http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

07 DE ABRIL DE 2014

 

011ª SESSÃO SOLENE PARA PROCEDER A "ABERTURA DO IV SEMINÁRIO ESPORTE, ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE"

 

Presidente: LEANDRO KLB

 

RESUMO

 

1 - LEANDRO KLB

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia os componentes da Mesa. Informa que Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Enio Tatto, com a finalidade de "Proceder à Abertura do IV Seminário Esporte, Atividade Física e Saúde". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Lembra que é presidente da Comissão de Assuntos Desportivos nesta Casa. Enaltece os participantes do Seminário "Esporte, Atividade Física e Saúde". Destaca a importância da atividade física para o bem estar social. Presta homenagem, com entrega de salvas de prata e certificados, ao esportista José Teixeira; à gestora municipal de esporte de Presidente Prudente, Maria Cristina Madeiral Netto; ao professor e pró-reitor acadêmico da Unimes - Universidade Metropolitana de Santos, Daniel Carreira Filho; e ao doutor em cardiologia pela Faculdade de Medicina da USP, médico do esporte e diretor da Faculdade Brasileira de Cardiologia, Dr. Nabil Ghorayeb.

 

2 - NABIL GHORAYEB

Doutor em cardiologia pela Faculdade de Medicina da USP, médico do esporte e diretor da Faculdade Brasileira de Cardiologia, faz a Abertura Magna do Seminário "Esporte, Atividade Física e Saúde". Elogia a iniciativa de realização do simpósio. Afirma que a prática de atividade física diminui os gastos com intervenções médicas. Faz apresentação em tela sobre a atividade física. Tece considerações acerca dos benefícios da prática de exercícios físicos. Considera que os confortos oferecidos pela vida moderna são uma das causas do sedentarismo. Comenta que o sedentarismo é um dos maiores fatores de risco para doenças cardiovasculares. Incentiva mudanças nos hábitos de vida. Discorre sobre as recomendações de frequência, intensidade e modalidades de atividade física.

 

3 - PRESIDENTE LEANDRO KLB

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Leandro KLB.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LEANDRO KLB - PSD - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Senhoras e senhoras, compondo a Mesa, temos o Sr. Luiz Sales, secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Recreação, representando o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad; Dr. Nabil Ghorayeb, doutor em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da USP, médico do Esporte e diretor da Faculdade Brasileira de Cardiologia.

Senhoras Deputadas, Senhores Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente efetivo desta Casa, atendendo solicitação do deputado Enio Tatto e da Comissão de Assuntos Desportivos, com a finalidade de proceder à abertura do IV Seminário Esporte, Atividade Física e Saúde.

Convido a todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do estado de São Paulo sob a regência do subtenente Emerson Pereira.

 

* * *

 

- É executado do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LEANDRO KLB - PSD - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Comunicamos a todos os presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV WEB e será transmitida pela TV Assembleia no sábado, dia 12 de abril, às 21 horas, pela NET, canal 7, pela TVA, canal 66, e pela TV Digital Aberta, canal 61.2.

É com muita satisfação e honra que dou início, como presidente da Comissão de Assuntos Desportivos da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, aos trabalhos do IV Seminário Esporte, Atividade Física e Saúde, objeto da Resolução nº 882, de 29 de março de 2012.

É um prazer que se renova acolher nesta Casa eminências do esporte, com a certeza de que trarão para este seminário seus conhecimentos valiosos, que serão objetos de luz para o desenvolvimento de nossa gestão. Certamente, a programação deste seminário atenderá aos seus objetivos, e o esporte será, mais uma vez, o grande vencedor. Vamos implementar ainda mais a atividade física para o bem estar social da nossa população, ainda carente no que tange a essa matéria.

Obrigado pela presença de todos os senhores nesta noite.

Neste momento, prestaremos homenagens com entrega de salvas de prata e certificado. Inicialmente, faremos a entrega ao esportista José Teixeira.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Professor José Teixeira foi professor de 28 cursos oficiais de futebol no Brasil e nove no exterior. Iniciou sua carreira em 1958 como preparador físico do São Paulo Futebol Clube. Exerceu os cargos de treinador, supervisor e superintendente em 14 clubes no Brasil, cinco no exterior, onze seleções paulistas e brasileiras, participando de 362 jogos internacionais, sendo noventa em seleções.

Autor de vários livros, entre os quais “A História de um Tabu que Durou 22 Anos”, a odisseia do Corinthians, e “Cinquenta Anos por Dentro do Futebol Brasileiro”, realiza palestras para jovens de comunidades, entidades de bairro, tendo como lema “o futebol como exemplo de inclusão social”.

 

* * *

 

- É feita a entrega da salva de prata e certificado.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LEANDRO KLB - PSD - Homenagearemos agora Maria Cristina Madeiral Netto, gestora municipal de esporte de Presidente Prudente.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Maria Cristina Borges Madeiral Netto, ex-jogadora de basquete, vice-campeã mundial interclubes de 1984, em Taipe, China. Pedagoga, especialista em educação infantil e funcionária efetiva da Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente, onde está à frente há cinco anos. Seu maior desafio tem sido a conclusão da obra de reforma e ampliação do Centro Olímpico de Presidente Prudente, orçada atualmente em 39 milhões de reais.

 

* * *

 

- É feita a entrega da salva de prata e certificado.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LEANDRO KLB - PSD - Faremos agora homenagem ao professor Daniel Carreira Filho, pró-reitor acadêmico da Unimes - Universidade Metropolitana de Santos.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Professor Daniel Carreira Filho, professor de educação física e mestre em educação física e esportes da Universidade São Paulo, ex-professor da Escola de Educação Física e Esportes da USP, ex-coordenador de esportes e recreação da Secretaria de Esporte e Turismo do Estado de São Paulo, membro da Associação de Estudos e Combate ao Doping. Foi atleta da Associação Brasileira de Judô, tendo como maiores títulos o vice-campeonato Pan-Americano; em 1974, foi vencedor no campeonato Ibero-Americano. Atualmente, é pró-reitor acadêmico da Universidade Metropolitana de Santos e professor do curso de educação física.

 

* * *

 

- É feita a entrega da salva de prata e certificado.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LEANDRO KLB - PSD - Homenagearemos agora o cardiologista Dr. Nabil Ghorayeb.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Dr. Nabil Ghorayeb é doutor em cardiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade São Paulo, chefe da seção médica de cardiologia do Exercício do Esporte do Instituto Dante Pazzanese, diretor-científico da Sociedade Brasileira de Cardiologia, onde tomará posse como presidente. É consultor oficial das rádios Jovem Pan e Bandeirantes. Autor de vários livros, entre os quais “Ninguém Morre na Véspera”.

 

O SR. PRESIDENTE - LEANDRO KLB - PSD - Esta Presidência concede a palavra ao Dr. Nabil Ghorayeb, palestrante da Abertura Magna.

 

O SR. NABIL GHORAYEB - Boa noite a todos! Muito obrigado pelo convite. Na verdade, estou bastante nervoso e ansioso pela responsabilidade.

Primeiro, quero cumprimentar a iniciativa de se fazer esta sessão, porque realmente precisamos incentivar as atividades físicas e o esporte, pois, com isso, a população ganha longevidade, qualidade de vida. O próprio orçamento governamental irá diminuir as despesas de tratamentos médicos com o incentivo das atividades físicas. E é esse nosso objetivo.

Entre 1975 e 1980, trabalhei nesta Casa e fundei o pronto-socorro de cardiologia da Assembleia Legislativa, quando montamos o serviço de avaliação cardiológica para os deputados e funcionários da Casa.

Quero começar a minha palestra, mostrando slides para os senhores.

Atividade física - mostraremos benefícios e riscos.

Vejam que, Hipócrates, no século V a.C, já dizia que todas as partes do corpo, se usadas com moderação, exercitadas com o trabalho a que cada um é acostumado, tornam-se saudáveis e bem desenvolvidas, e o envelhecimento progredirá lentamente. Portanto, vamos ganhar tempo de vida. Contudo, se não forem usadas e deixadas ociosas, tornar-se-ão suscetíveis a doenças, a defeito no crescimento e ao envelhecimento mais rápido, afirmou Hipócrates, que, desde essa época, já fazia menção à atividade física.

Com o declínio da civilização helênica, esse conceito foi esquecido, e, durante séculos, a atividade física foi indicada apenas para militares até após a 2ª Guerra Mundial.

A pressão do homem primitivo era de 11x7, o colesterol de 124 e o índice de massa corporal de 22 por quilo. No homem contemporâneo, a pressão subiu para 145x80, o colesterol para 233 e o IMC para 27, mostrando que evoluímos de uma maneira bastante precária. Nos dois exemplos, podemos notar que o “homo sapiens” foi crescendo evolutivamente de duas maneiras contrariando as regras e a vida do ser humano.

Trabalhos mostram que o infarto, o derrame cerebral e o câncer têm como principal causa o estilo de vida. O estilo de vida é responsável por 54% dos infartos, 50%, dos derrames cerebrais e 37% do câncer, principalmente de mama e intestino.

Hoje comemoramos o Dia Mundial de Saúde, e, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia e a Federação Mundial de Cardiologia, em 1990, as mortes por doenças cardíacas chegavam a 26%; em 2020, calculamos que 36% das mortes serão causadas por doenças cardiovasculares.

Vem a pergunta: por que é importante fazermos atividades físicas? Segundo uma publicação americana sobre medicina ocupacional, para tratar da mesma doença em sedentários, exige-se 54% mais de tempo de internação do que em pessoas que fazem atividade física. O custo de despesas com a saúde fica 36% a mais no caso do sedentário, do que do indivíduo que tem atividade física como seu modo de vida.

Fica demonstrado que, até do ponto de vista da medicina ocupacional, a atividade física modifica o orçamento de despesa dos governantes.

A prevenção é essencial. O estilo de vida depende, em princípio, da vontade individual de mudar o comportamento. Portanto, não é apenas culpa do governo, nós somos os culpados pela vida sedentária.

A qualidade de vida e a vida saudável se misturam. Uma depende da outra, por isso temos de incentivar as duas formas.

Existem várias definições de qualidade de vida, mas, sem dúvida, esta é muito interessante: vivência plena, onde podemos usufruir de todas as condições associadas à satisfação do viver na ausência de doença. Não é apenas ausência de doença, qualidade de vida é poder fazer aquilo que a pessoa gosta e quer.

Uma vida saudável depende da atividade física praticada desde a infância até a maturidade, do equilíbrio familiar e emocional, além da alimentação equilibrada. São, portanto, três fatores que precisam ser estimulados.

Platão, um dos maiores filósofos da humanidade, já dizia que a falta de atividade física destrói a boa condição de qualquer ser humano, enquanto o movimento e o exercício físico metódico o salva e o preserva.

O sedentarismo deve ser combatido sempre que possível. No mundo moderno, ele é prevalente pelas facilidades tecnológicas relacionadas ao conceito de conforto. Hoje, por exemplo, a pessoa consegue tudo por telefone.

Trezentas mil mortes nos Estados Unidos são em decorrência da vida sedentária, 70 a 80% dos norte-americanos são sedentários e, podemos dizer, também obesos.

Nas classificações médicas, sedentarismo é a falta, ausência ou diminuição de atividade física. Ou seja, a pessoa gasta poucas calorias. O centro de controle de doenças norte-americano chegou a dizer que a pessoa que gasta menos de duas mil calorias por semana é considerada sedentária. São consideradas sedentárias as pessoas que trabalham sentadas e não realizam qualquer tipo de atividade física.

O primeiro trabalho foi feito nos anos 50 na Inglaterra por Morris, que comparou as causas das mortes de doenças do motorista de ônibus de dois andares em Londres e do cobrador. Ele comparou os motoristas de ônibus, que passam a maior parte do tempo sentados, com os cobradores, que, ao contrário, ficam pouquíssimo tempo sentados, pois têm de subir e descer escadas. As mortes cardiovasculares dos motoristas são quase o triplo que as dos cobradores. Morris comparou isso de várias formas e constatou, por exemplo, que quem fazia pouca atividade física tinha o dobro de ocorrência do que aqueles que faziam bastante atividade física.

Morris foi o primeiro autor que demonstrou, efetivamente, a importância da atividade física até para diminuir as causas de morte.

Em São Paulo, há alguns anos atrás, foi feita uma pesquisa, segundo a qual, numa família paulista, 70% das pessoas são sedentárias. Se reunirmos, em um almoço de final de semana, dez pessoas da nossa família e perguntarmos quantas são sedentárias, no mínimo, sete são totalmente sedentárias, ou seja, setenta por cento.

Outras causas de doença, como hipertensão, obesidade e tabagismo são bem inferiores ao sedentarismo, a grande doença do século vinte. Por isso, é preciso investir e mudar as condições.

O Ministério de Saúde norte-americano publicou um trabalho em 1996. Os pesquisadores ficaram cinco anos estudando a forma mais eficiente de fazer com que a população se movimentasse mais. Chegaram à conclusão que 30 minutos de atividade física por dia diminuiria o risco de morte por infarto de 100% para 66 por cento. Ou seja, só o fato de a pessoa caminhar 30 minutos todos os dias sete dias da semana já é um grande benefício. Subir três andares de um prédio equivale a uma caminhada diária de 30 minutos. Isso foi um choque disseminado pelo mundo. O Dr. Victor Matsudo foi o responsável pela vinda desse programa contra o sedentarismo no nosso país, por meio dos programas Agita São Paulo e Agita Brasil.

Existe o círculo vicioso da vida sedentária: o conforto da vida moderna leva a pessoa a diminuir a atividade física, com isso, há a regressão da sua aptidão física. Os músculos ficam bastante travados, levando a maior cansaço, maior preguiça; a pessoa quer mais conforto, porque está preguiçosa. É um círculo vicioso, e a pessoa deixa de praticar sua atividade física.

Entre os confortos da vida moderna, em casa, temos o controle remoto, interfone, batedeira elétrica. Quem se lembra de suas avós passando roupa com ferro a carvão? Naquela época, elas faziam força, limpavam o chão com a vassoura, passavam escovão. Nada mais existe.

No escritório, temos interfone, computador, elevador, secretária, “boy”. Hoje temos “delivery” de tudo, podemos pedir o que quisermos por telefone sem sair de casa. Se seu parceiro ou sua parceira for uma “Amélia", vai levar sua cervejinha para você poder assistir ao jogo do Ituano ganhando do Santos. É tudo na base do mínimo esforço.

Aqui temos um desenho bem típico do que está acontecendo na sociedade americana, que está sendo bem copiado por nós aqui no Brasil. A vida sedentária é demonstrada nas imagens das pessoas frente à televisão, comendo pipoca e outras coisas menos confiáveis.

Vejam o cúmulo dos cúmulos: uma academia americana tem escada rolante para seus alunos, ou seja, a pessoa não quer nem subir escadas. É um absurdo.

O professor Turíbio Barros, biomédico, conhecido fisiologista que atuou na Seleção Brasileira, no São Paulo Futebol Clube, fez um trabalho com sua família para verificar o consumo de calorias. Ele comparou o carro automático com o carro manual, na troca de marchas, para acionar o vidro, manobra e movimento do retrovisor. No carro manual, a pessoa gasta duas calorias; no automático, uma. Para fazer manobra, a pessoa gasta quase cinco calorias no manual, e duas no automático. Para acionar o vidro, no manual, gastam-se 3,5 calorias; no automático, uma caloria.

O professor Turíbio fez um estudo de gasto calórico em sua casa, as atividades ocupacionais da casa. Para limpar a casa, uma mulher gasta 235 calorias por hora; lavar a roupa na mão, 150 calorias por hora; lavar a louça, arear a louça, 150 calorias por hora.

Um homem gasta 250 calorias por hora para limpar a casa; lavar a roupa, 165 calorias por hora; lavar louça, 170 calorias por hora. O homem gasta mais calorias que a mulher por hora por ser menos eficiente e bem desajeitado para realizar o serviço.

As causas do sedentarismo são a vida familiar e profissional atribulada, violência urbana, falta de local público adequado, condição econômica, conceitos errados a respeito de exercício físico. Tudo isso leva as pessoas a desistirem de fazer atividade física.

A pessoa faz exercício para a estética ou para a saúde? Para os músculos ou para as coronárias?

Outra pergunta: o exercício para trazer benefício precisa ser intenso? De forma alguma. A malhação não é o foco principal.

Temos aqui a foto de um homem. Será que queremos ficar assim? Nem sei se ele causa algum tipo de “frisson” nas mulheres. Será que dá para ser abraçado? Ele parece um escorpião. Essa musculatura dele é horrível. Não sei como consegue usar o banheiro; com tanto músculo, ele não consegue nem entrar embaixo do chuveiro.

Vejam essa moça antes e depois de usar anabolizante. Isso é um alerta para as pessoas que gostam de usar hormônios, tomar testosterona. Quem vocês acham que está mais interessante a da esquerda ou a da direita depois de usar anabolizante? Sem dúvida a que não usou anabolizante. Todos sabem que é preciso tomar muito cuidado com os riscos causados pelo anabolizante, inclusive o risco de morte. Da mesma forma, com os hormônios, como o de crescimento.

A atividade física precisa ser confortável, trazer bem estar e prazer para as pessoas.

Fazer flexões remove gorduras? De maneira alguma. Isso não remove gordura, bem como aquele aparelho que fica tremendo a barriga dizendo que vai queimar gordura localizada.

Suar mais ao fazer exercício é melhor? A pessoa apenas desidrata, não perde peso, apenas água. A pessoa, muitas vezes, depois de sair de uma sauna, toma todas as cervejas do mundo e recupera todo o líquido que perdeu. Na verdade, suar não muda o perfil de saúde da pessoa.

Exercício faz crescer? De forma alguma. O crescimento depende da genética de cada um. Meus pais eram do meu tamanho, e eu joguei basquete até a série infantil. Daí para frente, só servia para carregar o saco de bola, porque não dava mais jogar com os altos, os geneticamente altos.

Uma das propostas de mudança de hábito de vida é ser ativo, aumentar o gasto calórico, reagir aos confortos da vida moderna, não usar escada rolante, procurar vaga mais distante ao estacionar, descer do elevador dois andares abaixo e subir a pé, usar o interfone o mínimo possível no escritório, levar o cachorro para passear. A preguiça, realmente é um problema muito sério.

A pessoa ativa melhora a aptidão física, a disposição para o trabalho, falta menos ao trabalho, melhora o humor, o índice de doenças e traz maior produtividade.

Um trabalho feito na Alemanha pelo Dr. Barry Franklin, fisiologista da clínica do Dr. Cooper, em Dallas, concluiu que o risco é de 107 de morte por infarto em quem faz exercício menos de uma vez por semana; o risco cai para 2,4 para quem pratica exercício mais de quatro vezes por semana. Fica assim demonstrada a diferença de quem pratica atividade física e de quem não pratica.

Um estudo feito em Seattle, uma cidade do norte dos Estados Unidos perto do Alasca, mostrou a diferença entre quem caminha menos de uma hora - em verde -, quem caminha entre uma e quatro horas - em amarelo - e quem caminha mais do que quatro horas por semana - em vermelho. A quantidade de mortes entre quem caminha menos de uma hora é superior a de quem caminha mais de quatro horas por semana, ou seja, quem caminha mais tem menos risco de infarto.

Qual é o mínimo de exercício que se deve fazer para não ser chamado de sedentário? Gastar, pelo menos, 2.200 calorias por semana em atividade física. Por exemplo, andar quatro quilômetros por hora gasta cinco calorias por minuto; lavar o carro, quatro calorias por minuto; varrer a casa, quatro calorias por minuto; praticar relação sexual, de três a dez calorias por minuto, dependendo da intensidade.

O que deve fazer um sedentário inveterado que não quer praticar nenhum tipo de atividade física para gastar 2.200 calorias? No Brasil, de acordo com os dados estatísticos, uma relação sexual leva em média dez minutos e gasta cem calorias. Para gastar 2.200 calorias quantas relações por semana serão necessárias? Recomendação médica: 22 vezes por semana. Isso equivale a três vezes por dia e quatro vezes no domingo para compensar. Serão gastas 2.200 calorias tranquilamente, sem fazer exercício durante toda a semana - apenas sexo. Quem não quer fazer atividade física que faça sexo.

Parece uma loucura o que vou falar agora sobre esporte e atividade física. Esporte não é saúde. Atividade física é saúde.

Quando a pessoa sai da vida sedentária para uma vida ativa leve a moderada ganha benefícios, e o seu risco é muito baixo; quando entra na faixa de atividades físicas muito grandes como “fitness”, esporte, o benefício não modifica. Chega a um platô e estaciona. Em compensação, o risco aumenta muito. Isso mostra que esporte é profissão para ganhar dinheiro, campeonato.

Hoje não encontramos nenhum atleta profissional que não tenha tido lesões. É por essa razão que devemos incentivar atividades físicas que incluam o esporte de uma maneira lúdica, não aquele jogo de futebol que a pessoa vai jogar na praia para quebrar a perna do cunhado. Esporte é profissão, envolve muito dinheiro e conta com uma equipe profissional para evitar tantas lesões nos atletas. E, mesmo assim, isso ocorre.

Queremos atividade física para todos. Aquela velhinha mostrada no gráfico não tem perna de pau, é sua perna mesmo. Ela demonstra sua agilidade.

Para ser ativo, é preciso determinar algumas medidas já conhecidas pelos professores: caminhar 15 quilômetros por semana, ou três quilômetros por dia em 30 minutos, ou 100 metros a cada minuto. Essas velocidades são consideradas padrão para incentivarmos a população a fazer atividades físicas. Caminhar 100 metros a cada minuto é um quarteirão por minuto. O que não é difícil.

Foi feito um trabalho no Havaí com indivíduos entre 70 e 90 anos, que vieram do Japão. Aconteceu algo que ninguém queria que acontecesse: tornaram-se obesos sedentários, americanos, moradores do Havaí. Vieram do Japão, um país organizado, ativo, onde toda a população faz atividades físicas desde crianças até a idade madura.

Comparando quem caminhava menos de 400 metros por dia com quem caminhava mais de 2.400 metros por dia, o risco de infarto caiu para 50 por cento. Assim, de 5.0, o número médico da estatística, a porcentagem caiu para 2,6 por cento. O simples fato de caminhar provoca esses resultados.

O caminhar lento do idoso é muito benéfico, prolonga a vida e diminui o risco de doenças cardiovasculares. A revista “Circulation”, a mais importante da cardiologia mundial, publicou esse trabalho muito importante.

A atividade física aumenta a força muscular, melhora a mobilidade e independência, além de diminuir o risco de quedas. Sabemos que a principal causa de morte e invalidez entre os idosos é provocada pela queda, resultado da falta de força muscular e atividades físicas.

Para o fortalecimento muscular, é preciso fazer séries de exercícios com pesos livres, evitando as manobras de Valsalva, ou seja, fazer força, comprimindo o abdômen para tentar levantar um peso.

Praticar exercício quatro vezes por semana, alternando sempre dias de descanso. Nunca fazer exercício direto. Isso é para profissionais. Nós, amadores, precisamos de descanso entre um dia e outro de exercício.

Na prática de exercício menos de três vezes por semana, poucas alterações são observadas. A prática de mais de cinco vezes por semana trará poucos benefícios a mais. Portanto, é uma grande bobagem fazer exercício todo dia. A não ser que haja uma pessoa interessante na academia.

A modalidade indicada para pessoas com mais idade são aquelas envolvendo baixo risco de choque ou impacto, como as caminhadas, o vôlei modificado, o tênis e a dança, que tem uma grande vantagem: na dança, além de se gastar energia, calorias, pode acontecer algo mais envolvente, o que sempre ajuda. A dança além de ser um trabalho físico é também um instrumento de socialização.

A bicicleta melhora o equilíbrio e é indicada principalmente para quem tem dificuldade de visão e audição.

É importante lembrar um fato importante nos exercícios na água: quem faz apenas exercício na água terá osteoporose. Por isso, é importante fazer exercícios de resistência antes de entrar na água ou após. A hidroginástica piora a osteoporose se não for bem orientada com pesos antes ou depois da atividade.

Fazer esteira é bom? Essa não serve para nada. Essa esteira é para outra coisa. Temos de fazer a nossa esteirinha básica de caminhada.

Idoso saudável é o idoso ativo. Não sei se posso chamar o Dr. Milton Pereira dos Santos, do Panathlon Clube, de idoso. Ele tem mais de 80 anos e é um dos grandes campeões de atividades físicas e esportivas do mundo.

Atividades ocupacionais são consideradas ótimas contra o sedentarismo.

Exercitar-se apenas quando se sentir bem. Quando estiver com qualquer doença, gripe ou mal estar, evite atividades físicas; se a temperatura estiver muito alta ou muito baixa, não faça atividades físicas. Use vestimentas e calçados adequados, não faça exercícios após as refeições. Evite subidas e ladeiras, ande no plano, se possível.

Até benefícios psicológicos são importantes porque melhoram o bem estar, diminuem a depressão e ansiedade, mantêm a autonomia das pessoas, aliviam o estresse. Até sob o ponto de vista psicológico, a atividade física é muito saudável.

O nosso campeão do Dante Pazzanese, com 82 anos, no campeonato mundial de veteranos em Brisbane, na Austrália, foi medalha de ouro no revezamento, medalha de prata em barreira, tanto de 80 como de 300 metros.

O nosso campeão Dr. Milton Pereira dos Santos, aqui presente, é um exemplo de vitória no esporte. Foi vice-campeão mundial de levantamento de peso aos 72 anos. Hoje ele tem mais de 80 anos, está enxuto, reto, mostrando que a atividade física prolonga a vida.

Os erros mais comuns são a falta de avaliação especializada. É preciso que a avaliação médica seja obrigatória. É uma pena que exista na cidade de São Paulo uma lei abolindo atestados médicos nas academias. É um fato extremamente lamentável, que nós, da Sociedade Brasileira de Cardiologia e Medicina Esportiva, estamos tentando reverter. Vamos fazer o máximo de esforço para que a exigência de atestados médicos para as academias volte a ser obrigatória.

Alimentação inadequada, presença de tabagismo, bebida alcoólica e drogas devem ser evitadas. Trocar o almoço para malhar é arriscado, nunca façam isso, assim como fazer treino intenso para repor energia, ou seja, compensar o que não fez durante a semana no fim de semana.

O melhor exercício é aquele que proporciona maior satisfação quando realizado.

Para uma atividade física de qualidade é preciso força, resistência, flexibilidade, velocidade, equilíbrio, coordenação e agilidade.

Um corredor precisa fazer exercício de força muscular para melhorar a articulação, a propulsão de uma corrida, estabilizar a aterrissagem, melhorar a postura. Tudo isso leva o indivíduo a ganhar desempenho.

A atividade física reduz o risco de doenças, o desenvolvimento de doenças do coração, como o infarto, a controlar melhor a diabete; ajuda na osteoporose, diminui a obesidade e depressão. A possibilidade de ter câncer de mama e no colo intestinal também diminui nos indivíduos que praticam atividades físicas regulares, 2.200 calorias por semana. Para atingir esse objetivo, é preciso ser ligeiro, ter combustível suficiente e, acima de tudo, saber o caminho.

Na Escola de Salerno, única escola médica existente na Europa no século 11 d.C, foi encontrada a seguinte recomendação: ter vida honesta e regrada, tomar poucos remédios - naquele tempo já existia algum médico louco que receitava um monte de remédios -, tentar, por todos os meios, não ser ansioso, não se alterar por nada, alimentar-se com moderação, fazer exercícios e ter distração, sair ao campo por um bom período, pouco barulho e muito convívio, e, o principal, manter-se ocupado.

Para o final do ano, para se manter ocupado, é preciso repetir ao máximo a sequência do abridor de garrafa.

Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - LEANDRO KLB - PSD - Agradecemos o depoimento e a palestra do Dr. Nabil Ghorayeb.

Antes do encerramento da nossa sessão, quero cumprimentar Dr. Nabil Ghorayeb, Maria Cristina Madeiral Netto, professor José Teixeira, Daniel Carreira Filho, Hamilton Pereira dos Santos, Rogério de Almeida Freitas, Wagner Correia dos Santos, Rodrigo Gonçalves Dias, Luiz Sales, coronel Sebastião Correia.

Quero também citar alguns municípios representados neste IV Seminário de Esporte, Saúde e Atividade Física: Adamantina, Inhumas, Araçariguama, Avaré, Barueri, Cachoeira Paulista, Campinas, Carapicuíba, Cruzeiro, Cubatão, Dourado, Engenheiro Coelho, Ferraz de Vasconcelos, Franco da Rocha, Guaratinguetá, Guarulhos, Hortolândia, Indaiatuba, Iperó, Itajobi, Itanhaém, Itaquaquecetuba, Itapecerica da Serra, Itatiba, Jaguariúna, Mairiporã, Mauá, Mogi das Cruzes, Monte Alto, Monte Mor, Nova Campina, Osasco, Palmeiras Paulista, Paraguaçu Paulista, Pederneiras, Piedade, Pindamonhangaba, Registro, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Roque, Sorocaba, Sumaré, Taboão da Serra, Tarumã, Taubaté, Trabiju, Valinhos, Vargem Grande Paulista, Vinhedo. São aproximadamente 250 inscritos. Muito obrigado a todos pela colaboração.

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece às autoridades, à minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas; ao Cerimonial, à Secretaria-Geral Parlamentar, à Imprensa da Casa, à TV Legislativa, às Assessorias Policiais Civil e Militar, bem como a todos que, com as suas presenças, colaboraram para o êxito desta sessão.

Convidamos todos os presentes para um coquetel a ser realizado no Hall Monumental.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 19 minutos.

 

* * *