http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

25 DE OUTUBRO DE 2013

065ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOS 100 ANOS DO CLUBE XV DE NOVEMBRO DE PIRACICABA.

 

Presidente: ROBERTO MORAIS

 

RESUMO

 

1 - ROBERTO MORAIS

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Roberto Morais, na direção dos trabalhos, com a finalidade de comemorar os 100 Anos do Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a apresentação de vídeo sobre a história do XV de Novembro de Piracicaba. Solicita a execução do Hino do Esporte Clube XV Novembro de Piracicaba. Faz entrega de placa em homenagem aos presidentes das torcidas organizadas do Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba. Faz homenagem à seleção dos melhores em cada posição, nos 100 anos de história do XV de Novembro de Piracicaba. Anuncia a apresentação de vídeo institucional. Agradece à manifestação das torcidas organizadas. Lê mensagens alusivas à efeméride encaminhadas por diversas autoridades. Mostra livro do centenário do XV de Novembro de Piracicaba: 100 anos Destemido e Valente.

 

2 - ARNALDO BRANCO FILHO

Editor do livro do centenário do XV de Novembro de Piracicaba, saúda a população de Piracicaba. Menciona que cuidou da edição final do livro sobre o clube XV de Novembro de Piracicaba. Acrescenta que está produzindo livro sobre a cidade de Piracicaba.

 

3 - PRESIDENTE ROBERTO MORAIS

Solicita que seja feita entrega de exemplares do livro aos componentes da Mesa.

 

4 - CARLOS ALBERTO CAVALCANTE

Vereador da Câmara de Piracicaba, representando o presidente da Câmara de Piracicaba, João Manoel dos Santos, agradece ao deputado Roberto Morais pela iniciativa. Manifesta-se feliz pelo XV de Novembro de Piracicaba jogar na primeira divisão no campeonato paulista de futebol. Fez agradecimentos à torcida, à diretoria do time e a todos que participaram da história do clube.

 

5 - GUSTAVO JACQUES DIAS ALVIM

Professor e reitor da Universidade Metodista de Piracicaba, cumprimenta todos os presentes. Conta como se tornou torcedor do time. Demonstra saudosismo por momentos importantes do clube. Adiciona que poucas agremiações completam 100 anos de existência. Elogia os estudantes que auxiliaram na produção do livro do centenário do XV de Novembro de Piracicaba.

 

6 - PRESIDENTE ROBERTO MORAIS

Faz entrega de placa em homenagem ao presidente do Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba, Sr. Celso Roberto Christofoletti.

 

7 - CELSO ROBERTO CHRISTOFOLETTI

Presidente do Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba, agradece pela homenagem recebida. Manifesta-se satisfeito com o apoio de todos. Entrega livro sobre o centenário do XV de Novembro de Piracicaba a presidente de torcida organizada.

 

8 - GABRIEL FERRATO DOS SANTOS

Prefeito de Piracicaba, cumprimenta todos os presentes. Lembra de como se tornou torcedor do XV de Novembro de Piracicaba. Considera que o clube é patrimônio do município.

 

9 - PRESIDENTE ROBERTO MORAIS

Explica as razões de sua iniciativa em homenagear o clube XV de Novembro de Piracicaba. Comenta que o futebol faz parte de sua vida pessoal e profissional. Lembra de como começou sua paixão pelo time. Considera que o clube é um dos mais amados do Brasil. Acrescenta que a homenagem proposta se estende também aos torcedores anônimos. Anuncia a execução do Hino da Cidade de Piracicaba. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Roberto Morais.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Senhoras e senhores muito boa noite. Sejam bem vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo! Esta sessão solene tem a finalidade de comemorar os 100 anos do Clube XV de Novembro de Piracicaba.

Convido para compor a Mesa dos nossos trabalhos excelentíssimo senhor deputado Roberto Morais proponente desta sessão solene. Senhor Celso Norberto Christofoletti, presidente do Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba; senhor Gabriel Ferrato dos Santos, prefeito de Piracicaba; vereador Carlos Alberto Cavalcante, neste ato representando o presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, João Manoel dos Santos; senhor Gustavo Jacques Dias Alvim, reitor da Unimep.

Senhoras e senhores com a palavra o deputado Roberto Morais.

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS  - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 Boa noite a todos. Agradeço aqui as presenças do presidente do Esporte Clube XV de Novembro, compondo a Mesa principal senhor Celso Norberto Christofoletti; do prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato dos Santos; vereador Carlos Alberto Cavalcante representando o presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, João Manoel dos Santos, e o magnífico reitor da Universidade Metodista de Piracicaba e ex-presidente do XV de Novembro, doutor Gustavo Jacques Dias Alvim.

Senhoras e senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente efetivo desta Casa, deputado Samuel Moreira, atendendo a solicitação deste deputado com a finalidade de comemorarmos os 100 anos do glorioso Esporte Clube XV de Novembro da cidade de Piracicaba.

Convido a todos para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo sob a regência do Subtenente PM Emerson Pereira.

 

* * *

 

- É feita a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Esta Presidência agradece, mais uma vez, a presença da nossa querida Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo sob regência do Subtenente Emerson Pereira, muito obrigado, mais uma, vez pela presença.

Comunico aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia no dia 27, domingo, às 22 horas pela NET canal 7, pela TVA no canal 66 e a TV Digital aberta canal 61.2, portanto, domingo às 10 da noite, lá em Piracicaba, quem tem a NET no canal 8, a TV Assembleia apresenta, na íntegra, essa sessão solene em homenagem ao nosso Esporte Clube XV de Novembro.

Vamos assistir a um vídeo institucional que foi elaborado pela assessoria do XV de Piracicaba, pelo Departamento de Marketing, mostrando um pouco da história do nosso querido alvinegro. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação do vídeo institucional.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Parabéns para a equipe que produziu este vídeo. Teremos daqui a pouco também mais um vídeo em homenagem ao XV de Piracicaba.

Nós ouviremos agora, apenas o áudio, do Hino do nosso querido Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba.

 

* * *

 

- É feita a execução do Hino do Esporte Clube XV Novembro de Piracicaba.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Aí os dois Hinos, o tradicional e o nosso Hino Caipira.

Fazem parte da extensão desta Mesa o senhor Américo Calandriello Júnior representando o presidente Marco Polo Del Nero da Federação Paulista de Futebol, e o presidente José Maria Marin, presidente da CBF; vereador de Piracicaba Pedro Cruz; senhor Corleone Santos Souza representando o vereador Luiz Carlos Arruda de Piracicaba; senhor Antonio Carlos Bonassi, neste ato representando o presidente da Caterpillar - Brasil senhor Luiz Carlos Calil; senhor Candinho Neto, presidente da Abret - Associação Brasileira de Esportes para Trabalhadores; senhora Débora Barros, coordenadora de Relações Externas do Grupo Raízen; senhor Haroldo Barbosa, senhor Edirlei Rodrigues, senhor Leandro Bollis e senhor Marcelo Sá da Rádio Onda Livre AM de Piracicaba; o jornalista Lucas Neto, senhor Célio Rubin Faria diretor da B2 Comunicação; senhor Claudemir Rodrigues Leite da OAB-Piracicaba representando o presidente senhor Fábio Moura; senhor Arnaldo Branco Filho da B2 Comunicação, editor do livro “Centenário do XV de Piracicaba”; doutora Fernanda Bini, Capitão Carlos Luz Magalhães representando o coronel PM Benedito Roberto Meira, comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo; o presidente do Conselho Deliberativo do Esporte Clube XV de Novembro Jonas Tadeu Parisotto; senhor Vanderlei Dionísio representando a empresa Nutriplus.

Essa sessão solene além de homenagear o XV, a Seleção dos 100 anos, vamos homenagear também os representantes das torcidas. Primeira torcida a ser homenageada, Torcida Esquadrão, presidente Felipe Jorge Dário, o Gema. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Presidente da Amor Real, nosso querido Carlinhos. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Super-Raça Quinzista, presidente Ivan Oriani. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - E tem uma torcida lá de um torcedor só, Torcida Coração XVZISTA, senhor Edivaldo Antonio de Oliveira. Quem é ele? Bigu (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS- PPS - O presidente Segalla não compareceu. Agradeço a presença dos demais torcedores que vieram de Piracicaba para prestigiar. Daqui a pouco vamos dar a evolução da torcida do XV de Novembro de Piracicaba.

Nós vamos agora homenagear a seleção dos melhores em cada posição dos 100 anos do XV de Piracicaba. O goleiro Sidmar, Sidmar Antônio Martins está no Japão impossibilitado de comparecer, eu peço a sua irmã, a Simone Martins que estará representando o Sidmar para receber homenagem da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Senhor De Sordi não está mais entre nós, a família está no Paraná, o filho foi inclusive prefeito de uma cidade do Paraná, eles não puderem mandar representantes, mas nossa saudação ao nosso querido e sempre lembrado De Sordi que muito dignificou a camisa do XV de Piracicaba.

Senhor Idiarte Massariol está doente, mas está sendo representado pelo seu filho nosso querido artilheiro Paulinho Massariol. Peço ao prefeito, Gabriel Ferrato dos Santos, que venha aqui para fazer também a entrega ao Paulinho. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Grande zagueiro do meu tempo que eu comecei em rádio, senhor Aílton Luiz Bertan, nosso Aílton Luiz, hoje secretário de Esportes em Vinhedo. Peço ao doutor Gustavo Jacques Dias Alvim que venha aqui para fazer a entrega ao nosso querido zagueirão Aílton Luiz. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Senhor Euclides Almeida Silva, nosso grande lateral esquerdo Almeida, meu querido Almeidinha. Obrigado pela presença. Peço ao Carlinhos Cavalcante, vereador, que faça a entrega para o Almeida. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Senhor Francisco Jesuino Avanzi, nosso querido e inesquecível Chicão, peço que os filhos do Chicão, que estão presentes, subam aqui também. Ele vai ser homenageado aqui, representado pela sua querida esposa, minha querida amiga, a senhora Magali Avanzi, acompanhada dos três filhos do Chicão que estão presentes aqui neste ato na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, e o Enzo que é o netinho. Os filhos Vinícius, Alexandre e o Júnior. A nora, Ariana. Peço ao presidente Celso Roberto Christofoletti que venha aqui fazer a entrega conosco. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Magro, não fuma, não bebe, de repente foi fazer uma cirurgia de catarata e foi ao médico fazer o tal do eletrocardiograma, o que aconteceu? Vadinho, aquele coração apaixonado pela Denise, desde que você chegou de Santa Catarina, em Piracicaba, no final dos anos 1970 está totalmente com as veias entupidas, então já para o doutor Vinícius no Hospital da Cana. Já está operado o Vadinho, graças a Deus está bem. Minha querida Denise, também atleta, hoje eficiente funcionária da Secretaria de Esportes de Piracicaba está aqui, grande atleta que foi hoje grande esposa, grande mãe para receber esta homenagem em nome do nosso querido Vadinho, Osvaldo Lúcio Claudino. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - A exemplo do Paulinho Piracicabano, mais um piracicabano, nosso querido José Eduardo Pianelli, o Du Pianelli, grande jogador do XV, do São Paulo e grandes equipes, também na seleção dos melhores. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - O Nardela justificou a ausência, ele mora em Joinville, foi vereador, hoje é assessor parlamentar, comentarista de rádio e TV lá em Joinville, está trabalhando hoje por isso não está presente.

Senhor Vicente Naval Filho, nosso querido Gatão em todas as seleções, hoje representado pelos filhos Tatau e Gatãozinho aqui na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, in memorian do nosso querido Gatão. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Tal pai, tal filho. O pai ganhou, que é o Idiarte e o filho, artilheiro do XV Paulinho Massariol, o centro avante da Seleção dos 100 anos. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - O técnico do XV, nosso falecido Dema, Ademar Lucazecchi, a família infelizmente já tinha um compromisso não pôde comparecer, mas também justificaram ausência aqui na Assembleia Legislativa. Então, palmas a nossa Seleção dos 100 Anos do XV de Piracicaba. (Palmas.)

Nós teremos apresentação de mais um vídeo, o último desta sessão. Esse vídeo foi produzido no ano do acesso do XV pela equipe da Rádio Onda Livre AM e pela TV Beira Rio de Piracicaba. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação do vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Parabéns. Parabéns aos nossos queridos torcedores que vieram de Piracicaba para participar desta homenagem ao XV de Novembro de nossa cidade.

Agradeço também a presença dos senhores Leonardo Moniz e Rodrigo Alonso, representando o Jornal de Piracicaba; senhor Evandro Pelligrinotti da Rádio Difusora de Piracicaba e o senhor Vladimir da ESPN.

Justificaram suas ausências o doutor Cláudio Bini, procurador-geral do município de Piracicaba; o presidente Marco Polo Del Nero, da Federação Paulista de São Paulo; o vice-presidente Reinaldo Barros e também o vice-presidente Rogério Caboclo. O doutor Carlos Youssef, é o presidente da Unimed de Piracicaba; e o senhor Paulo Roberto Carnio, da Eletrônica Paumar.

Esse livro, foram produzidos 12 capítulos pela Unimep. Parabéns ao doutor Gustavo Jacques Dias Alvim, nosso reitor; ao senhor Paulo Roberto Botão, diretor da Faculdade de Educação Social da Universidade, e a toda equipe que trabalhou nos 12 capítulos. Parabéns à B2 Comunicação aqui com o nosso querido Arnaldo Branco Filho, que elaborou todo esse livro. Gostaria que o Arnaldo viesse aqui e fizesse entrega aos membros da Mesa do livro, de presente, que é o livro do Centenário do Esporte Clube XV de Novembro da cidade de Piracicaba. O senhor Arnaldo Branco Filho representando a B2 e o senhor Paulo Roberto Botão representando a Universidade Metodista de Piracicaba. (Palmas.)

Desculpem-me, o professor Belarmino é diretor do curso, e o Botão é o coordenador, por favor, professor, acompanhe. Desculpe a troca aí de cargo.

Com a palavra o senhor Arnaldo Branco Filho da B2 Comunicação.

 

O SR. ARNALDO BRANCO FILHO - Boa noite a todos. Gostaria em primeiro lugar de saudar as autoridades presentes em nome do deputado Roberto Morais, saudar a população de Piracicaba em nome do prefeito doutor Gabriel Ferrato dos Santos que muito bem nos recebeu lá em Piracicaba, e saudar todos os quinzistas, em nome do nosso presidente Celso Roberto Christofoletti, um grande amigo e que, a convite dele, tivemos a honra de cuidar da edição final do livro oficial, comemorativo ao Centenário do Esporte Clube XV de Novembro.

Foi uma obra coletiva, por trás dessa obra mais de 180 profissionais, professores, alunos da Unimep, profissionais jornalistas da cidade de Piracicaba e a nossa ponta de orgulho, a participação da B2 Comunicação. E eu me sinto cada vez mais Quinzista, é até demagogia de repente o cara virar Quinzista, mas acompanhei com o Celso vários jogos, vibramos juntos. Ele chorou, eu não, chorou muito, mas eu acompanhei, fiquei emocionado por isso.

E Piracicaba está cada vez mais perto. Vou colocar aqui em primeira mão, já estamos cuidando, já estamos trabalhando, já estamos produzindo um livro sobre Piracicaba. Esse livro será escrito pelo escritor Cecílio Elias Netto e o nome dele é “Piracicaba que Amamos Tanto”. Fazer uma propaganda aqui, deputado. Será um livro de capa dura, de 300 páginas, retratando tudo que Piracicaba tem de magnífico. O Cecílio tem em seu poder um arquivo fotográfico valioso, com fotos de 1800, 1900 e isso a gente quer colocar nessas 300 páginas de um livro que vai ser lançado o ano que vem “Piracicaba que Amamos Tanto”.

E hoje, aproveitando a oportunidade desta sessão solene em homenagem ao XV, vamos aproveitar a oportunidade e apresentar oficialmente o livro comemorativo ao Centenário. Lembrando que ele será lançado oficialmente no dia 13 de novembro às 19h30min, lá em Piracicaba, no Centro Cultural Martha Watts, esperamos todos vocês lá. (Palmas.)

 

O SR PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Obrigado mais uma vez ao senhor Arnaldo Branco Filho, a sua equipe, a equipe da Unimep. Gostaria que vocês fizessem a entrega oficial aos componentes da Mesa, e claro, convidando a todos que oficialmente, dia 13 de novembro, no Centro Cultural Martha Watts, na nossa querida Unimep, o lançamento oficial do livro que a partir daí será comercializado em Piracicaba.

 

O SR. ARNALDO BRANCO FILHO - O primeiro livro, até por questão de gratidão, eu gostaria de entregar ao presidente Celso Roberto Christofoletti. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do livro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Professor Belarmino César Guimarães da Costa está entregando ao prefeito Gabriel Ferrato dos Santos, acompanhado do Botão e do nosso Arnaldo Branco Filho. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do livro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Muito obrigado professor Gustavo Jacques Dias Alvim, que recebe das mãos do senhor Arnaldo Branco Filho o livro dos 100 Anos do XV. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do livro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Também para receber o livro o vereador Carlos Alberto Cavalcante representando a Câmara de Vereadores de Piracicaba.

E todos da extensão da Mesa receberão agora do senhor Arnaldo Branco Filho esse livro de homenagem ao Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba dos 100 anos. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega dos livros.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Para fazer uma saudação em nome da Câmara de Vereadores de Piracicaba, sempre elogio a Câmara ali que eu comecei a minha vida pública, o vereador Carlos Alberto Cavalcante.

 

O SR. CARLOS ALBERTO CAVALCANTE - Queria cumprimentar o deputado Roberto Morais, o prefeito Gabriel Ferrato dos Santos, o senhor Celso Roberto Christofoletti, o doutor Gustavo Jacques Dias Alvim, todos aqui presentes, a Torcida Quinzista que está aqui homenageando este Centenário, acompanhando.

Deputado Roberto Morais, estava pensando que eu nunca poderia imaginar em estar aqui na Assembleia Legislativa, o maior Parlamento, para estar entregando uma homenagem ao XV de Piracicaba pelos 100 anos, representando a Câmara de Vereadores de Piracicaba. Então, é uma honra muito grande. E também estava pensando, como não estaria o Pira feliz aqui entregando e participando deste momento. Acho que é um momento muito especial para nós porque sabemos que nós temos as nossas aspirações, e nós, piracicabanos, temos um carinho muito grande pelo time da nossa cidade.

E hoje nós estamos muito felizes, Celso, por estar com o XV na Primeira Divisão, e fazendo bonito. Nós sabemos que é muito difícil ter um trabalho que venha realmente despontar num campeonato disputadíssimo que é o Campeonato Paulista, o futebol mais refinado do país e do mundo, e nós temos o XV de Piracicaba ali despontando, fazendo bonito para a nossa população e para o Brasil.

Então, nós queremos agradecer a toda diretoria do XV e agradecer também à torcida que sempre está presente nos momentos difíceis e nos momentos bons. Agradeço ao deputado Roberto Morais que, de coração, defende esse XV, ama Piracicaba e ama o XV. Quero agradecer ao nosso prefeito que, com certeza, tem ajudado muito e continuará ajudando o nosso XV de Piracicaba, porque precisa do papel do Executivo para estar fazendo ali um suporte, um aporte, e para que a gente possa realmente ter o nosso XV no destaque do Campeonato Paulista.

Em nome do Chicão eu queria agradecer e homenagear todos os jogadores que passaram pelo XV nesses 100 anos e estão vivos ou estão mortos. Em nome do Chicão e do Pira quero homenagear e agradecer por todos que passaram e fizeram história no XV de Piracicaba e estão aí hoje com certeza onde eles estiverem estão muito alegres e a família aqui homenageando e participando também. Então, quero dar um abraço especial à família do Chicão e através de vocês abraçar todas as famílias quinzistas.

Deputado Roberto Morais, muito obrigado. Deus abençoe a todos, é uma honra estar representando a Câmara de Vereadores de Piracicaba. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Agradeço também à presença da dona Silvana Christofoletti que é a nossa primeira dama do XV de Piracicaba.

Com a palavra o magnífico reitor da Universidade Metodista de Piracicaba, ex-presidente do Esporte Clube XV de Novembro, professor Gustavo Jacques Dias Alvim.

 

O SR. GUSTAVO JACQUES DIAS ALVIM - Cumprimento o deputado Roberto Morais que teve a iniciativa de realizar esta homenagem na Assembleia ao XV. Cumprimento nosso prefeito, os representantes da Câmara, o presidente do XV e todos que estão aqui, nomes que já foram anunciados, torcedores, torcidas organizadas para um momento tão gostoso como este.

Eu confesso que me emocionei porque o XV está no meu coração. O XV é patrimônio do XV, o XV é embaixador de Piracicaba. Eu conheci o XV quando eu tinha os meus 7, 8 anos, fui ver o meu primeiro jogo do XV, um jogo em Marília contra o São Bento na época, um jogo tumultuado até com tiroteio no campo. Impressionei-me muito porque era criança. E pouco tempo depois minha família mudou-se para Piracicaba. E eu tive um grande privilégio, ainda criança com os meus 11, 12 anos, em acompanhar a primeira ascensão do XV, campeão da Lei do Acesso. Eu tive oportunidade de estar presente em jogos do Campeonato de 1948 e do Campeonato de 1949. Com um tio que gostava de futebol eu ia ao campo. Ele me trouxe à rua Javari, a um jogo que tinha tanta gente que eu, pequeno, criança, precisava ficar na ponta do pé e quando levantava não conseguia descer mais porque estava espremido no meio da torcida.

Mas foi isso que fez com que cada vez mais eu gostasse do XV. O XV em que eu tive a oportunidade de participar de sua direção no Conselho Deliberativo, na direção, na Presidência do Conselho e, sobretudo, uma passagem pela Presidência do XV. Estava aqui e estava com uma saudade muito grande daqueles momentos, interessante que é um sentimento que a gente não consegue expressar porque é alegria, tristeza, saudades, tanta coisa misturada. Quando eu ouvi os nomes aqui de Paulinho, Tatauzinho, Tatau, Nardela que foram jogadores lapidados naquele momento que eu estava na Presidência do XV. Uma saudade muito grande de outros momentos importantes da vida do XV.

Eu agradeço o privilégio que Deus está me dando de viver esses momentos do Centenário deste querido clube. São poucos os clubes no nosso país que chegaram aos 100 anos sem interrupção. Felizmente, Piracicaba tem esse galardão de ter uma equipe, e a equipe de todos nós que vivemos, trabalhamos naquela cidade e ver completar 100 anos. Eu fazia as contas aqui, mas é bom não falar quantos anos eu acompanhei e estou acompanhando o XV, por isso agradeço a Deus.

Quero fazer também um agradecimento público aos professores da universidade que já foram aqui homenageados, professor Belarmino que é diretor da Faculdade de Comunicação; o professor Botão que é o coordenador do curso, e principalmente, lembrar de outros professores que aqui não estão e de estudantes que, alguns até hoje já profissionais, trabalharam neste livro. Eu vou pedir licença, deputado, para que os estudantes que estão aqui conosco, que fizeram esse trabalho, ajudaram a produzir este livro se levantassem para ver que o pessoal está aí presente. (Palmas.)

Muito obrigado, eles representam outros colegas que não puderam estar, mas essa aí é a futura safra, alguns já estão até na vida profissional de jornalistas, estudantes formados em fotografia, enfim, profissionais que a Unimep está oferecendo à sociedade.

Eu quero cumprimentar a todos, cumprimentar ao presidente do XV e com este cumprimento ao doutor Celso Roberto Christofoletti que seja repartido com todos vocês. Acho que nossa cidade merece e tem merecido ter um time de tantas glórias como essas. Há coisas que a gente não esquece, eu lembro de 1948, 1949 eu nunca me esqueci da equipe daquela época, e eu repito cada vez que posso: Ari, Elias, Idiarte, Cardoso, Strauss, Adolfinho, Cardeal, De Maria, Sato, Picolino, Gatão e Rabeca. Muito obrigado. (Palmas.)

 

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Neste momento o maior Parlamento deste país, a Assembleia Legislativa, também emocionado porque o XV também faz parte da minha vida, vai fazer a homenagem, entregando ao presidente Celso Roberto Christofoletti, a placa de 100 anos do nosso querido Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS- PPS - Com a palavra o presidente do Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba, senhor Celso Roberto Christofoletti.

 

O SR. CELSO ROBERTO CHRISTOFOLETTI - Boa noite a todos. Componentes da Mesa presentes, obrigado nobre deputado Roberto Morais, quinzista de coração e de nascimento, apesar de charqueadense por esta homenagem nesses 100 anos do nosso glorioso Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba.

Deputado, quem agradece a você é toda Diretoria do XV, é o nosso ex-presidente Beltrame, vocês viram as imagens aí do acesso, ele foi o grande responsável por isso, nós ajudamos um pouquinho, parabéns a ele. Quem agradece você também, deputado, é o nosso Conselho através do presidente do Conselho Jonas Tadeu Parisotto e alguns conselheiros que estão aí, Renata, há outros conselheiros aí também. Muito obrigado pela presença.

Aos nossos patrocinadores que estão presentes, muito obrigado. Minha esposa por me aguentar e aguentar o XV junto comigo, muito obrigado, te amo. E, principalmente, a torcida do XV de Piracicaba que, com muito orgulho, faço parte dela, muito orgulho mesmo. (Palmas.)

Eu queria quebrar o protocolo aqui, acredito que todos vão receber, eu vou pegar do Carlinhos aqui, para homenagear a torcida do XV e chamar o que está mais perto, o Bigu, por favor. Ele representando todas as torcidas do XV, quero entregar este livro para ele, acredito que todos aqui vão receber, mas como pré-lançamento do livro, nós vamos lançar em 13 de novembro, Bigu, obrigado por representar a maior torcida do interior do Brasil. (Palmas.) E vamos falar juntos aqui, Bigu: “Salve o nosso XV de Novembro de Piracicaba, o gigante do Interior!” Obrigado, pessoal. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Obrigado ao presidente Celso Roberto Christofoletti.

Com a palavra o prefeito de Piracicaba Gabriel Ferrato dos Santos.

 

O SR. GABRIEL FERRATO DOS SANTOS - Eu queria cumprimentar o deputado Roberto Morais por esta iniciativa, cumprimento o presidente do XV Celso Roberto Christofoletti e por meio dele quero cumprimentar todos aqueles que comandam o nosso time, time da nossa cidade. Cumprimento o reitor Gustavo Jacques Dias Alvim, ex-presidente do XV que comanda, com muita competência, a Universidade Metodista de Piracicaba. Cumprimento o vereador Carlinhos Cavalcante, e o vereador Pedro Cruz que também está aqui presente. Cumprimento os ex-jogadores ou seus representantes. Vou cumprimentar aí toda torcida do XV, aliás, motivo de orgulho para a gente. Motivo de orgulho porque são vocês que nos comovem muitas vezes lá no Estádio Municipal, vocês que nos animam a incentivar ainda mais o nosso time.

Vai passando o tempo, eu estava aqui também pensando como o Gustavo, eu sou mais novo que o Gustavo, não estava na Lei do Acesso, não estava no primeiro acesso, mas me lembro que me tornei quinzista aos 8, 9 anos de idade ainda no Roberto Gomes Pedrosa, onde eu assistia a todos os jogos, praticamente todos os jogos do XV de Piracicaba. E estava aqui lembrando também de todos esses jogadores que acompanhei de perto, torci junto com eles, torci pelo nosso XV.

O XV, na verdade, a gente representando Piracicaba, orgulho para nós estarmos agora como prefeito de Piracicaba nesses 100 anos do XV. A gente fala muito em patrimônio da humanidade. O XV é patrimônio da nossa cidade. O XV é a síntese da paixão do piracicabano, da paixão por nossa cidade.

Então, eu quero aqui deixar o meu grande abraço a todos que estão no entorno do XV, deixar aqui um abraço de Piracicaba, dos piracicabanos a todos aqueles que fazem parte do XV e que somos todos nós. Na vitória ou na derrota está em nosso coração, vamos lá Quinzão. Um grande abraço. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Presidente Celso Roberto Christofoletti, prefeito Gabriel Ferrato dos Santos, vereador Carlinhos Cavalcante, vereador Pedro Cruz, doutor Gustavo Jacques Dias Alvim, senhoras e senhores homenageados, a torcida,  nesta solene noite a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, maior Parlamento do país, rende as suas homenagens em referência à história de um dos principais clubes de futebol do Brasil, o Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba. Propus esta justa e merecida homenagem como deputado que representa nossa cidade, não como deputado, mas emocionado também estou aqui como torcedor e profissional de imprensa que acompanhou e vivenciou boa parte dessa linda história. Há tempos o futebol faz parte de mim, faz parte da minha vida. Sempre gostei de acompanhar e entender outros esportes, mas o fascínio que encontrei no futebol, o sentimento que nele descobri, não achei nos outros tantos esportes que ao longo da minha vida presenciei. Muito desse sentimento devo ao Esporte Clube XV de Novembro, meu verdadeiro time de coração.

Quando criança já gostava, já me interessava pelo mundo da bola. Ouvia jogos no rádio, e fui inúmeras vezes ao campo de futebol para ver esse espetáculo. Mas um dia isso mudou, o futebol parou de ser apenas um esporte para mim, no dia em que comecei a trabalhar como radialista esportivo, no dia em que eu realmente comecei a presenciar tudo que o futebol tem a nos proporcionar. Muito mais do que 90 minutos de jogo. Muito mais do que gols. Muito mais do que vitórias. Como radialista, tive a oportunidade de ficar bem próximo de um time, de praticamente fazer parte dele e era exatamente assim que eu me sentia.

Inesquecível o dia que fui ao primeiro jogo como profissional no Estádio Barão de Serra Negra. Lembro- me muito bem o quanto me emocionei com tudo aquilo que vi e senti. Olhava aquela torcida e conseguia perceber o amor mais puro, o orgulho, a alegria de ali estar e torcer por um time. Quando olhava para a arquibancada não a via lotada de homens, mulheres e crianças de simples torcedores. Não, eu a via lotada de corações, de paixão e de respeito. Senti pela primeira vez o real peso que um escudo pode ter, todo simbolismo que uma camisa pode carregar. Senti a alegria sendo compartilhada em abraços, os problemas daqueles homens simplesmente passavam ao vento, junto com os seus gritos emocionados e as suas músicas que em um coral soavam como a maior demonstração de lealdade que já tinha visto. Não existem frases boas ou ruins para a nossa torcida, existia apenas a frase: XV de Piracicaba.

Vi que aquilo não era somente futebol. Chamar de uma partida seria pouco, seria diminuir o grandioso espetáculo que ali passava. Tratava-se de um relacionamento, de uma troca da paixão entre a torcida e o clube. Com o tempo, graças a minha profissão, fui conhecendo pessoas, atletas, times, pensamentos que me deixaram cada vez mais próximo dos gramados, e cada vez mais capaz de entender o que realmente se passa neles.

Hoje aqui, nosso XV e sua história estão muito bem representadas com nomes como: Sidmar, De Sordi, Idiarte, Aílton Luiz, Almeida, Chicão, Vadinho, Pianelli, Nardela, Gatão, Paulinho, um grande time comandando pelo técnico Dema. Hoje vocês têm a honra e o privilégio de representar 100 anos de história deste que é, sem dúvida, um dos times mais amados de todo o nosso Brasil.

A Assembleia Legislativa achou por bem estender esta homenagem a imensa torcida do XV, hoje aqui representada pela Esquadrão, Super Raça, AR15, Coração Quinzista, mas sem esquecer o torcedor anônimo que no estádio, em casa, através do rádio seja onde e como for, também acompanha e torce pelo nosso Quinzão. Esta Casa sabe reconhecer homens e instituições de valor, por isso nesta solene noite rende esta justa e merecida homenagem ao nosso querido, glorioso Esporte Clube XV de Piracicaba e a sua imensa, querida e maravilhosa torcida. Muito obrigado. (Palmas.)

E para finalizar a sessão vamos acompanhar a execução do Hino de Piracicaba. (Palmas.)

 

* * *

 

- É executado o Hino de Piracicaba.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Esgotado o objeto da presente sessão esta Presidência agradece a todos que se deslocaram de Piracicaba, de outras partes, de outras cidades, tem gente aqui de Campinas, gente de outras regiões, pessoas que vieram nos prestigiar nesta sessão solene, e claro prestigiar o Esporte Clube XV de Piracicaba.

Eu agradeço aqui, à Vera e ao Edson do Cerimonial, aos nossos funcionários de gabinete, ao Natal, à Laís, à Sandra, ao Clóvis, ao Reginaldo, ao Daniel, ao Zé Barbosa todos que nos ajudaram e muito a realizar esta sessão e também aos demais funcionários da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Legislativa que mostra domingo, às 22 horas, toda esta sessão, às Assessorias das Polícias Civil e Militar, bem como a todos que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade.

Tenho um prazer muito grande quando posso recebê-los aqui, eu que venho diariamente à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, é muito bom recebê-los aqui. Sessões solenes só podem ser realizadas à noite na segunda ou sextas-feiras, mas a gente agradece o empenho, o esforço de vocês para que viessem dar o brilhantismo todo especial. Parabéns, Piracicaba. Parabéns ao nosso querido XV de Novembro. Muito obrigado a todos, que sempre tenha muita saúde e força para continuar no Parlamento deste país, no maior dele, representando a nossa cidade e a nossa região.

Viva o XV! E a torcida encerra a sessão com o nosso grito de guerra do alvinegro. Muito obrigado e boa noite. (Palmas.)

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 56 minutos.

 

* * *