http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

14 DE JUNHO DE 2012

079ª SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidentes: JOOJI HATO, WELSON GASPARINI e CARLOS GIANNAZI

 

Secretário: OLÍMPIO GOMES

 

RESUMO

PEQUENO EXPEDIENTE

001 - JOOJI HATO

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

002 - OLÍMPIO GOMES

Anuncia convenção municipal do PDT, em São Paulo, no próximo sábado dia 16 de junho, com lançamento oficial da candidatura do presidente estadual do partido, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força. Enaltece a decisão do partido por esta candidatura. Elogia Paulinho da Força por ter se colocado à disposição da população. Informa que, nos municípios brasileiros com mais de 200 mil habitantes, o PDT terá candidaturas próprias a prefeito e chapas completas de vereadores. Ressalta que o partido apresentará plano de administração para a cidade de São Paulo nesta convenção. Convida a população para participar do evento do PDT, aberto a todos os cidadãos que queiram discutir o futuro de sua cidade.

 

003 - WELSON GASPARINI

Afirma que 2012 é um ano de grande significado para o País, pois a população poderá escolher os seus dirigentes e os representantes do Poder Executivo e Legislativo municipais. Ressalta que hoje, a imagem dos políticos está denegrida, com diversos episódios de vantagens e desvio de dinheiro público. Faz apelo ao eleitorado para aproveitar esta oportunidade e exercer os seus direitos. Destaca que deve haver a participação efetiva do povo no processo político das cidades. Solicita aos cidadãos com vocação política que ingressem em partidos e que participem ativamente da política. Menciona a possibilidade de uma nova geração de políticos, renovando aqueles que não correspondem às expectativas do povo.

 

004 - MARCOS MARTINS

Informa sua participação na abertura 2ª Edição da Feira do Livro em Osasco, a ser realizada entre os dias 14 e 25 de junho. Afirma que o estímulo a leitura facilita o exercício da cidadania. Elogia os políticos de Osasco pela realização deste evento. Comunica a candidatura de Luiza Erundina para Vice-Prefeita na chapa de Fernando Haddad. Destaca a grande contribuição da candidata para a cidade de São Paulo. Cumprimenta o PSB pela indicação, bem como a ex-Prefeita Luiza Erundina. Ressalta a importância da parceria entre o PT e PSB para a cidade. Lembra problemas com o Metrô na cidade de São Paulo, ocorridos ontem. Cita empréstimo internacional de 270 milhões de reais para ajudar a solucionar os problemas da cidade.

 

005 - WELSON GASPARINI

Assume a Presidência.

 

006 - JOOJI HATO

Lembra seu discurso de ontem, sobre os arrastões a restaurantes em São Paulo. Informa que foi presa quadrilha, formada por 15 pessoas da região do Glicério, sendo a maioria dos integrantes menores de 18 anos. Destaca que o chefe da quadrilha, de 16 anos, é suspeito de comandar ataques a 12 restaurantes desde fevereiro de 2012. Afirma que parte dos ladrões foi identificada com imagens das câmeras dos estabelecimentos roubados. Comenta sobre a desarticulação da quadrilha. Detalha a ação do grupo, que contava com a participação de cinco bandidos nos assaltos. Diz ser esta uma vitória da Polícia.

 

007 - CARLOS GIANNAZI

Discorre sobre as denúncias relacionadas à especulação imobiliária e a Prefeitura de São Paulo. Informa que o ex-diretor da Secretaria de Habitação, Hussein Aref, acumulou patrimônio de mais de 50 milhões de reais, durante a sua gestão. Destaca denúncia, divulgada hoje pela "Folha de S. Paulo", de ex-diretora da empresa BGE, afirmando que a multinacional pagou a Hussein Aref propina de 1,6 milhão de reais para a liberação de obras irregulares de shoppings da cidade. Exige investigação rigorosa do Ministério Público Estadual sobre a atuação da diretoria e de Hussain Aref. Ressalta que este era funcionário de confiança de Gilberto Kassab e também de José Serra. Pede instalação de CPI para investigação deste caso na Câmara Municipal de São Paulo.

 

008 - JOOJI HATO

Assume a Presidência.

 

009 - CARLOS GIANNAZI

Assume a Presidência.

 

010 - JOOJI HATO

Recomenda o uso da vacina contra a gripe para a população. Cita vitória do Corinthians sobre o Santos, na Libertadores da América, ocorrida ontem. Ressalta que o novo estádio do "Itaquerão" irá premiar o povo que adora o futebol. Solicita apoio aos Deputados para aprovação de projeto, de sua autoria, de criação de delegacia especial para animais que sofrem maus tratos. Afirma que a criação desta delegacia contribuirá para a prevenção de acidentes, já que há muitos animais em ruas e estradas da cidade e do Estado. Menciona que será reduzido o número de pacientes nos prontos socorros, que hoje sofrem com falta de médicos e leitos hospitalares. Discorre sobre as condições dos hospitais e falta de vagas para os pacientes na cidade de São Paulo.

 

011 - JOOJI HATO

Assume a Presidência.

 

012 - CARLOS GIANNAZI

Manifesta indignação com a educação pública. Informa votação de parecer do Plano Nacional de Educação, no Congresso Nacional. Resgata movimento iniciado em 1988 para investimento de 10% do PIB em educação pública. Destaca parecer, apresentado ontem pela base governista, com investimento de apenas 8% do PIB no setor, com possibilidade de chegar aos 10%. Ressalta o voto contrário, em separado, do PSOL. Menciona a paralisação de 59% das universidades federais. Diz que o Magistério deve ser valorizado para que se mantenha a qualidade de ensino, já que este é o protagonista do processo educacional. Cita a necessidade de melhoria salarial, formação continuada e melhoria das condições de trabalho para a categoria.

 

013 - CARLOS GIANNAZI

Pelo art. 82, resgata pronunciamento, de ontem, a respeito da burocracia do Estado, em destaque, da Secretaria Estadual de Educação. Afirma que os professores estão sendo prejudicados pela demora nos trâmites dos processos de aposentadorias, readaptações e licenças médicas. Menciona que estes órgãos não estão equipados e com falta de funcionários para dar sequência aos processos. Ressalta o descaso do Governo Estadual com os seus servidores. Cita reunião, cancelada, com o Secretário de Emprego e Relações do Trabalho, Davi Zaia, para discussão do tema. Informa que foi protocolada representação no Ministério Público Estadual, já transformada em inquérito civil, para investigar as denúncias do PSOL. Exige reforma na estrutura burocrática.

 

014 - CARLOS GIANNAZI

Requer o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.

 

015 - Presidente JOOJI HATO

Acolhe o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 15/06, à hora regimental, sem ordem do dia. Levanta a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Jooji Hato.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Convido o Sr. Deputado Olímpio Gomes para, como 1º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da matéria do Expediente.

 

O SR. 1º SECRETÁRIO - OLÍMPIO GOMES - PDT - Procede à leitura da matéria do Expediente, publicada separadamente da sessão.

 

* * *

 

- Passa-se ao

 

PEQUENO EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Tem a palavra o nobre Deputado Luiz Claudio Marcolino. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Rui Falcão. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado João Antonio. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Itamar Borges. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Enio Tatto. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Edinho Silva. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Olímpio Gomes.

 

O SR. OLÍMPIO GOMES - PDT - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, funcionários da Casa, cidadãos que nos acompanham pela TV Assembleia, no período de 12 a 30 de junho, a legislação eleitoral estabelece o período para que ocorram as convenções partidárias ou as convenções das coligações, visando as eleições municipais do dia 7 de outubro.

Com muita satisfação, dou conhecimento a todos os cidadãos, que acompanham as atividades desta Casa, através da TV Assembleia, que no próximo sábado, dia 16 de junho, das 9 horas da manhã até as 15 horas, o Partido Democrático Trabalhista fará uma convenção municipal de São Paulo, no momento em que faremos o lançamento oficial da candidatura a prefeito de São Paulo do Presidente Estadual do PDT, Deputado Federal Paulo Pereira da Silva - o Paulinho da Força -, e com a indicação do Dr. Joaquim Grava, candidato ao vice-prefeito, também do PDT.

Quero dizer da satisfação da sábia decisão do partido e do nosso companheiro e líder maior, o Paulinho da Força, ter-se colocado à disposição da população e do seu partido para a disputa nesse importante cenário da política brasileira, que é a cidade de São Paulo.

O PDT vem amadurecendo há muito tempo, e nessa próxima eleição se apresentará com candidatura própria a prefeito ou em alianças como vice-prefeitos, mas com chapas completas de vereadores na maioria dos municípios brasileiros, e de forma muito especial com o lançamento de candidaturas próprias em municípios com mais de 200 mil habitantes como deliberação da própria Executiva Nacional. Muito embora em alguns municípios não haja ainda estrutura partidária ou quadro para uma empreitada dessa natureza, os objetivos do partido estão sendo plenamente atingidos na medida em que na maioria dessas cidades estamos lançando candidaturas próprias.

Na cidade de São Paulo, que é uma referência para o país e para o mundo, o desafio para qualquer agremiação política é a apresentação de um plano de administração de uma megalópole como ela, mas o PDT foi amadurecendo e apresentará no próximo sábado um Plano de Administração da Cidade de São Paulo. Este plano está calcado principalmente na descentralização das atividades administrativas e no fortalecimento das estruturas das Subprefeituras, que passaram a ser uma mera zeladoria sem recursos e sem a coordenação de todos os esforços que as regiões assim o merecem.

Então é com muita satisfação que eu convido toda a população para estar na Casa de Portugal, na Avenida Liberdade, 460, para esta festa cívica do PDT, aberta não só aos militantes de partidos, mas a todos os cidadãos que tenham interesse em discutir o futuro da sua cidade. Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Tem a palavra o nobre Deputado Carlão Pignatari. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Rodrigo Moraes. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Vitor Sapienza. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Antonio Salim Curiati. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Mauro Bragato. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Welson Gasparini.

 

O SR. WELSON GASPARINI - PSDB – Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados: este ano é de grande significado à vida nacional porque  teremos,  em todos os municípios brasileiros, a grande oportunidade das suas populações, livre e democraticamente, escolherem os  seus legítimos representantes nos Poderes Executivo e Legislativo. É uma oportunidade que não pode ser perdida.

Nós vemos hoje muita reclamação quanto a procedimentos da classe política principalmente face a esses escândalos ora objetos de discussões, estudos e análises por parte de Comissões de Inquéritos em Brasília.

Em determinados momentos chega-se a ter essa impressão: a grande maioria de quem está na Administração Pública e na política não corresponde ao deles esperado pelo povo e, ao contrário, querem levar vantagens, desviando o dinheiro público em larga escala; fatos deprimentes denigrem a imagem dos políticos em geral.

Por isso mesmo gostaria de, neste instante, fazer um apelo ao eleitorado de todas as cidades: aproveitem a oportunidade democrática oferecida pelas urnas. O cidadão terá o direito, através do seu voto, de dizer quem comandará a Administração em sua cidade; quem será o prefeito e o vice-prefeito; quais serão os vereadores que discutirão os projetos, as leis e os legítimos anseios das suas comunidades.

Para isso é preciso efetiva participação popular mas, infelizmente, não estamos ainda sentindo esse desejo efetivo de participação do povo no processo político da sua cidade, do nosso Estado e do nosso país. Depois, não adiantará reclamar. Durante quatro anos, se não forem escolhidos bons dirigentes, haverá problemas muito sérios para os moradores que terão frustradas suas expectativas de dias melhores.

Portanto, fica a convocação: quem tem vocação para disputar cargos eletivos, ingresse em partidos. Se já está em um partido, vá à convenção, coloque seu nome à disposição e seja candidato a vereador, a vice-prefeito ou a prefeito. Quem não tem essa vocação, mas tem a responsabilidade de participar da política, participe ativamente. Escolham entre os candidatos apresentados aquele mais em acordo com seus ideais e seus valores de vida, dando-lhes apoio efetivo.

Dessa maneira nós poderemos ter, nos quase 5.600 municípios brasileiros, uma nova leva de políticos, confirmando em seus cargos os bons e substituindo quem não tenha correspondido às esperanças do povo e aos legítimos anseios das suas comunidades.

É o grande momento. Aproveitando essas eleições poderemos ensejar cidades melhor administradas e, como consequência, um país caminhando mais célere nos  rumos do desenvolvimento econômico e  social.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Tem a palavra o nobre Deputado Antonio Mentor. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Pedro Tobias. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Edson Ferrarini. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Orlando Bolçone. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Zico Prado. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Adriano Diogo. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Maria Lúcia Cardoso Amary. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Paulo Alexandre Barbosa. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Vinícius Camarinha. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Vanessa Damo. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Bittencourt. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Marcos Martins.

 

O SR. MARCOS MARTINS - PT - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, telespectadores da TV Assembleia e aqueles que nos acompanham pelas galerias desta Casa, nós gostaríamos fazer aqui o registro de uma atividade importante promovida pela Prefeitura de Osasco e pela Secretaria da Educação e Cultura, com duração de uma semana, que é a 2ª Feira do Livro de Osasco, que acontece entre os dias 14 a 25 de junho.

Estivemos hoje participando da abertura desse evento com a participação muito grande de crianças. É um tema, sem dúvida, importante para os dias de hoje quando as crianças gastam a maior parte do tempo jogando videogame ou vendo televisão e têm dificuldade de prender a atenção em leitura. E à medida que se estimula a leitura facilita-se a compreensão do mundo e o exercício da cidadania.

Queremos, portanto, cumprimentar a Secretária Marinalva, o Secretário Luciano e o Prefeito Emídio de Souza por esta atividade tão importante na nossa querida Osasco.

Outro tema que quero registrar diz respeito à política. A política é uma ciência em movimento e que vai evoluindo. Nem sempre aquilo que aparenta ser realidade o é. Nem tudo que reluz é ouro, nem tudo que balança cai. Em futebol também. Quem imaginava que o Coringão fosse ganhar ontem lá em Santos. Inclusive faziam muitas brincadeiras ontem aqui e de repente ele foi a sensação.

Mas falando em eleições, a imprensa tem noticiado as coligações que ocorrerão e uma delas é a do PSB. A ex-Prefeita de São Paulo Luiza Erundina estaria sendo indicada para compor a chapa de Fernando Haddad à Prefeitura de São Paulo como sua vice.

Sem dúvida, uma pessoa idônea, séria, nós a conhecemos já de há muito e poderá dar uma contribuição grande para a democracia e a cidadania na Cidade de São Paulo.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Welson Gasparini.

 

* * *

 

Quero cumprimentar o PSB por esta atitude, em especial a ex-Prefeita Luiza Erundina - Deputada Federal - por esta decisão que esperamos seja confirmada na convenção do partido. Esta parceria entre PT e PSB na Capital certamente trará um vigor muito importante nestas eleições.

Por último gostaria de dizer que voltamos a ter problemas com o metrô aqui na capital. Na Linha 9 da CPTM já é comum. É difícil o dia em que não temos problemas com o transporte coletivo ferroviário em São Paulo. O rodoviário dispensa comentários: são 300, 400 quilômetros de engarrafamento, de congestionamento que enfrentamos todos os dias. É um desafio permanente, da mesma forma em relação à Saúde, tanto que aprovamos um empréstimo internacional de 270 milhões para a Saúde e esperamos que esses recursos sejam canalizados para solucionar os problemas e revertam em melhoria do serviço da Saúde em São Paulo.

Como Presidente da Comissão da Saúde, tenho sido procurado por diversas cidades relatando problemas em hospitais do Estado e precisamos dar resposta a estas demandas.

 

O SR. PRESIDENTE - WELSON GASPARINI - PSDB - Tem a palavra o nobre Deputado Dilmo dos Santos. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Samuel Moreira. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Orlando Morando. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Jooji Hato.

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, telespectador da TV Alesp, no dia de hoje quero congratular-me com a Polícia.

Sempre assomamos à tribuna para dizer que precisamos fazer blitz para o desarmamento, que precisamos melhorar a segurança. Falamos dos arrastões, dos assaltos a restaurantes. Ontem mesmo dizia que não dá para ir a um restaurante e ser subjugado por marginais. Você é maltratado, é agredido, é humilhado, quando não, eles te matam. E a Polícia saiu-se vitoriosa numa ação de ontem para hoje ao prender uma quadrilha de cerca de 15 pessoas moradoras da região do Glicério, a maioria menores.

“O chefe da quadrilha tem 16 anos e foi detido pela quarta vez, esse garoto suspeito de comandar o ataque a 12 restaurantes desde fevereiro. Estava solto após receber da Justiça o direto da liberdade assistida.

Parte dos ladrões foi identificada com ajuda de imagens de câmeras dos estabelecimentos roubados. Em duas gravações, o adolescente aparece com a mesma roupa: a camiseta 10 do jogador Lionel Messi, da seleção argentina.

Também foi preso Diego de Godoy, de 23 anos, suspeito de integrar a quadrilha. Na casa dele, policiais encontraram itens levados em arrastões, incluindo aparelhos eletrodomésticos, computadores, bolsas de grife, joias e relógios.

No local, havia ainda três armas - uma levada de um policial durante o assalto à Cantina do Gigio, no Brás - e um painel onde os criminosos treinavam tiro ao alvo. Como o bando não tinha estrutura para se desfazer rapidamente dos produtos roubados, o Delegado-Geral da Polícia Civil, Marcos Carneiro Lima, o classificou como ‘desarticulado’.

Desde o começo do ano, ocorreram pelo menos 17 arrastões a bares e restaurantes da capital. Segundo o delegado seccional Kleber Altale, o adolescente era o responsável por escolher os alvos. Ele fazia o reconhecimento dos locais com o carro da avó. No dia do crime, porém, voltava aos endereços com carro roubado. Cada arrastão é praticado por cinco integrantes - eles se revezam nas ações, segundo a polícia, tentando dificultar a identificação.

O menor foi reconhecido em seis dos 12 roubos atribuídos à quadrilha. Segundo o Delegado Paul Henry Verduraz, do 15.º DP, o garoto age com a certeza da impunidade. “Ele não se preocupa nem em esconder o rosto. Após ser detido pelo assalto ao Nello’s, em fevereiro, voltou a cometer crimes em sequência.”

O jovem seria encaminhado à Fundação Casa e ficaria à disposição da Justiça, que pode ou não liberá-lo mais uma vez. O adolescente chegou a quebrar um dedo de um investigador na tentativa de não ser preso, anteontem, na Bela Vista, segundo policiais que atuaram na ação.

“É um menor que é um problema”, definiu o Delegado Altale. Policiais afirmam que a mãe do jovem está presa e dizem que ele chegou a ser baleado após trocar tiros com policiais do Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado.

O jovem foi apreendido pela primeira vez em fevereiro de 2010, aos 14 anos. Neste ano, foi detido por ter assaltado um restaurante. Dois meses depois, foi pego por policiais ao atacar lojas. Sempre conseguiu sair em liberdade assistida.”

É esse o quadro que a Polícia conseguiu solucionar, ou pelo menos deter essa quadrilha.

Caro Presidente Welson Gasparini, ficamos felizes quando a Polícia tenta trazer a ordem pública que atrai investimentos, promove qualidade de vida a todos nós e nos proporciona o direito de ir e vir que é inerente a todo cidadão.

Esta é mais uma vitória da Polícia. Esperamos que ela consiga mais vitórias como essa e que, sobretudo pratique a segurança preventiva fazendo “blitz” acerca do desarmamento, controlando o uso da bebida alcoólica, entre outras drogas. Acredito que esse será o caminho mais fácil de conquistarmos o direito de cada cidadão à vida, de ir e vir e, sobretudo o direito de manter o coração de cada cidadão brasileiro vivo, o que infelizmente tem sido difícil. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - WELSON GASPARINI - PSDB - Srs. Deputados e Sras. Deputadas, tem a palavra o nobre Deputado João Caramez. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Rafael Silva. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Pedro Bigardi. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Celso Giglio. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Célia Leão. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Marco Aurélio. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Carlos Giannazi.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, funcionários desta Casa e telespectadores da TV Alesp, estamos acompanhando com muita perplexidade as denúncias relacionadas à Prefeitura de São Paulo e a especulação imobiliária. Hoje, tivemos mais uma denúncia sobre esse caso referente ao ex-Diretor da Secretaria de Habitação do Estado de São Paulo, o Sr. Hussein Aref, que acumulou um patrimônio de mais de 50 milhões durante o tempo em que exerceu o cargo em uma função estratégica de liberação de alvarás e de construções de grandes empreendimentos na cidade de São Paulo. Esse senhor acumulou um patrimônio de mais de 50 milhões na compra de mais de 156 apartamentos na nossa cidade, muitos deles de luxo.

Hoje, mais uma denúncia vem confirmar esse verdadeiro esquema de corrupção que tem haver com a especulação imobiliária na maior cidade do Brasil. Eu diria que esse caso é apenas a ponta do “iceberg” de um grande esquema poderoso montado com cargos de confiança da Prefeitura envolvendo as Administrações do Prefeito Gilberto Kassab, do ex-Prefeito José Serra e talvez de setores da Câmara Municipal.

Hoje, tivemos uma denúncia muito grave na "Folha de S.Paulo", em que uma ex-Diretora da BGE, uma empresa que administra “shoppings centers” da nossa cidade, informa que o Hussein Aref juntamente com um vereador recebeu dessa empresa, no mínimo, 1,6 milhão de propina. Entre os “shoppings centers” que tiveram a liberação de alvarás e de construções irregulares, estão os Shoppings Higienópolis e o Center Paulista. Infelizmente essa matéria nos mostrou também que a legislação não é respeitada na cidade de São Paulo, que o plano diretor e a lei de zoneamento não funcionam e que quem tem dinheiro consegue comprar a autorização para construir além do permitido por lei. A situação é muito grave. E já estamos denunciando há um bom tempo que existe uma máfia da especulação imobiliária na cidade de São Paulo.

A denúncia, como já disse publicada no jornal "Folha de S.Paulo", traz: “Ex-diretora diz que multinacional pagou propina para liberar obras.” Isso é um absurdo porque a nossa legislação não funciona mais, pois basta ter dinheiro para subornar diretores nomeados, políticos de confiança do Prefeito ou do Secretário que a pessoa consegue realizar a obra que ela quiser prejudicando o trânsito de São Paulo, a mobilidade urbana e o meio ambiente. Isso é um escândalo, Sr. Presidente.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Jooji Hato.

 

* * *

 

Exigimos uma investigação rigorosa do Ministério Público Estadual. Esperamos que o Ministério Público faça uma devassa nessa situação investigando toda atuação do Sr. Hussein Aref, de toda essa diretoria, da Secretaria de Habitação, inclusive investigando os alvarás liberados por ele em outros empreendimentos, porque se temos aqui um caso gravíssimo de pagamento de propina de mais de 1,6 milhão, fico imaginado as outras liberações que foram feitas na cidade de São Paulo, e como ele acumulou 50 milhões em pouco tempo como funcionário de confiança do Prefeito Kassab e do ex-Prefeito José Serra na cidade de São Paulo.

Imagino que ele não atuou sozinho, que na verdade a Administração era conhecedora da situação, e acredito que houve uma relação muito forte com os altos cargos da Administração. Em minha opinião, igualmente a de outras pessoas, há uma máfia instalada dentro da Prefeitura de São Paulo promovendo a especulação imobiliária.

Digo isso, Sr. Presidente, porque o Sr. Hussein Aref foi nomeado pelo Prefeito Kassab quando ele era o Secretário de Planejamento do Governo Pitta; depois ele foi nomeado novamente pelo Kassab, em uma segunda vez, quando ele era o Vice-Prefeito da cidade de São Paulo e permaneceu no cargo até ontem quando estourou esse verdadeiro escândalo.

Exigimos uma investigação rigorosa do Ministério Público Estadual e que seja instalada imediatamente na Câmara Municipal de São Paulo uma CPI para investigar esse caso. Não sei por que essa CPI ainda não foi instalada! A Câmara Municipal precisa fiscalizar, cumprir o seu papel e investigar com todo o rigor esse caso que é tão grave quanto o caso do Cachoeira em Goiás em que uma CPI já foi instalada. Precisamos instalar uma CPI porque essa situação é muito grave.

Se a cidade de São Paulo atualmente vive um caos na sua mobilidade urbana é por conta dessa especulação imobiliária e dessa máfia, Sr. Presidente, que se instalou na Prefeitura da nossa cidade. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Srs. Deputados e Sras. Deputadas, tem a palavra o nobre Deputado Alex Manente. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Marcos Neves. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Donisete Braga. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Hamilton Pereira. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Regina Gonçalves. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Roberto Massafera. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Beth Sahão. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Reinaldo Alguz. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado João Paulo Rillo. (Pausa.)

Esgotada a lista de oradores inscritos para falar no Pequeno Expediente, vamos passar à Lista Suplementar.

Tem a palavra a nobre Deputada Beth Sahão. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Itamar Borges. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Vinícius Camarinha. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Edson Ferrarini. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Roberto Massafera. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Simão Pedro. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Rui Falcão. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Antonio Mentor. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Dilmo dos Santos. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Maria Lúcia Cardoso Amary. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Alex Manente. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Samuel Moreira. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Telma de Souza. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Carlão Pignatari. (Pausa.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Carlos Giannazi.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS GIANNAZI - PSOL - Tem a palavra o nobre Deputado Olímpio Gomes. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Jooji Hato, pelo tempo regimental.

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente em exercício, nobre Deputado Carlos Giannazi, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, telespectadores da TV Assembleia, assomo a esta tribuna no dia de hoje porque vi a Cidade de São Paulo muito feliz. A cidade amanheceu ensolarada, depois de um tempo muito chuvoso, muito frio. Eu até peguei um resfriado. Fiquei por quase duas semanas caro Deputado Carlos Giannazi, que hora preside esta sessão, gripado, embora tenha tomado até vacina; recomendo, como médico, que continuem tomando a vacina, pois é muito importante. Inclusive, foi aplicada nos funcionários desta Casa. Às vezes a vacina não pega tanto as cepas virais. Mas eu contraí uma das cepas que não estava dentro da vacina que tomei.

Hoje tivemos pela manhã um dia radiante. Quanto mais calor melhor é para sarar de um resfriado. No inverno, quando o dia está mais frio, temos mais dificuldade de sarar de um resfriado forte. Por isso que insisto em dizer que hoje foi um dia muito feliz, porque apareceu muito sol.

E estava me perguntando por que Deus mandou tanto sol no dia de hoje? Ouvi o Deputado Marcos Martins dizer que o time do Santos tinha tudo para ganhar do Corinthians; mas acabou perdendo. Acho que Deus privilegiou o povo, porque o Corinthians é o time da multidão.

Hoje o povo estava muito feliz pelas ruas. Só via gente sorrindo. Foi uma bela partida de futebol. Vila Belmiro estava lotada de santistas. Só havia 600 torcedores do Corinthians lá na Vila Belmiro. E tantos Corintianos queriam estar lá e não conseguiram porque o estádio é muito pequeno. Lá houve o apagão; tivemos vários problemas. Mas se Deus quiser, talvez venhamos a ter na Cidade de São Paulo um dos estádios mais modernos, o Itaquerão, que vai premiar, principalmente, àqueles que são menos favorecidos pela sorte, o povo que ama o futebol, esporte que ajuda a combater a violência.

Temos um projeto de lei tramitando nesta Casa, que, para mim e acredito que para muitos Deputados, penso ser extremamente importante, principalmente para os defensores dos animais. Vejo aqui vários Deputados que são defensores dos animais, como o Deputado Fernando Capez, o Deputado Feliciano Filho, V. Exa. e tantos outros colegas que certamente amam os animais. Infelizmente os animais são maltratados, são às vezes agredidos. Por isso que queremos, o mais breve possível, aprovar uma delegacia especial para punir aqueles que maltratam os animais domésticos e silvestres, não aceitando mais essa impunidade, porque quem maltrata um animal, aquele animal doméstico que está dentro da casa, ou um animal silvestre, essa pessoa não tem coração. Certamente essa é uma pessoa que não é do bem, com certeza é uma pessoa má.

Essa pessoa má tem que ser orientada. E uma delegacia especial para punir as pessoas que maltratam os animais vai ser extremamente importante, porque faremos segurança preventiva; não teremos mais - como falei há pouco - garotos de 16 anos quebrando o dedo de investigador, como aconteceu aqui no 15º DP, não teremos arrastões em restaurantes, arrastões em prédios, deixando as pessoas humilhadas, com marginais - menores principalmente - agredindo os moradores.

Portanto acredito que essa delegacia especial vai mostrar a muitos que devemos amar ao próximo. Não importa que seja um animal irracional, ou racional, porque muitos desses adolescentes se comportam até pior que muitos animais irracionais.

Por isso, desta tribuna, quero pedir aos nobres colegas que me ajudem, ajudem esse povo, que ajudem os nossos animais a ter o direito de respirar, o direito à vida, o direito de dar carinho aos nossos filhos, o direito de nos fazer companhia, até porque eles nos dão segurança. Iremos, inclusive, fazer a prevenção contra acidentes. Só na Cidade de São Paulo temos cerca de 2.400.000 cães e 600.000 gatos. São quase 3.000.000 de animais só na Cidade de São Paulo.

Devido a pessoas irresponsáveis que pegam animais para criar e depois os abandonam nas ruas, estradas, animais esses que acabam provocando acidentes; ninguém quer atropelar cães, gatos, mas ao desviar para evitar o atropelamento acabam capotando, acabam sofrendo acidentes, vão para os prontos-socorros, vão para as UTIs e não temos leitos à disposição. Não temos leitos cirúrgicos, não temos leitos de emergência. Tomo mundo está em dificuldade.

Portanto, quanto mais rápido aprovarmos essa delegacia especial para animais que sofrem maus tratos certamente evitaremos muitos acidentes, diminuiremos essa chegada de pacientes aos PSs, onde - como já dissemos - não tem leitos, não tem médicos suficientes, e as pessoas ficam aguardando para serem atendidas; nem maca nos corredores. Deputado Carlos Giannazi, não tem vaga para se internar paciente nem no corredor, pois não há macas disponíveis nos PSs da Cidade de São Paulo, no nosso Estado, enfim, no nosso País. Se formos ao Nordeste veremos situação ainda pior.

Sr. Presidente, uma pessoa com 67 anos, com leucemia não conseguiu ter uma vaga - não um leito - na maca no corredor de um dos maiores hospitais escolas do nosso País. E o que aconteceu? Ela teve que ficar na cadeira do Papai por mais de 24 horas, dormiu na cadeira e só depois que foi internada. Isso porque um Deputado foi até o hospital e falou com o chefe de plantão para ver se conseguia uma vaga; mesmo assim não conseguia.

Então, quero aqui, em homenagem a todos os pacientes que sofrem devido aos caos na Saúde Pública, dizer que precisamos fazer prevenção. A delegacia especial para os animais que sofrem maus tratos vai ajudar a diminuir a ida de pacientes que sofrem acidentes quando vão desviar desses animais nas rodovias, nas avenidas e nas ruas. Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Jooji Hato.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Tem a palavra o nobre Deputado Carlos Giannazi, pelo tempo regimental.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, nobre Deputado Jooji Hato que hora preside esta sessão, de volta a esta tribuna quero manifestar aqui mais uma vez a minha indignação com o que vem acontecendo no nosso País na área de Educação Pública. Ontem foi votado o relatório do Parecer do Plano Nacional de Educação, na Câmara dos Deputados, que mais uma vez confirmou o retrocesso da Educação brasileira, ou seja, que o Brasil de fato não quer investir em Educação.

Temos um movimento no Brasil, que é histórico, iniciado, pelo menos, em 1988, reivindicando que o Brasil invista no mínimo dez por cento do seu PIB, Produto Interno Bruto, da sua riqueza em Educação pública. E até hoje essa proposta não foi consolidada.

Na data de ontem, quando o Parecer foi aprovado numa Comissão Especial da Câmara dos Deputados, Sr. Presidente, houve um verdadeiro golpe nessa proposta, porque o parecer apresentado por um Deputado da base do Governo, colocou no Plano Nacional de Educação investimento de apenas oito por cento do PIB em Educação, podendo chegar a dez, mas criando verdadeiro artifício, um truque, dizendo que com o investimento de 50% do fundo do pré-sal na Educação poderíamos chegar em algum momento até o final da década da Educação em dez por cento. Mas nós sabemos que esta questão do pré-sal está ainda em discussão no Brasil. Não temos ainda certeza nem se haverá esse fundo, mas o Governo, de forma extremamente esperta, no mau sentido, utilizou esse artifício para tentar convencer os deputados. Nós, do PSOL, participamos dessa Comissão através da nossa representação e votamos contra esse relatório, apresentamos um voto em separado, defendendo os 10% do PIB na Educação.

É inconcebível que com toda essa crise educacional que o Brasil vive hoje, com o sucateamento das escolas públicas, até das universidades federais não sejam aprovados 0s 10 por cento. Não é à toa que hoje 59 universidades federais estão paralisadas no Brasil. Os docentes estão em greve com o apoio dos alunos, porque esses alunos denunciam a expansão precarizada das vagas nessas universidades. Sem contar na Educação básica, que está abandonada no nosso país e precisa de mais investimento. Temos que obrigar os municípios, os Estados e a União a investirem mais recursos na Educação pública, na escola pública, na valorização do Magistério, dos servidores da Educação. Temos que garantir de fato acesso à permanência e à qualidade de ensino nas escolas públicas, mas temos que aumentar o financiamento na Educação. E num momento estratégico como esse em que o Congresso Nacional votará o Plano Nacional de Educação e essa discussão está passando muito despercebida, porque temos a discussão do Código Florestal, da Rio+20, da CPI do Cachoeira, que são temas importantes e que acompanhamos também, mas o tema da Educação ficou marginalizado nesse momento, um momento importante, porque o Brasil só vai se desenvolver de fato, tanto do ponto de vista da cidadania, da justiça social e até do ponto de vista econômico, quando houver investimento em Educação. Sem Educação não haverá desenvolvimento social, humano, econômico, tecnológico e ambiental.

O Brasil tem que dar um choque de investimento na Educação pública, valorizando principalmente o Magistério. Essa é a nossa grande defesa, porque o professor é o protagonista do processo educacional, do processo ensino/aprendizagem. Qualquer mudança, hoje, na Educação que não valorize, do ponto de vista salarial, do ponto de vista da formação continuada, do ponto de vista da melhoria das condições de trabalho, os professores não é válida. Assim não haverá saída, não haverá plano que dê conta de resolver a situação educacional do Brasil.

Assistimos ontem a um retrocesso, mais um golpe na Educação brasileira. Os Governos falam que defendem a Educação, os partidos políticos, mas na hora de investir temos esses retrocessos todos. Nós, do PSOL, vamos continuar cobrando, apresentando propostas para elevar o investimento em Educação e denunciando o que vem acontecendo, os sucessivos golpes contra a Educação, contra o financiamento da Educação pública. Como eu disse, não dá para aceitar que esse retrocesso ocorra num momento importante como esse em que poderíamos dar um salto para melhorar a escola pública, que hoje passa por um momento difícil. Hoje temos vários municípios e Estados que não respeitam a Lei do Piso Nacional, a jornada do piso, que investem menos que 25% dos seus Orçamentos em Educação pública, e o Governo Federal se ao luxo de golpear mais uma vez a Educação brasileira, não permitindo a aprovação do investimento de 10% do PIB numa área importante e estratégica como essa.

Sr. Presidente, é por tudo isso que nós aqui apelamos aos deputados federais, aos senadores, aos partidos políticos que compõem a base de sustentação do Governo Dilma para que no plenário votem a favor dos 10% e de 8 por cento. O Brasil precisa de mais investimento na Educação pública. Muito obrigado.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - PELO ART. 82 - Sr. Presidente, ontem fiz uma cobrança pela tribuna, que gostaria de reforçar, porque medidas não foram tomadas até agora em relação ao funcionamento da máquina administrativa, da burocracia do Estado, principalmente na Secretaria Estadual de Educação.

Refiro-me aqui aos professores, aos servidores da Educação, que são extremamente maltratados e prejudicados por conta da demora da publicação e do trâmite de processos, como processos de aposentadoria, de readaptação, de licenças médicas. O que acontece, Sr. Presidente? Um professor, quando tem já direito à aposentadoria, entra com requerimento na escola, esse requerimento vira um processo, segue para a Diretoria de Ensino, depois para o Departamento de Recursos Humanos e depois para a SPPrev. Acontece que há uma demora extremamente exagerada, irresponsável e leviana desses órgãos burocráticos, porque esses órgãos não estão devidamente informatizados e, sobretudo, não têm infraestrutura humana. Não há funcionários nas Diretorias de Ensino, em DRU, em SPPrev.

Já fizemos exaustivamente essa denúncia aqui no plenário e nas comissões, já conversamos com os Secretários envolvidos nessas pastas e até agora nada foi resolvido. O fato é que se um professor tem direito à aposentadoria, já cumpriu seu tempo de contribuição, seu tempo de serviço, pode demorar mais um, dois, três, quatro anos até conseguir se aposentar. Isso significa o descaso do Governo do Estado com seus servidores. Além dos setores citados, há o Departamento de Perícias Médicas.

Inclusive hoje esperávamos ansiosos a presença do Secretário de Gestão Pública, nosso colega, Deputado Davi Zaia, para debater esse caso. Ele iria participar de uma das comissões, mas foi cancelada, não sei por que, mas estávamos aqui com uma farta documentação para apresentar ao Secretário, pedindo a ele uma intervenção nesse processo para que houvesse agilização e uma reestruturação desses setores.

A situação é tão grave, de desprezo, de descaso e de ofensa aos servidores do Estado de São Paulo que protocolamos há alguns dias uma representação no Ministério Público Estadual. Essa representação foi acatada e já virou inquérito civil para investigar as denúncias que fizemos, porque os servidores são prejudicados, do ponto de vista financeiro, da vida funcional, do ponto de vista psicológico, porque há muitos servidores adoecidos, estão de licença médica em casa, mas não tiveram ainda a publicação no Diário Oficial. Tem professor que está um ano esperando uma publicação do Departamento de Perícias Médicas.

Exigimos uma reforma, Sr. Presidente, nessa estrutura burocrática para que haja de fato agilidade e os nossos servidores, principalmente os professores da Rede Estadual de Ensino, não sejam mais prejudicados. Se existe um lugar que pareça uma casa dos horrores, na Administração Estadual, é o Departamento de Perícias Médicas, que deveria cuidar da saúde dos servidores. Quando o servidor passa por esse departamento sua situação médica piora muito mais por conta de todos esses transtornos que cabei de citar aqui.

É um caso de polícia, de agressão à dignidade humana dos nossos servidores. Por isso acionamos o Ministério Público. Não adianta mais acionar aqui as Comissões Permanentes da Assembleia Legislativa, não adianta falar com o Secretário, não adianta falar com o Governador, porque nós já estamos aqui há seis anos fazendo isso, e nem uma medida foi tomada até agora.

E agora o Ministério Público Estadual abriu inquérito civil para investigar e pressionar o Governo estadual a tratar com dignidade os nossos servidores. Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, solicito o levantamento da presente sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Srs. Deputados, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, esta Presidência vai levantar a sessão. Antes, porém, convoca V. Exas. para a Sessão Ordinária de amanhã, à hora regimental, sem Ordem do Dia.

Está levantada a sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 15 horas e 30 minutos.

 

* * *