http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

18 DE NOVEMBRO DE 2013

067ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM E COMEMORAÇÃO DOS 50 ANOS DO SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE OSASCO E REGIÃO

 

Presidente: MARCOS MARTINS

 

RESUMO

 

1 - MARCOS MARTINS

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Marcos Martins, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Comemorar os 50 Anos do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia que esta solenidade deverá ser transmitida pela TV Assembleia em data oportuna. Faz histórico do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região. Destaca conquistas e valores da entidade. Ressalta o papel do sindicato na luta pela redemocratização do Brasil, contra a ditadura militar.

 

2 - ANTONIO DE SOUZA

Presidente do Dieese e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, saúda os presentes. Menciona a influência do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região na vida política do País. Parabeniza o sindicato pelos seus 50 anos de existência.

 

3 - MIGUEL TORRES

Presidente da Força Sindical, presidente da CNTM e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, cumprimenta as autoridades presentes. Considera que os sindicatos dos metalúrgicos de São Paulo, Guarulhos e Osasco formam um tripé na condução da luta dos trabalhadores do estado paulista.

 

4 - JOSINALDO JOSÉ DE BARROS "CABEÇA"

Vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos, saúda os presentes. Elogia a iniciativa do deputado Marcos Martins pela iniciativa desta homenagem. Destaca a participação e luta dos trabalhadores na redemocratização e nas conquistas do País. Defende que os trabalhadores elejam representantes na vida pública.

 

5 - MÔNICA VELOSO

Secretária do Trabalho e Inclusão de Osasco e secretária-geral licenciada do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, cumprimenta as autoridades e trabalhadores presentes. Destaca as conquistas do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região. Cita o trabalho profissional e social realizado pela entidade em espaços públicos e privados. Elogia Jorge Nazareno, presidente do sindicato homenageado.

 

6 - VALDEMAR ANDRADE

Coordenador de negociação patronal do grupo 19-3 Fiesp, enaltece o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, Jorge Nazareno. Cumprimenta o deputado estadual Marcos Martins pela iniciativa desta homenagem. Saúda os demais presentes. Parabeniza a entidade pela comemoração de seus 50 anos.

 

7 - STANISLAW SZERMETA

Representante do Instituto Zequinha Barreto, lembra a importância da luta dos trabalhadores no processo democrático. Critica o fator previdenciário. Defende a organização dos trabalhadores na base. Ressalta a importância da inserção das mulheres na vida política do País.

 

8 - JOÃO CARLOS GONÇALVES "JURUNA"

Secretário-geral da Força Sindical, saúda os presentes. Destaca a importância do fortalecimento dos sindicatos para a vida pública do País. Parabeniza o Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região pela comemoração de seus 50 anos.

 

9 - OSVALDO VERGINIO

Deputado estadual, elogia a conduta pública do deputado Marcos Martins. Enaltece o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, Jorge Nazareno. Saúda os demais presentes. Destaca que a entidade está ativa e luta pelos direitos dos trabalhadores.

 

10 - CLÁUDIO MAGRÃO

Presidente da Federação dos Metalúrgicos do estado de São Paulo e 1º vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, saúda os presentes. Destaca que o Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região corresponde à vanguarda do movimento sindical brasileiro. Critica o fator previdenciário e as terceirizações. Explica que a luta pelas 44 horas semanais se iniciou entre os sindicalistas do estado de São Paulo. Cita novas reivindicações dos trabalhadores.

 

11 - VALMIR PRASCIDELLI

Vice-prefeito de Osasco, elogia o deputado Marcos Martins. Cumprimenta os demais presentes. Destaca o pioneirismo do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região em diversas causas, como na redemocratização do País. Defende maior proximidade entre os políticos e os trabalhadores.

 

12 - PAULO PEREIRA DA SILVA

Deputado federal, cumprimenta os presentes. Faz histórico das lutas do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região. Defende o fim do fator previdenciário. Requer a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais.

 

13 - JORGE NAZARENO

Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, saúda os presentes. Faz entrega de placa em homenagem ao deputado Marcos Martins. Cobra apuração adequada das denúncias de irregularidades nas obras do Metrô e CPTM, em São Paulo. Esclarece que o Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região é democrático e aberto a opiniões de todos. Cobra participação política dos trabalhadores.

 

14 - PRESIDENTE MARCOS MARTINS

Entrega placa em homenagem Sr. Jorge Nazareno, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre sessão o Sr. Marcos Martins.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MARCOS MARTINS - PT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MARCOS MARTINS - PT - Agradecemos a presença das seguintes autoridades: Antonio de Souza, presidente do Dieese e diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região; Josinaldo José de Barros “Cabeça”, vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Material Elétrico de Guarulhos e Região; Tadeu Morais, secretário do Emprego e Relações do Trabalho daqui do estado de São Paulo; Mônica Veloso, secretária do Trabalho e Inclusão de Osasco e secretária-geral licenciada do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região; João Carlos Gonçalves “Juruna”, secretário-geral da Força Sindical; Cláudio Magrão, presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo e 1º vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região; Miguel Torres, presidente da Força Sindical, presidente da CNTM e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo; Jorge Nazareno, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região; Paulo Pereira, deputado federal, presente aqui também aqui nesta nossa atividade. Nós queremos agradecer suas presenças e também a presença de cada um e cada uma.

Senhores deputados e senhoras deputadas, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente Efetivo desta Casa, atendendo à solicitação deste deputado, na direção dos trabalhos, com a finalidade de comemorar os 50 anos do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região.

Convido todos os presentes para que, de pé, possamos ouvir o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar de São Paulo, sob a regência do Subtenente PM Emerson Pereira, 1ª Seção de Banda do Corpo Musical da Polícia Militar

 

* * *

 

- É feita a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MARCOS MARTINS - PT - Gostaríamos também de agradecer as presenças e registrá-las das seguintes personalidades: Dráusio Rangel, representando o Grupo Patronal Sindipeças; Valdemar Cardoso de Andrade, coordenador de Negociação Patronal do Grupo 19/3 Fiesp; Marcos Milanez Rodrigues, secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores Emprego de Telecomunicações do Estado de São Paulo; Milton Cavalo, presidente do PDT de Osasco; Celso Luís de Souza, presidente do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo; Alex da Academia, vereador da cidade de Osasco; José Carlos Nadalini, diretor-presidente da Engrecon; Paulo Pereira da Silva, já foi anunciado, mas vamos repetir, deputado federal; pastor Lucas Nery, diretor nacional de Assuntos Legislativos/diretor nacional da Força Sindical; Morimoto, representando o vereador Aluísio Pinheiro da cidade de Osasco.

Esta Presidência agradece à Banda Militar e comunicamos aos presentes que esta Sessão Solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia no próximo sábado, dia 23 de novembro, às 21 horas, que é transmitida pela NET no canal 13, pela TVA, no canal 65, pela TVA Digital no canal 185 e TV Digital Aberta, canal 61.2.

Gostaria neste momento de falar algumas palavras a respeito desta importante entidade, que é o Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região.

O Sindicato foi fundando em 1963. O Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região celebra em 2013 o seu cinquentenário sempre pautado pelo compromisso do sindicalismo cidadão. A entidade é conhecida por seu forte relacionamento com os trabalhadores, com a comunicação e com o Brasil.

A greve de 1968, a participação constante em manifestações e debates pela correção da tabela do imposto de renda, pela valorização do salário mínimo, pela igualdade de gênero e raça e iniciativa como a Associação Eremim e o Espaço da Cidadania mostram a amplitude da ação e das preocupações deste Sindicato.

Outra marca do trabalho do Sindicato é o diálogo social estabelecido por meio de seus veículos de comunicação das instâncias públicas, já estabelecidas, como os conselhos, fóruns que ora se dá pelo estímulo à criação de novas formas de interlocução entre os vários setores da sociedade, como é o caso do recente processo de instalação, do Fórum de Desenvolvimento Regional que vai envolver movimentos sociais, empresários e o poder público da região de Osasco na discussão sobre o desenvolvimento.

É uma história que se transforma e se constitui a cada dia no trabalho e na luta dos homens e mulheres metalúrgicos de Osasco e Região.

Não podemos deixar de lembrar o papel importante que este Sindicato, através dos seus dirigentes e trabalhadores metalúrgicos, desenvolveu na luta pela democratização do país, e no combate à Ditadura Militar.

E se hoje nós temos uma Assembleia Legislativa, assim como várias outras, e Câmaras Municipais, o Congresso Nacional funcionando, foram graças a estas lutas que nós gostaríamos de deixar aqui registrado.

Vamos fazer uma distribuição do tempo, ver se nós conseguimos uns 3 minutos, aproximadamente, para cada orador, para que a gente possa fazer com que todos possam falar.

O primeiro que nós gostaríamos de convidar é o Sr. Antonio de Souza, presidente do Dieese e diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região. (Palmas.)

 

O SR. ANTONIO DE SOUZA - Bom dia a todos e a todas. Quero cumprimentar aqui o deputado estadual Marcos Martins pela brilhante ideia e encaminhamento sobre este importante passo para todos nós que militamos no meio sindical.

Cumprimento inicialmente aqui o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco, companheiro Jorginho; companheiro Claudio Magrão (também ex-presidente e presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo), Paulinho (presidente emérito da Força Sindical/deputado federal), companheiro Miguel Torres (atual presidente da Força Sindical e dos Metalúrgicos de São Paulo) e “Juruna”, e a companheira Mônica, secretária do Trabalho. Os trabalhadores também emprestam importantes quadros para o meio público, para o serviço público. Exemplo da companheira Mônica, além de ser vice-presidente da CNTM também.

Cumprimento aqui os empresários, o Dr. Dráusio, do Sindipeças; o Valdemar do, o José Carlos Nadalini, presidente da Engrecon.

Enfim, acho que a mensagem hoje, representando a Presidência do Dieese, perdão, antes que eu dê continuidade, cumprimento também o meu amigo Josinaldo “Cabeça” do Sindicato irmão de Guarulhos, do qual é vice-presidente e ex-presidente também do Dieese; e cumprimentar também o Tadeu Morais, comentando sobre os quadros que o movimento sindical empresta aqui ao serviço público. Também o Tadeu, que é secretário de Relações do Trabalho do Governo do Estado. Também quero cumprimentar o nosso companheiro Clemente, Carlos Aparício Clemente, que há tanto tempo discute a questão da inclusão e que está também junto conosco na Assembleia.

Como estava dizendo, o movimento sindical na região de Osasco tem importante trajetória em vários momentos. Um deles, um dos mais marcantes, na greve de 1968, conhecido por toda categoria, principalmente conhecido por todos militantes do meio sindical. E o movimento sindical vem com isso, tratando desta questão e influenciando inclusive na vida política do país.

Em 1968, além da questão dos trabalhadores, discutia também a questão de democracia, de custo de vida. Então, não é de hoje que o meio sindical discute dentro da fábrica, mas muito além da fábrica. Então, quando a gente hoje comemora os 50 anos de luta, 50 anos de trajetória dos trabalhadores, junto com São Paulo, Guarulhos, junto com todo o país, nós entendemos que nós podemos ir muito além disso, nós podemos ser protagonistas da nossa história, nós sabemos produzir, nós sabemos mudar o vergalhão de aço para peças que vão para os automóveis e em todos os utensílios do dia a dia. Mas nós trabalhadores podemos ir muito além disso.

Então, o Dieese vem contribuindo com os trabalhadores em estudos importantíssimos, sejam notas técnicas sobre FGTS, seja “botando” argumentação na questão do malefício da terceirização e, com isso, nós trabalhadores avançamos. Pena que a grande imprensa desconhece isso, perdão, não desconhece, ignora que nós trabalhadores somos maioria e que nós trabalhadores temos condições inclusive de administrar o país. Nós demos exemplos disso em vários momentos da história.

Portanto, companheiros, metalúrgicos principalmente, aqui presentes neste dia de hoje, eu acho que nós temos um grande orgulho, nós temos esta marca histórica dos 50 anos, que é o Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e, pouco tempo atrás, nós estivemos neste mesmo local para os 50 anos de Guarulhos.

Então, acho que isso é importante para gente refletir sobre o que queremos. Como é que nós vamos alcançando os espaços do país, já que muita gente pensa, às vezes, muito individualmente e pensa contra o país.

Então, acho que este é um momento para gente refletir sobre isso. Eu vou deixar os demais falarem sobre a trajetória de luta do Sindicato que tem muita coisa a ser dita, que tem muita coisa para gente se orgulhar disso.

Então, parabéns para todos que contribuíram para que chegássemos aos 50 anos que está hoje.

Muito obrigado! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MARCOS MARTINS - PT - Obrigado, Antonio. (Palmas.)

Gostaríamos de registrar a presença e agradecer o Valmir Prascidelli, vice-prefeito de Osasco; Stanislaw Szermeta, militante do movimento sindical; o José Elias de Gois, presidente do Cissor - Conselho Intersindical de Saúde do Trabalhador.

Agora nós gostaríamos de convidar, para fazer uso da palavra, o Sr. Miguel Torres, que é o presidente da Força Sindical, presidente da CNTM e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo.Por gentileza, senhor. (Palmas.)

 

O SR. MIGUEL TORRES - Obrigado! Bom dia a todos companheiros e companheiras.

Cumprimento também a iniciativa do nobre deputado estadual Marcos Martins, essa homenagem justa a um Sindicato de luta, guerreiro, que tem a sua história forjada na luta dos trabalhadores.

Cumprimento o companheiro Jorginho, nosso presidente de Osasco; o Magrão, nosso também eterno presidente de Osasco. Agora diz que a moda é presidente de honra. Então, estivemos em Fortaleza, na quinta-feira, uma reivindicação de um presidente que estava saindo era ser presidente de honra. Agora é moda.

Companheiro Paulinho, nosso deputado federal e lógico, presidente licenciado da Força, nossos companheiros, empresários aqui: Valdemar, José Carlos, Dráusio, nosso companheiro “Cabeça”, Padre, Mônica, nossos companheiros sindicalistas aqui presentes, companheiro Tadeu Morais, nosso secretário estadual do Trabalho e Emprego, é com muita satisfação que estamos aqui hoje neste dia revendo esta trajetória de um Sindicato de luta.

Quem passa hoje aqui pelo saguão está vendo uma parte disso documentada em foto, impressa, a história deste Sindicato. Um Sindicato que sempre esteve à frente da luta, um Sindicato que sempre esteve no comando da sua categoria e com isso avançando a luta dos trabalhadores no Brasil. Junto, neste tripé que temos aqui em São Paulo - São Paulo, Guarulhos e Osasco, conduzindo a luta dos trabalhadores do Estado de São Paulo durante todo este tempo.

As melhores campanhas salariais dos metalúrgicos do Brasil se dão com este tripé, com Osasco também participando muito fortemente disso.

Então, eu trago um abraço dos metalúrgicos, São Paulo em especial, dos metalúrgicos do Brasil, e o respeito que nós temos por esta categoria tão importante lá em Osasco. Uma categoria que é irmã é solidária a qualquer luta, não só no setor metalúrgico, é solidária em qualquer luta que os trabalhadores precisem. Sempre podem contar com o apoio, a cooperação e a solidariedade desta diretoria de Osasco que tem, que faz, fez história e continua fazendo cada vez mais.

Então, muito obrigado a vocês e tenham um ótimo dia. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MARCOS MARTINS - PT - Gostaríamos de registrar e agradecer a presença do Sr. Eliezer João de Souza, que é presidente da Abrea - Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto.

Parabéns pela luta, Eliezer.

Agora gostaríamos, dando sequência a esta solenidade, convidar para fazer uso da palavra o Sr. Josinaldo José de Barros “Cabeça”, vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos. (Palmas.)

 

O SR. JOSINALDO JOSÉ DE BARROS - Muito bom dia a todos, especialmente às mulheres aqui presentes. Bom dia a toda Mesa em nome do deputado Marcos Martins, eu cumprimento todas as autoridades políticas aqui presentes. Nosso deputado, também, Paulo Pereira; companheiro Magrão, que já foi deputado também, metalúrgico que orgulha a categoria metalúrgica do Brasil, não só de Osasco; companheiro “Juruna”; nosso companheiro Jorginho, que é um eterno guerreiro em defesa dos trabalhadores.

Eu quero falar aqui em nome dos metalúrgicos de Guarulhos e do presidente José Pereira que, por motivo particular de doença, não pôde estar presente, mas estão aqui alguns diretores, companheiro Eliseu, companheiros José Carlos e Alex Lima estão aqui comigo presentes. A bancada patronal aqui em nome do Drausio e do Valdemar que estão aqui sempre negociando os dissídios da categoria metalúrgica e esse ano foi um exemplo, um dos melhores acordos do Brasil. Enfim, todos os presentes. Em nome da Mônica, um abraço em especial às mulheres. Mônica que é uma guerreira, uma mulher que está representando esta nova geração do setor metalúrgico, do movimento sindical, que as mulheres vêm conquistando sempre espaço.

Os metalúrgicos de Guarulhos, que também era subsede dos metalúrgicos de São Paulo, junto com Osasco. Por isso que tem esta lenda do tripé metalúrgicos do Estado de São Paulo. Para nós é um orgulho, enquanto metalúrgicos de Guarulhos, participar de uma Sessão Solene, onde os trabalhadores estão sendo lembrados. Porque hoje, se nós fizermos uma breve avaliação, poucos lembram dos trabalhadores, da participação da luta dos trabalhadores em democratizar este país, em ajudar este país a buscar liberdade de expressão e também buscar espaço que os trabalhadores tanto merecem.

Eu acho que a iniciativa do deputado é muito louvável porque, mais uma vez, lembra que este Sindicato de Osasco, junto com outros sindicatos do Brasil afora, ajudaram tanto esta Nação brasileira.

Quero parabenizá-lo porque se todos e a classe política imaginassem e pensassem que sem os trabalhadores, sem a participação da luta dos trabalhadores, este país não seria o que é hoje.

Então, parabéns, deputado! E com isso nós trabalhadores precisamos eleger mais deputados para que a gente ocupe o espaço vazio que está deixando a desejar ainda na representação popular.

Por isso que eu peço para que aqueles que entram na vida pública, representando os trabalhadores, nunca deixem a luta e também nunca mudem de lado. Um deputado combatente como o Paulinho, eu sempre falo: nós temos que ter mais Paulinhos em Brasília, um só é muito pouco, nós temos que ter vários, nós temos que manter aqueles que realmente lembram do povo e trabalham pelo povo.

Então, parabéns aos metalúrgicos e metalúrgicas de Osasco que co-irmão, como Guarulhos é, nós sempre vamos estar à frente das lutas dos trabalhadores do Brasil, independente de categoria. Aqui há vários sindicalistas de setores diferentes, que sabem da nossa responsabilidade - que é ajudar não só os metalúrgicos, mas qualquer trabalhador deste país que queria se organizar e lutar por um Brasil melhor.

Parabéns, metalúrgicos de Osasco! Estamos juntos sempre! Parabéns! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MARCOS MARTINS - PT - Gostaríamos de convidar Valmir Prascidelli, vice-prefeito de Osasco, para ocupar aqui, o local do nosso lado esquerdo.

Gostaríamos de solicitar à Miriam Jales da Silva, da Inilibras, para que ela se apresente aqui, por gentileza.

Agora aproveitando para homenagear as mulheres que vêm cada vez mais ocupando o seu lugar, seus espaços na vida pública na vida da sociedade.

Convido a Sra. Mônica Veloso, secretária do Trabalho e Inclusão de Osasco e secretária-geral licenciada do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região para fazer uso da palavra.

Por gentileza, Mônica.

 

A SRA. MÔNICA VELOSO - Bom dia a todos e a todas. Eu gostaria de cumprimentar o deputado Marcos Martins pela iniciativa e agradecer aqui este momento importante e memorável que vai ficar também para a nossa história.

Eu gostaria de cumprimentar o companheiro Miguel e em nome dele todos os Sindicatos dos Metalúrgicos aqui presentes, o companheiro Paulinho, os deputados federais, o companheiro Alex da Silva, Alex da Academia, os vereadores aqui presentes, o companheiro Magrão, que é um parceiro, um amigo de trajetória.

Eu gostaria também de cumprimentar, em nome de todas as mulheres aqui, a companheira Gleidis, a companheira Teka, as companheiras Cláudia e Eliana que são as minhas companheiras de jornada dos metalúrgicos de Osasco e Região, todos os amigos e amigas, os metalúrgicos aqui presentes, os empresários aqui presentes.

Eu gostaria de dizer que hoje é um dia memorável, Marcos. Porque pensar que um Sindicato que tem em todo o seu princípio, em toda a sua história, um princípio de cidadania, um princípio de luta, um princípio de pensar a vida do trabalhador e da trabalhadora para além do seu local de trabalho. Esse sempre foi um princípio muito forte do nosso Sindicato. Um Sindicato que procurou, dentro desta estratégia, contribuir para as grandes lutas da classe trabalhadora brasileira, independente das categorias que estavam à frente disso, de contribuir para as grandes lutas das políticas públicas e das legislações que nós defendemos e sabemos o quanto elas fazem a diferença na vida de um trabalhador, de uma trabalhadora, seja de uma categoria forte e organizada, que tenha uma convenção coletiva ou seja aquela que está nascendo, está buscando o seu espaço, seu espaço de luta, seu espaço de identidade como classe trabalhadora.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região sempre abriu as portas, sempre foi um Sindicato de portas abertas para discussão política, da discussão política partidária, mas fundamentalmente para discussão da política sindical, aquela que faz melhorar e dar a qualidade de vida aos trabalhadores e trabalhadoras metalúrgica de Osasco e Região.

Então, por esta história e fazer parte dela, e muitos que estão sentados aqui hoje, tanto nesta Plenária quanto aqui em cima, fazem parte disso. Já contaram ali, já colocaram no livro da história dos metalúrgicos de Osasco e Região a sua contribuição como homem, como mulher, como metalúrgico, como operário, como aposentado, como mulher, como jovem, como negro, todos nós fazemos parte desta diversidade, desta pluralidade que representa os metalúrgicos de Osasco e Região.

Então, eu gostaria de render as minhas homenagens a esta categoria que tanto me honra, ser parte, e render as minhas homenagens ao nosso presidente Jorge Nazareno, pelo princípio, pelo caráter, pelas possibilidades que tem dado não só a nossa categoria, mas a esta diretoria, de contribuir nos vários espaços públicos e privados, de levar nossa mensagem como metalúrgico de Osasco e Região para um mundo melhor.

Muito obrigada a todos! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MARCOS MARTINS - PT - Queremos anunciar e agradecer a presença do deputado estadual Osvaldo Verginio, aqui na sessão de hoje.

Nós convidamos o Sr.Valdemar Cardoso de Andrade, coordenador patronal do Grupo 19/3 para fazer uso da palavra, por gentileza.

O Jorge já está pensando se vai anunciar aumento aí.

 

O SR. VALDEMAR ANDRADE - Já anunciaram o bom acordo que foi feito esse ano. Bom, primeiramente eu gostaria de cumprimentar o nobre deputado pela iniciativa deste evento e dizer ao Jorginho, Jorge Nazareno, presidente do Sindicato, que os presidentes dos sindicatos pelos quais eu estou aqui representando, infelizmente, não podem estar presentes, mas realmente eles têm um apreço muito grande pelo Jorginho e também pelo sindicato o qual ele hoje brilhantemente dirige.

Bom, parabéns deputado Marcos Martins por esta iniciativa. Cumprimento aqui o Paulo Pereira da Silva, presidente para mim ainda da Força Sindical, mesmo licenciado, deputado federal de grande expressão, que tem nos ajudado muito pelo seu trabalho lá em Brasília; Magrão, grande presidente da Federação dos Metalúrgicos, presidente e diretor também do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco; “Juruna”, grande secretário-geral da Força Sindical. Miguel Torres, que só para anunciar o cargo dele já levou uns 3 minutos, presidente da Força Sindical, o Tadeu Morais, secretário do estado do Trabalho hoje. Grande trabalho que está sendo realizado na Secretaria.

Meu amigo aqui, Padre, Antonio Padre; meu companheiro Dráusio Rangel; meu amigo José Carlos da Engrecon; demais companheiros, Mônica Veloso. Parabéns, Mônica, pelo seu trabalho junto à questão das mulheres que tem cada vez mais conquistado novas conquistas, diria assim, na melhoria do trabalho, na melhoria da saúde das mulheres.

Bom, Jorginho, nós já nos conhecemos há anos e diria para você o seguinte: para mim, Valdemar Andrade, é uma satisfação enorme estar aqui presente representando os sindicatos patronais e te parabenizar pelo trabalho que você faz naquele Sindicato, tanto social como sindical, reunindo as pessoas, conversando... Um dos sindicalistas que eu tenho grande apreço.

O Paulinho como deputado tem nos ajudado bastante. Precisamos melhorar as condições das indústrias, não podemos deixar nossas indústrias terminarem e o trabalho que está sendo feito aqui pela Força Sindical, com estes sindicatos.

 Parabéns, Jorginho, pelos 50 anos. Parabéns a todos por fazerem parte desta Casa. Um abraço. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MARCOS MARTINS - PT - Dando sequência a esta Sessão Solene, gostaríamos agora de convidar o Sr. Stanislaw Szermeta, representando o Instituto Zequinha Barreto. Ele é um metalúrgico tradicional lá da região.

Por gentileza, Stanislaw.

 

O SR. STANISLAW SZERMETA - Em primeiro lugar, bom dia a esta plenária, a estes trabalhadores e a estas trabalhadoras.

Em segundo lugar, quero cumprimentar a Mesa: Jorginho, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos a qual estendo todos os meus cumprimentos aos companheiros dirigentes que estão aqui.

Acho que na minha vida não fui tão prestigiado como lutador, uma diretoria combativa como Osasco na categoria onde me aposentei. Quero dizer que a luta continua: nós temos grandes desafios.

Esta homenagem é para dar um rejuvenescimento aos dirigentes, aos trabalhadores. Quero dizer que as grandes conquistas democráticas neste país só vão realmente ter um caráter de favorecer os trabalhadores se os delegados sindicais, se as comissões de fábricas forem legalizadas. Este momento que estamos vivendo, o ataque que os trabalhadores estão sofrendo, o fator previdenciário é uma maldição. Os governos dizem que vão dar uma melhoria, mas quando assumem, não cumprem o compromisso.

Nós temos aí a precarização: a Lei nº 4.330 que terceiriza, se for aprovada, vai enfraquecer a luta dos trabalhadores e o papel do sindicato.

Eu quero dizer o quanto é importante inserir os trabalhadores no processo democrático, mas inserir concretamente, inserir do ponto de vista da sua expressão, da sua voz e nós precisamos é avançar nisso.

Muitas coisas avançaram, mas nós estamos vendo que neste momento muita coisa começa a regredir. As 40 horas, esta é uma questão que nós vamos ficar atrasados se nós não avançarmos. E vou dizer uma coisa para vocês: deixar na mão do capital, deixar na mão da boa vontade dos patrões? Nós estamos vendo o que está acontecendo na Europa: é regressão! Então, os trabalhadores quando fazem este evento, quando o Sindicato combativo como o de Osasco traz os trabalhadores aqui não é para fazer só a questão da festa, é para dizer o seguinte: nós temos que juntar as nossas forças para realmente não perder aquilo que nós já conquistamos. E o Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco tem demonstrado este combate diuturno e nós confiamos que, com lutas, com os trabalhadores organizados na base, nós vamos conquistar a democracia.

E a última coisa que eu quero dizer é que a democracia neste país só se conquista com a inserção das mulheres. Não é possível colocar na campanha eleitoral as mulheres só como figurantes. Nós precisamos avançar com a verdadeira representação das mulheres, mas uma representação clara, participativa e que seja realmente partilhada.

Quando as mulheres forem participar das eleições,que elas tenham a sua quota: se é 20, se é 30, se é 50%, elas têm que ter o seu lugar. É isso que eu chamo de liberdade, de democracia e de avanço quando setores realmente organizados participam efetivamente. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MARCOS MARTINS - PT - Dando sequência, convidamos o próximo orador, Sr. João Carlos Gonçalves “Juruna”, que é o secretário-geral da Força Sindical.

Por gentileza, João Carlos.

 

O SR. JOÃO CARLOS GONÇALVES - Bom dia aos companheiros e companheiras! Quero saudar o nosso presidente e companheiro Jorginho; nosso presidente da Federação, companheiro Magrão; nosso deputado federal, companheiro Paulinho; Miguel, nosso presidente; e saúdo também o Marcos Martins, deputado estadual, por esta iniciativa. Saúdo os empresários, a presença do Dráusio, negociador do setor metalúrgico.

Hoje estar aqui em comemoração aos 50 anos ... Quantas pessoas não tinham entrado aqui? Levantem a mão, por favor. Eu quero fazer deste gesto as palavras que o Stanislaw nos colocou aqui: não basta eleger apenas os deputados estaduais e federais. É importante termos sindicatos fortes, sindicatos organizados, federações e confederações.

 É importante que os trabalhadores tenham o seu espaço, quer seja aqui na Assembleia, quer seja nos locais de trabalho e Osasco, Guarulhos, São Bernardo. Eles vêm também de uma origem não apenas porque quisemos fazer um novo sindicato. Os sindicatos nasceram porque também estava havendo mudanças econômicas naquele momento histórico: o fortalecimento das indústrias automobilísticas ali na região da Anchieta fez com que os bairros periféricos, ou melhor, as cidades periféricas, como Guarulhos e Osasco se desmembrassem de São Paulo, do ponto de vista sindical, se fortalecessem com a introdução de grandes empresas para suprir autopeças, suprir as indústrias automobilísticas que montavam os carros lá na região do ABC. E com isso forjou vários companheiros e companheiras que vieram à luta, que estão na luta e do qual nós estamos comemorando aqui 50 anos. Companheiros e companheiras que, ao longo destes anos, se confundiram até com a história do Brasil.

Logo depois do nascimento do Sindicato de Osasco, 1963/1964, temos um golpe militar que prende a diretoria toda do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e de Guarulhos, com a intervenção sindical pela ditadura. Mas a partir disso, não foi uma questão de colocarmos para baixo. Mostrou Osasco, mostrou Guarulhos, mostrou São Paulo e mostrou a sociedade que não queriam aquele regime e a luta democrática faz com que nós hoje trabalhadores, como a maioria aqui levantou a mão, estejamos aqui dentro. Esta é uma conquista, não é apenas esta conquista que queremos, não é apenas eleger um representante na Câmara Federal, ou representantes na Câmara Federal ou à presidente da República. É importante que nós tenhamos um espaço de fortalecimento dos sindicatos, num ambiente de trabalho, com a democratização também do espaço no local do trabalho com os delegados sindicais, com as comissões e comitês de empresas.

E nós sabemos que Osasco fez este percurso de luta em 1968. Faz esta organização no seu ambiente e, mais do que isso, o Sindicato de Osasco é lembrado por suas lutas, do ponto de vista do interesse dos trabalhadores na área da saúde, na área da cidadania, no Eremim, que é um espaço onde as crianças têm um tratamento digno como deveria ser feito por todas as prefeituras de nosso país.

 Lembro aqui, na pessoa da nossa companheira Mônica, a primeira mulher presidente do Dieese, que foi eleita pelos trabalhadores tanto da Força Sindical, como da CUT, como da UGT, que também dignifica o nome do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco.

Por isso, Jorginho, é com carinho que viemos aqui, como metalúrgicos de São Paulo, como secretário-geral da Força Sindical, parabenizar o Sindicato de Osasco, que é um exemplo de organização às categorias do Brasil.

Viva os metalúrgicos de Osasco! (Palmas.) Viva o Sindicato! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MARCOS MARTINS - PT - Dando sequência à Sessão Solene em homenagem ao Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região pelos seus 50 anos, gostaríamos de solicitar ao deputado Osvaldo Verginio que pudesse dar uma rápida saudação.

 

O SR. OSVALDO VERGINIO - PSD - Muito bom dia a todos! Para mim é um alegria muito grande estarmos aqui hoje.

Quero cumprimentar este grande deputado, uma pessoa que realmente tem valor, uma pessoa que valoriza o Sindicato, Marcos Martins, um grande guerreiro, uma pessoa que tem trabalhado na causa também das pessoas que muito lutam por um melhor país, um melhor estado, um melhor município.

Parabéns, Marcos, pelo seu trabalho, pela sua dignidade como homem, como pai de família e como uma pessoa sincera.

Eu quero cumprimentar aqui o Jorginho, grande presidente. Jorginho é uma pessoa que realmente faz acontecer na cidade de Osasco, faz com que as coisas andem da forma que devem andar.

Meu caro Magrão, presidente da Federação, grande deputado federal, grande companheiro, uma pessoa que eu aprendi - que é o meu padrinho político - e também o Paulinho, que é um grande deputado, pessoa que realmente sabe trabalhar como político, como sindicalista e sabe trabalhar com as pessoas, com o ser humano.

E vocês todos, sindicalistas. Também o Valmir Prascidelli, vice-prefeito de Osasco, é um grande companheiro nosso, uma pessoa que tem trabalhado muito pela cidade. Clemente, você é um grande companheiro. A Mônica, nosso vereador também aqui, o Alex e todos aqui presentes de Guarulhos, Osasco, quero dizer que o sindicato hoje é uma alma viva, o que realmente busca os direitos das pessoas. A gente percebe tudo isso em todos os cantos do estado de São Paulo, do Brasil. Onde tiver realmente manifestações boas, concretas, para o bem da população, para o bem da sociedade, está ali o Sindicato dos Metalúrgicos.

Então, por isso eu fico feliz, Jorginho. Este Sindicato de Osasco, quase tem a mesma idade da cidade de Osasco, e está ali firme, junto com a cidade de Osasco, no crescimento, atendendo as pessoas, lutando.

Eu falo aqui, Mônica, em seu nome pelas mulheres, que estão juntas também, guerrilhando, melhorando a cidade de Osasco, melhorando a cidade de Guarulhos. Isso que é importante: os valores. Buscar resgatar os valores para nós. É isso que nós precisamos sempre fazer. Fazer valer aquilo que está escrito na Constituição Federal, Paulinho, que é o mais importante.

Então, parabéns! Parabéns, Marcos Martins, por esta iniciativa. Parabéns, Jorginho, grande companheiro. Cavalo... Que Deus abençoe vocês e continuem sempre com esta força porque é o Sindicato que hoje ainda mantém viva esta tradição de realmente buscar os direitos do cidadão e do trabalhador.

Parabéns a todos vocês! Que Deus abençoe a cada um! Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MARCOS MARTINS - PT - Dando sequência, convidamos para fazer uso da palavra, o Sr. Cláudio Magrão, presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo e 1º vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região; e ex-deputado federal, por gentileza.

 

O SR. CLÁUDIO MAGRÃO - Eu queria cumprimentar, em primeiro lugar, o presidente desta Sessão e deputado estadual, o companheiro Marcos Martins, pela sua iniciativa.

Muito bem lembrado este momento importante por que passa este Sindicato, um Sindicato que sempre foi a vanguarda do movimento sindical brasileiro.

Companheiro Jorginho, companheiro Paulinho, companheiro “Juruna”, companheiro Prascidelli, companheiro e deputado Osvaldo, empresários aqui presentes, o Sr. José, que é o fundador da Engregon, uma grande empresa lá em Osasco, lá em Santana de Parnaíba; companheiro “Cabeça”, Padre, Mônica, Stanislaw - Stanislaw sempre a lenda. E o Stanislaw colocou aqui algumas coisas muito importantes. A história ninguém apaga, a história que tem 50 anos de fundação deste Sindicato, que foi subsede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, como foi Guarulhos também subsede de São Paulo e depois São Bernardo do Campo, que também era subsede dos Metalúrgicos de São Paulo.

Então, esta história de 50 anos não se apaga. Esta história de 50 anos nós temos que preservar porque, hoje em dia, nós temos uma categoria que diminuiu muito, mas temos uma categoria ativa, uma categoria que participa do movimento sindical.

Eu vejo aqui com muita satisfação companheiros daquela época, companheiros de 30, 40, 50 anos atrás. Eu fui metalúrgico, entrei na Brown Boveri em 1966. Apesar de ter este rosto jovem aqui, eu estou com 63 anos de idade, mas bem vivido e bem participativo dentro do movimento sindical.

O Stanislaw colocou dois pontos importantes aqui. O retrocesso está começando a vir mesmo. O retrocesso com a terceirização, o retrocesso com o fator previdenciário, que são pontos importantes para o trabalhador brasileiro, são pontos importantes aqueles companheiros que contribuíram para o engrandecimento desta Nação e hoje são massacrados com a sua aposentadoria. Temos a questão das 40 horas semanais. Graças aos metalúrgicos do Estado de São Paulo, o Brasil tem hoje 44 horas semanais porque esta luta partiu do Sindicato dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo: a conquista das 44 horas semanais.

Foi um trabalho duro, um trabalho cansativo, um trabalho participativo, mas um trabalho que deu resultado e hoje todos os trabalhadores brasileiros fazem 44 horas semanais. Graça a esta luta que foi desenvolvida aqui no Estado de São Paulo, empresa por empresa, conquista dura, mas nós chegamos nas 44 horas semanais. E desde que eu me conheço por gente, desde que eu me conheço por metalúrgico, há a reivindicação de 40 horas semanais, Stanislaw. Até hoje, eu com 63 anos, estamos reivindicando as 40 horas semanais.

Então, a luta do trabalhador é eterna. As conquistas dos trabalhadores são eternas. Você perde uma coisa e ganha outra, mas a luta é eterna. E graças à luta dos metalúrgicos do Estado de São Paulo. Graças à luta deste Sindicato, Jorginho, do qual você hoje é presidente, desta diretoria, e principalmente da categoria metalúrgica do nosso Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região.

Então, nada mais justo, Marcos, de você ter homenageado esta data tão importante, que é os 50 anos deste Sindicato. Um Sindicato de vanguarda, um Sindicato que foi o primeiro sindicato do Brasil que teve a intervenção do Regime Militar.Com a ditadura dentro do nosso Sindicato e o Sindicato se levantou com aquela grande greve lá na Cobrasma. Hoje, estamos num sindicato que não mexe só com a questão trabalhista. Nós temos um sindicato que mexe na questão social com o projeto Eremim. O projeto Eremim é um projeto maravilhoso. Já ganhou vários prêmios pela sua participação e pelo o que faz este projeto e para esta categoria é muito importante, e por esta diretoria, que eu tenho orgulho de pertencer a ela.

Metalúrgicos de Osasco, parabéns! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MARCOS MARTINS - PT - Dando sequência, o próximo convidado a fazer uso da palavra é o vice-prefeito de Osasco Sr. Valmir Prascidelli e aproveitamos para mandar um abraço fraterno ao prefeito Jorge Lapas.

Por gentileza, Valmir.

 

O SR. VALMR PRASCIDELLI - Bom dia a todos e a todas! Queria dar o meu bom-dia especial ao presidente da Sessão, nosso deputado Marcos Martins, um batalhador pela causa dos trabalhadores e defensor do conjunto dos trabalhadores nos seus diversos direitos e aspectos. Saúdo o Jorginho, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, uma pessoa que tem ensinado muitos dirigentes a necessidade da presença constante na porta de fábrica; o Magrão, nosso companheiro também, ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, ex-deputado federal, hoje vice -presidente do Sindicato e presidente da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos também que apesar dos seus 63 anos como ele está dizendo, ainda continua lutando firme e forte pelos trabalhadores metalúrgicos; em especial Paulinho, nosso deputado federal, também dirigente sindical, e “Juruna”, dirigente sindical da Força Sindical.

Queria saudar toda a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos, em nome do Clemente, que também é um histórico lutador pelas causas dos trabalhadores metalúrgicos, em especial dos trabalhadores que sofrem acidente de trabalho. Talvez o Clemente tenha sido um dos primeiros dirigentes sindicais do Brasil a fazer desta luta uma luta importante e transformou este Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco em referência nesta causa.

Em seu nome, eu gostaria de saudar toda a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos e saudar o Stanislaw Szermeta. E em nome do Stan quero saudar todos os trabalhadores e trabalhadoras metalúrgicos aqui presentes.

Quero deixar aqui um abraço nosso ao prefeito Jorge Lapas, que não pôde estar presente, e pediu que eu transmitisse a você e ao Jorginho um abraço. Mas quero dizer que esta solenidade não é apenas uma solenidade que faz uma homenagem, presta uma homenagem à instituição do Sindicato dos Metalúrgicos, mas que esta homenagem, Marcos, talvez seja às centenas, aos milhares de trabalhadores que ousaram ao longo destes 50 anos, erguer a sua cabeça e lutar pelos seus direitos e lutar por uma melhor qualidade de vida.

Eu tenho um orgulho danado de utilizar a palavra, num evento como este, como vice-prefeito da cidade de Osasco. Um Sindicato que é referência para o país inteiro. Mas maior orgulho do que este é o orgulho de ter aprendido grande parte do que eu sei hoje na vida no chão de fábrica das indústrias metalúrgicas de Osasco e acompanhando, junto com Magrão, Jorginho, Clemente, Stanislaw e outros tantos metalúrgicos a luta dos trabalhadores metalúrgicos da nossa cidade e da nossa região. Isso é o que me dá o maior orgulho de hoje ser o vice-prefeito da cidade de Osasco.

Eu digo isso porque este Sindicato, estes trabalhadores metalúrgicos de Osasco e da Região foram pioneiros em muitas causas. Eu citei agora a causa do Clemente. Mas foram pioneiros na luta pela liberdade no período mais duro de sofrimento do país. Foram pioneiros em mostrar que o movimento sindical tinha que ir além da luta pela melhoria da qualidade de trabalho e salário, tinha que integrar a luta pela condição social das mais diversas esferas da sociedade, da nossa sociedade, pela luta pela melhoria da qualidade de vida das pessoas como um todo, independente ou não de terem carteira assinada, porque muitas vezes acabam tendo a exclusão social em função da desigualdade que ainda persiste em existir em nosso país.

Então, talvez hoje, esta homenagem seja a homenagem que faça despertar na consciência de todos nós, que ainda apesar de termos avançado muito, no que chamamos de democracia, ainda persiste e ocupado espaços institucionais importantes, talvez até como este. Eu estava ali cochichando com o “Juruna”. Certamente, para muitos de vocês que estão pela primeira vez aqui há um sentimento de imponência muito grande, um distanciamento daqui da Mesa com o plenário. Então, por mais que a gente tenha ocupado ainda espaços institucionais, eu sou daqueles que acha que eventos como este tem de despertar em nós ainda a consciência de classe, a consciência de que persiste uma luta na nossa sociedade, que é uma luta de classe e que não há outra alternativa para o conjunto dos trabalhadores senão lutar incansavelmente, incessantemente, para que a gente tenha melhor qualidade de vida, para que a gente não regrida nas conquistas obtidas ao longo de muitos anos de luta e para que a gente avance naquelas históricas e já referidas aqui, e que só acontecerá se os trabalhadores continuarem organizados, defendendo as suas instituições, como é o Sindicato dos Metalúrgicos, mas persistindo na luta por uma vida melhor.

Então, um bom dia a todos, um grande abraço e parabéns ao Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MARCOS MARTINS - PT - Dando sequência, vamos convidar nosso próximo orador, o Sr. Paulo Pereira da Silva, deputado federal.

Por gentileza, Paulinho. (Palmas.)

 

O SR. PAULO PEREIRA DA SILVA - Quero cumprimentar a todas companheiras e todos companheiros.

Vejo aqui o pessoal falando, um por um das pessoas que estão aqui. Tem tanta autoridade aqui e aí eu lembrei-me de uma piada de um prefeito do Nordeste . Toda vez que ele ia falar, Magrão, ele falava um por um e contava uma história do cara ainda. Demorava 2 horas só para apresentar a Mesa. Depois falava mais 2 horas ainda. Um dia ele foi fazer isso perto do governador, que falou: “Prefeito, ninguém aguenta um negócio desses! Você vai em uma escola e fala ‘professores e alunos’ e está bom! Você vai em uma fábrica e fala ‘trabalhadores e empresários’ e está bom!”. Ele falou: “Tá legal.” Passou um tempo, ele foi fazer uma outra inauguração e convidou o governador. Era em um cemitério. Aí ele chegou, ficou pensando em como cumprimentar, Marcos Martins, e cumprimentou da seguinte maneira: “Conterrâneos e subterrâneos.” (Risos.) Resolveu o problema.

Mas queria cumprimentar aqui em especial o Jorginho, nosso presidente, não vou dizer eterno porque ele não é tão assim, e queria cumprimentar a todos e pedir licença às nossas mulheres e autoridades para cumprimentar a Carmem Lúcia, que tanto trabalhou pelo Dieese, pelo Centro de Memória (Palmas.) Fazia muito tempo que não a via.

Também peço licença aos companheiros para cumprimentar o Stanislaw. Conheci o Stanislaw em 1978. É lógico que ele já era ali um militante muito mais antigo do que eu. Eu estava começando em 1977/1978 em uma greve que nós tínhamos feito. Várias fábricas aqui de São Paulo paralisaram e tinha uma assembleia em uma igreja, que era o único lugar que a gente conseguia fazer a assembleia. Então, Stanislaw, é um prazer em revê-lo. Fazia muito tempo que eu não te via.

É lógico que eu tenho que cumprimentar o Marcos Martins pela brilhante iniciativa de fazer aqui uma homenagem aos metalúrgicos de Osasco.

E lógico através do meu presidente, aí sim, eterno presidente dos Metalúrgicos de Osasco e da Federação, companheiro Magrão, quero cumprimentar a todos aqui da Mesa.

Marcos Martins, você sabe que toda vez que eu venho aqui eu reclamo disto assim como o nosso prefeito também falou. Eu acho que vocês deveriam fazer uma pressão para mudar isto aqui. Isto deve ter sido feito na época da ditadura. Eu me sinto mal em estar aqui em cima. Não é o povo que fica ali, são os deputados. É um negócio muito longe do povo. Acho que o presidente poderia derrubar esta coisa aqui e fazer uma Mesa ali embaixo perto das pessoas, mas fazer o quê? Lá em Brasília é um pouco diferente.

Queria fazer uma saudação especial ao Jorginho porque este Sindicato tem uma história de lutas, que começou lá em 1963, provavelmente um pouco antes, com os militantes tentando organizar o seu sindicato junto com Guarulhos, num acordo com os metalúrgicos de São Paulo. E o que era uma subsede virou um sindicato. E esse sindicato você não mede pelo tamanho, embora o Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco seja um grande sindicato em número de trabalhadores, mas você mede pela quantidade de lutas que este Sindicato faz.

Falamos muito de 1968 porque, de certa maneira, foi o grande fato histórico de 1968 comandado pelo nosso companheiro Zé Ibrahim que a gente tem na memória. Mas este Sindicato participou de todas as lutas que os trabalhadores fizeram durante este período todo.

Eu estava aqui comentando com o Magrão que a redução da jornada de trabalho de 48 para 44 foi conquista, primeiro, dos metalúrgicos de Osasco, São Paulo, Guarulhos e São Bernardo. Foram estes quatro sindicatos que paralisaram em 1985 as suas fábricas para conquistar as 44 horas semanais, mas em 1988 - na Constituição de 1988 - este Sindicato foi o sindicato que comandou junto com um grupo de sindicalistas uma série de modificações que já estavam nas nossas convenções. Por exemplo, 40% da multa do Fundo de Garantia, que era só 10%, 30% de 1/3 de férias, 120 dias de licença-maternidade, e até conseguimos cinco dias para o marido para cuidar das crianças (cinco dias de licença-paternidade).

Enfim, então este Sindicato tem uma história, não só neste período, mas de todas essas lutas que travamos. O Sindicato cuida bem da sua categoria nas negociações aqui, e os nossos companheiros Peninha e o Dráusio, nos demais sindicatos patronais, cuidam das negociações, cuidam da luta geral - ou seja - em defesa dos trabalhadores do Brasil.

 Em todas as manifestações que têm, este Sindicato é um dos primeiros a estar na frente. Veja, por exemplo, na mudança da política salarial do salário mínimo foram os metalúrgicos de Osasco que estiveram, junto com a Força Sindical, com as demais centrais, para que todos os trabalhadores - inclusive aqueles que não são representados por nós - pudessem ter um salário melhor. E está na luta, em defesa das nossas causas, da redução da jornada para 40 horas, da questão de regulamentação da terceirização desde que os trabalhadores terceirizados tenham os seus direitos preservados, da questão do aumento dos aposentados, deste maldito fator previdenciário que lamentavelmente a gente não consegue fazer votar.

Quero dizer a vocês que o meu Partido Solidariedade começa a obstrução a partir de amanhã na Câmara Federal para exigir a votação do fim do fator previdenciário. Esta é uma decisão que nós já tomamos, a nossa bancada, para impedir as votações para garantir a votação do fim do fator. (Palmas.)

Enfim, este é um Sindicato que se mede pela luta que travou durante estes 50 anos. Cinquenta anos de lutas e conquistas. Os trabalhadores de Osasco estão muito bem representados e a sua diretoria que está aqui representa estes trabalhadores em nível nacional nas lutas mais gerais dos trabalhadores.

Então, Jorginho, parabéns pelo seu trabalho, parabéns pela sua condução. Parabéns à diretoria e quero dizer que eu tenho muito orgulho de ter participado junto com vocês desta luta toda. Estou licenciado da Força, assumi a presidência do Solidariedade e quero continuar trabalhando junto para que a gente possa ter uma vida melhor.

Eu estava falando aqui com o Magrão que este projeto das 40 horas está há 18 anos parado na Câmara. Parado não, ele anda... Não anda meio metro por dia. Até chegar ao plenário vai ser duro.

Eu estou pensando em apresentar um projeto para que a gente não trabalhe às segundas-feiras de manhã, que dá exatamente quatro horas. Estou perguntando para as pessoas e as pessoas não gostam muito de trabalhar às segundas-feiras. (Risos.) Então, eu falei que só tem um jeito de fazer o povo entrar nesta briga - o Dráusio vai ficar bravo aqui atrás: é apresentar um projeto para que as pessoas não trabalhem às segundas de manhã, e talvez a gente consiga atrair este povo todo para lutar pelas 40 horas. Porque se você não trabalha até meio-dia dá exatamente as 4 horas que nós queremos reduzir.

O “Cabeça” está perguntando se o pessoal aceita esta proposta. Quem aceita, levanta o braço, por favor. (Risos.) Aprovado! Vou apresentar esta semana, então.

Obrigado, pessoal! Parabéns, Jorginho! Parabéns, Marcos Martins! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MARCOS MARTINS - PT - Dando sequência à solenidade, o próximo orador a fazer uso da palavra é o nosso querido amigo, Sr. Jorge Nazareno, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região.

Por gentileza, Jorginho. (Palmas.) O microfone é seu.

 

O SR. JORGE NAZARENO - Muito bom dia todos companheiros e companheiras. Nadalini, eu sei que gostou desta última proposta do Paulinho. (Risos.) Então, ele já pode apresentar amanhã.

Antes de iniciar a nossa fala aqui, eu queria prestar uma homenagem ao Marcos Martins e entregar-lhe uma placa para ele guardar de recordação deste dia, uma lembrança do Sindicato dos Metalúrgicos.

Por favor, Marcos.

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. JORGE NAZARENO - Muito obrigado, Marcão, por tudo o que você tem feito pelos trabalhadores e pela nossa categoria. (Palmas.)

Vou ler para o Marcos: “A diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região agradece ao mandato do deputado Marcos Martins pelo Ato Solene aos 50 anos desta Entidade. Osasco, 18 de novembro de 2013”.

Bom, gente, antes de mais nada, quero agradecer a presença de cada um e de cada uma das companheiras que compareceram aqui no dia de hoje.

Como foi perguntado pelo “Juruna”, muitos, a grande maioria, pela primeira vez, têm a oportunidade de acessar este plenário. Talvez alguns já tenham acessado outros espaços aqui da Assembleia Legislativa e hoje podem acessar este plenário, onde acontecem as votações aqui da Assembleia Legislativa que discute as leis, discute os problemas do Estado de São Paulo.

A gente tem um olhar muito voltado para Brasília e, às vezes, até mais para as nossas Câmaras Municipais do que para a Assembleia Legislativa, mas aqui se realizam importantes debates, e aqui se discutem importantes temas de interesse do povo de São Paulo.

Neste momento, há uma discussão, por exemplo, sobre a situação das licitações, a forma como foram conduzidos os processos de construção do Metrô de São Paulo. É uma discussão que tem avançando muito pouco nesta Assembleia Legislativa e que interessa a todos os paulistas, interessa a todos aqueles que moram em São Paulo, interessa ao Brasil saber o que se deu neste processo que tanto prejuízo trouxe ao povo de São Paulo. Então, nós gostaríamos que isso pudesse avançar aqui dentro.

A ideia, muito bem sugerida pelo Marcos, da gente poder utilizar este espaço é no sentido de revigorar mesmo a nossa luta como bem disse o Stanislaw.

Muito já foi feito. Paulinho lembrou muito bem muitas das nossas conquistas. A gente sempre vai ter um sindicato, como o nosso, que teve um marco na sua história por conta do enfrentamento à ditadura militar. É evidente que isso vai ficar marcado eternamente nas nossas mentes, nas ações do Sindicato, nos registros do nosso Sindicato. Esta é uma página muito importante da história do nosso Sindicato e nós vamos mantê-la sempre muito viva para que as pessoas saibam que num determinado período da luta sindical, da história do nosso país, nós passamos por privações dos nossos direitos. E ter o Sindicato, ter seus diretores à época envolvidos nesta luta para que nós pudéssemos almejar a democracia, foi muito importante e ainda é importante porque este é um processo em construção.

Aqui hoje nós temos a presença de vários companheiros e companheiras aposentados que frequentam o nosso Sindicato, que participam de várias atividades. Hoje, seguramente, alguns têm mais que os 63 que o Magrão tem, vão ter 70, vão ter quase 80 anos. As pessoas que estão aqui hoje viram muito da história do nosso país, o que aconteceu, os problemas pelos quais nós passamos e os avanços que nós tivemos.

Neste momento em que a gente vê algumas coisas regredindo, é importante que cada um de nós possamos refletir. O que nós queremos? Como é que a gente vê algum deputado que defende, por exemplo, a modificação na Norma Regulamentadora nº 12 -que foi tão difícil de escrever, tão difícil de se construir uma proposta conjunta, inclusive com os sindicatos patronais e que hoje a gente sabe que têm deputados que defendem que sofra alterações e que não é para melhorar, é para piorar as condições de trabalho, as condições de segurança e saúde dos trabalhadores nas empresas?

Então, nós temos que olhar para tudo isso e esse é um espaço, não só pelo espaço físico, mas também por tudo aquilo que a TV Assembleia alcança: os lares que vão chegar, as câmeras que vão chegar, os debates que podem ser produzidos a partir de uma Sessão Solene, com a fala do Paulinho, com a fala do Stanislaw, que foi oposição ao sindicato... A diretoria dos Sindicatos dos Metalúrgicos de Osasco fez oposição à diretoria do Magrão, mas nunca fez oposição ao Sindicato. Sempre esteve juntos nas batalhas.

Em todas as atividades que o Sindicato tem para refletir sobre a sua luta, para discutir o futuro do nosso Sindicato, eu faço questão que ele esteja presente, para que ele possa fazer uso da palavra e fale o que bem entender porque isso nos serve de referência. Para a gente pensar o que nós queremos, o sindicato que nós queremos, que sociedade nós queremos. E é nesse sentido que a gente comemora os 50 anos, com a participação dos delegados sindicais, com a participação das mulheres Sindmetal, com a participação daqueles que ajudam a construir a história do nosso sindicato. O Marcos Martins, o Paulinho, o Miguel, o “Juruna”, o “Cabeça”, todos aqueles que, de uma forma ou de outra, ajudam a fortalecer a luta dos trabalhadores. E também aqueles que a gente discute no dia a dia porque se nós temos 44 horas antes, também foi fruto de negociação, foi fruto também de cederem e aí entra um jovem negociador, o Dráusio Rangel. Quando o Paulinho ainda estava pensando em entrar no sindicato, o Dráusio já negociava com o “Joaquinzão”, mas contribuiu para que pudéssemos chegar a isso porque houve necessidade de ceder. (Risos.)

Se a gente tem 44 horas, deve-se ao Nadalini que também contribuiu para que isso pudesse acontecer.

Então, nós temos espaço para avançar. O que nós não podemos admitir é que de fato haja retrocesso e isso só vai acontecer se nós realmente não estivermos acompanhando de perto tudo o que acontece.

Então, quero reforçar aos companheiros, às companheiras, aos trabalhadores e às trabalhadoras metalúrgicas de Osasco e Região: não percam a referência do Sindicato, participem ativamente do Sindicato, participem das assembleias, participem das discussões que a gente faz, participem do dia a dia do sindicato. Sejam, acima de tudo, aqueles que vão indicar para o Sindicato quais são os melhores caminhos que a gente tem a seguir. É assim que a gente constrói um Sindicato forte. É assim que a gente faz com que a luta dos trabalhadores e das trabalhadoras possa avançar.

Então, a gente conclama aos companheiros: estejam presentes! E aqueles que nos assistem que participem de seus sindicatos também, seja ele bancário, seja ele químico, seja ele têxtil, acompanhe porque é importante estar presente e isso não se dá só em uma negociação salarial, que é um importante momento do nosso Sindicato, mas isso tem que se dar no dia a dia. Onde o Sindicato está? O Sindicato não pode ser só porta de fábrica, o Sindicato tem que ser muito mais do que isso. Ele tem que estar lá dentro, com a organização no local de trabalho, mas ele tem que estar na comunidade porque os trabalhadores e as trabalhadoras antes de mais nada moram num bairro e têm uma série de carências que o Sindicato pode ajudar a organizar esta luta no dia a dia dos trabalhadores em suas comunidades. Agora para isso é necessário que haja participação.

Então, eu quero mais uma vez agradecer a presença de cada um, agradecer as presenças ilustres que nós temos aqui hoje e que puderam abrilhantar este evento para todos nós, e que a gente possa continuar avançando em nossa luta.

Muito obrigado pela muita luta e pela muita disposição para que a gente possa refletir sobre tudo aquilo que acontece no nosso país. Que a gente não rasgue as páginas da nossa história. Muita gente batalhou para que a gente chegasse até aqui e às vezes a crueldade de alguns meios faz com que alguns sejam lembrados talvez por algum deslize na vida, mas esquecem do conjunto da obra. E a gente tem que pensar que a história de uma cidade, que é a história da humanidade, não pode se medir por um ato isolado, mas pelo conjunto da obra que cada um pode contribuir para que o nosso país avance para que a gente atinja os objetivos que a gente imaginou ao longo da nossa vida.

Um bom dia a todos. Que nós possamos cada vez mais ver um país melhor, um país soberano, um país democrático. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MARCOS MARTINS - PT - Aproveitando a oportunidade, eu gostaria também, em respeito a todos os diretores do Sindicato, diretoras, todos os amigos metalúrgicos desta categoria valorosa, já que recebi um cartão do Jorge, meu querido amigo aqui. Tem um cartãozinho também que nós fizemos. Gostaria de passar para o Jorge, representando toda a diretoria aí. E diz o seguinte: “Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, o deputado estadual Marcos Martins e a Assembleia Legislativa de São Paulo homenageiam o Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região pelos 50 anos de história, marcados por dedicação, a luta em defesa dos direitos dos trabalhadores. São Paulo, 18 de novembro de 2013.” (Palmas.)

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece as autoridades, a minha equipe, aos funcionários do serviço de Som, Taquigrafia, do serviço de Atas, do Cerimonial, da Secretaria-Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Legislativa e das Assessorias Policiais Civil e Militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade e declaro encerrada a presente Sessão, antes porém, convido a todos para um coquetel que será serviço no Hall Monumental.

Um grande abraço a todos! Muito obrigado pela presença e viva os metalúrgicos! (Palmas.)

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 54 minutos.

 

* * *