09 DE OUTUBRO DE 2009

140ª SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidentes: SAMUEL MOREIRA e OLÍMPIO GOMES

 

Secretário: OLÍMPIO GOMES

 

 

RESUMO

PEQUENO EXPEDIENTE

001 - SAMUEL MOREIRA

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

002 - OLÍMPIO GOMES

Relata ter estado presente ao sepultamento do Cabo Correia, da Assistência Militar da Câmara Municipal de São Paulo, para prestar-lhe as últimas homenagens. Informa que o policial militar exercia a função de escolta do Presidente da Câmara. Alerta a população pelo aumento de mortes de policiais no cumprimento de seu dever.

 

003 - OLÍMPIO GOMES

Assume a Presidência.

 

004 - SAMUEL MOREIRA

Por acordo de lideranças, requer o levantamento da sessão.

 

005 - Presidente OLÍMPIO GOMES

Acolhe o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 13/10, à hora regimental, com ordem do dia. Levanta a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Samuel Moreira.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SAMUEL MOREIRA - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Convido o Sr. Deputado Olímpio Gomes para, como 1º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da matéria do Expediente.

 

O SR. 1º SECRETÁRIO - OLÍMPIO GOMES - PDT - Procede à leitura da matéria do Expediente, publicada separadamente da sessão.

 

* * *

 

- Passa-se ao

 

PEQUENO EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SAMUEL MOREIRA - PSDB - Tem a palavra o nobre Deputado Rui Falcão. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Mauro Bragato. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Fausto Figueira (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Vitor Sapienza. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Roberto Felício. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Jorge Caruso. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Milton Flávio. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Mozart Russomanno. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Simão Pedro. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Donisete Braga. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Aldo Demarchi. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Uebe Rezeck. Tem a palavra o nobre Deputado Waldir Agnello. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Edson Giriboni. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Augusto. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Eli Corrêa. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Carlinhos Almeida. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Bittencourt. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Carlos Giannazi. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Olímpio Gomes.

 

O SR. OLÍMPIO GOMES - PDT - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, telespectadores da TV Assembleia, funcionários da Casa, hoje, pela manhã, estive no Cemitério do Carmo, na zona leste de São Paulo, para prestar a última homenagem a um policial militar assassinado covardemente.

O cabo Correia exercia sua função atualmente na escolta do Presidente da Câmara Municipal de São Paulo. Saiu da sua residência ontem, às 5 horas e 30 minutos da manhã, com a sua motocicleta e se deslocava pela Radial Leste para entrar em serviço na Câmara Municipal, às 6 horas e 30 minutos da manhã.

Próximo a um semáforo da Estação Tatuapé, um indivíduo numa motocicleta simulou passar mal, simulou que teve mal súbito, uma sincope, no que o cabo Correia no seu condicionamento de policial militar, na sua condição e preparo profissional, no seu juramento de defender a sociedade e ajudá-lo em quaisquer circunstâncias, desembarcou da sua motocicleta para prestar socorro ao pseudocidadão que estava passando mal, o que foi suficiente para tirar a atenção do Corrêa: desembarcá-lo da sua moto no farol, momento em que o outro marginal, que dava cobertura, fez menção de se evadir com sua motocicleta. Isso acabou gerando troca de tiros e o Cabo Correia acabou sendo baleado e morto. Cabo Correia, 43 anos de idade, quatro filhos, mais um policial morto. Um cidadão, até pelo pavor da criminalidade, evita prestar socorro no trânsito com medo de ser objeto de violência, acaba quando muito ligando para o 190 ou para o Resgate, mas um policial militar jamais terá esse tipo de conduta e o Correia morreu por ter conduta típica daquele que nunca se omite em prestar socorro a um cidadão. Centenas de policiais militares, seus familiares lá estavam para dar o último adeus ao amigo. A família policial lamenta.

Fora de serviço, o número de policiais executados quase que empata com o número de dias do ano.

Também um policial militar do 13º Batalhão do centro da cidade, ontem, às 11 e 25 da manhã, saindo de uma agência bancária na Maria Marcolina foi executado porque tinha feito um saque num valor alto. Como se tratava de um saque alto, foi necessário fazer a previsão com 24 horas de antecedência e eu faço um alerta: enquanto tivermos previsão para saque, estaremos protegendo o patrimônio, o banco e o banqueiro e colocando em risco a vida daquele que vai efetuar o saque, porque quando o abordaram gritaram da rua os marginais: é “fita dada”. “Fita dada” no jargão do policial e do marginal é quando se tem a informação específica: dá o dinheiro que é “fita dada”. E mesmo entregando o valor entenderam por bem baleá-lo na frente de centenas de pessoas. E mais um jovem policial executado.

Venho aqui simplesmente alertar a população. Enquanto o Governo se omite, dizendo que são policiais azarados - azar, estão morrendo na folga, sabe-se lá no “bico” - temos um policial sendo executado quase que diariamente.

Para a população, que cobre postura de Governo e não omissão de Governo. Para a família policial o meu alerta: redobrem a cautela, redobrem a munição. Se tiver de ficar viúva, que fique a mulher do bandido e se tiver de chorar, que chore a mãe do bandido.

 

O SR. PRESIDENTE - SAMUEL MOREIRA - PSDB - Tem a palavra o nobre Deputado Vanderlei Siraque. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado André Soares. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Geraldo Vinholi. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Davi Zaia. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Antonio Mentor. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Luis Carlos Gondim. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Hamilton Pereira. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Edson Ferrarini. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Marcos Martins. (Pausa.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Olímpio Gomes.

 

* * *

 

O SR. SAMUEL MOREIRA - PSDB - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, solicito o levantamento da presente sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, ela presidência vai levantar a presente sessão. Antes, porém, convoca V. Exas. para a Sessão Ordinária de 13 de outubro, à hora regimental, com a mesma Ordem do dia da Sessão Ordinária nº 139.

Está levanta da presente sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 14 horas e 50 minutos.

 

* * *