1

 

20 DE MAIO DE 2005

069ª SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidência: VALDOMIRO LOPES

 

Secretário: CONTE LOPES

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 20/05/2005 - Sessão 69ª S. ORDINÁRIA  Publ. DOE:

Presidente: VALDOMIRO LOPES

 

PEQUENO EXPEDIENTE

001 - VALDOMIRO LOPES

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

002 - CONTE LOPES

Rende homenagem póstuma ao Ex-Deputado Diogo Nomura e lê resumo de sua biografia.

 

003 - CONTE LOPES

Por acordo de líderes, solicita o levantamento da sessão.

 

004 - Presidente VALDOMIRO LOPES

Acolhe o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 23/5, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Lembra-os da sessão solene de hoje, às 20 horas, para homenagear o "Orgulho GLBT - Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais", bem como da de segunda-feira, às 10h, pelos 40 anos da Rede Globo. Levanta a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VALDOMIRO LOPES - PSB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Conte Lopes para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - CONTE LOPES - PP - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

O SR. PRESIDENTE - VALDOMIRO LOPES - PSB - Convido o Sr. Deputado Conte Lopes para, como 1º Secretário "ad hoc", proceder à leitura da matéria do Expediente.

 

O SR. 1º SECRETÁRIO - CONTE LOPES - PP - Procede à leitura da matéria do Expediente, publicada separadamente da sessão.

 

* * *

 

- Passa-se ao

 

PEQUENO EXPEDIENTE.

 

* * *

 

O SR. CONTE LOPES - PP - Sr. Presidente, faleceu ontem, dia 19 de maio, no Hospital Santa Cruz, em São Paulo, vítima de falência múltipla de órgãos e pneumonia atípica, o ex-Deputado Estadual e Federal Diogo Nomura. Nascido na cidade de Registro, estado de São Paulo, em 3 de março de 1920, era filho de Hidekichi Nomura e de Teru Nomura.

Dentista formado pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, turma de 1945, e em Direito pela Faculdade de São José dos Campos, turma de 1965. Radicado na cidade de Marília, ingressou na política quando filiou-se ao Partido Social Progressista - PSP, do governador Adhemar de Barros, e nas eleições de 14 de outubro de 1951, foi eleito Vereador pelo tendo sido líder da maioria, entre 1952 e 1955. Na Sessão Legislativa de 1954, foi presidente da Câmara Municipal de Marília.

Candidatou-se e foi eleito em 7 de outubro de 1962 com 6.958 votos, Deputado Estadual pelo Partido Republicano - PR, assumindo sua cadeira na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo em 12 de março de 1963, para a 5ª Legislatura (1963/1967). No período de 1963/1967, foi membro efetivo da Comissão de Economia e suplente nas Comissões de Finanças e de Serviço Civil.

Com a extinção dos partidos políticos e a instauração do bipartidarismo, filiou-se à Aliança Renovadora Nacional - Arena, partido pelo qual foi reeleito no pleito de 15 de novembro de 1966, com 18.574 votos, tomando posse para a 6ª Legislatura, em 12 de março de 1967. Nessa Legislatura (1967/1971) fez parte como titular das Comissões de Economia e na de Agricultura e suplente na de Constituição e Justiça e na de Finanças. No dia 25 de janeiro de 1968, o deputado Diogo Nomura participou da transferência do Palácio 9 de Julho do Parque D. Pedro para o Parque do Ibirapuera e das festividades de inauguração da nova sede da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Nas eleições de 15 de novembro de 1970, candidatou-se a Deputado Federal pela Arena, obtendo 61.428 votos. Eleito, na Câmara Federal foi membro da Comissão de Agricultura e Política Rural e suplente da Comissão de Relações Exteriores.

Em 15 de novembro de 1974, foi reeleito para a Câmara Federal com 57.429 votos, também pela Arena, sendo eleito, nessa legislatura, presidente da Comissão de Redação, membro da Comissão de Saúde e suplente da Comissão de Ciência e Tecnologia. Em 1976, como vice-presidente do grupo parlamentar Brasil-Japão, acompanhou a comitiva do Presidente da República Ernesto Geisel, em viagem oficial a Tóquio. Candidatou-se à Presidência da Câmara dos Deputados, mas não obteve êxito em sua pretensão.

Foi novamente eleito Deputado Federal em 15 de novembro de 1978, obtendo 48.586 votos, sendo titular nas Comissões de Trabalho e Legislação Social, de Agricultura e Política Rural e na de Saúde. Com o fim do bipartidarismo, se filiou ao Partido Social Democrático - PDS. Em 1981, foi presidente da Comissão de Relações Exteriores.

No pleito de 15 de novembro de 1982, foi mais uma vez eleito Deputado Federal com 51.531 votos, sendo reconduzido à presidência da Comissão de Relações Exteriores. Candidatou-se a reeleição em 15 de novembro de 1986, pelo partido da Frente Liberal PFL, mas obteve apenas uma suplência.

Concorreu a Câmara dos Deputados, nas eleições de 3 de outubro de 1990, pelo Partido Liberal - PL, sendo eleito com 39.239 votos. Assumindo sua cadeira de Deputado Federal, foi 2º vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores e suplente da Comissão de Seguridade Social e Família. Em 29 de setembro de 1992, votou favoravelmente ao “impeachment” do Presidente Fernando Collor. Foi candidato à reeleição em 1994, pelo PL e em 1998 pelo PFL, mas não obteve êxito.

Foi casado com da. Nobuko Umeda Nomura, com quem teve três filhos, Marco Antonio, Cláudio e Aurélio Nomura, este Vereador a três mandatos consecutivos à Câmara Municipal de São Paulo e líder do Partido Verde - PV.

O corpo do Deputado Diogo Nomura foi velado no Hall Monumental da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e transferido às 14 horas para o Crematório de Vila Alpina, na Capital.

 

O SR. CONTE LOPES - PP - Sr. Presidente, em homenagem póstuma ao ex-Deputado Diogo Nomura, solicitamos o levantamento da presente sessão.

 

O SR. PRESIDENTE -VALDOMIRO LOPES - PSB - Havendo acordo de líderes, esta Presidência antes de dar por levantados os trabalhos, convoca V. Exas. para a sessão ordinária de segunda-feira, à hora regimental, sem Ordem do Dia, lembrando-os da sessão solene a realizar-se hoje às 20 horas, para homenagear o “Orgulho GLBT - Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais”, bem como da sessão solene a realizar-se segunda-feira, às 10 horas, com a finalidade de homenagear os 40 anos da Rede Globo de televisão.

Está levantada a presente sessão.

 

* * *

 

-         Levanta-se a sessão às 14 horas e 48 minutos.

 

* * *