http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

12 DE NOVEMBRO DE 2013

171ª SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidentes: JOOJI HATO e ROBERTO MORAIS

 

Secretário: OLÍMPIO GOMES

 

RESUMO

 

PEQUENO EXPEDIENTE

1 - JOOJI HATO

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a visita de alunos da Escola Estadual Professora Maria Ramos, do Município de São Carlos, acompanhados da professora coordenadora Tania Brito.

 

2 - LUIZ CLAUDIO MARCOLINO

Solicita a suspensão dos trabalhos por dez minutos, por acordo de Lideranças, em razão do falecimento do ex-deputado estadual Anselmo Farabulini Junior.

 

3 - PRESIDENTE JOOJI HATO

Manifesta pesar pelo falecimento do ex-Parlamentar, solidarizando-se com o momento de tristeza vivido pelos familiares. Defere o pedido e suspende a sessão às 14h38min.

 

4 - ROBERTO MORAIS

Assume a Presidência e reabre a sessão às 14h47min.

 

5 - JOOJI HATO

Solicita a suspensão da sessão até as 16 horas e 30 minutos, por acordo de Lideranças.

 

6 - PRESIDENTE ROBERTO MORAIS

Defere o pedido e suspende a sessão às 14h47min.

 

GRANDE EXPEDIENTE

7 - JOOJI HATO

Assume a Presidência e reabre a sessão às 16h41min.

 

8 - WELSON GASPARINI

Solicita o levantamento da sessão, por acordo de Lideranças, em memória do falecimento do ex-deputado estadual Anselmo Farabulini Junior.

 

9 - JOSÉ BITTENCOURT

Para comunicação, registra pesar pelo falecimento do ex-parlamentar.

 

10 - BARROS MUNHOZ

Para comunicação, manifesta pesar pela morte de Anselmo Farabulini Junior. Enaltece o histórico profissional do político.

 

11 - PRESIDENTE JOOJI HATO

Defere o pedido. Lamenta o falecimento do ex-deputado estadual Farabulini Junior. Convoca os Srs. Deputados para sessão ordinária de 13/11, à hora regimental, com Ordem do Dia. Levanta a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Jooji Hato.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Convido o Sr. Olímpio Gomes para, como 1º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da matéria do Expediente.

 

O SR. 1º SECRETÁRIO - OLÍMPIO GOMES - PDT - Procede à leitura da matéria do Expediente, publicada separadamente da sessão.

 

* * *

 

- Passa-se ao

 

PEQUENO EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - A Presidência tem a grata satisfação de anunciar a ilustre presença dos alunos da Escola Estadual Professora Maria Ramos, da linda cidade de São Carlos, acompanhados da professora e coordenadora Tania Brito. Já estive em São Carlos, cidade que tem um clima maravilhoso. Esta Presidência, em nome de todos os deputados, dá a vocês as boas-vindas e deseja que tenham uma feliz estada na Assembleia Legislativa. Esta Presidência solicita uma salva de palmas aos ilustres visitantes. (Palmas.)

 

O SR. LUIZ CLAUDIO MARCOLINO - PT - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças partidárias com assento nesta Casa, solicito a suspensão dos trabalhos por dez minutos, devido ao falecimento do ex-deputado Farabulini Júnior. Precisamos decidir no Colégio de Líderes como serão realizados os trabalhos hoje.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, tendo havido acordo entre as lideranças, a Presidência acolhe o solicitado pelo nobre deputado Luiz Claudio Marcolino e suspende a sessão por dez minutos

Está suspensa a sessão.

 

* * *

 

- Suspensa às 14 horas e 38 minutos, a sessão é reaberta às 14 horas e 47 minutos, sob a Presidência do Sr. Roberto Morais.

 

* * *

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças partidárias com assento nesta Casa, solicito a suspensão dos trabalhos até as 16 horas e 30 minutos.

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, tendo havido acordo entre as lideranças, a Presidência acolhe o solicitado pelo nobre deputado Jooji Hato e suspende a sessão até as 16 horas e 30 minutos.

Está suspensa a sessão.

 

* * *

 

- Suspensa às 14 horas e 47 minutos, a sessão é reaberta às 16 horas e 41 minutos, sob a Presidência do Sr. Jooji Hato.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, esgotado o tempo destinado ao Pequeno Expediente, vamos passar ao Grande Expediente.

 

* * *

 

- Passa-se ao

 

GRANDE EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. WELSON GASPARINI - PSDB - O deputado Farabulini Júnior foi, sem dúvida, um parlamentar, um político que prestou relevantes serviços ao Estado e ao País.

 

O SR. JOSÉ BITTENCOURT - PSD – PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, em nome da bancada do PSD, queremos registrar o nosso voto de pesar pelo passamento desse grande homem público, Farabulini Júnior, que contribuiu não somente para este Estado, mas também para esta Nação, com suas ações políticas sérias. Ele deixa um legado não somente para nossa geração, mas também para outras gerações que certamente virão.

É tradição nesta Casa. Alguém pode até cogitar por que levantar a sessão em plena terça-feira, um dia de deliberações e debates. Não obstante, algumas comissões funcionaram hoje na Casa, tivemos alguns encontros. É tradição que um parlamentar que teve assento nesta Casa e que contribuiu para a elevação da cidadania, o Parlamento, rendendo-se ao pesar e associando-se ao sentimento da família enlutada, levanta a sessão, numa homenagem e também pelo passamento desse grande homem público.

 

O SR. BARROS MUNHOZ - PSDB – PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, em meu nome pessoal, e também como líder do Governo, quero externar um sentimento de profundo pesar. Tenho certeza de que é de todos os que conheceram Farabulini Júnior, que acompanharam sua trajetória política, pesar pelo falecimento desse grande político, desse paradigma de político, um homem correto, grande orador, vibrante, que participou ativamente de uma quadra importante da história política de São Paulo.

Janista histórico, defendia como poucos o seu grande líder Jânio Quadros. Tive o privilégio de conviver com Farabulini Júnior, no glorioso PTB, na época em que participei dessa sigla. Convivi e aprendi com o Farabulini.

Quero externar aqui o meu sentimento de pesar, e quero parabenizar a Casa pela decisão de suspender os trabalhos, como uma homenagem até pequena diante da grandiosidade, luta, trabalho e história de Farabulini Júnior.

Não há nada que, amanhã, não possamos recuperar em razão de não termos feito hoje, em respeito ao sentimento da família e de seus eleitores, dentre os quais eu tenho a honra de me incluir. Em determinada eleição, tive a honra de votar no candidato Farabulini Junior.

Associo-me a esta homenagem justa a um grande e extraordinário cidadão e político, defensor das causas populares, intransigente defensor da ética e da correção na vida pública.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Esta Presidência também externa seus sentimentos à família do grande deputado Farabulini Júnior. Tive o prazer de conviver com ele e de admirar o seu trabalho. É um exemplo de homem público. Engrandeceu esta Casa e a Câmara Federal, sendo um dos constituintes.

Foi amigo do ex-presidente Jânio Quadros. Era um janista inveterado, que dedicou a sua vida pelas causas populares.

 

O SR. WELSON GASPARINI - PSDB - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, solicito o levantamento da presente sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, esta Presidência vai levantar a sessão. Antes, porém, convoca V. Exas. para a Sessão Ordinária de amanhã, à hora regimental, informando que a Ordem do Dia será a mesma da sessão de hoje.

Está levantada a sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 16 horas e 46 minutos.

 

* * *