http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

 

23 DE NOVEMBRO DE 2012

075ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS "100 ANOS DA CPFL”

 

Presidentes: BARROS MUNHOZ e GERSON BITTENCOURT

 

RESUMO

001 - Presidente BARROS MUNHOZ

Abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Gerson Bittencourt, para Homenagear os 100 Anos da CPFL. Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro". Informa que a CPFL fornece energia elétrica a cidade de Itapira. Considera justa a homenagem desta Casa à empresa. Tece elogios ao trabalho desempenhado pelo Deputado Gerson Bittencourt.

 

002 - GERSON BITTENCOURT

Assume a Presidência.

 

003 - DAVI ZAIA

Secretário de Gestão Pública, cumprimenta os presentes. Destaca a importância da energia elétrica para o desenvolvimento do Estado. Informa que essa energia deve ser gerada com sustentabilidade e cuidados ao meio ambiente. Parabeniza o modo como a CPFL realiza seu trabalho.

 

004 - ALENCAR SANTANA BRAGA

Deputado Estadual, enaltece o crescimento da CPFL e sua importância ao Estado de São Paulo. Parabeniza medida do Executivo Federal que visa reduzir o valor do consumo de energia elétrica no País.

 

005 - Presidente GERSON BITTENCOURT

Anuncia exibição de vídeo institucional. Presta homenagem, com entrega de placa, aos Senhores Wilson Ferreira Júnior, Presidente da CPFL; Ricardo Zangirolmi, Vice-Presidente de Relações Institucionais da CPFL; Lorival Nogueira Luz Junior, vice-Presidente Financeiro de Relações com Investidores da CPFL; Carlos Márcio Ferreira, vice-Presidente de Operações da CPFL; José Marcos Chaves de Melo, Vice-Presidente Administrativo da CPFL; Murilo Passos, Presidente do Conselho Administrativo da CPFL. Informa que esta solenidade seria transmitida em data oportuna pela TV Alesp.

 

006 - WILSON FERREIRA JÚNIOR

Presidente da CPFL, cita Chico Buarque. Agradece a homenagem recebida. Faz histórico da empresa, recordando sua participação na história do Estado. Comenta ampliação dos serviços prestados pela empresa. Destaca o baixo índice de problemas no fornecimento de energia gerada pela CPFL.

 

007 - Presidente GERSON BITTENCOURT

Dá conhecimento dos motivos que o levaram a propor esta homenagem. Comenta o programa "Luz para Todos", criado durante a gestão do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Parabeniza os trabalhadores e dirigentes da CPFL. Destaca medidas do Executivo Federal com o intuito de reduzir o custo da energia elétrica no País. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Barros Munhoz.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – BARROS MUNHOZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NATAL CALABRO NETO - Senhoras e Senhores, muito bom dia. Sejam bem vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Essa Sessão Solene tem a finalidade de homenagear os 100 anos da CPFL.

Convido para compor a Mesa dos nossos trabalhos o Exmo. Deputado Gerson Bittencourt, proponente dessa Sessão Solene; (Palmas.) Sr. Wilson Ferreira Júnior, Presidente da CPFL; (Palmas.) Exmo. Sr. Deputado Davi Zaia, Secretário de Gestão Pública; (Palmas.) Sr. Murilo Cesar Lemos dos Santos Passos, Presidente do Conselho de Administração do Grupo CPFL Energia. (Palmas.)

Para presidir essa Sessão Solene, Exmo. Sr. Deputado Barros Munhoz, Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. (Palmas.)

Queremos convidar o Deputado Alencar Santana, Líder do PT, para que venha fazer parte aqui da Mesa conosco, por favor. (Palmas.)

Com a palavra o Deputado Barros Munhoz. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior. E faz questão de citar as presenças honrosas já mencionadas do Deputado Gerson Bittencourt, que é o autor da ideia, é o proponente da realização dessa Sessão Solene; Dr. Wilson Ferreira Júnior, Presidente da CPFL, que muito nos honra com sua presença; Dr. Murilo Cesar Lemos dos Santos Passos, Presidente do Conselho de Administração do Grupo CPFL Energia; Deputado Davi Zaia, Secretário de Gestão Pública; o Sr. Lorival Nogueira Luz Júnior, vice-Presidente Financeiro de Relações com Investidores da CPFL; o Sr. Carlos Márcio Ferreira, vice-Presidente de Operações da CPFL; Sr. José Marcos Chaves de Melo, vice-Presidente Administrativo da CPFL; Sr. Ricardo Zangirolami, vice-Presidente de Relações Institucionais; Sr. Wilton Daher, Conselheiro Fiscal da CPFL; e o Sr. José Reinaldo Magalhães, Presidente do Conselho Fiscal da CPFL. Além da presença honrosa para nós da sessão, do Líder do PT, o Deputado Alencar Santana.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas Senhoras, meus Senhores, essa Sessão Solene foi convocada por esse Presidente atendendo solicitação do nobre Deputado Gerson Bittencourt, com a finalidade de homenagear os 100 anos da CPFL. Convido a todos os presentes para, respeitosamente, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Minhas Senhoras e meus Senhores, é de praxe aqui no Parlamento Paulista que o proponente da realização da Sessão Solene, no caso o nobre Deputado Gerson Bittencourt, a presida. E é o que vai acontecer. Mas em se tratando de uma Sessão que homenageia os 100 anos da CPFL, eu pedi vênia ao Deputado Gerson Bittencourt para participar ao menos da abertura da sessão, e deixar aqui rapidamente o meu testemunho como Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, como Deputado Estadual, mas também como um itapirense que vive em uma cidade servida pela CPFL há muitos e muitos anos. O testemunho de alguém que foi Prefeito três vezes dessa cidade, e de alguém que foi filho de Prefeito que comandou aquela cidade também por duas vezes, e que se lembra nesse momento de quantas e quantas vezes o seu pai, Caetano Munhoz, recorria ao Tales Rossetti, que era o chefe do escritório da CPFL em Itapira, para os mais diversos serviços, ou em linguagem bem popular, para descascar todos os tipos possíveis de abacaxi.

Isso para dizer, Gerson, que você foi extremamente feliz ao propor essa Sessão Solene. Se há uma empresa que merece ser homenageada pelo Estado de São Paulo, é a Companhia Paulista de Força e Luz, a nossa querida CPFL. (Palmas.)

Além do meu testemunho pessoal, temos o testemunho de todos os prefeitos, os vereadores das cidades servidas pela CPFL, e de todas as autoridades estaduais, os Governadores, inclusive que contataram ao longo desses 100 anos a CPFL. Por isso deixo aqui a minha homenagem, associo-me ao Gerson Bittencourt, o parabenizo e repito os meus votos de que a CPFL continue sendo essa empresa dinâmica, progressista e exemplar que ela é. Nós temos muito orgulho de dizer que a CPFL é nossa, é paulista, e é uma empresa que tem grande parcela de responsabilidade pelo desenvolvimento do nosso Estado e consequentemente, do nosso país.

Meu caro Presidente Wilson, receba dos 94 Deputados da Casa, aqui em quase tudo divergimos. Unanimidade aqui é coisa raríssima, mas tenha certeza que o aplauso e os cumprimentos à CPFL são unanimes por parte dos 94 Deputados da Assembleia Legislativa. E passo, então, a Presidência da sessão com muita satisfação a esse extraordinário Deputado, que tem se revelado aqui na Assembleia Legislativa, tanto quanto o seu líder Alencar Santana, que é um brilhante Líder do PT. O Gerson tem se revelado como um Deputado competente, trabalhador, operoso e tem dado uma grande contribuição ao aperfeiçoamento do trabalho legislativo. É uma honra muito grande, Gerson, poder passar a Presidência de uma Sessão Solene tão importante, como essa, a você. Parabéns à CPFL, continue sendo a empresa orgulho de Itapira, de Campinas e do Estado de São Paulo. Um grande abraço a todos. (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Gerson Bittencourt.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GERSON BITTENCOURT - PT - Bom dia a todos. Quero começar agradecendo a presença, a Presidência e as palavras do Presidente dessa Casa, Deputado Estadual Barros Munhoz. Quero dar continuidade aos trabalhos dessa importante Sessão Solene. E, em primeiro lugar, passar a palavra para o Deputado Davi Zaia, que hoje ocupanda a Secretaria de Gestão do Governo do Estado de São Paulo.

 

O SR. DAVI ZAIA - Bom dia a todos. Prazer estar novamente na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, nesse momento para homenagear a CPFL, Companhia Paulista de Força e Luz, uma homenagem merecida.

Cumprimentando o Deputado Gerson Bittencourt, Presidente e proponente dessa Sessão Solene, quero parabenizá-lo pela iniciativa significativa da possibilidade do povo de São Paulo prestar homenagem a essa empresa; Cumprimentar o Deputado Alencar Santana, líder do PT; o Deputado Barros Munhoz, que abriu a Sessão Solene e que é o Presidente dessa Casa; cumprimentando também o Wilson, cumprimentar toda a diretoria da empresa, os diretores e representantes aqui presentes.

É muito justa essa homenagem, Deputado Gerson Bittencourt, que V. Exa. propôs à CPFL, porque é uma empresa que se confunde com a história do Estado de São Paulo, com esses 100 anos, com o seu desenvolvimento e seu crescimento, lidando sempre com a questão da energia, fundamental para que nós possamos pensar em qualquer iniciativa de desenvolvimento, crescimento, geração de novas oportunidades para o povo paulista. A questão da energia é fundamental e a CPFL cumpriu um papel importante nesse processo. E continua cumprindo um papel importantíssimo nesse quadro que vivemos hoje quando o desafio não é só gerar energia, mas é gerar energia com sustentabilidade, com preservação do meio ambiente, pensando e gerando um futuro. A CPFL também tem dado conta desse desafio.

Nossa presença aqui hoje para homenagear a CPFL. Somarmos o Deputado Gerson Bittencourt a essa iniciativa, parabenizando a CPFL pelo que continua fazendo nesse desafio importante, que é nessa quadra que vivemos, gerar energia com sustentabilidade e cumprindo muito bem o seu papel.

Parabéns a todos, parabéns aos funcionários, parabéns aos diretores, aos acionistas, e a todos aqueles que fazem da CPFL esse exemplo de empresa que faz no Estado de São Paulo e pela contribuição que dá ao Estado de São Paulo no seu desenvolvimento. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - GERSON BITTENCOURT - PT - Muito obrigado. Antes de passar a palavra ao Alencar Santana, líder do PT, quero fazer o registro de algumas justificativas de pessoas que não puderam estar aqui nesse momento.

Em primeiro lugar o Sr. Governador Geraldo Alckmin; a Sra. Lu Alckmin, Presidente do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo; Sra. Monika Bergamaschi, Secretária da Agricultura e Abastecimento; Coronel da Polícia Militar Benedito Roberto Meira, Secretário Chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil; Luiz Carlos Quadrelli, Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia; Sr. Mário Fernando Elias Rosa, Procurador Geral da Justiça; Sr. Manoel San Martin, Prefeito de Nova Odessa; Vereador Tião Farias; Vereador Fernando Ishima; Vereador Oliveira; Vereador Zelão. Dos Deputados, Deputado Estadual João Caramez; Deputada Estadual Beth Sahão; Deputado Estadual Enio Tatto; Deputada Estadual Célia Leão; Deputado Federal e Líder do PT na Câmara de Deputados, Gilmar Tatto.

Quero também aproveitar para citar aqui algumas presenças. Dr. Wilton de Madeiros, Conselheiro Certificado; José Afonso Bittencourd, Secretário de Desenvolvimento Econômico de Campinas, nesse momento representando o Prefeito Pedro Serafim; Carlos Alberto Cardoso Moreira, diretor de investimentos e finanças da CPFL; Leonardo Gomes, gerente de planejamento em gestão de energia; Augusto Rodrigues, diretor de comunicação empresarial da CPFL; João Martin diretor de engenharia e obras, CPFL Renováveis; Renato Fonseca, Coordenador do Projeto Eólico; Fernando Bernacchi, Gerente de Fusões e Aquisições da CPFL; Gentil, Presidente do Sindicato dos Eletricitários de Campinas e Região, Sinergia; Sidney Mendes, Presidente do Conselho de Representantes dos Empregados da CPFL; Josias Lech, Vereador de Campinas. São essas as primeiras justificativas e presenças que temos aqui registradas pelo nosso Cerimonial.

Passo a palavra ao Deputado Estadual Alencar Santana, líder do PT nesta Casa.

 

O SR. ALENCAR SANTANA BRAGA - PT - Bom dia a todos os presentes. Cumprimento o nosso Presidente da sessão, Deputado Bittencourt, autor da Sessão Solene, nosso companheiro de Bancada. Parabenizá-lo desde já pela iniciativa, uma bela iniciativa. Cumprimentar o Secretário Davi Zaia; Presidente da empresa, Sr. Wilson; o Presidente do Conselho, Sr. Murilo; o Presidente da Assembleia Legislativa, Barros Munhoz, que falou há pouco; todos os funcionários, diretores, lideranças políticas aqui presentes.

Eu quero um dia chegar à qualidade que a CPFL está chegando hoje. Bittencourt, sou tão teu amigo que gostaria que você pudesse propor uma Sessão Solene nessa ocasião, que é fazer 100 anos. São poucos que fazem, sejam nós, pessoas, ou as empresas. Então, se a CPFL hoje faz 100 anos é porque com certeza trilhou a sua história como empresa no Estado de São Paulo. Hoje também presente em outros Estados, crescendo, desenvolvendo-se, como disse aqui outras pessoas e nosso Secretário há pouco, fazendo parte da nossa história. O Estado de São Paulo cresceu, desenvolveu-se e hoje é o maior estado do país, e em praticamente tudo que pensamos hoje a energia está presente na nossa vida, na vida de uma cidade, de um Estado, de um país, permitindo que o Estado, nesse caso especificamente, possa se mover, possa crescer, que os equipamentos possam funcionar, que as máquinas possam produzir nas empresas e nas nossas residências possamos ter uma qualidade de vida maior. Portanto, parabenizamos a CPFL por ela estar presente no Estado de São Paulo permitindo que diversas pessoas, diversas famílias, diversas empresas, diversos órgãos públicos, enfim, diferentes setores possam estar em funcionamento de vida.

Deputado Bittencourt, também não posso deixar de registrar a importância da energia e parabenizar a medida da Presidenta Dilma, que agora nesse processo de renovação das concessões tomou uma medida muito sábia, importante, que vai afetar o nosso desenvolvimento econômico e que vai também afetar a vida das pessoas, a vida das famílias e com certeza a potencialidade das nossas empresas, que é garantir a vida das nossas famílias, seja nos setores das residências, seja no setor industrial e isso era de extrema importância. Tenho certeza que a CPFL fará parte dessa história sendo uma empresa parceira, aliada nesse processo, porque nós estamos lidando com o desenvolvimento. Com a possibilidade que nós temos hoje de ter um novo país.

O Brasil figura hoje em outro cenário, várias outras potencialidades, e garantirmos a redução da produção e garantirmos a redução do orçamento familiar é importantíssimo através da energia. Mas, enfim, parabenizar mais uma vez a CPFL, parabenizar novamente o Deputado Bittencourt, colega de Bancada. Desejar que tenhamos uma belíssima audiência, porque com certeza a empresa merece, o Estado de São Paulo merece e todos os funcionários da CPFL merecem. Parabéns a todos. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - GERSON BITTENCOURT - PT - Muito obrigado, Deputado Alencar Santana. Agora tem mais duas citações aqui, Alexandre Curiati, representando o mandato do Deputado Curiati. E representando o Deputado Itamar Borges, José Aparecido.

Antes de fazermos a homenagem, nós vamos agora ver no telão um vídeo institucional elaborado pela própria CPFL.

 

* * *

 

- É feita a apresentação.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GERSON BITTENCOURT - PT - Quero aqui também fazer a citação da presença do Dr. Francisco Ciprino, Conselheiro de Administração da CPFL.

Nesse momento nós vamos fazer a entrega de placas comemorativas dos 100 anos da CPFL aos Diretores, Presidentes e Conselheiros Administrativos da CPFL. Quero começar fazendo a homenagem ao Dr. Wilson Ferreira Junior, Presidente da CPFL. (Palmas.)

Quero também chamar para receber a homenagem o Dr. Ricardo Zangirolami, vice-Presidente de Relações Institucionais da CPFL. (Palmas.)

Deputado Alencar Santana tem outras atividades aqui na Casa e pede licença a todos da Mesa para se retirar e conduzir as atividades que cabe ao líder de um Partido aqui nessa Casa. (Palmas.)

Quero também chamar o Dr. Lorival Nogueira Luz Junior, vice-Presidente Financeiro de Relações com Investidores da CPFL; (Palmas.) Carlos Marcio Ferreira, vice-Presidente de Operações da CPFL; (Palmas.) quero chamar Dr. José Marcos Chaves de Melo, vice-Presidente Administrativo da CPFL; (Palmas.) chamar Dr. Murilo Passos, Presidente do Conselho Administrativo da CPFL, que vai receber a homenagem em nome de todos os trabalhadores, gestores, de toda a corporação CPFL. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GERSON BITTENCOURT - PT - Nós também temos uma homenagem ao ex-Deputado Estadual Sebastião Arcanjo, colaborador, funcionário da CPFL, que por motivos profissionais foi escalado nesse momento a Porto Alegre para resolver questões da própria empresa. Então, abraço. Nós entregaremos a homenagem ao ex-Deputado Tiãozinho em Campinas na semana que vem, mas de qualquer forma queremos saudá-lo e prestar essa homenagem a esse importante Deputado dessa Casa. (Palmas.)

Essa Sessão Solene será transmitida pela TV Assembleia no próximo sábado, dia 24 de novembro, às 21 horas, pelos canais 66 da TVA, 13 da NET e 61.2 da TV Digital Aberta.

Passo a palavra ao Presidente da CPFL, Sr. Wilson Ferreira Júnior, que aqui representa toda a empresa, seus trabalhadores e gestores de uma forma geral. Tem a palavra.

 

O SR. WILSON FERREIRA JÚNIOR - Bom dia, Senhoras e Senhores. Primeiramente, quero agradecer e saudar o Deputado Gerson Bittencourt, nosso proponente da sessão, agradecer em nome de todo o Grupo CPFL essa belíssima solenidade que nós temos a oportunidade de estar aqui com vocês. Quero saudar também nosso amigo Barros Munhoz, Presidente da Assembleia Legislativa, que nos prestigiou na abertura dessa Sessão Solene; saudar também o nosso amigo Davi Zaia, Secretário de Estado, Deputado de São Paulo, uma pessoa que tem um convívio muito grande com a cidade de Campinas e com a CPFL; o Deputado Alencar Santana, que também nos deu a honra de palavras, líder do PT nesta Casa; saudar o Dr. Murilo Passos, Presidente do Conselho de Administração e, em nome dele, saudar todos os Conselheiros de Administração aqui presentes; saudar também o Dr. José Reinaldo Magalhães, o nosso Presidente do Conselho Fiscal e, também em nome dele, saudar os demais Conselheiros Fiscais que nos dão a honra da presença no dia de hoje. Meus colegas de diretoria, Lorival Luz, do Financeiro; Ricardo Zangirolami, do Institucional; Carlos Parcias, de Bovos Negócios; Carlos Ferreira, de Operações; dirigentes, colaboradores da CPFL; saudar nosso querido Carlos Gentil, do Sindicato; e o Sidney, representando os empregados, de forma muito especial, a cada uma das minhas colegas e colegas de trabalho da CPFL.

É uma honra muito grande estarmos aqui no dia de hoje. Um dia muito feliz para todos nós, da CPFL. Lá na Companhia, Deputado, nós sempre nos lembramos de um verso de Chico Buarque e Vinicius de Moraes, que diz: “e foi com tanta felicidade que toda a cidade se iluminou”. Na CPFL nós acreditamos que quando a felicidade é muita, a cidade inteira se ilumina e as pessoas também. Por isso nós trabalhamos 24 horas por dia para manter as cidades iluminadas. A CPFL sempre viveu de levar luz, primeiro aos paulistas e depois, nesses últimos anos, para mais de 20 milhões de brasileiros.

Estar hoje nessa solenidade é também estar iluminado por dentro. Muito obrigado pela homenagem que vocês estão nos prestando. Obrigado, Deputado Gerson Bittencourt, pela sua generosidade e especialmente pela amizade que une o V. Exa. à CPFL.

Srs. Deputados, meus amigos, há um século nós começamos iluminando cidades paulistas. No início, em 1912, eram três, em seguida foram quatro. Algum tempo depois, algumas dezenas e mais tarde, centenas delas. Naquela época nós éramos a Companhia Paulista de Força e Luz. Por algum tempo, em algumas regiões, fomos a Companhia Paulista e em outras, a Força e Luz. Era assim que os paulistas se referiam a nós, da CPFL. Durante os primeiros 85 anos da nossa história, retificamos mais de duas dezenas de pequenas centrais hidrelétricas, as PCHs, construímos subestações, milhares de quilômetros de rede de distribuição, de linhas de transmissão. Tudo isso para levar energia a milhões de residências de brasileiros residindo em São Paulo, de poste em poste iluminamos o Brasil e apoiamos o desenvolvimento de 234 municípios no interior do Estado de São Paulo. Década após década participamos de todas as transformações sociais, econômicas, políticas e tecnológicas que aconteceram ao longo do século XX.

Vivemos o dia a dia das cidades. Vimos cidades inteiras serem criadas, participamos do seu crescimento, acompanhamos o progresso dessas regiões, comemoramos suas conquistas e as apoiamos sempre que nossa ajuda se faz necessário. No início do século passado ajudamos a disseminar o uso da energia elétrica. Nas décadas de 30 e 40 chegamos a vender eletrodomésticos nos nossos escritórios para ensinar novos hábitos e o uso da energia elétrica para os nossos consumidores. Com isso fomos um importante indutor da industrialização do nosso Estado. Participamos, vivemos e nos orgulhamos da rica história do desenvolvimento desse Estado que, com o passar dos anos e com muito trabalho, tornou-se o mais importante da nossa nação. Aprendemos muito com São Paulo nesses primeiros 85 anos da nossa história. Durante um longo período, entre 75 e 97, por 22 anos, a CPFL esteve sob o controle do Estado de São Paulo através da Cesp, na qual eu tive oportunidade também de trabalhar, tempo no qual avançamos muito na incorporação de novos padrões tecnológicos e operacionais. Nossa história mostra que são anos de trabalho profícuo em que a CPFL pode participar ativamente da implementação das principais políticas públicas do Estado de São Paulo na área de energia elétrica.

Destacam entre essas iniciativas os diversos programas de eletrificação rural que levaram a energia elétrica a milhares de propriedades rurais no Estado de São Paulo. E uma série de programas sociais, especialmente o programa Padrão Popular Mínimo, destinado a prover o acesso da população de baixa renda aos benefícios proporcionados pela energia elétrica. Concluída essa etapa importante da nossa história, em 97, a CPFL foi incluída no programa estadual de desestatização, à época instituído pelo nosso Governador Mário Covas, e que também na época era dirigido pelo nosso atual Governador Geraldo Alckmin, ele presidia o PED, Programa Estadual de Desestatização.

Após isso, a CPFL alçou sonhos mais arrojados. Desafiados e estimulados por nossos acionistas controladores, o Grupo Camargo Correia, a PREVI e contando ainda com a participação da Fundação CESP, da Petrus, da Sistel, da SABESPREV, aos quais agradeço sempre pelo apoio e confiança que foram presentes em todos os momentos dessa Companhia. Desde o momento da privatização, a CPFL ampliou a sua atuação para outros segmentos do setor elétrico e em outras regiões do país.

Hoje, na distribuição de energia elétrica nós atendemos 569 municípios, por meio de oito distribuidoras de energia elétrica, sendo sete delas no Estado de São Paulo. Essas sete atendem 300 municípios. Atendemos também hoje municípios do Estado de Minas Gerais e também do Paraná alguns poucos Municípios, e no Estado do Rio Grande do Sul estamos presentes em 263 municípios gaúchos. São mais de sete milhões de clientes, mais de 20 milhões de pessoas que são atendidas através da energia elétrica de padrão de qualidade diferenciado da CPFL.

Falando em padrão de qualidade diferenciado, nossos indicadores de qualidade acompanhados pela Agência Nacional de Energia Elétrica são em média 45 e 55% melhores do que a média nacional. A CPFL Piratininga, uma de nossas oito distribuidoras, é referência entre todas as 63 concessionárias brasileiras pela quantidade tão baixa de interrupções. São 4,8 interrupções por ano por cliente atendido por essa nossa companhia. Contra mais de 11 vezes de interrupção da média nacional. Eu gosto sempre de utilizar essa relação de abastecimento com o número de horas que tem o ano. Pouca gente sabe, o ano tem oito mil 760 horas. E os clientes atendidos pela CPFL ficam sem luz apenas seis horas por ano. É muito importante destacar que toda vez que uma pessoa vai ligar um eletrodoméstico, vai ligar a luz, estando na área de concessão da CPFL, toda vez que ela aperta aquele botão, liga na tomada, a chance de êxito é de 99,99%. São poucos os serviços públicos que tem um nível de confiança tão grande.

A nossa inquietude, a nossa busca por excelência nos diz que isso ainda pode melhorar, e queremos avançar mais, incorporando novas tecnologias, que nos permitirão ainda novos saltos de eficiência e de produtividade. Na distribuição de energia elétrica, construímos seis grandes usinas na última década. No Estado do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, dado que o potencial de energia elétrica já está completamente explorado. Em São Paulo nós temos mais de 20 pequenas centrais hidrelétricas em operação.

Também construímos usinas técnicas. Construímos no Estado da Paraíba uma grande usina técnica, que está sendo muito importante para os dias de hoje, dada às faltas de chuva. Essa usina está despachada desde o ano passado, contribuindo para que a gente possa aumentar o nível dos reservatórios de água nos Estados brasileiros. Com tudo isso, a nossa capacidade instalada em geração convencional alcança praticamente dois mil e 200 megawatts. Reconhecendo ainda que a geração a partir de fontes alternativas é um imperativo e não mais uma escolha. Em 2010 nós lançamos a CPFL renovável, aqui representada pelo seu Presidente Miguel Saad. Por meio dessa nova empresa, com essas 34 PCHs e de outros estados brasileiros, 15 parques eólicos e mais seis usinas de co-geração, a biomassa de cana de açúcar, alcançamos a liderança na geração de fontes alternativas na América Latina, com potências instaladas apenas nessa empresa, hoje de mil 173 megawatts. Juntas, então, CPFL Geração Convencional e CPFL Geração Renovável, totalizam um parque gerador com capacidade instalada de três mil 328 megawatts. Ele é 28 vezes maior do que a capacidade que nós recebemos embebidas na CPFL Paulista, quando da privatização aprovada por essa Casa em 97. Um crescimento bastante significativo. Foi a empresa que mais investiu nessa área nos últimos anos no Brasil.

Esse esforço de crescimento aliado a uma estratégia sólida e fortalecimento de nossa atuação no mercado brasileiro, fez com que a CPFL Energia esteja hoje posicionada como o maior grupo do setor energético nacional. Meus amigos, estamos comemorando um século de existência. Um século pleno de luz e de energia. Mas estou convicto que esse é o nosso primeiro século. E se cumprirmos bem o nosso primeiro século, porque não poderíamos continuar fazendo tudo ainda melhor em nosso segundo século de atuação? É exatamente isso que estamos fazendo agora, mais inovação. No próximo dia 27 estaremos dando um passo a mais, importante nessa inovação. A inauguração de duas novas usinas. Estamos colocando em operação a primeira usina de geração solar do Estado de São Paulo e vai ser a maior em operação no Brasil, na cidade de Campinas. E a segunda usina, também localizada naquela região no Município de Cosmópolis, que também é muito representativa desse nosso compromisso, com inovação e com meio ambiente, com ampliação de oferta de energia de fontes limpas e renováveis, é uma usina de geração de eletricidade a biogás. Produzido do processo de cana de açúcar de produção de açúcar e álcool, e a única coisa que sobrava depois da queima do bagaço de cana era a vinhaça e agora ela vai produzir biogás e ela vai poder, através das tecnologias desenvolvidas e da CPFL, com parceiros privados, produzir energia também com esse rejeito. Esse é um sonho que é a muito acalentado pelo nosso Governador Geraldo Alckmin e pelo nosso Secretário José Aníbal, que muito tem nos estimulado para seguir nessa direção. Acreditamos que em curto espaço de tempo poderemos de fato transformar São Paulo em Estado líder em iniciativas no nosso país.

Exmo. Deputado, temos consciência da natureza pública e essencial do serviço que prestamos, por isso tenham a certeza de que continuaremos a merecer a confiança que nos foi depositada quando da desestatização da empresa aprovada por essa Casa em 1997. Porque da mesma forma como temos agido nessas últimas décadas, continuaremos orientando a nossa ação pela ética, pela transparência e pela responsabilidade de quem sabe da sua importância em produzir desenvolvimento econômico e social de nosso Estado e nosso País. Porque procuramos ir além das nossas atribuições, desenvolvemos nos últimos anos, com muito orgulho e compromisso, programas sociais, culturais e ambientais de grande valor para as comunidades a que servimos, porque sabemos que isso e nada menos que isso é o que se espera do maior grupo privado do setor elétrico brasileiro na atualidade. Por isso tudo, estamos sempre buscando a liderança em eficiência, na qualidade dos serviços, na busca dos melhores índices de continuidade de fornecimento e no atendimento dos nossos clientes. Mas queremos mais, queremos que nossa liderança seja sempre baseada em exemplos, nos resultados que alcançamos e na participação ativa na busca de soluções para os grandes problemas do nosso País.

Por essa razão, asseguro aos senhores que a homenagem de hoje nos encoraja e nos estimula para que continuemos a cumprir os nossos compromissos e superar esses desafios, fazendo bem o que nós mais gostamos de fazer, levar luz às cidades, iluminando a vida das pessoas, sempre com soluções inovadoras, sempre dispostas a ouvir as comunidades e aos nossos clientes, e atendê-los com alegria, respeito e disposição.

Srs. Deputados, Senhoras e Senhores presentes, meus amigos, hoje estão participando conosco dessa Cerimônia mais de uma centena de colaboradores que representam os nossos mais de sete mil e 500 profissionais que trabalham na CPFL. Aqui conosco estão: eletricistas, técnicos, engenheiros, analistas e atendentes, entre tantos outros. São profissionais de todas as áreas e de todas as formações.

Quero pedir licença aos senhores, aos dirigentes da CPFL e aos nossos acionistas para dedicar essa homenagem a eles, a vocês e aos milhares de profissionais que trabalham e que passaram pela CPFL. São mais de 50 mil que lá trabalharam nesses últimos 100 anos. Eles são testemunhas, exemplos e artífices da nossa história. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - GERSON BITTENCOURT - PT - Também quero justificar a presença do Deputado Edson Ferrarini. Lembrando a todos que essa Sessão Solene será transmitida pela TV Assembleia no próximo sábado, às 21 horas, pelos canais 66 da TVA, 13 da NET e 61.2 da TV Digital Aberta.

Para mim, fazer essa homenagem à CPFL, aos seus colaboradores, a sua direção, é uma satisfação muito grande. Em primeiro lugar é uma satisfação muito grande homenagear uma das poucas e grandes empresas desse Estado e desse país que completa 100 anos. Uma empresa completa. Completa porque trabalha com distribuição, geração e comercialização de energia elétrica. Alguns motivos dessa minha satisfação que me levaram a sugerir e a propor essa homenagem, eu vou comentar aqui. O primeiro deles é o papel estratégico que essa empresa cumpriu para o desenvolvimento do nosso Estado e do nosso país nesses últimos 100 anos. Papel dotando o nosso Estado de uma infraestrutura energética para os setores industriais, comerciais, de serviços, cumprindo um papel preponderante na estruturação, organização e crescimento das nossas empresas e de todo o nosso Estado de São Paulo. Iluminando avenidas, ruas, praças e tantos outros próprios públicos como hospitais, postos policiais, cemitérios, os mais diversos serviços públicos prestados pelos três entes da Federação, Município, Estado e Governo Federal. Em um processo muito importante para garantir e ampliar a segurança de todas as pessoas. Ainda garantindo a cidadania para todos aqui desse Estado, compreendendo que essa cidadania só vai ser plena quando chegarmos, e estamos muito próximos disso no Estado de São Paulo, a universalização de energia elétrica para todas as residências do nosso Estado. E aqui quero também destacar a importância que teve nesse processo e que tem nesse processo de universalização de energia elétrica o programa Luz Para Todos, criado ainda na gestão do ex-Presidente Lula, exatamente com essa perspectiva, esse objetivo.

Segundo lugar, seu papel da CPFL constante na busca por alternativas energéticas mais sustentáveis e com menor impacto ambiental, como é o caso da energia eólica e da biomassa. Seu papel na formação de inúmeros profissionais, mais de 50 mil, dito aqui pelo nosso Presidente, profissionais, técnicos, gestores, dirigentes sindicais e dirigentes partidários. E eu aqui vou fazer uma homenagem a quatro grandes amigos que participaram desse processo e dessa história da CPFL. Vicente Andreu, dirigente do sindicato, do Sinergia, dirigente partidário e hoje Presidente da ANA, Agência Nacional de Águas; meu amigo, meu irmão, meu companheiro, ex-Vereador, Deputado Estadual, diretor de sindicato, Secretário Municipal e duas vezes Presidente do PT de Campinas, o ex-Deputado Sebastião Arcanjo, Tiãozinho; o meu amigo Arthur também cumpriu um papel importante na história do sindicalismo e da democracia desse país, presidindo a maior central sindical do país, a CUT, uma das maiores do mundo; e também ao Gentil, hoje presidindo o Sinergia com muita competência, muita participação e responsabilidade.

Também quero aqui fazer o registro a cada trabalhador, a cada trabalhadora, a cada colaborador, gerente, gestores e diretores que hoje, nesse momento, recebem essa homenagem. Também quero destacar o papel da CPFL no fomento, no apoio cultural e artístico, e tantas outras iniciativas para práticas sustentáveis, como por exemplo, um importante programa que tive oportunidade de participar recentemente de uma das atividades lá em Campinas, o programa de revitalização dos hospitais filantrópicos e o programa de eficiência energética. Dois programas fundamentais desenvolvidos, articulados e implementados por essa importante empresa.

Agora essa empresa tem novos desafios. Sempre novos e crescentes desafios. Quero citar pelo menos três que acho importante. A primeira delas, a diminuição do custo de energia nesse país, com uma visão estratégica, ousada e corajosa, a nossa Presidenta Dilma deu um passo fundamental nesse processo com a Medida Provisória 579, que visa ainda, entre outras questões, a diminuição do custo no Brasil, com a possibilidade de redução de até 28% para os setores industriais e cerca de 16% para os moradores de uma forma geral. Fazendo e promovendo a necessária correção de uma distorção importante onde o custo da energia elétrica nesse país ainda é um dos maiores do mundo. Certamente, essa visão, essa proposta e essa parceria que a Presidenta Dilma e o Congresso Nacional propuseram a todas as concessionárias, nós ainda discutiremos muito, mas tenho absoluta convicção que temos entendimento, temos acordo da necessidade da busca da diminuição do custo Brasil e da diminuição dos gastos que cada trabalhador tem com sua conta de energia elétrica todos os meses.

A busca por formas mais baratas e sustentáveis de energias, em um processo constante e qualificado de pesquisa e aperfeiçoamento que a CPFL vem fazendo em toda a sua história. E, por fim, a busca de formas de valorização e qualificação do seu quadro de colaboradores, especialmente nos momentos mais difíceis, que por forças dos contratos de concessão exigem permanentes ajustes e novas iniciativas. Tenho certeza que todos, direção da CPFL e direção do sindicato dos representantes trabalhadores, saberão compreender essa nova realidade, e através do diálogo aberto, transparente com os representantes dos trabalhadores, encontrarão certamente as alternativas mais adequadas para esse novo momento. Por fim, quero parabenizar mais uma vez todos os colaboradores, todos os funcionários e todos os gestores diretores da CPFL, que fizeram e fazem a história dessa importante empresa e a história do nosso Estado e do nosso país.

Parabéns, Presidente Wilson. Parabéns, Presidente Murilo. Tenho certeza que a CPFL completará mais um século, certamente não com a nossa presença aqui, mas com a presença importante dessa empresa no desenvolvimento sustentável do nosso Estado e do nosso país. Muito obrigado a todos. A todos que participaram dessa atividade e a todos que participaram dessa homenagem. Vocês estão de parabéns e a Assembleia Legislativa, com essa Sessão Solene, faz esse reconhecimento. O reconhecimento da participação e da contribuição de cada um dos mais de 50 mil colaboradores que passaram por essa empresa nesses últimos 100 anos. Um abraço a todos e parabéns novamente. (Palmas.)

Antes de fazer o encerramento formal, convidamos todos para participarem de uma confraternização logo ao final dessa solenidade, aqui no Salão dos Espelhos. Acesso pelas laterais do Plenário.

Esgotado o objeto da presente sessão, essa Presidência agradece às autoridades, aos Deputados, aos funcionários dessa Casa e a todos que colaboraram para o êxito dessa solenidade. Essa sessão está encerrada. Muito obrigado e um bom dia a todos. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e 13 minutos.

 

* * *