http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

23 DE SETEMBRO DE 2013

055ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS 156 ANOS DO CORPO MUSICAL DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

 

Presidente: EDSON FERRARINI

 

 

1 - EDSON FERRARINI

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Edson Ferrarini, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Comemorar os 156 anos do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a apresentação da música "Verdade". Agradece a apresentação musical. Tece elogios ao Corpo Musical da PM. Cita fatos históricos nos quais a instituição esteve presente. Anuncia a entrega de placa comemorativa do evento aos membros do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo e aos Mestres das Bandas Regimentais de Música. Faz o anúncio da entrada da Bandeira Nacional e a entrega da Medalha do Sesquicentenário a homenageados. Anuncia a continência à Bandeira Nacional com o Exórdio da Canção da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Faz o lançamento do DVD do "Concerto Comemorativo aos 180 anos da Polícia Militar do Estado de São Paulo".

 

2 - RENATO MAXIMIANO DA SILVA

Major Músico PM e comandante do Corpo Musical da Polícia Militar, comenta a importância do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Discorre sobre a história da instituição. Exalta o trabalho da Polícia Militar de São Paulo.

 

3 - PRESIDENTE EDSON FERRARINI

Dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride. Faz considerações a respeito do seu trabalho no combate às drogas.

 

4 - ÁLVARO CAMILO

Coronel PM e Vereador da Câmara Municipal de São Paulo, destaca a importância do Corpo Musical da Polícia Militar para a sociedade. Saúda os componentes da instituição pelo seu trabalho.

 

5 - PRESIDENTE EDSON FERRARINI

Anuncia a exibição de trecho do DVD do "Concerto Comemorativo aos 180 anos da Polícia Militar do Estado de São Paulo".

 

6 - ROGÉRIO GUIDETTE

Major PM, discorre acerca da criação e produção do DVD do "Concerto Comemorativo aos 180 anos da Polícia Militar do Estado de São Paulo". Agradece a todos que participaram da obra.

 

7 - LEÔNIDAS PANTALEÃO SANTANA

Coronel PM e Subcomandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo, discorre sobre as origens do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Comenta as atividades da instituição em prol da sociedade. Cita a importância da música para o ser humano.

 

8 - PRESIDENTE EDSON FERRARINI

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Edson Ferrarini.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – EDSON FERRARINI - PTB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

 

O SR. PRESIDENTE – EDSON FERRARINI – PTB – Boa noite senhoras e senhores, estamos dando início a esta sessão solene homenageando os 156 Anos do Corpo Musical da Polícia Militar.

Aqui na nossa tribuna temos à minha direita, representando o Comandante-Geral, o Coronel Leônidas Pantaleão de Santana, que é Subcomandante da Polícia Militar. (Palmas.) Queria cumprimentar aqui à minha esquerda, o Coronel Álvaro Batista Camilo, ex-Comandante-Geral, dos mais brilhantes que a Polícia já teve e hoje vereador por São Paulo. (Palmas.) Queria cumprimentar ali à direita, o Coronel Omar Lima Leal,que é Diretor de Ensino e Cultura da Polícia Militar, uma pessoa brilhante, amiga e que possibilitou que tudo isso acontecesse. (Palmas.) À minha esquerda, temos o Major Músico PM Renato Maximiano da Silva, Comandante do Corpo Musical. Nós que não sabemos tocar coisa nenhuma, não sabemos cantar coisa nenhuma, vamos aplaudir esses gênios que estão aqui, e ele que dirige essa fantástica Banda da Polícia Militar. Então queria nosso aplauso ao nosso maestro. (Palmas.)

Nós ainda temos hoje aqui presentes várias autoridades. O Coronel Fernando da Silva Magalhães, representando o General Adhemar da Costa Machado Filho, Comandante Militar do Sudeste. General Adhemar é um grande amigo da Polícia Militar, e uma pessoa da maior simpatia que é o Comandante do Sudeste. Tenente Coronel PM João Antão Fernandes, o mais antigo Comandante do Corpo Musical está presente aqui também e vai ser homenageado. Coronel PM Ernesto de Jesus Herrera, Presidente da Caixa Beneficente. 

Eu tenho amigos meus aqui presentes, quero saudar o meu amigo Nyldon Lopes Cardoso e sua esposa Cila Lopes Cardoso, prazer em tê-los aqui. Queria cumprimentar entre todas as pessoas que aqui estão, o José de Lima Sobrinho, querido cantor Chitãozinho, e agora quando cumprimentava o Chitãozinho nós estávamos falando, um abraço significou voltar no tempo, 30 anos, quando nós ainda não precisávamos  pintar o cabelo, essas coisas todas íamos jogar bola no sítio do Zé Betio e era um jogo tão importante que no jogo o governador Orestes Quércia desceu de helicóptero para participar do nosso jogo. Como nós não conseguíamos jogar futebol bem, o Chitão continuou cantando e eu continuei na política. O maestro João Carlos Martins, prazer em tê-lo aqui, prazer em cumprimentá-lo. O senhor Ney Cardoso, representando o deputado Antonio Salim Curiati. E nós vamos enunciando daqui a pouco o nome de outras pessoas presentes.

Senhoras e senhores, esta sessão foi convocada pelo Presidente efetivo desta Assembleia, com a finalidade de comemorar o 156 anos desta que é a mais antiga unidade da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Eu convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar, sob a regência do 2º Tenente Músico Jassem Feliciano.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – EDSON FERRARINI – PTB – Eu tive o privilégio de homenagear a Banda, o Corpo Musical da Polícia Militar e criar a lei de homenagem de 156 Anos, e este ano pudemos homenagear, criar o Dia do Corpo Musical da Polícia Militar, e criar o Dia do Policial Músico no Estado de São Paulo. Então para valorizar de vez esse policial, ser valorizado de todas as formas.

Nós vamos fazer a entrega daqui a pouco de uma medalha, muito importante, uma medalha que vai marcar a data e este momento aqui, mas antes dessa medalha a Banda vai fazer uma apresentação, porque o Conjunto Musical em todo Estado de São Paulo aonde ele vai ele é o cartão de visita da Polícia Militar. Aonde eles chegam levam alegria, felicidade, entusiasmo e por esta razão eles vão fazer uma apresentação agora. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – EDSON FERRARINI – PTB – Vocês sabem esse Corpo Musical toca com a Orquestra Sinfônica, e eu pedi ao Major Renato tocar uma música popular, ele falou: não sei qual é, mas eu não perco um show do Zeca Pagodinho, então ele tocou “Verdade”, então parabéns ao Major Renato e a Seção da Banda da Polícia Militar.

Queria cumprimentar também o maestro João Carlos Martins, muito obrigado pela sua presença; o cantor Agnaldo Rayol, a cantora Inezita Barroso que é uma festa também ao lado do Chitãozinho e Xororó que gravaram um CD. Hoje nós vamos tomar conhecimento de um CD que vai ser lançado aqui o CD, a Banda, essa Banda fantástica, três músicas do Chitãozinho e Xororó que quando eu ouvi eu me emocionei, porque nunca tinha ouvido uma coisa tão....o Major que foi o mentor de tudo isso, parabéns a vocês . É das apresentações mais bonitas que eu já vi apresentação do Chitãozinho, “Fio de Cabelo”, “Evidências” a idade não deixa lembrar mais a outra, mas quando a gente jogava bola lembrava isso aqui.

O Corpo Musical foi criado em 7 de abril 1857, imagine os senhores. Ele teve a sua história e no seu passado marcante já com D.Pedro II quando vinha ao Brasil aquele Sargento que era o mestre ia e acompanhava D.Pedro II em suas andanças pelo Estado de São Paulo. O Viaduto do Chá quando foi inaugurado estava ali a Banda da Força Pública, nós estávamos com a nossa Banda ali.

Eu queria que os 13 representantes das Bandas, queria que ficassem aqui, já estão em forma. Quando se criou o Dia, quando eu criei o Dia do Policial Militar Música eu perpetuei essa imagem em um troféu e em uma placa, e a placa está aqui, ela vai ser colocada em todos os Batalhões da Polícia Militar onde tem uma Seção da Banda eles terão para perpetuar isto daqui.

Então nós vamos chamar para estar aqui e receber esta medalha representando o Conjunto Capitão Músico Ezequiel Alves da Silva, Subcomandante do Corpo Musical; Subtenente Ricardo Carvalho Evangelista; Subtenente Valdemir Lopes Pedroso, Mestre do 13º em Araraquara; Subtenente Joel Teixeira Moreno, Mestre da Banda em Marília; Subtenente Marcos Cardoso Prudente, Mestre em São José dos Campos: Subtenente Eduardo Gomes Pereira, Mestre em Campinas; Subtenente Josias Batista do Nascimento de Ribeirão Preto; Subtenente Josué Guimarães de São José do Rio Preto; Subtenente; Subtenente Ismael Cubas de Siqueira de Sorocaba; Subtenente Inácio Bratifisch de Presidente Prudente; 1º Sargento Marcelo Braz Feitosa de Araçatuba; 2º Sargento Rinaldo dos Santos Amaral de Bauru; 2º Sargento Cristiano Vaz Coelho de Osasco; Subtenente Roberto Severino de Santos. Todos eles vão receber para levar para suas unidades e eu vou entregar junto com o Subcomandante, com o Coronel Omar e com o Major Renato e o Coronel Camilo.

 

* * *

 

- É feita a entrega das placas.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – EDSON FERRARINI – PTB – Enquanto nós entregávamos as placas ouvíamos esse solo fantástico do Robson Miguel esse gênio, parabéns. (Palmas.)

O Corpo Musical é tão importante, é uma unidade tão importante que ela é comandada por um Major e eu propus ao governador que o cargo do Comandante do Corpo Musical fosse, fizesse justiça e fosse de Tenente Coronel, por isso que eu propus, fiz uma indicação e entreguei nas mãos do governador, espero que seja atendido exatamente por dizer que hoje ele é um Major e não tem a vida, o Corpo Musical é ligado a Diretoria de Ensino, e eu dizer, mostrei ao governador que seria muito justo colocar o posto de Tenente Coronel para o Corpo Musical. Nós fizemos essa colocação muito bem feita em várias páginas explicando que em outros Estados também o Corpo Musical já tem o posto de Tenente Coronel como o Corpo de Bombeiros do Pará, como o Polícia Militar do Espírito Santo, e a de São Paulo que é a maior do Brasil tem que ter esse posto dado ao seu Comandante, e o mais beneficiado por tudo isso seria a comunidade paulistana. Isso foi proposto ao governador para fazer justiça a excelência desses homens.

E nós vamos entregar também uma medalha. E essa medalha é a Medalha do Sesquicentenário do Corpo Musical, uma medalha das mais importantes, e nós vamos entregar para essas pessoas. Mas as quatro primeiras eu vou entregar aqui, eu vou entregar para o Coronel Leônidas Pantaleão de Santana; Coronel Omar Lima Leal; Coronel Maria Aparecida de Carvalho; Major Músico Renato Maximiano da Silva e o Coronel Álvaro Camilo. Ela vai ser entregue agora para essas quatro pessoas, e depois as demais autoridades vão ser colocadas ali embaixo e eu pediria que já fossem se colocando: Coronel Danilo Antão Fernandes; Tenente Coronel Rubens Leonelli; Tenente Coronel João Antão Fernandes; Tenente Coronel Antonio Domingos Sacco; Tenente Coronel Rodolfo Antonio Cosignani; Major Jonas Vicente de Oliveira; Capitão Moisés de Souza Ferreira; 1º Tenente Gedolim Mendes da Silva; 1º Tenente Oswaldo Evangelista do Nascimento; Inspetor Renan Gomes Luiz; doutor Thomaz Melo Cruz, Presidente da Pedreira Anhanguera; Senhor Dario Sotelo Calvo, maestro do Conservatório Dramático de Tatuí; Maestro João Carlos Martins;senhora Naomi Munakata, Maestrina do Coro da OSESP da Escola Municipal de Música; senhor José de Lima Sobrinho, Chitãozinho; senhor Agnaldo Rayol; senhora Enezita Barroso; senhora Waldonys José Torres de Menezes; senhora Robson Miguel; senhor Rinaldo Eliseu Peixoto Viana da Silva; senhora Patrícia Nelly; senhora Priscila Sales Sabino se coloquem aí, nós vamos entregar agora as quatro de cima e depois iremos entregar para todos os senhores. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega das medalhas.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – EDSON FERRARINI – PTB – Esta Presidência transfere a Mesa de trabalho para a parte abaixo do Plenário afim de que eu também possa participar da entrega das medalhas aos agraciados que aí estão. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega das medalhas.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – EDSON FERRARINI – PTB – O Sub Comandante da PM representando o Comandante vão prestar uma continência a Bandeira Nacional sob o comando do Coronel Leônidas Pantaleão Santana. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a continência.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – EDSON FERRARINI – PTB – Enquanto as homenagens estão se sucedendo eu queria que o meu amigo Nyldon Lopes Cardoso subisse aqui para receber um DVD e um Troféu Sesquicentenário do Corpo Musical.

Agora vamos ouvir as palavras do nosso Comandante do Corpo Musical Major Músico PM Renato Maximiano da Silva.

E nós estamos dentro de alguns minutos vão tomar conhecimento deste DVD simplesmente fantástico e eu quando vi você Chitão cantando “Fio de Cabelo” e as outras músicas eu também me emocionei porque lembrei de todo aquele tempo com o Zé Betio, você na Rádio Capital.

Major Músico PM Renato Maximiano da Silva, a palavra é sua.

 

O SR. RENATO MAXIMIANO DA SILVA – Boa noite a todos e a todas. Quero saudar aqui o nobre deputado Coronel Edson Ferrarini, eternos Comandante da Polícia Militar Coronel Camilo, vereador do município de São Paulo; Coronel Leônidas Pantaleão de Santana Sub Comandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo; Coronel Omar Lima Leal, digníssimo Diretor de Ensino e Cultura da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Nota alusiva a solenidade ao Dia do Corpo Musical conforme Lei 9.782 de setembro de 1997, também Dia do Policial Músico conforme Lei 14.989 de abril de 2013, e outorga da Medalha Sesquicentenário do Corpo Musical conforme Decreto 57.218 de 5 de agosto de 2011.

Senhoras e senhores, com imensa alegria e satisfação que inicio minha fala com os mais sinceros agradecimentos a Deus que tem nos proporcionado esta maravilhosa noite de festa cujo objetivo principal é o reconhecimento de toda uma sociedade aos bons serviços prestados pelo Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo. É também, e não poderia deixar de ser, o momento de reconhecimento do próprio Corpo Musical a todas as autoridades bem como a todos os artistas famosos ou anônimos, aos amigos, simpatizantes que de uma forma ou de outra contribuíram para que pudéssemos chegar ao patamar e o nível que hoje nos encontramos.

As origens históricas do Corpo Musical converge para um grupo de 17 músicos comandados por uma Sargento, cuja missão primeira era de levar um pouco de descontração aos praças aquartelados da época. E em 7 de abril de 1857 pela Lei 575 da então Assembleia Provincial fora criada oficialmente a Banda de Música no Corpo de Municipais Permanentes. Ao longo dos anos o Corpo Musical começa se desenvolver recebendo novas e maiores missões, e assim passa demonstrar o seu valor e sua importância.

No final do século XIX faz a sua primeira apresentação pública inaugurando o Viaduto do Chá. Não vamos elencar aqui todos os momentos, nós temos inclusive um livro contando a História do Corpo Musical. Esteve presente também na inauguração do Teatro Municipal, da Avenida Paulista. Poucos anos depois tem sua estrutura remodelada pelo Major Maestro Joaquim Antão Fernandes que fora enviado a Itália a fim de aprimorar os seus conhecimentos musicais e os trouxera e colocara à disposição da instituição.

Ao mesmo tempo em que cresce São Paulo cresce a Força Pública e cresce as raízes do Corpo Musical estendendo-se em braços chamadas de Bandas Regimentais de Música envergando agora não mais a missão de entreter os policiais, mas a de disseminar cultura e civismo, humanismo e cidadania as mais diversas classes sociais, as mais diversas faixas etárias, nos mais longínquos rincões do Estado.

No ano de 2005 por instinto ou por inteligência o Corpo Musical é convocado para integrar uma operação policial denominada Operação Combinada de Presença, e não poderia deixar de citar neste momento que menos um ano após quando o Estado de São Paulo viu-se afrontado por uma facção criminosa que ousou determinar o toque de recolher no centro da maior cidade da nação brasileira, esses bravos homens que aqui se encontram hoje recebendo justa homenagem guardaram seus instrumentos e empunharam suas armas embarcados em 20 viaturas tipo Blazer,  comandadas por oficiais músicos e patrulharam a cidade de São Paulo oferecendo suas vidas em prol de uma maior sensação de segurança do cidadão comum.

Novas crises viriam, mas o Corpo Musical aprende a conviver com essa nova realidade, mas com os olhos fixos em sua missão, começa a alçar grandes vôos na arte e na cultura, aprimorando suas aprimorando suas apresentações em novos modelos de gestão e aparceirando-se a grandes nomes da música brasileira, como muitos desses que nos honram com suas singulares presenças nesta noite.

Talvez este seja um dos últimos momentos em que tenho oportunidade de falar oficialmente em prol do Corpo Musical, mas como Comandante quero externar meus sinceros agradecimentos a todos que souberam e sabem compreender a figura do policial militar músico, que não é maior ou menor que qualquer outro profissional, mas apenas tem um talento e uma vocação diferenciada dos demais. Tenho por certo senhor deputado, senhores Comandantes, senhores artistas e todos os senhores presentes, que de maneira excelente num misto de humildade e competência o Corpo Musical tem cumprido sua missão e marcado um ponto na história de São Paulo como um referencial a todas as organizações que buscam a otimização e o aproveitamento do seu capital intelectual e de seus recursos materiais e humanos, sempre levando um pouco de boa música e uma fagulha de cultura aos mais e menos favorecidos, aumentando a sensação de segurança onde quer que vá sempre em prol dos cidadãos e em busca de um Brasil melhor. Muito obrigado a todos, e está assinado por este Comandante. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE – EDSON FERRARINI – PTB – Parabéns Major Renato, parabéns a esse homem que conseguiu com tanta dignidade seguir todos aqueles Comandantes brilhantes que nós tivemos aí no Corpo Musical que foram homenageados.

Os senhores fiquem tranqüilos que nós temos uma 1ª Tenente Médica Lívia Penteado que está aqui para qualquer problema, ela está para atender todos nós aqui. E na pessoa de quem eu cumprimento todas as policiais femininas aqui presentes, e todas as mulheres que aqui estão presentes, inclusive obrigado à minha mulher e minha filha que estão aqui também me acompanhando, eu fiquei muito feliz. 

Quero dizer que o Comando Aéreo Regional, o Major Brigadeiro José Geraldo Ferreira Malta, Comandante do IV COMAR enviou um oficio dizendo de sua impossibilidade de aqui estar. O deputado Aldo Demarchi da mesma forma nos cumprimenta. Senhor Márcio Fernando Elias Rosa, Procurador Geral de Justiça; Desembargadora Maria Doralice Novaes, Presidente do TRT – São Paulo; senhor Alan Robson também mandou da Secretaria de Estado da Saúde, gabinete do secretário; senhor Fernando Haddad prefeito da cidade de São Paulo cumprimenta o Conjunto Musical e todos os presentes, senhora Linamara Rizzo Battistella, médica, secretária da Pessoa com Deficiência. Senhor Rodrigo Garcia secretário do Desenvolvimento Econômico; deputado Estevam Galvão, líder dos Democratas.

Os senhores conhecem a minha luta de mais de 40 anos contra as drogas. Lembram do Coronel Ferrarini como alguém que defende os nossos filhos, salva vidas, recupera pessoas, e essa é a minha luta de muitos anos. Eu sei que as pessoas entram nas drogas exatamente por curiosidade e desinformação. Eu fiz um livro que é para criança a partir de 7 anos, você aplica na criança e essa criança nunca vai usar drogas. Eu fiz um Manual Contra as Drogas, dizendo que elogiar a maconha é propaganda enganosa e contei com a colaboração do deputado Ramalho da Construção para editarmos 200 mil livros desses aqui. E os senhores, eu vou mandar distribuir depois para aqueles que quiserem ter esse livro, um, dois, três, quantos os senhores quiserem. E se na sua igreja precisar de 10, 15, 50 livros é só entrar em contato com o meu gabinete eu terei muito prazer em fornecer aos senhores, porque essa minha luta, essa minha caminhada é tão longa e cada vez que eu falo sobre drogas ou que eu levo um livro desses eu tenho certeza que eu estou trancando a porta da morte de alguma criança, de algum adolescente que vai ser informado.

Eu queria ouvir as palavras do nosso vereador, um dos Comandantes Gerais que deixaram uma marca registrada na Polícia Militar, Coronel Camilo. (Palmas.)

Queria dizer aos senhores que na seqüência do Coronel Camilo eu vou apresentar aos senhores um mínimo, uma síntese do DVD que foi gravado e depois desta solenidade aqui ao lado no Hall Monumental, o lugar de grande destaque os senhores vão assistir a um Concerto simplesmente fantástico sob a regência deste homem que é o Major Renato. Mas os senhores vão assistir um Concerto que o ano passado marcou época e este ano está muito melhor porque o Agnaldo Rayol já ensaiou e vai cantar.

Com a palavra Coronel Álvaro Camilo.

 

O SR. ÁLVARO CAMILO - Obrigado. Boa noite a todos, queria primeiramente cumprimentar o nosso sempre Coronel, nosso Coronel sempre deputado Coronel Edson Ferrarini pela iniciativa de convidar tanta gente boa e fazer uma homenagem deste tipo.

Saudar também o nosso Subcomandante também Leônidas Pantaleão de Santana, dê um abraço em nosso Comandante. Saudar o Coronel Omar Lima Leal, nosso Major Renato Maximiano da Silva, Chefe do nosso Corpo Musical, parabéns pelo seu trabalho. Severo, os demais Comandantes Cardoso, Herrera, Coronel Maria, aos nossos artistas aqui presentes que sempre colaboraram com a Polícia Militar, Agnaldo Rayol, Enezita Barroso, nosso maestro, Chitãozinho, e todos que estão presentes. E boa noite a todos vocês do Corpo Musical de São Paulo, familiares, e os amigos do Corpo Musical.

Eu não poderia deixar de vir aqui para repetir e reforçar um pouquinho as palavras do nosso maestro e chefe do Corpo Musical Renato. A grande importância do nosso Corpo Musical foi levar os valores a nossa sociedade. Além de levar a música que encanta a alma, ele está levando civismo, patriotismo, cultivam as tradições, cultivam os valores que nós precisamos muito hoje. Isso que o Coronel Ferrarini faz, esse trabalho fantástico contra as drogas, assim como é o PRORERG – Programa de Resistência as Drogas da Polícia Militar é trabalhando justamente nos nossos jovens para incutir valores, para ele aprender a resistir às drogas, aprender a ser um cidadão e usar a sua cidadania.

Então parabéns ao nosso Corpo Musical, tudo que eu pude fazer como Comandante para que ele tivesse um grande auditório, para que ele tivesse uniformes novos, para que ele tivesse equipamentos novos a gente fez e espero que daqui pra frente todos os Comandantes cumprem, lembram, e valorizem, sintam e tenham em mente o valor do nosso Corpo Musical que também faz policiamento como o Major Renato falou, faz operações na frente das áreas de grande circulação, que é a Operação Combinada de Presença.

Então parabéns a todos do Corpo Musical, aonde quer que eu esteja os senhores podem contar comigo sempre. Muitas felicidades, que Deus abençoe todos vocês , e muito obrigado por tudo que fazem, fizeram e ainda vão fazer pela nossa Polícia e pelo cidadão de São Paulo. Um grande abraço a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE – EDSON FERRARINI – PTB – Parabéns Coronel Álvaro Camilo nosso digno representante na Câmara Municipal.

Eu vou apresentar agora aos senhores só um trailer, eu queria que a técnica colocasse o nosso DVD, a síntese que nós temos do nosso DVD. Pode colocar aqui na tela. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a exibição do vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – EDSON FERRARINI – PTB – Essas crianças fazem parte desse Coral e é um trabalho que o Sargento coordena junto com a Banda, e essas crianças estão lá aí muito felizes sempre orientadas e com sua iniciação musical (Palmas.)

Para fazer esse vídeo tudo tem que ter alguém que carrega o piano sempre, e o Major Rogério Guidette foi o mentor ele ajudou, lógico que contou com a colaboração do Comando Major Camilo, Major Renato, de todas as pessoas, mas o Major Guidette ele é merecedor das nossas homenagens. Então queria que você falasse alguma coisa sobre essa sua luta.

 

O SR. ROGÉRIO GUIDETTE – Obrigado deputado. Queria saudar o senhor e as autoridades todas que estão aqui presentes, os agraciados com as medalhas, senhoras e senhores.

O deputado já fez menção aqui das crianças que vieram, obrigado, gosto muito de ver o sorriso de vocês nesse vídeo. Esse DVD é uma obra coletiva, então lógico que o sucesso todo que a Banda faz fica mais fácil. Eu contei 250 pessoas que colaboraram para fazer este DVD, na nossa ficha técnica que vem ao final do DVD tem lá o nome de todo mundo, se esqueci de alguém pode puxar minha orelha, porque não deveria ter esquecido.

É também uma co-produção, esse Concerto de 2011 contou com várias fontes de recursos, temos recurso federal, estadual, municipal e recurso privado para conseguir fazer isso que os senhores acabaram de ver aí. E contou também com a co-produção da Polícia Militar e o Instituto Educarte que recebeu uma parcela dos recursos, e justamente esse dinheiro foi o que permitiu que esse DVD fosse realizado. Eu cito lá no documentário que consta do DVD que essa participação do Instituto foi importante para realizar o DVD. Eu vi o Waldonys, e cumprimentei outros artistas que participaram comigo nesses anos todos, ainda não saiu o DVD de 2009, 2010, mas vai sair. Demorou um pouquinho, esse é de 2011, mas eu tenho fé que os outros eu também vou conseguir concluir.

Eu queria dizer também agradecer a Deus, agradecer a minha família, aos meus filhos, agradecer todo mundo que me deu suporte para que eu pudesse carregar o piano como o deputado citou para conseguir completar esse DVD. É uma obra significativa para o Corpo Musical que já tem vários discos lançados, mas não tinha ainda um DVD que é uma obra com mais calor, que carrega a imagem das pessoas e acho que isso é importante.

Eu queria deixar uma frase aqui que sintetiza porque eu fiz tudo isso. Não é só pela cultura, mas é uma frase que eu lembro o Papa Francisco passando recentemente aqui no Brasil e disse que nós devemos cuidar do coração porque é de lá que sai tudo aquilo que constrói e o que destrói. Então eu estou cuidando um pouco do coração das crianças que lá se apresentam, que vieram aqui prestigiar, agradeço muito, os outros artistas, o meu também, o policial que assisti e vê a sua instituição brilhando, vê ela de uma forma forte, bonita, surpreende e isso faz bem de alguma forma. Então foi por isso que eu fiz esse trabalho. Obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE – EDSON FERRARINI – PTB – Parabéns. Parabéns pela sua luta e parabéns pelo seu entusiasmo.

Eu queria dizer que na seqüência vamos ter aqui ao lado na Hall Monumental sem dúvida alguma uma apresentação da Banda que é simplesmente espetacular.

Mas falando em nome do Comandante Geral, o Sub Comandante da Polícia Militar vai falar com a gente, Coronel Leônidas Pantaleão de Santana.

Major Guidette falou que o interesse dele é realmente fazer com que haja segmento, e a música tem o peso de uma saudade, é uma lembrança que preenche um vazio, e tem a força de uma lágrima. Tudo isso porque a música fala diretamente ao coração.

A palavra é sua Coronel.

 

O SR. LEÔNIDAS PANTALEÃO DE SANTANA – Boa a noite a todos, gostaria de cumprimentar o deputado Coronel Edson Ferrarini, nosso eterno Comandante, Coronel Camilo, Major Renato, Coronel Leal, todas as senhoras e senhores aqui presentes, os homenageados.

Com muita satisfação quero cumprimentar a todos os presentes civis e militares e em especial aos integrantes do nosso Corpo Musical, os de hoje e os já veteranos que tiveram oportunidade de oferecer os seus serviços, sua arte, sua sensibilidade a Polícia Militar e ao povo paulista em outros idos.

Nesta ocasião em que comemoramos o aniversário do Corpo Musical, o Dia do Policial Militar Músico e realizamos a outorga da entrega da Medalha do Sesquicentenário da Unidade é necessário lembrarmos um pouco de sua trajetória. Muito bem, falar sobre o Corpo Musical é falar também da história de São Paulo e da história da Polícia Militar pois se trata de uma das nossas mais tradicionais unidades. Como nos contam os registros oficiais, sua origem se deu com intuito de entreter nossas praças aquarteladas, e essa era a nossa natureza naqueles meados do século XIX. Nossa rotina se desenvolvia quase que exclusivamente no seio da caserna. O passar dos anos certamente lhe conferiu novas missões integrando a sociedade paulista sem jamais perder contudo o brilho que lhe foi característica marcante desde a fase ainda rudimentar e experimental.

Sua presença é praticamente obrigatória nos grandes eventos cívicos militares e em outros cuja importância a justifique. Foi assim em grandes momentos nesta metrópole e em outras regiões deste nosso Brasil. Lembremos da inauguração do Viaduto do Chá, evento faraônico para a época, muito festejado. A inauguração do Teatro Municipal de São Paulo, cartão postal paulista ontem e hoje. E mesmo a fundação da cidade de Brasília assumindo o posto de Capital da República.

Sob a batuta do seu grande Maestro Joaquim Antão Fernandes alcançou grandes glórias ao apresentar-se em eventos históricos marcantes como o Centenário da Abertura dos Portos as Nações Amigas, e também o Centenário da Independência do Brasil. Além de conquistar destacados prêmios por sua magnífica performance entre eles o de Prima Interpares em 1908 e o de Campeão das Bandas Militares Brasileiras em 1964.

Por certo 156 anos de existência e infinitos serviços prestados não se pode abarcar em breves palavras deste Sub Comandante, mas devem ser mencionados ainda que muito sumariamente para que as gerações mais jovens muito atentas ao presente, ao imediatismo a interatividade características inerentes suas não se percam de nossas origens, de nossas tradições fundamentais para a manutenção de nossa identidade.

As atividades do Corpo Musical e de suas Bandas Regimentais de Música não estão limitadas ao entretenimento e a difusão da cultura para o nosso efetivo e para pessoas de diferentes idades em todo o Estado. Os nossos Policiais Militares Músicos estão envolvidos em inúmeros projetos sociais levando música e alento em asilos e hospitais, desenvolvimento programas de iniciação musical para crianças e adolescentes como é o caso do Projeto Clave de Sol em São José dos Campos, um verdadeiro trabalho de polícia comunitária colaborando na formação de novas gerações, pois além da música são transmitidos valores e princípios de civismo, patriotismo e de respeito.

Soma-se a tudo isso o emprego nas atividades de polícia ostensiva, de preservação da ordem pública. Aqui na capital podemos citar o apoio a Operação Centro Legal. O Major Renato fez referência as atividades de 2006 onde praticamente todo o efetivo da instituição foi empregado naquelas situações que ocorreram, principalmente nos meses de maio, junho e julho. Mas eu me lembro de uma situação bem antes, começo da década de 90 trabalhávamos lá em Taubaté no 5º Batalhão e tínhamos uma Seção do Corpo Musical que hoje está em São José dos Campos, mas lá na região são vários presídios e era comum termos rebeliões, e numa dessas rebeliões eu lembro que estava com um grupo de 15 a 20 policiais lá no antigo IRT – Instituto de Reeducação de Tremembé, hoje a Penitenciária II de Tremembé, e os presos, 150, 200 presos já tinham dominado um pavilhão e estavam chegando na grade e a gente com aquele grupo de poucos policiais pedimos reforço. Só que nossa tropa já tinha sido empregada numa rebelião no dia anterior e o acionamento iria demorar, o pessoal da Banda não teve dúvida, largou os seus instrumentos musicais foi na reserva de armas e se armou com os equipamentos que a gente tinha na época, o escudo de Choque, aquele antigo ainda de fibra, o capacete e o cassetete.

E uma cena que marcou muito foi quando a gente estava ali contendo, tentando conter os presos já quase ultrapassando aquele limite e partindo para cima da tropa nós vimos no final do corredor uma Tropa de Choque chegando com passo cadenciado, batendo o cassetete no escudo e os presos vendo aquela Tropa de Choque recuando e acabamos tomando os dois efetivos e conseguimos conter aquela rebelião. E aquela Tropa de Choque que era justamente o efetivo da Banda, o Subtenente Prudente, não sei se estava nessa situação, Tenente Ricardo que está aí também, Sargento Lima, então foi uma situação que nós vimos que eles trocaram o bumbum, o soar do bumbum pelo soar do cassetete no escudo e nos ajudaram a conter aquela rebelião naquele presídio. Então foi uma ação muito importante que marcou minha vida.

Meus amigos, o Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo é sempre será uma referência nacional. Como dizia o saudoso Artur da Távola: “Os senhores bem sabe, música é vida interior. E quem tem vida interior jamais padecerá de solidão. Querem missão mais nobre que proporcionar a construção da vida interior?”

Parabéns ao Corpo Musical que o seu talento jamais silencie. Boa noite a todos, que Deus continue a nos iluminar. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE – EDSON FERRARINI – PTB – Parabéns. Parabéns.

Essa sessão está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida na íntegra pela TV Assembleia no dia 29 de setembro domingo às 20 horas, transmitida pela NET canal 13, TVA canal 66, TVA Digital canal 185, TV Digital Aberta canal 61.2.

Esgotado o objeto da presente sessão, agradecendo todos os funcionários, agradecendo a minha equipe, ao pessoal da TV Assembleia, das Assessorias Policiais Civil e Militar, nós convidamos os senhores para saírem por aqui imediatamente para participarem desse Concerto que vai ser feito agora e eu ouvi o Agnaldo Rayol passando uma música, e teremos a participação, além da Banda, de excelentes artistas.

Declaro encerrada a sessão, fiquem todos com Deus. E aquele que quiser receber um diploma desta solenidade é só dar o nome para a minha equipe que está aí e vai receber um diploma em casa com tudo que tem aqui como homenagem.

Está encerrada a sessão.

 

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 28 minutos.

 

* * *