1

 

12 DE AGOSTO DE 2005

112ª SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidência: RODRIGO GARCIA

 

Secretário: ROMEU TUMA

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 12/08/2005 - Sessão 112ª S. ORDINÁRIA  Publ. DOE:

Presidente: RODRIGO GARCIA

 

001 - Presidente RODRIGO GARCIA

Abre a sessão. Anuncia o falecimento do Ex-Deputado Antonio Rezk e rende homenagem a sua memória.

 

002 - NIVALDO SANTANA

Em nome do PCdoB, apresenta as condolências à família do Ex-Deputado Antonio Rezk.

 

003 - ROMEU TUMA

Externa os sentimentos de pesar pela perda do Ex-Deputado Antonio Rezk, em nome do PMDB e dos demais Deputados.

 

004 - RICARDO TRIPOLI

Pelo PSDB, registra os votos de pêsames à família enlutada.

 

005 - ROMEU TUMA

Por acordo de líderes, solicita o levantamento da sessão.

 

006 - Presidente RODRIGO GARCIA

Acolhe o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 15/08, à hora regimental, sem Ordem do Dia, lembrando-os da sessão solene de hoje, às 20 horas, para comemorar os 20 anos do CRF - Conselho de Representantes dos Funcionários da Cetesb e Secretaria do Meio Ambiente. Levanta a sessão.

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - Rodrigo Garcia - PFL - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Romeu Tuma para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - ROMEU TUMA - Pmdb - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

O SR. PRESIDENTE - Rodrigo Garcia - PFL - Convido o Sr. Deputado Romeu Tuma para, como 1º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da matéria do Expediente.

 

O SR. 1º SECRETÁRIO - ROMEU TUMA - Pmdb - Procede à leitura da matéria do Expediente, publicada separadamente da sessão.

 

* * *

 

- Passa-se ao

 

PEQUENO EXPEDIENTE

 

* * *

 

O Sr. Presidente - Rodrigo Garcia - PFL - srs. Deputados, esta Presidência, com muito pesar, comunica ao Plenário o falecimento do ex-Deputado Antonio Rezk. Faleceu hoje, dia 12 de agosto de 2005, no Instituto do Coração - Incor, em São Paulo o ex-Deputado Estadual Antonio Rezk. Nascido em Marília, Estado de São Paulo, em 18 de maio de 1933, era filho de Abrahão Calil Rezk e de dª Catharina Hage Rezk. Era formado como Técnico de Contabilidade pela Escola de Comércio 30 de Outubro e em Estudos Sociais pela Faculdade de Ciências e Letras de Ribeirão Pires.

Ingressando na vida pública, quando eleito, em 15 de novembro de 1972, Vereador, pelo Movimento Democrático Brasileiro - MDB do qual foi um dos fundadores, à Câmara dos Vereadores do município de São Paulo, para a legislatura de 1973-1977. No pleito de 15 de novembro de 1976, candidatou-se à reeleição, obtendo uma suplência, mas assumindo o mandato no legislativo municipal.

Em 15 de novembro de 1978, foi eleito Deputado Estadual, com 53.434 votos, ficando em 8º lugar entre os eleitos pelo MDB. Durante a 9ª Legislatura (1979-1983), foi membro efetivo da Comissão de Redação, e substituto nas Comissões de Economia e Planejamento, e de Transportes e Comunicações, no primeiro biênio. Entre 1981-1983, foi membro efetivo na Comissão de Economia e Planejamento e substituto na de Assuntos Metropolitanos.

Nas eleições de 15 de novembro de 1982, foi reeleito Deputado Estadual pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro - PMDB, obtendo 73.142, ficando em 11º lugar entre os integrantes de sua bancada. Na 9ª Legislatura (1983-1987), no primeiro biênio foi membro efetivo da Comissão de Finanças e Orçamento, e substituto na de Relações do Trabalho. Com o fim do bipartidarismo, foi um dos fundadores do Partido Comunista Brasileiro PCB, e seu Líder entre 1985-87, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Em 1985, fez parte da delegação de Deputados de São Paulo, que foram convidados pelo governo da República Árabe Síria, para participar da "Conferência dos Parlamentares Americanos Descendentes de Origem Árabe", que se realizou em Damasco em outubro daquele ano. Fez parte da Comissão de Representação da Alesp, no Congresso da Conferência Nacional das Classes Trabalhadoras - Conclat, realizada em março de 1986, na cidade de Praia Grande, Estado de São Paulo.

No pleito de 15 de novembro de 1986, candidatou-se novamente ao Palácio 9 de Julho, apesar de ter sido o mais votado do seu partido, com 13.585 votos, o PCB não obteve o coeficiente eleitoral, não elegendo nenhum Deputado.

Estudioso das questões sociais escreveu o livro "A Revolução do Homem", editado em 2001, no qual estudou com pioneirismo a Antropologia Política. Era presidente do Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos - Ipso, e primeiro vice-presidente da União Brasileira dos Escritores - UBE, da atual diretoria eleita em março de 2004.

Era casado com d. Elza Chaim Rezk, com quem teve quatro filhos. O corpo do ex-Deputado Antonio Rezk será velado no Hall Monumental da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, nesta tarde de sexta-feira.

 

O SR. NIVALDO SANTANA - PCdoB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Nobre Deputado Rodrigo Garcia, Presidente da Assembléia Legislativa, gostaríamos de em nome da Bancada do PCdoB externar os nossos sentimentos de tristeza profunda pelo passamento do ex-Deputado Antônio Rezk. Conhecíamos o Deputado há mais de 30 anos e acompanhamos toda sua trajetória política, que foi aqui sintetizada por Vossa Excelência.

O Estado de São Paulo e o Brasil perdem uma grande figura, uma pessoa que sempre esteve entrincheirada na luta pela democracia, pelos direitos do nosso povo, pela soberania do nosso país.Tivemos diversas atividades junto com o ex-Deputado Antonio Rezk e consideramos lamentável a sua perda.

Gostaríamos de deixar registradas as condolências do PCdoB, extensivas aos seus familiares, aos seus amigos e àqueles que com ele compartilharam de sua militância política. Era essa a mensagem, Sr. Presidente.

 

O SR. ROMEU TUMA - PMDB - Sr. Presidente, no mesmo sentido da fala do ilustre Deputado Nivaldo Santana quero, em nome da Bancada do PMDB, em nome da Bancada dos companheiros do PPS - oriundo do velho PCB -, e também em nome de todos os parlamentares desta Casa, inclusive do ex-Deputado Rui Codo, que assim me solicitou e que se encontra presente na nossa sessão, ex-parlamentar que militou junto com o Deputado Antonio Rezk nesta Casa - externar as nossas condolências, os nossos profundos sentimentos e tentar de uma forma humilde, mas digna, homenagear esse parlamentar que militou nesta Casa com muita honradez, fazendo uma referência à sua família, para que pelo menos tenha esse sentimento de dever cumprido e essa homenagem da Assembléia Legislativa.

 

O SR. RICARDO TRIPOLI - PSDB - Sr. Presidente, na mesma linha, gostaria de em nome da Bancada do PSDB aqui registrar o os pêsames pela perda desse grande parlamentar e grande homem público que foi o Deputado Antônio Rezk, com quem tive a oportunidade de conviver quando ainda militávamos no MDB.

Antes do PMDB existia um grupo de pessoas que pensavam grande neste país, o que é um orgulho para todos nós que militamos na área pública e na área política. Recordo-me bem que eram dois Deputados que sempre trabalhavam em conjunto. O Deputado federal era o Alberto Goldman e o estadual era o Antonio Rezk. E os dois tinham em comum o seguinte: o Deputado Goldman da colônia judaica, o Deputado Rezk da colônia árabe, e eles conviviam mutuamente, não só sob o aspecto ideológico, político, mas travavam essa amizade, demonstrando que aqui, no Brasil, já havia proximidade das colônias que habitavam o nosso país.

Era uma pessoa extremamente ponderada, alegre, simpática, e que tinha a dimensão de fazer política. Tenho certeza de que fará falta a todos nós essa grande figura que foi o Deputado Antonio Rezk. Muito obrigado.

 

O SR. ROMEU TUMA - PMDB - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, solicito o levantamento da presente sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO GARCIA - PFL - Srs. Deputados, estão registradas as manifestações de todos os Deputados.

Havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, esta Presidência, em homenagem ao passamento do ex-Deputado Antonio Rezk, vai levantar a sessão. Antes, porém, convoca V. Exas. para a sessão ordinária de segunda-feira, à hora regimental, sem Ordem do Dia, lembrando-os da sessão solene a realizar-se hoje, às 20 horas, com a finalidade de comemorar os 20 anos do Conselho de Representantes dos Funcionários da Cetesb e da Secretaria do Meio Ambiente.

Está levantada a sessão.

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 14 horas e 52 minutos.

 

* * *