http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

20 DE SETEMBRO DE 2013

053ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DOS 50 ANOS DO SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE GUARULHOS E REGIÃO

 

 

 

Presidente: EDSON FERRARINI

 

 

 

1 - EDSON FERRARINI

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Edson Ferrarini, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Comemorar os 50 Anos do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia que esta sessão solene deverá ser exibida na TV Assembleia em data oportuna.

 

2 - ANTONIO DE SOUZA

Presidente do Dieese e diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco, cumprimenta os sindicalistas presentes. Parabeniza o Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região pelos seus 50 anos. Lembra que diversos membros deste sindicato já foram presidentes do Dieese. Defende a luta contra a terceirização e outros itens da pauta trabalhista.

3 - PRESIDENTE EDSON FERRARINI

Cita dados a respeito da vida e das condições de trabalho dos membros do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região.

 

4 - JORGE NAZARENO

Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco, cumprimenta os trabalhadores e sindicalistas presentes. Saúda o deputado Edson Ferrarini por esta homenagem. Destaca que os trabalhadores devem estar presentes no Poder Legislativo.

 

5 - PRESIDENTE EDSON FERRARINI

Destaca o trabalho realizado por Jackson Sena Marques, presidente do Sindesporte.

 

6 - ALENCAR SANTANA BRAGA

Deputado estadual, cumprimenta a todos os presentes. Destaca que o Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região representa uma categoria forte e representativa, em defesa do democracia e de condições justas de trabalho.

 

7 - MIGUEL TORRES

Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos e Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, saúda os presentes. Considera que a categoria metalúrgica é a vanguarda do movimento sindical. Lembra as conquistas dos trabalhadores ao longo da história do País, como a redução da jornada de trabalho para 44 horas semanais. Elogia o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região, José Pereira dos Santos, por sua gestão.

 

8 - PRESIDENTE EDSON FERRARINI

Faz pronunciamento contrário ao uso de drogas. Lembra que, junto ao deputado Ramalho da Construção, realiza trabalho contra o uso de entorpecentes na construção civil. Compromete-se a desenvolver iniciativa semelhante para os metalúrgicos.

9 - JOSÉ GONZAGA

Representante do Sindicato dos Comerciários e presidente da União Geral dos Trabalhadores, saúda os trabalhadores e sindicalistas desta Casa. Informa que já trabalhou na metalurgia. Parabeniza o Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região pelo trabalho realizado.

 

10 - PRESIDENTE EDSON FERRARINI

Anuncia a exibição de vídeo institucional do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região.

11 - CLÁUDIO MAGRÃO

Presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos do Estado de São Paulo, cumprimenta os trabalhadores, aposentados e sindicalistas. Lembra as lutas sociais e internacionais encabeçadas pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos. Destaca o papel da instituição no desenvolvimento da cidade de Guarulhos.

 

12 - JOÃO CARLOS GONÇALVES JURUNA

Secretário-Geral da Força Sindical, lembra as manifestações de junho em nosso País. Destaca o papel dos grupos organizados, como os sindicatos e partidos. Faz histórico do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região. Elogia as lutas sociais da instituição.

 

13 - JOSÉ PEREIRA DOS SANTOS

Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região, pede um minuto de silêncio pelo falecimento de Adonis Bernardes, secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André. Agradece ao deputado Edson Ferrarini por esta homenagem. Lembra os sacrifícios pessoais que os dirigentes sindicais fazem pelo bem das instituições. Defende o combate ao uso de drogas e o auxílio aos dependentes químicos. Faz entrega de troféu em homenagem ao deputado Edson Ferrarini.

 

14 - PRESIDENTE EDSON FERRARINI

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Edson Ferrarini

 

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Eu queria saudá-los, senhores e senhoras, e dizer que estamos realizando esta sessão solene para homenagear a todos os metalúrgicos e metalúrgicas. Estamos homenageando o Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos. Nós vamos ao longo desta sessão explicar e enumerar porque essa sessão solene foi nomeada pelo presidente da Assembleia Legislativa por solicitação deste deputado e nós vamos hoje homenagear um dos sindicatos que tem realização simplesmente fantástica.

À minha direita, está o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos, que é o José Pereira dos Santos. Eu queria que vocês aplaudissem o nosso presidente. (Palmas.)

À direita mais ali, o Cláudio Magrão, também nosso presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos do Estado de São Paulo. (Palmas.)

À minha esquerda, o João Carlos Gonçalves, o Juruna, secretário-geral da Força Sindical. E à minha esquerda ainda, o Antonio de Souza, que é presidente do Dieese e diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco. (Palmas.)

Eu convido nesse início de sessão a todos os presentes para que nós possamos, de pé, ouvir o “Hino Nacional Brasileiro”, executado pela fantástica corporação que é o Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, dirigida pelo maestro 1o Tenente PM Músico Davi Cerino da Cruz.

 

* * *

 

- É feita a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. Presidente - EDSON FERRARINI - PTB - Queria agradecer muito à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo. E queria agradecer muito ao maestro 1o Tenente PM Músico Davi Cerino, na pessoa de quem cumprimento todos os nossos companheiros da Polícia Militar. Sejam bem-vindos. Muito obrigado a todos. Muito obrigado ao Antonio de Souza, presidente do Dieese e diretor do Sindicato dos Metalúrgicos a quem eu já citei.

Eu queria dizer aos senhores que este programa vai ser transmitido às 22 horas do dia 22 de setembro, domingo, vai ser transmitia a íntegra dessa sessão solene, pela TVA no canal 66, pela TVA Digital, canal 185 e TV Digital Aberta, canal 61.2 e na NET eu tenho assistido no canal 7.

Eu queria ainda citar as pessoas aqui presentes: a Heleodora Francisca Sabino, ela tem um destaque muito grande, é merecedora do nosso aplauso, ela é a primeira sócia do Sindicato dos Metalúrgicos e foi a primeira mulher a se sindicalizar. Eu queria que a senhora ficasse em pé para que nós pudéssemos aplaudi-la. (Palmas.)

Eu queria saudar o Atnágoras Lopes, representante do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Belém do Pará, muito obrigado. Armando Matos, presidente do Diretório do PDT de Guarulhos, o tenente-coronel Carlos Alberto Protti, comandante do 15º BPM-M de Guarulhos, representando o coronel da PM Levi, comandante CPAM-7, parabéns Tenente-Coronel Carlos Alberto Protti, muito obrigado pela sua presença. O Edmilson Felipe Nery, presidente da Associação dos Trabalhadores Metalúrgicos Aposentados de Guarulhos. Muito bem, pode aplaudir à vontade, pode aplaudir à vontade. Essa sessão é solene e é só homenagem que nós estamos prestando. O Valter Santos é presidente do Sindicato dos Comerciários de Guarulhos e região. (Palmas.)

Eu queria saudar de forma muito especial um amigo meu que é o Jackson Senna Marques. Parabéns Jackson, parabéns em tê-lo aqui. O Jackson é presidente do Sindesporte, um outro sindicato. Eu me lembro que nós fizemos uma sessão solene em homenagem. Tive muito orgulho, viu Jackson, e parabéns a você por esse trabalho simplesmente maravilhoso que você faz à frente do Sindesporte. Orgulhosamente eu sou seu amigo. O Pedro Alves Benites, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Suzano também; o Amarildo Alcino de Miranda, representando a professora Maria Amélia Reis, superintendente do Fundacentro do Ministério do Trabalho. O Atnágoras representa a Central CSP - Conlutas, é o nosso representante. (Palmas.)

Eu queria chamar também para que estivesse ali ao nosso lado, que se sentasse aqui em cima, o senhor Miguel Torres, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo. (Palmas.)

Eu queria também saudar o senhor Lúcio Maluf, representando o senhor Carlos Lupi, presidente do PDT. (Palmas.)

Eu queria chamar à Mesa, o Jorge Nazareno, o Jorginho, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco.

Eu passo a palavra ao presidente do Dieese, para que faça a sua saudação nesse dia, nesse momento de muita alegria.

 

O Sr. ANTONIO DE SOUZA - Sr. Presidente Deputado Ferrarini, quero cumprimentar aqui o companheiro José Pereira dos Santos, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos, em nome do companheiro Pereira, cumprimento todos os metalúrgicos aqui da platéia. Cumprimento o companheiro Cláudio Magrão, presidente da Federação Nacional dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo; o companheiro Juruna, secretário-geral da Força Sindical. Quero cumprimentar a todos e dizer aqui ao presidente Ferrarini, primeiro, a parabenização por essa data, por esses 50 anos, por esse Cinquentenário do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e dizer que esse sindicato já emprestou ao Dieese vários presidentes, entre eles o próprio José Pereira, que já foi presidente do Dieese; o companheiro Josinaldo Cabeça, presidente do Dieese; o companheiro José Dilton Vanuza, também presidente do Dieese. Isso é importante para a gente entender que um sindicato dessa envergadura, tem o respeito de todos os sindicatos do estado de São Paulo e aqui representado pelo companheiro Cláudio Magrão. Então, o que a gente pode entender é que é um momento extremamente importante, quando os trabalhadores enfrentam um problema sério na discussão da terceirização e vários outros itens da pauta trabalhista, principalmente a questão da terceirização, em que os trabalhadores se põem contra um projeto que está tramitando em Brasília, e que isso simplesmente tende a enfraquecer, a fragilizar, a precarizar mais as relações de trabalho. Mas nós entendemos que o Dieese, formado pelos sindicatos e que hoje tem, além da direção sindical, tem também um conselho político onde o Juruna faz parte, onde as Centrais estão nos seus assentos.

Então, o Dieese hoje tem um grupo grande de sindicatos que norteia os seus trabalhos. Como um dos pontos preponderantes que o Dieese realiza, um grande sonho, desde a sua fundação, é ser um departamento da Universidade do Trabalhador. Então, hoje já temos a abertura da terceira turma até o mês de outubro  em que se trabalha sob o ponto de vista dos trabalhadores, como que nós precisamos estudar e precisamos evoluir nessa questão do trabalho. Então, mais uma vez, agradeço aqui pelo convite e digo a todos que a categoria dos trabalhadores metalúrgicos do estado de São Paulo está de parabéns. São 50 anos de luta e nós temos que estar cada vez mais agradecidos a toda essa categoria. Se não fossem vocês, não teria o sindicato que é a sua causa maior. Parabéns, deputado Ferrarini pela sua iniciativa, parabéns a todos os trabalhadores, parabéns a todos os sindicalistas.

 

O SR. Presidente - EDSON FERRARINI - PTB - Nós estamos nesse dia homenageando o Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos.  É incrível isso que eu vou ler, publicado pelo Dieese, um sindicato que consegue ter 98% dos metalúrgicos que são registrados com carteira, imagine a evolução sindical. Esse sindicato tem uma diretoria muito atuante, e temos o seguinte: mais de 84% dos sindicalizados tem participação nos lucros e nos resultados das empresas. Para os senhores entenderem por que nós estamos homenageando o Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e quero saudar essa diretoria. Os senhores imaginem que 75% moram em casa própria. O Dieese publicou e estes dados são oficiais: 70% tem a casa quitad; 96% trabalham e recebem equipamento de proteção individual e 93% utilizam. Então, isso é consciência trabalhista, isso é uma maneira nova de fazer sindicato, 56% são sindicalizados, dos trabalhadores, 23% já sofreram algum tipo de acidente, 95% utilizam apenas uma condução para chegar ao trabalho e o tempo médio de deslocamento são 35 minutos. São dados simples, mas são dados que demonstram que a preocupação do sindicato é muito grande com as pessoas que o compõem. Isso tudo, presidente José Pereira dos Santos, parabéns ao senhor, ao seu trabalho, a essa diretoria que nós podemos dizer que o mais importante não é o presidente, o mais importante não é a diretoria, o mais importante é o sindicalizado, o mais importante é aquele que participa.

 E eu queria ouvir aqui as palavras do Jorge Nazareno, o presidente dos Metalúrgicos de Osasco.

 

O Sr. JORGE NAZARENO - Muito bom dia, coronel Ferrarini, aqui um cumprimento para os deputados e deputadas estaduais e parlamentares presentes; companheiro Pereira do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos, aqui eu cumprimento toda a sua diretoria, os funcionários, os colaboradores do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos; companheiro Magrão, em nome de quem quero cumprimentar todos os sindicalistas aqui presentes, juntamente com companheiro Miguel da Confederação Nacional dos Metalúrgicos. Saúdo aqui o coronel Ferrarini pela inciativa dessa justa homenagem ao Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e a marcante presença aqui de companheiros e companheiras, trabalhadores e trabalhadoras de fábrica, que a gente está vendo aqui presentes neste plenário. Para nós, trabalhadores, sempre foi um espaço muito distante das nossas manifestações. E hoje a gente vê as assembleias, as câmaras municipais, assim como o plenário da Câmara Federal, recebendo os mais variados segmentos sociais, movimentos sindicais, movimentos sociais, ocupando esse espaço para falar de suas ações, para fazer suas reinvindicações, em alguns momentos um pouco mais intenso, mais acalorado, mas esse é um espaço que tem que estar aberto à participação popular e ao ver aqui vários companheiros, trabalhadores e trabalhadoras da região de Guarulhos aqui presentes. Pereira, é mais uma certeza de que o Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e região está comprometido com os trabalhadores, não só nas questões das fábricas, mas também no dia a dia dos trabalhadores, no seu local de moradia, e é isso que engrandece a ação desse sindicato ao longo dos seus 50 anos, pelos diretores, pelas diretoras que passaram, por aqueles que contribuíram com a construção de um sindicato forte, pujante e determinante na defesa dos interesses dos trabalhadores e das trabalhadoras.

 Então, vida longa ao sindicato, vida longa a toda categoria metalúrgica de Guarulhos e região. Um forte abraço a todos e meus parabéns. (Palmas.)

 

O SR. Presidente - EDSON FERRARINI - PTB - Parabéns ao Jorge Nazareno, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos. Eu queria saudar também o João Franzin, jornalista do sindicato e da agência sindical, que esteve comigo procurando para que viabilizássemos esta sessão solene. Quero saudar o Pedro Pereira de Sousa, vice- presidente do Sindicato dos Padeiros de São Paulo.

Eu queria chamar para ficar aqui em cima também o Atnágoras da Conlutas.

Eu queria dizer que esse sindicato... Por que esta homenagem? O sindicato que dispõe hoje de uma das melhores infraestruturas de lazer do sindicalismo brasileiro, o maior e mais completo clube de campo da região de Guarulhos, sete alqueires de área, sendo quatro de Mata Atlântica preservada; colônia de férias em Caraguatatuba com 48 apartamento; hotel-fazenda em Vargem, com 32 alqueires e completa infraestrutura e começa a construir o hotel-colônia em Praia Grande. Nós estamos vendo que este sindicato é um sindicato de resultados; 61% tem o ensino superior... tem o ensino médio e 27% chegaram ao ensino superior, concluído ou não. Até 70% tem 39 anos de idade.

Eu queria cumprimentar também o Robson Gil Gazzola, meu amigo, diretor da TV Aberta de São Paulo, TV Comunitária de São Paulo. O Abdo Mazloum, secretário municipal de Guarulhos, representando o prefeito Sebastião de Almeida, meu colega, foi deputado comigo aqui. O Adhemar de Barros Barbosa, vereador do PDT por Santa Isabel. O Francisco Emílio Alves, diretor-financeiro do Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação de Guarulhos. Nós estamos recebendo inúmeras congratulações para os senhores, para o Sindicato. As congratulações são enormes. Ele não pôde comparecer , mas recebemos aqui do deputado Aldo Demarchi congratulações. A dona Lu Alckmin, esposa do governador, através do seu gabinete nos enviou: “Viemos por meio desta informar que infelizmente por compromissos já agendados, a sra. Lu Alckmin estará impossibilitada de participar da sessão solene em comemoração aos 50 anos do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e região a ser realizado na data de hoje. Desejamos sucesso no referido evento e nos colocamos à disposição para outras oportunidades”.

Nós vamos chamar aqui para a Mesa, para sentar aqui com a gente o José Gonzaga, vice-presidente do Sindicato dos Comerciários, representando o presidente Patah, o presidente da UGT.

Eu queria fazer uma saudação especial a você, Jackson Sena Marques, levanta a mão para que a turma saiba quem você é. Esse moço é o presidente do Sindesporte, um sindicato que cuida da pessoa que trabalha no esporte. Você tem o jogador, você tem o craque, que faz o gol, tem o nadador...  Mas alguém tem que cuidar do estádio. O que esse homem fez no seu sindicato. Escrevi um livro sobre drogas. Ele fez o livro, um trabalho de prevenção às drogas, do seu sindicato, Jackson. Pais me procuram e me agradecem até hoje. As pessoas com problemas de droga vieram me procurar através do livro que nós fizemos e os pais dizem: “Esse livro é uma joia para eu orientar meu filho”. Você, Jackson, foi o responsável por esse livro, é por isso que eu estou citando você. Eu estava conversando com o nosso presidente, que disse: “Nós precisamos fazer alguma coisa parecida.”

Eu quero saudar o deputado Alencar Santana, que vai fazer uma saudação aqui para todos nós.

 

O SR. ALENCAR SANTANA BRAGA - PT - Vou cumprimentar todos os presentes, metalúrgicos, demais sindicalistas. Cumprimento aqui o presidente dessa sessão solene, o autor da propositura coronel Ferrarini, quero parabenizá-lo por essa sessão, por essa homenagem mais do que justa e bem representativa por toda a história do sindicato. Cumprimento o Pereira, presidente, nosso amigo da cidade de Guarulhos, e na pessoa do Pereira cumprimento e parabenizo também toda a direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e região. Cumprimento aqui o Abdo, secretário municipal, representando o nosso prefeito Almeida; Armando Matos, nosso amigo; o Maurício do  Ciesp, também  aqui representando o setor industrial da cidade.

Bom, companheiros e companheiras, parabenizo-os. O Sindicato tem uma história sempre em defesa dos trabalhadores, sempre em defesa também de mais direitos, melhores condições de trabalho, na luta política e é assim que tem que ser, como uma entidade representativa de uma categoria importante em Guarulhos, e não só em Guarulhos, nós sabemos a força dos metalúrgicos no país inteiro e o quanto representa para o nosso país. E na cidade de Guarulhos, acho que desde 1963, o Sindicato sofreu durante o período. Infelizmente, teve uma intervenção, com o presidente indicado, mas tem uma história política em todos os principais momentos da nossa cidade, sempre em defesa da democracia, de uma cidade melhor, que representa melhorias também para os trabalhadores. Não só lutando especificamente pelos direitos propriamente ditos dos trabalhadores na relação com as empresas, mas também lutando por uma Guarulhos cada vez melhor. E eu sou prova disso no último período, e sei o quanto o Sindicato representa para a nossa cidade. Então, a gente deixa registrado aqui os nossos parabéns.

Pereira, eu não tenho dúvida que se o Sindicato já teve uma história bonita, uma história de luta, de representação e firme em defesa dos trabalhadores, e continuará tendo por muito tempo, porque é uma categoria, como eu falei, forte, representativa, unida, que tem direção. E isso é importante porque um sindicato sem direção se torna um sindicato fraco e o Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos tem uma direção forte, atenta e na certeza daquilo o que quer para os trabalhadores e também para a nossa cidade. Então, parabéns a todos vocês. Parabéns Pereira e para toda a direção.

 

O SR. Presidente - EDSON FERRARINI - PTB - Nosso abraço ao deputado Santana. Eu queria saudar também o Antônio Ferreira, Toninho, representando o presidente do Sindicato dos Motoristas de São Paulo; o senhor Valdevan Noventa; o Pedro Zanotti, do Sindicato dos Servidores de Guarulhos; o César Alberto Granieri, diretor jurídico do Sindicato dos Advogados de São Paulo, representando a entidade; o José Gonzaga da Cruz, representante da União Geral dos Trabalhadores, UGT, e vice-presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo; a Elza Costa, tesoureira do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo; e o Fernando Kadayan, presidente da Fundalumínio.

Eu queria dizer que ainda entre as pessoas que se manifestaram de forma muito saudável e cumprimentando o Sindicato, eu queria destacar o deputado Antonio Salim Curiati que é um dos batalhadores desta Casa, e ele trazendo o seu abraço e a sua saudação a todos; o Coronel PM Levi; a Anastácia Peres mandou um ofício além de estar representada aqui pelo Tenente-Coronel; o Paulo Skaf, o presidente da Fiesp, primeiro agradecendo o convite e depois lamentando não poder estar aqui presente, mas mandou um abraço de felicitações a todos vocês. O José Calixto Ramos, presidente da Nova Central Sindical também nos cumprimentou. Eu queria agradecer ao Rogério que está aqui me assessorando. Eu queria cumprimentar o Sérgio Leite, presidente da Federação dos Químicos do Estado de São Paulo; o Fernando Haddad, prefeito de São Paulo, mandou um ofício carinhoso saudando a todos os senhores e senhoras e lamentando não poder estar presente; o senador Cristovam Buarque também nos cumprimentando de forma muito carinhosa; o Padre Gabriel Bina, prefeito de Santa Isabel; o Rodrigo Garcia, o secretário de Desenvolvimento Econômico Ciência e Tecnologia do governo Alckmin. Também manda uma saudação muito especial; o Márcio Fernando Elias Rosa, presidente do Ministério Público do Estado de São Paulo, o Procurador-Geral de Justiça de São Paulo. No transcorrer da sessão, vamos dizendo as pessoas que enviaram saudações. Enquanto isso, eu queria ouvir o Miguel Torres, que é o presidente da CNTM, e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo.

 

O Sr. MIGUEL TORRES - Bom dia a todos os companheiros e companheiras, parabenizo primeiramente aqui a inciativa do deputado Ferrarini, muito oportuna uma homenagem ao grande Sindicato que é o de Guarulhos. Cumprimento aqui o nosso amigo Padre, de Osasco; o nosso presidente do Dieese, Juruna; o nosso secretário-geral da Força Sindical, companheiro Magrão, nosso presidente da nossa Federação, e o nosso Pereira, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo. Eu trago aqui um abraço dos metalúrgicos de Guarulhos, já terceirizei para ele aqui. Estão vendo, estamos estendendo bases, já.

Mas é com muito prazer que venho aqui hoje, nessa homenagem mais do que justa, a um sindicato que faz 50 anos. Não são somente 50 anos, são 50 anos de lutas e de conquistas para uma categoria tão importante  no Brasil. A categoria metalúrgica com certeza é a vanguarda do movimento sindical nas lutas e conquistas e isso tem sido demonstrado ao longo do tempo. E o exemplo disso também se dá no Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos presidido pelo nosso companheiro Pereira, que é também o expoente nacional nas lutas. Então, Pereira, eu trago aqui um abraço dos metalúrgicos do Brasil, que represento neste momento e também dos metalúrgicos de São Paulo e praticamente toda a diretoria que está aqui hoje com você. E lembrando também da luta, que a gente esquece também muitas vezes, passa a ser uma conquista e as conquistas se incorporam à vida da gente. É sempre bom lembrar de uma luta importante que os trabalhadores no geral no Brasil tiveram na Constituinte de 1988. Uma das principais, foi a redução da jornada para de para 44 horas semanais. Mas é só bom lembrar que em 85,  os metalúrgicos de Guarulhos, Osasco e São Paulo, já tinham conquistado para toda a categoria, a redução de 48 para 44 horas. Então, isso mostra um exemplo de luta. Essa categoria, a dos metalúrgicos faz aqui hoje uma homenagem aos companheiros de Guarulhos. Então, a luta fica, e nós sempre precisamos lembrar.

Então, parabéns a vocês pela luta e por mais também, pela solidariedade que nós sempre encontramos nos metalúrgicos de Guarulhos. Pode ter qualquer movimento, qualquer necessidade, é só ligar para Guarulhos que a gente tem lá a sua diretoria, a sua assessoria, a sua estrutura a serviço dos trabalhadores. Então, Pereira, é um prazer estar aqui, é um prazer ser seu amigo e ser amigo da sua diretoria. Parabéns.  (Palmas.)

 

O SR. Presidente - EDSON FERRARINI - PTB - Estamos vendo aqui que o Sindicato, a sua diretoria, é uma união. O presidente, ele é o que representa, mas a diretoria é unida, são todos voltados para o objetivo maior do Sindicato que é o sindicalizado, que é o trabalhador. Isso é o que nós estamos vendo, viu Pereira, parabéns a você por esse trabalho. E do mesmo jeito que eu falei do Jackson, do Sindesporte, um outro sindicato... A minha luta contra as drogas é de 40 anos. Muitas pessoas conhecem o coronel Edson Ferrarini pelo seu trabalho em defesa dos nossos filhos e da nossa juventude. Muita gente fala que a droga está aumentando, o jornal de hoje mostra que está atingindo 370 mil viciados em crack, por exemplo, e é incrível porque em uma única experiência, uma única vez que pegam um cachimbo de crack ou um cigarro de maconha e põem na boca, as pessoas se viciam. Experimentou uma vez, registra no cérebro e não apaga mais.

 Aconteceu com um outro sindicato,  o Sindicato da Construção, o deputado Ramalho da Construção, deputado aqui com a gente, falou “Coronel, eu não aguento mais em canteiro de obra ver alguém jovem usando droga. O senhor faria alguma coisa?” Então, nós fizemos um manual contra as drogas e o Pereira está dizendo que nós precisamos fazer alguma coisa igual pelo nosso Sindicato também, a mesma coisa que você fez, Jackson. Então, esse aqui eu vou distribuir depois para os senhores, para os senhores levarem, para orientar os seus filhos. E depois vamos fazer um outro para o nosso Sindicato. E os senhores vão receber também um livro para colorir, que é para quem tem filho até sete anos de idade. Toda a orientação é para a criança, nunca esta criança vai usar droga se você aplicá-lo com o seu filho ou seu sobrinho.

Essa luta minha é de 43 anos. Eu não bebo, não fumo, nunca usei drogas, mas eu não sossego enquanto eu vejo a pessoa entrar na droga só por curiosidade e desinformação. Se você falar com a pessoa, ela aprende a não usar. Então, vou mandar distribuir para os senhores aqui, minha equipe pode distribuir.

 Quero saudar também o Dalmo Matos, que é chefe de gabinete, representando o vereador Heleno Metalúrgico. Podem aplaudir. O Gilvan Passos, que é vereador por Guarulhos, está aqui presente. Eu quero saudar também o Maurício Carlos Colin, diretor-titular do Ciesp de Guarulhos e diretor do Depar, Sesi / Senai de Guarulhos.

 E eu queria chamar aqui o José Gonzaga, do Sindicato dos Comerciários, representando o presidente da UGT , para fazer uso da palavra..

 

O Sr. JOSÉ GONZAGA - Bom, Coronel, isso é uma falta de costume, normalmente nós, sindicalistas, falamos com o microfone na mão, aqui precisa deixá-lo no pedestal, a gente sente alguma dificuldade. Mas vamos tentar dar aqui no nosso recado.

 

O SR. Presidente - EDSON FERRARINI - PTB - Mas se isso lhe deixar muito frustrado, eu tiro o microfone daí.

 

O Sr. JOSÉ GONZAGA – Não tem problema, nós vamos manter a regra da Casa, tem que nos adaptar. Quero saudar o Coronel Ferrarini pela brilhante iniciativa de homenagear esta categoria. Quero saudar o Juruna, em nome do qual eu saúdo todos os representantes e sindicalistas aqui da Força Sindical. Quero pedir permissão a você, Pereira, e fazer uma saudação também aos representantes ugetistas que estão aqui presentes: o Pedro, dos Padeiros; quero saudar também, em meu nome pessoal, em nome dos comerciários, em nome da UGT, um grande companheiro de Osasco que é o nosso companheiro dos comerciários de Osasco, o companheiro Valter, aliás de Guarulhos. Quero saudar também o nosso companheiro e amigo Jackson Sena Marques, acompanhado do Marcos. Quero dizer a você Pereira, especialmente, e aos trabalhadores metalúrgicos de Guarulhos, que eu sinto uma emoção e um prazer extraordinário de estar fazendo aqui uso destas simplórias palavras, porque eu também tive origem, nos idos de 1969, nessa categoria. Eu também fui metalúrgico um dia. E fiquei metalúrgico e trabalhei na metalurgia até 1981. Portanto, essa minha luta, também tem um pouco de sangue que corre nessas minhas veias apesar de comerciário, metalúrgico. Então, quero saudar a você, à sua diretoria, e parabenizar pelo trabalho extraordinário, pelo trabalho de proa, pelo trabalho de vanguarda que os metalúrgicos de Guarulhos estão fazendo.

 E vai aqui uma provocação, Miguel, e essa provocação serve para nós, comerciários, em nome do Valter. Nós, comerciários, comerciantes de Guarulhos, Coronel Ferrarini e Juruna, já estamos também preocupados que Guarulhos, muito em breve será maior que São Paulo, e os metalúrgicos de São Paulo também têm que ter essa preocupação. Quero parabenizar por essa oportunidade de falar e dizer que o sucesso dos metalúrgicos de Guarulhos, na diretoria que você muito bem preside, nos seus diretores, nos seus assessores, muito bem escolhidos, é fruto de um produto chamado amor. Quando as pessoas trabalham com amor, com dedicação e com respeito, realmente faz a diferença e Guarulhos está fazendo a diferença. Portanto, parabéns Pereira, parabéns metalúrgicos, e vai um pouco aqui desse amor e dessa fraternidade e dessa solidariedade de um simplório comerciário com os trabalhadores metalúrgicos de Guarulhos. Parabéns, e vão até o final e continuem fazendo as coisas com amor próprio das pessoas, próprio dos sindicalistas idealistas. Muito obrigado. (Palmas.)

     

O SR. Presidente - EDSON FERRARINI - PTB - Ainda nos cumprimentou o secretário da Educação de São Paulo, o senhor Herman Voorwald, que manda também um oficio se congratulando com o nosso trabalho, com os metalúrgicos de São Paulo. O Tadeu Moraes de Souza, secretário estadual de Emprego e Relações do Trabalho também nos cumprimenta. A doutora Maria Doralice Novaes, desembargadora, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª. Região, também está nos cumprimentando. O deputado Davi Zaia, secretário de Gestão Pública está saudando a todos nós. O deputado Estevam Galvão de Oliveira, líder do Partido dos Democratas, também nos saudando. José Américo Dias, vereador, presidente da Câmara Municipal de São Paulo, também nos saúda. O senhor Antonio Roque Citadini, presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, também manda um carinhoso oficio cumprimentando todos os senhores e as senhoras assim como o Antonio Mentor, deputado estadual.  

Eu queria que os senhores tomassem conhecimento do vídeo institucional, que é muito importante. Nesse momento, gostaria que fosse apresentado esse vídeo, para todas as pessoas. Esse programa está sendo gravado e vai ser transmitido na íntegra no próximo sábado às 10 horas da noite, pela TV Assembleia. Então, pode colocar o vídeo.

 

* * *

 

- É feita a exibição de vídeo.

 

* * *

 

O SR. Presidente - EDSON FERRARINI - PTB -Esse vídeo sintetizou essa luta, esse trabalho, como é que esse sindicato chegou até esse ponto maravilhoso de trabalho, de realizações, um modelo de sindicato. E o presidente da Federação dos Metalúrgicos, Cláudio Magrão, Magrão, falará alguma coisa para nós aqui. Vamos aplaudir o Magrão. (Palmas.)

 

 

O Sr. CLÁUDIO MAGRÃO - Obrigado deputado e presidente desta sessão, companheiro Edson Ferrarini, cumprimento todos os companheiros da Mesa e os sindicalistas presentes em nome do companheiro Juruna, companheiro Padre, presidente do Dieese, deputados, companheiro Edimilson. Queria cumprimentar o Edimilson em nome de todos os aposentados aqui presentes. Esse companheiro foi um grande presidente dessa entidade sindical. Cumprimento o companheiro Pereira por estes 50 anos e à sua diretoria. Para nós termos em mente, presidente Ferrarini, essa entidade é uma entidade que tem história. É uma entidade que, não só nas lutas dos trabalhadores, mas também na questão das lutas sociais que este Sindicato enfrenta, com seu programa que terá no futuro, Pereira, um programa muito importante, humildes, as crianças que necessitam desse grande apoio que dá essa entidade sindical. E muito mais ainda, Pereira, o que representa essa entidade no PIB da cidade de Guarulhos, é isso que é importante. O PIB da cidade de Guarulhos em cima da sua luta, das suas conquistas, da participação no lucro e resultados, praticamente 100% das empresas de Guarulhos têm a participação no lucro e resultados. E isso significa um grande avanço não só para a cidade de Guarulhos, para a receita da cidade de Guarulhos, mas também para a receita do Estado de São Paulo. E muito mais ainda, Pereira, as lutas internacionais, das quais você muito bem participa, e é o secretário nosso de formação e qualificação da Força Sindical.

Então, é esse o trabalho e é um trabalho em conjunto, é um trabalho que vem desde diretorias passadas, e hoje juntos você e a sua diretoria vêm desenvolvendo esse trabalho tão importante e tão significativo não só para a cidade de Guarulhos, mas para o estado de São Paulo e para o Brasil. Então, Pereira, temos certeza que o desenvolvimento da cidade de Guarulhos dentro da questão política, político-sindical, político-partidária e político-social, esse sindicato será sempre à frente como muito bem lembrou aqui o companheiro Miguel. Hoje, estamos em uma luta eterna nossa, que são as 40 horas semanais. Uma luta que nós, metalúrgicos de Osasco, São Paulo e Guarulhos na década de 75, 80, desenvolvemos a luta empresa por empresa e conquistamos praticamente quase 100% das três categorias, 44 horas semanais. E hoje o Brasil inteiro trabalha 44 horas semanais graças à luta desenvolvida por este grande sindicato, que tenho certeza absoluta não só fará 50, como fará 100 anos de idade mais à frente e temos certeza que as lutas continuarão e continuarão sempre, a vanguarda sendo sempre a vanguarda do movimento sindical brasileiro. Parabéns metalúrgicos de Guarulhos e região pelos 50 anos. (Palmas.)

 

O SR. Presidente - EDSON FERRARINI - PTB - Eu queria saudar também o Luiz Carlos Gomes Pedreira, presidente do Senalba; Renata Grota, diretora do Sindicato dos Servidores Municipais de Guarulhos; o Chiquinho, diretor do Sindicato da Alimentação de Guarulhos. Essa solenidade significa muito. Ela significa exatamente o quanto o sindicalismo tem de prestígio e respeito, a ponto de ver uma entidade de classe ser recepcionada e homenageada deste jeito aqui na Assembleia Legislativa. E esse Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região com 50 anos de vida, beneficia a família metalúrgica em toda a região de Guarulhos. Ele representa um legado concreto de serviços e conquistas como pudemos ver no vídeo que aqui passou. O presidente do Sindicato é um batalhador, é um homem merecedor de todo o nosso respeito. Parabéns a você, Pereira, parabéns a você.    

E eu queria que o João Carlos Juruna fizesse o uso da palavra. Vamos aplaudir o Juruna, o nosso João Carlos, o secretário da Força Sindical. (Palmas.)

 

O Sr. joão carlos gonçalves juruna - Um bom dia a todos os companheiros e companheiras, cumprimento o deputado estadual Coronel Ferrarini, nosso presidente nesse ato, o nosso companheiro José Pereira, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos, o companheiro Cláudio Magrão, nosso presidente da Federação Estadual dos Metalúrgicos, o companheiro Antonio de Souza, o Padre, nosso presidente do Dieese, e o companheiro Miguel Torres, o nosso representante maior na Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos.

Coronel Ferrarini, o senhor está fazendo um bem a todos nós, o senhor está fazendo um bem à sociedade. Eu digo isso porque no mês de junho nós fomos sacudidos por diversas manifestações de rua no nosso país. E muitas informações que foram repassadas à sociedade eram contra as instituições, eram contra os sindicatos, eram contra os partidos, era contra aqueles que se organizam. E aqui nesse ato, Coronel, o senhor nos faz um bem ao dignificar a instituição do sindicato, o Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos, no caso, que comemora 50 anos, mas que tem uma trajetória desde 1932, quando o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo foi criado e representava a região de Osasco e de Guarulhos. São anos e anos de luta, anos e anos de conquista, não só para os trabalhadores, mas para toda a sociedade. Em 1963, por uma decisão política daqueles companheiros e companheiras que dirigiam a nossa federação, que dirigiam o Sindicato Metalúrgico de São Paulo, e pela luta também, de autonomia, dos companheiros e companheiras de Osasco e de Guarulhos, houve um desmembramento e nasceram estes dois grandes Sindicatos Metalúrgicos de Osasco, e no caso da comemoração aqui neste ato, os metalúrgicos de Guarulhos. Não é à toa, companheiros e companheiras, lembrar que o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, fundado em 32, nasceu próximo da ferrovia que aqui passava na cidade de São Paulo. Não é à toa que em Santo André também, lá nos anos de 32 fundou seu sindicato próximo à ferrovia que lá passava. E agora, nós temos na saída ali da Via Dutra, o Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e ali, na saída da rodovia Castello Branco, o Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco.

O desmembramento, as mudanças econômicas que ocorriam aqui na região, fizeram com que crescesse nesses locais as grandes empresas, empresas metalúrgicas e, claro, fundando aí o sindicato que passou a representá-lo. Mas essa mudança geográfica não fez a divisão da categoria, não fez a luta interna: fez sim, e consolidou, a representação dos companheiros dessas cidades que fizeram lutas unitárias como nós, os metalúrgicos de São Paulo, como os demais metalúrgicos nos Brasil. Não é à toa que o companheiro Pereira hoje, no caso, presidente da entidade, representa-nos na nossa central, a Secretaria de Formação. Não é à toa que foi o presidente do Dieese, não é à toa que vários companheiros aqui, companheiro Edimilson, nosso antigo presidente dos metalúrgicos de Guarulhos, sempre esteve presente nas lutas unitárias dos metalúrgicos. E fundamental, Coronel Ferrarini, ao passar o vídeo demonstrar o quanto de compromisso não só para a categoria, mas compromisso com a cidadania, com o cidadão e cidadã de Guarulhos. Não é à toa que temos hoje o nosso companheiro Heleno, metalúrgico, representante nosso e da sociedade lá de Guarulhos na Câmara dos Vereadores. Um sindicato que se faz na porta de fábricas. Um sindicato que se faz na luta social. Pelas Diretas Já. Pela Anistia. Pela Constituinte. Pela luta democrática que se fez e que fez bem à cidade de Guarulhos, fez bem ao nosso estado e fez bem ao Brasil. Viva o Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos! (Palmas.)

 

O SR. Presidente - EDSON FERRARINI - PTB - Parabéns ao Juruna, e assim, nós estamos... Essa sessão solene no encerramento nós teremos aqui atrás, os senhores saindo, nós teremos um coquetel que vai ser oferecido a todos os senhores.

Mas nós temos agora a palavra do nosso presidente, o José Pereira dos Santos, e nós queríamos ouvi-lo, presidente. Vamos aplaudir o nosso presidente. (Palmas.)

 

O Sr. JOSÉ PEREIRA DOS SANTOS - Obrigado. Vocês não vão deixar eu falar, não é?

Acabamos de perder um grande companheiro, foi antes de ontem, do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e eu queria iniciar aqui pedindo a todos um minuto de silêncio ao nosso Adônis, que era secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e presidente do PDT de Santo André e que infelizmente não está mais no nosso meio.

Muito obrigado. Que Deus o tenha. (Palmas.)

Depois de tantos oradores com tanto potencial, eu só tenho aqui é que agradecer. Primeiro, agradecer a Deus, acima de tudo, porque é Ele que nos dá a oportunidade de estarmos aqui hoje. Agradeço especialmente ao deputado Coronel Ferrarini por essa iniciativa. Quando me falaram que nós iríamos receber esta homenagem, eu até assustei. Nossa, o nosso Sindicato? Que alegria muito grande para nós, metalúrgicos de Guarulhos e região. Parabéns, Coronel Ferrarini pela ideia, parabéns a todos os deputados que votaram e estão presentes nesta Assembleia.

Eu não vou citar nomes na minha fala aqui, porque se eu for citar nome de amigos que eu tenho aqui, vou ter que citar de todos, todos os que estão aqui são meus amigos, Então, parabéns a todos e uma salva de palmas a vocês que vieram aqui prestigiar. (Palmas.)

Quero cumprimentar o Padre, nos conhecemos ele por Padre, eu não sei se ele já foi padre algum dia na vida, mas é o nosso Padre, presidente do Dieese, companheiro João Carlos, mas também conhecido como Juruna, dentro do movimento sindical nós sempre nos tratamos por apelidos, então, o companheiro Juruna. Cláudio Magrão, não vou dizer o apelido, não dá para falar aqui, mas um grande companheiro, meus amigos, companheiros e companheiras aqui do lado. Quero parabenizar e agradecer mais umavez o Coronel Ferrarini, parabéns por essa iniciativa.

E eu quero iniciar agradecendo minha esposa, Vera Lúcia, que está ali presente, que é quem me tolera todo esse tempo. Tolerar presidente sindical não é fácil, porque não tem tempo para a família, então para ter tudo isso, para fazer tudo isso, é preciso que você abandone algumas coisas e aí você tem que construir e nossos amigos e dirigentes sindicais que estão aqui sabem do que eu estou falando. A dificuldade que nós temos para manter um lar e, ao mesmo tempo, manter um trabalho junto às nossas categorias. Parabenizo os meus companheiros e companheiras da diretoria que estão aqui presentes. Este não é um trabalho do Pereira, é um trabalho de equipe, a diretoria, a assessoria, os funcionários, é um trabalho de toda a equipe. Parabenizo a todos porque esse prêmio que está recebendo aqui hoje o Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos, é um prêmio que vem através do esforço de todos, principalmente daquilo que o Coronel Ferrarini falou aqui de vocês que estão aí em cima, que é o trabalhador do chão de fábrica, da base, que dá sustentação para o sindicato.

Muito obrigado por terem vindo e muito obrigado por estarem acompanhando a vida desse sindicato nesses 50 anos. Companheiro Edimilson, que tem uma grande trajetória dentro desse sindicato, foi presidente no passado e que hoje é da Associação dos Aposentados.

Eu quero ser curto aqui. Não vou falar muito porque o pessoal agora já falou do coquetel, já se está pensando no coquetel lá fora, a barriga já está um pouco roncando.

Mas eu quero dizer, gente, que valeu a pena a luta. Valeu a pena o trabalho. Nós passamos, mas a entidade continua. E esse foi sempre o objetivo do meu trabalho. É pensando para o futuro e não pensando em quem está aqui agora, ou no passado. Vamos pensar o futuro. Nós temos um Brasil brilhante, mas precisa de dirigentes, de líderes que façam com que esse Brasil realmente seja um Brasil dos brasileiros.

Coronel Ferrarini, vou estar junto contigo nessa luta porque essa luta também eu a abracei e acho que nós temos que fazer isso, porque o dependente químico não é bandido, mas é tratado como bandido. São dependentes químicos por falta de um processo político, por falta de Educação neste país, se tivesse investimento em Educação talvez não estariam correndo esse risco. Mas nós precisamos abraçar essa causa, abraçar essa causa não é só falar e escrever, é ajudar as pessoas a sair dessa coisa que atrapalha a vida das pessoas que é a droga. E não só de quem usa, mas atrapalha a vida das famílias. Quantos pais de família metalúrgicos já me procuraram querendo saber se a gente tem alguma forma de ajudá-los pelos filhos que estão destruindo o lar, pelo trabalhador dentro de fábrica, metalúrgicos, que está sendo destruído por essa droga maldita que está aí. Então, o nosso Poder público tem que ser mais atuante, nós temos que impedir a entrada da droga. Não é tratar o dependente químico como bandido colocando na cadeia, porque muitas vezes ele entra na cadeia um ser humano consciente e sai de lá um bandido. Então, nós precisamos tratar isso com seriedade. E o movimento sindical pode ter um papel muito importante nisso também, muito importante. Então, nós precisamos trabalhar isso. Porque a família que sofre é a família, muitas vezes nossa, a família metalúrgica, nossa família das nossas bases, temos aqui outras categorias, é a família da base que está sofrendo. Então, nós precisamos trabalhar isso com muita seriedade.

Eu quero agradecer de coração à família metalúrgica. Porque é ela que dá sustentação para que nós possamos estar hoje aqui recebendo esse prêmio.  Mais uma vez, agradeço a Deus por estarmos aqui, e que nós possamos continuar a nossa luta, e a família metalúrgica de Guarulhos e região, continuará unida junto com esse sindicato para daqui mais 50 anos, nós estarmos aqui de novo, recebendo outro prêmio. Parabéns a todos, muito obrigado. (Palmas.)

Quero passar aqui às mãos do Coronel Ferrarini, a lembrança dos 50 anos de nosso Sindicato, o Troféu dos 50 anos. (Palmas.)

 

* * *

- É feita a entrega do troféu.

* * *

 

O SR. Presidente - EDSON FERRARINI - PTB - Parabéns a todos vocês! (Palmas.)

Eu queria saudar as palavras do presidente José Pereira dos Santos, e dizer que essa diretoria maravilhosa que tem o Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos, é uma diretoria mais atuante e as coisas funcionam de forma maravilhosa. Parabéns a você, presidente. Parabéns a você, Pereira.

Eu queria saudá-los e quero agradecer por esse troféu, que vai ficar certamente na minha galeria de honra, e eu vou colocar no meu currículo que eu tive o prazer de presidir essa sessão. 

Esgotado o objeto da presente sessão, eu queria agradecer a presença de todas as autoridades, a minha equipe, aos funcionários dos serviços da Audiofonia, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Secretaria-Geral Parlamentar, da Imprensa desta Casa, da TV Legislativa e das Assessorias Policial civil e Militar, bem como todos que com as suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade.

Os senhores estão convidados para o coquetel.  Fiquem com Deus. (Palmas.) Eu declaro encerrada esta sessão.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 45 minutos.

 

* * *