http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

22 DE AGOSTO DE 2014

035ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO “EXÉRCITO BRASILEIRO E AO SEU PATRONO, MARECHAL LUIZ ALVES DE LIMA E SILVA, DUQUE DE CAXIAS”

 

Presidente: FERNANDO CAPEZ

 

 

 

RESUMO

1 - FERNANDO CAPEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o presidente Samuel Moreira convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Fernando Capez, na direção dos trabalhos, para realizar "Homenagem ao Exército Brasileiro e ao seu Patrono, Marechal Luís Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a exibição de vídeo sobre o Exército Brasileiro. Comenta ser o "Dia do Soldado", comemorado em 25 de agosto, em homenagem ao nascimento do Duque de Caxias. Discorre sobre a vida e o trabalho do Duque de Caxias. Considera este um exemplo a todos os militares brasileiros. Destacou a importância do Exército Brasileiro para a unidade territorial nacional.

 

2 - PAULO ADIB CASSEB

Presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, enaltece a participação do Exército Brasileiro na história nacional. Discorre sobre a atuação profissional e política do Duque de Caxias no período do Império. Saúda o Exército Brasileiro, em nome do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo.

3 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Dá conhecimento de mensagens encaminhadas por autoridades.

 

4 - JOÃO CAMILO PIRES DE CAMPOS

Comandante Militar do Sudeste, afirma estar honrado em representar o Exército Brasileiro nesta data. Discorre sobre a importância desta instituição para a sociedade brasileira. Considera a construção do monumento a Duque de Caxias, na primeira metade do século XX, em São Paulo, como uma grande homenagem a este brasileiro. Lê texto, de 1941, do ex-ministro da Educação, Gustavo Capanema, sobre o homenageado.

 

5 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Anuncia apresentação musical da 3ª Sargento Myriam Hadassah. Lê trechos da Carta a El-Rei de Portugal, escrita em 1893, por Muniz Barreto, a respeito do profissional militar. Declara orgulho em presidir esta homenagem ao Exército Brasileiro. Anuncia a canção do Exército do Brasil, executada pela Banda de Música do Comando Militar do Sudeste. Anuncia homenagem ao Exército Brasileiro, com entrega de placa comemorativa ao Comandante Militar do Sudeste, General João Camilo Pires de Campos. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

 

* * *


 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata. Trigésima quinta sessão solene, em “Homenagem ao Exército Brasileiro e ao seu Patrono, Marechal Luís Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias”. Nos termos regimentais, essa Presidência convida, para integrar a Mesa principal dos trabalhos, S. Exa. general do Exército João Camilo Pires de Campos, comandante do Comando Militar do Sudeste, a quem peço uma calorosa salva de palmas, pois representa o Exército Brasileiro. (Palmas.)

Chamo também à Mesa S. Exa. professor Dr. Paulo Adib Casseb, mui digno presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo. (Palmas.)

E, para completar a composição desta Mesa principal, S. Exa. general de brigada Riyuzo Ikeda, chefe do Estado Maior do Conselho Militar do Sudeste. Uma salva de palmas, também, ao general Ikeda. (Palmas.)

Senhoras e senhores, senhoras deputadas, senhores deputados, ilustres militares das Forças Armadas, da Polícia Militar, autoridades civis, esta não é uma sessão comum, esta não é uma sessão normal. Esta é uma Sessão Solene.

Por ser uma Sessão Solene, ela obedece a uma rígida forma sacramental, estabelecida pelo Regimento interno desta Casa. Não se pode convocar sessão solene para qualquer motivo. A Sessão Solene só pode ser convocada pelo presidente da Assembleia Legislativa, somente por ele, mediante solicitação de um dos deputados em exercício nesta Casa.

Solicitada a convocação da solene, o presidente requer autorização