http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

28 DE SETEMBRO DE 2012

64ª SESSÃO SOLENE PARA “PRESTAR HOMENAGEM AOS DIRIGENTES DE CLUBES NA DÉCADA DO ESPORTE"

 

Presidente: FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

001 - FERNANDO CAPEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Fernando Capez, na direção dos trabalhos, para "Prestar Homenagem aos Dirigentes de Clubes na Década do Esporte". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro". Destaca a importância da Educação e do Esporte para a juventude. Relata visita de jovem deficiente a seu gabinete. Informa que o visitante almeja participar das Paraolimpíadas. Anuncia apresentação de vídeo institucional do Sindi-Clube.

 

002 - EDUARDO ANASTASI

Secretário-Adjunto da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, destaca o número de clubes integrantes do Sindi-Clube. Menciona projeto que incentiva os idosos a participarem de atividades esportivas nos clubes filiados ao sindicato.

 

003 - ANTÔNIO MORENO NETO

Secretário Municipal de Esportes, informa que a maioria dos atletas participantes da última Olimpíada teve passagem pelos clubes de São Paulo. Dá conhecimento de convênio, a ser firmado pela Secretaria Municipal de Esportes, que objetiva contribuir com a prática de esporte na cidade.

 

004 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Anuncia homenagem, com entrega de placa, ao Presidente da Associação Brasileira "A Hebraica" de São Paulo, Senhor Abramo Douek.

 

005 - ABRAMO DOUEK

Presidente da Associação Brasileira "A Hebraica" de São Paulo, agradece a homenagem recebida. Destaca a grandeza do Sindi-Clube.

 

006 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Anuncia homenagem, com entrega de placa, ao Presidente do clube Monte Líbano de São José do Rio Preto, Senhor Luis Eduardo Feres Bucater, representado pelo Diretor Regional de São José do Rio Preto, Senhor Pérsio Luis Marconi.

 

007 - PÉRSIO LUIS MARCONI

Diretor Regional de São José do Rio Preto, informa que o Clube Monte Líbano reúne a comunidade árabe da região. Agradece a homenagem recebida.

 

008 - CLÁUDIO JOSÉ LAULETTA

Diretor Executivo do Sindi-Clube, indica os demais homenageados.

 

009 - CEZAR ROBERTO LEÃO GRANIERI

Presidente do Sindicato dos Clubes do Estado de São Paulo, recorda homenagem prestada no ano passado pelo Deputado Fernando Capez aos clubes centenários do Estado de São Paulo. Parabeniza o trabalho realizado pelos dirigentes de clubes de futebol. Fala sobre a realização dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo no Brasil. Lê carta enviada por Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro.

 

010 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Anuncia homenagem, com entrega de diploma de honra ao mérito, para o Presidente do Sindicato dos Clubes do Estado de São Paulo, Senhor Cezar Roberto Leão Granieri. Enaltece a gentileza do povo brasileiro. Informa que o primeiro clube filiado ao Sindi-Clube na capital e o primeiro filiado no interior representam, respectivamente, as comunidades judaica e árabe. Menciona projeto que visa à construção de museu do holocausto e centro mundial de cultura árabe no mesmo espaço. Faz citação bíblica. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. Presidente - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, essa Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Convido para integrarem a Mesa principal dos trabalhos o nosso ilustríssimo Sr. Cezar Roberto Leão Granieri, Presidente do Sindicato dos Clubes do Estado de São Paulo. (Palmas.) Representando o Exmo. Sr. Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, com quem estive ontem no Palácio por mais de duas horas e que mandou efusivos cumprimentos a essa iniciativa, ele que apoia o esporte, conhece e admira o trabalho desenvolvido pelo Sindi-Clube, nosso ilustre Secretário Adjunto da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Dr. Eduardo Anastasi. (Palmas.) E finalmente, representando todos os clubes integrantes do Sindi-Clube e que tem essa prerrogativa por ser o filiado número um, o primeiro clube filiado no Sindi-Clube, e que, portanto, representa todos, o Sr. Abramo Douek, Presidente da Associação Brasileira “A Hebraica” de São Paulo. (Palmas.)

Ainda se encontram aqui presentes, representando o Exmo. Sr. Secretário de Estado da Habitação, Silvio Torres, Dr. Amilton Cesar Franco; Presidente do Sindiesporte, Jachson Sena Marques; o vice-Presidente do Sindi-Clube, Sr. Francisco Antonio Fraga; vice-Presidente de Relações Comunitárias do Sindi-Clube, Sileni Monteiro de Arruda Rolla; vice-Presidente de Relações Institucionais do Sindi-Clube, Luis Eduardo Dutra Rodrigues; vice-Presidente de Regionais do Sindi-Clube, Alberto Antonio Pascarelli Fasanaro; vice-Presidente de Relações com o Esporte Profissional do Sindi-Clube, Luiz Carlos Granieri; vice-Presidente Financeiro do Sindi-Clube, José Antonio Silveira Ribeiro; vice-Presidente para Assuntos Educacionais do Sindi-Clube, Maria Cecília Santa Cruz; Diretor Executivo do Sindi-Clube, Claudio José Lauletta; Sr. Pérsio Luis Marconi, Diretor Regional de São José do Rio Preto do Sindi-Clube, representando o Sr. Luis Eduardo Feres Bucater, Presidente do Clube Monte Líbano, de São José do Rio Preto, que me trouxe o abraço do meu estimado amigo Delegado de Polícia, Renato Pupo; Presidente do Conselho Deliberativo do Esporte Clube Pinheiros, José Mansur; representando o Presidente da Confederação Nacional de Turismo Nelson Abreu Pinto, Sr. Virgílio Nelson da Silva Carvalho; representando o nosso Vereador Toninho Paiva, que é o primeiro Secretário da Câmara Municipal, Sra; Vera Lucia Joany Greghi; Ney Cardoso, sempre presente, representando o nosso deputado decacampeão em homenagem ao esporte, 10 mandatos, Deputado Antonio Salim Curiati; e também José Aparecido, representando o meu grande amigo, meu colega, Deputado Itamar Borges.

Visualmente identifico inúmeros amigos, companheiros de sempre, já vi aqui dos mais variados clubes, nós vamos nominando. Peço ao Cerimonial que nos traga mais nomes, porque são muitos amigos, muitos representantes queridos.

Senhoras e Senhores, essa não é uma sessão comum, essa é uma Sessão Solene. Por ser uma Sessão Solene só pode ser convocada a pedido, mediante proposta do Deputado Estadual, nenhuma outra autoridade pode solicitar a realização de Sessão Solene, e ela só pode ser convocada pelo Presidente da Casa, o qual só pode convocar após aprovação do Colégio que congrega todos os Líderes dos Partidos presentes nessa Casa de Leis. Não se pode convocar uma sessão solene para qualquer motivo, muitas são as iniciativas, muitas são as ideias e nem sempre a sessão solene é realizada.

Essa Sessão Solene, convocada para prestar homenagem aos dirigentes de clubes, nessa que será a década mais importante da história do esporte no Brasil, foi aprovada por unanimidade. Foram muitos os elogios recebidos pela iniciativa de prestar essa homenagem a um dos dois mais importantes alicerces que arrimam o futuro dessa nação. O outro, a educação; esse, o esporte. Nenhum outro como educação e esporte poderá exercer a sagrada missão de levar o jovem ao aprimoramento não apenas físico, mas psicológico e espiritual.

Atirar àqueles que estão sendo dragados para o vício das drogas, do álcool, do ócio, da falta de perspectivas, e dar-lhes um caminho, dar-lhes um futuro.

Eu recebi, meu querido Presidente, a visita de um jovem surfista de 27 anos, membro da Igreja Evangélica Bola de Neve, que faz um trabalho fantástico na recuperação de jovens dragados ao vício das drogas. E esse jovem, moço bonito no auge do seu vigor, ao colocar a placa em uma de suas igrejas, por um descuido, teve um contato dessa placa com fios de alta tensão e sofreu um choque de 13 mil volts. Não morreu, foi praticamente ressuscitado para cumprir uma missão, mas perdeu os dois braços.

Um moço que agora precisa de apoio, de auxílio, para realizar as tarefas mais simples. E qual é a grande motivação que ele busca para prosseguir? Ele quer disputar as paralimpíadas, e diz que sua vida agora se voltará à conquista de uma medalha paralímpica. Eu afirmo sem medo de errar, o esporte e a fé são as duas grandes forças que propulsionam a força humana. Vamos anunciar a chegada do nosso ilustre e querido Secretário Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, que faz um trabalho fantástico no Município de São Paulo, Dr. Antonio Moreno Neto, para ocupar também a Mesa dos trabalhos. Uma calorosa salva de palmas ao Dr. Moreno. (Palmas.)

Agora sim. Todos, em pé, para ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda dessa fantástica instituição, a gloriosa Polícia Militar do Estado de São Paulo, criada em 1831, os “130 de 31”, sob a regência do 2º Tenente Maestro Jassen Feliciano.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. Presidente - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Esta Presidência agradece a Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Contem sempre com o apoio desta Casa Legislativa e vamos sempre à busca constitucional da aposentadoria das policiais femininas após 25 anos de contribuição. Uma boa noite. (Palmas.)

Anuncio também a honrosa presença do Sr. Emílio Zambello, Presidente do Automóvel Clube de São Paulo. Peço à nossa assessoria que circule pelo Plenário onde provavelmente poderemos identificar mais representantes que aqui se encontram, e poderão ter aqui o seu nome anunciado e lembrado nessa honrosa visita.

No momento, seguindo a rígida forma sacramental estabelecida pelo Regimento Interno da Casa, teremos a exibição de um vídeo institucional do Sindi-Clube.

 

* * *

 

- É feita a apresentação de vídeo.

 

* * *

 

O SR. Presidente - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Passo nesse instante a palavra ao representante do Governador Geraldo Alckmin, grande apoiador e incentivador do esporte, e que é torcedor do Santos Futebol Clube, nosso querido Eduardo Anastasi, Secretário-Adjunto da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, que tanto apoiou esse evento.

 

O SR. Eduardo Anastasi - Santista o Governador que me perdoe, mas corintiano o Secretário. (Palmas.)

Exmo. Sr. Deputado Fernando Capez, Presidente da Sessão Solene; Cezar Roberto Leão Granieri, o Betinho, nosso amigo e Presidente do Sindi-Clube; o Abramo Douek, Presidente do Clube “A Hebraica”; Antonio Moreno, Toni, Secretário Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, e ex-Presidente do Clube Pinheiros; quero saudar o General Morata, Presidente do Círculo Militar, e na pessoa dele saudar a todos os dirigentes de clubes aqui presentes, os funcionários da Assembleia Legislativa, os funcionários da Polícia Militar, meus Senhores e minhas Senhoras.

Para nós, do Governo do Estado, tanto o Governador como nós, da Secretaria de Esportes, é um prazer muito grande estar aqui hoje fazendo essa justa homenagem ao Sindi-Clube, que vem com os seus três mil e 586 clubes no Estado de São Paulo, trabalhando paralelamente conosco na Secretaria e desempenhando um excelente trabalho.

Há alguns meses nos sentamos com o Betinho e estamos trabalhando juntos para lançar o “Cartão do Idoso”, onde o Estado pagará um valor, e esse idoso com esse cartão poderá ir aos clubes nos horários ociosos e fazer a sua prática esportiva.

Na semana passada, tivemos também a troca da Comissão da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte e fizemos questão de que o Sindi-Clube indicasse uma cadeira nessa Comissão. Para nós, é uma honra muito grande poder estar aqui e parabenizar todos os clubes pelo ótimo trabalho que vem desempenhando ao esporte no Estado de São Paulo.

Parabéns, Fernando Capez, por essa justa homenagem. Parabéns ao Betinho e parabéns a todos os clubes. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. Presidente - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Agora o nosso querido Secretário Municipal de Esportes falará em nome da Secretaria e em nome do nosso Exmo. Prefeito Gilberto Kassab, também agradecemos o prestígio da sua honrosa presença, que engalana essa sessão. Com a palavra o ilustre Secretário Antônio Moreno Neto. (Palmas.)

 

O SR. Antônio Moreno Neto - Boa noite, Senhoras e Senhores; boa noite, nosso querido amigo, Deputado Fernando Capez, Presidente dessa Sessão Solene; ao Cezar Roberto Leão Granieri, Betinho, Presidente do Sindi-Clube, nosso amigo e nosso irmão; ao Eduardo Anastasi, Secretário Interino de Esporte, Lazer e Juventude, representando o Governador Geraldo Alckmin; o nosso querido Abramo Douek, Presidente da “A Hebraica”; Senhoras e Senhores aqui presentes, dirigentes de clubes, é com satisfação muito grande que nós estamos aqui representando o Prefeito Gilberto Kassab nessa homenagem aos sindicatos de clubes do Estado de São Paulo.

Os clubes do Brasil, principalmente os de São Paulo, são os grandes formadores de atletas que cedem para as delegações brasileiras nos Jogos Panamericanos, nas Olimpíadas, e só para ter uma ideia, na última Olimpíada, 80% dos atletas que foram e tiveram índice olímpico passaram por clubes. É um papel muito importante que todos os clubes têm com relação a essa missão de formar atletas para o Brasil. E também uma responsabilidade muito grande em relação agora a 2016, que nós teremos as Olimpíadas no Rio de Janeiro, e nós temos certeza de que vamos fazer um bonito papel.

Ao sindicato, Betinho, que tem feito essa luta com universidades, com diversos cursos e também juntamente com a ACESC, Associação dos Clubes Esportivos e Sócio Culturais de São Paulo, Luis Eduardo Dutra aqui presente, Presidente. O Sindi-Clube tem sido uma ferramenta fundamental para defender todos os interesses dos clubes, seja na área da coletiva, da convenção de trabalho, seja com relação à formação de profissionais para todos os clubes filiados, com cursos não só cursos com presença física, mas também via mídia. E hoje o sindicato representa todos os clubes de São Paulo, e nós também faremos uma parceria com a Secretaria Municipal de Esportes. Nós já conversamos sobre isso, com relação a toda a rede das Secretarias, todos os atletas que estão desenvolvendo-se nos diversos clubes escolas de São Paulo e dos CDCs, eles poderem ser observados em conjunto com uma Comissão dos clubes, junto à Secretaria, eles terem a oportunidade de se desenvolver no aspecto de autorrendimento. O convênio que assinaremos mês que vem será muito importante para o esporte.

Só queria dizer o que muita gente não sabe, mas na rede municipal de esporte, nessa última olimpíada, a Secretaria compareceu com 18 atletas com índice olímpico na delegação brasileira e três profissionais da Comissão Técnica. É importante o papel que São Paulo está desenvolvendo e nós vamos continuar desenvolvendo junto com os clubes.

Boa noite, parabéns pela sessão. Não haveria uma iniciativa mais justa do que essa homenagem ao Sindi-Clube. Parabéns, Fernando Capez. (Palmas.)

 

O SR. Presidente - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Anuncio também a presença de ilustres advogados especializados na área esportiva. Professora Dra. Daniela Ito, Dr. Antonio Ramos Lopes Peixoto, Dr. Washigton Fonseca, advogados que militam na área do esporte com muito sucesso.

Neste momento faremos a entrega de uma placa de homenagem ao Sr. Abramo Douek, Presidente da Associação Brasileira “A Hebraica” de São Paulo. Clube com registro número um do Sindi-Clube, e que nesse ato, por ser o primeiro, o número um, representa os clubes da cidade de São Paulo. Peço aos ilustres Secretários e ao Presidente Cezar Roberto Granieri, que me ajude nessa mui honrosa missão. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. Presidente - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Para dirigir palavras a essa maravilhosa plateia e a todo o público que nos assiste, concedemos a palavra ao Dr. Abramo Douek.

 

O SR. Abramo Douek - Boa noite, Senhoras e Senhores. Deputado Fernando Capez, primeiro, parabéns pelo trabalho. Meus parabéns pelo reconhecimento da importância dos clubes dentro do nosso País e dentro do nosso Estado. Eu, como dirigente de clube, e todos aqui presentes, somos voluntários. E o Presidente, para dirigir um clube, tem que usar muito o coração. E nesse momento eu falo com o coração.

A Hebraica, que é um clube da comunidade judaica aqui de São Paulo, pioneiro em várias atividades, sente-se extremamente honrado nessa noite por receber essa placa. O Sindi-Clube hoje reúne praticamente três mil e 600 clubes, com 10 milhões de sócios. E emprega 250 mil profissionais. Voltado para o esporte, para a área social, para o lazer, resgatando crianças da rua e trazendo para o convívio social uma grande parte da população paulista.

Parabéns pela iniciativa. E em uma década extremamente importante como você mesmo disse, na década do esporte. A importância dos clubes nesse processo é fundamental. O nosso querido Presidente Toni sempre diz: é lá que nós estaremos, formando os atletas que, se Deus quiser, buscarão muitas medalhas de ouro para o nosso País.

Parabéns pela homenagem e pelo trabalho que você vem desenvolvendo, não só para o esporte, mas para todo Estado de São Paulo. (Palmas.)

 

O SR. Presidente - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Queremos agora fazer a entrega de uma placa de homenagem ao Presidente do Clube Monte Líbano, de São José do Rio Preto, Sr. Luis Eduardo Feres Bucater, nesse ato representado pelo Diretor Regional de São José do Rio Preto, Sr. Pérsio Luis Marconi. O Clube Monte Líbano de São José do Rio Preto é o primeiro clube do interior com registro no Sindi-Clube. E está aqui representando os clubes do interior do Estado de São Paulo. É a festa do esporte também no interior do Estado de São Paulo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. Presidente - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Também para dirigir suas palavras à plateia, o Sr. Pérsio Luis Marconi, Diretor Regional do Sindi-Clube.

 

O SR. Pérsio Luis Marconi - Boa noite a todos. Serei breve. Por iniciativa do Deputado Fernando Capez, essa Sessão Solene até então coroada com êxito, o interior fica distante, mas ao mesmo tempo próximo. A ideia do Presidente Betinho, de levar o Sindi-Clube para o interior, está fazendo com que nós possamos usufruir do Sindi-Clube. O Clube Monte Líbano representa na região de São José do Rio Preto toda a colônia árabe. Os libaneses, pessoal de muita tradição e pioneiros na implantação do esporte na região de São José do Rio Preto.

Parabéns, Presidente; parabéns, Betinho, pela iniciativa. Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. Presidente - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Neste momento passo a palavra ao Sr. Cláudio José Lauletta, Diretor Executivo do Sindi-Clube, que indicará os demais clubes homenageados, e que ao final dessa sessão receberá cada qual a sua placa de distinção para marcar este momento, e que devem se sentir tão homenageados quanto os que aqui receberam, porque se trata da mesma homenagem, da mesma placa comemorativa. Com a palavra, o Sr. Cláudio José Lauletta.

 

O SR. Cláudio José Lauletta - Exmo. Deputado Fernando Capez, cumprimentando S. Exa. eu cumprimento todas as autoridades do Legislativo e Executivo presentes. Dr. Cezar Roberto Leão Granieri, através do Sr. eu cumprimento todos os dirigentes do Sindi-Clube, todos os dirigentes e Presidentes de clubes presentes.

Iremos relacionar os presidentes homenageados e confirmados. Antes de citá-los, informamos que a entrega das placas aos presidentes presentes se dará ao longo do coquetel que teremos ao final da Sessão Solene, com isso pretendemos evitar filas, podendo retirar as homenagens sem transtorno.

Informamos também que os aplausos devem ficar ao final da relação, assim buscamos celeridade na Sessão Solene. Vamos aos nomes em ordem alfabética.

Associação Campestre de São Paulo, Presidente Sr. Geraldino Ferreira Moreira; Associação dos Engenheiros e Arquitetos do ABC, Presidente Sr. Luis Augusto Morete;

Associação Paulista dos Clubes de Futebol Dente de Leite, Presidente Sr. Prisco Sylvio Palumbo; Associação Atlética Riopardense, Presidente Sr. Marcelo Nogueira Rocha; Associação Atlética Três de Setembro, Presidente Sr. Marcello Contreras Martins; Associação Atlética Atlas, Presidente Sr. Francisco Martins Megali; Associação Atlética Ituveravense, Presidente Sr. José Pedro Cruz; Associação Atlética São Paulo, Presidente Sr. Prisco Sylvio Palumbo; AABB de São Paulo, Presidente Sr. Nilton Cinfuentes Romão; Associação Brasileira A Hebraica de São Paulo, Presidente Sr. Abramo Douek; Acre Vale do Paraíba Termas do Vale, Presidente Sr. Ruan Gonzales Perez; Associação Cultural e Artística de São Caetano do Sul, Presidente Sr. Claudio Alvares; Associação Desportiva para Deficientes, Presidente Sra. Elisângela Miada; ADC Down, Presidente Sr. Clécio Cruz dos Santos; ADC General Motors, Presidente Sr. Lino Barbosa da Silva; ADC Rigesa, Presidente Sr. Claudio Henrique Cachioni; ADC Dana, Presidente Sr. José Inácio Araujo; ADC Mercedes Bens, Presidente Sr. Paulo Cesar Santos; AER Campo Belo, Presidente Sra. Elizabeth Sant’anna; AER dos Empregados dos Correios, Presidente Sr. Paulo Cezar de Souza; Assai Clube, Presidente Sr. Armando João Badin; Acre Clube, Presidente Sr. Antonio Dibbi; Alphaville Tênis Clube, Presidente Sr. Geraldo José Michelotti; Anhanguera Clube Cinco Lagos, Presidente Sra. Nair Rosa; Associação dos Empregados da Fosfértil, Presidente Sr. José Carlos Nunes; Associação dos Fazendários da Alta Sorocabana, Presidente Sra. Marisa Rodrigues de Oliveira Souza; Automóvel Clube Paulista, Presidente Sr. Emílio Zambello Virgilio; Botucatu Tênis Clube, Presidente Sr. Marcos Carvalho de Abreu Alvarenga; Clube dos Empregados da Petrobras em São Paulo, Presidente Sr. Milton Nascimento Silva Filho; Clube Atlético Indiano, Presidente Sr. José Carlos Soares; Clube Atlético Ipiranga, Presidente Sr. Wagner Luis Duarte Ismania; Clube de Campo de Rio Claro, Presidente Sr. Rui Claudio Tomazella; CDC Roberto Russo, Presidente Sr. Wilson Olivieri; Clube Esportivo Helvetia, Presidente Sr. Alexandre Bossolani; Clube Esportivo da Penha, Presidente Sr. Luiz Carlos Picone de Araujo; CR de Guarulhos, Presidente Sr. Guilherme Florindo Figueiredo; Caiçara Clube de Jaú, Presidente Sr. Meuquisedec Eugenio Brazissa; Carborundum Esporte Clube, Presidente Sr. Eduardo Oliveira; CDC São Paulo, Presidente Sr. Sergio Pires dos Santos Lucon; Centro Espanhol e Repatriação de Santos, Presidente Sr. Ricardo Alvares; Círculo Esportivo Israelita Brasileiro MACABI, Presidente Sr. Avner Mazuz; Círculo Militar de Campinas, Presidente Coronel Fabio Toledo Ferreira; Círculo Militar de São Paulo, Presidente General de Brigada Manoel Morata Almeida; Cisplatina Futebol Clube, Sra. Eneida Santucci Migotto; Citibank Clube, Presidente Sr. Evaldo Ferreira; Clube Atlético Paulistano, Presidente Sr. Antonio Carlos Vasconcellos Salem; Clube 2004, Presidente Sr. Ariovaldo Moacir Neves; Clube 3M do Brasil, Presidente Sra. Abner Cristina Sernaglia; Clube Alto dos Pinheiros. Presidente Sr. Miguel Antonio Carlos Palladino; Clube Atlético Juventus, Presidente Sr. Rodolfo Antonio Cepertick; Clube Balneário Diacuí, Presidente Sr. Luis Augusto Paschoal; Clube Campineiro de Regatas e Natação, Presidente Sr. Wagner Sotello Armani; Clube da Âncora, Presidente Sr. Carlos Roberto Canato; Clube das Bandeiras, Presidente Sr. Aparecido Balsalobre; Clube de Campo de Piracicaba, Presidente Sr. José Roberto Aguiar Giordano; Clube de Campo de São Paulo, Presidente Sr. Henrique Luz; Clube de Campo de Tatuí, Presidente Sr. Valter Aparecido Domingues; Clube de Golfe de Campinas, Presidente Sr. Helio Shimpei Matsuzawa; Clube de Regatas do Tietê, Presidente Sr. Lauro Melo de Carvalho; Clube do Bosque, Presidente Sr. Joaquim Pedro Mello da Silva; Clube dos Empregados da Caterpillar, Presidente Sr. José Reinaldo Bertoncim; Clube Esperia, Presidente Sr. Armando Perez Maria; Clube Hípico Quinta da Baronesa, Presidente Sr. Eduardo Dutra Eichenberger; Clube Internacional de Regatas de Santos, Presidente Sr. José Augusto Cintra Matias; Clube Náutico de Taquaritinga, Presidente Sr. Antonio Calabrese; Clube Náutico Paulista, Presidente Sr. João Tadao Urushima; Clube Paineiras do Morumbi, Presidente Sr. José Miguel Spina; Clube Pequeninos do Jóquei, Presidente Sr. José Guimarães Junior; Clube Pirassununga, Presidente Sr. Roberto Therense Filho; Clube Português de São Paulo. Presidente Sr. Rui Fernão Mota e Costa; Clube Recreativo Jequitibá, Presidente Sr. Marcos Antonio Ferreira; Clube de São João, Presidente Sr. Eduardo José Bueno; Clube Semanal de Cultura Artística, Presidente Sr. José Francisco Picarelli Gonçalves; Confederação Brasileira de Tênis. Presidente Sr. Jorge Lacerda; Coopercotia Atlético Clube, Presidente Sr. Sólon Tagusagawa; Clube Atlético Ipiranga Futebol Clube, Presidente Sr. Paulo Teixeira dos Santos; Esporte Clube Internacional, Presidente Sr. Durval Augusto de Lima; Esporte Clube Corinthians Paulista, Presidente Sr. Mario Gobbi; Esporte Clube Pinheiros, Presidente Sr. Luiz Eduardo Dutra Rodrigues; Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, Presidente Sra. Camila Gianette Stefanini; Esporte Clube Vila Galvão, Presidente Sr. Antonio Rodrigues Gomes; Esporte Clube Vila Mariana, Presidente Sr. Paulo Sergio dos Santos Sotto Maior; Esporte Clube Sírio, Presidente Sr. Marcelo Audi Cateb; Esporte Clube União de Tambaú, Presidente Sra. Jacinta de Oliveira; Federação Paulista de Atletismo, Presidente Sr. José Antonio Martins Fernandes; Federação Paulista de Futebol Society, Presidente Sr. Paulo Roberto Antunes; Federação Paulista de Voleibol, Presidente Sr. Renato Pera; Federação Aquática Paulista, Presidente Sr. Miguel Carlos Cagnoni; Federação Paulista de Futebol de Mesa, Presidente Sr. José Jorge Farah Neto; Federação Paulista de Luta Olímpica, Presidente Sr. Elísio Macambira; GR Aliança, Presidente Sr. Valcirlei de Tarso Rodrigues Lima; Ipê Clube, Presidente Sr. Amando Francisco Varella Filho; Itatiba Esporte Clube, Presidente Sr. Osmar Antonio Muller; Jabaquara Atlético Clube, Presidente Sr. Bento Marques Prazeres; Jóquei Clube de São Paulo, Presidente Sr. Eduardo da Rocha Azevedo; Meninos Futebol Clube, Presidente Sr. Fernando Saraiva Junior; Nipon Country Clube, Presidente Sr. Valter Takeo Sassaki; Ocean Praia Clube, Presidente Sr. Marco Antonio Monzem; Piratininga Tênis Clube, Presidente Sr. Sérvio Túlio Cocito; Porto Ferreira Futebol Clube, Presidente Sr. Alessandro da Costa Lamellas; RDC Clube de Férias, Presidente Sr. José Velloso Borges da Silva; Rio Branco Rugby Clube, Presidente Sr. Alejandro Dicovsky; Sociedade Esportiva Gran São João, Presidente Sr. Dimas Francisco Peruzza; Sociedade Hispânica Brasileira de Socorros Mútuos e Recreio, Presidente Sra. Maria Fé Varela Vazques; São Bernardo Tênis Clube, Presidente Sr. Marcelo Muoio; São Caetano Esporte Clube, Presidente Sr. Franer Natera Gonçalves; São Paulo Futebol Clube, Presidente Sr. Juvenal Juvêncio; São Paulo Iate Clube, Presidente Sr. Hans Juergen Ludwig; Sociedade Amigos de Casa Verde, Presidente Sr. Carlos Zeca; Sociedade Amigos do Bairro da Vila Monumento, Presidente Sr. Israel Bruno; Sociedade Amigos do Jardim São Bento, Presidente Sr. Mauro Biancalana; Suzano Futebol Clube, Presidente Sr. Lázzaro Tomaz de Lima; Tênis Clube de Campinas, Presidente Sr. Renato Bento Maudonnet; Termas de São Paulo, Presidente Sr. Paulo Kenzo Uemura; Tietê Esportiva Clube, Presidente Sr. Enio Geraldo Saccon; União Cultural de São Caetano do Sul, Presidente Sr. Milton Pereira; Yatch Club de Ilhabela, Comodoro Sr. Marco Antonio Fanucchi; Yara Clube de Marília, Presidente Sr. Neuri Antonio Cordeiro;

E fora da ordem alfabética dos clubes que confirmaram depois da relação pronta:

Tênis Clube de Santo André, Presidente Senhor Rui Fernão Mota e Costa; Palestra Itália Esporte Clube de Ribeirão Preto, Presidente Senhor Ricardo Queiroz Leporace; Clube Armênio, Presidente Senhor Jirair Mahseredjian.

É essa a relação. (Palmas.)

 

O SR. Presidente - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns a todos os clubes citados. Muito obrigado.

Longa lista como grande é o mérito de cada homenageado.

Anunciamos também a presença do Sr. José Antonio Martins Fernandes, Presidente do Sindicato dos Profissionais de Educação Física de São Paulo.

Neste momento em que já nos encaminhamos para o epílogo dessa importante Sessão Solene, passo a palavra àquele que preside o Sindi-Clube. Que representa mais de três mil e 500 clubes paulistas, dos quais mil e 200 são da capital. Como disse o nosso Presidente Abramo Douek, que agrega quase 11 milhões de associados, 10,8 milhões, proporciona 150 mil empregos diretos.

Sr. Presidente Cezar Roberto Leão Granieri, pela grandeza do momento, peço que V. Exa. ocupe a tribuna privativa dos Deputados dessa Casa que hoje se rende e se curva a supremacia do esporte em nosso país. (Palmas.)

 

O SR. Cezar Roberto Leão Granieri - Boa noite a todos.

Deputado Fernando Capez, confesso que S. Exa. traz algumas emoções para mim nessa longa data que nós estamos juntos, e pela sua delicadeza e as iniciativas que tem tomado com os clubes. Vir a essa tribuna aqui tão importante no nosso Estado é uma honra muito grande.

Eu quero cumprimentá-lo, cumprimentar o Secretário Adjunto Eduardo Anastasi; o Amilton Cesar Franco, representando o Deputado Silvio Torres; o Antonio Moreira Neto, Secretário Municipal de Esportes; o Jachson Sena Marques, Presidente do Sindiesporte; o Abramo Douek, Clube número um, A Hebraica. Cumprimentar os nossos vice-presidentes, o Francisco Antonio Fraga, a Silene Monteiro De Arruda Rolla, o Luiz Carlos Granieri, Luis Eduardo Dutra Rodrigues, Alberto Antonio Pascarelli Fasanaro, nosso vice-Presidente Financeiro José Antonio Silveira Ribeiro, a Maria Cecília Santa Cruz, cumprimentar o Pérsio Luis Marconi, em nome de qual cumprimento a todos os nossos regionais.

Eu já estou em uma idade, apesar de não ser muito grande, onde tenho que fazer essas falas lendo, porque senão acabo esquecendo algum detalhe.

Mas eu quero dizer o seguinte, é muito gratificante ver todos os senhores aqui reunidos neste evento que propicia contatos agradáveis e possibilita rever velhos amigos. Sinto uma vibração muito boa, construtiva, como costuma acontecer nas reuniões de pessoas ligadas a clubes. Há exatamente um ano, fizemos um evento grandioso aqui na Assembleia Legislativa. Naquela oportunidade, os clubes centenários paulistas foram homenageados em ato solene, também por iniciativa do amigo Deputado Fernando Capez, que é um Parlamentar muito identificado com os clubes e que sabe dar o devido valor ao trabalho desenvolvido por seus dirigentes.

Um ano atrás, havia 58 clubes paulistas com mais de 100 anos, que foram justamente reverenciados, não somente pela rara longevidade, mas também pelos relevantes serviços que prestam à sociedade. Essa durabilidade crescente dos clubes é uma
característica que não se vê em outros setores de atividade do país.

Nos últimos 100 anos, os clubes suportaram grandes esforços e conseguiram passar incólumes por períodos em que se verificaram guerras, revoluções, grandes crises econômicas nacionais e internacionais. Sem falar dos novos conceitos de consumo e comportamento que, segundo os mais apressados, iriam decretar o fim das atividades dos clubes. Isso foi muito bem definido pelo antropólogo Roberto DaMatta, em palestra que fez no último Congresso Paulista de Clubes. Naquela oportunidade, DaMatta observou que os
clubes são instituições em que os associados decidem entrar voluntariamente, com direito de sair quando quiserem, pois há liberdade de escolha. O antropólogo ainda observou que nos clubes há regras aceitas e escritas em um estatuto. São normas igualitárias, que criam uma fraternidade de iguais, com a visão de que o outro precisa ser respeitado. Estamos ressaltando essas características principais dos clubes, longevidade, sociabilidade, convivência saudável, para chegar àqueles que são os grandes artífices dessas associações, os seus dirigentes.

São esses dirigentes, Presidentes, Diretores, Conselheiros, que mantêm outra característica atávica dos clubes: terem à frente de seus destinos homens e mulheres que fazem valer o direito de escolher e de se associar, o mesmo espírito verificado à fundação das associações. Os dirigentes, Presidentes, Diretores, Conselheiros, que antes de tudo são associados, buscam preservar o que levou a fundação dos seus clubes, a motivação baseada na fraternidade que iguala todos e que atravessa os tempos. Então, nada mais justa a homenagem do Legislativo Paulista, feita por meio do Deputado Fernando Capez, a esses homens e mulheres que dirigem os clubes paulistas. E a homenagem dá-se no momento mais favorável de toda a história esportiva de nosso país, na década do esporte.
Esse período de intensa movimentação esportiva começou em 2011, com os Jogos Militares, vai prosseguir com a Copa das Confederações, em 2013, Copa do Mundo, 2014, e a Olimpíada e Paralimpíada, em 2016. São grandes eventos esportivos internacionais que motivarão outros importantes acontecimentos nacionais, que vão entremear e dar ainda mais consistência à década do esporte.

Essa década também será marcada pelo pós-2016, o legado positivo que vai transformar nosso país em potência esportiva. Esse período auspicioso que estamos vivendo não é favorável apenas aos clubes que formam atletas para as modalidades de alto rendimento, toda a população é beneficiada. Motivados por essa onda esportiva, desde as crianças e os mais jovens, até a terceira idade, todos querem se movimentar, ter mais atividade física e bem-estar. Então, temos um cenário muito favorável aos clubes e ao trabalho desempenhado pelos seus dirigentes, que permite antever o fortalecimento da atividade clubística.

Outro dado importante a ressaltar foi revelado recentemente por pesquisa do IBGE.
O setor de serviços não financeiros, onde estão incluídos os clubes, cresceu mais do que a economia como um todo, e contribuiu de forma estratégica para a recuperação brasileira da crise mundial de 2008. O IBGE cita como destaque os serviços prestados às famílias, que é atividade fim dos clubes. Enfim, o que queremos deixar patente aos dirigentes de clubes hoje homenageados não é uma simples mensagem de otimismo. Citamos dados confiáveis que dão ótima perspectiva à missão que esses dirigentes que desenvolvem a frente dos seus clubes. Mais um dado econômico que corrobora o nosso otimismo está no livro “A Indústria do Esporte no Brasil”, recentemente lançado por Istvan Kasznar e Ary Graça Filho.

A exaustiva análise feita pelos autores aponta que a atividade econômica esportiva no Brasil tem crescido consistentemente à taxa média de 7% ao ano. O estudo mensurou o PIB do esporte em 78 bilhões de reais, em 2010. Desse valor, quase 10% (7,7 bilhões) corresponde o total das receitas que os clubes auferiram naquele ano, com tendência de crescimento. Essa expansão constante do PIB do esporte é motivada pela percepção do brasileiro da importância da prática esportiva, com estímulo da mídia e dos grandes eventos esportivos.

Meus Senhores, minha Senhoras, não faltam motivos para acreditar que esse momento esportivo só vai valorizar o papel dos dirigentes nos clubes. A qualidade que esses dirigentes possuem, demonstrada pela opacidade de suportar a fadiga do trabalho voluntário e não remunerado e pela persistência de demonstrar firmeza de propósitos, é a mesma dos dirigentes pioneiros de 100 anos atrás. Isso nos permite acreditar que, por causa desses dirigentes, a atividade clubística, dentro de algum tempo, será reverenciada como bicentenária.

Agradecemos muito a participação entusiasmada dos dirigentes que hoje são homenageados, principalmente aqueles que vieram de vários pontos do Estado para receberem o justo reconhecimento público pela valorosa atuação que desenvolvem à frente
dos seus clubes.

Antes de terminar, queremos juntar a essa mensagem outra que recebemos do Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, entidade da qual somos o representante em São Paulo. Em sua mensagem, o Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro relembra a relação especial que tem com os clubes, entidades em que Nuzman desenvolveu toda a carreira como atleta de vôlei. Ele faz questão de frisar o papel de destaque que os clubes de São Paulo têm na formação de atletas olímpicos, que são modelos de sucesso pela infraestrutura e gestão profissional que possuem. Vou ler, na íntegra, três parágrafos da carta aos Presidentes de clubes de São Paulo, para que a mensagem guarde a sensibilidade das palavras de Carlos Arthur Nuzman.

Em conjunto com o COB, Confederações Brasileiras Dirigentes de Esportes Olímpicos e Ministério do Esporte, o trabalho desenvolvido pelos clubes será fundamental para uma excelente participação do Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, onde temos a meta de ficarmos entre os 10 países mais bem colocados no quadro geral de medalhas.
Estamos vivendo uma era dourada para o esporte nacional.

Nos próximos anos, os dois maiores eventos esportivos do Planeta serão realizados em nosso País. A mobilização em torno da Copa do Mundo de Futebol de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 envolverá toda população. E uma parte considerável dos amantes por esporte vivencia a atividade esportiva nos clubes. São ambientes sadios, que proporcionam uma melhor qualidade de vida às pessoas, integram as famílias e proporcionam novos laços de amizade.

Assim, parabenizo os Srs. Presidentes de clubes pelo trabalho de difusão dos valores e dos benefícios do esporte, pela contribuição ao desenvolvimento do esporte de alto rendimento e pelo esforço conjunto na construção de uma sociedade mais digna e saudável.

Carlos Arthur Nuzman finaliza seu texto com congratulações ao Deputado Fernando Capez pela brilhante iniciativa de promover esta Sessão Solene em homenagem a essas entidades de fundamental importância para o esporte brasileiro.

O Presidente pediu que retransmitisse o seu abraço, e encerrando essa fala, dizer que o Sindi-Clube está muito orgulhoso dessa representação que ele faz. Nós estamos vivendo talvez um dos melhores momentos de nossa história esportiva e será, sem dúvida nenhuma, com a força dos clubes do Estado de São Paulo que nós chegaremos a uma potência esportiva.

Vossa Excelência, mais uma vez pela sua irmandade, pela sua criatividade, eu agradeço muito essa oportunidade em nome de todos os homenageados nessa noite. Muito obrigado e boa noite a todos. (Palmas.)

 

O SR. Presidente - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Anunciamos também e pedimos escusas por um lapso, não constou na relação, mas encontra-se também entre os clubes homenageados, Clube Regatas Vasco da Gama de Santos, representado aqui pelo seu Presidente, Luiz Antonio de Alvarenga.

Neste momento, faremos a entrega de um diploma de honra ao mérito ao Presidente do Sindicato dos Clubes do Estado de São Paulo, Sr. Cezar Roberto Leão Granieri, que em 2008, em uma longa e persuasiva conversa, plantou a semente que hoje começa a render frutos, e cada vez mais com trabalho e união de todos frutificará ainda mais em prol do esporte brasileiro. Convido o querido Presidente Abramo Douek, os nossos ilustres Secretários para, juntamente comigo, entregarmos essa honrosa distinção. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. Presidente - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Que país maravilhoso é o nosso Brasil! Quanto orgulho devemos ter dessa imensa Nação. Hoje admirada e querida por todos os países do mundo.

Se existe uma unanimidade no mundo, hoje ela chama-se Brasil. Onde quer que a gente vá, percebemos o carinho e a distinção, não importa o continente, não importa o país. Um grande sociólogo britânico, cujo nome não me recordo, destacava a característica única e inigualável do povo brasileiro, a gentileza, a hospitalidade. Do que decorre essa convivência harmônica que tanto lembra e tanto deflui do esporte. E tivemos um simbolismo para quem acredita em coincidências, por uma coincidência.

Para quem não acredita em coincidências como eu, já estava traçado, em que entregamos a homenagem àqueles que representavam todos os clubes integrantes do Sindi-Clube. O clube número um da capital, A Hebraica, da comunidade judaica. O clube número um do interior, o Monte Líbano, da comunidade libanesa. Lembro-me de que essa harmonia é completada por um projeto fantástico que os clubes da comunidade árabe e judaica em São Paulo levaram adiante um projeto que lembra os caminhos de Abraão, em uma caminhada esportiva que parte do Clube Monte Líbano e vai até a Hebraica. E um dos grandes projetos que tento realizar como deputado e penso que será efetivado tal insistência, o número de reuniões, articulações e apoio que vem sendo criada, em um centro em área nobre, a criação de um museu do holocausto para rememorarmos os horrores que jamais devem se repetir em nossa história. E o centro mundial de cultura árabe no mesmo espaço, porque São Paulo e o Brasil são a capital mundial da tolerância, da harmonia e da convivência. (Palmas.)

E me vem à mente a remissão já fazendo uma ligação com o esporte, de lembrar, meu caro Luiz Cezar Granieri, a primeira Epístola que São Paulo encaminhou aos Coríntios, e nessa epístola no capítulo 13 verso 13 ele se lembra das três maiores virtudes, os três mais importantes dons da pessoa humana, que são a fé, a esperança e o amor. A fé, que é a força que propulsiona a ação meritória, a força motriz que nos põe em movimento, nos mantém vivos e nos dá força quando tudo e o destino parecem tramar contra. A esperança, que é o leme que nos direciona no rumo certo, mesmo quando a visão parece estar obinuliada pelas vicissitudes do cotidiano. E o amor, que é a síntese e o resumo de toda a existência humana.

E se São Paulo pudesse destacar um desses dons, ele destacaria o amor, pois o amor tudo supera, o amor tudo constrói, e o amor, mais do que nunca, pode ser buscado e aperfeiçoado pela prática esportiva que eleva o espírito, que deixa a alma leve, que põe um sorriso no rosto. Que por trás da rivalidade, quando tardia, traz a harmonia, traz a convivência entre todos nós.

Eu encerro essa Sessão Solene lembrando e pedindo paciência aos que já conhecem, mas lembrando a todos a história daquele prisioneiro que se encontrava preso no calabouço atado aos grilhões, aguardando o momento de sua execução. Ao seu lado esqueletos e ossadas de outros prisioneiros que morreram na vã esperança de um dia ter um julgamento justo. Mas ele permaneceu com a fé, força propulsora da ação meritória, e com a esperança, que é o leme que nos direciona ao rumo certo, mesmo quando as vicissitudes do dia a dia parecem obnubilar a nossa visão. E tanto ele teve fé e esperança e acreditou, como você sempre acreditou, que um dia os portões do calabouço se abriram e o ditador se aproximou dizendo, “Pobre coitado, em uma das minhas mãos manterei um bilhete contendo a palavra culpado, e na outra mão um bilhete contendo a palavra inocente. Se você escolher a mão que tem a palavra inocente, estará livre para partir, você venceu. Mas se escolher a mão que tem a palavra culpado, será executado essa noite”. Triste a sina desse homem, porque ele sabia que em ambas as mãos só havia bilhete contendo a palavra culpado. Qualquer que fosse a sua opção, mão direita, culpado, mão esquerda, culpado.

Na vida às vezes nos encontramos em encruzilhadas como essa, nas quais parece não haver qualquer saída. Se nesse momento mantivermos a fé, esperança e amor, perceberemos que quando Deus coloca um obstáculo diante de nós, ele pode ser um obstáculo, mas pode ser a oportunidade para de lá sairmos mais fortalecidos.

Winston Churchill, a mais marcante personalidade do século XX, dizia, o pessimista vê em cada oportunidade uma dificuldade, o otimista vê em cada dificuldade uma oportunidade.

Diante da dificuldade de ter 100% de chance de morrer, 0% de chance de sobreviver, esse homem soube manter o equilíbrio alimentado pela fé e esperança, e transformou essa desvantagem em vantagem, esse obstáculo em alavanca para propulsioná-lo adiante. Escolheu uma das mãos. Se o ditador não tivesse trapaceado, ele teria 50% de chance de sobreviver. Como trapaceou, ele tinha 0%. Escolheu uma das mãos, pegou o bilhete só que, ao invés de abri-lo, engoliu. Para o espanto do ditador, “como saberei o bilhete que você pegou se você acaba de engoli-lo?”, ao que ele respondeu, “basta que o senhor veja o bilhete que ficou na outra mão. Se lá estiver escrito culpado, eu só posso ter pego o bilhete com a palavra inocente, a não ser que o senhor estivesse trapaceando, o que o senhor não faria na frente de sua Corte.” Percebam que assim o obstáculo colocado, levar a 0% as chances, transformou em vantagem, porque em vez de 50% ele passou a ter 100% de chance de vida. É assim que fazemos, é assim que nós, brasileiros, aprendemos a superar todas as dificuldades.

E é por isso, Betinho, que eu tenho muita fé e esperança que com amor e com o trabalho que esses clubes fazem, muitos dos quais centenários, sem o apoio e a ajuda do Poder Público, com esse trabalho, o Brasil há de se transformar em uma das maiores potências olímpicas do mundo.

Senhores, agradecendo a todas as autoridades que compareceram, aos nossos funcionários e assessores, em especial a Sra. Delmindia Costa, Irlas Bezerra, Claudio Nassim Basil, e outros assessores que até aqui ficaram e a este corpo de funcionários exemplar e fantástico do Cerimonial dessa Casa. Convidando a todos para um coquetel que se realizará agora no Hall Monumental, declaro, feliz pela sessão e triste por ela ter se encerrado, que está encerrada essa sessão. Boa noite, e que Deus os abençoe.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 31 minutos.

 

* * *