http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

06 DE DEZEMBRO DE 2011

150ª SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidentes: JOOJI HATO, DONISETE BRAGA, CARLOS GIANNAZI, JOÃO ANTONIO e BARROS MUNHOZ

 

Secretário: DONISETE BRAGA

 

RESUMO

PEQUENO EXPEDIENTE

001 - JOOJI HATO

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

002 - DONISETE BRAGA

Informa que, em 05/12, foi inaugurada exposição fotográfica itinerante a respeito de crianças desaparecidas no Estado de São Paulo. Comunica que a iniciativa é sua e do Deputado Hamilton Pereira. Lembra que as fotos deverão ficar expostas até o dia 09/12, no Hall Monumental desta Casa. Apresenta reportagem do programa "Bom Dia São Paulo" sobre o assunto.

 

003 - DONISETE BRAGA

Assume a Presidência.

 

004 - JOOJI HATO

Defende a sanção, pelo Governador, de projeto de lei, de sua autoria, que proíbe a prática de garupa em motocicletas. Enfatiza que a lei poderia salvar vidas. Lembra a realização de homenagem, em jogo final do Campeonato Brasileiro, no Pacaembu, ao ex-jogador Sócrates, falecido em 04/12. Comunica a execução de capitão da Polícia Militar, baleado na Avenida Politécnica, próximo à USP. Informa ter o apoio do coronel Camilo, Comandante da Polícia Militar de São Paulo, em relação ao projeto de lei conhecido por "Moto sem Garupa". Defende a legalidade da matéria.

 

005 - OLÍMPIO GOMES

Apela ao Governador pelo encaminhamento, a esta Casa, de projeto de lei que versa sobre a carreira dos pesquisadores científicos do Estado de São Paulo. Comunica que, hoje, representantes da categoria deveriam participar de reunião do Colégio de Líderes deste Legislativo.

 

006 - JOOJI HATO

Assume a Presidência.

 

007 - CARLOS GIANNAZI

Comenta matéria, do jornal "Folha de S. Paulo" a respeito de decisão do Conselho Nacional de Justiça em investigar o salário recebido pelos desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo. Critica corte orçamentário do Governador Geraldo Alckmin ao Poder Judiciário. Lamenta que a redução orçamentária deverá prejudicar o funcionamento da Vara da Criança e do Adolescente e a reposição salarial dos servidores públicos do Tribunal de Justiça. Defende transparência na administração da Justiça. Manifesta apoio à luta dos pesquisadores científicos por plano de carreira da categoria.

 

008 - CARLOS GIANNAZI

Assume a Presidência.

 

009 - JOOJI HATO

Defende a sanção, pelo Governador Geraldo Alckmin, de projeto de lei, de sua autoria, conhecido por "moto sem garupa". Comenta programa da TV Globo "Profissão Repórter", que tratou do tema. Justifica a legalidade da matéria. Lembra demais projetos, de sua autoria, aprovados enquanto vereador da Câmara Municipal de São Paulo, como a "lei seca" e a "lei de silêncio". Destaca matéria do jornal "O Estado de S. Paulo" sobre o crescimento do número de acidentes automobilísticos envolvendo motocicletas.

 

010 - JOOJI HATO

Assume a Presidência.

 

011 - DONISETE BRAGA

Cumprimenta os servidores da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, presentes nas galerias. Defende a aprovação de projeto de lei de interesse da categoria. Informa a presença, nesta Casa, do Dr. Antonio Malheiros, Coordenador da Infância e Juventude do Ministério Público do Estado de São Paulo, a fim de debater verbas orçamentárias para programa de combate ao crack do Tribunal de Justiça, realizado na Cracolandia. Pede distribuição orçamentária justa e equânime no Estado de São Paulo.

 

012 - DONISETE BRAGA

Solicita a suspensão dos trabalhos até as 16 horas e 30 minutos, por acordo de lideranças.

 

013 - Presidente JOOJI HATO

Defere o pedido e suspende a sessão às 15h18min; reabrindo-a às 16h29min.

 

014 - DONISETE BRAGA

Pelo art. 82, elogia as audiências públicas sobre o projeto que trata do orçamento. Destaca a importância suprapartidária da matéria. Fala do clamor dos prefeitos com relação às santas casas. Aponta dificuldades da Saúde na região da Alta Paulista. Informa a inauguração de unidade de pronto atendimento, em Mauá, que deve contar com a presença do ministro Alexandre Padilha. Pede ao Executivo paulista que seja inaugurado Ambulatório Médico de Especialidade na cidade.

 

015 - CARLÃO PIGNATARI

Para comunicação, apela ao Deputado Donisete Braga para que faça gestões com a Presidente Dilma Rousseff pela aprovação da PEC federal nº 29 que aumenta verbas para a Saúde.

 

016 - DONISETE BRAGA

Para comunicação, afirma que são republicanas as atitudes da Presidente Dilma Rousseff. Questiona ações do PSDB no que tange à Saúde. Lembra que AME de Mauá espera inauguração.

 

017 - CARLÃO PIGNATARI

Para comunicação, informa que o programa "Rede Cegonha" só criou uma unidade na cidade de Campinas. Cita dificuldades na Saúde, especialmente quanto às urgências e emergências. Considera que há mais discurso que ação nas gestões do PT.

 

018 - JOÃO PAULO RILLO

Para comunicação, sugere ao Deputado Carlão Pignatari que fizesse comparações quanto á destinação de verbas para Araçatuba na gestão do ex-Presidente Fernando Henrique e nas administrações Lula e Dilma Rousseff.

 

019 - CARLÃO PIGNATARI

Para comunicação, argumenta que a Saúde não é prioridade da gestão Dilma Rousseff.

 

020 - DONISETE BRAGA

Para comunicação, lembra que o Governador Geraldo Alckmin anunciou que destinaria seis bilhões de reais para a Região do ABC. Informa que, até agora, nenhum contrato foi assinado. Elogia a administração da Presidente Dilma Rousseff.

 

021 - JOÃO ANTONIO

Assume a Presidência.

 

022 - CARLÃO PIGNATARI

Para reclamação, reitera que a Saúde não é prioridade do Governo Federal. Reclama verbas federais para as entidades filantrópicas.

 

023 - ANTONIO MENTOR

Para comunicação, recorda a votação da CPMF. Recorda desvios de recursos federais para a Saúde em gestão tucana. Faz comentários sobre a gestão Dilma Rousseff. Questiona a administração da cidade de Americana, administrada pelo PSDB.

 

024 - JOOJI HATO

Para comunicação, ressalta a prioridade da Saúde. Lembra que faltam recursos para o setor. Lamenta o aumento da violência provocado pelas drogas. Cita necessidades de UTIs.

 

025 - CARLÃO PIGNATARI

Para reclamação, responde ao Deputado Antonio Mentor. Informa necessidades da Saúde na cidade de Votuporanga. Pede empenho para a destinação de quatro milhões de reais de verbas federais para a cidade.

 

026 - DONISETE BRAGA

Para reclamação, argumenta que a saúde é tema prioritário da Presidente Dilma Rousseff, especialmente no que tange ao fortalecimento do SUS.

 

027 - CARLOS BEZERRA JR.

Para comunicação, recorda a sessão solene, ontem, sobre a entrega do Prêmio Santo Dias. Elogia a atuação dos integrantes da Comissão de Direitos Humanos, da qual é vice-presidente. Afirma que, pela primeira, houve o reconhecimento da contribuição evangélica, com a concessão de um dos prêmios.

 

028 - ANTONIO MENTOR

Para comunicação, comenta a distribuição de verbas federais relativas à Saúde. Questiona ações do Executivo paulista quanto ao setor.

 

029 - LUIZ CARLOS GONDIM

Pelo art. 82, dá conhecimento de requerimento de informações ao Secretário de Estado da Saúde sobre a desativação do Centro de Tratamento Intensivo de Ferraz de Vasconcelos. Afirma que a unidade é referência no planejamento familiar. Cita projeto de lei de sua autoria sobre a "vaga zero para pacientes de câncer". Fala sobre as dificuldades enfrentadas pelos pacientes. Apela ao Ministério da Saúde nessa direção.

 

030 - JOOJI HATO

Pelo art. 82, apresenta reportagem exibida no Programa Profissão Repórter, da TV Globo, sobre abusos cometidos por motociclistas em vias públicas. Acrescenta que, em uma década, 65 mil brasileiros foram mortos em acidentes de motos. Fala de sua expectativa quanto à sanção do projeto, pelo Governador Geraldo Alckmin.

 

031 - SEBASTIÃO SANTOS

Pelo art. 82, tece comentários acerca de PL 710/11, de sua autoria, que proíbe o uso de som em postos de combustível de São Paulo. Explica que esses locais são usados como pontos de lazer de jovens. Acrescenta que o cenário facilita a venda de drogas e a presença de traficantes. Pede o apoio dos demais Parlamentares para a apreciação da matéria.

 

032 - JOOJI HATO

Assume a Presidência.

 

033 - SEBASTIÃO SANTOS

Requer a suspensão dos trabalhos até as 18 horas, por acordo de lideranças.

 

034 - Presidente JOOJI HATO

Defere o pedido e suspende a sessão às 17h19min.

 

035 - Presidente BARROS MUNHOZ

Assume a Presidência e reabre a sessão às 18 horas.

 

036 - ENIO TATTO

Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.

 

037 - Presidente BARROS MUNHOZ

Registra a solicitação. Convoca sessão extraordinária a realizar-se hoje, às 19 horas. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 07/12, à hora regimental, com ordem do dia. Levanta a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Jooji Hato.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Convido o Sr. Deputado Donisete Braga para, como 1º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da matéria do Expediente.

 

O SR. 1º SECRETÁRIO - DONISETE BRAGA - PT - Procede à leitura da matéria do Expediente, publicada separadamente da sessão.

 

* * *

 

- Passa-se ao

 

PEQUENO EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Srs. Deputados e Sras. Deputadas, tem a palavra o primeiro orador inscrito, nobre Deputado Alex Manente. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Luiz Cláudio Marcolino. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Rui Falcão. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Geraldo Vinholi. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Itamar Borges. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Edson Ferrarini. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Carlão Pignatari. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Olímpio Gomes. (Pausa) Tem a palavra o nobre Deputado Vitor Sapienza. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Donisete Braga, pelo tempo regimental.

 

O SR. DONISETE BRAGA - PT - Sr. Presidente, nobre Deputado Jooji Hato, eu quero cumprimentar os servidores, o meu colega Deputado João Antonio aqui no plenário, e saudar o telespectador que nos assiste através da TV Assembleia Legislativa.

Sr. Presidente, eu e meu colega Deputado Hamilton Pereira estamos realizando uma “Exposição Fotográfica Itinerante de Crianças Desaparecidas” no Estado de São Paulo, que iniciou-se ontem e ficará até o dia 9 deste mês.

Inclusive, ontem, nós ouvimos o depoimento emocionado de duas mães, tanto da Vera Lúcia como da Ivanise, que há muitos anos tem as filhas desaparecidas.

Ao realizarmos essa exposição, queremos estabelecer um marco de discussão e informação com relação às pessoas desaparecidas em nosso Estado, uma vez que a média estabelecida, Deputado Jooji Hato, é que por dia desaparecem 11 pessoas.

Temos em São Paulo, de 2008 até o momento, 12 mil pessoas desaparecidas. Quero salientar que o Deputado Hamilton tem um projeto de lei que tramita neste Parlamento com o objetivo de estabelecer um processo de atualização de informação oficial com relação às pessoas desaparecidas no Estado de São Paulo.

Quero agradecer a parceria com o Deputado Hamilton Pereira, com as “Mães da Sé”, com a Fundação Criança de São Bernardo. Contamos ontem com as presenças do presidente da Fundação Dr. Arial Castro; do Dr. Rafael, que é delegado e tem debatido este tema, e da Dra. Maria Lucinda, que é juíza da Promotoria da Infância e da Juventude de Santo André.

Hoje, o “Bom dia São Paulo” fez uma matéria sobre esse tema que estou tratando neste momento com o telespectador da TV Assembleia, e quero compartilhar o vídeo para que todos possam compreender a importância deste tema.

 

* * *

 

- É feita a exibição do vídeo.

 

* * *

 

Sr. Presidente, passo a ler o conteúdo do folder do evento para que conste nos Anais da Assembleia Legislativa:

“São Paulo registra 9 mil desaparecimentos por ano

O desaparecimento de crianças e adolescentes é um problema que aflige muitas famílias, pelos mais diferentes motivos. As causas mais comuns são: fuga do lar, principalmente por maus-tratos, violência sexual e negligência, sequestro, subtrações, tráfico de pessoas, envolvimento com drogas, problemas de saúde, como perda de memória, entre outros.

No Estado de São Paulo, 9 mil crianças desaparecem por ano, sendo que 3% dos casos são de subtração de incapazes.

Um dado extremamente triste é que 15% nunca mais voltam para casa. Só na região do Grande ABC paulista, 596 crianças e adolescentes desapareceram em 2010. No Brasil, estimativas apontam que atualmente mais de 50 mil crianças estão desaparecidas.

Aos Poderes Públicos cabe ampliar as ações e estratégias de proteção e localização de crianças e adolescentes desaparecidos. Um passo importante foi a criação do Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas, hoje a porta de entrada para inserção de informações sobre pessoas desaparecidas e seu encaminhamento junto aos órgãos competentes. Mas, há muito ainda a ser feito.

O que fazer em caso de Desaparecimento de Crianças e Adolescentes

Registrar Boletim de Ocorrência (BO), imediatamente, na delegacia mais próxima de sua residência. Lembre-se de que não há necessidade de aguardar 24 horas.

Importante:

A Lei 11.259/05, que alterou o art. 208 do Estatuto da Criança e do Adolescente, determina que as autoridades policiais registrem a ocorrência e iniciem imediatamente as buscas.

Levar uma foto recente da criança e fornecer à autoridade detalhes sobre a vestimenta da criança, lugares que gosta de frequentar e comportamento.

Procurar o Conselho Tutelar mais próximo.

Onde procurar ajuda

Delegacia de Pessoas Desaparecidas (DHPP)

Rua Brigadeiro Tobias, 527, 3º andar, Luz – SP

Telefones: (11) 3311-3262 / (11) 3311-3543

E-mail: pessoasdesaparecidas@ssp.sp.gov.br

Disque 100

Disque 181

Polícia Militar 190

http://www.desaparecidos.mj.gov.br”

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Srs. Deputados e Sras. Deputadas, tem a palavra o nobre Deputado Enio Tatto. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Celso Giglio. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Antonio Salim Curiati. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Zico Prado. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Reinaldo Alguz. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Hamilton Pereira. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado João Antonio. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Marco Aurélio. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Simão Pedro. (Pausa)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Donisete Braga.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - DONISETE BRAGA - PT - Srs. Deputados e Sras. Deputadas, tem a palavra o nobre Deputado José Bittencourt. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Carlos Giannazi. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Jooji Hato.

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados e telespectadores, todas as vezes que tenho oportunidade eu assomo a essa tribuna, mas infelizmente hoje trago más notícias, que nos constrange e deixa em cada um de nós uma reflexão. Aproxima-se o Natal e a abertura de um novo ano, e eu gostaria que este curso fosse mudado.

Há alguns dias, trouxe a infeliz notícia de um acidente envolvendo uma senhora que estava grávida e o seu esposo. A tragédia aconteceu na Marginal Pinheiros junto a Ponte João Dias, o piloto faleceu no local e a esposa gestante foi levada ao Hospital das Clínicas, entrou rapidamente em processo cirúrgico para que ela e a criança fossem salvas, mas infelizmente os médicos não conseguiram salvá-las. Passado este episódio assomei a tribuna novamente para dizer que garupas de moto assaltaram algumas pessoas e balearam quatro delas, este episódio ocorreu coincidentemente às 19 horas, mesmo horário que essa senhora grávida faleceu. Meu caro Deputado Ulysses Tassinari, médico como eu, nós, profissionais de Medicina, temos que preservar a vida e o nosso objetivo maior é preservar a vida do piloto e, principalmente, dos garupas de moto.

No último domingo, em que o Corinthians foi campeão brasileiro e com o Pacaembu cheio, houve uma homenagem belíssima ao Dr. Sócrates, que infelizmente faleceu ainda muito jovem. Os corintianos prestaram uma grande homenagem a esse jogador que jamais será esquecido. No momento final da partida entre Corinthians e Palmeiras, lá em Osasco um garupa de moto matava quatro pessoas, meu caro Deputado Major Olímpio Gomes. Infelizmente a nossa lei não alcançaria a cidade de Osasco, pois a lei da moto sem garupa que foi aprovada nesta Casa, poupa cidades com um número inferior a 1 milhão de habitantes. Nós acreditamos nesta lei e tivemos que ceder a algumas exigências para que pudéssemos aprová-la, pelo menos, nos dias úteis, nas cidades com número superior a 1 milhão de habitantes, que possuem um trânsito caótico, com movimentação financeira e comercial aguda e onde os acidentes e assaltos estão mais presentes. Mas o ideal seria que esta lei fosse aplicada em todas as cidades e sem restrição de dias e horários.

Digo ao nobre Deputado Major Olímpio Gomes que tivemos uma triste notícia envolvendo um capitão, vosso colega da Polícia Militar, que foi baleado covardemente por bandidos que estavam em duas motos. Este episódio aconteceu na Av. Politécnica, Zona Oeste da capital, a 6 km da maior universidade deste País, a USP. Esses homens atiraram no capitão, que já estava dominado por eles, porque confiam na agilidade da fuga que a motocicleta proporcionará. Segundo testemunhas, o policial não reagiu. “Ele já estava no chão” disse o representante comercial, Mário Sérgio de Andrade, que ainda foi assaltado pelos bandidos que levaram R$1.000,00 do representante e 150 maços de cigarros do posto de gasolina em que se encontravam. Fizeram um rapa! O quarteto fugiu em duas motocicletas, a polícia os perseguiu, mas devido a agilidade da moto conseguiram escapar.

Logo após a aprovação do nosso projeto, eu procurei o Comandante Camilo para que nos ajudasse junto ao Governador para que essa lei seja sancionada. O Comandante me disse que tudo o que ajuda a PM a manter a segurança é bem-vindo. Eu não poderia esperar outra reação de um homem competente como o Comandante Camilo, que sai do comando, Major Olímpio, muito feliz.

Meus opositores falam que esse projeto é ilegal, mas qual é a ilegalidade? Eles terão que revogar a minha lei dos caminhões que eu criei para descongestionar o trânsito na hora do “rush” e diminuir, inclusive a poluição. A nossa lei, Sr. Presidente, não é ilegal, pois se ela fosse teríamos que acabar com os estacionamentos da Zona Azul, o rodízio e também o cinto de segurança. Este projeto do meu amigo Vereador Murilo Antunes Alves, que era do mesmo partido que o meu, aprovou esta lei na Câmara, que eu votei favoravelmente. Ele foi duramente criticado, o prefeito da época, Paulo Maluf, sancionou, e essa lei se tornou uma lei nacional porque todas as cidades copiaram. Assim como a Lei Seca em que fui muito criticado, e agora ela está sendo implantada em praticamente todo o País. A moto sem garupa é uma lei que se conseguirmos implantá-la em algumas cidades, certamente se tornará uma lei nacional que salvará muitas vidas. Ela não é ilegal, pois se fosse teríamos que revogar outras leis que já mencionei. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - DONISETE BRAGA - PT - Srs. Deputados e Sras. Deputadas, tem a palavra a nobre Deputada Maria Lúcia Amary. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Marcos Neves. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Geraldo Cruz. (Pausa.)

Esgotada a Lista de Oradores para falar no Pequeno Expediente, vamos passar à Lista Suplementar.

Tem a palavra o nobre Deputado Rui Falcão. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Sebastião Santos. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Marco Aurélio. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Luiz Moura. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Maria Lúcia Amary. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Hamilton Pereira. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Alencar Santana. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Cândido. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Simão Pedro. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Edson Ferrarini. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Welson Gasparini. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Orlando Bolçone. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Itamar Borges. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Analice Fernandes. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Roberto Massafera. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Bittencourt. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Olímpio Gomes.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Jooji Hato.

 

* * *

 

O SR. OLÍMPIO GOMES - PDT - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, funcionários desta Casa, cidadãos que nos acompanham pela TV Assembleia, ontem já me manifestei neste plenário cobrando o compromisso do Governo de São Paulo, de encaminhar a esta Casa o projeto de valorização da carreira e salário dos pesquisadores científicos do Estado de São Paulo. (Manifestação nas galerias.)

Até este momento, lamentavelmente, vai se repetindo a falta de palavra e de compromisso do Governo de São Paulo. A Assembleia Legislativa está mais do que pronta a agir com rapidez, mas é necessário que o projeto dê entrada nesta Casa. Para que a população possa entender projetos que versem sobre matéria estatutária, carreiras e salários, diz o Art. 24 da Constituição que isso é competência exclusiva do Executivo.

Estão hoje nesta Casa novamente, de forma ordeira e disciplinada, os pesquisadores científicos que deverão ser ouvidos agora no Colégio de Líderes. Mas solicito a todos os Deputados e a suas bancadas - uma vez que eles irão ao Colégio de Líderes logo em seguida - que o Governo cumpra a palavra empenhada, de que encaminharia a esta Casa ainda neste exercício o projeto. E só temos mais cinco dias - amanhã, quinta-feira, terça-feira, quarta-feira e quinta-feira. Se votar o Orçamento até a próxima quinta-feira e entrar em recesso - na última semana já teremos as festas natalinas e duvido que se estenda a discussão do Orçamento além do dia 16 -, esses profissionais estarão levando um verdadeiro passa-moleque do Governo de São Paulo. E não podemos aceitar que uma área tão vital e fundamental, mas tão esquecida nos últimos anos, possa ser objeto dessa falta de compromisso com a verdade do Governo de Geraldo Alckmin. (Manifestação nas galerias.)

Espero sinceramente que esteja no Diário Oficial de hoje este projeto, já com o trâmite em regime de urgência, para que ele possa ser, se possível, aperfeiçoado e minimamente votado e sancionado, porque ainda temos a possibilidade técnica para isso. Mas é necessário que haja vontade política. Se a vontade for de não cumprir a palavra empenhada, de não cumprir o compromisso e de verdadeiramente usar o poder originária da Constituição, de ser o único motivador de projetos que versem sobre carreiras e salários de servidores, o Governador estará dando uma demonstração de pequenez comportamental.

O povo de São Paulo não merece isso. É o mesmo sofrimento a outras categorias profissionais, a mesma empurrada com a barriga. Agora não podemos deixar virar o ano. É ponto de honra a Assembleia Legislativa sensibilizar de todas as formas. E vou sensibilizar denunciando. Não espere o Governador que eu diga palavras carinhosas a quem não exerce a palavra empenhada, mas aqueles que estão aí, dos partidos de apoio ao Governador, têm obrigação de fazer em todas as gestões para que este projeto seja encaminhado a esta Casa. Não é questão de voto, nem de fatura política, mas questão de dignidade do Governo de São Paulo.

Temos ainda a condição técnica de receber este projeto, votá-lo e ser sancionado antes das festas de Natal. Basta que o Governo cumpra, e é bom que a população saiba do compromisso do Governo de São Paulo com as lideranças dos pesquisadores, de que o projeto ainda será encaminhado neste ano. Vamos ver se, lamentavelmente, a figura que se apresenta muitas vezes, quando se fala do narizinho do Pinóquio que cresce quando ele mente, não continue a crescer. (Manifestação nas galerias.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Tem a palavra o nobre Deputado Carlos Giannazi.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, público presente, colegas servidores públicos, telespectadores da TV Assembleia, em primeiro lugar gostaria de comentar a decisão do Conselho Nacional de Justiça de fazer uma investigação, de fazer, como diz hoje a matéria da “Folha de S.Paulo”, uma devassa no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, investigando os salários dos desembargadores. Segundo a informação do Conselho Nacional de Justiça, 17 desembargadores serão investigados, principalmente na questão salarial. Existem indícios de que desembargadores têm salários irregulares, acima do permitido.

Já tínhamos recebido essas denúncias no ano passado, durante a greve dos servidores do Judiciário. Não foi à toa que tentamos implantar aqui na Assembleia Legislativa a CPI do Judiciário paulista para fazer essa devassa, essa investigação, sobretudo na execução orçamentária do Poder Judiciário. Nós, aqui, queremos cumprimentar o Conselho Nacional de Justiça, que agora conseguiu furar o cerco e fazer esse tipo de investigação. É uma reivindicação antiga dos servidores do Judiciário e das suas entidades representativas.

Temos de ter transparência na execução orçamentária e no funcionamento do Poder Judiciário no Estado de São Paulo. A nossa parte estamos fazendo, denunciando, por exemplo, o corte que o Governador Geraldo Alckmin fez no Orçamento do Judiciário. Houve um corte de quase 50% do valor encaminhado pelo TJ ao Palácio dos Bandeirantes e que aqui chegou. Foi um corte monstruoso e criminoso que prejudicou várias áreas do Judiciário, entre elas a Coordenadoria da Infância e da Juventude, que tinha um Orçamento de 60 milhões de reais. E no corte criminoso que o Governador Geraldo Alckmin fez, o Orçamento caiu de 60 para 10 milhões. Com isso, não vamos ter a instalação das 11 Varas da Infância e da Juventude no Estado de São Paulo. Muitas Varas que estão atendendo à Infância e à Juventude atendem também, na verdade, as execuções criminais. É um verdadeiro absurdo porque não tem nada a ver uma coisa com a outra.

Este corte do Governador Geraldo Alckmin vai impedir, por exemplo, que haja contratação de profissionais de psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e da compra de equipamentos para que haja atendimento dessa área estratégica e importante no Estado de São Paulo. Esse é um ponto crucial e não vamos permitir que haja corte. Vamos inclusive fazer gestões, como já estamos fazendo, para que este Orçamento seja reconstituído durante a sua aprovação que será feita ainda este mês. Não podemos esquecer também que este corte criminoso praticado pelo Governador Geraldo Alckmin contra o Orçamento do Judiciário vai prejudicar imensamente os mais de 40 mil servidores do Judiciário, que não vão ter a reposição das perdas da inflação. O acordo feito no final do ano passado, após a greve dos servidores, também não será cumprido. Acordo assinado inclusive pela Presidência do Tribunal de Justiça.

Os nossos servidores do Judiciário continuarão tendo um dos piores e mais aviltantes salários da Federação, sem contar as péssimas condições de trabalho desses servidores. Muitos fóruns do Estado de São Paulo estão praticamente abandonados, não tem nem o alvará de funcionamento, nem autorização de Corpo de Bombeiros para funcionar, colocando em risco a vida dos funcionários e de toda população.

Então, é muito sério o que aconteceu. Esse corte orçamentário tem que ser denunciado exaustivamente. A população tem que entender porque ela será prejudicada com esse corte criminoso do Governador Geraldo Alckmin em relação ao Orçamento do Poder Judiciário.

É bem vinda essa investigação do Conselho Nacional de Justiça. Lembro que há alguns dias, a Corregedora do Conselho Nacional de Justiça, Dra. Eliana Calmon, disse que era mais fácil o sargento Garcia prender o Zorro do que se investigar o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Mas, enfim, o Conselho Nacional conseguiu furar esse cerco e mostrar à sociedade que o Poder Judiciário tem que ser investigado, que temos que ter o controle social do Poder Judiciário.

O Poder Judiciário tem que ter transparência. A população quer saber como funciona, como é executado o seu orçamento. Nesse sentido que parabenizamos aqui a Corregedora Eliana Calmon, parabenizamos o Conselho Nacional de Justiça que vem cumprindo essa tarefa e essa missão de controlar os Tribunais de Justiça em todo o Brasil, pelo menos investigar e denunciar porque juízes e desembargadores são investigados por enriquecimento ilícito, desembargadores que vendem liminares. Estamos acompanhando isso graças ao trabalho do Conselho Nacional de Justiça e essa investigação finalmente chegou aqui no Estado de São Paulo.

Para concluir o meu pronunciamento, quero manifestar o nosso total apoio à luta dos pesquisadores científicos, o nosso apoio à aprovação do projeto e também dizer que o Governo Estadual não vem cumprindo a data-base salarial dos servidores públicos do Estado de São Paulo, que há dinheiro no Orçamento. Temos aqui excesso de arrecadação nos cofres do Estado, que o Estado de São Paulo investe pouco nos servidores públicos e porque, mesmo de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, temos uma série de críticas a ela do ponto de vista do limite de investimento nos servidores. Ela, na verdade, foi produzida e votada contra os servidores públicos no Brasil, mesmo assim o Governo do Estado não atinge nem o limite prudencial dessa lei. Ou seja, temos muitos recursos para valorizar todos os servidores do Estado de São Paulo, mas o Governo fez uma opção de privilegiar as grandes obras faraônicas e canalizar o dinheiro público para empreiteiras.

Estamos assistindo denúncias do superfaturamento das obras do metrô em São Paulo. Tivemos o desperdício, segundo o Ministério Público, de mais de 300 milhões de reais. Então, temos inúmeras denúncias de superfaturamento de construções, reformas escolares. Até pedimos aqui uma CPI de FDE para fazer essa investigação. Então, tem dinheiro, sim.

Agora, se o Governo não investe nos servidores do Estado de São Paulo, na verdade, está prejudicando toda população, que é usuária dos serviços públicos, porque se não se investe no fator humano não vamos ter serviços públicos de qualidade no nosso Estado na área da Segurança Pública, Educação, Saúde e em outras áreas importantes. Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Tem a palavra o nobre Deputado Dilmo dos Santos. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Antonio Salim Curiati. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Luiz Carlos Gondim. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Vanessa Damo. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Adriano Diogo. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Donisete Braga. (Pausa.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Carlos Giannazi.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS GIANNAZI - PSOL - Esgotada a lista de oradores inscritos, vamos passar à Lista Suplementar. Tem a palavra o nobre Deputado Jooji Hato.

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, quero cumprimentar os telespectadores e dizer que aprovamos o projeto que vai salvar muitas vidas, projeto da moto sem garupa nas cidades acima de um milhão de habitantes, projeto de lei que vigora de segunda a sexta-feira sem a garupa de moto que causa uma instabilidade na moto provocando cerca de 70% de acidentes.

Acontecem mais de 65 mil acidentes de moto no nosso País em cidades pequenas, na última década. Na Guerra do Vietnã aconteceram em torno de 64 a 65 mil mortes e no nosso País, em menos de 10 anos, tivemos 65 mil mortes por acidentes de moto.

Como médico, não dá para eu ficar com os braços cruzados. Deputado Ulysses Tassinari, médico como eu, essa lei vai salvar vidas, vai fazer a prevenção. Não dá para aceitar uma pessoa levando sua esposa grávida sem capacete, nesse trânsito caótico, pelas ruas de São Paulo. Nem em cidades pequenas, que não têm trânsito, não podemos aceitar isso, quanto mais em Cidade grande como São Paulo. Isso é um absurdo.

Fizemos essa lei porque têm pessoas que fazem isso. É só ver o programa do jornalista Caco Barcellos, da TV Globo, no feriado do dia 15 de novembro deste ano, para ter a ideia da importância desse projeto.

Os meus opositores dizem que esse projeto é ilegal. Ilegal é permitir isso que fere o direito de ir e vir porque, ao invés de chegar a sua casa ou ao seu trabalho, a pessoa morre no caminho. Isso que é ferir o direito de ir e vir.

Não é ilegal nós, deputados, legislarmos sobre essa matéria. Como vereador, fiz uma lei para tirar os caminhões na hora do rush, esses caminhões que poluem a Cidade de São Paulo, enfileirados nesse trânsito caótico. Depois, eles podem atravessar a cidade em meia hora ou em uma hora do que ficarem enfileirados quatro ou cinco horas poluindo a cidade, causando câncer e outras doenças. Se isso é ilegal, tem que revogar a zona azul, o rodízio, o cinto de segurança, lei que foi aprovado do saudoso colega do meu partido. Esse projeto, que nasceu em São Paulo, virou uma lei nacional. O nobre Deputado Murilo Antunes, foi o autor dessa lei, assim como fiz a Lei Seca, a lei que controla a bebida alcoólica, também a chamada Lei do Silêncio, que foi odiada, criticada e que sofri muito. Mas, hoje, as pessoas estão me aplaudindo porque é a lei que salva muitas vidas.

Não dá para aceitar que, no Itaim, na Avenida 23 de Maio, pessoas embriagadas no volante continuem matando e se matando também ou então espancando esposa e filhos ao chegarem em casa. Esta é a lei que dei para a Cidade de São Paulo e que virou uma lei nacional. Como fez o Vereador Murilo Antunes com o projeto do cinto de segurança sancionado pelo Prefeito à época Paulo Maluf e que se tornou uma lei nacional.

Gostaria que os meus opositores vissem esse programa do Caco Barcellos. Aí eles iriam pedir que o projeto fosse sancionado o mais rápido possível por não quererem ver os seus colegas que levam esposa e filho na garupa de uma moto se matando e matando seus entes queridos.

Quero terminar a minha fala dizendo que se alguém ainda tiver dúvidas, é só pegar o "O Estado de S.Paulo" de 20 de novembro e ler a matéria que fala dos acidentes com moto. Quantos não morrem. Só na Cidade de São Paulo os acidentes de moto aumentaram em mais de 500% e eu como médico, como deputado vou ficar de braços cruzados? Não! Tenho de insistir na sanção deste projeto no âmbito do Estado. Quero parabenizar todos os colegas que me apoiaram na aprovação deste projeto aqui na Casa, porque esta lei vai salvar vidas, vai trazer ordem pública e impedir que essas pessoas andem na Vinte e Três de Maio chutando porta e quebrando retrovisores de carros, cujas vítimas são os mais vulneráveis: mulheres e as pessoas da melhor idade. Com a sanção deste projeto, a placa da moto terá de estar no colete ou no capacete do condutor. Não terá mais como encobrir a placa com a mão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Jooji Hato.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Tem a palavra o nobre Deputado Donisete Braga.

 

O SR. DONISETE BRAGA - PT - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, quero cumprimentar os servidores da defensoria pública que vêm aqui cobrar deste Parlamento a aprovação do PLC 40/11. Tive oportunidade de votar a criação da defensoria pública na legislatura passada e sei do empenho, do trabalho, da dedicação, dos servidores que hoje são responsáveis por fazer o atendimento à população mais carente. Vocês podem contar com a Bancada do PT para ajudar nesse trabalho.

Foi realizada há poucos minutos uma importante reunião com o Dr. Malheiros, coordenador da Infância e Juventude do Ministério Público do Estado de São Paulo. Ele veio trazer uma reivindicação para este programa de combate ao crack que o Tribunal de Justiça tem realizado na Cracolândia, aqui na Capital. Pediram 64 milhões para investimentos nesse programa e para nosso espanto o Governo do Estado fez um aporte, pasmem, de 10 reais. Eles não sabem o que poderão fazer com 10 reais para desenvolver programas e ações de combate às drogas e auxílio à juventude.

A frente parlamentar apresentou uma emenda ao orçamento, já que o Governo do Estado não destinou qualquer recurso para programas e ações de combate ao crack, no valor de 170 milhões, o que representa quase 1% do orçamento do Estado. A estimativa do orçamento para o exercício de 2012 é de 156 bilhões.

Nós moramos no Estado mais rico da Federação e infelizmente ainda não avançamos seja nos programas de combate às drogas, nos investimentos em políticas públicas para a criança e o adolescente, seja na questão dos servidores do nosso Estado. E é nesse período do ano, quando discutimos o orçamento, que tentamos sensibilizar o Governo do Estado, o Líder do Governo Deputado Samuel Moreira e o Presidente da Casa Barros Munhoz para atender minimamente as demandas cruciais - e justas - apresentadas nesse período.

Faço esta manifestação no sentido de sensibilizar o Governo e ao mesmo tempo dizer que no estado mais poderoso infelizmente falta gestão e planejamento para fortalecer as principais políticas públicas para ajudar os 645 municípios e os seus 45 milhões de habitantes.

Deixo a tribuna cumprimentando a todos que se encontram nas nossas galerias de forma responsável e perseverante tentando sensibilizar o Governo do Estado para as conquistas fundamentais do Estado de São Paulo. (Manifestação das galerias.)

 

O SR. DONISETE BRAGA - PT - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças solicito a suspensão dos nossos trabalhos até as 16 horas e 30 minutos.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - O pedido de V. Exa. é regimental, pelo que a Presidência suspende a sessão até as 16 horas e 30 minutos.

Está suspensa a sessão.

 

* * *

 

- Suspensa às 15 horas e 18 minutos, a sessão é reaberta às 16 horas e 29 minutos, sob a Presidência do Sr. Jooji Hato.

 

* * *

 

O SR. ALENCAR SANTANA - PT - Sr. Presidente, quero indicar o nobre deputado Donisete Braga para falar pelo Art. 82 em nome da Minoria.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - É regimental o pedido de V. Excelência. Tem a palavra o nobre Deputado Donisete Braga para falar pelo Art. 82, em nome da Minoria.

 

O SR. DONISETE BRAGA - PT – PELO ART. 82 - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, gostaria de abordar a discussão que iremos fazer nesta e na próxima semana, relacionada à peça orçamentária para o exercício de 2012.

Fui vereador por dois mandatos no município de Mauá, e estou exercendo o quarto mandato como Deputado estadual neste Parlamento, e sempre me pautei pela importância desse conjunto de leis, o orçamento do município, do Estado e também da União.

A Assembleia Legislativa inaugurou há alguns anos uma agenda propositiva, as audiências públicas, que são um instrumento legítimo de representação, de ouvir especialmente os prefeitos, porque é nos municípios que se discutem as políticas do dia a dia, a questão do posto de Saúde, os investimentos em infraestrutura, em creches, em pré-escola, é onde se inaugura o marco da questão educacional do País.

Portanto, temos em mãos um importante instrumento de debate, para procurarmos atender às demandas das 15 regiões administrativas do Estado, mas não podemos levar o entrave da oposição e da situação. Temos que estabelecer um grande pacto de minimamente garantir o orçamento, os recursos para os municípios do nosso Estado.

Temos hoje uma demanda significativa. O Deputado Antonio Mentor sabe disso, tem uma atuação fundamental no município de Americana e conhece bem o interior do Estado de São Paulo. Hoje há um grande clamor dos prefeitos do interior: os investimentos nas Santas Casas.

Muitas regiões não têm hospital de referência. Por exemplo, na região da Alta Paulista, onde nasci, há muitas dificuldades; quando a população necessita de uma intervenção cirúrgica, tem que ir para Presidente Prudente ou Marília, ou até mesmo para a Capital. O tema da Saúde no Estado de São Paulo é emblemático e queremos cobrar mais uma vez o Governo do PSDB para que possa garantir os investimentos para a Santa Casa.

No próximo domingo, no meu município, contaremos com a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para a inauguração da primeira Unidade de Pronto Atendimento, a UPA. Serão quatro no município de Mauá, e a primeira será inaugurada no próximo domingo.

Temos lá também o AME - Ambulatório Médico de Especialidades. A prefeitura construiu o prédio, está pronto há seis meses, mas até agora, infelizmente, o Governo Geraldo Alckmin e o Secretário Dr. Giovanni não marcaram a data da sua inauguração. O AME é um espaço fundamental e importante de atendimento à população, com relação à Saúde. Acredito haver outros inúmeros casos como esse de Mauá, com os municípios aguardando os investimentos, os equipamentos, os medicamentos, assim como um salário digno para os servidores da Saúde do Estado de São Paulo.

São políticas afirmativas fundamentais para o Estado de São Paulo. Portanto, quero, mais uma vez, cumprimentar a Assembleia Legislativa, a Comissão de Finanças e Orçamento e Planejamento, que ouviu, nessas mais de 20 audiências públicas, a sociedade civil e os prefeitos.

Temos que, minimamente, garantir as demandas que foram apontadas nesse ciclo democrático que queremos valorizar, para que um dia possamos chegar a um orçamento onde a sociedade de São Paulo, os prefeitos, a sociedade civil possa participar de forma democrática e decidir pelos investimentos do orçamento do Estado de São Paulo. Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. CARLÃO PIGNATARI - PSDB – PARA COMUNICAÇÃO - Gostaria de cumprimentar o Deputado Donisete Braga pelas suas palavras. Ele podia nos ajudar também, por ser do Partido dos Trabalhadores, a pedir para que a Presidenta Dilma aceite a regulamentação da PEC 29, porque aí começaremos a ter mais dinheiro novo na Saúde pública.

Os Estados e os municípios brasileiros, a grande maioria, inclusive o Estado de São Paulo, cumprem a emenda constitucional e aplicam o mínimo na Secretaria de Saúde. E o Governo Federal não aplica, não quer. Fizeram uma política enorme, na última eleição presidencial, e até agora não vimos. Vimos a Presidente da República tentando, de toda maneira, não deixar que se aprove a Emenda Constitucional 29, que aí, sim, teríamos mais dinheiro para a nossa Saúde pública, que precisa tanto da ajuda do Governo Federal, do Governo do Estado e do Governo municipal.

 

O SR. DONISETE BRAGA - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, quero também elogiar o Deputado Carlão Pignatari, em seu primeiro mandato, com a sua vasta experiência: já foi prefeito por dois mandatos, em Votuporanga.

Nossa Presidente Dilma Rousseff estabeleceu as políticas iniciadas no Governo Federal, e tem elevado os recursos para a Saúde do nosso Estado, mas acima de tudo tem estabelecido uma política republicana. Não quero aqui fazer nenhum comparativo com o Presidente que governou o País, antecedendo o Presidente Lula, porque seria uma covardia. Se formos levar em consideração o que o Presidente Lula e a Presidente Dilma realizaram durante as gestões, sem dúvida fortaleceram as políticas dos municípios. Queremos, cada vez mais, elevar.

Tenho, inclusive, cobrado muito o Ministro Alexandre Padilha, que é meu amigo pessoal. Ele sabe que os Deputados do PT têm cobrado mais investimentos para o nosso País. Mas as políticas do Governo do Estado de São Paulo, para a Saúde, infelizmente têm ficado no segundo plano.

Vossa Excelência é um homem do interior, foi prefeito. É só V. Exa. indagar os seus colegas prefeitos do interior, para saber a carência de investimentos para as Santas Casas, as demandas que existem nos hospitais regionais. Eu acabei de dizer que temos um AME pronto há seis meses em Mauá. A prefeitura construiu o prédio, e gostaria que V. Exa., que tem uma relação íntima e pessoal com o Governador Geraldo Alckmin, pudesse levar essa reclamação, uma vez que somos Deputados estaduais, que V. Exa. possa cobrar também.

Tenho dialogado muito com o Deputado Cândido Vaccarezza, que tem procurado também estabelecer um diálogo na Câmara dos Deputados, para que tenhamos mais investimentos para a Saúde, não só em São Paulo, mas para os 27 estados da Federação.

 

O SR. CARLÃO PIGNATARI - PSDB - PARA COMUNICAÇÃO - Precisamos de ajuda, Deputado Donisete Braga. A preocupação com a Saúde pública no País é muito grande.

Tivemos, há quatro ou cinco meses, o anúncio grandioso, como tudo que esse Governo Federal faz, do programa da Rede Cegonha, que ia ser implementado em todo o Brasil: propaganda nos grandes veículos de comunicação, revistas e jornais. No Estado de São Paulo foi implementado somente no município de Campinas. Temos a implementação da Presidente, do Governo Federal de uma rede de atendimento de urgência e emergência. Temos 645 municípios no Estado, apenas em três municípios foi implementada. Percebemos que é muito discurso, muita propaganda e pouco compromisso com a Saúde pública no nosso País.

 

O SR. JOÃO PAULO RILLO - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, o nobre Deputado Carlão Pignatari foi Prefeito de Votuporanga, gostaria que ele comparasse a quantidade de recursos que aquela cidade recebeu no período do Governo Fernando Henrique Cardoso, no período do Governo Lula e agora no Governo Dilma Rousseff.

 

O SR. CARLÃO PIGNATARI - PSDB – PARA COMUNICAÇÃO - Nobre Deputado João Paulo Rillo, falar de um Presidente da República que passou dez anos atrás é algo que mudou. Mudou a economia do País, o País cresceu, hoje temos muito mais recursos, mas muito menos recursos na área da Saúde. O Ministério do Turismo no ano passado destinou muito mais emendas para os municípios do que o Ministério da Saúde. Não é prioridade deste Governo investir na saúde, infelizmente.

 

O SR. DONISETE BRAGA - PT - PARA RECLAMAÇÃO - Sr. Presidente, sempre temos procurado debater no plenário, mas dificilmente conseguimos fazer um debate, não sei se porque os deputados do PSDB não têm argumento para fazer a defesa do Governo Geraldo Alckmin. Até hoje eles ainda convivem com uma crise muito sentimental na relação entre Governo Serra e Governo Geraldo Alckmin. O Deputado Carlão Pignatari sabe disso. O Governo Geraldo Alckmin tem anunciado em todos os cantos do nosso Estado, esteve inclusive na minha região anunciando grande investimento em transporte, depois esteve na região de Taboão da Serra, esteve em Campinas, mas até agora o Governo do Estado não assinou sequer um único contrato. Só fez propaganda até o presente momento e fez uma varredura nas contas do Governador Serra. Não estou aqui defendendo o Governador Serra.

Na minha região, o Governo fez uma propaganda de que havia conseguido uma redução nos contratos do traçado do Rodoanel. Para ter conseguido uma redução de 40%, não sei se os contratos foram superfaturados. Ainda falta o Governo do Estado começar a governar o Estado. Vossa Excelência sabe, há reclamação da base aliada de que o Governo do PSDB ainda não começou a trabalhar. E já estamos comemorando o Natal, faltam apenas 25 dias para o Ano Novo, mas infelizmente até agora o Governo do PSDB não disse a que veio, muito diferente da Presidente Dilma Rousseff, que hoje tem uma boa avaliação no Brasil devido às políticas que têm realizado. Queremos sempre fazer uma avaliação do passado, pois infelizmente tivemos um passado muito triste de falta de investimentos que fez com que o Presidente Lula se redobrasse para recuperar o potencial significativo do nosso Brasil.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. João Antonio.

 

* * *

 

O SR. CARLÃO PIGNATARI - PSDB - PARA RECLAMAÇÃO - Sr. Presidente, nobre Deputado Donisete Braga, não estou falando sobre o prestígio da Presidente da República, estou dizendo que a Saúde não é prioridade neste Governo. Apenas isso que estou dizendo.

Na Frente Parlamentar das Santas Casas, tivemos uma reunião em Brasília no mês de agosto. Nessa reunião, o Ministro Padilha, seu amigo, fez um compromisso com as filantrópicas de liberar 100 milhões de reais em agosto, mais 100 milhões em novembro e mais 100 milhões em janeiro. Não liberou nenhum real. Não estou dizendo se o Governo é bom ou ruim, se vai bem ou se vai mal. Estou dizendo que não é prioridade deste Governo investir na área da Saúde. Apenas isso que estou dizendo.

 

O SR. ANTONIO MENTOR - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, este é um debate do maior interesse, pois se discute aquilo que deveria estar no ponto mais alto das nossas preocupações: a Saúde pública. A Saúde trata daquilo que é essencial ao ser humano: a vida. Portanto, não há governo que não estabeleça como prioridade a Saúde pública. Até o Governo do Estado de São Paulo, que gasta muito pouco com Saúde pública, discursa como sendo prioridade no Estado.

É bom lembrar que, tempos atrás, um determinado governo criou uma contribuição que seria destinada exclusivamente à Saúde pública. Colocou para defender a aprovação desse projeto figuras importantíssimas do mundo da Medicina, como aquele cidadão que merece todo o nosso respeito, um dos ícones da Medicina no Brasil, o Doutor Adib Jatene. Criou a CPMF, desviou o dinheiro que deveria ter sido destinado à saúde. Ele sim criminosamente desviou os recursos da saúde. Quando o Governo do Presidente Lula ia afirmar um compromisso de vinculação da CPMF com investimentos na Saúde, lamentavelmente aqueles que defenderam a criação da CPMF e que foram responsáveis por desviar esses recursos da Saúde votaram contra. Tiraram da Saúde pública a possibilidade de 40 bilhões de reais em recursos que seriam, esses sim, destinados de maneira carimbada para a Saúde pública.

O Governo que se inicia, com apenas 11 meses, tem se desdobrado na busca de caminhos que estão sendo implementados. Essa ansiedade toda da oposição vai ser satisfeita brevemente porque as unidades de pronto-atendimento estão em curso. Na minha cidade, Americana, ela só não está funcionando por incompetência do governo local que, por sinal, é do PSDB. O recurso foi passado para a construção, instalação e para o funcionamento. Depois de um ano, ainda não conseguiram fazer funcionar aquela unidade de pronto-atendimento, assim como outros programas especialmente direcionados à mulher, como o Programa Cegonha, o Programa de Prevenção ao Câncer de Mama e ao Câncer de Colo de Útero. Outros programas da Saúde pública certamente estão em curso no Brasil e serão implementados em defesa da Saúde do povo brasileiro.

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, vendo os grandes debatedores, os deputados Antonio Mentor, Donisete Braga, Carlão Pignatari, sinto-me com a obrigação de dizer que a Saúde é a maior preocupação do povo brasileiro hoje. Em primeiro lugar, a Saúde. Em segundo lugar, a violência. Em terceiro, as drogas. O Deputado Donisete Braga é coordenador da Frente Parlamentar Antidrogas, está fazendo um belíssimo trabalho. Mas sou garrafa nessa briga de pedras.

Estou no meio de pitbulls, sou um poodle, mas quero trazer uma contribuição nesse debate, numa discussão das mais importantes sobre a saúde. Para onde vão os recursos para a saúde? Se você investir na saúde, você tem um bom tratamento, um bom atendimento médico-hospitalar. Mas faltam recursos. Não tem segredo. Eu sou médico, está aqui o Deputado Gondim, que também é médico e sabe que se tivermos recursos, solucionamos o problema da Saúde.

Acontece que nossos recursos se esvaem pela violência, pelas drogas, pelas bebidas alcoólicas que ao lado das drogas ilícitas são as grandes responsáveis pelo grau de violência que temos hoje.

Essa violência consome recursos fundamentais e com isso não tem dinheiro para a Saúde, não tem dinheiro para aparelhamento, não se faz mais UTIs. Aliás, estive ontem com o Governador, no Hospital Dante Pazzanese, na inauguração de 19 leitos de UTIs. Mas quantos leitos nós precisamos? Se nesse instante precisarmos de leitos de UTI, agora, nós não temos. E o médico no pronto-socorro, é quem decide quem vai viver ou quem vai morrer. Aquele que encontrar uma vaga e for internado na UTI, tem chance de sobreviver, mas o que não conseguir internação certamente irá perecer.

Então finalizando, Presidente José Antonio, quero aqui dizer que a violência consome grandes recursos e é por isso que temos que fazer a prevenção. Ainda hoje falarei pelo Art 82, e quero mostrar talvez, uma solução para termos melhor atendimento médico-hospitalar, para não termos essas filas nos prontos-socorros, filas para os leitos de Ortopedia, de Cirurgia e também de UTIs. Muito obrigado.

 

O SR. CARLÃO PIGNATARI - PSDB - PARA RECLAMAÇÃO - Quero mais uma vez, cumprimentar o nobre Deputado João Antonio, Presidente desta Casa, nesse momento. Ouvindo-o, Deputado Mentor, eu tenho grande preocupação com a Saúde, pois fui prefeito de uma cidade por oito anos, fui provedor de um hospital por 12 anos, que para informação é um dos melhores hospitais do interior de São Paulo hoje: a Santa Casa de Misericórdia da minha cidade, Votuporanga, que tem recebido investimentos há muito tempo. Ainda bem que o prefeito de sua cidade não implementou o UPA e o Samu, porque nós implementamos no mês de maio, e o Governo Federal nos repassou o dinheiro do custeio apenas no mês de outubro, após muita cobrança. O Prefeito Junior Marão custeou o valor de 1 milhão de reais aproximadamente que só recebeu agora após cinco meses. Espero que o Governo Federal continue cumprindo com seu dever.

E quero pedir ao Deputado Donisete Braga, que nos ajude. Temos em Brasília, do Orçamento de 2009, 4 milhões de reais em emendas parlamentares de deputados da base e de fora da base do Governo do PT, que não conseguimos empenhar. Então precisamos de ajuda porque esse é um recurso que pode fazer muita diferença na Saúde Pública naquela nossa região, pois estamos precisando. O deputado destina o seu recurso. E no Ministério da Saúde, de 2008 até agora, conseguimos receber aproximadamente 400 mil reais de emendas parlamentares sendo que temos mais de 5 milhões de emendas apresentadas ao orçamento de cota pessoal de cada Deputado.

 

O SR. DONISETE BRAGA - PT - PARA RECLAMAÇÃO - Sr. Presidente, eu respeito muito o Deputado Carlão Pignatari, e quero inclusive elogiar a postura de Vossa Excelência. Dificilmente nós conseguimos realizar um debate com um Deputado do PSDB, e V. Exa. faz isso com muita responsabilidade.

Primeiro quero agradecer e V. Exa. que faz isso com muita maestria, mas também quero dizer que o tema da Saúde é um tema prioritário da Presidente Dilma. V. Exa. que já foi Prefeito de Votuporanga, sabe que há alguns anos quando se fazia pesquisa com a população brasileira, aparecia a temática desemprego em primeiro lugar.

Hoje, sabemos que as questões da Saúde e da Educação são os temas prioritários da população brasileira, e seguramente a Presidente Dilma, o Governo Federal, têm realizado, como bem colocou o Deputado Mentor, os Programas Redes Cegonhas e tantos outros programas, da Farmácia Popular que, sem dúvida alguma, irão restabelecer os investimentos para que possamos ter políticas afirmativas, políticas de prevenção, leitos públicos e acima de tudo, o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

São os desafios que o nosso Ministro Alexandre Padilha tem procurado estabelecer em todo País, mas especialmente no Estado de São Paulo que requer muitos recursos do Governo Federal, e sem dúvida alguma a Presidente Dilma não irá virar as costas para o Estado de São Paulo. Muito obrigado.

 

O SR. CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Sr. Presidente, quero fazer um registro daquilo que aconteceu ontem, de uma cerimônia especial nessa Casa: a 15ª Edição de Entrega do Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos.

Quero registrar o reconhecimento ao trabalho da Comissão de Direitos Humanos dessa Casa, aliás, tenho a honra de ser o Vice-Presidente dessa comissão.

Tenho reencontrado a alegria de ser parlamentar nessa Casa pela qualidade dos debates, pela qualidade diferenciada dos temas que têm sido abordados nessa comissão, e pelo bom trabalho dos parlamentares da Comissão dos Direitos Humanos e do Presidente Adriano Diogo.

Ontem realmente foi uma noite muito especial. Cinco homenageados com o Prêmio Santo Dias, e quero dizer que, como evangélico, protestante, me sinto honrado e feliz, porque pela primeira vez em 15 anos, esta Casa e o Estado de São Paulo reconhecem a contribuição evangélica na defesa e na luta pela garantia dos direitos humanos.

Ontem foi homenageado aqui o Pastor Ariovaldo Ramos, homem profundamente comprometido com a luta pela garantia dos Direitos Humanos, um homem da escola protestante de personalidades como Jaime Wright. Quero dizer aqui que ontem me senti muito feliz ao vê-lo contemplado com o Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos, porque creio que ao vê-lo contemplado e reconhecido, milhares de evangélicos nessa Nação, que lutam e que acreditam em um País melhor e mais justo, se sentiram contemplados ao ver sua contribuição reconhecida na pessoa do Pastor Ariovaldo Ramos.

Portanto, parabéns a essa Casa, parabéns a comissão de Direitos Humanos, parabéns ao Prêmio Santo Dias, parabéns ao Deputado Adriano Diogo e a todos os Deputados membros da Comissão de Direitos Humanos.

 

O SR. ANTONIO MENTOR - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Mais uma rápida observação, Sr. Presidente, relativa a última manifestação do meu amigo Deputado Carlão Pignatari. Quando ele diz que o Governo Federal demorou cinco meses para honrar seu compromisso e repassar os recursos relativos ao custeio da Unidade de Pronto-Atendimento. V.Exa. sabe que o custeio da Unidade de Pronto-Atendimento é dividido em três partes: 50% a cargo do Governo Federal e os outros 50% divididos em duas partes: 25% para o Governo do Estado e 25% para o Governo Municipal. É verdade que o Governo Federal não deveria atrasar cinco meses, mas como é início de um procedimento e um novo programa, até se justifica.

O que eu gostaria de saber, Deputado Pignatari, é se o Governo do Estado contribuiu com sua parte também, coisa que no Brasil inteiro vem acontecendo, e apenas no Estado de São Paulo, o Governo não cumpre com a sua obrigação de custear os 25% que lhe cabem nesse convênio. Da mesma maneira que não cumpre sua obrigação quando convocado a contribuir também no custeio das ambulâncias de urgência e emergências do Samu, que também são divididos em três partes o custeio do Samu: 50% é do Governo do Estado, 25% é do Governo Municipal e os outros 25% são do Governo Federal. E apenas o Governo do Estado de São Paulo não comparece com a sua parte.

Da mesma maneira que o Deputado Carlão Pignatari pediu a ajuda do Deputado Donisete Braga, que certamente se empenhará para que o Município de Votuporanga, sua terra, seja contemplada com o recurso do Governo Federal através das emendas parlamentares, com certeza também contribuiremos para que o belo trabalho nessa instituição continue a ser feito. Peço que apele ao seu governo, ao Governador Geraldo Alckmin, para que contribua com o custeio das unidades de pronto atendimento e das unidades do Samu espalhadas por todo o Estado de São Paulo.

 

O SR. LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - PELO ART. 82 - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, hoje chegou uma denúncia sobre a qual estamos fazendo um requerimento de informações ao Secretário de Saúde, no momento em que falamos e discutimos sobre esta área. E a pergunta que fazemos é a seguinte: Por que o Centro de Tratamento Intensivo - CTI - do Hospital Regional Dr. Osíris Florindo Coelho, localizado em Ferraz de Vasconcelos, foi fechado? Qual foi o motivo para que este serviço fosse encerrado?

Esse hospital é uma referência, Deputado Jooji Hato, em planejamento familiar. Neste local temos palestras, aulas, acesso aos métodos contraceptivos e esse serviço também se encontra desativado. Os médicos ginecologistas, angiologistas, urologistas que trabalham nesse local estão pedindo demissão porque não suportam a administração do diretor daquela unidade. Diante das informações trazidas por esses profissionais queremos saber do Secretário o motivo do encerramento dos serviços de planejamento familiar e do CTI.

Informo aos colegas Deputados que entrei com um projeto de lei e pedi a Comissão de Saúde para subscrever sobre o problema da vaga zero no câncer, no caso de Oncologia. Pacientes, principalmente, da nossa região estão com consultas marcadas para o dia 28/01/12, sendo que já estão diagnosticados com câncer de mama, de próstata, estão andando com sonda, mas não conseguem vaga para iniciar os tratamentos de radioterapia, de quimioterapia e cirúrgico. Querem que os casos da nossa região, o Alto do Tietê, sejam encaminhados para o Icesp. Para isso, a Prefeitura precisará fornecer transporte para o paciente ir até o instituto realizar a consulta, a avaliação e iniciar o tratamento. Esses pacientes estão escolhidos para morrer! Porque é diagnosticado o tumor desse paciente, se realiza todo o procedimento como biópsia, localização do tumor e não se inicia o tratamento.

Peço aos colegas que observem o que está acontecendo com os casos de câncer no Estado de São Paulo. É um assunto sério que precisamos levar e pedir ao Ministro Alexandre Padilha que aumente a cota dessa alta complexidade para o nosso Estado, assim como pedir ao Secretário Giovanni Cerri que faça com que o serviço de Oncologia atenda mais casos.

Ao invés de atender, como é o caso da cidade de Jaú, cortaram 10% do atendimento. Onde querem chegar? Jaú atende todos os pacientes de Bauru e região. Pacientes das cidades de Presidente Prudente, Presidente Epitácio, Panorama vêm realizar o tratamento em Jaú. Com esse corte os hospitais não atendem e dizem aos pacientes para que procurem, no seu município, serviço de atendimento que possam enviá-los para São Paulo.

Apelamos para que os casos de câncer diagnosticados sejam prontamente atendidos. Podem indagar que os gastos na Saúde aumentarão. Que paguem! Porque câncer não espera. Ele faz a metástase e o paciente não tem solução.

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - PELO ART. 82 - Sr. Presidente João Antonio, Sras. Deputadas, Srs. Deputados e telespectadores, estou feliz hoje por discutirmos um problema que permeia o nosso País, a Saúde, assunto que não é frequente no nosso Parlamento.

Peço que exibam um documentário realizado pela Rede Globo, apresentado pelo jornalista Caco Barcellos, em que mostra para aonde estão indo os recursos da Saúde e por que não temos vagas nos nossos hospitais, prontos-socorros, UTIs, leitos cirúrgicos, ortopedia, etc. e também para que possamos refletir sobre o assunto.

 

* * *

 

- É feita a apresentação do vídeo.

 

* * *

 

Sr. Presidente, é como se nós estivéssemos em uma guerra do Vietnã, pois em uma década tivemos 65 mil brasileiros mortos por acidente de moto. O garupa provoca 70% de instabilidade do veículo, ou seja, ele facilita o acidente em 70 por cento. Esses acidentes fazem com que o SUS consuma um grande recurso porque os acidentados ocupam leitos de UTIs, leitos cirúrgicos e leitos de ortopedia, como vimos nessa matéria do Caco Barcellos, da Rede Globo.

Quero, mais uma vez, agradecer a todos os Deputados que me ajudaram a aprovar o projeto de lei da “Moto Sem Garupa”. Estou esperançoso que o Governador, que é médico como eu, sancione essa lei para o bem de todos. Espero também que acabemos com essa guerra do Vietnã que temos aqui no Brasil, em que 65 brasileiros morrem por acidentes de moto. Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. SEBASTIÃO SANTOS - PRB - PELO ART. 82 - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, amigos que nos assistem pela TV Assembleia, na semana passada fomos indagados na cidade de São José do Rio Preto, pela imprensa local, sobre a questão de um projeto lei nº 710/11, de nossa autoria, em trâmite nesta Casa, que proíbe o uso de aparelho de som em postos de combustíveis no Estado de São Paulo e dá outras providências.

Esse projeto foi redigido por mim há alguns meses com o apoio do Sindicato do Comércio de Venda de Combustíveis. Isso porque nesses locais sempre têm um pátio que, infelizmente, por muitos anos, têm se tornado um ponto onde os jovens se aglomeram para passar a madrugada inteira conversando, dançando e se divertindo. Mas o que foi notado pelos frentistas assim como pelos que frequentam os postos de gasolina durante a madrugada é que esses locais se tornaram ambientes utilizados pelos traficantes para levar drogas.

Então, não é só o consumo do álcool que foi verificado pelos frentistas dos postos de gasolina e pelos frequentadores. Os carros de som se tornaram apenas uma desculpa para que os jovens estejam no local para consumirem o álcool indiscriminadamente que, muitas vezes, são trazidos de outros lugares.

Já tivemos discussões aqui sobre as lojas de conveniências. Foi descoberto em uma pesquisa realizada na região noroeste, principalmente, em Rio Preto, que muitas vezes, as cervejas e os outros tipos de bebidas mais fortes consumidas nos postos de gasolina não são compradas nas lojas de conveniência desses locais. Eles já vêm com os carros carregados de caixas com bebidas para passar a madrugada inteira.

Vários postos de gasolina, na cidade de São José Rio Preto, já não estão vendendo combustível durante a madrugada, muitos deles estão fechando.

Ainda nessa semana, iremos trazer fotos de postos de gasolina, de grande porte, que estão fechando suas praças de vendas para que não exista acúmulo de jovens utilizando-se do local. Isso porque a venda de drogas nesses ambientes tem sido muito facilitada. O traficante chega em uma moto com as drogas e as deixa no local. Os jovens utilizam-se dessas drogas junto com o álcool e acabam, muitas vezes, agredindo frentistas e pessoas que utilizam o local.

É por isso que temos o apoio do Sincopetro - Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo. Temos apoio no Estado inteiro, não só do Sindicato, mas também de todos os frentistas e donos de postos que querem a proibição da utilização desse tipo de equipamento de som em seus locais de vendas de combustível, pois isso gera o acúmulo de jovens nas madrugadas que, além de tirarem o sossego dos vizinhos, também praticam agressão contra frentistas e pessoas que utilizam o local de forma legal.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Jooji Hato.

 

* * *

 

O que eu peço aos Srs. Deputados é que façamos uma força tarefa para que ainda nesse ano possamos votar esse projeto, que tenhamos consenso para votá-lo, pois já existe o consenso com o Sindicato, com os frentistas e com os usuários dos postos de gasolina. Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Parabéns, Deputado Sebastião Santos, por esse projeto. V. Exa. tem o nosso total apoio. Quero dizer que aprovamos o projeto de proibição de venda de bebidas alcoólicas em postos de combustível há 9 anos, na capital de São Paulo, que em seguida foi aderido pela cidade de Mauá, por Ribeirão Pires e por outras cidades.

Espero, nobre Deputado, que V. Exa. também tenha aprovado o seu projeto de sonorização nesses locais, porque são tocadas músicas pornográficas e de apologia ao crime. Precisamos colocar ordem pública em todos os lugares, em Rio Preto, na Capital, em todas as cidades deste Estado, porque a ordem pública atrai investimento, gera emprego e combate a violência. Parabéns, caro Deputado Sebastião Santos.

 

O SR. SEBASTIÃO SANTOS - PRB - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças partidárias com assento nesta Casa, solicito a suspensão dos trabalhos até as 18 horas.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Srs. Deputados, tendo havido acordo entre as Lideranças, a Presidência acolhe o solicitado pelo nobre Sebastião Santos e suspende a sessão até as 18 horas.

Está suspensa a sessão.

 

* * *

 

- Suspensa às 17 horas e 19 minutos, a sessão é reaberta às 18 horas sob a Presidência do Sr. Barros Munhoz.

 

* * *

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Sr. Presidente, havendo acordo de lideranças, solicito o levantamento da presente sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Srs. Deputadas e Srs. Deputados, nos termos do Art. 100, inciso I, do Regimento Interno, esta Presidência convoca V. Exas. para uma Sessão Extraordinária a realizar-se hoje, às 19 horas, com a finalidade de ser apreciada a seguinte Ordem do Dia:

Item 1 - PDL nº 17/11, de autoria da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, que considera regulares e aprova as contas anuais apresentadas pelo Tribunal de Contas do Estado relativas ao exercício financeiro de 2009, ressalvados os atos pendentes de julgamento.

Item 2 - PDL nº 18/11, de autoria da mesma Comissão, que considera também regulares e aprova as contas anuais do mesmo Egrégio Tribunal de Contas do Estado relativos ao exercício financeiro de 2010, ressalvados os atos pendentes de julgamento.

Havendo acordo de lideranças, esta Presidência, antes de levantar os trabalhos, convoca V. Exas. para Sessão Ordinária de amanhã, à hora regimental, com a mesma Ordem do Dia de hoje, lembrando-os ainda da Sessão Extraordinária a realizar-se hoje, às 19 horas.

Esta Presidência pretende convocar os Srs. Líderes para uma reunião extraordinária para dentro de 15 minutos.

Está levantada a sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 18 horas e dois minutos.

 

* * *