http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

22 DE NOVEMBRO DE 2013

070ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO CENTRO INTEGRAÇÃO EMPRESA-ESCOLA - CIEE

 

Presidente: EDSON FERRARINI

 

RESUMO

1 - EDSON FERRARINI

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Edson Ferrarini, na direção dos trabalhos, com a finalidade de prestar "Homenagear o Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Saúda os presentes. Ressalta a importância do trabalho realizado pelo Centro de Integração Empresa-Escola. Anuncia a exibição de vídeo institucional do CIEE e informa que esta sessão deverá ser transmitida pela TV Assembleia em data oportuna.

 

2 - RUY MARTINS ALTENFELDER SILVA

Presidente do Conselho de Administração do CIEE, elogia o deputado Edson Ferrarini pela iniciativa desta homenagem. Informa que o CIEE é uma instituição filantrópica de caráter educacional. Cita os projetos sociais desenvolvidos pela entidade com o objetivo de inserir profissionalmente os jovens. Menciona as afinidades do trabalho realizado pelo deputado Edson Ferrarini com o CIEE. Comunica que o Centro de Integração Empresa-Escola realiza cursinhos pré-vestibular comunitários. Destaca que o CIEE não recebe recursos públicos.

 

3 - PRESIDENTE EDSON FERRARINI

Enaltece o trabalho realizado pelo doutor Ruy Martins Altenfelder Silva, presidente do Conselho de Administração do CIEE pela formação profissional dos jovens brasileiros. Combate o uso de drogas. Lista os membros do conselho do CIEE.

 

4 - LUIZ GONZAGA BERTELLI

Presidente executivo do CIEE, saúda os presentes. Informa que o CIEE faz parte da Campanha Nacional Antidrogas. Comunica a parceria com Maurício de Sousa na criação de cartilhas informativas. Lista diversas iniciativas da entidade visando à conscientização da juventude contra o uso de drogas. Enaltece o trabalho do deputado Edson Ferrarini na prevenção e esclarecimento sobre os malefícios das drogas.

 

5 - PRESIDENTE EDSON FERRARINI

Distribui cartilhas contra o uso de drogas. Enaltece o trabalho realizado pelo CIEE. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Edson Ferrarini.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Quero cumprimentar todos os senhores e senhoras. É um prazer recebê-los aqui na Assembleia Legislativa de São Paulo nessa homenagem que o povo de São Paulo presta e faz ao CIEE, esse trabalho incrível que os senhores fazem. Então, a Assembleia Legislativa por meu intermédio, deputado Edson Ferrarini e através do nosso presidente, o deputado Samuel Moreira,  convocamos essa Sessão Solene e pela importância dela, ela foi autorizada por unanimidade de todos os deputados, tamanha é a importância do CIEE no Estado de São Paulo e no Brasil.

Eu queria dizer, agradecer muito a presença, está aqui do meu lado direito o doutor Ruy Martins Altenfelder que é presidente do Conselho de Administração do CIEE, a quem eu peço uma grande salva de palmas. (Palmas)

Muito obrigado aos senhores. Quero agradecer também a presença do doutor Luiz Gonzaga Bertelli, presidente executivo do CIEE, que aos senhores que continuem com esse aplauso porque esses homens fazem um trabalho maravilhoso, um trabalho magnífico. (Palmas)

Eu queria também agradecer muito a presença do Sr. José Aparecido que está representando aqui o deputado Itamar Borges. Queria agradecer também, entre todas as pessoas aqui presentes, o Eduardo Sakemi, superintendente executivo também. Eu queria chamar Luiz Gustavo Coppola, superintendente de Atendimento em São Paulo, aqui presente, a quem também eu peço uma salva de palmas. (Palmas.) Eu queria agradecer o Marcelo Gallo, superintendente regional do Brasil. (Palmas.) Neusa Menezes, superintendente de Recursos Humanos, o nosso aplauso. (Palmas.) Tomaz Lopes Filho, superintendente de Administração e Finanças. (Palmas.)

Esse programa está sendo transmitido ao vivo pela TV Assembleia, mas vai ser reprisado e eu vou dizer aos senhores daqui a pouco o dia e a hora que nós vamos passar para que São Paulo inteiro tome conhecimento. São Paulo já sabe, São Paulo agradece, porque há mais de 49 anos um grupo de idealistas teve um sonho e nasceu o CIEE, formado por empresários e professores aqui em São Paulo, com o objetivo de auxiliar o jovem estudante. É incrível e maravilhoso esse trabalho. E essa nossa reunião, sob a proteção de Deus, nós estamos iniciando essa homenagem aos senhores, as senhoras deputadas, senhores deputados e representantes aqui presentes. O deputado e presidente dessa Casa, Samuel Moreira, atendendo ao meu pedido, convocou essa sessão solene.

E nós vamos iniciar com um momento cívico muito importante. Nós vamos, em pé, ouvir o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É feita a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. Presidente - EDSON FERRARINI - PTB - Eu dizia do sonho desse grupo de empresários que há 49 anos se reuniram e resolveram criar esse trabalho fantástico que hoje é um modelo a ser seguido. Um trabalho que já encaminhou 13 milhões de pessoas ao seu primeiro emprego. Então, é essa instituição filantrópica, essa instituição que é mantida pelo empresariado nacional, sem finalidade lucrativa nenhuma. O único objetivo é trabalhar em prol da juventude estudantil brasileira e faz esse trabalho de extrema relevância. Os senhores não imaginam o orgulho que eu estou tendo em homenageá-los aqui na Assembleia Legislativa. A Casa do povo, a terceira maior Assembleia do Brasil. Sem nenhum apoio financeiro dos governos municipal, estadual e federal, simplesmente os senhores fazem incrível esse trabalho.

Vamos apresentar agora um vídeo institucional para que as pessoas que estão assistindo a esse programa e os senhores aqui presentes conheçam um pouco do CIEE.

 

* * *

 

- É feita a exibição do vídeo.

 

* * *

 

O SR. Presidente - EDSON FERRARINI - PTB - Esse vídeo é uma síntese desse trabalho incrível desses milhares de jovens estudantes que são assistidos, recebendo bolsa-auxílio, assistindo palestras e seminários gratuitamente sobre temas da realidade brasileira. Esse é o CIEE. Essa sessão solene os senhores poderão assistir na íntegra, de domingo para segunda-feira, à meia-noite  no canal 13 da TVA, no canal 66, na TVA Digital no canal 185, TV Digital Aberta canal 61.2.

Fiz uma entrevista com o presidente do Conselho, Ruy Altenfelder outro dia na Assembleia. Essa entrevista foi incrível, teve uma grande repercussão porque ele falou o que faz o CIEE. Teve uma repercussão maravilhosa e ele vai agora nos saudar. Ele vai agora conversar e falar para nós, vai usar a palavra o nosso presidente executivo Ruy Martins Altenfelder. Vamos aplaudir o nosso Ruy Altenfelder. (Palmas.).

 

O SR. RUY MARTINS ALTENFELDER SILVA - Boa noite, meu caríssimo coronel deputado Edson Ferrarini, que teve a iniciativa de propor à Casa do povo que é a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, essa Sessão Solene tendo como foco o trabalho que o Centro de Integração Empresa-Escola vem realizando ao longo de quase meio século.

O CIEE e o coronel e deputado Edson Ferrarini têm muita coisa em comum. Nós somos uma entidade filantrópica de assistência social. Nosso objetivo é preparar e inserir os jovens no mercado de trabalho. Além disso, o CIEE desenvolve vários programas sociais sempre nessa linha de formação do jovem, programa de alfabetização, programa para portadores de deficiência e outras dezenas de programas que a nossa instituição promove. E o deputado Edson Ferrarini também tem caracterizado a sua vida pública como o primeiro coronel da Reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Advogado, formado pela Universidade Mackenzie, psicólogo formado pela Universidade São Marcos com especialização em Dependência de Álcool e Drogas, que é outra afinidade com o CIEE que tem um programa específico de combate às drogas nas universidades. Por todo esse trabalho, o deputado Ferrarini já está na 7ª Legislatura. Ele desde 1986 foi eleito deputado aqui para a Assembleia Legislativa e graças ao seu trabalho equilibrado, ético, é um homem transparente, tudo que ele faz, ele conta. Ele tem sido reeleito a todas essas legislaturas, encontrando-se já na 7ª Legislatura. E também tem o Centro de Recuperação Coronel Edson Ferrarini.

E nesse local, desde a sua fundação em 1979, compareceram dependentes e familiares em número equivalente à lotação de um Maracanã, de modo que neste momento nós do CIEE homenageamos também o deputado Edson Ferrarini por esse trabalho bonito que ele vem realizando e dedicando a sua vida. Assim como ele pediu, eu também peço a ele uma salva de palmas. (Palmas).

 

O SR. Presidente - EDSON FERRARINI - PTB - Muito obrigado, Ruy. Obrigado.

 

O SR. RUY MARTINS ALTENFELDER SILVA - Deputado, eu quero aqui cumprimentar os meus colegas de Centro de Integração Empresa-Escola. O Luiz Gonzaga Bertelli que comanda a nossa gestão executiva, é o nosso presidente executivo. Os nossos superintendentes que aqui estão presentes, o Eduardo Sakemi, Marcelo Gallo, Luiz Gustavo Copolla, a doutora Neusa, Tomaz, professora Zélia, a Jacira, a Daniela, enfim, sintam-se todos vocês cumprimentados e agradecidos por estarem presentes nessa sessão solene.

Minhas amigas, meus amigos, meu caro deputado Ferrarini, estamos às vésperas da comemoração de meio século de atividades, voltadas à inserção profissional e cidadão do jovem. Os jovens que aqui estão e que é a razão de ser no Centro de Integração Empresa-Escola. É a casa de vocês. É a casa dos jovens. E às vésperas de completarmos 50 anos nós iniciamos um profundo mergulho no nosso passado. Tanto para avaliar, com uma peneira fina do tempo, a efetividade dos resultados alcançados quanto a partir da releitura da nossa história avaliando os erros e acertos, planejar os rumos da nossa futura atuação na perspectiva do século XXI.

Ao longo desse meio século, o estágio conquistou a adesão maciça das escolas, das empresas e dos órgãos públicos e que hoje enriquecem o balanço histórico da nossa Instituição com os expressivos números aqui citados. Vinte e oito mil instituições de ensino conveniadas, 250 mil empresas de órgãos públicos parceiros na oferta de vagas a estagiários. Nesse período, 50 anos, a riqueza do nosso Brasil se multiplicou, mas também persistiu a desigualdade da distribuição de renda e do acesso à educação.

O CIEE percebeu isso. Acompanhou e continuará acompanhando. E mais do que isso, executando as duas curvas, com a visão de uma organização presente em todos os estados brasileiros. Uma rede de 350 pontos de atendimento e cerca de 2 milhões de jovens cadastrados à espera de uma oportunidade de estágio ou aprendizagem. Consoante de seu papel como referência ante as entidades de assistência social de filantropia, o CIEE vem batalhando, visando compensar as crescentes deficiências do ensino brasileiro. E o olhar para o futuro esbarra em outra preocupação, meu caro deputado Ferrarini, que é sua também.

As últimas estatísticas do IBGE apontam que, na faixa dos 15 aos 17 anos, 15% dos jovens não estudam. E 97% não trabalham, números que deram origem à famosa expressão “geração nem nem”. Nem estudam, nem trabalham. Sem o preparo adequado, qual será o destino deles? Provavelmente boa parte engrossará o contingente de excluídos e marginalizados.

Foi esse cenário que levou, a nossa instituição, o CIEE, a aderir à causa da aprendizagem que visa dar formação social e profissional a jovens de 14 a 24 anos, dos quais vários aqui presentes representando os quase 60 mil aprendizes CIEE. Combinando treinamento prático nas empresas e órgãos públicos com capacitação teórica e hoje como disse, ministrada para 60 mil jovens na rede, com 1.500 salas mantidas em todo o país. Além de desenvolver um programa especial para inclusão de pessoas com deficiência e dar continuidade a um programa de alfabetização e suplência de adultos que já beneficiou mais de 50 mil alunos. E ainda oferecer desde 2012, cursinho gratuito para vestibular a estudantes da periferia de São Paulo. O ano passado, na zona leste, com parceria com uma pessoa que o senhor muito respeita como nós, que é o padre Ticão, o CIEE promoveu o cursinho preparando 500 jovens para o vestibular. E o resultado foi realmente compensador. Desses 500 jovens quase 200 foram aprovados e já estão cursando universidades.

Pelos bons resultados desse programa, esse ano tivemos uma reunião, Bertelli e mais o Conselho de Administração, e decidimos dobrar o número de jovens nos cursinhos da zona leste. Nos próximos anos nós continuaremos a ser o grande parceiro dos futuros profissionais portanto, de vocês, jovens, o desafio de ingressar no mercado de trabalho cada vez mais exigentes e para o qual não foram adequadamente preparados pela escola e em muitos casos nem pela família.

Na nossa instituição estagiários, aprendizes e suas famílias encontram todo o apoio para a inclusão profissional gratuitamente. São dezenas de cursos presenciais e também à distância formatados para estimular competências e habilidades essenciais para conquista e ótimo aproveitamento de oportunidades de estágio e aprendizagem. Todas devidamente remuneradas permitindo que milhares desses jovens custeiem seus estudos, auxiliem no orçamento doméstico sem ter que saírem da escola. Além disso, integram a programação de ações e desenvolvimento pessoal e inclusão social no alentado calendário de eventos culturais e artísticos, iniciativas de voluntariado solidário e como dissemos, o cursinho gratuito preparando jovens da periferia para o vestibular. Também programa de encontro de pais e alunos da aprendizagem e prêmios para estimular o gosto pela leitura e a escrita.

Meu caro deputado Edson Ferrarini, o CIEE vai continuar trabalhando com entusiasmo no seu Conselho de Administração, toda a sua gestão executiva liderada pelo Luiz Gonzaga Bertelli, os nossos superintendentes, os nossos funcionários, mas principalmente com a força dos jovens que são a razão de ser da nossa Instituição.

De julho a setembro foram instalados mais 20 postos que atenderam 18.500 pessoas entre jovens e seus familiares. A elas o CIEE oferece amplo leque de serviços gratuitos, cadastramento, encaminhamento para oportunidades de estágio e aprendizagem, processos seletivos para a Prefeitura paulistana, Tribunal de Justiça e empresas parceiras, orientação jurídica gratuita, palestras de prevenção ao uso de drogas, oficinas de orientação e formação profissional, divulgação de projetos filantrópicos do CIEE.

E tudo isso, meu caro deputado Edson Ferrarini, com recursos próprios, sem qualquer participação dos governos municipais, estaduais e federal. Por essas e muitas outras razões o Centro de Integração Empresa-Escola adotou como lema a sábia disposição do Artigo 203 da Constituição Federal ao incluir entre os objetivos da assistência social, que será prestada a quem dela necessitar, a promoção da integração ao mercado de trabalho. Para tanto, sempre apostou, continuará apostando na força da educação e do trabalho como um dos melhores caminhos para um futuro próspero e sustentável para mais e mais brasileiros. Obrigado, deputado, por essa homenagem. (Palmas.)

 

O SR. Presidente - EDSON FERRARINI - PTB - Essa aula que foi dada pelo Dr. Ruy Martins Altenfelder, presidente do Conselho de Administração ouvida pelo Brasil é uma maneira para que todos saibam que a educação é o caminho mais curto e eficaz para a garantia de um futuro melhor. É um dos caminhos mais importantes e ele está mostrando que é exatamente isso que o CIEE procura. Eu recebi uma informação de que a Assembleia Legislativa poderá mandar para os senhores um diploma de participação nessa solenidade. Muitos dos senhores poderão até colocar esse diploma na sua parede, guardar na sua casa. Então, eles me pedem que os senhores preencham um papel, simplesmente para onde nós vamos mandar esse diploma. Eles vão oferecer para os senhores para que os senhores recebam nas suas casas. A Assembleia Legislativa vai mandar esse diploma.

Eu queria cumprimentar toda a diretoria do CIEE através do presidente executivo, Dr. Luiz Gonzaga Bertelli, do presidente do Conselho de Administração Ruy Martins Altenfelder que acaba de dar uma aula para São Paulo e para o Brasil, de como se ajuda a desenvolver um país. E eu estava vendo que no manual institucional do CIEE, que a palavra ética, a palavra dignidade, a palavra responsabilidade social está sempre em primeiro lugar. Tudo que eles fazem é colocando aos senhores o aprimoramento. O aprimoramento de profissionais competentes, valorizados e motivados. Isso é o que faz.

Eu queria também cumprimentar os vice-presidentes: Wálter Maierovitch, e cumprimento o Antonio Jacinto Caleiro Palma. Cumprimento o José Augusto Minarelli, e os conselheiros Antonio Garbelini Junior, Orlando de Almeida Filho, Ricardo Melantonio. Eu queria deixar aqui uma saudação e um abraço ao Conselho Consultivo, o Adhemar Cesar Ribeiro, Ana Maria Vilela Igel, Carlos Eduardo Moreira Ferreira. Eu queria saudar também o César Gomes de Mello, Élcio Anibal de Lucca, Dom Fernando Antônio Figueiredo, Flávio Fava de Moraes, Gaudêncio Torquato. São pessoas que compõem e dedicam o seu trabalho, dedicam as suas horas ao CIEE, a nossa juventude e ao desenvolvimento do Brasil. O Gesner de Oliveira, Hermann Wever, Humberto Casagrande Neto, Ivette Senise Ferreira, João Guilherme Sabino Ometto.

Os demais eu vou falar na próxima sequência.

Eu queria também saudar a jornalista Jacyra Octaviano, supervisora de Comunicação, a pedagoga e mestre em Educação Sylvana Rocha, gerente do Programa “Aprendiz”, Vera Marques, supervisora técnica de Aprendizagem. A professora Zélia Varajão Soares, gerente educacional. Rosa Maria Simone, supervisora de Educação Continuada. Eu queria cumprimentar Tânia Moura, gerente executiva, e esse trabalho que os senhores recebem, que os senhores estão fazendo, tudo isso é voltado aos jovens. Tudo isso é voltado aos senhores.

E conversavam comigo no início Ruy Altenfender e o professor Bertelli, e nós estávamos falando da importância  por que algumas pessoas na vida têm sucesso e outras não têm. Há situações na vida que levam ao sucesso, na minha experiência como psicólogo clínico, tratando de jovens e para que você tenha sucesso é bom que você tenha autoestima. É quando você acredita em você. A pessoa que não tem autoestima não tem opinião formada. Se o amigo lhe oferece droga, ele aceita só para agradar o outro. Nunca se esqueça: coloque na sua cabeça objetivos grandiosos. Deus nos fez para sermos abundantemente felizes. Deus nos deu o livre arbítrio, nós é que escolhemos os nossos caminhos. Nunca se esqueça do trabalho, o único lugar que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Sucesso é com S e trabalho é com T. Se na empresa que os senhores estiverem convocados para o primeiro emprego, os senhores não fizerem 50% a mais do que a empresa espera dos senhores, correrão o risco de não serem vitoriosos.

A vida tem muita concorrência. Eu sou deputado estadual. Se eu não fizer 50% mais do que o eleitor espera de mim, ele não me reelege. Na vida, obstáculos totais ao sucesso: álcool e drogas. Nesses 43 anos que eu recupero pessoas, eu não conheço um único drogado feliz. Se tivesse um drogado feliz assistindo esse programa, esteja onde ele estiver, eu queria que ele me mandasse um email, eu quero trazê-lo para cá e colocar na tribuna da Assembleia Legislativa e eu quero que ele venha dizer para mim que ele normalmente usa drogas, que ele terminou faculdade, está bem casado, a família adora ter um drogado na família. Não tem. O grande problema da droga é vocês saberem da armadilha que ela tem. A droga tem uma armadilha. Ela dá um prazer inicial muito grande, é isso que me dizem os meus pacientes. Ela tem uma outra armadilha. Ela registra na memória química aquele cigarro de maconha dos 13 anos e não apaga nunca mais na vida porque o mundo não tem remédio para isso.

O religioso dirá que Jesus cura tudo. Mas o drogado não quer Jesus. É não experimentar a próxima armadilha. O drogado vai mentir para ele próprio que ele para a hora que ele quer. Eu tenho pacientes internados 10, 20, 25 vezes e não tem jeito. É não experimentarem a primeira vez. A maior armadilha que os senhores têm que tomar conhecimento. Não sei quantos psicólogos no mundo passaram pela mão dele, o Maracanã lotado de drogados. Eu fui comandante da Rota, trabalhei na Polícia Militar 35 anos. Nunca tive um paciente viciado que me dissesse: “Um traficante me viciou. Ele pegou um revólver, botou na minha cabeça e me disse ‘cheira senão você morre. Fuma esse cigarro de maconha senão você morre.’”

Não. A droga sempre vem às mãos da pessoa pelas mãos do seu amigo. Essa é a primeira experiência. Pela mão da namorada, pela mão do namorado. E eles falam cinco mentiras quando oferecem. Lembrem-se disso. Em uma hora que estão só os dois ele fala: “Experimenta uma vez só, isso está na moda, está todo mundo usando, não seja careta, você vai ficar fora dessa?” Nessa hora lembre-se do CIEE, lembre-se desse dia. Encha o seu peito e diga: “Eu estou fora, eu não quero. Eu não posso usar.”

Podem crer, o sucesso começa por esse “Não” que você diz. Felicidades a todos vocês.

Nessa homenagem aqui ao CIEE por tudo que os senhores fazem, é o povo de São Paulo através desse deputado dizendo aos senhores: “Mil vezes muito obrigado.” Eu diria que essa diretoria, pode crer Ruy Altenfelder, pode crer Bertelli, o que vocês fazem vocês ajudam Deus a melhorar o mundo. É possível 13 milhões de jovens encaminhados. Parabéns ao Joaquim Pedro Villaça, ao José Vicente, Liz Coli Cabral Nogueira, Marcos Troyjo, Ney Prado, parabéns. Eu estou citando os nomes dos conselheiros, o Norton Labes, Ozires Silva, Rogério Coelho Amato, Sebastião Misiara, Tácito Monteiro Filho, Wander Soares, Wilson Zampieri, Yvonne Capuano. Do Conselho Fiscal o Antônio Marmo Trevisan, José Maria Chapina Alcazar, José Frugis. E os suplentes, Geuma Campos, Vandermir Francesconi, Shozo Motoyama.

E nós queremos ouvir agora aquele que em 49 anos está presente no CIEE. Aquele sonhador, aquele que um dia falou “eu vou ajudar essa juventude”. É o nosso querido Bertelli. É o nosso querido presidente executivo, o Dr. Luiz Gonzaga Bertelli. Muito aplauso para esse homem. Muito aplauso. (Palmas)

 

O SR. LUIZ GONZAGA BERTELLI - Que as nossas palavras iniciais sejam de cumprimentos ao eminente parlamentar e amigo Edson Ferrarini, responsável por essa homenagem à nossa organização. Iguais cumprimentos ao presidente do nosso Conselho da Administração, o Dr. Ruy Martins Altenfelder Silva, aos superintendentes, gerentes, supervisores, colaboradores, aos estudantes que puderam estar presentes a essa cerimônia. Meus amigos, nessa sessão solene de homenagem ao CIEE, por iniciativa do eminente parlamentar e amigo Edson Ferrarini, após as considerações sobre a parte administrativa, operacional, sobre o que o CIEE realizou nesses 50 anos prestes a completar de profícua atuação, nós pedimos vênia a V. Exa. ilustre deputado, a fim de assinalar que, desde o ano de 1999, o Centro de Integração Empresa-Escola em parceria com o seu destacado trabalho, promove com a Secretaria Nacional de Drogas, a Senad, do Ministério da Justiça a Campanha Nacional Antidrogas das Escolas Superiores.

Uma das primeiras ações realizadas em parceria com o Senad foi a larga distribuição das cartilhas elaboradas pelo conceituadíssimo Maurício de Sousa. As publicações objetivavam o engajamento da juventude estudantil na campanha de prevenção às drogas tendo como tema a expressão: “Diga sim à vida”.

No ano seguinte, com o decisivo apoio do então secretário nacional antidrogas da Presidência da República, desembargador Walter Fanganiello Maierovitch, hoje vice-presidente do Conselho de Administração da nossa entidade, instituímos os Seminários Antidrogas nas escolas superiores.

Passamos então a congregar em reuniões periódicas reitores e diretores de faculdades, estudantes, além de outras organizações voltadas à prevenção das drogas. Após o planejamento inicial com ajuda de especialistas da área do Direito e da Medicina, formatamos o “Primeiro Seminário Nacional Antidrogas das Escolas Superiores” realizado no País em junho de 2000. O encontro foi realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, a Fiesp, e contou na abertura solene com a presença honrosa e incentivadora do então ministro chefe da Segurança Institucional da Presidência da República, general de Exército Alberto Mendes Camargo.

A partir de então, meus queridos amigos, os seminários e encontros passaram a ser realizados com assiduidade nos campi das mais importantes faculdades brasileiras com o escopo precípuo de contribuir para a conscientização dos jovens e constituir efetivamente um espaço aberto para a reflexão das principais questões relacionadas com relevante tema.

Tais encontros resultaram ademais na capacitação de médicos, psiquiatras, educadores que passaram a atuar em conjunto com especialistas e autoridades como multiplicadores na prevenção do consumo das drogas entre os universitários do Brasil. A auspiciosa e patriótica iniciativa alcançou já a sua 88ª edição, congregando milhares de jovens estudantes. Já no primeiro seminário, na entidade das indústrias paulistas, lançávamos o folheto número 1 da série elaborada pelo CIEE, especialmente preparada a série pelos ilustres cientistas e pesquisadores com informações em linguagem simples e coloquial sobre os malefícios dos narcóticos mais conhecidos. Distribuídos gratuitamente à população estudantil universitária nos principais campi do País, a série de publicações já contempla vários temas: “Drogas, na hora que eu quiser eu paro”; “Maconha, se você pensa que ela não faz mal; “As aparências enganam”; “Drogas desenhadas ou sintéticas”; “Malefícios do tabaco”; “O que as pessoas pensam que sabem sobre as drogas” e “Famílias e droga: como lidar com a questão?.

Hoje, inclusive trouxemos para distribuir às senhoras, aos senhores e aos jovens presentes alguns dos folhetos da série contra os malefícios das drogas. Em 2001 instituímos com a Senad o concurso para universitários sobre o programa de prevenção de drogas. Os prêmios visam sensibilizar a juventude na elaboração de projetos de prevenção às drogas, além de medalhas, diplomas e prêmios em dinheiro para os três primeiros classificados, são concedidas passagens aéreas aos vencedores e acompanhantes, a fim de que possam comparecer à solenidade de entrega no Palácio do Planalto, em Brasília, no Distrito Federal.

As lauras são entregues tradicionalmente pela Presidência da República que prestigia dessa forma a iniciativa. Todas as ações realizadas pelo CIEE bem como os resultados da campanha são divulgados na revista “Agitação”, publicação institucional da nossa entidade, enviados exemplares a todas as escolas superiores, professores e alunos com relevantes resultados. Participamos igualmente das análises e reuniões nas entidades das organizações publicitárias e de comunicação sobre a propaganda enganosa das bebidas alcoólicas. Levávamos em conta, nessas oportunidades, à pesquisa da Secretaria Nacional Antidrogas apoiada pelo CIEE comprovando a assertiva que, cerca de 60% dos adolescentes brasileiros estão hoje expostos tristemente a algum tipo de promoção de álcool, ou pela televisão, pelo rádio, revista, outdoor, diariamente. Os principais jornais brasileiros denunciaram que a indústria de bebidas continua, apesar das advertências, a patrocinar a publicidade com mulheres, com forte apelo sexual e erótico.

Na penúltima Copa do Mundo, em junho de 2006, foi instalado um telão no Vale do Anhangabaú na nossa capital, para quem apreciasse assistir à partida entre Alemanha e Costa Rica às 13 horas. Só, meus amigos, que a principal patrocinadora era uma conhecida marca de cerveja que logicamente comercializava bebida em praça pública. Eram seis quiosques vendendo cerveja no local com autorização do Executivo municipal. Mais tarde, sensibilizada a Prefeitura, diante das inúmeras denúncias, inclusive nossas, suspendeu a venda das bebidas alcoólicas. O consumo anual médio de cerveja no Brasil já é de 50 latas por pessoa ante 117 na Alemanha e 84 nos Estados Unidos. Essa recente pesquisa, efetuada junto aos estudantes estagiários, comprova que a maconha provoca como assinalou tão bem o nosso querido deputado, dependência em mais de 10% dos usuários, o que não é pouca coisa.

Quase 60% dos dependentes das drogas pesadas chegaram a ela depois de passar pela maconha, além de sistematicamente informar sobre os malefícios das drogas nos jovens estagiários, nós estamos concedendo uma importância muito grande ao ato de incentivar os estudantes a adquirir hábitos saudáveis. A continuidade das nossas pesquisas e dos nossos seminários, palestras, é importante para que possamos dessa forma direcionar as ações em parcerias com as escolas superiores do ensino médio brasileiro. Infelizes as declarações proferidas por programas conhecidos de televisão e do governo com apologias sistemáticas às drogas e ao consumo da maconha.

É inegável, como sabemos, o fascínio e a mobilização que o tema “drogas” desperta entre os jovens estudantes. A comunicação evidentemente não é o único fator relevante para o aumento do consumo das drogas. Contudo, é um fator relevantíssimo para que isso ocorra, o que obviamente não é reconhecido pela indústria e pelo comércio das bebidas alcoólicas. Daí, meus estimados amigos, jovens estudantes, os nossos sinceros aplausos ao relevante trabalho do insigne deputado e amigo coronel Edson Ferrarini, a quem eu peço mais uma salva de palmas. (Palmas.)

É que temos todos nós juntos um longo e árduo caminho a percorrer. A redução do consumo das drogas no Brasil somente acontecerá com boas campanhas educativas em decorrência dos programas de comunicação das mesmas. É o que vem acontecendo, por exemplo, com o tabagismo. Graças às várias campanhas, a proporção de fumantes entre nós, nas principais capitais brasileiras caiu, segundo as estatísticas do IBGE de 33% para 17% no último quinquênio. A notícia é sem dúvida, auspiciosa. Eis que o Brasil gaste em torno de 2 bilhões de dólares anualmente para tratar as enfermidades decorrentes do tabagismo.

Nessa auspiciosa solenidade, portanto, que conta com o incentivo igualmente do presidente dessa Casa de Leis do Estado de São Paulo, nós desejamos agradecer ao deputado Ferrarini pelo seu estimável apoio à iniciativa e ao estímulo concedido à inclusão do jovem no mercado de trabalho com estágios e aprendizados. Há pouco, antes de virmos para esse plenário conversávamos sobre a possibilidade de incluir também estagiários que hoje desejam atuar nos órgãos da administração pública estadual direta ou indireta e que por exclusividade concedida à Fundap, o CIEE não pode oferecer vagas de estágio para tais jovens.

Em resposta, o deputado comprometeu-se junto ao nosso ilustre presidente Dr. Ruy e junto a nós, levantar essa bandeira no sentido de que nós possamos também encaminhar os nossos jovens, candidatos ao estágio, às vagas que são administradas monopolisticamente pela Fundap. Reiterada a gratidão, portanto, ao deputado e amigo Edson Ferrarini, que com coragem e discernimento vem enfrentando o flagelo das drogas especialmente entre a juventude. Nós temos que construir um mundo todos nós onde o ser humano encontre a plena felicidade e ele não precise mais buscar nas drogas um prazer ilusório.

Para 2014 a nossa meta é estender o movimento de prevenção e esclarecimentos sobre os malefícios das drogas também para as escolas do ensino médio, as públicas e particulares. Nesse sentido contaremos com a inestimável ajuda dos ilustres parlamentares que integram essa Casa Legislativa e mui especialmente o nosso caríssimo deputado Edson Ferrarini. Muito obrigado. (Palmas.).

 

O SR. Presidente - EDSON FERRARINI - PTB - Por conhecer todo esse trabalho fantástico que os senhores fazem, prevenção às drogas, encaminhamento dos jovens, é que eu poucas vezes disse a uma entidade que ela ajuda Deus a melhorar o mundo. Vocês fazem isso, Ruy. Vocês fazem isso, Bertelli. Todos os senhores da diretoria. O Ruy Altenfelder que escreveu esse livro “Novo Nome da Paz”, esse livro que eu tive oportunidade de ler e achei fantástico. Ruy Altenfelder escreveu “Repensando o Brasil, Ética para Todos” o que falta nesse país ele esclarece aqui em cada detalhe.

Ele, no seu programa “Diálogo Nacional” na TV aberta e em vários outros locais que ele passa onde eu trabalho também, ele escreveu esse livro com várias entrevistas dele “Repensando o Brasil”, livro que merece ser livro de cabeceira para todas as pessoas. Parabéns, Ruy, pelo conteúdo maravilhoso desses livros aqui.

Eu queria agradecer às pessoas que mandaram documentos quando nós mandamos convite a elas e elas não puderam aqui estar, como a secretária da Agricultura e Abastecimento, a secretária Mônika Bergamaschi. Ela manda um ofício muito carinhoso, mas ela ressalta, sem dúvida alguma, o carinho e o respeito que ela tem pelo CIEE. O deputado Estevam Galvão, líder do Democratas também mandou, assim como a desembargadora presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, a doutora Maria Doralice Novaes, que agradece e também ressalta a importância do CIEE. Nós recebemos também do reitor do Centro Universitário Belas Artes, o Sr. Paulo Gomes Cardim, através da Reitoria. Eu agradeço o deputado Antonio Salim Curiati, outro batalhador aqui da Assembleia Legislativa, pelo carinho com que ele escreveu e se referiu ao CIEE.

Eu quero agradecer aqui o Sr. Marcelo Mattos Araujo, secretário da Cultura de São Paulo também dizendo da importância do CIEE.

Os senhores fazem um trabalho em que começa uma caminhada. Se o Estado não permite o estágio porque esse privilégio é da Fundap, nós vamos várias vezes apresentar para que o trabalho do CIEE, honrado, honesto, digno, seja ampliado. Respeitosamente ampliado. Eu queria agradecer a todos os senhores.

Esse livro que os senhores receberam é um livro para colorir, para prevenir drogas, até 8, 9 anos de idade. Foi implantado para um milhão e meio de crianças da rede estadual de ensino, oficialmente desde Mário Covas. E disse o professor Bertelli quando ele se referia e falava da importância da droga, que tudo que existe, todos os seus sonhos, a droga acaba com todos eles. Você tem um sonho, ele acaba naquele inútil cigarro de maconha, naquela inútil carreira de cocaína. Vocês fazem no CIEE esse trabalho de prevenção. Toda droga fabricada no mundo, Bertelli e Ruy Altenfelder, de cada 100 quilos fabricados, a ONU concluiu que as melhores polícias do mundo, do Japão, da França, da Itália, só prende 20. Oitenta por cento chegam aos consumidores no mundo inteiro. Estou me referindo às polícias da Alemanha, do Japão, da França, da Itália. Então, a melhor solução é a prevenção. E a prevenção é chegar antes da droga. É o que faz o CIEE, é o que eu faço há 43 anos.

Eu queria agradecer aos senhores. Esgotado o objeto da presente sessão, como presidente eu agradeço às autoridades, à minha equipe de trabalho, aos funcionários do Serviço de Som, da Taquigrafia, do Serviço de Atas, do Cerimonial, da Imprensa da Casa, da TV Legislativa e das Assessorias Policial, Civil e Militar bem como a todos que com suas presenças colaboraram para o êxito dessa solenidade. Ela será reprisada no próximo domingo à meia-noite através da Net no canal 13, da TVA canal 66, da TVA Digital no canal 185 e  da TV Digital Aberta canal 61.2.

Uma grande homenagem e uma grande salva de palmas ao CIEE e a todos os senhores. Fiquem com Deus. Muito obrigado. Parabéns.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 11 minutos.

 

* * *