1

 

24 DE NOVEMBRO DE 2003

57ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E CERIMÔNIA DE POSSE DO NOVO CONSELHO DA ENTIDADE

 

Presidência: MARQUINHO TORTORELLO

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 24/11/2003 - Sessão 57ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: MARQUINHO TORTORELLO

 

HOMENAGEM AO CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E CERIMÔNIA DE POSSE DO NOVO CONSELHO DA ENTIDADE.

001 - MARQUINHO TORTORELLO

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de homenagear o Conselho Regional de Educação Física e dar posse ao novo Conselho da entidade. Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional.

 

002 - JOÃO BATISTA ANDREOTTI GOMES TOJAL

Presidente em exercício do Conselho Federal de Educação Física, historia o reconhecimento da categoria, que foi regulamentada apenas em 1998. Fala das responsabilidades dos membros do Conselho.

 

003 - Presidente MARQUINHO TORTORELLO

Determina que se proceda à cerimônia de posse dos 24 conselheiros.

 

004 - FLÁVIO DELMANTO

Presidente do Conselho Regional de Educação Física de São Paulo, agradece a maciça votação que permitiu a reeleição dos conselheiros. Fala das realizações da sua gestão.

 

005 - Presidente MARQUINHO TORTORELLO

Refere-se a seu trabalho em prol da Educação Física. Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MARQUINHO TORTORELLO - PPS - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Convidamos para compor a Mesa dos trabalhos desta sessão solene o Presidente em exercício do Conselho Federal de Educação Física, Prof. João Batista Andreotti Gomes Tojal. (Palmas.) Convidamos também o Sr. Presidente do Conselho Regional de Educação Física do Estado de São Paulo, Prof. Flávio Delmanto. (Palmas.)

Registramos e agradecemos a presença do Deputado Federal Walter Feldman. Agradecemos também a presença da Profª. Ana Patrícia Carletto, nesta oportunidade representando S. Exa. o Secretário da Juventude Esporte e Lazer, Sr. Lars Grael.

Algumas ausências justificadas com votos de congratulações: Dr. Geraldo Alckmin, Governador do Estado de São Paulo, Dr. Agnelo Queiroz, Ministro do Esporte, Prefeitos dos municípios de São Caetano do Sul, Dr. Luiz Tortorello, São Bernardo do Campo, William Dib, Santo André, João Avamileno, Mogi das Cruzes, Junji Abe, Câmaras Municipais de Ribeirão Preto, São Paulo, São Caetano do Sul e Santos, Tribunal de Contas do Município de São Paulo, Antônio Carlos Caruso, Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Fúlvio Julião Biazzi, clubes, universidades, conselhos regionais de educação física.

Registramos e agradecemos também a presença do Prof. Fábio Sabba, Secretário Adjunto da Educação, neste ato representando o Sr. Gabriel Chalita, Secretário Estadual da Educação, ele que, além de conselheiro, também representa o Governo do Estado de São Paulo, Sr. Flávio Delmanto, presidente do Conselho Regional de Educação Física do Estado de São Paulo, Sr. João Batista Andreotti Gomes Tojal, presidente em exercício do Conselho Federal de Educação Física.

 

O SR. PRESIDENTE - MARQUINHO TORTORELLO - PPS - Srs. Deputados, senhoras e senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Sidney Beraldo, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de homenagear o Conselho Regional de Educação Física e para a cerimônia de posse do novo conselho da entidade.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

-              É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O Sr. Presidente - Marquinho Tortorello - PPS - Esta Presidência convida o Prof.essor João Batista Andreotti Gomes Tojal, Presidente em exercício do Conselho Federal de Educação Física, para fazer uso da palavra.

 

O SR. JOÃO BATISTA ANDREOTTI TOJAL - Muito boa- noite a todos! Neste momento, quero cumprimentar o Presidente desta sessão, Deputado Marquinho Tortorello, que representando a Assembléia Legislativa, vem abrilhantar esta cerimônia de posse festiva do Conselho Regional da 4ª Região.

Inicialmente, quero dizer que estou como presidente em exercício do Conselho Federal de Educação Física, em razão da viagem do presidente Jorge Steinhilber ao Exterior, onde estará, a convite da Associação dos Profissionais de Portugal, apresentando a experiência da aglutinação da organização da profissão de Educação Física em nosso Ppaís. Hoje, existe na Europa um grande interesse por esta nossa experiência, por esta nossa organização e pelo reconhecimento de uma profissão que é de suma importância para a qualidade de vida do cidadão no mundo. No nosso Ppaís, depois de algum tempo, tivemos a sorte de conseguir reconhecer que essa profissão realmente merecia que as pessoas preparadas, através do conhecimento científico, pudessem dinamizar as atividades.

E assim é que desde a década de 30 do século passado, com a criação das Escolas de Educação Física, - no Estado de São Paulo, da Escola do Governo do Estado e, no Estado do Rio de Janeiro, da Escola Nacional de Educação Física  -, já havia a intenção de que essa área fosse atendida através do conhecimento pedagógico e científico e através da formação de profissionais que atuassem na escola e fora dela. Na década de 40, surgiram as APEFs, Associações aos Profissionais de Educação Física que, depois, tornaram-se Associações dos Professores de Educação Física.

JOÃO BATISTA ANDREOTTI TOJAL

Apareceram as manifestações para que se criasse um instrumento jurídico regulador do exercício da profissão. Segundo Inezil Penna Marinho, que é o grande historiador na nossa área, o sentido era instituir uma Ordem de Professores de Educação Física, nos moldes já praticados pelo Direito da OAB.

Em 1950, passou-se do Método Francês - um método voltado à prática de preparação de indivíduos através de uma sistemática de lutas, fortalecimentos e preparação do indivíduo para ser viril - para outro método, a Desportiva Generalizada, nos cursos de férias realizados em Bertioga pelo antigo DEF, trazida a nós pelo professor francês August Listelot.

Na década de 60, houve a defesa da formação em curso superior, contra a formação em cursos militares de um ano e em cursos de 2º grau. Nessa época, não houve uma movimentação organizada pela regulamentação da profissão. No final da década, o Decreto nº 69/69 do Governo Federal estabeleceu que a formação se daria em cursos superiores, em três anos, podendo os técnicos esportivos, com mais um ano, assumirem a sua profissão, bem como o massagista, que também seria formado na universidade.

Em 1970, deu-se início às discussões sobre a formação oferecida devido à grande massificação que ocorreu no Ppaís no Ensino Superior, não somente em Educação Física, mas em todas as áreas. Surgiram muitos cursos de forma isolada. Destacou-se o entendimento de que a sociedade não poderia ser atendida por qualquer pessoa., levantando-se inclusive a situação do ex-atleta, do autoditada e dos leigos. A Educação Física passa a buscar um lugar no seio da universidade e nos meios científicos. E conseguiu, no início dos anos 80, demonstrar essa capacidade, essa possibilidade de trabalho com conhecimento científico e não mais pela simples prática de organizar e coordenar o desenvolvimento da qualidade de vida das pessoas.

Nos anos 80, algumas reuniões entre docentes do ensino superior visando a melhoria da qualidade de formação levaram, em 1984, o Deputado federal Darcy Pozza a apresentar o Projeto de lei nº 330, que propunha a regulamentação da profissão. Entendeu ele que era a única forma de garantir à sociedade um atendimento por profissionais de Educação Física preparados para esse exercício. A sociedade, naquela época, desconhecia a necessidade de formação em nível superior e a fiscalização das ações desses profissionais.

Foram efetuados muitos debates. Envolveram-se as instituições de ensino superior, APEFs, sindicatos e outras instituições. Contudo, em 1989, após o projeto ter sido aprovado no Congresso Nacional, o então Presidente da República, José Sarney, vetou a sua publicação alegando que o professor de Educação Física já atuava na escola como professor, já atuava no esporte como instrutor, rebaixando a qualidade do conhecimento científico utilizado e que a criação do Conselho Federal de Educação Física geraria despesas à União, uma vez que, naquela ocasião, qualquer regulamentação profissional era feita com recursos da União e os regimentos dos estatutos eram organizados pela própria Assembléia.

Nos anos 90, o Deputado federal Eduardo Mascarenhas propôs um novo projeto de lei que reconhece a profissão, os profissionais e cria os conselhos federal e regionais de Educação Física. Houve a ação das APEFs através da FBAPEF e das IES através dos Conselhos de Dirigentes das Escolas de Educação Física. Ocorreram muitos debates e discussões que resultaram em alterações no projeto inicial, como a retirada da dança, uma vez que o que se propunha era a regulamentação do dançarino, que já é regulamentado pela lei do artista.

Desta feita, houve um movimento organizado e competente. Assim, através da Lei 9696/98, de 1º de setembro de 1998, publicada no Diário Oficial de 02 de setembro de 1998, houve o reconhecimento e regulamentação da profissão e do profissional de Educação Física e definida a criação dos respectivos conselhos: federal e regionais, mas pela primeira vez na história sem qualquer organização regimental e sem a destinação de recursos da União para sua implantação.

Passados cinco anos somos mais de 90 mil registrados em todo o território nacional. Portanto, a sociedade já dispõe de profissionais que devem estar assumindo total responsabilidade civil para seu atendimento no que se refere às atividades físicas, desportivas e recreativas.

Nesse sentido quero me dirigir aos conselheiros regionais, que aqui tomam posse de maneira festiva, para dizer que passa para os ombros de vocês a responsabilidade da ação orientadora, motivadora, integradora, reguladora e fiscalizadora do exercício de toda a nossa categoria de profissionais de Educação Física no âmbito do Estado de São Paulo, que conta hoje com quase 40 mil registrados, o que considero deva representar parcela do total de profissionais atuantes na jurisdição desta regional.

Com toda certeza, terá de vocês conselheiros a maior atenção e preocupação em atingir os demais profissionais que ainda não entenderam a razão e o significado de poder se registrar em um conselho de categoria, principalmente os profissionais que atuam como docentes em cursos de ensino superior, formando novos profissionais, e como professores no ensino fundamental e médio, formando cidadãos.

Assim, considero que todos vocês, conselheiros regionais, que tomam posse no conselho regional da 4ª região, estão assumindo publicamente a responsabilidade de cumprir com o dever de proporcionar à sociedade nossa parceria nessa empreitada, um atendimento mais qualificado, responsável e comprometido e, por essa razão, mais ético.

Aproveito aqui para declarar ao presidente que toma posse hoje, professor Flávio, que o conselho federal entende sua reeleição como a aprovação a todos os procedimentos adotados durante esses quatro anos, o que muito nos orgulha, mas muito nos responsabiliza em conjunto por todas as ações que o Estado de São Paulo, por ser a maior unidade da Federação, tem à frente desta profissão. Uma profissão relacionada à qualidade de vida, à responsabilidade social e a uma ação da preparação do cidadão para que ele seja mais participativo.

Recebam os conselheiros que hoje e o seu presidente a total aprovação e o empenho do Conselho Federal em ver esta posse como um momento sublime da assunção da responsabilidade, em nome de toda a categoria profissional, perante toda a sociedade, que dela vai se servir. Meus parabéns a vocês, que tenham muito sucesso. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Convidamos agora os Srs. Conselheiros para a assinatura da homenagem que está sendo prestada: Conselheiro Prof. Antonio Carlos Pereira; Conselheiro Prof. Cícero Tereziano Barros; Conselheira Professora Débora de Sá Branco; Conselheiro Prof. Durval Luiz da Silva; Conselheiro Prof. Fábio Kalil Fares Saba; Conselheiro Prof. Flávio Delmanto; Conselheiro Prof. Georgio Stelianus Hatzavicz; Conselheiro Prof. Gilberto Bertevello; Conselheiro Prof. Hudson Ventura Teixeira; Conselheiro Prof. José Cintra Torres de Carvalho; Conselheiro Prof. José Maria de Camargo Barros; Conselheiro Prof. José Roberto Pientoni; Conselheiro Prof. Marcio Tadashi Ishizaki; Conselheira Profª Margarete Anderaus; Conselheiro Prof. Mateus Sujizaki; Conselheiro Prof. Nelson Gil de Oliveira; Conselheiro Prof. Roberto Jorge Saad; Conselheiro Prof. Sebastião Gobbi; Conselheiro Prof. Sebastião Meneguin; Conselheiro Prof. Silvio Silva Sampaio; Conselheiro Prof. Wladimir Fernandes; Conselheiro Prof. Walter Jiro Giordano.

Em razão de força maior estão ausentes os conselheiros Charles Eides Junior e Sidney Aparecido da Silva. Nós registramos e agradecemos a presença do Sr. Paulo Freixo, assessoria de parcerias do Governo do Estado de São Paulo, Fundação Estadual do Bem Estar do Menor. Agradecemos também Sr. Paulo Teixeira, assistente de direção da Fundação Estadual do Bem Estar do Menor, Diretoria da área de Educação Física e Esportes; Sr. Aurélio César Nogueira Amaral, coordenador da assessoria técnica de Gabinete, da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação do Município de São Paulo; Dr. Wilson de Almeida Siqueira, vice-presidente, do Conselho Regional de Biomedicina, da primeira região do serviço público federal; Sr. Hélio Rubens Areli, Gerente do São Paulo Futebol Clube, Departamento de Esportes Amadores; Tenente PM Alexandre Vitorino Roudam, representando o tenente-coronel Ives Martinis Catalano, Comandante da Escola de Educação Física da Polícia Militar; Sr. Antonio de Freitas, diretor financeiro da Federação Paulista de Tênis; Sr.Geraldo Faigiano Júnior, Gerente de operações técnicas do Sesi; Sr. Serge Augusto Mimura, Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, coordenador técnico; Sr. Marcio Rogério Cafer, Secretário de Esportes de Prefeitura Municipal de Pompéia; César Pereira de Oliveira, da UniFMU-CBB, assistente de direção; Sr. Osmir Yukitaka Tamura, Confederação Brasileira de Tênis de Mesa; Sr. Carlos de Souza Pimentel, Presidente do CREF da Bahia; Sra. Eugênia Heraldo de Bano Silva, Secretaria da Educação Apeoesp, Professora de Educação Física; Sr. Antonio Carlos Mesquita, Federação Paulista de Judô, Presidente do Tribunal de Justiça Desportiva; Sr. Carlos Trabali e Filho, Federação Paulista de Judô, Secretário Executivo.

 

* * *

 

 - São feitas as assinaturas das homenagens.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MARQUINHO TORTORELLO - PPS - Esta Presidência dá a palavra ao grande professor Flávio Delmanto, Presidente do Conselho Regional de Educação Física do Estado de São Paulo.

 

O SR. FLÁVIO DELMANTO - Boa noite a todos. Eu queria dizer aos artistas das artes marciais que nós do Conselho Regional de Educação Física estaremos à disposição dos senhores juntamente com os Conselheiros presentes, para conversar e explicar aos senhores o que é um Conselho Regional. Para tanto solicito que os senhores tenham um pouco de educação para que possamos dar seqüência à solenidade.

 

* * *

 

-               Manifestações na galeria.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MARQUINHO TORTORELLO - PPS - Esta Presidência pede às pessoas que se encontram nas galerias que ouçam as palavras do professor Flávio Delmanto, caso contrário esta Presidência vai solicitar a retirada das pessoas que estão interrompendo a nossa sessão.

 

* * *

 

- Manifestações na galeria.

 

* * *

 

O SR. FLÁVIO DELMANTO - Gostaria de agradecer a presença dos senhores artistas das artes marciais. Nós do Conselho, vou repetir, se vocês quiserem, estaremos à disposição, porque temos a oportunidade de conversar com os senhores. Agora só peço aos senhores que nos deixem terminar a nossa Sessão Solene. Depois então poderemos conversar. Solicito a cooperação dos senhores para que possamos terminar esta solenidade.

 

* * *

 

- Manifestações na galeria.

 

* * *

 

O SR. FLÁVIO DELMANTO - Senhores Parlamentares, conselheiros, funcionários, familiares e amigos, é com muita satisfação que começo uma nova gestão como presidente do Conselho Regional de Educação Física do Estado de São Paulo. Quero aqui cumprimentar todos os conselheiros pela maciça votação que recebemos e lembrar que 84% dos votos é um número expressivo e demonstra a aprovação e a credibilidade da maioria dos profissionais de Educação Física do Estado, o que nos toma responsáveis, mais uma vez, por conduzir a Educação Física para novas conquistas, mantendo a integridade e consolidando um processo de valorização da profissão, de elevação do status profissional e em defesa da sociedade para um exercício profissional de qualidade e com segurança.

Este trabalho, que começou com profissionais que nem sequer sabiam o que realmente era ser conselheiro, mas que com muita determinação e coragem venceram varias lutas, conta hoje com parceiros importantes, principalmente, os profissionais da área da saúde, que nos reconhecem como alentes da e que ficam surpresos ao saber que nós, com apenas 4 anos de existência, temos hoje quase 100 mil profissionais registrados em âmbito nacional, dos quais 33 mil pertencem ao Estado de São Paulo, e que, com esse número, já ultrapassamos conselhos que estão constituídos há 30 ou 40 anos.

Para chegarmos ao lugar que conquistamos hoje, nós, do Conselho Regional de São Paulo, junto com o Sistema CONFEF/CREFs, temos trabalhado arduamente para mostrar a importância e a responsabilidade que o profissional de Educação Física tem com a sociedade, fiscalizando o exercício da profissão em todo território estadual, representando seus interesses gerais e individuais no cumprimento da lei e destacando a necessidade do registro profissional.

Sabemos que a atividade física é uma ferramenta para a manutenção da saúde e que deve ser sempre ministrada por um profissional de Educação Física registrado e devidamente habilitado.

Mas quem é o profissional de Educação Física?

É aquele que tem formação superior, domina o conjunto de conhecimentos especializados, teóricos e práticos, técnicos e táticos bem como habilidades referentes à- Educação Física ou ao esporte, e que utiliza seus conhecimentos para ensinar, orientar, treinar, organizar e avaliar a prática de exercícios corporais ou esportivos para a sociedade.

Quanto àqueles que estiveram aqui na galeria, nós da Educação Física não tivemos a condição de deixá-los à margem, como eles estão se sentindo. Nós do CREF fizemos, juntamente com as Faculdades e Universidades do Estado, em parceria, um Programa de Instrução para Provisionados para mostrar o conjunto dos conhecimentos e as inter-relações dos diversos serviços da área de Educação Física, a importância de o profissional manter-se atualizado frente a esses conhecimentos e as responsabilidades que lhes serão atribuídas conforme o Código de Ética no exercício de uma profissão regulamentada.  Esse Programa, que contou com a participação de vários profissionais das áreas de capoeira, futebol, dança e artes marciais, assim como ex-atletas de várias modalidades esportivas, participaram efetivamente desse programa.

Senhores, conquistamos a credibilidade de nossos eleitores com a transparência do CREF de São Paulo em seus aspectos fiscais e administrativos e o trabalho do Setor de Fiscalização, que, em 3 anos, visitou 608 dos 645 municípios do Estado de São Paulo.  Com esse trabalho, que daremos continuidade, assim como varias outras iniciativas, e com o apoio das escolas, clubes, federações, confederações, secretarias estaduais e municipais de esportes e também dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, conseguiremos mostrar à sociedade o quanto é importante o serviço de um profissional qualificado e registrado que tem ciência de sua responsabilidade ética, moral e de assegurar aos seus alunos ou clientes, um serviço profissional seguro, competente e atualizado, livre de danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência.

Hoje, a população está ciente da necessidade de se contratar um profissional de Educação Física, que será o responsável por seu bem-estar físico, criando, a partir de agora, uma cultura em que passa a fazer parte do dia-a-dia a exigência da cédula de identidade desse profissional, com o registro no CREF.

Quero aproveitar a oportunidade para destacar a importância da compreensão dos senhores deputados sobre o que é uma profissão regulamentada e de se ter um Conselho Regional atuante.  Lembro-me bem que esta casa nos recebeu de braços abertos para que pudéssemos esclarecer a relação entre atividade física, qualidade de vida e a importância da regulamentação da profissão.  Foi esse entendimento que deu à Educação Física mais uma vitória, pois com a ajuda do deputado estadual Marquinho Tortorello que, como professor de Educação Física, abraçou a nossa causa, conseguimos, através da Lei 11.361, de 17 de março de 2003, a volta da Educação Física Escolar na rede estadual de ensino, ministrada por profissionais de Educação Física devidamente habilitados e registrados no Conselho Regional.

Não poderia deixar de agradecer ao presidente do CONFEF, professor Jorge Steinhilber, ao de Deputado Marquinho Tortorello e seu assessor Reinaldo Takarabe e a todos os precursores da Educação Física que muito trabalharam para elevar a profissão a uma posição de destaque, credibilidade e respeitabilidade.

Agradeço também aos conselheiros da gestão anterior que, diante do desconhecido, arregaçaram as mangas e iniciaram a conscientização do próprio profissional e da população em relação a direitos e deveres.

Quanto aos conselheiros eleitos, meus cumprimentos e a expectativa de uma gestão séria, firme e batalhadora, pronta para vencer os desafios de uma profissão em ascensão.

Não poderia deixar de citar os funcionários do Conselho Regional de Educação Física de São Paulo que, de forma competente e profissional, muito nos ajudaram nesta missão.

Não poderia deixar de citar a importância do Conselheiro Fábio Saba, que juntamente com o Secretário da Educação Gabriel Chalita apoiou e efetivou concretamente a proposta e a lei do nobre Deputado Marquinho Tortorello.

Não poderia deixar de citar os funcionários do Conselho Regional de Educação Física de São Paulo que, de forma competente e profissional, muito nos ajudaram nesta missão.

Quero fazer um agradecimento especial à minha esposa, Lucila, que compreende a minha luta e que nos momentos difíceis me conforta com palavras de incentivo e força, a meus filhos Larissa, Luciano e Nayla e à minha sogra, Marina, que por incrível que pareça é sogra, mas é muito boa e importante na minha vida. Sempre me respeitaram e apoiaram.

Desculpem-me pela emoção. Não é por causa desta galeria, mas pela luta que tivemos. O Tojal, o Gilberto Betevello e o Professor José Maria, do Conselho Federal, sabem o que batalhamos nestes dez anos para regulamentar e valorizar uma profissão. Essas pessoas nos dão força para mostrarmos a importância da atividade física, o que isso representa para a saúde da população.

Agradeço a presença de todos e espero que esta Casa, Deputado Marquinho, sempre nos receba de braços abertos. Fique certo de que todo o Conselho estará lutando pela categoria.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Registramos e agradecemos a presença do Sr. José Antônio Fernandes, Presidente da Federação Paulista de Atletismo, e do Sr. Rogério Gonçalves da Costa, representando a Galitto Sport Center.

 

O SR. PRESIDENTE - MARQUINHO TORTORELLO - PPS - Quero iniciar saudando o Professor João Batista Andreotti Gomes Tojal, em nome de quem saúdo todos os presentes; o Professor Flávio Delmanto, Presidente do Conselho Regional de Educação Física do Estado de São Paulo, em nome de quem saúdo todos os conselheiros empossados; o Professor Fábio Saba, Secretário Adjunto da Educação, neste ato representando o Sr. Gabriel Chalita, Secretário Estadual da Educação, em nome de quem saúdo todos os profissionais de Educação Física.

Gostaria de contar, para ilustrar a minha manifestação, o começo da minha vida. Quando conclui o antigo colegial, veio a dúvida sobre qual faculdade fazer. Desde 1970 pratico judô sem ficar ausente dos tatames um mês sequer. É motivo de muito orgulho praticar essa arte marcial. Meu sensei está aqui, Professor Mário Tsutsui, vice-campeão mundial de judô, campeão pan-americano de judô várias vezes, acompanhando não só a sessão de hoje, mas todo o trabalho que estamos desenvolvendo junto com o Professor Flávio.

Desde 1970 ouço dentro das artes marciais, não só do judô, que devemos, em primeiro lugar, respeitar, saber como reivindicar e se portar nos lugares. Não foi o que aconteceu hoje aqui. Pela primeira vez na minha vida, envergonho-me de dizer que faço parte das artes marciais. Mas não será por causa de uma minoria que a nossa festa perderá seu brilho.

Como dizia, quando terminei o colegial, ficou a dúvida sobre qual faculdade eu iria seguir. Como já fazia judô há vários anos, a primeira idéia foi fazer a Faculdade de Educação Física. Começaram os comentários “Se você não tem o que fazer, faça faculdade de Educação Física mesmo.” Resolvi então optar pela Faculdade de Direito.

Prestei vestibular, entrei na Universidade São Francisco, cursei a faculdade durante quatro anos, formei-me, prestei o exame da OAB e não advoguei um dia sequer.

Mas então fui fazer o curso que eu realmente queria: Educação Física. Foi onde me encontrei. Já no segundo ano, comecei a desenvolver projetos. O maior projeto foi o que desenvolvi na cidade de São Caetano do Sul junto à administração municipal, na área de esporte com professores de Educação Física.

Ao final de treze anos, temos 30 mil crianças praticando as escolinhas esportivas. Nos últimos oito anos, São Caetano do Sul formou vários atletas, um deles hexacampeão dos jogos regionais e pentacampeão dos Jogos Abertos. Isso é motivo de muito orgulho para nós, porque eu comecei esse projeto no município. Alguns anos se passaram e aquele projeto tornou-se grande para um município tão pequeno. Pensei então em expandi-lo para o resto do Estado. Foi quando resolvi ser candidato a Deputado estadual para levar esse projeto para o resto do estado.

Foi quando resolvi ser candidato a Deputado estadual, para levar esse projeto para o resto do estado. Foi quando, para minha felicidade, conheci o Professor Flávio e o Professor Hudson, que me ajudaram nesse projeto. Não posso deixar de citar o meu assessor Reinaldo Takarabe e toda minha assessoria. Através deles formamos uma entidade para levar esse projeto a várias cidades menores. Já são 44 cidades que desenvolvem esse projeto proporcionalmente ao tamanho e capacidade financeira.

Contei essa história para dizer a vocês que perdi oito anos da minha vida procurando fazer uma coisa que os outros queriam e me achei na Educação Física. Por isso faz cinco anos que luto nesta Assembléia Legislativa pelos profissionais da área, luto pelos atletas amadores, luto pelos atletas profissionais, porque acredito nos profissionais da área de Educação Física.

Acredito que a grande doença do século passado não foi a Aids, nem o câncer, mas as drogas. O grande remédio para as drogas somos nós, professores de Educação Física, porque estamos muito próximos das crianças, dos jovens e dos adolescentes. Temos de ser o espelho para eles, para que não fiquem perdidos no ambiente pesado das drogas, dentre outras coisas que o professor de Educação Física pode sanar melhor que ninguém.

Quero fazer um agradecimento especial ao meu amigo Sabá, que nos deu uma força muito grande junto ao Secretário da Educação para que voltassem as aulas de Educação Física no ensino público estadual, como pela força que tem dado junto ao Professor Flávio Delmanto. Quero agradecer também a todos vocês, por estarem prestigiando esta solenidade, que tenho o prazer de presidir.

Gostaria de dizer a todos vocês, profissionais da área da Educação Física, que não sou Deputado, mas estou Deputado pela Educação Física, que sou com muito orgulho Professor de Educação Física. Enquanto eu estiver aqui ocupando um lugar neste Parlamento, que é o maior da América Latina, estarei lutando pelos profissionais da área de Educação Física. O Professor Flávio e o Professor Hudson fizeram eu acreditar num sonho que começou muito tempo atrás.

Muito obrigado a todos vocês e, mais uma vez, parabéns a todos os empossados e ao Professor Flávio. (Palmas.)

 

O SR. FLÁVIO DELMANTO - Desculpem-me, mas vou quebrar um pouco o protocolo porque fica difícil para mim, depois de ouvir as manifestações dos meus colegas e companheiros, ficar calado diante das dificuldades que temos com a família para trabalhar. Mas o mais importante - e eles sabem disso - é que temos uma responsabilidade muito grande na atividade física desportiva.

Basta ver o que estão fazendo com os nossos filhos essas pessoas que estão no mercado trabalhando sem o mínimo de competência e conhecimento científico e técnico. Nenhum órgão queria regulamentar essa atividade profissional. Hoje, temos. E ainda assim não aceitam. Para nós, do Conselho, se quiserem entrar e ficar no Conselho, tudo bem. Se não quiserem, terão de assumir as suas responsabilidades. (Palmas.)

O presidente e o vice-presidente do Conselho de Biomedicina, Professor Wilson, sabe da luta. Temos também o Professor Tojal, que está trabalhando no Congresso Nacional, juntamente com o Presidente Jorge, a questão da yoga. Vocês estão vendo nas revistas e nas matérias que foram veiculadas na Rede Globo, no domingo, as barbaridades que estão ocorrendo com a atividade física e desportiva em função das pessoas que estão ministrando essas atividades. Não somos os mais competentes, nem queremos ser. Queremos somente que essa atividade profissional tenha responsabilidade para proteger a população. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MARQUINHO TORTORELLO - PPS - Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece as autoridades, aos funcionários desta Casa e àqueles que, com sua presença, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

-              Encerra-se a sessão às 21 horas e 25 minutos.

 

* * *