1

 

05 DE DEZEMBRO DE 2005

066ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO “DIA DO MARINHEIRO”

 

Presidência: ROSMARY CORRÊA

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 05/12/2005 - Sessão 66ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: ROSMARY CORRÊA

 

COMEMORAÇÃO DO "DIA DO MARINHEIRO"

001 - ROSMARY CORRÊA

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido da Deputada ora conduzindo os trabalhos, com a finalidade de comemorar o Dia do Marinheiro. Convida todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional. Elenca as ações militares de destaque realizadas pela Marinha do Brasil ao longo da história. Anuncia a execução de número musical.

 

002 - MARCÉLIO CARMO DE CASTRO PEREIRA

Vice-Almirante e Comandante do 8º Distrito Naval, recorda a figura do Marquês de Tamandaré, patrono da Marinha. Fala da abnegação e dos esforços para o cumprimento da sua missão constitucional. Entrega a Medalha do Mérito Tamandaré à Deputada Rosmary Corrêa.

 

003 - Presidente ROSMARY CORRÊA

Agradece a homenagem. Entrega ao Vice-Almirante Marcélio Carmo de Castro Pereira placa alusiva à comemoração de hoje. Anuncia a execução de número musical. Conduz a entrega de flores às esposas dos comandantes militares presentes. Anuncia a execução de números musicais. Reitera o respeito e a admiração desta Casa pelas Forças Armadas. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - Rosmary Corrêa - PSDB - Senhoras e Senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Rodrigo Garcia, a pedido desta Deputada, para que comemorássemos o Dia do Marinheiro. Esta Presidência gostaria de anunciar a presença do Exmo. Sr. General-de-Exército Luiz Edmundo Maia de Carvalho, Comandante Militar do Sudeste; do Exmo. Sr. Vice-Almirante Marcélio Carmo de Castro Pereira, Comandante do 8º Distrito Naval; do Exmo. Sr. Contra-Almirante Carlos Passos Bezerril, Diretor do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo; do Brigadeiro-Intendente Paulo Silveira, Sub-Diretor de Abastecimento da Aeronáutica, representando o Major-Brigadeiro-do-Ar Aprígio Eduardo de Moura Azevedo, Comandante do IV Comar.

Vamos todos, em pé, junto com o Grupo Vozes da Esperança, sob a regência da maestrina Glorinha Veloso, cantar o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- é executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Queremos agradecer ao Grupo Vozes da Esperança, regido pela maestrina Glorinha Veloso, por estar aqui conosco.

Gostaríamos também de anunciar a presença do Cel. Ravgeston Bizarria, representando o Cel. Eliseu Eclair Teixeira Borges, Comandante Geral da Polícia Militar; Sra. Nadir da Costa, Coordenadora do grupo da terceira idade “Só Alegria”, da Vila Nhocuné; Cel. Ariomar Martins Gago, assessor parlamentar do Comando Militar do Sudeste. É um prazer ter vocês aqui conosco.

Senhoras e senhores, Almirante Marcélio, é sempre uma honra para mim, Deputada desta Casa, representando os 94 Deputados, poder fazer sessões solenes em homenagem às nossas Forças Armadas. Já tivemos neste ano a comemoração da Semana do Exército, da Semana da Asa e terminamos o ano com a comemoração da Semana da Marinha, comemorando o Dia do Marinheiro no próximo dia 13.

Acredito que seja a primeira sessão solene, a primeira atividade do início da semana das festividades, que serão muitas e muito bonitas, para a comemoração da Semana da Marinha. Fico muito feliz por isso. Saiba, Almirante Marcélio, que procuramos fazer com todo o carinho, no sentido de que a Marinha do Brasil saiba que conta aqui nesta Casa com a amizade, com o apoio de todos os Deputados, principalmente desta Deputada, que tem um respeito e uma admiração muito grande pela nossa Marinha.

É uma grande honra para mim, Deputada Estadual, ter a oportunidade de, mais uma vez, em nome de todos os membros do Poder Legislativo do Estado de São Paulo, poder saudar os integrantes da Marinha de Guerra do Brasil, no Dia do Marinheiro. Justa e merecida a homenagem que se presta, no dia de hoje, à Marinha de Guerra do Brasil.

Suas raízes vêm da criação da tradicional Escola de Sagres. Estão no tempo em que ajudaram a barrar as pretensões dos invasores estrangeiros, defendendo a posse do nosso imenso e rico litoral.

Marinha das lutas pela Independência, das Questões da Cisplatina, das guerras contra Oribe e Rosas e da Tríplice Aliança. Marinha da memorável Batalha de Riachuelo, no rio Paraná. Marinha em Passo da Pátria, garantindo, com uma operação anfíbia, o desembarque de 60 mil combatentes na margem inimiga do rio Paraná, sem uma baixa a lamentar.

Marinha que contribuiu de forma destacada para o surgimento do Império, respeitado e respaldado por homens da estatura moral de Tamandaré, Barroso, Greenhalgh, Marcílio Dias e Pedro Afonso - heróis que exemplificaram e legaram desassombro, honradez, dignidade, competência e insuperável amor ao Brasil.

Para a Primeira Guerra Mundial transpôs o Atlântico e levou à França uma Divisão Naval e outra de Saúde. Participou da Segunda Grande Guerra, no Atlântico Sul e no Teatro do Mediterrâneo, cumprindo missões de patrulha e proteção de comboios, integrada à 7ª Esquadra Americana.

Marinha que guarda nossas costas e o mar territorial e percorre as vias fluviais do Norte do País, levando a presença do Poder Central, assistindo as populações carentes e contribuindo para a segurança naquela área estratégica.

Esta é a Marinha de Tamandaré. Esta é a gloriosa Força que lança seus meios de combate aos céus, ao mesmo tempo em que suas corvetas prestam a solidariedade e o apoio de saúde às isoladas populações ribeirinhas.

Esta é a nossa Marinha que, disciplinada, operosa e atenta, busca a constante otimização de sua operacionalidade. Que usa os recursos da Ciência e da Tecnologia, que promove pesquisas no ambiente antártico e que constrói seus próprios navios.

A todos os integrantes da Marinha do Brasil, a justa homenagem dos que compõem o Poder Legislativo do Estado de São Paulo, pedindo a Deus que o exemplo de marinheiro, que comprovou sua visão de estadista e seu perfil de guerreiro - o imortal Marquês de Tamandaré, sirva de bússola para toda a nossa marinha de guerra.

Parabéns, Marinha do Brasil, no Dia do Marinheiro!!!

Neste momento vamos assistir novamente à apresentação do Coral Vozes da Esperança, regido pela maestrina Glorinha Veloso.

 

* * *

 

-  É apresentado o número musical.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE -ROSMARY CORRÊA - PSDB - Ouviremos agora a palavra do Vice-Almirante Marcélio Carmo de Castro Pereira.

 

O SR. MARCÉLIO CARMO DE CASTRO PEREIRA - Sra. Presidente, Deputada Rosmary Corrêa; Exmo. Sr. General-de-Exército Luiz Edmundo Maia de Carvalho, Comandante Militar do Sudeste, na pessoa de quem cumprimento todas as demais autoridades já nomeadas; minhas senhoras e meus senhores, inicialmente minhas palavras são de agradecimento a esta Casa de cidadania e aos nobres Deputados que a compõem, pela homenagem que a Marinha do Brasil ora recebe, por iniciativa da amiga e Deputada Rosmary Corrêa, por ocasião do Dia do Marinheiro, que comemoramos no dia 13 de dezembro, uma alusão ao nascimento do patrono da Marinha, Marquês de Tamandaré.

Agradeço também ao General-de-Exército Carvalho, ao Brigadeiro Paulo Silveira, ao Coronel Bizarria pela presença, representando o Exército Brasileiro, nossa Força Aérea e a Polícia Militar do Estado de São Paulo, que conferem um brilho especial a esta sessão.

Gostaria também de expressar um particular agradecimento ao Coral Vozes da Esperança, e à maestrina Glorinha Veloso pela presença que abrilhanta esta nossa cerimônia. Juntamente com os meus cumprimentos pela apresentação musical, cumprimento também cada componente pela elegância.

Joaquim Marques Lisboa, nascido em 13 de dezembro de 1807, na antiga Vila do Rio Grande, cresceu aprendendo com o seu pai, o patrão-mor da Barra do Rio Grande, a nobre arte de navegar. Do Brasil-Colônia ao Brasil-República, da Marinha-vela à Marinha-vapor, Tamandaré foi, em todas as circunstâncias, sempre exemplo vivo de espírito marinheiro, civismo, dignidade e de permanente sujeição dos interesses pessoais aos da instituição, de consciente profissionalismo naval e de crença no futuro da nação brasileira.

A identificação com o mar, característica do nosso povo, nos faz lembrar que nele temos responsabilidade sobre uma área de 4,5 milhões de km2, o equivalente à metade do território nacional: a nossa Amazônia azul, composta pelo nosso mar territorial, pela nossa zona econômica exclusiva acrescida dos limites externos de nossa plataforma continental, de onde extraímos riquezas indispensáveis ao desenvolvimento do nosso país.

Por suas águas nos comunicamos com o resto do mundo, como se o país uma ilha gigantesca fosse. Temos nessa linha de comunicação marítima, que são avenidas a permearem o Atlântico, por onde 97% do nosso comércio exterior escoam, o correspondente a 150 bilhões de dólares ao ano.

O exemplo de Tamandaré de abnegação, superação, patriotismo e as demonstrações como essa que hoje recebemos nesta Casa são de vitais importâncias para as nossas atividades, porque são importantes estímulos para o nosso trabalho de preparar o poder naval, de forma a termos condições de utilizá-lo como um elemento de dissuasão nas relações internacionais e de aplicá-lo, se necessário, para proteger as nossas fronteiras marítimas.

A par das dificuldades que atingem a força naval, decorrentes da redução dos recursos necessários à sua manutenção, e aos investimentos necessários à Marinha, nós, como seus integrantes, estaremos sempre prontos e não mediremos esforços para o cumprimento da nossa missão constitucional: a defesa da pátria e a garantia da lei e da ordem.

Dentro do espírito das comemorações da Semana da Marinha, do Dia do Marinheiro, e que é também um momento em que nós expressamos os nossos reconhecimentos àqueles que juntam seus esforços ao nosso trabalho, eu gostaria de pedir permissão à Deputada Rosmary Corrêa para ler uma mensagem especial a ela dirigida.

“A S. Exa. a Sra. Rosmary Corrêa, Deputada Estadual de São Paulo.

Sra. Deputada Estadual, participo a V. Exa. que o Comandante da Marinha, acolhendo a proposta do Conselho da Ordem do Mérito Naval, resolveu, em novembro de 2005, conceder-lhe a Medalha do Mérito Tamandaré. Transmito os cumprimentos do Comandante da Marinha por essa distinção, participando a V. Exa. que a imposição da condecoração ocorrerá durante a semana comemorativa do Dia do Marinheiro, no 8º Distrito Naval.

Assinado, Contra-Almirante Airton Teixeira Pinto, Chefe de Gabinete.” (Palmas.)

 

* * *

 

-  É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. ROSMARY CORRÊA - PSDB - Eu quero confessar minha surpresa e minha satisfação. Sinto-me extremamente honrada com esta homenagem, Agradeço muito a oportunidade de receber esta condecoração.

Permita-me, Almirante, entregar uma pequena placa alusiva à comemoração, na nossa Sessão Solene do Dia do Marinheiro, como expressão do nosso carinho, da nossa amizade e da nossa admiração. (Palmas.)

 

* * *

 

-  É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Peço a todos os presentes que, em pé, acompanhemos a música “Cisne Branco”, que é a música da nossa Marinha do Brasil.

 

* * *

 

-É executada a música “Cisne Branco”. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Queremos agradecer à nossa maestrina, ao coral e dizer ao Vice-Almirante Marcélio que elas estão treinando “Cisne Branco” há menos de vinte dias. Encontramos a partitura em Santos, depois em São Paulo, e o coral se preparou com muito carinho para poder fazer esta homenagem à Marinha. Quero agradecer muito a todas elas, cumprimentar e agradecer à minha sogra, Dona Jéssica, que faz parte do coral, porque graças a ela fizemos o contato com o coral para que pudesse estar aqui hoje na nossa Assembléia.

Queria aproveitar também para fazer algumas homenagens.

Gostaria de oferecer à Maria Lúcia, esposa do Almirante Marcélio, flores como recordação da nossa sessão.

 

 * * *

 

- É feita a homenagem.

 

 * * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Gostaríamos de chamar a Evelina, esposa do Almirante Bezerril, para também receber flores.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Maria do Rosário, por favor, venha também receber flores.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Como as mulheres não têm medo de dizer quando há falhas, elas acontecem em todas as sessões, eu vou pedir desculpas para a Stefania e Glorinha, porque a floricultura não mandou os dois outros buquês. Nós mulheres temos de contar quando as coisas não dão todas certinhas. Mas, por favor, sintam-se homenageadas. Vocês receberão posteriormente as suas flores. Saibam que vocês moram no nosso coração.

Antes de passarmos à próxima música, quero agradecer a presença da minha companheira Maria Araújo, de Santos, Vice-Presidente de Honra do Elos Internacional. A sua presença nos dá um enorme prazer. Ficamos muito felizes de poder contar com você nesta sessão solene.

Glorinha, agora é com você.

 

* * *

 

- É feita a apresentação do número musical.

 

* * *

 

A SRA. PESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Como estamos próximos ao Natal o Coral preparou algumas músicas natalinas para que pudéssemos expressar, através da música, os nossos votos de um santo Natal a todos, assim como um Ano Novo repleto de saúde, alegrias e realizações.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. GLORINHA VELOSO - A letra da música é de autoria de Maria Araújo.

Vamos encerrar nossa pequena programação de Natal com uma canção de Natal de minha autoria. Nessa canção, nós, do Grupo Coral Vozes da Esperança, desejamos a todos os senhores um Feliz Natal. Vocês, marinheiros, que tenham viagens tranqüilas, que possam, dentro da Marinha, conseguir tudo aquilo que almejaram em suas vidas.

Para vocês do Coral, só alegria neste Natal e início de ano. Que todos desta Assembléia Legislativa possam trabalhar com muita galhardia, com muita vontade de fazer com que este nosso Brasil seja um grande país, porque ele realmente é um grande país.

Todos temos de trabalhar para isso. Eu, da minha parte, estou trabalhando com o Grupo Coral Vozes da Esperança.

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Quero citar e agradecer as presenças do Deputado José Mentor, do Tenente-Coronel Luiz Flaviano Furtado, Subchefe da Assessoria da Polícia Militar da Assembléia.

Assistiremos à apresentação do Coral Vozes da Esperança.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Agradeço a apresentação do Coral Vozes da Esperança, sob a regência da maestrina Glorinha e pela presença de todas elas mais uma vez.

Agradeço à Nadir, do grupo “Só Alegria” da nossa querida Zona Leste, pela sua presença, assim como a presença de todos, especialmente do General Carvalho, Almirante Marcélio, Almirante Bezerril, Brigadeiro Paulo Silveira, Coronel Bizarria e as minhas amigas aqui presentes.

Do fundo do coração queremos agradecer às Forças Armadas. Neste ano temos aqui os três representantes, dando-nos novamente a oportunidade de estar homenageando-os aqui na nossa Assembléia Legislativa de São Paulo, na Casa do Povo. Quero dizer da minha satisfação e da minha alegria por poder fazer esta homenagem e dizer o quanto vocês são merecedores desta homenagem.

A nossa população talvez não os valorize como deveriam; principalmente as autoridades maiores deveriam valorizá-los muito mais do que são valorizados. Mas saibam que aqui nesta Casa de Leis, todos os senhores são amados, respeitados e admirados por esta Deputada e por essas pessoas maravilhosas que têm vindo às nossas Sessões Solenes. Ficamos muito felizes em poder recebê-los aqui.

Um bom Natal a todos, um feliz Ano Novo! Se Deus quiser, que no próximo ano possamos nos encontrar novamente. Que Deus possa abençoar a cada um e a cada uma nos seus lares, na sua vida profissional e que todos possamos entrar no ano de 2006 com muita paz, muita saúde, muita alegria e muito trabalho para todos!

Esgotado o objeto da presente sessão, está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 10 horas e 58 minutos.

 

* * *