http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

12 DE MAIO DE 2014

015ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM À "ESCOLA ESTADUAL VISCONDE DE ITAÚNA PELOS SEUS 84 ANOS DE EXISTÊNCIA"

 

Presidente: EDSON FERRARINI

 

RESUMO

 

1 - EDSON FERRARINI

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o presidente Samuel Moreira convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Edson Ferrarini, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Homenagear a Escola Estadual Visconde de Itaúna pelos seus 84 anos de existência". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia homenagem, com entrega de troféu, à professora Maria Angélica Cardelli.

 

2 - MARIA ANGÉLICA CARDELLI

Professora, cumprimenta as autoridades, os alunos e os convidados presentes. Agradece a homenagem prestada à escola pelo deputado Edson Ferrarini. Ressalta que, ter sido diretora nesta escola, foi motivo de orgulho e aprendizado. Menciona os seus 22 anos de atuação na área da Educação. Destaca a sua intensa vivência no trabalho e sua paixão pela Educação. Faz citação do educador Mário Sérgio Cortella. Afirma que os educadores envelhecem apenas fisicamente, enquanto a alma e o espírito se renova a cada dia no convívio com os alunos. Diz que o trabalho nesta escola é voltado para o desenvolvimento do aluno, com o objetivo de formar cidadãos de primeira classe. Elogia e agradece a equipe de profissionais, funcionários e colaboradores.

 

3 - PRESIDENTE EDSON FERRARINI

Menciona o reconhecimento de todos os presentes pela professora Maria Angélica Cardelli, aplaudida de pé. Destaca sua atuação na Educação do País. Elogia o professor Caio, responsável pelo Coral da escola. Anuncia a apresentação do Coral Itaúna com a música "Canta Brasil", sob a regência do professor Caio Schiavinato. Anuncia homenagem, com entrega de troféu de participação, a diversos ex-alunos da Escola Estadual Visconde de Itaúna.

 

4 - LAERTE LOSACCO TOPORCOV

Representante dos ex-alunos homenageados, cumprimenta as autoridades presentes. Destaca a posição ocupada pela escola no bairro do Ipiranga. Agradece a homenagem prestada aos ex-alunos e à escola.

 

5 - PRESIDENTE EDSON FERRARINI

Afirma ser este colégio diferenciado. Diz não ser possível falar do Ipiranga, sem falar desta escola. Menciona sua visita à escola e a construção da quadra coberta da mesma. Ressalta a necessidade de apoio para a escola. Informa ter recebido a solicitação da Sra Myriam Ortiz, representando os pais de alunos, com uma solicitação de melhorias para a escola. Destaca que a solicitação será levada para o governador Geraldo Alckmin.

 

6 - MYRIAM ORTIZ

Representante dos pais de alunos, diz ser necessário melhorar a quadra coberta da escola. Destaca a importância desta quadra. Agradece o deputado Edson Ferrarini por receber sua carta.

 

7 - PRESIDENTE EDSON FERRARINI

Destaca o conhecimento da professora Elaine. Elogia o corpo docente e os professores da escola. Informa que cada aluno receberá um troféu por fazerem parte da história da Escola Visconde de Itaúna. Menciona sua luta na recuperação de drogados e alcoólatras. Exibe livro, de sua autoria, de prevenção às drogas. Afirma que entregará um livro para cada presente. Conta a história de seu livro. Ressalta que os alunos devem dizer não às drogas.

 

8 - ELAINE LEITE CASA VECHIA

Professora, cumprimenta as autoridades presentes. Diz estar honrada em estar presente nesta homenagem. Ressalta o desafio de continuar o excelente trabalho de Maria Angélica Cardelli, sua antecessora. Destaca que além de ser uma escola tradicional, a equipe convive como uma família. Elogia a equipe de professores e alunos. Parabeniza todos por fazerem parte desta escola. Agradece o privilégio de estar nesta Casa esta noite, coroando o trabalho iniciado por Maria Angélica Cardelli, hoje em suas mãos. Agradece o deputado Edson Ferrarini pela iniciativa da homenagem, em nome da Escola Estadual Visconde de Itaúna. Diz ser o deputado um de seus filhos mais ilustres. Parabeniza toda a comunidade de Visconde de Itaúna pelo aniversário.

 

9 - PRESIDENTE EDSON FERRARINI

Anuncia a entrega de diploma e troféu para a professora Elaine. Pede que o professor Caio e seu Coral entreguem os troféus para todos os presentes. Ressalta que, ao participarem desta solenidade, as pessoas passam a fazer parte da homenagem a Escola Visconde de Itaúna. Afirma que é o povo de São Paulo quem homenageia a escola.

 

10 - ELAINE LEITE CASA VECHIA

Professora, lê o histórico da professora Maria Angélica Cardelli, ex-diretora da escola.

 

11 - PRESIDENTE EDSON FERRARINI

Menciona que esteve presente na homenagem ao Dia das Mães na escola. Diz que sentiu a gratidão nos olhos de cada mãe por toda a equipe da escola. Informa que estudou nesta escola. Agradece cada professor e funcionário desta escola, que colaboram com a melhoria da Educação no País. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Edson Ferrarini.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Muito boa noite a todos os senhores.Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Nós estamos iniciando esta sessão solene com a finalidade de homenagear uma das escolas mais importantes do estado de São Paulo. Uma das escolas que tem o melhor padrão de ensino do estado de São Paulo. Uma das escolas que se a Secretaria de Educação tiver de apresentar uma escola padrão, eu não teria dúvidas em dizer que essa seria a Escola Estadual Visconde de Itaúna. E pelos seus 84 anos de existência, nós estamos prestando esta homenagem, que eu vou repetir algumas vezes. Orgulhosamente, eu faço isso como ex-aluno da Escola Estadual Visconde de Itaúna.

Hoje eu estou deputado estadual e posso dizer que é muito pelo quanto eu aprendi nos meus primeiros passos na Escola Estadual Visconde de Itaúna.

E nós temos também, no dia de hoje, uma missão muito especial que é homenagear alguém muito importante para a história do Visconde de Itaúna. Ela está ao meu lado e eu já peço o primeiro grande aplauso para a professora Dra. Maria Angélica Cardelli, ex-diretora da Escola Estadual Visconde de Itaúna. (Palmas.)

Nós vamos repetir isto várias vezes e tudo que fizermos será pouco pelo quanto ela dedicou o seu coração a essa escola.

Mas nós temos ao nosso lado a professora que está dando continuidade e buscando melhorar ainda mais a Escola Estadual Visconde de Itaúna. É incrível o quanto essa mulher está se dedicando, é incrível o quanto essa professora está trazendo também o seu coração. Um grande aplauso à professora Elaine Leite Casa Vechia. Parabéns, diretora é a senhora, professora. (Palmas.)

E nós temos hoje aqui presente, homenageando todas as professoras, as vice-diretoras, a professora Neusa de Oliveira, a professora Elizabeth Takeda e a professora Cristina Viana de Arruda, que merecem todo o nosso aplauso. Fiquem de pé, professoras, essas três vice-diretoras fantásticas que as senhoras são. (Palmas.)

Pessoas maravilhosas, que merecem todo o nosso aplauso.

Eu queria cumprimentar também a professora Denise Rejani, coordenadora da escola. O nosso aplauso à senhora, professora Denise. Fique de pé para estar junto com a gente. Essa é a professora Denise. (Palmas.)

Nós temos pessoas que trazem a esta solenidade, elas vêm ao colégio e trazem o seu coração. Entre elas a mãe da aluna Giovana, representando todos os pais, a Myriam Fátima Ortiz, representando todos os pais da escola. Fique de pé, dona Myriam. Essa é Myriam.

Essa escola é feita de saudade, essa escola é feita de emoção. Vocês, um dia, serão ex-alunos, e como eu, orgulhosamente, vou lhes apresentar alguns ex-alunos, para que vocês os conheçam e os possam aplaudir.

Valdir Abdallah, que é conselheiro da Associação Comercial de São Paulo, Distrital do Ipiranga, ex-aluno do Visconde de Itaúna. O Laerte Toporcov, ex-aluno da turma de 1949, os senhores, logicamente, muitos ainda não eram nascidos. O Antonio Jorge Mansur é ex-aluno da turma de 1945, e está aqui presente. Queria que vocês ficassem de pé, Laerte, Mansur e Valdir. Eu queria esses três, para receber o nosso aplauso. Ex-alunos, esses homens. (Palmas.)

Todos nós estamos agradecidos, pela nossa alma, por tudo que essa escola fez por nós. Cada um tem a sua história.

E um outro, que está representando o Rotary de São Paulo, mas é nosso querido amigo Guilherme Teodoro Mendes. Queria que vocês aplaudissem o Guilherme Teodoro, que está ali na frente. (Palmas.)

Guilherme, um grande abraço a você. Você é o nosso grande amigo, nosso grande herói.

Na sequência, queria convidar a todos os presentes para nós ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro em pé.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Podem sentar-se.

Os senhores vão poder assistir esta sessão solene, esta homenagem, pela TV Web, será transmitida pela TV Assembleia no dia 17, às 23h, pela Net, canal 07, pela TV Vivo, canal 66 analógico e 185 digital, e pela TV Digital Aberta, canal 61.2. No sábado esta sessão será transmitida ao vivo.

Nós fizemos um troféu, uma maneira de homenagear a professora Maria Angélica Cardelli. Várias seriam as maneiras, como nós pensamos em fazê-lo, várias, mas nós fizemos o seguinte. Nós imaginamos perpetuar este momento neste troféu. Perpetuar. Está aqui perpetuado. À professora Maria Angélica todo nosso carinho e tudo quanto nós a queremos de bem. O nosso muito obrigado, a nossa gratidão. Professora Maria Angélica! Obrigado por tudo que a senhora fez.

Mas ela vai ficar, vai ter esta imagem perpetuada neste troféu. E vou pedir para fazer a entrega à professora Maria Angélica Cardelli a nova diretora, a professora Elaine Casa Vechia. Por gentileza, a senhora pode entregar à professora Maria Angélica. Vamos aplaudi-la. (Palmas.)

 

 

* * *

 

- É feita a entrega do troféu.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - E agora nós teremos a palavra da professora Maria Angélica Cardelli, que acabou de receber esta nossa homenagem. A palavra é sua, professora.

 

A SRA. MARIA ANGÉLICA CARDELLI - Excelentíssimo deputado Edson Ferrarini, ex-aluno da Visconde de Itaúna; Sra. Elaine Leite Casa Vechia, diretora do Itaúna; senhores ex-alunos Dr. Laerte Toporcov, Dr. Valdir Abdallah, Dr. Antonio Jorge Mansur; amigo da escola, como sempre foi, e tenho certeza que continuará, Dr. Guilherme Teodoro Mendes; senhoras vice-diretoras Neusa Aparecida de Oliveira, com quem compartilhei esses 22 anos de trabalho, professora Elizabeth Takeda, professora Cristina Celi, professora Ingrid; nossa querida ex-aluna, que tanto nos auxiliou à frente da Associação de Pais e Mestres e no conselho da escola, D. Myriam Ladeira Ortiz, senhores professores, estou vendo na plateia o Sr. Carlos Henrique, de Matemática, professora Lúcia Sales, de Matemática. Estou vendo D. Maria Lígia Lorenzon, com a qual trabalhei muitas noites no Visconde de Itaúna, professor Caio Victor Schiavinato, ex-aluno desde os seis anos de idade e agora professor do Visconde de Itaúna, queridos alunos aqui presentes, senhores pais, convidados, e também estou vendo a professora Andréa Mastrorosa, que foi minha vice-diretora nos anos 1990.

Hoje, minhas palavras são de agradecimento sincero e comovido ao receber esta homenagem. Não vou cair no lugar comum de dizer ser uma homenagem demasiada ou imerecida. Recebo-a com alegria natural, até com certa vaidade de ver o esforço reconhecido, de ver o trabalho premiado, de ter vencido, como o soldado, que no fim da luta, onde lutou o bem lutar, onde se expôs e venceu, recebe do comandante a citação da sua atuação no campo de batalha.

Neste momento, deputado Ferrarini, vice-diretoras, ex-alunos, professores, funcionários, professora Elaine, neste momento todos aqui presentes são os comandantes que colocam em meu peito a cruz do combate que levarei através de toda a vida impondo-me uma grande responsabilidade, animando-me para novos trabalhos e chamando-me para novas conquistas.

Ter trabalhado na Escola Estadual Visconde de Itaúna como diretora, exercendo a gestão nessa tão grande e magnífica escola, foi motivo de orgulho, de aprendizado, de aperfeiçoamento no campo da gestão e, principalmente, de exercer essa atividade extremamente prazerosa.

Alguém já disse que quem ama tudo que faz, na verdade, não trabalha. Realmente, tenho dito várias vezes que os 22 anos em que me dediquei totalmente ao Itaúna foram para mim anos muito leves e prazerosos.

Muitas vezes ouvi de colegas diretores de escola a seguinte pergunta: “Por que você não pede aposentadoria? Deixe tudo isso aí e vá se dedicar somente à advocacia, que certamente será muito mais rendoso”. Eu sempre lhes respondia: “Eu vivo intensamente no meu trabalho, identifico-me com o Direito, mas a minha paixão é a educação”.

Mesmo nas circunstâncias mais adversas, pois o trabalho na direção de uma escola é espinhoso, não tenho dúvida. Mesmo diante de obstáculos, e muitas vezes das incompreensões, me sentia mais forte para seguir em frente, nunca desanimando.

Um grande educador, professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professor doutor Mário Sérgio Cortella, diz em um dos seus livros: “o professor é o partejador do futuro”. Antes de ser gestora, sou professora e, de fato, na escola se traça o futuro de crianças e adolescentes, e traçando o futuro, vivemos um presente rico em aprendizagens, pois se ensinamos e educamos jovens, com eles aprendemos muito.

Daí também surge outra verdade: o educador envelhece como todos, porém fisicamente, mas o seu espírito, a sua mente, a sua alma, se renova a cada dia, a cada ano no convívio com os alunos. Nós os preparamos para o futuro da vida em sociedade, mas deles recebemos a jovialidade que nos torna sempre jovens para entendê-los e compreendê-los.

Nosso trabalho no Visconde de Itaúna foi sempre voltado para o desenvolvimento do aluno em todos os campos, não somente o cognitivo, para que aprendesse a amar a escola, mesmo que tardiamente para alguns alunos, mas sempre é possível despertar no aluno o amor pela sua segunda casa.

Amando a escola o aluno vê nela não somente a fonte de conhecimento, mas também a vivência para a sua formação como cidadão de primeira classe.

Para esse trabalho árduo, porém prazeroso, sempre contamos com uma equipe de excelentes profissionais, entre vice-diretores, coordenadores, professores, funcionários, colaboradores, como o Dr. Guilherme Teodoro Mendes, sempre presente, Dr. Laerte Toporcov, Dr. Valdir Abdallah, Sr. Jorge Mansur, Bruno Sorrentino, sempre presente, fazendo espetáculos magníficos no nosso teatro.

Com toda essa equipe compartilhei os 22 anos de trabalho administrativo e, sobretudo, pedagógico. Profissionais esses a quem agradeço imensamente, com os quais também muito aprendi.

Hoje, quase um ano afastada do Itaúna, e me dedicando à advocacia, tenho a dizer que não ouve um único dia em que não me lembrasse dessa escola tão querida.

Agradeço mais uma vez por esta homenagem, dizendo a todos que lá trabalham e que lá estudam que não esmoreçam ante as dificuldades, que serão muitas, mas, sim, que continuem na construção do conhecimento e do trabalho pedagógico, a fim de que o Itaúna continue a ser a grande e importante escola que sempre foi, e que continue a sua missão na formação de verdadeiros cidadãos para a nossa pátria.

Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Muito bom. Parabéns à senhora, professora. Parabéns!

A professora aplaudida de pé é o reconhecimento de todos nós pelo muito que ela fez pela educação neste Brasil.

Quando a gente fala que a educação é responsável por mudar um país, não tenha dúvida, o Visconde de Itaúna está fazendo a sua parte.

Deixei para falar agora, e homenagear, citar o professor Carlos Henrique, citar a professora Lúcia, a professora Lídia, a professora Marilene, a professora Sônia, a professora Márcia, a professora Adriana e o professor Welber, e os agentes da organização escolar, a Sra. Iraci e o Sr. Daniel. E eu queria um aplauso para esses professores que eu citei nesta homenagem. (Palmas.)

Eu não citei um professor de propósito, porque ele é tão dedicado que ele vai ser homenageado agora, junto com o seu coral, o professor Caio, que é essa figura maravilhosa, essa figura que todos nós aprendemos a gostar, o professor Caio Schiavinato. Pode colocar o seu coral, professor, porque o senhor, que é esse modelo que a professora Cardelli falou, o senhor entrou na escola com seis anos de idade e hoje é um dos professores mais destacados, e hoje dirige o coral, o seu coral, o palco é todo seu, professor Caio, e dos seus alunos. (Palmas.)

Antes de o professor Caio iniciar, eu quero destacar também a professora Jacinta, responsável pela biblioteca da escola. À senhora também o nosso aplauso. (Palmas.)

Professor Caio, à sua disposição.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Parabéns, professor Caio! Parabéns a esse coral maravilhoso! Coral espetacular.

Eu vou fazer a entrega de um troféu a algumas pessoas, mas, antes, eu quero deixar perpetuado na vida de vocês, através de um diploma que, através da Assembleia Legislativa, vai chegar à casa de cada um de vocês. Aqueles que puderem preencher um papel que eu vou lhes mandar, os senhores receberão o diploma com esta data histórica, que será um orgulho ter esse material na sua casa. Eles vão distribuir um papel, aquele que tiver uma caneta, um pede para o outro, e preenche.

Nós temos um troféu das pessoas que participaram da história do Visconde de Itaúna. E eu queria que ficassem aqui atrás de mim, para que nós pudéssemos entregar esse troféu exatamente as seguintes pessoas.

Queria que aqui viessem, Antonio Jorge Mansur, ex-aluno da turma de 1945; Laerte Toporcov, da turma de 1949; Valdir Abdallah, e também o Guilherme Teodoro Mendes, nós vamos levar aí para você, Guilherme, um troféu de participação, e a mãe da aluna Giovana, Myriam Fátima Ortiz, queria que ela também ficasse aqui atrás.

Então, eles vão receber um troféu.

Eu queria que a professora Elaine me ajudasse a entregar esse troféu especial.

 

* * *

 

- É feita a entrega dos troféus.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - O ex-aluno Laerte Toporcov vai falar em nome dos agraciados.

 

O SR. LAERTE LOSACCO TOPORCOV - Prezado major Edson Ferrarini, minha prezada ex-diretora, minha diretora atual e querida, professoras, professores, ex-alunos, alunos atuais, do mesmo modo que vocês hoje recebem a semente de cultura; na década de 1940, na época da guerra mundial, nós estávamos cursando Visconde de Itaúna e recebemos essa semente de cultura que nos fez hoje assumir uma posição marcante no bairro do Ipiranga. Sabemos que vocês também serão a grande herança da Escola Estadual Visconde de Itaúna.

Muito obrigado por essa homenagem que não só o Visconde recebe, mas todos vocês, meus queridos alunos.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Ser ex-aluno do Visconde de Itaúna é um orgulho. A gente coloca isso no nosso currículo.

Muitas dessas fotos, muito de tudo isto aqui vai estar no meu Facebook, e vou pedir aos senhores depois, aqueles que puderem adicionar, aqueles que puderem participar, nós estarmos juntos no Facebook, eu vou passar a cada um dos senhores, os senhores já receberam esse papel azul que tem o Facebook para que os senhores possam me adicionar e nós estarmos juntos.

O nosso colégio é diferente, ele é diferenciado. A professora Maria Angélica falou várias vezes: você não consegue falar do bairro do Ipiranga sem citar o nosso querido Visconde de Itaúna. A gente não consegue fazer essa citação.

E nós temos visto como a gente faz, desde longa data, no meu primeiro mandato, quando uma diretora me liga e diz: “Quero falar com Vossa Excelência”. Eu não sabia de onde era e falei: “De onde a senhora é?”. Ela falou: “Sou do Visconde de Itaúna”. Falei: “Meu Deus do céu! Jamais me chame de Excelência. Onde a senhora está eu vou”. E era exatamente para as pessoas saberem que tinha uns buracos numa quadra de futebol de salão. E eu fui até lá, e em vez de tapar os buracos, eu pude construir, através da FDE, aquela quadra coberta que nós temos, que atualmente nós vamos melhorá-la muito.

E eu sei que a escola está precisando de alguns apoios, e a professora Myriam, a mãe Myriam, eu sei que ela quer vir me entregar uma carta, uma solicitação, e eu queria que ela viesse até aqui exatamente para que eu recebesse, e como deputado, eu possa ir junto aos órgãos competentes. Eu sei o carinho que o governador tem pela Escola Visconde de Itaúna, eu sei o carinho que o secretário de Educação tem pela escola, então vamos levar essa solicitação, que a dona Myriam, mãe da aluna Giovana, representando todos os pais, é uma atuante na escola, vai me entregar agora.

 

A SRA. MYRIAM ORTIZ - Eu, como representante da APM da Escola Visconde de Itaúna, solicito que o senhor nos ajude a melhorar a nossa quadra coberta, para que possamos receber mais alunos, mais campeonatos. Isso é importante, importante para o bairro, importante para a escola.

Sei que o senhor foi um dos idealizadores da escola, da quadra.

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Nós vamos melhorar.

 

A SRA. MYRIAM ORTIZ - Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Obrigado à senhora.

Esta é uma reunião de trabalho. Nós homenageamos, mas também recebemos missão, e nós iremos atrás disso que está aqui, porque aqui está a solicitação dos alunos e a solicitação dos pais.

A professora que assumiu a escola, ela assumiu com tanto carinho, com tanto entusiasmo, com tanta dedicação, que nós somos obrigados a dizer sempre que o Visconde de Itaúna é uma escola que teve de se aposentar a professora Maria Angélica, e lá chegou a nossa professora Elaine.

E a professora Elaine, a cada dia, a cada momento, mostra que entende que a educação, como professora, é o que alavanca um país. E o Visconde de Itaúna, que corpo docente! Que professores! Que pessoal da administração! Que pessoal interessado! Os pais se sentem à vontade no Visconde de Itaúna, desde o tempo da professora Maria Angélica.

Então eu queria, depois que a professora falar, os senhores vão receber, cada aluno vai receber um troféu, porque os senhores fazem parte da história do Visconde de Itaúna. Mas, com muita alegria, nós vamos, daqui um minuto, ouvir a professora e nova diretora Elaine.

Os senhores sabem da minha luta contra as drogas, 43 anos recuperando pessoas, salvando vidas e defendendo os nossos filhos! Quarenta e três anos! É um orgulho fazer isso.

E este livro infantil, para crianças de até 10 anos de idade, é um livro de prevenção às drogas. A mãe que usa esse livro, ela chega ao jovem antes que a droga. Ele é fantástico, e tenho o orgulho de ter feito este livro e, na época, implantado para 1,5 milhão de crianças no estado de São Paulo. E quando isso foi implantado, foram 1,5 milhão de vacinas que nós distribuímos em São Paulo contra as drogas.

E eu vou mandar entregar um livro deste a cada um dos senhores, para que levem e se precisarem de cinco livros deste, 10 livros deste, para usar na sua igreja, 50 livros deste, 100 livros deste, os senhores vão entrar no meu site, vão telefonar para mim e eu vou fornecer a todos os senhores. Portanto, os senhores vão receber este livro de prevenção. Chama “Nossas crianças longe das drogas”.

Foi feito por um grupo de pedagogos da Secretaria da Educação, e eu fiz a parte como psicólogo, a parte, toda ela, que eu vou no subconsciente da criança para que ela nunca use drogas. Exemplos para crianças de até 10 anos, aqui tem um momento que explica a história da Branca de Neve, então, conta-se a história da Branca de Neve para a criança e mostra que a bruxa queria fazer mal para a criança, ela tinha inveja da Branca de Neve e ela dá aquela maçã. Os senhores ouviram a história. Então, o lado sem veneno a bruxa morde, depois vira e dá para a Branca de Neve, ela morde e desmaia. Vai para a floresta, surgem os Sete Anões, que vão cuidar. E vai...

Moral da história, a Branca de Neve tinha o direito de dizer não para a bruxa, você tem o direito de dizer não a qualquer amigo que lhe der qualquer coisa que lhe prejudique, qualquer cigarro, qualquer bebida, qualquer tipo de droga. Você, orgulhosamente, pode dizer: “Eu não quero, eu estou fora.” Pode crer, ao fazer assim, o senhor está marcando a sua vida, uma trajetória muito bonita.

E este livro é para que os senhores levem embora e depois me peçam quantos precisar.

A professora, vamos ouvir agora a nossa diretora, a nossa querida professora Elaine.

 

A SRA. ELAINE LEITE CASA VECHIA - Excelentíssimo senhor deputado coronel Edson Ferrarini, na pessoa de quem cumprimento a Presidência da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, que homenageia a nossa escola nesta noite. Ilustríssima senhora professora Maria Isabel, não presente, mas lembro, como nossa dirigente regional de ensino.

Ilustríssima senhora professora doutora Maria Angélica Cardelli, minha predecessora na direção da Escola Estadual Visconde de Itaúna, grande mestra e homenageada da noite.

Autoridades do bairro do Ipiranga, ex-alunos e amigos da escola. Senhoras vice-diretoras, professora Neusa, professora Elizabeth, professora Cristina, que compartilham comigo o trabalho de dirigir o Visconde de Itaúna. Senhora coordenadora, professora Denise. Senhores professores presentes.

Senhora Myriam Ortiz, membro da Associação de Pais e Mestres, na pessoa de quem cumprimento todos os pais e convidados.

Caros alunos, eu me sinto honrada em estar nesta noite nesta digna Casa de Leis, onde os destinos de nosso estado são decididos, recebendo tão grande homenagem pelos 84 anos da escola Visconde de Itaúna.

Há quase 10 meses, quando assumi a direção dessa escola, recebi o desafio de continuar o excelente e renomado trabalho de minha ilustre predecessora, professora Maria Angélica.

Vim executando e descobri que muito mais do que a fama de ser uma das mais tradicionais escolas de São Paulo, o Visconde de Itaúna é uma verdadeira casa, onde uma grande família convive diariamente, batalhando e vencendo pela causa da educação.

Qualidade é a palavra-chave dos nossos esforços, e para conclusão desse objetivo é que prezamos tanto nossa equipe de professores, mas também a comunidade escolar formada por nossos alunos e suas famílias presentes aqui.

Sabemos que a escola pública é desafiadora nos dias de hoje, para que cumpra a sua missão de permanecer oferecendo a tão almejada educação de qualidade e, assim, todos nós envolvidos nesse processo somos responsáveis para que esse resultado ocorra.

Por essa razão, estendo a todos os senhores, professores, pais e aos queridos alunos esta homenagem tão especial pelo aniversário da nossa escola. Parabéns a todos por fazerem parte desta Casa.

Oitenta e quatro anos de história de uma escola é sim motivo de comemoração, pois o estado de São Paulo, em seu compromisso pela valorização da escola pública, tem sim grandes referenciais de instituições e, principalmente, de profissionais honrados, que precisam ser lembrados e homenageados, como é o caso da nossa professora Maria Angélica, como está ocorrendo hoje aqui.

Agradeço, portanto, ao privilégio de estar aqui nesta noite, pois essa homenagem coroa um trabalho que começou com a professora Maria Angélica e hoje, com muito respeito e admiração, está em minhas mãos.

Desta forma, em nome da Escola Estadual Visconde de Itaúna, eu agradeço ao nobre deputado coronel Edson Ferrarini pela iniciativa desta homenagem, pois o bairro do Ipiranga admira e reconhece o caríssimo ex-aluno como um dos seus filhos mais ilustres.

Esperamos muitos outros deputados Ferrarini se formando nas nossas salas de aula, para que o Brasil seja renovado e transformado pela educação. Educação essa que buscamos oferecer com muito carinho e determinação.

Mais uma vez parabenizo a toda a nossa comunidade do Visconde de Itaúna por nossos 84 anos de tradição e modernidade.

Muito obrigada a todos. (Palmas.)

 

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Muito obrigado, professora Elaine. Eu queria que a senhora permanecesse aí, professora, porque a senhora vai receber um diploma e um troféu.

O diploma, quem vai entregar vai ser a professora Maria Angélica, e o troféu eu quero ter a alegria de entregar a ela.

Então, professora Maria Angélica, a senhora pode entregar esse diploma e eu entrego o troféu à professora Elaine.

 

* * *

 

- É feita a entrega das homenagens.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - A professora Maria Angélica me faz um citação para que nós lembremos da presença do ator Bruno Sorrentino, diretor de teatro da Escola Estadual Visconde de Itaúna. Onde está o Bruno? Levante a mão, Bruno, para que nós possamos cumprimentá-lo. E a professora Andrea Mastrorosa, ex-vice-diretora. Onde está? Levante a mão. Esses dois heróis também merecem o nosso aplauso, a nossa homenagem, a todos os senhores. (Palmas.)

Eu fiz um troféu para que os senhores guardem, todos que aqui estiveram. Então, professor Caio, o seu coral, tão bem treinado pelo senhor, vai fazer a distribuição.

A minha equipe também e os professores podem me ajudar a fazer essa distribuição, professores, para que os senhores possam andar um pouco e entregar para um ex-aluno, entregar para os alunos atuais, entregar para alguém que os senhores acham que mereça.

Podem pegar, professores, podem ajudar. O professor Caio está com o seu coral, pode levar, professor, pode entregar. Vai dando daqui para lá. O importante é que cada um receba esse troféu e tenha a honra de guardá-lo na sua casa.

Ele está dizendo que você, ao participar desta solenidade, está fazendo parte da homenagem da sociedade de São Paulo ao Visconde de Itaúna.

Nós estamos aqui numa Casa de Leis, aqui é a Casa do Povo, é o povo dizendo ao Visconde de Itaúna muito obrigado por tudo que os senhores fazem.

Tanto assim que algumas autoridades que não puderam estar presentes mandaram os seus ofícios cumprimentando. Assim foi o deputado Aldo Demarchi. Também recebemos, dizendo que agradece imensamente o convite para esta sessão solene, e ele aproveita o ensejo para renovar a sua admiração, é o deputado estadual Bruno Covas também.

Recebemos da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho um ofício, com muito carinho, assinado pelo Secretário Estadual de Emprego e Relações do Trabalho, Tadeu Morais de Sousa.

Recebemos também um outro ofício muito carinhoso do gabinete da primeira dama, assinado por dona Lu Alckmin, dizendo que em virtude de compromisso anteriormente assumido, ela não pôde estar aqui, mas manda os seus cumprimentos para toda a Escola Estadual Visconde de Itaúna, todos seus alunos e todos seus professores.

Outro deputado que também agradece o convite, e esse deputado orgulhosamente quer ser representado aqui, é o deputado João Caramez.

E eu recebo, da senhora Maria Helena, diretora presidente do jornal “Gazeta do Ipiranga”, ela dizendo o quanto ela tem apreço pelo Colégio Visconde de Itaúna e está feliz pelos seus 84 anos e ela está à disposição para a publicação do que puder aqui ser registrado e ela diz que a Cíntia Proença é a sua assessora de imprensa.

Nós estamos aqui, e os senhores receberam um troféu. Continuarão recebendo até que todas as pessoas se sintam...

A professora Elaine, eu vou pedir a ela que volte ao microfone para que ela faça uma colocação muito importante, mas muito importante.

 

A SRA. ELAINE LEITE CASA VECHIA - O desejo de partilhar com vocês um pouco da história de Maria Angélica Cardelli.

A professora Maria Angélica Cardelli, aposentada na Escola Estadual Visconde de Itaúna, possui um histórico de vida profissional fascinante pelo seu apreço e dedicação à causa da educação.

Nascida em Campinas, adotou São Paulo como sua segunda naturalidade. Maria Angélica é formada em Geografia, pela PUC de Campinas, Pedagogia pela USP e Direito pela FMU. É pós-graduada na Universidade de Paris, Sorbonne, na área de Geografia Humana e Economia da América Latina. É especializada em Administração Pública pela Fundap e Gestão Escolar pela Unicamp, e ainda é formada em Piano e Teoria Musical pelo Conservatório “Dr. Gomes Cardim”.

Como professora, Maria Angélica ingressou no magistério público oficial do Estado de São Paulo em Campinas, e se efetivou na cidade de Botucatu, sendo removida, depois, para Jundiaí.

Nessa cidade dirigiu a escola Professora Ana Pinto Duarte Paes e, apesar de muito jovem, iniciou um brilhante trabalho numa gigantesca escola, que à época possuía cinco mil alunos, funcionando em cinco turnos.

De lá para cá veio, removida, para São Paulo, na Escola João Maria Pires de Aguiar, localizada no Moinho Velho. Posteriormente, a professora Maria Angélica foi convidada para dirigir a Escola Professor Gualter da Silva.

Maria Angélica se efetivou como diretora de escola na Escola Professor Astrogildo Silva, no Jardim Patente.

Reconhecida por seu excelente trabalho, a professora Maria Angélica obteve fama por transformar uma escola sem brilho numa das melhores da região.

Em 1991, Maria Angélica se removeu para a Escola Estadual Visconde de Itaúna, onde consolidou seu renome pelo bairro do Ipiranga e por toda a cidade de São Paulo, iniciando projetos e trabalhos referenciais na educação, na área de multimídia, informática e artes em geral, através de banda, fanfarra, coral e teatro. Todos os resultados e apresentações da escola foram premiados, inclusive convidados pela Secretaria da Educação para apresentações oficiais.

Em 1998, Maria Angélica recebeu o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar outorgado pelo Ministério da Educação, sendo um coroamento de sua bem-sucedida carreira e de seus esforços em prol da causa educativa.

No ano de 2013, a professora Maria Angélica se aposentou do cargo de diretora de escola, sendo homenageada pelas associações de bairro como personalidade do Ipiranga, após 22 anos na direção do Visconde de Itaúna.

Pais, alunos, ex-alunos, professores, ex-professores, ex-diretores e toda a comunidade escolar teceram grandes homenagens à ilustre professora e diretora, que tanto ensinou a todos que tiveram o privilégio de passar por sua trajetória.

Embora aposentada no cargo, a professora Maria Angélica permanece na ativa. É advogada atuante na área de Direito Civil, e produz materiais e leciona em cursos preparatórios para concurso público, na área da educação, pois como a própria professora sempre disse, “me identifico com o Direito, mas sou apaixonada pela educação”.

Maria Angélica Cardelli, sinônimo de conhecimento, trabalho, dedicação e uma vida inteira doada à educação do estado de São Paulo.

Eu, em particular, agradeço pessoalmente à professora Maria Angélica, pois ela participou diretamente da formação escolar do meu filho, Henrique, onde ele cursa o 5º ano de Engenharia Mecânica, e devo a ela, enquanto diretora daquela escola, votos de formação ao meu filho.

Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - É o agradecimento da alma, do fundo da alma, do fundo do coração. E é exatamente o que eu vi, ainda na semana passada, estando lá na escola na homenagem ao Dia das Mães. Seguindo a tradição, uma solenidade muito carinhosa, e eu via que nos olhos de cada mãe eu sentia a gratidão, como disse agora a professora Elaine, e cada mãe queria dizer aos professores e ao pessoal da Administração: “Deus lhes pague por tanta dedicação. Os senhores estão fazendo do meu filho, da minha filha, um cidadão de bem, uma pessoa que será muito útil a ela própria e à sociedade”.

Na semana passada, quando pude entregar uma rosa para uma mãe, eu senti dessa forma. E se nesta sessão solene ao povo de São Paulo, representado por este deputado, que nasceu no Ipiranga, que estudou na nossa querida Escola Visconde de Itaúna, me inspira a dizer a cada um dos senhores: muito obrigado, a cada professor e muito obrigado a cada funcionário dessa escola. Vocês ajudam Deus a melhorar o mundo.

Esgotado o objeto desta sessão, quero agradecer às autoridades aqui presentes, aos alunos, aos professores, a todos aqueles que aqui estiveram, quero agradecer à minha equipe de trabalho, quero agradecer aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, ao Cerimonial, à Secretaria Geral Parlamentar, à Imprensa da Casa, à TV Legislativa e às Assessorias Policiais Civil e Militar, bem como a todos que, com as suas presenças, colaboraram para o êxito desta sessão.

E, desta forma, cheio de orgulho, eu declaro encerrada esta homenagem aos 84 anos da Escola Estadual Visconde de Itaúna. Fiquem com Deus. (Palmas.)

Está encerrada a sessão.

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 45 minutos.

 

* * *