http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

15 DE AGOSTO DE 2014

033ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO “DIA DA LIDERANÇA JOVEM”

 

Presidente: FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

 

1 - FERNANDO CAPEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o presidente Samuel Moreira convocara a presente sessão solene, a pedido do deputado Fernando Capez, ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o "Dia da Liderança Jovem". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

2 - FLORIANO PESARO

Vereador da Câmara Municipal de São Paulo, cumprimenta os presentes. Destaca a importância da liderança jovem no estado de São Paulo por promoverem a mudança. Enaltece a conduta política do deputado Fernando Capez, proponente dessa homenagem. Agradece ao professor Emerson Nunes, presidente da Associação São Paulo Diferenciado. Informa que coordena a semana da liderança jovem na cidade de São Paulo. Elogia o Proerd, programa de prevenção às drogas da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Defende mobilização da juventude pela transformação da sociedade.

 

3 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Presta homenagem ao Senhor Floriano Pesaro, vereador da Câmara Municipal de São Paulo com a entrega de certificado oficial de reconhecimento.

 

4 - EMERSON NUNES

Presidente da Associação São Paulo Diferenciado, cumprimenta os presentes. Elogia o trabalho realizado pelo deputado Fernando Capez. Tece comentários sobre a questão da habitação e moradia no estado de São Paulo.

 

5 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Realiza a entrega de certificados oficiais de reconhecimento às autoridades mencionadas e elogia o trabalho realizado pelas mesmas em prol da juventude. Lê missiva encaminhada pela Sra. Laura Laganá, diretora superintendente do Centro Paula Souza. Solicita ao Sr. Emerson Nunes que entregue homenagem ao Sr. Thiago Rocha, apresentador de TV. Destaca o trabalho realizado pelos presentes. Agradece a presença de todos nesta solenidade. Lembra que a lei que institui a Semana da Liderança Jovem é de sua autoria. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

*  *  *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

*  *  *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 A Presidência convida para integrar a Mesa principal dos trabalhos. Em primeiro lugar esta que é uma das novas e mais importantes lideranças políticas de São Paulo, o vereador, exemplo de conduta, correção ética e atuação escorreita na atividade parlamentar, vereador Floriano Pesaro, líder do PSDB na Câmara Municipal de São Paulo, a quem peço uma calorosa salva de palmas.  (Palmas.)

Douglas Cardoso, representando o prefeito de Jaboticabal, Raul Girio, uma salva de palmas ao querido Douglas. Uma satisfação, uma honra, tê-lo aqui. (Palmas.)

Ele, que foi nosso grande inspirador, não é Floriano, e é uma pessoa cuja história de vida dele e da família, particularmente a mim, não gosto de confessar em público, mas mais de meio século já vivido, quase trinta anos de Ministério Público, foi uma grande inspiração, professor Emerson Nunes, presidente da Associação São Paulo Diferenciado, uma salva de palmas. (Palmas.)

A querida Maria Inês Benvenuti, diretora da ETEC Tereza Aparecida Cardoso Nunes de Oliveira, de Artur Alvim. A ETEC leva o nome de uma grande educadora.

Também o major da Polícia Militar, José Carlos Simões Lopes, que representa o comandante do CPA - M11, coronel Zychan, uma salva de palmas. Muito obrigado pelo apoio. (Palmas.)

Nossos cumprimentos à instituição Polícia Militar, aos “130 de 1931”. Capitão Joseane, capitão Mencinger, representando o 51º Batalhão de Polícia Militar, uma salva de palmas. (Palmas.)

Anuncio, ainda, a presença do presidente do Instituto Teotônio Vilela, Fernando Guimarães, uma grande personalidade pública também. Uma salva de palmas. (Palmas.)

Também o Edson Melo, que está representando o deputado Itamar Borges, uma salva de palmas. (Palmas.)

Por favor, Cristiano Concordio, presidente da Associação Brasileira de Pipa, está aqui o Cristiano também. Uma salva de palmas. (Palmas.)

Nós temos mais de um milhão de afeiçoados pela pipa, que é uma atividade que, se desempenhada em áreas destinadas especialmente pelo Estado, vai implicar em lazer e harmonia. E quando se tem lazer, sobretudo nas regiões mais afastadas da Cidade de São Paulo, se tem redução da violência, da criminalidade, integração, portanto, Cristiano Concordio, empinar pipa é uma atividade também cultural e esportiva e que tem o apoio desse parlamento e desse deputado.

Senhoras e senhores, deputados e deputadas, esta Sessão Solene, por isso que se realiza nesse plenário principal, foi convocada pelo presidente efetivo desta Casa, atendendo à solicitação desse deputado que vos fala, com uma finalidade, atenção nosso telespectador, de comemorar o Dia da Liderança Jovem.     

Convido, neste momento, todos os presentes para, em pé, ouvirmos, porque será cantado o Hino Nacional Brasileiro, pelo Grupo Vocal de Jovens da Vila Brasilândia, sob a coordenação de Elias Amâncio.

 

*  *  *

 

- É entoado o Hino Nacional Brasileiro.

 

*  *  *

 

O SR. PRESIDENTE- FERNANDO CAPEZ - PSDB - Agradecemos ao Grupo Vocal de Jovens da Vila Brasilândia.

Comunicamos aos presentes que esta sessão, que não é uma sessão qualquer, é uma Sessão Solene, e que, portanto, obedece à rígida forma sacramental. Por ser uma Sessão Solene, ela é realizada no plenário principal da Casa, o plenário Juscelino Kubitschek, só pode ser convocada pelo presidente da Assembleia mediante solicitação de algum deputado em exercício no mandato.

Depois de requerida, a solicitação é enviada ao Colégio de Líderes e se não for aprovada, não é convocada solene.

Esta Sessão Solene, por mim requerida, foi aprovada por unanimidade por todos os líderes de todos os partidos desta Casa. Parabéns aos senhores.

E ela está sendo transmitida ao vivo, pela TV WEB, e será transmitida pela TV Assembleia amanhã, sábado, dia 16, às 21h, em horário nobre. Você, que tem a NET como eu, coloca no canal 07, também pela TV Vivo no canal 66 analógico e no 185 digital, e pela TV Digital Aberta, canal 61.2. Não tem como não assistir.

Neste momento, passamos a palavra ao nosso querido vereador Floriano Pesaro, que nessa sessão, por força da Lei 15.023, de 22 de maio de 2013, lei proposta por nós, proposta de nossa autoria, foi criado o Dia da Liderança Jovem, que é comemorado anualmente no dia 1 de agosto. Queremos, então, ouvir Floriano Pesaro. Com a palavra, esse grande talento da política.

 

O SR. FLORIANO PESARO - Boa noite. É um prazer imenso estar aqui com vocês nessa Sessão Solene. Nós estamos, mais uma vez, comemorando o Dia da Liderança Jovem, dessa vez, em caráter estadual, uma ampliação do nosso território, do ponto de vista da avaliação e da identificação daqueles jovens que fazem a diferença no nosso Estado.

Eu queria, em primeiro lugar, agradecer ao deputado Fernando Capez. Fernando Capez, que é um deputado dos mais brilhantes parlamentares dessa Assembleia Legislativa.

Eu diria, deputado Capez, que Vossa Excelência é um dos mais brilhantes oradores dessa Assembleia Legislativa. É também um dos mais brilhantes parlamentares do Partido da Social Democracia Brasileira, o PSDB. Um exemplo de dignidade, de vida, de vida pública, de compromisso público, desde o tempo do seu ingresso no Ministério Público Estadual.

O PSDB agradece, nós agradecemos, a nossa liderança do PSDB na Câmara Municipal de São Paulo agradece a sua liderança, a sua condução no processo político estadual. Nós temos profunda admiração e orgulho do seu trabalho. Eu espero, e espero que vocês também esperem que o deputado Fernando Capez possa continuar conosco ainda nesse parlamento durante muitos e muitos anos. Muito obrigado, deputado, pelo convite. Fica aqui registrado, consignada a minha admiração e o meu respeito pelo seu trabalho. Muito obrigado.

Eu queria agradecer ao meu amigo Emerson Nunes. O Emerson é uma pessoa extraordinária, lutador, batalhador pelo movimento de moradia na cidade de São Paulo. Pela preservação da qualidade do ensino técnico e tecnológico do nosso Estado, através da sua militância junto às ETECs, não só à ETEC Tereza Nunes, nome da grande educadora e sua mãe Tereza Nunes, leva o nome da ETEC, mas também, especialmente, por toda a relação que tem com o corpo diretivo dessas escolas.

E aqui nós temos a Maria Inês Benvenuti que é uma das diretoras. Há outras diretoras aqui conosco, uma das diretoras da ETEC Teresa Cardoso de Nunes de Oliveira, de Artur Alvim.

Quero também parabenizar os alunos das ETECs que estão aqui presentes.

Queria cumprimentar o Douglas Cardoso, que já esteve conosco na Câmara Municipal de São Paulo, jovem liderança de Jaboticabal. Eu espero, Douglas, que você possa nos ajudar bastante em Jaboticabal também, a estender nosso trabalho e o conhecimento desse nosso trabalho para todo o povo de Jaboticabal.

Do meu trabalho como vereador em São Paulo e que coordeno a Semana da Liderança Jovem, e do deputado Fernando Capez, que é o coordenador da Semana da Liderança Jovem no Estado de São Paulo.

Douglas, se você puder levar o nosso trabalho, meu e do deputado Capez para sua cidade, nós agradecemos muito.

Cumprimento a nossa gloriosa Polícia Militar do Estado de São Paulo, na figura do major José Carlos Simões Lopes, representando o coronel Zychan, e também a capitão Joseane, os demais membros da polícia, o capitão Mencinger, o major José Carlos Simões e o capitão Cícero, muito obrigado por tudo o que vocês fazem por nós, inclusive por nossa juventude.

Eu não sei se todos sabem, mas a Polícia Militar do Estado de São Paulo tem um dos mais importantes programas de combate às drogas e à drogadição, o Proerd. O Proerd é um programa no qual a Polícia Militar vai à sociedade, à comunidade, se reúne com todos e trabalham no sentido de prevenir, porque todos nós sabemos que prevenir é melhor do que remediar, especialmente no caso das drogas.

Queria cumprimentar o Fernando Guimarães, meu amigo de quarenta anos, militante, quarenta é demais, não é Fernando? Pelo menos trinta anos juntos na política. Militante da cultura, da juventude do PSDB, já foi claro há um tempo atrás, e que faz uma diferença enorme no nosso partido com grandes ideias, grandes propostas culturais. Obrigado Fernando Guimarães, nosso orgulho.

Edson Melo, representando o deputado Itamar, e o Cristiano Concordio, presidente da Associação Brasileira de Pipa.

Quero também cumprimentar aqui uma grande liderança que trabalha no segmento LGBT na nossa cidade, também na prevenção. Nós gostamos de trabalhar na prevenção. Tudo aquilo que sabemos que pode dar problema no futuro, a gente tenta evitar no presente.

Queria pedir uma salva de palmas para a mulher mais elegante desta noite nessa sala, que a Dindry Buck. Por favor, levante-se, porque você merece uma salva de palmas. (Palmas.)      

A Dindry Buck trabalha elegantérrima. A Dindry Buck trabalha na região central da Cidade de São Paulo e é uma das pessoas, com a secretária de Direitos Humanos, com as demais secretárias de Saúde, de Educação, que trabalham na prevenção nas regiões centrais, onde há, desde a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis até orientação e o combate à violência e à discriminação.

Deputado Capez, caros amigos, é com muita satisfação que participo, hoje, dessa Sessão Solene em comemoração ao Dia da Liderança Jovem a convite do deputado Fernando Capez.

No início desse mês, também por ocasião da celebração da Semana da Liderança Jovem, realizamos, na Câmara Municipal de São Paulo, uma Sessão Solene em homenagem aos jovens do Município de São Paulo, à minha amada e querida cidade, que se destacam pela sua liderança e pelo espírito transformador. São jovens que promovem a mudança em nossa cidade e fazem a mudança sendo eles o principal agente.

Essa noite, encontro aqui com vocês nessa Casa Legislativa, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, meu Estado, em cada um dos presentes, pais, mães, tias, tios, avós, avôs e os jovens e os seus irmãos, familiares, seus amigos, o mesmo brilho no olhar, a mesma vontade de transformar que tivemos algumas semanas atrás, eu e o deputado Fernando Capez e o Emerson Nunes, na Câmara Municipal de São Paulo.

Suas ações estão espalhadas por todo o Estado. Essa capilarização é fundamental para que nós possamos avançar cada vez mais na nossa juventude, na juventude segura, uma juventude feliz, uma juventude que viva em paz, uma juventude que fique longe das drogas e perto do esporte, longe daquilo que não faz bem e perto da cultura, da educação, e que promova isso.

Lembro-me, acerca de um ano, o país estava passando por um verdadeiro levante cívico, milhares de pessoas por todo o Brasil saíram às ruas para pedir por mais transparência e eficiência há gestão pública, dentre tantas outras demandas, a exigência de que os políticos os representassem, os representassem nos seus ideais, os representassem naquilo que pensavam, especialmente os mais jovens.

E estou aqui eu, o vereador Floriano, e o deputado Fernando Capez para dizer que nós queremos representar vocês sempre. Nós estaremos ao lado da juventude paulistana e paulista, sempre. Podem contar conosco.

Essa noite, deputado Capez, assim como naquele levante cívico, há um ano, milhares de pessoas por todo o Brasil saíram às ruas para pedir por mais transparência e eficiência na gestão pública dentre tantas outras demandas.

Eu e o Capez sabemos que não foi pelos trinta centavos, mas foi porque queriam uma melhor representação, porque queriam melhores serviços públicos, e eu e o deputado Capez estamos trabalhando nessa direção.

Essa noite, o que vejo aqui são cidadãos que, além de serem catalisadores dos movimentos de transformação social, foram além da onda, além do levante. Muitos foram para cada, muitos não estão mais conosco, não estão mais na linha de frente por um país melhor, mas vocês estão.

Vocês estão aqui essa noite para dizer: “Nós continuamos com vocês, nós queremos um país melhor”. Não foi só na rua, é aqui também, participando e escolhendo os nossos principais representantes.

Trouxeram para o seu cotidiano, o anseio de transformação de todos nós.

Os jovens que reconhecemos aqui, eu, o deputado Capez e Emerson Nunes, vocês e todos os outros que participaram nos anos anteriores, mostraram que para a transformação acontecer é necessária uma mobilização por redes sociais, pela conversa frente a frente com os amigos e com a família.

Mas não pode parar por aí. O estudo, o trabalho diário, trazer a ideologia para as ações cotidianas, também são passos fundamentais para a mudança. Escolher bem seus representantes, saber quem é quem.

Com a ação de cada um de nós, juntos, somos capazes de gerar a transformação a partir do sentimento de insatisfação.

Esse é, no meu entender, o diferencial de cada um de vocês, homenageados nessa noite. Por isso é tão importante nos reunirmos aqui, anualmente, Emerson Nunes e deputado Capez, para celebrarmos o reconhecimento daqueles que vão à luta diariamente. Aqueles que não se negam a acreditar, aqueles que dispensam porta-vozes e transformam com muito empenho e dedicação, o mundo ao nosso redor, e transformam para um mundo melhor.

Para mim, quero deixar claro nessa noite, é uma honra poder conhecer a história e a dedicação de cada um de vocês. Não posso negar que essa é uma boa maneira de renovar minhas energias, que esta é uma boa maneira de reafirmar a minha esperança em um Estado mais justo, mais humano, mais igualitário. Eu acredito, eu luto por isso. Mas não luto sozinho. Luto com vocês ao meu lado e é isso que estamos fazendo juntos, deputado Fernando Capez, Emerson Nunes, em nosso dia a dia.

E, hoje, a noite é de festa. Podemos dizer aos pessimistas que não temos o que comemorar. Eu discordo, como dizem os pessimistas, eu discordo, eu estou entre os otimistas.

Vejo aqui muitos motivos para celebrarmos. Peço a vocês que não deixem morrer esse sentimento de indignação e vontade de melhorar o nosso mundo e de continuarmos avançando e mantendo o estado de São Paulo, o nosso grande Estado, o maior da Federação, o mais rico, o que tem a melhor educação, a melhor saúde, o melhor transporte, a melhor polícia e os melhores jovens do Brasil. Os mais preparados, as melhores escolas técnicas, a melhor formação cultural.

De continuarmos avançando e mantendo o Estado de São Paulo em seu lugar de vanguarda e destaque no cenário nacional, como diz o governador Geraldo Alckmin.

Que ajudem, esclareçam, chamem as transformações, mostrem o que fizemos. Eu na cidade, o deputado Capez, na Assembleia, o governador Alckmin no Governo do Estado de São Paulo e tantos outros que lutam para manter esse Estado na vanguarda do Brasil.

Que esclareçam e chamem a atenção de todos às transformações que estão sendo promovidas. Afinal, nós temos que ser a mudança que tanto queremos ver no mundo, não é isso? Sejamos nós a mudança que queremos no nosso mundo. Na nossa comunidade.

Termino, deputado Capez, ao agradecer a sua paciência também nessa noite de sexta-feira em que muitos já estão nas baladas, mas nós estamos aqui para comemorar aqueles que estando ou não nas baladas, tiveram durante esse último ano a liderança dos processos políticos transformadores. Nossos jovens, que moram em nossos corações.

O ideal incomum que nos une é a vontade de mudar, de agir com transparência, com respeito, dignidade, efetividade, nos faz caminhar juntos em direção a um objetivo comum, uma sociedade capaz de transformar ideias em ações práticas que nos aproximem de um mundo livre de discriminação. Onde cada um de nós possa alcançar seu pleno potencial.

Por essa razão hoje essa homenagem não é apenas para os que estão aqui presentes, essa homenagem é para cada um que ousa acreditar, ousa dar um passo adiante, ousa transformar, ousa melhorar a sua família, a sua comunidade, a sua cidade, o seu país.

Nós, juntos, podemos tornar esse Estado, esse país um mundo melhor, um lugar melhor para todos nós. Vamos juntos, parabéns, muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Nós entregaremos nesta data como justa homenagem por sua importância e trabalho no contexto social, cultural e educacional do estado de São Paulo, pelo seu exemplo para toda a liderança jovem, o certificado da Assembleia Legislativa de São Paulo com o logo oficial, o que o torna, portanto, um documento oficial, ao vereador Floriano Pesaro. Uma salva de palmas. (Palmas.)

 

*  *  *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

*  *  *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Neste momento, passamos a palavra ao nosso grande inspirador, professor Emerson Nunes, presidente da Associação São Paulo Diferenciada. (Palmas.)

 

O SR. EMERSON NUNES - Excelentíssimo senhor presidente dessa Sessão Solene, grande amigo tucano, deputado Fernando Capez, eu peço uma salva de palmas. (Palmas.)

Também peço uma grande salva de palmas para nosso querido amigo lá na Câmara Municipal, o líder do PSDB, nosso amigo Floriano Pesaro, que há muitos anos tem nos ajudado a perpetuar essa lei que, a partir de agora, se torna um marco também no estado de São Paulo graças ao trabalho desse deputado, Fernando Capez, junto com os demais líderes dos partidos aqui na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Eu quero também agradecer à Maria Inês Benvenutti, diretora da ETEC Tereza Aparecida Cardoso Nunes de Oliveira de Artur Alvim, Cristiano Concordio, presidente da Associação Brasileira de Pipa, Edson Melo representando o deputado Itamar Borges, Fernando Guimarães também amigo tucano do Instituto Teotônio Vilela, a major PM José Carlos Simões Lopes, representando o comandante do CP – M11, coronel Zycham, é isso aí, uma salva de palmas para o coronel. (Palmas.)

Capitão Joseane, capitão Mencinger, representando o 51º Batalhão de Polícia, Douglas Cardoso, representando a cidade de Jaboticabal, o nosso querido amigo prefeito Raul Girio, que insistentemente viria para essa Sessão Solene, mas teve outros compromissos. Deixo aqui um abraço ao prefeito e à cidade de Jaboticabal, importante cidade do agronegócio na questão do amendoim, na questão do desenvolvimento do nosso estado de São Paulo, vai passar por Jaboticabal e tenham certeza de que o trabalho está só começando na cidade. Uma salva de palmas à cidade de Jaboticabal, a cidade das rosas, a Atenas paulistana. (Palmas.)

Eu queria dizer, em primeiro lugar, que esse trabalho é feito através da Associação São Paulo Diferenciado e, lá no nosso quadro diretivo, há pessoas que estão aqui compondo nosso quadro, visitando também a Assembleia Legislativa, o palácio Nove de Julho, que vem aqui também para marcar presença, também no debate da questão da habitação de interesse social.

É o caso do nosso vice-presidente, João Estevão da Silva, também do Carlos Correia, nosso diretor secretário e a Nilza Correia que é também a nossa diretora tesoureira, uma salva de palmas porque sem eles a nossa associação não sobrevive. Eles tocam nosso trabalho na questão de habitação. Muito obrigado pela presença.

Eu quero dizer que se não fosse o trabalho essencial do nosso deputado Fernando Capez, com certeza hoje nós não estaríamos aqui, porque quando eu apresentei a ideia ele na hora falou: “Vamos fazer”, e está aqui o resultado, estamos começando. E o trabalho é realmente de mapear no estado de São Paulo quem são essas novas lideranças. Quais são as instituições, os movimentos organizados que militam na questão da juventude, mas nem sempre aparece.

Talvez, hoje, até fora do Estado, que é o caso da Mc Xuxú que está aqui vindo de Juiz de Fora e a quem eu peço uma salva de palmas, também nossa homenageada na questão da militância LGBT. (Palmas.)

 É importante o segmento, é importante o trabalho e mais do que nunca, representar o estado de São Paulo como um segmento da diversidade cultural e também do comportamento sexual. Fica aqui o nosso apelo.

Meus amigos e minhas amigas, todos os homenageados estão aqui, nosso movimento de habitação, sabendo que a briga está só começando. Nossas reivindicações são inúmeras e as demandas também, mas hoje como é um dia de festa, nós só vamos comemorar, e a partir de segunda-feira vocês podem ter certeza de que o Emerson Nunes passa também a exigir das nossas demandas, a cobrar do poder público, porque esse é o nosso papel.

Se a gente ficar de fora, de braços cruzados nós não vamos caminhar, então o nosso papel é esse, deputado.

Queremos, sim, precisamos, sim, muito mais de habitação de interesse social. A cidade de São Paulo, por exemplo, está uma vergonha, é lastimável. Eu vivo criticando. Não defendo invasão, não somos órgãos de defesa de invasão de terras, mas o que está acontecendo na cidade de São Paulo é a beira do caos e nós não queremos isso.

Portanto, exigimos sim, a cada vez que abrimos o microfone vamos pedir mais moradia de interesse social, com responsabilidade, e para as entidades que realmente trabalham e militam seriamente nesse setor.

Meu muito obrigado, tenham todos uma boa noite e fica aqui o meu apelo. Mais uma grande salva de palmas para o nosso deputado Fernando Capez. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Anuncio a presença do apresentador Thiago Rocha da Rede TV que aqui também nos honra muito, peço uma salva de palmas para ele. (Palmas.)

Nesse momento, peço que a nossa zelosa assessoria que faz deste cerimonial um trabalho de excelência conduza para a posição atrás, exatamente atrás de onde nos encontramos doutor Emerson e eu, os seguintes homenageados: nosso querido Douglas Cardoso, senhora Maria Inês Benvenutti, senhora Marisa Souza e o capitão Cícero Aparecido Mesquita. O doutor Emerson Nunes e eu faremos a entrega dos certificados oficiais de reconhecimento desta Assembleia Legislativa pelo trabalho realizado no contexto social, cultural e educacional e pelo exemplo de liderança jovem.

Em nome dos noventa e quatro deputados estaduais da maior Assembleia Legislativa do país, entregamos este documento que é um certificado oficial. Uma salva de palmas a esses homenageados. (Palmas.)

 

*  *  *

 

- É feita a entrega das homenagens.

 

*  *  *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Nesse instante peço que levantam com os certificados à frente para que a televisão possa captar vossa imagem e retransmiti-la aos duzentos e cinquenta mil telespectadores por minuto que nos honram com a audiência na TV Assembleia, no horário em que será transmitido.

Levantando os homenageados Abel Scupeliti Artilheiro. À medida que eu vou falando, vão se levantando e a câmera vai focalizando. Alex Francisco. Peço que todos permaneçam em pé. Anderson Paulino, André Soares de Oliveira, Brisa Priscila Perdigão, Bruno Cardoso, Carolina Araújo de Queiroz.

Representante do Centro Comercial Leste Aricanduva Cícero Cardoso, Eliane Aparecida Pereira Marcolino, Elias Amâncio, Fabrício Treviso, Felipe Cruz, Gabriel Borges Sena de Oliveira, Gabriel Carmona Kiss, Gabriel José Cardoso Reis, Guilherme Amorim Gonçalves, Gustavo de Souza Gonçalves, Jamile Stephanie dos Santos Vieira, Janaina Cardoso dos Santos, Jandira da Silva, Jessica Severiano da Silva, Jessica Silva Mendes, João Victor (DJ Johnny), Keren Hapuque Santos, Larissa Caroline Beto Leite, Laura Laganá, Lucas Pontes Travassos de Melo, Mara Noemi Salim, Marcos Freitas, Marcos Vinicius Quermelo Cardoso, Maria Odália Soares, Marisa da Costa, Matheus Gramarim, Mc Xuxú, Carol Vieira, Norberto Mensório, Rafaela Cristina de Andrade Queiroz, Raul Girio, Renan Andrade, Rosemeire dos Santos, Valteir Benedito Vaz, Wander Carneiro da Silva, Vivian Kimi Sanomia, e Wagner Pereira Tito.

Peço que a televisão mostre todas essas pessoas, sem pressa, porque fizeram a diferença com seu trabalho, com seu esforço, com sua ousadia, com seu espírito empreendedor estão ajudando a retirar jovens das drogas, a tratar pessoas acometidas por males, a mostrar a esse país que se nós queremos renovação, a renovação deve começar a partir da juventude. Juventude que eles estimulam criando novas lideranças.

 Que todos os telespectadores que estão vendo essas pessoas com certificados oficiais da Assembleia Legislativa saibam reverenciá-los pelo trabalho, pela importância, pela iniciativa, pelo exemplo que acabaram nos propiciando.

Uma salva de palmas a essas pessoas, que Deus os abençoe e ilumine as suas vidas porque vocês demonstraram com solidariedade, amor e respeito aos semelhantes, parabéns. (Palmas.)

Podem sentar. A diretora superintendente Centro Paula Souza, professora Laura Laganá, pede que seja lida a seguinte missiva.

“Antes de qualquer coisa gostaria de parabenizá-lo, caro deputado Capez, pela autoria da lei que institui a Semana da Liderança Jovem em nível estadual. Trata-se sem dúvida de uma iniciativa que muito estimulará a formação de líderes no estado de São Paulo, em nome do Centro Paula Souza, sinto-me extremamente honrada pela homenagem extensiva também a três excelentes ETECs que vem realizando importante trabalho na área educacional junto à população da Zona Leste. Infelizmente, problemas de saúde me impedem de estar presente ao evento desta noite.

É com grande orgulho que o Centro Paula Souza vem expandindo o sistema de ETECs e FATECs para que cada vez mais jovens tenham acesso a conhecimentos científicos e tecnológicos tão importantes para sua formação.

Desde modo, o Governo do Estado não apenas atende a expectativa da juventude no que se refere à profissionalização e inserção no mercado de trabalho, mas também contribui para o desenvolvimento econômico e social do país.

Meu muito obrigado em nome de nossos alunos e professores por esta significativa homenagem.

Laura Laganá, diretora superintendente do Centro Paula Souza”.

Agora peço ao nosso Emerson Nunes que entregue a última homenagem a esse importante representante da televisão brasileira, Thiago Rocha, com uma salva de palmas. (Palmas.)

 

*  *  *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

*  *  *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Eu me lembro de uma passagem do Novo Testamento na qual Jesus Cristo vai colher uma fruta da figueira, e vendo que aquela figueira não dava frutos, Jesus a secou. A figueira tem que dar frutos. Vocês todos e todas sem nenhuma exceção são árvores boas, árvores boas que têm frutificado com vossa dedicação, com vosso trabalho, com vosso amor. Fazendo da alegria do próximo vossa felicidade.

É só por isso já estão justificando com trabalho essa existência, como a existência frutífera, vocês são belas árvores frondosas.

Eu é que agradeço ao Emerson Nunes, por ter me dado a oportunidade, como deputado, de fazer esta lei e essa Sessão Solene.

Esgotado o objeto da presente Sessão, que é Solene e obedece à forma regimental, a Presidência agradece às autoridades, a toda a minha equipe zelosa, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, ao Cerimonial, à Secretaria Geral Parlamentar, à Imprensa da Casa, à TV Legislativa, às Assessorias Policial Civil e Militar, bem como a todos que com sua presença colaboraram para o êxito dessa solenidade.

Convido a todos para um coquetel no salão Waldemar Lopes Ferraz localizado atrás desse plenário. Boa noite, que Deus os abençoe.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 36 minutos.

 

* * *