http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

02 DE OUTUBRO DE 2012

133ª SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidentes: JOOJI HATO e CARLOS CEZAR

 

Secretário: OLÍMPIO GOMES

 

RESUMO

PEQUENO EXPEDIENTE

001 - JOOJI HATO

Assume a Presidência e abre a sessão. Convoca sessão solene, a realizar-se dia 15/10, às 10 horas, para "Comemorar o Dia dos Comerciários", a requerimento do Deputado Edson Ferrarini.

 

002 - OLÍMPIO GOMES

Cita reportagem do jornal "Folha de S. Paulo" de hoje, sobre a contabilidade do PCC. Relata que a matéria cita entrega de dinheiro para a Polícia em troca de favores ilegais. Lamenta o ocorrido e cobra apuração dos fatos. Pede mais investimentos na área da segurança pública. Alerta aos bons policiais para que denunciem os que estejam agindo contra a lei.

 

003 - LUIZ CLAUDIO MARCOLINO

Informa o falecimento do Senhor Josanias Castanha Braga, líder comunitário do PT, ocorrido por acidente de trânsito, no dia primeiro de outubro, na Capital. Exibe trecho de vídeo com entrevista do militante petista à TV Assembleia, como forma de homenagem. Informa o local e horário do sepultamento.

 

004 - CARLOS CEZAR

Assume a Presidência.

 

005 - JOOJI HATO

Afirma que as drogas e as armas ilegais, em sua opinião, são pilares da violência. Comenta recente blitz contra roubos, feita na Capital. Exibe vídeo sobre o aumento da criminalidade no Estado e troca de Comando na Rota. Clama ao Governador para que intensifique ações na área da segurança pública.

 

006 - LUIZ CARLOS GONDIM

Critica a intenção da Secretaria de Estado da Saúde em não mais instalar, neste ano, equipamento de radioterapia no Hospital Luzia de Pinho Melo, na região de Suzano e Mogi das Cruzes. Descreve as dificuldades que os pacientes estão enfrentando. Pede ao Governador que reveja esta situação.

 

007 - JOOJI HATO

Assume a Presidência.

 

008 - CARLOS CEZAR

Parabeniza o Governador Geraldo Alckmin por investimentos em obras nas rodovias de São Paulo. Destaca importante obra viária na Região de Sorocaba iniciada pelo Governo do Estado. Relata a sua satisfação com o início do empreendimento. Cita a instalação de escola técnica estadual na cidade de Sorocaba.

 

009 - OLÍMPIO GOMES

Comenta o não cumprimento da legislação trabalhista em alguns setores desta Casa. Denuncia a demissão de um funcionário que reclamou de questão salarial. Menciona que tem tentado resolver a questão há mais de 12 dias. Pede à Mesa da Assembleia que resolva essa questão, para que não seja necessária a solicitação de auditoria pelo Ministério Público.

 

010 - Presidente JOOJI HATO

Endossa a fala do Deputado Olímpio Gomes.

 

011 - OLÍMPIO GOMES

Requer o levantamento da sessão, com anuência das lideranças.

 

012 - Presidente JOOJI HATO

Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 03/10, à hora regimental, com ordem do dia. Levanta a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Jooji Hato.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Convido o Sr. Deputado Olímpio Gomes para, como 1º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da matéria do Expediente.

 

O SR. 1º SECRETÁRIO - OLÍMPIO GOMES - PDT - Procede à leitura da matéria do Expediente, publicada separadamente da sessão.

 

* * *

 

- Passa-se ao

 

PEQUENO EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Esta Presidência, atendendo a solicitação do nobre Deputado Edson Ferrarini, convoca V. Exas., nos termos do art. 18, inciso I, letra “r”, da XIV Consolidação do Regimento Interno, para uma sessão solene a realizar-se no dia 15 de outubro de 2012, às 10 horas, com a finalidade de comemorar o “Dia dos Comerciários”. Primeiro orador inscrito para falar no Pequeno Expediente, tem a palavra o nobre Deputado Rui Falcão. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Olímpio Gomes, pelo tempo regimental.

 

O SR. OLÍMPIO GOMES - PDT - Sr. Presidente em exercício, nobre Deputado Jooji Hato, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, funcionários desta Casa, telespectadores da TV Assembleia, no dia de hoje uma nova matéria do caderno Cotidiano da Folha de S. Paulo e do jornal Agora, prosseguem com a matéria bombástica, que foi apresentada no dia de ontem, com a contabilidade da facção PCC, os processos de arrecadação de valores, como se chega a uma arrecadação de 6 milhões de reais/mês, a terem mais de 80 fuzis, mais de 50 pistolas e revólveres, bombas. A matéria mostra a forma de contribuição, como estão espalhados em 123 municípios no Estado de São Paulo, com mais de 680 batizados do PCC, só na Cidade de São Paulo; e hoje a matéria prossegue.

O jornal “Folha de S. Paulo” está fazendo isso baseado em 400 páginas de documentos - que a “Folha de S. Paulo” teve conhecimento - apreendidos pela Polícia e pelo Ministério Público do Estado de São Paulo.

Hoje a matéria mostra o Livro Caixa da referida facção, falando, exatamente, na conivência e na participação de policiais, civis e militares, que estão em alguns momentos extorquindo a facção, e eles dizem até das perdas, quando têm que pagar para a Polícia e onde são relatados alguns casos, e aí as circunstâncias são gravíssimas. Se temos organização criminosa, o meu entendimento é que na medida em que a Polícia identificou o “modus operandi”, conseguiu, através das informações contidas nessas 400 páginas, mapear os 1343 marginais que estão fora dos presídios que comporiam os quadros dessa facção.

Isso é uma bordoada na moleira da facção. Se a Polícia tem essas informações, e as operações estão sendo feitas, uma série de reveses tem acontecido, quem não reage à prisão é preso, quem, ao contrário, reage à prisão, muitas vezes sai ferido, ou sai morto - uma verdadeira guerra.

O Governo e a Secretaria de Segurança Pública não têm se posicionado, possivelmente por estratégia. Mas essa nova matéria da “Folha de S. Paulo” traz um não ovo foco de preocupação, que são as apurações que devem ser feitas e com extremo rigor, da participação e conivência de policiais, que deveriam estar investigando, dando proteção ostensiva à população, abordando e prendendo marginais.

E a matéria da “Folha de S. Paulo” traz alguns casos, algumas circunstâncias, e até os valores que foram pagos para que fosse liberada a carga de droga apreendida, para que fosse liberado o marginal; e a contabilidade da facção coloca isso como perda - “tivemos a perda”. Quando falam “tivemos a perda” é que tiveram, literalmente, que “pagar o pau” (dar propina) para a Polícia.

Aqui nós só torcemos para que o sistema de segurança pública dê certo. Costumo dizer que quando falamos de Segurança, ninguém torce para o jacaré em filme de Tarzan. Nós torcemos para dar certo; estamos aqui para apoiar todas as iniciativas positivas. Nesse momento, estamos carecendo de iniciativas positivas: incentivo às forças policiais, reforço às forças policiais, incentivo aos funcionários do Sistema Prisional, depuração interna para tirarmos, cada vez mais, policiais. Não é só a questão do corrupto porque aceitou dinheiro, não, é porque é pior do que qualquer um desses criminosos. Policial que vira, muda de lado e se associa a uma facção semelhante ao PCC que arrecada para matar policiais e para fazer girar o tráfico de entorpecentes, é o pior tipo de canalha no mundo. Esse não deveria estar na polícia, nem no mundo!

Já enterramos 73 PMs este ano, a grande maioria executados: três policiais civis, sendo dois delegados de polícia e 16 agentes penitenciários. E aí tomamos conhecimento pela imprensa de que há uma contabilidade falando em se “pagar pau” para policial que ajuda a facção PCC.

É preciso que realmente se fortaleça a Corregedoria, se estimule a denúncia pelo 181 e que cada policial decente neste Estado, que é a grande e esmagadora maioria na Polícia Civil e na Polícia Militar, não aceite que possa existir ao seu lado um canalha que está vendendo a sua própria morte. Ajude a identificar! Normalmente quem prende o mau policial, o policial criminoso, não é juiz, promotor, ninguém da imprensa, ninguém da área política e nem o governador, quem prende o mau policial, o indivíduo que se comporta como bandido, é o bom policial.

Fica aqui o meu alerta aos bons policiais: temos alguns malditos que usam a carteira e o uniforme de Polícia que estão nos vendendo para a marginália. É preciso identificá-los e fazer com que eles sejam retirados de circulação, de uma forma ou de outra. Mas precisam ser retirados de circulação. Muito obrigado pela tolerância, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Srs. Deputados e Sras. Deputadas, tem a palavra o nobre Deputado Antonio Salim Curiati. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado João Antonio. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Vitor Sapienza. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Zico Prado. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Bittencourt. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Luiz Claudio Marcolino.

 

O SR. LUIZ CLAUDIO MARCOLINO - PT - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, funcionários desta Casa e telespectadores da TV Alesp, hoje, é com muito pesar que viemos a esta tribuna, pois o Partido dos Trabalhadores do Diretório Zonal da Capela do Socorro, está em luto porque faleceu na noite de ontem, dia 1º de outubro, o nosso querido companheiro e amigo, Josanias Castanha Braga, o Testa, Presidente do Diretório Zonal da Capela do Socorro. O senhor Josanias foi uma pessoa muito conhecida não só aqui na própria Assembleia Legislativa, porque ele foi um dos defensores, inclusive com outros Deputados, da densidade da construção da “Tribuna Popular.” Esse companheiro, o Testa, foi uma pessoa que sempre defendeu muito na nossa região, a Capela do Socorro, se estendendo à região de Parelheiros, Grajaú e Varginha não só a extensão da linha do trem até Parelheiros, mas a questão do Hospital do Grajaú. Ele foi um líder comunitário nas ações sociais na nossa região da Capela do Socorro, inclusive foi um militante que fez parte do agrupamento político do nosso nobre Deputado Enio Tato, Deputado Estadual da Capela do Socorro.

No dia de ontem, o nosso amigo Josanias Castanha Braga, o Testa, e também a Elaine Mingarelli, esposa do Claudio Mingarelli, Secretário-Geral do Partido dos Trabalhadores da Capela do Socorro, faleceram em uma tragédia ocorrida na Marginal Tietê, em que um caminhão desgovernado passou por cima do carro no qual estavam.

Rapidamente, Sr. Presidente, eu gostaria que fosse feita a exibição do trecho de um vídeo onde mostra a participação ativa que o Testa tinha aqui na “Tribuna Popular.” Ele sempre foi um guerreiro das lutas sociais na Capela do Socorro, Zona Sul da nossa Cidade.

 

* * *

 

- É feita a exibição do vídeo.

 

* * *

 

Sr. Presidente, essa foi a nossa homenagem a esse grande lutador da Capela do Socorro, inclusive das ações que ele sempre defendeu na região: a questão da moradia e do trem até o Varginha, projeto que de fato sairá do papel para os próximos meses, para o próximo ano. Ele ainda trabalha em prol da extensão do trem até a região de Parelheiros e o trem turístico chegando até a região da Baixada Santista. Além disso, um grande debate foi colocado por ele e pela população de Parelheiros: um hospital que foi anunciado em momentos anteriores e até hoje não foi entregue à população.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Carlos Cezar.

 

* * *

 

Essa luta que era do nosso Presidente do Diretório Zonal, Testa, também é uma luta do nosso mandato e do Deputado Enio Tatto, a qual iremos continuar, pois ela também é uma luta dos moradores da Capela do Socorro, da região de Parelheiros.

A luta e as ações continuam porque o Testa sempre foi um defensor, e essas bandeiras ficarão vivas durante os próximos anos.

Amanhã, haverá o sepultamento do Josanias Castanha Braga, o Testa, às 10h30min, no Cemitério Congonhas, na Rua Ministro Álvaro de Souza Lima, 101, Jardim Marajoara, São Paulo. E Elaine Mingarelli será sepultada também amanhã, às 8 horas, no Cemitério Campo Grande, Av. Nossa Senhora do Sabará, 371, Campo Grande, São Paulo. Então a esses dois grandes lutadores as nossas considerações pela luta a favor da Capela do Socorro. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS CEZAR - PSB - Tem a palavra o nobre Deputado Carlos Giannazi. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Jooji Hato.

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, nobre Deputado Carlos Cezar, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, telespectadores da TV Assembleia, venho à tribuna sempre que possível e sempre pedindo o controle de dois pilares que sustentam a violência. O primeiro é o do álcool e das drogas, um pilar difícil de se controlar, mas possível. O álcool é uma droga oficializada, que serve de porta para o crack e para o oxi. O outro pilar é formado pelas armas, que são contrabandeadas, roubadas, com numeração raspada, armas ilegais que estão nas mãos de marginais, em sua maioria.

Fiquei muito feliz, porque faz mais ou menos um ano e meio que assomamos à tribuna dizendo que a PM, as Polícias têm que fazer blitz para desarmamento e parece que fomos ouvidos, ou talvez não, mas pelo menos foi feita uma mega blitz no Estado inteiro, dia 27, quinta-feira. Essa blitz começou à tarde e foi até o final da noite, e a Polícia conseguiu examinar 64.291 pessoas, quase 65 mil em todo o Estado. E qual foi o resultado? Para mim foi altamente positivo; foram detidas 252 pessoas, 180 adultos, 72 adolescentes, pessoas que eventualmente poderiam praticar um delito, mas a Polícia, fazendo essa prevenção, mudou o quadro. Não sei quantas armas foram apreendidas. Para que não aconteça o que vou exibir aqui, gostaria que a Polícia continuasse fazendo blitz para o desarmamento.

 

* * *

 

- É feita a exibição.

 

* * *

 

Não acredito que o Governador Geraldo Alckmin concorde que 15% de aumento no latrocínio, na criminalidade seja algo normal. Acho que o delegado-geral está completamente errado, talvez esteja em outro planeta. Infelizmente o delegado disse que 15% é algo normal! Não acredito que nem o Secretário de Segurança e nem o Governador pensem assim, mas é um subordinado ao Governador e ao Secretário que está falando algo com que não concordamos.

Mas quero parabenizar o Governador Geraldo Alckmin por essa mega operação, mega blitz que foi atrás de pessoas que roubam bancos, explodem caixas eletrônicos, roubam carros, assaltam pessoas. O Governador não pode permitir que o tráfico de drogas e o consumo continuem nesse patamar, assim como o Governo Federal também. Fui professor, dei aula em escola estadual, como na A. E. Carvalho, no Colégio Estadual Milton Cruzeiro, e vi matar uma professora, também uma moça de 21 anos que estava saindo de sua casa com o namorado e foi morta no carro do namorado por marginais. A situação é essa.

Proponho ao Governador e ao Secretário de Educação que nas escolas tenhamos detectores de metais - mais barato que câmeras - e um policial na porta de cada escola. Não adianta a Ronda Escolar, porque quando o carro vira a esquina o marginal invade a escola, agride os alunos, ou há vendedores que vendem o que não devem, como por exemplo, drogas. O policial, estando na porta da escola, vai conhecer os pais, os alunos, como acontece em qualquer país de primeiro mundo. Na Europa, no Oriente, o policial não usa arma; apenas um cassetete, policia o quarteirão, conhece todo o entorno. Quando aparece um estranho, ele já sabe. Isso sai muito mais barato para o Estado.

Portanto peço ao Sr. Governador, Dr. Geraldo Alckmin, que coloque um policial em cada escola estadual e que o novo prefeito de São Paulo também se comprometa com isso. Já pedi ao meu candidato que faça isso, se for eleito, e será, para que todos os alunos e professores sejam protegidos. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS CEZAR - PSB - Srs. Deputados, Sras. Deputadas, esgotada a lista de oradores inscritos para falar no Pequeno Expediente, vamos passar à Lista Suplementar.

Tem a palavra o nobre Deputado Simão Pedro. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Rui Falcão. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Edson Ferrarini. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Enio Tatto. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Dilmo dos Santos. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Luiz Carlos Gondim.

 

O SR. LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente e Srs. Deputados, me chamou a atenção um comunicado da Secretaria de Segurança Pública da Saúde, no Alto Tietê, dizendo que não montarão mais o aparelho de radioterapia - o acelerador linear de partículas - no Hospital Luzia de Pinho Melo porque não dará mais tempo este ano.

Uma notícia publicada hoje no jornal “O Diário de Mogi” chama a atenção para o destino dos pacientes em tratamento de câncer. O que acontece em Mogi das Cruzes e no Alto Tietê? A Deputada Heroilma, que é da cidade de Itaquaquecetuba está aqui presente, e pode confirmar: o Hospital Flávio Isaías foi desativado porque encontraram algumas coisas diferentes.

Na inauguração do AME, Ambulatório Médico de Especialidades, quando estavam presentes o Doutor Guido e o Governador, eu disse: “Governador, por favor, existe uma necessidade de encampar o serviço de Oncologia do Hospital Dr.Flávio Isaías. Encampe esse serviço, pois não dará tempo de montar outro no Hospital Luzia de Pinho Melo, sendo que nós estamos com mil pacientes em tratamento.”

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Jooji Hato.

 

* * *

 

Naquele momento, todos ficaram pasmos porque eu falei do palanque, na inauguração do AME, exigindo o encampamento do Hospital Dr. Flávio Isaías e ainda disse que não teríamos condições de montar um serviço de radioterapia no Hospital Luzia de Pinho Melo. Mas insistiram que teriam condições sim.

Então, Senhor Governador e Secretário Guido Cerri, não vão montar porque não há tempo hábil; não tem o local ainda e mesmo que tivesse, esse aparelho teria que ter uma licitação para importação.

Mesmo que o Ministro Padilha tenha liberado 108 aparelhos para todo o Brasil, nós estamos necessitando de um aparelho, o acelerador linear de partículas, para o tratamento de todos os pacientes do Alto Tietê. Porque os pacientes que vão ao Hospital Luzia de Pinho Melo fazer uma consulta, quando precisam de cirurgias são marcadas para dois ou três meses. E assim eles enfrentam uma dificuldade intensa, ou seja, estão entrando numa fila de morte.

O senhor está decretando a morte desses pacientes. Por quê? Porque eles não iniciam o tratamento. Aqueles pacientes saem de Mogi das Cruzes, do Hospital Luzia de Pinho Melo, com diagnóstico de câncer e aonde vão fazer a radioterapia? “Ah, eles irão para o Icesp”. Mas os pacientes só são aceitos no Icesp após terem feito a cirurgia ou com o exame anatomopatológico, sendo assim, eles vem à Santa Casa de São Paulo ou vão para Itaquera.

Conclusão: os pacientes não estão sendo tratados adequadamente. Faltou vontade política, faltou interesse político para montar aquele aparelho no Hospital Luzia de Pinho Melo.

É por isso que hoje, todos os jornais e a população, estão de acordo com o que falei no AME, quando disse ao Senhor Governador que não daria tempo de montar o equipamento, que tínhamos que dar vazão a esses pacientes, pois eles precisam ser diagnosticados e iniciar a radioterapia, a quimioterapia ou fazer a cirurgia. É isso que tem que ser feito.

Mas o que estamos tendo? Pacientes com diagnóstico de câncer aguardando vagas em suas casas, ou seja, eles não iniciam o tratamento então vão falecer; alguns até sem iniciar o tratamento, mas com o diagnóstico de câncer. E outros com o diagnóstico, fizeram a cirurgia, mas não têm espaço para a radioterapia.

Então nós estamos apelando aqui, ao Governo do Estado e ao Secretário para que olhem a necessidade de montar esses serviços, com todas as condições, no Hospital Luzia de Pinho Melo para não deixar os pacientes da maneira como estão.

Para finalizar, eu queria dar aqui os parabéns aos jornais, de Mogi e região, que estão reclamando sobre essa falta de leitos para a Oncologia. Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Esta Presidência gostaria de parabenizar o nobre Deputado Luiz Carlos Gondim por sua fala, sempre preocupado com a Saúde, como profissional que é, um médico daquela região. Parabéns, nobre Deputado.

Tem a palavra o nobre Deputado Carlos Cezar.

 

O SR. CARLOS CEZAR - PSB - Sr. Presidente em exercício, nobre Deputado Jooji Hato, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, Deputado Hamilton e Deputado Gondim, hoje, venho à tribuna parabenizar o Governador Geraldo Alckmin pelos investimentos que estão sendo realizados por todo o Estado, sobretudo na área de infraestrutura, na recuperação das rodovias, principalmente das SPs, onde existe um programa da Secretaria de Transportes chamado de Revitalização e Recuperação das SPs. Nesse programa está incluso a duplicação de várias rodovias.

Na data de hoje, o Governador Geraldo Alckmin esteve na cidade de Sorocaba, numa região muito importante daquela cidade, para iniciar as obras de duplicação da SP 79, conhecida como Avenida Paraná, que liga algumas cidades importantes. Entre elas, o trecho que liga Itu a Sorocaba, passando por uma região importante de nossa cidade, a região do Éden e Cajuru.

Sr. Presidente, eu servi essa cidade como Vereador por dois mandatos e acompanhei de perto a luta daquela população. Para termos uma idéia, esses dois bairros da cidade de Sorocaba, Éden e Cajuru, correspondem a mais de 60% da arrecadação do nosso município. É um bairro muito importante, pois a cidade de Sorocaba hoje tem 600 mil habitantes, dos quais 200 mil residem na Zona Norte. Portanto, é uma região muito importante, mas infelizmente tinha uma estrada que cortava o bairro, que transportava riquezas do nosso município, mas era de mão única.

Então, o passo que demos hoje, o início das obras, é muito importante e tão sonhado para aquela comunidade do Éden e Cajuru. Eu pude acompanhar os trabalhos de perto, inclusive de um grande companheiro meu, o Vereador João Donizeti Silvestre, vereador da cidade de Sorocaba, e também um batalhador e sonhador por essa duplicação.

Fico feliz ainda, por saber que é uma luta antiga de toda aquela comunidade de Sorocaba que tem 358 anos de fundação. É uma luta antiga daquela comunidade e vários parlamentares, inclusive desta Casa, por exemplo, as Deputadas Rita Passos e Maria Lúcia Amary. Eu fico feliz por termos chegado agora e também pelo meu conterrâneo, o Deputado Hamilton Pereira.

Podemos ver acontecer agora efetivamente, a realização desse grande sonho. Na verdade é uma estrada que contará com mais de 23 quilômetros de ciclovia, ou seja, não investirá só em segurança, mas também em qualidade de vida, no transporte acessível para os trabalhadores daquela região, que é a zona industrial da cidade, onde estão localizadas as empresas.

Com muita alegria, quero dessa tribuna exaltar toda a população de Sorocaba, principalmente da região do Éden e Cajuru que hoje devem comemorar o tão sonhado início dessas obras.

Hoje também foi anunciado, e deveremos ter em alguns meses a licitação completa da SP 264, uma rodovia também importante que liga Sorocaba a Salto de Pirapora. Hoje foi anunciado que teremos nessa rodovia mais de 20 mil carros de VDM, ou seja, uma rodovia que já está extremamente congestionada.

Então não teremos apenas a duplicação, Deputado Hamilton, mas foi anunciado hoje que teremos a triplicação daquela avenida. Será uma avenida triplicada, alargada, principalmente nos seus primeiros seis quilômetros e depois dos onze quilômetros em diante aí, sim, terá uma duplicação.

Além desses investimentos, temos também a Faria Lima, na região de Barretos, enfim, várias rodovias que estão recebendo investimentos. O anúncio da nova escola técnica para Sorocaba, que vai ser um avanço para a nossa cidade. A construção de mais um posto tecnológico no aeroporto, que está acontecendo por meio da Embraer, um pólo de manutenção de aeronaves.

Sorocaba está vivendo um momento pujante e tenho certeza de que esta Casa, que tem colaborado efetivamente para que o Governador desempenhe essas ações, continuará colaborando para que o fim do nosso trabalho seja ver a população atendida. Não adiantaria nada trabalharmos, debatermos, pedirmos, requerermos, indicarmos, se a população não fosse atendida.

É um momento de muita alegria quando, efetivamente, vemos que as pessoas estão sendo atendidas. Agora, teremos para Sorocaba a chegada de mais um AME - Ambulatório Médico de Especialidades, ou seja, são avanços que trazem qualidade de vida, segurança e mais condições para se ter saúde.

Portanto, quero parabenizar o Governador Geraldo Alckmin, o Secretário de Transportes e, sobretudo, a população de Sorocaba. Que Deus abençoe a todos, abundantemente. Muito obrigado.

 

O Sr. Presidente - Jooji Hato - PMDB - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, tem a palavra o nobre Deputado Olímpio Gomes.

 

O SR. Olímpio Gomes - PDT - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, funcionários desta Casa, nem estaria usando a tribuna, já que me encontrava cumprindo minhas obrigações como deputado e membro da Comissão de Relações do Trabalho desta Casa.

  Fui chamado para uma reunião junto às instalações da TV Alesp, com representantes do sindicato dos funcionários e algumas dezenas de funcionários, tendo em vista algumas situações em que, criminosamente, não se cumpre a legislação trabalhista dentro da Assembleia Legislativa. Essa reunião não foi só com funcionários e deputados, mas também com a direção da Fundac, que tem o seu presidente, ou dono, ou sei lá eu o quê. Pela lei, fundação não tem dono, mas parece que essa tem. Também o Coronel Pinhata, Secretário-Geral de Administração, para mediar uma situação de direitos trabalhistas que não estão sendo cumpridos nesse contrato.

  Um funcionário reclamou disso no dia 20 e demitiram-no por justa causa, aqui, na Assembleia. Sr. Presidente, como V. Exa. é o 4º Secretário, vou pedir mais uma intervenção a Vossa Excelência. É um absurdo, o sujeito reclamou que estava recebendo a menos. E mais: no pagamento dos seus direitos, após ser mandado embora agora por justa causa, reconheceram que realmente deixavam de pagar - e para ele pagaram! E tem mais: para uma série de funcionários não se está pagando! E foi dito para o sindicato: “É a Assembleia que está devendo para nós...” Agora, somos nós, da Assembleia, que estamos devendo para a Fundac! São 52 mil reais de diferença.

  Presidente Barros Munhoz, 1º Secretário, Coronel Pinhata - se puder achar na sua agenda, porque disseram que não tinha agenda com o Coronel Pinhata. Quando me falaram dessa reunião, desmarquei tudo o que pudesse ter porque, se estamos na Assembleia Legislativa e funcionários estão com seus direitos trabalhistas lesados, a nossa obrigação começa aqui dentro. Fui para a reunião; mais de 30 funcionários presentes; o sindicato presente. O Dr. Serafim e o Coronel Pinhata não têm tempo na agenda. Quando será essa agenda? Tem eleições no domingo... Teria que estar fazendo o expediente da Casa? Não tem agenda...

  A Fundac está questionando que a Assembleia Legislativa esteja devendo 52 mil reais, e está dizendo para o sindicato: “Reconhecemos que estamos lesando vocês, mas, na hora em que a Assembleia pagar para a gente, a gente paga para vocês...” E o contrato? Conheço muito bem esse contrato, que tem planilha de recursos humanos, número de funcionários que tem que ter, planilha de equipamentos. Está ali, é um contrato maravilhoso para qualquer um prestar esse tipo de serviço.

  Pior do que tudo isso é que essa situação está se passando há 12 dias. Marcada a reunião, o tonto do deputado da Comissão de Relações do Trabalho aqui, o idiota do Deputado Olímpio Gomes vai lá. O coronel, que é o SGA, não tem agenda; o dono ou presidente da fundação não tem agenda. Os funcionários lesados, um funcionário demitido por justa causa porque se queixou. Se for um mau funcionário, a interpretação é da empresa, mas se é porque se queixou de algo que é ilegal e irregular diante da legislação, onde estão se tungando horas dos funcionários, isso é um absurdo.

  Estou fazendo esse apelo público ao Presidente, ao 1º Secretário, que é o gestor de contratos, a todos os representantes da Mesa, a todos os líderes partidários. Espero que não tenha que pedir uma auditoria do Ministério Público do Trabalho dentro da Assembleia Legislativa. Mas, se for preciso, podem ter a certeza de que o farei.

  Não vamos ter uma segunda reunião marcada com os funcionários? Vão ficar os funcionários e o tonto do deputado, porque o coronel e o dirigente da prestadora de serviços, da contratada, não tiveram tempo nas suas agendas para nos atender.

  Obrigado.

 

                O SR. Olímpio Gomes - PDT - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, solicito o levantamento da presente sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - - Jooji Hato - PMDB - É regimental o pedido de Vossa Excelência, nobre Deputado Olímpio Gomes.

Esta Presidência, que faz parte da Mesa Diretora, com certeza absoluta, diz a V. Exa. que o Presidente efetivo desta Casa, Deputado Barros Munhoz, creio que também o 1º Secretário, não estejam sabendo desse fato. Sabendo disso, como democratas, como parlamentares, numa Casa de Leis, certamente irão tomar as devidas providências. Se não o fizerem, com certeza absoluta, toda a Mesa Diretora o fará.

De qualquer forma, nenhuma injustiça deve acontecer nesta Casa, uma Casa de Leis democrática, como é a Assembleia Legislativa, o maior Parlamento do Hemisfério Sul.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, esta Presidência vai levantar a sessão. Antes, porém, convoca V. Exas. para a Sessão Ordinária de amanhã, à hora regimental, com a mesma Ordem do Dia de hoje.

Está levantada a sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 15 horas e 19 minutos.

 

* * *