http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

01 DE OUTUBRO DE 2012

65ª SESSÃO SOLENE EM comemoração ao "80º ANIVERSÁRIO DA CESSAÇÃO DAS HOSTILIDADES DO MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA DE 1932”

 

Presidentes: BARROS MUNHOZ e OLÍMPIO GOMES

 

RESUMO

001 - Presidente BARROS MUNHOZ

Abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Olímpio Gomes, com a finalidade de "Comemorar o 80º Aniversário da Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista de 1932". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro". Saúda as autoridades. Considera o Movimento Constitucionalista de 1932 um marco para a história do País.

 

002 - NATAL CALABRO NETO

Mestre de Cerimônias, anuncia entrega de homenagem, pelo Presidente Barros Munhoz, ao Sr. Marco Maia, Presidente da Câmara dos Deputados.

 

003 - OLÍMPIO GOMES

Assume a Presidência. Informa que a LC nº 476/12 aumentou o valor da pensão aos participantes civis da revolução. Anuncia a exibição do vídeo de assinatura do PLC nº 476/12. Faz comentários acerca de documento que determinou a cessação das hostilidades do Movimento Constitucionalista de 1932. Anuncia a apresentação do Coral del Chiaro. Ressalta a importância da "Medalha Constitucionalista". Destaca a realização de eventos comemorativos ao 80º aniversário da cessação das hostilidades do Movimento Constitucionalista de 1932 na Câmara dos Deputados. Anuncia homenagem, com entrega da "Medalha Constitucionalista" . Anuncia homenagem, com entrega da "Medalha Governador Pedro de Toledo". Informa que esta solenidade será transmitida pela TV Assembleia em data oportuna. Anuncia homenagem, com entrega da "Medalha Constituição". Anuncia homenagem "in memorian" com entrega de "Diploma de Reconhecimento". Dá conhecimento de mensagens alusivas a esta solenidade, enviadas por diversas autoridades.

 

004 - MÁRIO FONSECA VENTURA

Presidente do MMDC, dá conhecimento de teor da lei federal nº 12.430/11. Informa que o documento inscreveu nomes de combatentes da Revolução Constitucionalista de 1932 no Livro de Heróis da Pátria. Fala de homenagem prestada pelo MMDC ao Deputado Federal Marco Maia. Lamenta as mortes de ex-combatentes. Comunica as datas de eventos em homenagem ao 80º aniversário da cessação das hostilidades do Movimento Constitucionalista de 1932.

 

005 - THIAGO MORAES

Participante do MMDC, destaca lei que aumentou o valor da pensão aos participantes civis da Revolução de 1932. Fala sobre a importância da campanha de doação de órgãos, de autoria da Sra. Cláudia Sartori.

 

006 - CLÁUDIA SARTORI

Autora do projeto "Doar é legal", destaca o trabalho realizado pelo Comitê de Ação Social e Cidadania do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Informa haver mais de 1.200 adesões ao projeto. Ressalta a importância do recebimento da "Medalha da Constituição".

 

007 - Presidente OLÍMPIO GOMES

Anuncia a apresentação do Coral del Chiaro.

 

008 - IVAN SARTORI

Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, agradece a homenagem prestada por esta Casa ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Destaca a contribuição dos ex-combatentes ao País. Elogia o trabalho realizado pela Sra. Cláudia Sartori, autora da campanha "Doar é legal".

 

009 - MARCO MAIA

Deputado Federal e Presidente da Câmara Federal, faz menção a eventos realizados na Câmara dos Deputados em homenagem aos 80 anos da Revolução de 1932. Informa ser o quarto gaúcho da História a presidir a Câmara Federal. Destaca a importância da celebração de eventos históricos. Elenca os fatos que marcaram o Movimento. Presta tributo aos combatentes mortos.

 

010 - Presidente OLÍMPIO GOMES

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Barros Munhoz.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NATAL CALABRO NETO - Senhoras e Senhores, muito bom dia. Sejam bem vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Essa Sessão Solene tem a finalidade de comemorar o 80º Aniversário da Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista de 1932.

Convido para compor a Mesa dos nossos trabalhos o Exmo. Sr. Deputado Barros Munhoz, Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. (Palmas.) Exmo. Sr. Deputado Federal Marco Maia, Presidente da Câmara Federal. (Palmas.) Exmo. Sr. Desembargador Ivan Sartori, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. (Palmas.) Exmo. Sr. Deputado Olímpio Gomes, Líder do PDT na Assembleia Legislativa. (Palmas.) Sr. Coronel Ventura, Presidente da Sociedade dos Veteranos de 32. (Palmas.)

Senhoras e Senhores, ouviremos agora o Toque de Continência reservado ao Chefe do Poder Legislativo do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É executado o Toque de Continência.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NATAL CALABRO NETO - Com a palavra o Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Barros Munhoz.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Essa Presidência agradece as honrosas presenças do Presidente da Câmara Federal, Deputado Marco Maia. É uma alegria recebê-lo novamente nesse Parlamento, Deputado, S. Exa. que engrandece o Parlamento brasileiro com a sua atuação firme. Como um bom deputado do Estado do Rio Grande do Sul e como um bom Presidente da Casa. É uma honra recebê-lo aqui. Da mesma forma, meu caro Deputado Ivan Sartori, amigo da Casa, que faz uma gestão extraordinária, dinâmica, competente e modernizadora à frente do maior órgão do Poder Judiciário do Brasil, o Poder Judiciário de São Paulo. É uma alegria recebê-lo aqui novamente, Presidente Ivan Sartori.

Quero também saudar de uma maneira muito carinhosa o nosso Coronel Ventura, que é o Presidente da Sociedade dos Veteranos de 32. Uma das mais importantes instituições do nosso Estado, porque talvez a Revolução de 32 seja o marco mais importante da história de São Paulo e o Coronel Ventura preside exatamente a sociedade dos veteranos da nossa Revolução de 32. É uma alegria também, Coronel Ventura, recebê-lo aqui. E é uma alegria termos aqui conosco também, além de todas as autoridades e todas as pessoas que serão homenageadas, o nosso combativo, dedicado, responsável Deputado Major Olímpio Gomes.

Eu fico muito feliz porque também nasci em uma família que se dedicou à causa constitucionalista. Meu pai foi combatente, minha mãe foi para frente de luta como enfermeira. Eu acompanhei desde criança a história da Revolução de 32, meu pai sempre aculturou muito, sempre cultivou todas as passagens que ele viveu, e principalmente os ensinamentos dessa história. Ficam os ensinamentos cívicos para todos nós, paulistas e brasileiros. E fico feliz de que aqui na Assembleia Legislativa eu tenha um companheiro que, mais ainda do que eu, é um ardoroso defensor dos ideais de 32, não deixa a chama se apagar e até por ser originário da nossa gloriosa e valorosa Polícia Militar, ele tem um carinho muito grande para com as coisas da Revolução de 32, que é o Major e Deputado Olímpio Gomes.

Quero dizer que essa Sessão Solene foi convocada por esse Presidente, atendendo solicitação do Deputado Olímpio Gomes, e é praxe nessa Casa que o autor do requerimento da Sessão Solene a presida. E com muita honra passarei a Presidência ao nobre Deputado Olímpio Gomes, mas eu fiz absoluta questão de vir aqui recepcionar o nosso Presidente Marcos Maia, nosso Presidente Ivan Sartori e nosso Presidente Coronel Ventura.

Eu vou então pedir para que, de pé, ouçamos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 2º Tenente Músico Jassen Feliciano.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NATAL CALABRO NETO - Presidente, V. Exa. permite-me? Antes de passar a Presidência ao Deputado Olímpio Gomes, que V. Exa. faça a entrega do mimo ao Deputado Marco Maia e ao Dr. Ivan Sartori. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Essa Presidência, então, com muita honra, passa a palavra ao nobre, valoroso e combativo Deputado Olímpio Gomes para presidir a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Olímpio Gomes.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Assumindo com muita honra a Presidência desse trabalho, quero agradecer ao Tenente Jassen, a todos os meus companheiros da maravilhosa Banda da Polícia Militar, o eterno agradecimento do povo paulista pelos serviços que prestam, não só abrilhantando eventos como esse, não me canso de dizer sempre, meu Presidente Marco Maia, Dr. Ivan Sartori, a todas as pessoas e àqueles que nos acompanham pela TV Assembléia, os homens da Banda da Polícia Militar saem agora de uma Sessão Solene como músicos maravilhosos e vão para as ruas patrulhar e defender a sociedade.

O nosso eterno agradecimento e o nosso orgulho por termos uma instituição que há 180 anos protege o povo paulista e ainda tem profissionais maravilhosos, que além de excepcionais policiais, são excepcionais músicos. Muito obrigado. (Palmas.)

Quero citar a presença do Tenente Coronel Ricardo Tadeu Fiamoncini, representando o Comando Militar do Sudeste, os nossos agradecimentos ao nosso General Adhemar.

Dra. Fabiana Fairbanks, Executiva da Leite Moça, representando a direção da Nestlé; nosso sempre amigo, nosso orgulho, Amado Rubio, Comandante do Exército Constitucionalista; Antonio Rui Ferreira da Silva, filho do Delegado de Ensino e ex-Combatente de 32, Dirceu Ferreira da Silva; Sr. Írio Trindade de Jesus, Diretor de Ensino da Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar.

Nós assistiremos agora a um vídeo com o ato de assinatura pelo Governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin, do Projeto de lei Complementar nº 476, que “aumentou o valor da pensão dos participantes da Revolução de 32 e seus pensionistas”. Quero dizer que o Governador Geraldo Alckmin esteve aqui no Nove de Julho quando foi homenageado, e naquele ato fez a assinatura do encaminhamento do Projeto do Executivo que tramitou nessa Casa e que já é uma realidade. Naquele momento também foram assinadas as autorizações e os atos do Projeto do Executivo e de Execução da reforma das instalações do monumento representativo a 32, e mais ainda anunciado pelo Governador o início das obras do Museu de São Paulo, e com a área destinada à Sociedade de Veteranos de 32, feito uma solicitação e uma intervenção mais do que oportuna pelo nosso Presidente, Coronel Mário Fonseca Ventura.

Vamos assistir ao vídeo.

 

* * *

 

- É feita a exibição.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Anuncio a apresentação do Coral del Chiaro, sob a regência do Maestro Fábio del Chiaro, com as participações da Sra. Ana Luiza Ramos, soprano, e do Sr. Gilberto Chaves Júnior, tenor, com a música “Céu de Santo Amaro”.

 

* * *

 

- É feita a exibição.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Em 02 de outubro de 1932, às 12 horas e 15 minutos, o Coronel Eduardo Legione, o Major Mario Rangel e o Capitão João Francisco da Cruz, todos da Força Pública de São Paulo, apresentaram-se diante do Governador Pedro de Toledo comunicando-lhe que ele estava deposto. Que o Coronel Herculano de Carvalho e Silva havia sido nomeado Governador Militar do Estado e que terminara a luta. Diante desses fatos, elaborou-se um documento encabeçado pelo próprio Pedro de Toledo, sempre altivo, com detalhadas e corajosas explicações ao povo de São Paulo. Houve inconformismo popular, difícil de ser contido. Na frente de batalha, mesmo diante da situação totalmente adversa, alguns soldados não aceitaram o final das hostilidades. Não concordando com aquele epílogo, o Coronel Euclydes de Figueiredo pretendeu resistir, com uns poucos e obstinados combatentes. Mas todos foram presos 12 dias após. Ibrahim Nobre, exaltado, fez um desabafo: “A Revolução não deveria terminar assim. Depois que fossem os filhos, iria os pais. Depois que eles morressem, iriam as irmãs, as mães, as noivas. Todos morreriam. Mais tarde, quando alguém passasse por aqui, neste São Paulo deserto, sem pedra sobre pedra, levantando os olhos para o céu, haveria de ler, no epitáfio das estrelas, a história de um povo que não quis ser escravo”. Com as esperanças perdidas, porém, com a dignidade conservada, os líderes civis e militares da Revolução foram presos. Arbitrariamente, a Ditadura remeteu-os na direção do Nordeste, pelo navio-presídio “Pedro I”, do qual foram transferidos para o “Siqueira Campos”, em Recife. Esperava-os o exílio, no acolhedor Portugal.

Ouviremos agora a apresentação do Coral Del Chiaro, sob a regência do Maestro Fábio Del Chiaro, com a participação da soprano Ana Luiza Ramos, e do tenor Gilberto Chaves Júnior, que interpretarão a música “Céu de Santo Amaro”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Maravilhoso. Uma grande salva de palmas. (Palmas.)

Nesse momento eu peço ao Coronel Ventura, Presidente da Sociedade Veteranos de 32, e ao Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Dr. Ivan Sartori, que se posicionem para fazer a impostação das medalhas de homenagem às personalidades que participaram ou que pelas suas ações valorizaram e valorizam a história de São Paulo, a dignidade do povo brasileiro.

É com muita alegria que eu solicito ao Exmo. Presidente da Câmara Federal, Sr. Marco Maia, que se posicione para receber a medalha constitucionalista. Medalha constitucionalista é a maior condecoração do Legislativo de São Paulo. Presidente Marco Maia, tenha a certeza do nosso eterno agradecimento. Não do deputado, não da Assembleia Legislativa, mas dos 42 milhões de habitantes do Estado de São Paulo que se sentiram homenageados nesse ano, em que completamos 80 anos do Movimento Constitucionalista, com a Câmara dos Deputados promovendo atos, exposições e até um material maravilhoso comemorativo a esses 80 anos. Receba essa homenagem que é a homenagem do povo paulista.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Chamo agora para que se posicione em local de destaque a Sra. Ana Helena Rudge de Paula Guimarães, que receberá, representando a sua avó, Sra. Bianca Morandi Telles Rudge, casada com o Sr. Antônio Telles Rudge, ex-combatente da Revolução Constitucionalista de 1932, pelo trabalho desenvolvido, pela luta, pelo esforço dessa maravilhosa família.

Por gentileza, Sra. Ana Helena Rudge. (Palmas.)

Peço ao Presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, que também agora já é recipiendário da medalha, também proceda à homenagem justa a esposa desse Combatente. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Peço que se posicionem para serem homenageados pelas autoridades que compõem essa Mesa de trabalhos o Prof. Casemiro Pedro da Silva Neto, supervisor do Espaço Cultural Zumbi dos Palmares da Câmara dos Deputados, que receberá a Medalha Governador Pedro de Toledo, e o Sr. José Ricardo Oriá Fernandes, Curador do Museu da Câmara dos Deputados, que também irá receber nesse momento a Medalha Governador Pedro de Toledo. Os nossos agradecimentos a essas personalidades juntamente com o Presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, mais do que valorizaram, elevaram e dignificaram e dignificam com as suas ações no Congresso Nacional, na Câmara dos Deputados, mostrando a importância e o valor desse movimento para o povo brasileiro.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Eu peço às autoridades que se acomodem porque uma festa de emoção para que os nossos artistas maravilhosos proporcionem mais emoção ainda. Ouviremos agora a apresentação do Coral Del Chiaro, que interpretará a música “Imagine”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Festa dos 80 anos da Cessação das Hostilidades, grandes emoções.

Essa Sessão Solene será transmitida no próximo sábado, dia seis de outubro, às 21 horas, pela TV Assembleia, pelos canais 66 da TVA, 13 da NET, 61.2 da TV Digital Aberta.

Nesse momento, eu solicito ao Coronel Ventura, ao Dr. Ivan Sartori, Presidente do Tribunal de Justiça e ao Presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, que se posicionem para homenagearem mais personalidades que são recipiendárias de medalhas da Constituição, Pedro de Toledo e o diploma de reconhecimento nessa data.

Quero, com muito orgulho e muita satisfação, convidar para que se coloque em lugar de destaque a Sra. Cláudia Sartori, que é a mentora e vem desenvolvendo um trabalho fantástico de incentivo a doação de órgãos, que é promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, cuja Presidência é do Ivan Sartori, seu marido. É um trabalho fantástico, o tratamento dispensado àqueles que necessitam de doação, uma medula, uma córnea, um coração.

Uma mulher altruísta que encontra amparo na Legislação, no direito a vida, no direito a saúde, que são princípios fundamentais esculpidos na nossa Constituição. É incrível como essa digna Senhora tem encontrado espaço nas mídias para divulgar esse trabalho.

Diante da grandeza e dos resultados desse trabalho, o povo paulista, a Sociedade Veteranos de 32, nesse momento, com muito orgulho, faz essa mais que justa homenagem com a entrega da medalha da Constituição. Muito obrigado, Sra. Claudia, pelo que vem fazendo pelo povo brasileiro. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Peço que se coloque em local de destaque a Sra. Ana Cândida Dias Novaes Lima, ex-Combatente da Revolução Constitucionalista de 32, hoje com 91 anos de idade. Que alegria poder viver esse momento onde o povo de São Paulo diz muito obrigado a essa batalhadora por São Paulo e pelo Brasil. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Sra. Ana Cândida Dias Novaes Lima, emocionada e emocionando a todos nós.

Convido para receber a mais que justa homenagem esse grande lutador pela valorização da história do povo paulista. Um currículo inigualável, ocupando funções fundamentais para a preservação da memória histórica do povo paulista. É com muito orgulho que peço que se posicione o Sr. Adilson Cezar, Presidente do Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Sorocaba. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Em 1932, muitas empresas, inclusive multinacionais, se desdobraram para colaborar, para contribuir com o esforço empreendido durante o Movimento Constitucionalista. E uma empresa multinacional suíça destacou-se pelo desdobramento e pela mobilização de auxílio material, de logística, para os nossos bravos combatentes. Para a nossa satisfação, homenageamos a Nestlé e a Executiva da Leite Moça, Fabiana Fairbanks, em um agradecimento do povo de São Paulo a essa empresa que, ao longo de muitos anos, vem trazendo progresso, fomento ao trabalho, riqueza, e no momento agudo da nossa história ficou ao lado do povo brasileiro.

Sra. Fabiana Fairbanks. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Nesse momento chamo o Coronel Ventura, ladeado pelo Presidente do Tribunal de Justiça, Ivan Sartori, e do Presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Marco Maia, e eu também convido para acompanhar e também promover essa homenagem o meu amigo José Gaspar, vice-Presidente do PDT do Estado de São Paulo e amigo, irmão do recipiendário dessa homenagem. Uma homenagem “in memorianà Sra. Sílvia Lemos Smith, primeira mulher da Polícia Científica, falecida em 29 de julho de 2012, e eu convido meu amigo, companheiro de luta, Rui Lemos Smith, filho de Sílvia Lemos Smith.

Primogênita de seis filhos, nasceu em março de 1916. Ingressou na escola normal Padre Batista em 32 e com o início da Revolução Constitucionalista naquele mesmo ano, transformava-se em quartel e base de apoio dos revolucionários paulistas. As alunas da escola normal, dentre as quais se encontravam Sílvia Lemos Smith, foram convocadas para prestarem serviços como confecção de fardas, agasalhos e também coleta de fundos para a Revolução.

Posteriormente, já em 1939, ela ingressou na Escola de Polícia da USP, formando-se em 1942, sendo a primeira perita criminal mulher a se formar no Estado de São Paulo, a primeira mulher da Polícia Científica do Brasil. Com muito orgulho e emoção, peço que o Coronel Ventura e as autoridades façam essa justa homenagem ao seu filho, ao nosso amigo Rui Lemos Smith. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Com a palavra o Coronel Ventura, Presidente da Sociedade Veteranos de 32.

Justificaram as suas ausências a Dra. Linamara Rizzo Battistella, Secretária de Direitos da Pessoa com Deficiência; o Vereador da Câmara Municipal de São Paulo, José Police Neto; e a Deputada Beth Sahão. Faz-se presente representante do Deputado Itamar Borges do PMDB. Com a palavra, o Coronel Ventura.

 

O SR. VENTURA - Exmo. Deputado Marco Maia, digníssimo Presidente da Câmara Federal; Exmo. Desembargador Ivan Sartori, nosso querido Presidente do Tribunal de Justiça; meu amigo a quem admiro muito, o nosso Deputado Olímpio Gomes, quando eu falo o nome do Deputado Olímpio Gomes, lembro-me da minha querida Polícia Militar. Um batalhador, um lutador pelos nossos homens que lutam diuturnamente por esse Estado.

“Lei número 12.430 de 20 de junho de 2011, inscreve os nomes de Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, MMDC, heróis paulistas da Revolução Constitucionalista de 32 no livro dos heróis da Pátria. A Presidente da República, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei. Artigo Primeiro - Serão inscritos no livro dos heróis da Pátria que se encontra no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília, os nomes de Mario Martins de Almeida, Euclides Bueno Miragaia, Dráusio Marcondes de Sousa e Antonio Américo de Camargo Andrade, historicamente conhecidos como Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, MMDC, heróis paulistas da Revolução de 32. Artigo Segundo - Essa Lei entra em vigor na data de sua publicação. Brasília, 20 de junho de 2011, 190º Aniversário da Independência e 123º da República. Dilma Rousseff.”

Nessa manhã, com muito orgulho, a Sociedade Veteranos de 32 homenageia o nosso Deputado Marco Maia, e também José Ricardo Oriá Fernandes e Casemiro Pedro da Silva Neto com nossas medalhas.

O Deputado Marco Maia recebeu a medalha Constitucionalista, Oriá e Casemiro receberam a Pedro de Toledo porque pela primeira vez eu tenho conhecimento que na Câmara Federal organizaram uma magnífica exposição, ao que eu não tenho palavras para traduzir aquilo que eu sinto. Quando eu vi o folder proporcionado pelo Professor José Carlos de Barros Lima, está aqui o Professor José Carlos, ele trouxe ao meu conhecimento e de imediato nós, tanto o Professor José Carlos como o nosso Conselho da Medalha, achamos por bem condecorar as ilustres personalidades porque são realmente merecedores. E o nosso Deputado Olímpio Gomes também deve ter se movido com o mesmo zelo que nós tivemos em condecorar as personalidades.

Em virtude da lei que transformou Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo em heróis nacionais, considerando a magnífica exposição que tivemos na Câmara Federal, considerando as que aconteceram em outros Estados, meu Deputado Marco Maia, lembro-me da Batalha do Rio Fão, no Rio Dudulha, contra a brigada gaúcha. Lutar contra a brigada gaúcha é significativa.

Mas o General Candoca tinha em mente a constitucionalização do país. Meu Deputado, considerando a batalha do Rio Dudulha, do Rio Fão, considerando a batalha que aconteceu em Itacoatiara, onde fuzileiros navais do Pará queriam invadir as zonas, mas as barcaças quando chegaram perto de Itacoatiara foram todas afundadas pelo Arquipélago Aquidaban, que tinha um calado bem maior e os coitados dos náufragos simplesmente foram executados, foram mortos. Todos eles foram assassinados.

Considerando também que o Tenente Assunção parte de Castro, no Paraná, atravessa Itararé e vai lutar no túnel da Mantiqueira, considerando as batalhas que aconteceram em Minas Gerais, em outros Estados, valorosos combatentes que saíram do Pará e vieram lutar em São Paulo como também alguns baianos considerando mais que do nosso monumento mausoléu estão todos os Comandantes que lutaram em 32 e que não eram paulistas, mas sim eram de outros estados, eu proponho hoje que a Sociedade Veteranos de 32 transforme-se em uma federação, porque é o Brasil que luta por uma independência de suas leis, onde nós não compactuamos com ditaduras e outros movimentos espúrios.

Nós perdemos no dia 09 de julho o Professor e Médico Jorge Michalany, no dia 04 parte para a eternidade Bortolan, o Polaco, residente em Piracicaba. No dia 10 de agosto, tivemos outro falecimento de um combatente. Dez de setembro foi chamada pelo Senhor a D. Maria Celestina, uma senhora de 102 anos, mais conhecida como D. Mariinha. E agora no dia 27, perdemos o integralista Vladir Calisto, residente em Londrina. Por todos esses motivos, os combatentes de 32 estão reduzidos ao número de 37. Futuramente a Sociedade Veteranos não terá mais veteranos. Ela terá os descendentes, que é a COFAM e também teremos os outros estados em uma possível federação, movimento constitucionalista, MMDC. Aproveito para levar um recado à Dona Bianca, que é a mulher mais idosa da Revolução. Porque a caçula, nós vimos a caçula receber a condecoração, com 91 anos, mas todos eles têm mais de 98. Ainda esse ano nós iremos participar de quatro festas de heróis que estão completando 100 anos de idade.

A Sociedade Veteranos de 32 tem que pensar no futuro para não deixar morrer essa chama de 32.

Pediram para que lembrasse o nome do Coronel Paulo Montserrat, Liceu Ferreira da Silva, Silveira Camargo, Antonio Rui Ferreira da Silva. Esse bilhetinho traduz o sentimento dos nossos veteranos e seus parentes que comparecem a essa Sessão Solene e eu fico realmente emocionado quando eu vejo o Amado, o Comandante do Exército Constitucionalista. O nosso ex-Comandante do Exército, Alfredo Pires. Eu vejo aqui meu companheiro de 54 anos de luta na nossa querida Polícia Militar, entramos quando ainda era Força Pública. Antonio Carlos Mendes, Coronel. Um batalhador, Chefe de Gabinete no Grão Mestre na Maçonaria do Grande Oriente; Margarida, braço direito do Professor José Carlos; D. Alzira; os nossos heróis que batalham pela sociedade. O Pedro Paulo Pena Trindade, enfim, eu vou me esquecer de nomes e vou cometer essa indelicadeza, não dá para citar todos que estão aqui.

Mas meu querido Deputado Olímpio, nove de julho, 23 de maio e dois de outubro são datas que V. Exa. sempre comemora nessa Casa de Leis. O meu sentimento, a minha profunda amizade por S. Exa. porque a nossa Polícia Militar, que atravessa momentos delicadíssimos onde o nosso inimigo não é o inimigo de 32, mas é um inimigo oculto, nós não sabemos onde ele vai atacar ou se é em Santo André, se é em Araçatuba, se é em Guarulhos. A Polícia Militar atravessa momentos de pânico e V. Exa. nesta Casa defende a nossa instituição com unhas e dentes. Agradeço a todos. Sentimo-nos emocionado em uma data dessa, mas a Sociedade Veteranos de 32 está de parabéns, na minha conta nós fizemos 115 eventos nesses 80 anos e estamos chegando ao fim dessa batalha do Jubileu de Carvalho. Amanhã estaremos no Monumento. Eu convido todos vocês a se irmanarem conosco às nove horas do dia dois de outubro e no dia três faremos uma solenidade excepcional na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, onde os Cadetes que entraram nesse ano são os constitucionalistas de 32. Nós temos um núcleo, Cadete Gutenberg e Rocha justamente com essa ideia de perpetuar o 32 no ninho das águias onde se formam os futuros Comandantes da Polícia Militar.

Enfim, vamos encerrar os 80 anos da Revolução com chave de ouro, estaremos em São João da Boa Vista, iremos a Itapetininga, iremos a outras cidades, Campinas; enfim, eu não sei se eu terei força para tudo isso, porque a minha generala reclama muito que eu não paro mais em casa, mas combater o bom combate nós fazemos com orgulho e com muito prazer. Obrigado a todos e continuemos a luta. Obrigado. (Palmas.)

 

 O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Parabéns, Coronel Ventura. Parabéns a todos os companheiros veteranos da Sociedade Veteranos de 32.

Com a palavra ele que foi um dos organizadores e mentores dessa solenidade, Dr. Thiago Moraes, da direção do MMDC e neto do ex-Combatente Dr. Vicente Venâncio Junior, Juiz de Paz no oeste paulista.

 

O SR. THIAGO MORAES - Bom dia, Senhoras, Senhores e autoridades presentes. Faço uso da palavra neste dia para agradecer a presença de Vs. Exas. a fim de comemorar os 80 anos do cessar de hostilidades do movimento constitucionalista de 1932.

Aos Excelentíssimos Srs., Deputado Estadual Barros Munhoz, Presidente da Assembleia Legislativa, agradecimentos pela oportunidade de comemorar nesta Casa data tão significativa para os paulistas e paulistanos; Deputado Estadual Major Olímpio, o Projeto de lei 476/12 é um marco histórico. Faço público o seu trabalho árduo e contínuo pela aprovação do projeto junto ao Governador Geraldo Alckmin, o aumento do valor da pensão de nossos participantes civis da Revolução de 32. Nossas viúvas recebam nossos mais sinceros elogios de gratidão.

Presidente da Câmara dos Deputados, Sr. Marco Maia; Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Dr. Ivan Sartori; Presidente da Sociedade Veteranos de 32, Coronel Mario Fonseca Ventura; nobre Coronel Antonio Carlos Mendes; Comandante do Exército Constitucionalista, Sr. Amado Rubio; Militares e civis presentes. A participação de todos nessa Sessão Solene faz o Movimento Constitucionalista de 32 perpétuo, não somente histórico. É uma honra para todos nós e 38 heróis vivos e tombados na trincheira em memória.

Aproveito para em especial dizer à Sra. Claudia Sartori que doar órgão é um ato de amor e solidariedade. Quando um transplante é bem sucedido, uma vida é salva e com ele resgata-se também a saúde física e psicológica de toda a família do paciente transplantado. Em pleno século da tecnologia, ainda vivenciamos os estigmas e preconceitos do ato de doação, o que é lamentável, pois se para o adulto a espera para um doador é difícil, imaginem quando o paciente é uma criança.

Um gesto que pode transformar a dor da morte em continuidade da vida. Homenagem ao casal Sartori, Ivan e Claudia, pela nobreza do projeto “Doar é Legal”. Os paulistas e paulistanos são gratos.

Parabéns nessa data aos recipiendários das medalhas. Agradeço ao Coral del Chiaro, sobre a coordenação do Sr. Fabio Del Chiaro; a Sra. Carla, pela decoração belíssima do ambiente e a organização da solenidade; a Secretária Parlamentar Sra. Valéria Petrella; bem como a equipe do Cerimonial desta Casa, do Tribunal de Justiça e de todos os outros da Câmara Federal.

Finalizo desejando a todos um bom dia e uma excelente semana. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Agradeço a atenção em todos os momentos do Thiago Moraes e toda sua equipe para realização desse evento.

Convido para fazer uso da palavra a Sra. Cláudia Sartori, autora do projeto “Doar é legal”. (Palmas.)

 

A SRA. CLÁUDIA SARTORI - Cumprimento o Deputado Estadual Olímpio Gomes; Deputado Federal Marco Maia; meu querido esposo, Desembargador Ivan Ricardo Garisio Sartori; Tenente Coronel Ricardo Tadeu Fiamoncini; Coronel Mario Fonseca Ventura; Sr. Amado Rubio e querido amigo Thiago Moraes. Cumprimento a todos, Senhoras e Senhores.

Sinto-me honrada por estar nessa Casa de Leis com os representantes do povo paulista, extremamente feliz por receber essa alta honraria que representa não somente uma vitória para o CASC, que é o Comitê de Ação Social e Cidadania do Tribunal de Justiça de São Paulo, que através de sua equipe e o verdadeiro espírito público está trabalhando com afinco por meses para viabilizar campanhas que podem trazer ações positivas para toda a sociedade. A campanha “Doar é Legal”, a vida é recarregável, essa medalha representa muito mais do que podemos imaginar. Representa a conquista de um ideal tão relevante quanto à coragem das pessoas que estão na fila de espera, esperando vida. Essa medalha é reconhecidamente para elas. É com muita alegria que podemos contar, desde o lançamento da campanha, que foi iniciada no dia 11 do mês passado, mais de mil e 800 adesões. (Palmas.)

Sinto-me emocionada, porque foram muitas batalhas que nós tivemos que vencer, muita gente não acreditando, mas isso é só o início. Conquista apreendida graças à garra dos servidores do Tribunal como a coordenadora do CASC, Ana Raquel Orlando, a assessora de imprensa, Rosangela Sanches, e de parceiros que abdicaram de importantes afazeres para se dedicarem a essa causa nobre. Agradeço também a presença do Presidente da casa, Barros Munhoz, no lançamento da campanha, que me emocionou e emocionou a todos com um discurso extremamente sensível e oportuno.

Fico feliz de poder contar com pessoas que estão no poder, com espírito voltado para o bem comum, com vistas para um país melhor, uma vida melhor. Novos horizontes se abrem a partir da conscientização que devemos nos unir para tornar mais suaves o caminho dessas pessoas que lutam pela sobrevivência. Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Mais um pouco de emoção. Ouviremos agora a apresentação do Coral del Chiaro, com a canção “Nessum Dorma”. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Os nossos agradecimentos ao Coral del Chiaro por trazer tanta emoção e cultura nesse momento.

Com a palavra o Desembargador Ivan Sartori, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. (Palmas.)

 

O SR. IVAN SARTORI - Eminente Presidente dessa Sessão Solene, nosso querido amigo, Deputado Estadual Major Olímpio Gomes, agradeço muito pela homenagem prestada ao Tribunal de Justiça e pela sensibilidade de pedir a convocação dessa solenidade, dessa sessão.

Querido Deputado Federal Marco Maia, nosso agraciado presente que honra essa sessão; Coronel Mario Fonseca Ventura, Presidente da Sociedade Veteranos de 32, parabenizá-lo pelo trabalho que vem fazendo, pela força; Tenente Coronel Ricardo Tadeu Fiamoncini, nesse ato representando o Comandante Militar do Sudeste, Sr. Amado Rubio, Comandante do Exército Constitucionalista; Sr. Tiago Moraes, participante do MMDC, neto do ex-Combatente Dr. Vicente Venâncio Junior, Juiz de Paz no oeste paulista, nosso querido amigo; minha esposa, Claudia Conde Sartori; Sra. Ana Helena Rudge de Paula Guimarães; que são os homenageados, Professor Casemiro Pedro da Silva Neto; Sr. José Ricardo Oriá Fernandes; Sra. Ana Cândida Dias Novaes Lima; Sr. Adilson Cezar; Sra. Fabiana Fairbanks, também representando a Presidência da Nestlé; Sr. Rui Lemos Smith, nesse ato representando, in memorian, a Sra. Silvia Lemos Smith.

Senhoras e Senhores, militares, civis, amigos, Deputados presentes, nossos servidores, pessoal da Casa, do Cerimonial, Coral del Chiaro, cumprimentar duas belíssimas vozes, essa apresentação que nos orgulha bastante e também nos traz aqui momentos maravilhosos e de grande euforia até.

E sempre importante nós nos lembrarmos da Revolução de 32. A Revolução de 32 enobrece e engrandece São Paulo. E o Major Olímpio, como o Coronel Boa Ventura e todos aqueles que tiveram participação nessa revolução por intermédio inclusive de seus descendentes, tem reavivado esse movimento importante, esse movimento de altíssima civilidade, altíssima data cívica para o Estado de São Paulo. Nós não podemos nos esquecer de tudo, o quanto passaram esses nobres combatentes, o MMDC inclusive, que agora fico sabendo, não sabia dessa lei que foi promulgada, enaltecendo esses heróis. Quero lembrar que nós temos no prédio também o gabinete MMDC, que é o gabinete dos Desembargadores da seção de Direito Público, daí o respeito do Tribunal de Justiça a esses combatentes.

Quero dizer ainda que fico bastante emocionado pelo trabalho realizado por minha esposa, Claudia Sartori. Que, pela primeira, vez empreende um trabalho institucional no Tribunal de Justiça, a cerimônia foi bastante concorrida, presente o eminente Deputado Presidente dessa Casa, Barros Munhoz, nosso amigo e parceiro. Presente também o Governador Geraldo Alckmin, o Secretário da Saúde, Secretário da Justiça e outras tantas autoridades que acorreram a essa Casa para se unir a essa causa tão bela, a essa causa que realmente está de acordo com os termos da Constituição Federal, no seu Artigo Primeiro Inciso Terceiro, que trata da dignidade humana.

Quero cumprimentar minha esposa. No começo confesso até que fiquei um pouco desacreditado de a campanha poder decolar, mas ela, com sua força, eu admiro cada vez mais a força que ela teve com as nossas queridas servidoras do Tribunal, uma equipe maravilhosa, a Ana Raquel, a Rosangela, minha fiel escudeira, assessora de imprensa, e a todos que participaram, nosso Cerimonial também. Então, eu só tenho que agradecer a Deus por nós empreendermos uma campanha tão bela e que está somando país afora, mesmo porque não é apenas de nossa autoria. Isto vem evidentemente de outros Estados, no Rio Grande do Sul teve isso, é também uma norma recomenda tória do CNJ, tem também o Banco Nacional de Doadores. Mas aqui no Estado de São Paulo essa força do Tribunal de Justiça, por intermédio da minha esposa, Cláudia, por intermédio da Raquel e Rosangela, trouxe um engrandecimento dessa causa, que é para nós de suma importância, porque nós realmente devemos olhar ao próximo.

Mencionou aqui também o Coronel Boa Ventura, os problemas e as dificuldades que hoje vem passando a Polícia Militar com essa onda de criminalidade. Eu quero aqui hipotecar a minha solidariedade ao Comandante Geral Coronel Roberval, que está fazendo um trabalho glorioso e vem lutando para conseguir trazer paz ao cidadão paulistano.

Cumprimento, mais uma vez, os dissidentes dos Revolucionários Constitucionalistas, e agradeço a oportunidade de o Tribunal estar aqui e poder ver essa homenagem, e poder estar presenciando essa maravilha de solenidade proporcionada pelo nosso querido amigo e combativo, aguerrido, Deputado Major Olímpio. Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Agradeço as palavras do Dr. Ivan Sartori, Presidente do Tribunal de Justiça. Passo a palavra ao Deputado Federal Marco Maia, Presidente da Câmara de Deputados.

 

O SR. MARCO MAIA - Bom dia a todos. É uma satisfação, uma honra enorme poder estar presente nesta importante solenidade, que reforça e valoriza a nossa Revolução Constitucionalista de 32.

Quero saudar os Deputados do Estado de São Paulo, Barros Munhoz, Presidente dessa Casa, e o Major Olímpio Gomes, organizador e indicante dessa cerimônia. Quero saudar também o Desembargador Ivan Sartori, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; a Sra. Claudia Sartori, autora do projeto “Doar é Legal"; saudar o Coronel Ventura, Presidente do MMDC; também o Sr. Thiago de Moraes e, ao saudá-lo, saudar todos os agraciados com os prêmios que aqui foram entregues, as medalhas entregues na solenidade.

Senhoras e Senhores, dignos Deputados e Deputadas Estaduais, dignos representantes da Polícia Militar de São Paulo, demais autoridades e ilustres homenageados presentes nessa solenidade. Cumpre-me, primeiramente, expressar a honra e o agradecimento que me distinguem nesse momento com a entrega da Medalha Constitucionalista do Governo de São Paulo.

Falo em nome também dos servidores da Câmara dos Deputados, Casemiro Pedro da Silva Neto, supervisor do Espaço Cultural e o Sr. José Ricardo Oriá Fernandes, Curador da Exposição Constitucionalista, 80 anos da Revolução de 1932 e do Museu da Câmara, que igualmente agradecem a distinção que lhe é conferida mediante outorga da Medalha Governador Pedro de Toledo.

Agradecemos em particular a indicação feita pelo Deputado Olímpio Gomes, do PDT de São Paulo, bem como aproveitamos para enaltecer o papel desempenhado pela Polícia Militar de São Paulo, honrando e engrandecendo história do Estado. Em nome da Câmara dos Deputados, recebemos com grande satisfação e sentimento de dever cumprido as homenagens prestadas em razão da exposição constitucionalista “80 anos da Revolução de 1932”, realizada em Brasília no mês de julho deste ano.

 E eu comentava com o Deputado Olímpio Gomes, agora a pouco, que quis o destino que um gaúcho fosse autorizar a realização de uma homenagem como essa feita a nossa Revolução Constitucionalista. O que muito me orgulha é o fato de que hoje eu tenho a honra de ser o quarto gaúcho na história a presidir a Câmara dos Deputados. Foram poucos, portanto, os gaúchos que tiveram essa honraria.

Nessa empreitada, moveu-nos, sobretudo, o compromisso com a preservação da memória nacional. A exposição realizada na Câmara dos Deputados foi, com efeito, um convite à reflexão sobre o nosso passado histórico. Passado esse repositório de ações e experiências determinantes, imprescindíveis para gerações do presente e do futuro. Cabe sem dúvida assinalar o caráter revelador da celebração de fatos históricos a indicar os principais valores ideais de uma nação, os anseios e as expectativas de seus cidadãos.

Passados 80 anos da Revolução Constitucionalista, podemos não apenas rever com mais isenção as diferentes interpretações acerca do movimento, mas, sobretudo, constatar a respectiva importância e influência em relação aos demais acontecimentos daquele período conflituoso da história do país. O estudo e a difusão do conhecimento, a possibilidade de observar as causas, os antecedentes, as contradições e os desdobramentos do Movimento de 32, a percepção das injunções políticas e social do paroxismo e segmentação dos interesses então vigentes, tudo isso concorre para a compreensão mais precisa da realidade na qual se impõe e se elevam perante nossa consciência, fatos como a participação da Escola Politécnica do Estado de São Paulo e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, entre os numerosos desafios enfrentados e os esforços extraordinários empreendidos na campanha paulista.

A confirmação da convocação da Assembleia Constituinte pelo Presidente Getulio Vargas, a promulgação da carta de 1934, e o reforço ao culto das tradições bandeirantes do Estado de São Paulo, são esses alguns dos fatos que marcaram aquele momento da história do nosso país, que envolveram a Revolução Constitucionalista. No mesmo sentido, do respeito patriótico e do mais amplo e nítido registro dos fatores e elementos componentes da identidade nacional, buscamos também evocar e valorizar em especial os sublimes exemplos de coragem, humanidade e civismo entre os 200 mil voluntários e 60 mil combatentes que integraram as fileiras do Exército Constitucionalista. Pessoas que participaram ativamente do maior movimento cívico da história paulista. Nomes como Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, Pedro de Toledo então proclamado Governador de São Paulo e Comandante Civil da Revolução, os membros da Junta Revolucionária, Francisco Morato, Antonio de Pádua Sales e os Generais Bertoldo Klinger, Isidoro Dias Lopes, o General Euclides Figueiredo, responsável pelo comando da Segunda Região Militar aos quais se juntaram, entre outros, Raul Pila, Borges de Medeiros, Batista Luzardo, João Neves, e Artur Bernardes.

Trata-se, enfim, de fatos e pessoas que constituem seu complexo conjunto autêntico e valioso legado do patrimônio histórico de São Paulo e do Brasil. Guardar a memória da Revolução de Nove de Julho de 1932 significa, em última análise, preservar o ideal constitucionalista e democrático, honrar os grandes feitos e os personagens que se inscreveram por seu espírito cívico e sacrifício no panteão da historiografia nacional.

Desejo principalmente associar-me às merecidas homenagens aos integrantes do Exército Constitucionalista, militares e civis participantes do movimento ocorrido no Estado de São Paulo entre os meses de julho e outubro de 1932. Nosso renovado tributo aos que lutaram e deram sua parcela de contribuição no intuito da redemocratização do país. Aos que sofreram com o exílio e aos que sacrificaram a própria vida em prol de legítimas convicções de justiça, soberania e liberdade. De modo especial, parabenizo os demais agraciados do presente evento, e que já foram aqui também nominados pelo nosso protocolo. A todos, o meu sentimento de amizade, gratidão e de homenagem. Todos são merecedores das homenagens que aqui foram prestadas.

Em conclusão, reitero os agradecimentos já formulados perante essa distinta audiência, com as devidas congratulações ao povo paulista e ao Estado de São Paulo, mais uma vez saudando e exaltando a reconhecida dimensão histórica da Revolução de 1932. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Os nossos agradecimentos à honrosa presença do Presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Marco Maia.

Lembramos a todos que esta Sessão Solene será transmitida no próximo sábado, dia 06/10, às 21 horas, pela TV Assembleia, pelos canais 66 da TVA, 13 da NET e 61.2 da TV Digital Aberta.

Quero agradecer também a presença do Coronel José Maurício Weisshaupt Perez, comandando a Academia do Barro Branco e representando nesse ato o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Roberval; o Coronel Edilberto de Oliveira Melo, ex-Presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar; Tenente José Borges Pereira, representando a Associação de Oficiais da Polícia Militar da Rua Tabatinguera; José Carlos de Barros Lima, coordenador da Sociedade Veteranos de 32 do núcleo da Lapa, os nossos agradecimentos; Ney Cardoso, representando o decano da Casa, Deputado Antonio Salim Curiati.

Justificativas da presença por impossibilidade de comparecimento por agenda do Governador Geraldo Alckmin; do Rodrigo Garcia, Secretário de Desenvolvimento Social; do Coronel Chefe da Casa Militar, Roberto Meira; da Dra. Tallulah Kobayashi Diretora Adjunta da OAB São Paulo.

Quero citar também a presença do Alfredo Pires Filho, ex-Comandante Constitucionalista que transmitiu o comando para Amado Rubio em 09/07/1932; o Coronel Paulo Sérgio dos Santos, da Assistência Militar da Prefeitura, representando nesse ato o Prefeito Gilberto Kassab; o Sr. Marco Aurélio Vicente Vieira, Presidente da Comissão de Seleção e Inscrição, representando o Presidente da OAB em exercício, Marcos da Costa, os nossos agradecimentos; nosso sempre amigo presente, Pedro Paulo Penna Trindade, representando a Diretoria da Sociedade Veterana de 32 e o Conselho Consultivo e Cívico da Associação Comercial de São Paulo; Prof. Casemiro Pedro da Silva Neto, supervisor do Espaço de Cultura Zumbi dos Palmares da Câmara Federal, que recebeu neste ato a Medalha Governador Pedro de Toledo.

Esgotado o objeto da presente sessão, essa Presidência agradece as autoridades e a todos que com suas presenças colaboraram para o êxito da solenidade.

Quero agradecer a todos os funcionários da Casa, a minha equipe de trabalho, à equipe da Sociedade Veteranos de 32 e todos aqueles que colaboraram para o sucesso desse evento; estamos nesse momento fazendo e revigorando a história do povo paulista.

Para o coroamento e encerramento dessas atividades, o Dr. Sergio Ribeiro sempre me chama atenção e fala, o Paris Belfort não tem que ser tocado enquanto as pessoas vão embora, e sim a música que embalou os corações e o movimento de 32, que ela seja realmente valorizada em todos os momentos.

Portanto, Dr. Sergio, nós vamos encerrar a solenidade, mas com todos os presentes ouvindo e se emocionando sob a regência do 2º Tenente PM Jassen Feliciano, executada pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a música “Paris Belfort”. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e oito minutos.

 

* * *