http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

28 DE MARÇO DE 2014

007ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO “DIA DO DEMOLAY”

 

Presidente: FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

 

1 - FERNANDO CAPEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que o presidente Samuel Moreira convocara a presente sessão solene, a requerimento deste deputado, na direção dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o "Dia da Ordem DeMolay". Nomeia as autoridades presentes. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Justifica a homenagem à Ordem DeMolay, a qual, ressalta, é a maior organização juvenil do mundo, considerada de fundamental importância pela ONU. Faz histórico da Ordem, criada nos Estados Unidos, em 18 de março de 1919. Afirma que o objetivo da entidade é ensinar aos jovens valores e virtudes para uma boa conduta social.

 

2 - FELIPE NAPOLEÃO PERTINHEZ

Mestre Conselheiro do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay, declara ser uma honra participar desta solenidade. Informa que 18/03 é o dia da morte de Jacques DeMolay, figura que inspirou os ideais da Ordem. Comenta as ações sociais realizadas pela entidade no Brasil. Afirma que a Ordem DeMolay se faz a cada dia mais presente na sociedade.

 

3 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Anuncia a apresentação da Cerimônia das Luzes, com Rafael Fonseca Silva, Mestre Conselheiro, e Waldir Oliveira, ambos do Capítulo DeMolay "Arnaldo Lozano Gonçalves", de Santo Anastácio.

 

4 - MATHEUS DE MENEZES MAZELLI

Grande Mestre do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay, afirma que os jovens são o futuro da pátria. Faz histórico da Ordem DeMolay no Brasil. Relata que o estado em que a organização mais cresce é São Paulo. Nomeia diversas personalidades importantes nos 30 anos do ramo paulista da entidade. Declara que os capítulos do estado de São Paulo se destacam pelos serviços prestados à sociedade. Parabeniza a todos os integrantes da Ordem.

 

5 - SÉRGIO LUIZ GONÇALVES

Grande Mestre Nacional da Ordem DeMolay, destaca a contribuição de Bruno Covas, deputado estadual e secretário estadual do Meio Ambiente, na formulação de lei que criou o Dia Estadual da Ordem DeMolay. Afirma que o propósito da entidade é servir à sociedade, através da formação do caráter de seus participantes. Enfatiza a importância do Grande Capítulo do Estado de São Paulo.

 

6 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Anuncia a apresentação de vídeo institucional da Ordem DeMolay. Presta homenagem, com a entrega de placas, ao irmão Caio César Álvares Loro Netto, como destaque da liderança juvenil, e ao irmão Cleber de Moura Delalibera, como destaque da liderança adulta nos dez anos do Grande Capítulo do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay. Presta homenagem, com a entrega de título de membro honorário do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, ao Sr. Bruno Covas, secretário estadual do Meio Ambiente.

 

7 - SÉRGIO LUIZ GONÇALVES

Grande Mestre Nacional da Ordem DeMolay, presta homenagem, com a entrega de uma placa, ao deputado Fernando Capez.

 

8 - BRUNO COVAS

Secretário Estadual do Meio Ambiente, discorre sobre a formulação do projeto que criou o Dia Estadual da Ordem DeMolay. Recapitula as solenidades realizadas em homenagem à entidade, nesta Casa, nos últimos sete anos. Elogia a dedicação dos integrantes da Ordem. Afirma ser necessário esforço para colocar em prática os valores ensinados pela organização. Considera difícil fazer política no mundo de hoje, devido, a seu ver, à falta de princípios da classe política. Elenca escândalos de corrupção que vieram à tona nos últimos anos.

 

9 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Presta homenagem, com a entrega de uma placa, ao Sr. Matheus de Menezes Mazelli, Grande Mestre do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay. Manifesta esperança no futuro. Afirma que a Ordem DeMolay influencia positivamente na formação de uma nova classe política e empresarial. Argumenta que o despreparo e a deficiência de formação moral, técnica e cultural são a fonte das mazelas sociais. Cita passagem da 1º Epístola de São Paulo aos Coríntios. Parabeniza a todos. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Fernando Capez

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 Senhoras deputadas, senhores deputados, minhas senhoras, meus senhores, estimados telespectadores. Esta não é uma sessão comum. Esta é uma Sessão Solene, e por esta razão reveste-se de rígida forma sacramental. Uma Sessão Solene não pode ser convocada por qualquer motivo; uma Sessão Solene, realizada no maior Parlamento estadual do país, no plenário principal, plenário em que os deputados tomam assento e votam as leis mais importantes do Estado de São Paulo, plenário em cujos assentos foi votada a Constituição Estadual de 1989, é uma sessão que não pode ser convocada por um motivo qualquer. Ela só pode ser convocada pelo presidente da Assembleia Legislativa, o chefe do Poder Legislativo estadual. Aquele que, nas ausências do governador e do vice-governador, assume a cadeira do governo do Estado. Somente o presidente da Assembleia pode convocar uma Sessão Solene. E a Sessão Solene só pode ser convocada mediante solicitação de algum deputado em exercício no seu mandato perante a Assembleia Legislativa.

Feito o pedido, ele tramita pelas várias comissões internas da Casa, é submetido à votação pelo colégio que congrega todos os líderes dos partidos, e então é aprovada ou rejeitada - há casos em que sessões são pedidas e negadas. Esta Sessão Solene, para o nosso gáudio, foi atendida pela votação da unanimidade dos partidos desta Casa, e nem poderia ser diferente. Esta é uma Sessão Solene com a finalidade de comemorar o Dia da Ordem DeMolay. Vamos então convidar as autoridades aqui presentes para integrarem a mesa principal dos trabalhos.

Convido, em primeiro lugar, meu colega, deputado estadual, meu companheiro com quem tenho longas caminhadas passadas, presentes e futuras na política, o secretário estadual do Meio Ambiente, nosso querido amigo Bruno Covas. Uma salva de palmas ao nosso deputado. (Palmas.)

Convido agora também orgulhosamente o Grande Mestre Nacional da Ordem DeMolay, Sérgio Luiz Gonçalves. Calorosa salva de palmas ao nosso Grande Mestre. (Palmas.)

Chamamos agora o Grande Mestre do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay, Matheus de Menezes Mazelli. Uma salva de palmas ao nosso Grande Mestre do Estado. (Palmas.)

Ovacionado!

Completando esta mesa de trabalhos, o Mestre Conselheiro do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay, Felipe Napoleão Pertinhez. (Palmas)

Neste momento, convido a todos os presentes para, em pé, ouvirem respeitosamente a primeira parte do Hino Nacional Brasileiro, a ser executado pela banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, regida pelo 1º Sargento Músico Jefferson Bernardo.

 

* * *

 

- É feita a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, pede aos seus ilustres integrantes que comuniquem às nossas queridas e estimadas policiais militares femininas que, no próximo dia 7 de abril, atendendo a uma representação deste deputado, a Presidência Nacional da OAB irá deliberar a propositura de uma ação declaratória de inconstitucionalidade com pedido liminar para tentarmos, no Supremo Tribunal Federal, assegurar a aposentadoria das policiais femininas após 25 anos de contribuição, conforme previsto na Constituição Federal.

Não conseguimos a aprovação da nossa PEC nº3 nesta Assembleia, então recorremos ao apoio do Poder Judiciário. Uma boa noite a todos os nossos integrantes orgulhosos dos 130 de 31.

 Neste momento quero também anunciar a presença de:

Cleber de Moura Delalibera, secretário municipal de Administração de Barretos e ex-Grande Mestre estadual e Legionário da Honra Ativa; Caio César Alvares Loro Netto, secretário estadual de Comunicação do Grande Capítulo da Ordem DeMolay; André Tarabini, Grande Mestre Adjunto do Grande Capítulo do Estado de São Paulo; Jean Liberato, ex-Grande Mestre fundador do Grande Capítulo estadual de São Paulo e Legionário da Honra Ativa; Rodrigo Cesar Cardoso, ex-Grande Mestre estadual, Grande Primeiro Conselheiro do Supremo Conselho; Fabio Alexandre Gomes, ex-Grande Mestre estadual e Legionário da Honra Ativa; Fabio Brisotti da Silva, ex-Grande Mestre estadual; Eduardo Misieluk, ex-Grande Mestre estadual; Victor Ortiz Pinelli, ex-Grande Mestre Conselheiro estadual do Estado de São Paulo; Felipe Dilello, secretário executivo estadual; Airton Silva, representando o deputado estadual Orlando Morando; Marcelo Pascios, deputado estadual da Assembleia Maçônica do GOSP e presidente do Conselho Consultivo Hugo de Payens e da Loja Maçônica Cruz Templária 2848; Maurício Ludovico dos Santos, oficial executivo da Primeira Região do Grande Capítulo do Estado de São Paulo; Osmar Marques, da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Lautaro 2642; Samuel Aleixo Miguel, Segundo Grande Mestre estadual adjunto; nosso querido prefeito de Santo Anastácio; Alaor Aparecido Bernal Dias, a quem convido para ocupar a cadeira ao lado como parte integrante da Mesa principal dos trabalhos. Muito honrado com a presença de Vossa Excelência, ilustre prefeito.

Andréa Puríssimo da Silva, vice-presidente da Câmara e representando o presidente da Câmara de Santo Anastácio, professor Agripino Miguel Costa; o vereador Jair da Piramide, da Câmara Municipal de Santo Anastácio - brigado também às autoridades de Santo Anastácio aqui presentes; Franklin Ferreira Sanches, presidente do Conselho Consultivo do Capítulo Arnaldo Lozano, instalado na cidade de Santo Anastácio - presença maciça de Santo Anastácio prestigiando este evento, nossa gratidão, ilustre prefeito e autoridades.

Rafael Fonseca Silva, Mestre Conselheiro do Capítulo DeMolay Arnaldo Lozano Gonçalves, instalado na cidade de Santo Anastácio; João Augusto Picolo, vereador da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Igualdade 1647 de Monte Alto, São Paulo; Tulio Junqueira Gomes, secretário estadual de organizações filipinas e paralelas da Ordem DeMolay; Rafael Filipim Betio, secretário de Honrarias e Prêmios do Estado de São Paulo; ilustre Dr. Célio Gomes de Andrade, brilhante delegado de Polícia Civil do Estado de São Paulo, experiente policial com uma vasta folha de serviços prestada ao Estado de São Paulo, aqui representando nossa Polícia Civil para nosso orgulho e nossa satisfação - obrigado ao ilustre delegado, famoso, conhecido Doutor Célio; Maurício Romanato Zambotto, ex-Mestre Conselheiro de São Paulo; Daniel Fonseca, ex-Mestre Conselheiro de São Paulo; Ulisses Sales, representando a vereadora Edir Sales; Fabiano Marques de Paula, ex-Mestre Conselheiro do Estado de São Paulo. Muitas autoridades acorreram a este evento.

Comunicamos a todos os presentes que esta Sessão Solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será transmitida pela TV Assembleia. Quem tem a NET, no canal 7; quem tem a TVA, canal 66; quem tem a TVA digital, canal 185; e a TV digital aberta, canal 61.2. Como eu tenho NET, no domingo já estou colocando ali no canal 7.

Será transmitida pela TV Assembleia neste domingo, 30 de março, em horário nobre, às 21h.

 Portanto, que ressaltem a importância dessa Sessão porque muitas são realizadas e nem todas são transmitidas pela TV Assembleia.

Por que a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, numa Sessão Solene com pompa, circunstância e formalidade homenageia a Ordem DeMolay?

Porque se trata, caro telespectador, da maior organização juvenil do mundo de fins filosóficos, filantrópicos e sem escopo lucrativo. Já tendo iniciado, desde sua origem, mais de 2,5 milhões de jovens.

É considerada pela ONU, a Organização das Nações Unidas, como uma organização não governamental de fundamental importância, pois trabalha alicerçada na máxima de que “Educando-se o jovem, estaremos nos eximindo da tarefa de castigar o adulto”.

Fundada em 18 de março de 1919 - aproximando-se de seu centenário - no estado de Missouri, Kansas City, nos Estados Unidos da América, tem como honroso objetivo o de formar jovens de 12 a 21 anos de idade como melhores cidadãos, líderes, através do desenvolvimento e fortalecimento da personalidade e enfatizando virtudes indispensáveis para a boa conduta social.

Ao contrário do que muitos pensam, não se trata de uma instituição maçônica juvenil, mas unificada e dirigida por maçons, organizada em sua origem como Supremo Conselho Internacional da Ordem DeMolay em Kansas City, Estados Unidos.

Dizia eu numa entrevista à TV Assembleia: o deputado e secretário Bruno Covas e este deputado, que já organizam sete anos seguidos as Sessões Solenes em homenagem à Ordem DeMolay, têm o orgulho e consciência de seu papel e responsabilidade.

Num mundo degradado pela destruição de princípios e valores, num mundo em que as drogas avançam perigosamente, dragando para o ralo do desespero grande parte de nossos jovens.

Onde já não se tem mais orgulho e noção de civismo, de patriotismo, de respeito ao próximo, de solidariedade humana e da consciência da própria responsabilidade em relação ao futuro de nosso país, uma ordem que se destina, sem apoio do poder público, a dar a sua contribuição na formação do caráter dos jovens e dos adultos do futuro tem, sim, que ser homenageada pela Assembleia Legislativa.

Estão aqui dois - Bruno Covas e eu - dos três deputados que mais bem votados foram no último pleito. Temos ampla representatividade. Fazemos isto com orgulho, conscientes de que estamos na política como servidores públicos para servir ao público.

E não há melhor maneira de servir ao público do que estimular organizações como esta, centenárias, tradicionais, que fazem um trabalho de tamanha importância para nossa nação.

Esta Presidência concede a palavra à Felipe Napoleão Pertinhez, Mestre Conselheiro do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay.

 

O SR. FELIPE NAPOLEÃO PERTINHEZ - Deputado Fernando Capez, que hoje preside esta solenidade, no qual cumprimento todas as autoridades civis presentes; tio Sérgio Gonçalves, Grande Mestre Nacional da DeMolay, no qual cumprimento todas as autoridades maçônicas presentes; primas Filhas de ; telespectadores que nos assistem; irmãos do Estado de São Paulo; boa noite.

É uma honra estar nesta Assembleia com vocês, meus irmãos, onde, por mais um ano, estamos aqui celebrando, nesta Sessão Solene, o Dia do DeMolay, que foi escolhido em 18 de março por ser o mesmo dia em que nosso herói e mártir Jacques DeMolay foi queimado vivo por se manter fiel a seus ideais, sua ordem e principalmente seus companheiros,

Neste ano de 2014, completamos 700 anos deste fatídico acontecimento.

Porém, a memória, os ensinamentos e o legado de Jacques DeMolay continuam presentes através de cada um de vocês, meus irmãos DeMolay.

Dia 18 de março de 1314, noite em que o último Grão Mestre da Ordem dos Templários foi barbaramente queimado, às margens do Rio Sena em Paris, noite em que homens depois de longos anos ininterruptos de tortura, chegam às últimas consequências por fidelidade a um ideal e Jacques de Molay não foi o primeiro e nem será o último homem a ultrapassar todos os limites por um ideal.

Mas para nós, aquela noite, há 700 anos atrás, deixou um legado. Hoje, após estes anos, jovens do mundo inteiro honram e seguem esse exemplo de lealdade e retidão, deixado pelo ultimo Grão Mestre templário e todos os outros seus companheiros.

Através da Ordem DeMolay, todos nós buscamos edificar nossas vidas nas virtudes do amor filial, da reverência pelas coisas sagradas, da cortesia, do companheirismo, da fidelidade, da pureza e do patriotismo.

Baseado nos ideais de liberdade religiosa, liberdade civil e liberdade intelectual, nós DeMolays, trabalhamos unidos em função da sociedade para que, cada vez mais, provemos a todos os homens que nossas cerimônias não são fórmulas vazias como demonstramos, quando cada capítulo realiza em sua cidade ações sociais e concretizamos ainda mais quando juntos o Estado de São Paulo inteiro realiza o Arrastão Solidariedade, onde arrecadamos centenas de alimentos e doamos a entidades do Brasil inteiro.

E fazemos isso simplesmente por acreditar que nós, como DeMolay, conseguimos fazer do Brasil um país melhor.

Trabalhando com a convicção que nosso objetivo na Ordem DeMolay é servir sem reservas, com dedicação e renúncia, acreditando sempre uma Ordem DeMolay mais forte, mais unida, e cada vez mais presente na nossa sociedade. Conseguiremos também inspirar nossos irmãos, nosso amigos, e todos aqueles que convivem à nossa volta, da mesma forma que fomos inspirados pela figura de Jacques de Molay.

Assim, encerra-se esse discurso com um pedido a vocês, meus irmãos: que trabalhem pelo verdadeiro espírito da Ordem DeMolay, da forma mais simples e pura, por Deus, pela pátria e por DeMolay. Boa noite a todos, muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Meus parabéns. (Palmas.)

Muito bem! (Palmas.)

Parabéns, Felipe.

Esta Presidência anuncia agora a apresentação da Cerimônia das Luzes, com Rafael Fonseca Silva, Mestre Conselheiro, e Waldir Oliveira, do Capítulo DeMolay Arnaldo Lozano Gonçalves, instalado na cidade de Santo Anastácio.

Com vocês, a Cerimônia das Luzes.

 

O SR. RAFAEL FONSECA SILVA - Estou de pé, diante de vós, neste sagrado altar DeMolay, sobre o qual temos colocados poderosos baluartes de nossa fé. A Bíblia Sagrada, os livros escolares, e não tão distante vê-se a bandeira de nossa querida pátria.

E de pé, como sentinelas, estão essas sete velas acesas. Faróis na escuridão. Luzes para iluminar nossos caminhos conforme viajamos sempre para baixo na estrada da vida.

 

O SR. WALDIR OLIVEIRA - A primeira vela representa o amor entre pais e filhos, aquele amor que já existia mesmo antes de nascermos e que continuará conosco até depois de nossos túmulos. 

Os filósofos chamavam esse amor de ágape. O amor sem mais nenhuma razão a não ser a de existir.

 

O SR. RAFAEL FONSECA SILVA - A segunda vela representa a reverência por tudo aquilo que é sagrado.

Um jovem atravessando o limiar DeMolay pela primeira vez manifesta uma profunda e permanente fé em um vivo e verdadeiro Deus. Sem essa sólida fé e graça em nosso Pai Celestial, nossos trabalhos seriam em vão.

 

O SR. WALDIR OLIVEIRA - A terceira vela representa a cortesia, uma cortesia que excede a amizade, uma cortesia que alcança o desconhecido, os idosos, e todos os homens de bem.

Essa cortesia que traz o sentimento caloroso que torna essa vida mais agradável de se viver.

 

O SR. RAFAEL FONSECA SILVA - A quarta vela, no centro de nossas sete, representa o companheirismo.

Muitos jovens iguais a nós foram chamados a se ajoelhar nesse altar simbólico e prometeram fidelidade à cidadania e à pátria.

Se nós permanecermos com essas promessas, enquanto houver uma Ordem DeMolay nós estaremos unidos.

 

O SR. WALDIR OLIVEIRA - A quinta vela significa a fidelidade.

Um DeMolay não pode nunca, por motivos justificado ou não, ser falso aos seus votos, suas promessas, seus amigos, e a seu Deus.

Ele é chamado diariamente a defender os baluartes e preceitos da Ordem DeMolay de maneira que nunca falhe como um homem e como um líder.

 

O SR. RAFAEL FONSECA SILVA - A sexta vela representa a pureza.

A pureza de pensamentos, palavras e ações. Somente com a pureza pode um DeMolay ser digno dos mais elevados ensinamentos.

 

O SR. WALDIR OLIVEIRA - A sétima vela, emblema do patriotismo.

Talvez nós nunca sejamos chamados a defender nossa pátria no campo de batalha.

Porém, todos os dias surgem novas oportunidades para firmarmos como bons homens e bons cidadãos perante nossa querida bandeira e nossa reverenciada pátria.

 

O SR. RAFAEL FONSECA SILVA - Mas nós vivemos em uma época turbulenta, quando o tumulto está em nossa pátria.

Quando os baluartes do Livro Sagrado, dos Livros Escolares estão em perigo de afundar num turbilhão de dúvidas e incertezas.

Quando estes sete gloriosos preceitos não são os mais cobiçados modelos sobre os quais se baseiam a vida.

Quando a confiança, a justiça e a fraternidade não são consideradas as qualidades mais virtuosas.

E se nós DeMolays não ficarmos na inabalável defesa dos ensinamentos de nossa ordem, se não procurarmos perpetuá-la em nossa vidas diárias, então talvez estas chamas se apagarão, mortas na escuridão.

E a escuridão tomará conta do país.

 

O SR. WALDIR OLIVEIRA - E no entanto, cada um de vocês, sendo DeMolay, traz uma chama dentro de seu peito. Um facho para lhe guiar na escuridão.

Se puder fazer com que essa chama penetre e se reacenda dentro do peito de cada irmão, fazer com que essa chama volte a ser acender no coração de todas as pessoas, aí está o objeto da Ordem DeMolay.

Ali está sua finalidade de viver.  (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Salva de palmas a esses dois jovens, Rafael Fonseca e Waldir Oliveira. Uma belíssima apresentação, pediria mais uma salva de palmas a esses dois jovens, que fizeram um belíssimo trabalho. (Palmas.)

Amor, reverência pelas coisas sagradas cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo, com a Bíblia Sagrada no centro do altar.

Pode ter algo que o mundo de hoje precise mais do que tudo isso?

Parabéns à Ordem DeMolay.

Esta Presidência concede a palavra a Matheus de Menezes Mazelli, Grande Mestre do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay.

 

O SR. MATHEUS DE MENEZES MAZELLI - Presidente desta Casa, nobre deputado Fernando Capes, secretário estadual do Meio Ambiente irmão Bruno Covas, Grande Mestre Nacional, irmão Sérgio Luiz Gonçalves, Mestre do Conselho estadual do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, irmão Felipe Napoleão Pertinhez; queridos irmãos DeMolay ativos seniores, irmãos maçons, amigos, amigas, convidados, senhores internautas e telespectadores, boa noite.

Hoje é um dia mais do que especial pra todos nós.

Quando olhamos para esta Casa repleta de jovens logo pensamos no futuro de nossa pátria.

Foi assim que tudo começou lá em 1980.

Tio Alberto Mansur, um grande guerreiro, lutador, visionário maçom iniciou os trabalhos com a fundação do Capítulo Rio de Janeiro Número 1, vencendo grandes obstáculos e mostrando as sete virtudes à sociedade.

Quinze capítulos fundados depois nascia o Capítulo São Vicente número 16, mater do Estado de São Paulo.

Passando agora à história paulista, tio Mansur, desde antes de ser Grande Mestre Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, contou com a ajuda de muitos tios maçons para administrar nosso território bandeirante.

Nas mãos dos tios Hani Bachi Sultani, Luiz Carlos Gonzaga, Dermael Edinei Trevisan, Toshio Furukawa, Mauricio Aparecido Marçal, Francisco Alberto Pitta Salum, Oswaldo Gaspar, André Cabral, o Estado de São Paulo viu a Ordem DeMolay crescer e formar inúmeros homens de bem para a nossa sociedade paulista.

Dezenas de cidades, lojas maçônicas receberam Capítulos que até hoje se destacam com seus meritórios serviços.

Mas foi em 2004 que tudo começou a mudar. Com a publicação da mais democrática constituição do Supremo Conselho até então, o Estado Paulista ganhou dois presentes: tio Toshio Furukawa assumiu o cargo de Grande Mestre nacional como sucessor do tio Mansur. Nascia também o Grande Capítulo do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay, com a posse do irmão Jean Louis Liberato Sanches como primeiro Grande Mestre estadual, o qual teve papel fundamental nessas conquistas.

A partir de então, a Ordem DeMolay paulista se transformou na maior, mais forte e organizada jurisdição DeMolay do mundo.

Em dez anos com gestões bem alinhadas e contínuas, o Grande Capítulo passou a ter uma sede administrativa com selo de qualidade ISO 9001 à disposição de todos os irmãos.

Projetos como o “Sete Passos para São Paulo” e o da medula óssea da Fundação Pio XII e diversos outros encampados pela liderança juvenil como o famoso Arrastão da Solidariedade foram sinais de grandes trabalhos desenvolvidos.

Os irmãos Marcelo Henrique Brito dos Santos, Renato Mendes, Cleber Delalibera, Fábio Gomes, César Venâncio, Rodrigo Cardoso, Fabio Brisotti, Eduardo Misieluk, que vieram depois do irmão Jean no cargo de Grande Mestre estadual, todos tiveram seus méritos e idealizaram e alcançaram diversos objetivos.

Hoje temos, no Estado de São Paulo, aproximadamente 100 Capítulos, 13 Conventos de Cavaleiros, 13 Cortes Chevalier, 30 Távolas de Escudeiros e 30 Clubes de Pais e Mães funcionando no Estado.

Junto a estes irmãos desde o Capítulo São Vicente, nada teria acontecido sem as grandes realizações da liderança estadual e juvenil, representada pelos mestres conselheiros estaduais.

Eles, como DeMolays nativos, investiram cada minuto de seu tempo naquela que se tornou uma grande organização de jovens paulistas.

Foram vários irmãos, como Fabiano de Paula, Rodrigo Cesar Cardoso, David Borges Isaac, Nelson Gonçalves Neto, Bruno Barros, Marcelo Gonzales, Fabio Okamoto, Daniel Fonseca, Stefano Bruno, Victor Pinelli, Caio César e Maurício Zambotto que lideraram nossos exércitos de irmãos nestes 30 anos da Ordem DeMolay paulista.

Iniciamos a história do Grande Capitulo de São Paulo empossando um Grande Mestre Nacional de nosso estado, e exatos dez anos depois, temos a honra de conduzir o irmão Rodrigo Cardoso, ex-Mestre Conselheiro Estadual e ex-Grande Mestre estadual ao posto mais alto da Ordem DeMolay brasileira, pela segunda vez na história do Estado de São Paulo.

O que eu tenho a dizer a todos vocês, meus irmãos da Ordem DeMolay paulista: parabéns. Parabéns pelo trabalho de vocês; parabéns, Ordem DeMolay paulista. Muito obrigado. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Ainda em tempo anunciamos a presença honrosa do ex-Venerável da Loja Fraternidade Paulista de Barretos, Gervásio Domingos Zanon Junior.

Neste momento, esta Presidência concede a palavra a Sérgio Luiz Gonçalves, Grande Mestre nacional da Ordem DeMolay, para orgulho dessa tribuna do plenário principal da Casa.

 

O SR. SÉRGIO LUIZ GONÇALVES - Excelentíssimo presidente, deputado Fernando Capez; secretário do Meio Ambiente, meu querido amigo, irmão, Bruno Covas; meu Grande Mestre estadual, Matheus Mazelli Mestre Conselheiro estadual Felipe; meus queridos sobrinhos, meus irmãos, é uma honra estar aqui, nesta Casa de Leis e digo, senhor presidente, que no dia 17 de março, no Senado Federal, na 28ª sessão daquela Casa, eu tive a oportunidade de citar a autora da lei federal que institui o Dia DeMolay, a então deputada Luciana Costa.

E aqui nesta Casa, eu gostaria de registrar o nosso agradecimento ao irmão deputado estadual, Bruno Covas, hoje secretário estadual do Meio Ambiente, porque sem o seu auxílio, meu irmão, não teríamos todos os passos que foram dados na formulação dessa lei, e nós não teríamos êxito. Muito obrigado.

Saibam, meus irmãos, que o nosso compromisso é com valores preconizados desde a fundação de nossa ordem, por Frank Sherman Land, e pela história, trabalho e memória do nosso amado Tio Mansur, cujo legado defenderemos sem desvaneios, sobe os olhares deste baluarte da Ordem DeMolay brasileira, continuaremos firmes num propósito de servir a sociedade.

Os desafios continuam, assim como a atenção e o zelo pelos membros de nossa Ordem, para que juntos possamos encontrar novas soluções.

A Ordem DeMolay prima pela formação do caráter dos jovens, provendo-os de cuidado para que seus pensamentos, atitudes e palavras possam conduzi-los pelo caminho da maioridade, onde tomaram para si o encargo de conduzir os destinos políticos, sociais e éticos da nossa sociedade.

Também homens públicos, conscientes de seus deveres e responsabilidades, como a alavanca para transformar o mundo num lugar mais justo e mais fraterno.

O trabalho é contínuo dentro dos nossos Capítulos, e o grande Capítulo do Estado de São Paulo é uma mola mestra dentro do Supremo Conselho, porque aqui se pratica e faz a Ordem DeMolay pura, e todos os Capítulos deste nosso Brasil, Supremo Conselho, dão exemplo do trabalho em prol das próximas gerações, principalmente, secretário, deste projeto DeMolay Sustentável que tive a honra de entregar, em suas mãos, para que fique registrado o compromisso de cada um desses membros da nossa Ordem, com todas as questões referentes à sustentabilidade, com os olhos voltados para o futuro.

Todos nós sabemos que a escolha de fazer ou não fazer depende de cada um, e a vontade determinada em trabalhar em prol da ordem impera no coração de cada um destes jovens. Peço ao Pai Celestial que nos guie, com passos firmes, quando nos perdemos nas sombras da dúvida e da incerteza; que tenhamos força para disseminar Tua glória em nossas futuras jornadas, fazendo-a prevalecer sobre a escuridão, não para nós Senhor, não para nós, mas para a glória do Seu nome.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns. Anunciamos ainda em tempo a presença do advogado e grande empresário, proprietário presidente da empresa Realiza, Misael Antônio de Souza, que recebeu o prêmio “Ética Empresarial” mês passado. É um orgulho para nós a presença de Vossa Senhoria aqui, que tem tudo a ver com o evento em que se prestigia e se enaltece a ética, valores e princípios, que Vossa Excelência sempre praticou no exercício de sua atividade empresarial.

Neste momento teremos a apresentação de um vídeo institucional da Ordem DeMolay.

 

* * *

 

- É feita a apresentação do vídeo institucional.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Neste momento, prestaremos uma homenagem ao irmão Caio César Alvares Loro Netto, como destaque da liderança juvenil nos dez anos do Grande Capítulo do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay.

Para fazer a entrega da placa convido Felipe Napoleão Pertinhez.

Caio César Alvares Loro Netto, nascido em 19 de julho de 1990 e residente na cidade de Santos.

Filho de Odair Netto e Elizabeth Alvarez Loro Setti.

Formado técnico em Administração no Centro Paula Souza, graduado em Direito na Universidade Católica de Santos, pós-graduando em Direito Empresarial na Escola Fundação Getúlio Vargas.

Empresário e advogado no Escritório Soares Loro & Sociedade de Advogados.

Na Ordem DeMolay, iniciado no Capítulo Santos 289 em 15 de maio de 2007. Investido no Convento Bannockburn Número 45 no dia 26 de abril de 2008. Investido no grau de Cavaleiro da Cadência no dia 29 de março de 2012. Mestre Conselheiro do Capítulo Santos, secretário estadual de Ritualística da gestão 2010-2011. Mestre Conselheiro estadual na gestão 2011-2012. Idealizador e criador do projeto Liderança Servidora da Postura de Frentes. Idealizador da realização do projeto Arrastão da Solidariedade a nível estadual e federal. Secretário nacional de treinamento da gestão 2012-2013. Secretário estadual de Comunicação da gestão 2013-2014. Vice-presidente da Associação Alumni 9 de Julho da gestão 2014. Membro da Comissão Nacional de Ritual, Liturgia e Joias do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil.

Mais do que justificada a comenda.

Uma salva de palmas ao Caio César Alvares Loro Netto. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Neste momento prestaremos homenagem ao irmão Cleber de Moura Delalibera, como destaque da liderança adulta nos dez anos do Grande Capítulo do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay. E para fazer a entrega convido o irmão Matheus de Menezes Mazelli.

Cleber de Moura Delalibera nasceu em 25 de março de 1979 (fez aniversário recentemente).

Residente na cidade de Barretos, filho de Donizete de Ângelo Delalibera e Esmeralda Marquetto de Moura.

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo e pela Unifeb, Centro Universitário da Fundação Educacional Barretos. Secretário municipal de Saúde de Barretos nos anos 2011-2012. Secretário municipal de Cultura de Barretos no ano de 2013. Secretário municipal de Administração de Barretos nos anos 2013-2014. Candidato a deputado federal pelo partido PSC sob a legenda 2007, nas eleições do ano de 2010 pelo estado de São Paulo.

Na Ordem DeMolay foi iniciado no Capítulo Fraternidade Paulista da Ordem DeMolay 112 em 7 de junho de 1997. Fundador e primeiro presidente da Associação DeMolay Alumni 9 de Julho do Estado de São Paulo. Membro efetivo e deputado nacional do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil. Grande Mestre estadual do Grande Capítulo do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay, quando idealizou e difundiu o programa “Sete Passos para São Paulo”, tendo movimentado praticamente todos os Capítulos em benefício da sociedade como Grande Mestre estadual. Organizou ainda o Grande Capítulo e implementou uma série de medidas que o colocou como o maior e mais forte de todos os estados, o de São Paulo.

Idealizador e grande incentivador das campanhas de medula óssea e programa “Passos que Salvam” do Hospital de Câncer de Barretos, Fundação Pio XII junto à Ordem DeMolay na maçonaria.

Iniciado na augusta e respeitável Loja Simbólica Fraternidade Acadêmica Vale do Rio Grande do Norte Número 3423 em 22 de novembro de 2003. Secretário Primeiro Vigilante, Primeiro Venerável, Mestre iniciado na Loja durante gestão 2009-2010.

E finalmente, membro honorário da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Comendador Romeu Bonini Oriente de Itápolis.

Que tal uma calorosa salva de palmas a Cleber de Moura Delalibera? (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Neste momento, será prestada homenagem ao irmão Bruno Covas, com a entrega de título de Membro Honorário do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil.

Convido para fazer a entrega o irmão Sérgio Luiz Gonçalves.

Salva de palmas para o nosso homenageado. (Palmas.)

 Bruno Covas Lopes, natural de Santos, nascido em 7 de abril de 1980.

Casado com Karen Ichiba de Oliveira, pai de Tomás Covas Lopes. Concluiu seu ensino fundamental em 1994 no Colégio Lusíadas, Santos. Concluiu o ensino médio em 1997 no colégio Bandeirantes em São Paulo. Advogado formado pela USP em 2002. Economista formado pela PUC em 2005. Foi candidato a vice-prefeito de Santos em 2004 (fato por mim desconhecido). Candidato a deputado estadual em 2006, eleito com 122.312 votos, o décimo terceiro mais votado. Mas candidato a deputado estadual em 2010, eleito com 239.150 votos, foi o deputado mais votado.

Os cargos políticos que ocupou: presidente estadual da Juventude do PSDB 2003-2007; presidente nacional da Juventude Nacional do PSDB 2007-2011; deputado estadual 2007-2015; secretário estadual do Meio Ambiente 2011-2014; secretário geral do PSDB paulista 2013-12015.

Na Assembleia Legislativa: presidente da Comissão de Finanças e Orçamento; presidente da CPI do ECAD; relator da CPI da Bancoop; relator do orçamento estadual em 2009-2010; autor da Lei paulista 12.905-2008 que criou o Dia do DeMolay - que tal uma salva de palmas para essa criação? (Palmas.)

Parabéns ao Dia do DeMolay, salva de palmas! (Palmas.)

Não terminou não, tem mais.

Considerado deputado mais atuante da legislatura 2007-2010 pelo Movimento Voto Consciente. Na secretaria estadual do Meio Ambiente, reduziu o prazo médio de análise do EIA/Rima de 320 para 130 dias; alterou os padrões do ar vigentes em São Paulo desde 1976; ampliou a área protegida no Estado de São Paulo; dotou as 5.500 escolas estaduais com material de educação ambiental; inaugurou os parques urbanos Cândido Portinari e Gabriel Chucre no Belém; criou o crédito ambiental paulista que beneficiou mais de 450 municípios.

Na maçonaria, é membro ativo e regular do quadro de obreiros da augusta e respeitável Loja Simbólica Lautaro 2642. Há quase dez anos na Ordem, Bruno Covas foi iniciado em setembro de 2005. Elevado ao grau de Companheiro em outubro de 2007 e ao grau de Mestre em outubro de 2009.

Bruno Covas se junta ao objetivo da Loja Lautaro 2642 do Grande Oriente do Brasil para trabalhar pela integração cultural e social, agindo com honra e procedendo com justiça.

As lojas lautarianas trabalham junto com as famílias maçônicas latino-americanas desenvolvendo projetos sociais para melhorar as condições e vidas dos povos.

Vamos então a esta mais do que merecida homenagem ao irmão Bruno Covas Lopes. (Palmas)

 

O SR. SÉRGIO LUIZ GONÇALVES - Meu querido irmão, deputado Bruno Covas, pelo calor dos nossos sobrinhos já se percebe que esta honraria, este título já lhe pertence. É um agradecimento de toda Ordem DeMolay brasileira a todos os esforços que tem feito nos últimos anos que passo a ler o vosso diploma:

“Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil;

Considerando as excelsas virtudes que ornam a formação do ilustre, poderoso irmão Bruno Covas Lopes, membro da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Lautaro número 2642 do GOSP/GOB.

Nosso estimado irmão, por lhe haverem sido reconhecidas as qualidades exigidas no estatuto social e no regulamento geral do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, bem como os notáveis e meritórios serviços prestados à maçonaria brasileira, à pátria, à humanidade e, em especial, à essa juventude brasileira, através do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil foi agraciado com o título de Membro Honorário do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil.

Pelo que se expede o presente diploma, assinado pelo Grande Mestre nacional da Ordem DeMolay para o Brasil e pelo Grande Secretário Geral, com o selo oficial do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil.

Dado e traçado no gabinete do Grande Mestre nacional, na cidade do Rio de Janeiro, aos 27 do mês de março do ano de 2014, 28º da fundação do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil.

Assina Sérgio Luiz Gonçalves, Grande Mestre nacional, e Rogers Ferreira Pereira, Grande Secretário Geral.”

Peço ao meu querido e amigo, irmão Matheus Mazelli que me ajude a entrega e postular o colar de Membro Honorário do Supremo Conselho ao nosso irmão Bruno Covas.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. SÉRGIO LUIZ GONÇALVES - Excelentíssimo Presidente, nem precisa ser sentar. Meu querido amigo deputado Fernando Capez nos recebeu, a todos nós, da Ordem DeMolay, nesta Casa de Leis, e eu gostaria de entregar essa placa de homenagem e agradecimento à Assembleia Legislativa e como preside neste momento, representando todos os deputados, para que possa levar a eles essa mensagem tão, tão fantástica que está sendo feita aqui há anos, mas que se perpetue e se coloque para sempre esses agradecimentos, porque ele é especial e nessa placa nós temos o nosso herói mártir, Jacques de Molay, para que nos 700 anos jamais seja esquecido que a fidelidade é o nosso caminho.

“Nossos agradecimentos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil agradece a essa Casa pela Sessão Solene em homenagem à Ordem DeMolay brasileira no ano em que respeitosamente lembramos os 700 anos do falecimento de nosso herói mártir, Jacques DeMolay.

São Paulo, 28 de março de 2014.” (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Neste momento, esta Presidência concede a palavra ao irmão e deputado estadual Bruno Covas Lopes, secretário estadual do Meio Ambiente.

 

O SR. BRUNO COVAS - Senhor presidente, deputado Fernando Capez, irmãos, cunhadas, sobrinhos, sobrinhas, agradeço a homenagem.

Em 2007, me lembro muito bem aqui no meu gabinete recebendo o Cleber e toda a sua comitiva da Ordem DeMolay, me apresentando o que fazia a Ordem DeMolay, o que era a Ordem DeMolay, quando tivemos a iniciativa de apresentar o projeto de lei que criava então o Dia Estadual do DeMolay.

E quem diria, de lá para cá, a lei tivesse sido aprovada por unanimidade dos deputados aqui na Casa, sete sessões solenes já realizadas.

E é incrível como em vários lugares deste estado por onde eu passo volta e meia chega alguém e me agradece por essa iniciativa. Volta e meia, algum irmão maçom: “Olha, queria agradecer por todo o espaço que você tem aberto à Ordem DeMolay.” Volta e meia, em todos os lugares, todos os cantos desse estado, eu costumo ouvir esse tipo de agradecimento.

Quando na verdade o agradecimento é para vocês. Porque o que a gente vê de trabalho e dedicação, de realização e de colocar em prática todas essas virtudes e valores. Lembro muito bem lá em 2007, início da campanha do cadastro, de ampliação do cadastro de doadores de medula óssea e lá vieram tantas outras iniciativas até a que eu estou recebendo no dia de hoje, do DeMolay Sustentável.

Na verdade a gente vive num mundo hoje em que é muito difícil fazer política. Pela falta de valores e de princípios da nossa classe política e até da nossa sociedade. Tenho certeza de que se a gente tivesse mais valores, mais princípios, mais DeMolays, nós não teríamos o mensalão, o sanguessuga, o dólar na cueca, a compra de uma refinaria quebrada na Califórnia, o empréstimo com itens... (Palmas.), com empréstimo com itens sigilosos a Cuba, tudo isso que a gente tem visto por aí.

Então que vocês possam ainda mais levar essa iniciativa, formando mais e mais Capítulos, para que mais e mais DeMolays possam contribuir para um mundo melhor.

E dizer que a partir de agora, como também sempre me agradeciam, sempre me perguntavam se eu era DeMolay.

E eu dizia que não, infelizmente, não tinha tido tempo de me tornar um DeMolay.

A partir de hoje eu já posso dizer que também estou aqui comemorando meu dia. Muito obrigado, boa noite a todos vocês. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Neste momento, esta Presidência e o secretário Bruno Covas prestam homenagem a Matheus de Menezes Mazelli, Grande Mestre do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay.

Administrador público e consultor de empresas, nascido em 20 de julho de 1986 em Barretos, Estado de São Paulo.

Assessor e consultor na Secretaria Municipal de Saúde a partir de 2011, e nas Secretarias Municipais de Administração, Finanças, Cultura e Assistência Social a partir de 2013.

Sócio-administrador da empresa Tríade Assessoria e Consultoria Ltda., estabelecida em Barretos com atividades a partir de 2011. Diretor financeiro e membro da comissão interventora na Santa Casa de Misericórdia a partir de 2013; colaborador com clubes independentes desde o ano de 2005, tendo trabalhado em várias Festas do Peão.

Na Ordem DeMolay, foi membro do Capítulo Fraternidade Paulista número 112 desde 2001, com participação atuante; Grande Mestre estadual adjunto; vice-presidente estadual e, atualmente, como Grande Mestre estadual, presidente estadual, além de presidir as comissões de Tesouraria, Auditoria, Hospitalaria, Filantropia, Secretaria, Patrimônio, Informática.

É fundador e primeiro Nobre Cavaleiro da Távola Fraternidade Paulista da Ordem dos Escudeiros da Távola Redonda Número 24.

Na maçonaria, é membro da Loja Maçônica Fraternidade da Academia Vale do Rio Grande Número 3423 desde 2008. Mestre maçom com participação atuante, secretário e atualmente como segundo vigilante.

Seu ideal: ser um grande ser humano e um ótimo profissional, buscando sempre os melhores resultados.

Salva de palmas ao nosso homenageado, Matheus de Menezes Mazelli. (Palmas)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Placa da Assembleia Legislativa logo oficial, que significa um documento público.

Assembleia Legislativa,

A Assembleia Legislativa, em Sessão Solene, presta homenagem ao grande mestre do Grande Capítulo do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay, Matheus de Menezes Mazelli, pelo excelente trabalho realizado em prol dos jovens, cujos princípios ensinados são: amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo.

A Ordem DeMolay é considerada pela ONU uma organização não governamental de importância fundamental, pois trabalha alicerçada na máxima de que educando-se o jovem, estaremos nos eximindo da tarefa de ter que castigar o adulto.

Assembleia Legislativa,

Fernando Capez, deputado estadual;

Bruno Covas, secretário estadual de Meio Ambiente.

28 de março de 2014.”

Parabéns, você mereceu essa placa. (Palmas.)

No encerramento desta Sessão Solene, fica a todos quantos tiveram o privilégio de assisti-la, a mensagem de que ainda devemos ter esperança. Não podemos perder a fé. E devemos pautar nossas ações pelo amor.

Com disciplina, com preparo, com estratégia haveremos de formar uma nova classe empresarial, política, social, mais preparada e melhor.

O que é fruto e provoca a corrupção, as mazelas, o desperdício é o despreparo. Despreparo de formação moral, despreparo de formação técnica, despreparo de formação cultural.

Por isso que a Ordem DeMolay tem esta importância. E caminha para os seus cem anos com sucesso e reconhecimento, reconhecimento público.

Na primeira epístola que São Paulo encaminhou aos Coríntios, no seu capítulo 13 ele ressaltava que os três dons mais importantes da pessoa humana são a fé, a esperança e o amor. Mas se ele pudesse destacar um destes dons, ele destacaria o amor. O amor filial, o amor pelas coisas sagradas, o amor do qual decorre a fidelidade, o amor que a Ordem DeMolay deposita em cada um dos senhores. E o amor que os senhores certamente retribuem e vão retribuir cada vez mais para a nossa sociedade.

Hoje, não foi a Assembleia Legislativa que homenageou a Ordem DeMolay; a Ordem DeMolay homenageou a Assembleia Legislativa ao aceitar vir a esta Sessão Solene.

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece a todas as autoridades presentes; agradeço à minha equipe que, com denodo, esforço e competência, tornou possível a realização, juntamente com nosso querido Clovis, dessa Sessão Solene.

Aos funcionários do melhor cerimonial do país, o Cerimonial desta Assembleia Legislativa - tenho percorrido sessões em todo o país, e acho que deveriam muitos vir aqui aprender com a excelência de nosso Cerimonial; dos serviços de Som; da Taquigrafia; de Atas; da Secretaria Geral Parlamentar; da Imprensa desta Casa; da TV Legislativa; das Assessorias Policiais Civil e Militar; bem como a todos que com suas presenças colaboraram para o pleno êxito desta solenidade.

E convido a todos para uma confraternização no Hall Monumental em comemoração aos dez anos do Grande Capítulo do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay e aos 700 anos em memória a Jacques de Molay, o pai da fidelidade, o pai da lealdade.

Está encerrada esta sessão, boa noite a todos. (Palmas.)

 

* * * 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e15 minutos.

 

* * *