http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

16 DE SETEMBRO DE 2013

052ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOS 50 ANOS DO INSTITUTO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS - ITAL

 

Presidente: CAUÊ MACRIS

 

RESUMO

 

1 - CAUÊ MACRIS

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - MARCUS VINICIUS

Mestre de Cerimônias, anuncia a composição da mesa.

 

3 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Cauê Macris, na direção dos trabalhos, com a finalidade de"Comemorar os 50 Anos do Instituto de Tecnologia de Alimentos - Ital". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Nomeia as autoridades presentes.

 

4 - MARCUS VINICIUS

Mestre de Cerimônias, anuncia a exibição de vídeo institucional sobre o Instituto de Tecnologia e Alimentos.

 

5 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride, encaminhadas por autoridades.

 

6 - LUIS MADI

Diretor do Instituto de Tecnologia e Alimentos, discorre sobre as atividades do Ital ao longo dos últimos 50 anos. Cita programas que a instituição participa e que são estratégicos para o Brasil. Anuncia planos para o trabalho futuro do instituto.

 

7 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Realiza homenagem a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, com entrega de placa alusiva ao evento.

 

8 - ALBERTO JOSÉ MACEDO

Secretário Adjunto da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, saúda as autoridades presentes. Discorre sobre o trabalho e os quadros técnicos do Ital. Destaca a importância da instituição no desenvolvimento da indústria alimentícia brasileira.

 

9 - DUARTE NOGUEIRA

Deputado federal, comenta a contribuição do Ital para a tecnologia de alimentos no Brasil. Afirma que alimentar toda a população mundial com qualidade ainda é um grande desafio de nossa época. Parabeniza os colaboradores da instituição pelo trabalho realizado nos últimos 50 anos.

 

10 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Agradece a todos pela presença à cerimônia. Deseja estar presente na comemoração dos 100 anos do Ital. Considera que o estado de São Paulo investe mais em pesquisas tecnológicas do que o Brasil. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Cauê Macris.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Boa noite a todos. Esta sessão solene tem por finalidade a comemoração dos 50 Anos do Instituto de Tecnologia de Alimentos - Ital. Inicialmente teremos a composição da Mesa pelas autoridades presentes, chamando o deputado Cauê Macris, proponente desta sessão solene. (Palmas.) Senhor Alberto José Macedo Filho, secretário de Estado Adjunto da Agricultura e Abastecimento. (Palmas.) Senhor Duarte Nogueira, deputado Federal. (Palmas.) Senhor Orlando Melo de Castro, coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios - Apta. (Palmas.) Senhor Luis Madi, Diretor do Instituto de Tecnologia de Alimentos - Ital. (Palmas.)

Com a palavra o deputado Cauê Macris, proponente desta sessão solene.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Boa noite a todos. Queria aproveitar esta oportunidade para cumprimentar as autoridades aqui compondo a Mesa, senhor Alberto José Macedo Filho, secretário adjunto da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo; deputado federal Duarte Nogueira; senhor Orlando Melo de Castro, coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios; senhor Luis Madi, diretor do Ital - Instituto de Tecnologia de Alimentos em nome de quem cumprimento todos aqueles que participam hoje desta sessão solene.

Senhoras deputadas, senhores deputados, minhas senhoras e meus senhores. Esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa deputado Samuel Moreira atendendo solicitação deste deputado com a finalidade de comemorar 50 Anos do Instituto de Tecnologia de Alimentos - Ital. Convido todos os presentes para de pé ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo sob a regência do 2º Tenente Músico PM Jassem Feliciano.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Esta Presidência agradece a Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Muito obrigado.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Também registramos e agradecemos a presença dos excelentíssimos senhores e excelentíssimas senhoras, Carlos Vogt, Presidente da Universidade Virtual do Estado de São Paulo; senhora Marisa Regitano D´Arce, vice diretora da Esalq, representando o diretor José Vicente Caixeta Filho; senhor João Sampaio, Presidente do Cosag - Conselho dos Agronegócios; professora doutora Teresa Did Zambon Atvars, Pró-Reitora de Desenvolvimento Universitário da Unicamp, neste ato representando o professor doutor José Tadeu Jorge, Magnífico Reitor da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; senhora Jussara Della Torre, pesquisadora de alimentos, neste ato representando o professor doutor Alberto da Silva Duarte, Diretor Geral do Instituto Adolfo Lutz; senhor Paulo Xavier Filho, representando o prefeito de Campinas Jonas Donizette e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico senhor Samuel Rossilho; senhor Fernando José Gomes Landgraf, Presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas - IPT; senhor Alfredo Luiz Brienza Coli, Superintendente Regional da Conab - Companhia Nacional de Abastecimento; senhora Marli Dias Mascarenhas Oliveira, Diretora Técnica de Departamento do Instituto de Economia Agrícola; senhor Sérgio Samano, Diretor Distrital da Apas - Associação Paulista de Supermercados; senhor Ijones Constantino, Diretor Comercial da América Latina da Tate & Lyle; senhor Carlos Magalhães, Diretor Cultural do Instituto Butantã representando o Diretor Geral Jorge Kalil; senhor Eduardo Soares de Camargo, Diretor Executivo da Associação Brasileira do Agronegócio; senhor Carlos Eduardo Paula Leite Gouvêa, Presidente da Associação Brasileira da Indústria de alimentos para Fins Especiais e Congêneres; senhor Hamilton Prado Alves representando o deputado Antonio Salim Curiati; senhor Adelmo Meira representando o deputado Orlando Morando; e também a Tenente PM Amanda Hatsume Sato Sabbatini representando o Coronel PM Benedito Roberto Meira, Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Anunciamos neste momento a apresentação do vídeo institucional do Ital. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação do vídeo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia no dia 22 de setembro, domingo às 20 horas, que é transmitida pela NET no canal 13, TVA no canal 66, TVA Digital canal 185 e TV Digital Aberta canal 61.2.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Queria aproveitar o momento e justificar a ausência, mas que fizeram questão de me telefonar e dizer da importância desta sessão solene, e mais do que isso dos 50 Anos comemorados no dia 30 de agosto pelo Ital, a deputada estadual Célia Leão e o deputado estadual Orlando Morando que fizeram questão de registrar as suas ausências, mas deixaram suas considerações.

Quero passar a palavra ao senhor Luis Madi, Diretor do Instituto de Tecnologia de Alimentos.

 

O SR. LUIS MADI - Boa noite senhoras e senhores, excelentíssimo deputado Cauê Macris proponente desta sessão solene, excelentíssimo doutor Alberto José Macedo Filho, nosso secretário Adjunto da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo; senhor Orlando Melo de Castro nosso coordenador da Apta; deputado Duarte Nogueira, nosso secretário, ex-secretário da Agricultura; secretário João Sampaio, nosso ex-secretário da Agricultura; senhor Antonio Julio nosso ex-secretário da Agricultura, e o senhor Silvio Manginelli nosso atual chefe de gabinete da Secretaria de Agricultura.

Senhores representantes das entidades setoriais de instituições de pesquisa, de empresas parceiras e funcionários do Ital. É com muita honra e orgulho que participamos desta sessão solene aqui na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo comemorativa dos 50 Anos do Ital. Como muitos de vocês sabem, o Ital nasceu de um processo evolutivo da sessão de Tecnologia Agrícola do Instituto Agronômico de Campinas da Secretaria. A evolução histórica e a realização do Ital nesses 50 Anos serão apresentadas no livro Ciência, Tecnologia e Inovação a Serviço da Indústria de Alimentos no país, escrito com auxilio do Labejor da Unicamp e disponível a todos vocês no final de novembro deste ano e na internet, e com isso eu queria agradecer a presença do professor Carlos Vogt e da Deise do Labejor que estão realizando esse livro que pela primeira vez hoje nós temos o boneco, a nossa primeira versão do nosso livro. Ele está dividido em quatro épocas, em quatro períodos e vocês estão vendo três períodos ali e mais um período aqui que conta a história e tenta diagnosticar o Ital onde de uma forma bem simples eu falei que algumas das pessoas aqui presentes quando nós estávamos no aniversário do Ital, e digo que algumas das pessoas aqui presentes em 2063 no Centenário do Ital poderão estar presentes com esta mudança, com essa nova estrutura da nossa sociedade.

De 63 a 83 nesse período foi instituído o Ital através de um projeto entre a FAO das Nações Unidos, o governo do Estado de São Paulo e o governo federal através do Projeto BRA-63510 criando o Centro Tropical de Pesquisa e Tecnologia de Alimentos. Governador Carvalho Pinto inaugura em 27 de janeiro de 63 os nossos primeiros laboratórios, a entrada principal do Ital. André Tosello é designado diretor do CTPA que fica subordinado a Secretaria e tem como principal missão auxiliar o desenvolvimento da então nascente indústria de alimentos no país, 1963.

Dois exemplos emblemáticos, Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo, muitos de vocês tem na memória, e a Cica, bom produtos indica, que vocês ainda têm na memória são duas das empresas brasileiras de alimentos que o Ital naquela época o Centro Tropical trabalhou muito. O CTPA cria um Conselho Coordenador Permanente integrando governo e iniciativa privada. André Tosello seu primeiro diretor tinha a clareza que o sucesso de uma instituição de pesquisa estava na integração que vemos aqui hoje da iniciativa privada com o governo. E aí segue as fases de construções e inaugurações dos nossos centros.

A OEA - Organização dos Estados Americanos se integra nesse processo criando o Programa Multinacional de Tecnologia de Alimentos, e o primeiro curso de Tecnologia de Alimentos no Brasil. 14 de julho o Centro Tropical sofre um up grade, transforma-se em Instituto de Pesquisa Ital, Instituto de Tecnologia de Alimentos no dia 14 de julho de 1969. André Tosello é nomeado o diretor do Ital, e nesse período vale a pena salientar não só a criação do Ital, em 63 em outubro é criada a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, em 67 a Sociedade Brasileira de Tecnologia de Alimentos, em 72 a Faculdade de Tecnologia de Alimentos da Unicamp que é depois nomeada Faculdade de Engenharia de Alimentos. Em 73, 40 anos a Embrapa, em 75 é criada a carreira de pesquisador científico do Estado de São Paulo.

Em 1971 o Ital participa de dois programas extremamente estratégicos. Planita junto ao Ministério da Agricultura trazendo os projetos, e Programa Propal Procete do governo do Estado de São Paulo trazendo a capacitação e treinamento para todo o setor de alimentos do Estado de São Paulo e não somente para o Ital. IPT entrou dentro desse processo e vários pesquisadores puderam aproveitar. Projetos estratégicos foram muitos, vale mencionar alguns deles como o Gestal, o suplemento alimentar para gestantes desenvolvendo uma série de frutas tropicais desconhecidas no Brasil e no mundo, e o primeiro curso da Food and Drug Administration realizado no Ital.

O Ital se integra e começa a trabalhar na área animal, até então era na área vegetal. Em 74 o nosso governador Laudo Natel inaugura a Usina Piloto de Leite e Derivados. Em 76 o governador Paulo Egídio Martins com a presença do Presidente Ernesto Geisel inaugura a Usina Piloto de Carnes. Em 79 Papine é escolhido diretor do Ital e nosso diretor Neto assume a Diretoria da Embrapa em Brasília. Em 1982 é criado como o Ital foi criado, um projeto das Nações Unidas o Projeto Bronw 82030 o Centro de Tecnologia de Embalagens - Cetea. Em 83 o Presidente João Figueiredo inaugura o Centro de Embalagem do Ital. Em 83 Franco Montoro assume o governo de São Paulo e temos uma mudança, retorno à democracia e Rodrigo Otávio Teixeira Neto é designado diretor. Consolida o Cetea na área de transporte e distribuição, reestrutura o Centro de Carnes, cria novos produtos e a área de inovação tecnológica no setor de alimentos, inovação tecnológica no setor de embalagens com vários produtos colocados. Em 89 Rodrigo Otávio Teixeira Neto passa a coordenar a CPEA - Coordenadoria de Pesquisa Agropecuária. Assume a diretoria do Ital Rogério Tochini novamente com produtos o que vale a pena mencionar, suco de laranja, palmito processado, farinhas especiais, e cria o Conselho Consultivo do Cetea. Mário Pugliesi, ex-diretor da Fiesp assume na realidade a Presidência do Conselho do Cetea. Em 91 Mauro Faber Leitão assume a Diretoria do Ital, e aí nós temos o primeiro histórico documentado do Ital que é um documento preparado pelo doutor Ciro e pela Luiza Ticelli, trabalhos estratégicos continuam com leite, água de coco, desenvolvimento de adoçantes Stevia e cooperações técnicas, duas importantes com a Jaica no Japão e com o Senai em São Paulo.

Em 95 assume o governo do Estado de São Paulo Mário Covas e Geraldo Alckmin, Nelson José Beraquet assume a diretoria do Ital, reorganiza através de Centros Estratégicos, Cetea, CTC, Frutotec, Chocotec já olhando para o mercado, trazendo essa aproximação com o mercado. Qualidade total é extremamente importante e passa a ser prioritário, e a certificação ISO9001 conseguida em 1998. O Ital é a primeira instituição de pesquisa a receber a ISO9001 e também nessa época foi criado o Cereal Chocotec. Em 99 eu Luis Madi, fui designado pelo secretário João Carlos de Souza Meirelles como diretor do Ital. Foco em grupos especiais, Segurança, Exportação, Meio Ambiente. Criamos o Conselho Consultivo do Chocotec onde o senhor Getúlio preside até hoje o Conselho do Cereal Chocotec. Obrigado pela presença senhor Getúlio.

O Ital participa de dois programas extremamente estratégicos, primeiro Bom Prato e o outro Viva Leite, inclusive já mencionado no vídeo. A pedido do secretário João Carlos de Souza Meirelles, o Brasil implanta com a participação do Ital e da Abic a nova classificação, ironicamente a classificação no Brasil era feito por defeitos e não por qualidade. E hoje graças a esse trabalho de Ital e Abic a pedido do secretário Meirelles ela passa na realidade por qualidades.

Secretário Duarte Nogueira, aqui presente, em 2000 reorganiza e incentiva na realidade esse programa que foi colocado. Em 2004 Luis Madi é designado coordenador da Apta a pedido do secretário Duarte Nogueira e Airton Vialta assume a Diretoria do Ital. Continuamos na modernização da infraestrutura e em 2004 o secretário Duarte Nogueira, deputada Célia Leão inauguram os novos laboratórios de microbiologia dando já atendendo as novas exigências da ISO17025.

Em 2007 João Sampaio, aqui presente, secretário da Agricultura designa Luis Madi para Diretor do Ital, e aí criamos o Conselho Consultivo do Tecnolab, e Eduardo Weisberg Presidente da Abis assume a Presidência do Conselho. Obrigado Eduardo por estar aqui presente. Criamos um Centro de Qualidade de Alimentos trazendo área de química, área de microbiologia e o Lafise. A modernização da infraestrutura do Ital com investimento que há tempos não víamos. Apta através hoje da coordenação do Orlando, investiu no período de 2007 a 2013 65 milhões em infraestrutura nos Institutos, e o Ital recebeu mais de 9 milhões nesse período modernizando as suas instalações e tendo hoje, talvez, a melhor fase de instalações que nós já tivemos de uma forma homogênea em todas as suas unidades.

Criamos parcerias e programas estratégicos com a CAT, Banco Mundial, Projeto Micro Bacia 2, acesso ao mercado extremamente importante para o governo do Estado de São Paulo e Ital participa do Sistema Brasileiro de Tecnologia - Sibratec com três redes Renale, Rimec e RTP, e em especial a Rede Nacional de Análise de Alimentos e damos um passo importante criando uma visão estratégica de futuro, coisa que não se fazia muito naquela época. A visão estratégica de cooperação internacional que foi Brasil Food Trends 2020. Depois do lançamento que foi feito junto a Fiesp nós criamos a plataforma de inovação tecnológica do Ital e com isso criamos a Série Trends 2020.

Hoje nós já temos disponível para vocês no mercado Brasil Tectrend ligados ao setor de embalagens, Carlos Correa nosso Presidente do Conselho Consultivo do Cetea obrigado por estar aqui presente. E o Brasil Ingredients Trends que será lançado no começo do ano. Já estamos em execução na área de chocolates e balas. Já estamos fazendo a área de carnes chamada Meet Trends. Já estamos trabalhando na área de laticínios, e vamos entrar em 2014 com duas outras áreas além de pescado com o Kubo, diretor de pesca aqui presente, que é a área de bebidas e a área de pescado na realidade.

Tivemos e agradecemos todo apoio da Secretaria de Agricultura do Orlando e de todos que puderam colaborar. A autorização do governador Geraldo Alckmin para assinar, para a Secretaria de Agricultura assinar o convênio com o Instituto Fraunhofer, Alexandre representante do Instituto Fraunhofer aqui presente. É um momento muito interessante, estamos criando o Fraunhofer Project Center dentro do Ital trazendo talvez a mais interessante instituição de pesquisa da Europa que atua diretamente com a iniciativa privada em especial a micro e pequena empresa para em parceria com o Ital, em parceria com todo sistema brasileiro de ciência e tecnologia de alimentos nós darmos na realidade um avanço no desenvolvimento não só de tecnologia e inovação que nós também temos em algumas horas de forma muito consistente, mas na sistemática alemã de se trabalhar com objetivos e atividades junto à iniciativa privada. O convênio Fraunhofer já está em processo para ser assinado. Participamos do Projeto Ital com o Centro de Gestão de Estudos Estratégicos da Embrapa no Projeto Sustentação e Sustentabilidade do Setor de Alimentos, o Ital fazendo agroindústria e o consumo de alimentos.

E daí nós entramos num quarto período, um desafio 2013, 2063 quando esperamos estar comemorando o Centenário do Ital com cinco tópicos estratégicos: Mudanças sociais recentes que afetam o perfil do consumo brasileiro. Novas tendências do consumo que exigem inovação tecnológica. A evolução da ciência, da engenharia de tecnologia de alimentos. O novo cenário da indústria de bebidas e embalagens. O novo cenário para pesquisa, para o desenvolvimento e para a inovação neste cenário.

O que fazer? Como fazer? Quais serão as prioridades? No Estado de São Paulo conta hoje com aproximadamente 13 mil indústrias de alimentos no Estado de São Paulo, 95% dessas empresas são micro e pequenas empresas. E a grande pergunta é: como utilizar essas empresas para geração de produtos inovadores com tecnologia e atender as demandas da sociedade? Como utilizar essas empresas para geração de emprego e renda para o Estado de São Paulo? Estado de São Paulo possui uma rede de pesquisa de desenvolvimento e inovação em alimentos e bebidas que inclui os institutos de pesquisa da Apta, a Unicamp, a USP, a Embrapa, o Senai entra agora no setor de alimentos e bebidas. O Estado de São Paulo possui uma série de instituições de pesquisa da iniciativa privada, somente na nossa região, somente recentemente nós tivemos Cargil com o seu Inovation Center, a BRF lançando, inaugurando o Inovation Center, a Unilever, Nestlé, Danone, a Dori montando o seu centro de pesquisa na área de chocolates, balas e confeitos.

Qual será a nossa missão do Ital 2013-2016? Nós não temos dúvidas, o caminho é a integração. A integração dessas entidades setoriais, a integração com esse sistema do Estado de São Paulo e brasileiro de ciência e tecnologia na área de alimentos, bebidas e embalagens, e você trazendo uma forma para trabalharmos de modo mais atuante junto a programas pode políticas públicas. Às cinco horas da tarde, até por sugestão do doutor Alberto, eu estava com o secretário Rodrigo Garcia discutindo,analisando a execução de um projeto que acreditamos ser extremamente estratégico, que é a inclusão tecnológica para o setor de alimentos, bebidas no Estado de São Paulo. Estamos trabalhando com a Secretaria de Desenvolvimento Social em dois programas mencionados no vídeo e aqui mencionados, Bom Prato e Viva Leite. Iniciamos um trabalho com a Secretaria da Educação para com todas as experiências, a experiência que o Ital tem no setor de alimentos, bebidas e embalagens nós auxiliarmos a Secretaria de Educação na Merenda Escolar.

Então uma instituição pública como o Ital tem uma missão de trabalhar com micro e pequenas empresas, buscarmos um auxilio para que essas empresas encontrem oportunidades para o desenvolvimento de seus produtos com inovação e com tecnologia. Trabalharmos sempre com as médias e grandes empresas. Trabalharmos com as Secretarias ligadas a Secretaria de Agricultura do governo do Estado de São Paulo para com a nossa expertise darmos um apoio a essas Secretarias. Com isso passamos a ter uma importância técnica, uma importância social para o nosso governo, visto quer o Ital é uma instituição do governo do Estado de São Paulo. Esse é o caminho 2013-2063, e contamos com a colaboração de todos vocês.

Deputado Cauê Macris muito obrigado por esta sessão solene, é importante não só para o Ital, mas para as instituições de pesquisa do governo do Estado de São Paulo, mostrando a importância que essa Casa dá à área de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica. Senhoras e senhores, muito obrigado pela atenção. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Senhoras e senhores, neste instante homenagearemos a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, com a entrega de uma placa ao senhor Alberto José Macedo Filho secretário de Estado Adjunto de Agricultura e Abastecimento, entrega que será realizada pelo deputado estadual Cauê Macris. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Antes da entrega apenas para fazer a leitura da placa: “Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, homenagem à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo na sessão solene comemorativa dos 50 Anos do Ital pelo inestimável apoio do Instituto desde a sua criação. Setembro de 2013”. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Neste momento gostaria de passar a palavra ao senhor Alberto José Macedo, secretário adjunto da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

 

O SR. ALBERTO JOSÉ MACEDO - Boa noite a todos e a todas. Queria cumprimentar o deputado Cauê Macris que preside esta sessão solene e a propôs a quem agradeço. Cumprimentar o deputado federal Duarte Nogueira, ex-secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Cumprimentar os representantes dos deputados Antonio Salim Curiati e Orlando Morando, cumprimentar o Orlando Melo de Castro, coordenador da Apta, Luis Madi diretor do Ital, Silvio Manginelli nosso chefe de gabinete frente à Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Cumprimentar o doutor João Sampaio, Presidente do Cosag Fiesp e ex-secretário de Agricultura do Estado de São Paulo. Cumprimentar o Antonio Julio Junqueira de Queiroz produtor rural e ex-secretário de Agricultura do Estado de São Paulo. Cumprimentar o Luis Carlos dos Santos, Presidente da Fundepag; Francisco Matturro Vice-Presidente da ABAG; Shiro Nishimura da Fundação Nishimura; Ronaldo Severo Ramos que aqui representa o doutor Fábio Meirelles Presidente da Faesp. Cumprimentar a professora doutora Tereza Zambon Pró Reitora da Unicamp. Cumprimentar a professora Maísa Aparecida Darci vice diretora da Esalq - Piracicaba. Cumprimentar os representantes e prefeitos municipais, os vereadores, cumprimentar as empresas parceiras do Ital, cumprimentar diretores e pesquisadores da Secretaria, Presidentes de associações, sindicatos, meus senhores e minhas senhoras.

É com grande alegria que em nome da secretária Monika Bergamaschi recebemos esta homenagem que tanto nos honra. É missão da Apta - Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo atender as demandas tecnológicas das cadeias produtivas do agronegócio, não só de São Paulo como também do Brasil. Os números demonstram o papel de destaque da Apta, são mais de 1535 projetos de pesquisa realizados no ano, alguns em parcerias com a iniciativa privada e com agências de fomento, como Fapesp, CNPq e Finepe. No quadro de funcionários mais de 700 pesquisadores capacitados para desenvolver um trabalho sólido de pesquisa no âmbito dos seis institutos o Agronômico, Biológico, Pesca, Economia Agrícola, Zootecnia, Tecnologia dos Alimentos, e mais de 15 pólos regionais espalhados pelo Estado de São Paulo. São mais de 700 pesquisadores em atividade.

Hoje comemoramos os 50 Anos do Ital um dos mais novos da nossa estrutura, ele nasceu em 1963 a partir de um desdobramento de uma seção tecnológica do Instituto Agronômico. Nasceu com o apoio do IAC, da Secretaria de Agricultura, do governo do Estado, do governo federal e também da FAO, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. Com o objetivo de trazer soluções tecnológicas para indústria de alimentos o Ital fez história e inovação e se tornou um grande incentivador na criação de outras entidades contribuindo para a formação da estrutura necessária para o desenvolvimento do setor. São muitas as ações de apoio ao desenvolvimento e a inovação para alimentos e embalagens, seja com pesquisa de novos produtos e processos, assistência tecnológica ou capacitação de recursos humanos. O Ital mostra o seu potencial graças ao excelente corpo técnico formado por pesquisadores altamente qualificados garantindo oferecimento de alimentos mais seguros e de maior qualidade para a sociedade, antecipando as demandas. É mais do que um trabalho é uma exigência mundial.

Portanto, é com muito orgulho que recebemos essa homenagem ao trabalho desenvolvido pelo Ital, Secretaria de Agricultura e governo do Estado, um governo presente que atende as necessidades atuais sem perder a visão de futuro. Parabéns a todos. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Gostaria neste momento de passar a palavra ao deputado federal Duarte Nogueira.

 

O SR. DUARTE NOGUEIRA - Boa noite a todas e a todos, saudar o Presidente desta sessão deputado Cauê Macris e cumprimentá-lo pela iniciativa de ter proposto esta sessão solene em homenagem aos 50 Anos do nosso Ital. Cumprimentar o secretário adjunto da Secretaria de Agricultura e Abastecimento doutor Alberto Macedo, saudar doutor Orlando de Melo Castro coordenador da Apta, o Luis Fernando Madi diretor do Ital. Cumprimentar também a Marli e o Kubo respectivamente diretores do IEA e do Pesca. Saudar o nosso secretário João Sampaio e hoje Presidente do Cosag, secretário Antonio Junqueira. Cumprimentar o Eduardo Camargo da Abag, o Chiquinho Matturro também da Abag, Shiro Nishimura, e os demais parceiros que foram aqui citados nesta sessão solene.

Quero ser breve, mas dizer da minha alegria de poder estar aqui nesta noite. Me lembro que há 10 anos atrás quando ocupava por designação do governador Geraldo Alckmin a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do nosso Estado como secretário de Agricultura nós comemorávamos num evento os 40 Anos do Ital. Parece que foi ontem, e já se foram mais uma década e o Ital oferecendo desde a sua fundação uma qualidade no seu corpo funcional, nos seus pesquisadores, nos seus cientistas, nos seus gestores de todos os seus colaboradores uma enorme contribuição para a tecnologia de alimentos do nosso Estado e do nosso país.

Quando a gente compra um automóvel hoje há sempre aquele diferencial que se usa de falar de tecnologia embarcada nos carros, e o Ital tem a tecnologia embalada que nos oferece a oportunidade de ter alimentos saudáveis, alimentos seguros, com origem, com certificação, com estandardização de institutos certificadores indo ao encontro daquilo que é extremamente importante para nós seres humanos que é o alimento de boa qualidade.

O desafio não só do Brasil, mas do mundo todo é garantir alimento de qualidade para todos os bilhões de habitantes que residem em nosso planeta e já se vão mais de sete bilhões. E fixar essas metas aqui como lembrou o Madi para 2063 não é só uma espécie de provocação, um desafio para que nós possamos prolongar as nossas vidas e aqui estarmos quase que por teimosia daqui 50 anos na comemoração do Centenário do Ital, mas de uma certa maneira estabelecer a responsabilidade que cada um de nós tem para garantir para as gerações futuras a preservação da vida, a melhoria da qualidade dos alimentos, e que eles possam ser acessíveis a todo o conjunto das pessoas, a todo conjunto da população.

Ainda é muito difícil pra nós que trabalhamos na gestão pública, imaginar que no planeta que moram mais de sete bilhões de habitantes, um bilhão deles não realiza todas as refeições do dia. E é um desafio não só para nós gestores, mas os produtores, os industriais, os funcionários, os colaboradores pensar que com planejamento, com dedicação e usando essas metas, e afinal de contas administrar e fixar metas, nós seremos capazes de reduzir essas distâncias e não só continuar garantindo alimentos de qualidade para todas as pessoas, mas dando ao maior número possível de pessoas o acesso a eles também.

Então parabéns ao Ital. Parabéns à Secretaria de Agricultura, mas em especial a esse exército de mulheres e de homens que ao longo desses 50 anos ofereceram para o nosso Estado, para o nosso país um instituto que nos orgulha e que sem dúvida alguma vai prestar muitos e relevantes serviços ao nosso Estado e ao nosso Brasil. Muito obrigado. Parabéns ao Ital. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Queremos agradecer as palavras do deputado federal Duarte Nogueira.

Quero pedir licença a todos aqui do plenário para poder me manifestar aqui desta Presidência mesmo e já começando a minha fala depois do Cerimonial já ter mencionado todos aqui presentes, cumprimentando todos. Mas eu quero dizer a vocês e eu estava fazendo conta, eu fui fazer direito porque eu não sou muito bom de conta. Eu estava fazendo algumas contas aqui em 2063 eu terei, se Deus me permitir, 80 anos e espero poder estar aqui com os 80 anos para poder ver estas ações dos planos de metas que estão sendo estabelecidas aqui. E junto comigo Duarte, tenho certeza que o seu filho Antonio que hoje tem 18 anos de idade está ali presente na platéia ele terá 68 anos, nós estaremos juntos aqui, é claro que eu não estarei mais como deputado nesta Casa, mas vou estar pegando no pé dos deputados aqui para poder fazer essa sessão de homenagem a esse trabalho pelos 100 Anos do Ital.

E hoje pela manhã eu fazia uma visita a Unicamp, e dentro da Unicamp eu visitava um setor interessante, um setor novo, recente, de uns 10 anos de Medicina Nuclear. Medicina Nuclear que tem sido um grande avanço dentro da área de medicina, principalmente no combate e tratamento do câncer, e conversava com o diretor clínico do Hospital da Unicamp que cuida desse setor e ele me dizia o seguinte, você não consegue ter qualquer tipo de ação se você não tiver qualquer tipo de fomento a um vetor de desenvolvimento para um determinado setor. E a medicina tem sido um setor de desenvolvimento com muita pesquisa. É através da pesquisa que você consegue mudar a realidade das coisas. E o Ital ele vem nos últimos 50 Anos desde que criado contribuindo para isso no vetor na área dos alimentos. E nós temos que fazer, e o Estado de São Paulo tem sido um grande pioneiro, o carro chefe do nosso país em todas as áreas, todos os segmentos, e a gente que conhece muito, conversa com muitos parlamentares de outros Estados, principalmente vocês Duarte que são deputados federais que tem condição de ter uma percepção de Brasil muito maior que a nossa, sabemos dos avanços que São Paulo tem tido nesse setor. E são avanços que São Paulo tem tido que infelizmente o nosso Brasil não tem acompanhado. E não tem acompanhado muitas vezes por falta de fomento. Não tem acompanhado muitas vezes por falta de ter ações como o Ital realiza no nosso Estado.

Então acho importante nós deixarmos aqui reflexões para esse dia e para esses 50 Anos, planos de estratégias, planos de metas, sempre são fundamentais na nossa vida, nós temos tratado a vida dessa maneira principalmente nós que somos homens públicos, e eu apesar da minha pouca idade, já estou com 30 e já estou no meu terceiro mandato, já fui duas vezes vereador, deputado estadual, nós temos que tratar estratégias. E essas estratégias do crescimento elas vem de acordo com o que a sociedade precisa. E a sociedade, a ação do governo do Estado de São Paulo, governador Geraldo Alckmin, todos aqueles que estão hoje ocupando cargos públicos vem nesse direcionamento, para que a gente consiga melhorar cada vez mais a qualidade de vida da nossa sociedade. E muitas vezes essa qualidade de vida ela se traduz na aplicação de regras, na aplicação de critérios. E os critérios são fundamentais para que consigamos ter uma sociedade mais justa e que a gente consiga ter ações que consigam melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Então é com esse espírito hoje que eu fiz aí uma reflexão para poder colocar essa minha fala, e quando o Orlando nos procurou para poder discutir a questão dessa possibilidade de se fazer essa sessão solene, acho que é com esse espírito que nós temos que sair daqui hoje, com o espírito do desafio que vem pela frente, mas ao mesmo tempo com o espírito da reflexão da necessidade das ações que são feitas pelo Ital e inclusive pela própria Secretaria de Agricultura.

Acho que é com esse desafio que nós vamos caminhando para o final e para o encerramento dessa sessão. Quero de coração agradecer a você Luis que é diretor do nosso Ital. Quero agradecer o Presidente do meu partido Duarte Nogueira o qual eu tenho a honra de ser o seu Vice, 1º Vice Presidente Estadual do PSDB. Quero agradecer ao Alberto José Macedo Filho que é o nosso secretário adjunto da Secretaria de Agricultura, e leve um grande abraço a nossa secretária Monika que tem rodado muito nosso Estado também na busca de uma agricultura melhor. Ao Orlando que é o nosso coordenador da Agência, e todos aqueles que participaram do dia de hoje.

Quero deixar um agradecimento especial ao nosso Presidente Samuel Moreira que justificou também a sua ausência, me pediu para que pudesse conduzir esta sessão, mas tenho certeza aí que no coração dele conhece e sabe o trabalho que é desenvolvido pelo Ital.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece as autoridades, aos funcionários da Casa, a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade e convida os presentes para um coquetel no Salão Nobre Waldemar Lopes Ferraz.

Está encerrada a presente sessão. Uma boa noite e muito obrigado. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 16 minutos.

 

* * *