http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

17 DE MARÇO DE 2014

004ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOS “80 ANOS DO SINDICATO DOS ENGENHEIROS DO ESTADO DE SÃO PAULO E DAR POSSE À SUA NOVA DIRETORIA”

 

Presidente: JOOJI HATO

 

RESUMO

 

1 - ROBERTO

Mestre de Cerimônias, anuncia a composição da Mesa.

 

2 - JOOJI HATO

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Samuel Moreira convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Campos Machado, para "Comemorar os 80 anos do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo e dar Posse à sua Diretoria". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

3 - CAMPOS MACHADO

Deputado Estadual, cumprimenta o deputado Jooji Hato e os engenheiros presentes. Elogia o presidente do Sindicato dos Engenheiros e demais componentes da Mesa. Louva o trabalho das mulheres engenheiras. Cita seu respeito pela atividade e pelo pragmatismo dos engenheiros em prol do desenvolvimento de São Paulo, desde construções mais simples até as mais elaboradas. Argumenta que a categoria é uma das responsáveis pelo progresso paulista e brasileiro. Enaltece os 80 anos de história da entidade. Ressalta a figura, o caráter e o respeito do presidente Murilo Pinheiro, de quem elogia a dedicação em benefício de sua classe. Fala das pessoas predestinadas, ao citar provérbio chinês. Solicita aos presentes que aclamassem, de pé e com "vivas", o engenheiro Murilo Pinheiro.

 

4 - ROBERTO

Mestre de Cerimônias, anuncia a projeção de vídeo institucional sobre o Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo. Informa que a gestão 2014-2017 iniciou seu mandato no dia 1º de janeiro do corrente ano, presidida pelo engenheiro Murilo Celso de Campos Pinheiro. Tomam posse a Diretoria Executiva, os membros do Conselho Fiscal, representantes na Federação Nacional dos Engenheiros, diretores-adjuntos, presidentes e diretores das 25 delegacias regionais; saudados, de pé, em momento simbólico de reconhecimento pela posse.

 

5 - ITAMAR BORGES

Deputado Estadual, afirma seu reconhecimento pela importância da entidade ora homenageada e pela convivência com sua diretoria. Enaltece a história do sindicato e importância dos engenheiros no desenvolvimento paulista. Recorda a sua atuação como prefeito do Município de Santa Fé do Sul. Afirma que este Legislativo recebe com um abraço simbólico os profissionais engenheiros. Cumprimenta o engenheiro Murilo Pinheiro por sua recondução ao cargo de presidente do Sindicato dos Engenheiros. Coloca seu gabinete à disposição da categoria.

 

6 - ARNALDO JARDIM

Deputado Federal, coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Infraestrutura Nacional, cumprimenta as autoridades presentes. Destaca sua vinculação com os engenheiros. Recorda sua atuação como deputado estadual neste Parlamento, por quatro legislaturas. Pede saudação especial, com palmas, ao deputado Campos Machado. Louva os professores, na pessoa de José Roberto Cardoso, responsáveis pela formação dos engenheiros. Elogia a estrutura do sindicato e a importância da discussão de problemas regionais. Recorda a fundação do sindicato e fez reflexão sobre a contribuição da engenharia ao longo desses 80 anos. Destaca a relevância da logística nacional. Enfatiza o trabalho de personalidades presentes no plenário. Elogia a recondução do engenheiro Murilo. Argumenta que os dirigentes da entidade visam o futuro, para além da união corporativa e estão prontos para enfrentar desafios. Pleiteia o reconhecimento e valorização do profissional. Pede revisão dos vencimentos dos engenheiros públicos nacionais. Combate a importação de engenheiros.

 

7 - MENDES THAME

Deputado Federal, reflete sobre a escassez dos recursos naturais e lembra programas sustentáveis, especialmente nos últimos 30 anos. Recorda a preocupação com a água, a energia elétrica, a mobilidade urbana e a infraestrutura, que exigem trabalho da engenharia. Destaca o seu reconhecimento pela engenharia nacional. Lamenta a contratação de obras públicas sem projetos adequados. Elogia a entidade e seus associados, e o presidente Murilo pela defesa do desenvolvimento nacional.

 

8 - EDUARDO SUPLICY

Senador, recorda a sua atuação como presidente da Câmara Municipal de São Paulo, ao lado do então vereador Jooji Hato. Informa que o Senado está para apreciar lei de licitações. Recorda episódio quando deputado estadual nesta Casa e seu empenho pelas eleições diretas. Lembra a visita da cantora João Baez, que deve retornar ao Brasil neste mês. Cita disputa como boxeador amador. Canta a música "Blow in the Wind".

 

9 - JOSÉ ROBERTO BERNASCONI

Engenheiro, faz histórico sobre a sua atuação profissional. Lembra que os engenheiros são "operadores do desenvolvimento". Fala da importância das questões técnicas e desafios lançados à categoria. Argumenta que a categoria está desprestigiada e desvalorizada, especialmente os engenheiros públicos. Afirma que os profissionais paulistas têm feito história. Saúda os diretores e presidente da entidade.

 

10 - NADIA CAMPEÃO

Vice-Prefeita do Município de São Paulo, revela-se honrada em participar deste evento. Informa os seus 35 anos como engenheira agrônoma. Agradece aos engenheiros que fizeram da cidade de São Paulo uma metrópole pujante. Elogia o Sindicato dos Engenheiros por sua atuação, comprometimento, engajamento, democracia e pluralidade. Fala da representatividade de engenheiros neste evento.

 

11 - JURANDIR FERNANDES

Secretário de Estado dos Transportes de São Paulo, representando o Governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin, cumprimenta os componentes da mesa e os dirigentes empossados. Elogia o trabalho do Sindicato dos Engenheiros. Recorda a fala dos antecessores. Elogia a garra, a vontade e a coragem dos engenheiros em enfrentar os desafios e novas tecnologias. Faz paralelo com o momento em que o sindicato foi criado. Discorre sobre as transformações ocorridas ao longo desse período. Lembra as transformações sociais, políticas, científicas e tecnológicas. Destaca a visão do engenheiro Murilo quanto ao futuro.

 

12 - MURILO CELSO DE CAMPOS PINHEIRO

Presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo - Seesp -, saúda os presentes. Manifesta seu orgulho pela diretoria do sindicato. Recorda a passagem do Dia Internacional da Mulher. Louva os presidentes da entidade. Agradece as parcerias do sindicato. Recorda lutas para a criação de sedes próprias regionais, as questões sociais e a participação efetiva no desenvolvimento nacional. Solicita a todos que tenham participação política. Lembra a realização de eleições e a Copa do Mundo, neste ano, bem como as Olimpíadas, em 2016. Recorda as mobilizações populares. Pede apoio às ações parlamentares. Lembra a importância do voto como exercício da cidadania. Justifica a necessidade de participação coletiva por um País mais justo, mais alegre e mais igualitário. Agradece a este Parlamento.

 

13 - PRESIDENTE JOOJI HATO

Elogia a diretoria ora empossada. Dá conhecimento de mensagem relativa à efeméride, encaminhada pelo presidente Samuel Moreira. Saúda as autoridades presentes. Recorda obras e realizações feitas pelos engenheiros. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Jooji Hato.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

O SR. mestre de ceriMônias - roberto - Senhoras e senhores, muito boa noite.

Sejam bem-vindos para a Sessão Solene com a finalidade de comemorar os 80 anos do Sindicato dos Engenheiros no estado de São Paulo e dar posse à sua Diretoria.

Para composição da Mesa anunciamos deputado Campos Machado, proponente da sessão. (Palmas.) Deputado Jooji Hato. (Palmas.) Engenheiro Murilo Celso de Campos Pinheiro, presidente do Sindicato dos Engenheiros no estado de São Paulo, presidente da Federação Nacional dos Engenheiros e da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados. (Palmas.) Jurandir Fernandes, secretário de estado dos Transportes Metropolitanos, neste ato representando o governador Geraldo Alckmin. (Palmas.) Dr. Ricardo Felício Scaff, juiz assessor do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, neste ato representando o presidente desembargador José Renato Nalini. (Palmas.)

Senhoras e senhores, com a palavra o deputado Jooji Hato.

 

O SR. Presidente - JOOJI HATO - PMDB - Senhoras e senhores deputados, deputadas, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo presidente efetivo desta Casa, atendendo solicitação do nobre deputado, com a finalidade de comemorar os 80 anos do Sindicato dos Engenheiros no estado de São Paulo e dar posse à sua diretoria.

O deputado Campos Machado convocou esta sessão e nós rendemos a homenagem ao decano desta Casa. Eu costumo dizer que o deputado Campos Machado é um engenheiro que conseguiu produzir a melhor uva de São Miguel Arcanjo.

Eu gostaria de cumprimentar aqui o nosso presidente do Sindicato dos Engenheiros no estado de São Paulo, presidente da Federação Nacional dos Engenheiros, da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados, o nosso presidente e engenheiro, Dr. Murilo Celso de Campos Pinheiro.

Cumprimento o Dr. Jurandir Fernandes, secretário dos Transportes Metropolitanos, representando o nosso governador Geraldo Alckmin.

Cumprimento aqui Dr. Ricardo Felício Scaff, juiz assessor do Tribunal de Justiça de São Paulo, neste ato representando o presidente desembargador José Renato Nalini; o deputado estadual Pedro Tobias, assim como o deputado estadual Itamar Borges.

A nossa vice-prefeita da cidade de São Paulo, da capital, Sra. Nádia Campeão, representando o prefeito Fernando Haddad.

Deputado Federal engenheiro Arnaldo Jardim, presidente da Frente Parlamentar pela Infraestrutura Nacional.

Deputado federal Dr. Paulo Teixeira.

Deputado federal Mendes Thame.

Nosso presidente da Fiesp, Ciesp, Sesi e Senai, Dr. Paulo Skaf.

Vereador Mário Covas Neto.

Também o nobre vereador e ex-secretário Eliseu Gabriel.

O nosso secretário municipal de Governo da capital, Dr. Chico Macena.

Engenheiro Marcos Rodrigues Penido, secretário adjunto da Habitação.

Também quero cumprimentar aqui um colega amigo, deputado licenciado desta Casa, Dr. Simão Pedro, secretário de Serviços Municipais de São Paulo.

Vereador Marquito.

Também o nosso representante da OAB, representando aqui o Dr. Marcos da Costa, Dr. Flávio Borges D’Urso.

Quero também quero cumprimentar o deputado federal Arnaldo Faria de Sá.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar, sob a regência do subtenente Emerson, da Primeira Sessão da Banda.

 

* * *

 

- É feita a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. Presidente - JOOJI HATO - PMDB - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar, sob a regência do subtenente Emerson, da Primeira Sessão da Banda.

 

O SR. mestre de ceriMônias - roberto - Nós registramos e agradecemos as presenças da vereadora Amélia Naomi, presidente da Câmara Municipal de São José dos Campos; do Coronel Luiz Flaviano Furtado, representando, neste ato, José Auricchio Junior, secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude; Francisco Kurimori, presidente do Crea-SP; Nelson Luiz Stabile, diretor do Sindicato dos Engenheiros no estado de São Paulo; Washington Santos, presidente nacional do PMDB Sindical; Nivaldo Santana, vice-presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil; Dalton Ferracioli, representando o prefeito Carlinhos Almeida, de São José dos Campos; Maria Helena Athiê, presidente do PTB do Cambuci; Rilma Hemetério, vice-presidente judicial do Tribunal Regional do Trabalho, da 2ª Região; Vahan Agopian, vice-reitor da Universidade de São Paulo. Também registramos e agradecemos a presença do engenheiro civil José Tadeu da Silva. Wilian Roberto de Campos, desembargador do Tribunal de Justiça do estado de São Paulo; de José Roberto Bernasconi, presidente do Sinaenco; e também agradecemos a presença de Silvana Guarnieri, vice-prefeita do município de Diadema. Registramos e agradecemos a presença do Edgar de Souza, prefeito da cidade de Lins.

No decorrer da sessão estaremos registrando a presença de outros convidados.

 

O SR. Presidente - JOOJI HATO - PMDB - Comunicamos aos presentes que esta Sessão Solene está sendo transmitida ao vivo pela TV WEB e será transmitida pela TV Assembleia, sábado, dia 22 de março, às 21h, assim como pela NET Canal 7, pela TVA no Canal 66 e TV Digital Aberta Canal 61.2.

Neste instante, com a palavra o nobre deputado proponente desta Sessão, nosso deputado Campos Machado. (Palmas.)

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Meu amigo, deputado Jooji Hato, um misto de político e de médico. Não sei onde começa o médico e termina o político, não sei onde começa o político e termina o médico. Diz ele que é meu sócio em uva, lá na querida e doce São Miguel Arcanjo. Talvez nós sejamos sócios, deputado Jooji Hato, na plantação de sementes de sonhos que é o que move uma classe política.

Cumprimento o meu presidente do Sindicato dos Engenheiros, meu primo, meu amigo, meu irmão, por quem eu tenho profundo carinho e imenso respeito. A mãe dele é irmã da minha mãe. Crescemos juntos, sonhamos juntos e eu aprendi a admirá-lo, Murilo.

Cumprimento o Dr. Ricardo que representa aqui, hoje, a figura do Dr. Nalini, com quem estive hoje à tarde.

Cumprimento o Dr. Jurandir Fernandes que é um homem de coragem. O trabalho que ele tem feito no Metrô, CPTM, EMTU é um trabalho maravilhoso, mas alguém tem de ser escolhido para servir de Judas em época que não tem Semana Santa. Dr. Jurandir, um dia a história vai reconhecer seu extraordinário trabalho à frente da sua pasta e que representa aqui meu querido amigo, meu irmão Dr. Geraldo Alckmin.

Quero cumprimentar a minha vice-prefeita Nádia Campeão por quem também tenho profundo respeito e em nome dela eu saúdo todas as mulheres aqui presentes, juntamente com a minha amiga, vereadora Amélia, esposa do prefeito Carlinhos de Almeida. Para dizer que sempre digo: não há uma reunião, seja ela política ou não, que prescinda da presença das mulheres. Qualquer reunião sem mulheres não passa de um céu sem estrelas e não passa de um jardim sem flores. Sempre digo à minha vice-prefeita Nádia Campeão que Victor Hugo é que tinha razão quando dizia que o homem caminha até onde termina a terra e a mulher começa a caminhar onde começa o céu. E eu saúdo as mulheres aqui presentes.

Cumprimento os deputados federais na figura do meu amigo, do meu companheiro, do meu amigo, meu irmão deputado Arnaldo Faria de Sá, e os deputados estaduais, na figura do Jooji Hato.

Cumprimento meu primo (Inaudível.) Roberto de Campos, Dr. Paulo Skaf, as demais autoridades, meus amigos, minhas amigas, senhores engenheiros.

Embora adoentado, com febre, fiz questão de vir, hoje, aqui nesta noite, porque é a segunda vez, em 20 anos de Assembleia Legislativa, que eu tenho a oportunidade, porque assim assumi, de requerer uma sessão solene. Vinte anos, aliás, 24 anos onde eu exerço a liderança do PTB, nesta Casa, eu vou repetir, é a segunda vez, em 24 anos, que eu requeiro uma sessão solene. E, coincidentemente, as duas dizem respeito às posses do Sindicato dos Engenheiros. Qual é a coincidência? Seria apenas pelo fato de o presidente que é reempossado hoje ser meu parente, meu primo? Ou será principalmente pelo respeito que a categoria dos engenheiros tem – uma categoria que constrói e que é a alavanca desta cidade, deste estado e deste país.

Como eu sempre conversava com meu amigo, meu irmão, Arnaldo Jardim, para os engenheiros dois e dois são quatro. Para os advogados, como eu, e os políticos, dois e dois podem ser cinco. São diferenças numéricas, pragmáticas, mas a categoria dos engenheiros é uma categoria humanizada. Quando são construídas casas habitacionais lá tem um engenheiro por trás. Quando se cavam túnel para o metrô tem engenheiro. Qualquer obra que hoje possa ser edificada nesta cidade, neste estado, neste país tem a assinatura de um engenheiro, porque ele é o responsável pelo progresso da cidade, do nosso país.

São 80 anos de história e só muda história quem tem história e o Sindicato dos Engenheiros tem história. São 50 mil engenheiros que sonham juntos o mesmo sonho. Podem até ter certas divergências de ordem política, mas quando se trata de cumprir o papel que lhes é destinado, eles o cumprem com dedicação, com serenidade e com tranquilidade.

Aí vem a figura do presidente. Murilo, tem um uruguaio, chamado Tegore, que diz que o destino de um homem é o seu caráter. É verdade. E eu quero dizer o contrário, contrariando Tegore, porque o caráter de um homem que é o seu destino. E o seu destino anda pari passu com a sua história de vida. Você podia ter seguido outra carreira, ir para um grande escritório, montar uma empresa. Mas preferiu o quê? Dedicar sua vida à sua categoria, olhar para cima, ver as estrelas brincando de esconde-esconde, uma atrás da outra, sonhando com um mundo melhor. Você é um orgulho, não apenas da sua categoria, orgulho desta cidade, deste estado e deste país.

Você, Murilo, embora com essa barba que não diz respeito à sua estética. Eu tinha apostado com você, lhe pedido não venha barbudo no evento. A primeira figura que eu vi foi aquela barba de Tiradentes. Mas com barba e tudo, Murilo, eu posso afirmar, serenamente, que você é um homem com destino já fixado e determinado. Deus escolhe a dedo os homens que vão escrever o destino da história deste país. Mesma frase que eu usei na despedida do deputado Arnaldo Jardim, quando foi assumir a cadeira de federal. Você foi escolhido a dedo, Murilo, para cumprir o seu destino que é conduzir esta categoria àquilo que a categoria merece. Ter o respeito da população, o respeito do povo. Poder fazer com que, amanhã, todo estudante sonhe ser engenheiro, faça da sua vida um sacerdócio, como você fez, Murilo. Essa é a razão maior que você me disse, uma hora atrás: Carlos, se você não estiver bem, vai embora. Eu quis ficar para saudá-lo e saudar aos seus companheiros de diretoria.

E queria terminar, Murilo. Hoje, os senhores estão abençoados por Deus. Como eu não estou podendo falar muito, vou falar pouco. Que sorte, hein? Você sabe, Murilo, que eu acredito e faço isso em todos os eventos que vou. Eu passei a acreditar, meu amigo, Paulo Teixeira e meu amigo Simão Pedro, em correntes. Vai fazer o que, se eu comecei a acreditar em correntes?!

O que dizem os chineses? Que as mãos transmitem força, coragem, fé, esperança e amor. Quem sou eu para contrariar a cultura milenar chinesa?! Mas os chineses também dizem que quando se quer homenagear alguém, só se pode fazê-lo de pé. E eu queria pedir às pessoas que se encontram aqui: vamos ficar um pouquinho de pé? Aqueles que não podem ficar... E, agora, seguindo esta linha que venho fazendo em todo estado, que não é demagogia, aquilo que eu acredito. Martins, vamos cada um estender a mão ao vizinho, vamos fazer uma corrente, minha gente, vamos lá! De fé, de esperança, de amor! É bom a gente ser, às vezes, a gente sentir no peito, às vezes, uma vontade de trabalhar, de sonhar, de lutar. Vamos prestar uma homenagem a esse sindicato e vamos com nossos corações e as nossas almas gritar bem alto, lá das nossas entranhas: Viva o Sindicato dos Engenheiros!

 

* * *

 

- Todos bradam: Viva!

 

* * *

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Mais alto, minha gente! Viva o Sindicato dos Engenheiros!

 

* * *

 

- Todos bradam: Viva!

 

* * *

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Que Deus proteja os engenheiros do estado de São Paulo. (Palmas.)

 

O SR. mestre de ceriMônias - roberto - Nós registramos e agradecemos a presença do engenheiro civil Amarildo Uchoa Pinheiro, presidente do Crea de Rio Branco; do engenheiro mecânico presidente Marco Amigo, do Crea da Bahia; de Celso Luiz de Souza, presidente do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo; de Reynaldo Passanezi, presidente da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista; do deputado Ramalho da Construção; de Antonio de Freitas Pereira – Toninho, secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias da Construção Civil de São Paulo. Também registramos e agradecemos a presença do vereador Douglas Carbone, do PCdoB, da Câmara Municipal de Taubaté.

Assistiremos, agora, senhoras e senhores, à apresentação do vídeo institucional do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É feita a apresentação do vídeo institucional. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. Presidente - JOOJI HATO - PMDB - Esta Presidência gostaria de fazer um pedido a todos os presentes. É um pedido de escusas, mas o nosso deputado proponente desta Sessão, deste evento maravilhoso, deputado Campos Machado, eu vou fazer aqui, agora, como médico. O deputado Campos Machado necessita de repouso, porque esta Casa necessita da presença dele, amanhã, porque a presença dele nesta Casa é imprescindível. Que ele tenha bom descanso e que V. Exa. possa se retirar e ir a sua casa para o pronto restabelecimento. Boa sorte, nobre deputado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ROBERTO - Senhoras e senhores, nós convidamos para compor a Mesa principal a engenheira Nádia Campeão, vice-prefeita da cidade de São Paulo. (Palmas.)

Registramos, também, a presença do senador Eduardo Suplicy. (Palmas.) Nós queremos, também, registrar e agradecer a presença do professor José Roberto Cardoso, diretor da Poli USP e coordenador do Conselho Tecnológico de São Paulo. Também agradecemos a presença dos diretores da Federação Nacional dos Engenheiros, diretores da CNTU, Federações dos Médicos, Economistas, Odontologistas, Farmacêuticos, Nutricionistas. Agradecemos a presença dos senhores representantes dos sindicatos, federações, empresas e também os familiares, amigos e todos aqueles que prestigiam esta cerimônia.

A gestão 2014/2017 iniciou o mandato no dia 1º de janeiro do corrente ano, presidida pelo engenheiro Murilo Celso de Campos Pinheiro. Tomaram posse: Diretoria Executiva, membros do Conselho Fiscal, representantes na Federação Nacional dos Engenheiros, diretores-adjuntos, presidentes e diretores das 25 Delegacias Regionais.

Solicitamos que todos os dirigentes fiquem de pé em um momento simbólico de reconhecimento pela posse. (Palmas.)

 

O SR. Presidente - JOOJI HATO - PMDB - Esta Presidência concede a palavra, agora, ao nobre deputado Itamar Borges. Tenha V. Exa. a palavra, nobre deputado Itamar Borges.

 

O SR. ITAMAR BORGES - PMDB - Muito boa noite a todas e todos. Meu presidente, eu já tinha considerado que esta Casa estava representada na fala do deputado Campos Machado. Serei muito objetivo, cumprimentando aqui o presidente desta Sessão Solene, meu companheiro de Assembleia e de partido, deputado Jooji Hato.Cumprimentando aqui o representante do Tribunal de Justiça, Dr. Nalini. Desembargador Scaff. Cumprimentando a vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão.Cumprimentando o secretário Jurandir.

Permitam-me assim saudando saudar toda extensão da Mesa, senador, deputados, a OAB aqui, o Dr. D’Urso e todos os que prestigiam esta solenidade.

Quero dizer que jamais poderia deixar de participar desta solenidade, por várias razões. Primeiro, pela importância, por aquilo que eu reconheço da importância do Sindicado dos Engenheiros no estado de São Paulo. Segundo, pelas oportunidades que tenho de viver e conviver no Sindicato e participar de momentos ali ao lado do Murilo, Dr. Murilo e sua Diretoria, e acompanhar o quanto este estado deve reverências à contribuição que o Sindicato e os seus profissionais ali associados e filiados dedicam à história que aqui vem sendo construída e ao desenvolvimento do nosso estado.

E, por fim, por ter sido, por 12 anos, prefeito da minha pequena Santa Fé do Sul, lá no extremo noroeste do estado São Paulo e, como prefeito, aprender e a conhecer a necessidade, o valor e a importância do engenheiro e da Engenharia.

Para falar pouco, quero dizer que venho aqui, Murilo, para deixar o abraço por esses dois momentos. Os 80 anos acontecem em setembro, mas o ano é de comemoração. E a Casa do povo de São Paulo, a Assembleia Legislativa, acolhe, abraça os engenheiros deste estado, engenheiros e engenheiras, abraça o Sindicato para dizer que esses 80 anos de história fazem parte dos melhores momentos deste nosso querido estado de São Paulo. E para cumprimentá-lo pela recondução sua e da sua Diretoria para mais um mandato à frente do Sindicato.

Encerro me colocando à disposição, como esta Casa, os 94 pares desta Casa, com certeza, se colocam, e da mesma forma Arnaldo Jardim, Mendes Thame, os deputados federais, Paulo Teixeira, lá na Câmara Federal. Estava aqui, até agora, mas precisou se retirar, justificando um compromisso do filho engenheiro, que é o Skaf Júnior, o presidente da Fiesp, Paulo Skaf. Mas encerro as minhas palavras dizendo que estaremos aqui sempre à disposição para caminharmos juntos, para darmos as mãos nessa defesa que é sua e que é de todos nós, porque valorizar, reconhecer e aperfeiçoar o engenheiro é fundamental para o nosso estado e o nosso país.

Parabéns, Murilo, a você e a sua Diretoria. Parabéns a todos os engenheiros e engenheiras do nosso querido estado de São Paulo e as entidades que aqui se fazem presentes prestigiando pelos 80 anos e pela importância que vocês têm e significam para nossa história e para este estado. E a Casa do povo de São Paulo, a maior casa do povo paulista, que é a Assembleia Legislativa, se sente honrada e orgulhosa por acolher este momento e compartilhar com todos vocês.

Um grande abraço. Boa noite a todos. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ROBERTO - Nós registramos e agradecemos a presença do engenheiro Luiz Roberto de Oliveira, presidente da Associação Paulista de Engenheiros de Segurança do Trabalho; do presidente do PTB de Taubaté, Marco Antonio Abou Hala de Paiva Ayres; dos presidentes do Crea-Distrito Federal, engenheiro Flavio Correia, e de Goiás, engenheiro Gerson Taguatinga; Gilson Barreto, vereador PSDB da Câmara Municipal de São Paulo; Reynaldo Young Ribeiro, presidente da Associação dos Engenheiros da Sabesp; Francisco Christovam, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo e do presidente Rubens dos Santos, da Associação de Técnicos das Empresas Energéticas do Estado de São Paulo.

 

O SR. Presidente - JOOJI HATO - PMDB - Passamos a palavra, neste instante, ao deputado federal, engenheiro Dr. Arnaldo Jardim, presidente da Frente Parlamentar pela Infraestrutura Nacional. (Palmas.) Tem a palavra o nobre deputado federal, engenheiro Dr. Arnaldo Jardim, amigo de todos.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ROBERTO - Nós queremos registrar e agradecer a presença do engenheiro Kamal Matar, presidente da Associação dos Engenheiros Politécnicos; do presidente Cícero Costa, da Câmara Municipal de Itapecerica da Serra; do Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária; do Valdir Paezani, presidente da Associação dos Engenheiros de Sorocaba; do engenheiro Francisco de Sales Vieira de Carvalho, presidente da Associação Profissional dos Engenheiros Agrimensores do estado de São Paulo.

 

O SR. Presidente - JOOJI HATO - PMDB - Tem a palavra o nobre deputado federal Arnaldo Jardim.

 

O SR. ARNALDO JARDIM - PPS - Muito obrigado, Sr. Presidente, nobre deputado Jooji Hato. Cumprimentando o deputado Jooji Hato, eu quero cumprimentar todos os nossos deputados estaduais, a nossa querida Assembleia Legislativa de São Paulo.

Cumprimentando o nosso secretário de Transportes Metropolitanos, Dr. Jurandir Fernandes, eu quero cumprimentar o Executivo, saudar nosso querido governador Geraldo Alckmin.

Cumprimentando o Dr. Scaff, representante exatamente do Dr. Nalini, eu quero cumprimentar o nosso Judiciário estadual. Agradecê-los por prestigiar aquilo que é uma data magna para nós, engenheiros. Permita-me, Mendes Thame e colegas deputados federais, mencionar esta minha vinculação.

Quero aqui saudar autoridades que vêm aqui das mais diferentes entidades que são parceiros nossos de engenheiros. Dizer que a sociedade presente aqui, isso significa, não há dúvida, um reconhecimento ao papel do profissional do desenvolvimento, que é o nosso engenheiro.

Saúdo as mulheres presentes aqui, colegas engenheiras, na figura da Thereza. Thereza fique de pé, por favor. A Thereza é da nossa Federação Nacional dos Engenheiros, lá do Ceará, veio aqui conosco. (Palmas.) Muito obrigado, Thereza, por sua presença.

Cumprimento as autoridades municipais aqui, na figura da vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão.

Cumprimento o senador da República, Eduardo Matarazzo Suplicy, que honra todos nós com sua presença.

Estou aqui, me permitam dizer, nesta dupla condição, de estar um pouco em casa, aqui na Assembleia Legislativa de São Paulo. Deputado estadual que fui, durante quatro legislaturas, saudando a todos os deputados que aqui estão, quero fazer um pleito caloroso, carinhoso a ele que saiu fisicamente, mas está presente em espírito aqui, porque, embora não seja engenheiro, incorporou os valores da Engenharia, tem sido um representante nosso aqui sistemático de pleitos da causa dos engenheiros. E, da mesma forma que ele pediu uma salva de palmas, eu queria pedir uma salva de palmas a ele para que ecoe alto nossa solidariedade a ele, e o nosso agradecimento por ter proposto esta sessão, por apoiar a Engenharia, o nobre deputado Campos Machado. Por favor, que nós possamos ser aqui portadores do carinho que temos com ele. (Palmas.)

Na outra condição de engenheiro, antes de falar do Murilo, eu quero mencionar algumas coisas que estão em torno, no meu entender, daquilo que fazemos aqui, caro Nabil, vereador da cidade de São Paulo, que não é engenheiro, mas é um agregado a nós por discutir questões estruturais aqui da cidade de São Paulo.

Eu quero mencionar o fato de estar aqui a nossa representação de classe. E quero saudar aqui, na figura do Confea, do Tadeu, e na figura do Kurimori, do Crea de São Paulo, todo sistema Confea/Crea, muito importante para o exercício da nossa profissão. (Palmas.)

Nós temos aqui aqueles que são responsáveis pela nossa formação. E eu me permito mencionar a todos – professores, estudiosos, dirigentes, na figura do nosso querido professor José Roberto Cardoso, que é diretor da Escola Politécnica, onde me formei, e o saudando, quero saudar todos os professores das nossas escolas de Engenharia.

Correlato às entidades todas representadas, nós temos um espaço importante. Acabei de vê-lo aqui, o Zé, que está aqui conosco, da nossa Abar – Associação Brasileira das Agências Reguladoras. O Zé veio também lá do nordeste. Cumprimento os profissionais que constituem os órgãos públicos do nosso país, representação federal, representação estadual. Estamos todos aqui irmanados.

Antes de falar mais uma vez do Murilo, quero saudar, tomaram posse aqui os nossos dirigentes regionais do Estado de São Paulo. No dia 27 eu vou estar lá na posse da nossa regional de Bauru. E quero saudar a todos os companheiros, de todos os cantos do interior. E, agora, através de uma política do Sindicato, reforçado, com a constituição de sedes, estruturas adequadas, nós temos essa representação do Sindicato aí, povoando, dinamizando e levando mensagem, discutindo os problemas regionais de cada uma das nossas unidades do interior, das nossas regiões de governo e regiões administrativas do estado de São Paulo.

Quero agradecer, agradecer como paulista e cidadão, muito, a existência do Sindicato dos Engenheiros no estado de São Paulo. 1934, logo depois da Revolução Constitucionalista, momento muito desafiador para São Paulo que ainda se ressentia da crise do café, que tinha problemas políticos e econômicos, que começava a trilhar o caminho da industrialização do estado, as suas metrópoles começando a se estabelecer, os polos regionais se alterarem, as nossas rodovias Mogiana, Sorocabana, desbravando o nosso interior. E nós tínhamos lá, desde o nosso Porto de Santos, até onde se abriam os novos horizontes, a presença da nossa Engenharia. A história do Sindicato dos Engenheiros de São Paulo é a própria história do desenvolvimento de São Paulo pelas suas ferrovias, pelos polos industriais que aqui vieram, a constituição da Cosipa e tudo aquilo que foi se abrindo de novos horizontes e de novo momento para a economia paulista.

E quando chegou o momento de além de semear a industrialização, que nós tivemos o desafio da construção e da inovação científica e tecnológica foi, com todo respeito às demais categorias, nós temos aqui os amigos da CNTU, parceiros nossos nessas questões e nessas inquietações, mas me permitir dizer que no Sindicato dos Engenheiros que esses debates, esses desafios, esses novos momentos encontraram guarida. Foi assim que depois no Sindicato teve impulso a campanha, durante a Segunda Guerra Mundial, para que o Brasil fosse um defensor da democracia. Foi no Sindicato que se impulsionou a campanha de “O Petróleo É Nosso” aqui no país. Foi o Sindicato que sempre foi vanguardeiro ao lado das teses que significavam abrir novos horizontes, quebrar paradigmas, estabelecer a possibilidade de que São Paulo, pela Cesp, outras pudessem constituir referências em diferentes setores exatamente da infraestrutura e da logística nacional.

Nós nos orgulhamos do Sindicato dos Engenheiros de São Paulo e temos aí uma folha de serviços prestados à sociedade paulista que nos enche de orgulho. E tudo isso que foi mantido por administrações que vejo aqui, como do Alen Habert que está aqui, como do Otaviano que agora enfrenta conosco o desafio também do Isitec, como o Esdras que está ali teve um impulso muito importante quando assumiu também a Diretoria, mantendo o ritmo, mas pisando ainda mais no acelerador, o nosso querido engenheiro Murilo. A sua reeleição e recondução, Murilo, não é nada mais do que o agradecimento e o reconhecimento que têm os engenheiros e a sociedade paulista pela sua recondução, e da nossa Diretoria, à frente do Sindicato dos Engenheiros de São Paulo.

Eu quero pedir também a todos que nós possamos nos somar para, aplaudindo Murilo, nós aplaudirmos a direção que orgulha a todos nós de termos no Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo. (Palmas.) Desejo boa sorte a essa Diretoria e manifestar a certeza de que assim continuarão a fazê-lo.

Nós nos orgulhamos dessa história. Reivindicamos uma visão que vai muito além da visão corporativa de defender o nosso profissional, de ter uma visão estratégica de desenvolvimento. E como diz o poeta Milton Nascimento festejamos, mas dizemos: se muito vale o já feito, mais vale o que será, porque as causas continuam aí. Os desafios continuam, renovados algumas vezes, transmutados em outras vezes, mas eles continuam aí. O desafio de fazer o reconhecimento profissional e a valorização profissional do engenheiro. Quem de nós não sabe que os salários que os engenheiros recebem ainda dos órgãos públicos é um salário aviltante e que isso precisa ser profundamente transformado, reconhecida a categoria por parte daquilo que nós fazemos como engenheiro?! (Palmas.)

Quem de nós não sabe que visões restritas imediatistas, muitas vezes olham para os desafios da nossa Engenharia e dão alguns ataques, como se a importação de projetos ou a importação de profissionais fosse resolver os problemas da Engenharia?! Não queremos a importação de profissionais! Não queremos a importação de projetos! (Palmas.) Queremos a valorização do engenheiro e da Engenharia nacional! Queremos que a Engenharia continue a ser essa porta de entrada para a inovação, para a transformação de referências para políticas públicas que sejam duradouras, para que o acervo técnico das nossas companhias estatais não seja dispersado nem desbaratado. Para que a legislação possa vir nesse sentido, de aperfeiçoar as formas de contratação, de permitir previsibilidade.

São algumas das coisas das muitas que fazem parte, caro Murilo, da sua plataforma, que fazem parte do ideário dessa Diretoria, dessas Delegacias, dos profissionais que estão aqui reunidos e de todos os profissionais da Engenharia de São Paulo.

Nós acreditamos na capacidade do engenheiro, na função social do engenheiro. Por isso nós estamos aqui para festejar o que foi feito e para reafirmar que continuaremos de pé lutando pela Engenharia, por nosso estado e pelo país. Viva a Engenharia nacional! (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ROBERTO - Nós registramos e agradecemos a presença do Sr. Antonio Hélio Guerra Vieira, professor emérito da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo; do engenheiro Wilson Floriani, diretor-secretário, neste ato representando o engenheiro Carlos Alberto Kita Xavier, presidente do Crea de Santa Catarina, e do diretor-geral do Isitec, Saulo Krichanã Rodrigues.

 

O SR. Presidente - JOOJI HATO - PMDB - Neste instante, ouviremos as palavras do nobre deputado federal, membro do Congresso Nacional, decano da Câmara Federal, deputado Mendes Thame. Tem a palavra, nobre deputado. (Palmas.)

 

O SR. MENDES THAME - Boa noite. Meus cumprimentos, inicialmente, ao deputado Jooji Hato e, em seu nome, todos os deputados estaduais aqui presentes; deputado Paulo Teixeira e a todos os deputados federais presentes.

Ao estimado amigo, engenheiro Murilo Pinheiro, reeleito e que toma posse hoje e a todos os membros de sua Diretoria.

Ao Dr. Jurandir, engenheiro Jurandir Fernandes, representando o Sr. Governador Geraldo Alckmin, nosso amigo.

Desembargador Scaff, representando o Poder Judiciário.

Dr. Paulo Skaf, representando a Fiesp.

Dr. D’urso, representando a OAB.

José Tadeu da Silva, representando o Confea.

Dr. Bernasconi, representando a Sinaenco.

Dr. Francisco Kurimori, representando o Crea.

Dr. Ângelo Pietro, representando a Aeasp – Associação dos Engenheiros Agrônomos.

Dra. Nádia Campeão, representando todas as vice-prefeitas e vice-prefeitos.

Dr. Edgar, prefeito de Lins, representando os prefeitos e prefeitas.

Vereador Mário Covas Neto, representando todos os vereadores.

Senador Eduardo Suplicy.

Senhoras e senhores engenheiros, senhoras e senhores.

À medida que vão se tornando cada vez mais escassos os recursos naturais, a nossa preocupação com a racionalidade, com o uso sustentável desses recursos cresce. Na realidade, somente nos últimos 30 anos, de 1970 para cá, nós tivemos preocupações ambientais que se refletem na produção de uma forma mais harmônica, respeitando condições ambientais. E, hoje, o que nós vemos é uma preocupação, em todos os momentos, com energia, com água, com mobilidade urbana, com todos os setores da infraestrutura que exige cada vez mais e permanentemente um bom exercício da Engenharia, da Engenharia brasileira. Não se pode conceber, hoje, que se faça alguma coisa sem se respeitar pressupostos e conhecimentos sistemática e cientificamente adquiridos, e aplicados com técnica, com conhecimento, por aqueles que dominam esses conhecimentos.

Por isso, cada vez mais e mais do que nunca, nós temos o reconhecimento da Engenharia nacional. Sem ela a nossa vontade é uma vontade que não passa de voluntariedade, que faz que nós caiamos do cavalo por falta de suporte técnico que dê, realmente, respaldo a essas decisões.

Neste momento, nós temos de defender todos os pressupostos legais que exigem para contratações e para execução de obras ao conhecimento, os projetos, àquilo que, realmente, é valorizado pela Engenharia brasileira. Não tem sentido nós jogarmos fora, rasgarmos a 8.666 e substituirmos por um instrumento como o RDC – o Regime Diferenciado de Contratações, que permite que eu contrate uma obra sem projeto nem projeto básico, sem preço, sem absolutamente as condições mínimas para que a lisura e o respeito às coisas públicas seja uma regra em todo território nacional. Neste momento, nós estamos mais do que nunca sentindo a importância da valorização da Engenharia brasileira. E, afortunadamente, aqui no Brasil, há 80 anos, nós temos uma instituição que se caracterizou por defender, mais do que os engenheiros, mais do que a profissão, defender o desenvolvimento nacional e a Engenharia brasileira, que é o Sindicato dos Engenheiros.

O Sindicato dos Engenheiros é uma instituição, mas uma instituição não se faz sem pessoas, sem pessoas que lá, como diretores, como presidentes, como membros dessas associações dedicaram parte do seu tempo, parte da sua vida pensando na coletividade. Conseguiram enxergar mais do que o muro do fundo do quintal das suas casas, conseguiram ter a ideia do bem-comum e, acima de tudo, sentir prazer em dizer que se construirmos um país melhor todos nós – todos nós estaremos melhores.

Que possamos sentir prazer, alegria, não apenas em dizer que somos brasileiros quando é uma equipe brasileira que ganha uma partida no campeonato mundial de futebol, ou quando é um brasileiro que chega, em primeiro lugar, na Fórmula 1. Sentirmos o orgulho de dizermos que somos brasileiros quando não temos nada a copiar de outros países, quando temos condições de oferecer ao nosso povo, a essa gente que fala português, que gosta das músicas que nós gostamos e que é o nosso povo, nós temos condições de oferecer a ele, quando tivermos condições de oferecer a eles uma vida que seja, realmente, uma vida cada vez melhor.

Dentre essas pessoas que se dedicaram, olhando a comunidade, os seus conterrâneos e os seus contemporâneos, mais do que defender uma profissão, a defender a Engenharia nacional e o desenvolvimento do país, nós destacamos essa Diretoria do Sindicato dos Engenheiros.

Portanto, Murilo, a homenagem que hoje a nossa categoria, nós como engenheiros lhe prestamos não é uma homenagem pessoal. É uma homenagem a todos aqueles que dedicaram tanto tempo, uma parte da sua vida, para consolidar essa participação efetiva da Engenharia brasileira para construir um futuro melhor para todos nós. Meus parabéns a você, a todos os integrantes da sua equipe e a essa categoria que enfrentando tantas dificuldades vem ajudando a construir um país cada vez melhor.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ROBERTO - Nós registramos e agradecemos a presença do vereador Nabil Bonduki e também a presença do engenheiro Emiliano Stanislau Affonso Neto, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô.

 

O SR. Presidente - JOOJI HATO - PMDB - Neste instante, ouviremos aquele que foi presidente da Câmara Municipal, foi membro desta Casa, portanto, deputado estadual, e, hoje, senador da República, Dr. Eduardo Suplicy. Tem a palavra. (Palmas.)

 

O SR. EDUARDO MATARAZZO SUPLICY - PT - Querido presidente Jooji Hato, aqui relembra os tempos em que foi meu colega na Mesa Diretora de 1989 a 1990, quando ali presidia, ele era um dos companheiros naquela gestão que foi caracterizada pelo lema a transparência em tempo real é a melhor forma de prevenir irregularidades, o que depois acabou me levando a ser o representante de todos os senhores e senhoras, já por 24 anos lá na Câmara Municipal.

Mas, querido presidente, engenheiro Murilo Celso de Campos Pinheiro, o senhor me faz lembrar os tempos em que vivi nesta Casa. O meu discurso vai ser um tanto diferente dos discursos do deputado Itamar Borges, do deputado Arnaldo Jardim e, agora, do deputado Mendes Thame.

Queria dizer sobre o que o Mendes Thame mencionou que o Senado Federal está por apreciar proximamente – e isso é de grande interesse do Sindicato dos Engenheiros, a nova lei que vai modificar a 8.666, sobre licitações, que é de 1993, ao tempo em que não havia ainda o pregão eletrônico e o uso da internet e tudo aquilo que hoje existe e está, sobretudo, na hora de examinar.

No ano passado, o presidente Renan Calheiros, do Senado, designou uma comissão especial, que teve como relatora a senadora Kátia Abreu, que já apresentou seu relatório depois de inúmeras audiências públicas, das quais muitos aqui tiveram oportunidade de participar. Mas se ainda tiverem interesse em encaminhar, prezado presidente Murilo, sugestões a mim e aos demais senadores, então, o momento vai ser este semestre e eu acho que é importante que todos aqui estejam cientes.

Quero cumprimentar também o engenheiro Jurandir Fernandes, secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo.

A querida prefeita Nádia Campeão, vice-prefeita juntamente com nosso querido Fernando Haddad, que aqui representa tão bem o nosso município.

Prezado juiz Ricardo Felício Scaff, que representa o Tribunal de Justiça.

O que eu vou falar um pouco diferente deles é porque a minha presença aqui, hoje, me faz lembrar um episódio de quando eu era deputado estadual. E como também é muito importante para os engenheiros a realização da justiça baseada nas formas democráticas que todos nós aqui batalhamos. E, quando eu era deputado estadual, o objetivo maior que eu tinha era de como empenhar-me para que houvesse novamente eleições diretas para prefeito, eleições diretas para Presidência da República, ética na política e tudo. Mas, às vezes, é bom lembrar, até porque há um grupo aí de pessoas que estão chamando para dia 22 uma relembrança da Marcha da Família com Deus pela liberdade de coisas que ocorreram naquela época.

Então, eu queria lembrar que, quando eu era deputado estadual, certa vez, era 1981, fui chamado porque estava chegando ao Brasil uma cantora que vai chegar, de novo, esta semana, depois de 33 anos, que era uma excepcional cantora, costumava cantar as canções pela paz, pelos direitos humanos, com uma voz tão bela, inclusive as músicas de Bob Dylan, eis que me disseram: “Olha, deputado Eduardo Suplicy, está chegando a Joan Baez e ela quer muito conversar com o presidente Lula, do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema, e saber como foram aqueles episódios em que houve a repressão da greve, que muitos líderes sindicais foram presos, foram indiciados na Lei de Segurança. Será que você poderia levá-lo?”

E eu como tinha, durante o tempo que eu, Marta e meus dois filhos, então – eu tenho três, mas era o Eduardo, que é o Supla, e o André, foram conosco, certo dia, assistir a um show, em São José, que ficava perto de Palo Alto, onde estávamos, da Universidade de Stanford e assistimos àquele show tão bonito. Então, quando ela veio, eu fiquei contente e fui acompanhá-la. Levei-a até o Largo São Francisco onde, no Páteo do Colégio, ela conversou com estudantes e cantou algumas músicas na capela. Depois fomos conversar com o presidente Lula, que contou todos aqueles episódios, foi tão interessante. E, ao final do dia, à noite, fomos até o Tuca, na Pontifícia Universidade Católica, onde ali encontrei o meu ex-treinador de boxe, porque, dos meus 15 aos meus 21 anos, quando tinha 21 eu disputei campeonato na Gazeta Esportiva e o meu treinador era Lúcio Ignácio da Cruz, que havia sido campeão brasileiro de boxe amador e que me ensinou boxe. E eu, então, disputei a Gazeta Esportiva.

Mas nesse dia não foi tanto uma situação de pugilismo, mas eu cheguei lá e o meu amigo treinador de boxe falou, porque ele trabalhava na Polícia Federal - estava lotado o Tuca, aquele teatro ainda antes do incêndio: “Eduardo, meu amigo, infelizmente não vai poder haver o show da Joan Baez, porque não foram apresentadas as músicas à censura previamente, então não pode, está proibido.” Eu falei: “Mas que coisa!” Faz lembrar um pouco os tempos do regime militar. Então, não tinha o que fazer. Eu fui até ao palco, avisei as pessoas, ficaram todas desoladas assim como a Joan Baez. Ela se sentou comigo ali na plateia e porque ela sabia essa música tão linda que expressava coisas importantes, todos aqui se lembram tão bem, do Geraldo Vandré, e começou “Caminhando e cantando e seguindo a canção, somos todos iguais, braços dados ou não” e todos cantaram juntos “vem, vamos embora, que esperar não é saber”.

Estou modificando um pouco aqui, quebrando o protocolo, mas é em homenagem até ao Sindicato dos Engenheiros e a você, Murilo, que vai levar adiante. Eu queria lhe dizer que, quem sabe, todos aqui possam – parece que já está lotado, mas o Teatro Bradesco, às seis horas do domingo próximo, dia 23, e outra vez na segunda, de noite, vocês podem, eu fui convidado a estar lá, quem sabe cantemos todos juntos lá, porque daí, então, e essa outra música nem todos sabiam, mas ela, então, em inglês, cantou essa música que os povos do mundo saíram às ruas, quando houve a Guerra do Vietnã e depois a Guerra do Iraque, para dizer que não era possível mais haver a guerra e que era necessário justamente se construir os arranjos sociais e as instituições que poderão elevar o grau de justiça na sociedade, na terra e entre os países. E essa canção mostra quando é que vai acontecer. Então, se me permite, em homenagem, eu convido todos vocês, em sua homenagem, a cantarmos juntos.

 

 

* * *

 

-          É entoada a canção “Blow in the Wind”.

 

* * *

 

Um beijo e um abraço.

Viva os engenheiros! Viva o presidente Murilo!

Um grande abraço a todos. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ROBERTO - Nós registramos e agradecemos a presença do vereador do PSB, da Câmara Municipal de São Paulo, professor Joffre Neto. Maria Lina Benini, presidente da Associação dos Engenheiros da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí e do engenheiro Laércio Nunes, presidente do Crea Amapá.

 

O SR. Presidente - JOOJI HATO - PMDB - Neste instante, nós ouviremos as palavras do representante de todas as entidades, do presidente do Sinaenco, Sindicato da Arquitetura e da Engenharia, o nosso engenheiro Dr. José Roberto Bernasconi. Tem a palavra Dr. José Roberto Bernasconi, em nome de todas as entidades presentes.

 

O SR. JOSÉ ROBERTO BERNASCONI - Muito boa noite a todos. É um privilégio em nome das entidades aqui presentes dirigir umas breves palavras a todos, em particular ao nosso presidente, hoje reconduzido à frente do Sindicato dos Engenheiros.

Eu saúdo o presidente Jooji Hato e todos que compõem a Mesa, todos os companheiros, e, necessariamente, devo ser breve.

Eu tive o privilégio de fazer Engenharia, quase 50 anos atrás, pela mesma Escola Politécnica e eu queria como engenheiro falar um pouco sobre o papel da Engenharia. Eu tive outro privilégio, anos mais tarde, fiz Direito, recebi minha carteira da OAB pelas mãos do nosso presidente Flávio D’Urso, oito anos atrás. E aprendi nos bancos de Direito, nos bancos da escola de Direito, que sem advogado não se faz justiça e que os advogados, os magistrados e os promotores públicos são operadores do Direito.

Nesta sessão aqui, em que nós estamos dando todo o apoio e a manifestação de reconhecimento ao papel fundamental dos engenheiros e na posse de Murilo e sua Diretoria à frente do Sindicato dos Engenheiros no estado de São Paulo, eu quero lembrar a todos que sem Engenharia não se faz desenvolvimento. (Palmas.) Sem Engenharia não se faz desenvolvimento. E lembrar que os engenheiros à semelhança dos advogados, que são operadores do Direito, os engenheiros são os operadores do desenvolvimento.

Nós estamos vivendo tempos em que as decisões que são tomadas, de natureza política, muitas vezes estão sendo tomadas sem levar em conta considerações de ordem técnica: insumos, orientações, recomendações dos engenheiros. E nós estamos na iminência de pagar preço alto por não considerar as coisas na Engenharia.

Nós temos um enorme – um enorme desafio pela frente. Eu endosso completamente o que falou o nobre deputado Arnaldo Jardim e o deputado Mendes Thame: estamos na iminência de discussões da maior importância no Congresso Nacional sobre a Engenharia. A Engenharia tem sido desprestigiada, desvalorizada. Não é só uma questão de salário dos engenheiros, que é da maior importância, mas a Engenharia pública, os engenheiros das empresas públicas têm sido tão desprestigiados, não recebem o salário adequado e não têm condições de prestar o trabalho, o seu serviço, colocar a sua competência mais fortemente em favor do desenvolvimento nacional. Então, isso é um desafio imenso para todos nós.

E a nossa fortuna, a nossa sorte, é que temos aqui no estado de São Paulo uma plêiade, um conjunto de engenheiros de muita competência. E o Sindicato dos Engenheiros, nos seus 80 anos, tem feito história em defesa e não só na defesa, mas no desenvolvimento do país, através do reforço do papel do engenheiro e da Engenharia.

Salientando isso, eu quero aqui cumprimentar ao nosso presidente Murilo e a toda Diretoria do Sindicato que hoje toma posse, lembrando o enorme desafio que temos. E, sob sua liderança, meu caro Murilo, e dos diretores levar à frente o desenvolvimento de São Paulo e do país, como líder dos operadores do desenvolvimento do país, a partir de São Paulo. Muito boa sorte. E contem conosco todas as entidades que estão aqui.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. Presidente - JOOJI HATO - PMDB - Neste instante, ouviremos as palavras da Sra. Professora Nádia Campeão, vice-prefeita da cidade de São Paulo, que representa, neste ato, o prefeito municipal da capital, prefeito Fernando Haddad. Tem a palavra.

 

A SRA. NÁDIA CAMPEÃO - PCdoB - Prezado deputado Jooji Hato, que preside esta sessão; prezado Jurandir Fernandes, secretário de estado do Governo de São Paulo; prezado Dr. Ricardo Felício Scaff; engenheiro e amigo Murilo Celso; todas as autoridades aqui presentes, senhores e senhoras, a toda Diretoria que hoje assume essa responsabilidade de mais um mandato, eu queria dizer que estou muito honrada de participar desta celebração aqui com vocês e de poder, desses 80 anos do Sindicato dos Engenheiros, ter compartilhado de pelo menos 35, já desde a minha formação na nossa Escola de Agronomia de Piracicaba. Então, é um orgulho muito grande de estar junto com toda a categoria dos engenheiros, fazendo esse esforço que foi tão bem já comentado e discursado aqui pelos nossos parlamentares sobre a importância do engenheiro, da Engenharia.

Mas, para além desse orgulho pessoal, eu quero trazer aqui a homenagem, o agradecimento da cidade de São Paulo pelo trabalho de engenheiros e engenheiras que construíram esta cidade. Em que pese os problemas que tem, é uma cidade pujante, é uma cidade importante e que tenho certeza que todos os desafios serão compartilhados também com a nossa categoria.

E, por fim, eu queria cumprimentar, especialmente, o Sindicato, a entidade sindical, o Sindicato dos Engenheiros no estado de São Paulo, porque é uma entidade que, no presente, apesar dos seus 80 anos, que é ainda jovem, mas é uma entidade atuante, comprometida, engajada, democrática, é uma entidade plural. Eu acho que o reflexo disso, Murilo, é a presença de tanta gente aqui que reconhece esse trabalho. Eu tenho certeza que se nós fôssemos fazer uma votação entre as entidades da cidade de São Paulo, as entidades mais queridas, o Sindicato dos Engenheiros certamente iria encabeçar essa lista, porque acolhe todos, sem distinção de orientação política, orientação ideológica, e abre suas portas para debater todos os temas importantes da cidade, do estado de São Paulo e do país. Então, o nosso agradecimento pela existência do Sindicato, pelo papel que ele cumpre hoje na nossa cidade, no nosso estado e no nosso Brasil.

Parabéns! E uma boa gestão a toda a sua Diretoria.

Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. Presidente - JOOJI HATO - PMDB - Neste instante, ouviremos as palavras do senhor doutor engenheiro Jurandir Fernandes, secretário de Estado, que representa o governador Geraldo Alckmin. Dr. Jurandir Fernandes é secretário de Transportes Metropolitanos. Tem a palavra.

 

O SR. JURANDIR FERNANDES - Muito obrigado, deputado Jooji Hato, presidindo esta Sessão.

Eu queria cumprimentar o amigo e presidente desse Sindicato, Murilo. Parabéns a você e a toda sua Diretoria, vice-presidente, conselheiros. Mais uma etapa importantíssima na sequência de tudo que tem feito.

Senador Eduardo Suplicy, que fôlego! Impressionante. Sem acompanhamento nenhum. Imagine eu, agora, engenheiro aqui, como é que eu fico depois do senador, depois dos deputados que aqui passaram e fizeram toda essa retrospectiva – Arnaldo Jardim, Mendes Thame, é fundamental ressaltar, através das suas falas, o aspecto histórico que foi tão bem delineado e vamos tentar apontar um pouco mais também para o que vem por aí, para o futuro.

Eu queria cumprimentar também o deputado federal Arnaldo Faria de Sá, sempre companheiro, sempre amigo, nessas jornadas todas que temos pela frente de enfrentar.

Deputado federal Paulo Teixeira também lida com temas bastante difíceis, um batalhador na causa da Habitação, por exemplo, e sempre nós acompanhamos.

Os deputados estaduais, amigos que aqui nesta Casa tanto colaboram com o desenvolvimento deste país, aprovando e discutindo temas importantes para o estado de São Paulo – Pedro Tobias, Itamar Borges, Simão Pedro – que já se retirou, Ramalho da Construção, enfim, todos que aqui estão e que aqui estiveram.

Queria cumprimentar também o Dr. Ricardo Scaff, representando o Judiciário.

Nádia Campeão. Estávamos ali já comentando nossas preocupações, Nádia, com tudo que vem por aí, com tantas dificuldades. Saudação ao nosso também prefeito Fernando Haddad, que luta com uma cidade complexa, dar conta de tudo isto e vem vindo por aí muito a fazer, não é, Nádia?

José Tadeu da Silva, presidente do Confea.

Francisco Kurimori, presidente do Crea.

Vicente Abate, presidente da Abifer.

José Roberto Bernasconi, que nos antecedeu, também fazendo boas e importantes observações sobre o papel da Engenharia no Brasil. Ele conhece e sabe muito bem o que diz.

Hélio Guerra, que ali está. Grande Hélio Guerra, ex-reitor da USP, professor emérito, membro do Conselho do Isitec, uma grande inovação também criada pela equipe do Murilo.

Vahan Agopian.

Professor José Roberto Cardoso.

Enfim, todos os que aqui se relacionam com esse tema.

É uma honra muito grande – e serei bem breve – falar em nome do governador Geraldo Alckmin e na condição de engenheiro que sou. Muito orgulho, muita felicidade. Foi um acerto muito grande essa opção, Murilo, que você tomou na direção desse sindicato com toda sua equipe. De tudo já foi dito ou muito foi dito sobre a questão do passado – o papel do engenheiro, o seu motor desenvolvimentista, tudo isso foi dito. Mas o que é importantíssimo é chegar aos 80 anos com aquela vontade, com a garra de inovar, sem ter medo da transformação, sem ter medo das novas tecnologias.

Você já imaginou, em 1934, como era este país, como era o mundo da tecnologia em que nós engenheiros estamos envolvidos? Praticamente tudo engatinhava – isso que nós vemos, hoje. Sequer existia televisão, aeronáutica, a aviação dava os primeiros passos, mesmo os automóveis, até eles estavam por ali, a eletrônica embarcada, a eletrônica, enfim, está por aí embutida em tudo. A informática. Quem sabia o que era informática, naqueles anos?! Enfim, todas essas transformações que dinamizam o progresso, mas também causam desequilíbrios regionais, desequilíbrios entre classes. Tudo isso esse sindicato viu passar. Não só foram transformações pesadas de ordem social e política, mas as transformações fortíssimas na área da ciência e na área da tecnologia que é onde nós engenheiros atuamos.

Então, Murilo, quando você criou, em 2006, com sua equipe, o Cresce Brasil, eu acho que foi um olhar importante para o futuro. Vocês já começaram a também sair simplesmente da situação de sindicato, que tem uma função fundamental, a função de lidar com todos os direitos, com todas as questões trabalhistas da categoria, mas olhar também para frente para ver o que deve ser feito e como dar saltos de qualidade em função dessas transformações tecnológicas. Parabéns a isso. Mas não parou por aí. Com Isitec e com a questão da inovação vocês estão dando demonstrações de que estão preparados para os próximos 80 anos.

Parabéns a todos vocês! Sucesso! (Palmas.)

 

O SR. Presidente - JOOJI HATO - PMDB - Finalmente, passamos a palavra ao nosso presidente do Sindicato dos Engenheiros no estado de São Paulo, nosso engenheiro Dr. Murilo Celso de Campos Pinheiro, nosso mui digno presidente. Tem a palavra. (Palmas.)

 

O SR. MURILO CELSO DE CAMPOS PINHEIRO - Boa noite, meus amigos. Tenho aqui 30 folhas só, rapidinho nós vamos conseguir falar.

Eu queria saudar a todos vocês. Saudar o presidente desta Casa, Jooji Hato. Saudar a minha amiga Nádia Campeão, batalhadora, companheira. Obrigado. Saudar o meu querido amigo Jurandir, representando nosso governador Geraldo Alckmin. Saudar o Dr. Ricardo, que representa o Tribunal de Justiça, e agradecer sua presença. Saudar o grande senador Eduardo Suplicy. Gostaria de ter a voz, a competência e a simpatia do Eduardo Suplicy. Sempre! Parabéns pelas suas palavras e obrigado. Saudar o nosso grande Vahan, engenheiro Vahan, vice-reitor da Universidade de São Paulo. Saudar o deputado Mendes Thame. Obrigado pelas palavras. O amigo Mendes Thame. Saudar Nabil, vereador Nabil Bonduki, companheiro de luta sindical. Saudar o companheiro amigo D’Urso, representando a OAB de São Paulo. Saudar a minha amiga vice-prefeita Silvana, de Diadema. Saudar a diretora que toma posse também conosco, presidente da Delegacia Sindical do ABC. Saudar o amigo José Tadeu da Silva, presidente do Confea. Saudar o prefeito Edgar, de Lins. Saudar e agradecer muito o seu trabalho à vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Dra. Rilma, que muito nos orgulha sua presença e a sua força de trabalho naquele tribunal. Saudar o deputado Itamar Borges. Agradecer muito a sua presença, sempre conosco. Saudar o meu amigo José Roberto Cardoso, diretor da Poli, coordenador do nosso Conselho Tecnológico. Ele disse que já saiu da Poli, mas é nosso eterno diretor, Estamos juntos. Saudar o ex-reitor da USP, Hélio Guerra, ali presente. Saudar o Bernasconi que falou conosco. Representou aqui as entidades. Companheiro Bernasconi, do Sinaenco. Saudar o Kurimori, que está ali presente. Dá para eu lembrar que ele estava ali parado. Kurimori, presidente do Crea de São Paulo.

Saudar a todos vocês, a todos aqueles que vieram de fora, a todos aqueles companheiros do sindicato, a todos os diretores que conosco tomam posse hoje. Estamos extremamente orgulhosos de fazer parte com vocês dessa Diretoria.

Saudar os ex-presidentes do sindicato, os engenheiros aqui presentes, que muito nos orgulham. É um trabalho que a gente vem caminhando com vocês.

Saudar os nossos companheiros da CNTU – Confederação Nacional dos Trabalhadores Universitários.

Saudar aqui os companheiros da FNE que vieram do Brasil todo.

Muito obrigado pela presença de vocês, da CNTU e da FNE. É um orgulho para nós fazermos parte com vocês dessas grandes entidades.

Saudar os companheiros, amigos, as mulheres que no dia 08 de março, agora, de 1857, nós tivemos o reconhecimento do trabalho, a luta, a parceria da mulher. Saudar a todas, em nome da minha gatinha, minha filha Débora, aqui presente. (Palmas.)

Meu filho Bruno.

A todos vocês, meus amigos. A todos vocês companheiros aqui presentes, àqueles que nos assistem. Muito obrigado pelo apoio a este Sindicato, a esta categoria, a todos nós engenheiros no estado de São Paulo.

Sem dúvida, tinha aqui umas 17 páginas para falar, mas eu acho que seria mais importante dizer para vocês o quão importante que é estar ao lado de vocês, tomando posse, lembrando o trabalho que tivemos, lembrando cada presidente que fez deste Sindicato essa alavanca, essa máquina que nos inspira a cada dia, que nos faz cada dia pensar que estamos mais jovens, mesmo que o deputado Campos Machado tenha dito que a barba tenha deixado muito mais velho. Na verdade, primo, a gente reconhece e vai até cortar a barba, mas eu sempre pergunto para as moças: “Está muito feio?” Elas dizem: “Está.” Então, está no momento de cortar. Não é isso?

Mas eu gostaria também de dizer a vocês: nosso Sindicato, hoje, com o Isitec, com a participação na FNE, com a CNTU, com a luta nossa pelo salário mínimo profissional, com a luta nossa de cada vez mais termos sede próprias no interior, com a luta nossa de cada vez mais discutirmos as questões da sociedade, com a nossa participação efetiva no crescimento e desenvolvimento deste país, eu quero convidar todos vocês que venham conosco. Que façam deste Sindicato cada vez mais a voz, a discussão, a presença na política brasileira também.

Meus amigos, este ano nós temos muitas questões pela frente. Nós temos a Copa do Mundo, teremos a Olímpiada, em 2016, mas temos a importância das eleições, eleições nacionais, que acho que nós todos, depois desse movimento acontecido aí em que as ruas lotaram de pessoas reivindicando, criticando e querendo participar, efetivamente, da sociedade e da política brasileira, nós não podemos nos calar, nós temos de participar efetivamente disso. Acho que isso ainda continua. Nós temos certeza de que nós temos de rever, e rever é apoiar esses parlamentares que fazem deste país, deste estado o cumprimento das nossas leis. Mas nós temos de, também, lutar e votar bem, exercer nossa cidadania.

Meus amigos! Vejo que a importância e a responsabilidade nossa aumenta cada vez mais. A responsabilidade de discutirmos as questões da sociedade, de participarmos efetivamente junto com todo cidadão brasileiro, na luta por um país mais justo, por uma vida mais alegre e por um país mais igualitário. Acho que nós temos o dever de participarmos, efetivamente, dessa discussão nacional. Então, o Sindicato dos Engenheiros se coloca inteiramente à disposição de vocês.

Eu quero aqui agradecer a todos os empregados desse Sindicato, a todos os colaboradores desse Sindicato, a todos os diretores que junto conosco fazemos desse Sindicato um sindicato cada vez mais presente. Eu quero, em nome da Diretoria, agradecer a presença de vocês. Agradeço a esta Casa de Leis que nos abriu as portas, novamente, para esta posse. E pedir a vocês que nos ajudem a errar menos, a participar efetivamente de tudo isso que está acontecendo neste país, que é uma coisa grandiosa. Eu estou, não só otimista, mas muito orgulhoso de fazer parte deste dia junto com todos vocês.

Muito obrigado a cada um de vocês, muito obrigado pela presença, muito obrigado pela força. E, depois, o Mestre de Cerimônias vai convidar vocês para tomar um uísque lá embaixo.

Parabéns! Obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. Presidente - JOOJI HATO - PMDB - Esta Presidência parabeniza o presidente do Sindicato dos Engenheiros no estado de São Paulo, Dr. Murilo de Campos, toda Diretoria que toma posse neste evento maravilhoso. Pena que nós estamos chegando ao final deste evento.

Mas, antes de terminar, eu gostaria de ler aqui uma mensagem: “Ao Exmo. Sr. Presidente do Sindicato dos Engenheiros no estado de São Paulo, Murilo Celso de Campos Pinheiro, e demais diretores. Infelizmente, por força de audiência pública convocada por esta Assembleia Legislativa no mesmo horário, para discutir com a população a liderança de 26 municípios ao Projeto de Lei Complementar nº 01/2014, que cria a Região Metropolitana de Sorocaba, naquele município, estarei impossibilitado de comparecer à posse da nova Diretoria e à solenidade de comemoração do octogésimo aniversário do Sindicato dos Engenheiros no estado de São Paulo. Faço-me representar na figura do meu vice-presidente, deputado Jooji Hato, desejando sucesso a toda Diretoria e parabenizando os colegas de profissão pelas oito décadas de luta do Sindicato dos Engenheiros. Um abraço a todos do deputado Samuel Moreira, presidente da Assembleia Legislativa do estado de São Paulo”.

Termino aqui a nossa fala dizendo ao presidente Murilo, à Nádia, nossa vice-prefeita, ao secretário que representa o governador Alckmin – Dr. Jurandir, ao Scaff, a todas as autoridades citadas, que a gente quando pensa nos engenheiros, a gente lembra o caminho do mar, na época de Dom Pedro, e, hoje, a gente vê a Rodovia dos Imigrantes, aqueles túneis maravilhosos. Nós vemos os metrôs, as locomotivas, os Boeings, os helicópteros, os transatlânticos, ônibus, as pontes, vias, elevados, a Ponte Rio-Niterói, por exemplo, aí nós pensamos nos engenheiros. Os edifícios, como Edifício Itália e o Copam, e outros edifícios. Nós vemos, inclusive, no setor da agronomia, na alimentação, na perpetuação da vida, na preservação da vida, nós vemos o engenheiro presente. Então, esse é o conceito que nós temos. E finalizo dizendo que esta Casa é que é homenageada, no dia de hoje. Não é Sindicato dos Engenheiros pelos 80 anos, sim.

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece às autoridades, à nossa equipe, aos funcionários dos serviços de Som, Taquigrafia, Atas, Cerimonial, à Secretaria Geral Parlamentar, à Imprensa da Casa, à TV Legislativa e às Assessorias Policiais Civil e Militar, bem como a todos que com suas presenças, aliás, ilustres presenças - o Sindicato mostra, hoje, demonstra a força que tem esse Sindicato, meu caro presidente Murilo-, colaboraram para o êxito desta solenidade. Declaramos encerrada a sessão.

Muito obrigado. (Palmas.)

Está encerrada a sessão.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ROBERTO - Convido a todos para um coquetel que será servido, a seguir, no Hall Monumental.

 

* * *

 

 - Encerra-se a sessão às 22 horas e 15 minutos

 

* * *