http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

17 DE FEVEREIRO DE 2014

001ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM  AO “DIA DA COMUNIDADE LIBANESA NO BRASIL”

 

 

Presidente: ALENCAR SANTANA BRAGA

 

 

RESUMO

1 - ALENCAR SANTANA BRAGA

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do Sr. Deputado Alencar Santana Braga, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Comemorar o Dia da Comunidade Árabe". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino da República do Líbano" e o "Hino Nacional Brasileiro", executados pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Manifesta-se privilegiado em homenagear a comunidade libanesa no Brasil. Lamenta a intolerância entre os povos no mundo. Clama por uma sociedade pacífica e mais justa. Lembra do ex-primeiro ministro libanês Rafik Hariri, morto em atentado em 2005. Exibe vídeo em memória ao ex-primeiro ministro libanês Rafik Hariri.

 

2 - ARNALDO FARIA DE SÁ

Deputado federal, cumprimenta todos os presentes. Considera justa a homenagem prestada por esta Casa. Discorre sobre a integração da comunidade libanesa no Brasil. Lamenta a perda do ex-primeiro ministro Rafik Hariri. Tece considerações quanto ao futuro da República do Líbano.

 

3 - PRESIDENTE ALENCAR SANTANA BRAGA

Discorre sobre o histórico do ex-primeiro ministro Rafik Hariri.

4 - XEIQUE KHALED TAKY ELDIN

Do Conselho Superior dos Teólogos e Assuntos Islâmicos do Brasil, transmite uma mensagem de benção a todos. Saúda a comunidade libanesa no Brasil. Discorre sobre a importância de Rafik Hariri para a história do Líbano.

 

5 - GORGES KHOURY

Da União Cultural Kataeb Líbano-Brasil, mostra-se honrado pela homenagem à comunidade libanesa. Enaltece o histórico político do ex-primeiro ministro Rafik Hariri. Cita realizações do político. Tece críticas ao regime sírio no Líbano. Manifesta expectativa acerca da liberdade no país.

 

6 - PRESIDENTE ALENCAR SANTANA BRAGA

Anuncia a presença de autoridades. Tece considerações sobre a importância de Rafik Hariri no processo de pacificação do Líbano.

 

7 - ABDALA IDO

Das Forças Libanesas no Brasil, lê mensagem em árabe.

 

8 - PRESIDENTE ALENCAR SANTANA BRAGA

Anuncia a apresentação de vídeo sobre o ex-primeiro ministro libanês Rafik Hariri. Nomeia autoridades presentes.

 

9 - ABDO MAZLOUM

Coordenador-geral do Movimento Futuro, agradece ao deputado Alencar Santana Braga pela homenagem prestada. Cumprimenta as autoridades presentes. Enaltece o Sr. Kabalan Frangieh, cônsul-geral do Líbano em São Paulo. Discorre sobre a história do povo libanês. Menciona as contribuições dadas pela sociedade libanesa ao mundo. Considera que a comunidade libanesa auxiliara no desenvolvimento do Brasil. Exalta o legado deixado pelo ex-primeiro ministro libanês Rafik Hariri. Manifesta desejo de que os responsáveis pela morte do político sejam julgados e condenados. Tece considerações acerca do futuro e da esperança de reconstrução do Líbano.

 

10 - KABALAN FRANGIEH

Cônsul-geral do Líbano em São Paulo, discursa em língua estrangeira, com tradutor simultâneo; saúda as autoridades presentes. Agradece ao Sr. Presidente por homenagear a comunidade libanesa. Exalta a figura política do ex-primeiro ministro libanês Rafik Hariri. Cita ações realizadas pela personalidade. Considera que a comunidade libanesa no Brasil integrara-se e auxiliara no desenvolvimento do País. Tece considerações sobre a formação do governo no Líbano, recentemente.

 

11 - PRESIDENTE ALENCAR SANTANA BRAGA

Enfatiza a importância da liberdade e igualdade. Parabeniza os libaneses, por reconhecer sua história e defender seus valores. Cita contribuições da sociedade libanesa para a cultura, ciência e desenvolvimento mundial. Faz agradecimentos gerais. Convida os presentes para coquetel no Salão Nobre Waldemar Lopes Ferraz. Encerra a sessão.

 

 

 


* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Alencar Santana Braga.  

 

                                                          * * *

O SR. PRESIDENTE - ALENCAR SANTANA BRAGA - PT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Neste momento, gostaria de destacar as presenças do Sr. Kabalan Frangieh, cônsul-geral do Líbano em São Paulo (Palmas.); do Sr. Abdo Mazloum, coordenador-geral do Movimento Futuro em São Paulo (Palmas.), também secretário de Assuntos Legislativos na cidade de Guarulhos; do Sr. Mohamad Ali Lailla, coordenador-geral no Brasil do Movimento Futuro (Palmas.); do deputado federal Arnaldo Faria de Sá (Palmas.). Estiveram também aqui: o deputado federal Jorge Tadeu (Palmas.); o deputado estadual Pedro Tobias (Palmas.) Presentes:  o Sr. Nelson Banhara, representando o deputado federal Vicentinho (Palmas.); o Sr. Xeique Mohamad Al Bukai, diretor de Assuntos Islâmicos (Palmas.); o Sr. Xeique Abdo Hamid Mitualli, da Mesquita Brasil (Palmas.); o Sr. Xeique Khaled Taky Eldin, do Conselho Superior dos Teólogos em Assuntos Islâmicos do Brasil (Palmas.); o Sr. Abdala Ido, das Forças Libanesas no Brasil (Palmas.); o Sr. Gorges Khoury, da União Cultural Kataeb Líbano-Brasil (Palmas.); nosso colega de Guarulhos, vereador Lamé Smeli (Palmas.); o Sr. Miled Khoury, da Fundação Cristã no Mundo (Palmas.); o Sr. Jamil Fadlallah, da Sociedade Beneficente Maronita (Palmas.); o Sr. Ahmad Aref, da Sociedade Beneficente Mulçumana (Palmas.); o Sr. Alli Ahmad Majdoub, presidente da União dos Estudantes  Mulçumanos do Brasil (Palmas.); o Sr. Udine Verardi, representando o deputado Antonio Salim Curiati (Palmas.); o Sr. Decio Ambrozio (Palmas.); o Sr. Marcos Cordeiro, coordenador setorial inter-religioso do Partido dos Trabalhadores (Palmas.); o Sr. Hassan Ibrahim Saleh, presidente da Sociedade Islâmica de São Miguel Paulista (Palmas.); e o Sr. Ahmad Hammoud, da Confraria Chaizulia (Palmas.).

Peço a gentileza de que, se houver mais pessoas a serem anunciadas, se identifiquem no Cerimonial.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa, nobre deputado Samuel Moreira, atendendo solicitação deste deputado, com a finalidade de comemorar o Dia da Comunidade Libanesa. Esta audiência foi solicitada a pedido do nosso amigo Abdo Mazloum. Sinto-me honrado em presidir esta sessão em uma data especial e uma celebração de extrema importância como esta.

Antes de continuarmos, convido todos os presentes a ouvirem o “Hino da República do Líbano” e o “Hino Nacional Brasileiro”, executados pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Subtenente Emerson Pereira.

 

* * *

 

- São executados o “Hino da República do Líbano” e o “Hino Nacional Brasileiro”.

 

* * *

 

  O SR. PRESIDENTE - ALENCAR SANTANA BRAGA - PT - Esta Presidência agradece à Banda da  Polícia Militar do Estado de São Paulo pela execução do Hino da República do Líbano e também do Hino Nacional Brasileiro. Obrigado.

  Como já mencionei, marcamos esta sessão solene a pedido do Abdo Mazloum, Coordenador de Assuntos Legislativos na cidade de Guarulhos, e mais uma vez afirmo que é uma honra termos o privilégio de realizar esta sessão solene, que visa celebrar o Dia da Comunidade Libanesa no Brasil, celebrando a memória de um mártir para o povo libanês, que lutou pela igualdade, pela justiça, pelo desenvolvimento de um povo e de um país, e que foi brutalmente assassinado por aquilo que ele fazia: a sua luta.

  Infelizmente ainda temos intolerância no mundo como um todo, mas sua memória tem que ser reconhecida por todos, e sempre celebrada, porque temos que construir gradativamente uma sociedade de paz e um mundo mais justo. Sinto-me honrado em coordenar esta sessão.

  O Dia da Comunidade Libanesa é uma lei aprovada por esta Casa. Esta data foi declarada Dia da Comunidade Libanesa em razão da morte do primeiro-ministro mártir Rafik Hariri, que foi assassinado em um atentado brutal em Beirute, em 14 de fevereiro de 2005.

  Rafik Hariri trouxe desenvolvimento para o Líbano. Mesmo antes de ser primeiro-ministro, já fazia ações sociais no Líbano e para o povo libanês, principalmente aos jovens libaneses, financiando universidade para quase 70 mil.

  Esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será transmitida pela TV Assembleia no sábado, dia 22 de fevereiro, às 21 horas. Pela NET, canal 13; TVA, canal 66; TVA Digital, canal 185; TV Digital aberta, canal 61.2.

  Neste momento passamos à exibição de um vídeo.

                                  

* * *

 

  - É feita a apresentação do vídeo.

 

* * *

 

 

O SR. PRESIDENTE - ALENCAR SANTANA BRAGA - PT - Tem a palavra o nobre deputado federal Arnaldo Faria de Sá.

 

O SR. ARNALDO FARIA DE SÁ - Boa noite, deputado Alencar Santana, presidente desta sessão. Queria cumprimentar o nosso cônsul, Kabalan Frangieh; o nosso verdadeiro embaixador dos países árabes no Brasil, Mohamad Ali Lailla; o Sr. Abdo Mazloum; e todos os presentes.

Tenho certeza de que a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, nesta noite, presta justa e merecida homenagem a toda comunidade libanesa. O número de libaneses em São Paulo certamente é maior que em qualquer outra cidade libanesa. Sem dúvida alguma, todos foram recebidos de braços abertos aqui no Brasil, particularmente em São Paulo. Muitos deles vieram para cá como mascates e hoje são pais de filhos doutores, o que mostra a verdadeira integração que existe entre Brasil e Líbano. Sem dúvida, a cada momento que fazemos essa integração, percebemos como há civilidade e, acima de tudo, uma irmandade nessa luta pelo reconhecimento da necessidade do povo libanês.

Também temos a triste oportunidade de comemorar a passagem de mais um ano da perda desse verdadeiro herói libanês, o cidadão do mundo Rafik Hariri. Tive o prazer, a alegria, a felicidade de estar com ele aqui em São Paulo quando eu era secretário. Inauguramos a praça no aeroporto com seu filho. (Palmas.) Para mim, esta é a imagem que fica dele até hoje: uma pessoa simples, humilde, dedicada, como qualquer libanês, mas com um poder de filantropia inimaginável.

Não se sabe quantos milhões de dólares Hariri colocou de seus recursos próprios para a recuperação do Líbano. Quando essa recuperação estava quase concluída, lamentavelmente veio o acontecido. Mas sabemos que Hariri vive e ele saberá resgatar todos os valores que digam respeito à comunidade libanesa.

Aqui em São Paulo, nós que temos uma identidade total, temos a certeza, Alencar, que prestar esta homenagem à comunidade libanesa e a Rafik Hariri é um dos momentos mais importantes desta Casa de leis, a Assembleia Legislativa de São Paulo. Tenho certeza, deputado, de que esta Casa deixa marcada, indelevelmente, essa amizade cada vez mais forte e entrelaçada de toda a comunidade libanesa.

Tenho certeza de que o movimento futuro terá a oportunidade de, cada vez mais, superar dificuldades e entraves, porque a comunidade libanesa das periferias de São Paulo, Guarulhos, Osasco e das grandes cidades brasileiras, de outros estados, deixa marcada a sua luta e o seu caminho por onde passa.

Podem tentar fazer o que quiserem com o Líbano. O Líbano ressurgirá e conseguirá fazer aquilo que um dia está marcado com uma marca maior do seu povo. Tenho certeza de que a comunidade libanesa, onde estiver, aqui em São Paulo ou em qualquer outra cidade do Brasil e do mundo, está voltando os seus olhos para que o Líbano possa ser, rapidamente, a grande pátria de cada um de vocês. Por isso é uma alegria imensa estar aqui e poder dar um abraço em vocês e conviver com os irmãos libaneses suas agruras e dificuldades em busca do futuro brilhante que cada um de vocês acabará tendo a oportunidade de ver. (Expressão em língua estrangeira.) (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ALENCAR SANTANA BRAGA - PT - Obrigado, deputado Arnaldo Faria de Sá.

Antes de chamar o próximo orador, gostaria de destacar que Rafik Hariri trabalhou e se destacou pela reconstrução do Líbano após longo tempo de guerras e destruição, trazendo a modernidade nas construções e na administração pública do País.

Gostaria de chamar o Xeique Khaled Taky Eldin, do Conselho Superior dos Teólogos e Assuntos Islâmicos do Brasil.

 

O SR. KHALED TAKY ELDIN - (PRONUNCIA-SE EM LÍNGUA ESTRANGEIRA)

Em nome de Deus clemente e misericordioso, louvado seja Deus, senhor do universo, que a benção de Deus esteja com o profeta Mohamed e seus seguidores até o dia do juízo final.

Meus irmãos, minhas irmãs, (expressão em língua estrangeira) que a benção de Deus esteja com todos nós. Deputado Alencar, senhor Kabalan Frangieh, cônsul-geral do Líbano, senhor Abdo, senhor Mohamad Ali Laila, meus irmãos e minhas irmãs, deputado Arnaldo, quero, neste momento, saudar a comunidade libanesa neste dia. Esta comunidade faz parte da comunidade brasileira, deu valor para a economia, para a vida social e para a vida cultural deste País.

Uma grande saudação à alma do mártir Rafik Hariri, homem que trabalhou para levantar a bandeira do Líbano, do povo do Líbano, dentro de outros países. Em um momento, foi assassinado. Rogamos a Deus que sua alma esteja em um bom lugar, com mensageiros e mártires e que (expressão em língua estrangeira) dá para ele o paraíso no dia do juízo final. Muito obrigado a todos. Viva o povo do Líbano e do Brasil! (Expressão em língua estrangeira.)

 

O SR. PRESIDENTE - ALENCAR SANTANA BRAGA - PT - Muito obrigado, Xeique. Tem a palavra o Sr. Gorges Khoury, da União Cultural Kataeb Líbano-Brasil.

 

O SR. GORGES KHOURY - (Expressão em língua estrangeira.) Pegaram-me de surpresa. Não sabia que eu falaria. Enfim, sinto-me honrado de estar com vocês nesta ocasião para homenagear a nossa comunidade libanesa no Brasil e relembrar essa data, quando foi assassinada uma das maiores personalidades da nossa história, o primeiro-ministro, Sr. Rafik Hariri.

Ele foi o homem que reconstruiu o Líbano. Ele acreditou no Líbano, pregando-o sempre em primeiro lugar. Defendia um Líbero soberano, totalmente à margem das pressões regionais, sejam elas do leste ou do oeste, ocidente ou oriente.

É um homem que, junto com uma turma de bons políticos libaneses, levantou ao alto o nome do Líbano e conseguiu - infelizmente, com seu martírio - fazer com o que Líbano fosse livre de novo e tivesse a sua segunda independência, livrando-se do julgo da ocupação alheia, estrangeira. (Palmas.)

O regime sírio ocupou o Líbano durante trinta anos. Por algum tempo ficamos livres dele. Agora, infelizmente, estamos sofrendo as consequências da guerra que acontece no país vizinho, irmão, o qual está sofrendo as injustiças de um regime criminoso. (Palmas.)

 Mas o Líbano é maior que todos nós. Iremos passar, mas o Líbano ficará soberano, independente e livre.

Boa noite. (Palmas.)

 

  O SR. PRESIDENTE - ALENCAR SANTANA BRAGA - PT - Obrigado pelas palavras, Sr. Gorges Khoury. Quero citar as presenças do Sr. Sleiman El Khatiba, presidente da Sociedade Islâmica do Tatuapé, e do Sr. Hamza Taha, presidente da Sociedade Islâmica de São José dos Campos.

  Rafik Hariri teve papel importante para a pacificação do país, lutando contra as diferenças étnicas, religiosas e políticas, fazendo do desenvolvimento da unidade do povo libanês sua principal luta e sua bandeira contra a ocupação do Líbano por todas as forças estrangeiras, apoiando o Movimento Libanês contra Israel e exigindo a retirada das tropas de ocupação militar da Síria, que ocupava o país há quase 30 anos. Essa foi uma das principais razões do seu assassinato. Sua morte revoltou os libaneses, que saíram às ruas exigindo a retirada dos sírios, o que ocorreu no mesmo ano.

  Com a palavra o Sr. Abdala Ido, das Forças Libanesas no Brasil.

 

  O SR. ABDALA IDO - (Expressão em língua estrangeira.) Srs. Deputados, Srs. Vereadores, autoridades, religiosos, presidentes de entidades e sociedades, desculpem se me esqueci de alguém. Permitam-me transmitir a vocês uma mensagem do Dr. Samir, em árabe.

 

O SR. ABDALA IDO - (PRONUNCIA-SE EM LÍNGUA ESTRANGEIRA)

 

O SR. PRESIDENTE - ALENCAR SANTANA BRAGA - PT - Obrigado, Sr. Abdala Ido. Antes de passar para o próximo orador, vamos passar um vídeo.

 

* * *

 

  - É feita exibição de vídeo.

 

* * *

 

  O SR. PRESIDENTE - ALENCAR SANTANA BRAGA - PT - Quero anunciar a presença do Sr. Jamal El Bacha, representante da União Nacional Islâmica; do xeique Kamel Chahin; do xeique Said Juma e do xeique Mahmud El Jundi. (Palmas.)

A Presidência concede a palavra ao Sr. Abdo Mazloum, coordenador-geral do Movimento Futuro em São Paulo.

 

O SR. ABDO MAZLOUM - Primeiramente gostaria de agradecer ao nobre deputado Alencar Santana Braga, meu amigo, companheiro, por ter aceito a missão de presidir esta sessão solene. Muito nos orgulha, deputado, a sua parceria, a sua presença neste momento em que comemoramos uma data triste, porque foi marcada com sangue. Isso é algo que abominamos.

Gostaria de cumprimentar nosso cônsul-geral do Líbano. Considero-o uma pessoa grande, que veio para um país grande e que cuida de uma comunidade muito grande, que é a nossa comunidade libanesa. Quero cumprimentar também o senhor Mohamad Ali Lailla, coordenador-geral no Brasil do Movimento Futuro e o nosso deputado federal Arnaldo Faria de Sá, que sempre acompanhou nossa comunidade, que sempre lutou por ela e pelos seus interesses. Também esteve aqui o nosso deputado federal Jorge Tadeu Mudalem, que se ausentou por conta do aniversário de seu filho. Cumprimento o nosso deputado Pedro Simão, que passou por aqui também, o Sr. Nelson Banhara, representando o deputado federal Vicentinho, o Sr. Xeique Mohamad Al Bukai, diretor de assuntos islâmicos, o Sr. Xeique Abdo Hamid Mitualli, da Mesquita Brasil, o Sr. Xeique Khaled Taky Eldin, do Conselho Superior dos Teólogos e Assuntos Islâmicos do Brasil, o Sr. Abdala Ido, das Forças Libaneses no Brasil, o Sr. Gorges Khoury, da União Cultural Líbano-Brasil, o Sr. Lameh Smeili, nosso amigo, companheiro e vereador da Câmara Municipal de Guarulhos, também presente, o Sr. Miled Khoury, da Fundação Cristã no Mundo, o Sr Jamil Fadlallah, da Sociedade Beneficente Maronita, o Sr. Sleiman El Khatiba, presidente da Sociedade Islâmica do Tatuapé, o Sr. Hamza Taha, presidente da Sociedade Islâmica de São José dos Campos, o Sr. Ahmad Aref, representando a Sociedade Beneficente Muçulmana, o Sr. Alli Ahmad Majdoub, presidente da União dos Estudantes Muçulmanos do Brasil, o Sr. Udine Verardi, representando o deputado Antonio Salim Curiati, o Sr. Decio Ambrozio, o Sr. Marcos Cordeiro, coordenador setorial inter-religioso, o Sr. Hassan Ibrahim Saleh, presidente da Sociedade Islâmica de São Miguel Paulista, o Sr. Ahmad Hammoud, da Confraria Chadilia, o Sr. Xeique Kamel Chahin, o Sr. Xeique Said Juma, o Sr. Xeique Mahmud El Jundi e o Sr. Jamal El Bacha, meu amigo, representando a União Nacional das Sociedades Islâmicas.

Meus amigos, companheiros, convidados, estamos aqui para homenagear o povo libanês, descendentes dos antigos fenícios. Esses se estabeleceram na região por volta do século XXX a.C. Eles construíram várias cidades independentes ao longo da costa libanesa, como Trípoli, Biblos, Tiro e muitas outras. Criaram a base do alfabeto que usamos até hoje. Movidos pelo comércio, eles foram grandes navegadores. Foram grandes artesões, utilizando ouro, metais e outros produtos. Os libaneses chegaram a este grandioso país. Também ajudaram - e ajudam - em seu desenvolvimento, fazendo parte de sua História.

Nesta data, marcamos o nono ano do falecimento do mártir, o Xeique Rafik Hariri. Foi um grande homem, um grande navegador, que navegou entre o poder, na reconstrução do Líbano. Navegou entre os estudantes. Ajudou a formar mais de 40 mil profissionais. Navegou entre os pobres e os necessitados.

O Líbano perdeu um grande homem, brutalmente morto. Os assassinos não caminharão livremente. O Tribunal Internacional determina responsabilidades de investigação e busca a verdade e os causadores dessa barbárie que sacudiu o mundo. Esses serão julgados e condenados. A Justiça feita não trará o mártir Rafik Hariri de volta, mas a sua morte não foi em vão. Continuamos a sonhar como ele sonhou e a trabalhar como ele trabalhou, pelo nosso querido Líbano e pelos nossos libaneses.

Gostaria de transmitir os cumprimentos do secretário geral do Movimento Futuro, o Xeique Ahmed Hariri. Até o presente momento, ficaram marcados em seu coração a visita ao nosso país, no ano passado, e o contato feito com os libaneses.

Diz, também, que o Xeique Saad Hariri é um homem para o Líbano. A ele foram confiados interesses do Líbano e dos libaneses. Assim, mostra seu patriotismo e a busca da Justiça, da igualdade e da tolerância - um legado deixado pelo seu pai, o mártir Rafik Hariri.

Sabemos que reconstruir é difícil e exige todo sacrifício e tempo. Sabemos, também, que a destruição ocorre em tempo curto e fácil. Todo projeto de desenvolvimento necessita de tempo e tem seu custo. Muito sangue foi derramado e esse é o destino dos povos que querem a mudança, a independência, e sonham com a liberdade. Pagamos caro para garantir a democracia e o futuro do Líbano e de nossos irmãos. Senão, nós, libaneses e descendentes, não seremos merecedores de ter um país que foi erguido com sangue e bravura dos nossos antepassados. Viva ao Brasil, viva ao Líbano, viva à justiça e viva aos libaneses. Muito obrigado. (Palmas.)

 

  O SR. PRESIDENTE - ALENCAR SANTANA BRAGA - PT - Obrigado, Abdo. Tem a palavra o Sr. Kabalan Frangieh, cônsul-geral do Líbano.

 

  O SR. KABALAN FRANGIEH - (PRONUNCIA-SE EM LÍNGUA ESTRANGEIRA COM TRADUÇÃO SIMULTÂNEA.)

  O cônsul-geral agradece o presidente da Mesa, deputado Alencar, por tomar frente para homenagear a comunidade libanesa nesse dia, que é algo nobre de sua parte esse gesto de confraternização, é algo nobre de sua parte esse gesto de confraternidade e irmandade junto com  o povo libanês.

  Sentimo-nos  honrados hoje estarmos aqui convosco para falar desse palanque, desse auditório, para toda comunidade. É uma honra também para esse auditório comemorar o falecimento do mártir Rafik Hariri.

  Não estamos falando sobre uma pessoa simples, qualquer e passageira que passou e o tempo levou. Estamos falando sobre uma pessoa rara que surge durante um século, ou a cada dois séculos uma vez só. Uma personalidade que passou, ou ultrapassou os limites do seu território e seu país para todas as partes do mundo, mesmo sendo não maior do que seu próprio país. Conforme o presidente Hariri sempre repetiu: ninguém é maior do que seu próprio país, o Líbano. O Líbano é o maior de todos. Talvez, ele não tenha concluído a frase de que ele engrandecia o seu próprio país.

Estamos falando sobre uma personalidade que é minoritária entre as personalidades que governaram o mundo. Uma personalidade que tinha amizade com todos os governos, todos os príncipes, todos os reis, todos os presidentes, principalmente com o governo brasileiro. Uma personalidade que teve, além de sua preocupação em desenvolver o país, uma preocupação maior na área da educação, que concedeu mais de 40 mil bolsas a estudantes, independente de sua etnia ou de sua religião. A intenção foi para que eles pudessem adquirir um conhecimento para virem contribuir na construção e no desenvolvimento do seu próprio país.

Por isso, hoje lamentamos dizer: antes da morte do Rafik Hariri e depois da morte do Rafik Hariri.

A relação existente entre a comunidade libanesa em qualquer parte do mundo e o presidente Rafik Hariri é uma similaridade.

A comunidade libanesa no Brasil é exatamente semelhante ao presidente Rafik Hariri. Toda ela unida se dedica e dá o melhor de si para o desenvolvimento e para a construção e para dar de volta àquele que concedeu algo. Suas ações são raras. São poucos aqueles que conseguiram, de fato, realizar tanto em tão curto tempo. A sua história parece uma lenda. Com 60 anos, tudo aquilo que conquistou, foi com muita determinação e garra. E tudo aquilo que ele ofereceu foi, sempre, em mão dupla, principalmente a todos aqueles que ele visitou e aos governos que visitou, sempre procurando um interesse mútuo entre ambas as partes, para haver a mão dupla da ação e da reação.

A comunidade libanesa no Brasil desenvolveu papel similar ao do presidente Hariri, conseguindo seu sucesso, seu êxito e suas conquistas num curto prazo de tempo. Conseguiu se envolver com a comunidade brasileira e ao mesmo tempo oferecer o melhor de si para auxiliar no desenvolvimento do país, assim como também se autodesenvolveu. Esse desenvolvimento se deu através de homens nobres que também se dedicaram e se destacaram em todas as áreas da sociedade civil.

O assassinato do mártir Rafik Hariri foi, para o Líbano, como se fosse um terremoto. E, para os países árabes onde surtiu o seu efeito, também. Mas aqueles que o assassinaram jamais serão vitoriosos, por conta do Movimento Futuro e dos partidos políticos do Líbano que se aliaram, abraçando o projeto do presidente. Na semana passada, conseguiram formar o governo, depois de muito tempo de recesso e da ausência de governo no país. Muito obrigado. (Palmas.)

 

 

O SR. PRESIDENTE - ALENCAR SANTANA BRAGA - PT - Agradeço as palavras do Sr. Kabalan Frangieh, cônsul-geral do Líbano.

Esta Casa, ao realizar esta audiência, demonstra seu compromisso com a liberdade, com a paz, com a justiça e com a igualdade.

É importante destacar que o povo libanês conhece sua história e valoriza seus líderes e sua cultura. Eles defendem seus valores. É um povo que se constitui como uma nação.

Quero parabenizar todos que aqui estão e todo o povo libanês e citar a presença do Sr. Haji Ismail Gomes, representando o Centro da Divulgação Islâmica na América Latina.

Ao realizarmos esta audiência, servimos somente como um instrumento para os senhores, a pedido do Sr. Abdo Mazloum. Vocês demonstram um compromisso com toda a história, com toda a origem do povo libanês. Esta Casa fica honrada em poder celebrar esta audiência hoje, demonstrando mais uma vez seu compromisso com a liberdade.

É importante destacar que reconhecemos a importância do povo libanês para a cultura e para o desenvolvimento mundial. No Brasil, sabemos da importância que eles tiveram para o desenvolvimento econômico, social, científico e cultural. Enfim, tudo aquilo com que esse povo colabora no dia a dia em nosso País.

Ficamos felizes em poder celebrar hoje. É uma lei que existe nesta Casa, já aprovada em anos anteriores, é importante destacarmos. Esta audiência já ocorreu em outros anos e, de fato, demonstra a pluralidade de nossa Assembleia Legislativa.

Muito obrigado a todos que participaram e colaboraram com esta audiência. Tenham certeza que a Assembleia Legislativa estará sempre de portas abertas e que este mandato está à disposição para ajudar. É nossa obrigação, como pessoa que valoriza a paz, a tolerância, a liberdade e, principalmente, a igualdade entre os povos e entre as pessoas.

Senhoras e senhores, esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece as autoridades, a minha equipe e os funcionários da Casa, bem como todos aqueles que colaboraram para o êxito desta solenidade, e convida todos para uma confraternização no Salão Nobre Waldemar Lopes Ferraz.

Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 12 minutos.

 

 

* * *