1

 

23 DE JUNHO DE 2003

64ª SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidência: ROMEU TUMA

 

Secretário: MÁRIO REALI

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 23/06/2003 - Sessão 64ª S. ORDINÁRIA  Publ. DOE:

Presidente: ROMEU TUMA

 

PEQUENO EXPEDIENTE

001 - ROMEU TUMA

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

002 - MÁRIO REALI

Considerando o falecimento do ex-Deputado Néfi Tales, no último dia 20, e mediante acordo de lideranças, solicita o levantamento da sessão.

 

003 - Presidente ROMEU TUMA

Acolhe o pedido. Lê biografia do ex-Deputado Néfi Tales. Lembra aos Srs. Deputados a sessão solene de hoje, às 20 horas, em comemoração dos 60 anos da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil - Seção São Paulo. Convoca-os ainda para a sessão ordinária de 24/06, à hora regimental, com Ordem do Dia. Levanta a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - ROMEU TUMA - PPS - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Mário Reali para, como 2º Secretário "ad hoc", proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - MÁRIO REALI - PT - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

O SR. PRESIDENTE - ROMEU TUMA - PPS - Convido o Sr. Deputado Mário Reali para, como 1º Secretário "ad hoc", proceder à leitura da matéria do Expediente.

 

O SR. 1º SECRETÁRIO - MÁRIO REALI - PT - Procede à leitura da matéria do Expediente, publicada separadamente da sessão.

 

* * *

 

-              Passa-se ao

 

PEQUENO EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. MÁRIO REALI - PT - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, solicito o levantamento da presente sessão em função do falecimento do nosso Deputado Néfi Tales, ex-Presidente desta Casa.

 

O SR. PRESIDENTE - ROMEU TUMA - PPS - Srs. Deputados, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, esta Presidência vai levantar a sessão. Antes, porém, esta Presidência gostaria de ler um texto relativo à vida do ex-Presidente desta Casa, que faleceu na última sexta-feira.

“Morre o ex-Presidente Néfi Tales

Faleceu na sexta-feira, dia 20 de junho, no Hospital Panamericano, na Capital Paulista, o ex-presidente da ALESP Néfi Tales.  Ele havia sofrido um derrame cerebral e estava internado há duas semanas e seu quadro de saúde se agravou, sendo vitimado por insuficiência renal.

Nascido na cidade de Guará, Estado de São Paulo, em 22 de abril de 1938, fez o curso primário em Ribeirão Preto e o ginasial em Morro Agudo e Orlândia. Formado em Normal e Aperfeiçoamento de professores, transferiu-se para Guarulhos em 1960, onde trabalhou como professor na rede estadual de ensino, lecionando no Liceu Brasil, no Grupo Escolar Jardim Vila Galvão e nos Ginásios de Gopouva e Torres Tibagi, Jardim Tranqüilidade e na Escola Monteiro Lobato, além de ter sido professor de Psicologia Educacional do IEE, hoje EEPSG "Conselheiro Crispiniano", chegando a diretor desse estabelecimento de ensino, e também dos ginásios de Ponte Grande e Gopouva.  Lecionou também Psicologia Educacional, em nível Superior nas Faculdades Integradas de Guarulhos.  Era formado em Direito pela Faculdade do Sul de Minas - Pouso Alegre, e em Pedagogia pela Universidade de São Paulo - USP.  Fundador do MDB, nas eleições de 15 de novembro de 1968, iniciou sua vida política, sendo eleito vereador à Câmara Municipal de Guarulhos (1 969/73), sendo Presidente da Comissão de Educação e membro da Comissão de Bolsas de Estudo.

Em 15/11/1974 foi eleito pelo MDB, com 26.928 votos, Deputado Estadual à Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, para a 8ª legislatura (1975/79), onde ocupou a presidência da Comissão de Educação.  Nesse período apresentou um programa na rádio de Guarulhos sobre Música Popular Brasileira.  Em 15/11/1976, candidatou-se e foi eleito Prefeito do Município de Guarulhos com 49.741 votos, deixando a ALESP, foi empossado em 19/2/1977, exerceu o cargo até 13/5/1982, quando descompatibilizou-se para concorrer novamente à Assembléia Legislativa nas eleições de 15/11/1982.  Eleito para a 10ª legislatura, com 107.370 votos, o segundo mais votado do PMDB, Partido do qual foi também um dos fundadores, tomou posse como Deputado Estadual em 15/3/1983, quando foi eleito por seus pares Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo para o biênio 1983/85, tendo assumido interinamente, em 2 e 3 de março de 1985, o cargo de Governador do Estado de São Paulo, quando da viagem de André Franco Montoro para o exterior.  Coube ao Presidente Néfi Tales o voto de desempate (42 x 42) que elegeu Mário Covas Prefeito do Município de São Paulo em 1985.  Reeleito com 55.544 votos Deputado Estadual em 15/11/1986, 11ª legislatura de 1987/91.  Constituinte em 1989, transferiu-se para o PRN, sendo líder do Partido na ALESP.  Candidatou-se novamente para a Assembléia Legislativa em 3/10/1990 pelo PRN, e em -3/10/1994, pelo PTB conseguindo apenas uma suplência.

No pleito de 3/10/1996, foi eleito pelo PDT, novamente Prefeito do Município de Guarulhos, com 277.835 votos e, em 1º/01/1997 tomou posse no cargo.  Em 15/9/1998, foi afastado do cargo pela Justiça, tendo assumido o cargo o vice-prefeito Jovino Cândido da Silva do PV.  Teve, a seguir, o mandato cassado pela Câmara Municipal.  Posteriormente por ordem judicial, foi preso em 15/3/2000, e por decisão do Tribunal de Justiça, foi libertado por concessão de "Habeas Corpus".  No ultimo pleito municipal de 1º/10/2000, concorreu, pelo PST, novamente ao cargo de Prefeito de Guarulhos, não logrando êxito.

Seu corpo foi velado na Câmara Municipal de Guarulhos e sepultado no Cemitério São Judas Tadeu no final da tarde do último dia 21, sendo seu esquife conduzido em uma viatura do Corpo de Bombeiros.”

Esta Presidência lembra V. Exas. da Sessão Solene a realizar-se às 20 horas de hoje, em comemoração dos 60 anos da Organização da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil - Seção do Estado de São Paulo, e convoca V. Exas. para a Sessão Ordinária de amanhã, à hora regimental, informando que a Ordem do Dia será a mesma da 63ª Sessão Ordinária.

Está levantada a sessão.

 

* * *

 

-              Levanta-se a sessão às 14 horas e 49 minutos.

 

* * *