16 DE NOVEMBRO DE 2009

067ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO “DIA DA FUNDAÇÃO SOKA GAKKAI”

 

Presidente: JOÃO CARAMEZ

 

 

RESUMO

001 - JOÃO CARAMEZ

Assume a Presidência  e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Comunica que  esta sessão solene foi convocada pelo Presidente Barros Munhoz, por solicitação do Deputado João Caramez, ora na direção dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o "Dia da Fundação Soka Gakkai". Convida o público presente a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro 3º Sargento PM, Músico Wagner Ceolin.

 

002 - Presidente JOÃO CARAMEZ

Registra correspondências recebidas.

 

003 - ARNALDO FARIA DE SÁ

Deputado Federal, diz de sua alegria de participar deste evento, no ano que antecede os 50 anos da Fundação Soka Gakkai no Brasil. Lembra que estava sendo comemorada a participação de toda a sociedade envolvida no objetivo da paz mundial. Diz que tem 40 anos de prática na busca da paz mundial e sabe o quanto vale essa prática no dia a dia. Parabeniza a Soka Gakkai Internacional e a Soka Gakkai Brasil.

 

004 - Presidente JOÃO CARAMEZ

Lembra a importância da perseverança para alcançarmos os nossos objetivos e anuncia a apresentação cultural da Banda Masculina Sol, que executou as músicas: "Canção Mãe", "Só quero um xodó" e "Um novo tempo".

 

005 - Presidente JOÃO CARAMEZ

Elogia as apresentações culturais da Soka Gakkai e propõe que, no ano de 2010, os 50 anos da Fundação Soka Gakkai no Brasil sejam comemorados através de um grande encontro, na data de três de maio, dia da Soka Gakkai. Informa que será enviado ofício à Presidência desta Casa para solicitar a realização da sessão solene.

 

006 - OSVALDO MAKI

Vice-Presidente da BSGI (Brasil Soka Gakkai Internacional), faz um restrospecto da fundação da Soka Gakkai, e a expansão dos ideais do mestre, professor Toda, em todo o mundo.

 

007 - Presidente JOÃO CARAMEZ

Destaca a grande contribuição que a Soka Gakkai presta a São Paulo, ao Brasil e à humanidade. Lembra a viagem que fez ao Japão, em 2001, em companhia de sua esposa, então prefeita de Itapevi, e o privilégio de encontrar com o presidente internacional da Soka Gakkai, Doutor Ikeda, fato que marcou definitivamente a sua vida e a de sua família. Declara esgotado o objeto da sessão, agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. João Caramez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Quero desejar uma boa- noite todos e a todas, dizer da minha alegria, da minha satisfação, do prazer de estarmos aqui mais uma vez comemorando a vinda da Soka Gakkai ao nosso país. E quero aqui agradecer a presença do Deputado federal Arnaldo Faria de Sá, nosso companheiro, amigo, grande parlamentar paulista que nós temos no Congresso Nacional, um homem que sem sombra de dúvida nos orgulha muito ser o nosso representante no Congresso Nacional, e que nunca deixa de prestigiar um evento da Soka Gakkai. Muito obrigado, Deputado Arnaldo Faria de Sá.

Agradeço as presenças do senhor Osvaldo Maki que é o vice-Presidente da BSGI - Brasil Soka Gakkai Internacional; do senhor Celso Hama, que está ao lado do Deputado Arnaldo Faria de Sá e é o vice-Presidente da Brasil Soka Gakkai Internacional, e do senhor Wagner Issami, vice-Presidente da Brasil Soka Gakkai Internacional.

Meus senhores e minhas senhoras, esta sessão solene foi convocada pelo Sr. Presidente efetivo desta Casa, Deputado Barros Munhoz, atendendo solicitação deste Deputado com a finalidade de comemorar o Dia da Fundação da Soka Gakkai.

Convido a todos os presentes para que neste momento, de pé, possamos ouvir o Hino Nacional Brasileiro executado pela Banda da Polícia Militar sob a regência do 3º Tenente PM Wagner Ceolin.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Muito obrigado, Tenente Wagner Ceolin pela execução. Agradeço ao senhor e aos seus músicos, mais uma vez aqui colaborando, prestigiando, participando do nosso evento. Muito obrigado.

Eu quero aqui registrar a justificativa de algumas pessoas que foram convidadas e que por motivos outros não puderam comparecer: o Vereador Floriano Pesaro, agradece o convite e justifica a sua ausência; o Deputado Estevam Galvão, líder do Democratas aqui na Assembleia Legislativa; Deputado Antonio Mentor; o nosso Deputado e amigo Walter Feldman, Secretário Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, agradece a gentileza do convite para participar da sessão solene para comemorar o Dia da Fundação da Soka Gakkai, e por compromissos anteriormente assumidos não deu para comparecer, mas o representa a Chefe de Gabinete, senhora Alcione Borner Campos que está aqui presente. Eu quero aqui também agradecer a presença do senhor Osamu Matsuo, presidente do Comitê Executivo da Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil; do senhor Luciano Gonçalves, coordenador da Divisão Masculina de Jovens da BSGI; da senhora Priscila Nakayama, coordenadora da Divisão Feminina de Jovens da BSGI; do senhor Julio China, vice-Presidente-Adjunto; e do senhor Renato Augusto do Amaral, representando aqui o senhor José Luiz Portella, Secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos.

Dando seqüência, eu gostaria da ouvir as palavras dessa pessoa que está sempre aqui nos acompanhando, nos prestigiando e que é o amigo da Soka com certeza: o nosso Deputado Arnaldo Faria de Sá. Deputado.

 

O SR. ARNALDO FARIA DE SÁ - PTB – Boa-noite a todos os presentes. Eu queria cumprimentar o Presidente da Assembleia neste ato, Deputado João Caramez, e agradecer por constantemente estar aqui realizando ano a ano esta sessão solene em homenagem a Soka Gakkai.

Quero cumprimentar o senhor Osvaldo Maki, nosso vice-Presidente, e em seu nome cumprimentar o senhor Julio Kossaka, nosso Presidente que está viajando; o doutor Celso Hama, nosso vice-Presidente; o senhor Wagner Issami, nosso vice-Presidente; e todos os presentes. É uma alegria nós participarmos desta solenidade, deste evento no ano que antecede o Cinqüentenário da Soka Gakkai no Brasil, e os 80 anos da Soka Gakkai Internacional.

Iniciamos a partir de agora todas as comemorações, tanto do Cinqüentenário como dos 80 anos da Soka Gakkai Internacional, esse trabalho maravilhoso que vem com Makiguti, Toda. Agora, o Presidente Ikeda, sem dúvida nenhuma, tem uma luta de ampliação para todo o mundo na busca da paz mundial. Tenho certeza que essa homenagem que nós fazemos - relembrando Makiguti, Toda e nosso atual Presidente Ikeda - estamos comemorando a participação de toda sociedade envolvida nesse objetivo da paz mundial. E haveremos de conseguir. Ainda que tenhamos alguns países do mundo que teimam ser beligerantes, nós os venceremos, nós buscaremos nessa busca constante, incessante e permanente essa paz mundial que nós, do budismo, temos a certeza que vamos alcançar.

Eu, que tenho 40 anos de prática, sei o que vale essa mudança de vida na sua prática do dia-a-dia, constante e permanente. Tenho certeza que não faria aqui um relato de experiência, mas posso afirmar a todos vocês que, sem dúvida nenhuma, quem quer um dia buscar a paz mundial tem que percorrer esses caminhos. E tenho certeza que a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, através do Deputado João Caramez, tem permitido que a gente possa propagar por todo sempre essa caminhada.

Queria aqui através do senhor Osvaldo Maki cumprimentar todos os vice-Presidentes e o nosso Presidente que não pôde estar aqui presente, dizendo que esse trabalho é um trabalho de perseverança contínua e permanente e que nós conquistaremos a paz mundial para todos, se não for agora na nossa geração, será sem dúvida nenhuma na próxima geração.

Parabéns, Soka Gakkai Internacional! Parabéns, Soka Gakkai Brasil. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Depois das palavras do nosso Deputado Arnaldo Faria de Sá que tão bem expressou aí a importância da perseverança, eu acho que a perseverança é tudo na vida das pessoas.

Na vida nada é fácil, e se tem uma coisa difícil para conquistarmos. Ela é difícil em decorrência do próprio ser humano, porque se o ser humano fosse mais complacente com certeza a paz seria muito mais fácil de ser alcançada. Mas em decorrência dos desentendimentos e da própria fraqueza das pessoas a gente vê que é uma coisa realmente difícil, mas haveremos de conquistar a paz mundial com toda certeza, desde que haja vontade, desde que acreditemos naquilo que estamos fazendo, mas, sobretudo, desde que haja muita perseverança e dedicação.

Depois das palavras do Deputado, vamos aqui assistir agora uma apresentação cultural feita pela Banda Masculina Sol. Ouviremos três canções: a primeira canção “Mãe”, depois “Só Quero um Xodó”, e finalmente “Aquarela do Brasil”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Antes que eles entrem na terceira música, vamos fazer uma correção aqui porque foi mudada a programação: ao invés de ser a “Aquarela do Brasil” a música é “Um Novo Tempo”, e é oportuno um novo tempo.

 

* * *

 

-É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Muito bem, parabéns a Banda Masculina Sol, aliás, tem uma coisa que a gente sempre procura reverenciar e elogiar são as apresentações culturais da Soka, Banda Feminina, Masculina, Jovem, Infantil, todas as modalidades.Quando eu fui prefeito da minha cidade, a Soka Gakkai sempre contribuiu nesse aspecto, nesses eventos culturais, e principalmente num desfile que nós fazíamos em Sete de Setembro com a participação da Soka todo ano fazendo uma apresentação especial para nós lá. Parabéns! Mais uma salva de palmas pra eles que eles merecem. (Palmas.)

Antes de passar a palavra para o senhor Osvaldo Maki, eu quero aqui, senhor Osvaldo, fazer uma proposta: o ano que vem estaremos comemorando os 80 Anos da Soka Gakkai e os 50 Anos da Fundação Soka Gakkai aqui no Brasil, 50 anos, meio século de existência. Eu acho que esse momento, essa comemoração mereceria sem sombra de dúvida um grande evento, uma grande festa, um grande encontro onde nós poderíamos aí estar unindo as forças e esforços no sentido de fazer com que realmente fique marcado os 50 Anos da Soka Gakkai aqui no Brasil. Para tanto, já quero me colocar à disposição, e quero sugerir que essa comemoração seja feita no dia três de maio, que é o Dia da Soka Gakkai. Todos vocês concordam ou não? (Palmas.)

Eu acho que foi por unanimidade. Quem disse que no Parlamento nós não conseguimos a unanimidade? É pela paz. Acho que nós merecemos, todos nós merecemos que realmente se faça uma grande festa. Então, já quero pedir a minha assessoria que amanhã já envie um ofício a Presidência da Casa solicitando a reserva do dia três de maio para que possamos fazer a sessão solene, e vejam bem, coincidentemente o dia três de maio de 2010 cai justamente numa segunda-feira. Olhem a coincidência! Então, estamos combinados.

Neste momento passo a palavra ao senhor Osvaldo Maki, que é o nosso vice-Presidente da Soka Gakkai.

 

O SR. OSVALDO MAKI - Excelentíssimo senhor Deputado João Caramez, solicitante desta sessão, em nome de quem cumprimento as demais autoridades, personalidades aqui presentes, os companheiros da BSGI, senhoras e senhores, boa- noite.

Em primeiro lugar, representando o Presidente da BSGI, senhor Julio Kosaka, manifesto sinceros agradecimentos a esta Casa de Leis por esta sublime realização da sessão solene comemorativa ao Dia da Soka Gakkai, que muito nos honra e também a todos os representantes dos membros da Soka Gakkai Internacional de 192 países e territórios e principalmente da Soka Gakkai do Japão.

Conforme registros históricos, a Soka Gakkai foi fundada em 18 de novembro de 1930 pelos professores Tsunessaburo Makiguti e Jossei Toda, que tinham o mesmo ideal de humanidade, com um povo que realmente apresentasse a verdadeira natureza racional do ser humano. No entanto, a realidade da época era tão distante desse ideal, que apresentava até cenas de um estabelecimento de ensino em que naturalmente deveria haver crianças e jovens aprendendo a correta forma de se viver, mas, o que realmente havia era o ensino, o treinamento de jovens e adolescentes para espetar um boneco de palha com uma lança de bambu com a ponta afiada. Esta cena representava justamente a imagem do absurdo direcionamento irracional da liderança do próprio país que pretendia que fossem criados cidadãos que “defendessem a nação com o sacrifício da própria vida”. E para esse fim, não se importavam com as conseqüências desastrosas do tratamento dado aos jovens.

Recusando-se resolutamente a aceitar esse direcionamento do governo, os nossos mestres intensificaram seus trabalhos com os alunos de sua escola para não permitir um futuro dessa natureza para quem na realidade, deveria assumir a responsabilidade do rumo da nação. Ocorria, no entanto, que seu trabalho era praticamente inutilizado pelos familiares dos alunos, no período em que não estavam na escola. Foi então que lhes ocorreu a formação de um grupo que pudesse dar continuidade, em casa, aos trabalhos realizados com os alunos na escola. O primeiro passo foi buscar uma base religiosa para o direcionamento de todos. Encontraram então, o budismo Nitiren, a única base de vida que correspondia com os pensamentos de nossos mestres e assim, em 1930, foi fundada uma organização que praticava os ideais humanísticos com base numa verdadeira filosofia de vida. O nome, inicialmente foi “Soka Kyoiku Gakkai”, o que significa Gakkai = organização, Soka = criação de valores, Kyoiku = educação. A organização prosperava a cada ano e a expectativa dos participantes era realmente grande.

A filosofia e pensamento dos integrantes da nova organização naturalmente incomodavam os líderes do país, já que eram absolutamente contra o autoritarismo, guerras e conflitos. Quando eclodiu a Segunda Grande Guerra Mundial, foi a oportunidade para o governo militarista atacar e destruir a organização que simplesmente lutava e trabalhava com a finalidade de criar valores humanos para um futuro mais próspero da nação. Decretaram a prisão dos líderes Presidente Tsunessaburo Makiguti, e Jossei Toda e o argumento para justificar o ato foi “crime de lesa majestade”.

O Presidente Makiguti, após sofrer terríveis tratamentos carcerários e pela sua idade avançada, veio a falecer em 18 de novembro de 1944, e seu discípulo, professor Jossei Toda, mesmo com sua saúde totalmente debilitada foi libertado com vida em três de julho de 1945. A partir de então, dedicou-se totalmente na reconstrução da organização que havia sido dizimada e o que remanescia eram apenas algumas famílias que haviam resistido. Era uma situação realmente difícil, porque o próprio país havia sido dizimado pela guerra, especialmente como alvo da bomba atômica que os Estados Unidos lançou sobre Hiroshima e Nagasaki. Consequentemente o Japão inteiro era um aglomerado de pobres e doentes que não tinham um rumo de vida e todos literalmente lutavam para a própria sobrevivência. Não havia mais líderes porque ficaram completamente à mercê dos militares americanos que permaneceram como governadores. Portanto, toda ilusão dos líderes japoneses foi por terra e o que restou foi um povo muito ferido por dentro e por fora, e totalmente sem rumo.

Nesse ambiente desolador, como se ressurgisse das cinzas, o professor Jossei Toda que foi libertado da prisão em que injustamente havia passado seus últimos anos, dividindo seu sangue com os piolhos da cela da prisão, como ele próprio dizia, retomou a responsabilidade de devolver a dignidade do ser humano ao povo japonês, por meio da luta individual contra sua própria circunstância. Reuniu então os remanescentes da organização do humanismo, mudou o nome para “Soka Gakkai” e partiu para uma verdadeira reconstrução. Naturalmente a luta foi inimaginavelmente árdua e ingrata, por diversos motivos que podemos imaginar com um povo dizimado pela estupidez de líderes que transformou a nação inteira num ambiente desolador.

Foi em 1947, num dia quente de verão japonês, que o professor Toda encontrou aquele que viria ser seu discípulo direto, o jovem Daisaku Ikeda, então com 19 anos de idade. Foi imediatamente estabelecida uma relação de mestre e discípulo entre eles e jamais foi desfeita. Em apenas 11 anos até o falecimento do mesmo, Jossei Toda, grande parte do povo japonês, da condição de ferido e totalmente sem rumo, já alimentava fortes esperanças em desenvolver e se tornar uma nação número um do mundo.

Atualmente a Soka Gakkai já conta com mais de 10 milhões de pessoas que se orgulham me possuir uma vida diária realmente digna de um ser humano e pensar totalmente diferente daqueles líderes e liderados que quase provocaram o desaparecimento do Japão da face da Terra. Agora são cidadãos de uma nação que em diversos aspectos são inegavelmente, a número um do mundo e vivem cercados por uma beleza natural, completamente diferente daquele quadro do ano de 1945.

Seguindo a sequência de mestres, o Presidente Ikeda assumiu a responsabilidade da expansão dos ideais de seus mestres, agora para o mundo inteiro, e em 1960 e no mesmo ano de sua posse presidencial partiu para uma viagem com a finalidade de plantar as sementes do humanismo em terras havaianas, americanas e brasileiras. Todos os principais episódios de sua viagem, assim como do desenvolvimento da expansão do humanismo no mundo, o Presidente Ikeda narra com maestria em sua obra, “A Nova Revolução Humana”.

Podemos destacar, por exemplo, o episódio de sua segunda viagem ao Brasil em 1966, que foi totalmente vigiada pela polícia que acompanhou todos os seus passos durante sua curta estada no Brasil Apesar de todas as dificuldades, a organização iniciada em 1960 com a fundação do primeiro Distrito Brasil, fora do Japão, havia prosperado e havia se multiplicado para sete Distritos. Já havia também, alguns brasileiros que se misturavam aos japoneses imigrantes que compunham o grupo de alguns milhares de pessoas integrantes da organização.

Em 1975 ocorreu a fundação da Soka Gakkai Internacional na Ilha de Guam no Pacífico, que declarou repúdio à guerra de qualquer espécie. Era, na ocasião, integrada por alguns países do mundo, cujo número foi gradativamente crescente até chegar ao atual, 192 países e territórios. Os propósitos das atividades da SGI, como é do conhecimento de todos são: paz, cultura e educação.

A partir da década dos anos 1990, foi realmente se acentuando o aumento da quantidade de países, estados, municípios, localidades e entidades que reconhecem e aplaudem os propósitos da nossa organização.

O decreto da instituição do “Dia da Soka Gakkai”, desta Casa de Leis, que nos honra sobremaneira, é sem dúvida uma certeza, um reconhecimento de que o árduo caminho percorrido pelos nossos líderes, são dignos de suores e lágrimas derramados em prol de uma humanidade integrada por pessoas muito mais humanas que realmente se preocupam com o bem estar e a autenticidade dos seres humanos.

Uma vez mais, gostaria de manifestar a sincera gratidão por esta sessão solene especial que comemora o “Dia da Soka Gakkai”. Muitíssimo obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Estamos praticamente chegando ao final da nossa sessão solene. Uma sessão solene rápida e objetiva, mas que nós não poderíamos em hipótese alguma deixar de estar aqui comemorando o Dia da Fundação da Soka Gakkai.

Eu quero aqui encerrar a sessão fazendo o meu pronunciamento. Antes de mais nada, quero cumprimentar a todos os senhores e senhoras, meus amigos aqui presentes, Deputado Arnaldo Faria de Sá, meus amigos da Soka Gakkai.

Nessa noite mais uma vez a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo vem prestar homenagens a organização dos senhores. Esta Casa de Leis, que é o palco da representação da sociedade paulista, se ilumina com a presença dos senhores, e eu tenho muito orgulho de todos os anos presidir as sessões solenes da Soka Gakkai, evento que se tornou uma tradição aqui nesta Casa, carinhosamente aguardada por todos que aqui trabalham. É uma homenagem de reconhecimento e júbilo pela valiosa contribuição que cada um dos senhores e senhoras prestam a sociedade paulista e brasileira em prol da paz, cultura e educação.

Sou testemunha do poder transformador da sociedade exercido pela Soka Gakkai em todos os recantos onde atua, e faço questão de enaltecer a grande contribuição que cada um dos senhores presta a São Paulo, ao Brasil e à humanidade. Na verdade é uma oportunidade que me é dada de levar a sociedade paulista e brasileira, um pouco do legado de Makiguti, Toda e de Ikeda Sensei.

Em 2001, o inesquecível encontro que minha mulher e eu tivemos no Japão com Ikeda Sensei e sua esposa, senhora Kaneko, marcou definitivamente as nossas vidas. E eu quero compartilhar um pouco com vocês nesta noite. Eu confesso a todos os senhores que todos os anos antes de presidir aqui a sessão eu vou lá nos meus guardados, nos meus arquivos, onde eu tenho lembranças desse maravilhoso encontro que eu tive com o professor Ikeda, até para que eu possa me inspirar um pouco, Deputado Arnaldo Faria de Sá, e vir aqui poder presidir esta sessão. Há oito anos que eu faço isso. E hoje quando fui lá nos meus arquivos buscar essa inspiração, eu disse: “Não é justo que eu compartilhe com os meus amigos da Soka Gakkai essa noite.” Então, separei algumas fotos que neste momento nós vamos exibir no telão para que vocês possam compartilhar comigo dessa grande alegria, dessa grande satisfação, desse momento que marcou significamente nas nossas vidas, a minha, da minha mulher e consequentemente da minha família.

 

* * *

 

- É feita a exibição de fotos no telão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Este é o momento que nós chegamos lá e fomos apresentados ao professor Ikeda. Essa é a minha esposa; e a senhora Kaneko adentrando no recinto ainda no recebimento, momentos que realmente estão na minha imagem até hoje.

Este é o momento que nós tivemos a oportunidade de trocar algumas palavras não só com o professor Ikeda, mas com todos aqueles que estavam acompanhando a comitiva. Este é o momento que a prefeita na época, a minha esposa, fazia o seu discurso. e na seqüência entregando o título de Cidadão Itapeviense ao professor Ikeda. Um dos muitos, centenas que merecidamente ele possui. Aí é o momento que eu entregava ao professor Ikeda a bandeira da nossa cidade, Itapevi. E esse é o momento tão esperado que era o momento do nosso diálogo com o professor Ikeda. Confesso que estava um tanto quanto preocupado, o professor Ikeda, uma pessoa muito culta, inteligente, sempre fica aquela preocupação: “Um homem  que conhece o mundo, recebendo naquele momento o secretário da Casa Civil, cargo que exercia naquele instante. Como será o nosso encontro?” E confesso que realmente me surpreendi pela facilidade com que a gente conversa com o professor Ikeda. É uma coisa, uma inspiração que vem, que não dá para qualificar e descrever essa sensação que nós temos e que foi muito importante. (Palmas.)

Tem mais uma foto? Não? Tem que nos avisar , senão cometemos essas gafes.

Assim, eu queria compartilhar com vocês esses momentos tão agradáveis e importantes que eu tive lá com o professor Ikeda. A impressionante e incansável determinação de que Ikeda-sensei de unir as pessoas em torno do humanismo e da paz universal nos calou tão profundamente que nos inspira até hoje. Aquele encontro nos revelou a dimensão dos ideais de Ikeda Sensei, sua paixão pelo Brasil e por seu povo, o respeito por nossa gente e a esperança que ele deposita na juventude brasileira, em especial aos jovens da BSGI, como protagonistas e líderes do movimento pela paz e felicidade da nação.

Acompanho dos bastidores e com muita admiração a atuação responsável dos coordenadores da Divisão dos Jovens da BSGI, e que se registrem nos Anais desta Casa os nomes neste momento do senhor Ricardo Miamoto, da senhora Alessandra Miranda, do senhor Edson Tokunaga e da senhora Andréia Tomisawa como representantes do que há de mais nobre e altivo na juventude brasileira.

Fui informado pela minha assessoria à época do maravilhoso e significativo encontro que aconteceu no dia três de maio aqui no Ginásio do Ibirapuera, onde mais de 16 mil jovens de todo Brasil que reafirmaram o seu compromisso com o futuro de paz e felicidade da Nação brasileira, realizando um sincero e profundo juramento. Pode haver mais nobreza do que isso? Por isso peço aos senhores, a todos os presentes, uma grande salva de palmas a esses jovens da BSGI que nós temos. (Palmas.)

Itapevi é a cidade onde eu nasci, onde me criei, onde me casei, onde constituí minha família, e confesso a cada um dos presentes aqui que fico envaidecido e orgulho de ter na cidade de Itapevi o Centro Cultural Campestre – CCCamp como é conhecido por todos nós. Fico mais feliz ainda em saber que o nome da minha cidade Itapevi figura em um dos mais importantes e significativos poemas de Ikeda-sensei “Brasil, Seja Monarca do Mundo”. O fato do nome da minha cidade ter sido citada pode não ter muita importância para quem não conhece a Soka Gakkai, porém, sei muito bem o que significa estar no coração do Sensei.

Portanto, eis aqui as homenagens da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e a minha eterna gratidão a todos vocês. Só me resta dizer o seguinte: Viva a Soka Gakkai! Viva a juventude da BSGI! Viva Ikeda -sensei!

Muito obrigado, e até dia três de maio de 2010 onde estaremos comemorando aqui 50 Anos da Soka Gakkai no Brasil e 80 Anos da sua fundação. Um abraço a todos e muito obrigado. (Palmas.)

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece às autoridades, à minha equipe, aos funcionários do Serviço de Som, da Taquigrafia, do serviço de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Legislativa, e das assessorias policiais Civil e Militar, bem como a todos que, com as suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

 - Encerra-se a sessão às 20 horas e 20 minutos.

 

* * *