http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

30 DE AGOSTO DE 2013

045ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO “DIA DA ORDEM DA ESTRELA DO ORIENTE”

 

Presidente: FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

 

1 - FERNANDO CAPEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Fernando Capez, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Comemorar o Dia da Ordem da Estrela do Oriente". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

2 - MAHASSENE SALLOUME VIEIRA

Grande Oradora do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, cumprimenta os presentes. Agradece pela homenagem. Faz histórico do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, o primeiro do Brasil, fundado em agosto de 2003. Elenca os princípios humanitários da Ordem da Estrela do Oriente. Ressalta as contribuições de cada gestão à história da entidade. Discorre sobre a futura construção de centro de apoio aos membros da instituição. Comenta os compromissos assumidos pela Ordem perante a sociedade.

 

3 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Recebe medalha de honra ao mérito, entregue pela Senhora Rogéria Azevedo de Souza Pontes, Digna Grande Matriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo.

 

4 - MARIBEL BARRETO

Matriarca Assistente do Capítulo Luz do Ocidente, saúda a todos. Defende o fortalecimento dos laços entre os grupos maçônicos e paramaçônicos. Afirma que a sociedade necessita de pessoas de boa conduta. Enaltece a união dos diversos Capítulos que existem no Brasil. Parabeniza o Grande Capítulo do Estado de São Paulo pelo aniversário de 10 anos.

 

5 - ROSÂNGELA FIGUEIREDO

Digna Matriarca Adjunta do Capítulo Grande Ceará, presta homenagem ao Grande Capítulo do estado de São Paulo e à Ordem da Estrela do Oriente.

 

6 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Anuncia a entrega de medalha de honra ao mérito, pelo Senhor Armando da Silva Filho, Digno Grande Patriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, ao Senhor Clovis Messias, representando o Senhor Bruno Covas, secretário do Meio Ambiente do estado de São Paulo.

 

7 - CAROL BUENO

Representante da Ordem Internacional das Filhas de , saúda os presentes. Faz histórico da Ordem Internacional das Filhas de . Discorre sobre os princípios que norteiam a Ordem. Comenta a ligação do grupo à Ordem da Estrela do Oriente. Parabeniza o Grande Capítulo do Estado de São Paulo pelos 10 anos.

 

8 - CATARINA BORGES

Representante da Ordem Internacional do Arco-íris para Meninas, cumprimenta a todos. Tece comentários sobre os valores e objetivos da Ordem Internacional do Arco-íris. Fala sobre a afinidade do grupo com a Ordem da Estrela do Oriente. Enaltece o caráter e o trabalho social dos membros da instituição. Congratula o Grande Capítulo do Estado de São Paulo pela sua história.

 

9 - ARMANDO DA SILVA FILHO

Digno Grande Patriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, cumprimenta a todos. Agradece pela homenagem e pela efeméride dedicada à Ordem da Estrela do Oriente. Faz histórico do Grande Capítulo do Estado de São Paulo. Ressalta a importância do trabalho dos membros da entidade. Discorre sobre o significado de fazer parte da Ordem. Fala sobre o apoio da maçonaria à instituição.

 

10 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride. Anuncia a entrega de medalhas de honra ao mérito a diversas autoridades presentes. Comunica que a Ordem da Estrela do Oriente é uma organização paramaçônica fundada em 1818. Discorre sobre os propósitos da entidade e seu trabalho filantrópico. Faz histórico da chegada da Ordem ao Brasil. Fala a respeito dos requisitos para se tornar membro da entidade. Enaltece a carreira política do prefeito de Barretos, Guilherme de Ávila. Expressa sua satisfação pela realização desta sessão solene.

 

11 - GUILHERME DE ÁVILA

Prefeito de Barretos, saúda a todos. Agradece ao deputado Fernando Capez pelos elogios à sua conduta pública. Parabeniza os presentes pela homenagem à Ordem da Estrela do Oriente e ao Grande Capítulo do Estado de São Paulo. Afirma que a instituição presta um grande serviço à sociedade. Comenta o plano de construir, em Barretos, de uma casa de apoio aos membros da entidade. Congratula a Ordem pelo trabalho filantrópico.

 

12 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Presta homenagem às Senhoras Maribel Barreto e Rosângela Figueiredo.

 

13 - ROGÉRIA AZEVEDO SOUZA PONTES

Digna Grande Matriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, cumprimenta a todos. Agradece pela homenagem. Menciona o projeto de lei que criou o Dia da Ordem da Estrela do Oriente, de autoria do deputado Bruno Covas. Ressalta a presença, nesta sessão, de membros da Ordem vindos de todo o Brasil. Elogia o trabalho das gestões anteriores. Afirma que a instituição tem abrangência nacional. Discorre sobre a futura construção, em Barretos, de centro de apoio a pacientes com câncer. Expressa seu desejo de que, em breve, haja Capítulos em todos os estados do País.

 

14 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Presta homenagem, com a entrega de diplomas, ao Senhor Armando da Silva Filho e à Senhora Rogéria Azevedo Souza Pontes. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Esta Presidência convida para integrar a Mesa principal dos trabalhos desta sessão solene, na ordem seguida pelo Regimento e delineada pelo Cerimonial, a Sra. Rogéria Azevedo de Souza Pontes, digna grande matriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo. Uma calorosa salva de palmas para a Sra. Rogéria. (Palmas.) Sr. Armando da Silva Filho, digno grande patriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo. Uma salva de palmas. (Palmas.)

Tenho também a honra e o orgulho de saudar este jovem que simboliza o futuro político e os anseios de grande parte da população deste Brasil, que quer mudanças nos costumes da classe política, uma salva de palmas a Guilherme de Ávila, prefeito do município de Barretos. (Palmas.) E por fim, o deputado da poderosa Assembleia Maçônica, aqui representando o Exmo. Secretário de Estado do Meio Ambiente, o deputado estadual Bruno Covas, meu comandante Clóvis Messias. (Palmas.)

Anunciamos também a prestigiosa presença do deputado federal de seis mandatos, digno representante de tantos paulistas e da comunidade portuguesa, que foi presidente da Associação Portuguesa de Desportos ao lado do Corinthians, meu time do coração, Arnaldo Faria de Sá. Uma salva de palmas ao nobre deputado também muito querido, muito meu amigo. (Palmas.)

Estão ainda presentes, eu vou fazer a leitura na sequência e ao final da leitura eu peço uma salva de palmas comum a todos. A Sra. Maribel Barreto, digna matriarca do Capítulo Luz do Oriente Bahia; Sra. Rosângela Silveira Figueiredo, digna matriarca do Capítulo Grande Ceará; Sra. Ivete Russo Leite, past grande matriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo; Sra. Jamile Salloume Ricci, past grande matriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo; Sra. Maria Eliza de Castilho Manfré, past grande matriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo; Sra. Denise Honorato de Morais, past grande matriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo; Sr. Odivaldo Siviero, past grande patriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo; Sr. Célio José de Morais, past grande patriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo; Sr. José Aparecido Montagnana, grande secretário de Paramaçônicas do GOSP - Grande Oriente do Estado de São Paulo representando o grão mestre Mário Sérgio Nunes da Costa; Sr. Jorge Anysio Haddad, grande secretário das Paramaçônicas da GLESP - Grandes Lojas do Estado de São Paulo, representando o grão mestre Ronaldo Fernandes; Srta. Carol Bueno representante da Ordem Internacional das Filhas de , Past Princesa; Sra. Catarina Borges, grande ilustre preceptora, representante da Ordem do Arco-Íris para Meninas; Sra. Mahassene Salloume Vieira, grande oradora do Grande Capítulo do Estado de São Paulo; Sra. Júlia Celina Machado, grande matriarca adjunta do Grande Capítulo do Estado de São Paulo; Sra. Sandra de Mello Bertozo Corrallo, grande condutora adjunta do Grande Capítulo do Estado de São Paulo; Sra. Maria das Graças da Silva Vasconcelos, grande secretária do Grande Capítulo do Estado de São Paulo; Sra. Cleide Dutra Cunha, grande condutora do Grande Capítulo do Estado de São Paulo; Sra. Cássia Maria Tiengo Marono, grande tesoureira do Grande Capítulo do Estado de São Paulo. Uma calorosa e grande salva de palmas a tantas autoridades que nos prestigiam neste evento. (Palmas.) É uma honra para esta Assembleia Legislativa, que se engalana com tão nobres e ilustres presenças prestigiando este evento.

Senhoras deputadas, senhores deputados, minhas senhoras, meus senhores, ilustres telespectadores que nos assistem e nos assistirão neste final de semana no canal da TV Assembleia que iremos anunciar. Esta não é uma sessão comum, esta não é uma sessão qualquer, esta é uma sessão solene. A sessão solene possui rígida forma sacramental. Não pode ser convocada sessão solene para qualquer finalidade, ela obedece um rito previsto na lei. Sessão solene só pode ser convocada no caso de questões de notório e reconhecido valor cívico e social. Nós estamos na maior Assembleia Legislativa do país. A sessão solene só pode ser realizada às segundas e às sextas-feiras, porque por ser solene ela se realiza no plenário principal da Casa, o plenário Juscelino Kubitscheck. Nessas cadeiras assentam-se os deputados estaduais em exercício no estado de São Paulo. E nessas cadeiras onde ali há um espaço de metal que pode ser levantado, há o painel eletrônico onde os deputados votam todas as leis estaduais mais importantes do estado de São Paulo e onde foi votada a Constituição do Estado de São Paulo, por isso somente deputado estadual da ativa e em exercício do mandato pode solicitar convocação de sessão solene, e só o presidente da Casa pode autorizar. E o presidente só pode autorizar mediante prévia aprovação do Colégio que congrega todos os líderes de todos os partidos da Casa.

Há hipótese que a sessão é convocada ou solicitada e lamentavelmente não é autorizada porque não preenche os requisitos. Gostaria de lhes dar a notícia que esta sessão solene foi autorizada pela unanimidade dos partidos que integram esta Casa, portanto, os senhores estão de parabéns pelo trabalho que vem realizando em prol de nosso país. É uma sessão solene para comemorar o Dia da Ordem da Estrela do Oriente.

Por esta razão convido a todos os presentes para em pé ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, cuja primeira parte será executada pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo sob a regência do 2º Tenente Músico PM nosso amigo e sua Banda, Jassen Feliciano.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Agradecemos ao 2º Tenente Jassen Feliciano, também a Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, instituição criado no ano de 1831 quando o Brasil era governado por uma Regência Trina Provisória, o ministro da Justiça Regente Feijó e o presidente da província de São Paulo, o brigadeiro Tobias. Nesta sua história de quase 200 anos, a Polícia Militar não só manteve a integridade continental do nosso território evitando diversas guerras separatistas como luta diariamente trabalhando pela nossa segurança.

Vários policiais militares lamentavelmente no enfrentamento do crime perdem as suas vidas no sacrifício supremo que demonstra a solidariedade impar dessa função em que você é formado para doar a sua vida ao semelhante e a sua pátria. Obrigado aos integrantes da Polícia Militar por esta brilhante e mais uma vez serena execução.

Esta Presidência neste momento comunica que a sessão solene, além de estar sendo transmitida ao vivo pela TV Web, será transmitida pela TV Assembleia, e transmitida em horário nobre, domingo 22 horas dia primeiro de setembro, quem tem NET canal 13, TVA canal 66, TVA Digital canal 185, TV Digital Aberta canal 61.2. Tem uma excelente audiência esta TV Assembleia, domingo já temos um compromisso às 22 horas.

Neste momento esta Presidência concede a palavra à grande oradora do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, Sra. Mahassene Salloume Vieira, e a convida para ocupar o parlatório privativo dos deputados que hoje se rende à Estrela do Oriente.

 

A SRA. MAHASSENE SALLOUME VIEIRA - Ilustre deputado Fernando Capez receba e, por favor, transmita aos membros desta Casa nossos cumprimentos aos atos de valoração das ações civis e constitucionais.

Digna grande matriarca Rogéria, em seu nome desejamos cumprimentar as estrelas aqui presentes e saudar, fraternalmente, aquelas que aqui não puderam estar.

Digno grande patriarca Armando, em seu nome desejamos cumprimentar os demais membros da Ordem da Estrela do Oriente, as autoridades maçônicas e paramaçônicas que aqui se encontram para prestigiar este evento importante para o Grande Capítulo do Estado de São Paulo. Queridos familiares e amigos presentes, muito boa noite a todos.

Estamos aqui reunidos para prestigiar e prestar uma bela e merecedora homenagem a Ordem da Estrela do Oriente. Para aqui estarmos ao longo da nossa trajetória um caminho tortuoso foi percorrido. Tentarei descrever nossa trajetória.

Sabemos que todas as realizações humanas começam pelo pensamento. Tanto as realizações de grandes cientistas como a de pessoas comuns como nós. A ação segue o que conclui o pensamento, o sonho, a curiosidade e a busca. Com isso entendemos que não devemos nos cansar de pensar, sonhar, procurar e tentar, e em posse da conquista, nunca podemos nos esquecer de conservar.

E foi no bálsamo do sonho e na premissa do buscar e tentar que conquistamos o Grande Capítulo do Estado de São Paulo. No dia 02 de agosto de 2003, após um vácuo de 50 anos na história da Ordem Estrela do Oriente, foi fundado o primeiro Grande Capítulo no Brasil, conquistamos o Grande Capítulo do Estado de São Paulo. Nosso estado não pioneiro apenas na produção de riquezas econômicas e tecnologia de ponta, mas também é o estado que se configura como um celeiro na produção de riquezas intelectuais, culturais e espirituais, e a Ordem Estrela do Oriente faz parte deste celeiro.

O Grande Capítulo está ancorado nos princípios permanentes da retidão, do respeito, da verdade e da justiça, e atualmente conta com 41 capítulos espalhados por todo estado. Somos aproximadamente 1300 mentes iluminadas pelo amor, pela fé, pois procuramos refletir a luz do supremo criador.

Parabéns a todos por esta conquista. E para conservá-la ao longo destes 10 anos vivemos bons e maus momentos. Superamos obstáculos, construímos eternos laços fraternais e significativas benemerências. Foi assim que abrimos um livro e suas páginas estavam em branco. Nós estamos colocando palavras nele e estamos escrevendo a nossa história. História que certamente não termina, pois atrás de um tempo vem outro tempo, tempo que segue e consigo levará nosso livro, nossa história que será escrita, se Deus quiser por muito e muitos anos. Mas não é uma história sem fim, a cada gestão há o recomeço, não do nada, mas o recomeço no sentido da continuidade, da valoração do labor precedente como referência para a grandeza e a honra desta Ordem secular e orgulho do Grande Capítulo do Estado de São Paulo.

Queridas past grandes matriarcas, e queridos past grandes patriarcas, o Grande Capítulo do Estado de São Paulo agradece sinceramente suas presenças e especialmente vosso trabalho e dedicação. É do passado que se faz o presente e o futuro. Foi no passado que começamos a construir nossa sólida história e com certeza, estamos desfrutando alegrias e bênçãos em nosso viver.

Os compromissos que assumimos perante a sociedade e o poder público, fizeram com que conquistássemos duas praças públicas que homenageiam a Ordem Estrela do Oriente na cidade de Santos e Birigui. O reconhecimento dessa Casa de Leis, Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, que no dia 24 de junho de 2010 promulgou a Lei nº 14.153 que instituiu o Dia da Estrela do Oriente a ser comemorado anualmente em 31 de agosto, induzindo as Câmaras Municipais a criarem sessões solenes para o Dia da Estrela do Oriente. Neste cenário de reconhecimento e sucesso criamos nosso hino, o Hino do Grande Capítulo do Estado de São Paulo. E o Grande Capítulo que é constituído por estrelas flamejantes, e fundamentado no amor, com apenas 10 anos é uma jovem e sólida instituição.

Temos ainda a nosso favor o adorno da Ordem Internacional do Arco Íris para Meninas e o adorno da Ordem das Filhas de , que nos encantam com sua juventude, magia e saga. Nossa casa em um futuro próximo será a casa destas meninas. Temos ainda o apoio incondicional da maçonaria a quem nunca deixaremos de agradecer.

Nesta gestão 2013-2015 estamos firmemente caminhando com ação e compromisso rumo a mais uma conquista de sucesso. Sabemos que não podemos comprar um raio de sol nem gotas de chuva, mas o amor que nos move compra esperança e fé.

Segundo o livro de Mateus, no capítulo 7, versículo 24 diz: “Aquele que ouve as minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha”. A prudência e a sensatez, sempre delinearam nosso caminho. Então agora com dez anos de trabalho, seriedade e prudência compramos, com o apoio significativo de valorosas irmãs e irmãos, o terreno de 772 metros quadrados com escritura lavrada no 2º Tabelião de Notas da cidade de Barretos, vamos construir, edificar sobre a rocha nossa casa de apoio, Centro de Apoio as Estrelas, extensivo a seus familiares como referência para o conforto da alma, pois os cuidados do corpo estarão sobre a égide do Hospital do Câncer da cidade de Barretos, que bem sabemos ser referência nacional para essa doença que aflige pessoas de todo o mundo, portanto, aflige nós estrelas, nós cidadãs e cidadãos brasileiros.

Teremos um lar onde a dor e o sofrimento poderão ser mitigados com nosso calor de estrelas, pois uma estrela não tem medo da dor, do sofrimento. Uma estrela avança como a aurora, formosa como a lua e brilhante como o sol. Esta é a nossa mais jovem conquista. Uma realidade feliz. O projeto tem o apoio incondicional dos membros da Ordem e a simpatia da sociedade, pois se trata de uma causa nobre e humanitária.

Queridas irmãs, queridos irmãos e amigos, estamos em pleno trabalho de arrecadação de recursos, o Grande Capítulo convida a todos mais uma vez ao trabalho. O sucesso de nosso projeto depende da contribuição significativa de cada Capítulo, de cada membro da Ordem, pois esta obra é para sempre. Esta obra é uma obra de todos e ela estará nas páginas centrais de nosso livro.

Para finalizar, o Grande Capítulo agradece a presença de todos. Suas presenças, com certeza, são testemunhos fortalecedores de nossos avanços e conquistas. Os poetas nos dizem que renascemos a cada dia, pois como seres humanos que somos trazemos conosco a centelha divina que reflete a luz cósmica emanada pelo divino criador. E é com esta luz que desejamos a todos uma feliz noite, e que o retorno a seus lares seja em paz. Muito obrigada. (Palmas.)

Neste momento a digna grande matriarca Rogéria Azevedo de Souza Pontes fará entrega da Medalha de Honra ao Mérito do Grande Capítulo ao presidente da sessão, deputado estadual Fernando Capez.

 

* * *

 

- É feita a entrega da medalha.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Muito obrigado. A digna grande matriarca Rogéria Azevedo de Souza Pontes me contava que essa medalha é comemorativa dos dez anos da presença da Ordem da Estrela do Oriente no Estado de São Paulo pela fundação do Grande Capítulo. É uma medalha comemorativa e eu me sinto muito honrado em recebê-la e minha eterna gratidão. Esta Casa estará sempre aberta aos senhores e senhoras, nossas instalações para fazermos seminários, a nossa TV Assembleia, tudo que for possível e estiver ao nosso alcance para fazermos essa pequena contribuição a grande obra com trabalho e sacrifício que vocês estão edificando para a nossa pátria.

Quero também anunciar aqui várias autoridades presentes da diretoria 2013 por Capítulo. Capítulo São Paulo nº1, digna matriarca Márcia Batista Purificação; Capítulo Força e Esperança nº 2 Barretos, digna matriarca Maria da Graça Miranda Nunes; Capítulo Estrela Paulista nº 7 São Paulo, digna matriarca Ângela Maria Seguetti; Digno patriarca João Alciole Lins; Capítulo Orion nº 13 Guarulhos, patriarca adjunto Ariovaldo Santana; Capítulo Trioeste nº15 Birigui, past patriarca Wlamir Pontes; Capítulo Amor é Vida nº 16 Novo Horizonte, past patriarca João Batista Machado; Capítulo Atenas Paulista nº 17 Jaboticabal, digno patriarca Eldo Sanches Raimundo; Capítulo Aldebarã nº 19 São Paulo, digna matriarca Rita de Cássia Ribeiro Nogueira; digno patriarca Celso Libel; Capítulo Templo de Luz nº 20 São Paulo, digna matriarca Sonia Lopes Cavaleiro; Digno Patriarca Libero Ripoli Filho; Capítulo Pedro I nº 21 São Paulo, digna matriarca Neide Bernardes Veroli; Digno patriarca Eduardo Veroli; Capítulo Vitória nº23 Campinas, digna matriarca Tânia Maria da Silva Maciel; Capítulo Ideal e Trabalho nº 26 Praia Grande, digna matriarca Regina Helena Minzon Rodrigues; Capítulo Presidente Jânio Quadros nº 27 São Paulo, Matriarca Adjunta Débora Cristina Romita; Digno patriarca Savino Romita Júnior; Capítulo Sofia de Sorocaba, digna matriarca Cristina Domingues de Morais; Capítulo nº 31Osasco, digna matriarca Maria Misciclair de Arruda Vergas; Digno patriarca Jacques Dimas Matos Albuquerque; Capítulo Universo de Luz nº34 Cosmópolis, Digna matriarca Amanda Janaina Barbosa Pinto; Digno patriarca Antonino Pinto; Capítulo Eleonor Roosevelt nº37 São João da Boa Vista, patriarca adjunto Geraldo Lúcia de Souza Júnior; Capítulo Liberdade nº 38 São Paulo, digna matriarca Zoraide Mendes Artave; Digno patriarca Celso Artave; Capítulo Isis nº39 São José dos Campos, digna matriarca Ester Rosângela Ferreira da Silva; Digno patriarca Maxwell Teófilo Madeira da Silva; Capítulo Divina Luz nº 40 Araraquara; Digna Matriarca Renata Macioli Haddad; Patriarca adjunto Jorge Anysio Haddad. Membros capítulos visitantes, Capítulo Luz do Ocidente Bahia; Maribel Barretos; Capítulo Grande Ceará, digna matriarca Rosângela Silveira Figueiredo.

Todas as autoridades aqui presentes um evento prestigiadíssimo. Neste momento esta Presidência concede a palavra, seguindo o roteiro estabelecido pelo Cerimonial, a Maribel Barreto, past digna matriarca do Capítulo Luz do Ocidente Salvador, Bahia que está acompanhada da Sra. Rosângela Silveira Figueiredo, digna matriarca do Capítulo Grande Ceará, com a palavra.

 

A SRA. MARIBEL BARRETO - Boa noite a todos. Inicialmente o cumprimento especial ao nosso presidente da Mesa, nosso deputado estadual Fernando Capez, uma honra estar podendo compartilhar conosco de um momento tão especial. Gostaria também de cumprimentar o nosso irmão Clóvis que hora compõe esta Mesa e nos apresentou de forma muito acolhedora a esta Casa.

Gostaria de cumprimentar neste momento a nossa digna grande matriarca Rogéria Pontes, e o nosso digno grande patriarca Armando Filho, em nome dos quais eu saúdo todos os irmãos presentes nesta plenária, e gostaria de dizer que nós da Bahia estamos nos sentindo honrados pelo convite, poder testemunhar um evento de tamanha riqueza, grandeza e significação. Nós estamos aqui juntos, nossa irmã Liane também da Bahia, por favor fique de pé para também poder ser reconhecida. Nós viemos da Bahia para prestigiar, e principalmente para fazer fortalecer este movimento maior que a cada dia ele cresce no Brasil.

Nós estamos aqui por um propósito, nós todos estamos aqui nesta plenária não por outra causa senão para fortalecer a família maçônica como um todo, e em especial naquilo que é o seu objetivo maior que é de tornar feliz a humanidade. Mas para nós é claro, que não é possível tornar feliz a humanidade senão com base em virtuosidade, e a Ordem da Estrela do Oriente tem cumprido bem o seu papel. Vem enaltecer as virtudes a partir de mulheres bíblicas importantes, e isso nos faz lembrar que nós podemos e temos o dever moral de sermos cada vez mais virtuosos no nosso dia a dia. Isso está mais do que certo para nós, que a nossa sociedade clama por pessoas com esse quilate de conduta porque nós estamos com a sociedade até que se prove ao contrário vivendo de muito ainda corrupção, problemas de violência de diversas ordens, e também volúpia porque não dizer um abuso, uma festa, tudo em nome do prazer. Quiçá nós possamos nos fortalecer porque é certo que o Grande Capítulo do Estado de São Paulo da Estrela do Oriente pode muito. Os diversos Capítulos que compõe o Brasil também podem muito, mas quando nós nos unimos nós podemos muito mais. E este é o propósito.

Gostaria de dizer que nós já tivemos a honra de receber no nosso Capítulo Luz do Ocidente na Bahia a presença da nossa ilustre irmã Maria Elisa, que nos abrilhantou com sua sabedoria numa sessão solene do nosso aniversário, nosso irmão que não está aqui presente, nosso irmão Gilberto, que é o pai da nossa digna matriarca aqui. Eu gostaria de dizer que nós recebemos a visita também do Capítulo de Osasco, e da nossa irmã Maria de Lurdes, dizer que isso foi muito importante para nós da Bahia.

E finalizo a minha fala compartilhando a nossa homenagem ao Grande Capítulo do Estado de São Paulo. Homenageamos pelo merecido reconhecimento da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo ao ter instituído o Dia da Estrela do Oriente, em função da força dos trabalhos ritualísticos, litúrgicos e iniciáticos que seguramente vem realizando. Nesta oportunidade 30 de agosto de 2013 compartilhamos o estado de graça, grandeza e gratidão por fazermos parte desta grande obra neste mesmo momento juntos. Muito obrigada e parabéns a todos pela realização. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns.

 

A SRA. ROSÂNGELA SILVEIRA FIGUEIREDO - Boa noite a todos, e representando o Grande Capítulo Ceará congratulamos todas as irmãs e irmãos que compõem tão sublime conjunto de seres superiores comprometidos, os quais imbuídos do propósito de ajudar a humanidade, continuam firmes no desenvolvimento de nossa Ordem no Oriente São Paulo. Fica o registro nosso de reconhecimento pela realização de nossos ideais de congregar a Família Maçônica inspirando a crença em um ser supremo, no amor ao próximo e na educação ao ser humano baseado em valores morais e espirituais, contribuindo para a liderança moral e intelectual. Parabéns Grande Oriente São Paulo. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Muito bem, parabéns.

Anunciamos também a presença da representante do Capítulo Raio de Luz nº 8 São José do Rio Preto, digna past matriarca Irene Navarro Hernandes e também da digna matriarca do Capítulo Sete de Setembro nº 9 Santos, Lilian Borges do Santos, e o digno patriarca André Luiz Monteiro Cardoso. (Palmas.)

Neste momento o digno grande patriarca Armando da Silva Filho fará entrega de Medalha de Honra ao Mérito do Grande Capítulo ao autor do projeto de lei de reconhecimento da Ordem ao cunhado deputado estadual, secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, meu companheiro de luta política, Bruno Covas Lopes, Sr. Clóvis Messias estará representando o deputado. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da medalha.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Esta Presidência concede a palavra a representante da Ordem Internacional das Filhas de , past princesa Srta. Carol Bueno.

 

A SRTA. CAROL BUENO - Boa noite a todos, meu nome é Carol Bueno eu sou Filha de , membro do Bethel Agnes nº 14 do Estado de São Paulo.

As Filhas de Internacional é uma ordem paramaçônica criada pela Sra. Ethel Tereza Wead Mick em 1920, nos Estados Unidos. Está presente em diversos países como Estados Unidos, Canadá, Austrália, Filipinas, e o Brasil representa uma das maiores identidades atualmente em número de membros. No estado de São Paulo contamos com 22 bethéis ativos, sendo mais de 230 bethéis por todo o país. O Bethel Agnes conta com 30 membros ativos, além de um Conselho Guardião sempre atencioso para nos auxiliar.

Nossa fundadora era um membro da Ordem da Estrela do Oriente, e pensando na educação das jovens, como uma extensão da família maçônica, criou nossa Ordem com ensinamentos baseados nas lições do Livro de do Antigo Testamento. O objetivo das Filhas de é o aprimoramento social, intelectual e espiritual trazendo exercícios de cidadania e bem ao próximo, realizando trabalhos e cultivando a amizade e alegria.

Para ser Filha de é requerido que seus membros possuam um parentesco maçônico, o que nos estreita ainda mais à Maçonaria, de quem recebemos herança. Carregamos em nossos ensinamentos e rituais muitos dos valores da Ordem da Estrela do Oriente, que é a nossa origem. Além disso, a maioria dos membros de nosso Conselho Guardião, são também membros da Ordem das Estrelas do Oriente, oriundos de 5 diferentes Capítulos da Capital. Eles exercem uma função muito importante no aconselhamento de decisões e na orientação de valores morais e cívicos, sendo um relacionamento baseado no respeito e amor.

Entre nós, também temos muitas Filhas de que também foram iniciadas nesta distinta Ordem, em diversos estados do Brasil, e também em nosso estado de São Paulo. Filhas de e Estrelas são como o passado, o presente e o futuro, interligados pela união de propósitos e extrema afinidade.

Por isso, agradecemos por esta herança e parabenizamos a todos os Capítulos do Estado de São Paulo pela comemoração desta data tão importante, em que se celebra o Dia Estadual da Ordem da Estrela do Oriente. Vocês iluminam nossos passos, e são exemplos para nós. Agradecemos por todo carinho e apoio e desejamos sucesso e muita luz. Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns, parabéns.

Esta Presidência concede a palavra à representante da Ordem do Arco Íris para Meninas, grande ilustre preceptora Srta. Catarina Borges.

 

A SRTA. CATARINA BORGES - Deputado Fernando Capez, através do qual cumprimento todas as autoridades civis aqui presentes. Tia Rogéria Azevedo Souza Pontes, digna grande matriarca do Grande Capítulo da Ordem da Estrela do Oriente, em nome da qual cumprimento todos os tios e tias estrelas. Tio Jorge e tio Montagnana nas pessoas nas quais cumprimento todas as autoridades maçônicas. Minhas irmãs Arco Íris, primas Filhas de , primos DeMolays, boa noite a todos.

Meu nome é Catarina Borges Cardoso, eu sou grande ilustre preceptora do estado de São Paulo, e estou representando hoje todas as garotas do Arco Íris do Estado de São Paulo para demonstrarmos um pouco do nosso sentimento em relação à Ordem da Estrela do Oriente.

Quando entramos na Ordem Internacional do Arco Íris e começamos a trilhar nosso caminho buscando uma vida reta e justa, nos sentimos confusas muitas vezes com tantos novos ensinamentos, e felizmente temos as tias e tios estrelas sempre presentes para nos guiar, ensinar e proteger, tal como pais fazem com seus filhos, até que estejamos prontas para trilhar nossos próprios caminhos. São pessoas fortes, que nos encorajam através de seus exemplos para uma vida plena e correta como ser humano, profissionais e cidadãs. Pessoas que mantém a gentileza, a cordialidade e o respeito ao próximo, tendo sempre um sorriso, um conselho ou um abraço para nos ofertar. São pessoas que ajudam os que mais necessitam da forma mais grandiosa que há, sem esperar nada em troca. São verdadeiras estrelas para todos aqueles que estão a sua volta, principalmente para nós, Garotas do Arco Íris.

Existem aqueles que têm o dom de tocar, mudar e inspirar a vida de outros, muitas vezes sem nem perceber o bem que fazem, e sem dúvida alguma, todas as tias e tios Estrelas do Oriente o possuem, pois é incalculável o quanto vocês são exemplos para nós. O quanto suas trajetórias podem nos ajudar a percorrer a nossa que ainda se inicia, portanto, o que queremos dizer é que o papel exercido por cada um na formação de jovens, futuras líderes e cidadãs, é importantíssimo para a nossa vida, bem como para a sociedade em seu todo.

A Ordem do Arco Íris para Meninas só tem a agradecer ao grande feito do tio Robert Morris, criando a Ordem da Estrela do Oriente, uma ordem mãe para a nossa, bem como às tias e tios que doam tanto de seu tempo em virtude de nosso desenvolvimento.

Congratulamos o Grande Capítulo pelos dez anos, repletos de conquistas e triunfos, e desejamos que muitos anos ainda venham lembrando que a Grande Assembleia, bem como todas as Assembleias locais do estado de São Paulo, se colocam à disposição para que juntos, Estrelas do Oriente e Garotas do Arco Íris possamos construir uma perspectiva melhor para o nosso mundo.

Muito obrigada, a gratidão e admiração é o que define nosso sentimento pela Ordem da Estrela do Oriente. Muito obrigada a todos e parabéns ao Grande Capítulo. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Muito bem, parabéns.

Esta Presidência concede a palavra ao digno grande patriarca, do Grande Capítulo do Estado de São Paulo Armando da Silva Filho, com imensa honra que lhe abro os microfones desta Casa.

 

O SR. ARMANDO DA SILVA FILHO - Ilustre deputado Fernando Capez na pessoa que eu cumprimento todas as autoridades presentes, e cito também o nosso querido Guilherme de Ávila nosso prefeito municipal de Barretos compondo a Mesa. Digna grande matriarca Rogéria Pontes, irmão Clóvis Messias que ao meu lado sempre me assessora nessas oportunidades. Meus irmãos, minhas irmãs, minhas sobrinhas, meus sobrinhos, visitantes e nossos familiares.

Eu vou falar pouco, apenas citar que a Ordem da Estrela do Oriente quando fundada há séculos passados comemora-se a data de 31 de agosto, hoje estamos antecipando esta comemoração e que chegou ao Brasil no dia 12 de setembro de 1999 com a fundação do seu primeiro Capítulo, hoje estamos com mais de 40. E no dia 02 de agosto de 2013 nossas past dignas matriarcas assessoradas por mestres maçons fundaram o nosso Grande Capítulo.

Hoje eu tenho a honra de estar presidindo o Grande Capítulo como digno grande patriarca, mas apenas acompanho as nossas queridas irmãs no seu trabalho diário com muito mais afinco do que nós maçons. Mas eu queria ressaltar que para ser Estrela do Oriente nós temos que ter sempre um mestre maçom ao lado. Então ser Estrela do Oriente, como dizia uma grande irmã já no outro Oriente, é ser luz. Todos nós componentes aqui da Estrela do Oriente emanamos luz. Mas ser maçom e integrante da Ordem Estrela do Oriente é manter essa chama acesa. Hoje se vocês observarem um terço da platéia é de irmãos maçons comemorando a Ordem da Estrela do Oriente junto com as efetivas Estrelas do Oriente, nossas mães, nossas filhas, nossas sobrinhas.

Então eu quero agradecer a esta Casa na pessoa do ilustre deputado Fernando Capez e do nosso querido Bruno Covas Lopes que iniciou essa comemoração que faça todos os anos e que seja sempre repleta de integrantes da Ordem. Eu tenho aqui meus familiares e eu tenho certeza que um dia eles também serão Estrelas do Oriente, é um incentivo para quem não conhece a nossa Ordem o trabalho benemerente que fazemos diuturnamente ao lado da Maçonaria. Esse trabalho que vocês ouviram, esse projeto que o Grande Capítulo tem e que eu vou deixar a palavra para a nossa digna grande matriarca, agradecendo muito a presença de todos, sei que uma sexta-feira em São Paulo é difícil chegar aqui na Assembleia. Vocês tem aqui um irmão, assessor para todas as horas, e eu agradeço muito, muito a presença de todos, inclusive daqueles que vieram de 600, 700 quilômetros e conseguiram chegar. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Faremos ainda por muitos anos essa sessão de mãos dadas com o deputado Bruno Covas que irá ao Congresso Nacional, continuarei aqui, pretendo continuar aqui na Assembleia por ainda mais um mandato, teremos muito tempo ainda para fazer muitas sessões, muitas homenagens bonitas.

Enviaram agradecimentos e parabenizam a Ordem da Estrela do Oriente pelo seu dia as seguintes autoridades: Sr. Geraldo Alckmin, governador do Estado de São Paulo; Sra. Lu Alckmin, presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo; Sr. Fernando Haddad, prefeito da capital paulista; Dr. Márcio Fernando Elias Rosa, procurador-geral da Justiça do Estado de São Paulo, maior autoridade do Ministério Público deste estado; desembargadora federal Maria Doralice Novaes, presidente do Tribunal do Trabalho da 2ª Região; conselheiro Antonio Roque Citadini, presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo; Dr. Fernando Grella Vieira, secretário dos Negócios da Segurança Pública do Estado de São Paulo; Dra. Linamara Rizzo Battistella, secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Sr. Giovanni Guido Cerri, secretário de Estado da Saúde; Sr. Herman Voorwald secretário de Estado da Educação; Coronel PM Benedito Roberto Meira, comandante-geral da Polícia Militar.

Envia também carta o nosso querido colega deputado Gilmaci Santos, deputado Aldo Demarchi; também o Comandante do 8º Distrito Naval, vice-almirante Liseo Zampronio; e o nosso querido colega deputado João Caramez. Todos os felicitando por essa comemoração.

Neste momento vamos proceder à entrega de Medalhas de Honra ao Mérito do Grande Capítulo pelos dez anos de sua fundação. Solicito então as autoridades aqui presentes, Dr. Clóvis Messias, Dr. Armando, matriarca Rogéria, nosso querido prefeito de Barretos, brilhante que está aqui nos brindando, prefeito Guilherme Ávila, para que façam as entregas. Pediria as quatro autoridades que integram a Mesa principal dos trabalhos que façam as condecorações.

A grande matriarca adjunta Julia Celina Machado, auxiliada pelos integrantes da Mesa fará entrega da medalha a past grande matriarca Ivete Russo Leite.

A grande condutora adjunta Sandra de Mello Bertozo Corrallo, com a ajuda dos integrantes desta Mesa fará entrega da medalha a past grande matriarca Jamile Saloume Ricci.

A grande secretária Maria das Graças da Silva Vasconcelos, auxiliada pelas autoridades que integram esta Mesa, fará entrega da medalha a past grande matriarca Maria Eliza de Castilho Manfré.

A grande tesoureira Cássia Maria Tiengo Marono fará entrega da medalha ao past grande patriarca Célio José de Morais.

A grande oradora Mahassene Salloume Vieira fará entrega da medalha a past grande matriarca Denise Honorato de Morais.

A grande matriarca adjunta Júlia Celina Machado fará entrega da medalha ao past grande patriarca Odivaldo Siviero.

A grande matriarca adjunta Júlia Celina Machado fará entrega da medalha a digna grande matriarca integrante desta Mesa, Rogéria Azevedo Souza Pontes.

A grande condutora Cleude Dutra Cunha fará entrega da medalha ao digno grande patriarca Armando da Silva Filho.

A grande condutora adjunta Santa de Melo Bertozo Corrallo fará entrega da medalha ao grande secretário das Paramaçônicas, José Aparecido Montagnana.

A grande matriarca adjunta Júlia Celina Machado fará entrega da medalha ao grande secretário das Paramaçônicas da Glesp, Jorge Anysio Haddad.

A grande condutora Cleude Dutra Cunha fará a entrega da medalha ao sobrinho hoje cunhado, prefeito Municipal de Barretos, nova liderança nacional esperança de todos que depositam sua fé em políticos que tragam novos costumes a administração pública Guilherme de Ávila.

 

* * *

 

- É feita a entrega das medalhas.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Um grande momento para esta Casa Legislativa, um grande momento. Para os nossos telespectadores, enquanto são feitas as condecorações a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo por unanimidade de seus membros resolveu realizar esta sessão solene porque a Ordem da Estrela do Oriente é uma Organização Paramaçônica fundada em 1850 por Robert Morris, é Paramaçônica e Fraternal da qual fazem parte homens maçons e mulheres acima de 18 anos com parentesco maçônico. Seu propósito, ressaltar os valores morais, espirituais, edificar o caráter, educar, fazer caridade e servir ao próximo através de seus trabalhos ritualísticos e filantrópicos. Tudo que este país está precisando. Surgiu no Brasil no dia 02 de agosto de 1997, por intermédio dos irmãos Alberto Mansur e Célia Mansur.

Para se tornar membro é preciso ser esposa ou viúva, mãe ou madrasta, bisavó, avó, filha, filha adotiva, neta, irmã ou sobrinha, nora ou cunhada de maçom e ter no mínimo 18 anos. Os principais requisitos são: acreditar num ser supremo. Ser pessoa de boa conduta moral. Ter consciência de bom relacionamento de amizade, fidelidade, irmandade para que possa fluir harmonia. As reuniões são realizadas em templos maçônicos e para formar um Capítulo, vimos tantos aqui, são necessários 18 membros, sendo 16 senhoras e 2 mestres maçons com patrocínio de uma ou mais Loja Maçônica Regular.

Onde houver princípios morais, onde houver procedimento, civismo, solidariedade, respeito ao próximo esta Casa Legislativa sempre encontrará o dever constitucional, legal, cívico e moral de apoiar. E é com essas premissas que eu passo a palavra ao nosso querido amigo, brilhante, ilustre prefeito de Barretos, Guilherme de Ávila.

 

O SR. GUILHERME DE ÁVILA - Boa noite a todos. Quero primeiramente cumprimentar o nosso nobre deputado, grande deputado Fernando Capez, presidente desta sessão solene. Cumprimento a Sra. Rogéria Azevedo de Souza Pontes, digna grande matriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo através de quem cumprimento todas as grandes matriarcas aqui presentes na noite de hoje. Quero cumprimentar o Sr. Armando da Silva Filho, digno grande patriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo no qual eu cumprimento os grandes patriarcas aqui presentes na noite de hoje. Cumprimento o meu irmão e amigo da minha Loja Maçônica Fraternidade Acadêmica Vale do Rio Grande, Clóvis Messias, deputado na poderosa Assembleia Maçônica representando o secretário de Estado, meu amigo também, nosso deputado Bruno Covas. Faço um agradecimento especial para saudar todos de Barretos através da Cleude Dutra, grande condutora do Capítulo de Barretos.

E primeiramente eu queria agradecer as palavras do nosso deputado, palavras de confiança, de apoio, e dizer, deputado, que eu procuro me espelhar nos bons exemplos, e um grande bom exemplo é a sua pessoa, é o seu trabalho aqui na Assembleia, é o seu trabalho na vida pública. Se a política está carente hoje de pessoas de bem, uma pessoa que nós podemos nos orgulhar e espalhar e é o que eu faço também na minha vida pública é a sua pessoa como deputado, nos seus trabalhos e também nosso irmão e amigo Bruno Covas. Obrigado, quero sempre continuar me espelhando nos seus exemplos.

Quero dizer parabéns a todas e a todos aqui presentes na noite de hoje, aos meus irmãos DeMolays, digo irmãos porque uma vez DeMolay sempre DeMolay, fui DeMolay, as nossas primas e sobrinhas, Meninas do Arco Íris, Filhas de , realmente é um prazer para mim estar presente na noite de hoje, e uma noite onde a homenagem é feita toda para a Ordem Estrela do Oriente eu também poder receber uma medalha dessa grande ordem que presta um grande serviço para a coletividade, que presta um grande serviço para a nossa sociedade. E posso falar isso pelo Grande Capítulo de Barretos que é um expoente na nossa sociedade, e agora com todo apoio de todos os Capítulos irá construir uma grande Casa de Apoio as pessoas que buscam a nossa cidade num tratamento no Hospital de Câncer de Barretos, que é o maior Hospital de Câncer da América Latina, e agora as pessoas integram a Ordem e seus familiares poderão ter uma casa que será muito acolhedora porque uma pessoa que chega numa situação para tratar de um câncer já está debilitada, e lá ela vai encontrar carinho, dedicação, toda aquela atenção especial de quem faz parte da Estrela do Oriente pode dar e sabe dar.

Barretos já conta hoje com uma Casa Acolhedora Maçônica mantida por uma Loja Maçônica que recebe maçons do país inteiro, familiares de maçons e agora está ampliando ainda mais esse projeto com o apoio, com a construção de cada um de vocês. Isso é muito importante, não só para Barretos, não só para a nossa cidade, mas mostra a virtude dessa Ordem de dar bons exemplos para que outras associações possam seguir da mesma forma, fazer projetos grandiosos pensando nas pessoas como vocês fazem.

Eu, alguns anos atrás, poucos anos, eu era um sobrinho. Quero deixar aqui um abraço de vitalidade de um jovem sobrinho, mas quero deixar aqui também um grande abraço, um abraço carinhoso de um irmão, de um cunhado que vai fazer de tudo para orgulhar e honrar essa homenagem recebida na noite de hoje.

Parabéns a Estrela do Oriente. Parabéns a todos que compõe essa Ordem, porque hoje aqui a homenagem é de vocês. Parabéns mais uma vez ao presidente, nosso deputado Fernando Capez, por essa condução dos trabalhos, por essa feliz iniciativa. Deixo aqui o meu forte abraço de Barretos a cada um de vocês. Obrigado e parabéns. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Muito bem, parabéns.

Solicito neste momento que o Sr. Armando da Silva Filho, grande patriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, e a Sra. Rogéria Azevedo de Souza Pontes grande matriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, façam uma homenagem as nossas ilustres visitantes Maribel e a Solange que serão também condecoradas cada qual com uma medalha. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega das medalhas.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - E neste momento esta Presidência concede a palavra à digna grande matriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, Rogéria Azevedo Souza Pontes.

 

A SRA. ROGÉRIA AZEVEDO SOUZA PONTES - Ilustre deputado Fernando Capez, digno grande patriarca Armando, prefeito de Barretos Guilherme de Ávila e cunhado Clóvis Messias, na pessoa das quais eu cumprimento a todos aqui presentes.

Quero em nome da Ordem da Estrela do Oriente do Estado de São Paulo, agradecer ao nobre deputado Fernando Capez que preside esta cerimônia, também que chegue esta mensagem ao deputado e secretário do Estado de Meio Ambiente, Bruno Covas, autor do projeto de lei nº 14.153 de 24 de junho de 2010 que reconhece o Dia da Estrela do Oriente no calendário cívico estadual comemorado dia 31 de agosto. E também agradecer aos assessores por esta calorosa homenagem a nossa Ordem nesta Casa de Leis.

O brilhantismo desta noite se dá pela presença dos nossos membros de todo estado de São Paulo. Das nossas irmãs representando a Bahia, da nossa irmã representando o Ceará. Demonstrando que mesmo separados regionalmente somos uma única família que tem nos princípios da Ordem a base para realização dos mais diversos trabalhos e projetos filantrópicos.

Desta forma, o Grande Capítulo nesta gestão encontrou um terreno fértil preparado por todas as gestões que nos antecederam para que pudéssemos desenvolver um projeto de abrangência nacional, e que com o compromisso dos que nos sucederão e o apoio incondicional das nossas irmãs e irmãos da Ordem nos motivaram a dar o primeiro passo para a construção de um Centro de Apoio a pacientes com câncer na cidade de Barretos, que é referência nacional, reconhecimento internacional no tratamento dessa doença.

Esse projeto é uma realidade, já possuímos o terreno e temos a grata satisfação de convidá-los para o lançamento da pedra fundamental dia 22 de setembro próximo e juntamente com o Capítulo Força e Esperança de Barretos faremos um almoço cuja renda será integralmente revertida e esse empreendimento. É notório o empenho dos Capítulos na contribuição ativa para essa nobre causa. Nossa obra se inicia pequena, mas pra nós é um grande passo. Para os que necessitarem da nossa família uma oportunidade, e para a necessidade crescente um grão de areia. Mas, se ao se somar no universo de amor que o ser humano é capaz de doar também faremos a diferença.

A união faz a força, aliás, é dessa união que não tem fronteiras que surgiu a idéia de um Encontro Nacional de Capítulos no intuito de fortalecer a Ordem da Estrela do Oriente de Norte a Sul, de Leste a Oeste. Assim, tenho certeza que neste país de dimensões continentais surgirão mais Grandes Capítulos um em cada estado que irão nos acompanhar lado a lado em nossa jornada.

Agradeço a todos que nos prestigiaram com suas presenças nessa solene sessão, e que o Pai Celestial nos inspire sempre. Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Meus parabéns. Puxa, como passou rápido! Estava comentando aqui com o meu amigo Guilherme de Ávila como foi rápida essa sessão. Me lembrou o domingo passado em que estava com a minha filha mais velha Maria Fernanda. Tomamos um sorvete e ela disse: “Pai, já acabou?” O que é bom às vezes passa rápido. Foi uma grande sessão. Foi uma imensa honra para esta Casa Legislativa poder abrigar esta sessão, muitas outras serão feitas. Muitas homenagens os senhores e senhoras estão a merecer e nós não faltaremos com o nosso dever democrático e cívico para com o nosso país.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece a todas as autoridades, agradece a sua equipe, especial dona Anita e Delmíndia, aos funcionários dos serviços de Som, Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da imprensa da Casa, da TV Legislativa, das assessorias policiais Civil e Militar, bem como a todos que com suas presenças colaboraram para o êxito desta sessão. Solicita no ato que congrega o clímax desta sessão que sua assessoria traga neste momento os diplomas ao digno grande patriarca Armando da Silva Filho, e a digna matriarca Rogéria de Azevedo de Souza Pontes, para que nesse, que é o clímax da sessão solene, seja feita a entrega para logo após procedermos à palavra final de encerramento. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega dos diplomas.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Fiz os agradecimentos antes para que o último momento desta sessão fosse esta justa homenagem ao patriarca e a matriarca e, portanto, com muita honra e com muito orgulho faço com dor no coração por ter acabado.

Está encerrada a presente sessão. Uma boa noite a todos. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 49 minutos.

 

* * *