http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

07 DE JUNHO DE 2011

058ª SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidentes: JOOJI HATO e BARROS MUNHOZ

 

Secretário: WELSON GASPARINI

 

RESUMO

PEQUENO EXPEDIENTE

001 - JOOJI HATO

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

002 - ANTONIO SALIM CURIATI

Para comunicação, informa a morte e presta homenagem póstuma ao ex-Deputado Wadih Helú.

 

003 - ANTONIO SALIM CURIATI

Solicita o levantamento da sessão, em homenagem à memória do ex-Deputado Wadih Helú.

 

004 - Presidente JOOJI HATO

Registra o pedido. Homenageia o falecido e recorda sua trajetória política.

 

005 - ANTONIO SALIM CURIATI

Para comunicação, solicita que o nome da esposa do ex-Deputado Wadih Helú seja incluída nas homenagens que devem ser prestadas ao falecido.

 

006 – Presidente BARROS MUNHOZ

Assume a Presidência.

 

007 - VINÍCIUS CAMARINHA

Para comunicação, lamenta o falecimento do ex-Deputado Wadih Helú. Considera justo que a sessão seja levantada em homenagem ao falecido.

 

008 - Presidente BARROS MUNHOZ

Recorda seu passado na política ao lado do ex-Deputado Wadih Helú. Cita qualidades do homenageado. Menciona atuação do falecido nos municípios de Itapira e Mogi Mirim. Considera-o um exemplo de político. Destaca seu passado na advocacia. Ressalta a saudade que sentirá do falecido.

 

009 - ANTONIO SALIM CURIATI

Para comunicação, parabeniza o Presidente Barros Munhoz pela homenagem. Solicita que mensagem do Corinthians seja incluída na homenagem.

 

010 - DONISETE BRAGA

Para comunicação, presta homenagem póstuma ao ex-Deputado Wadih Helú, em nome da bancada do PT. Ressalta a paixão do homenageado pelo Corinthians. Felicita o Presidente Barros Munhoz pelo pronunciamento.

 

011 - WELSON GASPARINI

Para comunicação, destaca a atividade política de Wadih Helú. Ressalta o passado político do homenageado.

 

012 - Presidente BARROS MUNHOZ

Informa que, amanhã, 08/06, deve encontrar-se com o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais para discutir PEC que amplia os poderes dos Legislativos Estaduais. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 08/06, à hora regimental, com ordem do dia. Levanta a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Jooji Hato.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Convido o Sr. Deputado Welson Gasparini para, como 1º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da matéria do Expediente.

 

O SR. 1º SECRETÁRIO - WELSON GASPARINI - PSDB - Procede à leitura da matéria do Expediente, publicada separadamente da sessão.

 

* * *

 

- Passa-se ao

 

PEQUENO EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. ANTONIO SALIM CURIATI - PP - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, esta Casa vive um momento triste. Faleceu o nobre Deputado Wadih Helú. Foi deputado por várias legislaturas. Foi Secretário de Estado. Era um grande corintiano e, acima de tudo, amigo dos nobres deputados.

Wadih Helú foi uma pessoa alegre, um futebolista de primeira ordem, mensageiro do bem, que sempre ofereceu o melhor do seu esforço para valorizar esta Casa. Foi deputado por dez mandatos. Merece o respeito de todos nós.

Faleceu um homem que era amigo desta Casa, com 89 anos. Sr. Presidente, peço que, em homenagem póstuma ao grande companheiro desta Casa, amigo de todos nós, levantemos a sessão para que façamos com que Wadih Helú seja efetivamente homenageado. Será uma homenagem de carinho a alguém que serve de exemplo à classe política e a toda sociedade.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Quero externar meus sentimentos à família do nobre Deputado Wadih Helú, que fez um grande trabalho nesta Casa. O Deputado Wadih Helú comandou um dos maiores times de futebol. O esporte combate a violência. O nobre Deputado Wadih Helú nos deixa com muitas saudades. Certamente esta Casa homenageará esse grande deputado. Nobre Deputado Antonio Salim Curiati, V. Exa. conviveu com o nobre Deputado Wadih Helú. Esta Presidência consultará o Presidente efetivo desta Casa, nobre Deputado Barros Munhoz, que certamente atenderá ao pedido de Vossa Excelência.

Quando eu estava propondo a Lei Seca, o nobre Deputado Wadih Helú foi comigo no programa 25ª Hora, da Rede Record. Lá, iniciamos o trabalho para aprovação dessa lei que está salvando tantas vidas, a Lei Seca. Não esqueço jamais desse deputado, que ajudou não só a Cidade de São Paulo, mas o Estado de São Paulo e o Brasil.

 

O SR. ANTONIO SALIM CURIATI - PP – PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, apenas para concluir, quero lembrar que temos de incluir nessa homenagem póstuma a esposa do nobre Deputado Wadih Helú, que foi dedicada, carinhosa, atuava na área social com grande desempenho, a Dona Onélia. A nossa homenagem também a todos seus familiares, especialmente aos filhos Cláudio e Waldir. Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Barros Munhoz.

 

* * *

 

O SR. VINÍCIUS CAMARINHA - PSB – PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, quero fazer coro com o nobre Deputado Antonio Salim Curiati. Não tive a satisfação de ser deputado junto com o grande Deputado Wadih Helú. Cheguei aqui em 2002 e o Deputado Wadih Helú, salvo engano, já estava encerrando o seu mandato. Ele deixou nesta Casa uma história de trabalho, de luta, de determinação, de atendimento à população. Era, sobretudo, um homem pautado pelo que de fato pensava, pelo que de fato pregava, pelo que de fato dizia nos seus compromissos de campanha, nos seus compromissos com a vida pública.

Quero, portanto, fazer coro com o Deputado Antonio Salim Curiati, como é de costume nesta Casa nos falecimentos de deputados, para que se possa fazer as homenagens, dedicando este dia em memória ao grande Deputado Wadih Helú.

 

O Sr. Presidente - Barros Munhoz - PSDB - Esta Presidência, antes de decidir acolher os justos pedidos dos Deputados Antonio Salim Curiati e Vinícius Camarinha de levantamento dos nossos trabalhos, faz questão de se manifestar a respeito do Deputado Wadih Helú.

Tive o privilégio, Deputado Camarinha, de conviver com ele durante oito anos nesta Casa, no meu primeiro e segundo mandatos. No meu primeiro mandato, fui líder do Deputado Wadih Helú, que fazia parte da gloriosa Bancada do PTB. Eu, quando aqui cheguei, em 1987, fui escolhido líder da bancada. Ele não votou em mim. Para a liderança do partido, votou no Deputado Wilson Toni.

Sei disso porque o Wadih nunca foi um homem de posições dúbias, nunca foi um homem de posições omissas, nunca foi um homem de esconder qualquer tipo de coisa. O Deputado Wadih Helú era um parlamentar autêntico. Ele pensava de uma maneira coerente e expressava os seus pensamentos com destemor, com muita lealdade - e, às vezes, era difícil de ser entendido.

Normalmente, as pessoas tinham uma impressão primeira de que ele era uma pessoa agressiva, contundente demais. Quando se passava a conhecer o Deputado Wadih Helú era que se conhecia a sua verdadeira dimensão, a verdadeira dimensão da sua personalidade. Alguém contundente, sim, alguém vibrante, sim, mas muito bom, uma alma boa, um coração bom, um coração justo.

Aprendi muito com o Deputado Wadih Helú nesta Casa. Ele conhecia o Regimento Interno como poucos deputados. Era participante, alguém que exercia na plenitude o mandato parlamentar. Era um parlamentar na acepção da palavra, zelava pelo respeito ao parlamentar. Era amigo dos amigos. Lembro-me bem de que ele nunca teve uma grande votação em Itapira, nem em Mogi Mirim. Em Itapira, era ligado ao pessoal da faculdade, aos primos Fernando Serra e Paulo Serra, que estudaram com ele na Faculdade São Francisco. Se não me falha a memória, Wadih era da turma de 1952 ou 1953. Mas ele cultivou essas amizades até o fim. Visitava Itapira como se estivesse visitando um celeiro de 20 ou 30 mil votos: eram 30, 30, 50 votos que esses amigos conseguiam para ele.

em Mogi Mirim, ele tinha um amigo corintiano e de campanha política, que era o Fabiano Gurjão. Ali, o eleitorado era um pouco maior, mas também não justificava tanta dedicação, tanta ligação com a cidade, com as famílias. Mas esse era o Wadih. Ele não era simplesmente um líder político, um companheiro político, mas um amigo, realmente uma pessoa extraordinária.

Na Assembleia Legislativa, ele me deu muito trabalho. Eu era o líder do partido e fizemos um entendimento com o Governador Orestes Quércia, com 11 dos 13 deputados do PT. Mas ele e o Deputado Yazbek não quiseram participar desse acordo e, num entendimento entre nós, ficaram dissidentes do partido. Mas era uma dor de cabeça porque defendíamos o Governo, e ele atacava. Até que ele se dispôs a deixar a vice-liderança, porque todos os 12 companheiros eram vice-líderes, para evitar constrangimentos a mim, que era o líder, e aos demais companheiros.

Continuei sempre admirando o Wadih. Tenho certeza de que as pessoas de esquerda da Assembleia Legislativa também o admiravam. Ele era de direita. Eu não diria um radical de direita, mas uma pessoa coerentemente de direita, que defendia aquilo em que acreditava destemidamente. Era uma boa pessoa, um cidadão do bem.

Gostaria de relembrar que agora, no meu terceiro mandato, ele veio me procurar algumas vezes na Liderança do Governo. Não chegou a me procurar na Presidência. Às vezes, procurava por mim no Salão Nobre, quando eu estava no Colégio de Líderes. Eu achava uma coisa fantástica. Até citava o Wadih como exemplo de político. Sabe o que ele me pedia, insistentemente? Para arrumar uma posição para os companheiros de escritório. Ele tinha um escritório na Rua José Bonifácio e foi um advogado militante. Até o fim, exerceu com brilhantismo a Advocacia. E ele tinha lá os seus colaboradores de 20 anos, de 30 anos.

Não sendo mais deputado e já o seu escritório fenecendo - não tinha a vida de antes, não tinha a movimentação de antes -, ele se preocupava em como deixar os companheiros que o ajudaram. Consegui com um amigo uma colocação para um cidadão que trabalhou muito tempo com ele. A cabeça do Wadih já não estava funcionando tão bem e, às vezes, ele não se lembrava de que já tinha me agradecido. Por via das dúvidas, vinha me agradecer de novo, o que fez mais de dez vezes. Era como se eu tivesse feito um favor a um filho dele.

Acho que esse fato revela bem a alma, a personalidade do Wadih Helú. Sempre o usei como referência. Em muitas e muitas ocasiões, eu citava o Wadih como uma referência parlamentar e política; uma referência como homem coerente, homem corajoso, homem destemido, homem crente. Ele só ficava bravo quando marcávamos sessão à noite, às quintas-feiras, que era o dia de ele ir ao Jóquei Clube. Naquela época, as sessões eram mais à noite do que de dia. A Casa embalava mesmo pelas seis, sete horas da tarde e ia embora até a madrugada. E ele sempre vigilante.

Esse era o nosso querido Wadih. Que o Deus o abençoe, que Deus o tenha. Muito conforto para a sua família, para a sua esposa, para os seus filhos, para os seus netos e para a multidão de amigos que ele deixa. Nunca vou me esquecer da saudação que Wadih Helú fazia quando assomava à tribuna: “Meus senhores, minhas senhoras, funcionários da Assembleia, meus queridos leitores do Diário Oficial.” Era sempre assim que ele começava as suas palavras.

Vou sentir muita, muita saudade de Wadih Helú. Vou sentir muito, muito a sua falta. E o Parlamento de São Paulo vai sempre se orgulhar de por aqui ter passado esse extraordinário parlamentar, Wadih Helú.

 

O SR. Antonio Salim Curiati - PP – PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, gostaria de cumprimentá-lo. Vossa Excelência foi feliz, fez uma descrição maravilhosa de um homem de bem. Parabéns a V. Exa., querido Presidente!

Gostaria de solicitar que constasse neste ato, no qual prestigiamos Wadih Helú, a manifestação do Sport Club Corinthians Paulista que saiu nos jornais de hoje. É preciso constar nessas mensagens a manifestação realizada pelo Corinthians, que era o clube do seu coração e do qual foi presidente durante dez anos. E por isso, gostaria que V. Exa. determinasse o acolhimento da mensagem do Corinthians para deixar registrado nas mensagens desta Casa. Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. DONISETE BRAGA - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, gostaria de me associar à manifestação de V. Exa. que, de forma inteligente, sintetizou e proferiu a trajetória do nosso colega Wadih Helú. Agradeço ao meu Líder, Deputado Enio Tatto, que me concede para, em nome da bancada do PT, prestar os nossos sentimentos à família de Wadih Helú. Assim que cheguei a esta Casa, em 2001, tive a honra de ser deputado juntamente com Wadih Helú, com quem muito dialoguei e aprendi, mesmo conhecendo de nossas posições divergentes neste Parlamento. Acima de tudo, ele sempre foi uma pessoa muito amiga.

Sr. Presidente, V. Exa. foi muito feliz quando relatou, inclusive das polêmicas tão necessárias neste Parlamento. E eu também, como corintiano, e V. Exa. também, sabemos das posturas do nosso grande Wadih Helú, que deixa para nós um grande legado. Tenho certeza que V. Exa., juntamente com a nossa Mesa Diretora, vai pensar em criar um símbolo nesta Casa para que possamos prestar homenagens futuras, uma vez que temos espaços tão nobres aqui.

Mais uma vez, reiteramos a nossa manifestação de sentimento. Vossa Excelência foi muito feliz quando fez uma síntese que também é, sem dúvida, dos 93 parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

 

O SR. WELSON GASPARINI - PSDB - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, as suas palavras disseram tudo sobre o que Wadih Helú representou na nossa política e, principalmente, neste Parlamento e em todas as suas atividades políticas e administrativas. Gostaria também de registrar meus sentimentos para toda família. Sem dúvida, o nome de Wadih Helú fica escrito nas páginas mais bonitas e mais importantes da nossa história. Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, esta Presidência vai levantar a sessão. Antes, porém, convoca V. Exas. para a Sessão Ordinária de amanhã, à hora regimental, informando que a Ordem do Dia será a mesma da sessão de hoje.

Gostaria de informar que amanhã não poderei estar presente à sessão da Ordem do Dia da Casa, nem tão pouco das extras, se forem realizadas, porque estarei em Brasília cumprindo um importantíssimo papel junto ao Presidente Diniz Pinheiro, Presidente da Assembleia de Minas Gerais e Presidente do Colegiado dos Presidentes das Assembleias Legislativas do Brasil. Vamos entregar ao Presidente do Senado, Senador José Sarney, a Proposta de Emenda à Constituição que visa ampliar os Poderes dos Parlamentos Estaduais do Brasil. Diria que não há propositura mais oportuna do que essa nos dias que o Brasil vive. Estamos com o Parlamento nacional asfixiado, assistindo o Judiciário legislar por absoluta incapacidade do Legislativo Federal, que não dá conta da quantidade de propostas e sugestões que têm de analisar, discutir e votar.

Mais do que nunca, essa proposta de fortalecimentos dos Legislativos Estaduais é importante, e vamos dar entrada no Senado da República amanhã.

Está levantada a sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 14 horas e 55 minutos.

 

* * *