http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

16 DE JUNHO DE 2014

031ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO “DIA DA ASSEMBLEIA DE DEUS”

 

Presidente: JOSÉ BITTENCOURT

 

RESUMO

 

1 - JOSÉ BITTENCOURT

Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que o presidente Samuel Moreira convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado José Bittencourt, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Comemorar o Dia da Assembleia de Deus, instituído em São Paulo pela Lei 11.153, de 2003 e o 103º Aniversário da Assembleia de Deus no Brasil". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Nomeia as autoridades presentes. Discorre acerca da importância da homenagem prestada à Assembleia de Deus, nesta Casa.

 

2 - GILBERTO NASCIMENTO

Evangelista, agradece a presença de todos. Discorre sobre o histórico da criação e do crescimento da Assembleia de Deus no Brasil. Comenta o papel da igreja na recuperação de vidas. Faz citação da Bíblia acerca da pregação do evangelho pelas mulheres.

 

3 - PRESIDENTE JOSÉ BITTENCOURT

Lê mensagem alusiva à efeméride, encaminhada pelo deputado Antonio Salim Curiati. Anuncia a apresentação de louvores pelo Coral da Igreja Assembleia de Deus no Ipiranga; e, na sequência, a apresentação dos escoteiro-mirins do Grupo Desbravadores. Anuncia a apresentação do Conjunto Círculo de Oração da Assembleia de Deus do Parque São Rafael. Destaca a quantidade de pessoas que há dentro e fora do plenário, prestigiando a solenidade.

 

4 - MOACIR ANTONIO BALOTIN

Pastor e presidente da Assembleia de Deus do Parque São Rafael, saúda todos os presentes. Agradece o deputado José Bittencourt pela iniciativa. Faz histórico da instituição da Assembleia de Deus no Brasil. Ressalta que a igreja está presente em todo o País. Lê versículo da Bíblia sobre o poder de salvação de Deus.

 

5 - PRESIDENTE JOSÉ BITTENCOURT

Anuncia a apresentação musical de integrantes da Assembleia de Deus do Jardim Elba. Faz oração ao presidente da Assembleia de Deus de São Mateus - SP, pastor Moacir Oliveira. Anuncia a apresentação do cantor presbítero André Marques.

 

6 - MOACIR OLIVEIRA

Pastor e presidente da Assembleia de Deus de São Mateus - SP, considera merecida a celebração dos 103 anos da Assembleia de Deus, pelo cenário de vitórias da igreja. Manifesta-se honrado pela homenagem recebida. Comenta que hoje é seu aniversário. Lê trecho da Bíblia. Considera que, com a ajuda da igreja, seu pai se recuperara do vício do alcoolismo.

 

7 - PRESIDENTE JOSÉ BITTENCOURT

Exibe fotos do bispo Manoel Ferreira e do pastor José Wellington Bezerra da Costa, que considera serem personalidades importantes para a Assembleia de Deus. Anuncia a apresentação musical do Conjunto Coadusa.

 

8 - OSMAR JOSÉ DA SILVA

Reverendo e presidente da Assembleia de Deus Belém, de Sorocaba, enaltece o deputado José Bittencourt. Lê e faz reflexão sobre trecho da Bíblia acerca das recompensas da fé em Deus. Menciona que, a seu ver, a Assembleia de Deus trouxe prosperidade ao País. Discorre sobre as dificuldades e os preconceitos sofridos pela igreja antigamente. Ressalta que a igreja está presente mesmo nos lugares mais remotos do Brasil. Cita número de fieis no País. Agradece aos políticos que aprovaram a lei que instituiu o Dia da Assembleia de Deus.

 

9 - PRESIDENTE JOSÉ BITTENCOURT

Presta homenagem, com entrega de placa, ao presidente da Assembleia de Deus Belém, de Sorocaba, reverendo Osmar José da Silva.

 

10 - OSMAR JOSÉ DA SILVA

Reverendo e presidente da Assembleia de Deus Belém, de Sorocaba, agradece a homenagem recebida. Lê mensagem escrita na placa.

 

11 - PRESIDENTE JOSÉ BITTENCOURT

Presta homenagem, com entrega de placas, ao presidente da Assembleia de Deus do Parque São Rafael, pastor Moacir Antonio Balotin; e ao presidente da Assembleia de Deus de São Mateus - SP, pastor Moacir Oliveira, respectivamente. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. José Bittencourt.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD -  Boa noite a todos. A paz do Senhor Jesus. (Amém.)

Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Quero dizer aos senhores e senhoras que estão aqui, irmãos e irmãs, que esta sessão solene foi convocada pelo presidente efetivo desta Casa, deputado Samuel Moreira, atendendo solicitação deste deputado, com a finalidade de comemorar o Dia da Assembleia de Deus, instituído em São Paulo pela Lei 11.153, de 2003, de autoria deste deputado, e o 103º Aniversário da Assembleia de Deus no Brasil.

Convido todos os presentes, para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do subtenente Emerson Pereira.

 

                                                             * * *                          

 

- É feita a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

                                                             * * *

 

O SR. Presidente - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Viva o Brasil. O Brasil é do Senhor Jesus. (Amém.)

São Paulo é do Senhor Jesus. (Amém.)

Queremos, com muita alegria, registrar a composição da Mesa, e agradecendo ao maestro subtenente Emerson, e esta bonita orquestra musical. Deus abençoe, a graça do Senhor repouse sobre a sua vida. Aplaudam o Senhor pela vida do subtenente Emerson. (Palmas.)

Obrigado, tenente.

À minha direita, o reverendo Osmar José da Silva, mui digno pastor presidente da Assembleia de Deus - Ministério do Belém, de Sorocaba e região, um homem dedicado à causa do Mestre, de há muito tempo. Nós nos sentimos honrados e felizes com a presença do pastor Osmar José da Silva, reverendo Osmar.

E a pastora Claudete, sua esposa, que o acompanha, o Osmarzinho, o Jackson, o pastor Flores, outros obreiros de Sorocaba.

Os obreiros de Sorocaba, fiquem em pé, por gentileza. Muito bem, muito obrigado, nosso profundo agradecimento, muito obrigado.

Também, à minha esquerda, pastor Moacir José, é Moacir Antonio Balotin. Aqui está José.

Eu acho, porque depois de Jesus e depois da Madinha, nome mais bonito não tem, igual a José. Está aqui o pastor Moacir Antonio Balotin, digno presidente da Assembleia de Deus do Parque São Rafael.  Também nos honra muito a vossa presença, pastor Moacir.

E, acompanhando o pastor Moacir, tem também uma parte do círculo de oração. Fiquem em pé, denodadas irmãs do círculo de oração de Parque São Rafael. Que bonito. Deus abençoe o pastor e obreiros, que acompanham o pastor Moacir. Fiquem em pé, por gentileza. Muito obrigado.

O pastor Moacir Balotin é vice-presidente da Cieadespel, uma convenção estadual, aliás, interestadual, vinculada ao Ministério, à CGADB, a Convenção Geral das Assembleias de Deus do Brasil.

Muito obrigado, pastor. Muito obrigado.

Também, o pastor Moacir Paula de Oliveira, digno presidente da Assembleia de Deus de São Mateus e região. Um homem de Deus e também um grupo de irmãos que o acompanham aí. Parte, tem algum departamento, pastor? Só um grupo de irmãos.

Fiquem em pé, os irmãos de São Mateus. Estão chegando, estão lá atrás, não cabe mais. O pastor Moacir Oliveira é também vinculado à Cieadespel, que é vinculada à CGADB.

 Para nós é uma grande alegria, pastor Moacir. A sua presença aqui é muito significativa e eu declaro isso de coração, e o senhor sabe. Muito obrigado.

Pastora Claudete já apresentei. Eu quero chamar, para compor a Mesa, o 1º tenente Carlos Gomes. Está à nossa esquerda. Ele representa a Associação Brasileira das Forças de Paz da ONU, aquela homenagem que o senhor recebeu, nos seus 50 anos, bodas de ouro, em Sorocaba, comemoração com a pastora Claudete. Aquela homenagem, foi essa Associação Brasileira das Forças de Paz da ONU que, através do pastor Ari, promoveu essa justa homenagem ao senhor, dois ou três sábados passados, não é isso? Dia 31.

E nós ficamos muito honrados com a presença do tenente, aqui representando a Associação Brasileira das Forças de Paz da ONU. Muito obrigado, tenente, e a toda a sua família estendemos esse agradecimento.

Junto também, Michael, da Austrália, queremos fazer esse registro, deve estar por aí. Alexandra, dos Estados Unidos. Eles estão em intercâmbio aqui no Brasil. Chelsea, do Canadá; John, também do Canadá; Rebecca, da Alemanha; Izabel, da Inglaterra; Oliver, da Inglaterra, e Dylan, Nova Zelândia. São moços que estão aqui no Brasil no processo de intercâmbio, e nós agradecemos.

Continuando, queremos dizer, destacar os nomes, como já falamos, pastor Florisvaldo, pastor Joel Crepaldi, cooperador Toni, que acompanha o reverendo Osmar José da Silva.

Também conosco, compondo a Mesa, ilustre presidente estadual e secretário nacional do Partido Social Cristão, sempre deputado Gilberto Nascimento.

Deus abençoe, Gilberto, pela presença, e toda a sua assessoria, que está também aqui ajudando neste evento. Nós agradecemos penhoradamente.

Conosco o Dr. Aidan Ravin, ex-prefeito de Santo André, médico ginecologista e obstetra. É o Dr. Aidan, não se preocupem não. Não preocupem não, vocês o conheciam mais forte, ele passou por um processo, diria, de autodisciplina, 50 quilos, perdeu.

Aplaudam o Senhor pela vida do Dr. Aidan. (Palmas.)

Obrigado, Dr. Aidan. Corajoso.

Pastor Alexandre, da Assembleia de Deus Casa Verde. Ele está aqui conosco também, nós registramos.

Pastor Marcos Tomé, representando o vereador Lobo, de Santo André, Deus abençoe. Está aqui, à minha direita, o pastor Marcos Tomé.

O pastor Waldemar dos Santos Augusto. Ele representa o pastor Alcides Favaro, presidente do Ministério Assembleia de Deus, no Ipiranga, e também presidente da Comoespo, que é a Convenção de Ministros Ortodoxos Estadual, aqui do nosso Estado.

Pastor Waldemar, representando o pastor Alcides, que é o nosso ilustre presidente do Ministério no Ipiranga, e da Comoespo, e o pastor Waldemar é o maestro desse bonito coral.

Fique em pé o Coral do Ipiranga. Os irmãos estão aí, que daqui a pouco, estarão apresentando ao Senhor um louvor.

Deus abençoe, obrigado pastor Waldemar. Ele está sempre conosco nessa celebração que fazemos anualmente do aniversário da Igreja do Senhor no Brasil.

Conosco o pastor Joselito Dias, Assembleia de Deus do Parque Regina, na zona sul, da Comadesp. À direita, pastor Joselito, da Comadesp.

Vocês percebem a multiplicidade de convenções e ministérios, e nós sabemos que a Igreja de Deus é uma só. O pastor Osmar sempre enfatiza isso, nós enfatizamos isso. A Igreja de Deus é uma só. A gente precisa levantar a bandeira da unidade.

E nós registramos a presença do pastor Fabio Ribeiro, da Assembleia de Deus de Itanhaém. Ele tem um projeto social muito forte de recuperação de vidas. Nós conhecemos a integridade desse homem.

Pastor Waldemar Ferreira, regional da Assembleia de Deus Unidos para Vencer, de Mogi das Cruzes.

Pastor Antônio Chimenez, presidente da igreja Assembleia de Deus Unidos para Vencer, Mogi das Cruzes. Nós registramos a presença desses ilustres irmãos que estão aqui conosco.

Antonio Carlos de Souza, delegado ambiental na nossa cidade, Santo André.

E maestro da nossa orquestra. Fique em pé, Toninho, para a televisão te pegar. A gente não o pega, mas a televisão o pega aí, Toninho.

Pastor Joel da Silva, representando o pastor Nivaldo Rodrigues. Fique em pé, pastor Joel, para a televisão também registrar. Muito obrigado, pastor Joel, leve a nossa consideração e o nosso agradecimento ao pastor Nivaldo, nosso vizinho em Santo André, e que faz um trabalho muito sério na igreja da Rua Anhembi.

Capitão Laudo Natel, representando o pastor Antônio de Lisboa Filho, presidente da Assembleia de Deus do Jardim Augusta, Adja.

Cadê o Laudo? Isso, capitão, Deus abençoe, esposa. Leve a nossa consideração também e agradecimento ao pastor Toninho Lisboa.

Jadiael Pimentel de Santana, Assembleia de Deus de Utinga.

O pastor Manasses Cavalcanti do Nascimento.

O pastor Isaias, presidente da Assembleia de Deus Resgatando Vidas.

Representando o deputado Itamar Borges, Cristiana Schuler.

Onde é que está a Cristiana? Registramos, portanto, a Assessoria do deputado Itamar Borges.

Ismael Correa, da Assembleia de Deus Piraporinha, Diadema, acompanhado do pastor Marcos Basilio, da Ciadbesp, que é o secretário dessa Convenção.

E o pastor Ismael Correa, seu filho, filho do pastor Marcos. Muito obrigado.

Leve a nossa consideração ao pastor Herculano. Você representa o pastor Herculano Rufino aqui, neste evento.

Muito bem. Vamos para o encaminhamento do nosso programa.

Quero dizer a todos que, para nós se constitui em um momento muito especial, estarmos aqui no centro do Poder Legislativo de São Paulo, o maior Poder Legislativo estadual da América Latina.

É, portanto, neste cenário, ou neste lugar, onde nós aqui produzimos normas e leis, que regem todos os cidadãos e cidadãs do estado de São Paulo.

É neste local, onde os embates políticos, as discussões políticas, o travamento de ideias políticas, às vezes até antagônicas, é neste local que a Igreja de Deus se reúne e clama alto Jesus Cristo é o Senhor desta nação, Jesus Cristo é o Senhor deste Estado, Jesus Cristo é o Senhor da família, Jesus Cristo é o Senhor das nossas vidas.

Muito obrigado a todos.

Esta sessão está sendo transmitida, ao vivo, pela TV Web, e será transmitida pela TV Assembleia, no sábado, dia 21 de junho, às 21h, pela Net, canal 7, TVA, canal 66, TVA digital, canal 185 e TV digital aberta, canal 61.2.

Nós queremos iniciar, portanto, com uma saudação do ilustre presidente do PSC, irmão, evangelista Gilberto Nascimento, e logo após já ouviremos o coral da Igreja do Ministério no Ipiranga.

Ouçamos o evangelista Gilberto Nascimento.

E não é proibido dar glória a Jesus, irmãos. (Glória a Jesus.)

 

O SR. GILBERTO NASCIMENTO - Eu quero, neste momento, cumprimentar a toda Igreja do Nosso Senhor Jesus Cristo reunida neste lugar, que hoje, como Plenário da Assembleia Legislativa, deixa de ser simplesmente Assembleia Legislativa, para se tornar um Plenário da Assembleia de Deus.

Parabéns aos 103 anos da Assembleia de Deus. Parabéns ao meu querido deputado Bittencourt, pelo fato de ter convocado esta sessão solene para, aqui, agradecer a Deus pelos 103 anos da Assembleia de Deus.

Meu abraço e meu carinho especial ao pastor Balotin, ao nosso pastor Moacir de Paula e ao pastor Osmar. Também quero cumprimentar a pastora Claudete, e cumprimentando a pastora Claudete, cumprimento todas as nossas irmãs presentes aqui nesta noite.

Essa Igreja, a nossa Igreja Assembleia de Deus, que nasceu em Belém do Pará, e que hoje é uma igreja que se espalha pelo Brasil inteiro, uma igreja, que além de se espalhar pelo Brasil inteiro e sermos mais de 20% da população deste país, nós estamos na maioria, ou quase todos os países do mundo.

Uma Igreja que tem tido um papel muito importante, porque tem olhado para as pessoas que muitas vezes o poder público não consegue observar e que são os invisíveis, aqueles que estão em dificuldades, aqueles que estão em problemas, aqueles que estão em uma situação às vezes deplorável, com famílias destruídas, com filhos perdidos, mas que esta Igreja, estas pessoas chegam, se aproximam, evangelizam, e passam a se recuperar, e aqueles que eram perdidos, que seriam um grande problema para a sociedade, passam a ser uma grande bênção para a sociedade.

Portanto, parabéns à Assembleia de Deus.

Eu estava aqui dizendo ao querido Artur, que vejo aqui que mais de 70% são mulheres, e a comunidade, ou aquilo, que qualquer órgão que não consegue ver a mulher como parte mais importante, de melhor comunicação, infelizmente não consegue entender aquilo que é a sociedade.

Estava ali dizendo ao pastor Artur, quando Jesus foi preso, logo depois quando é crucificado, chega um senador honrado, chamado José de Arimateia, e pede o corpo de Jesus para colocar numa sepultura nova. Ali tinham vários homens, a Bíblia fala de discípulos, poucas vezes, a Bíblia cita as mulheres, mas as mulheres estavam ali, as mulheres com o seu coração, pastor Bittencourt, batendo de forma muito mais apertada, porque nós homens, normalmente, acabamos agindo muito com a razão, e as mulheres, pastor Bittencourt, além de agirem com a razão, agem também com o coração.

E ali estavam as mulheres com seu coração batendo, dizendo: “O que vai acontecer com o nosso Jesus?”. E logo depois elas vão embora para casa chorando, mas dizendo: “O que vai acontecer com ele?”.

A Bíblia diz que, no terceiro dia, as mulheres voltam ao túmulo, e quando voltam ao túmulo, para ver o que havia acontecido, elas observam que a pedra estava removida e estava o anjo sentado sobre aquela pedra, e logo o anjo pergunta: “Onde vocês vão?”. “Olha, nós viemos aqui ver o nosso Jesus”. E logo ele diz: “Jesus não está aqui, mas ele já ressuscitou”.

Oh, querida família!

Querido pastor Bittencourt, eu tenho dito que se ali, pastor Artur, tivessem ido três homens, até hoje nem São Paulo saberia que Jesus ressuscitou. Mas como foram três mulheres, o mundo todo sabe que Jesus ressuscitou. O mundo todo sabe que ele ressuscitou para a glória e para um dia voltar. E essa é a nossa expectativa.

Portanto, parabéns às mulheres, parabéns às mulheres da Assembleia de Deus, que têm levado essa mensagem, que têm dito que Jesus é o mesmo ontem, hoje e eternamente, que Ele cura, que Ele liberta, que Ele transforma vidas e que Ele pode fazer do ser humano um novo ser humano.

Parabéns às mulheres da Assembleia de Deus. Parabéns às mulheres que levam essa mensagem. E continuem evangelizando, dizendo que Jesus vai voltar e que nós aguardamos um novo céu e uma nova terra.

Parabéns pastor Bittencourt, parabéns a todos os pastores aqui presentes, e parabéns a toda Assembleia de Deus.

Muito obrigado, um boa noite em nome de Jesus.

Amém. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Obrigado. Ele falou que as mulheres anunciaram a ressurreição de Jesus, porque elas testemunharam a ressurreição de Jesus.

Quero registrar também o agradecimento do nosso decano aqui da Casa, deputado Antonio Salim Curiati, que faz o seu agradecimento aqui através de uma carta, e tenho o dever de registrar.

André Gaetta, meu companheiro, fique em pé, ator, meu companheiro de há muito tempo na militância política, um homem de Deus, foi chamado, aceitou o chamado do Evangelho e está aqui conosco.

Aplaudam o Senhor pela vida do André Gaetta. (Palmas.)

O coral da Igreja Assembleia de Deus Ministério no Ipiranga, sob a maestria do pastor Waldemar Augusto.

Logo após, nós queremos também abrir oportunidade, tem um grupo chamado “Desbravadores”. Não chegaram ainda.

Quero fazer um registro também que a Assembleia de Deus de Jabaquara, parte do coral da Assembleia de Deus de Jabaquara está conosco e fazendo parte deste coral, Assembleia de Deus Ministério no Ipiranga, presidida pelo pastor Alcides Favaro.

Logo após, os “Desbravadores”, com uma apresentação para todos nós.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Deus seja louvado. Obrigado, maestro Eliecir de Jabaquara. (Palmas.)

Mais um louvor agora.

Aproveitar os irmãos que já estão a postos. Este primeiro cântico, sob a maestria do maestro Eliecir, e agora o maestro, pastor Waldemar.

Enquanto eles se localizam, quero cumprimentar o pastor Flávio Dias, de Mauá, Igreja Assembleia de Deus Missionária Luz para os Povos.

Pastor Paulo, representando o pastor Sávio, da Assembleia de Deus Ministério, de Taubaté, da Cieadespel, acaba de chegar, juntamente com a família.

OK, Paulo, Deus abençoe e nosso abraço ao pastor Sávio.

Cláudio Soares, pastor Cláudio Soares acaba de chegar de Santo André.

Pastor Dr. Francisco, da Assembleia de Deus de Osasco. Nossa gratidão ao senhor pela sua presença e dos demais companheiros.

Pastor Pedro, de São Bernardo do Campo, e pastor Eber Valério, de Piraporinha, também da Cieadespel. Deus abençoe esses nossos amigos e companheiros. Pastor Pedrinho é nosso companheiro, e o pastor Eber.

Cadê o pastor Eber? Onde está o pastor Eber? É o filho do pastor Paulo Rufino.

Vamos orar pelo pastor Paulo, depois de uma luta, mas graças a Deus, ele se recuperou. Gostaria, depois, de falar com o pastor Eber.

Também acompanha o reverendo Osmar, José da Silva, além do pastor Osmar Júnior; pastor Jackson Flores, que já falamos. Também o pastor Herculano e o pastor Adelson; e o pastor Mário, Dr. Mario Harder, que é nosso colega advogado.

Ouçamos, então, o maestro e o coral da Assembleia de Deus - Ministério no Ipiranga.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. Presidente - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Graças a Deus! A Ele honra, a Ele glórias, a Ele todo o louvor.

Obrigado, maestro Waldemar. Deus abençoe.

Os “Desbravadores”.

Quero registrar a presença do pastor Gomes Carreira, com ITB - Instituto Teológico Betel, nosso instituto. Vários alunos estão aí, os professores, estou vendo, e vários alunos.

O Paulinho, de Tatuí. Deus abençoe e leve o nosso abraço ao pastor Walter. Deus abençoe.

O pastor Natalicio Tenorio, presidente da Assembleia de Deus - Ministério Sapopemba.

Também a Terezinha Neves, assessora do nosso vereador Eduardo Tuma. Onde é que está a Terezinha? Está por aí, não é? Terezinha, Deus abençoe.

Também o pastor Helio Tenorio, acompanhando o pastor Natalicio, e outros servos de Deus. Deus abençoe.

Vamos, então, ouvir “Os Desbravadores”. Onde é que estão “Os Desbravadores”?

Enquanto eles chegam, quero registrar a presença também da pastora Cleuza Elisabete, esposa do ilustre pastor Moacir Oliveira. Pastora Cleuza, desculpe não ter apresentado a senhora junto com seu esposo.

Também, igualmente, a pastora Eliana Balotin, aqui à nossa esquerda. Deus abençoe.

A irmã Euza, esposa do pastor Natalicio. Deus abençoe, irmã Euza.

Queremos, então, dar sequência.

Ouçamos “Os Desbravadores”, um grupo de escoteiros, lá da cidade de Santo André, Jardim Santo André. A nossa pastora lá, que faz um trabalho.

Deus abençoe.

 

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Deus abençoe.

Nós ouviremos o Ciclo de Oração da igreja, do Parque São Rafael, parte dele, pastoreada pelo pastor Moacir Balotin.

Enquanto as irmãs se preparam, quero apresentar os irmãos da Assembleia de Deus, em Utinga, Santo André, o “Coadusa”, o Jardim Elba, que está conosco também, pastor Antonio Carlos Orbaneça; pastor Artur, nosso vice-presidente executivo; pastor Levi e esposa, que fazem parte da diretoria; pastor Rubens Carreira, e demais irmãos.

Fiquem em pé todos os irmãos de Utinga, Assembleia de Deus de Utinga. Graças a Deus.

Deus abençoe os pastores, dirigentes, que estão conosco, nossa gratidão ao Senhor.

Deus abençoe.

A pastora Madinha, faça assim; o meu sogro, Euclides Moratelli. Congregou com Daniel Berg. É verdade, o que estou falando. E ajudou na aquisição de uma casa, do fundador desta Igreja, Daniel Berg.

O pastor Daniel Berg, o fundador desta obra, vendia uns selinhos, umas coisas assim, e cada selo representava um tijolinho, e o irmão Euclides, presbítero da Igreja, contribuiu para que o nosso missionário fundador desta obra construísse uma casinha em Santo André.

Vai completar 90 anos agora em agosto. A igreja aplauda o Senhor pela vida do meu sogro. (Palmas.)

Eu tenho de cuidar bem dele. Deus abençoe. Obrigado, irmão Euclides. Tenho de cuidar bem do meu sogro. Deus abençoe a Madinha; o pastor Artur, meu filho; Cíntia, minha filha; minha nora Dra. Paula; minha sobrinha Rebeca. Deus abençoe. Maravilha. Obrigado.

Vamos ouvir parte do Círculo de Oração, do Parque São Rafael.

Depois ouviremos o pastor Moacir Balotin e queremos administrar o tempo para, às 21h30, encerrarmos, se Deus quiser. Amém, igreja? (Amém.)

Eu nunca falei esta palavra aqui. É a primeira vez. Amém, igreja. (Amém.)

Agora, cuidado para, quando estive ali na tribuna, discutindo, discursando, eu não fale para os deputados aqui: “Amém, igreja.”

Vamos ouvir as irmãs do Parque São Rafael.

 

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Graças a Deus, 103 anos da Assembleia de Deus no Brasil. É uma bênção, meus irmãos. A Assembleia de Deus no Brasil chegou. Daqui a pouco vamos cantar esse hino, toda a igreja.

Vamos ouvir uma palavra pelo pastor Moacir Balotin.

Enquanto ele se dirige ao microfone, quero dizer a todos que estão nos assistindo agora, pedir desculpas a irmãos, que estão fora do plenário, tem muitos irmãos fora, aqui nas imediações deste plenário principal. Quem sabe na próxima, não é, Gilberto Nascimento, estaremos fazendo no Anhembi. Está certo?

Amém, igreja. (Palmas.)

Quem sabe na próxima, um grande evento, mobilizando mesmo todos os nossos irmãos, com um pouco mais de divulgação, faremos um grande momento de celebração. Aí, pode ter núblia, pode ter néblias, aí pode ter manto, não é isso, amados? Deus abençoe.

Vamos, então, ouvir o pastor Moacir Balotin.

 

O SR. MOACIR ANTONIO BALOTIN - Amados, quero os cumprimentar com a santa e gloriosa paz do Senhor. Uma saudação assembleiana, que muitos ficam felizes.

Nós estamos felizes de estarmos aqui, participando deste culto de adoração a Deus, por 103 anos de Assembleia de Deus.

Pastor José Domingos Bittencourt, nosso companheiro, eu quero agradecer a ele por ter nos convidado, nos dar a honra de estarmos aqui juntos, adorando a Deus. Também aos demais pastores que estão aqui conosco, pastor Osmar; pastor Moacir de Oliveira, meu companheiro de convenção, e os demais irmãos que estão aqui, da Cieadespel, que Deus os abençoe.

Que nós possamos, neste dia, dizer: “Senhor, muito obrigado por 103 anos de Assembleia de Deus no Brasil.”

Esta Igreja começou, meus irmãos, e a maioria conhece a história, com dois jovens, com desejo, com unção, com graça, começaram a falar de Jesus e ela cresceu, ela alcançou os mais diversos lugares deste país, porque a Assembleia de Deus é uma Igreja presente em todas as cidades, praticamente, desta nação. Aonde você vai, você encontra uma Igreja Assembleia de Deus. Se você vai pelas regiões de agricultura, lá no meio, aonde você vai caminhando, lá tem uma Igreja Assembleia de Deus.

Isso é coisa maravilhosa, não é outra coisa senão a mão de Deus que tem nos abençoado. Eu estou aqui nesta noite para dizer: “Senhor, muito obrigado por fazer parte desta Igreja, os meus 50 anos de crente, irmãos, ‘assembleiando’.”

Deus tem me abençoado, e eu sou um defensor dessa bandeira.

Carrego em minhas mãos esta bandeira Assembleia de Deus e digo: “Senhor, muito obrigado por estar aqui te adorando e te louvando.” Aleluia, porque, meu irmão, nós estamos vendo hoje, nós temos um número enorme de igrejas, mas nada, irmãos, perto de uma Assembleia de Deus.

Amém, irmãos. (Amém)

Porque tem muita gente que defende a sua bandeira, por que eu não posso defender a minha, irmãos? Amém. (Amém)

Pastor, muito obrigado. (Palmas.)

Eu quero apenas fazer a leitura de um texto bíblico, para encerrar. Marcos, capítulo 1º, glória a Deus, versículo 32, a seguir.

“E tendo chegado a tarde, quando já estava se pondo o Sol, trouxeram-lhe todos que se achavam enfermos, e os endemoniados, e toda a cidade se ajuntou à porta, e curou muitos que se achavam enfermos, de diversas enfermidades, expulsou muitos demônios, porém não os deixavam falar os demônios, porque os conheciam”.

A Assembleia de Deus traz isso, irmãos, no seu DNA, curas, milagres. Nós não somos pregadores de milagres, nós somos pregadores de salvação em Cristo Jesus. Amém, irmãos. (Amém)

E já é um grande milagre, mas tem uma coisa, irmãos, eu tenho visto Jesus curar muita gente na Assembleia de Deus. Nós não levamos essa bandeira de cura, irmãos, nós levamos a bandeira da salvação, mas Jesus tem curado muita gente.

É por isso que a palavra de Deus, “Quando o Sol estava se pondo, chegando o fim do dia levaram todos que se achavam enfermos e Jesus curou a todos”. E a Assembleia de Deus continua pregando que Jesus salva, que Jesus cura, que ele leva para o céu.

Que Deus os abençoe. Muito obrigado, deputado. (Amém) (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Amém. Graças a Deus.

Ouçamos os irmãos do Jardim Elba, pastor Antonio Calçone, e os irmãos do Jardim Elba.

Quero registrar a presença do pastor José Fernandes, de Atibaia. Assembleia de Deus -Ministério no Ipiranga, tantos outros pastores que estão aqui, do Ministério do Ipiranga.

Pastor Júlio Sena, que representa o pastor Silvano Doblinski, da Assembleia de Deus do Jabaquara. Pastor Julio Sena, está aqui, à nossa direita.

O pastor Rubens Carreira também, ele preside a Amesar, Associação de Ministros de Santo André e Região.

Ouçamos os irmãos do Jardim Elba.

Logo após, o “Coadusa”, e já ouviremos uma palavra pelo pastor Moacir Oliveira, a seguir ouviremos o reverendo Osmar José da Silva, e estamos nos encaminhando para a bênção apostólica.

Diga assim: a vitória é nossa! (A vitória é nossa!)

Pelo sangue de Jesus. (Pelo sangue de Jesus!)

Amém. Graças a Deus.

Obrigado, Pedrinho, Pedro Aparecido de Antônio, dirigente do nosso Dinm, Departamento de Integração de Novos Membros, da nossa igreja, em Santo André, da Igreja de Deus de Santo André. A gente fala nossa, mas é Igreja de Deus de Santo André. A Vilma, sua sogra também aí, que Deus abençoe. Maravilha. A Xuxu, Deus abençoe, a Xuxu.

Enquanto os irmãos se aproximam, quero dizer que vamos mandar produzir um DVD, e quem desejar esse DVD, posteriormente, vou mandar uma parte para o pastor Osmar; outra parte para o pastor Moacir de Oliveira; outra parte para o pastor Moacir Balotin. Quem desejar, os irmãos é só procurar a Assessoria aqui do nosso trabalho, da Igreja também, que a gente passa para os irmãos.

Virou igreja mesmo.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Deus seja louvado. Obrigado, pastor Calçone, obrigado às irmãs e irmãos do Jardim Elba.

Vamos ouvir o André Marques, depois o pastor Moacir Oliveira tem a palavra. E uma coisa, meus irmãos, o pastor Moacir Oliveira está completando hoje aniversário. Pode aplaudir o Senhor. (Palmas.)

Muita saúde, muita paz. Que Deus lhe dê o triplo. Diz ele que é 6.3. Quando inventaram isso, ninguém fala mais a idade. É 6.3, 4.5. Eu tenho 5.6, meus irmãos.

Deus abençoe o pastor Moacir.

Levante a mão para cá, irmãos, sentindo a parte de Deus, em direção ao pastor Moacir. Todos, bem forte, repitam após mim essa frase: “Ele me invocará e eu lhe responderei, estarei com ele na angústia, glorificarei. Dar-lhe-ei abundância de dias, e lhe mostrarei o caminho da minha salvação, diz o Senhor dos exércitos”. Amém. (Amém.)

Deus abençoe o pastor. (Palmas.)

Amém. Abundância de dias.

Marques, cante para Jesus, meu filho. Presbítero, cantor André Marques.

 

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Valeu, André Marques. Deus abençoe.

Pastor Moacir Oliveira com a palavra.

Quero apresentar o pastor Aparecido, presidente da igreja Assembleia de Deus - Aliança de Paz. Pastor Aparecido, fique em pé, porque quero registrar.

O pastor Aparecido preside a Igreja Assembleia de Deus - Aliança de Paz, em Indaiatuba e região.

Quero que aplaudam o Senhor pela vida desse grande companheiro, faz um trabalho tremendo na região.

Deus abençoe. (Palmas.)

Pastor Moacir, a seguir o conjunto “Coadusa” e o reverendo Osmar José da Silva.

 

O SR. MOACIR OLIVEIRA - Eu cumprimento ao pastor e deputado José Bittencourt, cumprimento os demais membros que compõem esta Mesa: pastor Gilberto, sempre deputado; pastor Moacir Balotin, meu companheiro e vizinho; pastor Artur; pastor Osmar.

Cumprimento também os pastores que me acompanham, do Ministério de São Mateus, minha família, meus filhos, que aí estão, e a todo o povo de Deus, que transforma esta Casa de Leis, no momento, numa casa de oração.

Confesso, pastor Bittencourt, que vim preparado para participar de uma solenidade normal desta Casa. Eu já estive aqui outras vezes, mas hoje foi diferente. Esta galeria, acostumada às pessoas que vaiam, que protestam; e hoje esta galeria, este lugar, está tomado por um povo, que está celebrando seus 103 anos de bênçãos e de vitórias. (Graças a Deus.)

Cortaram o meu som. E eu nem comecei ainda. Vocês sabem como é pastor, quando vê microfone.

Aleluia, glória a Deus.

Mas eu estou muito feliz, irmãos. Recebi esse convite para estar aqui e aqui estou, alegre, e me sinto com uma duplicada honra, estar aqui nesta solenidade, primeiro celebrando os 103 anos da Assembleia de Deus no Brasil. Nós estamos tomando conta e ocupando todos os lugares desse país. Prova disso é o que estamos fazendo aqui hoje.

Mas a segunda honra minha é estar aqui, nesta tribuna, nesse dia, quando estou fazendo 63 anos de vida. Não poderia ser uma oportunidade mais linda do que esta, de dobrar a honra de estar aqui.

Mas quero fazer minhas as palavras do grande salmista e rei Davi, no seu Salmo de número 103, conhecido da maioria dos irmãos.

“Bendiz ó minha alma o Senhor, e tudo que há em mim, bendiga o seu santo nome. Bendiz ó minha alma o Senhor, e não se esqueça de nenhum dos seus benefícios”.

Davi quando escreveu esse Salmo, estava olhando para a posição em que ele havia chegado, e cobrando da sua própria alma que bendissesse ao Senhor Deus, porque Ele era a razão de ter chegado Davi aonde ele chegou.

Eu posso aqui parafrasear Davi: Deus é a razão de eu estar aqui, e fazendo o que estou fazendo para o Senhor. Eu completo hoje 63 anos, na verdade os meus documentos dizem que é dia 18, mas a minha mãe e meu pai dizem que é dia 16, porque o meu pai, de saudosa memória, pastor Darci de Oliveira, na época, quando nasci, não conhecia Jesus, e nem conhecia as Assembleias de Deus.

Ele era um alcoólatra, e diz ele que saiu no dia 16, para me registrar, mas encontrou com os amigos e se alegrou com o fato de ter nascido o terceiro filho, dos nove que Deus lhe deu, e ele começou a tomar umas pingas aqui e acolá, esqueceu para o que tinha saído de casa, e diz ele que registrou no dia 18, porque estava bêbado.

Mas, um dia, este Jesus maravilhoso, encontrou meu pai, minha mãe, salvou meus pais. Bendito seja o nome do Senhor. (Palmas.)

É por isso, meus amados irmãos, glória ao nome de Jesus, que eu louvo ao meu Senhor e peço a Deus que eu não esqueça de nenhum benefício do Senhor.

Eu também estou completando, pastor, 33 anos, fiz no mês passado, que fui ordenado como ministro das Assembleias de Deus, ali na Rua Carolina Machado, 173, no Rio de Janeiro. Faz 33 anos, que recebi as mãos do saudoso pastor Paulo Leivas Macalão, na minha cabeça e orou por mim e tive esse privilégio. Estou completando 33 anos de pastor, 63 anos de vida; e a nossa Assembleia de Deus completando 103 anos de bênçãos e de vitórias.

Que Deus abençoe a todo o povo de Deus, e como diz o meu companheiro, pastor Moacir Balotin, se outros defendem a sua bandeira, por que não defender a nossa?

Glória a Jesus e viva a Assembleia de Deus. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Maravilha. Eu gostaria de pedir à sonoplastia que colocasse as fotos dos missionários, que talvez tenham, Daniel Berg e Gunnar Vingren; do pastor José Wellington e do bispo Manoel Ferreira.

Mas a foto dos missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren, os irmãos estão recebendo, já receberam, aí? Já receberam, não é?

Olha aqui, o bispo Manoel Ferreira e o pastor José Wellington. Sem dúvida são as maiores autoridades, lideranças e personagens, atualmente, da Assembleia de Deus no Brasil.

Mas nós não poderíamos deixar de citar aqui, Cícero Canuto de Lima; Paulo Leivas Macalão; Alfredo Reikdal; José Ezequiel da Silva, que ainda está entre nós; pastor José Pimentel de Carvalho; Anselmo Silvestre.

Me ajudem, Samuel Nystron e tantos outros. Poderia falar do meu pastor em Salvador, Rodrigo Santana, o meu pastor lá em Salvador. Pastor José Leôncio, não é? Levi Petrus; João Kolenda Lemos; Lupércio Vergniano; já citei o Pimentel, pastor José Pimentel de Carvalho; pastor Carlos Padilha, recentemente partiu para a eternidade.

Pastor Carlos Padilha, um grande nome de Deus, não é, pastor Osmar?

Pastor Bastos, do Ceará; pastor Ângelo, do Maranhão; Estevam Ângelo; João de Oliveira; Joaquim Marcelino da Silva; pastor João Corrêa; pastor Nicodemos José Loureiro, de Volta Redonda.

Meu irmão, me desculpe, aqui tem muitos servos de Deus. E a gente fica muito feliz de estar lembrando desses homens, que passaram e marcaram a história.

Vamos ouvir então o conjunto “Coadusa” e depois, o pastor, reverendo José Osmar da Silva.

Deus abençoe, pastor Rangel, pela presença. Cadê pastor Rangel? Deus abençoe.

O pastor Barbosa Filho, Deus abençoe, os filhos.

Pastor Daniel Pedroso, onde é que está o pastor Daniel Pedroso? Deus abençoe.

Pastor Paulo, de Tatuí, já falei, já citei. Daniel Wagner, eu tinha visto ele por aí. Daniel Pedroso. Daniel Wagner. Está aqui o Daniel, de Bragança. Deus abençoe.

Meu amigo, pastor Daniel, Deus abençoe, Daniel Wagner, me desculpe, Deus abençoe.

Assembleia de Deus no Brasil chegou”, olha o hino. Acho que todo mundo sabe.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Todos façam assim, ô glória. Obrigado, irmã Cida.

Mais um? Meu Jesus amado. Querem ouvir mais um? (Queremos.)

Então, quem manda é o povo, vamos lá, aqui é a Casa do Povo.

Todos em pé, todos em pé.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Glória a Deus. Tomem assento, por gentileza. Nós vamos ouvir agora o reverendo, pastor Osmar José da Silva e a seguir estaremos impetrando a bênção apostólica.

Pastor Osmar.

 

O SR. OSMAR JOSÉ DA SILVA - Glória a Deus, a paz do Senhor para todos os irmãos. E um boa noite a todos. Estou perguntando o tempo, porque eu fora informado que era até às 21h30, e aí os relógios se descambaram e a hora já passou. Então, eu prometo que não vou passar da meia-noite.

Ouvimos gloriosas palavras já nesta noite, saudações, mas quero fazer a minha parte, saudando o presidente desta reunião, pastor Dr. José Bittencourt, amigo, e o prazer de saber que Deus usa homens deste quilate para abençoar a Assembleia de Deus no Brasil. E assim a todos os demais, o Nascimento já conheço desde que foi candidato, pela primeira vez, a vereador, bateu na minha porta, lá na Vila Espanhola, e os demais é um prazer poder conhecê-los.

Agora, vamos encurtando a palavra, para que a gente possa sair ainda hoje daqui.

Essa Assembleia Legislativa, que passou a ser uma Assembleia de Deus nesta noite, me deixa com a liberdade de ler a Palavra de Deus como ela é.

Assim está escrito em Atos dos Apóstolos, capítulo 11, versículo 21: “A mão do Senhor estava com eles, e muitos, crendo, se converteram ao Senhor”.

E o versículo 24: “Porque eram homens bons, cheios do espírito santo e de fé, e muita gente se uniu ao Senhor”.

Independente de saber qual o segmento convencional, que aqui se apresenta nesta noite, eu sempre digo, lá em Sorocaba, e já disse aqui muitas vezes, que eu não tenho barreiras com convenção nenhuma. Pertencemos ao Ministério do Belém, porém, somos uma porta aberta, ali em Sorocaba, para todos que desejam estar conosco.

Gostaria de fazer alguma reflexão rápida, e vocês são espertos, vão muito além, muito mais profundo do que as minhas palavras, que são breves. A Bíblia diz que a mão do Senhor estava com eles. Gostaria que todo o plenário, todos repetissem esta palavra, ou estas palavras: “A mão do Senhor estava com eles”. Um pouquinho mais forte. (“A mão do Senhor estava com eles”.)

Chegou Daniel Berg, chegou Gunnar Vingren, nada teriam feito, se a mão do Senhor não estivesse com eles.

Três coisas são fundamentais na vinda da Assembleia de Deus para o Brasil. E elas me fazem lembrar três exemplos bíblicos do Antigo Testamento. Primeiro, a prosperidade que chegou ao Brasil com a Assembleia de Deus. Lembre-se que antes era uma colônia, virou uma monarquia, para não dizer uma anarquia, e virou a república, mas só de 103 anos para cá, depois que a Assembleia de Deus no Brasil chegou, o Brasil mudou o rumo, mudou de cara, mudou de política, mudou de tudo e o Brasil passou a crescer. (Palmas.)

Aqui está escrito, “A mão do Senhor era com eles”, e por isso o trabalho ia crescendo. Aonde chega uma Assembleia de Deus, até a cidade cresce. Não estou dizendo isso como fosse uma brincadeira.

Nós temos, aproximadamente, perto de 80 cidades, algumas delas, no interior do estado de São Paulo, que os nossos obreiros aqui presentes são minhas testemunhas, quando nós chegamos ali, eram municípios que não tinham nada, hoje, depois que chegou a Assembleia de Deus, os pastores dão mil graças a Deus e, ainda que a lei proíba que se dê terrenos para igrejas hoje, eles compram com o dinheiro deles e dão para a Igreja e falam: “Faça mais uma Assembleia de Deus, porque aonde a Assembleia de Deus chega, a cidade cresce”.

E aqui tem um exemplo bíblico, que “A mão de Deus estava com ele”. Foi quando José chegou o Egito. Para os seus irmãos, era uma traição, para o seu pai uma morte que aconteceu, para José, naquele momento, uma traição, mas anos depois, vocês conhecem bem a história, quando José ainda estava no cárcere, e parece que se fosse eu, teria dito: “Senhor, já está demais”.

Mas a Bíblia diz que todo lugar que José botava a mão o Senhor abençoava. Saber por quê? Porque onde José botava a mão, a mão de Deus estava sobre ela, onde José botava a mão, a mão do Senhor estava sobre ela.

Deixa Deus botar a sua mão sobre a sua mão nesta noite. Aperte a mão de alguém que está do seu lado e diga: “Deixa Deus botar a sua mão sobre a tua mão, e aonde quer que tu botares a mão, Deus vai abençoar”. (Glória.)

Quando os irmãos de José chegaram ali para fazer compras, para não morrer de fome, José interpretou e disse: “Vocês pensam que me venderam para cá e que me traíram, mas não foi. Foi a mão de Deus que me trouxe até aqui”. Não para salvar apenas a sua família, mas para salvar o mundo daquela época. Porque se José não estivesse ali, teriam todos morrido de fome. Mas José chegou ali, a mão de Deus chegou junto. E o mundo foi salvo pela mão de Deus.

A Assembleia de Deus chegou ao Brasil e a mão de Deus chegou junto. E onde um homem de fé, uma mulher de fé e uma criança de fé, coloca a sua mão, Deus faz milagres e maravilhas.

Então, esse é um exemplo que está escrito, que foi a mão do Senhor que faz isso.

Tem um segundo exemplo, porque sou obrigado a encurtar a história, as palavras. Quando a Assembleia de Deus no Brasil chegou, a perseguição foi muito grande. Eu escutei alguém dizendo aqui, sou 33 anos, tenho 63 anos. Bom, quero dizer para vocês que o mais novo aqui sou eu, que tenho 64 anos de crente, 64 anos de crente. (Palmas.)

E 78 anos. Amém. (Amém.)

E por que o senhor ainda fala assim? Porque a mão do Senhor está com ele. E sou um catarinense, e quando nos entregamos para Jesus, há 64 para 65 anos passados, a perseguição contra a Assembleia de Deus era muito grande.

Eu, como jovem ainda, de 15, 16 anos, ia com os demais para fazer culto ao ar livre. Apanhávamos, éramos enxotados, éramos empurrados, faziam de tudo.

Nossos templos eram de madeira, eram simples, eram no final da rua, uma pequena casinha de madeira e uma plaquinha, muitas vezes escrita a mão, “Assembleia de Deus”, e ela era tão perseguida, botaram fogo em muitas dessas casinhas e acabaram com elas.

O que fazer? Eu sou um desses que sofri naquele tempo. Poderia contar fatos para vocês, mas vou contar apenas um, que não é de Santa Catarina, é do Nordeste, e os nordestinos aqui devem conhecer.

Lá estava uma casa de madeira, lá estavam os irmãos reunidos, orando, e lá foi alguém com uma haste, um pau, uma cruz, lá na ponta e uma porção seguindo, com enxadas, com machados, com facão, para acabar e botar fogo na casa e acabar com os crentes, “Porque esse negócio aqui não entra”. E quando chegaram, aproximadamente, 100, 200 metros, a casa estava pegando fogo, pegando fogo mesmo. Olharam e disseram: “Vamos embora. Já incendiaram a casa”.

Glorifica por aquele que estende a sua mão. Foram embora, e no outro dia, de manhã, quando por ali passavam, para ir para a roça, ou para diversos lugares, inclusive o vigário da cidade, diz: “Uai, a casa está de pé outra vez? Está no mesmo lugar”. E o pastor estava lá dentro, sozinho, orando. E ele botou o ouvido na porta e escutou quando o pastor disse assim: “Senhor, salva essa gente. Senhor, perdoa essa gente. Senhor, faz essa gente entender que tu queres salvar a alma de todos eles”.

Segundo essas informações nordestinas, não sei se alguns nordestinos aqui sabem, aquele vigário foi o primeiro a se entregar para Jesus. E depois levou os outros para lá.

E assim a Assembleia de Deus, para nós, que temos missão no Amazonas, sabemos. Mesmo lá dentro dos ribeirões, onde só entra canoas, lá tem uma casa, com uns pedaços de pau, coberta com palha, mas na frente tem uma plaquinha escrita: “Assembleia de Deus”.

A Assembleia de Deus está estendida sobre todo o Brasil, porque ela representa, acredite, diga para seus amigos e vizinhos, diga para as demais autoridades deste país, diga para os demais companheiros, a Assembleia de Deus, neste país, representa a mão de Deus estendida para salvar o Brasil.

E como o fogo vai para lá e fogo vem para cá, e alguns crentes morreram mesmo, Deus sabe porque, mas a Bíblia também diz que três jovens fizeram, como aquele irmão que diz: “Da Assembleia de Deus eu não deixo. Haja o que houver, eu sou crente da Assembleia de Deus”. Ele não é crente na Assembleia de Deus, ele é crente no Senhor, mas está na Assembleia de Deus.

Por não desobedecer às ordens do rei, vocês conhecem a história, eu até poderia dizer assim, “Pastor, três assembleianos”, mas aí vocês vão me perguntar: “Por que três assembleianos?”. Porque assembleiano é teimoso mesmo. Se mandar ele não dar glória a Deus, aí que ele dá. E vocês conhecem muito bem.

Aquele nordestino do chapéu furado, que não tendo uma Assembleia de Deus naquele lugar, entrou numa outra igreja, e começou a dar aleluia e glória a Deus, e o pastor disse para ele: “Os crentes estão incomodados. Se o senhor parar, pelo menos três cultos, de dar glória a Deus aqui na hora da pregação, eu lhe dou um chapéu novo”. E no primeiro culto, ele já deu um glória a Deus e uma aleluia. Quando o pregador disse: “E Ele lançou os nossos pecados no mar do esquecimento, para nunca mais”, o crente levantou de lá e disse: “Pastor, me desculpe, com chapéu novo ou sem chapéu, mas glória a Deus e aleluia”.

Deus enterrou os meus pecados. Esses três homens foram lançados dentro da fornalha de fogo ardente, mas não traíram a sua fé. Não negaram a sua fé. E daqui a pouco, quando o rei olha, em vez de três, eram quatro. E aí nunca ninguém me explicou isso, eu posso imaginar, que os três estavam ali e quando o rei olhava, “São três, mas tem um quarto lá que está com a mão em cima deles”. Mas só tem duas mãos, eles são três e são três mãos. Não importa, aqui pode ter 500 pessoas, a mão de Deus sobre todos eles.

Eles só saíram dali, não porque eles eram de um corpo especial, de uma roupa especial, que não queima. Não. Eles só saíram dali, porque a mão de Deus estava com eles.

Mas, eu me lembro de outro fato.

A Assembleia de Deus chegou no Brasil, quando Daniel Berg e Gunnar Vingren espalharam, e o senhor falou nomes que conheço praticamente a todos. Desses que o senhor falou, esses mais antigos, todos praticamente, mas a Assembleia de Deus cresceu e está guardada, está abençoando este país, porque o versículo 24, que eu li diz: “Porque eram homens bons, cheios do espírito santo e de fé, e muita gente se uniu ao Senhor”.

Não é porque Daniel Berg e Gunnar Vingren falavam inglês, não. Não é porque tinham diploma na parede, não. Não é porque foram eleitos, não. É porque eram homens cheios do Espírito Santo.

E quando vão orar no porão da casa daquele pastor que os acolheu, e começaram a falar línguas estranhas, porque a mão do Senhor estava com eles, eram homens bons, cheios do Espírito Santo.

Crentes cheios do Espírito Santo falam línguas sim. Agora tem um modernismo aí, que você pode ser cheio do Espírito Santo e não falar língua. Esse modernismo não chegou aqui ainda. Para mim, o vaso, quando transborda, ele glorifica a Deus em línguas estranhas. Essa é a Igreja Pentecostal, que eu acredito.

E assim, aqueles homens foram abençoados, e a mãos de Deus estava com eles, de tal maneira que, assim como Daniel pôde dormir tranquilo, a noite inteira, no meio dos leões, a Assembleia de Deus hoje pode dormir tranquila, no meio dos leões, porque Deus está conosco.

O pastor disse que somos 20 milhões, e a mim já disseram que somos 25 por cento. Isso significa dizer, que já estamos passando dos 50 milhões. E também significa dizer, me permite aqui o recado agora, não vão me expulsar daqui, porque eu sou um homem transparente.

Não esqueça do que vou dizer agora, a Assembleia de Deus ainda precisa se acordar, que no Poder Legislativo, ou no Poder Executivo, precisamos de homem pentecostal. (Palmas.)

Precisamos de homens que a mão de Deus esteja sobre eles, para abençoar este país.

Portanto, ficam aqui as minhas palavras. Parabéns pelo dia da Assembleia de Deus. Muito obrigado ao governador, que sancionou, muito obrigado aos deputados, que aprovaram, e ao senhor que lançou a proposta, mas acima de tudo, muito obrigado Senhor, porque a Assembleia de Deus no Brasil chegou, ela é a mão de Deus estendida neste país.

Este país ainda vai se tornar o exemplo do mundo inteiro, como aquele país, que não só prosperou, mas que serviu de paz para todas as nações. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Maravilha.

Todos em pé, e faço um pedido agora, aplaudam o Senhor bem forte pela vida do pastor Osmar. (Palmas.)

Pastor Osmar, nós passaríamos a noite toda aqui ouvindo o senhor. Sim ou não, igreja? Sabe por quê? Porque a mão de Deus está com o senhor também, está sobre o senhor.

Pastor Artur, esta justa homenagem nós estamos fazendo ao reverendo Osmar José da Silva. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Mostre aí, pastor. Deus abençoe. Pode ler. Obrigado, pastor.

 

O SR. OSMAR JOSÉ DA SILVA - Assim está escrito:

“À Assembleia de Deus em Sorocaba.

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em Sessão Solene do 103º Aniversário da Igreja Assembleia de Deus no Brasil, homenageia o pastor, reverendo Osmar José da Silva, digno presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, em Sorocaba, pelos relevantes serviços prestados à sociedade paulista e por sua dedicação à obra missionária no Brasil e exterior.

São Paulo, 16 de junho de 2014, assinado José Bittencourt, deputado estadual”.

Muito obrigado. Que Deus abençoe o Brasil, que Deus abençoe São Paulo, que Deus abençoe os deputados e todas as autoridades constituídas. São os votos da Assembleia de Deus, em Sorocaba. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Obrigado, pastor.

Pastor Moacir Antônio Balotin, igualmente.

Venha cá para a gente tirar. Gilberto, fique aqui próximo.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. Presidente - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Aplaudam o Senhor pela vida do pastor Moacir Balotin.

Moacir Oliveira, pastor Moacir Oliveira. O senhor merece. (Palmas.)

Eu quero os três, Silas, pastor Balotin.

Aplaudam, igreja, estamos encerrando. Obrigado.

 

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. Presidente - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Deus abençoe.

Aplaudam, igreja, estamos encerrando. Obrigado. (Palmas.)

Obrigado, pastor Osmar, obrigado, pastor Moacir, obrigado, pastor Moacir Oliveira.

Agradecemos toda a equipe, assessoria, som, todos os assessores. Nós agradecemos profundamente.

Esgotado objeto da presente sessão, terminamos esta sessão com os nossos agradecimentos pela colaboração de todos para o bom êxito deste encontro. A Presidência agradece às autoridades, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, ao Cerimonial, à Secretaria-Geral Parlamentar, à Imprensa da Casa, à TV Legislativa, às Assessorias Policiais Civil e Militar, bem como a todos que com as suas presenças colaboraram para o êxito desta sessão.

Vou fazer de outra maneira: não havendo mais nada a tratar, terminamos, em nome de Jesus.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 11 minutos.

 

* * *