http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

13 DE DEZEMBRO DE 2012

177ª SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidentes: JOOJI HATO, WELSON GASPARINI, RODRIGO MORAES e BARROS MUNHOZ

 

Secretário: CARLOS GIANNAZI

 

RESUMO

PEQUENO EXPEDIENTE

001 - JOOJI HATO

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

002 - ITAMAR BORGES

Para Questão Ordem, sobre parecer emitido por eventual substituto de Deputado que retorna à Casa.

 

003 - Presidente JOOJI HATO

Registra a manifestação, que será encaminhada à Presidência Efetiva, para resposta oportuna.

 

004 - WELSON GASPARINI

Menciona notícia, recebida do Secretário Bruno Covas. Cita sua luta pela defesa por maiores verbas na área de saneamento básico. Afirma que muitas internações são frutos do contato com o esgoto e água não tratada. Relata que o Secretário Bruno Covas apresentou plano, do Governador Geraldo Alckmin, para resolver o problema de coleta e tratamento de esgoto, cuja meta é que até 2020, no Estado de São Paulo, 100% da água será tratada, assim como 100% do esgoto coletado e tratado. Parabeniza o Governador Geraldo Alckmin. Ressalta que os policiais militares são vítimas de críticas destrutivas, que a grande maioria honra as fardas e aqueles que são bandidos, são presos e expulsos da Polícia. Destaca a superlotação das cadeias e a condenação de 500 mil corruptos já julgados, sem serem presos, por falta de presídios. Homenageia a Polícia Militar e aqueles que honram as suas fardas.

 

005 - CARLOS GIANNAZI

Critica acordo entre os Deputados, ontem nesta Casa, no qual foi colocado em discussão o Projeto de lei nº 604, de 2012, que privatiza parte do Parque Estadual Fontes do Ipiranga. Menciona processo para tombamento da área, que está em andamento no Condephaat desde 1995, que impede a área de ser vendida ou privatizada. Lembra a realização de duas audiências públicas a respeito do tema, na qual todas as entidades e representantes da sociedade civil presentes foram contra o projeto. Afirma que o Secretário Bruno Covas não se posicionou. Informa que a área comprometida possui parte de mata atlântica, com fauna e flora diversificadas. Ressalta que a construção de centro de convenções e rede de hotéis pode ocorrer em áreas que não possuem mata atlântica. Pede a mobilização da população contra a aprovação deste projeto, que considera inconstitucional. Destaca que a mobilização da sociedade é fundamental.

 

006 - WELSON GASPARINI

Assume a Presidência.

 

007 - MARCOS MARTINS

Questiona o cumprimento de metas da Sabesp, apresentadas pelo Deputado Welson Gasparini. Afirma que o órgão não cumpre metas em nenhum município, tendo que rever constantemente os seus contratos. Diz ser a empresa uma das maiores poluidoras do Estado de São Paulo. Ressalta que a Sabesp necessita trocar a rede de tubulação que leva água para as residências, por ser de amianto. Informa que está sendo preparada desapropriação de cerca de 70 casas, na Vila Sônia, para a construção de rodoviária. Relata que não houve discussão com os moradores e que os mesmos não possuem informação a respeito, inclusive sobre o valor que será pago por suas casas.

 

008 - EDSON FERRARINI

Exibe a comenda que recebeu da Polícia Militar Ambiental de São Paulo. Explica o motivo da homenagem, pela criação do artigo 195 da Constituição Estadual, que cria a Polícia Ambiental do Estado de São Paulo. Afirma que a Polícia Ambiental de São Paulo é a maior do Brasil, com 2.400 homens, dirigidos pelo Coronel Milton Sussumu Nomura. Ressalta que a instituição é um modelo para os outros Estados brasileiros. Diz ter orgulho de ter incluído na Constituição Estadual este artigo. Parabeniza os integrantes da Polícia Ambiental.

 

009 - OLÍMPIO GOMES

Agradece as palavras de apoio à Polícia Militar, no pronunciamento do Deputado Welson Gasparini. Cumprimenta o Deputado Edson Ferrarini pela homenagem recebida da Polícia Ambiental. Ressalta a sua alegria em participar de ato no qual foi assinado termo de cooperação entre o Tribunal de Justiça de São Paulo e este Legislativo para a incorporação do projeto "Doar é legal". Menciona que estará à frente destes trabalhos, divulgando e incentivando a doação voluntária de órgãos e tecidos. Cita a Lei federal 10201, de 2001, que estabelece os critérios para esta doação. Informa que, em três meses de campanha, já foram certificadas 7.500 pessoas para fazerem a doação em vida. Pede que todos os 94 Deputados desta Casa levem esta mensagem à população do Estado, mostrando o quanto é bom fazer a doação de órgãos e tecidos. Registra o site do Tribunal de Justiça, no qual pode ser autorizada eletronicamente a doação. Destaca que esta campanha não tem fundo político e nem eleitoral, apenas busca o direito à vida e à dignidade da pessoa humana. Parabeniza o Tribunal de Justiça de São Paulo, o Presidente desta Casa e os demais Deputados pela iniciativa.

 

010 - LUIZ CLAUDIO MARCOLINO

Comenta a apresentação do parecer ao orçamento para 2013 pelo relator da Comissão de Finanças. Lembra a realização de diversas audiências públicas no Estado de São Paulo para que a população pudesse apresentar as suas necessidades. Cita parte das propostas apresentadas nestas audiências. Informa que foi acatado o montante de 73 milhões de reais de emendas. Ressalta que faltarão recursos para diversas áreas e que a proposta não considera as solicitações da sociedade. Menciona a entrega de voto em separado do PT questionando a proposta da relatoria. Afirma que o orçamento não está regionalizado e que os debates acontecerão durante a próxima semana.

 

011 - EDSON FERRARINI

Agradece à Polícia Ambiental pela medalha recebida. Agradece o Coronel Milton Sussumu Nomura, quem considera um dos mais brilhantes oficiais da Polícia. Elogia o currículo da autoridade. Informa que recebeu a homenagem pela colocação do artigo 195 na Constituição Federal, que criou a Polícia Ambiental. Lembra o Governo de Mário Covas, com a tentativa de extinguir a Polícia Militar, transformando-a em três batalhões de choque. Menciona os artigos 29 e 30 da Constituição Estadual, de sua autoria, que beneficiaram a corporação. Exibe o diploma recebido pela Polícia Ambiental. Esclarece que a instituição é formada por 2400 homens e quatro batalhões no Estado de São Paulo. Afirma que o policial militar ambiental contribui para o desenvolvimento do País e a sustentabilidade do planeta. Parabeniza o Coronel Nomura e seus oficiais.

 

012 - EDSON FERRARINI

Pede a suspensão dos trabalhos até as 16 horas e 30 minutos, por acordo de lideranças.

 

013 - Presidente WELSON GASPARINI

Defere o pedido e suspende a sessão às 15h30min.

 

014 - RODRIGO MORAES

Assume a Presidência e reabre a sessão às 16h28min.

 

015 - CAUÊ MACRIS

Solicita a suspensão dos trabalhos por 30 minutos, por acordo de lideranças.

 

016 - Presidente RODRIGO MORAES

Defere o pedido e suspende a sessão às 16h28min.

 

017 - Presidente BARROS MUNHOZ

Assume a Presidência e reabre a sessão às 17h09min.

 

ORDEM DO DIA

018 - Presidente BARROS MUNHOZ

Coloca em votação e declara sem debate aprovado requerimento, da Deputada Regina Gonçalves, de urgência ao PL 547/12. Convoca reuniões conjuntas, a realizarem-se hoje, das Comissões de Constituição, Justiça e Redação; Administração Pública e Relações do Trabalho; e Finanças, Orçamento e Planejamento, às 19 horas e 02 minutos; de Constituição, Justiça e Redação; e Finanças, Orçamento e Planejamento, às 19 horas e 03 minutos; de Constituição, Justiça e Redação; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e Finanças, Orçamento e Planejamento, às 19 horas e 06 minutos; e reunião extraordinária, da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, hoje, às 19 horas e 09 minutos. Por conveniência da ordem, suspende a sessão às 17h12min; reabrindo-a às 17h12min. Coloca em votação e declara sem debate aprovado requerimento de alteração da ordem do dia. Coloca em votação e declara sem debate aprovado o PL 533/12.

 

019 - ENIO TATTO

Requer o levantamento da sessão, com anuência das lideranças.

 

020 - Presidente BARROS MUNHOZ

Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 14/12, à hora regimental, sem ordem do dia. Levanta a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Jooji Hato.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Convido o Sr. Deputado Carlos Giannazi para, como 1º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da matéria do Expediente.

 

O SR. 1º SECRETÁRIO - CARLOS GIANNAZI - PSOL - Procede à leitura da matéria do Expediente, publicada separadamente da sessão.

 

* * *

 

- Passa-se ao

 

PEQUENO EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. ITAMAR BORGES - PMDB - PARA QUESTÃO DE ORDEM - Sr. Presidente, Deputado Jooji Hato, gostaria apenas de fazer um encaminhamento ao Presidente desta Casa com relação à tramitação nas comissões de matérias de autoria dos deputados e também do Governo quando se substitui o parlamentar por outro parlamentar, como aconteceu muito nesse período eleitoral. Houve oito colegas afastando-se para disputar o pleito.

O substituto emite um parecer num projeto que esteja tramitando. De uma forma muito burocrática e contrária ao bom andamento do processo legislativo, quando retorna o titular da comissão, o parecer, mesmo exarado e emitido durante um período de substituição, deixa de ter valor se o processo ainda não foi apreciado.

Tive uma questão. Estive reunido com a equipe das comissões e quero entregar essa Questão de Ordem, já assinada, para que seja encaminhada à Presidência desta Casa.

 

O SR. PRESIDENTE - Jooji Hato - PMDB - Esta Presidência recebe a Questão de Ordem de V. Exa., nobre Deputado Itamar Borges, e a encaminhará ao Presidente efetivo desta Casa, que, oportunamente, irá respondê-la.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, tem a palavra a primeira oradora inscrita, nobre Deputada Vanessa Damo. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Sebastião Santos. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Olímpio Gomes. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Roberto Massafera. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Rui Falcão. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Geraldo Vinholi. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Vitor Sapienza. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Zico Prado. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Pedro Tobias. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Welson Gasparini.

 

O SR. Welson Gasparini - PSDB - Sr. Presidente, Deputado Jooji Hato; Sras. Deputadas, Srs. Deputados, quero, hoje, focalizar dois assuntos: o primeiro deles,  uma noticia muito agradável que recebi do Secretário de Meio Ambiente, Bruno Covas. Como deputado, tenho lutado na defesa de maiores verbas e maior atuação dos nossos governantes na área de saneamento básico. Tenho informações de que muitas internações hospitalares são frutos, principalmente, de contato com água não tratada e esgoto  jogado nos córregos e rios, causando doenças infecciosas.

Hoje, na prestação de contas do Secretário Bruno Covas, foi-nos dada oportunidade de fazer questionamentos, perguntas. Pedi-lhe que dissesse qual é o plano do Governador do Estado de São Paulo para resolver estes graves problemas: tratamento de esgoto, coleta de esgoto e o tratamento de água servida à população.

O Estado de São Paulo é o estado mais rico do País. A região de Ribeirão Preto é a mais rica do Estado e, nela, ainda existem cidades jogando todo o esgoto nos córregos e rios. Aplicamos multas porque alguém cortou uma árvore, desrespeitou uma área de piscicultura ou pescou um peixe numa área proibida e, no entanto, diariamente são jogadas  toneladas de esgoto nos córregos e rios!

O Secretário Bruno Covas fez uma afirmação que me deixou profundamente satisfeito com o Governador Geraldo Alckmin: sua meta é, até o ano 2020, no Estado de São Paulo, 100% de água tratada, 100% de esgoto coletado e 100% de esgoto tratado para não poluir mais os córregos e rios do Estado. Notícia maravilhosa nos deu o Secretário porque se trata de uma meta para breve, para o ano 2020. Teremos, assim, logo, logo, o orgulho de falar: “Em nosso Estado, toda a água consumida pela população é tratada e todo o esgoto coletado, em todas as casas, também é tratado.”

Parabéns, Governador Geraldo Alckmin! É por isso que nós o apoiamos, com entusiasmo, nesta Casa. Vossa Excelência está dando um exemplo ao Brasil de como investir dinheiro numa área de grande importância.

Sr. Presidente, o outro tema é sobre os policiais militares. Hoje, infelizmente, os policiais militares são vítimas de muitas críticas destrutivas e, muitas vezes, improcedentes. Infelizmente, às vezes nós vemos uma manchete de jornal, ou um pronunciamento dizendo: “Mais de 300 policiais estão envolvidos com a bandidagem.” Eu não duvido, mas são milhares e milhares de policiais honrando suas fardas e os policiais bandidos, quando flagrados, respondem a processos e muitos são expulsos da PM cujo comando tem sido muito atento em tomar providências punitivas.  

Agora não é justo a gente generalizar e só porque a corrupção atingiu também a área policial e alguns policiais achar que são bandidos a maioria dos policiais. Eu costumo dizer o seguinte: “Tem policial bandido? Ô se tem! Mas também tem político que não presta, bandido também.” Isso eu tenho afirmado aqui, desta tribuna: tem juízes vendendo sentenças,  conforme denunciado pela   alta direção dos magistrados no nosso País. Tem políticos, administradores e prefeitos que se vendem para empreiteiras? Ô se tem! Mas têm donos de empresas que adoram dar propinas. São bandidos também. Agora a gente não pode dizer que todo mundo é bandido ou qualificar toda uma classe de forma geral e criminosa.

Graças a Deus ainda são as exceções, mas é preciso a Justiça funcionar para condenar os comprovadamente bandidos. Isso está acontecendo mas, infelizmente, as cadeias estão superlotadas, não cabe mais ninguém.

Não sei se os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas sabem, mas têm cerca de 500 mil, entre corruptos e bandidos já julgados, com mandados para serem presos. Mas vão botar aonde se não têm mais lugares nas cadeias?

Então, quando se faz referências aos policiais militares é preciso destacar que são, em regra geral, pessoas idealistas, vocacionadas para a área de Segurança Pública e, diariamente, expõem suas vidas em defesa do próximo e das famílias, muitas vezes inseguras, esperando na hora necessária a presença do policial responsável.  

Rendo, portanto, minhas homenagens à Polícia Militar, aos policiais que honram suas fardas; e que eles continuem sendo a garantia de termos, sempre, o Policial Militar ao lado da população e contra os bandidos e os corruptos.

 

 O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Tem a palavra o nobre Deputado Alencar Santana Braga. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Antonio Salim Curiati. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Reinaldo Alguz. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Edinho Silva. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Donisete Braga. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Roberto Morais. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Bittencourt. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Antonio Mentor. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Rafael Silva. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Carlos Giannazi, pelo tempo regimental.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente em exercício desta sessão, nobre Deputado Jooji Hato, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, público aqui presente e telespectadores da TV Assembleia, eu quero primeiramente manifestar o meu repúdio ao que aconteceu ontem aqui, na Assembleia Legislativa, quando na calada da noite foi feito um acordo no qual nós, do PSOL, não participamos, onde foi colocado para discussão o Projeto de Lei nº 604, de 2012, que privatiza uma parte do Parque Estadual Fontes do Ipiranga, um parque histórico que está sendo analisado pelo Condephaat para ser tombado. Inclusive, eu estou aqui com o processo que está sendo analisado desde 1995 e, pela legislação atual nenhuma área pode ser privatizada, vendida ou alienada quando há no Conselho um processo de tombamento sendo analisado.

Então, é um absurdo, Presidente Jooji Hato, Srs. Deputados e Sras. Deputadas, que na calada da noite a base do Governo se organize para passar goela abaixo um projeto contra a sociedade, contra o meio ambiente e contra a população. Nós temos várias manifestações, já foram realizadas duas audiências públicas aqui, na Assembleia Legislativa, uma organizada pelas Comissões Permanentes e a outra pelo nosso mandato. Nessas audiências, todas as pessoas presentes, todas as entidades, associações e representantes, sobretudo da sociedade civil, se colocaram contra o projeto, denunciando várias contradições no edital.

O Deputado Major Olímpio está lembrando muito bem que o Secretario Estadual do Meio Ambiente Bruno Covas não compareceu na audiência pública das comissões. Na nossa audiência pública, eu já esperava que ele não participasse mesmo, mas nas Comissões Permanentes, o Secretario responsável pela pasta e pela privatização não comparecer é um absurdo porque ele tinha que se posicionar. Porque é uma área verde, uma área com mata atlântica, que tem muita fauna e flora. E toda aquela região do parque estará comprometida por conta desse projeto, que é mais um projeto privatista e entreguista do Governador Geraldo Alckmin, que já tinha anunciado no início do ano que tinha intenção de privatizar os parques estaduais, as florestas estaduais e até as cavernas estaduais. Essas áreas já estavam no plano de privatização, ou terceirização, que é a mesma coisa. Na verdade é entregar o patrimônio público e agora o patrimônio ambiental para a iniciativa privada.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Welson Gasparini.

 

* * *

 

Então, o Governo usa uma desculpa esfarrapada que não corresponde à realidade, dizendo que vai construir lá uma rede de hotéis, vai construir um centro de convenções no local para abrigar encontros aqui na cidade de São Paulo.

O fato é que ele pode construir hotéis e centros de convenções, mas não numa área ambiental de mata atlântica. Essa posição do Governador vai contra toda a luta que nós travamos em relação à defesa do meio ambiente e em defesa do verde principalmente na cidade de São Paulo.

Então é por isso que eu quero, primeiramente, manifestar aqui o nosso repúdio à atitude da Assembleia Legislativa em colocar o projeto em discussão e me parece que no acordo já foi considerada a discussão de uma hora, mas nós somos contra.

Agora nós vamos obstruir essa votação, nós vamos votar contrariamente. As entidades estão mobilizadas e eu faço um clamor público aqui para que toda a população se mobilize contra a aprovação desse projeto do Governador Geraldo Alckmin que representa um verdadeiro crime ambiental.

O projeto é inconstitucional porque nós temos um processo de tombamento dessa área pelo Condephaat. O projeto tem várias irregularidades, afronta vários princípios constitucionais, mas mesmo assim o Governador Geraldo Alckmin vai passar o rolo compressor aqui, na Assembleia Legislativa, com a sua base de Governo e vai tentar aprovar o projeto.

Então, o clamor popular, a mobilização da sociedade é fundamental. Você, que está nos assistindo agora, pela TV Assembleia, se manifeste procure aqui o deputado que você votou, mande emails, venham aos gabinetes e se coloquem contra a provação desse projeto. É o PL 604, de 2012, que vai privatizar; que vai destruir uma parte do Parque do Estado, conhecido também como o Parque Estadual Fontes do Ipiranga. Na região onde haverá a privatização, havendo a alienação do espaço, nós temos várias nascentes inclusive do rio Ipiranga. É uma área histórica e ambiental.

Portanto, a mobilização da população é fundamental para que nós possamos deter aqui na Assembleia Legislativa o rolo compressor do Governo. Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - WELSON GASPARINI - PSDB - Tem a palavra a nobre Deputada Maria Lúcia Amary. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Beth Sahão. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Marcos Martins.

 

O SR. MARCOS MARTINS - PT - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, telespectadores da TV Assembleia, ouvíamos os deputados que nos antecederam, e um deles foi V. Exa., Deputado Gasparini, quando falava da Sabesp. Tenho as minhas dúvidas em relação ao cumprimento de metas da Sabesp que, normalmente, não cumpre em nenhum município. Ela faz a programação, mas tem de rever os contratos porque não os cumpre, e é uma das maiores poluidoras do Estado de São Paulo. Basta verificar no rio Tietê e no rio Pinheiros a quantidade de esgoto lançado nos córregos.

Há muito desperdício de água por causa de vazamento, e depois tapam as valas. Vou citar o exemplo de um vazamento em Osasco ocorrido há pelo menos 15 dias: na Av. Santo Antonio, em frente ao único ponto de ônibus da avenida, próximo a R. Dionísio Alves Barreto. Eles não tapam. É comum os vazamentos ocorrerem no mesmo local, e a grande parte da rede é de tubos de amianto, que levam água para as residências.

Existe a meta de 2020 e, por causa da proximidade da data, eles vão esticando. Sugiro que V. Exa. fique alerta. A Sabesp não tem cumprido com as suas obrigações em coleta e tratamento de esgoto, que é quase nada. Há o contrato com as prefeituras e a Sabesp tem a obrigação de fazer os serviços.

Tomamos conhecimento de moradores da Vila Sônia, próxima à região onde ocorreu o acidente da Linha Amarela do Metrô. Vai haver desapropriação de setenta e poucas casas para a construção de uma rodoviária. Os moradores estão apavorados porque não houve nenhuma reunião para discutir o assunto. E, de repente, entre a Francisco Morato e a Lineu de Paula Machado haverá uma desapropriação. Vamos imaginar que a Prefeitura, ou o Estado, declare a área de utilidade pública. Vão depois desapropriar. Mas estamos numa época em que a democracia deve prevalecer. No mínimo, precisa se reunir com os moradores.

Manifesto aqui o meu apoio à luta dos moradores. É necessário se reunir para discutir e conhecer as alternativas. Há todo o ambiente construído há anos, mas não se tem nenhuma informação de como será isso, de quanto tempo disporão para sair de suas residências, nem o valor que será pago.

É lamentável que esteja ocorrendo isso na Capital paulista. É importante a construção da rede de Metrô, mas não podemos ficar desapropriando sem que haja nenhuma reunião com os moradores, que construíram com sacrifício suas moradias. Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - WELSON GASPARINI - PSDB - Tem a palavra o nobre Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. EDSON FERRARINI - PTB - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, amigos da TV Assembleia, ontem recebi uma comenda da Polícia Ambiental da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Muitas medalhas recebi ao longo da vida, mas estou muito satisfeito e quero mostrar a comenda que recebi. A Polícia Ambiental de São Paulo prestou-me uma homenagem em reconhecimento a alguma coisa que pude fazer para ficar eternamente no meu currículo. Quando fizemos a Constituição do Estado de São Paulo, promulgada em 5 de outubro de 1989, tínhamos 50 microfones ligados e 84 Deputados. E, na época, acabar com a Polícia Militar era a moda. É porque vínhamos da Revolução. Não se podia tocar no Exército, na Aeronáutica, e foi então elaborada a Constituição. Vários deputados de oposição ferrenha - e era, na época, representante da Polícia Militar. Um dos deputados que participaram comigo foi o Deputado José Dirceu e outros - vários foram cassados -, e pude impedir que a Polícia Militar não perdesse nenhuma de suas atribuições. Eles queriam acabar com o serviço de informações e tudo mais da Polícia Militar. Foi reduzida a três Batalhões de Choque.

Pude criar, no Art. 195 da Constituição - e está aqui a minha assinatura, a Polícia Ambiental -: “O sistema de proteção e desenvolvimento do meio ambiental será integrado pela Polícia Militar, mediante suas unidades de policiamento florestal e mananciais.” Antigamente, a Polícia Militar tinha o Batalhão Florestal que vivia a sabor do Secretário de Agricultura: se ele gostasse, usava. Só usava quando lhe interessasse de maneira eleitoreira. Hoje, a Polícia Ambiental de São Paulo é a maior do Brasil, com 2400 homens dirigidos por um coronel, com a maior competência possível: Coronel Milton Sussumu Nomura. O currículo deste homem na área ambiental é incrível.

O diploma que recebi ontem, entre muitos, me deixou muito feliz porque foi o reconhecimento de eu ter podido criar, no Estado de São Paulo, a maior Polícia Ambiental do Brasil, e a mais bem equipada. Vários estados estavam fazendo cursos aqui em São Paulo. Quando dizemos, Deputado Olímpio Gomes, que essa Polícia Militar é a melhor do Brasil e a mais bem equipada, é exatamente isso! Ela é modelo. Todos os estados lá estavam: Amazonas, Pará, vários estados fazendo cursos, aprendendo em São Paulo.

Por isso, meus amigos, eles podem querer falar mal da Polícia Militar, a imprensa pode querer, os desavisados podem dizer que querem pôr focinheira, falem a besteira que quiserem porque a Segurança Pública é um dos setores que mais palpiteiros têm: “Eu acho que é assim!” Mas o duro é prender o bandido às quatro da manhã sem saber o calibre da arma dele.

Só no setor ambiental essa Polícia, estou lhes dizendo, é o modelo do Brasil.

O meu orgulho é ter podido inserir na Constituição esse artigo fazendo com que a Polícia Militar hoje, quer o Governador, os Secretários da Segurança Pública, da Agricultura, do Meio Ambiente, que por sinal é um grande amigo, Deputado Bruno Covas, e o Coronel Nomura, queiram ou não, tenham a sua tarefa no Meio Ambiente. É um modelo para o Brasil.

Ontem, eu tive o orgulho de ser agraciado com essa medalha. Posso ter recebido muitas medalhas, mas essa, esse reconhecimento de quando fiz essa inserção na Constituição vai ficar para o resto da minha vida, e apenas estou mencionando a Polícia Ambiental, outro dia falaremos sobre os Artigos 29 e 30, do que queriam fazer com o Tribunal de Justiça Militar, mas não deixamos. Não faz mal, sempre continuaremos defendendo.

Parabéns aos integrantes da Polícia Ambiental! Os senhores orgulham São Paulo, defendem o meio ambiente e representam a Polícia Militar de São Paulo.

Na área da Segurança Pública fazemos o que podemos, mas em compensação, imaginem, está chegando o Natal! Em outubro saíram 17 mil presos, 927 não voltaram, os mais perigosos. Agora, vai sair de novo em torno de 20 mil, e quantos não vão voltar? E a Polícia Militar enxuga gelo porque essa lei é federal e não podemos mexer nisso, mas eu pude, com muito orgulho, criar a Polícia Ambiental no Estado de São Paulo, e criei o Dia do Policial Militar Ambiental que é exatamente no Dia da Árvore.

Por tudo isso, fico muito orgulhoso de ter recebido essa comenda ontem, e hoje, poder estar aqui dizendo a todos vocês muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - WELSON GASPARINI - PSDB - Srs. Deputados, tem a palavra o nobre Deputado Simão Pedro. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Hamilton Pereira. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Jooji Hato. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Analice Fernandes. (Pausa.) tem a palavra o nobre Deputado Feliciano Filho. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Carlos Cezar. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Regina Gonçalves. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Milton Vieira. (Pausa.) tem a palavra o nobre Deputado Luiz Carlos Gondim. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Afonso Lobato. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Marcos Neves. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Telma de Souza. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Estevam Galvão. (Pausa.) tem a palavra a nobre Deputada Célia Leão. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Gerson Bittencourt. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Luciano Batista. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Rodrigo Moraes. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado João Paulo Rillo. (Pausa.)

Esgotada a lista de oradores inscritos para falar no Pequeno Expediente, vamos passar à Lista Suplementar.

Tem a palavra o nobre Deputado Itamar Borges. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Rafael Silva. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Luiz Claudio Marcolino. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Simão Pedro. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Sebastião Santos. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Olímpio Gomes.

 

O SR. OLÍMPIO GOMES - PDT - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, funcionários desta Casa e cidadãos que nos acompanham pela TV Alesp, inicialmente gostaria de agradecer as palavras de apoio à família policial militar que o Deputado que agora preside os trabalhos, Welson Gasparini, proferiu na sua fala, gostaria de cumprimentar o Deputado Edson Ferrarini pela justa homenagem da Polícia Ambiental, e por ter insculpido na Constituição de 1988 a sedimentação constitucional da nossa Polícia Ambiental. Mas do que ninguém, V. Exa. é merecedor de tal reconhecimento. Além disso, quero dizer nesta minha fala, da alegria de um ato que participei ontem, em que foi assinado um termo de cooperação entre o Tribunal de Justiça de São Paulo e a Assembleia Legislativa. Nesse termo, a Assembleia Legislativa passa a incorporar nessa cooperação um projeto que já vem sendo desenvolvido pelo Tribunal de Justiça, através do Comitê de Ações Sociais e Cidadania presidido pela senhora Dra. Cláudia Sartori, esposa do Presidente do Tribunal de Justiça, Dr. Ivan Sartori, com o programa “Doar é Legal, a Vida é Recarregável.” No termo de cooperação assinado pelo Presidente Barros Munhoz e por mim, que estarei à frente desses trabalhos, passa também a Assembleia Legislativa a promover, divulgar e a incentivar a doação voluntária de órgãos e tecidos.

Baseado em princípios fundamentais que estão na nossa Constituição Federal, do direito à vida e da dignidade da pessoa humana, já tivemos o advento da Lei Federal nº 10.201 de 2001, que estabelece os critérios para a doação de órgãos e tecidos. E temos uma dificuldade muito grande de promover sobrevida a quem precisa, e essa é uma campanha de solidariedade humana.

Sendo desenvolvida há apenas três meses pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, já teve mais de 7,5 mil certificações de pessoas que voluntariamente fazem a sua doação em vida. Logicamente, é possível se fazer doação de órgãos como, por exemplo, os rins, parte dos pulmões, em que não é necessário que haja o óbito. Quando a doação é feita em relação a familiares, parentes consaguíneos, não precisa nem da autorização judicial, mas quando é feita para uma pessoa que não tenha nenhuma relação de parentesco é necessário a autorização judicial justamente para impedir o comércio criminoso de órgãos.

Essa iniciativa do Tribunal de Justiça de São Paulo, que já se iniciou no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, e em uma parceria mais do que saudável com a Assembleia Legislativa, doravante temos a expectativa de que os nossos 94 Deputados, através das suas capilaridades nos 645 municípios, levem a mensagem à população e aos seus redutos eleitorais de o quão bom é fazer a doação de órgãos e tecidos, porque quantas vidas poderão ser salvas a partir desse gesto humanitário.

Ontem, já foi assinado o protocolo de cooperação, descerrada uma placa de cooperação entre o Tribunal de Justiça e a Assembleia Legislativa.

Enquanto se adaptam o site da Assembleia Legislativa e mesmo dos gabinetes de deputados estimulando as doações, qualquer cidadão pode simplesmente entrar no site www.tjsp.jus.br/doarelegal que vai aparecer uma planilha que você pode autorizar eletronicamente a doação de seus órgãos e tecidos.

Milhares de pessoas carecem dessa oportunidade humanitária. Temos evolução na técnica da medicina, mas muitas vezes não temos um órgão ou tecido para que se possa dar sobrevida a uma pessoa.

Graças a essa iniciativa no Estado de São Paulo do Tribunal de Justiça e agora da Assembleia Legislativa, tenho certeza absoluta que os 94 parlamentares vão aderir e divulgar. Isso não tem fundo político eleitoral, não tem contenda de oposição ou situação, estamos todos irmanados justamente nos princípios fundamentais da Constituição do direito à vida, da dignidade da pessoa humana de estimular a doação de milhares e milhares de órgãos e tecidos.

Parabéns ao Tribunal de Justiça de São Paulo, na pessoa do Dr. Ivan Sartori, presidente, da sua esposa Claudia Sartori, que preside esse comitê de ação social e da cidadania, do Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Barros Munhoz, e dos demais deputados desta Casa por essa sã parceria.

Quem ganha com isso, sem a menor dúvida, é a população do Estado de São Paulo e, porque não dizer, a população do nosso País.

Se o Estado de São Paulo é referência - e como disse o Deputado Welson Gasparini é o Estado mais rico da nação - também é o mais procurado para todos os tipos, inclusive, para socorros de saúde o Estado de São Paulo é o pronto-socorro do nosso País.

Se dinamizarmos uma campanha dessa natureza, teremos milhares, porque não sonhar, milhões de certificações com a possibilidade de doação de órgãos e sobrevida a quem precisa. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - WELSON GASPARINI - PSDB - Tem a palavra a nobre Deputada Beth Sahão. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Vinícius Camarinha. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Carlão Pìgnatari. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Rui Falcão. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Analice Fernandes. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Luiz Claudio Marcolino.

 

O SR. LUIZ CLAUDIO MARCOLINO - PT - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, funcionários da Assembleia Legislativa, acabamos agora uma reunião da Comissão de Finanças e Orçamento onde foi apresentado o relatório do Orçamento para 2013.

Percebemos, mais uma vez, que o relatório apresentado, primeiro, pelo Executivo e agora a partir da relatoria do deputado, que acompanha o relatório para ser debatido na comissão e depois na assembleia, demonstra que o olhar está muito mais para a estrutura do Executivo do que a vontade mesmo do Legislativo fazer o seu papel no Estado de São Paulo.

Tenho uma referência, Deputado Isac Reis. Teremos, no ano que vem, o orçamento de 173 bilhões de reais. Fizemos diversas audiências públicas no Estado onde a população foi apresentando seus desejos de ver o Estado cada vez mais forte, desenvolvido, estruturado e foram apresentando sugestões de acordo com as suas necessidades.

Estamos vendo que em várias regiões, como o caso de Teodoro Sampaio, tem uma proposta de um deputado de fazer uma Fatec, também em Taboão da Serra e em Marília. Foram propostas, também, aqui na região, a construção de pontes metálicas, melhorar o investimento no agronegócio, melhorar a agricultura familiar, de melhor caminho, que é uma forma de se garantir o deslocamento entre um município e outro nas estradas vicinais e, também, nas estradas do nosso Estado, investimento na casa do produtor, no Iamspe, na inteligência policial, Fatec para a cidade de Guarulhos e outra para a cidade de Barretos, por aí vai.

Várias sugestões foram apresentadas nas audiências públicas e na Comissão de Finanças e Orçamento. Hoje, olhamos a proposta apresentada pelo Relator do orçamento e se o orçamento do Estado será no ano que vem é de 173 bilhões, o relator acata as emendas no montante apenas de 73 milhões de reais.

As propostas apresentadas na Comissão de Finanças e Orçamento a partir das audiências públicas representavam o valor de meio milhão de reais. Quando olhamos 500 mil reais, não chega a 1 milhão de reais. São propostas que a Comissão de Finanças e Orçamento apresentou a partir de olhar apresentado pelos vereadores, prefeitos, sociedade organizada.

Apresentamos uma proposta modesta para atender a demandas das audiências públicas de meio milhão de reais. Só que o relator, que inclusive estava na Comissão de Finanças e Orçamento e que aprovou essas emendas para serem encaminhadas para estruturar o orçamento, apresenta o relatório acatando apenas 73 milhões para estruturar a peça orçamentária. Aí, não têm recursos para a agricultura, educação, segurança pública, cultura, assistência social.

Percebemos que a peça orçamentária, que está para ser debatida agora na Assembleia Legislativa, não leva em consideração a necessidade da população do nosso Estado, toda a reflexão feita com a população, deputados, vereadores, prefeitos em cada uma das regiões do nosso Estado.

A Bancada do PT apresentou hoje o voto em separado, questionando o formato apresentado pelo governador e questionando também a proposta da relatoria do Deputado Cauê Macris. Respeitamos muito o trabalho que ele vem desenvolvendo na Comissão, mas ela não representa a vontade da população do nosso Estado em relação a ter um orçamento mais próximo, o orçamento descentralizado, o orçamento onde a população possa efetivamente acompanhar sua execução.

No ano que vem, teremos o orçamento de 173 bilhões. O governador não regionaliza esse orçamento, tem uma margem de remanejamento de pelo menos 17%, mas, como não tem definido para qual região será o investimento, essa margem de remanejamento aumenta de forma significativa.

Das audiências públicas, estamos falando de apenas meio milhão, 500 milhões de reais que seria a proposta para estruturação do orçamento que atenderia pelo menos as demandas das audiências públicas. Mas nem sequer a proposta apresentada para a Comissão de Finanças e Orçamento dialogada com a população foi acatada pelo relator do orçamento para o exercício de 2013. O debate vai acontecer durante toda semana próxima e esperamos que não só o relator, mas o Colégio de Líderes e depois o Plenário demonstrem sua capacidade de intervenção no desenvolvimento do Estado e apresentem uma peça orçamentária que de fato venha atender às reivindicações da população porque do jeito que está, uma peça engessada e uma alteração de apenas 73 milhões, este orçamento não representa a necessidade da população.

 

O SR. PRESIDENTE - WELSON GASPARINI - PSDB - Tem a palavra o nobre Deputado Antonio Mentor. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Marcos Martins. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Carlos Giannazi. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. EDSON FERRARINI - PTB - Sr. Presidente, Deputado Welson Gasparini, V. Exa. que é irmão de um coronel da Polícia Militar, um coronel honrado, V. Exa. que como prefeito de Ribeirão Preto sempre demonstrou seu carinho e sua amizade pela Corporação, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, quero agradecer à Polícia Ambiental por ter-me concedido a Medalha do Cinquentenário da Polícia Ambiental no dia de ontem.

Quero agradecer muito o Coronel Milton Sussumo Nomura, um dos mais brilhantes oficiais da Polícia Militar. Digo brilhante porque na sua competência de tratar do meio ambiente - suas especificações, seus cursos, seu currículo - ele é fantástico, é invejável, ele honra a Corporação.

Foi um trabalho meu na Constituinte que permitiu que eu escrevesse o Art. 195, Parágrafo Único na Constituição, que deu vida, corpo, consistência à Polícia Ambiental porque antes ela era regida por decretos. Dizíamos que queriam acabar com a Polícia Militar. A tensão era grande.

Assume o governo anos depois Mário Covas e nomeia Secretário da Segurança o jurista José Afonso da Silva, que propôs uma PEC extinguindo a Polícia Militar, transformando-a em três Batalhões de Choque. Isso foi levado para Brasília e certamente deve estar esquecida em algum lugar. Mas houve a proposta. Eu, então, como um constituinte e representando a Polícia Militar, pude escrever os Arts. 29 e 30 trazendo para a Polícia Militar. Vinha da união com a Guarda Civil e a Polícia Marítima e assim pudemos promover uma série de pessoas. Muitos ainda estão lutando por mais uma promoção, muito justa por sinal, porque para você reconhecer o valor da Polícia Militar você tem de dar salários. O maior bem da Polícia não são as viaturas, os quartéis, as armas. O bem maior em que você mais precisa investir é o homem e o homem quando passa para a reserva precisa ser tratado com mais dignidade.

A pensionista que durante muitos anos sofreu quando seu marido saía para o trabalho - quantas orações a esposa de um policial faz cada dia que ele sai de casa - precisa ser tratada com dignidade. É este que quando passar para a inatividade tem de ter todo respeito do Estado.

Então pude escrever nos Arts. 29 e 30 da Constituição - redigi estes artigos na minha sala, na minha mesa - as promoções que os senhores mereciam. Alguns estão lutando por mais. Acho justo. Também estou do lado desses amigos que estão querendo chegar a subtenente, a 1º tenente e vamos lutar por isso, enfim.

Ontem recebi da Polícia Ambiental esse diploma. Agora o Governador e a Secretaria da Agricultura têm de respeitar.

São 2.400 homens e quatro batalhões no Estado de São Paulo.

Sou Presidente, na Assembleia Legislativa, da Frente Parlamentar em defesa da pesca e da aquicultura - tudo aquilo que vem da água. São 320 leis que regulam as questões da pesca. Só no Estado de São Paulo são 120 leis, 21 ligadas diretamente ao pescador. São textos que para eu compreender - e sou advogado - às vezes tenho dificuldade. Imagine o pescador.

Levei um grupo de pescadores ao Coronel Nomura, que disse: ‘se o problema for da Polícia Militar resolvo, agora se for da legislação não consigo.’ Eu consegui mudar a legislação da pesca para pequenos criadores de peixe. Assinamos outro dia. A Polícia Ambiental de São Paulo tem seus barcos, suas viaturas. Lá no interior, onde há uma árvore, há um policial ambiental fiscalizando e o controle é tão bem feito que daqui do batalhão, por satélite, consegue-se saber onde está a viatura, se está ocorrendo alguma irregularidade, se o policial está praticando alguma irregularidade tem como buscar esse soldado. Mas não. O número de pessoas que comete algum deslize é bem pequeno.

Tive muito orgulho de receber esta Medalha do Cinquentenário da Polícia Ambiental, tive orgulho de criar aqui na Assembleia Legislativa o dia do policial militar ambiental, por sinal, no dia em que se comemora o Dia da Árvore.

Você, meu amigo da Polícia Ambiental, ajuda o desenvolvimento deste País, você ajuda a levar sustentabilidade a este planeta. Amigo da Polícia Ambiental, Coronel Nomura, parabéns ao senhor e a todos os seus oficiais que com tanta dignidade e honradez compõem este importantíssimo batalhão.

 

O SR. EDSON FERRARINI - PTB - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças, solicito a suspensão dos nossos trabalhos até as 16 horas e 30 minutos.

 

O SR. PRESIDENTE - WELSON GASPARINI - PSDB - O pedido de V. Exa. é regimental. Havendo acordo de lideranças, esta Presidência suspende a sessão até as 16 horas e 30 minutos.

 

* * *

 

- Suspensa às 15 horas e 30 minutos, a sessão é reaberta às 16 horas e 28 minutos, sob a Presidência do Sr. Rodrigo Moraes.

 

* * *

 

O SR. CAUÊ MACRIS - PSDB - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças partidárias com assento nesta Casa, solicito a suspensão dos trabalhos por mais 30 minutos.

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO MORAES - PSC - Srs. Deputados, Sras. Deputadas, tendo havido acordo entre as lideranças, a Presidência acolhe o solicitado pelo nobre Deputado Cauê Macris e suspende a sessão por 30 minutos.

Está suspensa a sessão.

 

* * *

 

- Suspensa às 16 horas e 28 minutos, a sessão é reaberta às 17 horas e nove minutos, sob a Presidência do Sr. Barros Munhoz.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, vamos passar à Ordem do Dia.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Há sobre a mesa o seguinte requerimento: “Requeremos, conforme disposto no Art. 226, inciso II da XIV Consolidação do Regimento Interno, tramitação em regime de urgência para o Projeto de lei 547, de 2012, de autoria do nobre Deputado Reinaldo Alguz. Assina o requerimento a nobre Deputada Regina Gonçalves.”

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Sras. Deputadas e Srs. Deputados, nos termos do disposto no Art. 18, inciso III, alínea “d”, combinado com o Artigo 68, ambos do Regimento Interno, convoco reunião conjunta das Comissões Constituição, Justiça e Redação, Administração Pública e Relações do Trabalho e Finanças, Orçamento e Planejamento, a realizar-se hoje, às 19 horas e dois minutos, com a finalidade de apreciar o PLC nº 43, de 2012.

Nos mesmos termos, convoco reunião conjunta das Comissões Constituição, Justiça e Redação e Finanças, Orçamento e Planejamento, a realizar-se às 19 horas e três minutos, com a finalidade de apreciar os Projetos de lei nº 737 e 738, de 2012.

Nos mesmos termos, convoco reunião conjunta das Comissões de Constituição, Justiça e Redação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Finanças, Orçamento e Planejamento, a realizar-se às 19 horas e seis minutos, com a finalidade de apreciar o Projeto de lei nº 547, de 2012.

Nos mesmos termos, convoco reunião extraordinária da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a realizar-se hoje, às 19 horas e nove minutos, com a finalidade de apreciar o Projeto de lei nº 551, de 2012, do nobre Deputado Ulysses Tassinari.

Esta Presidência suspende a sessão por um minuto.

 

* * *

 

- Suspensa às 17 horas e 12 minutos, a sessão é reaberta às 17 horas e 12 minutos, sob a Presidência do Sr. Barros Munhoz.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Srs. Deputados, Proposições em Regime de Urgência.

Há sobre a mesa o Requerimento de inversão da Ordem do Dia, assinado pelo Colégio de Líderes, para que se coloque como item número um da pauta, o item 643, referente ao Projeto de lei nº 533, de 2012, renumerando-se os demais itens. Esse item trata exatamente da discussão e votação do Projeto de lei nº 533, de 2012, de autoria do Sr. Governador que autoriza o Poder Executivo a instituir Bônus por Participação nos Resultados para os Servidores do Banco do Povo.

Aproveito para parabenizar o novo Secretário da Prefeitura de São Paulo que adentra ao plenário, o brilhante Deputado Simão Pedro. (Palmas.)

Em votação o requerimento de inversão. Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Item 1 - Discussão e votação - Projeto de lei nº 533, de 2012, de autoria do Sr. Governador.

Em discussão.

Vamos chamar os deputados inscritos. Tem a palavra o nobre Deputado Carlos Bezerra Jr. para discutir a favor. (S. Exa. desiste da palavra.) Tem a palavra o nobre Deputado Samuel Moreira para discutir a favor. (S. Exa. desiste da palavra.) Tem a palavra o nobre Deputado Marco Aurélio. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Regina Gonçalves. (S. Exa. desiste da palavra.) Tem a palavra o nobre Deputado Edinho Silva. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Enio Tatto. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Simão Pedro. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Ana Perugini. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Marcos Martins. (Pausa.)

Tem a palavra o nobre Deputado João Antonio para discutir contra. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado João Paulo Rillo. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Adriano Diogo. (Pausa.)

Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão.

Em votação o projeto. Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, solicito o levantamento da presente sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Srs. Deputados, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, esta Presidência vai levantar a sessão. Antes, porém, convoca V. Exas. para a Sessão Ordinária de amanhã, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Lembrando-os que a partir das 19 horas haverá cinco Congressos de Comissões convocados, todos extremamente importantes para que o que foi afiançado no Colégio de Líderes, tenha continuidade para que possamos, se Deus quiser, encerrar os trabalhos legislativos até o dia 21. Já nem cogito mais o dia 20, já estou falando no dia 21.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - Sr. Presidente, hoje, então, não teremos sessões extraordinárias?

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Não, houve o entendimento de que hoje não haverá sessões extraordinárias.

Está levantada a sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 17 horas e 16 minutos.

 

* * *