http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

19 DE OUTUBRO DE 2012

69ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO ao "CENTENÁRIO DA FUNDAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE ‘A MÃO BRANCA’ DE AMPARO AOS IDOSOS"

 

Presidentes: FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

001 - FERNANDO CAPEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Fernando Capez, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Comemorar o Centenário da Fundação da Associação Beneficente 'A Mão Branca' de Amparo aos Idosos". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro". Informa que esta sessão solene será transmitida pela TV Assembleia em data oportuna. Anuncia a apresentação de vídeo sobre a história da Associação Beneficente "A Mão Branca".

 

002 - RICARDO IZAR

Deputado Federal, destaca a importância da Associação Beneficente "A Mão Branca". Parabeniza a entidade pelo centenário.

 

003 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Entrega homenagem, em conjunto com o Sr. Ricardo Izar, Deputado Federal, à Sra. Elizabeth Camasmie Zogbi, Presidente da Associação Beneficente "A Mão Branca" de Amparo aos Idosos. Faz leitura do teor da placa.

 

004 - ELIZABETH CAMASMIE ZOGBI

Presidente da Associação Beneficente "A Mão Branca" de Amparo aos Idosos, destaca o trabalho realizado pela associação. Fala sobre a experiência da entidade no atendimento aos idosos. Ressalta o sucesso do primeiro Núcleo de Convivência para os Idosos, instalado em Capão Redondo. Informa estar em processo de implantação um segundo Núcleo, em Campo Limpo. Menciona lei que instituiu o dia estadual de "combate aos maus tratos contra os idosos", de autoria do Deputado Fernando Capez. Agradece a todas as pessoas envolvidas com o trabalho da Associação Beneficente.

 

005 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Lê mensagens alusivas a esta solenidade, enviadas por diversas autoridades. Informa ser de sua autoria a lei que instituiu o Dia Estadual de "Combate aos Maus Tratos contra os Idosos". Destaca a qualidade dos serviços oferecidos pela Associação "A Mão Branca". Considera importante a prestação de homenagens a entidades de amparo aos idosos, a fim de estimular atividades neste sentido. Conta fábula sobre a esperança e a coragem. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Boa noite a todos. Esta Presidência informa que a presente sessão foi convocada pelo Presidente Barros Munhoz, a pedido deste Deputado, com a finalidade de comemorar o Centenário da Fundação da Associação Beneficente “A Mão Branca” de Amparo aos Idosos, 100 anos de exemplo, solidariedade e amor ao próximo.

Dentro de dois minutos a TV já estará sintonizada, pois essa é uma Sessão Solene que será transmitida pela televisão às nove horas da noite desse domingo. Quem tem a NET coloca no canal 13, TVA canal 66, TV Digital canal 185 e TV Digital Aberta canal 61.2.

Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, essa Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior, e convida para integrar a Mesa principal dos trabalhos a Sra. Elizabeth Camasmie Zogbi, Presidente da Associação Beneficente “A Mão Branca” de Amparo aos Idosos; (Palmas.) nosso estimado amigo, Deputado Federal Ricardo Izar; (Palmas.) Dr. Ghassan Obeid, Cônsul Geral da República Árabe Síria em São Paulo; (Palmas.) Dom Romanus, Bispo Auxiliar da Arquidiocese Ortodoxa de São Paulo. (Palmas.)

Solicitamos ao Cerimonial o encaminhamento das demais fichas, e ao transcorrer dessa Sessão Solene iremos nominando as demais autoridades que prestigiam esse evento.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas Senhoras, meus Senhores, queridos e estimados telespectadores que nos honram com a audiência na TV Assembleia, essa não é uma sessão comum. Essa é uma Sessão Solene, e, portanto, obedece a rígida forma sacramental. Tudo que aqui ocorre, todo o desenrolar, obedece ao regimento interno da Casa e às normas estabelecidas pelo Cerimonial.

A Sessão Solene só pode ser convocada pelo Presidente da Assembleia Legislativa a pedido de um dos 94 Deputados, e não pode ser convocada para qualquer finalidade. Só para uma finalidade reconhecidamente do interesse público. Não é por outra razão que os pedidos são submetidos à análise e a apreciação do Colégio que congrega todos os Líderes dos mais variados partidos políticos do Estado de São Paulo.

Há casos em que Sessões Solenes são solicitadas e que lamentavelmente não acabam por colher a autorização, tendo em vista a natureza do objeto, do objeto não se revestir de caráter público ou de interesse social. No caso dessa sessão, ela foi aprovada por unanimidade dos Partidos e dos Deputados que integram a Casa. E que hoje se realiza no plenário principal, o Plenário Juscelino Kubitscheck, onde nessas cadeiras assentam-se os Deputados para votarem os Projetos de Lei e as Normas Constitucionais de aplicação do Estado de São Paulo. É o plenário principal da Casa.

Essa é uma Sessão Solene com a finalidade de Comemorar o Centenário da Fundação da Associação Beneficente “A Mão Branca” de Amparo aos Idosos. 100 anos prestando solidariedade, 100 anos dedicando amor ao próximo. E ao próximo dentre aqueles que mais necessitam. 100 anos. Essa é a sessão que eu tive o privilégio e a honra ímpar de presidir.

Convido a todos os presentes para nesse momento, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do nosso querido e estimado amigo, consagrado 2º Tenente da Polícia Militar, Jassen Feliciano.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Agradeço ao 2º Tenente Jassen Feliciano e à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Hoje eu estive no CAESA examinando uma tese que terá grande utilidade para a Polícia Militar, a atividade e operação delegada no que diz respeito também ao policiamento de trânsito. Esperamos em breve estar efetivado para que a Polícia Militar continue prestando seus relevantes serviços à sociedade paulista e brasileira. Muito obrigado. Vão com Deus. (Palmas.)

Também prestigiando esse evento, um dos eventos que se reveste da maior nobreza, estão: Sra. Vera Lígia Saliba, Presidente do Conselho da “A Mão Branca” e representante do Hospital do Coração; (Palmas.) Munira Salomão, Primeira vice-Presidente da “A Mão Branca”; Isabel Nonis Schain, 2ª Vice-Presidente da “A Mão Branca”; Sra. Márcia Ajaj, Diretora Secretária Geral da “A Mão Branca”; Maria Lúcia Nakashi Cássia, 1ª Secretária; Maria Cristina Akel, 2ª Secretária; Marina Aparecida Teixeira Gouveia, Tesoureira Geral; Geni Ghosn, Tesoureira; Lorans Kappaz Ganut, quase minha parente, Tesoureira; Sra. Nailize Naim Kaba, Tesoureira; Clarice Abbud Gabriel, Diretora Administrativa; Maria Rosa Sucar Dib, Diretora Administrativa; Sandra Helito, Diretora Administrativa; Ivone Camasmie Carame, Diretora Social; Ivette Yared Lima, Diretora Social; Ivone Abbud Buckai, Diretora Social; Cleide Robertson Paiva, Superintendente e representante do Sr. Celso Emílio Stephano, Presidente do Lar Sírio Pró-Infância; Ângela Haidar Chede, Diretora de Voluntários; Marilena Camasmie Razuk, Diretora do Hospital Sírio Libanês, orgulho de todos nós; Majd Al Shara, Diretora do Centro Cultural Árabe Sírio no Brasil; Milton Taufic Schahin, Diretor da Schahin Engenharia S/A; Raul Tárek Fajuri, Diretor do Chams, prestigiado órgão de comunicação; nosso querido Capitão Antonio Carlos Luz Magalhães representando o Coronel José Luis Martins Navarro, da Assessoria Militar na Assembleia Legislativa; Eduardo Jorge Lima, representando também o Lar Sírio Pró Infância.

Neste momento, informo a todos que essa sessão será transmitida no próximo domingo, dia 21 de outubro, às 21 horas, pela NET canal 13, TVA canal 66, TV Digital canal 185 e TV Digital Aberta canal 61.2.

Temos, portanto, uma ótima opção para o nosso domingo à noite. Eu prefiro ao Fantástico. Sempre assisto a nossa querida TV Assembleia.

Nesse momento nós faremos a apresentação do vídeo sobre a história centenária e vitoriosa da Associação Beneficente “A Mão Branca”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação do vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Nesse momento esta Presidência concede a palavra ao Sr. Ricardo Izar, Deputado Federal, que falará em nome da sociedade paulista e brasileira.

 

O SR. RICARDO IZAR - Boa noite a todos. Presidente Fernando Capez, quero agradecer o convite. É uma honra poder estar aqui nesse evento e parabenizar pela iniciativa. Conhecemos o trabalho da “A Mão Branca”, isso se considerarmos que 20 anos é uma geração, “A Mão Branca” vem há cinco gerações agraciando São Paulo com o seu trabalho junto aos idosos. Nós sabemos do valor da instituição. “A Mão Branca”, que hoje é presidido pela Tia Beth, Elizabeth Zogbi, é motivo de muito orgulho para nossa colônia. Esperamos que nos próximos 100 anos continue sendo exemplo para todas as outras entidades, porque sabemos que uma nação que não cuida dos seus idosos é uma nação ingrata com a história, ingrata com tudo que foi construído no Brasil.

Deixo aqui a saudação, parabenizo pelos 100 anos e digo que nós estamos na Câmara dos Deputados à disposição da “A Mão Branca” sempre. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Neste momento esta Presidência fará a entrega de uma homenagem a essa centenária associação beneficente, que, no mundo em que há tantos exemplos de egoísmo e desamor, dá um grande exemplo de solidariedade e amor ao próximo. Não por meio de uma ação momentânea, mas de uma ação permanente, duradoura, e agora centenária. Essa homenagem consistirá na entrega de uma justa placa à Sra. Elizabeth Camasmie Zogbi, Presidente da Associação Beneficente “A Mão Branca” de Amparo aos Idosos. Convido o Deputado Ricardo Izar para me acompanhar nessa entrega. (Palmas.)

“Diploma de honra ao mérito da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo em sessão oficial e solene, com a finalidade de comemorar o centenário de fundação da Associação Beneficente “A Mão Branca” de Amparo aos Idosos, na pessoa de sua Presidente Senhora Elizabeth Camasmie Zogbi, que com muita dedicação e competência vem contribuindo para o fortalecimento de iniciativas pioneiras em prol do bem estar do idoso. “A Mão Branca” é uma associação beneficente de longa permanência para idosos, fundada em 1912, por um grupo de senhoras sírio-libanesas de São Paulo. Com a experiência e profissionalismo de quem atende idosos há 100 anos, “A Mão Branca” tornou-se consagrada referência na área de gerontologia e geriatria. Tem por compromisso atender idosos em ambos os sexos em regime de internato e semi-internato, sem fazer distinção de classe, religião ou raça, independentemente de sua condição financeira ou estado de dependência. Por isso recebe o certificado e diploma oficial da Assembleia Legislativa de honra ao mérito. Fernando Capez, 19 de outubro de 2012.”

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Neste momento essa Presidência, nos termos regimentais, concede a palavra à Sra. Elizabeth Camasmie Zogbi, Presidente da Associação “A Mão Branca”.

 

A SRA. ELIZABETH CAMASMIE ZOGBI - Ilustríssimo Deputado Fernando Capez, autoridades presentes, Senhoras e Senhores, “A Mão Branca” 100 anos.

A família “A Mão Branca” sente-se muito honrada por estar vivendo esse momento. Um momento de reflexão, olhando o passado para projetar o futuro. A diretoria que hoje tem essa responsabilidade nas mãos há 30 anos, iniciou um novo trabalho com os idosos através de uma interação direta com visitas e conversas, e assim percebemos as suas reais necessidades. Comunicação, lazer, e promoção de autoestima. Como tratá-los? Dignidade e respeito são o nosso lema. Aprendemos muito com eles. Cada conversa, cada abraço é uma lição de sabedoria que nos enriquece e nos faz crescer como pessoas.

Hoje podemos dizer que temos experiência e sabemos lidar com cada uma de suas peculiaridades. Assessorada por equipe de multiprofissionais altamente especializada, “A Mão Branca” faz jus ao seu nome. Mãos estendidas aos necessitados, mãos solidárias, mãos amigas e mãos que acolhem. A cada década de sua história “A Mão Branca” foi se atualizando de acordo com a evolução das pesquisas geriatrias e gerontologias. Nos últimos anos alcançamos a excelência com cuidado aos idosos e resolvemos tentar uma nova experiência. O envelhecimento da população brasileira é o reflexo do aumento da expectativa de vida. Com base nessa realidade, criamos o primeiro núcleo de convivência para idosos, Capão Redondo, onde pregamos o princípio básico de respeito à dignidade do idoso, bem como promoção da sua cidadania e inserção na sociedade.

Nesse projeto pioneiro, fora do regime de moradia, visamos proporcionar aos idosos atendimento às suas necessidades biopsicossociais, através de atividades físicas de lazer, cursos, palestras, passeios e orientação gerontologia.

Hoje o núcleo já é um sucesso. Um segundo núcleo em Campo Limpo já está sendo implantado. E para dar continuidade ao brilhante trabalho das diretorias passadas, e aproveitar 100 anos de expertise, iniciaremos mais um projeto de utilidade social, que é o curso de cuidadores de idosos. Apesar de os idosos ainda não receberem atenção de vida por parte do Poder Público, acreditamos no país e em pessoas como o nobre Deputado Fernando Capez, autor da importante lei que estabelece a data de 26 de junho como dia de combate aos maus tratos contra os idosos. Enxergamos uma democracia cada vez mais sólida e a justiça cada vez mais ativa.

Nesse momento tão especial do centenário, queremos agradecer a Deus pelos 100 anos de luz e bênçãos. Agradecer às fundadoras e diretorias que nos precederam. Agradecer a generosidade dos doadores, agradecer a todos os funcionários do passado e do presente. Agradecer aos voluntários, agradecer aos familiares dos idosos que a nós os confiam. Agradecer a todos que, com os seus conselhos e palavras de ânimo, nos ajudam. Agradecer nossas famílias, que nos estimulam e nos dão suporte. E agradecer, em especial, ao nobre Deputado Fernando Capez pela significativa homenagem. E agradecer a todos os presentes. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Felicitam pela realização dessa Sessão Solene as seguintes autoridades: vice-Governador do Estado de São Paulo, nosso querido estimado amigo de todos nós, Guilherme Afif Domingos; Exmo. Sr. Procurador Geral de Justiça, Chefe do Ministério Público de São Paulo, instituição que reconhece o valor do trabalho desempenhado e desenvolvido pela Associação “A Mão Branca”, S. Exa. Dr. Márcio Fernando Elias Rosa; a Presidência da Câmara Municipal de São Paulo na presença do Vereador José Police Neto; a Presidência do Tribunal de Contas do Município de São Paulo na pessoa do nosso eminente Presidente e Professor Edson Simões; campeão mundial de basquete de 1979, o Esporte Clube Sírio, orgulho de todos os brasileiros na pessoa do seu Presidente, nosso querido e estimado amigo Marcelo Audi Cateb; e também do seu Secretário Geral, César Ibrahim Davi; querido Deputado Estadual Celino Cardoso também envia os seus cumprimentos ao trabalho desempenhado pela associação “A Mão Branca”.

Estou no meu segundo mandato como Deputado Estadual e coordeno a Frente Parlamentar de Defesa dos Idosos. É de nossa autoria a lei 13.460/2009 que, com o apoio integral do Ministério Público do Estado de São Paulo, instituiu no dia 26 de junho o Dia Estadual de Combate aos Maus Tratos contra Idosos. No decorrer deste trabalho juntamente com a Promotoria de Defesa aos Idosos realizamos diversas visitas em estabelecimentos de acolhimento de pessoas da dita melhor idade. E durante essas visitas pudemos aferir a qualidade e o exemplo que constitui o trabalho desenvolvido pela Associação “A Mão Branca”.

Hoje temos cerca de 20 milhões de idosos em nosso país. Somente 1% daqueles que estão necessitados recebem atendimento e acolhida em entidades especializadas e destinadas a esse fim. Ao fazermos essa justa homenagem, celebramos o amor, a solidariedade, homenageamos e enaltecemos o trabalho que consiste no amor ao próximo, no “dedicar-se”, em pegar uma parte de nossas vidas e fazer o bem, entender a mão a quem se necessita.

E por meio da televisão estimulamos entidades valorosas como “A Mão Branca” a permanecerem nessa senda, nessa trilha de amor ao próximo. Porque com fé e com esperança, trabalhos como esse hão de se multiplicar, gerar frutos e atender a um número cada vez maior de pessoas. A fé é a força motriz que propulsiona a ação humana meritória, a fé dá força e move trabalhos como esse. E a esperança é o leme que nos direciona no rumo certo, mesmo quando a visão parece estar obnubilada pelas vicissitudes do ser humano. Quem tem esperança e é movido pela fé sempre é guiado na direção certa, na direção do bom exemplo, daquilo que deve frutificar.

Lembro-me de uma história de um homem que estava aprisionado no calabouço atado aos grilhões aguardando o momento de sua execução. Ao seu lado esqueletos e ossadas de outros prisioneiros que morreram na vã esperança de um dia ter um julgamento justo. Mas ele permaneceu com a fé, força propulsora da ação, ele jamais perdeu as esperanças. Até que um dia as portas do calabouço se abriram e por elas entrou o ditador. Dirigindo-se ao preso disse, “Pobre coitado, sua fé e sua esperança me perturbam até o ponto em que eu não tive mais tranquilidade. E hoje eu vim colocar fim por cobro a essa situação. Vou julgá-lo. Vou lhe dar a chance de um julgamento. Em uma das minhas mãos manterei um bilhete contendo a palavra culpado, e na outra mão um bilhete contendo a palavra inocente. Se você escolher a mão que tem a palavra inocente, estará livre para partir. Mas se escolher a mão que tem a palavra culpado, será executado essa noite”. Triste a sina desse homem, porque ele sabia que em ambas as mãos só havia bilhete contendo a palavra culpado. O ditador não lhe daria nenhuma chance, qualquer que fosse a sua opção, mão direita, culpado, mão esquerda, culpado.

Na vida às vezes nos encontramos em encruzilhadas como essa, nas quais parece não haver qualquer saída. Se nesse momento mantivermos a fé, esperança e amor, Deus haverá de nos dar sabedoria para encontrarmos a saída e o rumo mais adequado.

Winston Churchill dizia, “o pessimista vê em cada oportunidade uma dificuldade, mas o otimista, aquele que tem alegria de viver, vê em cada dificuldade uma oportunidade”.

Os obstáculos não são para obstruírem a nossa caminhada, mas para serem usados como vantagem, como alavanca a propulsionar a nossa ação e a nossa reação.

Esse homem tinha 50% de chance de viver, bastava escolher a mão com a palavra “inocente”, mas com a trapaça, o ditador reduziu a 0% sua chance de sobrevivência. Mantendo a fé, a esperança e sabedoria, ele soube transformar esse obstáculo em uma vantagem. Escolheu uma das mãos e pegou o bilhete, só que ao invés de abri-lo, engoliu. Para o espanto do ditador, como saberia o bilhete que ele pegara se tinha acabado de engoli-lo? Ao que ele respondeu, basta que o senhor veja o bilhete que ficou na outra mão. Se lá estiver escrito culpado, eu só posso ter pego o bilhete com a palavra inocente, a não ser que o Sr. estivesse trapaceando. Desta forma, ele transformou o 0% em 100% de chances. Com sabedoria, ele soube transformar o obstáculo criado pelo ditador na chance definitiva de obter a liberdade.

É isso que faz a Associação “A Mão Branca”. Transforma a dificuldade da idade, de uma condição muitas vezes econômica ou de saúde adversa, na oportunidade de celebrar a solidariedade e de dar um grande exemplo. Como ensinava São Paulo na primeira epístola que encaminhou aos Coríntios, os três dons mais importantes da pessoa, a fé, a esperança e o amor, mas se ele pudesse destacar um, certamente destacaria o amor. O amor é celebrado em cada dia, em cada minuto desses 100 anos que hoje se celebra da Associação Mão Branca de Amparo aos Idosos.

Parabenizo a competência inigualável do Cerimonial desta Casa; agradeço o apoio da nossa competente assessoria, o Sr. Claudio Basil, também chamado de Claudio Capez, a Sra. Irlas Bezerra, Daniela Vitorello e, sobretudo nossa querida Delmindia Costa, que não poupou esforços para a realização desse evento. Convidamos a todos para um café no Salão Valdemar Lopes Ferraz.

Esgotado o objeto da presente sessão, determino nesse instante o encerramento dessa Sessão Solene.

Que Deus os abençoe e sempre nos acompanhe. Boa noite a todos. (Palmas.)

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas.

 

* * *