1

 

21 DE NOVEMBRO DE 2005

062ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO “DIA DO RADIO AMADOR”

 

Presidência: PASCHOAL THOMEU

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 21/11/2005 - Sessão 62ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: PASCHOAL THOMEU

 

COMEMORAÇÃO DO DIA DO RADIOAMADOR

001 - PASCHOAL THOMEU

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o Dia do Radioamador. Convida todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional.

 

002 - D'ORSSAY LUIZE

Presidente do Conselho da Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão - Labre, fala do privilégio de ser um radioamador, que desempenha importantes funções na comunidade.

 

003 - JOSÉ NATAL DOS SANTOS

Presidente da Labre-SP, agradece a todos que colaboram com o radioamadorismo brasileiro. Aborda algumas diretrizes que adotou em sua gestão à frente da instituição.

 

004 - EVERALDO GOMES FERREIRA

Gerente Estadual da Anatel, fala do trabalho em parceria desenvolvido pela agência e os radioamadores.

 

005 - Presidente PASCHOAL THOMEU

Exalta o papel do radioamadorismo, principalmente na ocorrência de calamidades públicas. Recorda figuras ilustres brasileiras que foram radioamadores.

 

006 - BERNARDO LEVINO DOS SANTOS

Presidente de Honra da Labre, conduz a entrega de comendas e diplomas.

 

007 - Presidente PASCHOAL THOMEU

Agradece todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PASCHOAL THOMEU - PTB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PASCHOAL THOMEU - PTB - Bom dia a todos. É para mim uma grande alegria e felicidade estar aqui com os senhores. Convidamos para compor a Mesa o Dr. D´Orssay Luize, Presidente do Conselho da Labre - Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão; Professor José Natal dos Santos, Presidente da Labre; engenheiro Bernardo Levino dos Santos, Presidente de Honra da Labre; Dr. Everaldo Gomes Ferreira, Gerente Estadual da Anatel. Sejam todos bem-vindos.

Srs.Deputados, senhoras e senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Rodrigo Garcia, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar do Dia do Radioamador.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Maestro, Tenente Músico PM David da Cruz.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PASCHOAL THOMEU - PTB - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, na pessoa do Maestro, Tenente Músico PM David da Cruz.

Tem a palavra o Dr. D´Orssay Luize, Presidente do Conselho da Labre-São Paulo.

 

O SR. D´ORSSAY LUIZE - Em primeiro lugar, quero agradecer a presença de todos os senhores, que, com alguma dificuldade, talvez em função do trânsito ou dos compromissos, conseguiram chegar a esta Assembléia.

Quero saudar o nobre Deputado Paschoal Thomeu, que está presidindo nossos trabalhos nesta manhã, e dizer a ele que gostaria de fazer chegar ao Presidente desta Casa, Deputado Rodrigo Garcia, nossos melhores agradecimentos por conceder o direito de estarmos aqui hoje.

Quero saudar a presença do nosso digníssimo Presidente da Labre-SP, nosso companheiro José Natal dos Santos, PY2NS, dando apoio a todos nós radioamadores. Quero cumprimentar também o nosso digníssimo Presidente de Honra da Labre-SP, nosso companheiro Bernardo Levino dos Santos, PY2BLE, que se esforçou muito para estarmos presentes, para não deixar passar em branco esse dia maravilhoso para todos nós, radioamadores, que temos a comemoração oficial no dia cinco de novembro de cada ano. Quero cumprimentar todas as radioamadoras presentes, todos os radioamadores, senhoras, senhores e convidados.

Um dia ouvi do Manoel, da Fazenda Itapema, a seguinte frase: “Radioamador é um ser privilegiado de Deus.” Perguntei por quê.

Existem algumas atividades que o homem assume no decorrer da vida não tão importantes, como fazer parte do radioamadorismo. É um privilégio o homem dar o prosseguimento àquilo que se chama comunicação, tão necessária ao ser humano. Desde a época das cavernas os homens primitivos tinham necessidade de se comunicar. O próprio indígena, de um pau oco fez um som do qual nos utilizamos até hoje, o CM, o Código Morse. Com sua batida, em vários tons, pronunciava para a região toda da tribo e vizinhanças o espetáculo que queria patrocinar. Quando não, a comunicação pela fumaça. Nos dias atuais, em pleno século XXI, ela anuncia a eleição do Papa. A necessidade premente de todos nós que não conseguimos viver isoladamente é, sem dúvida nenhuma, a comunicação.

Sinto-me honrado, orgulhoso de fazer parte da nossa entidade chamada Liga de Amadores Brasileiros. Ela se tornou praticamente mundial. Temos os nossos regimentos internos e realmente a eles devemos obediência, para que possamos subsistir como seres privilegiados que usam essas comunicações, desde a mais simples até a mais necessária, quando somos chamados, pelo nosso comportamento ético, a servir a nossa comunidade. Quantos e quantos eventos radioamadores não se desdobraram para salvar o próximo.

Teríamos muito tempo para relatar vários acontecimentos. Infelizmente nosso digníssimo presidente da Labre nacional, prezado companheiro Gustavo Faria Franco, não pôde estar aqui hoje, por motivo de força maior. No encerramento das atividades pediria também a ele uma salva de palmas, assim como a todos aqueles radioamadores da velha-guarda que passaram para o oriente eterno e que nos fizeram chegar aonde estamos nas comunicações.

A evolução foi muito grande, demasiadamente grande. A tecnologia avançou tremendamente, mas o radioamadorismo ainda tem o seu papel na comunidade, haja vista o último decreto federal que nos chama para fazermos a parceria com a defesa civil, para poder integrar a realidade dos acontecimentos nas comunidades.

Às pessoas que serão homenageadas hoje aqui quero emitir o meu fraternal abraço, o meu apreço e desejar os nossos parabéns em nome de todos os radioamadores paulistas e brasileiros.

 Desculpem-me porque fui pego de surpresa para fazer parte e não trouxe um discurso à altura dos senhores, mas fiz aquilo que o meu coração pede, como um componente da Labre-SP e na qualidade de presidente do Conselho Deliberativo para darmos continuidade à nossa administração paulista.

Pedimos desculpas a todos por ver um auditório não como deveria estar, mas devemos respeitar aqueles que não puderam estar conosco. Cumprimos, então, a nossa missão de estarmos aqui, hoje.

 Meus agradecimentos aos meus companheiros. Tenham a certeza de que vocês são seres privilegiados de Deus por comunicar e por colocar o seu coração à disposição, não só da comunidade como dos seus companheiros naquilo que for possível.

Perdoem-me, cometi um lapso aqui, mas quero corrigi-lo. Deixamos de mencionar a presença tão dignificante para nós, radioamadores, do homem mais respeitável no momento no setor de comunicações, principalmente no nosso Estado de São Paulo, a quem devemos muitas obrigações. Essa pessoa tem um caráter íntegro e tem se dedicado de corpo e alma para que os radioamadores possam estar sempre satisfeitos daquilo que pertence à sua administração. Ele nada mais é do que exatamente o nosso Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações de São Paulo - Anatel, Dr. Everaldo, a quem peço uma salva de palmas. (Palmas).

Muito obrigado, um bom dia a todos e uma boa reunião! (Palmas).

 

O SR. PRESIDENTE - PASCHOAL THOMEU - PTB - Tem a palavra o Sr. José Natal dos Santos, Presidente da Labre-SP.

 

O SR. JOSÉ NATAL DOS SANTOS - Bom-dia, Deputado Paschoal Thomeu, que neste momento preside esta Sessão Solene em homenagem a todos nós, radioamadores.

Começarei minhas poucas palavras com agradecimentos, embora fique um pouco difícil falar depois do D’Orssay, mas vou tentar. Quero agradecer ao Presidente desta Casa e ao Deputado Paschoal Thomeu, que é tão nosso amigo e ligado a nós. Agradeço a presença de algumas pessoas que realmente nos honraram, como o Dr. Everaldo, a Dona Marília, que nos atura o ano todo, o tempo todo. Agradeço aos radioamadores que estão iniciando no radioamadorismo; aos funcionários desta Casa pelo carinho e pela atenção que me deram; ao meu Presidente de Honra, Sr. Levino; ao Presidente do Conselho Estadual, Sr. D’Orssay.

É bom podermos agradecer pelas coisas boas. Ter mais para agradecer do que para pedir é sempre melhor e, no momento, estou numa fase da vida em que estou tendo muito mais para agradecer do que para pedir.

Agradeço a Deus por este momento. Nesta semana, faleceu uma pessoa dentro da sede da Labre, que poderia estar aqui conosco. Deus pensou de outra maneira e teve outros planos.

Estamos aqui tendo o privilégio de viver este momento junto a pessoas tão amigas, tão queridas e, tenho certeza, que também nos querem muito bem.

Agradeço aos funcionários da Labre, que nos ajudam a tocar aquilo para frente, a atender a todos os radioamadores, aos associados, aos não-associados, aos simpatizantes do radioamadorismo. Temos de agradecer por tudo isso.

Agradeço, ainda, a todas as diretorias anteriores da Labre, que completou 70 anos no ano passado. Peguei a Labre com 70 anos. Então, temos de agradecer a todo esse pessoal que passou. Se eu for citar nomes vai ficar difícil, mas tenho de agradecer a todos porque, a trancos e barrancos, em fases boas ou ruins, entre choros e sorrisos, vitórias e derrotas, eles conseguiram segurar a Labre até agora, até 31 de dezembro de 2005, para que em janeiro ainda tivéssemos a Labre para continuar fazendo alguma coisa pelo radioamadorismo brasileiro e, especificamente, pelo radioamador do Estado de São Paulo.

Sempre primei por não criticar as diretorias anteriores, mas quero agradecer esta diretoria por ter segurado a Labre até agora, para que daqui para frente pudéssemos fazer alguma coisa.

Adotei algumas coisas que gostaria de comunicar nesta sessão solene aos radioamadores e simpatizantes e aos nossos amigos, como é o caso do Deputado Paschoal Thomeu. Assumimos a Labre com algumas coisas em mente. Primeiro: coerência. Ter muita coerência em tudo que se faz e se fala; coerência nas atitudes; coerência nas providências a serem tomadas; coerência ao ouvir as coisas e dar opiniões; coerência ao se mostrar e dizer “eu sou eu, não sou mais do que eu, nem menos do que eu, mas sou eu.” Procuro ser coerente com isso.

Tem uma frase muito antiga que costumo dizer em tom de brincadeira aos meus amigos. Como agora não estou a fim de brincar, vou falar sério.

A coerência não é sempre estarmos fazendo a mesma coisa, mas é ter humildade suficiente para mudar as idéias. Não tenho vergonha de mudar de idéia na Presidência. Às vezes, fico meio envergonhado por não ter idéias para mudar. É com esse tipo de atitude coerente que estamos tentando tocar a Labre.

Fraternidade é outra coisa que temos em mente. Aquilo é uma casa, é uma família, é uma casa onde se reúnem os pais, os filhos, os netos de radioamadores ou de não radioamadores. Estamos tentando imprimir ali um caráter de família, um caráter de unidade e fraternidade, receber as pessoas do jeito que elas são. Às vezes, não é muito do jeito que queremos, mas elas são daquele jeito e têm de ser tratadas como gente que merece respeito, que merece carinho.

Estamos tentando implantar esse tipo de coisa, mesmo com aqueles que vêm para brigar, para reclamar, recebendo-as com sorriso. As pessoas gostam de ser agradadas. Por incrível que pareça, nós gostamos, não? O Deputado Paschoal Thomeu está agradando tanta gente com esta sessão! Gostamos de ser agradados, isso é humano. E é humano implantarmos esse clima na Labre - São Paulo.

No começo, falei para alguns amigos que uma das minhas preocupações era preparar a Labre para o meu sucessor. Se tenho, além dos agradecimentos, algumas críticas a fazer à diretoria anterior, essas não quero fazer, porque não gostaria que aqueles que me vão substituir fizessem a mim. Então, preciso preparar a Labre para o meu sucessor, e preparar o meu sucessor para assumi-la, porque não sou Presidente, eu estou presidente da Labre - São Paulo.

Gostaríamos de falar também em relação à administração da Labre. Estamos falando de fraternidade e falei em unidade. Eu convoquei todos os delegados regionais do Estado de São Paulo, por convite, há 30 dias. Convoquei, depois, por telefone, há 10 dias. Eu esperava - vai aqui um pouco de protesto - mais pessoas. São 18 delegacias, com cerca de 50 subdelegacias. Gostaria que todo o pessoal viesse. Por um motivo ou outro, é claro que deve haver muita gente que se justifica plenamente. Mas depois saberei por que esse pessoal não veio, não só pela importância da coisa, que já seria suficiente, mas para demonstrar que nós existimos, que somos radioamadores e que gostamos uns dos outros, e que como radioamadores gostamos de muita gente e por isso nos comunicamos.

Como se costuma dizer em rádio, eu já falei bastante para o meu tamanho, e não sou tão grande assim. Agradeço mais uma vez a todas as pessoas que eu nomeei e algumas que porventura tenha esquecido, e colocar a Labre - São Paulo à inteira disposição do Deputado Paschoal Thomeu e do Dr. Everaldo, que se encontra conosco e que tem colaborado conosco de forma emocionante.

Não houve um ofício sequer - comunicando oficialmente a vocês, radioamadores presentes e ausentes que estão assistindo pela televisão - que eu mandasse à Anatel e que o Dr. Everaldo não respondesse. Respondeu a todos e com providências tomadas. Obrigado, Dr. Everaldo, e a Labre está à disposição também.

Obrigado por tudo e gostaria de pedir um aplauso para todos. Não quero aplausos para mim. Assim que sairmos daqui iremos à sede, a casa de todos. Teremos um churrasquinho de confraternização. Não comam nada no caminho. Obrigado por tudo. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - PASCHOAL THOMEU - PTB - Dando continuidade, gostaria de cumprimentar o Sr. Udine Verardi, o Sr. Ubirajara Peixoto, a Sra. Marília Duarte de Almeida.

Tem a palavra o Dr. Everaldo Gomes Ferreira, Gerente Estadual da Anatel.

 

O SR. EVERALDO GOMES FERREIRA - Bom-dia a todos. Exmo. Sr. Deputado Paschoal Thomeu, em nome de quem cumprimento toda a Assembléia Legislativa, nobres Deputados, nossos irmãos D’Orssay, Levino e Natal, meus irmãos e companheiros da Anatel - se merecemos algum elogio ou agradecimento é bom sempre lembrarmos que ninguém faz nada sozinho. São a esses nossos companheiros que trabalham aqui que devemos estender o agradecimento e não levarmos os louros.

D’Orssay disse que foi pego de surpresa para falar, mas é assim que falamos com emoção, coração e sem frieza. E o radioamadorismo é isso, é emoção. E é essa emoção que se estende em eventos, em catástrofes, em solidariedades que, mesmo com os tsunamis aparecendo por aí, o radioamador não caiu. Pode cair o telefone, o celular, a energia, mas o radioamador, com a sua bateria e seu radinho, manda notícia. Por isso, jamais vai ser superado.

É isso que temos de registrar. Quando alguém cai na serra, ou some um avião, uma campanha, uma solidariedade, são os nossos códigos de barra no cabelo que trabalham. É essa lição que temos de passar para os mais jovens. Não é o radioamadorismo, mas essa solidariedade que ele aproveita.

E o radioamador me traz emoções também. Eu me lembro, quando tinha oito ou nove anos,de um vizinho de onde morávamos, o Sr. Moacir, não sei o nome nem código, mas tinha aquela parafernália, fios e arames, e falava. Então meu radinho de ondas médias pegava e eu ficava ali na escuta. Até que um dia cheguei lá e vi o laboratório dele. Não me esqueci disso. Sei que depois ele se mudou para a região de Ribeirão Preto. Espero que esteja vivo e receba isso, porque esse foi o meu primeiro contato.

E chegando na época à delegacia do Ministério das Comunicações, qual era o serviço que tinha ali em destaque? Tirando a radiodifusão, que é muito mais protocolo e cartorial, era a Dona Marília lá presente com os radioamadores inscrevendo, fazendo as provas. Nessa evolução toda, este símbolo que é a Labre ressuscitou isso e organizou, lamentavelmente não 100%, porque é impossível, essa categoria que está aí prestando um serviço digno, sério e ético - a própria sociedade acaba expurgando aqueles que não conseguem cumprir seus códigos - e acaba sendo um grande parceiro da Anatel.

Temos um convênio, trabalhamos em parceria e até hoje não tivemos nenhum incidente de percurso em todas as provas, em todos os exames. Naquele papel chato de fiscal, às vezes temos que interromper um serviço e pedir a compreensão de todos, porque não queremos prejudicar ninguém, e sim ajudar a evolução e a manutenção do serviço. Alguém tem que ser o chato da história e esse chato é o fiscal. Mas o fiscal cumpre um dever e tem o seu parceiro. Mas o maior fiscal dos serviços são vocês mesmos, a quem agradecemos por tudo.

Alguns vão entender o que vou dizer: há alguns meses, iniciei um novo ciclo na minha vida através de uma outra grande família, que eu adquiri através de radioamadores. E o nosso paizão lá sabe disso e sou a ele eternamente grato. Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - PASCHOAL THOMEU - PTB - Quero agradecer às pessoas que aqui estão e vieram trazer o seu apoio à nossa homenagem ao radioamador.

Passo a ler o seguinte:

“O dia 5 de novembro é a data oficial em que se homenageia a radioamadora e o radioamador Brasileiro e esta Casa não poderia deixar de manifestar-se. Fazemos isso na data de hoje por uma questão de agenda da Casa, mas com certeza o brilho da comemoração será o mesmo.

Vejo no radioamadorismo a beleza da integração da humanidade independente de classes sociais, raça ou credo. Dai a admiração e respeito que o radioamador desperta em qualquer parte do mundo, principalmente nos momentos que a sociedade precisa da sua participação, geralmente momentos de tensão, calamidade ou outros, quando os sistemas normais de telecomunicações ficam saturados ou indisponíveis.

Como exemplos, cito o grande deslizamento de terra que isolou a região de Caraguatatuba em 1976: nessa época, em pleno crescimento das telecomunicações no Brasil, aquela região só não ficou sem comunicações graças ao papel voluntário do radioamador. Cito também as catástrofes causadas pelas enchentes em Santa Catarina, onde os danos não são maiores graças à ajuda dos radioamadores tradicionalmente capitaneados por uma radioamadora das mais conhecidas no Brasil e no mundo: Alda S. Niemayer.

É importante lembrar também o episódio de 11 de setembro de 2001 em Nova lorque, a implosão das Torres Gêmeas, quando quase todas as comunicações entraram em blecaute: digo quase todas pois uma das poucas que ficaram no ar foi a dos radioamadores, e graças a isso muitos brasileiros puderam manter comunicação internacional com seus parentes e amigos.

Não nos esqueçamos também de lembrar os trabalhos voluntários dos radioamadores junto aos órgãos de Defesa Civil nos estados e municípios; esse assunto é tão importante que o Governo Federal instituiu a Rede Nacional de Emergência de Radiomadores (Rener) atualmente em fase de ativação.

Nosso reconhecimento também aos grandes serviços de utilidade pública prestados pela tradicional Estação de Radioamador da nossa gloriosa Polícia Militar do Estado de S. Paulo que, por meio da sua estação PY2REP, comanda a Rede de Emergência Paulista de Radioamadores.

Não podemos esquecer das campanhas públicas de conscientização, vacinação e outras, cuja divulgação conta sempre com a abnegada figura do radioamador.

Personalidades ilustres adornam a história do radioamadorismo brasileiro, bem como a entidade oficialmente reconhecida para representá-lo: a Liga de Amadores Brasileiros de Radioemissão - Labre; dentre elas, permitam-me citar alguns dos que já partiram: o nosso querido Deputado Estadual Murillo Souza Reis, o Presidente da República Juscelino Kubistchek de Oliveira, o Senador Nelson Carneiro etc. São centenas para citá-los aqui.

Cumprimento todos os radioamadores pelo seu dia e simbolizo esse cumprimento na figura de um grande cientista: o Padre Roberto Landell de Moura, Patrono do Radioamadorismo Brasileiro.

Não poderia deixar de cumprimentar a radioamadora brasileira, que dá um charine e disciplina operacional nas atividades de integração e entretenimento pelo rádio: essa reverência às radioamadoras, faço-a através de uma figura ilustre, a radioamadora e professora Elza Cobra de Moraes, recentemente homenageada pela Prefeitura Municipal de Itanhaém.

Encerro cumprimentando a Labre nacional e a Labre São Paulo pelo grande trabalho voluntário que desenvolvem, aqui simbolizados pelos seus Presidentes, o engenheiro Gustavo de Faria Franco e o Dr. José Natal dos Santos.

Muito obrigado!”

Gostaria de convidar o engenheiro Bernardo Levino dos Santos para entrega das comendas e diplomas.

 

O SR. BERNARDO LEVINO DOS SANTOS - Exmo. Sr. Deputado Paschoal Thomeu, que preside esta cerimônia importantíssima para o registro dos eventos do radioamadorismo brasileiro, tenha a certeza de que seu carinho, a sua atenção para este momento não vai passar em branco, pois estará registrado para sempre nos anais da Labre; Ilmo. Sr. Everaldo Gomes Ferreira, digno gerente estadual da Anatel; meu caro e ilustre amigo também, D’Orssay Luize, Presidente do Conselho Estadual da Liga de Radioamadores do Estado de São Paulo; Dr. José Natal dos Santos, Presidente da Labre em São Paulo; Dr. Ubirajara Peixoto, que representa o Desembargador Pedro Luis Ricardo Galharde, da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo; Srs. Deputados presentes; minha saudação aos delegados regionais da Labre e a todos os membros do conselho de radioamadores; convidados e convidadas; senhoras e senhores, o radioamador desde há muito é reconhecido pelo Governo brasileiro.

Na época da Segunda Guerra Mundial, a necessidade do papel do radioamador era tão importante que ele passou a ser reconhecido, através de decreto, pelo Governo Federal como reserva das Forças Armadas. Esse reconhecimento perdurou por décadas e, recentemente, houve uma reforma, mas ficou registrada a importância do radioamadorismo, como já foi citado aqui pelo Dr. Everaldo, pelo D’Orssay e pelo Deputado Paschoal Thomeu. Essa importância prevalece até hoje. Mas, em momentos de grande comoção nacional, aí, sim, ele é chamado a prestar seus serviços.

Não poderíamos deixar de homenagear um representante da luta pela democracia, a luta prática, aquele em que milhares deram sua vida nos campos da Itália, cuja representação está se tornando cada vez mais rara, porque aqueles nossos irmãos que estiveram na Itália naquela época estão agora já cruzando a faixa dos 85, 90 anos.

Seria bom se as próximas gerações tivessem o conhecimento da nossa História, de como a nossa democracia foi consolidada, de quanto sangue foi derramado para se consolidar a democracia, de como as Forças Armadas se apresentaram ao governo constituído para defender a democracia e também para instaurar a democracia.

Semana passada tivemos a Semana da República para comemorar a implantação da democracia no país em 15 de novembro de 1889, através do nosso Marechal Deodoro da Fonseca, seguido pelo então Tenente-Coronel Benjamim Constant Botelho de Magalhães, nossos irmãos de idealismo nacional.

Assim sendo, com muita honra, quero deixar registrado o agradecimento da Labre ao expedicionário brasileiro, que aqui vai ser representado pelo nosso delegado regional de Campinas, a quem peço para entregar ao Tenente Reformado do Exército Brasileiro Expedicionário da 2ª Guerra, o radioamador Antônio Diniz da Silva, PY2NX, a quem peço uma salva de palmas. (Palmas.)

Através do Engenheiro Wanderley, nosso representante regional da Labre em Campinas e região, e do nosso irmão Tamber, representante regional na Baixada Santista e em Bertioga, cumprimento todos os delegados presentes.

Wanderley, por gentileza, queira passar às mãos do Diniz, lá em Campinas, que não pôde comparecer porque está com a saúde abalada, este diploma, que é o registro de gratidão da Labre por seus serviços prestados e pelo reconhecimento como cidadão, pois foi defender a nossa democracia na Itália.

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

O SR. WANDERLEY DE JESUS BRIGONE - Bom-dia. É uma satisfação participar desta sessão solene e conhecer o plenário.

Campinas está representada por mim e eu farei chegar às mãos do Diniz esta justa homenagem. (Palmas.)

 

O SR. BERNARDO LEVINO DOS SANTOS - O Dr. Everaldo fez referência ao papel da Anatel. Além dele está presente o Dr. Paulo Januário, o engenheiro Salete, o Dr. Adriano, enfim, uma equipe de peso.

Esse registro se reporta a um passado anterior à Anatel, o antigo Departamento Nacional de Telecomunicações, quando nos conhecemos, quando tínhamos vários desafios a enfrentar na consolidação do radioamadorismo paulista. Embora não esteja aqui representado em número, Deputado, os que aqui estão trazem a qualidade do número daqueles que não puderam comparecer.

Temos reuniões memoráveis no interior, e a Anatel sempre ao nosso lado orientando e fiscalizando, mas, acima de tudo, reconhecendo a importância e o trabalho da Liga Brasileira de Radioamadores.

Impossibilitado de reverenciar todos da equipe, uma equipe espetacular, profissionais de altíssimo nível, permita-me, Dr. Everaldo, escolher uma pessoa que pelo carinho e atenção que dá no dia-a-dia, que atende na ponta todos os radioamadores, se consagrou como alguém que tem uma gratidão muito grande dos radioamadores. Ela foi reconhecida e queremos deixar registrado esse reconhecimento através de um diploma. Trata-se da Sra. Marília Duarte de Almeida, funcionária da Anatel, a quem pedimos para que suba para receber das mãos do Dr. Everaldo este diploma. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

O SR. EVERALDO GOMES FERREIRA - Fico muito honrado de poder passar às mãos da Dra. Marília este diploma, que simboliza tudo o que foi dito. Ela é um exemplo do servidor brasileiro que se dedica às causas brasileiras. Está lá por amor. Parabéns.

 

A SRA. MARÍLIA DUARTE DE ALMEIDA - Muito obrigada. Eu é que tenho de agradecer a todos vocês pela paciência que têm para comigo. (Palmas.)

 

O SR. D’ORSSAY LUIZE - Permita-me, Presidente de Honra, permita-me Everaldo, como Presidente do Conselho Deliberativo da Labre em São Paulo, abraçar esta criatura em nome de todos os radioamadores paulistas com aquele carinho, com aquela mesma fraternidade que esta criatura sempre nos recebeu nas dependências da Anatel.

Receba o meu abraço, Marília - é de coração - em nome de todos os radioamadores.

 

O SR. BERNARDO LEVINO DOS SANTOS - Como o nosso Presidente estadual José Natal dos Santos tinha comentado, a Labre não nasceu agora. Ela completou há pouco tempo 70 anos. Muitos de vocês aí no plenário deram a sua participação para o crescimento da Labre. Nós vemos muitas cabecinhas bastante alvas e com certeza a participação de vocês redundou no crescimento da nossa Labre. Mesmo nos momentos mais difíceis, a crença de vocês, muitos remidos que estão aqui, a crença e o apoio de vocês para os diretores anteriores, e nós sentimos isso na pele, permitiram que a Labre continuasse.

E nós fazemos votos que assim seja, que continue nessa rota e que vocês possam, os mais antigos, transmitir para estes que estão chegando agora um pouco da história da Labre. Assim eles vão perceber a importância dessa entidade e ela vai ter vida mais longa.

Lembrando de todos os que já se foram, mas impossibilitado de citar todos, por intermédio de alguns nós queremos fazer uma homenagem em memória daqueles que deram muito de si para a existência e crescimento da nossa entidade. É assim que, com muita honra - e tive o grande prazer de conhecê-los - deixo registrado o nosso agradecimento e o nosso pensamento de muita paz, onde eles estão.

Com a ajuda do Deputado radioamador Murillo de Souza Reis, PY2AJN, nós pudemos em 2001 retirar o símbolo do Patrono do Radioamadorismo brasileiro, símbolo daquilo que foi o precursor da radiocomunicação no mundo, o padre Roberto Landell de Moura.

O seu busto estava guardado, embrulhado, no Museu de Arte de São Paulo - MASP. O Deputado Murillo, dentre outras grandes realizações, ajudou-nos e exatamente no dia 11 de setembro de 2001, quando aconteceu a catástrofe nos EUA, nós estávamos no Museu de Arte de São Paulo retirando o busto do padre Roberto Landell de Moura, para colocá-lo no lugar de honra que ele merece e onde ele está, lá na Liga de Radioamadores, na nossa sede. E muitos vão vê-lo hoje, quando estivermos lá para o churrasco. Então, a nossa eterna gratidão ao Deputado Murillo.

Ao nosso ex-diretor, ao nosso diretor que já se foi, Alfredo Vitor Crusco, PY2AC, um grande empresário brasileiro, também partiu há pouco tempo; foi diretor da Labre que deu muito da sua vida para o crescimento da Labre, quando sua sede era lá no Largo São Francisco. Também o Hugo Adelino da Silva, PY2SQ, que foi também presidente da Labre. Nós sabemos do seu empenho, do seu esforço quando ainda estava naquela transição da obrigatoriedade de ser sócio ou não. Recentemente falecido. E o radioamador Noboru Baitu, PY2MJ, membro da atual diretoria de Labre. O Noboru é cidadão de Guarulhos, grande colaborador. Eu me lembro de grandes realizações, de reuniões que fizermos em Guarulhos. Ele sempre estava presente e era colaborador da diretoria do Natal. Ele estava fazendo instalações, fazendo manutenção na nossa estação lá na Labre e veio a falecer ali, recentemente. Que o grande Arquiteto os tenha sob Seu amparo.

Não sei se a diretoria tem mais alguma homenagem a fazer. Se não houver, agradeço ao Exmo. Sr. Deputado Paschoal Thomeu pela oportunidade e devolvo a palavra a Vossa Excelência. Obrigado.(Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - PASCHOAL THOMEU - PTB - Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade. Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

-  Encerra-se a sessão às 11 horas e 33 minutos.

 

* * *