1

 

05 DE DEZEMBRO DE 2005

182ª SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidência: JOSÉ BITTENCOURT

 

Secretário: MAURO BRAGATO

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 05/12/2005 - Sessão 182ª S. ORDINÁRIA Publ. DOE:

Presidente: JOSÉ BITTENCOURT

 

PEQUENO EXPEDIENTE

001 - JOSÉ BITTENCOURT

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

002 - MAURO BRAGATO

Lê a biografia do Ex-Deputado Wilson Toni, falecido no último dia 2.

 

003 - ANTONIO SALIM CURIATI

Rende homenagens à memória do Ex-Deputado Wilson Toni. Comunica o falecimento do Ex-Deputado Silvo Fernando Lopes, e lê sua biografia.

 

004 - MAURO BRAGATO

Por acordo de líderes, e em homenagem póstuma aos Ex-Deputados Wilson Toni e Silvo Fernando Lopes, requer o levantamento da sessão.

 

005 - Presidente JOSÉ BITTENCOURT

Acolhe o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 06/12, à hora regimental, com Ordem do Dia. Levanta a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Mauro Bragato para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - MAURO BRAGATO - PSDB - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Convido o Sr. Deputado Mauro Bragato para, como 1º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da matéria do Expediente.

 

O SR. 1º SECRETÁRIO - MAURO BRAGATO - PSDB - Procede à leitura da matéria do Expediente, publicada separadamente da sessão.

 

* * *

 

- Passa-se ao

 

PEQUENO EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. MAURO BRAGATO - PSDB - Sr. Presidente e Srs. Deputados, passo a ler: “Faleceu, na última sexta feira, dia 2 de dezembro de 2005, às 16:50 horas, na CTI do Hospital São Lucas, na cidade de Ribeirão Preto, vitimado por uma parada cardiorrespiratória em decorrência de um câncer no cérebro, o Ex-Deputado Estadual José Wilson Toni.

Nascido em Ribeirão Preto, Estado de São Paulo, em 7 de fevereiro de 1953, era filho de Wilson Toni e de Neuza Caseiro Toni. Fez seus estudos em sua cidade natal, formando-se em Direito, Ciências Sociais e Comunicação, exercendo a profissão de jornalista.

Ingressou na vida pública quando foi eleito, em 15 de novembro de 1982, pelo Partido Trabalhista Brasileiro - PTB, à Câmara dos Vereadores do Município de Ribeirão Preto, exercendo seu mandato na 9ª Legislatura (1983/1988).

Nas eleições de 15 de novembro de 1986, candidatou-se à Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, pela coligação ‘União Liberal Trabalhista Social’, que congregava seu partido PTB, o PSC e PL, obtendo 33.118 votos. Renunciou à vereança por ter sido eleito Deputado Estadual, tendo tomado posse no Palácio 9 de Julho em 15 de março de 1987. Na 11ª Legislatura da Assembléia Legislativa de São Paulo (1987/1991), foi membro efetivo da Comissão de Finanças e Orçamento; Cultura, Ciência e Tecnologia e suplente nas de Educação e Assuntos Municipais. Foi também vice-líder da bancada do PTB na Alesp.

No governo Orestes Quércia foi Secretário de Estado da Promoção Social, exercendo o cargo de 27 de dezembro de 1988 a 9 de janeiro de 1990.

Integrou a comissão de representação da Assembléia Legislativa no Congresso Brasileiro da União Parlamentar Interestadual, realizado entre 17 e 19 de dezembro de 1990, na cidade Foz do Iguaçu, Paraná.

Candidatou-se à reeleição no pleito de 3 de outubro de 1990, obtendo uma suplência com 19.696 votos, tendo concorrido pela coligação ‘União por São Paulo’, integrada pelo PTB-PDS-PRN e PDC. Em5dejaneirode1993 foi efetivado como Deputado Estadual.

Na 12ª Legislatura da Assembléia Legislativa de São Paulo (1991/1995), foi membro efetivo nas Comissões de Promoção Social; Economia e Planejamento; Finanças e Orçamento e de Serviços e Obras Públicas, e suplente nas de Administração Pública; Agricultura e Pecuária; Relações do Trabalho; Saúde e Higiene; Segurança Pública e na de Cultura, Ciência e Tecnologia. Representou a Alesp no 37º congresso estadual de municípios, realizado em Serra Negra, entre 10 e 14 de maio de 1993.

Nas eleições de 3 de outubro de 1994, concorreu novamente a uma cadeira na Assembléia Legislativa, não logrando êxito. Exerceu seu mandato até 14 de março de 1995.

Foi radialista desde o início de sua vida profissional, e era diretor do ‘Clube Verdade’, grupo que edita o jornal ‘Verdade’ e que produz programas de rádio e televisão na cidade de Ribeirão Preto, nos quais também Wilson Toni era apresentador.

Era separado judicialmente e tinha uma filha.

O corpo do Ex-Deputado Wilson Toni foi velado na sede da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, e o enterro realizado às 14:00 horas do sábado, dia 3, no Cemitério da Saudade, naquela cidade. O prefeito Welson Gasparini (PSDB) decretou luto oficial de três dias no município. Em nota, o ministro da Fazenda Antonio Palocci, Ex-Prefeito de Ribeirão Preto, afirmou: ‘A região de Ribeirão Preto perde com a morte de Wilson Toni um excepcional e intrigante comunicador. Todos nós, ribeirão-pretanos, perdemos um grande amigo. Toni era o grande jornalista do povo e incentivou a comunicação entre a comunidade.’”

 

O SR. Antonio Salim Curiati - PP - Sr. Presidente, quero manifestar meu pesar pelo falecimento do Ex-Deputado José Wilson Toni. V. Exa. registrou com precisão uma vida íntegra de um homem público que soube oferecer o melhor do seu esforço em benefício da coletividade.

Mas eu também tenho uma infausta notícia. Quero, informado pelo Ex-Deputado Wadih Helú, registrar o falecimento de um grande colega, Sílvio Fernandes Lopes, que morreu nesta manhã.

Não tenho o seu currículo, mas sei que ele foi Deputado Estadual, Deputado Federal, Secretário de Estado. Através de seu trabalho ele ofereceu o melhor do seu esforço e o melhor do seu carinho, não só para atender à comunidade santista, mas de todo o Estado de São Paulo.

Registro meu pesar pelo infausto acontecimento. Passo a ler, para que seja registrado nos anais desta Casa, o currículo do grande político, do grande homem público que foi Sílvio Fernandes Lopes.

Faleceu em 5 de dezembro de 2005, às 9:30 horas, em sua residência na Capital paulista, vitimado por uma parada cardíaca o ex-Deputado Silvio Fernandes Lopes.

Nascido em Santos, Estado de São Paulo, em 10 de outubro de 1924, era filho de Cordovil Fernandes Lopes e de dona Maria Coelho Lopes.

Estudou no Ateneu Santista e no Colégio Santista, dos irmãos maristas, em sua cidade natal. Formou-se em Engenharia na Universidade Mackenzie, no ano de 1947, realizando no mesmo ano curso de extensão universitária nos Estados Unidos.

Ingressou na vida pública, quando foi eleito, em 9 de novembro de 1947, pelo Partido Social Progressista - PSP à Câmara dos Vereadores do Município de Santos, exercendo seu mandato entre 1948 a 1952.

Nas eleições de 14 de outubro de 1951, foi reeleito Vereador, assumindo o mandato em 1952; nesse mesmo ano foi eleito Vice-presidente da Câmara Municipal de Santos. Cumpriu seu mandato até o fim da legislatura em 1956.

No pleito de 3 de março de 1957, foi eleito Prefeito da cidade de Santos. Administrou o município no período de 14 de abril de 1957 até 14 de abril de 1961.

Em 7 de outubro de 1962, candidatou-se a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, pela Coligação "União Partidária", formada pelo Partido Social Progressista (PSP) e o Partido Social Democrático (PSD), obtendo 21.236 votos. Tomou posse como Deputado Estadual, no Palácio 9 de Julho em 12 de março de 1963. A convite do governador Adhemar de Barros, se afastou da Alesp para exercer o cargo de Secretário de Estado de Serviços e Obras Públicas, de 15 de março de 1963 até 12 de abril de 1964.

Candidatou novamente ao cargo de prefeito de Santos, nas eleições de 21 de março de 1965, saindo vitorioso. Seu mandato foi de 14 de abril de 1965 até 14 de abril de 1969.

Como prefeito foi o responsável pela urbanização dos bairros do Jabaquara, Vila Belmiro, Marapé e Ponta da Praia; construção dos prontos socorros do Macuco (atual Zona Leste) e da Zona Noroeste; abertura da avenida Nossa Senhora de Fátima; edificação da Estação Rodoviária; início da construção do Teatro Municipal e do Jardim Botânico Chico Mendes, além de várias escolas.

No pleito de 15 de novembro de 1970, foi eleito Deputado federal pela Aliança Renovadora Nacional - Arena. Na legislatura de 1971/1975 foi membro da Comissão de Transportes, Comunicações e Obras Públicas e suplente da Comissão de Minas e Energia.

Tentou a reeleição em 15 de novembro de 1974, mas conseguiu apenas uma suplência. Em 15 de novembro de 1978, novamente candidato a Deputado Federal pela Arena, foi eleito para a legislatura de 1979/1983. No governo Paulo Maluf licenciou-se do cargo para assumir a Secretaria de Estado de Obras e Meio Ambiente de São Paulo no período de 1979 até 1980, quando foi transferido para a Secretaria dos Negócios Metropolitanos, onde permaneceu ate maio de 1982, quando se afastou para concorrer a reeleição à Câmara Federal, mas no pleito de 15 de novembro de 1982, obteve uma suplência.

Deixando a Câmara dos Deputados em janeiro de 1983, dedicou-se a iniciativa privada, como diretor-superintendente da firma de engenharia Encosil Ltda. Em março de 1986 tomou-se diretor comercial da empreiteira Constran S/A, posteriormente assumiu o cargo de diretor-presidente da empresa.

Foi membro do Instituto Histórico e Geográfico de Santos e do de São Vicente.  Exerceu a presidência do Conselho dos Santos Futebol Clube, do qual era conselheiro vitalício.

Era casado com dona Arlete Teles Lopes, com quem teve dois filhos.

O corpo do ex-Deputado Silvio Fernandes Lopes foi transladado para a sede da Prefeitura Municipal de Santos, e velado no Salão Nobre Esmeraldo Tarquínio, e o enterro realizado às 12:00 horas, do dia 06, terça-feira, no Cemitério do Paquetá, naquela cidade. O prefeito João Paulo Tavares Papa (PMDB), decretou luto oficial de três dias no município.

 

O SR. Mauro Bragato - PSDB - Sr. Presidente, solicito o levantamento da presente sessão.

 

O Sr. Presidente - José Bittencourt - PDT - Srs. Deputados, atendendo ao solicitado pelo nobre Deputado Mauro Bragato, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, esta Presidência vai levantar a sessão. Antes, porém, convoca V. Exas. para a Sessão Ordinária de amanhã, à hora regimental, com a mesma Ordem do Dia da 180ª Sessão Ordinária. Está levantada a sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 14 horas e 43 minutos.

 

* * *