http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

05 DE MAIO DE 2014

013ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO “DIA DO CONTABILISTA"

 

Presidentes: JOOJI HATO e ITAMAR BORGES

 

RESUMO

 

1 - JOOJI HATO

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - MARCOS VINÍCIUS

Mestre de Cerimônias, anuncia a composição da Mesa.

 

3 - PRESIDENTE JOOJI HATO

Nomeia as autoridades presentes. Informa que o presidente Samuel Moreira convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Itamar Borges, para comemorar o "Dia Do Contabilista". Afirma incansável o trabalho do deputado Itamar Borges. Destaca a importância da profissão de contabilista, em vários campos, e fundamental para as empresas. Felicitou a todos. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

4 - MARCOS VINÍCIUS

Mestre de Cerimônias, dá conhecimento de homenagem deste Parlamento, por meio da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Combate à Guerra Fiscal, presidida pelo deputado Itamar Borges, ao Sescon e a Aescon, na pessoa de seu presidente, Sr. Sérgio Approbato Machado Júnior, pela relevante parceria na operacionalização da Secretaria Executiva da referida frente.

 

5 - ITAMAR BORGES

Assume a Presidência.

 

6 - ARNALDO FARIA DE SÁ

Deputado Federal, cumprimenta a todos. Fala de sua alegria em participar deste evento. Elogia o trabalho do deputado Itamar Borges em defesa do empreendedorismo. Comenta deliberações no Congresso Nacional. Questiona as autoridades fiscais, pela burocratização do sistema. Discorre sobre assuntos relativos à Receita Federal e portarias da Secretaria da Fazenda. Elogia a defesa das empresas e a luta dos contabilistas. Reconhece o trabalho da categoria, imprescindível para as empresas.

 

7 - CÉLIA LEÃO

Deputada Estadual, cumprimenta os componentes da Mesa e demais presentes. Fala de seu aprendizado com o pai do Sr. Sérgio Approbato Machado Júnior. Comenta livreto distribuído pelo deputado Itamar Borges, relativo à frente parlamentar que preside. Recorda a atuação do parlamentar como prefeito de Santa Fé do Sul. Faz reflexão sobre a atuação política. Comenta a citação "Ordem e Progresso" da Bandeira Nacional. Elogia o trabalho dos contabilistas e entidades do setor em prol do desenvolvimento brasileiro.

 

8 - EDIR SALES

Vereadora à Câmara Municipal de São Paulo, recorda a sua passagem por esta Casa. Cumprimenta os componentes da Mesa e a classe dos contabilistas, na pessoa do Sr. Domingos. Elogia o impresso da frente parlamentar, presidida pelo deputado Itamar Borges. Fala da importância do "Dia do Contabilista". Discorre sobre a importância da profissão no desenvolvimento da sociedade. Lembra que foi a primeira profissão regulamentada em 1931. Argumenta que os desafios são constantes, e inovam em várias áreas, e fundamentais para a saúde financeira das empresas. Dá conhecimento da íntegra de Voto de Júbilo da Câmara Municipal de São Paulo ao deputado Itamar Borges.

 

9 - PRESIDENTE ITAMAR BORGES

Comenta a publicação do relatório da Frente Parlamentar distribuída ao público. Comenta atividades da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Combate à Guerra Fiscal - Frepem, que preside. Saúda os que seriam homenageados. Cita dados do empreendedorismo em São Paulo, que chega a dois milhões de empresas e quase 900 mil empresários individuais. Ressalta a independência, a competência e a dedicação dos empreendedores, como exemplo de São Paulo, por gerar progresso, emprego e renda, fato que se reflete no País. Lamenta a burocracia e a carga tributária. Recorda a sua atuação como prefeito de Santa Fé do Sul. Enfatiza que os contabilistas são a "bússola" para as diretrizes das empresas. Tece considerações sobre o cenário externo, a inflação, liquidez, taxa de juros e estímulos monetários dos Estados Unidos. Agradece ao Sescon pela parceria na frente parlamentar. Presta homenagem, com entrega de placas, a várias autoridades.

 

10 - SÉRGIO APPROBATO MACHADO JÚNIOR

Presidente do Sescon - Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e da Aescon - Associação Profissional das Empresas de Serviços Contábeis de São Paulo, cumprimenta os componentes da Mesa. Considera sólido o elo das entidades do setor para com este Legislativo. Informa que as reivindicações da categoria são atendidas, e tem contribuído para a economia paulista. Elogia a frente parlamentar presidida pelo deputado Itamar Borges. Cita benefícios para as micros e pequenas empresas. Enfatiza os desafios e responsabilidades constantes da categoria, como a globalização e transformação nesta era digital. Lamenta o "labirinto" tributário e repudia a burocracia. Argumenta que os contabilistas orientam os processos, e são excelência na prestação de contas e no equilíbrio fiscal. Adita que a categoria é responsável pela geração de emprego e renda. Parabeniza os profissionais. Agradece ao deputado Itamar Borges. Elogia o trabalho de sua diretoria na frente parlamentar.

 

11 - MARIO ELMIR BERTI

Membro da Fenacon, Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis, que fala em nome dos homenageados, manifesta seu sentimento de gratidão pelo reconhecimento profissional dos contabilistas. Cumprimenta os dirigentes das várias entidades presentes. Reflete sobre a atividade contabilista. Fala de sua formação, na década de 60, na Universidade Federal do Paraná. Recorda as mudanças ocorridas ao longo desse período. Afirma que a atividade lida com o investimento, tecnologia e treinamento. Considera significativas as conquistas da categoria. Cita a dificuldade na deliberação de projetos federais. Comenta a correção na tabela do Imposto de Renda e do Bolsa Família. Lembra notícia sobre a renúncia fiscal. Enaltece a luta dos profissionais das várias entidades. Destaca a importância em retribuir, com o trabalho sindical, as conquistas pessoais da profissão.

 

12 - PRESIDENTE ITAMAR BORGES

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Jooji Hato.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCOS VINÍCIUS - Boa noite, senhoras e senhores, sejam bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Neste momento, daremos início à sessão solene com a finalidade de comemorar o Dia do Contabilista.

Convido para compor a Mesa principal o Exmo. Sr. Deputado Itamar Borges, proponente desta sessão. Por favor!

Exmo. Sr. Deputado Jooji Hato, vice-presidente da Assembleia Legislativa, que presidirá a abertura desta sessão solene, neste ato, representando o presidente, deputado Samuel Moreira.

Deputado federal Arnaldo Faria de Sá.

Deputada Célia Leão.

Sr. Mário Elmir Berti, presidente da Fenacon, Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas.

Sr. Sérgio Approbato Machado Júnior, presidente do Sescon e da Aescon São Paulo.

Também compondo a Mesa, chamamos a vereadora da capital Edir Sales.

Também registramos e agradecemos as presenças do Exmos. Srs. Amador Rodrigues, presidente da Anefac; Eduardo Augusto Rocha Pocetti, presidente do Ibracon Nacional; Adelino Dias Pinho, presidente do Ibracon 5ª Sessão Regional; José Martonio Alves Coelho, presidente do CFC, representado neste ato pelo vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Luiz Fernando Nóbrega; Cláudio Avelino Mac-Knight Filippi, presidente do CRC-SP, aqui representado pelo vice-presidente de Administração e Finanças, Gildo Freire de Araújo; Jair Gomes de Araújo, presidente do Sindcont; José de Souza, presidente da Fecontesp; José Vanderlei Masson dos Santos, presidente da Apejesp e vice-presidente da Febrapan; Irineu de Mula, presidente da Academia Paulista de Contabilidade; Marcos da Costa, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seção São Paulo, aqui representado pelo conselheiro estadual Júlio da Costa Caires; Paulo Schoueri, diretor titular da central de serviços da Fiesp; Antoninho Marmo Trevisan, presidente da Trevisan Consultoria e Gestão e Trevisan Escola de Negócios; Hatiro Shimomoto, ex-deputado, presidente do Sescon-SP, gestão 75-78; Irineu Thomé, presidente do Sescon e Aescon-SP, gestão 90-93.

Também agradecemos a Fernando Moya, assessor da presidência do Sebrae-SP, representando o presidente do Conselho Deliberativo, Alencar Burti.

Também agradecemos a presença de toda a diretoria do Sescon e da Aescon-SP.

Com a palavra, o deputado Jooji Hato, vice-presidente desta Casa.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Senhoras Deputadas, Senhores Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente efetivo desta Casa, atendendo a solicitação do nobre deputado Itamar Borges, com a finalidade de comemorar o Dia do Contabilista.

Quero cumprimentar nosso deputado Itamar Borges, proponente desta sessão, o presidente da Fenacon, Dr. Mário Elmir Berti, o vice-presidente de Fiscalização Ética e Disciplina do Conselho Federal de Contabilidade, representando o presidente José Martonio Coelho, Dr. Luiz Fernando Nóbrega, o presidente do Sescon-SP e da Aescon-SP, Dr. Sérgio Approbato Júnior.

Queremos cumprimentar a caríssima deputada, combativa deputada Célia Leão. Também cumprimentamos aqui o deputado federal Arnaldo Faria de Sá, grande amigo de todos nós, um dos deputados mais dinâmicos e corajosos do Congresso Nacional.

Quero cumprimentar o ex-deputado Hatiro Shimomoto, que foi deputado por muitos e muitos anos aqui. Um grande cientista da contabilidade, deputado Hatiro Shimomoto.

Quero cumprimentar aqui a vereadora Edir Sales, amiga de todos nós, foi deputada conosco aqui por muito tempo. Quero trazer aqui as nossas saudações.

Mas, quero, antes de iniciarmos este evento, cumprimentar o proponente desta sessão, o deputado Itamar Borges. O incansável deputado Itamar Borges, que faz desta noite uma noite inesquecível, traz a esta Casa homens e mulheres de uma profissão tão importante. Nenhuma empresa hoje sobrevive, ou vai bem, sem ter uma equipe de contabilistas que age em todos os setores - inclusive na Receita Federal -, em todas as atividades, ajudando a perpetuar, manter a geração de empregos nas empresas.

Por isso, quero aqui, mais uma vez, em meu nome, em nome do deputado e presidente desta Casa, Samuel Moreira, em nome de todos os deputados, saudá-los, desejar boas-vindas. Que tenham muita felicidade, muita saúde! Com certeza absoluta, esta noite inesquecível é uma noite em que a Assembleia Legislativa é homenageada.

Meu caro deputado Itamar Borges, V.Exa. e os deputados estão homenageando, logicamente, esta classe tão trabalhadora, tão enérgica, tão importante em nosso país. Mas, com certeza, a Assembleia Legislativa está sendo homenageada pela presença de todos os senhores que deixaram seus afazeres, vindo neste dia, no Dia do Contabilista a esta Casa.

Convido a todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela 1ª seção de Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo sob a regência do subtenente Emerson Pereira.

 

* * *

 

- É executado do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Sempre é bom ouvir o Hino Nacional, mas ouvindo pela Banda Militar é algo gratificante. Esta Presidência agradece aos integrantes da Banda da Polícia Militar. Caríssimo subtenente Emerson Pereira, mais uma vez, em nome de todos os deputados, os nossos agradecimentos, profundos sentimentos de agradecimentos. Obrigado.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCOS VINÍCIUS - Neste momento, a Assembleia Legislativa de São Paulo, por meio da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Combate à Guerra Fiscal, presidida pelo deputado Itamar Borges, homenageia o Sescon e Aescon-SP, na pessoa de seu presidente, Sérgio Approbato Machado Júnior, pela relevante parceria na operacionalização da Secretaria Executiva da Frepem.

Convido o vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jooji Hato, acompanhado pelo deputado Itamar Borges, para a entrega da homenagem ao Sescon e Aescon, na pessoa de seu presidente, Sérgio Approbato Machado Júnior.

Esta é uma homenagem da Frepem ao Sescon e Aescon-SP pela condução da Secretaria e pela relevante parceria da Frente Parlamentar.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCOS VINÍCIUS - A seguir, retoma a palavra o vice-presidente desta Casa, deputado Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Como é de praxe, nós, neste instante, temos a grata satisfação de passar esta Presidência ao proponente desta sessão, deputado Itamar Borges.

Esta Presidência deseja ao nobre deputado Itamar Borges muito sucesso. Eu quero que esta sessão - como todos nós queremos - seja repleta de pleno êxito. Parabéns a todos os senhores. Mais uma vez, nossos agradecimentos. Muito obrigado.

Passo a Presidência ao deputado Itamar Borges.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Itamar Borges.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Muito obrigado, presidente Jooji Hato, presidindo esta solenidade de abertura desta sessão solene, nosso vice-presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo. Grande liderança da capital, que tem contribuído muito com o trabalho legislativo. Muito obrigado, parabéns pelo trabalho.

Ao presidir esta solenidade, oficializa a abertura desta Sessão Solene, representando nosso presidente Samuel Moreira, o vice-presidente Jooji Hato. Muito obrigado.

Senhoras deputadas, senhores deputados, minhas senhoras e meus senhores, muito boa noite. Como já registrado aqui pelo Cerimonial, esta Sessão Solene foi convocada com a finalidade de homenagear o Dia do Contabilista.

Gostaria de, iniciando os trabalhos, convidar, para que pudesse abrir a palavra dos parlamentares presentes - deputado Jooji Hato, nosso grande líder desta Casa, já deixou aqui sua mensagem -, este grande parceiro que tem contribuído tanto na luta do empreendedorismo deste estado e deste país, que tem tanto defendido o setor contábil, as empresas contábeis e toda classe no Congresso Nacional, nosso deputado federal, parceiro, líder da classe e de todas as causas, Arnaldo Faria de Sá.

Com a palavra o deputado federal Arnaldo Faria de Sá.

 

O SR. ARNALDO FARIA DE SÁ - Boa noite, presidente Itamar Borges, é um prazer estar aqui na Assembleia Legislativa nesta homenagem que se presta ao Dia do Contabilista. Queria cumprimentar o deputado Jooji Hato, que fez a abertura desta solenidade, cumprimentar o Mário Berti, presidente da Fenacon, Dr. Sérgio Approbato Machado Júnior, presidente do Sescon.

Quero cumprimentar também a vereadora Edir e dizer que é uma alegria estarmos aqui neste momento, junto com a nossa querida deputada Célia Leão - que se desloca para fazer o pronunciamento em seguida -, e dizer, sem dúvida nenhuma, que o trabalho que o Itamar tem feito aqui na Assembleia na defesa do empreendedorismo é extremamente importante.

Você viu que, na semana passada, quando já estava tudo certo para votarmos no Congresso Nacional a nova lei dos limites e inclusão de atividades na microempresa, de repente, desacertou tudo. O governo não quer, a Receita Federal não aceita, o Confaz impede. Toda aquela história do ST. O ST, nós sabemos, é uma enganação para quem está no Simples. Nessa condição, acaba sendo totalmente prejudicado pela Substituição Tributária.

Mas houve um compromisso de que, no dia de amanhã, essa matéria poderá novamente ser votada. Ainda que saibamos que tem uma tabela lá - como discuti agora pouco com o Serginho - que é totalmente inócua, não interessa em hipótese nenhuma, e será, por opção, totalmente desprezada. Tentamos até o último momento readequar a tabela cinco e excluir a tabela seis que, praticamente, não traz nenhuma compensação, nenhuma vantagem.

Na verdade, nós, contabilistas, sabemos qual é a tática que existe das autoridades fiscais: é complicar cada vez mais. A gente tem lutado muito lá no Congresso para tentar descomplicar, simplificar, e as dificuldades são intensas. Nós vimos, inclusive, agora no final de ano, começo de ano, essa história da Gefip por parte da Receita Federal, só atrapalhando; HomologoNet, também é uma coisa que não homologa nada. Na verdade, temos uma luta intensa e de maneira constante, permanente, briga, tanto com a Receita Federal, como com a Secretaria da Fazenda. Às vezes, um detalhe que nós sabemos: às vezes, a lei caminha num sentido, de repente, uma instrução normativa da Receita Federal muda totalmente o espírito da lei, ou uma portaria CAT muda aquilo que diz respeito à legislação estadual.

Na verdade, nós continuamos lutando de maneira intensa para defender não a nós, contabilistas, mas defender as empresas. E nós sempre acabamos, nesta luta, encontrando vários obstáculos. E os obstáculos são superados, porque os contabilistas são teimosos, são permanentes na luta em defesa daquilo que é o mais justo, o mais correto e o mais certo.

Aqui, na Assembleia Legislativa, nós temos tido uma luta importante. Eu queria destacar o empenho do deputado Itamar Borges nesta luta extremamente importante, porque parte do problema do ST é da Secretaria da Fazenda de São Paulo. Parte do problema da questão de não cumprir a lei é também das portarias da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.

Com isso, não quero excluir a irresponsabilidade também da parte federal, da Receita Federal. Minhas cobranças são permanentes. Tenham certeza de que, desde muito, nós continuamos lutando. Tenham certeza de que, se não fossem os contabilistas, a situação seria muito pior do que o é. Portanto, ao estarmos presentes aqui e, através do Sescon, estar prestando uma homenagem a todos os contabilistas, nós estamos reconhecendo a importância e o valor da contabilidade nesse contexto tão difícil, em que costumo dizer que a empresa pode ou não contratar um advogado, pode ou não contratar um economista, pode ou não contratar qualquer outra atividade, mas não pode prescindir da contratação de um contabilista. Sem o contabilista, empresa nenhuma pode subexistir, até porque, se, para nós, é difícil, imagine para os empresários o quão difícil seria.

Portanto, nessa luta importante, eu queria destacar, Itamar, que a Assembleia Legislativa de São Paulo tem sido uma grande parceira. Nós vamos lutar, de forma determinada, para aprovar no dia de amanhã essa questão, ainda que saibamos que o secretário da Fazenda de São Paulo, Andrea Calabi, já está de plantão em Brasília, para impedir a votação, como fez na quarta-feira passada. Estaremos lá tentando resolver essa questão que é extremamente importante.

Tenho certeza de que hoje nós ainda temos um grupo importante de contabilistas presentes que já terminou o suplício do Imposto de Renda no último dia trinta. Na verdade, essa é uma luta que, sem dúvida nenhuma, tem um vencedor: o contabilista. Parabéns, a vocês! Parabéns, Itamar! Grande homenagem!

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Muito obrigado ao deputado federal Arnaldo Faria de Sá e parabéns, deputado, pela luta.

Eu tinha anotado aqui o PLC 323, que foi votado no Senado, está lá tramitando, e nós temos o 221/2012, que é esse que amanhã entra na Câmara. Quero dizer que a expectativa é muito grande, a luta das entidades todas que abraçaram esta causa é muito importante. E a sua presença é a segurança que temos de um resultado melhor possível de ser extraído daquela batalha.

Parabéns, pela sua luta e obrigado. A sua presença nesta solenidade é fundamental para que ela seja completa. Muito obrigado ao deputado Arnaldo Faria de Sá, grande representante do setor lá no Congresso Nacional.

Quero agora convidar essa grande e especial deputada desta Casa, a deputada que tem participado. A deputada Célia Leão é nossa grande parceira que apoia e participa da Frente Parlamentar do Empreendedorismo. Está sempre presente nos eventos do setor e da classe contábil, de todas as entidades, levando seu apoio aqui nesta Casa de Leis, como faz o deputado Jooji Hato e todos os colegas que temos nesta Casa. Mas a deputada Célia Leão é o símbolo de luta e de defesa da classe e do setor. Eu fico muito honrado. Ainda hoje, almoçamos juntos e falávamos da importância deste momento, desta solenidade. Fico muito feliz em, ao presidir esta sessão, poder conceder a palavra a esta que verdadeiramente representa essa luta e essa bandeira, que é a classe contábil, setor de contabilidade.

Com a palavra, deputada Célia Leão.

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - Muito obrigada, presidente neste momento, presidente em exercício, deputado Itamar Borges. Quero dizer da alegria de tê-lo aqui nesta Presidência e começar dizendo a todas as senhoras e senhores aqui presentes que a sessão é tão importante, e o deputado Itamar mais importante ainda, que ele é o terceiro presidente da sessão. O nosso presidente Samuel Moreira, o presidente da Casa - só não está aqui neste momento, para a abertura dos trabalhos, porque de fato tinha que representar a Assembleia em outro compromisso que não podia falhar -, depois, o deputado Jooji Hato, presidindo a sessão também, o segundo presidente, e agora o terceiro e efetivo presidente desta sessão, deputado Itamar Borges, para mostrar aqui a importância dos senhores e das senhoras no Dia do Contabilista, homenageando a data dos contabilistas também.

Queria dizer também da alegria de fazer parte de uma Mesa tão seleta, tão importante quanto esta que estamos fazendo ali, com presenças marcantes, não só das pessoas que estão à Mesa, mas outras pessoas que estão aqui. Olhando no rostinho, no olhar de cada um, a gente tem vontade de cumprimentar cada um e a todos, mas são muitos. Então, vou-me permitir e pedir licença ao nosso presidente para deixar o nosso abraço ao nosso querido presidente Mário Berti, da Fenacon, também ao nosso querido Sérgio Approbato. Eu tive o privilégio, deputado Itamar Borges, de fazer parte, de aprender muito com o senhor seu pai, porque eu acabei participando lá atrás - e o deputado Arnaldo Faria de Sá acabou participando algumas vezes também - do antigo chamado “Jornal da Tosse”. Eu conheci o Sérgio Approbato lá naquele jornal, há muito anos passados.

Quero dizer ao meu querido presidente hoje que a gente reconhece que o professor é bom quando o aluno supera o mestre. Então, quero dizer ao meu querido Dr. Sérgio Approbato, nosso presidente, que, tenha certeza absoluta, o senhor seu pai, esteja onde estiver, sabe dessa superação e é orgulhoso por isso. Foi um homem que marcou a história.

Quero pedir uma salva de palmas à memória, à lembrança, ao carinho, à grandeza daquele homem que faz parte da nossa vida. (Palmas.) Leve esse carinho a sua família.

Quero deixar nosso abraço também ao presidente José de Souza, muito querido, muito amigo, ao nosso querido Sindicont, ao Jair Gomes de Araújo, ao nosso José de Souza do Fecontesp, e ao CRC, na pessoa do Gildo Araújo.

Essa Mesa é grandiosa, porque tem pessoas nela que fazem parte da história da vida pública. Estou me referindo a uma grande mulher. Adoro ver os homens na vida pública, mas fico muito estimulada, presidente Itamar, quando vejo também as mulheres. A nossa vereadora Edir Sales é uma dessas figuras, que por esta Casa passou. Quando aqui passou, marcou sua história com seriedade, com competência. Então, receba o nosso carinho e nosso abraço também.

Quero dizer da pessoa do Hatiro Shimomoto. Não estou visualizando o deputado Hatiro. Está aqui atrás de mim. O Hatiro foi um parlamentar brilhante nesta Casa. Todas vezes, representou cada um dos contabilistas com muita grandiosidade. Queria dizer para o Hatiro que esta Casa sempre será sua, pela história que você marcou no estado de São Paulo.

Por fim, dizer desse homem que fala, primeiro, com competência, sabedoria. Depois, ele fala dentro da sala da casa dele. Ele fala na sala de estar, seja aqui, seja no Congresso Nacional, seja na Câmara dos Deputados, seja nas ruas, seja onde for, porque ele exala contabilidade. Ele é liderança em vários setores, mas, esse setor, ele ajudou a crescer, ajudou construir. Ele nasceu nesse setor, ele ama esse setor. Para mim, o Arnaldo Faria de Sá, deputado Itamar Borges, é uma figura daquelas que são todos os dias o nosso professor. É um homem por quem tenho carinho, amor, respeito. O Arnaldo Faria de Sá é igual vinho, quanto mais passa o tempo melhor ele fica, mais interessante, mais inteligente, mais do momento. Queria pedir uma salva de palmas a ele também, porque ele é o grande representante de todos os senhores lá em Brasília e no Brasil todo. (Palmas.)

A minha fala é rápida, mas eu queria dizer que não poderia falhar esta noite aqui de jeito nenhum. Hoje, na hora do almoço, literalmente - não é força de expressão -, eu pedi licença ao Itamar Borges para estar aqui. Ele teve a sensibilidade, a grandiosidade, a responsabilidade, o carinho, tudo que podia juntar e unir no deputado Itamar Borges, para convocar esta Sessão Solene. É uma sessão que ele oferece à Assembleia, que ele oferece ao estado de São Paulo, que ele oferece ao Brasil, nos Anais desta Casa, e que ele oferece aos contabilistas do estado de São Paulo. É uma sessão literalmente dele, que ele reparte, na grandeza dele, com todos nós.

Quando eu disse a ele “vou passar lá, para deixar um abraço”, ele falou: “A sessão é nossa.” Essa é a sua grandeza, Itamar. Eu não vou me estender, mas eu vim aqui exatamente para isso. É só os senhores pegarem esse livreto que está posto na mesa de cada um - esse é um pedacinho da história do Itamar. Mas é um pedacinho muito pequenininho, porque, se somar tudo, não dá esse livreto, dá um dicionário de milhares de páginas. Ele coloca aqui, com muito carinho, muita responsabilidade, um pedaço do trabalho dele. Esse é o Itamar Borges, que foi prefeito da sua cidade, Santa Fé do Sul, se eu não estiver equivocada, três vezes. E vai ser mais quatro, mais cinco, quantas ele quiser.

Eu não vim aqui para fazer o carinho ao Itamar, eu vim aqui para falar a verdade. E vou encerrar com os contabilistas. Mas quero dizer, Itamar, que você mostra, na prática, o que é ser líder. Líder, na verdade, é aquele alguém que, ao lado dele, a gente cresce. E o Itamar é dessas pessoas. Ao seu lado, Itamar, a gente cresce também. Você é grande e faz com que os outros sejam grandes também. É por isso que eu vim aqui esta noite. Vim aqui para reconhecer seu trabalho, vim aqui para aplaudir você e vim aqui para dizer que, doravante, sou sua assessora direta nesta Casa. Pode contar comigo.

Vou encerrar minhas palavras me dirigindo a todos vocês - me permitam chamá-los com a emoção, porque tenho de chamá-los de senhores e senhoras; são doutores, são técnicos, são profissionais abalizados para estar dentro de um plenário sagrado. Outro dia, nesta Casa, um parlamentar quis me corrigir porque chamei aqui de “chão sagrado”, e disse a mim: “Chão sagrado, deputada Célia, é chão de igreja.” Eu disse a ele: “É verdade, V. Exa. tem razão. Chão de igreja também é sagrado, sobretudo é sagrado, mas o chão desta Casa também é sagrado, pelo menos, no meu sentimento, no meu olhar.” Por quê? Porque aqui vêm homens e mulheres, assim como no Congresso Nacional - ou deveriam ir lá ou vir aqui -, homens com compromisso com a sociedade. E quem tem compromisso com a sociedade tem que ter compromisso com a vida, e quem tem compromisso com a vida tem que ter compromisso com Deus, e quem tem compromisso com Deus só pode andar em chão sagrado.

Quando a gente vem para cá, a gente vem, deputado Arnaldo Faria de Sá, com aquilo que é mais sagrado de cada um dos indivíduos da sociedade, vem com a confiança pessoal de cada um, vem com a liberdade que cada um tem de escolher os seus representantes. Então, quando nós pisamos este chão sagrado aqui, nós não estamos em nosso nome, nós estamos em nome de uma sociedade que nos confiou tudo que tinha de melhor e de maior, que era sua liberdade e a sua confiança. Portanto, recebê-los aqui, no plenário principal da Assembleia Legislativa do estado de São Paulo - respeitando as demais 26 Assembleias, entre elas a do Distrito Federal; são mais 25 estados e o Distrito Federal -, para nós é uma honra. Marcar o cheiro de vocês, o perfume de vocês, o rosto de vocês, a história de vocês, dentro e para o futuro eterno nos Anais da Casa da Assembleia Legislativa.

Recebê-los, para nós, é grandeza. A grandeza do deputado Itamar em convidá-los a estar aqui esta noite para homenagear os contabilistas, para homenagear a contabilidade.

Quero, já encerrando de verdade, dizer que a política é uma coisa bonita. A política é tudo que nós fazemos, que do deputado Itamar faz, que o deputado Arnaldo Faria de Sá faz, que a Edir faz e tantos outros homens e mulheres que têm vida parlamentar - ou no Executivo ou no Legislativo. A política tem que servir para melhorar a vida das pessoas. Se a política não melhorar a vida das pessoas, aí, de fato, a política não serve para nada. Mas a política melhora muito a vida das pessoas no dia a dia, nas suas ações, nos seus projetos, nos seus programas. Haja vista a luta do deputado Arnaldo Faria de Sá em Brasília. Homem destemido, aguerrido, que vai lá, faz, acontece. Não tem medo de cara feia, porque, se precisar, ele faz cara feia mais do que a outra cara feia. Ele acaba ganhando sempre, porque ele tem absoluta convicção do que está defendendo.

Então, meu querido Itamar Borges, eu queria dizer que você foi feliz no seu convite, no seu talento, em chamar esses homens e mulheres para estar aqui esta noite. Sem contabilidade, nós não temos um país organizado. É só nós olharmos a Bandeira Nacional, é só nós olharmos o que está escrito no meio da Bandeira Nacional, duas palavrinhas simples e grandiosas, assim como o Itamar: Ordem e Progresso. Se nós acentuarmos, fica: “Ordem é Progresso.” E, se pensarmos, só vamos ter progresso se tivermos ordem. E quem coloca ordem na casa, literalmente, são os senhores em pequenas, micros, médias, grandes empresas.

Nós temos que ter o ajuste econômico, financeiro, fiscal. E quem entende disso são os senhores, que fazem isso, diuturnamente, muito quietos, calados, atrás das cortinas, atrás dos bastidores. Não aparecem e, sem as pessoas da sociedade saberem, são os senhores que organizam este país. Portanto, a homenagem é justa. Certamente, todos estarão homenageados nas pessoas que estarão recebendo essas homenagens. É por isso que esta noite fica marcante neste momento. São os contabilistas que organizam o desenvolvimento econômico neste país.

Se os senhores e senhoras organizam o desenvolvimento econômico, são os responsáveis diretos pelo desenvolvimento social, porque só tem desenvolvimento social, Itamar, se tiver desenvolvimento econômico. E são vocês que fazem isso.

É por isso que vim aqui esta noite, para aplaudi-los e reforçar o meu compromisso, o compromisso de Itamar e de outros deputados que possam estar à frente, pelo menos 50% ou 30%, não sei quantos por cento, que o Arnaldo Faria de Sá faz em Brasília.

Outro dia, eu perguntei o que de concreto a gente pode fazer. E o Arnaldo não deixou para depois e me disse, Itamar, para a gente trabalhar um pouquinho na questão da substituição tributária. Eu vou aprender como fazer isso, onde tem que ir, o que tem que fazer, o que tem que melhorar, o que tem que mudar. Contem conosco nesta luta e em outras que vocês precisarem.

Portanto, meu Itamar, muito obrigada por esta noite. Obrigada por me dar oportunidade de estar neste microfone, olhando para os amigos e amigas, podendo aplaudi-los e podendo dizer: “O Brasil precisa de vocês. Muitos são importantes.” Eu termino dizendo: “Os senhores e as senhoras são imprescindíveis.”

Parabéns aos contabilistas, parabéns a todas as entidades congraçadas! E muito obrigada por nos permitir crescer com todos vocês. Uma salva de palmas ao Dia do Contabilista, aos contabilistas e a essas lideranças que fazem a diferença. (Palmas.)

Parabéns, Itamar, continue forte e firme, continue contando com a gente. Que Deus o abençoe sempre! Muito obrigada.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Eu é que agradeço, nós é que agradecemos, o estado de São Paulo é que agradece a oportunidade, deputada Célia Leão, de ter nesta Casa, na Casa do povo de São Paulo, uma liderança como você, que representa a ética, o respeito, a superação, o exemplo de luta e de defesa de todos aqueles e das causas necessárias. Parabéns pelo seu trabalho e pelo exemplo que dá nesta Casa, para este estado e para o Brasil. Você é um exemplo de deputada, um exemplo de cidadã, um exemplo de líder para todos nós. Muito obrigado.

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - Eu não contei uma coisa que vocês talvez não saibam. Além de ser um homem importante, um homem culto, preparado, politicamente correto, decente, honesto, milhões de qualidades - ele deve ter defeitos, mas são tão poucos que a gente nem conhece -, além de tudo, o Itamar é um dos deputados, ou melhor, é o deputado mais carinhoso desta Casa. Não tem um dia, em qualquer sessão, que ele não entre nesta Casa sorrindo, saltitante, brincando. Dá abraço em todos e dá beijo em todos - deputados, deputadas - de forma carinhosa. É um homem hoje reconhecido, respeitado, como o melhor amigo dos deputados da Assembleia de São Paulo. Parabéns, Itamar. Mais uma salva de palmas a ele. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Obrigado, querida Célia, pelo carinho de sempre. Quero, agora, depois de ficar aqui constrangido com as palavras carinhosas da querida Célia Leão, dizer que a Câmara de São Paulo tomou da Assembleia Legislativa uma deputada que, por esta Casa, passou. Depois de contribuir com esta Casa, de já ter contribuído lá, voltou para a Câmara e lá continua trilhando um importante trabalho na defesa do povo de São Paulo, da nossa capital e, é claro, no apoio às entidades contábeis e a toda a classe de contabilista. Afinal de contas, faz parte da família.

Quero, com muita alegria, registrar a satisfação de sempre contar com a presença da vereadora Edir Sales e convidá-la para que possa fazer uso da palavra.

 

A SRA. EDIR SALES - Queridos amigos, quero dizer da minha alegria. Fiz questão de ocupar esta tribuna, como tantas vezes o fiz, com tanta responsabilidade, com tanto amor a Deus e agradecer a Deus pela oportunidade de estar aqui na Assembleia Legislativa de São Paulo, junto com essa classe gloriosa, essa classe maravilhosa, que tão bem representa, não somente a cidade de São Paulo, como também o estado, como também o Brasil.

Quero cumprimentar aqui meu querido colega, nosso amigo Itamar Borges. No meu cumprimento, quero dizer da minha surpresa e da minha alegria. Quero sugerir que todos vocês levem para casa e leiam essa Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Combate à Guerra Fiscal. É um relatório anual de atividade do nosso querido amigo Itamar Borges. Relatório anual. Achei maravilhoso, magnífico. Acho que serve de ensinamento para nós, serve de exemplo para que a gente possa, realmente, continuar juntos, trilhando caminhos especiais como este.

Itamar, parabéns a você. Parabéns não por este material, parabéns pelo resumo de todo o trabalho que você tem desenvolvido nesta Frente Parlamentar do Empreendedorismo nesta Assembleia Legislativa de São Paulo. Muito nos honra. Na Câmara Municipal de São Paulo, tenho o prazer e orgulho de sempre que posso mencionar o nome de V. Exa. como brilhante parlamentar em várias lutas, dentre elas, a principal, a de nossa classe contabilista.

Quero cumprimentar aqui o deputado Arnaldo Faria Sá - dispensa comentários -, que nos tem representado na Câmara Federal com brilhantismo, com rigor, com seriedade, com belos exemplos.

Quero cumprimentar nossa querida amiga Célia Leão. Célia Leão dispensa comentários também. Ela é um grande exemplo de vida, superação, inteligência, humanidade, carisma. Eu pude conviver com a Célia Leão aqui como deputada estadual e pude aprender muito com ela.

Fico feliz de estar aqui hoje participando com vocês e poder falar com nosso querido Jooji Hato, que é o nosso vice-presidente, pai do meu colega hoje George Hato, que muito nos ensinou também na Câmara. Hoje procuro passar um pouco do que ele me ensinou para o filho.

Quero cumprimentar nosso querido amigo Sérgio Approbato, presidente do Sescon, Aescon, Dr. Mário Elmir Berti, presidente da Fenacon. Hoje aqui também representando o CRC, em nome das mulheres contabilistas, quero cumprimentar a querida amiga Márcia Ruiz Alcazar, que representa hoje aqui as mulheres contabilistas, que foi homenageada recentemente no Dia da Mulher, na Câmara Municipal de São Paulo.

Quero dizer que é com imensa alegria e muita honra que estou aqui hoje na Assembleia, que foi minha primeira casa legislativa. Muitos vêm primeiro da Câmara Municipal para a Assembleia. Eu fui da Assembleia para a Câmara. Pude aprender muito aqui e hoje posso transpor muito do que aprendi para a Câmara Municipal de São Paulo.

Quero cumprimentar também todos os contabilistas em nome do meu querido amigo, sempre amigo, Domingos Chiomento, que foi presidente do CRC, e sempre desenvolveu com brilhantismo o trabalho nessa área e me inseriu no meio de todos os contabilistas, como grandes amigos e irmãos.

O Dia do Contabilista é uma data comemorativa muito importante. É a data mais importante da classe contábil paulista e brasileira. É quando os principais dirigentes da classe - associados, estudantes, parceiros - reúnem-se para celebrar a data magna da classe contábil. É uma tradição respeitada e vivenciada por todas as entidades congraçadas do estado de São Paulo.

Como vereadora de São Paulo, com muito orgulho e muita honra, sou representante dessa classe contábil na Câmara Municipal de São Paulo e representante de todos os nossos colegas juntos. É recíproca essa representatividade. Eu tenho muita honra de participar e endossar a importância dessa valorosa profissão para o desenvolvimento da nossa sociedade.

Tamanha é a importância desse ofício de contabilista que foi a primeira profissão regulamentada no Brasil em 1931. Profissão essa que vive uma realidade em constantes desafios, os quais são enfrentados, superados, pelo profissional contábil extraordinariamente, sempre inovando, criando novos padrões de trabalho, novos modos para enfrentar as questões, sejam elas de natureza contábil, societária, tributária, trabalhista ou qualquer outra. Assim, a contabilidade vem dando respaldo aos gestores e profissionais de cargos e proporcionando saúde financeira ao seu empreendedorismo, do qual fazemos parte hoje, juntamente com nosso amigo Itamar Borges.

Fazer de seu trabalho um instrumento útil para o desenvolvimento da sociedade e o progresso do país, eis a missão do contabilista. Eu diria que atualmente o contabilista não é apenas um instrumento útil, mas sim uma peça fundamental para o desenvolvimento e progresso da nossa nação.

Raras são as classes de profissionais tão unidas em prol do crescimento da profissão, como a classe dos contabilistas. Para mim, essa união é explícita entre as entidades congraçadas ao CRC na pessoa do atual presidente, Cláudio Avelino.

Quero cumprimentar também o Sindicont, cujo presidente é o Jair Gomes de Araújo, o Sescon e a Aescon, sob a presidência de Sérgio Approbato Júnior, o Ibracon que tem a sua frente Guy Almeida Andrade, a Fecontesp presidida por José de Souza, nosso grande amigo, e a Apejesp que tem a sua frente José Vanderlei Masson dos Santos, entre outros.

Quero aqui parabenizar a classe contábil pelo Dia do Contabilista e aproveitar o ensejo para cumprimentar meu amigo Luiz Fernando Nóbrega, que tem o título de cidadão paulistano dado por esta vereadora e por nossos amigos vereadores da Câmara Municipal de São Paulo. Tivemos a presença - que não poderia faltar - do nosso querido Itamar Borges, lá prestigiando o nosso querido presidente do CRC, Luiz Fernando Nóbrega.

Quero também dizer, para encerrar minha fala - não foi um discurso, mas uma fala carinhosa, amistosa, amigável - carinhosa para todos vocês. É esse o carinho que recebo de vocês sempre, o reconhecimento. Que me utilizem na Câmara como vereadora, que entrem no meu “Face” - vereadora Edir Sales -, no nosso site, no nosso e-mail.

Quero cumprimentar também nosso querido amigo Hatiro Shimomoto, sempre representante aqui na Assembleia, como nosso deputado durante décadas e mais décadas.

Quero entregar aqui, para o encerramento da minha fala, um voto de júbilo da Câmara Municipal de São Paulo ao nobre deputado, propositor desta Sessão Solene, presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Combate à Guerra Fiscal. É um voto de júbilo, na forma regimental do Art. 223, inciso XV, do Regimento Interno: “pela consignação na Ata dos trabalhos da Câmara Municipal de São Paulo do voto de júbilo e congratulações ao deputado Itamar Borges, pela realização da Sessão Solene em comemoração ao Dia do Contabilista. Outrossim, requeiro que seja dada ciência ao jubilado na sua pessoa, no endereço da Assembleia Legislativa de São Paulo e também no endereço do presidente dessa Casa, Samuel Moreira.”

Amigos, obrigada pelo carinho. Obrigada, Itamar. Parabéns a vocês. Sejamos felizes, unidos, porque uma andorinha só não faz verão. Sempre agradecendo a Deus pela oportunidade de estarmos aqui reunidos falando de um dia tão importante, de uma classe tão importante, de pessoas tão importantes como são vocês. Muito obrigada.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Parabéns e obrigado à vereadora Edir Sales, grande parceira, defensora e exemplo de defesa da classe contábil na nossa capital, em todo estado e sempre presente em todas essas solenidades. Muito obrigado, vereadora.

Eu gostaria de dizer - já foi feito referência aqui em alguns momentos - sobre esse relatório que está na mesa de todos. O relatório anual de atividades da Frente Parlamentar do Empreendedorismo. Nós, permanentemente, apresentamos um relatório. Esse relatório refere-se às atividades da Frente Parlamentar de outubro de 2012 a dezembro. Depois, tivemos o período de confecção, tivemos outros eventos e atividades que aconteceram antes e tivemos outros relatórios dos momentos anteriores a esse da nossa Frente Parlamentar.

Eu gostaria de dizer que esse relatório também ficará disponível na Internet. Nós enviaremos um link a todas as instituições que integram a nossa Frente Parlamentar. É um balanço na verdade das atividades que aconteceram durante esse período aqui na Assembleia e nos locais onde a Frente se reuniu - Sescon, eventos do CRC, no Palácio, na Secretaria de Desenvolvimento e tantos outros locais em que estivemos presentes, participando com a Frente Parlamentar.

Da mesma forma, quero agradecer muito a presença de cada um dos senhores e de cada uma das senhoras, que representam nossas empresas contábeis. Nossa classe contábil representa aqui, com muita honra, os familiares e convidados que participam do dia a dia, os parceiros da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e de Enfrentamento à Guerra Fiscal.

Gostaria de pedir permissão para citar esse registro de agradecimento pela presença de todos, cumprimentando e agradecendo os representantes do Sr. Alencar Burti, do Sebrae, um grande líder juntamente com Guilherme Afif, com Paulo Skaf, com Rogério Amato, com Abraham Szajman, com Fábio Meirelles. Lideram eles as grandes federações empresariais de São Paulo e do Brasil.

Portanto, ao cumprimentar aqui os representantes do Sebrae, da Fiesp, da Facesp, da Fecomercio, da Faesp, eu cumprimento a todas as entidades parceiras, associações comerciais, sindicatos e entidades que abraçam junto com a Frente Parlamentar esta luta e esta bandeira.

Da mesma forma, quero cumprimentar em especial a equipe da Frente Parlamentar e a equipe desta Casa, Assembleia Legislativa de São Paulo, através de toda equipe da Casa aqui presente, do Cerimonial, dos colaboradores da Casa, mas não posso deixar de registrar a importância do papel da Secretaria Executiva da Frente Parlamentar, que tem a representação do Sescon e Aescon aqui na figura do presidente Sérgio Approbato.

Quero também estender esse cumprimento - permita-me, presidente Sérgio - ao Marcelo e a toda equipe do Sescon, ao Silvério Crestana e a toda equipe diretamente envolvida aqui nesta Casa.

Quero cumprimentar também nossos homenageados desta noite. Representando os homenageados, compõe esta Mesa o presidente Mário Elmir Berti, da Fenacon - Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis. Quero, ao cumprimentar o Mário Berti, que representa todos os nossos homenageados na Mesa principal, cumprimentar o Conselho Federal de Contabilidade, na figura do vice-presidente de Fiscalização, Luiz Fernando Nóbrega, que representa aqui o presidente José Antonio Coelho, nosso ex-presidente do CRC.

Quero cumprimentar também o Ibracon, na figura do presidente Eduardo Augusto Rocha Pocetti; o CRC, aqui, o presidente Cláudio Avelino Filippi é representado pelo vice-presidente de Administração, Gildo Freire de Araújo; a Fecontesp, Federação dos Contabilistas do estado de São Paulo, na figura do presidente José de Souza; o Sindicont, Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, na figura do presidente Jair Gomes de Araújo; Ibracon, Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, presidente Adelino Dias Pinho; Apejesp, Associação dos Peritos Judiciais do estado de São Paulo, na figura do presidente José Vanderlei Masson dos Santos; Anefac, Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade, na figura do presidente Amador Alonso Rodriguez.

Completando a relação dos representantes das entidades homenageadas nesta noite, cumprimento o presidente do Sescon, Aescon-SP, que também integra a Mesa, representando aqui todas as entidades congraçadas que participam desta solenidade, desta Sessão Solene de homenagem ao contabilista, de homenagem ao Dia do Contador, 25 de abril. O Dia do Contabilista foi comemorado no último dia 25, e hoje estamos aqui podendo prestar esta singela, justa e importantíssima homenagem que a Casa do povo de São Paulo presta.

Gostaria de concluir meus cumprimentos, cumprimentando a vereadora Edir Sales, que usou da palavra, representando aqui o Legislativo de São Paulo, cumprimentando mais uma vez a deputada Célia Leão, deputada exemplo desta Casa, que, junto comigo, representa os nossos demais 92 colegas nesta solenidade. Quero cumprimentar o sempre deputado estadual Hatiro Shimomoto, esse grande mestre e professor de todos nós, e cumprimentar esse queridíssimo representante no Congresso Nacional deputado Arnaldo Faria de Sá.

Quero falar aqui hoje em poucas palavras sobre a importância do empreendedorismo nos dias atuais. Sempre ouvimos falar que empreendedorismo seria o trabalho do futuro, mas nós já chegamos ao futuro. Certamente, aqui, hoje, a maioria é empreendedor.

No estado de São Paulo, somos dois milhões de empresas e quase 900 mil empreendedores individuais. A vantagem de ser empreendedor é que temos o destino em nossas mãos. Isso permite mais independência e valoriza a competência e a dedicação. Mas, se der errado, nós é que seremos responsáveis. O empreendedorismo é a marca de São Paulo. Ele permite o progresso. O governo arrecada, mas, ao investir em Educação, Infraestrutura, Saúde, Segurança, cria-se um ciclo virtuoso, e o estado cresce. Há mais emprego e mais renda circulando. Da mesma forma, isso acontece com o Brasil. Mas, se o governo cria dificuldades com muita burocracia e alta carga tributária, as empresas vão mal e a economia entra em crise.

Hoje, estamos aqui para homenagear uma categoria especial de empreendedores que são os contabilistas. Queremos homenagear os profissionais, as empresas, os conselhos, os sindicatos, as associações e todas as entidades contábeis congraçadas do estado de São Paulo. Assim, homenageamos o contador autônomo, o empresário de contabilidade, o auditor, o consultor tributário, o controller, o perito contábil, o membro de Conselho Fiscal e de Administração, o árbitro em câmaras especializadas, os professores acadêmicos, os membros de entidades de classe o executivo de empresas.

Nossas homenagens, a homenagem da Assembleia Legislativa, dos 94 deputados estaduais, são para vocês. Desde quando eu tinha um pequeno restaurante e, depois, quando fui vereador e prefeito em Santa Fé do Sul, aprendi a importância dos contabilistas. Vocês são importantes para as empresas, para as instituições e, principalmente, para a sociedade pelo exemplo profissional, pelos valores e princípios que norteiam cada um de vocês. Vocês são importantes para a economia, porque nenhuma decisão de negócio deve ser tomada sem dados contábeis.

O contabilista é que controla um empreendimento, e a contabilidade é a bússola da empresa. Somente o profissional contábil dispõe de preparo técnico para interpretar os dados, descobrir a verdade patrimonial e a direção correta a ser indicada aos tomadores de decisão da empresa.

Há dois anos, eu dizia que essas atividades eram indispensáveis em uma economia estável e em expansão. Hoje, em um ano desafiador, quando, de um lado, no cenário interno, a preocupação maior é com os fundamentos econômicos, principalmente em relação à inflação, ao resultado fiscal, à liquidez do sistema, à taxa de juros, do outro lado, no mercado externo, prevalecem os impactos da redução dos estímulos monetários do governo americano, a ameaça de diminuição da taxa de crescimento da economia mundial. Nesses cenários, a atividade contábil é e se torna ainda mais importante.

Quero dar um especial destaque, mais uma vez, ao Sescon que apoia, que operacionaliza a Secretaria Executiva da Frente Parlamentar do Empreendedorismo. Como já disse, o resultado dessa cooperação está no relatório - neste último, como já tivemos nos anteriores - que estamos entregando hoje a todos os senhores e senhoras.

Cumprimento aqui o CRC, na pessoa do presidente Cláudio Avelino, dos presidentes Gildo Freire de Araújo, a Márcia Ruiz Alcazar, e todos os diretores. Cumprimento o Sindicont, Jair e toda sua diretoria. Cumprimento, finalizando o abraço, todas as entidades congraçadas, o presidente Sérgio Approbato Machado Júnior, sua diretoria, seu conselho, superintendente Marcelo Zetune, e todos os associados dos sindicatos e empresas dos serviços contábeis. Cumprimento toda a base de 20 mil empresas e mais de 150 mil contabilistas do estado de São Paulo.

Viva os contabilistas de São Paulo! Viva os contabilistas do Brasil! Parabéns a todos. Muito obrigado.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCOS VINÍCIUS - Comunicamos aos presentes que esta Sessão Solene está sendo transmitida ao vivo pela TV WEB e será transmitida pela TV Assembleia no próximo sábado, dia 10 de maio, às 21 horas, pela NET, canal 7, pela TV Vivo, canal 66 analógico e 185 digital, e pela TV Digital Aberta, canal 61.2.

Neste momento, daremos início à entrega das homenagens pelo deputado Itamar Borges, presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Combate à Guerra Fiscal, acompanhado pelos parlamentares presentes a esta Sessão Solene. Estão aqui Arnaldo Faria de Sá, Célia Leão, Edir Sales. Todos participando da entrega da homenagem.

Vamos iniciar as homenagens entregues pelo deputado Itamar Borges e os demais parlamentares aqui presentes. Iniciamos pela Fenacon - Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas - na figura do presidente Mário Elmir Berti.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCOS VINÍCIUS - Parabéns à Fenacon, homenageada neste momento.

Próxima homenagem é destinada ao Conselho Federal de Contabilidade, na figura do vice-presidente de Fiscalização Ética e Disciplina, Luiz Fernando Nóbrega, representando o presidente José Martonio Coelho.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCOS VINÍCIUS - Parabéns ao CFC.

A seguir, o homenageado é o Ibracon Nacional - Instituto dos Auditores Independentes do Brasil. Chamamos o presidente Eduardo Augusto Rocha Pocetti.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCOS VINÍCIUS - Parabéns ao Ibracon Nacional.

A seguir, será homenageado o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, na figura do seu vice-presidente de Administração e Finanças, Gildo Freire de Araújo, representando o presidente Cláudio Avelino Mac-Knight Filippi.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCOS VINÍCIUS - Parabéns ao CRC-SP.

A próxima homenagem será entregue à Fecontesp - Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo, na figura do presidente José de Souza.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCOS VINÍCIUS - Parabéns a Fecontesp.

Será homenageado agora o Sescon-SP, Sindicato das Empresas e Serviços Contábeis de São Paulo, e também a Aescon-SP, Associação das Empresas de Serviços Contábeis, na figura do presidente Sérgio Approbato Machado Júnior.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCOS VINÍCIUS - A seguir, a homenagem é destinada ao Sindcont - Sindicato dos Contabilistas de São Paulo -, na figura do presidente Jair Gomes de Araújo.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCOS VINÍCIUS - Parabéns ao Sindcont.

Próxima homenagem destinada ao Ibracon 5ª Sessão Regional. Chamamos o presidente Adelino Dias Pinho.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCOS VINÍCIUS - Informamos aos presidentes e representantes homenageados nesta ocasião que, ao final, faremos uma foto oficial na parte de baixo do palco com todos os homenageados.

Parabéns ao Ibracon 5ª Sessão Regional.

A próxima homenagem é destinada à Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo, Apejesp. Chamamos o presidente José Vanderlei Masson dos Santos.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCOS VINÍCIUS - Está sendo homenageada, neste momento, a Apejesp, Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo. Parabéns à Apejesp. Muito obrigado.

Encerrando as homenagens, a próxima é destinada à Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade, Anefac, na figura do presidente Amador Alonso Rodriguez.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCOS VINÍCIUS - Parabéns à Anefac, Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade.

Uma salva de palmas a todos os homenageados esta noite. (Palmas.)

As autoridades, neste momento, retomam seus lugares. Novamente informamos que, ao final, será feita uma foto oficial com todas as entidades homenageadas na parte inferior deste plenário.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Agradecemos, mais uma vez, e cumprimentamos todos os homenageados, reforçando o que o nosso comandante do Cerimonial já registrou. De todos os nossos homenageados, representando as entidades, faremos um registro oficial na parte de baixo.

Neste momento, esta Presidência concede a palavra ao Sr. Sérgio Approbato Machado Júnior, presidente do Sescon-SP e Aescon-SP, falando em nome de todas entidades congraçadas do nosso estado aqui presentes.

 

O SR. SÉRGIO APPROBATO MACHADO JÚNIOR - Boa noite a todos. Queria justificar, porque, na verdade, hoje quem tinha o direito da palavra era o nosso presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, Cláudio Filippi, que me ligou esse fim de semana. Ele fez uma cirurgia recente. Está bem, mas está convalescendo. Então, está em casa, descansando um pouquinho e pediu que eu fizesse uso da palavra em nome de todas as entidades congraçadas do nosso estado.

Vamos começar cumprimentando as pessoas desta Sessão Solene maravilhosa, presidida brilhantemente pelo nosso deputado Itamar Borges. Quero cumprimentar o Jooji Hato, deputado estadual, que esteve conosco no início desta maravilhosa Sessão Solene, a Célia Leão, deputada estadual na nossa Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, que sempre está conosco. Obrigado, Célia, pelas palavras com referência a meu pai.

Quero cumprimentar a vereadora Edir Sales, que também faz parte do nosso time, está sempre conosco aqui, sempre com os contabilistas do nosso estado em defesa da nossa profissão.

Quero cumprimentar o Arnaldo Faria de Sá, deputado federal. O Arnaldo é um grande defensor dos nossos pleitos na Câmara Federal. Eu sou prova disso. Acho que muitos dos senhores já estiveram em Brasília vendo o desempenho do Arnaldo naquela Câmara. Arnaldo, você está de parabéns. Se tivessem mais deputados como você lá, tenho certeza de que a gente ia estar numa situação bem melhor hoje com relação às nossas leis, principalmente às leis tributárias e trabalhistas.

Cumprimento o Mário Elmir Berti, presidente da nossa federação maior, nosso sempre presidente Hatiro Shimomoto, presidente do Sescon na gestão 77-78, também deputado estadual desta Casa.

Cumprimento o ex-presidente Irineu Thomé, presidente do Sescon e Aescon-SP, gestão 90-93. Em seu nome, cumprimento todos os ex-presidentes do Sescon e Aescon aqui presentes.

Quero cumprimentar Luiz Fernando Nóbrega, também nosso sempre presidente do Conselho Nacional de Contabilidade, neste ato representando nosso presidente do Conselho Federal de Contabilidade, José Martonio Alves Coelho.

Cumprimento nosso grande amigo corintiano - irmão, fé; estamos em primeiro lugar, estamos na frente ainda -, Eduardo Augusto Rocha Pocetti, presidente do Ibracon Nacional.

Quero cumprimentar o Adelino Dias Pinho, presidente do Ibracon da 5ª Regional, o Gildo Freire de Araújo, representando neste ato nosso presidente Cláudio Avelino Filippi, presidente do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo, o Jair Gomes de Araújo, presidente do Sindcont, o José de Souza, presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo, e José Vanderlei Masson dos Santos, presidente da Apejesp.

Nossos colegas contabilistas, senhoras e senhores, estamos aqui nesta nobre Casa Legislativa pelo terceiro ano consecutivo para comemorar mais um Dia do Contabilista. A categoria contábil de São Paulo tem criado um elo importante e sólido com a Assembleia Legislativa nos últimos anos. O que, para nós, é uma grande satisfação.

Dessa forma, em nome das entidades congraçadas da contabilidade paulista - Sindicont-SP, CRC-SP, Fecontesp, Ibracon 5ª Sessão Regional, Apejesp, Anefac e as duas entidades que presido, Sescon-SP e Aecon-SP -, quero agradecer a parceria e o canal de diálogo aberto entre a Alesp, o Governo do Estado e a nossa classe.

Nossas reivindicações têm sido ouvidas. Temos sido chamados a participar de debates sobre temas importantes e temos dado a nossa contribuição para a melhoria do ambiente empresarial do nosso estado.

Os trabalhos da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Combate à Guerra Fiscal, conduzida brilhante pelo amigo e deputado Itamar Borges, são exemplos disso. Grupo esse formado por parlamentares, lideranças empresariais, inclusive do setor contábil, e representações do governo, que tem conquistado muitas vitórias, especialmente em favor das micro e pequenas empresas.

Saibam que as entidades contábeis estão sempre à disposição para todas as iniciativas que visem ao desenvolvimento das empresas, da economia do nosso estado. O Dia do Contabilista merece ser celebrado por nós com muita alegria e satisfação.

Sped, Esocial, lei da lavagem do dinheiro, normas internacionais de contabilidade, a cada dia um novo desafio, uma nova responsabilidade, uma nova incumbência para os contabilistas, profissionais que oferecem à sociedade um produto de alta relevância no mundo de hoje, marcado pela globalização, pela agilidade e pelas transformações geradas pelo novo mundo digital e a internet, que é o conhecimento.

Profissionais que têm a missão de conduzir as empresas no labirinto tributário e fiscal brasileiro, desviá-las da sufocante burocracia e das armadilhas tributárias, além de indicar os caminhos legais a seguir.

São os contabilistas que estão na linha de frente da evolução da inteligência fiscal brasileira, por sinal, uma das mais eficientes do mundo, que testam, assimilam, retransmitem e orientam sobre as novas sistemáticas e processos de obrigações acessórias e exigências fiscais, contribuindo com a excelência na prestação de contas das empresas e dos cidadãos, dando sua parcela de colaboração para o equilíbrio no relacionamento fisco-contribuinte.

É a ciência contábil que transforma números, dados e estatísticas em informações valiosas para a tomada de decisões, que permite a interpretação e utilização de dados como instrumento de gestão, que vislumbra o caminho para o sucesso.

E, nessa esteira, os contabilistas também passam a ser corresponsáveis pela geração de empregos e renda no país, peças fundamentais para o crescimento da nação.

Por tudo isso, queremos não apenas parabenizar estes profissionais tão relevantes para o desenvolvimento do país, mas também desejar aos contabilistas boas oportunidades de educação continuada, coragem e perseverança. O Brasil precisa dos contabilistas!

Por fim, queremos agradecer ao nobre deputado Itamar Borges pela proposição destas homenagens e a todos os parlamentares desta Casa por endossarem a sua solicitação,

Contem sempre com a classe contábil!

Obrigado e boa noite a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Muito obrigado ao presidente do Sescon Aescon-SP, Sérgio Approbato Machado Júnior, que deixou aqui sua mensagem, representando as entidades congraçadas do nosso estado.

 

O SR. SÉRGIO APPROBATO MACHADO JÚNIOR - Deputado, eu queria quebrar o protocolo, porque eu me esqueci de também homenagear toda nossa diretoria aqui presente, pelo esforço, pelo trabalho que fez sempre em prol da Frente Parlamentar do Empreendedorismo.

Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Permita-me, presidente Sérgio Approbato, que recebeu a homenagem do Dia do Contabilista, dizer que também o presidente Samuel Moreira tem procurado, nas parcerias que têm apoiado os trabalhos desta Casa, construir as homenagens com o apoio de toda nossa Casa.

A Sessão Solene do dia de hoje começou exatamente com uma homenagem da Assembleia Legislativa de São Paulo ao Sescon e Aescon em agradecimento a esse apoio e parceria na construção dos trabalhos do dia a dia da consultoria da Secretaria Executiva.

Recebam nosso cumprimento e nosso agradecimento por essa parceria e pela dupla homenagem: Dia do Contabilista e a parceria e apoio à execução dos trabalhos da Frente Parlamentar do Empreendedorismo.

Dando sequência e concluindo as falas desta solenidade, concedemos a palavra ao Sr. Mário Elmir Berti, presidente da Fenacon, representando neste ato todas as entidades homenageadas.

Com a palavra, Mário Elmir Berti, presidente da Fenacon, falando em nome das entidades homenageadas.

 

O SR. MÁRIO ELMIR BERTI - Boa noite. Um dos maiores sentimentos do ser humano é a gratidão e o reconhecimento. Em um mundo tão conturbado, onde o que mais vemos são notícias desagradáveis, são críticas destrutivas e são momentos que nos angustiam no nosso dia a dia, receber um reconhecimento público como este é, sim, motivo de registro e de agradecimento.

Com essas palavras, meu caro deputado Itamar Borges, eu não vou repetir todos os elogios feitos a sua pessoa, por certo, muito justos. Apenas vou ressaltar a sua sensibilidade em fazer esta homenagem à classe contábil paulista e brasileira por extensão. Quero deixar, do fundo do meu coração, a gratidão por esse fato.

Presidente Sérgio Approbato Machado, em nome de quem cumprimento todos os dirigentes de entidades - cumprimento também todos os companheiros empresários de serviços -, contabilistas, senhoras e senhores, quando você recebe um elogio e reconhecimento como este, especialmente estando em uma Casa, como bem disse a nobre deputada, um “solo sagrado”, eles se tornam ainda mais importantes e mais vultosos. Até se costuma dizer, quando se recebe uma homenagem - tenho a pretensão de estar sendo incluído nesse rol de homenageados -, “é bondade sua, são seus olhos, é seu coração que está falando”. Mas, no fundo, no fundo, a gente está querendo dizer: “Diga mais, diga mais.” Porque é muito gostoso a gente ser homenageado, não é verdade?

Eu queria aproveitar, meu caro deputado e meu caro Serginho, para fazer duas breves reflexões com vocês. A primeira delas é sobre a profissão contábil. Eu retomo ao final dos anos 70, quando fui prestar vestibular no curso de ciências contábeis da Universidade Federal do Paraná. Como costumo dizer aos jovens de hoje, “um curso superior de grátis”.

Fui lá prestar meu vestibular num curso noturno, onde se ofereciam, na época, 60 vagas e apareceram 52 candidatos. Vocês devem estar pensando, mas vou dizer: “Fui aprovado.”

Quem é da minha época - como o Irineu Thomé, o Antoninho Trevisan - lembra que na época se falava muito em economia, ciências econômicas, administração contábil. Contabilidade era, por assim dizer, a última das opções. Assim era a dificuldade. Até o próprio curso era com muita dificuldade, porque não tinha professores.

Eu faço essa reflexão com os senhores e as senhoras para nos transportarmos para os dias de hoje. O quanto isso mudou! O quanto a profissão mudou para melhor, graças a Deus. É bem verdade que ainda falta muito, muito caminho. Eu costumo dizer que nós estamos numa profissão que está - usando uma gíria - “na crista da onda”. Só que não basta estar na crista da onda para ter sucesso, porque nossa profissão exige muito. Exige muito investimento, muita tecnologia, muito treinamento, muito se cercar de pessoas. E essas pessoas têm que ser treinadas.

As dificuldades ainda são grandes, mas ainda é muito melhor do que alguns anos atrás. A grande prova disso é que temos hoje uma das maiores conquistas que eu refuto da classe contábil brasileira, que é sermos ouvidos. Uma homenagem como esta, em uma Casa como esta, alguns anos atrás, seria impensável. Não vou exagerar que nós éramos tidos como inimigos do estado, mas, que não éramos vistos como “personas non gratas”, é uma verdade, porque, aparentemente, nós tínhamos interesses antagônicos.

Felizmente, ao longo do tempo, em um trabalho de persistência, de formiguinha, conseguimos provar que nós queremos exatamente os mesmos objetivos, isto é, um Brasil mais justo, um Brasil progressista. Hoje, como bem testemunhou aqui o presidente Sérgio Machado, somos ouvidos antes mesmo das legislações entrarem em vigor.

É bem verdade que, por enquanto, estamos sendo mais ouvidos do que, efetivamente, conquistando. Mas, para quem não tinha nada, nós já andamos muito. Eu espero que essas conquistas, esse respeito, essa valorização, sejam cada vez maior.

Ouço, com tristeza, o deputado Arnaldo Faria de Sá, esse guerreiro da nossa profissão, dizer que estava tudo combinado para, na terça-feira passada, as coisas acontecerem - a aprovação do jeito que estava combinado - e na hora “H” as coisas acontecem totalmente ao contrário. E sei lá o que vai acontecer amanhã nessa votação.

Eu estou com aquela sensação de que as pás dos tratores do governo estão todas armadas. E amanhã vai ter mais um tratoraço. Estou preocupado com isso.

Vejo com tristeza também a nossa ilustríssima e excelentíssima presidente da República vir a público e se ufanar de corrigir uma tabela de Imposto de Renda da pessoa física na base de 4,5% e corrigir o Bolsa Família na base de 10 por cento.

Há uma sucessão de notícias plantadas, infelizmente. Alguém ouviu dizer que o governo “abriu mão, teve uma renúncia fiscal enorme”. Hoje mesmo ouvi uma notícia de que, com essa renúncia fiscal, daria para se construir mais 700 mil casas populares. Eu pergunto, em contraponto a isso: “Quantas pessoas deixaram de comprar a sua casa, ao longo do tempo, por conta de uma tributação que está sendo imputada por falta da correção da tabela do Imposto de Renda?” São essas as lutas que nos movem.

Eu queria terminar, meu caro deputado, fazendo uma homenagem àqueles profissionais que dedicam seu tempo, seu talento e sua inteligência em prol das entidades. Essas entidades é que fazem com que as coisas aconteçam e que essas conquistas venham acontecendo ao longo do tempo.

Talvez essas pessoas pensem um pouco como eu costumo pensar como filosofia de vida, o que me move a estar à frente de uma entidade como a Fenacon. Aliás, eu sou um profissional contábil, mas estou presidente da Fenacon. Daqui a pouco eu volto a ser um profissional da área contábil.

Eu estou fazendo o máximo que posso perante a entidade e acredito que muitos dos senhores fazem isso pelas entidades que representam, baseados numa filosofia de que o homem se realiza profissionalmente, mas só se completa servindo à comunidade.

Traduzindo isso em miúdos: se a profissão me deu conforto, respeito, educação para meus filhos e uma condição social aceitável, eu tenho, por obrigação, que devolver para a profissão aquilo que ela me proporcionou.

Portanto, minhas homenagens àqueles que abrem mão do seu tempo, abrem mão do seu lazer, abrem mão da sua família e até da sua empresa, para colocar o seu nome, o seu talento, repito, e a sua inteligência em prol da profissão que nós escolhemos.

Quero terminar dizendo que, na verdade, nós, profissionais contábeis, deveríamos ser homenageados a todo tempo. Talvez, se tivéssemos mais profissionais da área contábil ligados mais diretamente aos órgãos públicos, a corrupção fosse menor, ou talvez as coisas viessem à tona sem que preciso fosse jornalistas erguerem tapete e descobrirem as falcatruas que hoje, infelizmente, acontecem. Não entendo que contabilidade é essa.

Muito obrigado e fiquem com Deus.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Obrigado, presidente Mário Berti. Ao cumprimentá-lo e ao agradecer-lhe, cumprimentamos e agradecemos a todas as entidades que representou em sua fala: Fenacon, CFC, Ibracon, CRC, Fecontesp, Sescon, Sindicont, Ibracon, Apejesp e Anefac.

Quero, mais uma vez, agradecer a presença da vereadora Edir Sales, do deputado federal Arnaldo Faria de Sá, da deputada estadual Célia Leão, do deputado Jooji Hato, que abriu esta solenidade. Quero agradecer a presença de cada um e de cada uma das senhoras, ao presidente do Sescon e Aescon, Dr. Sérgio Approbato Machado Júnior, que representou, nesta Mesa, as entidades congraçadas, ao Mário Berti, que representou aqui os homenageados. Consequentemente, cumprimentamos todos os homenageados.

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece às autoridades, aos senhores e senhoras presentes, à nossa equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas; ao Cerimonial, à Secretaria-Geral Parlamentar, à Imprensa da Casa, à TV Legislativa, e às Assessorias Policiais Civil e Militar, bem como a todos que com as suas presenças colaboraram para o êxito desta sessão.

Convidamos todos para um coquetel que será servido no Hall Monumental. Boa noite a todos! Muito obrigado! Parabéns aos contabilistas de São Paulo, parabéns aos contabilistas do Brasil.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 55 minutos.

 

* * *