http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

18 DE OUTUBRO DE 2013

061ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM À AERONÁUTICA BRASILEIRA E AO PATRONO ALBERTO SANTOS DUMONT E COMEMORAÇÃO DO DIA DO AVIADOR

 

Presidente: FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

 

1 - FERNANDO CAPEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Fernando Capez, na direção dos trabalhos, com a finalidade de homenagear a Aeronáutica Brasileira e o seu Patrono, Marechal-do-Ar Alberto Santos Dumont e Comemorar o Dia do Aviador. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Explica como se dá o processo de convocação de sessões solenes, nesta Casa. Adiciona que todos os deputados autorizaram, por unanimidade, a realização desta sessão solene. Manifesta orgulho pela Aeronáutica do Brasil. Apresenta vídeo sobre a Força Aérea Brasileira. Faz histórico da criação da Força Aérea Brasileira. Descreve a participação da instituição durante a Segunda Guerra Mundial.

 

2 - OLÍMPIO GOMES

Deputado estadual, cumprimenta todos os presentes. Manifesta satisfação pela iniciativa do deputado Fernando Capez. Comenta que era integrante da Polícia Militar. Destaca a importância das Forças Armadas do País. Adiciona que a população brasileira orgulha-se da Força Aérea Brasileira.

 

3 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride, encaminhadas por diversas autoridades. Presta homenagem, com entrega de placa comemorativa, à Aeronáutica Brasileira, na pessoa do Major-Brigadeiro do Ar José Geraldo Ferreira Malta, de quem descreveu histórico profissional. Mostra réplica do primeiro 14-bis, como presente recebido do Major-Brigadeiro do Ar José Geraldo Ferreira Malta.

 

4 - JOSÉ GERALDO FERREIRA MALTA

Major-Brigadeiro do Ar, manifesta-se honrado pela homenagem. Lembra que há 106 anos foi feito o primeiro voo de Alberto Santos-Dumont. Menciona a importância da defesa dos valores da Aeronáutica por este Parlamento. Cita características de personalidade de Santos-Dumont. Destaca a relevância do estado de São Paulo, como gerador de tecnologia utilizada pela Força Aérea Brasileira. Acrescenta que o Estado abriga 19% do efetivo da instituição e as principais escolas da aviação no Brasil.

 

5 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Tece considerações sobre a integração da juventude na construção do futuro das Forças Armadas Brasileiras.

 

6 - PAULO ROBERTO SANTALIN

Representante dos Clubes de Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia, apresenta os Clubes de Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Discorre sobre o uso de lenços como parte integrante de uniformes e o seu significado para diversos movimentos. Cita atividades praticadas pelo grupo. Presta homenagem ao Major-Brigadeiro do Ar José Geraldo Ferreira Malta e ao deputado Fernando Capez, declarando-os Desbravadores Honorários e entregando-lhes lenços amarelos utilizados pela organização. Profere benção a todos, com citação da Bíblia.

 

7 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Cita passagem bíblica sobre honrar a Deus. Mostra livro "A Grande Esperança". Afirma que a Aeronáutica Brasileira foi construída pela desejo de voar. Anuncia apresentação musical do Quinteto de Metais da Banda da Aeronáutica, com a música "Aquarela do Brasil", com arranjo do Maestro Duda. Convida o público a ouvir de pé o "Hino dos Aviadores", executado pela Banda da Aeronáutica. Faz exibição de imagens no telão. Manifesta-se comprometido em estreitar os laços entre esta Casa e as Forças Armadas Brasileiras. Afirma que a Força Aérea Brasileira é motivo de orgulho nacional. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Chamo para integrar a Mesa principal dos trabalhos sua excelência o desembargador Walter de Almeida Guilherme Ex-Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, decano do Tribunal de Justiça de São Paulo, representando o Presidente do Tribunal de Justiça paulista desembargador Ivan Ricardo Garísio Sartori. Salva de palmas a sua excelência. (Palmas.)

Chamamos agora com muita honra o Major Brigadeiro do Ar José Geraldo Ferreira Malta Comandante do IV Comar representando essa monumental instituição hoje homenageada pela Assembleia a Aeronáutica Brasileira. (Palmas.) Temos agora também a honra de chamar para integrar esta Mesa o Vice Almirante Liseo Zampronio, Comandante do 8º Distrito Naval. (Palmas.) Também General de Divisão João Camilo de Pires de Campos, Comandante da 2ª Região Militar representando o nosso querido Exército Brasileiro. (Palmas.)

No decorrer desta sessão solene, à medida que o Cerimonial encaminhe a esta Mesa, serão feitos os registros das demais autoridades que aqui compareceram e integram aqui o camarote que pertence a Mesa principal dos trabalhos.

Neste momento convido todos os presentes para em pé ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro executado pela Banda Sinfônica da Base Aérea de São Paulo sob a regência do maestro músico Moisés de Souza Ferreira.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Esta Presidência agradece a Banda da Aeronáutica.

Esta, senhoras e senhores, ilustres convidados que aqui comparecem não é uma sessão comum, esta não é uma sessão qualquer, está é uma sessão solene. Sendo uma sessão solene ela obedece a rígida forma sacramental estatuída pelo Regimento Interno desta Casa. A sessão solene só pode ser convocada pelo Presidente da Assembleia Legislativa, atualmente o deputado estadual Samuel Moreira. E esta sessão solene só pode ser convocada se for solicitada por um deputado em exercício no mandato nesta Casa. Solicitada a sessão solene ela é submetida ao Colégio que congrega os líderes de todos os partidos que compõe esta Casa, os partidos que representam os 94 deputados que representam todos os eleitores do Estado de São Paulo. Há casos em que uma sessão solene é solicitada e após o debate, tramitando por todos os órgãos internos desta Casa lamentavelmente o parecer acaba sendo negativo porque, não se reveste da relevância social que justifique uma sessão deste porte.

No caso desta que é a sessão solene para prestar homenagem à Aeronáutica Brasileira e ao seu patrono Marechal do Ar Alberto Santos Dumont e comemorar o Dia do Aviador, ela foi aprovada por unanimidade, todos os partidos, não importa a cor da camisa, não importa a posição ideológica, todos os partidos acolhendo os pareceres dos órgãos internos desta Casa autorizaram por unanimidade esta sessão solene. O que demonstra que as Forças Armadas em todos os estados democráticos do planeta constituem um patrimônio moral, cívico e cultural de toda uma nação. E nós nos sentimos orgulhosos como deputados que representamos por mandato popular a sociedade no Estado de São Paulo, sentimo-nos orgulhosos e honrados por recebermos nesta Casa a Aeronáutica, orgulho da tecnologia de nosso país.

Assistiremos agora a um breve vídeo sobre a Força Aérea Brasileira. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação de vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB- Anunciamos também as honrosas presenças do nosso colega deputado estadual Olímpio Gomes que muito nos honra, sempre presente em todas as sessões solenes realizadas em homenagem as Forças Armadas. O sempre deputado Osvaldo Bettio, locutor, radialista, deputado estadual de 86 a 90, 90 a 94 e também irmão de um dos maiores nomes do rádio brasileiro o conhecido Zé Bettio. Tenente Brigadeiro Aprígio Eduardo de Moura Azevedo, representando o Presidente da Fiesp doutor Paulo Skaf; General de Divisão João Camilo Pires de Campos; Major Brigadeiro do Ar Paulo Roberto Pertucci que muito nos honra foi Comandante do IV Comar; Brigadeiro do Ar Roland Leonardo Suramesco, diretor do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo; nosso querido amigo General de Brigada Carlos dos Santos Sardinha, Chefe do Estado Maior do Comando Militar do Sudeste; Brigadeiro Intendente Sérgio Lins de Castro, subdiretor de Abastecimento da Aeronáutica; General de Brigada Manoel Morata Almeida, Presidente do Círculo Militar de São Paulo, precisamos almoçar novamente; Coronel Dentista Roberto de Oliveira representando o Coronel Jordão, diretor do Hospital da Aeronáutica de São Paulo; Tenente Coronel Carlos Alberto Panza Sub Comandante da Base Aérea de São Paulo, representando o Comandante Jefferson César Darolt; Major André Pontes representando o Coronel Braga, Chefe do Serviço Regional de Proteção ao Vôo de São Paulo; Alexandre Curiati representando o nosso querido e estimado deputado deca campeão deputado Antonio Salim Curiati, deputado de 10 mandatos nesta Casa. Senhor George Willian César de Araripe Sucupira, Presidente da Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves; Juiz Militar Antonio Augusto Neves representando o Presidente da Associação Paulista de Magistrados Roque Antonio Mesquita de Oliveira, nosso querido e estimado amigo Coronel Neves; Coronel da Polícia Militar Marco Antonio Severo Silva representando aqui a Assessoria Militar da Assembleia Legislativa; doutora Priscila Dower Mendizabal, representando a Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo e seu Presidente Marcos da Costa que está coordenando o Colégio de Presidentes das Sub Seções da Ordem, 227 Sub Seções reunidas no Hotel em Atibaia, por isso não pode vir doutor Marcos da Costa. Juiz Coronel Fernando Pereira, representando o desembargador Armando Sergio Prado de Toledo diretor da Escola Paulista da Magistratura; Delegado de Polícia Assistente da Policial Civil Edson Pinto representando o Delegado Geral de Polícia doutor Luiz Mauricio de Souza Blazeck.

A criação da Força Aérea Real no Reino Unido em 1918, da Força Aérea Italiana, e da Força Aérea da França durante a década de 1920 levou a ideia de unir o poder aéreo brasileiro sob a mesma organização. Juntamente com esses eventos os estrategistas brasileiros também foram influenciados pelas teorias de Giulio Douhet, Billy Mitchell, e Hugh Montague Trenchard. O primeiro manifesto público para criar um serviço aéreo militar integrado surgiu em 1928, quando um major do exército chamado Lysias Rodrigues escreveu um artigo chamado “Uma Necessidade Premente”- O Ministério do Ar. Dois anos mais tarde, a Missão Militar Francesa, trabalhando para o Exército Brasileiro deu os primeiros passos para organizar um braço aéreo nacional. A ideia recebe maior apoio quando um grupo de aviadores brasileiros vieram da Itália em 1934 e explicaram as vantagens de se ter uma aviação militar unificada. Além disso, a Revolução Espanhola e os primeiros movimentos da Segunda Guerra Mundial no final dos anos 30 mostraram a importância do poder aéreo para as estratégias militares.

Um dos principais defensores do plano para criar uma força aérea independente foi o então presidente Getúlio Vargas. Ele organizou um grupo de estudos no início de 1940 e toda a estrutura do Ministério da Aeronáutica foi criada no final desse ano. Esta nova agência governamental era a responsável por todos os aspectos da aviação civil e militar, incluindo regulação, infraestrutura  e organização.

Formalmente, o Ministério da Aeronáutica foi fundado em 20 de janeiro de 1941 e o seu ramo militar foi chamado "Forças Aéreas Nacionais", alterado para "Força Aérea Brasileira" (FAB) em 22 maio daquele mesmo ano de 1941. Os ramos aéreos do Exército ("Aviação Militar") e da Marinha ("Aviação Naval") foram transferidos e todo o pessoal, aeronaves, instalações para a FAB.

A Força Aérea Brasileira obteve seu batismo de fogo durante a Segunda Guerra Mundial participando da guerra antissubmarino no Atlântico Sul, e na Europa, como integrante da Força Expedicionária Brasileira que lutou ao lado dos aliados na frente italiana. Foram enviadas para a Itália duas unidades aéreas da FAB, o 1º Grupo de Aviação de Caça, o Senta a Pua, e a Primeira Esquadrilha de Ligação e Observação. A Força Aérea Brasileira fez modestas contribuições ao esforço de guerra dos aliados na Segunda Guerra Mundial, mas contribuições importantes, especialmente na frente italiana. A FAB estava principalmente equipada com aviões americanos tais como o Thunderbolt P-47. O submarino alemão U-199 foi afundado em 31 de julho de 1943 no Atlântico Sul a leste do Rio de Janeiro, por bombas de um avião Mariner americano (VP-74) e dois aviões brasileiros (Catalina e Hudson) da Força Aérea Brasileira.

Em 9 de novembro de 2003, foi inaugurado em Pianoro, Itália, mais precisamente no distrito de Livergnano, uma placa em homenagem ao 2º Tenente-Aviador John Richardson Cordeiro e Silva, primeiro piloto da FAB abatido em combate, e a todos os demais integrantes da Força Aérea que estiveram lutando na Itália durante a Segunda Guerra Mundial. A placa foi agregada ao monumento já existente em homenagem aos que morreram combatendo os fasci-nazistas na guerra. A localidade de Livergnano foi escolhida por ter sido o local onde a aeronave de caça do Tenente Cordeiro, um P-47 Thunderbolt, foi abatida em 6 de novembro de 1944, pela temida Flak, bateria antiaérea alemã, no regresso de uma missão de combate no norte da Itália.

Nós daremos outras informações adicionais no decorrer desta sessao solene.

Informo que outrosim, que esta sessao solene neste momento está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será transmitida pela TV Assembleia no dia 19 de outubro, amanhã sábado às 21hs15, NET canal 13, o meu é 7 não sei porque, TVA canal 66, TVA Digital canal 185 e pela TV Digital Aberta canal 61.2.

Neste momento conforme prevê o nosso Regimento Interno terá a palavra o deputado estadual no exercício no mandato nesta Casa que compareceu para prestigiar, deputado Olímpio Gomes com a palavra.

 

O SR. OLÍMPIO GOMES - PDT - Excelentíssimo deputado Fernando Capez, Presidente e proponente desta sessão solene. Excelentíssimas autoridades que compõem a Mesa de trabalho, excelentíssimo Brigadeiro Malta por quem cumprimento a todos os irmãos da Força Aérea Brasileira, a todos integrantes das Forças Armadas que aqui comparecem para prestigiar a nossa Força Aérea. Aos jovens que aqui estao presentes dando uma testemunha viva e aprendendo o civismo, e o amor às instituições que defendem a nossa pátria.

Devo dizer da minha satisfação deputado Fernando Capez, V.Exa. se posicionou nesta Casa de Leis que é o parlamento estadual Latino Americano como o deputado que representa e se posiciona permanentemente em defesa também das nossas Forças Armadas. V.Exa. que é um procurador de justiça de carreira, naturalmente tem os seus compromisssos com o Ministério Público, com a justiça, mas de forma muito firme, não só pelas solenidades maravilhosas que promove para a valorização das nossas Forças Armadas, mas em todos os instantes. Eu também como policial militar de carreira só posso ter agradecimento a V.Exa. pelas manifestações, pelas posturas, pelos projetos em defesa das forças policiais do Estado de São Paulo, em especial a minha Polícia Militar.

Tive o orgulho de envergar o uniforme da Polícia Militar no serviço ativo por 29 anos até chegar nesta Casa de Leis, saí da farda, mas a farda não sai da gente nunca. Tenho muito orgulho das nossas Forças Armadas. Nao há menino ou menina que não sonham e não brincam ainda de serem aeronautas, de estarem envergando o uniforme da nossa Aeronáutica. Alguns poucos brasileiros tem a felicidade em todas as graduações, em todos os postos de fazer com que o sonho de criança se torne uma realidade. Uma realidade muitas vezes dura, serviço árduo, preparo constante, a busca pela perfeição, e é isso que sedimentam as nossas instituições para serem tão fortes.

As nossas Forças Armadas elas tem um compromisso sagrado com a nossa nação, com o nosso povo, com o nosso território, com os nossos símbolos independente de quem sejam os governantes, independentes das correntes político partidárias, por isso serem as instituições mais reconhecidas do povo brasileiro. Como brasileiro, como parlamentar, como paulista um orgulho, Comandante Malta, a nossa Força Aérea, orgulho o trabalho que faz o nosso IV Comar na nossa região e muito obrigado pela sua ação sempre presente em todos os momentos aproximando a nossa Aeronáutica com a nossa comunidade paulista.

Que Deus continue abençoá-los nesta luta. Parabéns à Força Aérea Brasileira. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Após essas belas palavras do nosso querido colega deputado Olímpio Gomes eu anuncio ainda missivas de cumprimentos. Deputado João Caramez, deputado desta Casa; Presidente da Câmara Municipal de Sao Paulo vereador José Américo Dias também um amigo das Forças Armadas. Nosso estimado secretário da Segurança Pública Fernando Grella Vieira; senhor Edmur Mesquita secretário-adjunto do Desenvolvimento Metropolitano de São Paulo; doutor José Luiz Sanches Velentim também da Polícia Militar enviando os seus cumprimentos.

Neste momento nós faremos uma homenagem à Aeronáutica Brasileira na pessoa do seu Comandante, do Comandante do IV Comar do Estado de São Paulo, IV Comando Aéreo Regional que aqui representa toda Aeronáutica Brasileira nesta sessão solene, José Geraldo Ferreira Malta, Major Brigadeiro do Ar. Ingressou em 7 de março de 1973, tornou-se Aspirante em 15 de dezembro de 1979; Segundo Tenente em 31 de agosto de 1980; Primeiro Tenente em 31 de Agosto de 1982; Capitão em 31 de agosto de 1985; Major em 31 de Agosto de 1991; Tenente Coronel 31 de dezembro de 1996; Coronel em 31 de abril de 2001; Brigadeiro do Ar 31 de março de 2008; Major Brigadeiro do Ar 31 de março de 2012.

O nosso estimado Comandante realizou o Curso de Formação de Oficiais - AFA; Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais; Curso de Comando e Estado Maior da Aeronáutica; Curso de Política Estratégica Aéro Espaciais; Suprimento e Manutenção de Aviação; Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos; Análise de Propaganda; Pós Graduação em Gestão Administrativa pela Fundação Getúlio Vargas. Possui como cursos operacionais: Curso de Tática Aérea e Transporte de Tropa e Preparação de Instrutores. Ocupou diversos cargos na instituição. Tem 4.654 horas de voo, ja pilotou 9 tipos de aeronaves diferentes, C23, C25, U7, C115, C95, C97, DU93, VC96, DC1.

Recebeu as seguintes condecorações: Ordem do Mérito Aeronáutico Grau Comendador; Ordem do Mérito Naval Grau Comendador; Ordem do Mérito Militar Grau Comendador; Ordem do Mérito Rio Branco Grau Oficial; Medalha da Vitória; Medalha Militar de Ouro com Passador de Ouro; Medalha Mérito Legislativo do Estado de Minas Gerais; Medalha Mérito Santos Dumont; Medalha do Pacificador do Exército Brasileiro; Medalha Tamandaré da Marinha do Brasil; Medalha Marechal Trompovsck dos Estudos dos Docentes do Magistério Militar: Medalha de Honra da Inconfidência Mineira do Governo do Estado de Minas Gerais; Grande Medalha Presidente Juscelino Kubtschek do Governo do Estado de Minas Gerais; Medalha da Ordem do Mérito do Imperador D.Pedro II do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais; Medalha Santos Dumont Grau Ouro Governo do Estado de Minas Gerais; Grande Colar do Mérito Legislativo Municipal da Câmara Municipal de Belo Horizonte; Medalha dos 200 Anos da Polícia Civil de Minas Gerais; Medalha do Dia do Estado de Minas Gerais; Medalha Alferes Tiradentes, e o Colar do Mérito Judiciário Militar de Minas Gerais.

Por esta razão para fazermos esta homenagem peço que os representantes da Marinha, do Exército, Tribunal de Justiça que se encontram ocupando a Mesa Principal dos trabalho nos auxiliem a fazer a entrega desta placa comemorativa. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega de placa comemorativa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Aos nossos telespectadores eu peço que a televisão aproxime, me contava o Brigadeiro Malta que esta é uma réplica exata de como de fato era o Primeiro 14 Bis, por favor, se puder focar porque está sendo transmitido pela televisão para os nossos telespectadores. Se quiserem ver é só ir no meu gabinete que vai estar na minha mesa para quem quiser olhar. (Palmas.)

Muito obrigado, muito obrigado nosso Major Brigadeiro do Ar José Geraldo Ferreria Malta, em agradecimento em nome do Comando da Aeronáutica pela homenagem ao seu Patrono Marechal do Ar Alberto Santos Dumont.

Neste que eu considero o momento máximo, o climax desta sessão solene eu tenho a honra de convidar senhor Major Brigadeiro do Ar José Geraldo Ferreira Malta Comandante do IV Comar ocupar a tribuna principal que por determinação regimental só pode ser usada por deputados com exercício no mandato desta Casa. Mas que hoje engalanada com esta justa homenagem se rende e cede essa tribunal principal para que fale a toda população do Brasil e em especial do Estado de São Paulo neste dia de imenso orgulho para todos nós brasileiros.

 

O SR. JOSÉ GERALDO FERREIRA MALTA - Excelentíssimo senhor deputado Fernando Capez gostaria em seu nome cumprimentar a todos presentes, todas as autoridades aqui presentes, aos amigos que compareceram para comemorar para juntos participarmos dessa belíssima homenagem que o senhor está promovendo para a Força Aérea Brasileira e para o seu Patrono Alberto Santos Dumont.

É um dia de honra, é um dia de glória, é um dia de alegria e de orgulho para a Força. Nós estamos hoje aqui, nós que trabalhamos em São Paulo, nós que trabalhamos na área do IV Comando Aéreo Regional e suas organizações subordinadas e jurisdicionadas estamos aqui na Casa do Povo Paulista. Esta Casa é a casa que nos representa. Esta Casa é a casa que nos defende. Esta é a Casa que nos valoriza, que cuida do nosso bem estar e nós nos sentimos muito honrados em receber esta homenagem. Muito obrigado mesmo deputado.

Obrigado e queria lembrar ao senhor que estamos comemorando o nosso aniversário de número 72, mas são 106 anos do voo de Alberto Santos Dumont, nesse mesmo avião que eu lhe dei. Há 106 anos atrás ele fazia o seu primeiro voo, no dia 23 de outubro completamos 106 anos. E Santos Dumont nasceu sim em Minas Gerais, mas ele é paulista, ele aqui cresceu. Ele se desenvolveu e adquiriu o gosto pelas coisas aeronáuticas, pelas coisas do ar aqui em São Paulo, no interior de São Paulo em Ribeirão Preto. Ele também é paulista como nós, cresceu aqui, viveu fora e faleceu aqui. Não é isso professor? Obrigado pela presença.

É motivo muito grande, de orgulho muito grande pra nós estarmos aqui. Ele desenvolveu essa sua capacidade férrea de estudar e buscar novos desafios e de vencer esses desafios. Esta é uma característica que nós temos. Esta é uma característica que nós temos que desenvolver. E está é uma característica que eu vejo também nesta Assembleia que vence os desafios, que busca novas ideias, que busca coisas novas, que devende os nossos valores para que a gente tenha sempre uma sociedade mais justa. Santos Dumont assim agia. Santos Dumont entregava os seus inventos, entregava as suas descobertas para o povo, ele não guardava para si. Ele não aceitava patentear os seus produtos. E graças a essa genialidade é que nós temos esse mundo aberto. Este mundo que nos leva e nos traz com muita satisfação.

Mas São Paulo para nós também deputado, para a Força Aérea ele é um estado que representa por demais a importãncia na Força Aérea para a importância do estado no país. Aqui em São Paulo está o berço, o berço de toda tecnologia que nós usamos, e que nós não vivemos sem essa tecnologia. Aqui nós temos no Estado de São Paulo a principal indústria aeronáutica, os principais centros de desenvolvimento. São Paulo reune 19% do efetivo da Força Aérea, é um número muito significativo. Aqui em São Paulo nós dispendemos mais de 25% do orçamento do Comando da Aeronáutica. São valores realmente importantes.

Agora o mais importante cá neste estado tão importante para federação nós temos as principais escolas da Força Aérea. Os nossos oficiais, os nossos graduados sejam eles formados em Pirassununga na Academia da Força Aérea, sejam eles formados no Instituto Tecnológico da Aeronáutica em São José dos Campos, sejam graduados formados na Escola de Especialistas da Aeronáutica em Guaratinguetá, todos eles carregam a alma do paulista, todos eles carregam o orgulho de terem se formado neste estado e estar desenvolvendo os seus trabalhos na Força Aérea.

São Paulo pra nós é muito importante, e nós só temos a agradecer. Agradecer a sua atenção, agradecer o carinho desta Assembleia, agradecer esta oportunidade de estar aqui e ser homenageado. Muito obrigado por sua atenção, muito obrigado por toda essa dedicação. Dentre em breve nós iremos cantar o Hino dos Aviadores e eu fiz questão de que nós tivéssemos aqui imagens das organizações da Força Aérea no Estado de São Paulo. São organizações pujantes que muito dignificam e representam a presença da Força Aérea neste estado. Muito obrigado a todos. Parabéns pelo Dia da Força Aérea, pelo Dia do Aviador. Obrigado deputado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Nós devemos trabalhar com afinco e seriedade no presente. Olhar para o passado glorioso. E preparar o futuro de nossas Forças Armadas, e pensando no futuro que em todas as sessões solenes que homenageio seja o Exército, Marinha ou Aeronáutica nós sempre trazemos aqui os jovens. Aqueles que querem aprender com o passado glorioso do nosso Exército, Marinha e Aeronáutica, admirar, defender, e quem sabe para o nosso orgulho e deles próprios integrarem orgulhosamente qualquer uma das nossas Forças Armadas.

Por isso neste momento nós faremos a apresentação do Quinteto de Metais da Banda da Aeronáutica.

Primeiro vamos dar a palavra ao senhor Paulo Roberto Santalin que apresentará os Clubes dos Desbravadores, por isso nós estamos falando do futuro, dos jovens. Clubes dos Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia que aqui vieram também participar desta homenagem a Aeronáutica. Queremos ouvir sim o senhor Paulo Roberto Santalin, e queremos ouvir esses jovens admiradores das Forças Armadas e da Aeronáutica do Brasil.

 

O SR. PAULO ROBERTO SANTALIN - Excelentíssimo senhor deputado Fernando Capez, senhor deputado Olímpio Gomes, Comandante do IV Comar Major Brigadeiro do Ar José Geraldo Ferreira Malta, desembargador Walter de Almeida Guilherme, Vice Almirante, General João Camilo e demais autoridades, Oficiais da Aeronáutica, Exército e Marinha, queridos amigos.

Nós como Desbravadores também seguimos ordem unida e muitas outras coisas, e gostaríamos de demonstrar algumas coisas para os senhores. Atenção Desbravadores, à vontade. O comando está com Carlos Henrique.

 

O SR. CARLOS HENRIQUE - Atenção Desbravadores sentido! Posição de voto de fidelidade à Bíblia. Última posição.

 

O SR. PAULO ROBERTO SANTALIN - Ao longo da história muitas organizações tem usado um lenço de diversos formatos e tamanhos sobre os ombros para ornamentar, aquecer o pescoço e vários outros fins. Como tribos de índios na América Latina, cowboys, vaqueiros do Velho Oeste, o Exército Inglês, a Guarda Vermelha da China, o Exército Americano, lembrando bem do seriado Rim-Tim-Tim que todos nós nos lembramos. Lampião e os cangaceiros usaram, mas também não podemos nos esquecer que também os aviadores usaram lenço.

Nós do Clube dos Desbravadores e recentemente o Esportismo também fundado por Baden Powell em 1917 ele popularizou esta prática, e os Desbravadores como organização juvenil da Igreja Adventista adotoram cedo o lenço, provavelmente inspirados neles. Interessante que cada grupo de escoteiros confecciona o seu lenço de uma cor diferente. Enquanto o Clube de Desbravadores usam no mundo todo a mesma cor. O lenço dos Desbravadores exemplifica os mais elevados princípios deste movimento e torna-se um elo de união entre seus participantes. O lenço é identificação mundial dos Desbravadores, o formato triangular simboliza a perfeição da Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, o tripé da educação física, mental e espiritual, o Globinho a Organização Mundial dos Desbravadores. A cor amarela excelência dos seus ideais, e o azul lealdade a Deus, aos pais e a igreja.

Assim como as Forças Armadas e a Força Aérea Brasileira é controlada pelo Comando, a Aeronáutica pelo Comaer subordinado ao Ministério da Defesa e organizado em três Comandos Gerais, Congar, Congap, Congep e três Departamentos DC, TA, DCEA e DTCEA.

O Clube Desbravadores é um Departamento da Igreja do Sétimo Dia estabelecido em mais de 167 países com 90 mil sedes com mais de 2 milhões de participantes, meninos e meninas com idade entre 10 e 15 anos. Assim como a nossa querida Aeronáutica vibramos com atividades ao ar livre, gostamos de acampar, caminhar, escalar e explorar matas e cavernas, sempre com muita disciplina, buscando trabalho em grupo sempre combatendo o uso do fumo, álcool e drogas. Nós Desbravadores buscamos pureza, bondade e lealdade no servir a Deus e a comunidade.

Nós gostaríamos de fazer uma homenagem especial tanto ao Comandante Malta como também ao deputado Fernando Capez. Gostaríamos neste momento dirigir o comando ao Carlos Henrique para que ele possa fazer o voto de fidelidade à Bíblia.

 

O SR. CARLOS HENRIQUE - Atenção Desbravadores posição de voto de fidelidade à Bíblia.

 

O SR. PAULO ROBERTO SANTALIN - Prometo fidelidade à Bíblia e a sua mensagem do Salvador cruscificado resssoreto, prestes a vir, doador de vida, liberdade e aos que nele crêem.

Neste momento gostaríamos de proferir uma homenagem ao deputado Fernando Capez e ao Comandante Malta tornando-os Desbravadores Honorários do nosso Clube. Por favor, queiram receber esta honra dos Desbravadores. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PAULO ROBERTO SANTALIN - Continuando Comandante Malta me permita torná-lo nosso pai por alguns instantes, e parafraseando com a Bíblia gostaria de proferir uma benção especial aqui a todos os presentes.

 

* * *

 

- É feita a benção.

 

* * *

 

O SR. PAULO ROBERTO SANTALIN - Que Deus abençoe a Aeronáutica. Os meninos vão completar agora para que possamos sair. (Palmas.)

O Délcio tem algumas palavras aqui a proferir a respeito dos jovens Adventistas da nossa igreja.

 

O SR. DÉLCIO - Bom dia. Quero primeiro agradecer a Deus por estarmos aqui, e também agradecer o nosso deputado Fernando Capez onde eu trabalho com ele. E dizer que eu estou lá no Capão Redondo dirigindo lá 180 adolescentes, e a Igreja Adventista tem um trabalho muito importante nesta área.

E aqui também colocando a importância que o nosso deputado dá a esses adolescentes ajudando, incentivando e desenvolvendo projetos para que eles possam aqui chegar a serem pessoas da importância que temos aqui como nossas autoridades aqui presentes.

Então quero só agradecer aqui a Deus, e a vocês também e aos nossos adolescentes por estarem aqui também. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Que beleza não! Que juventude sadia, disciplina, respeito, procedimentos, valores, amor a pátria. Como é importante preparar esse nosso futuro e falando de Deus. Eu me lembro Délcio, do Salmo 91em que Davi diz repetindo do que ouviu de Deus: “Pôlo-ei no alto recinto porque conheceu o meu nome”. Não devemos nunca esquecer de quem nos coloca e de quem nos dá a honra a Ele deve ser dada toda honra.

E aqui um livro muito interessante que eu prometo ler, A Grande Esperança. Acho que esperança, sem a grande esperança não haveria a Aeronáutica Brasileira. Aeronáutica foi construída em cima do trabalho, em cima da esperança de realizar o sonho de voar. E de voar alto e projetando cada vez mais alto a nossa grande nação.

Neste momento passaremos a apresentação do Quinteto de Metais da Banda da Aeronáutica com a música Aquarela do Brasil de Ari Barroso, arranjo maestro Duda. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Muito bem! Bravo! Parabéns! Muito bonito! (Palmas.)

Anunciamos ainda em tempo o Presidente do Sebrae doutor Alencar Burti representado pelo senhor Fernando Moija aqui também prestigiando este nosso evento.

Neste momento passaremos ao canto do Hino dos Aviadores, com execução pela Banda da Aeronáutica e exibição de imagens no telão. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a execução do Hino dos Aviadores.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Que sessão bonita, o tempo passou rápido, mas esta Casa, a Assembleia Legislativa de São Paulo fará tudo que estiver ao seu alcance, todo o contato, a aproximação da sociedade com as nossas Forças Armadas ajudando naquilo que estiver ao seu alcance dentro de suas atribuições a estreitar os laços de admiração e de respeito à Marinha, ao Exército e a nossa homenageada de hoje Aeronáutica Brasileira.

Porque ao homenagear as nossas Forças Armadas nós resgatamos valores que lamentavelmente estão sendo deixados de lado e perdido no afã desesperado da busca pelo politicamente correto, por aquilo que é mais conveniente, e muitas vezes retira a coragem de se dizer e de se fazer o que tem que ser dito e o que tem que ser feito. Esta Casa não se omitirá no seu dever. Forças Armadas e Aeronáutica vocês são o orgulho desta nação, e a imensa maioria de nós brasileiros aplaude e reconhece seu imenso inestimável valor. Brasil de um sonho intenso, primeiro se sonha. Brasil de amor eterno para depois se amar permanentemente.

Esgotado o objeto da presente sessão em nome da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo quero agradecer as autoridades presentes, a todos os funcionários desta Casa, aos meus assessores em especial Anita, Delmíndia Costa, o nosso amigo Misael Antonio de Souza que sempre colabora, ao Cerimonial desta Casa que sempre com um trabalho de excelência colabora para o êxito, para os funcionários e equipe de televisão, e a todos aqueles que inclusive fizeram o nosso amigo parar de martelar ali em cima. Agradeço a todos, um ótimo dia e que Deus os abençoe.

Está encerrada a sessão. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 30 minutos.

 

* * *