1

 

11 DE NOVEMBRO DE 2005

060ª SESSÃO SOLENE PARA HOMENAGEAR O “DIA DO LÍDER COMUNITÁRIO”

 

Presidência: JOÃO CARAMEZ

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 11/11/2005 - Sessão 60ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: JOÃO CARAMEZ

 

HOMENAGEM AO DIA DO LÍDER COMUNITÁRIO

001 - JOÃO CARAMEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de homenagear o Dia do Líder Comunitário. Convida todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional. Exalta as entidades e pessoas que prestam solidariedade às pessoas carentes, mencionando o Comitê de Solidariedade pela Vida e a Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein. Homenageia o Sr. Nei Favela, líder comunitário e Presidente da Afagesp.

 

002 - NEI FAVELA

Narra como se deu a criação desta data comemorativa. Faz uma reflexão sobre os objetivos perseguidos e alcançados pelas comunidades.

 

003 - Presidente JOÃO CARAMEZ

Anuncia a apresentação de vídeo sobre o trabalho do Comitê de Solidariedade pela Vida.

 

004 - DALVANI CARAMEZ

Presidente do Comitê de Solidariedade pela Vida, agradece a homenagem, estendendo-a aos voluntários de sua entidade. Descreve o trabalho solidário do Deputado João Caramez em Itapevi, desde sua juventude.

 

005 - Presidente JOÃO CARAMEZ

Conduz a entrega de homenagem ao Comitê de Solidariedade pela Vida. Anuncia a apresentação de vídeo sobre o trabalho do Hospital Albert Einstein.

 

006 - LUIZ MARIA RAMOS FILHO

Gerente Executivo dos Programas Comunitários do Hospital Albert Einstein, fala sobre o início dos trabalhos da instituição, os propósitos, o estágio atual e suas metas.

 

007 - Presidente JOÃO CARAMEZ

Conduz a entrega de homenagem à Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein. Anuncia a execução de número musical.

 

008 - LÍGIA ROSA RESENDE PIMENTA

Coordenadora do Programa Ação Família - Viver em Comunidade, representando o Secretário de Assistência Social do Município de São Paulo, Dr. Floriano Pesaro, fala sobre dois projetos da Pasta: "São Paulo Protege" e "Ação Família - Viver em Comunidade".

 

009 - Presidente JOÃO CARAMEZ

Anuncia a execução de número musical. Informa que protocolou Projeto de Resolução que institui o Prêmio Comunidade Cidadã. Lê a propositura. Anuncia a execução de número musical. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Agradeço a presença de todos. Saúdo o Dr. Luiz Maria Ramos Filho, gerente executivo de programas comunitários do Hospital Albert Einstein; Sra. Dalvani Caramez, presidente do Comitê de Solidariedade pela Vida; Sra. Marina Pacheco e Silva de Resende Puech, representando o Dr. Gilmar Viana, Secretário Municipal do Trabalho da cidade de São Paulo; Sra. Lígia Rosa Resende Pimenta, Coordenadora do Programa Ação Família - Viver em Comunidade, representando o Dr. Floriano Pesaro, Secretário Municipal de Assistência Social; Mãe Silvia de Oxalá; Sr. Nei Favela, presidente da Afagesp; Sr. Israel Baia, do Grupo Gestor do Serde, representando o Secretário de Coordenação das Subprefeituras de São Paulo, Deputado Federal Walter Feldman; Sr. Eduardo Sila, representando o Secretário Municipal de Esportes Heraldo Corrêa Ayrosa Galvão.

Srs. Deputados, minhas senhoras, meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, nobre Deputado Rodrigo Garcia, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de homenagear o Dia do Líder Comunitário, que comemoramos no segundo domingo de novembro.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É entoado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Meus amigos e minhas amigas, esta é uma noite muito especial para todos nós que estamos aqui. Especial porque temos diante dos nossos olhos grandes homens e mulheres que não medem esforços em nome da solidariedade. Solidariedade que aquece Brasil afora milhões de corações e corpos, muitas vezes abandonados à margem da sociedade e que só encontram apoio quando se deparam com alguma entidade social como as que hoje estão.

Para homenagear algumas das nossas tantas entidades e principalmente seus líderes é que hoje nos reunimos aqui. Porque não podemos deixar de dizer o quanto são importantes essas pessoas, chamadas de voluntárias, que se desdobram entre os afazeres do dia a dia, da casa, do trabalho, entre ser pai e ser mãe, profissionais e tantas outras atribuições e ainda encontram tempo para dar atenção, cuidados, carinho aos menos favorecidos.

Não é segredo para nenhum de nós que o Brasil, apesar de um país riquíssimo e muito produtivo, é também um país de muitas injustiças. Ao mesmo tempo que dizemos que o povo brasileiro é receptivo, caloroso, nos deparamos com as mazelas sociais provocadas pela má distribuição de renda, pela concentração de riquezas e poder.

Mas em meio a tudo isso encontramos, sim, brasileiros de garra, de força, com gana de ajudar, de ver, de fato, um país melhor, não para si, mas para todos os brasileiros. E essas pessoas são os chamados líderes comunitários que, de certa forma, “governam” uma comunidade, um grupo. E governam bem, porque conseguem fazer milagre. Não é fácil manter uma entidade sem fins lucrativos com as portas abertas de forma eficiente, Mas vocês, meus amigos, têm conseguido essa proeza, essa maravilha, que é de escrever a história da solidariedade.

Como não podemos citar nominalmente todas as que estão representadas aqui hoje, escolhemos dois nomes para serem homenageados; esperamos que nossa gratidão e nosso reconhecimento pelo trabalho bonito e importante que todos vocês desenvolvem cheguem a cada um, sem qualquer discriminação.

Uma das entidades homenageadas esta noite é o Comitê de Solidariedade pela Vida, que é presidida pela minha esposa Dalvani Caramez, que há dez anos mantém suas portas abertas em Itapevi e cujo grande esforço e trabalho resultaram em um atendimento a cerca de mil pessoas.

São moradores carentes, doentes, necessitados de todo tipo de ajuda. São tantas as solicitações que se ampliou o foco principal de atendimento, que antes era especialmente voltado aos portadores de HIV. Hoje, já não é mais possível manter esse foco. Foi necessário rasgar o campo de visão e perceber que são muitas as vidas que precisam da solidariedade de mãos amigas. Seja para se aperfeiçoar profissionalmente, seja em busca de um medicamento, de um tratamento, de um aparelho ortopédico, em busca de alimentos ou roupas, sempre há alguém solicitando.

O trabalho é lindo, honesto, justo e vai ao encontro de quem de fato precisa de ajuda, Vai principalmente aonde o braço do governo municipal não consegue chegar.

Que essa luta, que essa garra, que essa determinação de cada um de seus voluntários não esmoreçam nunca. Que permaneça acesa a chama da solidariedade no coração de cada um de vocês.

Escolhemos também para representar todas as demais entidades presentes hoje aqui a Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein, uma instituição sem fins lucrativos, voltada para a assistência à saúde, à geração do conhecimento e à responsabilidade social.

Nesses três campos de atividade, o Albert Einstein há cinqüenta anos percorre a excelência - senão a perfeição! - como a forma encontrada pela comunidade judaica de contribuir com o desenvolvimento da sociedade brasileira,

Tudo começou no dia 4 de junho de 1950, quando o Dr. Manoel Tabacow Hidal propôs a construção de um centro médico, como símbolo da gratidão do povo judeu ao país que tão bem recebeu sua comunidade. Três meses depois era fundada a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, sob a liderança do Dr. Hidal. De lá para cá foram só sucesso e conquistas nas áreas da saúde, ensino e responsabilidade social.

Hoje, eficientemente presidido pelo Dr. Claudio Roberto Deutsch, o Hospital Albert Einstein é um ícone do que há de melhor no Brasil em termos de saúde e tecnologia voltados à população brasileira.

São trabalhos assim, como estes, que mostram que o nosso Brasil ainda tem jeito. Que ainda há solução para as mazelas que assolam o nosso povo. E nós, brasileiros, temos que nos mirar nesses exemplos. E que sejamos sempre daí para melhor, pois só assim nossos filhos poderão ver um dia uma nação mais justa e um povo mais feliz.

Parabéns a todos os líderes comunitários. Parabéns pelo amor e pela dedicação com que tão corajosamente vocês conduzem os seus trabalhos, nas mais variadas áreas de atuação.

Lembro que iniciamos a nossa vida pública na minha cidade de Itapevi dentro da política comunitária. E isso tem feito com que sintamos cada vez mais ânimo no sentido de trazer sempre aqui as lideranças para prestarmos esta singela homenagem.

Antes, porém, tenho que fazer aqui uma homenagem a uma pessoa simples, humilde, e que começou com ele, fora da Assembléia Legislativa, a reunião de líderes. E ele, com muito sacrifício, com muita tenacidade, mas, acima de tudo, com muita perseverança, encontrava sempre uma data para homenagear essas pessoas, que é o nosso amigo Nei Favela, que está aqui ao meu lado. (Palmas.)

A você, Nei, nosso reconhecimento pela sua luta, pelo seu esforço e pela sua vontade de acertar. Todos nós erramos, não somos perfeitos, mas é preferível errar pela ação do que pela omissão. E o Nei tem sido um grande baluarte nesse aspecto. Isso me faz lembrar a frase dita por Madre Teresa de Calcutá: “O ontem foi embora, o amanhã ainda não chegou e nós só temos hoje. Comecemos.” E o que vocês vão fazer? Começar, começar e todo dia começar. Parabéns a todos vocês, líderes comunitários. (Palmas.)

Antes de apresentarmos aqui o trabalho do Comitê do Albert Einstein, vou fugir um pouco da programação e passar a palavra ao Nei Favela para que dê sua mensagem aos nossos companheiros.

 

O SR. NEI FAVELA - Mais uma vez estamos aqui, nesta solenidade, para dignificar o trabalho que fazemos na nossa comunidade.

Em 97, num dia até chuvoso, um grupo de pessoas, inclusive eu, discutia como melhorar a comunidade. De repente, surgiu uma idéia: por que não fazermos uma proposta de projeto de lei para que se institua o Dia do Líder Comunitário?

Fizemos um projeto, apresentamos a proposta e conseguimos que ela virasse lei. Doze de novembro é o Dia do Líder Comunitário. E, a partir do momento em que conheci o Deputado João Caramez, melhorou muito mais, porque somamos força e conseguimos fazer com que todo ano fôssemos agraciados com esta solenidade de uma instituição, que é a Casa das Leis onde estão os Deputados que representam a soberania da nossa vontade, do nosso povo para atender nossas reivindicações.

Outros parceiros apareceram no Albert Einstein: Dr. Luiz Maria, aqui presente, Dalvani de Itapevi, as pessoas que aqui estão representando um órgão público.

Quero deixar bem claro que, nesses dois anos consecutivos, conseguimos, através do Albert Einstein, a doação das agendas que vocês estão levando para casa. Fico muito agradecido ao Dr. Luiz Maria. Sensibilizamo-nos com essa ação de nos referendar com essa agenda, que fará com que tenhamos um trabalho durante o ano de 2006 inteiro mais fácil.

Nesses oito anos, o evento do Líder Comunitário foi feito por mim em diversas casas: na Câmara, no Anhembi, no Sindicato dos Trabalhadores, aqui na Assembléia Legislativa, pela quarta vez. E reparo uma coisa; algumas das lideranças, que aqui se encontram, já estão em passo lento, com os olhos meio devagar, cabelos brancos.

E fico pensando que a nossa luta é tão grande, tão grande que paramos para pensar: será que chegamos a um objetivo? Será que alcançamos alguma coisa? Alcançamos, sim. Alcançamos essa unidade, a unidade de todos estarem aqui, um representando o outro, um dando a mão ao outro porque a vida continua. Amanhã voltamos para a nossa comunidade e temos que fazer a mesma coisa que fazemos há anos. E os nossos cabelos vão ficando brancos.

Mas o importante é que vocês vão sair daqui sabendo que foram homenageados como os líderes comunitários, que representam a região metropolitana de São Paulo, e outros companheiros que vieram do interior.

Queria, em nome de um presidente de uma comunidade de favela, como represento a Federação de Favelas, dar a todos vocês a homenagem deste grandioso dia, que é o Dia do Líder Comunitário. Em nome do Presidente da União de Moradores da Favela e Comércio de Paraisópolis, Zé Rolim, quero homenagear todos no Dia do Líder Comunitário.

Às pessoas que aqui estão de cabelos brancos, como eu, missão cumprida! A nossa missão foi cumprida e vamos ainda fazer muito mais. E devemos fazer mesmo que não cheguemos aonde queremos. Sabem por quê? Porque é melhor a lágrima de uma derrota do que a vergonha de não ter lutado.

Muito obrigado. Viva o Dia do Líder Comunitário! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Agora teremos uma apresentação do trabalho que o Comitê de Solidariedade pela Vida realiza.

 

* * *

 

-              É feita a apresentação de um filme.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Passo neste momento a palavra à presidente do Comitê de Solidariedade pela Vida, Dalvani Caramez.

 

A SRA. DALVANI CARAMEZ - Boa-noite a todos. Quero aqui cumprimentar todos os líderes comunitários presentes nesta noite e o Deputado João Caramez, que está nos propiciando esta homenagem nesta noite. Gostaria de dizer que, embora numa homenagem singela, numa cerimônia simples, mas de profunda importância para todos nós, líderes comunitários, para nós, do Comitê de Solidariedade pela Vida, esta noite vai ser um marco na nossa história. E na minha vida também.

Há dez anos viemos lutando e brigando para que realmente as injustiças sociais diminuam. Nesta noite pudemos ver, com muita simplicidade, um resumo dessa nossa batalha. São muitas as pessoas envolvidas nessa luta. Somos mais de 100 voluntários com uma responsabilidade em comum, voluntários que deixam as suas casas, seus afazeres para se dedicarem a uma entidade porque sabem que naquele momento estão se dedicando a vidas, a pessoas que precisam de nós.

Agradeço profundamente esta homenagem, mas quero dividi-la com todos os membros da diretoria do Comitê de Solidariedade pela Vida, especialmente com os nossos voluntários que, sem dúvida nenhuma, são os que nos ajudam. São eles que constroem uma verdadeira plataforma de esperança para as pessoas que mais precisam. Sinceramente tenho que agradecer e aproveitar este momento e dizer a todos os nossos voluntários: “Muito obrigada. Se não fosse o trabalho de cada um de vocês, o esforço de cada um de vocês, não estaríamos sendo homenageados nesta noite”.

Tenho também que agradecer ao Deputado João Caramez que, para nós, e neste momento não estou falando como esposa, mas como cidadã itapeviense, é o orgulho de nossa cidade, e que muito nos ensinou.

Faço questão de lembrar também que hoje muitas das entidades que existem em Itapevi e muito do que nós sabemos e praticamos de solidariedade, nós aprendemos com ele. Durante sua adolescência e juventude tive a oportunidade de conhecê-lo. Ele iniciou na pacata cidade de Itapevi, naquela época, um trabalho solidário, qual seja, atender as famílias carentes, através do qual nos ensinou o quanto era importante atender e amar o próximo.

Líder que era dos movimentos da Igreja Católica, ele nos propiciou a oportunidade de fazer o Natal das famílias carentes, as campanhas do agasalho, as campanhas de óculos e, assim, a juventude daquela época começou a aprender com ele o que era solidariedade.

Hoje, no cargo de Deputado Estadual e principalmente com a responsabilidade que tem de representar todos os paulistas, sinto-me muito orgulhosa por este ato, por esta noite, por saber que ele não se esqueceu das suas origens. E só poderia partir dele a idéia de homenagear os líderes comunitários. Então, ao Deputado João Caramez, o nosso muitíssimo obrigada. (Palmas.)

O fato de participarmos de uma entidade e estarmos à sua frente é motivo para agradecermos diariamente, porque aprendemos que não importa aonde chegamos, mas para onde estamos indo; porque sabemos que o nosso trabalho não é algo simples, mas um ato de amor, um ato sério que nos levará para além de uma sociedade melhor, mais justa e mais fraterna: nos conduzirá à paz. E esse é um trabalho que não é só meu, não é só dos voluntários do Comitê de Solidariedade pela Vida, mas é a missão de todos os líderes comunitários.

Para encerrar, além de agradecer mais uma vez ao Deputado João Caramez, agradeço principalmente a todos vocês, líderes comunitários presentes nesta noite, que trabalham pelo ser humano e pela paz. Muito obrigada. (Palmas.)

 

O Sr. Presidente - João Caramez - PSDB - Peço à Marina, que representa aqui o Secretário do Trabalho, que entregue à Sra. Dalvani uma medalha em recordação a esta comemoração.

Dalvani, leve ao Comitê essa singela homenagem, que sintetiza a nossa gratidão e o nosso apreço por tudo que você e os voluntários do Comitê de Solidariedade pela Vida têm feito em prol da nossa população.

 

* * *

 

- é feita homenagem.

 

* * *

 

O Sr. Presidente - João Caramez - PSDB - Vamos assistir a um vídeo institucional, mostrando o grande e maravilhoso trabalho que o Hospital Albert Einstein vem realizando.

 

* * *

 

- é feita a apresentação do vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Com muita satisfação concedo a palavra ao Dr. Luiz Maria Ramos Filho, diretor executivo dos Programas Comunitários do Hospital Albert Einstein.

 

O SR. LUIZ MARIA RAMOS FILHO - Boa noite a todos. Exmo. Deputado João Caramez; Sra. Dalvani Caramez, presidente do Comitê Solidariedade pela Vida, em nome de quem saúdo os demais membros da Mesa; Sr. Nei Favela, presidente da Afagesp; José Rolim, em nome de quem gostaria de saudar todos os líderes comunitários aqui presentes, como vocês viram, a Sociedade Israelita Brasileira desde a sua fundação, em 1955, já nasce calcada em princípio judaico que é o “Tsedaka”, que se traduz por justiça social.

Inicia as suas atividades em filantropia pela pediatria assistencial. Pediatria assistencial era um conjunto de leitos destinados às crianças carentes da região, principalmente de Paraisópolis, e que começa a funcionar mesmo antes do funcionamento do próprio hospital. Na verdade, o Hospital Israelita começa com pediatria assistencial direcionada às crianças carentes da região.

Vendo crescer as atividades e as necessidades, decide implantar os seus serviços em Paraisópolis. É dessa forma que o projeto, que foi iniciado pelo departamento de voluntários do Einstein, que até hoje auxilia na sua manutenção, hoje atende dez mil crianças no ambulatório médico e mais de cinco mil crianças, adolescentes e adultos nos seus programas voltados para as atividades sócio-educativas.

Consegue atuar desta forma em sinergia com a própria comunidade, viabilizando o seu crescimento e a sua sustentação, extrapolando na verdade a área da saúde e transformando esse processo em mobilização da comunidade e na real transformação dessa comunidade em que está inserida. Essa decisão significou poder estender o benefício a uma população muito maior, atendendo de forma melhor e com mais qualidade suas necessidades, interagindo com a própria comunidade numa busca conjunta de identificação e solicitação de seus problemas.

Como diz o nosso presidente, Cláudio Luiz Lottemberg, temos de levar um pouco da qualidade e excelência de Einstein para cada cidadão paulistano. Este é um dever da sociedade, uma gotinha de Einstein em cada local, em cada paulistano.

Assim, seguindo essa disposição e forma de direcionamento, é que desenvolvemos uma série de parcerias com os órgãos governamentais, prestando serviços considerados como essenciais para a nossa população. Foi assim que implantamos e desenvolvemos os serviços de ultra-sonografia, os consultórios de oftalmologia, realizamos os exames de hepatite para o Governo do Estado, capacitamos funcionários públicos em técnicos em enfermagem, gestores em gerenciamento, tantos outros em qualidade de serviços para a Secretaria Estadual de Saúde Municipal de São Paulo, também realizamos exames para comunidades de cidades vizinhas, por exemplo, nas nossas unidades de Alphaville, Santana de Parnaíba, Barueri e Itapevi.

Enfim, há uma gama de serviços e procedimentos direcionados às comunidades menos favorecidas, que permitem que Einstein se consolide na liderança de seu segmento, sendo exemplo não só na prestação de serviço médico-hospitalar de qualidade e alta tecnologia, bem como no desenvolvimento de ações voltadas à responsabilidade social e respeito ao cidadão.

Esta homenagem, além de nos engrandecer, nos permite supor que estamos no caminho correto. Mesmo já atendendo milhares de paulistanos, que necessitam da nossa atuação, não podemos parar por aqui, pois muito temos a fazer e colaborar com a nossa sociedade. Assim, em nome de Cláudio Luiz Lottemberg, Presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, que, infelizmente, não pôde estar aqui presente, gostaria de agradecer esta homenagem que recebemos do Deputado, e comemorar com vocês este compromisso que hoje assumimos.

Parabéns a todos os líderes comunitários. Que este pequeno presente que estamos entregando, em parceria com o Nei, sirva para que vocês anotem não as coisas ruins que acontecem, ou os compromissos que fazem com que tenhamos uma preocupação maior, mas também as vitórias, as conquistas do nosso dia-a-dia.

Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Solicito à Lígia, que representa o Secretário Floriano Pesaro, que também faça a entrega da medalha, uma homenagem desta Casa. Peço para que seja dividida com a comunidade de Paraisópolis, na pessoa do Sr. Rolim. (Palmas.)

Quando falamos de Paraisópolis, falamos de uma comunidade, mas que, acima de tudo, representa uma cidade. São mais de 60 mil pessoas, onde o Albert Einstein faz esse maravilhoso trabalho, em parceria com a sociedade que o Sr. Rolim preside. Parabéns, muito obrigado. (Palmas.)

 

* * *

 

-              É feita a entrega da medalha.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Quero anunciar a presença do Sr. Antonio Carlos Barbosa, assessor do Vereador Tião Farias, e do Sr. Cláudio Auricchio Turi, representando a OAB, o Creci, a Ordem dos Parlamentares do Brasil, o Rotary Club Internacional e a Maçonaria Estadual.

Vamos alegrar um pouco esta Sessão Solene. Já falamos de coisas boas, algumas tristes. Ouviremos agora uma música, para trazer um pouco de alegria.

Quero falar do grupo que vai se apresentar agora, que é a Comunidade Social Kamáfrica. É uma associação presidida pelo Sr. Estelio Oliveira da Costa. O grupo é composto por 40 adolescentes e busca, através do social, promover a arte e a cultura, elevando a auto-estima dos seus participantes. O grupo é conhecido também como ‘Meninos de Interlagos’, atua na Zona Sul e participa de apresentações beneficentes, levando, através da música, mensagem de paz e harmonia entre as comunidades. Por esta razão, a Kamáfrica é conhecida como a comunidade que busca a paz.

Neste momento, teremos o prazer de recebê-los para a apresentação musical. Com vocês o Grupo Kamáfrica. (Palmas.)

 

A SRA. REPRESENTANTE DO GRUPO - Boa-noite. Vocês são um pouco formais e podem estranhar o nosso ritmo, que é um pouco diferente. Estamos representando a Comunidade Social Kamáfrica. O grupo é formado por adolescentes, e o nosso objetivo é fazer crianças saírem das ruas, das drogas e da prostituição, através da arte e da cultura, para levarem uma vida como todo mundo.

Apresentamos Amanda e Garotada.

 

* * *

 

-              É executado o número musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Com a palavra a Sra. Lígia Rosa Resende Pimenta, Coordenadora do Programa Ação Família - Viver em Comunidade, representando o Secretário de Assistência Social do Município de São Paulo, nosso amigo e companheiro Floriano Pesaro.

 

A SRA. LÍGIA ROSA RESENDE PIMENTA - Boa-noite a todos. Quero cumprimentar o Deputado João Caramez, os demais integrantes da Mesa, o Comitê de Solidariedade pela Vida, o Einstein na comunidade, em nome do Secretário Municipal da Assistência e Desenvolvimento Social, Dr. Floriano Pesaro. É um enorme prazer estar aqui hoje, em uma data na qual o líder comunitário é reconhecido e homenageado.

Líder é aquele que mobiliza pessoas, articula idéias, transforma a realidade, administra conflitos e motiva toda uma sociedade em direção ao alcance dos seus objetivos. É aquele que promove a unidade de propósitos e interesses, como foi dito pelo Nei Favela. O líder é aquele que deixa sua marca de presença, o seu objetivo maior.

Aqui temos uma pessoa especial, com quem tive oportunidade de compartilhar tudo isso na comunidade de Paraisópolis, no Fórum das Multientidades, José Rolim, na pessoa de quem homenageio todos vocês. Parabéns, José Rolim. Que esse trabalho continue e possa servir de exemplo. Mesmo agora no governo, sempre cito a experiência da mobilização, da articulação, da crença de que vale a pena e é possível transformar uma realidade.

A Secretaria Municipal da Assistência e Desenvolvimento Social, por intermédio do Secretário Floriano, gestor da política social no município de São Paulo, olhando para as 337 mil famílias que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social na midade de São Paulo, dentro da Lei Orgânica de Assistência Social, dentro da política nacional da assistência social e promovendo a proteção social básica a essas famílias excluídas no município de São Paulo, desenvolve dois projetos: São Paulo Protege, lançado há 15 dias, e o Ação Família Viver em Comunidade, que será lançado durante um seminário a ser realizado na quarta-feira, dia 16 de novembro, no Sesc Vila Mariana, para o qual os senhores estão convidados.

A proposta é atingir as famílias mais pobres, entre as mais pobres, da cidade de São Paulo, atingir as famílias que vivem em situação de risco e vulnerabilidade; chegar a essas famílias por meio da transferência de renda, dos programas Bolsa-Família, Renda Cidadã e do Renda Mínima. Além do benefício financeiro, articular mudanças através de propostas sócio-educativas e participação dessas famílias, com a promoção de direitos, de identidade, a promoção de auto-estima e reconhecimento como alguém que pode, graças aos seus potenciais positivos, desenvolver habilidades e capacidades.

Esse trabalho terá um braço comunitário, que precisará da participação de todos vocês, representantes da comunidade, que têm os olhos no cotidiano e atuam onde a vida acontece. Essas famílias muitas vezes precisam de uma ponte para que possam chegar no outro lado, ou seja, na segurança de direitos e de convivência.

Portanto, o papel dos senhores, o Programa Ação Família, dentro da política de assistência social do município de São Paulo, será bastante estratégico. Os senhores estarão representando o comitê, por meio das lideranças locais, no âmbito da educação, saúde, justiça. Enfim, de todos os segmentos que acompanham a família.

O programa Ação Família - Viver em Comunidade tem como proposta articular as outras Secretarias. Sabemos que a família que atendemos traz várias necessidades. Na maioria das vezes, a família que chega pela porta de entrada no nosso CRAS - Centro de Referência de Assistência Social é a mesma que está na escola, na educação, na saúde, no Conselho Tutelar. É a unidade que faz a força, que mobiliza as pessoas e caminha na direção de transformar essa situação de vulnerabilidade e risco.

 Sem dúvida, o papel de vocês, muitas vezes invisível, como um grão de areia, transforma-se em algo que faz uma enorme diferença.

Parabéns a todos vocês. É nessa linha que o Secretário Municipal da Assistência e Desenvolvimento Social Floriano Pesaro, tem caminhado. A Secretaria pretende transformar a situação de risco e vulnerabilidade em uma situação de proteção social e promoção de direitos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Assistiremos à apresentação do Grupo Kamáfrica, Professora Ester com seus jovens.

 

O SR. PARTICIPANTE - Em primeiro lugar, quero agradecer a presença de todos os líderes comunitários. Sempre costumo dizer que um dos deveres do cidadão é ocupar um papel comunitário na sociedade. Há crianças aí fora que precisam disso.

Há uns dois anos, eu me encontrava em uma travessa da Rua Estados Unidos pedindo esmola. Foi quando um líder comunitário me mostrou que, através da música, eu poderia exercer um talento e viver dele.

Hoje, agradeço, em primeiro lugar a Deus. Agradeço também à Mãe Ester e a todos os líderes comunitários, porque, se não fossem pessoas com ações tão decisivas na vida como vocês, talvez eu nem pudesse estar aqui falando.

Para mim, é fantástico estar em uma Assembléia Legislativa, onde são tomadas tantas decisões importantes para o nosso Estado e nosso País, e mostrar o meu talento. Sou músico, compositor e uma pessoa muito feliz.

Quero dizer que devemos sempre insistir e nunca desistir de nossas crianças e de quem precisa. Muito obrigado. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical pelo Grupo Kamáfrica. (Palmas.)

 

* * *

 

 O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Ficamos muito felizes e contentes, Professora Ester, pelo trabalho que a senhora vem desenvolvendo. E tivemos aqui o testemunho de um jovem. É isso que nos dá esperança de um dia melhor. Parabéns pelo trabalho e pela coragem.

Vamos ter mais uma apresentação, mas enquanto aguardamos, quero aproveitar a oportunidade para comunicar a todos os presentes que para motivar esse nosso trabalho, para que as entidades possam ampliar suas ações sociais, elaboramos um projeto de resolução e protocolamos ontem na Secretaria desta Casa. Esse projeto de resolução institui o Prêmio Comunidade Cidadã.

Quero dizer que este projeto ainda precisa ser aprovado por esta Casa. Ele vai tramitar nas Comissões de Constituição e Justiça, de mérito e de Finanças e Orçamento. Depois da sua análise pelas Comissões é que ele seguirá para a Mesa.

Diz o projeto:

“A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo resolve:

Art. 1º - Fica instituído o Prêmio “Comunidade Cidadã” a ser outorgado pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, anualmente, no mês de novembro.

Art. 2º - Poderão concorrer ao Prêmio “Comunidade Cidadã” as associações da sociedade civil, sem fins lucrativos, legalmente constituídas, sediadas no Estado de São Paulo, que atuem em benefício da comunidade.

Art. 3º - A premiação de que trata esta Resolução tem como objetivos:

I - fortalecer o desenvolvimento comunitário e o exercício da cidadania;

II - estimular e valorizar o trabalho de lideranças que mobilizam a comunidade em prol de soluções para o bem comum e a melhoria de qualidade de vida das pessoas envolvidas;

III - prestigiar e divulgar as ações desenvolvidas pelas associações da sociedade civil que promovem a transformação da coletividade.

Art. 4º - O Prêmio “Comunidade Cidadã” será de duas categorias:

I - Categoria Reconhecimento, para as lideranças que mobilizaram suas respectivas associações durante o ano para a realização de ações em prol da coletividade;

II - Categoria Mérito, para as associações que desenvolveram projetos de grande relevância social.

Art. 5º - Poderão ser agraciadas na Categoria Reconhecimento todas as lideranças indicadas por suas respectivas associações, mediante documento protocolado à Mesa da Assembléia Legislativa, por qualquer deputado, no período de 1º a 15 de setembro de cada ano.

Parágrafo único: Às lideranças premiadas na Categoria Reconhecimento será outorgado Certificado de Reconhecimento, a ser emitido pela Mesa da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Art. 6º - As associações que concorrerão à Categoria Mérito poderão ser indicadas por qualquer deputado à Mesa da Assembléia Legislativa, no período de 1º a 15 de setembro de cada ano, com a apresentação do respectivo projeto desenvolvido, considerado de relevância social.

§ 1º - Somente poderá ser apresentado um projeto por associação, que deverá ser transcrito de forma detalhada, contendo, dentre outros aspectos, descrição, objetivos e número de pessoas atingidas.

§ 2º - Em havendo mais de três concorrentes à Categoria Mérito, caberá à Mesa da Assembléia constituir Comissão Julgadora, integrada por 7 deputados, observada a proporcionalidade partidária, com a finalidade de escolher os três projetos de maior relevância social.

§ 3º - As associações que desenvolveram os melhores projetos, escolhidos nos termos do § 2º, serão contempladas com Troféu de Honra ao Mérito.

§ 4º - A premiação nessa categoria contemplará também os 1º, 2º e 3º colocados com importância em dinheiro, respectivamente, nos valores de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), R$ 3.000,00 (três mil reais) e R$ 2.000,00 (dois mil reais), que poderão ser reajustados periodicamente por Ato da Mesa.

Art.7º - As despesas decorrentes da execução desta Resolução correrão à conta das dotações próprias consignadas no orçamento programa.

Art.8º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação.”

Com isso queremos o quê? Que haja uma interação cada vez maior não só da comunidade, mas também do Legislativo junto às lideranças comunitárias, razão pela qual os deputados ficarão encarregados de fazer a apresentação desses projetos indicando as entidades. Esta foi uma forma que encontramos de motivá-los, de incentivá-los a continuarem trabalhando cada vez mais em prol da nossa comunidade e ampliando os seus trabalhos sociais.

Esperamos que a Mesa aprove este projeto para que isso possa entrar em vigor. Tão logo isso aconteça, os senhores tomarão conhecimento.

Agora vamos assistir a mais uma apresentação do Grupo Kamáfrica.

 

* * *

 

- É feita a apresentação.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Muito obrigado, Profª Ester e aos seus jovens e crianças. Depois do testemunho do jovem, lembro-me da seguinte frase: “Sempre haverá um amanhã para o nosso hoje”. Acho que eles sintetizaram de uma forma brilhante aquilo que realmente queremos para todos nós: dias cada vez melhores.

Portanto, quero agradecer a presença da Profª Éster, dos seus jovens, que vieram abrilhantar sobremaneira a nossa noite do Líder Comunitário.

Antes de encerrar a sessão quero agradecer imensamente a presença de todos os senhores, dos funcionários desta Casa, do nosso Cerimonial, do pessoal do som, dos nossos assessores, da Lígia, da Marina, do Dr. José Maria, da Dalvani, do Nei Favela, da Mãe Silvia, do Rolim, enfim, de todos aqueles que deixaram os seus afazeres e os seus lares e vieram prestigiar mais uma noite em homenagem ao Líder Comunitário. Muito obrigado pela presença de todos.

Esgotado o objeto da presente sessão esta Presidência a dá por encerrada. Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

-              Encerra-se a sessão às 21 horas e 54 minutos.

 

* * *