http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

10 DE SETEMBRO DE 2012

057ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO "SEPTUAGÉSIMO ANIVERSÁRIO DA IGREJA BATISTA DE PERDIZES"

 

Presidente: CARLOS BEZERRA JR.

 

RESUMO

001 - CARLOS BEZERRA JR.

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocou a presente sessão solene para "Comemorar o Septuagésimo Aniversário da Igreja Batista de Perdizes". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro". Dá conhecimento de mensagens alusivas ao evento, enviadas por autoridades. Anuncia leitura bíblica e oração pelo Pastor Tarsílio Moreira.

 

002 - JORGE PINHEIRO

Mestre de Cerimônias, anuncia apresentação musical sob a direção de Edinir Carrasco e Alexandre Maganni.

 

003 - JOSÉ JANUÁRIO DA SILVA FILHO

Pastor, faz leitura bíblica. Destaca trabalhos sociais realizados pela sua igreja. Faz reflexão religiosa.

 

004 - JORGE PINHEIRO

Mestre de Cerimônias, anuncia a exibição de vídeo sobre a história e ação missionária e social da Igreja Batista em Perdizes.

 

005 - ELIZEU MACEDO

1º vice-presidente da Igreja Batista de Perdizes, anuncia homenagem, com entrega de placa e bíblia, aos irmãos Antonio Ezaledo, Rute Cartolano e Neuza Alegrini, além de bíblia comemorativa ao Deputado Carlos Bezerra Jr.

 

006 - GENIVALDO ANDRADE

Presidente da Convenção Batista do Estado de São Paulo, dá conhecimento da chegada dos primeiros adeptos da Igreja Batista ao Brasil. Destaca a união dessas igrejas. Entrega placa comemorativa ao Pastor José Januário da Silva Filho.

 

007 - JORGE PINHEIRO

Mestre de Cerimônias, anuncia apresentação musical do Trio IBP.

 

008 - Presidente CARLOS BEZERRA JR.

Destaca as autoridades presentes. Reflete acerca das funções dos parlamentares desta Casa. Afirma sua admiração pelos princípios da Igreja Batista. Destaca a interpretação do evangelho realizada por seus adeptos. Menciona a importância do Colégio Batista, no qual afirmou haver estudado. Faz agradecimentos gerais. Informa que a presente solenidade será transmitida pela TV Assembleia em data oportuna. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Carlos Bezerra Jr.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

 * * *

 

            O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Quero chamar alguns convidados para que façam parte desta Mesa e para que estejam presentes ao lado da Mesa Diretora. Para que esteja aqui ao nosso lado compondo as cadeiras da lateral, convido o Sr. Vladimir Alegrini, representante da Membresia da Igreja Batista em Perdizes; também convido a Sra. Rute Cartolano, membro honorário da Igreja Batista em Perdizes; o Pastor Elizeu Ureda, Pastor da Igreja Batista em Perdizes, que é pastor de jovens; convido aqui também o Professor Elon Macena, Diretor Pedagógico do Colégio e Professor da Faculdade Teológica Batista; também convido o Sr. Elizeu Macedo, primeiro vice-Presidente da Igreja Batista em Perdizes.

E nesse momento convido os componentes da Mesa dessa Sessão Solene em Homenagem aos 70 anos da Igreja Batista em Perdizes. Convido para que esteja aqui ao meu lado o Pastor José Januário da Silva Filho, o Pastor Nino, pastor titular da Igreja Batista em Perdizes; também convido o Pastor Genivaldo Andrade, Presidente da Convenção Batista do Estado de São Paulo, para que componha esta Mesa; assim como convido o Pastor João Martins Ferreira, Presidente da Ordem dos Pastores Batistas do Estado de São Paulo. Por último, chamo para que ocupe esse microfone como mestre de cerimônias o amigo, Professor, Pastor Adjunto da Igreja Batista em Perdizes, o Pastor Jorge Pinheiro.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, essa Sessão Solene foi convocada pelo Presidente dessa casa, Deputado Barros Munhoz, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar o 70º Aniversário da Igreja Batista em Perdizes. Nesse momento convido a todos os presentes para, respeitosamente, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Maestro Subtenente Músico PM Rogério Carvalho.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Essa Presidência agradece a Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Essa Presidência registra as manifestações de algumas autoridades.

“Senhor Presidente, o Reitor da Universidade de São Paulo recebeu o convite para participar da Sessão Solene com a finalidade de comemorar o 70º Aniversário da Igreja Batista de Perdizes no próximo dia 10 de setembro. Em virtude de compromissos agendados anteriormente, o Professor Dr. João Grandino Rodas não poderá comparecer, mas deseja que o evento alcance o merecido brilhantismo. Na oportunidade apresento os meus protestos de estima e consideração. Assina Carlos do Carmo, Chefe do Cerimonial da USP.”

“Agradecendo os honrosos convites de V. Exa., informamos que a Secretária Mônika Bergamaschi estará em férias nessa data, motivo pelo qual não poderá comparecer a Sessão Solene. Enviamos as nossas saudações ao Deputado Carlos Bezerra Júnior pela iniciativa dos atos. Cordialmente, Miriam Longo, Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.”

Nesse momento teremos a leitura bíblica e oração pelo Pastor Tarsílio Moreira.

 

O SR. TARSÍLIO MOREIRA - Salmo 100, Celebração ao Senhor, Salmo de Louvor.

“Celebrai ao Senhor com júbilo todos os habitantes da Terra. Cultuai ao Senhor com alegria e apresentai-vos a Ele com o cântico. Sabei que o Senhor é Deus. Foi Ele quem nos fez, e Dele somos; somos seu povo e rebanho que Ele pastoreia. Entrai pelas suas portas com ação de graças, e em seus átrios, com louvor. Rendei graças e bendizei o Seu nome. Porque o Senhor é bom. Seu amor dura para sempre e sua fidelidade, de geração em geração.”

Oremos. Amado Deus, é com grande alegria que nós estamos aqui celebrando a tua fidelidade, celebrando o teu santo Deus, aquilo que o Senhor tem feito na amada Igreja de Perdizes. Obrigado pela tua companhia, obrigado por esse momento, essa solenidade, Pai. Obrigado pelo País e o Estado onde estamos, que nos dá a oportunidade de testemunharmos o teu amor, testemunharmos a nossa fé. Obrigado pela liberdade que temos para fazer isso, Pai. Obrigado pela tua fidelidade que se renova. No nome de Jesus nós fazemos essa oração. Amém.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JORGE PINHEIRO - E agora teremos uma inspiração musical, sob a direção da Ministra Edinir Carrasco e de Alexandre Maganni.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JORGE PINHEIRO - Agora o Pastor José Januário da Silva Filho, conhecido carinhosamente como Pastor Nino, nos trará uma palavra de gratidão. 

 

O SR. JOSÉ JANUÁRIO DA SILVA FILHO - Bom dia a todos. Paz e graça. Eu quero saudar aos nobres Deputados, quero saudar os funcionários dessa respeitada Casa, quero saudar todas as autoridades presentes aqui nesse momento todo especial na vida da nossa igreja. Quero, em nome da Igreja Batista em Perdizes, agradecer a iniciativa do nobre Deputado Carlos Bezerra Júnior na realização dessa Sessão Solene em homenagem ao 70º Aniversário da Igreja Batista em Perdizes, carinhosamente chamada de IBP.

Inicialmente, citarei um texto das Escrituras que se encontra no primeiro Livro de Samuel, Capítulo Sete, Verso de número 12, e que diz assim: “Então Samuel pegou uma pedra e a ergueu entre Mizpá e Sem, e deu o nome de Ebenézer, dizendo, até aqui o Senhor nos ajudou”.

Quando nós olhamos no retrovisor da nossa história ao longo dessas sete décadas, nós vemos, de maneira visível, de maneira poderosa, a bondosa mão de Deus a nos guiar, e a Ele, sim, somente a Ele, toda honra, toda glória e a nossa mais profunda gratidão. Pois Deus esteve conosco ao longo desses 70 anos em dias de muita alegria que vivemos e também em dias de adversidade. Nós podemos contar com a presença e com a bondosa mão de Deus a nos conduzir.

Ao longo desses 70 anos, Deus levantou alguns pastores para conduzir a nossa Igreja, homens incríveis, líderes denominacionais de grande expressão. Alguns desses homens já não estão mais conosco. Deus os recolheu e eles deixaram grande saudade em nosso meio. Alguns deles, pela graça do Senhor, nós ainda temos oportunidade de tê-los ainda vivos no nosso meio. Queremos citar o inesquecível Pastor Enéas Tognini, que não está presente hoje por uma questão de saúde; queremos citar o nosso querido Pastor Humberto Fernandes; o Pastor Silas Molochenco; Pastor Marcos Soares Barreto. Pessoas que Deus usou, cada um com o seu jeito, cada um com o seu estilo, para conduzir a Igreja Batista de Perdizes ao longo desses 70 anos. A todos esses pastores o nosso muito obrigado e os nossos sinceros reconhecimentos.

Em 70 anos, meus amados, muitas pessoas passaram pela nossa Igreja. Muitas pessoas ainda permanecem na nossa igreja e outros ainda estão em outras comunidades, servindo a Deus. E essas pessoas deixaram um pouquinho delas e levaram um pouquinho de nós na sua formação. Em 70 anos, a nossa igreja se constituiu em uma comunidade de fé, marcada hoje por uma membresia com mais de 70 membros, compostas por homens, por mulheres, jovens, adolescentes e muitas crianças. Temos uma ação missionária que vai desde auxílio a tribos indígenas nos rincões do nosso país, até um trabalho de moradores de rua no Estado de São Paulo. Temos ações que vão desde a periferia de Porto Alegre ajudando menores carentes, até um trabalho missionário na China e na França. Nós estamos 70 anos pregando que o Evangelho de Jesus de Nazaré pode restaurar e transformar a vida das pessoas. Mas ao longo desse tempo, procuramos, de alguma forma, melhorar as necessidades de uma população carente, seja na região de Perdizes ou nas regiões adjacentes. Temos um trabalho de ação social muito forte, que acontece todas as quartas-feiras. E a Igreja Batista de Perdizes possui uma mensagem que é baseada em João, Capítulo XVII, Verso de número Três, que diz o seguinte: “E que todos conheçam a Ti como único e verdadeiro Deus, e a Jesus, a quem o Senhor enviou”.

A nossa mensagem, há 70 anos, é essa, que existe um Deus que é único e verdadeiro que mandou seu filho Jesus para morrer na cruz no Calvário no nosso lugar e para nos ensinar duas coisas; primeiro que existe vida após a morte. E essa vida após a morte pode ser maravilhosa se for acompanhada pela bondade de Deus, se ela for aqui em vida na nossa peregrinação existencial pedimos o auxílio dele. Essa vida que existe após a morte pode ser maravilhosa ao lado de Jesus, mas, em segundo lugar, nós pregamos que existe vida antes da morte. A vida é curta para ser pequena. A vida é curta em termos de extensão, ela é breve, passageira. Por isso ela não pode ser pequena, não pode ser sem significado. Há 70 anos nós estamos pregando que somente Jesus confere significado, sabor e cor à vida das pessoas. Há 70 anos estamos ensinando a luz do Evangelho de Jesus de Nazaré, que é possível aprender a viver antes de morrer e isso acontece quando nós deixamos Jesus coordenar a nossa vida, conduzir a nossa vida pelo chão desse Planeta. Que Deus continue a nos guiar na construção dos próximos 70 anos, pregando essa mesma mensagem. Que Deus nos abençoe. Muito obrigado.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JORGE PINHEIRO - E agora nós vamos assistir a um vídeo que conta um pouco da ação social e missionária da Igreja Batista em Perdizes.

 

* * *

 

- É feita a exibição do vídeo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JORGE PINHEIRO - Nós vamos convidar agora o Prof. Dr. Elizeu Macedo, que virá para fazer algumas homenagens. 

 

O SR. ELIZEU MACEDO - Nesses 70 anos, Deus tem usado várias pessoas para abençoar a nossa igreja e nossas pessoas. Nesse momento, nós queremos reconhecer e agradecer a Deus pela vida dessas pessoas. E queremos homenagear algumas delas. Infelizmente nem todos puderam estar aqui. Alguns já estão bem idosos e não puderam comparecer por ter dificuldade em se locomover, mas queremos agradecer a irmã Rute Cartolano, e eu quero que o Pastor Elizeu a entregasse uma placa de agradecimento, representando a vida dela ao longo desses anos que ela tem estado na nossa igreja. Além disso, queremos também convidar o irmão Vladimir Alegrini, para receber uma placa de agradecimento da Igreja Batista de Perdizes por esses anos todos. (Palmas.)

Queremos também convidar a irmã Neusa Alegrini, esposa do irmão Vladimir Alegrini, para receber também uma lembrança da nossa igreja. (Palmas.)

E, por fim, queremos registrar o nosso agradecimento e também entregar uma lembrança especial, que é a Bíblia Comemorativa dos 70 anos da nossa Igreja, ao Deputado Carlos Bezerra Jr.. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JORGE PINHEIRO - Agora vamos ouvir a palavra do Pastor Genivaldo Andrade, Presidente da Convenção Batista do Estado de São Paulo.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Nós solicitamos ao Pastor Genivaldo, Presidente da Convenção, que faça o uso da tribuna desta Casa, que se sente honrada com a presença dos Batistas brasileiros e com a presença do Presidente da sua Convenção Estadual aqui.

 

O SR. GENIVALDO ANDRADE - Queridos amigos, querido Deputado Carlos Bezerra Jr., inicialmente quero parabenizá-lo pela iniciativa, que Deus o abençoe por momentos como esse. Queridos irmãos e amigos, a Igreja Batista em Perdizes é uma demonstração viva do poder da obra cooperativa.

Hoje os Batistas no Estado de São Paulo estão espalhados em 1.216 igrejas, mais de 400 congregações, aproximadamente 200 mil membros. Vemos na Igreja de Perdizes e na obra cooperativa, como dissemos, uma ação que Deus tem usado através dos anos, através dos séculos. Os Batistas chegaram ao Estado de São Paulo em 1871, região de Santa Bárbara. Logo nos primeiros tempos fazendo aquilo que Jesus mandou fazer, cuidar do homem todo como Jesus fazia indo por todos os lugares, pregando nas aldeias, curando e ensinando. Os Batistas, sentindo e tendo esse mesmo ímpeto, esse mesmo desejo, essa mesma missão de cuidar do homem todo. Já em 1903, como vimos aqui, fundou na região das Perdizes o Colégio Batista Brasileiro, naquele tempo Colégio Progresso Brasileiro. Destaco aqui o empreendedorismo daquela jovem Tereza, filha do Sr. José Ugarateiro que, criando as suas muitas e barulhentas perdizes, não teria a menor ideia de que aquela região receberia o nome de Perdizes e que seria hoje uma das mais nobres do nosso Estado, da nossa cidade.

Pois bem, os Batistas chegando ali perceberam que, além de cuidar do intelecto das pessoas, dos seus alunos, também precisavam se importar com a vida espiritual dos alunos, por isso que em 26 de julho de 1946 organizam essa Igreja. Igreja Batista em Perdizes, hoje uma igreja pujante, uma igreja participativa, cooperativa, uma igreja que faz jus ao espírito da cooperação que os Batistas mantêm.

Queridos Deputados e autoridades presentes, algumas pessoas perguntam como a denominação Batista, que é a maior denominação evangélica do mundo, por estar em 212 países com mais de 54 milhões de membros, como essa denominação consegue se manter unida ao longo dos séculos sem ter um Papa, sem ter um Bispo, sem ter um Apóstolo? Cada igreja é autônoma. Como isso é possível? O que faz um grupo ser chamado “Batista” são seis princípios. O primeiro deles, a Bíblia como única regra de fé e prática; Jesus Cristo como nosso único Senhor, salvador, mediador entre Deus e os homens; o batismo bíblico por imersão de pessoas adultas convertidas; a autonomia da igreja local, cada igreja é livre para agir. A separação entre a igreja e o sacerdócio universal dos crentes. Cada crente pode ler a bíblia, cada crente pode orar, cada crente pode pregar o Evangelho, cada crente é um sacerdote.

Tudo isso é feito através e por meio da cooperação. Cooperação está no DNA dos Batistas desde a sua origem. Estamos aqui para agradecer a Deus pelos 70 anos de organização da Igreja Batista em Perdizes. Quero convidar aqui à frente o Pastor José Januário, digno Pastor dessa igreja, a quem desejamos entregar uma placa, homenageando e reconhecendo os serviços prestados, a dedicação, quando vamos olhar os anais da história, os acontecimentos principais na denominação Batista no Estado de São Paulo e no Brasil, lá está inserida a Igreja Batista de Perdizes.

A Convenção Batista do Estado de São Paulo homenageia a Igreja Batista em Perdizes por ocasião dos seus 70 anos de organização, reconhecendo sua relevante contribuição na expansão da obra missionária do nosso Estado. São Paulo, 10 de setembro de 2012, Pastor Genivaldo Andrade de Souza, Presidente. Pastor Valdo Romão, que está na Turquia, nosso Diretor Executivo. Deus o abençoe, e parabéns pelos 70 anos dessa querida Igreja. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JORGE PINHEIRO - Agora teremos uma participação musical pelo Trio IBP.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Quero na minha fala registrar a alegria desse momento. Não dá para esconder a satisfação de um momento como esse, de um reconhecimento justo e legítimo da contribuição de uma igreja que tem uma história de 70 anos na cidade. Gerações de Pastores, gerações de homens e mulheres de Deus que abençoaram essa cidade, e que ainda abençoarão outras gerações. Não é a toa que a atmosfera que percebemos aqui é uma atmosfera especial. Inspiração da palavra, da boa música, e a presença de cada um de vocês.

Registrar o abraço carinhoso ao Pastor Jorge Pinheiro, mestre de cerimônias dessa Sessão Solene, ao Pastor João Martins Ferreira, Presidente da Ordem dos Pastores Batistas, amigo querido e companheiro de tantos anos; registrar um abraço carinhoso ao Pastor Genivaldo de Andrade, Presidente da Convenção Batista no Estado de São Paulo, ao Pastor carinhosamente conhecido como Pastor Nino, Pastor Titular da Igreja Batista em Perdizes, querido; o abraço carinhoso a Neusa Alegrini; ao Elizeu Macedo, vice-Presidente da Igreja; ao Professor Elon Macena, Diretor Pedagógico do Colégio Batista; ao Pastor Elizeu Ureda, Pastor Auxiliar, Pastor de Jovens; à Irmã Rute Cartolano, Membro Honorário da Igreja Batista em Perdizes; e ao Vladimir Alegrini, representante da Membresia da Igreja Batista em Perdizes e o saudando, saudamos todos os membros que aqui estão. E destacar também dois membros especiais que nos dão a alegria da sua presença aqui nessa manhã.

Um deles, ilustríssimo Silvinho, lateral esquerdo do Barcelona, da seleção Brasileira, mas isso é só detalhe, porque importante mesmo no currículo dele é que ele foi lateral esquerdo do atual campeão da Libertadores, do glorioso Sport Clube Corinthians Paulista. Um abraço e um cumprimento especial ao Silvinho e a um amigo querido, especial, membro da Diretoria da Igreja, um dos maiores executivos deste País, executivo do Grupo Hipermarcas, Dr. Nelson Melo, que hoje se disfarça elegantemente de fotógrafo. A igreja tem dessas coisas, ela desperta o melhor de nós no sentido do voluntariado, no sentido do espírito de serviço.

Aliás, o Nelson encarna muito bem nessa manhã aqui esse espírito solidário, voluntário, humilde e de serviço. Uma alegria revê-lo aqui. Mas uma brevíssima palavra, uma palavra de homenagem.

Quero registrar também a presença do ilustre colega, Deputado Salim Curiati, que se encontra nesse momento em Plenário. É uma alegria tê-lo aqui. Colega médico, grande Deputado desta Casa.

Deputado tem três funções: legislar, fiscalizar as ações do Executivo e homenagear. E eu sempre digo que, em minha opinião, a função mais complexa é homenagear. Porque legislar é muito subjetivo, assim como fiscalização é objetivo. Mas homenagear significa reconhecer histórias, reconhecer biografias, reconhecer caminhos, apontar exemplos. Exemplos a serem seguidos. Daqui a 50 anos, ao lerem os Anais desta Casa e ao encontrarem as homenagens feitas, ali estarão apontados homens, mulheres, histórias, biografias, grupos, instituições, igrejas que deixaram legados. E o espírito do meu mandato não é outro que não o do resgate e da valorização, da contribuição protestante à história dessa cidade. E nesse sentido a Igreja Batista de Perdizes é um símbolo, um marco. Um marco da contribuição histórica protestante para a história e para a construção da cidade de São Paulo. Eu sempre admirei os Batistas e aqui os que me antecederam e usaram a tribuna foram muito claros na percepção e na ênfase do evangelho integral, o evangelho todo para o homem todo, eu sempre admirei os Batistas pela contribuição e compreensão clara que tem de que o evangelho é espiritualmente libertador, mas que evangelho emancipa em termos de cidadania, emancipa o cidadão. Evangelho também tem a contribuição cidadã. Sempre admirei os Batistas por terem essa compreensão.

Tive a honra de homenagear esse ano o Colégio Batista, completou 130 anos de história. Fui aluno do Colégio Batista, onde aprendi valores e princípios que trago para toda a minha vida. Que trago para a minha vida pessoal e privada. Trago para a vida pública valores como responsabilidade social, solidariedade, enfim, valores que aprendi nos bancos do Colégio Batista. Sempre admirei nos Batistas seu zelo pela formação teológica de seus Pastores e Líderes. A Faculdade Teológica Batista é um símbolo pela grande contribuição que tem dado à formação não apenas dos Pastores Batistas, mas um grande número de pastores de várias, de inúmeras denominações.

Admiro também os Batistas pela clareza organizacional. Vocês têm uma clareza organizacional diferenciada. Aqui foram citados os princípios que sustentam essa história. A compreensão da distinção e da separação entre igreja e Estado; a crença nos valores bíblicos; a autonomia das igrejas locais; enfim, uma clareza institucional que se demonstra na estruturação da Convenção de vocês, representada aqui pelo Pastor Genivaldo.

E dessas coisas que eu sempre admirei, a contribuição espiritual, educacional, a contribuição teológica, a contribuição organizacional, quero dizer aos irmãos que a Igreja Batista de Perdizes é talvez a igreja que melhor sintetize todas essas contribuições. É talvez a igreja que melhor sintetize a contribuição Batista para São Paulo e para o Brasil, porque ela se localiza no quarteirão Batista, em Perdizes. Interessante que ela nasce dentro do Colégio e congrega naquele mesmo quarteirão a Igreja, o Colégio, a Faculdade e a Convenção. Pilares da grande contribuição Batista ao longo desse e do último século no Estado de São Paulo. É uma igreja da cidade, com visão da cidade, inserida no contexto da cidade, pastoreada pelo Pastor Nino, com uma visão de contribuição espiritual para a cidade. E de emancipação cidadã dos cidadãos dessa cidade.

Portanto, é uma honra estar aqui e abrir espaço nessa manhã para esse reconhecimento. Faço um parêntese, lamentando a ausência da minha esposa, que estaria aqui comigo nessa manhã, mas pela correria desse momento eleitoral acabou contraindo uma virose e foi impedida de estar aqui conosco. Mas tenho certeza de que ela também apreciaria demais ver esse momento, um momento de reconhecimento em que eu me sentiria muito honrado nesse espaço.

Ao encerrar minha fala, quero dizer que ao fazer esse reconhecimento, o que me move não é outro sentimento que não seja o sentimento de gratidão. O reconhecimento é um reconhecimento público do Deputado, do líder do Partido do Governador nesta Casa, mas o reconhecimento e a gratidão também são do cidadão, do cidadão aluno do Colégio, do cidadão profundamente influenciado por princípios e valores bíblicos Batistas, que carrega isso como legado eterno. E por ser legado eterno, registro aqui a minha gratidão eterna. Eu tenho uma de dívida de gratidão eterna com os Batistas brasileiros, que eu espero, sinceramente, nessa manhã, ter pelo menos diminuído um pouquinho com essa singela homenagem.

Parabéns pelos 70 anos de história, parabéns às gerações que passaram. Aliás, uma menção honrosa especial. Um dos símbolos Batistas, Pastor dessa igreja por 20 anos, Pastor Enéas Tognini, estive na casa dele 15 dias atrás, e carinhosamente me chama de “meu neto”. Eu tenho uma honra enorme quando eu vou lá.

O homem é um símbolo. No momento em que nós vivemos tamanha confusão, em se falando de mundo evangélico, que bom que a Igreja Batista de Perdizes completa 70 anos, revigorada e vibrante. Que bom que o Pastor Enéias, com 98 anos, continua com a lucidez e o brilhantismo de sempre. E com a paixão espiritual em dia. Parabéns, Batistas brasileiros; parabéns, Igreja Batista de Perdizes.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece as autoridades, aos funcionários da Casa e a todos que colaboraram para o êxito dessa solenidade. Está, portanto, encerrada a presente sessão. (Palmas.)

Esqueci-me de dar um aviso a vocês. Quem quiser anotar, essa Sessão Solene será transmitida pela TV Assembleia no próximo sábado dia 15 de setembro, às 21 horas, pelos seguintes canais: canal 66 da TVA, canal 13 da NET e canal 61.2 da TV Digital Aberta.

Tenham um ótimo dia e que Deus os abençoe.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 35 minutos.

 

* * *