http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

12 DE DEZEMBRO DE 2011

061ª SESSÃO SOLENE EM homenagem À “POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO POR SEUS 180 ANOS”

 

Presidentes: BARROS MUNHOZ, EDSON FERRARINI e OLÍMPIO GOMES

 

RESUMO

001 - Presidente BARROS MUNHOZ

Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que convocara a presente sessão solene, a pedido do Deputado Edson Ferrarini, com a finalidade de "Homenagear a Polícia Militar do Estado de São Paulo por seus 180 Anos". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Destaca a atuação do deputado Edson Ferrarini nesta Casa. Considera justa a homenagem prestada à Polícia Militar do Estado de São Paulo. Fala sobre as atribuições deste Legislativo e de seus Parlamentares. Ressalta a importância da PM ao Estado de São Paulo. Recorda o papel da instituição em eventos históricos do País, como a Revolução de 32.

 

002 - EDSON FERRARINI

Assume a Presidência. Dá conhecimento das razões que o levaram a concorrer ao cargo de Deputado Estadual, em 1987. Recorda dificuldades enfrentadas pela Polícia Militar na época da Constituinte. Menciona sua contribuição à Constituição Estadual no que tange às competências da instituição.

 

003 - OLÍMPIO GOMES

Deputado Estadual, considera dever deste Legislativo defender a Polícia Militar do Estado de São Paulo. Homenageia os 16 policiais militares mortos em serviço ao longo deste ano. Menciona os riscos aos quais esses servidores estão expostos. Lamenta a morte do major Sandro Moretti, ocorrida no dia sete de dezembro.

 

004 - Presidente EDSON FERRARINI

Solicita um minuto de silêncio, em homenagem ao Major Sandro Moretti e aos outros 15 PMs mortos neste ano.

 

005 - ITAMAR BORGES

Deputado Estadual, fala sobre seu convívio com a Polícia Militar enquanto vereador e prefeito do município de Santa Fé do Sul. Ressalta a qualidade do trabalho realizado pela instituição. Afirma seu apoio à força policial do Estado de São Paulo.

 

006 - Presidente EDSON FERRARINI

Ressalta o trabalho realizado pelo Comandante Geral da PM, Álvaro Batista Camilo. Dá conhecimento das conquistas obtidas pela autoridade aos seus comandados. Afirma que a Polícia Militar não deve fazer parte de projeto do Executivo que institui regime de previdência complementar aos servidores públicos do Estado de São Paulo.

 

007 - JOOJI HATO

Deputado Estadual, destaca o trabalho realizado pelo Deputado Edson Ferrarini nesta Casa. Solicita a realização de blitz do desarmamento. Menciona caso de violência contra capitão da PM, baleado em assalto na Avenida Politécnica.

 

008 - WELSON GASPARINI

Deputado Estadual, destaca a importância da atividade exercida pela Polícia Militar. Reflete acerca das qualidades necessárias ao bom exercício dessa função.

 

009 - CARLÃO PIGNATARI

Deputado Estadual, presta homenagem ao Major Sandro Moretti, que comandou a polícia de Votuporanga durante a gestão deste Parlamentar como prefeito do município. Parabeniza a Polícia Militar pelo trabalho realizado.

 

010 - OLÍMPIO GOMES

Assume a Presidência. Anuncia homenagem, com entrega de troféu, pelo Deputado Edson Ferrarini ao Primeiro Sargento Heraldo Serpa, ex-dependente de álcool que o inspirou a iniciar trabalho voluntário contra o consumo de bebidas alcoólicas e drogas.

 

011 - ÁLVARO BATISTA CAMILO

Comandante Geral da Polícia Militar, agradece os Parlamentares deste Legislativo pelas conquistas alcançadas em benefício da Polícia Militar. Dá conhecimento dos objetivos propostos para a instituição no início do ano e de como procurou realizá-los. Destaca a queda nos homicídios dolosos ocorridos no Estado de São Paulo. Menciona o trabalho empreendido pela PM no combate ao crime organizado. Destaca a utilização de tecnologia pela polícia paulista. Fala sobre o processo de depuração interna, realizado pela Corregedoria da Polícia Militar. Ressalta o investimento na capacitação dos soldados. Menciona as metas propostas para 2012.

 

012 - EDSON FERRARINI

Assume a Presidência. Reflete acerca das atribuições da PM. Considera lenta a tramitação de processos penais no Judiciário. Informa que o papel da Polícia Militar é repressivo, não preventivo. Destaca o trabalho realizado pela instituição. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão ao som da "Canção da Polícia Militar".

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Barros Munhoz.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NATAL CALABRO NETO - Sras. e Srs., bom dia. Solicito a todos que ocupem seus lugares, para que possamos dar início a nossa cerimônia. Compõem a mesa de nossos trabalhos o Excelentíssimo Sr. Coronel Ferrarini, Deputado Estadual da Assembleia Legislativa; o Comandante Geral da Polícia Militar de São Paulo, Coronel Álvaro Batista Camilo; o Subcomandante da Polícia Militar, Coronel Danilo Antão Fernandes. Convido a todos os Srs., para, respeitosamente, ouvirmos a saudação ao Chefe do Poder Legislativo do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É executada a saudação.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NATAL CALABRO NETO - Com a palavra, o Excelentíssimo Sr. Barros Munhoz, Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Eu quero agradecer as honrosas presenças nesta Sessão Solene, do Coronel Álvaro Batista Camilo, do Subcomandante Danilo Antão Fernandes. E em nome deles, saudar todos os Oficiais da nossa gloriosa Polícia Militar do Estado de São Paulo e todos os membros da Polícia Militar do Estado de São Paulo. E saudar, também, o Deputado Edson Ferrarini, que é o nosso companheiro, nosso amigo de longa data e que hoje propôs essa Sessão Solene, assim como o Deputado Olímpio Gomes, que também nos honra com a sua presença. Ele que é também originário dessa gloriosa Instituição, que é a Polícia Militar. Nós estamos aqui, porque convocamos a sessão atendendo a solicitação do nobre Deputado Edson Ferrarini. E essa Sessão Solene tem a finalidade de homenagear a nossa querida Polícia Militar do Estado de São Paulo, pelos seus 180 anos de existência. Convido a todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 2º Tenente Músico PM, Davi Serino da Cruz.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Essa Presidência agradece a Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Meu caro Comandante Geral, caro Subcomandante Geral, meus Srs., minhas Sras., membros da nossa querida Polícia Militar, é praxe que o Presidente da Sessão Solene seja o autor do requerimento de convocação dessa Sessão Solene. Eu quero saudar, com muita alegria, o nosso companheiro Welson Gasparini, tantas vezes Prefeito da extraordinária cidade de Ribeirão Preto, Deputado Federal e agora para a nossa honra e orgulho, Deputado Estadual. Mas eu fiz questão de aqui estar. Primeiro em solidariedade a esse extraordinário e valoroso companheiro Edson Ferrarini, que, desde 1987, é meu colega na Assembleia Legislativa de São Paulo. Nós trabalhamos juntos na elaboração da Constituição de São Paulo. E depois eu fiquei afastado 12 anos da Assembleia Legislativa, e retomei o meu terceiro mandato na Legislatura passada, e agora exerço o meu quarto mandato. Também está entre nós, o querido Deputado Jooji Hato, vice-Presidente dessa Casa, nosso querido e grande companheiro também.

Mas aqui sempre me encontrei com esse Deputado, que é um paradigma de cidadão, de pessoa humana e de político, que é o Deputado Edson Ferrarini. Então, Ferrarini, eu fiz questão de aqui estar para trazer a solidariedade da Presidência da casa, em nome dos seus 93 colegas para dizer que você agiu bem também nessa oportunidade, convocando essa justíssima homenagem à nossa querida Polícia Militar.

E segundo lugar, fiz questão de vir aqui pelo respeito e pela gratidão que tenho para a Polícia Militar do Estado de São Paulo. O Deputado é muito incompreendido, a imprensa mostra muito esse Plenário vazio, como se os Deputados não trabalhassem. É um erro de enfoque que faz com que, infelizmente, a nossa população não compreenda o que faz um Deputado. Votar Projetos de Lei é atribuições do Deputado. Mesmo legislar, o Deputado é tolhido, porque em 99% das matérias de importância, a autoria dos Projetos de Lei, privativa do chefe do Poder Executivo. E são resquícios ainda do período em que faltou democracia no nosso país. Mas apesar disso, legislamos aprimorando, melhorando os projetos de autoria do Executivo. Mas, além disso, nós fiscalizamos os Projetos de instituições do Estado. Eu quero aqui dizer, que a mais importante missão do Deputado, é representar a comunidade. Essa é uma tarefa. Cabe ao Deputado ser um elo de ligação entre a cidade em que ele é votado e o Governo do Estado. Entre as instituições e o Governo do Estado. Como é a nossa querida Polícia Militar.

E nesse papel, temos mantido um contato estreito com a Polícia Militar. E os 94 Deputados da Assembleia Legislativa de São Paulo tem consciência da sua responsabilidade no trato com uma Instituição tão importante e que nos orgulha tanto quanto a nossa Polícia Militar. Eu sou do tempo da força pública e exatamente acompanhei como jovem, como adolescente, depois já como estudante de direito, como Prefeito da minha terra, como Deputado e Secretário de Estado, a importância dessa Instituição. E eu quero só dizer, antes de passar a Presidência ao Deputado Ferrarini, primeiro saudar também o nosso querido Deputado Itamar Borges, mas eu só queria dizer que tenham os Srs., absoluta consciência de que nada atinge a história de honra, a história retilínea dessa modelar Instituição.

Os seus homens, alguns muito poucos, cometem falhas como em toda Instituição do mundo, mas a Instituição Polícia Militar do Estado de São Paulo é um patrimônio, é a mais querida, a mais respeitada, a mais estimada Instituição do nosso querido Estado de São Paulo. Ela que teve um papel fundamental na Revolução de 1932. Ela que protege, ela que, com o risco da própria vida, defende a vida dos cidadãos de São Paulo. Que Deus abençoe sempre essa Corporação, e que ela sempre esteja a serviço do nosso povo e da nossa gente, como há 180 anos ela está. Passo, com muito orgulho, a Presidência dessa Sessão Solene ao extraordinário e valoroso Deputado Estadual, originário da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Coronel Edson Ferrarini. (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Edson Ferrarini.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - É um prazer realmente assumir a Presidência dessa Sessão Solene da Polícia Militar. O Deputado Barros Munhoz, na Constituinte de 1997, 1998 publicamos a Constituição, eu era Deputado Estadual. E por que eu me candidatei a Deputado Estadual naquela época? O que acontecia? Ia ter uma Constituinte no Estado de São Paulo e era a coisa mais difícil do mundo, eu já tinha 35 anos de Polícia Militar e naquela época, defender a Polícia Militar, nós vínhamos da ditadura, tínhamos terminado o regime militar. E os deputados que aqui estavam, eram José Dirceu, Deputado Estadual foi comigo. Luiza Erundina, uma série de Deputados que tinham sido caçados, uma série de pessoas, e a Polícia Militar precisava de um representante da Constituição que por acaso fosse Professor de Direito Constitucional, e era o meu caso.

E o Comandante da Polícia Militar era um brilhante Coronel, Coronel Theseo. O filho dele está aqui. O seu pai era o Comandante. E ele, preocupadíssimo, não sabia o que fazer, não tinha a menor ideia de que eu era Deputado, e os senhores não imaginem o quanto queria depredar a Polícia Militar. Aqui foram preenchidas as cadeiras e o Presidente da Constituinte foi o Deputado Barros Munhoz, que sempre se mostrou amigo da Polícia Militar e iriam acabar com 2ª sessão, acabar com tudo que a gente podia imaginar. Para vocês terem uma ideia, o Governo Mario Covas assumiu em 2003, e fez um Projeto junto com a Segurança Pública, acabando a Polícia Militar e transformando em três batalhões de choque. E no seu projeto, para nós sermos aceitos na Polícia Civil, teríamos que ser submetidos a uma série de exames. Esse era o quadro e eu me lembro que eu vim ser o Deputado que ia encarar essa situação. Que orgulho.

A Polícia Militar está na minha alma, no meu sangue. Quando via aqueles Deputados falarem mal da Polícia Militar, eu tinha, na ponta da minha língua, como cada um de nós tem quando defendemos eles. Nós não perdemos na Constituição um único item. Eu disse, um único item.

Consegui segurar todos os itens da Polícia Militar, até o nosso Tribunal de Justiça Militar, que era algo que eles interpretavam como algo de reserva de qualidade. Não perdemos uma vaga e ainda aumentei uma vaga por Instituição. Nós colocamos na época, a Polícia Florestal, e ela não tinha nenhuma garantia do Estado de São Paulo. De repente, eu criei o Artigo 194 Parágrafo 1º, tudo orientado pelo Quartel General, que me dava a pronto mais ou menos a ideia, e eu coloquei e é a base da Polícia Ambiental, que é a maior do Brasil, a mais bem equipada, o modelo. E estão criando o Dia do Policial Militar Ambiental. Nós não perdemos um único item. Coloquei 0no Artigo 29 das Disposições Transitórias, justiça a todos aqueles que poderiam perder com a união da Guarda Civil. O Artigo 29 foi redigido na minha sala. Várias entidades juntas e colocamos na Constituição e não perdemos um único item.

Isso só para lembrar o que o Deputado Barros Munhoz falou agora, não estava previsto na minha fala. Mas, o Deputado Barros Munhoz presidiu, esteve ao meu lado, me ajudou e eu posso dizer que, como Deputado, eu pude manter toda a dignidade de nossa Corporação. E eu posso dizer que nós temos muitos inimigos, porque o bairro mais populoso do inferno é aquele que é habitado pelos inimigos da Polícia Militar. Estão todos no inferno, e nós continuamos defendendo a população dessa forma. Mas isso foi para lembrar o carinho do Deputado Barros Munhoz. E o que nós fizemos aqui, sem dúvida alguma, pela Polícia Militar.

E essa solenidade, está escrito na Constituição, não perdemos um item. Eu era o Deputado que estava aqui, constituinte, porque o pai dele, o Coronel Theseo, estava preocupadíssimo com o Comandante Geral, igual ao Coronel Camilo, preocupadíssimo com essa Instituição. Como (ininteligível) íamos perder tudo e a intenção era deles. Daqueles que estavam aí, que certamente muitos deles hoje estão no inferno. E hoje, nós estamos aqui para homenagear cada um dos Srs. e Sras. que integram a Corporação. O orgulho e a vitória são de cada um de nós. Mas temos o dever de agradecer também àqueles que nos antecederam. O pessoal da Reserva, as pensionistas, e todos aqueles que estão ao lado de Deus, como lá está também o meu pai, o Coronel Idelo Ferrarini, Soldado Idelo Ferrarini, da Revolução de 1932, cujos restos mortais estão aí no mausoléu. Eu quero deixar a nossa eterna gratidão àqueles, que em razão do serviço, adquirem alguma deficiência. A eles, o nosso respeito e o nosso fraterno abraço.

Eu vou, pela sequência, dar a palavra aos inscritos para falar. Nós temos Deputado Itamar Borges e o Deputado Major Olímpio, a quem eu peço que possa fazer uso da Tribuna. E essa Corporação fantástica continua crescendo e continua sendo isso que os Srs. estão cansados de serem homenageados. Com a palavra, o Deputado Major Olímpio.

 

O SR. OLÍMPIO GOMES - PDT - Excelentíssimo Deputado Edson Ferrarini, proponente e Presidente dessa Sessão Solene, Excelentíssimo Coronel Álvaro Camilo, Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Antão, Subcomandante, Srs. Comandantes do Alto Comando, Oficiais, Praças da Polícia Militar, amigos dessa valorosa e insubstituível Instituição. Obrigação da Assembleia Legislativa que se concretiza nesse momento, através da ação do Deputado Policial Militar Edson Ferrarini. Pois a Assembleia Legislativa sendo a Casa do povo, que pelo menos em tese representa a manifestação e o pensamento de 42 milhões de habitantes no Estado de São Paulo, tem que abrir as suas portas para, através de um ato solene, dizer muito obrigado, Polícia Militar, muito obrigado a essa grande legião de heróis anônimos.

A Assembleia Legislativa, que teve como seu Presidente, Rafael Tobias de Aguiar, a Assembleia Legislativa que deve fazer todo o esforço possível para tentar minimizar a dor da falência Policial. Como bem disse o Deputado Barros Munhoz, Presidente da casa, por mais que tentemos muitas vezes esbarramos no vício de iniciativas, esbarramos no rolo compressor que a máquina governamental impõe ao Legislativo; e talvez por isso, não haja um reconhecimento melhor e maior a essa legião de heróis, que seria muito mais justo. Mas eu gostaria de cumprimentar a toda família Polícia Militar, pelos 180 anos, e lembrar principalmente aos nossos heróis, que tombaram nesse ano, que foram 16 Policiais Militares mortos em serviço, e em situações em que cumpriram o juramento em que todos nós tivemos o orgulho de fazer na vida, quando da formatura.

Nesse ano, foram 16 companheiros mortos, porque acreditaram, internalizaram, puseram em seu coração, uma missão muito maior do que qualquer atividade laboral. Não conheço qualquer outra Instituição que precise ter um cemitério próprio. E por mais que tenha diminuído o número de mortes de companheiros em serviço, devido à implementação técnica, o treinamento e equipamento, doutrina de ação, ainda assim estamos na atividade de maior risco, não no nosso país, no mundo. E gostaria, de forma muito especial, lembrar de um grande amigo que se foi essa semana, cumprindo o seu dever, que foi o Major Sandro Moretti; representando os 16 outros mortos neste ano, que eu tive o orgulho de ser seu Comandante e tive o orgulho maior ainda de ser seu amigo, e de acompanhá-lo nos primeiros passos da carreira; e conhecer alguém que verdadeiramente, desde menino, aos 14 anos de idade, no ingresso ao curso preparatório até a última quarta-feira, sonhou com a sociedade mais justa, mais solidária e colocou sua vida em holocausto na proteção de pessoas.

Vejo ali o Coronel Demétrio comandando o 1º Batalhão, leve a todos os nossos companheiros do 1º batalhão a nossa solidariedade e o nosso orgulho. Perdemos um grande amigo. Um grande irmão, um grande exemplo. E a sociedade também perde um dos seus escudos, mas ganha um grande herói. Que a sociedade que nos acompanha nessa Sessão Solene, ao encontrar um soldado em uma viatura de polícia, em uma base comunitária, em um policiamento ostensivo, deem um bom dia para esse Policial. Agradeça o que ele está fazendo. A presença dele na ação, é para preservar a sua vida na sociedade. Não tenham jamais, na figura do Policial, o adversário, o inimigo ou fiscalizador. Ao contrário. Assim como o Sandro, são 100 mil ativos, talvez 60 mil inativos que são capazes, a qualquer momento de cumprir o juramento que aprendeu nos bancos escolares da Polícia Militar e que não são simplesmente palavras soltas em um ato de formatura comum. É verdade internalizada no coração e na alma. Parabéns à minha Polícia Militar e parabéns ao povo paulista, que pode contar com uma Instituição como essa, essa verdadeira legião de heróis. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Muito obrigado ao Deputado Major Olímpio, que como integrante da Polícia Militar, nós temos estado sempre ombro a ombro, evitando tudo aquilo que possa nos prejudicar, e ao lado de tudo aquilo que possa nos beneficiar.

Estava previsto no nosso roteiro agora, nesse minuto, e com a autorização do Comandante Geral, nós vamos realmente fazer esse minuto de silêncio pelo Major Sandro Moretti e pelos outros 15 companheiros que nesse ano faleceram. O nosso minuto de silêncio, nossa oração a eles.

Encerrada essa nossa homenagem póstuma ao Major Sandro Moretti e aos nossos outros 15 irmãos que tombaram, defendendo a sociedade. Eu queria anunciar também a presença do Deputado Jooji Hato, e do Deputado Welson Gasparini, três vezes Prefeito da cidade de Ribeirão Preto, e irmão do Coronel Gasparini, meu contemporâneo de academia e sempre foi um grande amigo da Polícia Militar quando Prefeito, o Welson Gasparini. Eu quero agradecer, que aqui ao nosso lado, além do Coronel Álvaro Batista Camilo, nosso Comandante Geral, está também o Subcomandante, Danilo Antão Fernandes. E o Coronel PM Wagner César de Oliveira, também quero citar o Coronel PM Eurídice Orpheu Alves de Souza, Coronel José Luiz Martins Navarro, Chefe do Contingente da Polícia Militar aqui na Assembleia Legislativa. Coronel Polícia Militar Osni Sergio Barbatini. Coronel PM Francisco Lozzi da Costa, Coronel PM Marco Antonio Miguel, Coronel PM Luiz Humberto Navarro, Comandante do CCB; Coronel Sergio Luiz dos Santos, Corregedor da PM; Coronel Ernesto de Jesus Herrera; Coronel Vicente Antonio Mariano Ferraz, do Gabinete do Comandante Geral, Carlos Botelho Lourenço. Diretor de Logística, Coronel Reginaldo Campos Repulho, Chefe do Estado Maior do CCB; o Coronel PM José Carlos Queiroz, Diretor de Saúde; Marcos Roberto Chaves da Silva, Comandante de Policiamento da Capital; Coronel Omar Lima Leal, Comandante do CBI.

Continuaremos depois anunciando, mas agora com a palavra, um grande amigo, que é o Deputado Itamar Borges. Quero também registrar a presença de um grande amigo da PM, o Deputado da Polícia Militar Carlão Pignatari que aqui está.

Quero ainda, continuar anunciando a presença do Coronel (ininteligível) Policiamento da Capital. Com a palavra, o Deputado Itamar Borges.

 

O SR. ITAMAR BORGES - PMDB - Deputado Coronel Edson Ferrarini, quero, nas minhas breves palavras, iniciar te cumprimentando pela iniciativa.

Comemorar a existência da Polícia Militar é um dever de todos nós, cidadãos. E esses 180 anos de história construídos pela Polícia Militar merecem todas as nossas homenagens. Eu falo aqui, Coronel Camilo, que eu quero cumprimentá-lo, e ao cumprimentá-lo, cumprimentar todos os Oficiais, toda a família da Polícia Militar aqui presente. Eu falo com a experiência de quem conviveu com a Polícia Militar como cidadão, que convivo, mas convivi também como Vereador de Santa Fé do Sul, como Prefeito por três mandatos, por 13 anos em Santa Fé do Sul, e agora como Deputado Estadual.

Essa experiência que eu tive oportunidade de viver e que vivo agora ao lado do Deputado Jooji Hato presente, um grande batalhador em defesa da segurança aqui nessa Casa, ao lado desse mestre, Coronel Edson Ferrarini, que teve a brilhante iniciativa desse momento. Ao lado do meu companheiro de região, Carlão Pignatari, que foi Prefeito ali também, por oito anos da vizinha Votuporanga, ao lado do Welson Gasparini, que foi Prefeito de Ribeirão Preto. O Deputado, e tantas outras trajetórias que teve essas oportunidades, aqui também junto com o Major Olímpio, que teve a experiência interna e a experiência da vida pública nesse relacionamento.

O que eu posso dizer, é que eu acompanhei pari passu. Vejo amigos que atuaram na região de Araçatuba, São José do Rio Preto, do Batalhão de Fernandópolis e enfim, o que eu posso dizer é que eu só vivi momentos crescentes. Momentos onde, como Vereador, eu vivi aquela experiência do Legislativo e a relação respeitosa e os resultados que nós acompanhávamos no dia a dia. Como Prefeito, as parcerias e as ações que foram construídas e o que eu pude acontecer da evolução e desse crescimento da Polícia Militar no nosso Estado. Na construção, por exemplo, da implantação da Guarda Municipal na minha cidade, quando eu era Prefeito e que foi toda assessorada com a contribuição da Polícia Militar.

Eu só vim aqui para dizer uma coisa, senhoras e senhores, vocês, família da Polícia Militar, comandada por nosso Coronel Camilo, tem e dão a todos nós, cidadãos paulistas, a honra e o orgulho de poder ter uma Instituição como a Polícia Militar. De ter a Instituição e atividade que vocês desempenham, de construir para o povo paulista cada vez mais segurança, cada vez mais paz, cada vez mais confiança. É isso, Coronel Camilo, que acontece no dia a dia.

E eu quero deixar aqui a minha homenagem e os meus cumprimentos de quem viveu todos esses momentos, e que com certeza estaremos aqui sempre à disposição, para sermos parceiros daquilo que nos couber, na construção da Polícia Militar cada vez mais forte, cada vez mais apoiada por todas as instituições e por todos os segmentos do Governo do Estado e é claro, da sociedade. Parabéns pelos 180 anos, que é uma história, mas que tem, com certeza, a construção que passou pelas mãos de todos que nos deixaram, pelos que acabaram de serem homenageados e nos deixaram também na luta e na defesa do cidadão e do patrimônio. Mas também fica aqui, o meu cumprimento em particular, porque essa história passou e passa pelas mãos de cada um dos Srs. e de toda a família militar por todo esse Estado de São Paulo.

Um grande abraço, que Deus continue abençoando e protegendo essa missão, que tem sido tão especial e que é um orgulho para todos nós, povo paulista. Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Muito obrigado ao Deputado Itamar Borges. Mais um grande amigo da Polícia Militar. Quero continuar anunciando o Coronel Polícia Militar Milton Sussumu Nomura, Comandante do Policiamento Ambiental, cujo currículo é de muita competência no setor que comanda. Erik Hoelz Colla, Comandante dos Bombeiros Metropolitanos, que com tanto carinho e com tanta gentileza, me recebeu no Corpo de Bombeiros no dia em que estive lá, levando reivindicação de outras pessoas e o Comandante Geral que aqui está, o Coronel Camilo, fez o comando, cada Comandante traz a sua marca e ele vai deixar no coração, a Polícia Militar é maior que todos nós. Todos nós passamos um dia e a Polícia Militar continua cada vez mais grandiosa. A sua frase, fazer, ser. Acreditar que sempre é possível fazer mais e melhor. Ele repete isso como mantra aonde ele vai. E isso, do soldado ao Coronel, essa frase está no ouvido, colada, como se fosse uma tatuagem em cada um de nós. Acreditar que sempre é possível fazer mais e melhor. Tente. Você vai conseguir.

Quando ele fala que é necessário que cada um de nós façamos acontecer, ele está nos convidando a fazer o melhor que nós temos para oferecer à população. O mais importante da nossa Corporação é aquele que nos paga o salário, aquele que é a atividade fim, a sociedade, que é o homem, o cidadão. E quando ele diz, faça a diferença, ele quer dizer, seja você o melhor. Faça o que é possível. E para o ano que vem, o que ele deseja? Fazer sua parte, ele quer que cada soldado, cada Oficial seja feliz onde ele estiver. Essa é a intenção do Comandante Geral, que é um Comandante Geral que nós estamos terminando o ano, nessa semana estivemos juntos na União das Pensionistas, conversando com as pensionistas, recebendo a Medalha D. Hortência (ininteligível) e o fantástico é que no primeiro dia que ele assumiu, me deu o privilégio de almoçar com ele no Quartel General. E ele me dizia que queria acabar com aquilo que não atendia a pensionista e aposentado. Ele que era o ALE naquela época. Hoje é fácil defender o ALE, mas quando ele me dizia lá no QG, é tão ingrato o ALE que nós temos que lutar por ele.

Ele veio aqui na Assembleia Legislativa e, naquela mesma semana, conversou com o Presidente, mas quando eu saí do almoço do QG eu fui ao Palácio, e pude falar com Aluisio Nunes, que era o Chefe da Casa Civil, essa ideia do Comandante Geral. E ele falou, mas não é possível que o Cabo da cidade de Guarulhos ganhe mais que o Sargento da cidade de Santa Isabel. Aí fui ao Governador e falei. Quando o Comandante Geral levou a sua ideia, estava o caminho preparado.

Quando, no ano passado, o Comandante Geral falou que o posto imediato era uma tristeza para nós, não era bom, fazia 20 anos que nós não tínhamos essa regalia, o Exército, Marinha e Aeronáutica tinham, e Praça nossa tinha. E ele saiu mostrando e fui eu buscar no Coronel Godoi e fui ver quanto custava e levei ao Governador, que ele ia gastar só 50 mil, 100 mil reais por mês só, no posto imediato. Eles não acreditavam que era isso.

Nos dois últimos encontros que tivemos com o Governador, Comandante Geral, o Sr. sabe que eu o intimei. Eu sou do PTB e meu Partido chama Polícia Militar. Não tem nada de PTB. Chama Polícia Militar. E nos dois últimos encontros na Rota, eu chamei o Governador e falei que era fundamental o posto imediato. Tivemos no dia, aqui no Nove de Julho e o Governador saiu para tomar um café informal. O Governador queria tomar um café, me chamou, fui junto com o Comandante Geral. Chamei o Governador e o Comandante Geral, Comandante, Governador, o posto imediato.

Ele já tinha feito todo o trabalho. O herói é o Coronel Camilo. E eu faço essa parte política. Eu soube que o Secretário da Fazenda não estava muito favorável. E naquele momento, ele veio aqui em uma Comissão, e eu expliquei a ele as razões do posto imediato, e ele entendeu tudo quando o Comandante Geral mandou esse projeto, fez, a situação aconteceu e reparamos 20 anos de injustiça.

Graças à maneira como o Comandante Camilo, a sua maneira dedicada, mostrando trabalho, quando ele pede, eu consigo dar uma ajeitada politicamente. Nos 1314, o Coronel pediu, 1314 estavam fora dessa Lei, não foram agraciados. Semana passada, estive no Palácio, Governador (ininteligível) ele já pediu, já mandei o ofício e nós conversamos e ele disse que vai atender isso.

Então, os senhores vejam, esse ano está vindo para cá um Projeto da Previdência Complementar. O Presidente da Previdência Complementar esteve aqui na reunião de líderes e não queria ouvir falar que a Polícia Militar estava excluída disso. O Comandante Geral não queria a Polícia Militar na Previdência Complementar, onde nós, para termos um ligeiro benefício lá atrás, teríamos que pagar mais 7% ao mês.

O Comandante Geral e eu conseguimos, junto ao Governador. O projeto veio para cá e me disse o Comandante Geral agora, na frente do Presidente da Assembleia Legislativa, do jeito que está, nós aceitamos que ele seja aprovado, e vai ser aprovado do jeito que está. A Polícia Militar está fora. Ela tem um sistema de previdência só. Isso são conquistas que só como um Comandante Geral, como o Comandante Camilo, é capaz. E eu posso, com toda a alegria, dizer que eu os represento com a maior dignidade. Eu posso falar ao Governador, aos amigos, e ajudar a conseguir tudo que eles propõem.

Está inscrito para falar, o Deputado Jooji Hato. O senhor deseja falar? E o Deputado Welson deseja falar também. Então, o Deputado Jooji Hato tem a palavra. O Deputado Donisete Braga também está presente. Quero dizer aos senhores que esse ano, graças à maneira como o Comandante Camilo consegue dirigir e fazer essa parte política, a Polícia Militar conseguiu muito e nós vamos falar um pouco mais depois. Com a palavra o Deputado Jooji Hato.

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - Eu quero cumprimentar o Presidente, o Deputado Welson Gasparini. E eu não poderia me furtar de externar o meu sentimento de admiração, respeito, gratidão; e dizer que hoje, essa Casa, a maior Casa legislativa do hemisfério sul, vive um momento ímpar, um momento pela iniciativa do Coronel Edson Ferrarini, que eu aprendi a conhecê-lo, porque eu sou caçula nesta Casa. Eu fui Vereador em São Paulo durante 28 anos e estou aqui no meu primeiro mandato, aprendi a conhecer o Coronel Deputado Edson Ferrarini, na luta contra a droga, contra o crack e contra a violência. Porque o nosso país vive três problemas que são as maiores preocupações do povo Brasileiro, que é exatamente a saúde, a violência e as drogas.

Mas eu quero, aqui, cumprimentar o nosso competente e grande Comandante, Coronel Álvaro Camilo. Cumprimentando todos os Oficiais, membros da Polícia Militar, parabenizando esses 180 anos de trabalho tão profícuo, tão importante. Imaginem nós, se não tivéssemos a gloriosa Polícia Militar. Mas eu quero, diante dos meus companheiros, Major Olímpio Gomes, Carlão Pignatari, Welson Gasparini, Itamar Borges, dizer da alegria de estar somando a essa Tribuna. Quero ser o mais rápido possível, o mais breve, para não tomar o tempo dos Srs., mas só para fazer um pedido aqui. Vemos a Polícia Militar no seu trabalho de oferecer a nós segurança, muitos tombam e muitos são sacrificados. Nós tivemos vários casos e nós temos que evitar isso aí. E eu quero pedir a Polícia Militar, para fazer blitz com desarmamento a todo instante e em todos os locais. Quero pedir para intensificar essas blitz, para que tomem essas armas ilegais, armas de numeração raspada, contrabandeada, armas que matam. Nós tivemos, recentemente, um Capitão covardemente ferido pelas costas, na Avenida Politécnica em um posto de gasolina, já sem reação, e o garupa de moto atirando pelas costas desse Capitão.

Finalizando, eu quero desejar a todos um feliz natal, bom ano novo. Que vocês tenham muita saúde, para que deem ao nosso povo essa segurança, esse direito à vida, o direito que é sagrado, que é o bem maior, o direito à saúde, e de ir e vir. Parabéns à Polícia Militar, a todos os senhores que engrandecem o nosso Estado e o nosso País. Muito obrigado. Parabéns a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Obrigado, Deputado Jooji Hato, outro grande amigo da Polícia Militar. Quero cumprimentar também o Coronel Hervando Luiz Velozo, Comandante do Ceptran. Coronel Hudson Tabajara Camilli, Comandante da Escola de Educação Física. Coronel Carlos de Carvalho Júnior, Coronel Leonidas Pantaleão de Santana, Coronel Luciano Franco Morelli, o Coronel Renato Cerqueira Campos. Quero agradecer o Coronel Antonio Marin, Coronel Theseo Darcy Bueno de Toledo Júnior, meu amigo e o seu pai é que me indicou e fez com que eu aqui viesse. E eu jamais imaginei que, um dia, eu poderia estar Deputado. E eu não me esqueço da frase máxima do meu pai o dia que eu me elegi, “Filho, Deputado você está e passa. Oficial da Polícia Militar você é e será até a sua morte, filho. Defenda essa Corporação com a maior dignidade possível”.

Maria Aparecida de Carvalho Yamamoto, Chefe do Centro de Comunicação Social. Eu queria dizer também que o Coronel Camilo trouxe para a Corporação o fim da hierarquia. O fim da hierarquia da dor. Ele fez nós entendermos que a dor de um soldado, a perda do filho, é a mesma dor de um Coronel, se perder um filho é uma grande dor. E quando ele faz o café com o Comandante, trazendo as famílias e valorizando, ele procura estreitar que a hierarquia funcional existe, mas a dor precisa ser respeitada no mesmo nível. É incrível esse fato de acabar com a hierarquia da dor. E depois eu peço a ele que explique, fazer a sua parte, ser feliz e viver com parcimônia, ele quer que as pessoas vivam da melhor forma possível. Eu queria que o Deputado Welson Gasparini falasse. O senhor pediu para fazer uso da palavra. O senhor está inscrito. Então, pode vir falar, Deputado. Irmão do Coronel Gasparini, nosso colega de academia, nosso contemporâneo, hoje na reserva. Gasparini foi três vezes Prefeito de Ribeirão Preto. Com a palavra, Deputado Gasparini.

 

O SR. WELSON GASPARINI - PSDB - Deputado Coronel Ferrarini, parabéns pela iniciativa dessa homenagem. Na pessoa também do nosso Comandante, Coronel Camilo, eu quero saudar a todos aqueles que envergam essa farda gloriosa da Polícia Militar.

Eu tenho uma formação espiritual. Eu acredito que Deus dá a cada um de nós, determinado dons. Tem gente que joga o dom fora, outros sequer percebem o dom que tem e outros usam mal os dons que receberam. Eu acho que aquele que enverga o uniforme da Polícia Militar, recebeu um dom de Deus, que é muito importante. Através desse dom, ele tem as condições para fazer o bem, não ao próximo apenas, mas a milhares de pessoas em determinadas oportunidades. Seja em uma atividade ou na outra da Polícia Militar. Mas quando o Policial exerce com dignidade esse dom que recebeu de Deus, de servir ao seu próximo, ele faz um trabalho maravilhoso para a comunidade em geral.

E eu sou testemunha pela minha vida, por todos esses anos de administração pública realmente, fui três vezes Prefeito de Ribeirão Preto, e ali, o meu relacionamento com a Polícia Militar foi muito firme, porque eu via nas grandes oportunidades de auxiliar as pessoas, ali estavam o Policial Militar. E principalmente, eu acho que para envergar essa farda, o Policial Militar tem que ter quatro qualidades fundamentais, principalmente nos dias atuais. Honestidade, capacidade, idealismo e coragem. E essas atribuições eu vejo nos Policiais militares. Então, que Deus abençoe a luta de vocês. Os meus cumprimentos na pessoa do Coronel Camilo, e podem ter a certeza, no dia em que terminar a missão aqui na Terra, também há um princípio espiritual, Deus vai pedir contas dos dons que receberam e eu sei que os senhores serão aprovados. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Parabéns ao Deputado Gasparini. Coronel Camilo aqui está e mostrando que é uma pessoa humilde. Nasceu em Ferraz de Vasconcelos, seu pai, humilde, era Cabo da Polícia Militar, e hoje ele também está aqui em homenagem à Sra. Maria Neiva Nicola Camilo, a sua mãe, o seu pai que está no céu.

O Deputado Carlão Pignatari pediu para falar. É outro amigo. A palavra é sua, Deputado. A Polícia Militar, que nós aprovamos recentemente o aumento de 15% e mais 10% em agosto do ano que vem. A grande vantagem que comemoramos lá na União das Pensionistas, é que nos outros anos era sob forma de abono, esse ano não, ele foi ao padrão e nós teremos esse aumento. Poderíamos lutar por mais e mais, mas chegamos ao limite possível do Governador. Parabéns ao Coronel Camilo por essa conquista.

 

O SR. CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Gostaria de cumprimentar o Coronel Ferrarini, nosso grande amigo, Deputado e Coronel. E antes de cumprimentar a Polícia Militar, eu quero, Coronel Camilo, fazer um depoimento sobre o Major Sandro. Eu fui Prefeito de Votuporanga de 2001 a 2008. E na época, Capitão, ele comandou a Companhia da minha cidade. Um dos melhores policiais que eu conheci. Sujeito ativo, trabalhador, um Policial de rua, que resolveu quase todos os problemas que a gente tinha na nossa cidade. Quando eu cheguei aqui e vi homenagem às outras pessoas, mas agora ao Major Sandro.

Quem teve o prazer de conhecê-lo, viu a paixão e a determinação que ele tinha para ser um grande Policial. Às vezes, estourado. Às vezes, ríspido, mas que tinha um prazer enorme de dizer que ele era um Policial Militar. Ajudou-me, ajudou muito a administração da minha cidade. Era adorado pela sua tropa. Eu acho que todos nós temos que seguir muito de perto a investigação de sua morte agora. A respeito de seguro, da viúva, das suas prerrogativas. Eu acho que todos nós temos que ter um compromisso enorme, não só com o Major, mas com todas essas pessoas. O Major, para mim, era uma pessoa especial. Meu amigo da minha casa, e que quando eu estava assistindo aquilo na televisão, me deixou impressionado. Em seguida minha mulher me ligou e disse, você viu quem foi baleado? E eu falei que não. E ela disse que tinha sido o Sandro, que era o nosso Capitão. Então, eu acho que, além do respeito enorme que eu tenho por ele, nós temos que acompanhar muito de perto o que será feito do Major Sandro Moretti.

Cumprimentar a Polícia Militar pelos seus 180 anos. Em minha opinião, a melhor polícia que nós temos no Brasil. É um orgulho para todos nós, para todos os paulistas, saber que nós estamos sendo defendidos, sendo referenciados por essa grande Corporação, que é a Polícia Militar.

Só vim aqui, Coronel, além de agradecer a existência da Polícia Militar nesses 180 anos, falar desse meu bom amigo. Coronel, muito obrigado. Coronel Ferrarini, obrigado pelas palavras e eu espero que vocês continuem trabalhando, e trabalhando muito para fazer a segurança cada vez mais desse nosso Estado de São Paulo.

Um bom Natal a todos, um bom ano, e eu espero que no ano que vem nós tenhamos anos muito melhores. Muito obrigado e bom dia a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Obrigado, Deputado Carlão Pignatari, nosso amigo. E o Coronel Camilo, que é o Presidente do Conselho Nacional dos Comandantes Gerais das Polícias Militares do Brasil e dos Corpos de Bombeiros. Comandar um Estado com 42 milhões de habitantes, como é São Paulo, que todos nós trabalhamos, Coronel Camilo é o Comandante. A Espanha tem 45 milhões de habitantes. E nós somos responsáveis sob comando do Coronel. Portugal, 10 milhões de habitantes. Argentina, 30 milhões de habitantes. E nós somos responsáveis pela segurança de um país.

O Canadá tem 34 milhões de habitantes. E nós somos responsáveis. A Holanda, 16 milhões de habitantes, Polônia, 30 milhões de habitantes, e nós comandamos uma organização que é responsável por toda essa segurança. O Coronel Camilo vai fazer uso da palavra. E antes disso, eu vou até lá junto com ele. Vou levar o comando da sessão até aquela Tribuna que o senhor fará uso da palavra. A sequência do nosso protocolo diz que o senhor vai fazer uso da palavra.

Major Olímpio, sente aqui dois minutos para eu sentar lá com o Coronel Camilo, que eu vou homenageá-lo.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Olimpio Gomes.

 

* * *

 

O SR. EDSON FERRARINI - PTB - Nós vamos ouvir as palavras do Comandante Geral, Coronel Camilo. Palavra que, sem dúvida alguma, esse ano é um ano de muita alegria, porque nós fizemos tudo que foi possível e ele é o mentor de toda essa caminhada. Mas eu vou aproveitar e vou fazer a entrega de dois troféus. O primeiro troféu vai ser para esse rapaz que está aqui. Ele é o Primeiro Sargento da Polícia Militar e eu só quero dizer porque esse homem está aqui e o Comandante Geral está aqui também.

O Comandante Geral está propondo que as pessoas sejam felizes onde elas estiverem. Eu comandava o 5º Batalhão, e tinha um soldado que eu tinha que expulsá-lo, ele tinha cometido algumas coisas graves, por exemplo, ele bebia no final de semana na sua hora de folga, e chegava a beber um litro por dia na sua hora de folga. Às vezes, chegava a beber um litro e meio. E por que eu tinha que puni-lo? Porque esse homem um dia na viatura pegou um garrafão, colocou um garrafão de pinga, levava um funil, e eu comandava o 5º Batalhão na Zona Norte, onde tem as encruzilhadas todas de macumba, e ele pegava todas as pingas de macumba literalmente, como eu estou falando, e enchia o garrafão, levava para casa e bebia. Literalmente, como eu estou falando. Não é força de expressão.

E eu tinha que expulsá-lo, Coronel. Veja o que é a hierarquia da dor, eu vejo que era um homem doente. Não entendia de alcoolismo. Já tinha sido internado três vezes no nosso Hospital Militar, e naquelas três vezes, esse homem já magro, tremendo, mas ele era um excelente soldado, aquele soldado que faz os flagrantes mais difíceis, que está presente, trabalhava na época, era o Tático Móvel da noite. Não bebia em serviço, lutava para não beber, e eu tinha que expulsá-lo e o papel estava na minha mesa. Apliquei RD, ele recebeu uma punição por atraso, mas eu resolvi estudar alguma coisa por esse ser humano. Resolvi fazer alguma coisa lembrando-me do Comandante Geral.

Eu era advogado só. Eu não sabia nada e sai a estudar o problema do alcoolismo. Para ver o que eu podia fazer, eu era um espiritualista, um espírita, e pensava o que eu podia fazer por esse filho de Deus. Resolvi estudar. Ele já tremia muito. Três internações do Hospital Militar, mas eu fui ver o que eu podia fazer por ele. E eu fui em alcoólicos anônimos. Fui aqui, ali, fui vendo, estudando, conversei com ele, trouxe ele ao meu gabinete e falei com ele. A doença alcoolismo é incurável, não tem cura no mundo. Mas 10% de cada pessoa e 10 pessoas que bebem, um vai ter essa compulsão por beber, seja Coronel, Presidente. E eu comecei a caminhar, ajudando esse ser humano que tinha quatro filhos e uma esposa. Eu sabia que jogaria todos na sarjeta.

E fui continuando, continuando, e ele passou o primeiro mês sem beber. E eu continuei, fui fazendo, e ele passou o primeiro ano sem beber. Parecia impossível. E o tempo passou, e ele começa e foi, juntei mais soldados do meu batalhão e ele estava há três anos sem beber. Daí, juntei gente do CPA inteiro e comecei a fazer. E ele já estava há cinco anos sem beber. Parecia impossível. Cumpriu a sua punição, mas não o demiti.

Animei-me tanto, que fiz a faculdade de Psicologia. Fiquei cinco anos estudando o alcoolismo. E ele já estava há 15 anos sem beber. E depois o tempo foi passando, e esse homem foi se animando, e (ininteligível). Terminei a faculdade. Fui para a Europa estudar alcoolismo e drogas na Hungria, França, Inglaterra, andei o mundo.

Mas hoje o dia é especial por uma razão. Esse homem, que é o 1º Sargento Heraldo Serpa, família de Policiais Militares. Hoje, ele completa, aqui, sem uma gota de álcool na boca, 40 anos. Eu queria que vocês aplaudissem esse homem e vou pedir ao Comandante Geral, para entregar o seu troféu. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do troféu.

 

* * *

 

O SR. EDSON FERRARINI - PTB - E aqui começou uma caminhada e depois hoje, já são centenas e milhares de pessoas que passaram pelas minhas mãos e eu pude ajudar. Hoje, quantos netos você tem?

 

O SR. HERALDO SERPA - São 13 netos, e quatro bisnetos, e vai nascer mais um agora. O meu neto mais velho está com 29 anos.

 

O SR. EDSON FERRARINI - PTB - Como foi essa caminhada para você não beber esse primeiro gole?

 

O SR. HERALDO SERPA - Foi muito difícil, mas não foi impossível, porque eu sabia que eu ia perder a coisa que eu mais amava, que era nossa Polícia Militar. (Palmas.)

Eu já fui baleado socorrendo uma senhora, mas estava firme no policiamento, porque eu sempre fui polícia de rua. Ela foi baleada, pensei que eram dois bandidos, eu sempre fui atirado e sempre fui linha de frente. Está no sangue. Eu fui baleado e consegui sobreviver. E agradeço tanto ao senhor, Coronel, porque ele tem um coração tão grande, ele é humanista, ele me salvou da sarjeta e da morte. Porque o bêbado perde tudo na vida, perde a vergonha, perde a moral. É uma coisa horrorosa.

 

O SR. EDSON FERRARINI - PTB - Parabéns para você. O herói é você. Então, para ver que é possível, estendendo a mão. Uma conversa só, às vezes você evita a separação de um casal, evita um suicídio. É isso que o Comandante Geral está dizendo. Não existe hierarquia na dor. E a gente pode fazer cada vez mais. Coronel, eu queria também agradecer ao Sr.. Eu sou da Reserva da Polícia Militar, então, pelo orgulho que eu tenho de tê-lo como Comandante, pelo orgulho que eu tenho de tê-lo fazendo tudo que o Sr. conseguiu, vamos estar o ano que vem, juntos, fazendo muito mais, comemorando muito mais coisas com a Polícia Militar. Mas por tudo que o Sr. fez pela Polícia Militar, pelo seu magnífico comando, eu queria que o Sr. recebesse, como Honra ao Mérito, esse troféu. Para atestar o quanto o Sr. nos fez de bem. Parabéns. A Tribuna é sua. (Palmas.)

 

O SR. ÁLVARO BATISTA CAMILO - Esse troféu não é meu. Esse troféu é de todos os Srs. e Sras. que integram a nossa Polícia Militar.

Gostaria de iniciar, saudando e parabenizando o nosso Presidente, Deputado Edson Ferrarini, nosso Coronel, Comandante, nosso instrutor e um exemplo de vida, não só dentro da Polícia Militar, mas na vida pública. Obrigado, Deputado, por essa grande homenagem à nossa Polícia Militar de São Paulo.

Saudar o nosso Deputado, que abriu essa Sessão e nos ajudou com grandes conquistas, o Deputado Barros Munhoz, aos demais Deputados, Deputado Itamar Borges, Olímpio Gomes, Jooji Hato, Welson Gasparini, Carlão Pignatari e todos aqueles Deputados integrantes dessa Casa de Leis. Se nós tivemos boas conquistas, foi porque eles nos ajudaram aqui, na aprovação dos Projetos de Comando.

Quero saudar também, o Coronel Danilo Antão Fernandes, meu fiel escudeiro e que me ajuda nessa missão de comandar essa fantástica Instituição. E na sua pessoa, cumprimentar todos os nossos Subcomandantes, Coronéis, Oficiais, Praças, Guardas Civis, que labutam junto com a Polícia Militar.

Saudar também o nosso Deputado André do Prado. Muito obrigado pela presença e pelo prestígio. Saudar o nosso Coronel Coordenador Operacional Wagner Cesar Gomes de Oliveira Tavares Pinto, nossa grande ajuda no Estado Maior, na parte operacional.

Saudar a todos os presentes aqui, a vocês que estão aqui prestigiando esses 180 anos da nossa Polícia Militar. Vocês que estão ajudando a fazer melhor pelo povo de São Paulo. Lembrando sempre que o nosso compromisso, e eu deixo registrado de público, é com o cidadão, com o povo de São Paulo. O nosso espírito é sempre nobre, por isso que nós estamos conseguindo fazer esse trabalho, porque nós estamos sempre pensando no cidadão.

E agora no final do ano, são 180 anos de existência, e o momento agora é de prestação de contas. E de agradecimento. E é nesse tom que nós vamos levar nossa palavra hoje. Primeiramente, agradecendo ao Deputado Edson Ferrarini, mais uma vez, por essa oportunidade, até de mostrar à Polícia Militar e aos nossos policiais militares, a todos que vão acompanhar esse vídeo, como é a nossa polícia militar e a nossa dedicação desses homens e mulheres.

Continuamos sempre trabalhando nos três princípios que a polícia definiu. Respeito incondicional aos direitos humanos. Respeito às pessoas. Trabalhar com as melhores práticas de gestão, sempre com a busca da excelência pela qualidade. E trabalhar junto com o nosso cidadão, dentro da polícia comunitária. Por isso que o nosso ano foi bom, por isso os nossos Policiais conseguiram fazer melhor e sempre agregar o valor ao que está sendo feito pelo cidadão. Nós trabalhamos sempre de maneira estratégica, com planejamento. E o nosso planejamento estratégico está alinhado ao Plano Plurianual de Governo, e cada Comandante que entra aqui, estabelece o seu Plano de Comando. Foi assim que nós fizemos quando assumimos, e a equipe do Alto Comando, nesse ano, revalidou os objetivos de comando. Então, eu vou falar um pouquinho de cada objetivo que se conseguiu nesse período. Primeiro objetivo nosso, era transmitir sensação de segurança. E o que fez a polícia nesses dois anos e meio de comando, para continuar fazendo o que os nossos anteriores já fizeram? O que todos os Comandantes que por aqui passaram, colocaram um tijolinho, e então nós vamos continuando. O que foi feito especificamente nesse ano de 2011?

Nós colocamos mais a Polícia Militar na rua. Colocamos a Rota, Força Tática, policiamento Rádio Patrulha, Rocam integrado, trânsito comunitário, todos sempre trabalhando pelo cidadão, mas na rua.

Mais nas áreas mais carentes, ou seja, policiamos indistintamente o Estado de São Paulo. E isso deu muito resultado, essa distribuição inteligente, as grandes ações feitas pela polícia que todos os Srs. ajudaram a fazer. A Operação Direção Segura, que nós fazemos, não só nos finais de semana, mas todos os dias. A Operação Saque Seguro, contra saidinha de Banco. A Operação Pontual, a Impacto, aquelas operações de bloqueio diárias, desenvolvidas no Estado todo.

Tudo isso fez com a que polícia melhorasse esse ano, e tivesse mais visibilidade. Melhorasse a sensação de segurança. Também continuamos aumentando e expandindo a atividade delegada. Nós estamos em uma época de compras. Hoje, as famílias, cidadãos de São Paulo, podem ir aos principais centros de compras de São Paulo sem nenhum problema. Ou seja, aumentamos a atividade delegada, que no começo do ano era em torno de quatro mil Policiais. Hoje são nove mil Policiais que fazem atividade delegada. Não todos ao mesmo tempo, uma média diária de quatro a cinco mil Policiais nas 31 Subprefeituras. Tudo isso também trouxe mais sensação de segurança para o nosso cidadão. Onde se plantou a atividade delegada, tivemos uma melhoria de 60% a 80% da criminalidade, além da área de licenciamento de segurança.

Colocamos também a disposição da população de São Paulo, seis mil e 100 Policiais, soldados prontos. Seis mil e 100. Dois mil e 300 em março e dois mil e 100 agora em outubro, e no próximo dia 20, 1660 Policiais serão entregues ao povo de São Paulo. Além disso, quatro mil e 100 temporários. É mais de 10 mil pessoas formadas e colocadas à disposição da população de São Paulo. Na parte de viaturas, foram adquiridas agora nesse ano, duas mil e 100 viaturas. 200 bases comunitárias com viaturas. Só para ter uma ideia do avanço, nós tínhamos 264 em todo o Estado, compramos mais 200 e estamos aditando nesse projeto para mais 50 bases. Vai aumentar o policiamento comunitário em todo o Estado.

É uma estrutura grande a disposição do cidadão no Estado de São Paulo, 100 mil homens e mulheres, 23 helicópteros, seis aviões, 16 mil viaturas, tudo isso tem melhorado a sensação de segurança. O segundo objetivo é manter o controle da criminalidade. E aqui vai o meu agradecimento a todos vocês. Todos os Comandantes, todos os Policiais, porque continuamos com 12 anos de queda dos homicídios dolosos, 4,2% de queda acumulada nesse ano. Continuamos com uma taxa inferior aos 10 por 100 mil habitantes. Ou seja, 9,82 considerada não epidêmica pela Organização Mundial de Saúde.

Então, continuamos fazendo bem pelo povo de São Paulo, graças ao empenho de todos. Principalmente daquele soldado que está lá na Rádio Patrulha, aquele patrulheiro da Força Tática, da Rádio Patrulha, da Rocam, do Integrado, do Trânsito Comunitário. São 32 milhões de intervenções por ano. Cada contato com o cidadão é uma intervenção, 150 mil ligações por dia no 190, 15 mil vezes uma viatura vai atender o cidadão por dia. E por dia os números impressionam. São 25 mil abordagens por dia no Estado de São Paulo. São presos em flagrante 240 adultos. E, infelizmente, vai aqui um recado para a nossa sociedade, mais de 110 adolescentes são apreendidos por dia no Estado de São Paulo. Então, mais de 350 pessoas são presas entre adultos e crianças por dia no Estado. Por dia são 40 armas tiradas de circulação, 110 quilos de drogas tiradas por dia.

É o trabalho incansável da nossa Polícia Militar, trabalho desenvolvido com dedicação dos Policiais Militares. Contra o crime organizado era o terceiro objetivo o enfrentamento do crime organizado. Usamos as tropas especiais nessa missão. Sempre apoiados pelo policiamento de área, o GOE, a Força Tática, mas usamos o policiamento de área, o policiamento de choque, Gate, e fizemos nesse ano 450 prisões, trabalhando em conjunto com o Gaerco, Polícia Civil, Polícia Federal, prisões de integrantes de facções criminosas. Definimos que esse era um objetivo que não poderia deixar passar e combater de frente o crime organizado. De 30 toneladas de drogas apreendidas por ano, seis toneladas foram só envolvendo facções. Mesma coisa em relação às armas. Mais de 13 mil armas tiradas de circulação ao ano. Cerca de 100 a 150 foram armas de grosso calibre retiradas do crime organizado.

Então, tudo isso fez com que a gente também tivesse avanço nesse objetivo. O outro foi a gestão, trabalhar na gestão. Incentivar internamente as certificações e prêmios para melhorar os atendimentos e a qualidade de serviço ao nosso cidadão de São Paulo. Então, foram prêmios aqui, 16 prêmios paulistas de qualidade para as instituições. Figuramos ao lado de grandes empresas do mercado e de mais duas instituições públicas. Nós tivemos lá, várias instituições militares reconhecidas e isso é um grande trabalho de qualidade da nossa polícia. No Prêmio da Polícia Militar de Qualidade, 29 ganhadores, dos mais de 80 que participaram. Então, é muito importante o trabalho e a qualidade desenvolvida na Polícia Militar. Mais três re-certificações do ISO 9000, as nossas três escolas de formação. E no ISO 9000, destaco pela primeira vez, talvez em muitos locais do mundo isso talvez não tenha ainda, certificações ISO 9000 para área operacional. Tivemos certificações no ISO 9000 no sistema 190. Certificações ISO 9000 no Plano de Policiamento Inteligente, a forma que a polícia planeja e faz o seu trabalho.

Formamos esse ano 850 novos Tecnólogos, que são os Sargentos da Polícia Militar. Formamos também agora no dia nove, 146 Bacharéis em Ciências Policiais. São 146 aspirantes colocados a disposição da população. Também formamos no dia nove, 39 Doutores em Polícia. Os nossos Tenentes Coronéis e Majores que fizeram curso superior de Polícia, e mais 68 Mestres em Ciências Policiais, são os Capitães que se habilitaram não só a promoção, mas também estão trabalhando com o aprimoramento da Instituição. Nesses últimos casos, cada um desenvolveu um trabalho, cada um fez uma monografia, uma tese, sempre para melhorar a Polícia Militar, e fazer um serviço de melhor qualidade a população.

Além disso, se trabalhou muito forte na tecnologia. E tecnologia é o braço da Polícia. Tecnologia é o que está movendo a Polícia e fazendo que nós (ininteligível) onde a Polícia precisa. Brincamos muito que se a Polícia não estiver na sua rua, ela vai estar na rua de trás. Aconteceu um fato, a Polícia tem a pronta resposta. Aconteceu um crime e logo em seguida a Polícia acompanha, prende, encarcera os infratores da Lei. Isso porque está distribuído de forma muito inteligente, está usando de forma inteligente, sabe quais são os criminosos que atuam e moram naquela região. Então, foi integrado o sistema Copom on line com o sistema Fotocrim, a base fotográfica criminal. Então, nosso Policial da rua está muito bem informado.

Para que essa informação chegue a ele, nós colocamos, esse ano, mais de nove mil tablets a disposição dos nossos Policiais. Toda viatura de São Paulo, da capital, estão com o tablet, é um computador de bordo que ele pode consultar pessoas, CPF, placas, situação criminal de um infrator. Então, isso facilita o trabalho. É por esse tablet que ele pode se orientar para chegar ao local de uma ocorrência. É por esse tablet também que ele comunica a Prefeitura, problemas da cidade que podem causar reflexos na segurança. Comunica-se pelo tablet hoje, on line, automaticamente para a Prefeitura, uma caçamba mal colocada, um buraco na avenida que pode dar problemas, uma falta de iluminação, um muro quebrado perto de uma escola, onde eu posso ter comércio de drogas, problemas de segurança. Tudo isso através dos tablets que estão nas viaturas. Esse é um investimento fantástico do Governo. O tablet está chegando agora, terminando de ser implantado na região de Araçatuba. Todo o nosso litoral norte e a Baixada Santista também já está com tablet e até o final de fevereiro, teremos tablets em todas as viaturas da área operacional. Além dos tablets servirem para essa finalidade, de ajudar o Policial, também serve para nós, gestores de polícia. O tablet identifica onde a viatura está. Qual viatura que está mais próxima daquela ocorrência. E isso faz com que nós cheguemos mais facilmente e mais rápido. Por isso a pronta resposta Policial.

Além disso, são mais de cinco mil AVLs, localizadores de bolso. Parece um celular, para as patrulhas de moto, para as patrulhas a pé, a cavalo. Eu vejo no mapa onde estão essas patrulhas. Distribuo melhor essas patrulhas, e isso faz com que a pronta resposta seja boa e protege o Policial. Esse aparelho, se o Policial toma um impacto muito violento, um tiro, um tombo, cair da moto ou do cavalo, acusa que ele está em situação de pânico, e a gente pode mandar uma viatura para auxiliá-lo com melhor rapidez.

Estamos trabalhando agora no LTE, Long Term Evolution, a nova tecnologia que seria o 4G, transmitir imagens para viatura on line. A viatura vai indo para uma ocorrência e o olho de água pode pegar essa imagem, transmitir ao Copom, e o Copom vai para a viatura. A viatura vai para o local sabendo o que vai enfrentar. Isso vai proteger ainda mais o Policial. O inverso também é verdadeiro. As câmeras que vamos instalar nas viaturas trarão imagens para o Copom. Nós vamos visualizar o que o Policial está enfrentando e ao mesmo tempo estaremos ajudando ele, dando apoio.

Tudo isso é a tecnologia a serviço do nosso cidadão de São Paulo, aliado ao que já temos de vídeo-monitoramento do olho de águia que nós estamos aperfeiçoando, tudo isso vai melhorar ainda mais a gestão de polícia.

Como falamos do mestrado e doutorado, a capacitação também faz parte da gestão. Estamos melhorando os nossos Policiais, estamos treinando cada vez melhor, estamos formando cada vez melhor. Todos os nossos cursos, desde 2009, são de nível superior e estamos aprimorando mais isso ainda.

Outra coisa que precisamos falar na área de gestão, estamos trabalhando na prevenção primária. O (ininteligível) que a gente acabou de falar, é a prevenção primária. Não é competência originária da polícia, mas sabemos que se não agirmos no começo, teremos de enfrentar o problema no futuro. Por isso, desenvolvemos também bastante o Proerd, Programa de Resistência as Drogas e Violência. Mais de seis milhões de crianças foram treinadas. Por isso, implantamos o sistema com o auxílio da Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, o JBA, Jovens Brasileiros em Ação. Quase um milhão de jovens dando continuidade ao Proerd, trabalhando junto com a Polícia para a segurança de São Paulo.

Por isso nós incentivamos bastante os Consegs, os Conselhos de Segurança. Para dar continuidade a esse trabalho de interação de Polícia Comunitária. Tudo isso foi feito para melhorar ainda mais a nossa gestão. No âmbito da depuração interna, que era o último objetivo, eu deixei de propósito a valorização para o final. A depuração, fizemos bastante esse ano. Excluímos das fileiras da Instituição, aqueles que não merecem estar aqui. Não porque nós gostamos de fazer isso, mas em respeito a todos vocês, em respeito aos 100 mil homens e mulheres que são honestos, como falou o nosso Deputado. Que são corajosos, como falou o nosso Deputado. Que tem a dedicação como missão, por isso que nós temos uma corregedoria forte, por isso a depuração interna é um objetivo de comando para melhorar ainda mais a qualidade dos nossos Policiais. Para que a gente tenha a certeza de que quando a gente perdeu o Sandro em uma ocorrência, não foi em vão. Que todos os demais estão fazendo um bom trabalho. Então, somos fortes até cortarem na carne, se necessário. Isso é importante que seja feito, para que a gente mantenha a qualidade dessa fantástica Instituição que faz 180 anos.

E por último, na valorização do nosso Policial Militar. Aí nós tivemos um ano de grandes conquistas. Eu já começo agradecendo a todos da nossa equipe, a todos os Policiais que fundamentaram essas conquistas com um grande trabalho. Então, nós tivemos esse ano à correção da insalubridade, com o apoio inclusive da Associação de Cabos e Soldados. Todos os nossos Policiais passaram a ter um ganho a mais da insalubridade, que estava congelado. Nós tivemos um pedido atendido do Comando da Instituição, de aumento da Diária Alimentação. Passou de dois para 20 reais, é um aumento de 900% na Diária Alimentação do Policial. Reconhecendo o bom trabalho do Policial.

Tivemos um aumento votado, e aqui na pessoa do nosso Deputado Ferrarini, do nosso Presidente Deputado Barros Munhoz, um agradecimento a todos os nossos Deputados que foram sensíveis a esse projeto, 15% de aumento no padrão aos nossos Policiais militares, 11% para o ano que vem. Só para ter uma ideia, foi um impacto muito grande. É o reconhecimento do nosso Governador Geraldo Alckmin ao Policial militar. Porque o impacto financeiro é grande. Não somos apenas 100 mil homens e mulheres na ativa. Somos 180 mil da família Policial Militar. Somos 100 mil homens na ativa, somos 43 mil veteranos e somos 39 mil pensionistas. Isso é uma família de mais de 180 mil.

Então, vai o nosso reconhecimento ao nosso Governador Geraldo Alckmin pela sensibilidade de já, no seu primeiro ano, fazer o reconhecimento. Tivemos também mais dois projetos importantes para a Polícia aqui, já citados pelo Deputado Edson Ferrarini. Posto Imediato, um resgate histórico aos nossos gestores Oficiais de Polícia. Depois de 20 anos retorna o posto imediato. A diferença salarial nem é tão importante, mas é um resgate de chegar ao último posto da Instituição e sair reconhecido pelo bom trabalho feito no tempo da ativa. É o nosso veterano que precisa ser reconhecido. E como falou o nosso Deputado, já apresentamos o projeto Oficialmente à Secretaria de Segurança, de pegar aqueles Policiais, Oficiais que ficaram em uma faixa sem serem atendidos pelo projeto que estão na inatividade. E vamos contar, certamente, com a nossa Assembleia Legislativa nesse apoio.

A inovação da preterição. Também os nossos Deputados, ajudaram a aprovar a preterição. Melhorou o fluxo de carreira da Instituição. (ininteligível) dar oportunidade, visão ou esperança para aqueles novos Policiais que saem da academia agora. Já estávamos chegando a ter Majores com 30 anos de serviço, quando a média normalmente era 22, 23 anos. Então, esse projeto de preterição daqui a cinco anos, no máximo, terá retornado a situação anterior, as promoções sendo mais céleres, o fluxo de carreira acontecendo. Também foi aqui com os nossos Deputados.

Trabalhamos também com o nosso veterano. E aqui vai um reconhecimento especial aos nossos veteranos. Nos 180 anos da Polícia Militar, vocês que estão em casa, que fizeram acontecer na Polícia, são responsáveis por tudo que está acontecendo agora. Então, nós tiramos o termo ‘reformado’ e ‘reserva’ das nossas identidades funcionais. Para respeitar o nosso Sargento. Ele não é um Sargento reformado, ele continua sendo Sargento da Polícia Militar. A mesma coisa o nosso Oficial. Isso é reconhecimento ao que eles fizeram por quando aqui passaram.

Criamos as centrais de atendimento e algumas unidades, muito sabiamente, criaram espaços para o veterano dentro do quartel. Espaço de convivência para o veterano. Para ele se confraternizar quando frequenta os quartéis. Isso foi um espaço muito grande de reconhecimento aos veteranos. Também com o apoio dessa Casa de Leis, fizemos os quadros, respeitando e evitando a diferença que existia para a mulher Policial. Então, mais uma vez e até com a sensibilidade do Governador, tivemos a unificação dos quadros. Tivemos também como política de pessoal o acionamento da RPT.

Então, quando se forma uma turma nova, primeiro acionamos a RPT e depois completamos os quadros. Essa relação de prioridade de transferência esse ano, atendeu seis mil Policiais. São seis mil homens e mulheres que chegaram mais próximos das suas famílias. Então, esse é um reconhecimento do comando a esses policiais. Também com o apoio desta Assembleia Legislativa, nós tivemos o resgate de 10 policiais perdidos no tempo com relação ao salário. Eram 10 Policiais, sete inativos e três na ativa que não fizeram a opção pela Lei 731 e há mais de 17 anos, enquanto um soldado recebia dois mil e 400 reais, eles recebiam 600. O Sargento recebia 900. Estavam perdidos no tempo. Então, isso foi um resgate histórico para a Polícia Militar de São Paulo.

Incrementamos e assinamos esse ano mais de 10 parcerias de estudo com universidades, faculdades, cursos de línguas, para que o nosso Policial Militar estude, para que ele cresça. Para que ele faça cada vez melhor, ele precisa estar cada vez mais capacitado. São mais de 22 parcerias a disposição do Policial. Com bolsas de 10, 20 e até 100%. Continuamos com o trabalho de valorização, no café da manhã, citado pelo Coronel Ferrarini, trazendo o Policial até o comando, sentando, Comandante geral, soldado e sua família, para agradecer o trabalho feito. Então, isso é um trabalho de valorização interna muito forte, porque não adiantava nada aquela tecnologia que a gente tem, aquela parafernália de viaturas, aquele grande contingente se não estiverem valorizados e motivados. Então, continuamos fazendo as audiências públicas, mais de 20 esse ano pelo Estado, ouvindo nosso Policial. Tudo isso para valorizar o nosso Policial Militar, para que ele trabalhe melhor, para que ele faça mais e melhor, para que ele continue fazendo a diferença na segurança em São Paulo.

Tudo isso, então, é um trabalho de valorização forte, que continua o ano que vem, como o nosso Deputado falou. Esse ano de 2012, a ideia é trabalhar mais ainda no homem. Mais reconhecimento. Pretendemos trabalhar no seguro do Policial, com uma valorização do seguro. Trabalhar, também, para que, em determinados momentos, ele não perca o ALE quando sofra determinados acidentes, são coisas que estaremos fazendo. Esses inativos que vamos reconhecer se tudo der certo. Tudo isso para que esse homem e essa mulher que faz acontecer, nós somos apenas facilitadores aqui, para que eles façam a diferença.

Então, vai aqui, Deputado, o meu reconhecimento. E eu começo esse reconhecimento pela minha equipe. Essa fantástica equipe de Comando, pelo Coronel Antão, que me ajuda a conduzir essa fantástica Instituição. O reconhecimento a cada Policial Militar do Estado de São Paulo, reconhecimento do Comandante Geral a cada Policial pelo que ele fez. Pelos milhares de partos que fizeram, pelos socorros, mais de 400 mil resgates efetuados pelo Estado, e aqui um agradecimento muito especial às famílias desses 16 Policiais que infelizmente nós perdemos esse ano, defendendo o cidadão de São Paulo. Culminou com esse último que nós acabamos de homenagear, o nosso Major Sandro. Mas foram 16 o ano todo, foram fora de serviço e a maioria defendendo o cidadão também, 70 Policiais militares, e uma cifra negra que muita gente não vê porque não é destaque na imprensa, nós tivemos, esse ano, 346 Policiais feridos em serviço; 346 Policiais ou com acidentes, ou baleados, ou com algum tipo de problema em atendimento ao cidadão. Então, isso aí é um número, por isso nós temos que reconhecer, de folga, foram mais 277.

Tudo isso me faz vir aqui hoje na Assembleia Legislativa, essa Casa de Leis e agradecer, agradecer ao nosso Polícia Militar, agradecer a vocês, nossos Comandante, agradecer aos nossos Deputados pela parceria com a Polícia Militar e dizer aqui do nosso orgulho de comandar essa fantástica Instituição. Agradecimento esse, que eu estendo ao nosso Governador Geraldo Alckmin, ao nosso Secretário de Segurança, que deixou que isso acontecesse. Isso tudo que a gente falou que aconteceu em 2011, não seria possível sem o apoio do nosso Governador, o nosso Secretário, também aqui, volto a afirmar o reconhecimento dessa Casa de Leis, nas pessoas do nosso Deputado Ferrarini e Deputado Barros Munhoz. Agradecer a toda Polícia Militar, aos 100 mil homens e mulheres que fazem acontecer, na pessoa do Coronel Antão. E fazem acontecer tão bem, não só internamente, que está sendo reconhecido, inclusive externamente.

Nós fomos citados recentemente no relatório da ONU, por duas vezes São Paulo foi citado no relatório da ONU, como exemplo de sucesso no combate a criminalidade. Recentemente, na Unicef, como o Estado que mais reduziu a violência contra o adolescente. Então, agradecer a todos esses. Agradecer pelo que estão fazendo, e bem feito. Agradecer como aconteceu no caso da retirada ordeira, respeitando as pessoas, que foi feito lá na USP, na retirada dos nossos alunos que estavam se manifestando, invadindo a Reitoria. Foi um trabalho da Polícia com muito respeito às pessoas. E que não teve um (ininteligível) nessa ocorrência. Sendo elogiado em toda mídia. Não na mídia comum, nas formadoras de opinião só, mas nos principais editoriais, principais jornais, principais revistas. Então, fica aqui o agradecimento do comando da Instituição a todos.

E, mais uma vez, agradeço a todos os nossos Policiais militares. Agradeço pela dedicação, pela forma como fazem acontecer no Estado de São Paulo. Agradeço por serem especiais, esses homens e essas mulheres que tenho orgulho de comandar, são pessoas especiais. Todos que estão aqui são pessoas especiais. Agradeço a todos vocês. Todos que estão aqui transmitam aos seus comandados e aos seus colegas de farda, o reconhecimento do comando da Instituição ao belo, comprometido e dedicado trabalho de cada um dos integrantes da Instituição. Levem aos seus companheiros que não puderam estar aqui, essa mensagem do Comando Geral. O orgulho que eu tenho de estar no comando dessa Instituição. É um privilegio para um Coronel estar no comando de uma Instituição tão fantástica quanto a Polícia Militar do Estado de São Paulo, completando hoje esses 180 anos.

Desejo a todos, um feliz natal. Vivam intensamente cada momento da vida de vocês, com os seus familiares e nós, Policiais militares, precisamos fazer isso, não sabemos se amanhã estaremos juntos novamente. Então, vivam intensamente. Carpe diem! Vivam intensamente com os seus familiares, com seus colegas. Comemorem, façam momentos de reflexão nesse natal, tenham uma excelente passagem de ano, boas festas. Que 2012, se tudo der certo, que seja melhor que 2011. E é desse jeito que eu me despeço de todos.

Agradecendo e dizendo mais uma vez do orgulho que eu tenho de estar aqui, e desejando muito sucesso, muita felicidade, e de coração, que todos sejam muito felizes.

Que Deus abençoe a toda nossa Polícia Militar, a todos os nossos Policiais Militares, a todas as suas famílias. Muito obrigado, do Comando Geral a todos vocês. (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Edson Ferrarini.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Nosso agradecimento ao Coronel Camilo, por essa prestação de contas ao povo de São Paulo nesse ano, e mostrando que nós fazemos a nossa parte, nós atuamos na consequência. Nós não podemos atuar naquilo que leva a criminalidade. Má distribuição de renda, paternidade irresponsável, todos esses desmandos nós não podemos atuar. Nós fazemos a nossa parte, como mostrou o Coronel Camilo nessa fantástica exposição. Nós não podemos atuar em um sistema judiciário onde um homicídio leva 60 meses para ser julgado. Exatamente cinco anos. E se um cidadão tiver um bom advogado, como é o caso do Jornalista Pimenta Neves, leva 13 anos para cumprir uma pena depois de confessar que matou uma mulher pelas costas. Nós não podemos atuar pelas costas, nós não podemos mexer naquilo que se o cidadão pegar um automóvel agora e assaltar 10 postos de gasolina, o seu advogado vai transformar aquilo em um crime continuado e ele vai pagar responder por 1/3.

Nós não podemos atuar na Lei que foi alterada, assinada recentemente pela Presidente e essa Lei que não se faz mais flagrante, com pena até quatro anos, é a chamada Lei da Impunidade. Impunidade nos meios jurídicos. Nós não podemos atuar em todas essas circunstâncias, e nós já prendemos a mesma pessoa 10, 20, 30 vezes. Mas nós fazemos a nossa parte, e fazemos com galhardia, determinação e muito talento até. Nós não podemos influir no sistema penitenciário que aí está. Hoje, São Paulo tem em torno de 179, 180 mil presos. E desses 180 mil presos, conseguiram se organizar dentro das cadeias e 70% dos presos que cumprem a pena, voltam para a rua. E se entraram lá no primário do crime, agora saem na universidade do crime. E fica difícil para nós, os prendermos com uma rosa na mão e dizer a eles, não faça mais crimes, não mate mais os outros. É muito difícil. Ele entrou no primário e agora ele sai com metralhadora. Nós fazemos a nossa parte. É a maior, a mais pujante e a mais competente Corporação do Brasil.

Por isso, nós temos orgulho dessa farda. E quando os senhores forem para a Reserva, como eu, usarão como segunda pele. Eu uso essa farda todos os dias na minha alma. É assim a nossa Corporação. É assim a Polícia Militar. É assim a Corporação que o senhor comanda, Coronel Camilo. Eu sei que o senhor tem o mesmo orgulho que o senhor nos passou, e cada um de nós tem. Mas todos nós estamos felizes com o seu comando. Quando o senhor encerrou nessa prestação de contas e falou exatamente de tudo que foi feito, de tudo que nós conseguimos fazer. Unificação dos quadros masculino e feminino, foi uma grande iniciativa. Mulher pode ser Comandante Geral, a Diária Alimentação aumentou 900%, a correção da insalubridade passou novamente a ser calculada pelo salário mínimo. A valorização da Reserva.

Obrigado ao Deputado Luiz Cláudio Marcolino, que também veio abrilhantar a nossa solenidade. Então, por tudo isso, nós ficamos felizes em pertencer a essa Corporação fantástica, cujos 16 irmãos nossos estão no céu. Perderam a vida como nós juramos, por defender alguém que ele nem sabe o nome, por alguém que ele nem sabe quem é. É assim a nossa Corporação. Falem tudo, o nosso serviço é o mais desburocratizado. Passou a viatura, o cidadão estendeu a mão e está o Policial cara a cara com a ocorrência e ele não se nega. Ele está preparado. Do soldado ao Coronel, que orgulho de pertencer a essa Corporação.

Agradecendo muito, 2º Tenente Músico Davi Serino da Cruz, a essa Banda fantástica que tem essa Corporação. Espero que o ano que vem estejamos comemorando grandes realizações. Talvez os 25 anos da Policial Feminina, sua aposentadoria. Talvez outras coisas muito importantes, estaremos comemorando aqui também.

Esgotado o objeto da presente sessão, agradecendo aos funcionários e todos que colaboraram, e lhes desejando feliz Natal, um ano cheio de saúde. Está encerrada a sessão. Peço à Banda que, para nos alegrar, toque a Canção da Polícia Militar.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e 22 minutos.

 

* * *