http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

12 DE NOVEMBRO DE 2012

074ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS "60 ANOS DO COLÉGIO SANTA CRUZ”

 

Presidentes: BARROS MUNHOZ e FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

001 - Presidente BARROS MUNHOZ

Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Fernando Capez, com a finalidade de "Prestar Homenagem aos 60 Anos do Colégio Santa Cruz". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro". Considera o Colégio Santa Cruz merecedor desta homenagem. Recorda sua passagem como aluno do Colégio Arquidiocesano. Elogia a instituição.

 

002 - FERNANDO CAPEZ

Assume a Presidência.

 

003 - RICARDO NONATO

Mestre de Cerimônias, lê o currículo do Deputado Fernando Capez.

 

004 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Dá conhecimento de mensagens alusivas a esta solenidade, enviadas por diversas autoridades.

 

005 - ANTÔNIO BASILE

Empresário, ressalta a importância do Colégio Santa Cruz na formação dos alunos.

 

006 - JOSÉ DE ALMEIDA PRADO

Presidente do Conselho Administrativo do Colégio Santa Cruz, faz histórico do Colégio Santa Cruz. Destaca a evolução do Colégio Arquidiocesano e a sua adaptação às mudanças sociais do País. Ressalta a excelência acadêmica da instituição. Elenca as atividades desenvolvidas pelo colégio. Comenta as contribuições do Colégio Santa Cruz para a sociedade. Cita nomes importantes na história da instituição.

 

007 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Informa que esta sessão solene será transmitida pela TV Assembleia em data oportuna. Anuncia homenagem, com entrega de placa, auxiliado pela Sra. Nívia Basile, pelo Sr. Antônio Basile e pelos Padres Roberto Grandmaison e José de Almeida Prado, ao Sr. Luiz Marinho Aidar Júnior, Diretor Geral e Professor do Colégio Santa Cruz.

 

008 - LUIZ MARINHO AIDAR JÚNIOR

Diretor Geral e Professor do Colégio Santa Cruz, destaca a competência dos docentes e funcionários do Colégio Santa Cruz. Cita obras importantes ocorridas na instituição nos últimos anos. Ressalta a modernização do colégio. Projeta fotos da instituição.

 

009 - ROBERTO GRANDMAISON

Padre da Congregação Mantenedora do Colégio Santa Cruz, destaca a constante evolução do Colégio Santa Cruz. Ressalta a importância da instituição.

 

010 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Faz citação bíblica. Parabeniza o Colégio Santa Cruz pelos 60 anos. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Barros Munhoz.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, essa Presidência dispensa a leitura da ata da sessão anterior.

Quero antes de qualquer coisa saudar o Prof. Fabio Luiz Marinho Aidar Júnior, Diretor Geral do Colégio Santa Cruz; o Padre Roberto Grandmaison, da Congregação Mantenedora do Colégio Santa Cruz; Padre José de Almeida Prado, Presidente do Conselho Administrativo do Colégio Santa Cruz; e o Dr. Antônio Basile, empresário ligado à educação e ao Colégio Santa Cruz.

Sras. Deputadas e Srs. Deputados, minhas Senhoras e meus Senhores, essa Sessão Solene foi convocada por este Presidente atendendo a solicitação do nobre Deputado Fernando Capez, com a finalidade de prestar homenagem aos 60 Anos do Colégio Santa Cruz. Convido a todos os presentes para, respeitosamente, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Antes de passar a Presidência da Sessão Solene ao nobre Deputado Fernando Capez, faço questão de falar como Presidente da Assembleia Legislativa, como pai e como avô de alunos que passaram e que ainda frequentam o Santa Cruz. Muito rapidamente, porque o Deputado Fernando Capez merece todo o nosso reconhecimento por essa brilhante iniciativa. Se há uma instituição de educação que merece ser homenageada, é o Colégio Santa Cruz.

São 60 anos de uma linda história, 60 anos formando gente boa para São Paulo e para o Brasil. Formando, não apenas informando. Eu tenho do Colégio Santa Cruz as melhores recordações, desde quando em 1956 entrei no Arquidiocesano e disputava campeonatos de basquete, vôlei. Aqui na época ainda era Higienópolis. Depois quando lá estudaram os meus filhos, Eduardo, Luiz Henrique e Larissa; e agora onde estudam as minhas filhas Sofia, Clara, Luiza e Alice.

Não dá para a gente falar do Colégio Santa Cruz sem lembrar-se do Padre Leonel, sem falar da Malu Montoro, não dá para falar do Colégio Santa Cruz sem falar do Prof. Luiz Eduardo Magalhães Cerqueira, sem falar do Padre Shabono e não dá para falar do Colégio Santa Cruz sem falar dos atuais, Dr. Fabio, que na sua pessoa eu faço questão de enaltecer e homenagear.

O Fernando Capez é um deputado, agora não mais de primeiro mandato, já de segundo mandato, veio reconduzido desta Casa com uma votação mais do que o dobro que a votação que o trouxe para cá da primeira vez, e ele têm dentre tantas coisas que faz de importante para o Estado, essa acuidade, esse senso de perceber que no mundo tão catastrófico como o que vivemos, de tanta notícia ruim, de tanta razão para desencanto e desesperança, é muito importante enaltecer as coisas boas que nós temos. Os bons valores, as boas instituições. E repito, se há uma coisa boa que nós temos, é o querido Colégio Santa Cruz.

Parabéns, Fernando Capez. Parabéns, Colégio Santa Cruz. Que Deus abençoe e que esse Colégio continue durante muitos e muitos anos sendo um verdadeiro farol na educação de São Paulo e do Brasil. A Presidência está nesse momento entregue ao brilhante comando, tenho certeza, do Deputado Fernando Capez. (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - RICARDO NONATO - Enquanto o Deputado Fernando Capez vai tomar a Presidência da Sessão Solene, vamos ler um pequeno currículo do Deputado.

Fernando Capez é Procurador de Justiça e ingressou no Ministério Público em 1988, aprovado em primeiro lugar onde, após experiência no Tribunal do Júri, integrou o primeiro grupo de Promotores responsáveis pela defesa do patrimônio público e da cidadania. Combateu a violência das torcidas organizadas e a máfia do lixo. É mestre pela USP e doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica PUC. Lecionou durante 18 anos no Complexo Jurídico Damásio de Jesus, e também professor na Escola Superior do Ministério Público de São Paulo, professor concursado da Academia de Polícia do Estado de São Paulo aprovado em primeiro lugar. Esse resultado saiu há pouco tempo, e é também Professor Honorário da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem diversos livros publicados, principalmente nas áreas de Direito Penal e Processual Penal. É coordenador das coleções Estudos Direcionados e Pockets Jurídicos, e autor da coleção Direito Simplificado, todos publicados pela Editora Saraiva.

Em 2006 foi eleito Deputado Estadual com 95 mil 101 votos pelo PSDB, e por dois biênios ocupou o cargo da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa. Em 2010 foi reeleito Deputado Estadual pelo PSDB também com 214 mil 512 votos, sendo um dos três deputados mais votados da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Na Presidência, o Deputado Fernando Capez.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Muito bom dia a todas as Senhoras, todos os Senhores. Tenho a honra de dizer que essa não é uma sessão comum, essa é uma Sessão Solene. Por ser uma Sessão Solene ela se reveste de forma sacramental. Está disciplinada pelo Regimento Interno da Assembleia Legislativa, que aqui dentro tem força de lei. Uma Sessão Solene não pode ser convocada para qualquer finalidade. Só pode ser solicitada por deputados membros dessa Casa no exercício do seu mandato parlamentar. E só pode ser autorizada se for aprovada pelo Colégio dos Líderes, que congrega as lideranças de todos os Partidos Políticos daqui. Há casos em que uma Sessão Solene é convocada, muitas vezes pelos mais nobres intuitos e propósitos e, lamentavelmente, não vem a colher autorização para ser instalada.

No caso do Colégio Santa Cruz, eu tenho a honra de dizer que foi aprovada por unanimidade. Todos os deputados aprovaram a realização da Sessão Solene, entendendo que a sua finalidade ajusta-se aos ditames sociais e de cidadania de nosso país, de nosso estado e de nossa cidade.

Nós estávamos aqui para contar com a presença de dois brilhantes ex-alunos. Um deles, irmão da nossa querida Malu, que está aqui, é o Ricardo Montoro, com quem eu conversei. O Ricardo ficou de vir, mas infelizmente teve um imprevisto de última hora. Brilhante tanto como vereador, como deputado, pessoa que enaltece e enobrece a continuidade dessa marca que o Governador e Professor Franco Montoro deixou para esse país.

O outro, Bruno Covas, Secretário de Estado do Meio Ambiente, foi o Deputado Estadual mais votado nas últimas eleições. Meu grande amigo Bruno Covas, que faz um brilhante trabalho e também se faz aqui presente.

Quero ressaltar mais uma vez a presença do Prof. Fabio Luiz Marinho Aidar Júnior, Diretor Geral do Colégio Santa Cruz; do Padre Roberto Grandmaison, da Congregação Mantenedora do Colégio Santa Cruz; do Padre José de Almeida Prado, Presidente do Conselho Administrativo do Colégio Santa Cruz; nossa Secretária de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania, Eloísa de Souza Arruda. Eu agradeço pela presença.

É uma marca não só do Colégio Santa Cruz, mas uma marca que orgulha todo o nosso país. O exemplo deixado tanto por seu pai quanto por sua mãe, D. Lucy, é um exemplo que tem frutificado e inspirado muitas gerações. Tenha certeza que muitos jovens que hoje estão no Colégio Santa Cruz ou em outros colégios, ou que como eu em outra geração, ou talvez até outras gerações passadas, também embora estivessem no Colégio Santa Cruz, foram inspirados pelo exemplo do inesquecível Franco Montoro. Talvez o maior exemplo de vida de todas as pessoas que pretendem militar na política deve seguir.

Quero também apresentar aqui as missivas enviadas pelo Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; do Prefeito Gilberto Kassab; pela Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sra. Lu Alckmin; pela Desembargadora Maria Doralice Novaes, Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região; pelo Vereador José Police Neto, Presidente da Câmara Municipal de São Paulo; pelo Secretário Carlos Andreu Ortiz, Secretário Estadual do Emprego e Relação do Trabalho; pelo Dr. Roberto Braguim, Presidente em exercício do Tribunal de Contas do Município. Quero também agradecer ao Dr. Antônio Basile. Os Basile também já são uma marca representativa do Colégio Santa Cruz. São 20 ao todo que já estudaram e estudam no Colégio Santa Cruz.

Antônio Basile foi um dos idealizadores desse evento, ao lado do Dr. Rogério Palermo, que estiveram juntamente comigo no Colégio Santa Cruz para idealizarmos essa realização.

Quero também prestar as minhas homenagens à Educadora Nívea Basile. Mãe da Educadora Maria Cristina Basile, ex-aluna do clã Basile que estudou no Colégio Santa Cruz. A Educadora Nívea Basile foi professora de Língua Portuguesa durante 10 anos do Colégio Santa Cruz, e fundadora do Instituto Vésper, que dá apoio e reforço aos alunos da rede pública do ensino médio e ensino fundamental. Uma pessoa cuja força de trabalho, cuja vontade de viver, cujo amor e dedicação à família a todos emociona e serve como um grande exemplo.

Quero saudar aqui o Coronel José Luis Martins Navarro, Chefe da Assessoria Militar na Assembleia Legislativa, na pessoa do Capitão Antônio Carlos Luz Magalhães, aqui se faz representar. Deputado Aldo Demarchi também nos encaminha a sua missiva.

Esse Plenário em que nós nos encontramos é o principal da Casa. Por isso que as Sessões Solenes só podem ser realizadas segundas e sextas-feiras. Terça, quarta e quinta são os dias que se realizam as votações. Nessas cadeiras em que estão sentados, os deputados se assentam para proceder à votação, não só da Constituição do Estado de São Paulo, aqui aprovada em 1989, como de todas as leis estaduais que vigoram por todo nosso Estado. Agradeço a essa Casa por ter aprovado a lei que proíbe os hospitais a exigirem cheque caução no momento de internações de emergência, sujeitando a instituição de saúde ao pagamento de multa de até 174 mil reais. Leis como essa foram votadas neste Plenário que hoje se rende à autoridade maior do Colégio Santa Cruz.

Seguindo o nosso Cerimonial, de acordo com o que foi traçado, nós teremos três discursos e se mais alguém desejar falar, a Sessão hoje é presidida na verdade pelo Sr., Dr. Fabio. De modo que se mais alguém desejar fazer uso da palavra, estou atento ao seu comando. Hoje eu não sou deputado, eu sou também seu aluno.

Passo a palavra àquele que nos ajudou a idealizar esse evento, que tem exatamente 20, entre filhos e netos, alunos do Colégio Santa Cruz.

Sr. Antônio Basile, para fazer o seu registro.

 

O SR. ANTÔNIO BASILE - Sr. Deputado Fernando Capez; Professor Aidar, digníssimo diretor do Colégio Santa Cruz; Padre Almeida Prado, meu velho amigo, é uma honra estar aqui dirigindo a palavra ao Colégio Santa Cruz. Mais do que uma honra, é um dever. Um dever de reconhecimento por tudo aquilo que o Colégio Santa Cruz fez pelos meus filhos, pelos meus netos, e por todos os estudantes de lá.

O Colégio Santa Cruz não é uma escola, o Colégio Santa Cruz é uma entidade, é muito mais do que uma escola. Não ensina letras ou números, ensina a viver. A viver bem, viver com dignidade, viver com honradez. De maneira que uma homenagem a uma entidade como essa, é uma obrigação de todos nós.

Eu não quero me alongar, mas quero dar aqui o meu pleito de reconhecimento a essa entidade, porque o Colégio Santa Cruz não ensina simplesmente, ele faz escola. Ele dissemina uma filosofia que é seguida por todos os seus alunos até hoje. Um fraterno abraço a toda comunidade do Colégio Santa Cruz. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Anuncio também a presença do nobre Deputado Donisete Braga, que está aqui e que recentemente se elegeu Prefeito do Município de Mauá. Nosso colega. Uma satisfação tê-lo aqui conosco. Parabéns pelo sucesso no pleito.

Quero também anunciar a presença da Promotora de Justiça Dra. Valeria Palermo Capez, aqui representando o Procurador Geral de Justiça, Dr. Fabio Márcio Fernando Elias Rosa, que também nos prestigia.

Agradeço as palavras do Professor Antônio Basile. Nesse momento eu quero passar a palavra ao Reverendíssimo Padre José de Almeida Prado, Presidente do Conselho Administrativo do Colégio Santa Cruz.

 

O SR. JOSÉ DE ALMEIDA PRADO - Em primeiro lugar eu quero saudar todos os membros da Mesa. É uma honra, em nome do Colégio Santa Cruz, falar nesse lugar tão importante para o nosso Estado e para o nosso país. O Professor Fabio me pediu para relembrar um pouco a história do Colégio Santa Cruz, que acaba de festejar os seus 60 anos.

Portanto, é isso que eu vou tentar fazer por uns 10 ou 15 minutos.

A data oficial de fundação do então Ginásio Santa Cruz é março de 1952. Mas de fato ele foi pré-fundado em outubro de 1951, quando foi criado um cursinho de admissão ao ginásio, que preparava os alunos para o ingresso mediante exames classificatórios no ginásio. Contrariamente ao que acontece há algum tempo, esse exame não era só permitido, como era obrigatório. O famoso exame de admissão. O Colégio funcionou até 1956 na Avenida Higienópolis, 890.

A partir de 1957, o já Colégio Santa Cruz passou a funcionar no Alto de Pinheiros, Rua Belini, sem número. Hoje, na Avenida Arruda Botelho, 255. Desde os seus inícios, o Colégio Santa Cruz sempre manteve uma postura educacional coerente com os princípios humanos e evangélicos que privilegiam uma integração maior da consciência, do corpo e do coração, uma educação voltada à liberdade responsável e à responsabilidade social. Essa orientação prevalece no Colégio e na mente dos educadores até hoje, em que pesem todas as transformações ocorridas ao longo desses últimos 60 anos de história. Ao lado dessas constantes houve muita evolução, que acredito que sejam positivas, como, aliás, não poderia deixar de ser em qualquer país, quanto mais no nosso que não só mudou, mas mudou muito. Cresceu exponencialmente e modernizou-se. Não somos mais o país recentemente urbanizado e industrializado do início dos anos 50. A população cresceu quatro vezes no país e na grande São Paulo muito mais. Tudo mudou. Tornou-se complexo. E por isso mesmo o Colégio Santa Cruz teve que mudar.

Não temer o futuro e mudar sempre que necessário é uma das marcas do Colégio. Mas afinal, o que mudou no Colégio? A mudança mais óbvia no Colégio é que ele cresceu. Hoje conta com mais de três mil alunos; quando em 1957, ao transferir-se para o Alto de Pinheiros, contava com aproximadamente 300 alunos nos cursos ginasial e colegial.

Outra diferença, a retirada paulatina dos Padres educadores que fundaram o Colégio. Os Padres que no início dos anos 60 passavam de 10, todos, menos um, se foram. E ficaram os leigos na direção, na administração, na docência, na catequese, na orientação pedagógica e em tudo mais. Mas nada se perdeu em qualidade em todas essas áreas. O Colégio continua sempre no topo da lista da excelência acadêmica. Mudou também a filiação religiosa dos alunos. Antes os alunos eram quase todos católicos e o Colégio levava isso em conta. A maioria ainda é católica, mas já há uma forte de não católicos, e o Colégio também leva isso em conta.

Há o ensino religioso curricular de cunho ecumênico e pluralista para todos os alunos, e há também uma catequese para os alunos católicos que a desejam. A dimensão religiosa no Colégio é muito importante, mas não há proselitismo, e sim diálogo religioso. Promove-se o testemunho cristão e católico nas aulas de ensino religioso e todos são convidados a participarem das celebrações litúrgicas preparadas com muito carinho não só nas grandes datas, mas diariamente e aos domingos.

Uma grande mudança substancial, a coeducação, mudou a atmosfera do Colégio, tornando-o mais humano e completo. Ninguém pensa em voltar atrás. Além disso, nos anos 70 foi criado o antigo primário, hoje fundamental um, ao lado do fundamental dois, antigo ginásio.

No início da primeira década do milênio, foi criado o curso de educação infantil, aberto principalmente para facilitar as famílias dos pais de alunos que podem manter todos os seus filhos menores na mesma escola. Os alunos que perseveram passam conosco os 14 anos da escolaridade pré-universitária. São muitos anos.

Desde os anos 70 temos o curso supletivo, hoje educação de jovens e adultos, EJA, com 500 alunos e um curso de ensino técnico de nível médio, com aproximadamente 100 alunos, com possibilidade de mais matrículas, uma vez conhecido seu público potencial, esses cursos são totalmente gratuitos e são a menina dos olhos dos nossos educadores.

Outro passo importante foi a criação, um pouco antes da passagem da direção do Colégio para os leigos do Conselho Administrativo do Colégio Santa Cruz. Esse mesmo Conselho foi reestruturado e revigorado na passagem da última administração para a atual, a atual direção do Colégio Santa Cruz pode contar com a experiência extraordinária de Conselheiros, ex-alunos, pais de alunos, grandes amigos e religiosos de Santa Cruz. Longe de ser um órgão decorativo, é um órgão competente, dedicado, que faz a diferença.

O Colégio Santa Cruz sempre conviveu com a pecha de ser um Colégio para ricos. Esse já era um problema mesmo antes da sua fundação. Havia religiosos da Congregação de Santa Cruz que não queriam a fundação de um Colégio por acharem que não teriam condições de atender aos que mais necessitavam. Os padres, favoráveis à abertura, achavam que mesmo que o Colégio não pudesse atender a população mais carente, poderiam formar cidadãos mais responsáveis que direta ou indiretamente poderiam promover os mais carentes. Temos certeza de que essa previsão estava certa. O Colégio já forneceu à sociedade brasileira quadros importantes na administração pública, nas finanças, na indústria, nas artes.

Mas como o Colégio tem convivido com esse problema de nascença? O Colégio Santa Cruz continua sendo um Colégio particular sem verbas públicas, portanto, continua dependendo das anuidades dos alunos para sobreviver prestando serviços. Mas nem por isso o Colégio se sente desobrigados em relação aos menos favorecidos. O Colégio alimenta em todos os seus níveis um senso agudo do social e tenta contribuir para que essa preocupação difunda-se na sociedade. Isso não só através da catequese, do ensino religioso, do curso de ética e cidadania, mas também através das ações comunitárias em creches e instituições de caridade. Além disso, com a ajuda do SAM. O Colégio viabiliza na vila Nova Jaguaré várias creches, centros de juventude, ensino profissionalizante, assistência familiar, e mediações assistenciais e educativas, vale lembrar o atendimento de crianças em creches e de outras atividades com crianças e adolescentes. Cálculos realistas permitem-nos pensar que, através do seu braço social e através dos seus funcionários de baixa renda e dos operários das obras em construção, o Colégio Santa Cruz acaba atendendo mais pessoas carentes do que afortunadas.

Antes de terminar, lembremos os nossos mortos. Recentemente fomos informados da morte de vários religiosos de Santa Cruz que trabalharam em nosso Colégio.

Lembremos os nomes. Lionel Corbeil, Gilles Beaulieu, Georges Picard, Paul Grenier, Léo Morin, Gerard Laporte, Paul Eugene Charbonneau, Claude Parent. Entre os vivos, ainda podemos contar com André Roussei, Yvon Lafrance, Yvon Laurence, Laurent Roberge, Roberto Grandmaison, Agnelo Filinto e José Prado.

O Colégio Santa Cruz atravessou bravamente esses 60 anos de história e é considerado por todos como um empreendimento vencedor. Os que nele trabalham, refiro-me a todos eles, sabem que o Colégio mantido por uma entidade sem fins lucrativos, seguindo o modo de pensar não definidamente jurídico, não se pertence. O Colégio não se pertence e não é de ninguém em particular. Ele pertence à sociedade. Um nome laico do que o Concílio Vaticano II chamou de povo de Deus, e só nele encontra a sua razão de ser.

Desejamos que o Colégio Santa Cruz jamais perca a sua alma, uma alma católica, cristã, ecumênica, aberta ao diálogo e, mais do que tudo, à sua própria conversão. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Informando a todos que essa Sessão Solene será transmitida pela televisão no próximo sábado, dia 17 de novembro, às 21 horas, pela TV Assembleia Legislativa. Onde passa a TV Assembleia Legislativa? Quem tem TVA, canal 66, quem tem a NET como eu, canal 13. E tem ainda a TV Digital Aberta, canal 61.2.

Agora chegamos a um ponto alto dessa Sessão Solene. É o momento em que o Poder Legislativo, com todas as suas dificuldades e mazelas, ainda o mais democrático de todos os poderes, aquele que se faz sentir e representar mais próximo da população aqui, todos os dias os gabinetes são visitados por pessoas que saem, entram, nos abordam, conversam, e o Parlamento tem essa questão tão bonita da representatividade. Nesse momento a maior Assembleia Legislativa do país, oficialmente, em uma sessão oficial e solene, vai prestar uma homenagem ao Colégio Santa Cruz.

É uma singela retribuição, muito modesta por tudo que o Colégio Santa Cruz tem proporcionado à nossa sociedade. Tantas mentes brilhantes que foram preparadas por esse Colégio para servirem ao nosso país. E como aqui foi dito com muita sapiência, um Colégio que não se preocupa apenas em dar uma formação por meio de ensinamentos em salas de aula com Professores capacitados, com didática, cobrando dos alunos, transmitindo informações necessárias para o desempenho profissional com sucesso, mas, sobretudo, Fabio, acho que isso é o mais importante, preocupando-se com a formação básica, com a formação moral, do caráter dos pilares de base e ética daqueles que um dia irão desempenhar, seja na atividade pública ou privada, parcela de poder. E é por essa razão que quero chamar ela, que em um momento de grande superação, enfrentando problemas de saúde, mas com muita superação, muita força e amor ao Colégio, para cá se deslocou.

Ela que continua desempenhando a sua atividade docente. Faremos a entrega de uma placa comemorativa ao Colégio Santa Cruz na pessoa do seu Professor e Diretor Geral, Fábio Luiz Marinho Aidar Júnior. Peço à Educadora Nívea Basile e ao Dr. Antônio Basile que me auxiliem a efetuar a entrega dessa placa, pedindo que também venham aqui o nosso querido Padre Roberto Grandmaison e o Padre José de Almeida Prado. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - É uma placa de bronze com uma pedra de mármore embaixo escrito, o logo oficial da Assembleia Legislativa. “Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em Sessão Solene oficial com a finalidade de comemorar o aniversario de 60 Anos do Colégio Santa Cruz na pessoa do Professor Fabio Luiz Marinho Aidar Júnior, presta essa homenagem pelo reconhecimento aos serviços prestados em prol da educação. Fundado pelos Padres canadenses da Congregação de Santa Cruz, o Colégio Santa Cruz consolidou-se como respeitada instituição de ensino humanista, formando gerações de cidadãos críticos e atuantes. A solidez e a vitalidade dos princípios de sua proposta educacional são inspiração para todas as instituições de ensino. O apreço ao conhecimento e a compreensão dos seus limites, a fruição da arte e da literatura, o livre pensar, a autonomia aliada a conhecimentos de pertence social, a responsabilidade de frente as próprias escolhas, o cultivo da solidariedade, e, finalmente, a alegria diante da beleza da vida, da amizade, e do fluir do tempo. Essa é a homenagem que a Assembleia Legislativa presta. Fernando Capez, Deputado Estadual, 12 de novembro de 2012.” (Palmas.)

E neste momento, como não poderia deixar de ser, com a palavra o Professor Fabio Luiz Marinho Aidar Júnior.

 

O SR. LUIZ MARINHO AIDAR JÚNIOR - Exmo. Deputado Fernando Capez, Presidente dessa sessão; reverendíssimo Padre José de Almeida Prado, Presidente do Conselho Administrativo do Colégio Santa Cruz; reverendíssimo Padre Roberto Grandmaison, Presidente da Congregação de Santa Cruz; prezado Dr. Antônio Basile. Eu imagino que as famílias Basile e Montoro sejam as com maior número de representantes na nossa escola, incluindo alunos e professores.

Caros diretores, professores e funcionários, prezados convidados, agradeço a presença de todos.

A comemoração do 60º aniversário do Colégio Santa Cruz instiga a nossa memória. Faz-nos refletir sobre o legado do passado e sobre as responsabilidades do presente e nos ajuda a projetar o futuro. As palavras sábias e experientes do nosso orientador espiritual, Padre José de Almeida Prado, no Colégio Santa Cruz desde os primeiros anos de nossa fundação, retomar as origens do legado que hoje celebramos. Sabemos que nada disso seria possível sem uma equipe competente renovada constantemente de Diretores, Coordenadores, Padres e Educadores.

Faço o desafio de manter uma equipe de Professores altamente qualificados, com equipe qualificada e atualizada. Impossível não pensar nos grandes educadores do passado. Poderia citar inúmeros nomes de mestres que marcaram o Colégio e ainda assim cometeria injustiça com o esquecimento de outros. Por isso, presto homenagem a todos os educadores do Santa Cruz, bem como a equipe de funcionários que dão estrutura ao nosso projeto educacional.

Nos últimos 15 anos o Colégio passou por importantes obras. A construção do nosso teatro, a criação da pré-escola e o recém-inaugurado Pavilhão Luiz Eduardo, primeira de quatro etapas previstas na modernização de nosso campus. Também vivemos importantes aperfeiçoamentos no nosso projeto pedagógico com a incorporação de novos saberes e a reformulação de antigos programas. Em 2006 iniciamos a implementação do ensino fundamental de nove anos, que hoje alcança o sétimo ano. No ano em que completamos 60 anos, ampliamos a atuação nos cursos noturnos, que passa a contar também com cursos técnicos. Essa dimensão social de nossos serviços à comunidade sempre extrapolou os muros de nosso campus de Alto de Pinheiros, com destaque para o programa social no Jaguaré, que completa 25 anos em 2012. No início do século XXI nossa sociedade vê uma incessante busca na juventude. Todos querem se manter ou parecer mais jovens. Os sábios, contudo, envelhecem cuidando de sua saúde e vitalidade, aproveitando as experiências que a idade lhes traz.

Assim é o Colégio Santa Cruz. Ao completar 60 anos, pesquisamos novidades tecnológicas e pedagógicas. Também revisitamos documentos antigos escritos por nossos padres educadores e percebemos como eles se mantém atuais. Diante de uma geração absolutamente conectada, refletimos sobre limitações e benefícios das limitações das nossas salas de aula, de recursos muito presentes no cotidiano dos nossos alunos, como computadores portáteis, tablets, e-readers, smartphones. Nossos professores mantém intensas discussões em fóruns que reúnem educadores em diversas áreas do conhecimento, dos diversos segmentos de nossa escola. Velhos problemas ressurgem com novas características e nomes. A intimidação de adolescentes por colegas, fenômeno permanente da sociedade e das escolas, ganhou o nome de bullyng, e até uma versão para internet, o cyber bullyng, assunto que passa a ocupar os nossos orientadores educacionais. O ponto central do processo educativo continua sendo, como nos tempos mais remotos, a relação entre professores e alunos.

Nossos estudantes trazem alegria, curiosidade, espírito crítico e irreverência, comuns aos jovens. Em salas de aula, nos pátios ou em viagens, a relação entre alunos e professores nem sempre é de compreensão e concordância, mas definitivamente é uma relação respeitosa e afetiva. Alegria, o dinamismo e a satisfação dos nossos alunos expressos nas fotografias reproduzidas antes dessa cerimônia, imagens do Livro dos 60 Anos, com o qual presenteamos essa Assembleia Legislativa, refletem um pouco do cotidiano do Colégio Santa Cruz, desde as suas origens até a atualidade. Cada aluno, cada professor e cada funcionário participam ativamente da construção permanente dessa história. Para nós é motivo de grande orgulho ouvir o Padre José de Almeida Prado contar a nossa história e encerrar sua fala dizendo com saudades, mais sem saudosismo, que vivemos hoje o nosso melhor momento, que estamos vivenciando tempos de grande esplendor. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Passo esse livro, “60 anos, retratos do tempo” às mãos do Cerimonial, para que conste nos arquivos da Casa, já que eu já recebi o meu também, com uma simpática e gentil dedicatória. Que fique registrado para consulta de todos os Deputados e todas as pessoas que frequentarem a nossa biblioteca.

Neste epílogo da Sessão Solene, quero ouvir as palavras finais do Padre Roberto Grandmaison. Peço que seja passado a ele o microfone para as suas considerações finais que antecedem o encerramento.

 

O SR. ROBERTO GRANDMAISON - Bom dia a todos. Em nome da Congregação de Santa Cruz, eu quero agradecer profundamente essa homenagem muito significativa e muito pertinente, como o Professor Basile falou muito bonito, muito significativo também, que, além de ser uma escola, nós nos tornamos uma entidade. Agradeço essa referência que nos traz mais responsabilidade em termos de instituição.

Quero agradecer a Assembleia Legislativa na pessoa do Deputado Fernando Capez, que através desse gesto nos traz mais responsabilidade, e publica oficialmente no Estado de São Paulo a importância da nossa instituição, da nossa entidade.

Agradecendo com isso todas as pessoas que de alguma maneira dão a vida para que essa entidade seja cada vez mais significativa para a construção de uma verdadeira cidadania na nossa cidade, no nosso estado e no nosso país. Aqui, se vocês me permitem, eu quero reforçar o que ele falou, reforçando no seu histórico, lembrando os colegas que deram a vida para que o Colégio Santa Cruz pudesse ser o que ele é hoje. Lembrando os colegas que já se foram, e que cada um a sua maneira, a sua dedicação, tornou o Colégio Santa Cruz o que ele é e o que ele vai ser.

O que eu percebo é que a nossa instituição, a nossa entidade, vai se adaptando e vai acompanhando a evolução histórica do nosso país, do nosso Estado e da nossa cidade. Isso implica a uma vontade de sempre se adaptar. Mudar. Ter a coragem de mudar, ter a coragem de viver o momento presente, preparando melhor o momento futuro.

Portanto, eu quero agradecer muito essa lembrança e reforçar a nossa responsabilidade de tornar a nossa entidade cada vez mais significativa na história da educação desta cidade. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Esgotado o objeto da presente Sessão Solene, agradeço às autoridades que se fizeram presentes e encaminharam suas missivas. Agradeço à família Basile, ao Sr. Antônio e à Educadora Nívea Basile, agradeço a Malu Montoro que, representando a si própria e a sua família, vem trazer brilho, lustro e engalanar ainda mais essa Sessão Solene. É um prestígio para essa Casa e para o próprio Colégio contar com a presença de V. S. nesse momento.

Quero cumprimentar o Padre Roberto Grandmaison e também o nosso querido Padre que teve a palavra, José de Almeida Prado, que se fizeram aqui presentes. Parabenizo o trabalho sempre competente do nosso Cerimonial. Das nossas assessoras Delmindia Costa e Anita, que também se empenharam na efetivação desse evento. Da Dra. Maria Cristina Basile, aluna e que também aqui se faz presente prestigiando toda a família.

Nesse encerramento quero registrar uma passagem que sempre me impressionou na primeira epístola que São Paulo encaminhou aos Coríntios, quando no Capítulo 13 ele diz que os três dons mais importantes da pessoa humana são: a fé, a esperança e o amor. A fé, que é a força propulsora da ação humana meritória. A fé é que funciona como a força motriz a nos impelir a diante. A esperança, o leme que nos direciona no rumo certo, mesmo quando a visão parece obnubilada pelas vicissitudes do cotidiano. E o amor, combustível maior que nos une, e que deve nortear as nossas ações. E se São Paulo pudesse destacar um desses três dons, ele destacaria o amor, e o que mais pode justificar uma instituição, uma entidade de tanto sucesso nos últimos 60 anos? Porque tanta competência, tanto preparo, tanta respeitabilidade, tanta credibilidade? Porque tudo foi feito movido pela fé, guiado pela esperança e alimentado pelo amor.

Está encerrada essa Sessão Solene. Um bom dia a todos. Parabéns ao Colégio Santa Cruz pelos seus 60 anos. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e 14 minutos.

 

* * *