http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

29 DE SETEMBRO DE 2011

110ª SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidentes: JOOJI HATO e JOSÉ CÂNDIDO

 

Secretário: JOSÉ CÂNDIDO

 

RESUMO

PEQUENO EXPEDIENTE

001 - JOOJI HATO

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

002 - JOSÉ CÂNDIDO

Assume a Presidência.

 

003 - JOOJI HATO

Informa que o Shopping Center Norte assinou termo de ajuste e conduta com a Cetesb referente à instalação de equipamentos para drenagem do gás metano no local. Defende o fechamento do estabelecimento comercial. Pede pelo aumento da consciência ambiental no País. Denuncia a presença de toneladas de substâncias tóxicas na Baixada Santista. Menciona demais áreas contaminadas no Estado de São Paulo.

 

004 - Presidente JOSÉ CÂNDIDO

Apoia a iniciativa e o discurso do Deputado Jooji Hato.

 

005 - JOOJI HATO

Assume a Presidência.

 

006 - JOSÉ CÂNDIDO

Explica que seu registro civil ocorreu meses após seu nascimento. Comenta o PL 147/09, de sua autoria, que institui o Programa de Registro Civil de Pessoas Naturais nos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Maternidades. Destaca a relevância da matéria e defende sua apreciação.

 

007 - MARCOS MARTINS

Lamenta decisão do STF em favor do tráfego de caminhões carregados de amianto. Menciona projeto de lei, de sua autoria, que proíbe o uso da substância no Estado de São Paulo. Cita as propriedades cancerígenas do amianto. Informa que a Vigilância Sanitária constatou que diversas empresas já interromperam a utilização do produto.

 

008 - DONISETE BRAGA

Lembra manifestação do Deputado Edson Ferrarini sobre a liberação do fumo em bares e restaurantes. Explica que o Ministério de Saúde está lançando políticas públicas que visam combater o consumo de drogas no Estado de São Paulo. Comenta projeto de lei, de sua autoria, que visa proibir a exposição do cigarro em bares, restaurantes e locais afins. Cita artigo do Dr. Dráuzio Varella sobre o tema. Anuncia cronograma de audiências públicas da Frente Parlamentar de Combate ao Crack.

 

009 - OLÍMPIO GOMES

Informa a realização, ontem, de congressos de comissões visando discutir os PLCs 48, 50 e 51/11. Lamenta que a Comissão de Segurança Pública desta Casa tenha sido, a princípio, excluída da apreciação destas matérias. Critica a falta de respeito à data-base do reajuste salarial dos profissionais da Segurança Pública e do sistema prisional. Cita demais questões sobre o tema que deverão ser apreciadas através das emendas parlamentares propostas a estes projetos.

 

010 - Presidente JOOJI HATO

Anuncia a presença do Vereador Makoto, da Câmara Municipal de Andradina e das Sras. Valesca e Marilza, do Conselho de Segurança e do Conselho Anti-Drogas do município, respectivamente.

 

011 - HAMILTON PEREIRA

Anuncia a realização de reunião, ontem, da Frente Parlamentar de Combate ao Crack desta Casa. Destaca o papel da sociedade civil organizada na assistência de crianças e adolescentes usuários de drogas. Parabeniza os membros da frente, assim como as instituições envolvidas com o tema. Informa que os vereadores da Câmara Municipal de Sorocaba deverão votar lei que institui "O Dia do Voluntariado" na cidade.

 

012 - SEBASTIÃO SANTOS

Informa que indicação, de sua autoria, solicitando a construção de muretas de concreto na Rodovia Washington Luís foi negada. Explica que, nesta área, ocorrem diversos acidentes. Cita dados sobre a questão. Rebate a resposta da Artesp a respeito de seu pedido. Informa que deverá encaminhar o caso ao Ministério Público de São José do Rio Preto.

 

013 - Presidente JOOJI HATO

Anuncia a presença de alunos da Escola Estadual Parque Payol, do município de Pirapora do Bom Jesus, acompanhados dos professores Wagner Leite Viana e Benedito Carlos da Silva.

 

014 - ED THOMAS

Informa que hoje é o "Dia do Professor de Educação Física". Destaca a importância deste profissional no controle da obesidade infantil. Menciona o trabalho realizado pela Frente Parlamentar de apoio às Apaes. Anuncia descoberta tecnológica da Nasa sobre roupa que permite movimentos a deficientes físicos. Explica que a cidade de Cascavel, no Paraná, está utilizando a inovação.

 

015 - HEROILMA SOARES

Para comunicação, parabeniza a cidade de Itaquaquecetuba por projeto de conscientização no trânsito realizado com crianças. Menciona matéria, de sua autoria, sobre o tema. Lê trechos elaborados pelas crianças. Lamenta acidente de trânsito ocorrido no município.

 

GRANDE EXPEDIENTE

016 - FERNANDO CAPEZ

Parabeniza os Parlamentares que, ontem, participaram de congresso de comissões, que exararam parecer acerca dos projetos que tratam do reajuste salarial das Polícias Militar e Civil. Dá conhecimento dos resultados obtidos. Comemora parecer favorável à emenda que trata da concessão de aposentadoria aos policiais femininos após 25 anos de serviços prestados. Explica a constitucionalidade da emenda. Sugere mudanças no que tange às promoções de policiais. Solicita apoio do comando da PM à sugestão prestada.

 

017 - FERNANDO CAPEZ

Para reclamação, recorda questão de ordem, feita por este Parlamentar, sobre o período de tempo em que um projeto pode figurar na ordem do dia. Afirma que, atualmente, existem 558 projetos aguardando votação. Indaga se há prazo para resposta de questão de ordem.

 

018 - Presidente JOOJI HATO

Responde que o prazo para resposta à questão de ordem é de 60 dias.

 

019 - JOÃO CARAMEZ

Para comunicação, registra a visita de alunos da Escola Estadual Parque Payol, do município de Pirapora do Bom Jesus, acompanhados dos professores Wagner Leite Viana e Benedito Carlos da Silva. Informa que a visita dos alunos se deve à exposição sobre o Rio Tietê, que está sendo realizada neste Legislativo.

 

020 - JOÃO CARAMEZ

Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.

 

021 - Presidente JOOJI HATO

Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 30/09, à hora regimental, sem ordem do dia. Lembra a realização da sessão solene, dia 30/09, às 10 horas, com a finalidade de "Comemorar os 100 Anos da Escola Técnica Estadual Carlos de Campos". Levanta a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Jooji Hato.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Convido o Sr. Deputado José Cândido para, como 1º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da matéria do Expediente.

 

O SR. 1º SECRETÁRIO - JOSÉ CÂNDIDO - PT - Procede à leitura da matéria do Expediente, publicada separadamente da sessão.

 

* * *

 

- Passa-se ao

 

PEQUENO EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Srs. Deputados, tem a palavra o primeiro orador inscrito, nobre Deputado Adilson Rossi. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Carlos Cesar. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Alencar Santana. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Aldo Demarchi. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Cauê Macris. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Analice Fernandes. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Mauro Bragato. (Pausa.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. José Candido.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CANDIDO - PT - Tem a palavra o nobre Deputado Jooji Hato.

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, telespectadores, venho a esta tribuna mais uma vez para falar do Shopping Center Norte, que está com problemas em suas instalações. Tive informações de que o shopping assinou com a Cetesb e com a Secretaria do Verde, ontem, um TAC - Termo de Ajustamento Circunstanciado, que se refere à instalação de equipamentos para drenagem do gás metano que é oriundo do chorume do lixo existente debaixo daquele shopping há quase 50 anos o que teria de ser feito dentro de 20 dias.

A Prefeitura ainda não se manifestou sobre o fechamento, amanhã, e acredito que isso poderia ser evitado até porque, há cerca de 9 anos, em uma CPI, dissemos para a Cetesb e para o proprietário do Center Norte, Otto Baumgart, que deveria fazer os ajustes.

Ontem vimos a imprensa dizer, por declaração de algum representante do Center Norte, que não haveria o fechamento. Eu disse, então, que o poder econômico parece prevalecer sempre, em detrimento dos interesses sociais, em detrimento da segurança de 120 mil pessoas que frequentam o shopping. Parece que o poder econômico prevalece sobre tudo, sobre a vida, a segurança dos clientes.

Afirmei, ainda, desta tribuna, que as pessoas não pagam multa; manda fechar, dizem que não vão fechar, desafiando os órgãos fiscalizadores governamentais. Pedimos para adequar e não adéquam. Passam-se os anos e parece que cai na mesmice, na rotina, e se perpetua por vários anos.

Mas parece que a consciência ambiental no nosso país está mudando. Tenho esperança e acredito nisso. Precisamos corrigir as distorções. Não é possível, mais, aceitar esse grau de desrespeito à natureza e também o grau de violência que vivenciamos todos os dias.

Afirmei também que lá em Cubatão tem mais de mil caminhões, mais de 20 mil toneladas de substâncias contaminantes, substâncias tóxicas e não resolvem esse problema. Uma colega deputada disse que não é Cubatão, é São Vicente. Na verdade é tudo. A Rhodia esteve lá em Cubatão, contaminou São Vicente também, assim como Itanhaém e a Baixada Santista.

Uma coisa me preocupa. Quando desço à Baixada Santista e passo pela Piaçaguera, em frente a Cubatão, sinto um odor fétido, que provoca enjoo e ânsia de vômito. Não é organoclorado, não é o produto da Rhodia. Aquilo, para mim, é petróleo, é BTX - benzene toluene xylene.

Esta Casa tem que fazer uma investigação no local. Vou propor uma CPI daquela região, sobre as áreas contaminadas do Estado de São Paulo, porque são muitas.

O conjunto residencial construído perto do Center Norte vive esse problema. Barão de Mauá, em Santo André, construiu sete torres. São quase três mil apartamentos, e as pessoas estão sofrendo, contaminando-se. Como puderam construir em cima do lixão? É um absurdo. Temos o caso da Vila Carioca, temos as Indústrias Reunidas Matarazzo na Água Branca. Temos vários passivos ambientais: Jurubatuba, da Duracell/Gilette. Temos em Interlagos a contaminação por radioatividade: o tório, o radônio, que são elementos altamente nocivos, que agridem o ser humano, gerando doenças malignas.

Tenho esperança de que aprovaremos uma CPI, assim como fiz na Câmara municipal de São Paulo, a CPI das áreas contaminadas, uma CPI séria, que vai ajudar toda a população, e vai ajudar os três governos: municipal, estadual e federal. Temos que mudar o curso dessa história. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CÂNDIDO - PT - Nobre Deputado Jooji Hato, é importante essa atitude, ainda mais agora que V. Exa. não está com a responsabilidade só da Capital, mas de todo o Estado de São Paulo. Tem todo o apoio desta Casa, porque é importante valorizarmos o meio ambiente.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Jooji Hato.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Agradeço as palavras do nobre José Cândido. Temos que unir forças para podermos levar ao nosso cidadão uma melhor qualidade de vida, com um melhor ambiente.

Tem a palavra o nobre Deputado Adriano Diogo. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Afonso. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado João Paulo Rillo. (Pausa) Tem a palavra a nobre Deputada Vanessa Damo. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Bittencourt. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Roberto Massafera. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado João Antonio. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Alex Manente. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Milton Leite Filho. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Isac Reis. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Baleia Rossi. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Ed Thomas. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Luiz Claudio Marcolino. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Edinho Silva. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Enio Tatto. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Simão Pedro. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Donisete Braga. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado João Caramez. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Vitor Sapienza. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Roberto Engler. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Olímpio Gomes. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Reinaldo Alguz. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Pedro Tobias. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Sebastião Santos. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Carlos Gianazzi. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Geraldo Vinholi. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Hamilton Pereira. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Orlando Morando. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Orlando Bolçone. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Maria Lúcia Amary. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Roberto Morais. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Cândido.

 

O SR. JOSÉ CÂNDIDO - PT - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, funcionários e público que assiste a TV Assembleia, farei hoje uso dessa tribuna para legislar em causa própria. Amanhã, dia 30 de setembro, em tese, é o meu aniversário. Eu receberei e-mails, cartas e telefonemas me parabenizando, porém o meu aniversário na realidade é no dia 31 de janeiro, ou seja, existe uma diferença de 8 meses de registro.

Sobre esse assunto fiz o Projeto de lei nº147/09 que institui um programa de registro civil de pessoas naturais nos hospitais, clínicas, casas de saúde e maternidades de todo o Estado e dá outras providências.

Gostaria de aproveitar essa oportunidade e agradecer os nobres pares por terem votado a favor desse projeto nas comissões. O projeto com certeza virá para esse plenário e tenho certeza que os nobres Deputados me darão a honra de concretizá-lo.

Muitas mães são orientadas, no próprio hospital, a registrarem seus filhos. Muitas aproveitam essa orientação e saem com seus filhos registrados, porém são pouquíssimas. Segundo pesquisa feita por esse Deputado através de sua assessoria, algumas pessoas vão para casa e optam por registrar a criança depois e muitas vezes o tempo passa e essas crianças são prejudicadas. Outro problema é causado porque sem registro as crianças podem ser sequestradas com mais facilidade, como já vimos muitos casos dessa natureza.

Esse Projeto de lei 147 traz a importância da obrigação das crianças serem registradas no próprio local de nascimento. É óbvio que no meu tempo não tive a oportunidade de ser registrado na data correta, talvez meu pai soubesse que eu iria ser político e teria duas oportunidades de anunciar meu aniversário, mas é muito ruim, porque completei 69 anos em janeiro e completo novamente 69 anos, agora em setembro, sou mais novo 8 meses, mas não vejo nenhuma vantagem nisso. O correto é que cada pessoa saia da maternidade identificada evitando assim muitos problemas.

Quero dizer aos nobres pares que esse projeto já está na Ordem do Dia, já passou por todas as comissões. Espero que esse projeto seja apreciado por esta Casa fazendo com que todos os cidadãos paulistas já saiam, nas primeiras 24 horas depois do nascimento, com sua identificação, como mais um brasileiro. Sr. Presidente, espero que este projeto seja votado nesta Casa e sancionado pelo Executivo.

 

          O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Tem a palavra o nobre Deputado Dilmo dos Santos. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Carlos Bezerra Jr. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Marco Aurélio. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Zico Prado. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Rafael Silva. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Marcos Martins.

 

O SR. MARCOS MARTINS - PT - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, telespectadores da TV Assembleia, ouvi o nobre Deputado Jooji Hato falando sobre as contaminações, os problemas dos passivos ambientais que põem em risco a vida das pessoas.

Lamentavelmente, o Supremo Tribunal tomou uma decisão favorecendo esse aspecto que estamos combatendo. Não vou julgar o mérito. O “Jornal do Brasil” diz:

“Supremo Tribunal permite o tráfego de caminhões com amianto nas estradas de São Paulo, mas está prestes a proibir a fabricação do produto”.

Temos aqui uma lei de minha autoria que proíbe o uso do amianto no Estado de São Paulo. Na capital há uma lei municipal que proíbe também. O que algumas empresas têm feito? Transportam à revelia da lei. Às vezes, vêm de outros estados, como do Paraná, de Santa Catarina e de Goiás, utilizando o território de São Paulo. O produto é cancerígeno, põe em risco a vida da população. Recentemente, houve uma carga de amianto tombada na Anhanguera, perto de Rio Claro. A carga foi esparramada por toda a rodovia, gerou um congestionamento de horas e horas, quilômetros e quilômetros. Além de ser um produto cancerígeno, que põe em risco a vida da população, eles não têm nenhum tipo de cuidado. Não podemos aceitar esse transporte pelo território paulista, onde há leis que regulam.

São produtos considerados cancerígenos no mundo inteiro. Uma lei federal permite o uso do amianto branco, Lei nº 9.055, está com um pedido de Adin. O mérito está para ser julgado por inconstitucionalidade, pois desrespeita o Tratado Internacional da OIT, que recomenda a mudança da matéria-prima. O Supremo concede uma liminar - é claro que pode ser cassada - que dá autorização para o transporte de carga proibida no Estado de São Paulo como o amianto. Vamos continuar até que seja julgado o mérito, lutando pela lei de São Paulo, aprovada em 2007. Até agora ainda temos os rescaldos e as tentativas da indústria da morte em continuar matando a população. Ninguém mais tem dúvida de que o produto é cancerígeno - a comunidade científica, a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, o Ministério da Saúde, a Organização Mundial de Saúde. Mas insistem em continuar matando a população à revelia de leis aprovadas por esta Casa.

Quero deixar registrada a nossa preocupação com essa decisão, mesmo em forma de liminar. De 200 empresas visitadas pela Vigilância Sanitária do Estado e pelo Ministério do Trabalho, 158 já fizeram a conversão, já pararam de usar o amianto. Agora, essa decisão permite o transporte. Não é o uso, é o transporte, porém, utilizando o nosso território, pondo em risco, com essas cargas, a vida de muita gente e o meio ambiente. Queremos pedir o apoio dos parlamentares para que a lei aprovada por esta carga seja respeitada.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Tem a palavra o nobre Deputado Edson Ferrarini. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Geraldo Cruz. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Antonio Mentor. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Gerson Bittencourt. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Luiz Carlos Gondim. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Marcos Neves. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Heroilma Soares. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Telma de Souza. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Celso Giglio. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Rita Passos. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Pedro Bigardi. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Regina Gonçalves. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Célia Leão. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Rodrigo Moraes. (Pausa.)

Srs. Deputados, Sras. Deputadas, esgotada a lista de oradores inscritos para falar no Pequeno Expediente, vamos passar à Lista Suplementar.

Tem a palavra o nobre Deputado Luiz Claudio Marcolino. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Ana Perugini. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Enio Tatto. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Heroilma Soares. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Itamar Borges. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Donisete Braga.

 

O SR. DONISETE BRAGA - PT - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, telespectadores da TV Assembleia, nesta semana o nobre Deputado Edson Ferrarini fez uma manifestação a respeito da liberação do cigarro em local apropriado nos bares e restaurantes. O Deputado Edson Ferrarini afirmava categoricamente que havia por parte do Governo Federal e especialmente do Ministério da Saúde essa nova definição. Inclusive ontem o Ministro da Saúde Alexandre Padilha afirmou que no próximo mês de outubro o Ministério fará iniciativas políticas para combater todo tipo de consumo de drogas no Brasil.

Sr. Presidente, há um projeto de minha iniciativa que proíbe a exposição dos cigarros em bares, restaurantes e derivados. A “Folha de S.Paulo” publicou uma pesquisa alguns meses atrás, há um artigo do Dr. Drauzio Varella que afirma que os adolescentes iniciam o vício justamente quando se deparam com a propaganda dos cigarros em bares, restaurantes e assemelhados.

Estamos apresentando um projeto de lei, que deveremos aprovar na próxima terça-feira. Trata-se de um projeto que tem como principal objetivo preservar a saúde da população do Estado de São Paulo, e também do Brasil. Entendemos que são mais do que políticas de investimento: é a prevenção da saúde do povo brasileiro.

O Estado de São Paulo, pela sua importância, poderá iniciar um grande debate na Assembleia Legislativa, através da frente parlamentar. Queremos estabelecer uma política que trate da saúde do povo brasileiro. É muito mais barato investir na política de prevenção do que nas causas. Entendemos que essa iniciativa, que debateremos na próxima terça-feira, poderá nortear políticas públicas para que, de uma vez por todas, darmos conta desse tema tão emblemático: as drogas.

Nesta semana, realizamos uma reunião de trabalho da frente parlamentar. Iniciamos um cronograma de várias audiências para discutir o combate ao crack no Estado de São Paulo. Teremos audiências públicas na região da Baixada Santista, especialmente no município de Cubatão. Haverá outra agenda nos municípios de Ribeirão Pires e Mogi das Cruzes. Citei três agendas importantes. Além disso, na próxima semana, a frente parlamentar entregará pessoalmente ao Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o mapeamento que realizamos do crack no nosso Estado.

São iniciativas que a Assembleia Legislativa tem produzido na perspectiva da prevenção, mas, acima de tudo, tratando as drogas como questão de saúde pública no Brasil, em especial no Estado de São Paulo. Muito obrigado.

 

O Sr. Presidente - Jooji Hato - PMDB - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, tem a palavra o nobre Deputado Antonio Salim Curiati. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Celso Giglio. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Fernando Capez. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Edson Ferrarini. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Mauro Bragato. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Rafael Silva. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Olímpio Gomes.

 

O SR. Olímpio Gomes - PDT - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, funcionários desta Casa, cidadãos que nos acompanham pela TV Assembleia, ontem, realizamos Congresso de Comissões em relação a três projetos: um deles versa sobre a revisão salarial dos agentes penitenciários e agentes de escolta e vigilância do Estado de São Paulo; o outro é relativo a estrutura e carreiras de delegado de Polícia e o reajuste salarial dos policiais civis; e o último trata do reajuste salarial dos policiais militares.

Faltam apreciar dois projetos que versam sobre as carreiras da Polícia Civil e da Polícia Militar e sobre o posto imediato aos oficiais que perderam, em 1991, uma série de coisas. O Congresso de Comissões, para começar o encaminhamento do projeto, tinha alijado a Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários. Vamos apreciar projetos dos policiais, agentes penitenciários e agentes de escolta e a Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários estava fora. Estavam compondo o Congresso somente as comissões de Constituição, Justiça e Redação, de Administração Pública e Relações do Trabalho e de Finanças, Orçamento e Planejamento. Acabei levantando essa questão e devo agradecer a rápida e pronta resposta dada pelo Presidente Barros Munhoz.

Deputados da oposição manifestaram a necessidade do acolhimento de emendas, por exemplo, na antecipação da data-base para 1º de março. A Lei nº 975 foi encaminhada pelo então Governador Geraldo Alckmin e sancionada por Geraldo Alckmin. Ele não cumpre nem o que escreve e assina. É vergonhoso. E nem uma eventual antecipação para junho, como feito com relação aos profissionais da Educação.

Há o encaminhamento, ainda, de que haja o destaque de emendas cruciais, não diria principais. Não porque é emenda do Deputado Olímpio Gomes, do Deputado Ed Thomas ou do Deputado Hamilton Pereira. Nada disso. Porque é necessário que esta Casa dê uma demonstração não só nas palavras, mas nas ações no tocante ao compromisso com os servidores da Segurança Pública e do Sistema Prisional.

Temos que prosperar para que haja o destaque de algumas circunstâncias: olha a data-base; olha o posto imediato dos oficiais; olha o pagamento da substituição para as praças da Polícia Militar, que substituem funções de superiores e não são remuneradas por isso; olha a questão do nível universitário. Que recebam pelo nível universitário os escrivães e investigadores, que, muito embora tenham curso superior, têm padrões de salário menores do que carreiras de nível médio na Polícia Civil.

A hora de se aperfeiçoar esses projetos é agora. Se não fizermos isso, neste momento, somente em 2013. a manobra macabra do Governador Geraldo Alckmin foi de mandar projetos de revisão salarial junto com projetos complexos de estruturação de carreiras e vantagens para tumultuar e, no desespero, fazer com que os próprios policiais, agentes penitenciários e agentes de escolta pressionem a votação do jeito que está.

Vamos continuar na batalha. Não creio que haja condição de ter Congresso de Comissões hoje para avaliar os outros dois projetos. Possivelmente, somente na próxima terça-feira haverá Congresso de Comissões dos outros projetos e o início das discussões em plenário dos três projetos apreciados ontem.

Teria o Governador noticiado que tem a condição de determinar que se faça uma folha suplementar de pagamentos, e isso será a qualquer momento. Não adianta tratar os policiais, agentes penitenciários e agentes de escolta com milongas, dizendo que se votar hoje ainda dá para pagar na semana que vem. É mentira. Não há, tecnicamente, a menor condição de que isso se realize.

E que saibam que não é a oposição, não é o PT, não é o PCdoB, não é o Deputado Olímpio Gomes, pelo PDT, que estão fazendo obstrução por obstrução. Estamos num esforço maior, inclusive, com muitos parlamentares da base de Governo e não estão suportando essas injustiças que estão contidas neste projeto. Quando disserem a vocês que não estão votando os projetos por causa do PT, do PCdoB, do PSOL, ou do Major Olímpio, podem dizer de coração aberto que é mentira. O que estamos querendo é que se aperfeiçoem esses projetos. E não somos apenas nós da oposição, são deputados de todas as bancadas. Nunca vi tanta sensibilidade de deputados da situação em relação às injustiças que estão sendo provocadas se esses projetos não tiverem o acolhimento de emendas. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Esta Presidência tem a grata satisfação de anunciara presença dos ilustres visitantes da cidade de Andradina: Vereador Makoto, Sra. Valeska do Conseg - Conselho de Segurança de Andradina e Sra. Marilza do Conselho Antidrogas. Uma salva de palmas aos ilustres visitantes. (Palmas.) Sejam bem-vindos. Esta Casa tem uma Frente Parlamentar Antidrogas e precisamos também da força de vocês, de Andradina, para combater a droga, o flagelo do século. Tenham uma feliz estada na nossa Casa.

Tem a palavra o nobre Deputado Simão Pedro. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Dilmo dos Santos. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Maria Lúcia Amary. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Bittencourt. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Carlos Giannazi. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Orlando Bolçone. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Analice Fernandes. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Hamilton Pereira.

 

O SR. HAMILTON PEREIRA - PT - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, telespectadores da TV Assembleia, ocupo a tribuna hoje para fazer uma referência a respeito do trabalho que vem sendo desenvolvido pela nossa Frente de Combate ao Crack e Consumo de Drogas. Ontem pela manhã tivemos uma reunião - há poucos instantes o nobre Deputado Donisete Braga ocupou esta tribuna para falar sobre as ações desta frente, da qual compomos também junto com V. Exa., que preside os trabalhos na tarde de hoje - e gostaria de pinçar uma questão levantada ontem durante os nossos debates desta frente. Mais exatamente a constatação de que, felizmente para todos nós, à sociedade e até aos poderes constituídos, existe uma gama muito grande de cidadãos que se organizam em entidades. E, de certa forma, vão se envolvendo com o que deveria ser o papel inclusive do poder público, do Estado.

Quando o Estado se ausenta em determinadas regiões e ações, estão lá as entidades e a sociedade civil organizada com o trabalho do voluntariado. O trabalho dos voluntários ontem foi um capítulo à parte na discussão da nossa Comissão de Combate ao Crack e ao Consumo de Drogas no Estado de São Paulo.

Felizmente, cada vez mais surgem entidades de assistência, beneficentes e filantrópicas, muitas delas assistindo crianças e adolescentes vitimados pelo consumo das drogas. As drogas, esse cancro social que se espalha pelo país atingindo crianças de até 12 anos de idade. Aliás, atualmente, tem até crianças de 9 anos de idade se envolvendo com o consumo de drogas.

Por isso, quero parabenizar a todos os membros da Frente Parlamentar de Combate às Drogas, parabenizar ao Deputado Donisete Braga pelo notável trabalho que vem realizando na direção dessa Frente Parlamentar em combate ao crack e ao consumo das drogas.

Quero também congratular a todas as entidades, muitas delas visitaremos em breve. Em breve estaremos em Campinas, em Mogi das Cruzes para visitar algumas dessas instituições que estão sendo bem sucedidas no enfrentamento às drogas e na assistência às nossas crianças e adolescentes do Estado de São Paulo que um dia se envolveram com a infelicidade que são as drogas.

Por falar em voluntários, hoje, no jornal “Cruzeiro do Sul” da minha cidade, Sorocaba, saiu uma nota dizendo que na Câmara da cidade os Vereadores irão votar uma lei para instituir o “Dia do Voluntariado”. Essa é uma homenagem mais do que justa! Será uma homenagem póstuma ao um cidadão ilustre de Sorocaba, Sr. José Hatem. Ele foi presidente da Fundação Ubaldino do Amaral, de Sorocaba. É proprietário e diretor do jornal “Cruzeiro do Sul”. Foi um grande cidadão benemérito, pois trabalhou muito com entidades de assistência social, entidades filantrópicas. Por isso será homenageado com esta lei que instituirá o dia 12 de dezembro como o “Dia do Voluntariado” na cidade de Sorocaba.

Quero então homenagear a todos que doam uma parte de seu tempo, uma parte da sua vida, para o trabalho voluntário. Felizmente, hoje temos muitas instituições beneficentes, filantrópicas, que trabalham com voluntariado para dar assistência às crianças, aos adolescentes e às pessoas idosas e doentes. Essas pessoas que atualmente trabalham e compõem o voluntariado assistencial são muito importantes em nossa sociedade e na vida das pessoas. Eles são pessoas que sentem a dor do outro. E por isso, se comovem, se sensibilizam e se doam. Doam uma parte da sua vida para assistir ao outro ser humano, ao seu semelhante, e para ajudar a nossa sociedade.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Tem a palavra o nobre Deputado Sebastião Santos, pelo tempo regimental.

 

O SR. SEBASTIÃO SANTOS - PRB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Sr. Deputados, escola aqui presente, TV Assembleia, hoje uso esta tribuna para contestar uma resposta de um pedido, realizado por nós, de uma indicação de construção de muretas de concreto na Rodovia Washington Luiz, desde o Km 432 até o Km 449. Esse trecho cruza a área urbana do município de São José do Rio Preto, e se localiza entre a Avenida Murchid Homsi e a Avenida Bady Bassit. Nesse local ocorrem inúmeros acidentes. Para se uma base, de acordo com a informação que recebemos da Artesp, nos horários: das 7 horas às 9 horas e das 18 horas às 20 horas, de janeiro a julho de 2011, aconteceram 158 acidentes nesse trecho.

Os acidentes ocorridos entre o Km 432 ao Km 439, quer dizer, entre os sete quilômetros que cruzam a área urbana, de 1º de janeiro de 2007 a 31 de dezembro de 2010, aconteceram 723 acidentes.

Já outro dado mais preocupante ainda é entre o km. 438 ao Km. 439, no período de 1º de janeiro de 2007 a 31 de dezembro de 2010, porque 253 acidentes ocorreram apenas nesse trajeto de um quilômetro.

Qual a resposta que chegou ao meu gabinete essa semana? Eles dizem, aqui: “Segundo Concessionária Triângulo do Sol, o local não precisa de contenção central, pois o canteiro central já possui 8.5 metros de largura e a velocidade é de 90 km/hora.

A Artesp também diz: “Assim, pelas análises realizadas, concordamos com a concessionária que diz que no momento não existe motivo para a implantação do dispositivo de contenção no canteiro central”.

Se em um quilômetro aconteceram 253 acidentes e em sete aconteceram 723, não sei o que necessitaria acontecer no local para a construção desses muros de contenção no canteiro central porque esses dados não foram suficientes para a concessionária que cobra o pedágio de 12 reais e diz aqui que não há necessidade.

Quero remeter esses documentos para o Ministério Público de São José do Rio Preto para que, quem sabe, através do Ministério Público ele possa provar à concessionária e à Artesp para que possa trazer esse benefício a esses poucos quilômetros.

Acredito que fazendo esse muro de contenção em apenas um quilômetro seria suficiente para que muitos não tenham seus equipamentos destruídos e outros não perdessem a vida como aconteceu com um amigo nosso que, infelizmente, ao derrapar na pista caiu no canteiro central, foi arremessado fora do carro e perdeu sua vida tragicamente.

Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, quero deixar nos Anais desta Casa o registro da nossa indicação e a reposta da Artesp e também da Concessionária Triângulo do Sol. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Esta Presidência tem a grata satisfação de registrar a visita dos alunos da Escola Estadual Parque Payol, da Cidade de Pirapora de Bom Jesus, acompanhados dos professores Wagner Leite Viana e Benedito Carlos da Silva. Sejam todos bem-vindos a esta Casa de Leis. (Palmas.)

Tem a palavra o nobre Deputado Ed Thomas.

 

O SR. ED THOMAS - PSB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, Deputado Sebastião, Deputada Heroilma, funcionários desta Casa, telespectadores da TV Assembleia, primeiramente, quero parabenizar os professores de Educação Física pelo seu dia. Aproveitando a presença dos alunos e das alunas aqui presentes quero saudar o professor de Educação Física, profissional que, no passado, acabava pedindo dispensa porque tinha que trabalhar, porque isso e aquilo. Mas, hoje, vivemos uma geração saúde e esse profissional nunca foi tão importante, na verdade, para a saúde das nossas crianças, adolescentes, homens e mulheres até porque o mundo enfrenta um problema muito grave que se chama obesidade infantil por comer errado.

Sabemos que os exercícios físicos, com certeza, contribuem para uma vida saudável. Então, quero abraçar esse profissional aproveitando esses cinco minutos do Pequeno Expediente.

Outro assunto que me traz a esta tribuna também é muito importante. Ontem, ainda com o Deputado Jooji Hato na Presidência dos trabalhos, na TV Assembleia tive a oportunidade de dar a informação de que terei uma audiência com a Secretária, Dra. Linamara, para tratar da Frente Parlamentar de Apoio às Apaes do Estado de São Paulo, das nossas crianças especiais que têm pais especiais.

Tenho a alegria de estar nessa Frente Parlamentar e de tê-la criado. Ela é uma das maiores Frentes desta Casa com o apoio da maioria dos Deputados. Deputada Heroilma, é uma descoberta importante para as nossas crianças especiais e para todas elas. É uma pena que o Estado de São Paulo ainda não seja uma referência, mas depende de todos nós. A cidade de referência é Cascavel do Estado do Paraná.

A Nasa, dos Estados Unidos, desenvolve material para as roupas dos astronautas. Essa mesma roupa feita para as crianças tem provocado um avanço, uma evolução na vida dessas crianças especiais. É um tratamento novo, diferenciado e parece muito simples. A roupa feita com esse material provoca na criança mais mobilidade, mais coordenação motora e ainda o desenvolvimento intelectual bem maior. É uma descoberta maravilhosa, fantástica que já é considerada referência no Paraná. Nós a conhecemos e estamos solicitando, nesse momento, à Secretária Linamara.

Tivemos a oportunidade de encontrar com o Secretário da Saúde, Dr. Guido, que esteve presente aqui na Assembleia Legislativa. Agradeço ao Deputado Pedro Tobias por me atender a estar junto com o secretário.

Nesse mês de outubro, estaremos tratando desse assunto. Essa roupa custa 2.500 dólares, hoje cerca de 5.000 mil reais. Essa roupa é vestida em crianças com alguns cordões, com o tratamento de fisioterapeuta, assistentes sociais e as crianças se desenvolvendo muito.

Eu sempre pensei que o melhor amigo do homem não é apenas e tão somente o cachorro, mas, também, o cavalo. Temos trabalhado com a equoterapia e hoje no lombo de um animal tem acontecido verdadeiros milagres com as crianças especiais, pessoas com deficiências, pessoas que sofreram acidentes gravíssimos.

Quero dar essa notícia, através da TV Assembleia, porque é uma notícia que nos provoca muita esperança e irá mudar a vida de muitas crianças e de muitos pais.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Está esgotado o tempo do Pequeno Expediente.

 

A SRA. HEROILMA SOARES - PTB - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, quero parabenizar a Cidade de Itaquaquecetuba que promoveu, por meio do Secretário de Transportes juntamente com a Secretária da Educação da cidade, o projeto semana do trânsito. Nesse sentido, quero parabenizar aquelas crianças que foram homenageadas com frases relativas ao tema e dar conhecimento de algumas delas. A propósito, aproveito a oportunidade para agradecer aos meus pares pela aprovação de projeto de minha autoria. É verdade que ainda precisa ser sancionado, mas acredito no bom senso do Governador para torná-lo lei.

Quero citar algumas frases elaboradas por crianças de no máximo 10 anos de idade de uma escola municipal de ensino fundamental de Itaquaquecetuba:

- O trânsito precisa melhorar e você pode colaborar.

- No trânsito seja educado, respeite os outros como gostaria de ser respeitado. Esta frase ganhou a terceira colocação.

- No trânsito seja prudente e preserve a vida de muita gente.

- No trânsito seja inteligente: dez na escola e zero em acidente.

- Respeitar as leis de trânsito é ser cidadão. Furar sinal vermelho é querer morrer em vão.

- Os acidentes não acontecem. São causados. Fique atento.

- Seja um motorista inteligente. Respeite a sinalização e evite acidente.

Na segunda feira, na Ayrton Senna, levei mais ou menos três, quatro horas para chegar a Itaquaquecetuba, como outros para chegarem a regiões do interior como Mogi das Cruzes, Suzano em razão de um acidente na estrada, que infelizmente provocou a morte de duas pessoas.

Portanto, é preciso parabenizar essas crianças, inclusive estou vendo a possibilidade, junto aos professores da escola, a Secretária da Educação e o Secretário de Transportes, de trazer essas crianças para serem homenageadas por esta Casa de Leis.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Esta Presidência parabeniza a nobre Deputada Heroilma Soares pela defesa do projeto. Que prossiga nesse belíssimo trabalho em prol das crianças, em prol do trânsito e da vida, que é o bem maior.

Vamos dar início ao Grande Expediente.

 

* * *

 

- Passa-se ao

 

GRANDE EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO -PMDB - Há uma permuta de tempo do nobre Deputado Alencar Santana com o nobre Deputado Fernando Capez.

Tem a palavra o nobre Deputado Fernando Capez.

 

O SR. FERNANDO CAPEZ - PSDB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Nobre Deputado Jooji Hato, minha querida amiga Deputada Heroilma Soares, Deputado Hamilton Pereira, inicialmente quero agradecer aos Deputados Mauro Bragato e Alencar Santana pela cessão do tempo.

Faço uso da tribuna no dia de hoje para agradecer os deputados estaduais que integraram o congresso de comissões realizado na data de ontem que reuniu a Comissão de Constituição e Justiça, Finanças e Orçamento, Administração Pública e Segurança Pública e Assuntos Penitenciários para discutir o PLC 48/01 que trata das carreiras da Polícia Civil.

O parecer apresentado pelo ilustre relator, o competente Deputado Vinicius Camarinha, aprovando este projeto que vai dar um reajuste de 15% para os membros da Polícia Civil e que ainda atendeu reivindicações da associação dos delgados de Polícia foi importante porque atende às necessidades da carreira policial civil. Portanto, fico feliz pela aprovação. Mais feliz ainda porque juntamente com este parecer, pela esmagadora maioria dos membros que integravam aquele congresso de comissões - lembro-me do Deputado Hamilton Pereira, Dilmo dos Santos, Olímpio Gomes, Campos Machado, Cauê Macris, André Soares, Vanessa Damo - foi aprovado o voto que apresentei divergente do voto do relator: aprovado o parecer mais a Emenda nº 2.

O que diz a Emenda nº 2 aprovada pelo congresso de comissões na data de ontem? Que as policiais civis femininas têm direito à aposentadoria após 25 anos de serviço. Argumentamos perante os deputados integrantes daquele congresso de comissões que a Constituição Federal ao tratar do regime geral da previdência faz duas afirmações no seu Art. 40: primeira, os servidores públicos em geral se aposentam, homens aos 35 e mulheres aos 30 anos de serviço; segunda, se os homens exercerem atividade de risco, não podem se aposentar aos 35 anos como os demais. Têm direito a um redutor, que no Estado de São Paulo é o redutor de cinco anos. Servidores públicos que exercem atividade de risco, se homens se aposentam aos 30. E a Constituição diz que as servidoras públicas mulheres em geral se aposentam aos 30 e se exercem atividade de risco têm direito a um redutor.

Estranhamente no Estado de São Paulo não se aplica o mesmo redutor de cinco anos e as policiais femininas se aposentam após os mesmos 30 anos que as servidoras públicas em geral. Não têm direito ao redutor por exercerem atividade de risco.

A argumentação foi puramente jurídica, constitucional. Há inúmeros mandados de injunção julgados pelo Supremo Tribunal Federal declarando o Estado de São Paulo em mora legislativa e graças à sensibilidade dos deputados aprovou-se o parecer com esta emenda que queremos ver repetida no caso das policiais militares. Foi um grande avanço.

Diante disso, não há como não se votar esta emenda destacadamente no dia da votação do projeto. Mas estamos pleiteando que no caso dos praças sejam extintos 1614 cargos de 3º sargento e em seu lugar criados 1024 cargos de subtenente. Por quê? Para estreitar um pouco mais a base, alargar um pouco mais em cima e permitir promoções, movimentação. Qual o impacto financeiro? Zero. Estou extinguindo 1614 cargos vagos e criando 1024 cargos vagos. Não crio nenhuma despesa. A despesa poderá surgir quando houver uma promoção. Quando houver promoção, se essas promoções todas se fizerem de imediato, se todos os 1614 cargos de 3º sargento transformados em 1024 cargos de subtenentes forem preenchidos ter 1024 subtenentes no lugar de 1614 3º sargentos trará uma economia - eu disse economia de mais de 40 milhões de reais aos cofres públicos em 4 anos.

Eu não sou jejuno, não sou leigo em ciências jurídicas. Optei pela carreira jurídica, formei-me pela USP e tive oportunidade e talvez a felicidade de ter um mestrado pela USP e doutorado pela PUC; sou membro do Ministério Público, procurador de justiça há quase 25 anos e professor de Direito; escrevi algumas obras e jamais apresentaria uma emenda que acarretaria aumento de despesa. A emenda não acarreta. Agora, estamos dependendo, a meu ver, de um detalhe: que o comando da Polícia Militar se posicione; que o comando da Polícia Militar não vete essa emenda; que o comando da Polícia Militar que está ao lado dos seus integrantes seja solidário com os praças e manifeste concordância com a Secretaria de Gestão Pública para que essa emenda, que não cria aumento de despesa, pelo contrário, traz economia, traz motivação, traz estímulo seja acolhida.

Reconhecemos, sim, que há limite orçamentário, por isso elaboramos uma emenda que não aumenta despesa. Qual o defeito dessa emenda? Foi apresentada pela Assembleia? Qual o problema de aqueles que têm mandato popular, de os 94 representantes que foram eleitos e têm mandato e representatividade popular olharem um projeto e, nos termos da Constituição, da Lei de Responsabilidade Fiscal, sem demagogia, com consciência fazerem suas emendas, suas adaptações? Claro que há muitas emendas. Claro que algumas delas até bem intencionadas acabam por aumentar despesa, por isso, talvez, não possam ser acolhidas. Mas esta não aumenta despesa. E a aposentadoria das policiais femininas, embora possa acarretar algum aumento de despesa, está adequando a lei à Constituição, e a Constituição está acima da Lei de Responsabilidade Fiscal.

As emendas que apresentamos são fruto de sugestões que já encaminhamos ao governo até mesmo antes do início do mandato. Nós já havíamos encaminhado todas estas sugestões antes do início deste mandato. Entendemos que o governo sairá fortalecido ainda mais perante as carreiras da área da Segurança Pública se ouvir os deputados e, naquelas emendas que não comprometem o Orçamento, do contrário haveria irresponsabilidade, conversar, ponderar, estar aberto para que possamos aprovar logo esse aumento. As carreiras policiais civis e militares anseiam pelo aumento de 15% retroativo a junho. Há uma ansiedade nesse sentido.

Ora, todos nós queremos aprovar esse projeto. Mas, penso que os deputados têm direito, sim, de se manifestar, de aperfeiçoar os projetos de lei. Por essa razão peço a compreensão e parabenizo os membros do Congresso de Comissões.

 

O SR. FERNANDO CAPEZ - PSDB - PARA RECLAMAÇÃO - Sr. Presidente, encaminhei um questão de ordem à Mesa desta Casa indagando se um projeto de lei pode figurar indefinidamente na Ordem do Dia. Se ele pode permanecer por prazo indeterminado ou se esse projeto tem de ser colocado em votação. Conversando com o Deputado Hamilton Pereira soube que há 558 projetos na Ordem do Dia. Fiz um requerimento e indaguei se é um ato discricionário ou vinculado. Estou aguardando resposta e indago se também há prazo para essa resposta ou se também é indeterminado.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Nobre Deputado Fernando Capez, V.Exa. solicitou ao presidente efetivo, mas, pela experiência que tenho da Câmara Municipal de São Paulo, que deve ser semelhante, há um prazo de 60 dias. Claro que o presidente efetivo desta Casa já está elaborando a resposta a sua indagação.

 

O SR. FERNANDO CAPEZ - PSDB - Agradeço, Sr. Presidente, e parabenizo V.Exa. por sua assiduidade, por seu compromisso com esta Casa, fazendo jus a sua história na Câmara Municipal e, agora, na Assembleia, orgulhando a todos nós.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Esta Presidência que agradece por seu trabalho, sendo um deputado probo, valente e digno.

 

O SR. JOÃO CARAMEZ - PSDB - PARA COMUNICAÇÃO - Sr.Presidente, comunico que estamos recebendo a visita do alunos da Escola Estadual do Parque Payol de Pirapora do Bom Jesus, acompanhados dos professores Wagner e Benedito, que vieram nos abrilhantar com sua visita, mas sobretudo, para especificamente visitar a exposição do Rio Tietê na semana de preservação do rio.

Agradeço aos professores e aos alunos pela presença e desejo-lhes boas-vindas. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Cumprimento o nobre Deputado João Caramez pelo convite às ilustres personalidades, alunos e professores. V.Exa. é um general na luta em defesa do nosso Rio Tietê e hidrovias.

 

O SR. JOÃO CARAMEZ - PSDB - Muito obrigado, Sr. Presidente, e havendo acordo de lideranças, solicito o levantamento da presente sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - É regimental o pedido de V.Excelência.

Sras. e Srs. Deputados, havendo acordo de lideranças antes de levantar os trabalhos esta Presidência convoca V.Exas. para a sessão ordinária de amanhã, à hora regimental, sem Ordem do Dia, lembrando-os da sessão solene a realizar-se às 10 horas, com a finalidade de homenagear os 100 anos da Escola Técnica Estadual Carlos de Campos, solicitada pelo Deputado Simão Pedro.

Está levantada a sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 15 horas e 48 minutos.

 

* * *