http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

22 DE NOVEMBRO DE 2013

069ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM À ABADS - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - PELOS SEUS 61 ANOS DE HISTÓRIA

 

Presidentes: GILMACI SANTOS e MILTON VIEIRA

 

RESUMO

1 - GILMACI SANTOS

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Gilmaci Santos, na direção dos trabalhos, para "Prestar Homenagem à Abads - Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social pelos seus 61 anos de história". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Saúda os presentes. Reconhece a importância do trabalho desenvolvido pela entidade homenageada. Cumprimenta autoridades. Anuncia a exibição de vídeo institucional.

 

2 - SEBASTIÃO SANTOS

Deputado Estadual, saúda os presentes. Cumprimenta a Presidente da entidade, Senhora Grace Pereira, a quem parabeniza pela excelência do trabalho realizado na Abads. Destaca o orgulho em prestar a homenagem à instituição que, a seu ver, traz dignidade às pessoas atendidas. Manifesta apoio à entidade, em nome de todos os parlamentares.

 

3 - MILTON VIEIRA

Deputado Estadual, enaltece o trabalho da entidade em prol de mais de 700 crianças e seus familiares. Lê trecho de declaração da Presidente Grace Pereira, em cartilha da instituição. Tece elogios à atuação da Senhora Grace. Apela ao Governo do Estado e ao Prefeito da Capital que destinem mais recursos para a área de assistência social. Enfatiza o amor e o respeito ao próximo, os pilares que sustentam o trabalho da Abads. Clama por mais parceiros, que se engajem na luta da associação.

 

4 - PRESIDENTE GILMACI SANTOS

Anuncia a apresentação musical de alunos da instituição.

 

5 - JOYCE HENRIQUES

Mestre de Cerimônias, convida os alunos, intérpretes dos cantores Elvis Presley, Latino, Sidney Magal e da personagem mirim, Maria Joaquina, para a apresentação de seus números artísticos.

 

6 - LUCIANA CRISTINA THEODORO

Mãe da aluna Sara Pina, conta a história de sua filha, que nascera com autismo. Destaca o avanço de Sara, nos dois anos de tratamento. Fala da alegria de ver as conquistas da pequena.

 

7 - ESTHER PEREIRA DOS SANTOS

Mãe do aluno Vitor Moura, fala da importância da Abads no desenvolvimento emocional e psicológico de seu filho Vitor, de 10 anos. Agradece a instituição pelo trabalho realizado junto às crianças com necessidades especiais. Ressalta o apoio psicológico concedido também aos familiares de crianças com limitações. Destaca a superação dos atendidos.

 

8 - ANA CELMA OLINDA

Mãe do aluno Raul Olinda, emociona-se ao narrar sua chegada à Abads com o filho no colo, sem andar e sem falar. Manifesta gratidão à entidade, pela evolução do filho.

 

9 - ADRIANA UÊDA

Mãe do aluno Guilherme Uêda, discorre sobre a síndrome de Guilherme. Ressalta que o fato de seu filho ter nascido com diferenças, para ela, não é problema. Lamenta, sim, a dificuldade de inserção de crianças especiais em escolas regulares. Destaca a ajuda da Abads na formação e educação de crianças especiais. Afirma que na Abads o "ser diferente" é tido como normal.

 

10 - LUCIENE BELO FERREIRA

Mãe dos alunos Gabriel, Leonardo e Lucas, fala de sua longa tentativa de inserir os filhos em escolas regulares. Destaca sua frustração diante do despreparo de profissionais no atendimento a crianças especiais. Enfatiza evolução comportamental e social de seus filhos, além da alfabetização pela qual eles passaram.

 

11 - PAIVA JÚNIOR

Jornalista e pai do aluno Giovani, apresenta obra literária sobre o autismo, da qual é autor. Parabeniza a Abads pela inclusão de autistas em seu rol de crianças atendidas. Lamenta a falta de conhecimento sobre a síndrome, inclusive por parte de médicos. Tece críticas à corrupção no Brasil.

 

12 - PRESIDENTE GILMACI SANTOS

Anuncia a apresentação de vídeo com o depoimento da mãe da aluna Sara, que não pôde comparecer. Ressalta a força de pais de crianças especiais. Parabeniza a Abads pelo apoio concedido às famílias. Anuncia apresentações de dança.

 

13 - PATRÍCIA COSTA

Em nome da Associação de Mulheres Cristãs/AMC, fala da parceria entre a AMC e a Abads, em torno da inclusão social de crianças especiais. Ressalta a seriedade do trabalho desenvolvido. Cita os projetos da Abads. Parabeniza a entidade pelos seus 61 anos.

 

14 - IONICE SILVA

Do Instituto Ressoar, parabeniza a entidade pelo aniversário. Destaca a atuação da Presidente da Abads. Fala de sua emoção diante da superação das crianças atendidas.

 

15 - ZACARIAS PAGNANELI

Diretor Executivo Nacional de Relações Institucionais, representando o Presidente da TV Record, Luis Claudio Costa, parabeniza a entidade pelo trabalho em favor da inclusão social. Lembra a data comemorativa da Síndrome de Down, ocasião em que a TV Record disponibiliza seus estúdios para o "Show de Talentos", evento em que os especiais são a atração. Cumprimenta a Assembleia Legislativa pela homenagem. Fala do quanto os pais e funcionários da Abads são especiais.

 

16 - MILTON VIEIRA

Assume a Presidência. Anuncia a entrega de Diplomas, pelo Deputado Gilmaci Santos, aos representantes dos funcionários da Abads.

 

17 - GILMACI SANTOS

Assume a Presidência. Anuncia a apresentação de dança de alunos da Abads, "Chapplin e a Bailarina".

 

18 - HENRIQUE ALBERTO ALMIRATES

Secretário-Adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Social, representando o Governador Geraldo Alckmin, cumprimenta as autoridades presentes, bem como alunos da Abads e seus familiares. Parabeniza a Presidente da entidade, Senhora Grace Pereira, pelo trabalho voluntário em prol de crianças com autismo e outras necessidades especiais. Ressalta o valor de pessoas que têm como missão cuidar de outras. Discorre sobre a competência da entidade na realização do trabalho, além da vontade de fazê-lo. Parabeniza o Deputado Gilmaci Santos pela iniciativa da homenagem.

 

19 - PRESIDENTE GILMACI SANTOS

Faz a entrega de uma placa comemorativa à Senhora Grace Pereira, Presidente da Abads.

 

20 - GRACE PEREIRA

Agradece aos que apoiaram a realização desta solenidade. Considera que o ato representa uma inclusão social. Faz menção ao comprometimento do Secretário Rogério Hamam em contribuir para com o trabalho da Abads. Tece elogios à Rede Record, a qual considera propagadora do conhecimento sobre a causa da deficiência intelectual. Agradece funcionários e voluntários da entidade. Destaca a importância da dança no trabalho com as crianças especiais. Agradece a fisioterapeuta Cláudia, responsável pelos ensaios coreográficos. Faz breve relato de sua experiência, de uma década, à frente da entidade. Fala do sofrimento de pais na condução da rotina de seus filhos. Cita os custos para a manutenção da associação. Defende a criação de políticas públicas para que esta população desfrute do direito da cidadania. Fala da necessidade de apoios, para que as pessoas especiais tenham condições de serem produtivas. Apresenta vídeo sobre "Emprego Apoiado", que já inseriu no mercado de trabalho mais de 200 jovens especiais. Pede ao Governador Geraldo Alckmin que apoie a publicação de cartilha informativa para difundir o conhecimento das deficiências intelectuais. Anuncia a dança adaptada - "What a wonderful world?".

 

21 - PRESIDENTE GILMACI SANTOS

Fala de sua emoção durante esta solenidade. Parabeniza os voluntários da Abads, pelo espírito solidário. Chama a atenção para a atuação de mães, durante a dança, auxiliando os filhos cadeirantes. Destaca a grandeza dessas mulheres. Diz que este evento mudou sua maneira de pensar a vida. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Gilmaci Santos.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - PRB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Queria nesse momento chamar as autoridades que comporão essa Mesa. A princípio eu convido para tomar assento o Sr. Henrique Alberto Almirates, secretário- adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo. Senhor Henrique, por favor. (Palmas). A Sra. Grace Pereira, presidente da Abads. (Palmas). Sr. Deputado Estadual Milton Vieira. (Palmas). A Sra. Patrícia Costa, presidente da AMC, Associação de Mulheres Cristãs. (Palmas.).

Senhoras e senhores, Srs. Deputados, meus senhores, minhas senhoras, essa sessão solene foi convocada pelo presidente efetivo dessa Casa, Sr. Deputado Samuel Moreira, atendendo a solicitação deste deputado, com a finalidade de prestar homenagem à Abads - Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social, pelos seus 61 anos de existência.

E nesse momento eu convido a todos para que, de pé, possamos cantar o Hino Nacional que será executado pelos alunos da Escola Abads. Vamos então, agora nesse momento, cantar o Hino Nacional.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - PRB - Senhoras e senhores, sejam todos bem-vindos a essa Casa, Casa de Leis, Casa do povo, onde nessa manhã com muita satisfação nós estamos aqui para homenagear os 61 anos de existência, de trabalho bonito e especial da Abads.

Então, quando essa Casa acolhe a senhora e a Abads aqui, dona Grace, é a sociedade paulista, paulistana, acolhendo e reconhecendo a importância do trabalho que a Abads desenvolve para a nossa sociedade, para a nossa população.

Sejam todos bem-vindos a essa Casa onde tenho certeza que será uma manhã muito especial, todos nós vamos aqui nos surpreender muito, nos alegrar e nos emocionar. Sejam todos bem-vindos.

Eu queria aqui também saudar, cumprimentar e anunciar a presença entre nós do nosso colega, o nobre deputado Sebastião Santos que está aqui também participando e engrandecendo esse evento. Seja bem-vindo nobre deputado Sebastião Santos.  Dra. Cliseida Marinho, diretora regional da Drads de Guarulhos e voluntária também da Abads;  Sra. Fátima Vasconcelos, diretora escolar da Abads; Sra. Maria Rosas, gerente- geral da Abads. A Sra. Maria Rosas realmente, pelo pouco que nós vimos nessa semana, trabalha muito. Realmente é uma pessoa muito dedicada. Parabéns Dra. Maria Rosas, pelo seu trabalho. A Sra. Joyce Henriques, coordenadora do Centro Clínico da Abads. A Dra. Ângela Gonçalves que é neuropediatra e auxiliar de Direção Técnica da Abads. O Sr. Zacarias Pagnanelli, diretor executivo nacional de Relações Institucionais, representando aqui o Sr. Luiz Cláudio, presidente da Rede Record, obrigado pela presença. O Sr. Luiz Mendes, presidente da Balfer Contábil. Dra. Regina Célia Martinez, coordenadora de grupo do Meio Ambiente Cultural da CPMA da OAB de São Paulo.

Sejam todos muito bem-vindos. E comunico aos senhores que essa sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV web e será retransmitida pela TV Assembleia no dia 24/11/2013 às 19 horas e pela NET no canal 07 e pela TVA no canal 66 e TV Digital Aberta canal 61.2.

Nós queremos nesse momento assistir um vídeo institucional que fala um pouco o que é a Abads. Nós vamos assistir a esse vídeo para que todos aqueles que não conhecem tenham a oportunidade de conhecer, possam conhecer um pouquinho só do que representa a Abads. Vamos ao vídeo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação de vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - PRB - Parabéns a nossa Abads.

Eu queria nesse momento convidar para fazer uso da palavra pelo tempo que achar necessário o nosso colega, nobre deputado Sebastião Santos, pode ficar na tribuna aqui em cima, para que faça uso da palavra para homenagear e saudar a nossa Abads.

 

O SR. SEBASTIÃO SANTOS - PRB - Presidente deputado Gilmaci Santos que conduz brilhantemente essa sessão, em nome de quem eu quero saudar todos os demais deputados que compõem a Mesa, pessoas ligadas ao Executivo e Legislativo que aqui estão presentes. Quero saudar a Dona Grace Pereira, presidente da Abads e dizer que para que essa sessão fosse estabelecida, ela tramitou pela Casa e todos os deputados, por unanimidade, foram favoráveis. Então, o que a senhora pode receber dessa Casa é o carinho, a dedicação pelo trabalho, pela excelência do trabalho realizado pela Abads no Estado de São Paulo inteiro.

Todos os deputados de diversas localidades foram favoráveis a essa sessão solene para homenagear esses 61 anos que se comemora de trabalho, de eficiência e de transformação de vida. Como muito a senhora fala, do amor à família, aos filhos, mas do amor no seu todo que compõe-se desde os funcionários, os voluntários e os próprios alunos que se dedicam muito, mas também do amor a esse estado. Porque nós estamos hoje aqui com as galerias cheias, nós estamos com os alunos, com os funcionários e nós estamos vendo da importância dessa sessão solene. Quero dizer que essa Casa se sente muito honrada, muitas entidades têm vindo aqui e recebido homenagens, mas receber a Abads é uma homenagem especial, porque nós estamos falando de uma entidade que não está apenas fazendo o seu trabalho dia após dia. Ela traz dignidade às pessoas que, se não houvesse essa mão estendida, talvez nunca receberiam o apoio devido do poder público. Poder público que é deficiente, poder público que ainda, infelizmente, não consegue fazer o trabalho que a dedicação e o carinho de vocês trazem a essas pessoas.

Uma entidade que hoje detém mais de 700 alunos, uma entidade que, por todos esses 61 anos, já se dedicou a tantos milhares e milhares de homens e mulheres, cidadãos paulistanos, cidadãos brasileiros e que hoje podem dizer “eu sou um brasileiro com dignidade, um brasileiro que conseguiu aprender a ler, a escrever, que teve oportunidade de trabalho, de se inserir no mercado de trabalho, uma pessoa que recebeu apoio no momento que mais necessitava.”

Então, a vocês da Abads, a você Grace, diretora, que possa continuar com essa dedicação, esse amor, esse carinho cada vez mais, trazendo a nós que somos necessitados, o seu conhecimento e a ampliação do amor fraterno por todas essas pessoas que aqui estão e que chegarão à Abads por muito tempo ainda.

Aos funcionários que possam, cada vez mais, receber dessa Casa a parceria devida e o apoio de todos os 94 deputados naquilo que for possível para essa Casa auxiliar. Aos alunos que possam continuar, cada vez mais, dedicando e que possam, futuramente, estar fazendo parte de um país melhor. Então, a todos o nosso muito obrigado e a todos, parabéns por essa comemoração. (Palmas).

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - PRB – Obrigado, nobre deputado e companheiro Sebastião Santos pelas suas palavras e pelo seu apoio também a essa sessão solene.

Quero convidar, para que faça uso da palavra nesse momento, nosso companheiro, amigo, nosso irmão também, inclusive irmão de fé, deputado Milton Vieira que também é um dos proponentes que nos ajudou na solicitação dessa sessão solene. Deputado, o senhor tem o tempo que achar necessário para fazer uso da palavra. Fique à vontade.

 

O SR. MILTON VIEIRA - PSD - Sr. Presidente, deputado Gilmaci Santos, que nesse ato preside essa sessão solene; Sra. Grace Pereira, presidente da Abads; nosso querido Henrique Almirates que está aqui, secretário do Desenvolvimento Social, secretário-adjunto representando aqui o nosso governador e o nosso secretário Rogério Hamam, é uma honra tê-lo conosco.

Queria cumprimentar a Sra. Patrícia Costa, que é presidente da AMC, Associação das Mulheres Cristãs, em nome de quem eu cumprimento todas as mulheres presentes. Deputado Sebastião Santos, nosso companheiro, é com muita honra que quero cumprimentar a todos os funcionários da Pestalozzi, aos auxiliadores, a Dra. Cliseida. Quero citar o nome dela aqui porque há tantos anos eu conheço essa mulher de luta, de guerra que todos vocês conhecem. Enfim, em nome dela quero cumprimentar toda a equipe de trabalho da Abads. Me perdoem se às vezes eu falar aqui Pestalozzi em algum momento, Grace. É porque eu conheço há muitos anos esse trabalho. Há muitos anos a gente acompanha. Eu diria que aproximadamente 20 anos da minha vida, no trabalho que a gente tem aí eu conheço o trabalho e muitos de vocês que estão lá até hoje. Enfim, é uma honra hoje poder fazer essa homenagem. Mas eu queria aqui, se me permite, Grace, ler aqui um trecho da sua fala. Dessa cartilha que você fez, eu gostaria de ler um trecho que me chamou atenção e diz aqui:

“Palavra da presidente. Grace Pereira, presidente da Associação Abads, Associação e Desenvolvimento Social, antiga Pestalozzi, que está na terceira gestão na Abads há mais de uma década, apresentando um trabalho voluntário em prol de mais de 700 crianças e jovens com autismo e deficiência intelectual, juntamente com suas famílias e comandando uma equipe com mais de 100 funcionários. Uma responsabilidade grande”.

E ela frisa aqui na sua palavra: “O que mais me incentiva a estar à frente dessa causa é a família, pois sei que mãe e pai sofrem e por vezes sentem-se impotentes e incapazes de ajudar o filho da melhor forma possível.”

Vejam , é o que nós sentimos em muitas das vezes, Grace, aqui nessa tribuna. Nos sentimos impotentes de poder fazer algo mais. Então, quero aproveitar esse momento, em que nós estamos aqui homenageando, a mais de 60 anos, 61 anos de Fundação Pestalozzi Abads, como colocou ali no vídeo, o mesmo CNPJ, a mesma coisa, o trabalho não mudou. Pelo contrário, depois que mulheres como você, Grace, assumiram esse trabalho, ele ganhou proporção, ele ganhou corpo porque quando eu conheci a Pestalozzi no início, eram 200 crianças, 200 alunos, e hoje tem mais de 700. É um trabalho muito mais desenvolto, um trabalho muito mais abrangente, um trabalho com muito mais resultado. Mas pode-se fazer mais. Então, fica aqui o meu apelo, nobre secretário, com todo o respeito, um apelo para que o senhor leve essa mensagem que não é uma pressão, não é nada, mas um apelo ao nosso querido governador Geraldo Alckmin que é um homem sensível. Nós sabemos que é um homem que trabalha, que luta pela causa do nosso estado, que ele olhe também com os olhos, que seja mais voltado para essa área. Essa área do social, essa área que é uma contribuição, Grace, que você, junto com sua equipe, dá para o estado de São Paulo.

Porque muitos de vocês poderiam hoje não ter um lugar para estar, um lugar para tratar. Eu chamo a atenção dos pais para que valorizem esse trabalho que a Abads faz, e que o governador passe a olhar com outros olhos. Nós já estivemos com o governador em momentos anteriores como na Semana do Deficiente o governador foi lá, ele é prestativo para essa questão, mas precisa de recurso. Não se consegue fazer algo a mais porque não tem dinheiro, não tem recurso. Nós, nessa tribuna, apelamos ao governador em várias questões. Todos nós sabemos que temos problemas na segurança. Há um esforço concentrado dessa Casa, há um esforço concentrado das polícias e do próprio Governo em si para melhorar. É difícil. Nós mesmos temos problemas na área da Saúde, temos problemas na área de Transporte, temos problemas de moradia, temos muitos problemas, mas quando se trata de criança especial é preciso que se tenha mais sensibilidade e sentimento para poder agir com mais rigor, com mais determinação e dar uma atenção maior, para abranger e a gente conseguir atender mais.

Eu não sei se eu já falei para vocês, Grace, e deputado Gilmaci, deputado Sebastião, vocês são minhas testemunhas, o nosso gabinete, aqui nessa Casa, se torna um balcão de pedidos. É um balcão de pedidos. “Ajuda a gente a conseguir uma consulta, ajuda a gente a conseguir um exame médico, isso e aquilo.” E nós não somos um balcão de atendimento, mas se torna, por nós sermos os representantes do povo, da população. E não é diferente na questão de vocês. Quantos batem todos os dias na nossa porta? “Deputado, eu preciso que você me ajude, uma instituição para eu levar meu filho. Meu filho nasceu e ele é especial, ele tem Síndrome de Down, tem autismo, tem isso.” E a gente às vezes fica de mãos atadas. A gente encaminha para a Abads, mas o cobertor Parahyba ainda é pequeno. A expressão, “cobertor Parahyba”, que é aquele cobertor. Não é fazendo nenhuma discriminação ao paraíba. É o nome do cobertor que chama Parahyba. Ele é curto, então, não dá para se cobrir com o cobertor Parahyba, se cobre a cabeça, descobre o pé. Fica um apelo para que o Governo do Estado e o Governo Municipal também, o Sr. Prefeito Haddad que tenha olhos, que olhe para a Abads e leve investimentos e leve condições.

Nós lutamos muito por essa instituição, mas nós ficamos, muitas vezes limitados, como disse a Grace aqui, ela tenta fazer da melhor forma possível. E ela faz aqui uma homenagem às famílias dos autistas e deficientes intelectuais. E ela disse: “Eu dedico esse trabalho solidário, voluntário que realizo na Abads a qual me tem motivado a abraçar essa causa por mais de uma década como prova de consideração, respeito e amor ao próximo.”

Então, aqui fica esse apelo. E com respeito, amor e consideração ao próximo eu faço um apelo, secretário, para que o secretário Rogério Hamam possa também realizar convênios melhores para ajudar a Abads, é preciso isso porque sozinhos vocês não conseguem. A gente sabe como é a luta de vocês. A gente sabe como é apertado lá dentro. Já houve tempos piores e não é pior porque tem pessoas como você, Grace, à frente, porque você não para. Nós conhecemos o seu trabalho. Você não para. Ela não para.

A Grace não para. A Cliseida não para. Os demais funcionários, eu não vou citar nomes para não errar e deixar alguém de fora, não param. É um trabalho constante, é direto, são 24 horas dedicadas para que essa instituição não pare em momento algum. E eu peço a Deus que venha a abençoar vocês e venha a abençoar a cada um dos funcionários da Abads que lutam constantemente, que dê forças. E eu tenho certeza, esse apelo vai ficar registrado, eu tenho certeza que Deus há de tocar no coração das nossas autoridades, aqueles que têm a caneta, porque se eu tivesse a caneta, eu ia dar uma atenção especial, mas eu não tenho a caneta. Eu legislo, como o deputado Gilmaci, o deputado Sebastião e os 94 deputados dessa Casa que contribuíram, que assinaram a lista para que essa sessão acontecesse hoje. Ou seja, temos o apoio de todos, mas não adianta ser um apoio da boca para fora, um apoio só de: “Ah, eu apoio, eu gosto, porque é caridade”. Não. Ninguém está precisando de caridade. Precisa sim de lutar junto para que a causa não seja naufragada.

E a gente sabe que é muito difícil, nós temos essa consciência. Então, fica os meus parabéns, deputado Gilmaci, pela sua iniciativa. Eu estava junto contigo, junto com a Grace quando se decidiu fazer essa homenagem que é muito importante, porque aqui se homenageia de tudo. Mas hoje nós estamos homenageando aqui vidas que têm um valor especial para Deus que são vocês. Meus parabéns.

Parabéns, deputado Sebastião, parabéns a todos vocês que vieram aqui participar e também contribuir homenageando essa associação que tem um valor expressivo no meu coração. Enquanto Deus me der condições de estar aqui, Grace, enquanto eu puder lutar pelos direitos de vocês, eu vou lutar, como sempre lutei, desde arrecadar alimentos e quando eu nem nessa Casa eu sonhava estar um dia, eu sempre estive presente na Pestalozzi, desde que eu conheço a Pestalozzi, arrecadando alimentos. Está aqui o Sr. João que conhece esse trabalho e é uma pessoa antiga que esteve lá, não é? Está aqui na minha frente. E por acaso eu vi o senhor agora e lembrei, quantas lutas tivemos lá para arrecadar alimentos, arrecadar isso, arrecadar aquilo e ajudar as famílias direta e indiretamente e ajudar no dia a dia da alimentação. Sabemos que as crianças têm a necessidade de se alimentar bem e nós sempre lutamos por essa causa.

Problemas, tudo, tudo, tudo eu vou continuar essa luta, Grace. Eu vou continuar. Estando você lá ou estando outro presidente. Eu vou sempre lutar por vocês, porque eu luto pelo meu próximo. Então, fica aqui registrado o meu apelo para que haja uma dedicação geral, não somente nossa, porque hoje fazemos uma homenagem e daqui a pouco vamos embora, mas a luta continua. Deus abençoe a todos vocês. (Palmas.).

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - PRB - Obrigado deputado Milton Vieira. Essa Presidência queria fazer uma ratificação aqui, no horário de transmissão dessa sessão que será no dia 24, não será às 9 horas. Esse Presidente falou às 9 da manhã, mas não será. Será às 21 horas do dia 24. Era essa a ratificação.

Nós vamos agora assistir aqui, acredito que seja um momento especial, à performance musical de alguns alunos da nossa Abads, vamos assistir a essas performances agora.

 

A SRA. JOYCE HENRIQUES - Teremos agora, aquele que foi o ícone do rock, o astro da música e do cinema, que se consagrou como o “Rei do Rock”, com vocês, Elvis Presley.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. JOYCE HENRIQUES - O Elvis, para quem gosta, é apaixonante, não é? Mas agora, teremos este cantor, que já agitou muitas baladas e animou muitas festas em seu AP. Com vocês, Latino.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - PRB - Estou vendo que aqueles que estão nas cadeiras também ficam agitados. Podem ficar à vontade. Podem dançar também nas cadeiras aí, bater palma, ficar à vontade. (Risos.)

 

A SRA. JOYCE HENRIQUES - Vejam agora quem vem aí! Este cantor tem um jeito fervoroso de cantar e dançar, sendo considerado um romântico conquistador. Com vocês, Sidney Magal!

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. JOYCE HENRIQUES - A beleza e a meiguice agora são as principais características dessa pequena artista. Vamos agora embarcar nesse carrossel com Maria Joaquina. Só um minutinho que a Maria Joaquina está se preparando. Vida de artista é assim. (Risos.) Só um minutinho.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - PRB - Sem comentários. Daqui a pouco tem mais, não acabou não. Depois de ouvir tudo isso seria para a gente deixar de falar e só ficar assistindo, não é? Mas tudo bem. Temos que dar sequência ao nosso roteiro.

E a partir desse momento nós vamos ouvir aqui depoimentos de alguns pais que vão dar o seu relato, falar sobre experiências daquilo que a Abads tem feito por eles, por seus filhos e da importância dessa assistência da Abads na vida deles. Eu convido nesse momento a Sra. Luciana Cristina Theodoro, ela é mãe da Sara Pina, para dar o seu depoimento. Luciana, fique à vontade.

 

A SRA. LUCIANA CRISTINA THEODORO - Isso. Bom dia a todos. Eu sou mãe da Sara, ela tem 5 anos, é autista. Nós começamos o tratamento dela há 2 anos na Abads. Ela era uma criança que já apresentava muitas características de autismo, ela era fechada em si mesma, não gostava de contato físico, não gostava de crianças, não gostava de brincar.

E hoje eu fico até emocionada aqui porque ela acabou de participar da dança aqui, é um progresso, eu estou muito feliz. Cada dia é um degrau que ela alcança. Eu só tenho a agradecer a todos os terapeutas, todos os funcionários por tudo que eles fizeram, por toda a dedicação, porque ela é uma outra criança. Há 2 anos eu não imaginava que isso seria possível. Ela hoje não usa mais fraldas. Ela frequenta uma escola regular, então foi um progresso, foi uma conquista e eu só tenho agradecimentos, é muita felicidade para uma mãe. Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - PRB - Parabéns. Parabéns, Luciana. Vamos ouvir agora a Sra. Esther Pereira dos Santos, mãe do Vitor Moura. Pode ficar à vontade, tem a palavra.

 

A SRA. ESTHER PEREIRA DOS SANTOS - Bom dia a todos. Meu nome é Esther, eu sou mãe do Vitor e estou emocionada. Só tenho uma coisa a dizer. Será que se não fosse a Abads a gente teria o privilegio de estarmos aqui, todos juntos, emocionados assistindo aos nossos filhos fazerem uma apresentação tão linda como essa que a gente vê na televisão e acha que nossos filhos, por terem dificuldades, jamais fariam isso? E a gente acabou de assistir isso. Então, o que a gente tem que fazer? Agradecer, porque meu filho tem 10 anos e ele está um  ano na Abads, e a gente sabe como é difícil o dia a dia com essas crianças, porque não é todos os lugares que a gente poderia frequentar se não tivesse o apoio de uma instituição como a Abads porque eles não abraçam só a causa dos nossos filhos. Eles abraçam também a causa da família. E eu acho isso o diferencial entre outras instituições. Porque quando a gente chega na Abads, ela abraça a família inteira e dá apoio psicológico para a família porque, nesse caminho, se não tivermos um apoio psicológico, a gente fraqueja. E muitas famílias, às vezes, até largam mão. Falam, “eu nunca vou conseguir nada com ele, ele vai ter sempre essas limitações e não vai passar disso”, mas a Abads, a partir do momento que a gente entra lá, ela faz a gente acreditar que tem porque ela faz a diferença. Ela não faz porque “tem que fazer”. Ela não trata nossos filhos porque “tem que tratar”. Ela trata porque ela ama o que faz e os profissionais fazem com amor, a gente percebe que é acolhido pelo amor. Então, eu tenho só que agradecer a Abads e desculpem-me, eu estou muito emocionada. Eu só tenho a agradecer, e que eles continuem nos dando força, porque a gente ainda tem muito pela frente, muito. Mas a gente sabe que com a ajuda deles a gente vai chegar muito além do que a gente imagina, assim como essas crianças agora demonstraram para a gente. Eles podem muito mais do que aquilo que gente imagina. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - PRB - Está emocionada, mas não se preocupa não, Esther, que não é só você que está emocionada nesse momento. Vamos passar a palavra agora para a Dona Ana Celma Olinda, mãe do Raul Olinda.

 

A SRA. ANA CELMA OLINDA - Bom dia. Eu sou Ana Celma, mãe do Raul. Eu cheguei na Abads com o Raul no braço. Ele não andava, ele não se movimentava por nada. E graças a eles, hoje ele anda, ele se comunica, ele fala. Do jeito dele. Antes eu era refém do Raul porque ninguém entendia o que ele queria. Era só eu. Hoje não. Eu já deixo ele, ele está aí. E graças à escola e ao CDT da Abads. Sou imensamente grata a esse povo e peço que esse trabalho continue, enquanto puderem, porque é muito gratificante para nós pais, que chegamos com um serzinho que a gente não sabe o que faz, e do nada a gente aprende que eles são capazes, a gente acredita que eles são capazes graças à Abads. Obrigada a todos. (Palmas).

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - PRB - Ok. Convidamos agora a Sra. Adriana Ueda. Ela é mãe do Guilherme e também dará o seu depoimento.

 

A SRA. ADRIANA UEDA - Obrigada. Eu sou a mãe do Guilherme. O Guilherme tem uma síndrome genética rara. Chama-se Síndrome de Angelman, e todos nós que estamos aqui, quando estamos esperando nossos filhos, antes de pensar se é menino ou menina, a gente quer que nasça com saúde.

Os nossos nasceram com um probleminha, nasceram um pouco diferentes. Mas essa diferença faz toda a diferença do mundo. O que para nós não é problema, essas crianças serem assim especiais, terem essa diferença. O grande problema é justamente, como o deputado Milton Vieira falou,  nós vivermos em um estado, não um estado como São Paulo, Rio de Janeiro, mas um estado de coisas em que nós não temos o apoio, nós não temos onde colocar as nossas crianças. A minha história não é diferente da história de várias mães aqui. Essa nossa luta, primeiro para achar um diagnóstico, depois achar os médicos certos, achar medicação, e por fim achar uma instituição que tenha essa capacidade de trabalhar com nossas crianças.

Porque elas são crianças muito mais do que especiais. Elas não podem ser incluídas inclusive em escolas regulares. Muitas delas nunca vão poder ser alfabetizadas, é o caso do meu menino. E você, quando encontra uma instituição como a Abads, eu tenho que dizer, nós que somos pais e que temos nossos filhos na Abads, nós somos realmente pessoas abençoadas, porque não tem, a população de São Paulo é gigantesca. A quantidade de crianças com deficiência intelectual é enorme, e entidades que fazem esse tipo de trabalho são pouquíssimas, então nós somos realmente privilegiados. Nós recebemos esses anjos, são anjos de asas quebradas, asinhas machucadas. São anjos e nós não conseguimos lidar com eles sozinhos. A gente precisa de ajuda. E ainda bem que nós temos ajuda de pessoas, de funcionários, de pessoas como a Grace, instituições como a Abads, e nós realmente precisamos deles porque a gente é mãe, a gente não sabe tudo. A gente precisa de alguém que estudou para nos ajudar, com fisioterapias, terapias ocupacionais, professores e tudo mais.

Então, eu agradeço muito o trabalho que a Abads faz. Uma coisa que eu digo, ele é diferente, mas lá ele é igual. Um lugar onde não tem bullying é na Abads. Não tem como. Ali cada um é um pouquinho diferente. E nessa diferença, ser diferente é normal. Seria terrível se todos nós fossemos iguais, a humanidade seria horrível. E graças a Deus nós temos os nossos diferentes e temos a Abads que desenvolve os nossos diferentes para serem ainda melhores e ainda mais brilhantes. Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - PRB - Parabéns, Adriana. Eu quero convidar agora a Sra. Luciene Belo Ferreira, mãe do Gabriel, Leonardo e Lucas. Fique à vontade.

 

A SRA. LUCIENE BELO FERREIRA - Como vocês ouviram, eu sou mãe de três meninos maravilhosos e assim, minha batalha foi bem grande porque, desde o princípio, desde que eles começaram a vida escolar deles eu acreditei na inclusão e sempre tentei a inclusão deles em escola regular. Mas foi um longo caminho de muitas decepções porque embora eu tenha me deparado muitas vezes com profissionais que tinham vontade de fazer alguma coisa, ao mesmo tempo não tinham preparo para isso. Então, foi uma longa jornada até que eu acabei optando por uma escola especial e fui em busca disso, porque eu realmente achava que eles iam se sentir inclusos, incluídos dentro de um lugar em que eles encontrassem pessoas que também tivessem dificuldades, como eles. Então, eles passaram por outra escola especial e também me deparei com dificuldades, com profissionais que não sabiam lidar com a parte comportamental deles, e na Abads eu encontrei uma luz, porque realmente lá os três estão muito bem e tiveram um desenvolvimento muito grande na parte social, na parte de comportamento, na alfabetização então assim, eu só tenho a agradecer mesmo, de coração. E a Abads está fazendo aniversário, mas eu acho que quem recebe o presente sempre somos nós, os pais, que temos o privilegio de ter nossos filhos lá. Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - PRB - Parabéns, Luciene. Nós vamos ouvir o jornalista Paiva Júnior que vem dar o seu depoimento. Ele é pai do Giovani. Fique à vontade. O microfone é seu.

 

O SR. PAIVA JUNIOR - Olá, boa noite a todos. Eu falo “boa noite” a qualquer horário mesmo, não se assustem. Eu sou Paiva Junior, sou jornalista, autor do livro “Autismo - não espere, aja logo!” publicado no ano passado pela M. Books. Sou o editor chefe da revista “Autismo”, uma revista gratuita, nacional, sem fins lucrativos e a nossa intenção era só fazer uma primeira revista de autismo em São Paulo, mas nós descobrimos que nós somos a única revista a respeito de autismo em língua portuguesa no mundo, e a demanda é gigante, nós nunca saberemos quando teremos a próxima edição porque nós vivemos de doações, não temos nenhum apoio e nenhuma verba. Fomos abraçados pela ONG “Consciência Solidária” de Atibaia que tem diversos outros trabalhos. Lá eu também coordeno um grupo de apoio a pais de autistas chamado “A Mais” e mais que tudo isso que eu disse para vocês, eu sou pai do Giovani que tem 6 anos e é autista, e sou pai da Samanta que tem 4 anos e tem chulé. Essa é uma característica de cada um.

Quero parabenizar a Abads porque a Abads teve a coragem de abrir mão de um nome tão forte, tão poderoso como “Pestalozzi” em prol dos autistas para se tornar Abads e aumentar esse hall de atendimento para incluir os autistas e vir trazer mais um ponto de luz para essa população que tanto necessita.

O autismo hoje afeta estimados 2 milhões de brasileiros. São 2 milhões de famílias afetadas pelo autismo. Infelizmente a maioria não conhece o autismo, inclusive médicos, infelizmente. A realidade é essa.

Hoje no nosso país a gente tem ouvido muito falar de corrupção, em todas as esferas, nos três Poderes e são raras as exceções. E infelizmente, se esse dinheiro de corrupção fosse gasto na Saúde, nós não estaríamos assim, os autistas estariam sendo mais bem tratados do que os presidiários nesse país. O que não acontece hoje, inclusive pelas pessoas preocupadas com direitos humanos, infelizmente.

Aos que estão envolvidos com a corrupção, eu digo, envergonhem-se por a gente estar nessa condição. Aos que não estão envolvidos eu digo, encorajem-se para juntos mudarmos esse país. Para juntos nos espelharmos na Abads e fazermos a mudança, ter a coragem de fazermos essa mudança. Hoje, nós precisamos mudar essa realidade porque os autistas hoje não são conhecidos. O autismo não é conhecido, o estado de São Paulo não conhece o autismo, o Brasil não conhece o autismo e por isso nós temos que mudar. Mudemos juntos. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - PRB - Parabéns, Paiva Junior. Nós vamos nesse momento assistir um vídeo, o depoimento da mãe da Sara. Ela não pode estar aqui, mas gravou um vídeo com o seu depoimento e nós vamos assistir nesse momento.

 

* * *

 

- É feita a exibição do vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - PRB - Depois de ouvirmos os depoimentos dos pais, de alguns pais, assistimos a esse vídeo da Sara que realmente mostra a importância dessa instituição no estado de São Paulo. E a gente vê, deputado Milton, deputado Sebastião, secretário, que realmente a gente precisa, como poder constituído desse estado, fazer alguma coisa a mais para que essas crianças, essas pessoas possam ser melhor assistidas. E ver também, deputado Milton, se nós ouvimos aqui cinco ou seis pais, mas cada um dos que estão aqui tem sua história. História de sofrimento, de luta, e que precisa muito mais de apoio. Sabemos que a Abads tem feito muito, mas sabemos que ainda é pouco, é o mínimo que tem sido feito.

Sabemos que enquanto o Estado brasileiro não assumir a sua função que é realmente cuidar das pessoas, eu acho que a gente vai ter que continuar dessa forma, mas eu espero que um dia isso vá mudar. Vamos trabalhar para isso, conte com a gente dessa Casa, pelo menos comigo, deputado Milton, deputado Sebastião, e todos aqueles que a gente puder trazer para engajar nessa luta. Parabéns a todos os pais pela força que vocês têm. A gente começa a ver, Henrique, e eu não creio que eu teria tanta força como esses pais têm tantas vezes. Parabéns a todos vocês, que Deus abençoe muito a vida de todos vocês. (Palmas.).

Mas agora vamos continuar a festa. Aniversário é festa. E agora é festa. Joyce.

 

A SRA. JOYCE HENRIQUES - Complementando , deputado, eu acredito na importância da base na construção dessa sociedade inclusiva. Que todos sejamos exemplo e multiplicadores.

Então, continuando a nossa festa, esse grupo marcou uma era nas discotecas. Os jovens vão lembrar com certeza. Fez muito sucesso e ainda hoje é hit nos bailes de flashback. Com vocês, os “Macho Man do Village People.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. JOYCE HENRIQUES - As flores enfeitam e perfumam nossas vidas deixando mais alegres e as pequenas abelhas trazem o doce mel. Com vocês, flores e abelhinhas.

 

* * *

 

- É feita a apresentação.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - PRB - Eu queria, enquanto preparamos o outro número, a outra apresentação, anunciar aqui a presença de Shirlei Oliveira Noel, que é presidente da Associação de Mães e Pais do Tribunal de Justiça do Estado São Paulo. Seja bem-vinda.

 

A SRA. JOYCE HENRIQUES - Além das crianças e adolescentes com Síndrome de Down, o projeto de “Dança Adaptada” da Abads busca incluir todos que possam se beneficiar com esta prática. Por maior que sejam as limitações e as barreiras impostas pela vida, a música e a dança permitem uma maior aproximação entre as pessoas, trazendo alegria, satisfação pessoal e aumentando a autoestima. Com vocês, a “Dança Adaptada”-Abads mostra agora a composição com os cadeirantes, ballet e Chaplin e bailarina.

 

* * *

 

- É feita a apresentação.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - PRB - Muito bem. Eu queria até agora aqui, mais uma vez, quebrar o protocolo. É que não dá para seguir o protocolo diante dessas coisas que a gente tem visto. Eu queria pedir aqui, para ver se a gente consegue o nome delas. Pedir uma salva de palmas para aquelas três mulheres que estavam aqui conduzindo as cadeiras, que são as mães dessas crianças: as guerreiras. Uma salva de palmas para elas, aquelas três que conduziram as cadeiras aqui. São as mães, tá? Parabéns. Que Deus abençoe vocês e dê força cada vez mais.

Nós vamos ouvir agora as palavras de alguns dos parceiros da Abads, pessoas e entidades que têm ajudado esse trabalho de fundamental importância. Eu quero convidar para que possa fazer uso da palavra, fique à vontade, vamos ouvir então a Patrícia Costa que é presidente da AMC, Associação de Mulheres Cristãs. Tem a palavra a Dona Patrícia. À vontade.

 

A SRA. PATRÍCIA COSTA - Meu bom dia a todos. É com muita alegria que eu compartilho desses momentos que estamos vivenciando aqui. É com muita alegria que a AMC, a Associação de Mulheres Cristãs, celebra junto com todos os presentes, os 61 anos da Abads. Uma instituição comprometida com a inclusão social de maneira efetiva e responsável. A parceria que a AMC desenvolve, junto com a Abads, apoiando o projeto “Autista na Escola” onde 110 crianças e jovens são beneficiados, um projeto que visa proporcionar uma educação específica e de qualidade para os educandos com ações pedagógicas fundamentadas no desenvolvimento do aluno, muito nos alegra. Pois é justamente pelo perfil e seriedade do trabalho desenvolvido durante todos esses anos que temos fundamentado esse apoio. E a Abads tem outros lindos projetos que devem permanecer. Como o projeto de “Prevenção na Primeira Infância”, o  projeto “Aprender a Conviver”, o projeto “Primeira Infância”, o projeto “Emprego Apoiado em prol da Diversidade" e o projeto “Labirinto Social”. Em todos eles observamos a preocupação em trabalhar também com as famílias que precisam de apoio e orientação. Afinal de contas, a família é o nosso maior patrimônio. Por todas essas ações, pelo comprometimento e dedicação com a educação, com a saúde e com o social, de todos os profissionais da instituição é que desejamos que venham os próximos 61 anos de realizações e sucesso para a Abads. Parabéns. (Palmas).

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - PRB - Obrigado, Patrícia. Agora vamos passar a palavra à Sra. Ionice Silva, representante do Instituto Ressoar.

 

A SRA. IONICE SILVA - Bom dia a todos. Primeiramente eu quero parabenizar a Abads pelos seus 61 anos. Parabenizo a Dona Grace e todos os funcionários da Abads porque nós somos parceiros, daqueles parceiros que nos acompanha, que a gente está sempre juntos, não é Dona Grace? E a gente vê no dia a dia o esforço, a dedicação, o carinho de todos vocês que estão diretamente com essas crianças. Eu estava aqui agora assistindo e me emocionei muito. Toda vez que eu vejo eu me emociono muito porque nós que somos mães, temos os nossos filhos perfeitos e às vezes a gente reclama de algumas coisinhas.

E aí quando a gente vê essas crianças e assim, elas se batendo como o caso da Sara, toca muito fundo no nosso coração, mas ao mesmo tempo nos dá muito ânimo para a gente continuar ajudando. O Instituto Ressoar, desde a sua fundação, em 2005, tem sido parceiro da Abads e é com muita honra que a gente tem essa parceria que ajuda não só a divulgar através do nosso programa “Ressoar” que vai ao ar pela Record News todos os sábados e domingos, mas também em todas as oportunidades a gente está lá presente no nosso voluntariado, apoiando na reforma da sala de dança. E quando a gente os vê se apresentando aqui é uma alegria tão grande. Então, eu quero dizer só mais uma coisa, tudo isso que vocês viram e todos sabem, a Abads é uma instituição totalmente sem fins lucrativos. Ela sobrevive por meio de parceiras e parceiros. Poder Público, privado, então nós precisamos ajudá-los e quem está aqui hoje que é beneficiado diretamente ou indiretamente, a gente sai daqui hoje com esse compromisso.

Conta sempre com a gente, Dona Grace, com o Instituto Ressoar. É uma honra poder contribuir de alguma forma. E parabéns a todos vocês. Parabéns. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - PRB - Obrigado, Ionice.

Passamos a palavra ao Sr. Zacarias Pagnanelli, ele está aqui representando a Record, o Sr. Luiz Cláudio Costa, nosso amigo, nosso parceiro. Você tem a palavra, por favor, Zacarias. Fique à vontade.

 

O SR. ZACARIAS PAGNANELLI - Com muita honra represento o presidente da Record Luiz Cláudio Costa. Era da nossa época, lá atrás.

E agradeço a iniciativa do deputado pela informação que vem nos dando.

Bom dia a todos. Nós da Record estamos muito felizes com essa homenagem que foi solicitada pelo deputado Gilmaci Santos a essa Casa. Parabéns a presidente da Abads, a Sra. Grace Pereira, a todos os colaboradores e funcionários da instituição que cuidam com tanta dedicação, amor a seus atendidos. Temos o orgulho de sermos parceiros e admiradores do trabalho desenvolvido na Abads nesses 61 anos de história. História essa que nos últimos anos se funde com a da nossa emissora. A garantia de um futuro melhor com assistência nas áreas de Saúde, Educação e Emprego para as centenas de crianças e jovens com necessidades especiais, atendidos pela instituição durante o ano e um trabalho a ser aplaudido por toda a sociedade.

Todos os anos, no dia 21 de março, Dia Internacional da Síndrome de Down, os funcionários da Record são representantes com grande apresentação dessas crianças e jovens. Nossos colaboradores e artistas se emocionam, como me emocionei aqui, com os espetáculos intitulados “Shows de Talentos”, onde nossos estúdios e camarins ficam à disposição dessas grandes estrelas da vida. Eles cantam, dançam, dublam e acima de tudo se divertem nos palcos que usamos para nossos programas.

Quando o show termina vem um presente maior, as crianças e jovens fazem questão de cumprimentar e abraçar fortemente cada um dos que estavam na plateia, um gesto singelo que nos deixa com gosto de bis. Em nome do presidente do Grupo Record, Luiz Cláudio Costa e todo o Corpo Diretor, quero exaltar a Abads, a sua importância na construção de uma sociedade melhor, no compromisso da inclusão social, na seriedade, da significação e das informações e intenso trabalho de formação profissional, isso sem falar do suporte às famílias dos atendidos.

Mais uma vez, parabéns a todos da Abads e a essa Casa pela homenagem. Sucesso a cada um de nós atendido por essa importante nobre causa.

Eu queria quebrar a formalidade como jornalista e dizer que foi um depoimento que eu dei agora pouco, rápido. Essas pessoas que dirigem essas instituições como a Dona Grace, como a Dona Patrícia Costa que está entrando agora na AMC, esses educandos, esses pais, eles é que são especiais. Obrigado. (Palmas.).

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - PRB - Muito bem. Eu queria pedir agora ao nobre deputado Milton Vieira que assumisse a Presidência, porque nós vamos fazer entrega de diplomas aos funcionários da Abads.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Milton Vieira.

 

* * *

 

O SR. GILMACI SANTOS - PRB - Todos os senhores receberão o diploma expedido por nós da Assembleia, em homenagem ao trabalho de vocês e em recordação desse dia todo especial que vocês estão participando aqui. Nós vamos chamar uns cinco para representar os senhores, mas depois a Maria Rosas vai estar levando para entregar a todos os senhores personalizado. Permita-me só ler o que diz o diploma.

“Ajudar ao próximo é uma das maiores honras que um homem pode ter, mas existem pessoas que parecem ter sido escolhidas por Deus para fazer de suas vidas um verdadeiro sacerdócio. Assim é você.” E vai estar o seu nome aqui personalizado.

Conferimos essa homenagem nesse caso aqui à Ângela pelo trabalho prestado à Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social. Então, todos os funcionários da Abads estarão recebendo um diploma desses. Deputado Milton, por favor.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PSD - Gostaria agora de chamar os nomes das pessoas que serão agraciadas com esse diploma: Sra. Maria Rosas, Dra. Ângela Gonçalves, Daniela Almeida, Maria de Fátima Vasconcelos, Joyce Henriques, Claudia Queiros e Sinival Pinheiro. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega dos diplomas.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PSD - Essa Presidência devolve agora a palavra ao nobre deputado Gilmaci Santos, para que assuma a Presidência.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Gilmaci Santos.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - PRB - E agora, eu acho que é a última apresentação. Nós teremos agora a apresentação de dança dos alunos da Abads: “Chaplin e a Bailarina”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - PRB - Lindo, não é? Essa Presidência quer passar a palavra agora ao nosso querido amigo Henrique, que é o secretário-adjunto do Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, que se faz presente aqui representando o governador do Estado e o secretário Rogério Hamam. Tem a palavra, Henrique, pelo tempo que você achar necessário. Eu tenho certeza que o Henrique não está emocionado.

 

O SR. HENRIQUE ALBERTO ALMIRATES - Presidente Gilmaci Santos, deputado, presidente dessa sessão solene, querido amigo, digo que as emoções hoje estão sendo bastante grandes. Quero cumprimentar a Sra. Grace Pereira que é presidente da Abads, em nome de quem eu cumprimento todas essas poderosas mães desses alunos e brilhantes dançarinos que aqui estão se apresentando hoje. Querido deputado Sebastião Santos, nosso amigo. Nosso amigo Milton Vieira, deputado dessa Casa. Sra. Patrícia Costa, presidente da AMC, Associação de Mulheres Cristãs; Sr. Zacarias Pagnanelli, nesse ato representando o Sr. Luiz Cláudio, presidente da Record; Dra. Cliseida, nossa diretora regional da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo representando a diretoria de Guarulhos aqui presente, senhores familiares, funcionários da Abads, voluntários, alunos, brilhantes alunos, meu bom dia a todos.

É com alegria que me uno a vocês nessa manhã para celebrar os 61 anos da Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social, Abads, antiga Sociedade Pestalozzi. De antemão parabenizo a presidente da entidade, a Sra. Grace Pereira, que há mais de 10 anos tem conduzido com brilhantismo esse trabalho voluntário em favor de mais de 700 crianças e jovens com autismo e deficiência intelectual. Quero também parabenizar o deputado estadual Gilmaci Santos do PRB pela sua sensibilidade de propor essa justa homenagem.

Alcançar tamanha estatura nessas 6 décadas de atuação em favor do próximo é para poucos. É igualmente para poucos o desprendimento espiritual de sua líder em doar-se voluntariamente, sem remuneração, para cuidar de pessoas. Sabemos que cuidar de gente, sobretudo aquelas com algumas deficiências, é uma missão que transcende nosso entendimento. Certas pessoas nascem com esse dom, e certamente a Sra. Grace Pereira é uma delas. Construí minha vida profissional dentro do sistema financeiro lidando com números, mas nunca deixei de observar, além do balanço patrimonial das empresas e das ONGs o balanço social daquelas com as quais mantive relacionamento. Agora, na Secretaria de Desenvolvimento Social, exercendo a função de secretário-adjunto de Estado, tenho a possibilidade de contribuir na construção e aceleração de projetos que beneficiem as pessoas. Ajudar cada cidadão a se reinserir na sociedade é algo que dinheiro do mundo não pode pagar. É íntimo. É intocável. É algo entre você e você mesmo. É o encontro direto com Deus.

Conheço a atuação da Abads e não é de hoje. Sei da responsabilidade e do comprometimento de todos os profissionais envolvidos nesse excelente trabalho. Não basta ter vontade de fazer, é preciso saber fazer. Por isso o grau de satisfação dos seus assistidos é elevado. Promover a inclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade social já é um grande desafio.

Contudo, remover as barreiras daqueles que convivem com alguma deficiência é talvez um desafio ainda maior. Mas isso não importa, bons ventos jamais fizeram bons marinheiros.

Para finalizar desejo saúde a todo o Corpo Diretivo da Abads, na pessoa da sua presidente Grace Pereira, parabenizo mais uma vez o deputado estadual Gilmaci Santos, pela iniciativa da homenagem e mais ainda, espero que 61 anos se eternizem na memória e nos corações de todos aqueles que ora são assistidos pela entidade, ora contribuem para que suas portas sejam mantidas abertas para a continuidade dessa linda missão que jamais pode ter fim. Muito obrigado e que Deus abençoe a todos. (Palmas).

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - PRB - Parabéns Henrique. Obrigado pelas palavras. Eu queria aqui, me esqueci, o nome das bailarinas, a Gil, a Jaciara e a Lilian. As bailarinas que eu falo são as mães que estavam aqui ajudando seus filhos. São as bailarinas, porque estavam dançando com seus filhos. E, antes de nós passarmos aqui a palavra a nossa presidente Grace, essa Presidência gostaria de entregar uma placa para homenagear a Abads. Nessa placa entregue à Grace estamos homenageando também todos os funcionários e representantes, auxiliares, colaboradores, e também os alunos.

Então, antes de passar a palavra, vamos entregar essa placa comemorativa em homenagem à Abads. (Palmas).

 

* * *

 

- É feita a entrega de placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - PRB - Agora tem a palavra nossa presidente que tenho certeza que tem muito a acrescentar, muito a falar nesse momento tão especial. Ela que é uma pessoa que a gente convive, e é uma entusiasta em relação a essa associação que preside, a gente vê o carinho, a dedicação e a vontade que ela tem a frente desse trabalho há mais de uma década.

Então, com a palavra agora nossa presidente Grace Pereira.

 

A SRA. GRACE PEREIRA - Primeiro é uma alegria para todos nós, família Abads, estarmos aqui nesse local tão importante comemorando os nossos 61 anos de idade, 61 anos de existência. Antes eu gostaria de render os agradecimentos às autoridades aqui presentes, ao deputado Milton Vieira que brilhantemente no seu discurso nos deu o apoio, não somente através das palavras dele aqui, mas das ações, que já está conosco aqui nessa luta há mais de 20 anos. Muitíssimo obrigada, deputado Milton Vieira.

Também o deputado Sebastião Santos, muito obrigada. Vocês que, gentilmente, se propuseram a nos ajudar. Ajudam sempre, mas no caso específico desse evento, alugando ônibus, não medindo esforços para que a família Abads pudesse estar aqui hoje. Inclusive eu lamento porque dois ônibus devido ao trânsito de hoje, sexta-feira, ainda não conseguiram chegar. Mas para todos que estão aqui presentes, não vamos deixar esse calor de não nos envolver.

Então, muito obrigada, deputado Sebastião Santos. O vereador Atílio Francisco, o vereador Jean Madeira que também participou, colaborou, e nos cederam gentilmente o ônibus. Também o vereador Souza Santos, eu gostaria de agradecer muito, não digo nesses 61 anos, mas de 10 anos para cá que sempre tem ajudado muito à instituição. E em especial V. Exa., deputado Gilmaci Santos, que hoje nos abre as portas de forma tão gentil, tão amorosa, tão consciente desse momento inclusivo, porque o que nós estamos fazendo aqui agora é 100% levantando a bandeira da inclusão social. Obrigada por nos abrir as portas dessa Casa.

Também quero cumprimentar e agradecer a presença do Sr. Henrique Almirates que é o representante da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social representando o secretário Rogério Hamam, que eu gostaria de, ao mesmo tempo, agradecer a presença do secretário, abrir também aqui um grande parêntese e dizer a todos vocês, à família Abads, às autoridades aqui presentes que o secretário Rogério Hamam me chamou. Ele mesmo. Eu falei com ele, se não me engano, não sei se foi quarta ou ontem, mas ele me chamou e disse: “Grace, pode contar conosco porque nós vamos apoiar o projeto do ‘Emprego Apoiado’ que dá empregabilidade para jovens com deficiência.”

Então, eu faço das palavras do secretário aqui, ecoar no ouvido de todos, para que realmente venha se cumprir a palavra do Sr. Secretário Rogério Hamam. Aguardamos ansiosamente. Muito obrigada.

Agora quero agradecer também aos nossos convidados especiais. Temos aqui representando a CPMA da OAB de São Paulo, a nossa querida amiga Dra. Regina Célia Martinez, que nos abriu as portas da OAB para que nós viéssemos a fazer uma palestra tão importante lá. Nossos cumprimentos a todos da OAB de São Paulo.

À Shirlei Oliveira Noel. Ela também é presidente da Associação de Mães e Pais do Tribunal de Justiça de São Paulo, Amap. No dia 11, nós tivemos também uma palestra muito importante no Tribunal de São Paulo. É um prazer tê-la conosco, Shirlei.

Também quero agradecer aos nossos parceiros, muito. Nossa querida amiga Patrícia Costa, companheira de luta, de guerra porque realmente estar à frente de causas sociais não é fácil, mas é o que já está no nosso sangue, o que está dentro de nós. Então, a querida amiga Patrícia Costa, presidente da AMC, Associação de Mulheres Cristãs, meu muito obrigada até mesmo porque, se hoje as crianças cantaram o Hino Nacional, e estamos tendo condições de dar educação de qualidade para os nossos alunos, a AMC tem grande participação nisso. Muitíssimo obrigada. O carinho da Abads para a AMC, por gentileza. (Palmas.)

Também quero agradecer a Ionice Silva, presidente do Instituto Ressoar. O Instituto Ressoar, que é nosso parceiro, cobre os nossos eventos, estando ali, nos dando condições de disseminarmos o conhecimento sobre a causa. Importantíssimo. O Instituto Ressoar também já faz parte aqui da família Abads. O carinho Abads por gentileza ao Instituto Ressoar. Muito obrigada, Ionice. (Palmas.)

Também quero agradecer muitíssimo à Rede Record de Televisão, que durante esse período, principalmente quando nós assumimos diretamente a antiga Pestalozzi, que por um período esteve praticamente com suas portas fechadas e um grupo de pessoas se reuniram para poder hoje fazer da antiga Pestalozzi o que ela é hoje, a Abads. Mas a participação da Record tem sido de extrema importância. Teve um período que nós estávamos em uma dificuldade financeira tremenda, há cinco, seis anos atrás, e tivemos um projeto, do 0500 onde as doações nos ajudaram muito, muito mesmo.

Independente desses projetos que a Record está sempre apoiando, mas também o trabalho fundamental que a mídia tem que fazer, que obviamente as notícias, manter o povo informado, o entretenimento, mas também dar condições à sociedade de ter o conhecimento principalmente sobre o autismo, a deficiência intelectual. Então, por ser uma propagadora dessa disseminação de conhecimentos referentes à causa, nós sinceramente agradecemos à brilhante parceria que temos com a Rede Record de Televisão. Agradecemos ao Sr. Presidente Luiz Cláudio, está no meu coração hoje é muita emoção. O Sr. Luiz Cláudio, presidente da Rede Record hoje sendo representado aqui, pelo Sr. Zacarias, muitíssimo obrigada a essa emissora que está caminhando cada vez mais, a passos largos, ao caminho da liderança. E merece. Porque quem faz o bem, merece. Nosso carinho à Rede Record de Televisão. (Palmas.)

Também quero agradecer a todos os coordenadores, a equipe Abads. Temos aqui a nossa querida voluntária há mais de 20 anos na Abads, a Dra. Cliseida Marinho que hoje também é diretora regional da Drads. A Maria Rosas, nosso braço direito, braço, perna direita. Está ali conosco a todo o momento e é nossa coordenadora-geral. A Joyce Henriques também conosco há tanto tempo, coordenadora do Centro Clínico. Doutora Ângela Gonçalves, nossa médica neuropediatra conosco há mais de 20 anos e auxiliar de direção técnica. Fátima Vasconcelos, diretora escolar da Abads. O Sr. Luiz Mendes, que é presidente da Balfer Contábil e faz a nossa contabilidade, está junto com a Auditoria para poder mostrar a nossa transparência. Aqui podemos chegar, em público, e dizer que nossa contabilidade, nossas despesas nós expomos no site para o mundo ver. Tudo, centavo por centavo. Tudo que é gasto. Tudo que é investido na Abads ali está. E temos o Sr. Luiz Mendes para ajudar a fiscalizar, a contabilizar, a organizar. Muito obrigada.

Também Sinival Pinheiro, consultor de emprego apoiado que está conosco já há um bom tempo. Eu vou mostrar um vídeo que vai mostrar para vocês a eficácia da metodologia que o Sinival emprega na Abads, que é o emprego apoiado. A Daniela Almeida conosco, também há tantos anos, que faz parte do financeiro, do RH, da administração, porque sem a administração também não tem como a Instituição prosseguir.

E quero também aqui, esses funcionários que eu falei são os coordenadores, aqueles que estão coordenando os setores. Mas se estender a todos vocês que estão aqui agora sentados, ajudando a cuidar dos jovens, das crianças, aqueles que brilhantemente atuaram aqui na dança, e eu quero destacar também a nossa querida Cláudia, que para mim é um talento que a Abads tem, e merece o nosso carinho. Ela é fisioterapeuta, e assim que eu cheguei na Abads, apesar de estar ainda se preparando para se tornar fisioterapeuta, a Cláudia sempre teve habilidade para a dança. E eu tive o olhar para ver isso. Por um período ela ficou, depois saiu, e se envolveu somente com a fisioterapia. Mas eu disse: “Cláudia, não, ainda é pouco porque essa habilidade que você tem, esse talento que você tem é importante para que nós venhamos a aplicar isso com as crianças.” Porque a música, gente, tem tudo a ver com eles, tem tudo a ver conosco. E vocês puderam ver isso aqui, esse trabalho brilhante. Continue assim, Cláudia, e toda a equipe da Abads, todos. Desde a doutora até aquele que cuida dos serviços gerais, da limpeza. Eu costumo dizer para todos, no fim do ano, que nós somos um corpo.

Se de repente eu chegar para você e falar assim: “Eu vou pegar esse dedinho seu, essa unhazinha, vou colocar ali na porta e vou bater bem forte, para esse seu dedo ser esmagado. Eu vou dizer para você, não haverá coração que não palpite forte. Não haverá cabeça, cérebro que não venha a pulsar, não haverá boca que não vai gritar e não haverá olhos que não vão chorar.” Então, todos são importantíssimos. Faz parte do corpo seja uma unha, seja o coração, seja a cabeça. Você é mais que importante. Então, eu peço às famílias o carinho para toda a equipe Abads. (Palmas.)

E agora há vocês também, as famílias. Mas eu quero deixar para o finalzinho, as mães que deram o depoimento que cada vez mais nos motiva a estar à frente dessa causa.

Mas quero também agradecer a presença, a participação de alguém que muito também tem me motivado, cada vez mais, a estar à frente dessa causa, é o jornalista Paiva Júnior. Tem uma história brilhante de entrega, de dedicação, de vestir a camisa, porque como representante da Instituição por mais de 10 anos, quem eu vejo na maioria das vezes abraçando a causa e assumindo todas as dores, em primeiro lugar é a mãe, infelizmente. Porque há casos que quando acontece essa situação, além de ela estar ali vivenciando esse quadro de luta, ainda também há a separação. Então, parabéns ao Paiva Júnior e a todos os pais que estão juntos também, porque afinal de contas a mãe não fez o filho sozinha, e criança, seja ela quem for, criança precisa de pai e mãe. Parabéns a vocês. E também eu quero parabenizar, meu Deus, dizer que foi tudo de bom, essas coisinhas lindas aqui. Eu sou fã número um, lá em cima vibrei, cantei, só faltei assoviar com vocês. Parabéns. Brilhantemente vocês se apresentaram aqui. E as famílias, eu já disse, que vou deixar um pouquinho para o final. Como eu sei que o nosso tempo é limitado, apesar de saber que no improviso poderia falar muito, mas às vezes no falar o coração vai motivando, e quanto mais você fala, mais você quer falar, eu vou aqui ajustar, adequar um pouco as palavras.

Bem, durante os mais de 10 anos que estou aqui na Abads, tenho verificado que, ano após ano, a instituição tem procurado avançar e evoluir para cada vez mais poder beneficiar as pessoas com autismo e deficiência intelectual, juntamente com suas famílias. Eu tenho verificado que mãe e pai sofrem e por vezes sentem-se incapazes de ajudar o filho da melhor maneira possível.

Nós da Abads, temos os apoios necessários que eles precisam, que são os tratamentos especializados, que vocês puderam ver e ouviram também falar, para que cada um consiga conduzir as suas vidas. E a nossa luta é muito grande. Por mais que seja repetitivo, é fato e não se pode ser negado. São muitas as despesas. Para atender a mais de 700 crianças e jovens, precisamos de mais de 100 funcionários. A despesa mensal é de mais de 300 mil reais. E a anual, mais de 4 milhões. Sem contar a dificuldade para administrar, pois existem muitas burocracias e exigências com papéis, documentos, títulos, enfim, é pressão por todos os lados. Porém, não temos medido esforços para manter o trabalho crescendo e alavancando cada vez mais. Temos visto a necessidade urgente de ser disseminado o conhecimento sobre a causa. Conforme o Paiva Júnior disse, eu gostaria de frisar novamente, que hoje no Brasil existem mais de 2 milhões de pessoas com autismo e deficiência intelectual. Temos que aproveitar o advento da inclusão social e chamar a atenção da sociedade, principalmente das nossas autoridades, para que políticas públicas sejam criadas, e essa população tenha o direito de usufruir dos benefícios da cidadania. Estamos comemorando os 61 anos da Abads em um local onde leis são aprovadas para que haja ordem na nação e a população possa ser beneficiada. Muito bem. Então, vamos torcer e lutar para que as leis sejam efetivas, para que no nosso país tenha, na área de Saúde, tratamentos especializados para os autistas e deficientes intelectuais. Que as escolas sejam preparadas para dar a eles educação de qualidade. Não somente deixá-los sentados em uma cadeira de escola.

E essa educação possa refletir no futuro, dando a eles condições de serem incluídos no mercado de trabalho e se tornarem produtivos. Somente dessa forma a grande rede da inclusão social poderá ser construída e o material necessário para essa construção são as políticas públicas que precisam urgentemente serem criadas. Para isso, nós contamos com o apoio de Vossas Excelências, que são os representantes da população aqui nessa Casa, e que hoje se alegraram, se emocionaram e puderam ver a importância que essas famílias têm para a sociedade.

A pessoa com deficiência também tem o seu potencial, mas precisa que os devidos apoios sejam criados para darem a elas condições de serem produtivas. Nós vamos mostrar agora para vocês um desses apoios, que é uma metodologia aplicada pela Abads, onde todos lucram: o jovem com a deficiência, a família e a sociedade como um todo. Eu peço a atenção de vocês para esse vídeo que nós vamos apresentar agora, do Emprego Apoiado. Por gentileza, o vídeo.

 

* * *

 

- É feita a apresentação de vídeo.

 

* * *

 

A SRA. GRACE PEREIRA - Volto novamente, aproveitando a deixa de termos mostrado para vocês a eficácia dessa metodologia tão importante, volto e gostaria de falar com o Sr. Henrique Almirates, por favor, transmitir o recado da família Abads para o nosso querido secretário Rogério Hamam, dizer para ele que promessa é dívida. Ele me prometeu, via telefone, que nós íamos fazer essa parceria com vocês através do Emprego Apoiado. Vamos ter condições de dar mais de 90 vagas para os alunos aqui em 2014-2015. Vamos contar com isso.

E prosseguindo eu quero dizer para vocês também que nos últimos dois anos a Abads teve mais de 500 mil atendimentos. Mais de 500 mil atendimentos, prestem atenção aqui na fala, por favor. A Abads esteve durante esses últimos dois anos nas áreas de Saúde, Educação e capacitação profissional. E nesse ano de 2013, a Abads tem procurado atuar extramuros proporcionando a disseminação de conhecimento sobre o autismo e a deficiência intelectual através de seminários e palestras.

Participamos em Brasília de um seminário promovido pela Secretaria dos Direitos Humanos sobre o Emprego Apoiado. Muitas pessoas ficaram impressionadas ao verem o vídeo que vocês acabaram de assistir. Então, portas estão sendo abertas. Também fizemos uma palestra na OAB de São Paulo, mostrando ao público presente que a inclusão social faz parte da cultura do nosso país, pois esse século presente vivencia a diversidade.

No dia 11 desse mês, estivemos palestrando no Tribunal de Justiça de São Paulo, diretamente do Fórum João Mendes, em videoconferência, para 99 comarcas do estado, mostrando às autoridades e aos funcionários, as dificuldades que as famílias das pessoas com deficiência enfrentam, e o quanto elas precisam de apoio da sociedade. Foi muito bom e mais de 1.000 pessoas participaram.

Até o fim desse ano nós temos muitas outras palestras para fazer. Essa foi a forma que nós encontramos para poder expandir mais ainda o nosso leque de atuação. E poder contribuir para a construção de uma sociedade inclusiva. Com prazer, apresentamos e vamos entregar a todos vocês, no final desse evento que nós já estamos finalizando, nós vamos entregar a todos o mais recente projeto da instituição, que é nossa cartilha de orientação sobre o autismo, a deficiência intelectual que tem como uma das causas principais a Síndrome de Down. Então, esse é um dos mais novos projetos da instituição que nós conseguimos de doação, voluntariamente por uma empresa, mais de 50 mil doações. E estamos também pleiteando com o Governo do Estado para que ele venha abraçar essa causa, fazer a impressão desse material e distribuir para todo o estado porque a população precisa, a população merece. Então, eu chamo a atenção aqui das nossas autoridades, em especial de V. Exa., o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin que já esteve na nossa instituição e sabe da importância da Abads no cenário do terceiro setor.

Vamos aqui publicar essa cartilha e manter a população informada a respeito da causa. Vamos juntar aí e formar a grande rede da inclusão social. E finalizo deixando o meu carinho, admiração e respeito a você, mãe e pai e seus filhos que são assistidos pela Abads. Vocês podem ter certeza que, em homenagem a vocês, o lado mulher aflora, não é? E aos seus filhos, eu dedico todo o trabalho voluntário que tenho realizado na instituição durante todos esses anos. Porque é uma obra. Você só falar é uma coisa. Você fazer e você se entregar é outra. E eu quero dizer para vocês também, você mãe e você pai, prestem bastante atenção. Eu já me considero fazendo parte da família de vocês, porque a luta de vocês tem sido a minha luta. A dor de vocês tem sido a minha dor também. Então, existe um sentimento que nasce em meio à dor e luta, que é o amor. Ele resulta em uma grande e profunda amizade. O amor tudo sofre, ele tudo suporta e não procura os seus próprios interesses. Bem-aventurados são aqueles que têm amor.

Graças a Deus eu me considero uma pessoa bem-aventurada e ofereço o meu amor a vocês através do trabalho voluntário que tenho realizado na Abads até o dia de hoje, que são mais de 10 anos. E prometo, daqui por diante, me lançar mais e mais porque vocês merecem, com certeza. (Palmas).

Então, agora a família Abads está de parabéns. Todos estão de parabéns. Nós vamos comemorar. Eu quero que todos que se apresentaram na dança, por favor, estejam aqui à frente. Eles agora não vão dançar. Eles agora vão apreciar o talento deles como todos nós aqui também. Já é o final da minha fala. Nós vamos terminar em clima de festa, de alegria e de muita comemoração, através de um vídeo. Nós preparamos o vídeo da Dança Adaptada, onde o talento de cada um deles que é único, é notável para todos. Inclusive, no dia 21 de março desse ano de 2013, esse grupinho teve oportunidade de se apresentar na Rede Record de Televisão e eles foram as atrações principais, eles foram os artistas emocionando artistas e funcionários. Agora, juntamente conosco, eles vão se alegrar também em vermos esse vídeo da Dança Adaptada. E parabéns a família Abads mais uma vez. Muito obrigada as nossas autoridades, aos nossos convidados especiais. Aqui e agora podem exalar, porque é só amor. Vamos ao vídeo, por favor.

 

* * *

 

- É feita a apresentação de vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - PRB - Senhoras e senhores, antes de encerrar essa sessão eu queria dizer algo, Dona Grace. Nós, que convocamos, que convocamos essa sessão solene, a gente imaginava que realmente seria algo especial nas nossas vidas, e talvez não esperávamos que fosse tanto. E a gente que tem uma certa idade, vivemos grandes momentos de nossa vida, sejam eles bons, sejam maus, grandes emoções.

E eu acredito que, falo por mim, mas acredito que seja o sentimento de todos os nossos colegas que vivem aqui esse momento, que a partir dessa sessão solene, a partir desse momento que nós vivemos com esses alunos, com essas crianças, com esses pais, com esses guerreiros, com esses heróis, com esses voluntários que aqui dedicam a sua vida como alguns que me falaram, há 18 anos, 20 anos, trabalhando voluntariamente, eu acredito que nenhum de vocês tenha coragem de abandonar, de sair, de largar esse voluntariado nesse trabalho que vocês fazem.

E eu digo por mim, que eu fiquei realmente emocionado com essas mães bailarinas também, nunca vi algo igual na minha vida. Isso faz com que a gente possa repensar a nossa vida, e ver que não tenha feito nada e que precisamos realmente mudar a nossa maneira de ser, de viver. E que nós temos a possibilidade de fazer algo mais pela nossa sociedade, àquelas pessoas que realmente precisam.

Dona Grace, depois dos meus 52 anos, quase 53 -  completo em março e vocês podem preparar o presente se quiserem-, eu saio daqui hoje com a certeza de uma coisa, a minha vida, a minha maneira de pensar, a minha maneira de agir, até o dia de hoje dessa sessão solene foi uma. A partir de hoje é outra, porque nessas poucas horas que nós ficamos, eu aprendi muito, aprendi tudo aquilo que eu não tinha conseguido aprender nos meus 52 anos de idade. Então, parabéns a todos. Que Deus abençoe. Obrigado, deputados Sebastião e Milton Vieira, secretário, Patrícia, leve o nosso abraço ao Luiz Cláudio, aos demais convidados, aos pais, que Deus os abençoe muito.

E esperamos voltar aqui para comemorar, Dona Grace, os 62, 63 anos e com certeza será a senhora que vai estar aqiu presidindo essa sessão. Será a senhora que vai convocar essa sessão, porque eu tenho certeza, para aqueles que não sabem, nós estamos aqui trabalhando para que a Dona Grace também venha fazer parte dessa Casa, trabalhar para que ela seja eleita, convencê-la a ser candidata a deputada estadual que venha a ganhar para que ela possa também aqui nessa Casa poder ajudar muito mais a Abads do que tem ajudado.

Parabéns a senhora, a todos os funcionários, e que Deus os abençoe muito.

Esgotado o objeto da presente sessão, essa Presidência agradece às autoridades, a minha equipe, aos funcionários do Serviço de Som, à Taquigrafia, à Atas, ao Cerimonial, à Secretaria-Geral Parlamentar, à Imprensa da Casa, à TV Legislativa, às Assessorias Civil e Militar bem como todos os que com suas presenças colaboraram para o êxito dessa sessão, dessa solenidade. Declaramos encerrada essa sessão. Um abraço a todos e até a próxima.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e 54 minutos.

 

* * *