http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

02 DE JUNHO DE 2014

026ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO “DIA DA COMUNIDADE ITALIANA”

 

Presidente: ALEX MANENTE

 

RESUMO

 

1 - ALEX MANENTE

Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que o presidente Samuel Moreira convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Alex Manente, na direção dos trabalhos, para comemorar o "Dia da Comunidade Italiana". Nomeia as autoridades presentes. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Italiano" e o "Hino Nacional Brasileiro".

 

2 - MAURO MARSILI

Ministro e Cônsul-Geral da Itália em São Paulo, agradece a homenagem. Lembra que se comemora os 68 anos da República Italiana. Destaca o período de paz e prosperidade no pós-guerra. Afirma significativa a presença italiana e suas influências em São Paulo. Informa que são 15 milhões de ítalo-brasileiros. Enaltece o trabalho e o sucesso dos imigrantes, bem como a gana de vencer e criar coisas significativas. Agradece a acolhida dos brasileiros, a amizade e o respeito dedicados à comunidade italiana. Parabeniza os homenageados.

 

3 - RENATA BUENO

Deputada da USEI (União Sul-Americana dos Emigrantes Italianos), cumprimenta os componentes da mesa. Faz histórico de sua atividade parlamentar como integrantes do PPS. Comunica ser a primeira deputada nascida no Brasil, eleita para o Parlamento Italiano. Ressalta a afinidade entre os dois povos.

 

4 - FÁBIO PORTA

Deputado, saúda os componentes da Mesa. Elogia os homenageados. Faz saudação especial ao Conscre. Solicita que fosse feita homenagem, com palmas, ao trabalho do cônsul, que deve terminar sua missão em São Paulo. Recorda que São Paulo é a maior cidade italiana fora da Itália. Enaltece as relações entre Itália e o Brasil.

 

5 - FAUSTO LONGO

Senador, enfatiza o reconhecimento à comunidade italiana por parte deste Legislativo. Fala de sua representação parlamentar e da extensão territorial, com 120 territórios fora da Itália. Lembrou ser trabalho complexo, com demandas e necessidades de cerca de 60 milhões de descendentes na América Latina. Destaca a representação paulistana, o orgulho e carinho que recebem. Discorre sobre a República Italiana. Cita dificuldades para aperfeiçoamento da democracia, bem como da tomada de decisões. Elogia o ex-deputado Vitor Sapienza que, desde 1991, homenageia a comunidade italiana. Justifica homenagem ao ex-parlamentar, com a entrega de busto de Giuseppe Garibaldi.

 

6 - PRESIDENTE ALEX MANENTE

Recorda o seu ingresso nesta Casa. Fala do aprendizado que teve com o então deputado Vitor Sapienza, também integrante do PPS, de quem se considera discípulo.

 

7 - VITOR SAPIENZA

Ex-Deputado Estadual, dá conhecimento de sua alegria em receber a comunidade ítalo-brasileira. Recorda a instituição do "Troféu Loba Romana", entregue a cerca de 400 personalidades. Louva o talento e o esforço dos italianos e seus descendentes, bem como os laços econômicos e culturais. Recorda a saga dos imigrantes e os desafios que enfrentaram com o idioma, a cultura, as incertezas e a saudade dos entes queridos. Elogia o trabalho incansável e a superação em busca da vitória. Ressalta a participação italiana em vários setores. Louva a memória dos antepassados. Anuncia a entrega do "Troféu Loba Romana " a 14 personalidades, das quais deu conhecimento da biografia, intercaladamente com o requerente desta sessão.

 

8 - CARLOS NASCIMENTO

Jornalista, fala em nome dos homenageados, expressa-se em italiano e em português. Dá conhecimento de suas origens familiares na cidade de Jaú. Agradece a homenagem recebida. Recorda sua viagem à Itália. Lembra a vinda de seus ancestrais ao Brasil e o exemplo deles recebido. Ressalta o trabalho e a relevância dos italianos na vida brasileira. Lembra a citação de "direitos" em detrimento do "trabalho". Recorda as atividades de seu avô. Enfatiza a austeridade, a responsabilidade e os valores que tenta transmitir a seus filhos e netos. Lamenta a falta de convivência com os familiares nos dias atuais. Louva a orientação que teve para a vida.

 

9 - PRESIDENTE ALEX MANENTE

Agradece a oportunidade de realizar esta sessão, visando retribuir o que o Estado de São Paulo herdou da comunidade italiana. Enfatiza a importância da comunidade italiana em muitas cidades paulistas. Destaca a importância do trabalho para se conseguir qualidade de vida para as próximas gerações. Recorda as dificuldades do pós-guerra. Reitera agradecimentos ao ex-deputado Vitor Sapienza. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Alex Manente.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Dia da Comunidade Italiana.

Convido para compor a Mesa principal o deputado Vitor Sapienza. (Palmas.)

Deputado Alex Manente. (Palmas.) O deputado Alex Manente presidirá os trabalhos.

O senador Guilherme Longo. Fausto Guilherme Longo. (Palmas.)

Deputado Fabio Porta. (Palmas.)

Ministro Mauro Marsili, cônsul-geral da Itália. (Palmas.)

Registramos a presença da deputada Renata Bueno, que também será homenageada. (Palmas.)

Com a palavra o deputado Alex Manente.

 

O SR. PRESIDENTE - ALEX MANENTE - PPS - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Senhoras deputadas, senhores deputados, minhas senhoras e meus senhores, essa sessão foi convocada pelo presidente efetivo desta Casa, atendendo solicitação deste deputado com a finalidade de comemorar o Dia da Comunidade Italiana.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Italiano e logo após, o Hino Nacional Brasileiro, sob a regência do maestro 1º Sargento Jeferson Bernardo.

 

* * *

 

- É feita a execução do Hino Nacional Italiano.

 

* * *

 

- É feita a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ALEX MANENTE - PPS - Gostaria de, nesse momento, convidar para fazer uso da palavra, o ministro Mauro Marsili, cônsul-geral da Itália em São Paulo.

 

O SR. MAURO MARSILI - Boa noite a todos.

Só uma palavra para agradecer mais uma vez o deputado Vitor Sapienza e a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo por esta homenagem em honra da Itália, de sua festa nacional, da Festa da República Italiana.

Hoje, 2 de junho, a Itália tem 68 anos de República. Um momento muito importante, muito significativo para a Itália, que passou um período de paz e de prosperidade depois da guerra de 1948, quando foi estabelecido o final da guerra.

Muito obrigado por esta reunião.

Eu sei que São Paulo tem uma presença italiana enorme, eu sou cônsul-geral há quatro anos aqui em São Paulo e, ainda hoje, estou vendo, maravilhando-me com a grandíssima influência, grandíssima presença da Itália aqui nessa cidade, nesse estado.

Fala-se de 15 milhões de ítalo-descendentes no estado de São Paulo e seis só na cidade de São Paulo. A cada três pessoas que se encontram em São Paulo, uma tem sangue italiano. Uma coisa incrível e que explica muito bem o trabalho que os italianos fizeram aqui, o sucesso que os italianos encontraram aqui nessa cidade com trabalho, com coragem, com muita gana de vencer e de fazer coisas boas para o Brasil.

E temos também que lembrar o grande Brasil que acolheu os italianos depois de 1880, 1890, quando começaram a chegar aqui os italianos, sempre com grandíssima amizade, grandíssimo respeito.

Desta vez, este evento é muito importante para lembrarmo-nos de todas essas coisas.

E mais uma vez obrigado ao deputado Vitor Sapienza, a toda a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a todos os convidados e parabéns especiais para os premiados, homenageados de hoje que são pessoas amigas da Itália, pessoas que representam a Itália aqui em São Paulo de uma maneira maravilhosa.

Muito obrigado e boa noite. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ALEX MANENTE - PPS - Vamos anunciar antes e cumprimentar a presença do vice-almirante Liseo Zampronio, comandante do 8º Distrito Naval; Dr. Paulo Adib Casseb, presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo; Dr. Fernando Grella Vieira, secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Coronel PM Benedito Roberto Meira, comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo; professor Herman Voorlwald, secretário de Estado da Educação; Mario Sergio Cutait, Sr. Álvaro Cotomacci, vice-cônsul da Itália em Campinas; major-brigadeiro do ar, Paulo Roberto Petrucci.

Gostaríamos de ouvir agora as palavras da deputada Renata Bueno.

 

A SRA. RENATA BUENO - “Buona notte a tutti”. É um grandíssimo prazer estar aqui com vocês, Alex, deputado Vitor Sapienza, que além de serem deputados eleitos pelo povo paulista, são meus colegas de partido. Eu nasci politicamente no Brasil, cumprindo aqui uma missão de vereadora na cidade de Curitiba e aprendendo a boa política com o PPS.

Na última eleição, graças à ajuda de toda a comunidade italiana, que já tinha me prestado em vários projetos há muitos anos, fui eleita a primeira deputada nascida no Brasil para o Parlamento italiano.

Para mim é uma honra muito grande hoje vir aqui e receber esse prêmio em nome dos nossos deputados e uma homenagem que eu faço, não só aos italianos na América do Sul, mas toda a afinidade que existe entre o povo brasileiro e o povo italiano.

É um imenso prazer realmente estar aqui essa noite, muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ALEX MANENTE - PPS - Agradecemos a presença da deputada Renata Bueno, é um orgulho para nós do PPS tê-la como representante internacional do nosso partido. Quero passar a palavra agora ao deputado Fabio Porta.

 

O SR. FABIO PORTA - “Buona sera a tutti”. Boa noite a todos.

Caro Vitor Sapienza, é um orgulho e uma honra mais uma vez estar aqui junto com você, e principalmente porque faço parte desta bela família dos homenageados com a Loba Romana.

Cumprimento minha colega deputada Renata Bueno, que a partir de hoje também recebe este merecido prêmio.

Quero saudar também o meu colega, senador Fausto Longo, que nos representa com grande orgulho e dignidade no Senado.

Falando da comunidade italiana, não posso deixar de fazer uma saudação especial para nossa presidente do Comitê de São Paulo, Rita Bragioli Costa, nossa liderança nesta cidade, neste estado.

Quero cumprimentar também o nosso cônsul Mauro Marsili que, infelizmente, daqui a poucos meses vai nos deixar. Queria também uma salva de palmas para ele, que vai para o Peru como embaixador. (Palmas.)

E dizer que esta festa da República que, no dia de hoje 2 de junho, se comemora no mundo inteiro, não poderia ser comemorada de maneira melhor, numa data melhor que a data de hoje, na maior cidade italiana no mundo que é São Paulo.

Parabéns a todos.

Parabéns, Itália pelos 68 anos de República e parabéns ao Brasil e aos brasileiros que acolheram com tanto amor esta grande comunidade que, com certeza, vai ter muitos anos pela frente, pela República Italiana e pelas relações Itália-Brasil que todos nós estamos trabalhando para que sejam sempre maiores e mais bem sucedidas.

Muito obrigado, “grazzie a tutti”. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ALEX MANENTE - PPS - Gostaria de comunicar aos presentes que esta sessão está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia nesse sábado dia 7 de junho, nove horas da noite pela Net canal 07, pela TV Vivo no canal 66 analógico e 185, digital, além da TV Digital aberta, canal 61.2.

Gostaríamos também de agradecer a presença do vereador de São Bernardo do Campo, vereador Hiroyuki Minami, que é o autor da homenagem da comunidade italiana na cidade de São Bernardo. Cumprimento o secretário de Cultura da cidade de Santo André, Raimundo Salles.

Parabéns e obrigado pela visita de vocês.

Quero também passar a palavra agora ao nosso senador Fausto Longo que, após o pronunciamento, irá entregar uma homenagem ao nosso querido deputado Vitor Sapienza.

 

O SR. FAUSTO GUILHERME LONGO - Primeiramente boa noite a todos.

Parabéns mais uma vez ao Vitor, ao Alex, a esta Casa, que ano a ano presta essa homenagem que na verdade é um reconhecimento daquilo que a comunidade italiana fez, tem feito e ainda fará para o estado de São Paulo, por São Paulo e pelo Brasil.

Eu fico muito feliz de representar essa comunidade no Senado da República. A minha tarefa e a do Fabio, a tarefa da Renata Bueno não tem sido tão simples, é uma tarefa realmente difícil, porque nós temos uma dimensão territorial na América do Sul para cuidar, que significa praticamente perto de 120 territórios iguais ao da Itália. E isso torna nosso trabalho bastante complexo, para a gente compreender as demandas, as necessidades de cada italiano, de cada lugar.

Os italianos andinos, os italianos venezuelanos, os ítalo-peruanos, enfim, toda essa grande família de 60 milhões de ítalo-descendentes que vivem na América do Sul, 60 milhões de almas italianas. Trinta milhões no Brasil, 16 milhões no estado de São Paulo. Aquilo que o cônsul disse, de cada três paulistanos que vivem aqui nessa cidade, um é descendente de italiano, quer dizer, um terço da cidade, que percorre essas ruas, que ajuda a construir essa realidade, é italiano que carrega no peito essa italianidade que a gente carrega com orgulho, com carinho.

E nessa data são 68 anos de República.

O que são 68 anos de República principalmente para aqueles que militam em partidos de tendência progressista, que lutaram, inclusive como o Vitor Sapienza na sua própria história, que ajudou a resgatar o Estado de Direito para esse país? A gente sabe quanto é, não é Renata, Fábio, a gente manter a democracia, manter e cada vez mais aperfeiçoar esse processo de participação das pessoas nos processos de decisão, não é tão simples.

E eu vejo nesses 68 anos de República, eu vejo na figura do Vitor Sapienza, todo ano, desde 1991, são 23 anos homenageando cada um dos nossos concidadãos italianos de alma italiana. Todo ano.

Esse ano eu pensei, porque que nunca ninguém foi lá e homenageou esse trabalho belíssimo que tem sido feito por esse grande, mas grande ítalo-brasileiro que é o Vitor Sapienza. E eu resolvi trazer do Senado da República uma lembrança que demonstrasse claramente a gratidão do provo italiano de São Paulo, dessa nossa Itália que é aqui a essa grande figura que tem feito um papel, aliás, tem feito um papel, um percurso quase igual daquele herói de dois mundos só que em vez de serem dois mundos separados por um oceano, são dois mundos que convivem no mesmo território, que são os italianos que vieram de lá e os italianos daqui, certo Rita?

Quer dizer, nós temos uma grande comunidade, um grande coração, e eu gostaria de entregar essa singela homenagem que é pequena perto da monstruosidade do trabalho que tem sido feito pelo Vitor Sapienza. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. VITOR SAPIENZA - “Ao deputado estadual Vitor Sapienza que, como Giuseppe Garibaldi, mas sem armas, trabalha incansavelmente pela união dos italianos de São Paulo.

Fausto Guilherme Longo, senador da 17ª Legislatura, Roma – São Paulo, 02 de junho de 2014”.

Muito obrigado.

O autor é Angelo Giannelli, senador, eu ganhei a noite.

Obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - ALEX MANENTE - PPS - Agora ouviremos a palavra do deputado Vitor Sapienza, mas antes eu gostaria, Vitor, se me permite chamá-lo assim, de contar um pouco o motivo de eu estar aqui hoje presidindo.

Eu quero relembrar um pouco a história. Em 2007, quando eu cheguei a essa Casa como deputado, Deus me deu o privilégio de estar no seu partido e tê-lo como professor ao longo desses oito anos que estou aqui na Assembleia Legislativa.

Para mim foi um grande orgulho, quando o senhor me solicitou que nós pudéssemos presidir e promover a Festa da Comunidade Italiana aqui na Assembleia Legislativa.

Como seu discípulo e aluno aqui, eu tenho de dizer a essa comunidade que eles têm, de fato, um grande representante que luta com muito afinco e que certamente orgulha todos os italianos do Brasil e os descendentes de italianos no Brasil, como eu, que sou aqui um aluno e um discípulo seu.

Com a palavra nosso grande representante, deputado Vitor Sapienza. (Palmas.)

 

O SR. VITOR SAPIENZA - Eu vou pedir licença para falar sentado.

Numa época, eu imaginava que seria jogador de futebol, tenho os dois meniscos estourados, então ficando muito tempo em pé vai estourar o terceiro, digo, existe menisco interno e externo, não tem o terceiro pé, não, pessoal.

Senador, o senhor me tirou do sério.

Senhoras e senhores deputados, é uma alegria tê-los aqui nessa Casa, que abre as suas portas para que possamos comemorar a data nacional da nossa Itália.

Quando decidimos pela criação do Troféu Loba Romana, talvez nem imaginássemos que um dia chegaríamos à meta que atingimos.

Hoje estamos chegando à marca de quase 400 homenageados. Esse número retrata bem o talento e esforço dos italianos e seus descendentes, pessoas que tanto fizeram para estreitar ainda mais os laços econômicos e culturais entre Brasil e Itália.

Foi isso que herdamos daqueles valentes, que não hesitaram em cruzar o Atlântico, indo em busca de novos desafios. Desafios representados pelo idioma, pela cultura, pela dureza do terreno a ser desbravado, pelas incertezas de uma terra estranha, desafio de deixar os entes queridos e talvez o mais rigoroso deles, a saudade.

As faces queimadas pelo sol na lavoura, os calos nas mãos, o rigor do trabalho braçal, tudo isso foi deixado de lado, superado por uma palavra simples, mas difícil de ser conquistada: vitória. Sim, vitória.

 E hoje, decorridas tantas décadas, percebe-se que a semente germinou, deu flores e frutos e a sua presença está na arte, na música, na comida, no artesanato, na religião. Essa somatória pode ser definida de maneira simples: cultura.

Assim, hoje quando falamos de nossos antepassados, falamos de uma luta vitoriosa e temos consciência de que somos parte disso.

Devemos manter a cabeça erguida. Temos de dar valor ao que eles fizeram, os possíveis fracassos fizeram deles pessoas mais fortes. Os sucessos, que foram muitos, fizeram deles pessoas melhores e a prova aqui está. E nós, humildemente, procuramos reconhecer quando passamos, às suas mãos, a nossa Loba Romana e segue agora a entrega de todos os homenageados desse ano.

Gostaríamos de informá-los que a chamada de nossos homenageados será feita por ordem alfabética.

Seu pai nasceu em Carrara e sua mãe, em Tivoli. Em 1953, seu pai foi convidado a assumir a diretoria industrial da Pirelli, em Santo André, na grande São Paulo. Antes de viajar ele se casou com a jovem Euliana, no ano seguinte nasceu o nosso homenageado.

Em sua vida profissional, ele herdou do pai o espírito de luta e a arte de administrar. Em 1981, fundou a FPS do Brasil, em sociedade com a Fratelli Predini Sarezzo, na produção de rodas de liga leve destinadas às montadoras de veículos.

Com a globalização, em 1997, a FPS da Itália e do Brasil foram adquiridas pela Hayes Lemmerz, que é a maior produtora mundial de rodas veiculares, chamando para receber a sua Loba, o Sr. Antonio Bernardini. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ALEX MANENTE - PPS - O nosso homenageado tem um nome muito familiar e é para nós motivo de grande orgulho. Ele é filho de italianos oriundos de Tito. Seu pai veio para o Brasil com 21 anos, disposto a se aventurar em um país que já havia acolhido o seu outro irmão. Casou-se com uma brasileira com quem teve três filhos, Michelina, Maria e Antonio. Hoje ele tem cinco netos.

Com muito trabalho e busca de oportunidades, ele construiu uma lenharia, hoje um comércio praticamente extinto, que fornecia lenha para os restaurantes e residências de São Paulo.

Ele cresceu jogando futebol e atuou no time de aspirantes do Corinthians, jogando ao lado de craques como Rivelino. Entretanto, teve de optar pelo trabalho e administrar o comércio do pai.

Atualmente é diretor da empresa Cardal, fabricante de duchas e aquecedores de água.

Chamamos o Sr. Antonio Sapienza. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. VITOR SAPIENZA - Ele começou na profissão em 1968, em Dois Córregos, sua cidade natal, sem se esquecer de suas origens profissionais no jornal “O Democrático” e na “Rádio Cultura” daquela cidade. Podemos citar a “Rádio ABC”, de Santo André, a “Rádio América”, a “Rádio Globo”, “TV Globo” onde, além de reportagens, apresentou o Globo Repórter e o Globo Rural.

Em 1981, ganhou o Prêmio Vladimir Herzog de jornalismo, um dos mais importantes do país. Foi ganhador do prêmio Comunique-se, como melhor âncora e melhor apresentador de TV no Brasil. Foi editor-chefe e apresentador na “Cultura”, na “TV Record”, no Grupo Bandeirantes e desde 2006 é editor e âncora do “Jornal do SBT”.

Chamamos, com muito orgulho, o jornalista Carlos Nascimento. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ALEX MANENTE - PPS - O cônsul tem um compromisso às 21h e nós agradecemos e solicitamos uma salva de palmas pela presença dele engrandecendo nossa sessão solene. (Palmas.)

Nascido na Catânia, ele estudou no Colégio Leonardo da Vinci, depois na Universidade de Catânia onde fez economia e comércio.

No Brasil cursou Comércio Exterior, na Fundação Getúlio Vargas. Legislação Alfandegária, operador de bolsa na BMF e graduou-se em Administração. Em sua experiência profissional, constam trabalhos realizados na Itália, no setor de seguros, empresas vinícolas e do setor imobiliário.

No Brasil, é proprietário administrador na empresa de importação e venda de grifes italianas na cidade de São Paulo.

Chamamos o vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil-Itália, Sr. Francesco Paternò. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

 O SR. VITOR SAPIENZA - Ele cursou Engenharia Mecânica e hoje, com 35 anos de trabalho, acumula grande experiência no segmento de papéis, vendas no varejo e comércio exterior, além do segmento de refeições industriais.

É diretor da Manikraft Guaianazes de Papel e Celulose. Acumula também o cargo de diretor na Alvorada Convertedora de Papéis. Dirige a IBRIM – Empresa Brasileira de Refeições Industriais e também a Bio Brasil.

É coordenador do grupo de reciclagem da Associação Brasileira de Papéis e Celulose, membro da Associação Basilicata de São Paulo.

Chamamos o Sr. Loreto Bove Neto.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. VITOR SAPIENZA - Sua família tem origem em Trieste. Menino ainda, conseguiu um emprego na empresa Carbex, e andava a pé quilômetros até chegar ao emprego. Começou como faxineiro e depois de 25 anos de muito esforço, chegou ao cargo de diretor. Nesse período, cursou a universidade, chegou a recusar a proposta de ser superintendente. Resolveu montar sua própria empresa.

De um pequeno salão ao lado da casa, a empresa cresceu e partiu para dois galpões, onde são produzidas embalagens para calçados, bebidas e frutas que são exportadas para vários países.

Depois desses desafios, o nosso homenageado partiu para outro, o trabalho voluntário na Apae de Cajamar e segundo eu que conheço várias Apaes, é a Apae mais organizada, talvez do Brasil. Isso eu estou falando de improviso, senador.

Ele desenvolve um trabalho digno de ser visitado. Com toda a sinceridade, cada vez que eu vou visitar a Apae, eu tomo uma injeção de coramina, de ânimo. Mesmo porque no Dia das Mães eu lá estive, ele apresentou umas pessoas com síndrome de Down cantando músicas de sucesso e com toda sinceridade, para mim foi tão difícil perceber que era dublagem, face à forma como ele e a sua equipe comandam.

Então, dentro desse quadro, com uma satisfação muito grande, eu chamo o Luiz Osvalter Tomazin, que é o orgulho de todas as Apaes do Brasil. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ALEX MANENTE - PPS - Nascido e criado em São Bernardo do Campo, ele é formado em Administração de Empresas, em Direito e tem MBA em Marketing de Serviços.

Desde 1992, está à frente da empresa Rocco Lubrificantes. Casado, pai de três filhos, o nosso homenageado foi assistente de Cerimonial na Câmara Municipal de São Bernardo, onde é suplente de vereador. Ele é um dos fundadores da Comunidade São Martinho e membro do Elos Clube da comunidade lusófona.

Em 2011 foi eleito governador elista desta entidade.

Chamamos meu amigo, conterrâneo de São Bernardo, Marcelo Rocco. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. VITOR SAPIENZA - Natural de Jundiaí, onde iniciou os seus estudos, ele concluiu o ensino médio em Campo Limpo Paulista. Formado pela Faculdade Campo Limpo, leciona História, Filosofia e Sociologia na rede oficial de ensino.

Trabalhou em várias paróquias de sua região. Na Igreja Católica Apostólica Brasileira, ele está encardinado à Diocese de Jundiaí. Foi ordenado presbítero em 1990.

Em 1993 foi elevado ao título de monsenhor. Assumiu o cargo de vigário-geral da diocese e ali permaneceu por 16 anos.

Consagrado bispo pela Prelazia de Jarinu e região, com mandato apostólico do governo central da Igreja, em Brasília.

Mantém intenso trabalho pastoral junto aos menos favorecidos, sendo reconhecidos pelos vários títulos honoríficos que recebeu em vários municípios onde atuou.

Chamamos Dom Paulo Geraldo Perboni. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ALEX MANENTE - PPS - Ele é nascido em Tito e chegou ao Brasil aos 25 anos, em 1956. Trabalhou na Companhia Antártica, na área de manutenção e pintura. Foi lá que aprendeu o idioma e conheceu o sistema de trabalho aplicado no país.

Tornou-se empresário na área de pintura, atividade que exerceu até a aposentadoria. Foi fundador do Lions Clube de Campos Elíseos.

Apaixonado pela música italiana, fundou o Coral Fantasia Italiana. Em 1990 fundou a Terrazza Tito, um espaço cultural onde mantém as tradições, música, dança e comidas típicas.

O nosso homenageado é diretor do Circolo Italiano.

Senhor Pietro Carlo Spera. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ALEX MANENTE - PPS - A nossa próxima homenageada é jovem e foi vereadora em Curitiba. É formada em Direito no Paraná. Especializou-se em Direito em Padova e faz doutorado em Roma.

 É a primeira deputada ítalo-brasileira eleita pela Circunscrição América Meridional. Como vereadora, o seu trabalho foi pautado na defesa dos direitos humanos, na propagação da cultura e no combate à corrupção. Incentivou o intercâmbio cultural com a Itália.

Atualmente empresta a sua juventude a serviço da sociedade como parlamentar em Roma. É responsável por um diálogo mais aberto entre Itália e Brasil e demais países da América Meridional, representando a voz de cada um dos cidadãos ítalo descendentes.

A deputada foi nomeada presidente do Grupo Interparlamentar Itália – Brasil e componente da Comissão Parlamentar Itália – Brasil.

Pertence ao Comitê Permanente de Direitos Humanos.

Chamamos a deputada Renata Bueno.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. VITOR SAPIENZA - Nosso próximo homenageado é natural de Guariba, no interior paulista. Formado em Pedagogia com habilitação em Supervisão e Administração escolar e em Estudos Sociais com diversos cursos e especializações. Começou a vida no magistério em 1954 e aposentou-se em 1986, como assistente da Diretoria.

No ano seguinte, ele volta a trabalhar como diretor da Escola Municipal Professora Anna Roca e permanece no cargo até 1992.

A partir de 2005 até o momento, convidado pelo padre Adelino de Carli, ele assumiu a diretoria do Centro Social Comunitário São Mateus, onde continua desenvolvendo a magna missão de educar.

Chamo, com muito orgulho, meu amigo professor Rodolpho Corradini Filho. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ALEX MANENTE - PPS - A sua família chegou ao Brasil em 1954, vinda de Verona, cidade natal de seu pai.

Fez cursos de Secretariado, Princípios de gerência e Comércio Francês na Aliança Francesa. Começou a trabalhar aos 16 anos, na antiga fábrica da Persianas Columbia.

Em 1963, a família voltou à Itália e, em seguida, fixou residência na Bélgica. Ali, ela trabalhou por dois anos na rede de supermercados Grand Bazar, no qual chegou ao posto de subgerente.

Em 1966 retornou ao Brasil, conseguindo emprego em uma multinacional francesa, na qual permaneceu por 22 anos.

Trabalhou no Consulado Geral da Itália, no Comites foi secretária administrativa bilíngue. É responsável pelo boletim informativo da Circunscrição Consular de São Paulo.

Organiza eventos nas datas comemorativas ligadas à comunidade italiana e brasileira. Além das atividades sociais da igreja Nossa Senhora da Paz, mais conhecida como Igreja dos Italianos.

Chamamos a Sra. Sergia Bertolotti Aymard. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. VITOR SAPIENZA - Natural de Campinas, a nossa homenageada é formada em Letras e tem extensão universitária em Psicologia da Educação e Filosofia. Em sua vida profissional passou pelas empresas Companhia Paulista de Força e Luz, Brasilit, Rhodia, Figueiredo Ferraz e Prefeitura de Valinhos.

Desde 1992 ela é operadora responsável do Patronato Inas, na região de Campinas atendendo à comunidade italiana e seus descendentes, principalmente no que se refere à assistência social.

É sócia-fundadora e atual vice-presidente da Associação Cultural Ítalo-Brasileira de Valinhos, onde desenvolve cursos de língua italiana. É membro do Conselho Municipal do Idoso e do Conselho Municipal de Saúde.

Chamamos a professora Zélia Aparecida Perez Crisanti. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ALEX MANENTE - PPS - Ela é bacharel em Biblioteconomia, com especialização em Administração e mestrado em Ciências Ambientais. Lecionou Metodologia de Pesquisa na UniSant’Anna, trabalhou no Centro Universitário do Senac, na Universidade do Oeste Paulista e no SENAI.

Foi diretora do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Ibiporã. Em sua carreira profissional constam inúmeros trabalhos para a valorização dos jovens e combate às drogas. Luta pelo meio ambiente, atividades de incentivo à leitura, programas de incentivo à reciclagem. Ganhou os prêmios Biblioteconomia Paulista Laura Russo e a honra ao mérito do Conseg de Campos do Jordão.

Homenageada por várias turmas de formandos da Universidade Estadual de Londrina. Professora, palestrante, dirigente de entidades de classe, uma lutadora pelo meio ambiente.

Chamamos a professora Tania Maria Sanvezzo Cardin. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. VITOR SAPIENZA - Pessoal, antes de passar a palavra ao Carlos Nascimento que, com muito orgulho para nós todos, irá representar os formandos, eu tenho que esclarecer algo que diz respeito ao nosso senador. Constava na homenagem ele e o senador José Serra.

Eu fui alertado que isso poderia ter uma conotação política. Essa é a razão que, se Deus quiser, a homenagem sua fica para o ano que vem. Na última hora eu fui alertado e poderia ter uma conotação política e eu não gostaria de fazer com que meu amigo pagasse uma conta que não fez.

Então, fica já alertado a todos vocês que o primeiro convidado e convocado para receber a Loba o ano que vem será o nosso grande senador piracicabano. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ALEX MANENTE - PPS - Chamamos para proferir algumas palavras em nome de todos os homenageados, o jornalista Carlos Nascimento. (Palmas.)

 

O SR. CARLOS NASCIMENTO – Rita, (Expressão em língua estrangeira).

Bom, a primeira coisa que eu queria dizer para vocês é o que faz o Carlos Nascimento recebendo uma homenagem da colônia italiana. Como é que alguém com esse nome pode ser italiano.

Na verdade eu sou Nascimento de pai, da parte de mãe o nosso sobrenome é Suriano e nós somos (Expressão em língua estrangeira) Roccaspinalveti da Província de Chieti (Expressão em língua estrangeira).

O meu bisavô foi o primeiro a imigrar para o Brasil, ainda nos 800, ele veio para a cidade de Jaú, que foi lembrada lá atrás, depois veio meu avô.

O meu bisavô se chamava Francesco Suriano e veio para o Brasil com o apelido que ele tinha na Itália, Chico Barão. Aqui ele se chamava Chico Barão, na Itália ele era Francesco, “il Barone”. Claro que eu quando fui lá pela primeira vez, achava que meu bisavô era um barão, que tinha um castelo, que tinha tudo. Mas depois eu conto essa história.

Eu queria só fazer um parêntese para primeiro agradecer o deputado Sapienza pela homenagem, já de outras vezes ele quis me convidar, infelizmente eu não pude vir.

Cumprimento o deputado Manente, senador que eu conheço de longa data, mais de Piracicaba do que de Roma, hoje nos encontramos aqui. A deputada e todos os demais homenageados.

É muita responsabilidade para mim, falar em nome de pessoas tão ilustres. Mas a presença deles facilita muito que eu vou dizer, só para acabar de contar a história do meu avô, depois eu digo.

Meu avô veio para o Brasil e eu fui para a Itália. Quando cheguei pela primeira vez na cidade, eu vi dois velhinhos e perguntei se eles conheciam alguém da família Suriano, eles disseram: “(Expressão em língua estrangeira).” Eu falei para minha mulher: “Puxa, meu bisavô realmente era barão, porque todo mundo o conhece aqui.”

Aí eu falei: “(Expressão em língua estrangeira)?” E eles falaram: “(Expressão em língua estrangeira).” A casa que meu avô morava, meu bisavô, minha família, morava estava intacta fazia 100 anos. Eu não sei como era possível uma família viver num lugar daquele de tão pequeno, um cômodo só, fora só tinha o banheiro, eles viviam lá.

Vieram para o Brasil.

O meu bisavô começou com uma invernada, depois meu avô foi comerciante, teve papelaria, loja, teve açougue em Jaú.

Mas o que ficou dessas pessoas e que eu acho que é importante lembrar essa noite, por isso que estamos aqui, é o exemplo que eles nos deram.

Aliás, vocês notaram que todos os homenageados foram destacados aqui pelo trabalho. Cada um deles fez alguma coisa de importante ou na vida comercial, na vida industrial ou para o próximo, para o semelhante.

Esta é uma característica de todos nós que somos descendentes ou italianos natos. O papel que nós cumprimos na história do Brasil é um papel de muita relevância e é um papel que surge, hoje, num momento importante porque eu não sei há quanto tempo eu não ouço as principais autoridades brasileiras falarem em trabalho, não me recordo. Eu não ouço mais essa palavra nos discursos, na televisão, nas entrevistas, ninguém fala em trabalho.

Nós só temos direitos no Brasil, direitos e mais direitos. O que é bom, significa que estamos evoluindo, evidentemente como sociedade.

Mas eu fui criado num outro ambiente, onde a gente aprendia que nada vem de graça, que nada se obtém sem esforço, sem muito sacrifício, e que é do trabalho o fruto daquilo que se conquista. Essa é a principal herança que recebi dos meus avós e do meu bisavô. Tenho certeza de que todos que são descendentes de italianos também receberam. (Palmas.)

Às vezes, eu ouço, quantas vezes eu escutei: “(Expressão em língua estrangeira).” “Primeiro trabalhar e depois, se der, para se divertir”. “(Expressão em língua estrangeira).” Ou seja, “Fazer sempre as coisas hoje, o quanto antes possível e fazer muita economia”.

Vocês sabem meu avô, ele não era pobre, tinha uma vida de um comerciante de classe média, a gente chamava de remediado. Mas ele fazia sabão em casa para distribuir para os filhos. Ele tinha uns dez pés de café que cultivava no quintal, colhia e depois beneficiava, moía e entregava para cada um dos filhos.

Nós, em casa, tínhamos que guardar pedaços de sabão velho, o sebo da carne para levar para meu avô fazer o sabão, que depois, no fim, quando ele fazia, ele distribuía.

Então, eu fui criado dessa forma, com muita austeridade, com muito trabalho, com muita responsabilidade.

E hoje muitos dos problemas que nós temos com as gerações mais recentes, eu tenho filhos e tenho netos também, muitos desses problemas se originam na falta de convivência com a geração com as quais nós convivemos.

O fato de eu ter convivido com meus avós italianos foi fundamental no curso da minha vida. Eles me ensinaram a base de tudo. Minha mãe e meu pai também, mas, sobretudo, meus avós.

Hoje a inexistência dessas pessoas, porque nós estamos em gerações mais novas faz muita diferença, para pior. Eu gostaria muito que meus filhos e meus netos tivessem essa oportunidade que eu tive.

Então, como o exemplo que vem dos nossos avós e bisavós, só pode ser um bom exemplo, eu queria dedicar a essas gerações anteriores às nossas o prêmio que estou recebendo e tenho certeza que todos os homenageados aqui se sentem felizes, se eu disser que eles também farão o mesmo. Porque todos estamos aqui, porque um dia tivemos uma família italiana que nos orientou sobre como deveríamos agir na vida.

Muito obrigado, eu me sinto muito honrado e em nome de todos aqui que também foram agraciados com a Loba Romana, e espero que cada um de nós possa ainda voltar aqui muitas vezes e ver outras pessoas receberem essa homenagem, que para todos nós que temos sangue italiano é muito importante.

Muito obrigado e muito boa noite. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ALEX MANENTE - PPS - Estamos chegando ao final da nossa sessão, mas antes gostaria de mais uma vez agradecer a oportunidade de fazermos aqui essa sessão solene aprovada de maneira unânime nessa Casa, para que nós conseguíssemos, mais uma vez, retribuir um pouco do que o estado de São Paulo ganhou com toda a cultura italiana, com todos os seus valores, todas as suas boas tradições que foram implantadas em nosso estado.

Certamente em cada cidade existe muito da cultura e tradição italiana. Digo isso, assim como nosso querido jornalista Carlos Nascimento disse, nós, que temos descendência italiana, temos essa obrigação de trabalhar e muito para que a gente consiga fazer as nossas próximas gerações viverem melhor.

E essa tradição está incutida no estado de São Paulo, através da nossa colonização italiana que foi muito marcante e com muita luta, porque muitos dos nossos italianos chegaram através do sofrimento, da guerra, de todos os problemas.

Então, eu quero dizer que o estado de São Paulo, que é reconhecidamente o estado da nossa Federação que tem um povo trabalhador, tem isso muito em virtude da luta dos italianos em nosso estado.

Então, com muita felicidade presidimos esta sessão solene.

Agradeço ao meu amigo e companheiro, deputado Vitor Sapienza. Essa é uma história viva que nos ensina diariamente, certamente o Vitor é uma pessoa de um grande coração e que contribui muito para nosso estado, aqui como deputado.

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece às autoridades, à minha equipe, à equipe do deputado Vitor Sapienza, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, ao Cerimonial, à Secretaria-Geral Parlamentar, à Imprensa da Casa, à TV Legislativa, às Assessorias Policiais Civil e Militar, bem como a todos que com as suas presenças colaboraram para o êxito desta sessão. Voltando e reforçando que, no dia 07 de junho às 21h, será transmitida na íntegra essa sessão solene na TV Assembleia.

Aproveitamos e convidamos todos vocês para estarem no Hall Monumental onde será servido um coquetel em homenagem a toda comunidade italiana.

Que Deus abençoe a todos.

Muito obrigado pela presença. Viva a Itália!

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 27 minutos.

 

* * *