http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

10 DE SETEMBRO DE 2012

058ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM ÀS “PERSONALIDADES DA COMUNIDADE CHINESA DE TAIWAN EM SÃO PAULO"

 

Presidente: JOOJI HATO

 

RESUMO

001 - NATAL CALABRO NETO

Mestre de Cerimonia, anuncia a composição da mesa.

 

002 - JOOJI HATO

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Jooji Hato, na direção dos trabalhos, para "Homenagear as Personalidades da Comunidade Chinesa de Taiwan em São Paulo". Convida o público para, de pé, ouvir os hinos nacionais de Taiwan e do Brasil. Dá conhecimento de mensagens alusivas ao evento, encaminhadas por diversas autoridades. Informa que a TV Assembleia transmitiria esta sessão, oportunamente. Anuncia a exibição de dois vídeos institucionais, sobre a Associação Budista e Beneficente e Assistência Social Tzu-Chi no Brasil e de retrospectiva da Comunidade Beneficente Chinesa no Brasil. Saúda os integrantes da mesa. Fala do empenho, da superação, da vontade de vencer dos imigrantes de Taiwan, respeitando os valores da democracia, da liberdade e da solidariedade. Enaltece a discrição desses imigrantes no que tange o trabalho filantrópico. Argumenta que a discrição é a principal característica dos modestos. Lembra o recato e a competência dos taiwaneses, bem como seu discernimento, como qualidades inerentes de seu povo. Louva a comunidade taiwanesa de São Paulo, pelo trabalho de assistência aos carentes.  Ressalta os valores da prosperidade, quando aliada à solidariedade. Afirma que a força que impulsionou o "milagre de Taiwan" foi a união de seus habitantes, qualidade que levam a toda parte do mundo. Parabeniza os presentes, bem como os homenageados. Acrescenta que o Estado de São Paulo se sente honrado pela contribuição dos imigrantes de Taiwan.

 

003 - WILLIAN WOO

Deputado Federal, cumprimenta o Deputado Jooji Hato, pelo trabalho em prol da saúde e da segurança. Saúda os representantes da comunidade de Taiwan. Reproduz frase de entrevista concedida à TV Assembleia sobre "Formosa", como era conhecida Taiwan. Lembra que a comunidade cresceu no Brasil e contribui com a sociedade brasileira em vários setores. Enfatiza a solidariedade de seus membros para com os parentes que moram em Taiwan. Agradece a realização deste evento.

 

004 - RAMON TZUN-HSIEN CHEN

Diretor do Centro Cultural, Escritório Econômico e Cultura de Tai-Pei São Paulo, manifesta sua alegria por esta solenidade. Recorda a vinda ao Brasil de seus parentes, há 50 anos. Enfatiza a esperança dos imigrantes em relação ao Brasil. Lembra que a sociedade brasileira é hospitaleira para com os imigrantes. Enaltece o progresso de seu povo. Destaca o amor e carinho das entidades beneficentes da comunidade, com dinheiro e serviço médico. Enfatiza o seu orgulho para com os amigos brasileiros. Cita atividades do escritório que representa. Agradece a ajuda do Deputado Jooji Hato e do Deputado Federal Willian Woo à comunidade. Fala da contribuição de sua comunidade para a sociedade paulista e brasileira.

 

005 - ALEXANDRE LIU

Manifesta-se em nome dos homenageados. Agradece a presença das autoridades. Cumprimenta o Presidente Barros Munhoz e o Deputado Jooji Hato pela iniciativa e reconhecimento do trabalho da comunidade de Taiwan. Reverencia os membros do consulado.  Lembra que nos vídeos projetados foi mostrado um pouco do trabalho feito pela comunidade, na construção da cidadania. Ressalta ações da comunidade de Taiwan, levadas a efeito em São Paulo e no Brasil, em períodos de calamidade pública, na valorização por uma vida mais digna. Enseja votos para que a comunidade possa dar continuidade a sua contribuição social, econômica e cultural em relação ao Brasil, que acolheu a todos. Destaca os princípios por uma sociedade plena, com liberdade, fraternidade e justiça.

 

006 - Presidente JOOJI HATO

Concede a palavra ao Professor Shuy Wen Shin e à jornalista Catarina Szu, que anunciaram a entrega de diplomas de "Honra ao Mérito" a dezenas de personalidades. Parabeniza os homenageados, reafirma o seu orgulho e apreço à comunidade de Taiwan por sua contribuição ao Brasil, não só pela filantropia, mas pelo seu trabalho, gerando riqueza e progresso. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Jooji Hato.

 

* * *

           

O SR.PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NATAL CALABRO NETO - Senhoras e Senhores, muito boa noite. Sejam muito bem vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Vamos dar início à Sessão Solene em Homenagem a Personalidades da Comunidade Chinesa de Taiwan em São Paulo. Convido para compor a Mesa o Exmo. Sr. Deputado Jooji Hato, presidente e proponente dessa Sessão Solene. (Palmas.) Exmo. Sr. Ramon Tzung-Hisien Chen, (Palmas.) Diretor do Centro Cultural Escritório Econômico e Cultural de Tai Pei em São Paulo, acompanhado da sua esposa, a Sra. Feng-Ying Tsai; o sempre Deputado William Woo; (Palmas.) Exmo. Sr. Tien-Chien Kuo, Diretor Cultural do Centro Cultural Escritório Econômico Cultural de Tai Pei São Paulo e a sua esposa, Sra. Wei Peng; (Palmas.) Exmo. Sr. Alexandre Liu, Presidente da Comunidade Beneficente Chinesa do Brasil. (Palmas.)

Para compor a extensão da nossa Mesa, convido o Sr. Lo-Chin Hsu e esposa, Regina Fang; (Palmas.) Sra. Sugi Chumu Liau Woo. (Palmas.) Eu peço perdão na minha falha no chinês, porque um italiano falando chinês fica um pouco difícil. Então, perdoem-me, por favor. Srta. Nien Fang Liu; (Palmas.) Sra. Cintia Wang; (Palmas.) Sr. Chou Shu Yeh, ex-Diretor do Escritório Econômico e Cultural de Tai Pei - Brasília, e sua esposa, a Sra. Ana Chou; (Palmas.) Sra. Feng Ying Tsai; (Palmas.) Sra. Gilda Bezerra de Melo Ribeiro, Chefe da Coordenação Voluntariado do GRAAC, Grupo de Apoio a Criança e Adolescente com Câncer; (Palmas.) Padre Lucas Hsiao, da Igreja Católica Chinesa. (Palmas.) Parece-me que ele não está presente.

Dando início, convido o nobre Deputado Jooji Hato, para dar início a essa Sessão Solene.

 

O SR.PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, essa Sessão Solene foi convocada pelo Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, com a finalidade de Homenagear Personalidades da Comunidade Chinesa de Taiwan em São Paulo. Convido a todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino de Taiwan e em seguida o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- São executados os Hinos Nacionais de Taiwan e do Brasil, respectivamente.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Enviaram cumprimentos a essa solenidade o Exmo. Governador do Estado de São Paulo, Dr. Governador Geraldo Alckmin; a Primeira Dama do Estado de São Paulo, Sra. Lu Alckmin; o Secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Sr. Deputado Dr. Rodrigo Garcia; a Secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Sra. Miriam Moledo Longo; a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Dra. Linamara Rizzo Battistella; o Exmo. Sr. Prefeito da cidade de São Paulo, Sr. Dr. Gilberto Kassab; a Exma. Deputada Estadual Regina Gonçalves; a Exma. Deputada Estadual Beth Sahão; o Exmo. Deputado Estevam Galvão de Oliveira; o Exmo. Deputado Pedro Bigardi; O Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, o nobre Vereador José Police Neto.

Essa Presidência comunica a todos os presentes que a TV Assembleia transmitirá no sábado próximo, dia 15 de setembro de 2012, essa Sessão Solene. Convido a todos para nesse momento assistirmos a dois vídeos referentes ao nosso evento e à comunidade de Taiwan. O primeiro vídeo é da Associação Budista Beneficente e Assistência Social Tzu-Chi no Brasil. O segundo vídeo, intitulado “Retrospectiva da Comunidade Chinesa no Brasil”, relata um pouco da atuação desses 26 anos de existência da entidade em nosso País.  

 

* * *

 

- São exibidos os vídeos.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Esta Presidência anuncia também a presença da Udine Verardi, representando o Deputado Antonio Salim Curiati. Nós queremos aqui também anunciar a presença do meu filho, George Hato, que é médico.

Antes de passar a palavra, quero fazer uma pequena manifestação como proponente que sou da presente Sessão Solene, que tem como finalidade a Homenagem dessa Casa à comunidade chinesa de Taiwan, que vive em São Paulo, no nosso País.

Homenagear a comunidade de Taiwan é homenagear o empenho, a superação, a vontade de vencer. Homenagear é homenagear a democracia, a liberdade e a solidariedade. E é, acima de tudo, homenagear a discrição. Porque eu tenho certeza de que muita gente desconhece o trabalho filantrópico realizado por essa comunidade chinesa de Taiwan. Percebemos como é maravilhoso o trabalho de todos vocês e daqueles que não estão aqui. Mas os senhores agem sob o hedge da discrição. Sendo que o termo discrição é definido no nosso dicionário, no dicionário português, como a principal característica dos modestos. Daqueles que não têm a intenção de chamar a atenção sobre si. Discrição é a qualidade de quem é recatado. A competência de quem sabe diferenciar o certo do errado, ou seja, de quem tem discernimento. Essas sem dúvida são qualidades inerentes ao povo de Taiwan e aos nossos queridos homenageados.

A comunidade chinesa em Taiwan que vive em São Paulo, sob a liderança do nosso grande amigo o Dr. Alexandre Liu, que também é amigo da minha família, que junto do Professor Shing, foram os grandes responsáveis pela concretização desse evento; realizam um trabalho tão necessário e importante para aqueles que precisam.

Esse trabalho concretiza a realidade. Prosperar, progredir e ganhar muito dinheiro são desejos comuns a qualquer pessoa. O dom de reconhecer o sofrimento alheio e mais a disposição de ajudar e dividir o que se tem com os mais necessitados, repito, a solidariedade já não é uma qualidade tão comum que se encontra, ou de se encontrar entre as pessoas.

E eu tenho certeza de que a grande força que impulsiona o milagre de Taiwan é a união do povo. Foi esse sentimento de solidariedade que os senhores possuem e elevam consigo a qualquer parte do mundo onde estejam. Então, quero parabenizar a todos os presentes, e dizer que o Estado de São Paulo se sente honrado em recebê-los nessa Casa, e dizer obrigado por cada atitude de vocês, por cada gesto de solidariedade, por cada sentimento de fraternidade que cada um de vocês têm. Vocês vieram aqui daquele país do outro lado do globo terrestre, vieram e sofreram muito, mas se dedicaram com muita honestidade, com muito sofrimento, com lágrima, suor; vieram a nossa terra, ao nosso país Brasil, trazer essa parceria, essa solidariedade.

Aqui nós temos William Woo, que, acima de tudo, é meu amigo, meu companheiro, inclusive companheiro na época da eleição, fizemos dobradinha juntos. William Woo é um grande representante do povo de Taiwan. Quero aqui render minhas sinceras homenagens a cada um de vocês, que deixaram seus afazeres, deixaram muitas coisas para vir a essa Casa receber essa homenagem. O que vocês não lutaram, não trabalharam, sacrificaram, não deram de si para receber essa honraria, essa medalha, essa homenagem. Mas nós, Deputados dessa Casa, estamos muito felizes em homenagear a cada um de vocês, para que vocês continuem a ajudar as pessoas, principalmente as mais carentes, mais necessitadas.

Fiquem com Deus, muito obrigado e que vocês tenham uma feliz noite. A Assembleia Legislativa hoje está muito feliz. É um dos dias mais felizes desta Casa, porque recebe cada um de vocês que são filantrópicos, cada um de vocês que deram e dão àquelas pessoas, aos mais necessitados. Parabéns de coração, fiquem com Deus e nosso muitíssimo obrigado. (Palmas.)

Eu quero nesse instante passar a palavra ao nosso sempre grande homem público, Deputado William Woo, meu amigo, meu sempre Parlamentar fraterno. Com a palavra o nobre Deputado William Woo.

 

O SR. WILLIAM WOO - Uma boa noite a todos. Presidente Jooji Hato, nosso grande Deputado, vereador, médico, nosso homem que muito me ensinou na Câmara Municipal de São Paulo, tenho uma grande admiração por ele, não somente como político, mas como homem da saúde que virou homem da segurança. O Jooji é um dos homens que mais briga pela segurança como Deputado aqui no Estado de São Paulo. Quero cumprimentar o nosso representante, Ramon Chen, na pessoa dele e todos os membros do Escritório Econômico de Taiwan aqui presentes; Sr. Alexandre Liu e, na pessoa dele, todos os nossos líderes da comunidade de Taiwan presentes; o Sr. Chou e esposa, nosso representante que trabalhou muito para todos nós em Brasília; nossa amiga Gilda, do GRAAC, grande companheira que é o símbolo do voluntariado não somente em São Paulo, mas em todo o Brasil.

Quero começar aqui com uma frase bem simples. Quando eu cheguei aqui, fui entrevistado pela TV Assembleia e o repórter me perguntou, William, a Ilha de Taiwan, não é conhecida como formosa?

Eu falei, tenho certeza disso, porque quando meu pai chegou ao Brasil, abriu o dicionário e a tradução de formosa em português, o sinônimo era beleza, por isso que minha irmã tem o nome de Doutora Beleza. Essa é a história de Taiwan e de todos nós, que viemos para cá crescer no Brasil e agora podemos contribuir com o nosso crescimento e com a sociedade brasileira. Seja na área religiosa, tanto na católica, na evangélica, no budismo, seja na educação, através das nossas escolas, seja através da nossa sociedade beneficente, na ajuda não somente no Brasil, não somente na sociedade necessitada, mas também os nossos patrícios, os nossos parentes em Taiwan que jamais nos esquecemos das nossas origens.

E hoje, essa homenagem, graças à iniciativa do Deputado Jooji Hato, que apresentou ao Presidente desta Casa, Barros Munhoz, e que tem o apoio de todos os Deputados, não poderíamos realizar hoje sem o apoio do Professor Shin, que muito colaborou com essa iniciativa. Quero agradecer muito ao nosso representante que trabalha aqui com o Deputado Jooji Hato e também a Magda, a essa equipe maravilhosa.

E não podia encerrar sem deixar de falar da sua família, sua filha, e seu filho em especial que está aqui, o George Hato, esse jovem médico que também tenho certeza de que trará muitas alegrias para todos nós. Como representante político e também sempre membro da comunidade de Taiwan, o nosso muito obrigado. Que Deus o abençoe sempre na sua trilha e, do fundo do coração, esse reconhecimento a toda comunidade taiwanesa no Brasil e, em especial na cidade de São Paulo. A todos vocês, o nosso muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Ouviremos nesse instante o Sr. Ramon Tzun-Hsien Chen. Com a palavra, o nosso representante da comunidade chinesa em Taiwan em São Paulo e no Brasil.

 

O SR. RAMON TZUN-HSIEN CHEN - Deputado Jooji Hato e Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, autoridades da Mesa, líderes da comunidade taiwanesa, amigas e amigos, boa noite.

Esta noite é uma noite de alegria. Lembro-me de 50 anos atrás, um barco saiu do Kiron de Taiwan levando compatriotas taiwaneses com destino ao Brasil, Porto de Santos. Como Deus criou a luz, mas a luz não está em todas as partes. Às vezes tem muita escuridão, mas no Brasil nossos compatriotas imigrantes sempre veem luz, veem esperança. A sociedade brasileira é uma sociedade hospitaleira, boas vindas a imigrantes como nossos compatriotas. Muitos chegaram sem muito dinheiro, mas após 50 anos, 40 anos já temos muitos milionários, até bilionários. Mas a comunidade taiwanesa tem coração, tem amor, sempre sabe contribuir à sociedade de São Paulo, paulistana.

Eu estou aqui trabalhando, já tenho mais de quatro anos aqui. Estou muito orgulhoso de estar com amigos aqui. Essa noite os convidados são líderes da comunidade taiwanesa. São amigos do escritório econômico e cultural de Tai Pei. Estou muito feliz por estar presente aqui com o político Jooji Hato. Sabemos que a comunidade sempre precisa de ajuda local. E S. Exa. é um bom exemplo de brasileiro. Temos confiança nele.

Amigos, a pessoa que acabou de falar aqui, William Woo, é um representante da nossa comunidade. Também o Professor Shin, ainda jovem, ainda tem esperança. Vamos vigiar o Professor Shin para ver como trabalha e dar serviço a nós. Enfim, acho que a comunidade vai dar mais ajuda, mais colaboração à sociedade paulista. Todo o Estado de São Paulo é base do nosso campo de amor, da comunidade de Taiwan. Obrigado. 

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Nesse instante damos a palavra ao Sr. Dr. Alexandre Liu, que fará um pronunciamento em nome de todos os queridos homenageados da presente Sessão Solene. Dr. Alexandre Liu, que é o grande responsável também por esse evento. (Palmas.)

 

O SR. ALEXANDRE LIU - Boa noite, senhoras e senhores. Inicialmente, quero agradecer a presença de todas as autoridades aqui presentes, e a todas as pessoas que nos honraram com sua presença.

Meus agradecimentos especiais ao Deputado Barros Munhoz, ao Deputado Jooji Hato, responsável direto pela realização dessa solenidade e pela iniciativa de reconhecer o trabalho de nossa comunidade; cumprimentar o Cônsul Geral de Taiwan, Ramon Chen, pela ilustre presença e todos os membros do Consulado aqui presentes; ao também Deputado William Woo, por sua constante presença e pelo incentivo a nossa comunidade; e também minha querida Gilda, responsável pelo GRAAC.

Vocês puderam conhecer um pouco do trabalho que vem sendo desenvolvido pela comunidade chinesa de Taiwan com o vídeo que acabou de ser apresentado. Essa apresentação registrou algumas ações e é uma pequena parcela da contribuição que nossa comunidade vem desenvolvendo na busca coletiva da construção da cidadania.

É com muito orgulho e satisfação que tenho a honra de representar aqui nessa Assembleia Legislativa a comunidade taiwanesa. Sinto-me prestigiado em ser o portador e relator de inúmeras ações que nossa comunidade vem promovendo, não somente no Estado de São Paulo, como em muitas regiões do país que sofrem com calamidades ambientais. E com a necessidade de se reerguer para uma vida mais digna. A comunidade taiwanesa ganha aqui o reconhecimento pelas ações e reações desenvolvidas em prol da sociedade brasileira. Nossa iniciativa se enriquece e fortalece para que possamos dar continuidade a esse trabalho que nos engrandece e nos propicia atuar como colaboradores para ascensão sócio-econômica, cultural e educacional deste País.

País esse que nos recebeu e nos acolheu, nos unindo e mostrando que nacionalidade não tem limite. Que a solidariedade entre as pessoas é o caminho para que possamos viver em sociedade plena e alcançar as virtudes e a honra de viver os valores de igualdade, liberdade, fraternidade e justiça. Por fim, quero me desculpar por não ter nominado a todos os presentes. Os quais cada um, a sua maneira, são responsáveis por essa homenagem que a comunidade chinesa de Taiwan no Brasil recebe hoje.

Obrigado a todos. Em nome da comunidade chinesa de Taiwan no Brasil, peço ao Presidente a permissão de falar um pouco em chinês.

(Fala em língua estrangeira). (Palmas.)

Uma salva de palmas em agradecimento ao Jooji Hato, por todo empenho que foi feito pela nossa comunidade. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Esta Presidência, em nome de todos os Deputados, deseja boas vindas à ilustre Sra. Feng-Ying Tsai, esposa do Cônsul Ramon Tzung-Hsien Chen; a Sra. Wei Peng, esposa do nosso ilustríssimo Tien-Chien Kuo; (Palmas.) a Srta. Nien Fang Liu; (Palmas.) a Gilda Bezerra de Melo Ribeiro, Chefe da Coordenação do Voluntário do GRAAC. (Palmas.)

E essa Presidência quer fazer uma homenagem a um grande amigo, e por que não dizer irmão, a mãe do Deputado William Woo, Sugi Chumu Liau Woo, minha querida amiga. (Palmas.)

A Sra. Cintia Wang, a Lo-Ching Hsu e sua esposa Regina Fang; (Palmas.) ao Chou Shu Yeh, ex-Diretor do Escritório Econômico e Cultural de tai Pei Brasília e sua esposa, Chou; (Palmas.) finalmente, quero agradecer a Catarina Szu, nossa amiga jornalista que ajudou muito na organização desse evento. Parabéns a todos.

“A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo através do seu Presidente, Deputado Barros Munhoz, e deste Deputado proponente da presente sessão, tem a honra de homenagear o Excelentíssimo Senhor Ramon Tzung-Hsien Chen, que aqui representa a comunidade chinesa de Taiwan em São Paulo e no Brasil com o presente Diploma Legislativo.” (Palmas.)

Prestamos a mesma homenagem ao Exmo. Sr. Tein-Chien Kuo, Diretor do Centro Cultural Escritório Econômico e Cultural Tai Pei em São Paulo. (Palmas.)

Convido agora o Sr. Chou Shu Yeh, para que receba a mesma homenagem. (Palmas.)

Agora a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo tem a honra de homenagear o Sr. Alexandre Liu, Presidente da Comunidade Beneficente Chinesa do Brasil e grande liderança da comunidade de Taiwan. (Palmas.) Prestamos também homenagem ao Sr. Ke Ching Rong, que não se encontra no país, mas que deu grande contribuição à comunidade de Taiwan em São Paulo, tendo inclusive ajudado no projeto de construção do Centro Cultural. Solicitamos a Sra. Feng-Ying Tsai, que receba a presente honraria, e a encaminhe a Taiwan para que seja realizada a justa homenagem do Estado de São Paulo ao Sr. Ke Ching Rong. São os nossos desejos. (Palmas.)

Dando prosseguimento à solenidade, iniciaremos a entrega das honrarias às personalidades da comunidade chinesa em Taiwan que se destacaram em diversas áreas de nossa sociedade. Por questões físicas, as homenagens serão realizadas no centro do Plenário. Solicito aos nobres colegas desta Mesa Diretora que me acompanhem. Convido o Professor Shuy Wen Shin e a jornalista Catarina Szu para que prossigam as homenagens aos nossos homenageados. 

 

O SR. SHUY WEN SHIN - Shil Chan Rong. O Sr. Shil faleceu há alguns anos, mas pelos trabalhos feitos para a comunidade, presto essa homenagem póstuma.

Padre Ho Yen-Chao. (Palmas.) O Padre Ho prestou serviços à comunidade por mais de 60 anos dentro da colônia chinesa. Ele tem 90 anos e 60 anos dedicados à comunidade chinesa.

Mestra Miao Yuan, Mestra do Templo Zu Lai; (Palmas.) Mestra Yin-Tsu, residente no Brasil com atividades há mais de 20 anos; Mestre Shou Chih, o Mestre está viajando e vem o Diretor para representá-lo; (Palmas.) Pastor Chen Pau Chen; (Palmas.) Pastor Wu Tu-Hsing; (Palmas.) Pastor Chen Chin Hung; (Palmas.) Sra. Chung Chou Tao, a Sra. Chung é matriarca em Mogi com 90 anos de idade; (Palmas.) Sr. Tung Nai Yu, (Palmas.) também é o nosso líder, tem 87 anos de idade;

Por nossa tradição chinesa, homenageamos primeiramente os mais velhos. (Palmas.)

Jao May Ying Heng, aqui representado por Yu Chi Cheng Feng, (Palmas.) a Sra. Jao May Ying tem 86 anos de idade; Sr. John Chin Liang Woo, Presidente do nosso sempre Deputado William Woo e também Presidente atual da Associação da Universidade de Taiwan; (Palmas.) Sra. Tang Fong Chi Hwa, (Palmas.) está viajando e vem representando o seu sobrinho; Sr. Hu Shwang Kwei, é fundador da Associação de Cantos da Comunidade Chinesa, e tem 77 anos; (Palmas.) Sr. Ko Fong Yuan, fundador do Hospital Sino Brasileiro da cidade de Osasco; (Palmas.) Sr. Tsung Cheng Bem, (Palmas.) empresário da concessionária Toyota e grande admirador da comunidade taiwanesa; Sr. Hsu Yuh Lin; (Palmas.) Sr. Chong Shen Hu, (Palmas.) fundador da Associação de Taiwan; Sr. Hwang Kuo-Cheng, aqui representado pela sua filha, Mary Hwang, que está o representando; (Palmas.) Tsan Kuang Pi-Zu, é Diretora do Centro Cultural Social de Taiwan, faz trabalhos na comunidade há 20 anos; (Palmas.) Sra. Lin Leu Chien-Huy, professora de dança e contribui para os trabalhos voluntariados; (Palmas.) Sr. Liu Shie-Lin, que está viajando; (Palmas.) Sr. Tsai Hsi-Chuan, está viajando e está representado; (Palmas.) Sr. Wu Shun-Fa, (Palmas.) Presidente de uma Associação; Sr. Tsung Shin Ai; (Palmas.) Sr. Kwua Hu Chuen, (Palmas.) Presidente de uma Associação de uma Universidade aqui no Brasil; Sra. Chan Chan Mei-Hui, (Palmas.) dedica-se ao trabalho voluntariado, principalmente no Centro Cultural de Tai Pei; Sr. Chen Tsung-Jye, (Palmas.) educador e sua esposa dedica-se a trabalhos médicos; Sra. Chang Chen Shu-Li; (Palmas.) Sr. Chang Nan-Fu, (Palmas.) tem bastantes trabalhos filantrópicos exercidos aqui na comunidade brasileira; Sr. Chan Te-Wun, ex-Presidente e fundador do grupo Sushi, fez trabalhos filantrópicos e assistenciais; (Palmas.) Sr. Liu Cheng-Shang, líder da comunidade chinesa com trabalho social; (Palmas.) Sr. Hong Tsu-Ho, (Palmas.) Presidente de uma Associação aqui na comunidade taiwanesa; Sr. Yang Kuo-Hsien, (Palmas.) tem 66 anos e é Presidente Honorário da Câmara de Comércio Brasil e China; Sr. Ho Tien-Fu, (Palmas.) está viajando e está representado pelo seu compatriota; Sr. Lee Ming-Jia, (Palmas.) ex-Presidente da Associação de Taiwan; Sr. Chien Chin-Chung, (Palmas.) está viajando nesse momento, mas ele contribuiu para a comunidade brasileira, inclusive doando uma ambulância para a Santa Casa, recebe a homenagem o seu filho; Sr. Lee Tseng-Sheng, (Palmas.) está viajando e quem recebe é a sua cunhada; Sr. Chuang Hai-Ting, (Palmas.) conhecido pelos trabalhos filantrópicos exercidos; Sra. Lee Yang Shwu-Hwa, (Palmas.) o marido da Sra. Lee colaborou para a reforma do Centro de Assistência Social Chinês; Sr. Tsai Shui-Ping, (Palmas.) está viajando e nesse momento o seu filho recebe essa homenagem; Sr. Lin Her-Shing, (Palmas.) Presidente do Grupo Sushi do Brasil, esse trabalho voluntário feito há anos aqui no Brasil; Sr. Lee Chien-Fen, (Palmas.) não está presente e nesse momento o Padre Lucas Hsiao o representa; Sr. Liao Shih-Peng, (Palmas.) jornalista; Sra. Chen Huang Shu-Ying, (Palmas.) ela ensina intencionalmente; Sr. Lin Sung-Chi, (Palmas.) está viajando e o Mestre vem receber essa homenagem por ele; Sra. Huang Weng Mei-O; (Palmas.) uma artista plástica muito conhecida na comunidade; Sra. Hong Lu Li-Yeh, (Palmas.) Presidente da Associação das Mulheres de Taiwan; Sr. Ho Loung-Shung, (Palmas.) ex-Presidente da Associação dos Leitores Chineses do Brasil e também um excelente acupunturista; Sr. Liao Ching-Cheh, (Palmas.) Presidente da Associação do Verdadeiro Amor e também participando de diversas entidades; Sr. Huang Cheng-Wu, (Palmas.) participou de diversos trabalhos filantrópicos; Sr. Si Chi-Tae, (Palmas.) é artista plástico e está viajando nesse momento; Sr. Fan Jan-Peng, (Palmas.) ex-Presidente da Associação da Universidade de Taiwan; Sr. Chen Li-Chiao, (Palmas.) uma educadora com escola para educação infantil; Sr. Lee Wen-Hsien, (Palmas.) Presidente da Associação dos Tenistas de São Paulo, é um dos poucos que tem a própria unidade; Sr. Cheng Hung-Hsiang, (Palmas.) nosso Professor de Tai Chi; Sr. Chang Mai Kuei, é educador e não está presente, está representado por um colega; Sr. Chu Show-Chin, (Palmas.) ex-Presidente da Associação dos Reitores Chineses do Brasil; Sra. Chang Lee Chung Eea; (Palmas.) Sr. Tien Wen-Heng, (Palmas.) Presidente da Associação dos Veteranos e tem constantemente ajudado os nossos patrícios; (Palmas.) Sr. Chang Young-Chung, (Palmas.) Presidente da Câmara de Comércio Brasil Taiwan, tem feito vários trabalhos filantrópicos; Sr. Chen Chin-Tien, (Palmas.) é florista e tem ajudado bastante a comunidade nas horas mais difíceis; Sra. Lin Liu Su-Hua; (Palmas.) Sr. Wey Yan-Chang; (Palmas.) Sra. Liu Wen Wen; (Palmas.) Sr. Hsu Yung-Iung, (Palmas.) Presidente da Associação dos Golfistas, ele está viajando nesse momento e o seu filho o representa; Sra. Chen Shih Yunn Feng, (Palmas.) ela tem feito inúmeros trabalhos filantrópicos sociais; Sr. Chang Hung-Chang, (Palmas.) ex-Presidente da Associação do Centro Cultural de Taiwan; Sr. Lin Chih-Meng, (Palmas.) Doutor em Literatura Chinesa e tem ajudado muito a comunidade chinesa; Sr. Liu Kuo An, (Palmas.) vice-Presidente dos Nadadores de Taiwan, o mais importante é que tem feito trabalhos comunitários dentro da comunidade; Sr. Hsieh Kuo-Ping, (Palmas.) vice-Presidente da Associação do Centro Cultural Social de Taiwan; Sr. Yeh Kuang-Hsiang, (Palmas.) ele e toda a sua família trabalham com filantropia; Sr. Lee Sang-Tien, (Palmas.) editor do Jornal Chinês de São Paulo; Sr. Lin Chun-Chieh, (Palmas.) professor de Dança da Comunidade Chinesa; Sr. Charlie Wang, (Palmas.) Delegado de Polícia do DHPP; Sr. Ricardo Chanwei Chen, (Palmas.) ele tem apenas 30 anos, mas é ele que promove a Festa do Ano Novo.

Convido nesse momento nossa querida Catarina, para que receba a sua homenagem. Ela é vice-Presidente da Associação Beneficente, interessada em trabalho social e filantrópico e que ajudou muito a fazer esse evento de hoje acontecer. (Palmas.)

Sr. Marcelo Hsiao, recebendo pelo Marcelo o Sr. Liu, (Palmas.) Marcelo Hsiao é Capitão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Passo a palavra ao Presidente dessa Sessão Solene, Deputado Jooji Hato. (Palmas.)omH

 

 

* * *

 

- É feita a entrega de diplomas de “Honra ao Mérito” às personalidades.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB – Antes de encerrarmos, essa Presidência agradece as autoridades presentes e a todos que colaboraram para o êxito dessa solenidade. Quero ainda parabenizar os nossos homenageados, agradecer a todos os senhores e senhoras que abrilhantaram o evento com suas presenças. Quero confirmar aqui o grande orgulho e apreço que tive em realizar essa homenagem a uma comunidade que ajuda tanto esse País, não só através de sua filantropia, mas através do seu trabalho árduo, da sua luta diária, gerando riquezas, emprego e progresso para o nosso País. São Paulo e o Brasil têm muito que agradecer a cada um de vocês.

Eu quero, então, mais uma vez, agradecendo a todos os presentes, dizer que essa Casa está muito feliz no dia de hoje. Essa noite para mim e para todos os Deputados, para o povo do Estado de São Paulo, é uma noite inesquecível.

Esgotado o objeto da presente sessão, a damos por encerrada, não sem antes convidarmos para um coquetel no Hall Monumental.

Muito obrigado a todos. Boa noite. Fiquem com Deus. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 56 minutos.

 

* * *