroico, a pancada

Deixa-se a folha dobrada

Enquanto se vai morrer”.

É com grande honra que venho participar da solenidade de comemoração aos 75 anos da fundação do Colégio Joana D’Arc e dos 50 anos do Professor José Carlos Pomarico à frente desta instituição.

Parabenizo o nobre Deputado Estadual José Bittencourt pela iniciativa.

Usarei do prestígio e da oportunidade concedidos a mim nessa noite e estenderei essa homenagem à minha própria família aqui presente, pois quando se fala em Joana DArc em nossa casa, falamos de uma só casa e de uma só família.

Sou médico há 20 anos, formado pela Escola Paulista de Medicina, carreira escolhida desde criança por influência de meus amigos, meus professores e de minha família. Escolhi a medicina por ter manifestado uma curiosidade natural que foi alimentada com as novidades e imprevistos do dia passado na escola. Não faltava à aula. Esse comprometimento também foi direcionado para o esporte, a arte, a literatura, a música, o bem-estar físico e espiritual, tudo isso mediante a participação ativa de minha mãe, D. Lilian, que não se encontra mais entre nós desde o penúltimo ano, mas continuará em nossos corações. Os conselhos dados em casa eram os mesmos lecionados na escola, fato de grande orgulho para ela. Faz muito tempo que deixei o colégio, mas vivi 12 anos dentro do Joana D’Arc, 11 anos como aluno e um ano como auxiliar de laboratório. Da alfabetização pelas mãos da inesquecível Professora Wilma, em 1974, ao primeiro emprego, em 1985, que me for ofertado pelo próprio professor José Carlos, meu querido mestre e incentivador, meus irmãos, o Axel, Fábio, o Lúcio, a Maria Flavia, a Maria Lívia, também frequentavam os bancos desta tradicional escola paulistana.

Agradeço ao meu pai e a minha mãe, seres humanos expressionais, por terem nos proporcionado a educação que recebemos.

Agradeço aos professores do Colégio Joana D’Arc por terem me tornado médico e também professor, a exemplo deles, que foram pessoas que admirei fora de minha casa, em especial os que estão ainda em atividade, Professora Solange, Professora Maria da Graça e o Professor Olegário.

Participo desta comemoração compartilhando a importância do Colégio Joana D’Arc na minha vida a convite de minha querida colega de escola e atual Diretora, a Professora Ana Cristina Pomarico.

Esta instituição sempre foi tradicional e ao mesmo tempo inovadora, através de seu processo educativo visando à disciplina, o respeito, a preocupação com a formação do corpo docente, a atualização na grade curricular e a participação dos pais. Há um grande diferencial. Existe um compromisso desse colégio em preparar o aluno para o mundo real, o conhecimento tem o poder de ser um excepcional nivelador social e a capacidade de argumentar é um importante instrumento da paz. Somos uma escola onde não se grita, o aluno recebe o tratamento de um cidadão em formação. Não somos uma fábrica de estudantes. Não promovemos shows e nem promovemos a ostentação. Vivemos na simplicidade de nossas possibilidades.

O Mantenedor, José Carlos Pomarico, é um professor brilhante e inspirador. Presenciei inúmeras aulas ministradas por ele em substituição a professores que se ausentavam por motivos diversos. Ele não hesitava, ele discursava. Foram aulas de Matemática, Literatura, Física, Química, de Geografia e de Biologia. O homem é um pensador e um educador nato. Ele me disse recentemente que a escola tem que ser um lugar de gente feliz, pois só se aprende onde há felicidade. Acredito que aprendi e vou usar. Digo que também sou feliz. Trabalho no que gosto, tenho uma família da qual me orgulho, amo minha esposa, Adriana, e a minha filha, Maria Luiza. Tenho amigos muito queridos de uma vida inteira, também filhos do Joana D’Arc. Meus alunos também são esforçados e inteligentes, meus pacientes são desafiadores. Sou feliz sim. Tenho fé na vida e na capacidade do homem de produzir o bem. Sofri e aprendi. Esta dor do aprendizado faz parte da existência, mas mudei meu jeito de lidar com isso, pois tenho esperança de que a boa educação seja sempre reconhecida.

Obrigado. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Essas foram as palavras do Dr. Hugo Gregoris de Lima, muito eloquentes.

Também assistiremos agora a uma apresentação de vídeo sobre a vida do Professor José Carlos Pomarico. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação do vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Agora assistiremos a uma apresentação musical com a Professora Maria de Lourdes Santos, ao teclado. (Palmas.)

Enquanto ela se aproxima do instrumento, comunicamos a todos os presentes que esta sessão está sendo transmitida ao vivo pela TV WEB e será transmitida pela TV Assembleia no próximo domingo, dia 9 de setembro, às 21 horas, canal 13 Net, TVA canal 66, TVA Digital canal 185 e TV Digital aberta canal 61.2.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Obrigada, Professora Maria de Lourdes. Agora ouviremos o Dr. Otoniel Katumi Kikute, que é Defensor Público e também ex-aluno do Colégio Joana D’Arc.

É muito bom estarmos comemorando a existência de uma instituição educacional de 75 anos, ao longo dessa trajetória formando verdadeiros cidadãos e cidadãs para a sociedade de São Paulo. Então, nos alegra muito estar aqui nesse Parlamento recepcionando todos os senhores e senhoras. Para nós é um grande prazer. Tenho certeza que uma boa parte dos senhores e senhoras nunca esteve aqui presente neste Parlamento, então a oportunidade de conhecermos o Parlamento de São Paulo e saber que as leis que são produzidas aqui no Estado, que nos regem, leis importantes que aqui foram produzidas para o bem comum, para a defesa do coletivo partiu desse Parlamento, aliás, todas as normas de interesse, de iniciativa do Executivo, de iniciativa do Judiciário ou de iniciativa do próprio Parlamento são processadas, discutidas, maturadas e finalmente votadas aqui nesse Parlamento. Leis e normas que regram a nossa conduta social. Para nós é uma grande alegria estar recebendo os senhores.

Dr. Otoniel, por favor.

 

O SR. OTONIEL KATUMI KIKUTE - Senhoras, Senhores, professores e autoridades presentes nesta cerimônia neste momento, na antiguidade, nos momentos especiais da vida, sempre era uma oportunidade de se construir um altar. O altar era um marco de gratidão, de lembrança e de registro da história, mas ao mesmo tempo o altar servia como algo visível para nos levar a frente, especialmente nos momentos difíceis da vida. Hoje, com o devido respeito aos que não creem em Deus, esse é o momento de levantamos um altar. Para quê? Para recordar a história de uma instituição de ensino, o Colégio Joana D'Arc e de um homem, o Professor José Carlos, também para agradecer a Deus pela vida e por essas duas histórias que se entrelaçam, se confundem e transformam, mas também para nos inspirar para a caminhada de nossa vida diária. Nesse momento podemos nos lembrar de alguns fragmentos dessa história que fizemos e fazemos parte. Podemos nos lembrar como esses fragmentos contribuíram para que muitos hoje nos tornarmos quem somos. No meu caso, Defensor Público do Estado de São Paulo, pai, pastor de uma igreja evangélica e cidadão brasileiro.

Lembramos de nossos colegas, os diretores, os funcionários, os professores, as provas, o medo do futuro, a cantina, talvez alguns aqui não saibam, mas a antiga quadra da Rua Alvarenga, o Joaninha e os momentos de nossa escolha. Passei por 12 anos nessa escola, do antigo pré-escolar até o 3º ano do ensino médio e foi a única escola da minha vida. Se pudesse dizer um parêntese, foi a única escola com quem casei. E não posso negar que as suas marcas, o seu uniforme cor de vinho daquela época, sua história e a vida do Professor José Carlos fazem parte da minha vida.

Agradecemos a Deus, sempre com o devido respeito aos que não creem em Deus, pelos 50 anos do Professor José Carlos, inicialmente com outros diretores que conduziam e ainda hoje conduz o Colégio Joana D'Arc e necessita e necessitou de sabedoria, garra, esperança, perseverança e até, com o perdão da palavra, de uma boa dose de teimosia para conduzir uma instituição de ensino que completa 75 anos de vida, o Colégio Joana D'Arc, enfrentar sem desistir os desafios da vida.

Por fim, neste momento, inspirados no Colégio Joana D'Arc e por 50 anos na direção desse colégio pelo Professor José Carlos, na medida em que vemos que um pouco de cada um de nós fica em cada pessoa ao nosso redor, e em cada instituição que a gente cria ou participa, devemos nos inspirar, para assim como as duas histórias que se entrecruzam, e que é o motivo de nossa reunião hoje, do Professor José Carlos e do Colégio Joana D'Arc. Não nos conformemos em sermos meros expectadores que estão à toa na vida, quando o seu amor chama para ver a banda passar e contar histórias de amor. Não nos conformemos apenas em sonhar. Sonhar é bom, mas se sonhamos com algo devemos sair da janela e vir à rua para, com garra, paciência, sabedoria, perseverança e uma boa dose de teimosia, sermos atores e agentes sociais que possam um dia, como os aqui homenageados, olhar para trás e dizer: “Foi e está sendo muito bom.”

Parabéns pelo Colégio Joana D'Arc, parabéns ao Professor José Carlos.

Muito obrigado. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Muito obrigado, Dr. Otoniel Katumi Kikute. Vamos ouvir a palavra da Sra. Solange Serafina Abate, ela é ex-aluna e atual professora de português, e dará o seu depoimento sobre o Professor José Carlos Pomarico.

Ouçamos, então, a professora.

 

A SRA. SOLANGE SERAFINA ABATE - Boa-noite a todos os presentes. Meu boa-noite especial ao homenageado de hoje, o grande homem e querido mestre, José Carlos Pomarico.

Como ex-aluna e professora do Colégio Joana D'Arc, sinto-me bastante emocionada ao prestar mais uma homenagem ao nosso mestre.

Confesso-lhes que nesta ocasião as recordações do passado dominam a minha mente, assim não posso eximir-me de mencionar as duas jovens irmãs que sozinhas criaram o Externato Joana D'Arc, D. Tine e D. Babi, carinhosamente assim chamadas por nós, seus alunos, dedicaram toda a sua vida à arte de educar. Entretanto, o tempo passou inexoravelmente, com a doença de Babi e o falecimento de Tine, o Externato ganhou novos donos, um pequeno grupo de jovens sonhadores como elas, mas dispostos a assumir a tarefa tão bem executada pelas irmãs. Nessa época eu me aproximava dos 10 anos, porém, a minha pouca idade não me impediu de observar mais atentamente um desses jovens professores, era o de Matemática, José Carlos. Ele já se destacava por sua gentileza, por seu jeito afável de falar e sua inteligência brilhante. Nós, alunos, nos encantávamos com o seu modo de ministrar as aulas, sentíamos certo friozinho na barriga, pois ele nos punha a refletir, deduzir e concluir em suas famosas chamadas orais de surpresa. Todavia, aos poucos fomos compreendendo que esses tipos de raciocínio nos auxiliavam demais em nosso aprendizado, não só de Matemática, como também das outras matérias.

Passaram-se os anos e aumentaram os horizontes do colégio, principalmente pelo espírito visionário do Pomarico. Como era natural, o ensino moderno se aliava ao tradicional. Esse foi e é até hoje o sucesso do Joana. Mais tempo se passou e eu já formada recebi um convite para dar aulas no Joana D'Arc. Imaginem que honra para mim, minhas irmãs e meus pais que anos antes confiamos na capacidade daqueles jovens educadores. (Palmas)

Anos depois nosso homenageado assumiu totalmente a direção do colégio, tendo como sempre o valioso apoio de sua esposa, a Professora Ahinoan.

Saibam todos que em três décadas e meia de trabalho nessa importante instituição de ensino ainda recebo lições diárias de conhecimentos e de vida onde vou amadurecendo como pessoa e como profissional, ao conviver com o nosso querido mestre e toda família Joana D'Arc.

Figura ímpar, o Professor José Carlos, sabe unir perfeitamente a razão e a emoção, é honesto, rigoroso, perseverante, crítico, empreendedor, ativo e tem uma visão de futuro enorme. Altruísta, generoso e compreensivo, é o paizão de todos. Ele também é bastante admirado como filho, irmão, marido, pai e avô. E, há algum tempo, Ana Cristina e Lúcia Helena fazem parte da administração do Joana a fim de levar adiante a bela e importante tarefa dos pais.

Finalizando a minha homenagem, confesso ao caro mestre que, embora professora, considero-me ainda sua aluna, como tantos outros colegas meus, posto que lhe devotamos o máximo respeito.

Caro mestre, obrigada por tudo.

Segundo Antonio Weiss, educar também significa deixar uma marca. Creia, Professor José Carlos, a sua marca é indelével.

Obrigada.

Desculpem pela emoção. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Obrigado, Professora Solange Serafina Abate. A arte de educar é muito interessante.

Nelson Mandela diz que o importante na vida não é aquilo que fazemos para nós mesmos, mas aquilo que fazemos para o próximo. E quem ensina, quem instrui, quem educa, faz para o próximo, faz isso na transferência de conhecimento e impressões de vida, faz justamente para ajudar o próximo.

O ex-aluno Claude Roger Bertin, que é da turma de 86, fará a entrega de uma placa ao Professor José Carlos Pomarico.

Pode subir aqui.

Enquanto isso a ex-aluna da turma de 83, agora professora do ensino fundamental também se aproxima para a entrega de flores, Esley Aparecida Sifone de Barros. (Palmas)

Enquanto a Esley se aproxima, quero fazer um registro da D. Ana Reina Pomarico, a genitora do Professor Pomarico aqui conosco, 97 anos. Quero que a câmera a focalize direito. A Professora Ana Reina Pomarico. (Palmas.)

Que bênção! Que maravilha! Professora de piano. Para nós é uma grande alegria tê-la aqui, Professora Ana Reina Pomarico. Por favor, a entrega das flores.

        

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Agora teremos uma apresentação musical com a violinista Júlia Felix da Silva; logo após ouviremos o Professor José Carlos Pomarico.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Ouçamos, então, a palavra do Professor José Carlos Pomarico, o nosso homenageado desta noite.

Lembrando a todos que a Sessão Solene tem por objetivo a comemoração dos 75 anos da existência do Colégio Joana D'Arc e também os 50 anos de administração do Professor José Carlos Pomarico.

 

O SR. JOSÉ CARLOS POMARICo - Exmo. Sr. Deputado José Bittencourt, a quem nós devemos a honra dessa homenagem; Tenente Coronel José Luiz de Souza, Comandante do 16º Batalhão.  Vou cometer uma indiscrição: o Tenente Coronel é ex-aluno do Joana D'Arc. (Palmas.)

Na pessoa do Tenente Coronel eu homenageio a todos os militares presentes, demais autoridades, minhas Senhoras e meus Senhores, confesso que muito do que eu ia falar, os meus antecessores já o fizeram, sem dúvida, com muito mais brilhantismo.

Sobre a Professora Solange, que acabou de falar, e a quem agradeço muito, eu só tenho uma mágoa, ela foi minha aluna. Aluna brilhante e eu lecionava matemática. A única mágoa é que ela se formou em português.

Aos que me antecederam, aos ex-alunos, muito obrigado pela palavra. Haja coração. Fiquei muito emocionado. Muito obrigado mesmo.

Muito do que eu vou falar os senhoes já ouviram na palavra deles e com mais brilhantismo.

O Colégio Joana D'Arc foi a primeira escola particular do Butantã e está completando 75 anos.

No longínquo ano de 1937, duas professoras de origem francesa fundaram uma escola no Butantã. No Butantã, um bairro quase desconhecido. Imaginem como seria o Butantã em 1937.

Escolheram como patrona a heroína francesa Joana D'Arc. A escola, pela simplicidade no trato com as crianças, logo ganhou a simpatia dos moradores. No início dos anos 60, uma das fundadoras faleceu e a outra, sem condições de tocar a escola sozinha, colocou-a a venda. Um amigo soube da venda e me propôs que comprássemos a escola. Eu tinha pouco mais de 20 anos e dava aula desde os 15. A compra de uma escola representava um desafio. Foi então que aconteceu conosco algo que eu reputo extraordinário. Estava na ordem do dia, em todas as manchetes, o índice de analfabetismo e o baixo acesso à educação do brasileiro, taxas perversas que lançavam o país definitivamente no subdesenvolvimento. De repente a compra de uma escola, além de representar um negócio inédito para um estudante de 21 anos como eu, tinha o condão de nos transformar em agentes de uma transformação desejável. Foi a nossa forma de ajudarmos a Pátria.

Assumimos então que para que isso fosse verdade a escola precisaria ser séria, exigente, rigorosa, no dizer das pessoas, forte. Foi dessa forma que lançamos os princípios que norteiam as nossas ações até hoje, formar seres capazes, sim, mas ao mesmo tempo sensíveis e respeitosos, em uma palavra, cidadãos. Sim, porque são nos ensinos fundamental e médio que se formam os verdadeiros cidadãos. Não esqueçamos que após o ensino médio o jovem já pode eleger e ser eleito, isto é, já pode exercer a cidadania e deve ter desenvolvido o seu espírito cívico. Civismo é um componente obrigatório, ele engrandece o ser. Mediante o civismo, o homem abdica de interesses egoístas e prioriza o bem comum, sem isso é impossível construir uma nação justa. Aí reside o verdadeiro mérito de uma boa educação.

Agradeço a Deus por me ter despertado para essa profissão maravilhosa, que é a de professor e que exerço 50 anos ininterruptos, para tanto sempre tive a compreensão e ajuda da minha esposa e das minhas filhas, que agora assumem cargos na administração da escola. Não poderíamos falar em civismo sem ressaltar as inúmeras lições de civismo que recebemos desta Casa.

Exmo. Deputado José Bittencourt, prezados Senhores, eu e toda a comunidade maravilhosa que compõe o Joana D'Arc, com os corações repletos de emoção, agradecemos essa homenagem que recebemos com muita humildade, certos de que ela vem aumentar nossas responsabilidades em preparar as futuras gerações. Esperamos também continuar tendo o prestígio com que as famílias nos distinguiram nesses 75 anos.

Educar com amor sempre foi o nosso objetivo e a cada reencontro com antigos alunos fica patente que o atingimos.

Tudo o que fizemos foi nossa obrigação como educadores. Tudo o que deixamos de fazer foi porque somos falíveis, como seres humanos.

Muito obrigados a todos.  (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Parabéns, Professor Carlos Pomarico, pela sua manifestação e a sua evidente humildade. A humildade é a chave para o sucesso. Diante da honra vai a humildade, diz Provérbios. Santo Agostinho dizia que a humildade é a virtude dos santos e a consciência de quem sabe não ser Deus.

Parabéns. O senhor tem isso em evidência em sua vida e dentre outras virtudes que aqui foram relatadas por tantos que utilizaram a tribuna, mas é evidente o seu caráter, a sua humildade, a sua constância, a sua perseverança, que são seu altruísmo, o seu desejo de querer fazer ao próximo, querer fazer o bem comum. Parabéns.

Vamos ouvir uma palavra também pelo Tenente Coronel e, ao final, homenagearemos com uma placa desta Casa para encerrarmos a nossa Sessão Solene.

Com a palavra, o Tenente Coronal José Luiz de Souza, também ex-aluno do Colégio Joana D'Arc.

 

O SR. JOSÉ LUIZ DE SOUZA - Quero cumprimentar o Exmo. Sr. Deputado José Bittencourt e, em nome dele, quero cumprimentar também a todos os presentes e fazer um agradecimento evidentemente especial ao Professor José Carlos Pomarico. Eu fui aluno do Colégio Joana D'Arc entre anos 1972 e 1974. E, como bem disse o Professor José Carlos Pomarico, o Colégio Joana D'Arc foi a primeira escola particular da zona oeste e foi também a primeira escola particular da minha vida e da vida do meu irmão, que também estudou nessa escola. Como todos sabem é um esforço extra pagar um ensino. Existe interesse, evidentemente de todas as famílias, de que os seus filhos tenham uma boa preparação e a minha família se esforçou bastante para poder me manter durante esses anos no Colégio Joana D'Arc. Eu só saí do Colégio Joana D'Arc por questões de mudanças na família, saímos da zona oeste e fomos para a zona central e acabou ficando um pouco difícil esse translado.

        Nós começamos a forjar o nosso perfil dentro da família e posteriormente a família, os seus filhos à escola. Eu tenho do Colégio Joana D'Arc muitas das principais lembranças que acabaram forjando o meu perfil profissional na Corporação, e Deus me permitiu que, depois de muitos anos, eu voltasse para a zona oeste e estivesse à frente da unidade que é responsável pelo policiamento da região onde está localizado o Colégio Joana D'Arc. Para mim é motivo de muita lisonja, de muita satisfação e eu acabei voltando a manter contato com o Colégio Joana D'Arc, após uma reunião, ou melhor, uma formatura do Proerd, que é o Programa de Reeducação e Combate as Drogas, que é desenvolvido pela Polícia Militar nas escolas. Convidado por uma militar nossa que transmite, que organiza e faz a transmissão para os alunos, quando ela utilizou a expressão Joaninha eu acabei não associando as coisas, eu acabei até chegando atrasado porque estávamos com outra ocorrência muito complicada na área. Quando eu cheguei na escola, foi incrível a sensação que senti, o batimento começa a aumentar e quando eu entrei no pátio lembrei-me, como se tivesse sido ontem, de todas as minhas passagens lá.

Eu sou muito grato ao Colégio Joana D'Arc, porque, como eu já disse aqui, foi a primeira escola particular que eu tive a oportunidade de frequentar, viemos do ensino público, existe sim uma diferença de transmissão de conhecimento. No Colégio Joana D'Arc eu encontrei uma transmissão de conhecimento muito mais apurada do que eu tinha frequentado, do que eu tinha enfrentado até então e evidentemente com isso vêm as dificuldades. E diante das dificuldades, eu tive que demonstrar um pouquinho mais do meu valor, tendo em vista o esforço que a minha família fazia para me manter no Colégio Joana D'Arc, tendo em vista a responsabilidade que eu tinha perante os meus professores, que sempre quiseram o meu bem e que se orgulhavam da minha evolução.

Então, eu tenho muito a agradecer ao Colégio Joana D'Arc, como a gente diz no meio militar: “O Colégio Joana D'Arc na minha vida estudantil foi o meu primeiro batismo de fogo.” E eu sou muito grato ao Colégio Joana D'Arc.

Estive com o Professor José Carlos nessa formatura do Proerd, posteriormente voltamos a nos encontrar no aniversário do bairro do Butantã, o que muito me satisfez e esses ensinamentos têm muito a ver com a forma como eu conduzi a minha carreira desde o meu ingresso na Academia do Barro Branco até hoje, já tenho 32 anos de serviço e estou prestes a passar para a inatividade. Portanto, o Colégio Joana D'Arc tem uma participação muito grande nisso e eu guardo as lembranças muito vivas na memória, de todas as experiências que eu tive no Colégio Joana D'Arc, porque elas alimentam todas as decisões e toda a determinação que temos para enfrentar todas as pressões que sofremos e desde o início da minha carreira na Polícia Militar.

Para reproduzir essa importância e o reflexo que o Colégio Joana D'Arc teve na minha vida, no espírito, com a qual eu levei as coisas até hoje, não só dentro da carreira policial militar, mas também e principalmente fora dela, eu quero reproduzir aqui um poema do poeta português Fernando Pessoa, publicada do livro Palavras de Pórtico, que diz o seguinte, mais ou menos assim:

“Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:

‘Navegar é preciso; viver não é preciso’.

Quero para mim o espírito desta frase,

transformada a forma para a casar como eu sou:

Viver não é o necessário; o que é necessário é criar.

Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso.

Quero torná-la grande, ainda que para isso tenha

de ser o meu corpo e a minha alma a lenha desse fogo.

Quero torná-la de toda a humanidade;

ainda que para isso tenha de a perder como minha.

Cada vez mais assim penso.

Cada vez mais ponho da essência anímica

do meu sangue o propósito impessoal de engrandecer

a pátria e contribuir para a evolução da humanidade.

Esta é a forma que em mim tomou o misticismo da nossa raça.”

Muito obrigado ao Colégio Joana D'Arc.

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Obrigado, Tenente Coronel da nossa Polícia Militar, essa gloriosa corporação.

Cumprimos o objeto desta sessão. Antes de declará-la encerrada, em nome do Parlamento de São Paulo, em nome desta Casa, em nome do Presidente Barros Munhoz, Presidente efetivo desta Casa, quero homenagear o professor Pomarico com este mimo. (Palmas)

Deste modo, com os nossos agradecimentos, Dr. Hugo, Dr. Otoniel, Professora Ahinoan. Ahinoan é uma das filhas de Davi, não é isso?

 

A SRA. AHION MACEDO ARLINDO POMARICO - É a primeira esposa de Saul.

  

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Ahinoan. Olha que nome diferente. Professor Pomarico, ilustres representares da PM, os nossos agradecimentos, a todos os senhores, e ao Juarez, que fez essa ponte, fiquem com Deus.

Obrigado a todos aqui presentes e que o Pai celestial nos dê uma boa noite. D. Ana, obrigado pela presença.

Vamos continuar avante servindo a população, servindo a sociedade e oportunamente quero fazer uma visita ao colégio. Contem com esta Casa, contem com este Parlamento e renovemos a nossa esperança no ser humano. Nós somos humanistas acima de tudo, acreditamos que o ser humano sempre precisa de mais uma oportunidade. Ninguém é infalível, essa questão da infalibilidade em relação ao ser humano não é verdadeiro, todos nós somos falíveis e passíveis de dificuldades, mas o importante é termos a grandeza de reconhecer as nossas limitações. Saber que o que nos falta o Criador colocou no nosso semelhante, e o que falta em nosso semelhante o Criador colocou em nós. Está certo? É com essa perspectiva de desejarmos o bem para todos, vamos continuar avançando.

O Colégio Joana D'Arc vai completar 75 anos, somados aos 75, 150 anos e vamos assim avançado. Está certo?

Está encerrada esta sessão.

     

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 24 minutos.

 

* * *