1

 

06 DE NOVEMBRO DE 2002

64ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

 

Presidência: CELINO CARDOSO e WALTER FELDMAN

 

Secretária: TEREZINHA DA PAULINA

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 06/11/2002 - Sessão 64ª S. EXTRAORDINÁRIA Publ. DOE:

Presidente: CELINO CARDOSO/WALTER FELDMAN

 

ORDEM DO DIA

001 - CELINO CARDOSO

Assume a Presidência e abre a sessão. Põe em votação e declara aprovado requerimento, do Deputado Rodrigo Garcia, propondo alteração da ordem do dia. Põe em votação e declara sem debate aprovado o PL 178/02.

 

002 - RAFAEL SILVA

Requer verificação de votação.

 

003 - Presidente CELINO CARDOSO

Acolhe o pedido e determina que seja feita a verificação pelo sistema eletrônico.

 

004 - Presidente WALTER FELDMAN

Assume a Presidência. Anuncia o resultado da verificação de votação, que aponta quórum insuficiente para deliberar. Põe em votação e declara sem debate aprovado o PL 320/01.

 

005 - RAFAEL SILVA

Requer verificação de votação.

 

006 - Presidente WALTER FELDMAN

Acolhe o pedido e determina que se proceda à verificação pelo sistema eletrônico.

 

007 - CELINO CARDOSO

Assume a Presidência. Anuncia o resultado da verificação de votação, que aponta quórum insuficiente para deliberar. Põe em votação e declara aprovado requerimento, do Deputado Carlinhos Almeida, propondo alteração da ordem do dia. Põe em votação e declara sem debate aprovado o PL 648/95.

 

008 - CAMPOS MACHADO

Registra voto favorável ao PL 648/95.

 

009 - CAMPOS MACHADO

Requer o levantamento da sessão.

 

010 - CARLINHOS ALMEIDA

Registra voto favorável ao PL 648/95.

 

011 - RAFAEL SILVA

Declara voto favorável ao PL 648/95.

 

012 - EDNA MACEDO

Agradece a aprovação do PL 648/95, de sua autoria.

 

013 - SIDNEY BERALDO

Manifesta seu desacordo com o levantamento da sessão.

 

014 - CAMPOS MACHADO

Solicita a suspensão da sessão por um minuto.

 

015 - Presidente CELINO CARDOSO

Registra as manifestações. Suspende a sessão às 19h36min, reabrindo-a às 19h39min. Põe em votação e declara sem debate aprovado o PL 807/01.

 

016 - SIDNEY BERALDO

De comum acordo entre as lideranças, requer o levantamento da sessão.

 

017 - Presidente CELINO CARDOSO

Acolhe o pedido e levanta a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - CELINO CARDOSO - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido a Sra. Deputada Terezinha da Paulina para, como 2ª Secretária "ad hoc", proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

A SRA. 2ª SECRETÁRIA - TEREZINHA DA PAULINA - PFL - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

* * *

  - Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CELINO CARDOSO - PSDB - Srs. Deputados, Proposições em regime de urgência.

Há sobre a mesa requerimento de autoria do nobre Deputado Rodrigo Garcia com o seguinte teor: “Sr. Presidente, requeiro nos termos regimentais que seja dada preferência para a discussão e votação do Item 2 das Proposições em Regime de Urgência.”

Em votação o requerimento. Os Srs. Deputados que estiverem de acordo, permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Item 1 - Discussão e votação - Projeto de lei nº 178, de 2002, de autoria do Deputado João Caramez. Institui a “Semana de Preservação do Rio Tietê”. Pareceres nºs 1139 e 1140, de 2002, respectivamente, da Comissão de Justiça e de relator especial pela Comissão de Meio Ambiente, favoráveis.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação. Os Srs. Deputados que estiverem de acordo, permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

 

O SR. RAFAEL SILVA - PSB - Sr. Presidente, são projetos importantes que foram pautados e por esse motivo solicito regimentalmente uma verificação de votação. São projetos da maior importância e esta Casa precisa da participação da maioria dos Deputados.

 

O SR. PRESIDENTE - CELINO CARDOSO - PSDB - O pedido de V.Exa. é regimental. Esta Presidência vai proceder à verificação de votação pelo sistema eletrônico. Os Srs. Deputados que forem favoráveis deverão registrar o seu voto como “sim”, os que forem contrários deverão registrar o seu voto como “não”.

 

* * *

 

-              É feita a verificação de votação pelo sistema eletrônico.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Walter Feldman.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Participaram do processo de votação 39 Srs. Deputados; 38 Srs. Deputados responderam “sim”, um se absteve e este Deputado na Presidência. Não há quorum para deliberação, porém há quorum para continuidade dos trabalhos.

1 - Discussão e votação - Projeto de lei nº 320, de 2001, de autoria do Deputado Rodrigo Garcia. Autoriza o Poder Executivo a celebrar convênios e/ou parcerias com a iniciativa privada para que sejam implantadas usinas de co-geração de energia no Estado a partir da utilização do bagaço da cana-de-açúcar ou de outras culturas. Pareceres nºs 1092, 1093 e 1094, de 2002, respectivamente, das Comissões de Justiça, de Obras Públicas e de relator especial pela Comissão de Finanças, favoráveis.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação. Os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa). Aprovado.

 

O SR. RAFAEL SILVA - PSB - Sr. Presidente, regimentalmente solicito uma verificação de votação.

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - O pedido de V. Exa. é regimental. Esta Presidência vai proceder à verificação de votação pelo sistema eletrônico. Os Srs. Deputados que forem favoráveis deverão registrar o seu voto como “sim”, os que forem contrários deverão registrar o seu voto como “não”.

 

* * *

 

-              É feita a verificação de votação pelo sistema eletrônico.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Celino Cardoso.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CELINO CARDOSO - PSDB - Participaram do processo de votação 36 Srs. Deputados; 35 Srs. Deputados responderam “sim”, e este Deputado na Presidência, seis se abstiveram. Quorum insuficiente para deliberação.

Proposições em regime de tramitação ordinária. Há sobre a mesa requerimento de autoria do nobre Deputado Carlinhos Almeida com o seguinte teor: “Sr. Presidente, requeiro nos termos regimentais que a disposição da presente Ordem do Dia seja alterada, de conformidade que o Item 2 passe a figurar como Item 3, remunerando-se os demais das Proposições em Regime de Tramitação Ordinária.”

Em votação. Os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Sr. Presidente, não entendi bem essa inversão proposta pelo nobre Deputado Carlinhos de Almeida, porque, sob a minha ótica, e lendo a Ordem do Dia, verifico que o Item 1 é um projeto de autoria da nobre Deputada Edna Macedo.

 

O SR. PRESIDENTE - CELINO CARDOSO - PSDB - Continua sendo, nobre Deputado Campos Machado. Alteramos o Item 2 para figurar como Item 3.

1 - Discussão e votação - Projeto de lei nº 648, de 1995, de autoria da Deputada Edna Macedo. Dispõe sobre a adequação de prédios públicos e transportes ferroviários ao trânsito e à locomoção de deficientes físicos. Pareceres nºs 1747, 1748 e 1749, de 1996, respectivamente das Comissões de Justiça, da Promoção Social e de Finanças, favoráveis.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação. Os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Sr. Presidente, quero reiterar a minha manifestação favorável ao projeto da Deputada Edna Macedo e, se os Srs. Deputados concordarem, requeiro o levantamento da sessão.

 

O SR. CARLINHOS ALMEIDA - PT - Sr. Presidente, quero também reiterar o nosso voto favorável ao projeto da Deputada Edna Macedo, que com certeza, na Câmara Federal, muito ajudará o nosso companheiro Luiz Inácio Lula da Silva a governar este país e a fazer as mudanças que tanto desejamos.

 

O SR. RAFAEL SILVA - PSB - Sr. Presidente, quero reiterar, de forma clara, o meu voto favorável ao projeto da Deputada Edna Macedo e também pedir ao Governador que não vete os projetos aprovados nesta Casa que visam a defesa dos portadores de deficiência. Inclusive, segundo informações que recebi, lá existe um que será vetado pelo Governador.

Sr. Presidente, reitero o meu voto a favor do projeto, elogiando a Deputada Edna Macedo, e protesto contra a intenção do Governador de vetar um projeto mais ou menos semelhante.

 

A SRA. EDNA MACEDO - PTB - Sr. Presidente, gostaria de agradecer aos nobres Deputados pelo apoio a esse projeto tão digno ao ser humano que sofre de uma deficiência. Muito obrigada a todos os colegas.

Nobre Deputado Carlinhos, com certeza estarei na Câmara Federal defendendo nosso povo brasileiro, principalmente o paulista, dentro do que é normal e dando apoio ao nosso Presidente, que merece todo nosso respeito.

 

O SR. SIDNEY BERALDO - PSDB - Sr. Presidente, quero declarar o apoio ao projeto da Deputada Edna Macedo e também cumprimentá-la.

Sr. Presidente, em entendimento com o Deputado Campos Machado, gostaríamos que houvesse a continuidade da sessão e que fossem colocados em votação os projetos que se encontram em pauta.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Sr. Presidente, tenho imenso respeito pelo Deputado Sidney Beraldo, mas me norteia esta noite o bom senso. Se efetivamente for continuar - o Deputado Rafael Silva tem direito legítimo de pedir verificação de votação dos demais projetos -, eu solicito a V.Exa. que pondere junto ao nobre líder Sidney Beraldo essa necessidade de não colocar esta Casa nessa situação vexatória de não tem número para aprovar os projetos. Quero que V.Exa. verifique essa possibilidade e aproveito para pedir a suspensão dos nossos trabalhos por um minuto.

 

O SR. PRESIDENTE - CELINO CARDOSO - PSDB - Srs. Deputados, a Presidência acolhe o solicitado pelo nobre Deputado Campos Machado e suspende a sessão por um minuto.

Está suspensa a sessão.

                                                             * * *   

 

- Suspensa às 19 horas e 35 minutos, a sessão é reaberta às 19 horas e 39 minutos, sob a Presidência do Sr. Celino Cardoso.

 

                                                             * * *                          

 

O SR. PRESIDENTE - CELINO CARDOSO - PSDB - Item 2 - Discussão e votação - Projeto de lei nº 807, de 2001, de autoria do Sr. Governador. Autoriza o DER a alienar, por doação, ao Município de Catanduva, imóvel nele situado, destinado à utilização como via pública. Pareceres nºs 702 e 703, de 2002, respectivamente, das Comissões de Justiça e de Transportes favoráveis.

Em discussão. Inscrito para discutir a favor, tem a palavra o nobre Deputado Carlinhos Almeida.

 

O SR. CARLINHOS ALMEIDA - PT - Sr. Presidente, para não inviabilizar a votação desta matéria tão importante, retiro o meu pedido.
 
O SR. PRESIDENTE - CELINO CARDOSO - PSDB - Esta Presidência agradece V. Excelência.
Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação. Os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovado.
 
O SR. SIDNEY BERALDO - PSDB - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, solicito o levantamento da presente sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - CELINO CARDOSO - PSDB - Srs. Deputados, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, esta Presidência, antes de levantar a sessão, convoca V.Exas. para a Sessão Ordinária de amanhã, à hora regimental, informando que a Ordem do Dia será a mesma da sessão de hoje.

Está levantada a sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 19 horas e 42 minutos.

 

* * *