22 DE JUNHO DE 2006

090ª SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidência: VICENTE CÂNDIDO

 

Secretário: FAUSTO FIGUEIRA


DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 22/06/2006 - Sessão 90ª S. ORDINÁRIA  Publ. DOE:

Presidente: VICENTE CÂNDIDO

 

PEQUENO EXPEDIENTE

001 - VICENTE CÂNDIDO

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

002 - ANA MARTINS

Expressa sua alegria com a proximidade do início de mais um jogo do Brasil na Copa. Registra o desenrolar da Semana da Saúde da Mulher, que ocorre na Casa e cujo programa lê. Divulga a 15ª Festa das Nações, a ser realizada dias 1e 2/7, em Ermelino Matarazzo, Capital, cujo convite lê.

 

003 - ANA MARTINS

De comum acordo entre as Lideranças, pede o levantamento da sessão.

 

004 - Presidente VICENTE CÂNDIDO

Acolhe o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 23/6, à hora regimental, sem ordem do dia, lembrando-os da realização, às 10 horas, de sessão solene em homenagem aos 60 anos da Rádio Difusora de Jundiaí. Levanta a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VICENTE CÂNDIDO - PT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Fausto Figueira para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - FAUSTO FIGUEIRA - PT - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

O SR. PRESIDENTE - VICENTE CÂNDIDO - PT - Convido o Sr. Deputado Fausto Figueira para proceder à leitura da matéria do Expediente.

 

O SR. 1º SECRETÁRIO - FAUSTO FIGUEIRA - PT - Procede à leitura da matéria do Expediente, publicada separadamente da sessão.

 

* * *

 

- Passa-se ao

 

PEQUENO EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VICENTE CÂNDIDO - PT - Tem a palavra o nobre Deputado Valdomiro Lopes. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Renato Simões. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Ricardo Tripoli. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Ricardo Castilho. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Rosmary Corrêa. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Edson Gomes. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Aldo Demarchi. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Maria Almeida. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Mário Reali. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Dilson. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Baleia Rossi. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Enio Tatto. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Duarte Nogueira (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Edson Ferrarini. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Nivaldo Santana. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Ana Martins.

 

A SRA. ANA MARTINS - PCdoB - SEM REVISÃO DA ORADORA - Sr. Presidente, nobre Deputado Vicente Cândido, Srs. Deputados, assessores, todos os que nos assistem, gostaria de manifestar aqui a nossa alegria por estarmos daqui a pouco assistindo aos jogos da Copa do Mundo e com certeza teremos a vitória do Brasil. Estamos todos ansiosos com esse momento.

Achamos que quando o Brasil é vitorioso no futebol cria-se a esperança de sermos vitoriosos também contra a fome dos 49 milhões que passam fome, o desemprego, o trabalho informal de 15 milhões de pessoas - 70% mulheres -, sem carteira assinada, sem direitos trabalhistas. Queremos um futuro para o Brasil em que ele possa ter relações de igualdade com os demais países e possa conquistar uma vida melhor para esses quase 180 milhões de brasileiros.

Queria registrar hoje que estamos quase terminando a Semana da Saúde da Mulher. Tratamos desde a questão do PAISM, o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, uma convenção que o Brasil assinou em 1983 tratando desde a menina adolescente, que se prepara para a menstruação, do menino que se prepara para a puberdade, até a questão do climatério, da menopausa, da prevenção da osteoporose.

Tivemos dias excelentes com especialistas na questão da mortalidade materna e infantil, que foi na terça-feira; na quarta-feira a prevenção de combate ao câncer de mama e de útero, também tendo uma psicóloga que trabalhou os aspectos físicos e psicológicos da mulher que adquiriu câncer e o que interfere na qualidade de vida dessa mulher, mulheres muito jovens que têm de tirar a mama por conta do câncer.

Tivemos hoje o desenvolvimento da saúde na adolescência, sexualidade e o problema da gravidez precoce. Soube por uma assessora do Deputado Ricardo Castilho que na cidade dele uma menina de 16 anos engravidou e teve quadrigêmeos. Imaginem para onde vai a juventude dessa menina! Esse problema é um fenômeno mundial.

Amanhã teremos a saúde da mulher idosa, desde a prevenção da osteoporose até a questão da menopausa, do climatério e por que termos cuidados especiais de saúde, alimentação, exercícios físicos.

A Semana da Saúde da Mulher é um projeto de resolução de minha autoria que está tramitando - já que dos quatro mil funcionários 70% ou 2800 praticamente são mulheres - para que ano que vem, na última semana de maio, incorpore o 28 de maio, Dia Internacional da Saúde da Mulher e no Brasil Dia da Mortalidade Materna, para que tenhamos uma semana com muita participação, esclarecendo e fazendo avançar a participação da mulher.

Por fim, gostaria de anunciar a 15ª Festa das Nações, promovida pelo Centro de Promoção Humana Lar Vicentino, em Ermelino Matarazzo, que vai acontecer nos dias 1º e 2 de julho, no Largo Primeiro de Maio, na Avenida Paranaguá. É uma belíssima festa em que participam quase 100 mil pessoas, no sábado e o domingo, com mais ou menos 25 barracas, incluindo a Espanha, Estados Unidos, Itália, Japão, Líbano, México, Portugal, Rússia, Suíça, Uruguai e Paraguai.

Essa bela festa traz o espírito da confraternização entre os povos, da unidade entre as nações. Lutamos pela autodeterminação dos povos. Hoje, lutamos para que tenhamos uma cultura de paz, para que os Estados Unidos, por intermédio do seu Presidente Bush, pare de guerrear com os povos pobres, como aconteceu no Iraque e no Afeganistão.

Que tenhamos um mundo de paz sem guerras, inclusive que haja nas famílias um ambiente sadio e fraterno, um verdadeiro lar sem violência contra a criança, o adolescente e contra a mulher. Essa é nossa grande bandeira.

A Festa das Nações, que anualmente acontece em Ermelino Matarazzo - este ano a décima quinta - é belíssima. Inclusive foi aprovado projeto de minha autoria para que esta festa faça parte do calendário turístico do Estado, cujo fundo será destinado ao Lar dos Idosos, Centro de Promoção Humana Lar Vicentino, que atualmente acolhe 21 idosos e passará a acolher 40, principalmente os que não têm condições de sobrevivência, pois estão lutando para receber do INSS e suas famílias também não têm condições financeiras para tratá-los.

Passo a ler documento para que conste nos Anais da Casa.

Centro de Promoção Humana Lar Vicentino Apresenta

15ª Festa das Nações - a Festa da Família

Show ao vivo, Comidas Típicas, Arte das Nações Brasil, Espanha, EUA, Itália, Japão, Líbano, México, Portugal, Rússia, Suíça e Uruguai

Sábado - 1º de Julho - Abertura às 18h

Domingo - 2 de Julho - Missa Campal às 10h, almoço a partir das 11h

Largo 1º de Maio, Ermelino Matarazzo, Av. Paranaguá

 

Palestras da Semana da Saúde da Mulher de 19 à 23 de Junho de 2006 - Assembléia

Legislativa de São Paulo

Dia: 19/6 - 2ª feira - Das 10h. às 12h.

Saúde da Mulher e o PAISM - Progratiia de Assistência Integral a Saúde da Mulher

Abertura

- Apresentação Coral da GCM

- João Ladislau Rosa - Cremesp

Local: Plenário José Bonifácio

20/6 - 3ª feira- Das 10h. às 12h.

Causas da Mortalidade Materna e Infantil

- Dra. Sonia Antonini - Médica Ginecologista - Supervisora da Supervisão Técnica de São Miguel Paulista - Membro do Comitê da Mortalidade Materna

- Dr. Aloiso Cuginotti - Médico do Hospital Jabaquara

- Neide Abati - Presidente da Casa da Mulher e da Criança de Campo Limpo

Local: Auditório Teotônio Vilela

21/6 - 4ª feira - Das 10h. às 12h.

A Prevenção e Combate ao Câncer de Mama e de Útero - aspectos físicos e psicológicos; conseqüências na qualidade de vida

- Apresentação Artística : Cantor Zulu

- Dra. Fabiana Baroni Alves Makdissi - Médica Titular da Equipe de Mastologistas do Departamento de Mama - Hospital do Câncer- Centro de Pesquisa e Tratamento - A. C. Camargo

- Dr. Francisco G. Coelho - Médico do Departamento de Ginecologia - Hospital do Câncer - Centro de Pesquisa e Tratamento - A. C. Camargo - Fundação Antônio Prudente

- Dra Elza Maria Patéra Mourão - Tema: "O Impacto Psicológico em Mulheres com Câncer de Mama" - Psicóloga Clínica e Psiconcologista do Hospital Santa Catarina

Local: Auditório Teotônio Vilela

22/6 - 5ª feira das 10h. às 12h.

O Desenvolvimento da Saúde na Adolescência/Como Prevenir a Gravidez Precoce?

- Dra. Albertina Duarte

- Dra. Maria Luiza Eluf

Local: Auditório Teotônio Vilela

Dia: 23/6 - 6ª feira - Das 10h. às 12h.

“A Saúde da Mulher Idosa”; a prevenção da osteoporose

- Dra. Roberta Cristina Boareppo - Psicóloga e Gerontóloga - Associacão Nacional de Gerontologia - SP

- Paulo Sérgio Pelegrino - Representante Conselho Estadual do Idoso

- Haruco - A Ioga e Reiki - para a mulher idosa

Local: Plenário José Bonifácio

 

Convite

Semana da Saúde da Mulher

Na Assembléia Legislativa de São Paulo

De 19 a 23 de junho de 2006

28 de maio

Dia Internacional da Saúde da Mulher

Dia Nacional de Combate à Morte Materna

Atividades: Prevenção/Colesterol/Hipertensão/Diabetes/Tai-Chi/Yoga

Palestras temáticas:

- Saúde da Mulher e o PAISM/SUS

- Combate à Morte Materna

- O desenvolvimento da Saúde na Adolescência e a Gravidez Precoce

- Prevenção do Câncer de Mama

- “Melhor Idade Saudável”: Menopausa e a 3ª Idade

- Prevenção da Osteoporose

Promoção

Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo; Serviço Médico e Odontológico da Alesp; Deputada Ana Martins (PCdoB); UBM - União Brasileira de Mulheres; Cremesp; Coordenadoria Municipal da Mulher; Conselho Estadual da Condição Feminina; Hospital do Servidor Público Estadual; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA); Semina; União Popular de Mulheres do Campo Limpo; Casa da Mulher e da Criança de Campo Limpo; Rede Criança de Combate à Violência Doméstica (Projetos Cuidar Sul e Leste); Programa Ação da Família; Grupo da 3ª Idade - Alegria de Viver; Associação de Moradores da Ponte Rasa; Grupo Energia; Associação de Mulheres Região Leste; Centro Vergueiro de Educação Popular; Sindalesp - Sindicato dos Servidores Públicos do Poder Legislativo do Estado de São Paulo; Afalesp.

Assembléia Legislativa

O Poder do Cidadão

Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - Ibirapuera

 

A SRA. ANA MARTINS - PCdoB - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, solicito o levantamento da presente sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - VICENTE CÂNDIDO - PT - Srs. Deputados, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, esta Presidência vai levantar a sessão. Antes, porém, convoca V. Exas. para a Sessão Ordinária de amanhã, à hora regimental, sem Ordem do Dia, lembrando ainda da Sessão Solene a realizar-se amanhã às 10 horas, com a finalidade de homenagear os 60 Anos da Rádio Difusora de Jundiaí, na pessoa do Sr Tobias Muzaiel.

Está levantada a sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 14 horas e 42 minutos.

 

* * *