http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

21 DE SETEMBRO DE 2012

126ª SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidentes: JOOJI HATO e OLÍMPIO GOMES

 

 

Secretário: OLÍMPIO GOMES

 

RESUMO

PEQUENO EXPEDIENTE

001 - JOOJI HATO

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

002 - OLÍMPIO GOMES

Comenta nota do jornal "Folha de S. Paulo", de hoje, na qual é levantada a hipótese dos candidatos do PDT e do PMDB à Prefeitura de São Paulo renunciarem às suas candidaturas para apoiar o candidato do PT, Fernando Haddad. Afirma que a retirada da candidatura do PDT está fora de questão. Lamenta que a fonte da nota, o secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Juruna Gonçalves, tenha feito tal afirmação. Pondera que a candidatura do PMDB, pela história do partido, também deverá ser mantida.

 

003 - Presidente JOOJI HATO

Manifesta apoio à fala do Deputado Olímpio Gomes em relação às candidaturas do PDT e do PMDB.

 

004 - OLÍMPIO GOMES

Assume a Presidência.

 

005 - JOOJI HATO

Comenta a notícia do jornal "Folha de S. Paulo", de hoje, sobre a possível retirada da candidatura do PMDB à Prefeitura de São Paulo. Critica as pesquisas eleitorais, recordando que não previram a vitória de diversas candidaturas em eleições passadas. Lembra que, com a chegada da temporada de chuvas, começam os problemas com enchentes na Capital.

 

006 - JOOJI HATO

Requer o levantamento da sessão, com anuência das lideranças.

 

007 - Presidente OLÍMPIO GOMES

Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 24/09, à hora regimental, sem ordem do dia.

 

* * *

 

  - Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Jooji Hato.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Convido o Sr. Deputado Olímpio Gomes  para, como 1º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da matéria do Expediente.

 

O SR. 1º SECRETÁRIO - OLÍMPIO GOMES - PDT - Procede à leitura da matéria do Expediente, publicada separadamente da sessão.

 

* * *

 

  - Passa-se ao

 

PEQUENO EXPEDIENTE

 

* * *

 

  O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO – PMDB – Tem a palavra o primeiro orador inscrito para falar no Pequeno Expediente nobre Deputado Luiz Cláudio Marcolino. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Rui Falcão. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Analice Fernandes. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Rafael Silva. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Edinho Silva. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Antonio Salim Curiati. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Olímpio Gomes.

 

  O SR. OLÍMPIO GOMES - PDT - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, funcionários desta Casa, aqueles que nos acompanham pela TV Alesp, quero comentar uma nota que está na "Folha de S.Paulo" e que afeta o meu partido e o partido de V. Exa.,  Sr. Presidente.

A “Folha, na coluna Painel, traz a seguinte nota hoje: “Tiroteio: a base deve discutir voto útil em São Paulo no primeiro turno. Paulinho e Chalita deveriam retirar suas candidaturas e apoiar Haddad. João Carlos Juruna Gonçalves, Secretário-Geral da Força Sindical, defendendo apoio do PDT, seu partido, e do PMDB ao candidato petista.”  

  Quero dizer a todos, como Líder do PDT na Assembleia Legislativa, que não existe qualquer circunstância ou manifestação do PDT para tanto. Foi totalmente imprópria e inoportuna a manifestação do Juruna. Respeito a sua liderança sindical, o seu tempo de partido, a sua importância na luta dos trabalhadores brasileiros, mas uma tremenda bobagem o que ele manifesta - espero que por descuido porque se foi intencional é pior ainda para o partido e para o que ele representa para nós no partido. Não há a menor hipótese de retirada de candidatura. É ofensivo o que o Juruna faz dizendo que também o PMDB, com o candidato Chalita, devesse desistir e pior ainda: que devesse apoiar o candidato do PT.

Ainda estamos distantes da consolidação do processo eleitoral do primeiro turno. Todos os candidatos estão com a eleição aberta. As pesquisas de opinião ainda apresentam quase 40% de eleitores indecisos. E é vil e leviano tentar plantar notícias de desistência de candidatura.

Se em relação ao PDT já não é uma coisa própria, até porque não é uma decisão do Sr. Juruna, da Executiva seria se não estivéssemos a todo vapor com a candidatura do Paulinho, agora fazer ilações a respeito de outro partido que está com um candidato altamente competitivo, beira à leviandade.

Então, que fique muito bem clara essa situação. Que não haja nenhum desconforto aos 68 candidatos a vereadores do PDT, aos mais de 80 candidatos a vereadores do PMDB e da aliança, e dizer que não é plantando notinha não, que vai se resolver essa questão.

 E no segundo turno das eleições, se o nosso candidato do PDT não estiver no segundo turno, não vai ser uma notinha plantada que vai nos arrastar não. Tenho certeza que o PMDB pela história que tem, também não.

É profundamente lamentável tentar se fazer política com “p” minúsculo. E eu tenho obrigação, e tenho evitado nas manifestações da Assembleia Legislativa, de tocar em qualquer componente de eleição municipal, haja vista que a nossa preocupação maior é fazer valer o nosso mandato no dia a dia, e estamos no mandato pelo bem-estar de todo o Estado de São Paulo, porém não poderia me omitir e me calar diante de uma “asneira” dessa natureza.

Muito obrigado pela tolerância, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Parabenizo o nobre Deputado Olímpio Gomes, pela sua fala, pois acredito que as coligações não deveriam existir no primeiro turno, elas deveriam ser feitas no segundo turno, e não plantando notícias em um jornal de grande porte, em uma sessão tão lida.

Creio que o meu partido, com certeza, jamais irá desistir dessa candidatura própria.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Olímpio Gomes.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Srs. Deputados e Sras. Deputadas, tem a palavra o nobre Deputado Aldo Demarchi. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Enio Tatto. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Simão Pedro. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Vitor Sapienza. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Sebastião Santos. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Bittencourt. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Ed Thomas. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Luiz Carlos Gondim. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Dilmo dos Santos. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Jooji Hato.

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Caríssimo Deputado Olímpio Gomes, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, funcionários desta Casa e telespectadores da TV Alesp, quero comentar um pouco sobre fala do Presidente desta sessão, Deputado Olímpio Gomes, dizendo que eu pertenço a um grande partido, um dos maiores partidos deste País, sou um dos dirigentes; sou da Executiva do PMDB e estou na Vice-Presidência do PMDB estadual e do municipal. Caro Deputado, essas notícias plantadas no maior jornal de circulação internacional, lido e respeitado, em uma sessão como a “Painel”, que é muito lida, certamente repercute. Querer desestabilizar, fazer com que uma candidatura não vá bem, acredito que isso não seja democrático.

É claro que o PMDB tem uma candidatura própria com suas coligações, assim como o PDT, mas jamais o PMDB irá abri mão da sua candidatura própria. Até porque o nosso é um partido que combateu a ditadura, que nasceu do sacrifício, das raízes, quando existiam apenas dois partidos neste País. Um deles era a ala conservadora, da ditadura, que deixou de joelhos esta nação por muitos e muitos anos, e a outra ala que era o MDB, atual PMDB, ao qual sempre pertenci e a ele continuo fiel, sempre leal aos princípios partidários - e continuo sendo.

            Creio que nosso partido oferece a melhor proposta e temos um candidato competitivo, um candidato que praticamente não tem rejeição e que tem tudo para crescer. Se as pesquisas valessem Janio Quadros não teria sido prefeito desta cidade. Se as pesquisas valessem a Erundina, que foi vereadora comigo, Deputada aqui nesta Casa, não seria prefeita. Se a pesquisa valesse, o Quércia não derrotaria o grande Governador que foi Carvalho Pinto, e não seria senador. Se a pesquisa valesse o Quércia não teria sido Governador, mas talvez fosse o Ermírio de Morais, ou outro candidato. Se a pesquisa valesse o Kassab não seria o atual prefeito desta cidade, porque segundo as pesquisas ele nem aparecia. Até o candidato ao Governo, atual Governador Geraldo Alckmin, tinha 38% das intenções de voto e venceu a eleição sem sequer ir para o segundo turno.

            Então, a melhor pesquisa é a boca de urna; essa é a que vale. Eu não acredito muito nessa margem de três pontos para cima ou para baixo. Eu não diria, como disse o candidato Haddad, que essa pesquisa não é correta, não está legal, que os resultados são manipulados.

            Como um dos coordenadores da campanha do nosso candidato majoritário, eu tenho andado pelas ruas e vejo que não é essa porcentagem de 8%, que não chega nem a dois dígitos; isso não está correto.

            Veremos no dia 7 de outubro um resultado diferente, que vai contrariar novamente as pesquisas. O candidato do meu partido não tem nenhuma rejeição.

            Sr. Presidente, quero dizer que essa notícia que veiculou no jornal de maior circulação é incorreta. Portanto, cabe a nós fazermos esse esclarecimento.

            Deputado Olímpio Gomes, que preside esta sessão, quero parabenizar V. Exa. que tem muita coragem, que sempre tem trazido a esta Casa notícias dessa natureza, ou seja, notícias inverídicas. E hoje nós estamos desmentindo, neste plenário, essa notícia inverídica. Nossos candidatos certamente vão até o final. Os candidatos do meu partido vão até o fim. Precisamos ter uma eleição democrática; certamente que isso não é justo.

            Quero dizer ao nobre Deputado que a democracia tem que imperar em nosso País. Infelizmente estivemos mergulhados por muitos anos numa ditadura e agora parece que não estamos sabendo conviver com a democracia. Os direitos democráticos, o direito de cada candidato, o direito de cada cidadão tem que prevalecer, tem que ser respeitado.

              Trocando de assunto, lembro aos senhores que as chuvas virão. Eu que falava que a umidade do ar estava comprometida, falava em hidratar-se bastante nesse inverno com temperatura altíssima estávamos preocupados com as doenças respiratórias, porque a umidade do ar estava semelhante ao de deserto. E agora certamente virão as chuvas, como já está acontecendo no Rio Grande do Sul, resultando em inundações.

            E aos telespectadores que limpem as calhas, porque virá chuva e infelizmente as nossas cidades da Grande São Paulo têm o solo quase todo impermeabilizado. Fiz a Lei dos Pisos Drenantes, mas infelizmente os prefeitos não a aplicam. Deus, quando fez a Terra, disse que água de chuva é abençoada, ajuda na agroindústria, mas o excesso tem que ser absorvido pela terra, em seu curso natural.

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, solicito o levantamento da presente sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Srs. Deputados, Sras. Deputadas, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, esta Presidência vai levantar a sessão. Antes, porém, convoca V. Exas. para a Sessão Ordinária de segunda-feira, à hora regimental, sem Ordem do Dia.

Está levantada a sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 14 horas e 56 minutos.

 

* * *