16 DE OUTUBRO DE 2009

061ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO “90º ANIVERSÁRIO DO INSTITUTO DOM BOSCO - BOM RETIRO”

 

Presidente: PAULO ALEXANDRE BARBOSA

 

 

RESUMO

001 - PAULO ALEXANDRE BARBOSA

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pelo Presidente Barros Munhoz, por solicitação do Deputado Paulo Alexandre Barbosa, ora na direção dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o 90º Aniversário do Instituto Dom Bosco - Bom Retiro. Convida o público presente a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro. Anuncia a apresentação do Coral de Crianças do Instituto Dom Bosco e de vídeo institucional da instituição. Cumprimenta os organizadores do Instituto Dom Bosco. Diz de sua alegria em prestar essa homenagem a uma instituição, que há 90 anos vem ajudando a transformar a vida de milhares de crianças, jovens e adultos, oferecendo a elas, apoio e formação profissional, cidadã, ética e cristã. Lembra episódio da vida de Dom Bosco, que fazia de tudo para impedir que crianças e jovens abandonados ou em situação de risco acabassem na marginalidade. Presta homenagem com entrega de placa ao Padre Marcos Roberto Sabino, Diretor-Presidente do Instituto Dom Bosco.

 

002 - Padre MARCO BIAGGI

Inspetor Provincial, cumprimenta as autoridades presentes e informa que a congregação salesiana, fundada por Dom Bosco há 150 anos, está-se preparando para celebrar o bicentenário do nascimento de seu fundador. Diz que Dom Bosco plantou uma semente que se transformou em árvore. Agradece a homenagem e informa que a congregação salesiana está presente em 5 continentes, com valores éticos sempre vividos e transmitidos.

 

003 - Padre MARCOS ROBERTO SABINO

Diretor-Presidente do Instituto Dom Bosco, agradece aos Deputados pela homenagem. Diz do momento de júbilo e de satisfação e de gratidão pela justa homenagem aos 90 anos de dedicação à infância e à juventude de São Paulo. Lembra que Dom Bosco foi um homem de sonhos gloriosos que nem o passar do tempo conseguiu apagar e por isso, estavam hoje aqui reunidos. Afirma que, como Dom Bosco trabalham em prol da juventude, em especial dos jovens que se encontram em situação de maior vulnerabilidade social.

 

004 - Presidente PAULO ALEXANDRE BARBOSA

Destaca a importância da instituição e informa que havia apresentado programa na TV Canção Nova, sobre o Instituto Dom Bosco, para mostrar para o Brasil inteiro o trabalho que é feito em São Paulo. Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Paulo Alexandre Barbosa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO ALEXANDRE BARBOSA - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO ALEXANDRE BARBOSA - PSDB - Boa-noite a todos.

Esta Presidência convida para fazer parte da Mesa dos trabalhos o nosso querido Padre Marcos Roberto Sabino, Diretor-Presidente do Instituto Dom Bosco; o Padre Marcos Biaggi, Inspetor Provincial; o querido amigo Padre Alex Barbosa de Brito, representando o Monsenhor João Clá Dias, Superior Geral dos Arautos do Evangelho, a quem agradeço por todo apoio para a realização desta solenidade; o nosso querido Padre da Zona Leste, o dono da Zona Leste, Padre Rosalvino Morán Vinayo; o Padre Tetuo Koga, da Obra Social São João Bosco; do Irmão Antonio Carlos Martins, coordenador pedagógico do Instituto Dom Bosco; do nosso querido Padre Antônio Ramos do Prado, da Inspetoria Salesiana; do Padre Wilson Pereira, da Obra Social São João Bosco; do Sr. Ney Cardoso, representando o Deputado Antonio Salim Curiati; do Sr. Osvaldo Schaffer Pereira, vigário paroquial do Instituto Dom Bosco e a vocês, estas crianças lindas e maravilhosas que abrilhantam a nossa festa.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras, meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, nobre Deputado Barros Munhoz, atendendo solicitação deste Deputado com a finalidade de comemorar os 90 anos do Instituto Dom Bosco - Bom Retiro.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirem o Hino Nacional Brasileiro executado sob os acordes da Camerata da Polícia Militar.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO ALEXANDRE BARBOSA - PSDB - Agradeço à Camerata da Polícia Militar pela brilhante apresentação.

Convidamos a todos para neste momento assistirem à apresentação do Coral de Crianças do Instituto Dom Bosco, sob a regência do maestro Clayton.

 

* * *

 

- É feita a apresentação. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO ALEXANDRE BARBOSA - PSDB - Esta Presidência parabeniza o maestro Clayton e essas lindas crianças pela bela apresentação desse grande Coral do Instituto Dom Bosco. Mais uma obra social desse grande instituto da capital de São Paulo que completa 90 anos.

Agora iremos assistir à apresentação do vídeo institucional do Instituto Dom Bosco.

 

* * *

 

- É feita a apresentação do vídeo institucional. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO ALEXANDRE BARBOSA - PSDB - Esta Presidência cumprimenta os idealizadores da obra e aqueles que contribuem para que os resultados vistos neste vídeo institucional possam ser atingidos.

Queremos agradecer a presença do nosso querido amigo Padre Luiz César Bombonato, da Capela das Graças de Santo Expedito, Jaçanã.

A Presidência, neste momento, quer saudar a instituição homenageada com algumas palavras.

Boa noite a todos!

É com grande alegria que estamos aqui reunidos para prestar uma justa e sincera homenagem a uma instituição que há 90 anos vem ajudando a transformar a vida de milhares de crianças, jovens, adultos e famílias inteiras, oferecendo a elas apoio e formação profissional, cidadã, ética e cristã.

Um trabalho reconhecido na Capital, no Estado e no País graças à dedicação de dezenas de homens e mulheres que ao longo destas nove décadas fizeram a opção preferencial pelos jovens mais necessitados, buscando sua educação e evangelização. Um exemplo de amor e de dedicação que somente pode ser compreendido através do exemplo de vida de seu principal mentor: Dom Bosco, o santo educador.

É por este motivo que, antes de falar do magnífico trabalho desenvolvido por esta instituição, gostaria de citar uma passagem que muito me marcou a respeito da vida de Dom Bosco e que, acredito, exprime bem seus ideais; ideais estes que serviram e servem de inspiração para milhões em todo o mundo e que resultaram em iniciativas admiráveis em todo o planeta, incluindo esta que hoje é alvo de nossa homenagem.

Relatam os biógrafos de Dom Bosco que, certa vez, após realizar, na Quaresma, um caprichado curso de catecismo, seguido de três dias de exercícios espirituais com um grupo de rapazes presos em reformatório em Turim, na Itália, Dom Bosco, impressionado com a boa vontade demonstrada pelos jovens, prometeu a eles que realizaria "'algo excepcional".

Era 1855, e os jovens - a maior parte deles condenados por roubo, pela chamada vadiagem ou porque alguém da família decidiu deixá-los ali - permanecia trancada em celas à noite e realizando trabalhos agrícolas ao longo do dia.

Dom Bosco queria proporcionar aos jovens um passeio pela cidade e para isso precisou se dirigir ao então ministro, após a negativa do diretor da prisão.

Pediu ele ao ministro que pudesse sair para passear com os jovens sem, no entanto, que fosse necessária a escolta de guardas ou a presença de soldados à paisana.

Relutante, o ministro ponderou que, sem os guardas, Dom Bosco não conseguiria trazê-los de volta ao reformatório. Confiante na sua decisão, Dom Bosco prometeu que, se apenas um dos rapazes não retornasse, poderia o ministro colocá-lo na cadeia.

O ministro então consentiu e o grupo pôde fazer seu passeio livremente. Antes, contudo, Dom Bosco advertiu aos rapazes:

“Dei a minha palavra: todos se comportarão bem e nada de fugas. O ministro também deu a sua: nada de guardas, nem fardados, nem à paisana. Agora chegou a vez da palavra de vocês: basta que um fuja e minha honra se vai. Não me deixarão pôr mais os pés aqui dentro. Posso confiar?” perguntou Dom Bosco aos rapazes.

“Damos a nossa palavra. Voltaremos todos”, disseram os rapazes.

O passeio transcorreu alegre e de forma ordeira. Quando do retorno ao reformatório, o diretor do local apressou-se em contá-los. Estavam todos lá.

Dom Bosco despediu-se tristemente porque só pudera libertá-los por um dia. O ministro, ao contrário, mostrou-se exultante com o triunfo.

“Por que o senhor consegue fazer essas coisas e nós não”, perguntou o ministro a Dom Bosco, que de pronto respondeu. “Porque o Estado manda e castiga. E é só isso que pode fazer. Eu, ao contrário, quero bem a esses rapazes. E, como sacerdote, tenho uma força moral que Vossa Excelência não pode entender”, afirmou Dom Bosco.

Dom Bosco acreditava na Educação como missão e sempre defendeu a ideia de que para educar é preciso, antes, amar. Por este motivo nunca acreditou no modelo repressivo de educação, que ameaça, fiscaliza e pune. Ao contrário, acreditava que a paciência e a caridade eram os melhores instrumentos para a educação dos jovens. Dom Bosco fazia de tudo para impedir que crianças e jovens abandonados ou em situação de risco acabassem na marginalidade.

Baseado nestes preceitos cristãos, criou o Sistema Preventivo de Educação - método no qual o educador se dispõe, pacientemente, a ser uma presença significativa na vida dos jovens. Para Dom Bosco, mesmo aquele que apresenta o comportamento mais rebelde, possui um ponto acessível ao bem. Cabe ao educador acessar este ponto e desenvolvê-lo.

E foi justamente esta filosofia que inspirou no padre Pedro Rota a ideia de fundar, no mesmo local onde fora criada a paróquia do Bom Retiro, um instituto de ensino profissionalizante para atender a juventude que residia no grande bairro operário da Capital. Era 1915 quando foi realizado o lançamento da pedra fundamental daquelas que seriam as instalações das Escolas Profissionais Dom Bosco, no Largo Visconde de Congonhas.

Quatro anos depois, em 1919, concretizava-se a inauguração do que hoje é o Instituto Dom Bosco - Bom Retiro, o IDB. As primeiras oficinas oferecidas foram para os cursos de marcenaria, carpintaria, mecânica, serralheria e marmoraria. Em 1920, era fundado o primeiro externato primário.

De 1950 a 1992, o local funcionou também como escola particular. No entanto, em 1993, por uma opção histórica, passou a operar exclusivamente como obra social.

Somente nos últimos quatro anos, o Instituto Dom Bosco - Bom Retiro prestou mais de 37 mil atendimentos diretos ou indiretos, a crianças, adolescentes, jovens, adultos e famílias inteiras carentes de recursos básicos. Atendimentos que compreendem desde o encaminhamento para cursos profissionalizantes, para o primeiro emprego, até o fornecimento de serviços de saúde e alimentação.

Para os educadores do Instituto Dom Bosco - Bom Retiro, o estímulo à participação e a promoção da integração social e econômica dos jovens, sempre levando em consideração as dificuldades impostas pelos novos tempos, são prioridade. Uma prioridade que se reflete nos nove projetos principais e nos quatro de apoio, além dos diversos serviços oferecidos à população de baixo poder aquisitivo.

Ao todo, são mais de seis mil pessoas atendidas todos os anos, totalizando cerca de 1.500 famílias beneficiadas por serviços assistenciais e por projetos como o Programa Vida Melhor, que oferece acompanhamento escolar, recreação, educação física e ambiental, oficinas de arte em madeira e arte-terapia, capoeira e alimentação para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos. Ou por projetos como o Clube do Computador, que visa a inclusão digital de jovens entre 15 e 29 anos.

Outros exemplos são o Centro de Convivência Auxiliadora - um serviço de proteção social básica, que tem como objetivo prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários - e o Centro para a Juventude - que oferece cursos profíssionalizantes noturnos para pessoas acima dos 18 anos, com ênfase para a reconstrução da auto-estima.

O Abrigo Auxiliadora, que acolhe crianças e adolescentes em situação de risco, e o projeto Aquece Horizontes I e II, responsável por dar suporte, através de repúblicas, aos jovens provenientes do sistema de abrigo - são mais duas ações que merecem todos os nossos aplausos.

Isso, sem contar os núcleos de qualificação profissional Bom Retiro e Vila Paulistana, que possibilitam a mais de 400 jovens, com idades entre 15 e 29 anos, a formação em áreas como Mecânica, Design Gráfico, Web Design, Telemarketing e Administração.

Mas, não pára por aí. Além de oferecer qualificação profissional, o instituto ainda se preocupa com o encaminhamento destes jovens para o mercado de trabalho. Por meio do Núcleo de Encaminhamento Profissional do instituto, cerca de 2 mil jovens foram contratados nos últimos quatro anos como estagiários, aprendizes ou efetivos por diversas empresas que integram a Rede de Responsabilidade Social do Instituto Dom Bosco. Sem dúvida, uma grande vitória.

Os desafios são grandes, mas são superados diariamente graças aos esforços de dezenas de pessoas que se dedicam, de corpo e espírito, a esta nobre missão de resgate, formação e apoio aos jovens e aos mais necessitados. Tenho, portanto, hoje uma oportunidade singular: a de homenagear os 90 anos de uma instituição exemplar, que vem contribuindo para a construção da justiça social e pela promoção da paz e da vida.

Não posso deixar aqui de citar algumas das pessoas que hoje ajudam a tornar este sonho uma realidade, e em nome das quais presto minha humilde homenagem a todos que integram esta iniciativa. Meus parabéns aos padres Marcos Roberto Sabino, Gutenberg dos Reis, Benedito Nivaldo Spinosa, Cássio Rodrigo de Oliveira, José Adão Rodrigues da Silva, ao Irmão Hilário Morán Viñayo, aos coordenadores Carlos Nambu, Daniela Ogassavara, Eldir Piccoli, José Ferreira Rodrigues, Pérola Branco Brito, Sandro dos Reis Martins, Sheila de Souza Cunha e Waldir Sabóia, a todos os salesianos e aqueles que participam da Rede Salesiana de Ação Social.

“O Senhor colocou-nos nesse mundo para os outros”, dizia Dom Bosco.

Que este trabalho continue servindo de inspiração para os que sonham com uma sociedade verdadeiramente comprometida com os valores do Evangelho; uma sociedade mais justa, sábia, ética e solidária.

Muito obrigado. (Palmas.)

Agora, gostaríamos de fazer a entrega da placa que a Assembleia Legislativa confeccionou em homenagem ao Instituto Dom Bosco, ao nosso querido Padre Marcos Roberto Sabino, Diretor-Presidente do Instituto Dom Bosco. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O Sr. Presidente - PAULO ALEXANDRE BARBOSA - PSDB - Neste momento, esta Presidência convida o nosso querido Padre Marco Biaggi, Inspetor Provincial, para que faça uso da palavra.

 

O SR. MARCO BIAGGI - Boa-noite a todos. Hoje, é uma noite de festa, de muita alegria para nós. Neste momento, quero entregar ao nobre Deputado Estadual Paulo Alexandre Barbosa, que está homenageando o Instituto Dom Bosco pelos 90 anos, uma obra de Dom Bosco, “Padre dos Séculos da Juventude”. Trata-se de uma obra muito bonita, muito significativa para nós, como gratidão por aquilo que o senhor está fazendo por nós, nesta noite. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MARCO BIAGGI - Ilmo. Sr. Presidente desta sessão, Deputado Paulo Alexandre Barbosa, também autor da solicitação dessa homenagem aos Salesianos do Instituto Dom Bosco, do Bom Retiro, pelos seus 90 anos de história, quero também fazer referência não aos 90 anos que certamente o Padre Marcos Sabino vai falar, mas aos 150 anos da história da nossa congregação.

Caros salesianos, amigos e todos os presentes, caro Padre Marco Sabino, diretor dessa nossa instituição homenageada na noite de hoje, neste ano, a Congregação Salesiana completa 150 anos de fundação e, em 2015, serão celebrados os 200 anos de nascimento de Dom Bosco.

Nossa Congregação está se preparando para celebrar o bicentenário de nascimento de Dom Bosco em 16 de agosto de 2015. E estamos levando adiante um cantinho de profunda preparação, ou seja, de renovação pastoral-espiritual-educativa. Temos um documento elaborado em assembleia geral da congregação com representantes do mundo todo que é nossa carta de navegação neste período. Este documento é o Capítulo Geral 26 da Congregação Salesiana. Também há uma série de eventos, celebrações e atividades que favorecem este esforço de renovação. O primeiro é os 150 anos de aniversário de Fundação da Congregação que serão celebrados no dia 28 de dezembro de 2009. Nesta data serão celebrados os 150 anos do dia em que Dom Bosco, com um grupo de jovens do Oratório, fundou a Congregação Salesiana. Devemos agradecer a Deus esse evento, que foi uma graça para os membros da Família Salesiana, para os adeptos da Obra, para os jovens e para toda a sociedade que se beneficia da Ação Salesiana.

Dom Bosco plantou uma semente que se transformou em uma árvore e a árvore se transformou em um bosque, porque ele começou com os Salesianos e, agora, são 29 grupos que pertencem, oficialmente, à Família Salesiana, e um dos últimos, foi a Família Canção Nova. Cada um desses grupos tem milhares de membros. Bastaria pensar em mais de 16 mil Salesianos em 130 países do mundo; o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, que são mais de 15 mil; a Associação dos Cooperadores Salesianos, que são mais de 35 mil; além dos membros da ADMA, que são centenas de milhares. E assim, sucessivamente, a árvore de 29 ramos é um autêntico bosque pelo que representa cada um. Esta Família forma um Vasto Movimento de pessoas que busca o bem da juventude.

Aqui na Cidade de São Paulo temos nove obras dirigidas pelos salesianos. Temos aqui a casa mãe dos salesianos do Estado de São Paulo; dois colégios tradicionais (Liceu Coração de Jesus e Colégio Santa Teresinha); uma editora e gráfica; um Centro Universitário - UNISAL; um centro de formação teológica para todo o Brasil Salesiano; sete paróquias localizadas nas várias regiões de nossa cidade; nove Obras Sociais com atendimento diário gratuito e conveniado com a Prefeitura, o Estado, a Federação e Entidades Privadas. Entre estas obras, temos o Instituo Dom Bosco do Bom Retiro, que neste ano celebra os seus 90 anos de história junto a esta população e que é homenageado nesta sessão da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Ainda temos outras 15 obras como estas espalhadas por todo o Estado de São Paulo.

Nossa primeira obra em São Paulo surgiu no ano de 1885. Já temos 114 anos de presença neste Estado com o qual confundimos nossa história.

Somos agradecidos pela homenagem prestada por esta Assembleia Legislativa à nossa Congregação hoje presente nos cinco Continentes.

Nestes anos de história, a congregação procurou se empenhar em formar "Bons Cristãos e Honestos Cidadãos". Os valores éticos são sempre vividos e transmitidos em nossas instituições, Buscamos "dar a vida, e a vida em plenitude" para nossos destinatários.

No mês de dezembro, teremos a grande alegria de receber as relíquias de Dom Bosco que estão passando por todo o mundo Salesiano. É um tempo de graça e de muita gratidão. Esta ação da congregação é um esforço de levar Dom Bosco a todas as partes. É como se Dom Bosco quisesse ir até onde se encontram cada um de seus filhos e filhas para agradecer-lhes, por terem acolhido sua Proposta Educativa e seu Projeto de vida apostólica, e querido formar, com ele, esse vasto movimento para o bem dos jovens. É uma resposta de Dom Bosco a toda a gente do mundo, e é, ao mesmo tempo, um convite para voltar a Dom Bosco. Ele vai visitar cada uma de suas Obras e as Inspetorias Salesianas. Elas vêm em uma urna que está encontrando uma imensa acolhida, um imenso carinho, uma simpatia muito grande, não só da Família Salesiana, mas de tantos homens, mulheres de toda a sociedade. Desejamos que todos os políticos descubram o valor das grandes convicções de Dom Bosco e de suas grandes opções, creiam como ele, no valor da juventude e apostem na educação como o elemento mais importante que podemos oferecer aos jovens e na fé no Sistema Preventivo, porque vale muito mais a pena prevenir males e experiências negativas do que corrigi-las.

Pedimos a Dom Bosco que interceda junto a Deus em favor de todo o nosso Estado de São Paulo para que seus desafios sejam enfrentados com muita garra e as soluções sejam sempre em favor da vida, e vida de qualidade, para todos os que residem ou se beneficiam deste grande Estado brasileiro, sobretudo para a população juvenil, adolescentes e crianças que moram neste Estado. Tenho dito.

Tenho dito.

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO ALEXANDRE BARBOSA - PSDB - Esta Presidência parabeniza o Padre Marco Biaggi pelas brilhantes palavras e agradece pela lembrança, pelo presente encaminhado, e convida agora o nosso querido Padre Marcos Roberto Sabino para fazer uso da palavra. (Palmas.)

 

O SR. MARCOS ROBERTO SABINO - Boa-noite a todos. Com alegria estamos reunidos. Quero saudar nosso amigo, Deputado Paulo Alexandre Barbosa. Agradeço a todos os Srs. Deputados desta Casa pela homenagem. Estou aqui em nome da nossa Comunidade Educativa Instituto Dom Bosco, das crianças, dos adolescentes, dos jovens e adultos atendidos nos inúmeros projetos, em nome de nossos parceiros e colaboradores e em nome de toda Família Salesiana nossos especiais e sinceros agradecimentos por essa importante homenagem.

É um momento de júbilo, de satisfação e sobretudo de gratidão pela justa homenagem aos 90 anos de dedicação à infância e juventude de São Paulo.

Somos um vasto movimento de pessoas trabalhando em prol da juventude que teve seu início há 150 anos pelas mãos do próprio Dom Bosco e de seus primeiros colaboradores.

Saibam que Dom Bosco foi um homem de sonhos grandiosos. Tão grandes, que nem o passar do tempo, nem os desafios conseguiram apagar. Por isso estamos aqui.

Somos Dom Bosco hoje. Somos todos parte desse vasto movimento, trabalhando em prol da juventude.

O nosso querido reitor-mor Pascual Chávez define o trabalho salesiano como belo fruto fecundo da entrega da vida de Dom Bosco à Deus, em favor da vida em plenitude dos jovens, especialmente os que se encontram em situação de maior vulnerabilidade social.

Ao comemorarmos os 90 anos de existência do Instituto Dom Bosco, gostaria de ressaltar que, muito mais importante do que existir tantos anos, é saber que de fato são 90 anos de muito trabalho e de muitas realizações. A presença do Instituto Dom Bosco nesses 90 anos exigiu da nossa Comunidade Educativa caminhar com os tempos, lição aprendida com o próprio Dom Bosco.

Hoje nos orgulhamos de ser uma resposta eficiente e eficaz aos desafios sociais de nossos tempos.

Eu poderia contar inúmeras histórias de vida transformadas, vidas que, através do trabalho social, pedagógico e também missionário, puderam ser escritas com um final feliz, ou com páginas mais felizes, mas ainda assim seria pouco.

Eu gostaria de terminar esse pequeno discurso com as palavras de um grande profeta brasileiro Dom Helder Câmara, que expressa a razão de ser do Instituto Dom Bosco, não só nos 90 anos passados, mas por todos que ainda virão:

“É a febre da juventude que mantém no resto do mundo a temperatura normal. Quando a juventude se esfria, o resto do mundo treme de frio”

Muito obrigado! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO ALEXANDRE BARBOSA - PSDB - Esta Presidência parabeniza o Padre Sabino pelas brilhantes e sábias palavras.

Vejo aqui o entusiasmo dos jovens nas nossas galerias. É muito bonito vermos uma juventude engajada e participando porque as grandes transformações que todos nós sonhamos e queremos estão nas mãos dos jovens, dessa geração que está sendo formada para transformar a realidades dos homens e mulheres novos para um mundo novo.

Gostaria de informar que esta Sessão Solene do dia de hoje será transmitida pela Net, amanhã, às 21 horas, no canal 13. A TV Assembleia vai transmitir esta Sessão Solene amanhã, às 21 horas.

Nada melhor que fazer uma homenagem quando sabemos da importância do Instituto Dom Bosco, dos fundadores, daqueles que desenvolvem a obra e quando conhecemos essa obra.

Tive a grata oportunidade de apresentar um programa na “TV Canção Nova”. E, recentemente, estivemos no Instituto Dom Bosco para mostrar ao Brasil inteiro esse belo trabalho feito aqui na Cidade de São Paulo.

Padre, nós recebemos muitas manifestações de carinho, de elogio por conta da qualidade das ações desenvolvidas, da formação profissional e a preocupação com os jovens que, com certeza, são referências para todo nosso País.

Mais uma vez, nosso parabéns ao senhor e a todos aqueles que ajudam a transformar esse sonho em realidade. Citando Dom Helder, que dizia: “O sonho que sonha só é somente um sonho. O sonho que sonha junto é o início da realidade”. Parabéns a vocês todos por transformar esse grande sonho nesta bela realidade! (Palmas.)

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades aqui presentes, autoridades eclesiásticas, todos aqueles que ajudaram na realização deste evento, especialmente a presença dos arautos evangélicos pela presença e pelo apoio. Quero agradecer, também, aos funcionários do serviço de Som, Taquigrafia, Ata, Cerimonial, Secretaria Geral Parlamentar, Imprensa da Casa, TV Legislativa que transmite este evento, Assessorias da Polícia Civil e Militar, bem como a todos aqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade e convida a todos para apresentação de capoeira dos alunos do Instituto Dom Bosco, no Hall Monumental. Muito obrigado.

Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 43 minutos.

 

* * *