http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

01 DE SETEMBRO DE 2014

 

037ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA COMUNIDADE ALEMÃ 2014

 

Presidente: CÉLIA LEÃO

 

RESUMO

 

1 - CÉLIA LEÃO

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Samuel Moreira convocara esta sessão solene, a requerimento da Deputada Célia Leão, na direção dos trabalhos, para "Comemorar o Dia da Comunidade Alemã". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Alemão" e o "Hino Nacional Brasileiro". Informa que o dia comemorativo da comunidade alemã transcorre no dia 25/07, e que esta é a décima versão desta solenidade. Recorda que o projeto é de autoria do ex-Deputado Romeu Tuma, e que, por vezes, a sessão foi presidida pelo Deputado Roberto Engler. Apresenta saudações do Presidente deste Legislativo, Deputado Samuel Moreira. Dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride, encaminhadas por várias autoridades. Elogia o caráter do povo alemão. Recorda a Copa do Mundo e o jogo do Brasil contra a Alemanha que resultou em 7 a 1. Dá conhecimento de sua trajetória pessoal e de acidente que sofrera há quarenta anos. Enfatiza a ulterior superação, com a formação em Direito. Comunica que seu marido é argentino, de ascendência alemã. Anuncia a apresentação de vídeo.

 

2 - KLAUS WILHELM LEGE

Presidente da Associação das Associações e Instituições da Língua Alemã em São Paulo, informa que transcorria, hoje, em Hamburgo, encontro econômico entre Brasil e Alemanha. Faz retrospecto sobre a implantação do Plano Real, em 1994, no Brasil, bem como a Queda do Muro de Berlim, em 09 de novembro de 1989. Enfatiza que a inflação brasileira chegara a 82% e parecia invencível. Ressalta que o Plano Real gerou crescimento e distribuição de renda. Lembra que a Alemanha integrava a chamada "Cortina de Ferro". Discorre sobre o término da Segunda Guerra e o surgimento da "Guerra Fria". Enfatiza a contribuição da comunidade alemã à entidade que representa. Agradece à Deputada Célia Leão.

 

3 - UWE HEYE

Cônsul-Geral-Adjunto da República Federativa da Alemanha em São Paulo, discorre sobre os 190 anos da imigração alemã no Brasil, com a chegada de 40 imigrantes à cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, em 25/07/1824. Destaca a contribuição alemã à sociedade brasileira, no que tange à cultura, economia e educação. Informa que dez por cento dos brasileiros tem raízes alemãs, estão integrados à sociedade brasileira, preservam e honram a sua cultura. Destaca o reconhecimento e a gratidão de seu país aos brasileiros. Afirma que as relações econômicas e políticas entre os dois países são sólidas. Recorda a passagem do recente ano da Alemanha no Brasil. Lembra visita oficial do presidente alemão ao Brasil. Enfatiza aspectos da ciência, economia, educação, cultura e esporte entre os dois países e os desafios deste século. Ressalta a proposta de ampliação e fortalecimento de relações industriais, visando o trabalho futuro.

 

4 - STEFAN GRAF VON GALEN

Presidente do Colégio Benjamin Constant, enfatiza os 190 anos da imigração alemã e os dez anos desta solenidade. Argumenta que as sucessivas gerações mantém a chama dos antepassados, ao preservar a língua e a cultura. Agradece a criação da lei que gerou esta homenagem. Afirma que as relações entre os dois países se confundem com a História do Brasil. Discorre sobre estudiosos e pesquisadores que visitaram o País antes do início da imigração. Informa que haviam alemães na esquadra de Pedro Álvares Cabral. Destaca a figura de Hans Staden. Informa que 25% por cento dos padres das Missões eram de origem alemã. Destaca os nomes de estudiosos, como Humboldt e o pintor Rugendas. Recorda o pioneirismo da cidade de São Leopoldo. Fala da presença alemã no município de Rolândia, no Paraná, onde nasceu. Enfatiza a importância dos alemães anônimos no desenvolvimento do Brasil, após as duas guerras, na indústria, tecnologia de ponta e educação, compondo 10% do PIB brasileiro. Lembra ocorrências da Copa do Mundo.

 

5 - MICHAEL PEUSER

Anuncia homenagens e faz histórico sobre telas da Princesa Leopoldina e Francisco II, entregues aos colégios Humboldt e Benjamin Constant.

 

6 - PRESIDENTE CÉLIA LEÃO

Anuncia a exibição de vídeo. Recorda viagem com sua família à Alemanha. Informa que o tio-avô do Sr. Stefan Graf Von Galen foi beatificado, ao citar imagem da cidade do religioso. Elogia o legado histórico da comunidade alemã. Faz paralelo sobre os comportamentos brasileiro e alemão. Enfatiza a organização a e a reconstrução da Alemanha no pós-guerra, com o empenho do seu povo, fato que serve de exemplo aos brasileiros. Ressalta a inteligência e a pujança dos alemães. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão a Sra. Célia Leão.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE – CÉLIA LEÃO - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata. Muita alegria, muita honra e uma emoção singular nesta noite. Mais uma noite de festa dentro desta sessão solene aqui nesta Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para agradecermos, para estar juntos, para escrever a história mais uma vez junto com a comunidade alemã que hoje nos visita e, de forma grata, recebemos a cada um dos senhores e senhoras.

Gostaríamos de compor a nossa Mesa, Mesa de autoridades que representa na verdade toda a comunidade alemã, não só os que estão aqui nesta noite, mas toda a comunidade alemã, que vive e convive no estado de São Paulo.

Queria convidar com muita alegria, com muita honra para nós, uma grandeza para a Casa, o nosso cônsul geral Uwe Heye, cônsul geral adjunto da República Federal da Alemanha, por favor. Com uma salva de palmas vamos receber nossa grande autoridade alemã nesta noite aqui na Assembleia de São Paulo. (Palmas.)

Queremos também com a mesma alegria, com o mesmo entusiasmo convidar ele que tem feito, ao longo destes 10 anos, a partir do projeto de lei que criou o nosso 25 de julho, o dia de comemorar a comunidade alemã no estado de São Paulo. E com o mesmo entusiasmo daquela época, neste momento, faz como se fosse a primeira vez.

Queria convidar com muita alegria, além de ser presidente do Colégio Benjamin Constant, o nosso amigo, amigo de todos, Sr. Stefan Graf Von Galen, por favor, com uma salva de palmas, nosso amigo que tem feito a diferença aqui no estado de São Paulo. (Palmas.)

Queria também com a mesma alegria convidar, mais uma vez, ele que está presente em todos os momentos nos ajudando, nos apoiando. Não só como alguém da Aliança das Associações e Instituições da Língua Alemã de São Paulo, mas alguém que sabe que esta união Brasil e Alemanha tem feito a diferença no dia-a-dia para o povo brasileiro que vive, não só em São Paulo, mas em todo o Brasil, nosso querido Klaus Wilhelm Lege, por favor, com uma salva de palmas também. (Palmas.)

Vamos agora, temos o nosso “Hino Nacional” e depois do “Hino Nacional” então, nós vamos trazer aqui as pessoas que, de forma carinhosa, justificaram a sua ausência e também citar aqueles que nos visitam esta noite.

Então convidaria com muita alegria e respeito que nós pudéssemos estar de pé para entoarmos os nossos hinos da Alemanha e do Brasil.

 

 

* * *

 

- São executados o “Hino Nacional Alemão” e o “Hino Nacional Brasileiro”.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO – PSDB – Queremos pedir uma salva de palmas à nossa Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo. (Palmas.) E à regência do 1º sargento PM Bernardo. Muito obrigada, sargento Bernardo, esta Casa mais uma vez se sente honrada com a presença dos senhores e pelo trabalho que a Polícia Militar do Estado de São Paulo tem feito ao longo destes anos.

Nossa grata satisfação em recebê-los e também agradecemos pela presença e pela maravilhosa apresentação tanto do “Hino Nacional”, quanto do “Hino da Alemanha”, muito obrigada.

Uma salva de palmas novamente à Polícia Militar do Estado de São Paulo. (Palmas.) Muito obrigada. E leve o nosso abraço ao Comando da Polícia Militar, Comando Geral da Polícia Militar.

Aliás, fazendo um parêntese à Polícia Militar que se retira neste momento, dizer que a nossa Polícia é diferenciada no Brasil, e temos a obrigação, além do direito, de reconhecer os valores desta grande Polícia que tem feito seu trabalho.

Eu costumo dizer sempre que aqueles que não cumprem e não honram a farda da Polícia certamente nunca foram policiais. Homens ou mulheres equivocados na sua função.

Senhoras e senhores aqui presentes, é uma alegria poder realizar esta sessão solene nesta noite de hoje, sessão solene para prestar homenagem, mais uma vez, ao Dia da Comunidade Alemã. Como dissemos no início dos nossos trabalhos, o 25 de Julho foi através de lei estadual marcado como Dia da Comunidade Alemã.

E me lembrava agora pouco o amigo Stefan Graf Von Galen, que nós estamos na décima versão desta noite de festa. Tivemos o privilégio de ter aqui já 10 sessões como esta, sessão solene, em que a comunidade alemã vem participar com amigos, familiares, para rever a história, fazer a história do Brasil e de São Paulo junto com a Alemanha, junto com a comunidade alemã.

E nos lembrava do amigo Stefan, que este projeto de lei foi feito à época, pelo então deputado Tuma, e que ele pode presidir por quatro vezes esta mesma sessão. Depois tivemos a alegria e o carinho de ter também o privilégio de ser presidida esta mesma sessão, por três vezes consecutivas, pelo nobre deputado Roberto Engler.

Agora, para alegria de forma particular minha, e certamente alegria desta Casa também, nós estamos presidindo pela terceira vez, esperando poder continuar a presidi-la em demais momentos.

E queria no início dos trabalhos, trazer aqui o abraço do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Samuel Moreira. Conversamos ainda hoje por telefone, estive com o deputado Samuel Moreira neste final de semana, num trabalho que fizemos, numa das cidades do nosso Litoral Sul, e lembrava o deputado de que haveria esta noite.

Ele queria muito poder participar da abertura, mas ele tinha alguns compromissos que não tinha como delegar, passar a outros, então ele nos pediu que fizesse a abertura além de dar sequencia aos trabalhos desta noite.

Então, para nós, tenham a certeza todos os senhores e senhoras, amigas e amigos, que os 93 deputados somados à nossa presença, dos diversos partidos políticos desta Casa, homens e mulheres, se sentem muito honrados e felizes com a presença de cada um.

Nós queríamos ainda registrar a presença de mais convidados que fazem parte desta noite, do Sr. Lucca Vogel do Colégio Benjamin Constant. Muito obrigada pela presença. Do Sr. Burkhard Paul Ost e do Sr. Hans Wagner, diretores do Colégio Humboldt que estão conosco também. Muito obrigada pela presença.

Também do professor Virgílio de Carvalho, que é diretor da Confederação Nacional do Turismo, aonde a nossa Alemanha tem toda a história a ver com o turismo em São Paulo e no Brasil; e também queremos registrar a presença do Sr. Udine Verardi representando o nosso decano da Casa, o grande deputado Salim Curiati.

Queremos aqui, ainda, agradecer a forma carinhosa com que algumas pessoas declinaram da sua presença nesta noite, do seu nome, não podendo estar fisicamente presentes, mas que enviaram carinho, salva de palmas, abraço e compromisso com a comunidade alemã.

Estamos falando da Sra. Lu Alckmin, presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. A Sra. Mônika Bergamaschi, secretária de estado de Agricultura e Abastecimento do nosso estado de São Paulo. O Sr. José Auricchio Junior, secretário de estado de Esporte, Lazer e Juventude. Dr. Márcio Elias Rosa, procurador geral de Justiça. Dra. Linamara Rizzo Battistella, secretária de estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo.

Deputado Bruno Covas; professor Herman Voorwald, secretário de estado da Educação; Deputado Ulysses Tassinari desta Casa; Dr. Paulo Adib Casseb, presidente do Tribunal de Justiça Militar; Sr. Rolf Wiegel, presidente do Club Transatlântico.

Sr. Stefan Nemetz, vice-cônsul comercial da Áustria; Sr. Tadeu Morais de Sousa, secretário de estado do Emprego e Relações do Trabalho; Sr. Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil.

Engenheiro Marcos Rodrigues Penido, secretário de estado da Habitação; nobre deputado Aldo Demarchi; nobre deputado João Caramez.

Queremos pedir uma salva de palmas a essas senhoras e senhores que estão nesta noite de alguma forma aqui conosco. Podemos aplaudi-los e agradecer a forma carinhosa que justificaram a não presença de cada um deles. (Palmas.)

Nós queríamos agora, mais uma vez registrar a satisfação de tê-los aqui, dizer que para mim é um diferencial nesta noite, poder realizar a minha terceira ou a nossa terceira Sessão Solene da Comunidade Alemã, lembrando que já faz 10 anos que realizamos esta festa aqui na Assembleia.

Mas para mim tem um sabor muito especial, muito diferenciado primeiro porque é um povo diferenciado, é um povo especial e eu estou falando das senhoras e dos senhores.

Mas porque quis a história da minha vida pessoal confundir um pouco, na boa confusão se eu posso chamar assim, as relações humanas e as relações de povos e nações. Digo de forma pessoal porque estou falando de forma familiar.

Embora para nós brasileiros, e certamente jamais será esquecido, não sei se isso jamais vai durar quatro anos, até a próxima Copa, ou se jamais vai durar 10 anos, uma década, cem anos. Mas em algum momento, talvez isso passe da história, mas para mim passou de forma lúdica, embora com algumas lágrimas naquele momento, mas de forma amigável e de forma de brincadeira, se podemos falar do esporte como uma boa brincadeira, além de ser saudável.

Mas o sete a um para o Brasil, foi alguma coisa que se para muitos naquele momento foi um terror, e certamente o foi, para mim acabou sendo como eu já disse lúdico, engraçado e com muito amor e carinho, professor Stefan.

Vou dizer por quê. A minha vida que se confunde muito com as vitórias que a gente pôde conquistar, ela começou de uma forma diferente, eu tinha uma vida comum, normal, de família comum como todos nós temos, papai, mamãe e dois irmãos, um mais velho e um mais novo.

Mas em algum momento da minha vida, e agora em setembro isso vai completar 40 anos, e não conto isso com tristeza, conto isso, eu penso que como vitória de vida, mas agora em setembro vai completar 40 anos de um acidente de automóvel que eu passei.

Um acidente bastante grave, cônsul, que fez diferença na nossa vida porque transformou um pouquinho naquele momento a forma com que a gente vivia. De uma pessoa comum que andava, para uma jovem que parava de andar.

Mas depois de algum tempo na vida com a família, com os amigos, com políticas públicas a gente foi entendendo que andar ou não andar obviamente tem as suas diferenças, a sua facilidade na normalidade.

Mas isso no dia-a-dia com família, amigos, políticas públicas, amor, carinho, respeito como a Alemanha dá muito nesse seguimento das pessoas com deficiência, a gente volta a viver normalmente, volta a viver de forma comum numa sociedade que nos acolhe novamente. Verdade que por direito e obrigação, mas nos acolhe novamente.

E foi assim que eu continuei a minha vida, voltei para os estudos, o sonho de fazer uma faculdade. Eu mudei só o curso da faculdade e hoje sou muito feliz como advogada, fiz a minha faculdade de Direito.

Aquele momento de uma adolescência diferente, mas promissora buscando novas vitórias na vida, eu encontrei uma pessoa que hoje completa parte importante da minha vida que é meu marido Daniel, que estaria conosco nesta noite, mas teve outros compromissos em Campinas de um trabalho que estamos fazendo e ele teve que ficar na cidade e pediu que trouxesse o abraço dele.

Mas o Daniel é um grande bom argentino, e como eu brinco também, ninguém é perfeito, não é? Não dá para escolher o que a gente quer direitinho. Mas estou brincando, casei com um argentino muito bacana.

Mas quis a história, principalmente do futebol, aonde o meu sogro e minha sogra, pais de Daniel são alemães, vindos da Alemanha muitos anos passados. Então os senhores e senhoras podem imaginar o que foi o sete a um para nós lá em casa, não é? Porque quando chegou a final, eu costumo brincar, vocês não imaginam, me permitam chamá-los de vocês, vocês não imaginam o que é ter dentro de casa e dormir com um marido argentino, filho de alemães, a 48 horas da final da Copa. Não é coisa para todo dia.

Mas a verdade foi que para nós tanto fazia, tanto fazia mesmo, de coração. Embora o coração brasileiro, com os filhos e a nossa história, logicamente a torcida era maior. Mas para nós tanto fazia, em casa. Que fosse Argentina, que fosse o Brasil ou que fosse a Alemanha, porque na verdade, por cada um deles, o Brasil, por razões óbvias da nossa nacionalidade, crescimento e vida neste país maravilhoso, certamente maravilhoso porque os alemães moram aqui, escolheram o Brasil para morar também. Então, certamente é um bom país, com as dificuldades de um país em crescimento.

A Argentina, que tem parte da história da família também, meu sogro e minha sogra vivem na Argentina, e parte da família do Daniel. E obviamente a Alemanha, pelas razões também familiares. Então, para nós, foi uma final de Copa, professor, muito tranquila, porque qualquer um que ganhasse seria a nossa vitória dentro de casa, e foi a vitória dentro de casa mesmo, quando a Alemanha ganhou. Nós torcemos tanto quanto se fosse o Brasil na Copa final.

Então esta sessão solene para nós tem um sabor muito diferente, não é? Um sabor de chucrute, um sabor de salsichão, um sabor de saborear as coisas boas e gostosas da Alemanha. Talvez se fosse a Argentina ou Brasil também fosse da mesma forma.

Então, eu dou continuidade à nossa sessão, tendo e podendo e querendo explicar a todos os convidados que não é uma sessão solene comum para nós, que a gente vem aqui faz abertura, passa a palavra, aplaude, canta o “Hino Nacional da Alemanha” e o “Hino Nacional do Brasil” e depois faz o encerramento solene.

É uma sessão solene onde, de fato, existe mais do que o proforma de um Cerimonial. Existe coração, existe família, existe história e existe emoção. Então, é por isso que quando o professor Stefan nos convocou para presidir esta sessão, para convocar esta sessão, nós fizemos de forma rápida e com muito entusiasmo.

Então eu queria passar agora também um vídeo muito simples. Simples no sentido de sua formatação, mas que nós fizemos junto com a nossa assessoria para homenagear esta comunidade nesta noite. Por favor.

 

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO – PSDB – Muito obrigada a todos os que colaboraram para que este vídeo pudesse ser feito.  (Palmas.)

Só para nós mostrarmos aqui a história e a importância que cada um dos senhores tem.

Nós queríamos ainda, dando continuidade, só comunicar aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia,  domingo dia 7, às 21h, pela Net Canal 7, pela TV Vivo no canal 66 analógico e 185 pela TV Digital, e ainda pela TV aberta canal 61.2, ou seja, nós estamos no ar, estamos conectados, e estamos mostrando e passando essa sessão solene também a outras pessoas que possam estar participando através da TV.

Queríamos nesse momento, conceder a palavra ao Sr. Klaus Wilhelm Lege que é da Aliança das Associações e Instituições da Língua Alemã em São Paulo.

 

 

O SR. KLAUS WILHELM LEGE – Nobre deputada do estado de São Paulo Célia Leão. Sr. cônsul geral adjunto da Alemanha Uwe Heye. Caros membros da Aliança da Associação e Instituições da Língua Alemã em São Paulo. Senhoras e senhores.

Em nome da Aliança da Associação e Instituições da Língua Alemã em São Paulo, agradeço a presença de todos nesta 10ª Sessão Solene da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Alguns dos nossos mais entusiasmados participantes não estão aqui hoje, justamente porque hoje também se realiza em Hamburgo, na Alemanha, o Encontro Econômico Brasil/Alemanha, um evento anual que congrega muitos empresários, políticos, e funcionários de ambos os países.

O ano de 2014 é motivo para os brasileiros e alemães comemorarem dois eventos sensacionais, que não tinham sido considerados realizáveis por muitos anos.

Um deles aconteceu há 20 anos, uma dádiva de Deus para o Brasil e o outro aconteceu na Alemanha há 25 anos.

De um lado, uma decisão econômica e do outro uma decisão política. Ambas foram de extraordinária importância para os países, e um grande momento para os dois povos.

Trata-se do combate à inflação pelo Plano Real, em 1º de julho de 1994, e o início da reunificação da Alemanha, pela Queda do Muro de Berlim, em 9 de novembro de 1989.

A inflação no Brasil era considerada impossível de combater. De 1986 a 1994 tivemos cinco planos fracassados para conter a inflação, com congelamentos de salários, tabelas de preços, e queda da poupança. Em março de 1990, a inflação atingiu o recorde de 82% em um único mês.

A principal causa foi o fenômeno da inflação. Os preços foram ajustados diariamente, a partir dos índices de inflação e da taxa de câmbio. O Plano Real criou uma moeda de contabilidade paralela, a Unidade Real de Valor, URV, de modo que inicialmente todos os preços foram cotados em duas moedas, ou seja, a antiga moeda Cruzeiro Real, constantemente adaptada para todos os pagamentos, e a URV que não mudou e ficou estável.

O Plano Real, a partir do dia primeiro de julho de 1994, trouxe a estabilidade monetária e a transparência das finanças públicas. Isso resultou em um virtuoso círculo de crescimento econômico. Além disso, foi alcançada a distribuição de renda mais favorável para a população carente.

Também na Alemanha, tendo em vista a Cortina de Ferro, quase ninguém acreditava no fim do status quo entre o Oriente e o Ocidente. Nem em uma abertura da fronteira entre a República Democrática Alemã, RDA, e a República Federal da Alemanha.

A abertura do Muro de Berlim em 9 de novembro de 1989 acabou com a Guerra Fria e as quatro décadas de divisão alemã, resultados da Segunda Guerra Mundial. Somente com a adesão da República Democrática Alemã à República Federal da Alemanha, em 13 de outubro de 1990, a unidade alemã foi alcançada.

Na Alemanha o dia nove de novembro, dia da Queda do Muro, tem ainda outros significados políticos e é considerado desde 1848 como um dia que não invoca só boas lembranças. Por isso foi escolhido o dia 13 de outubro, Dia da Adesão, como feriado nacional, para celebrar o Dia da Unidade Alemã. As duas histórias de sucesso, tanto do Plano Real, quanto da Queda do Muro, podem ser tratadas em seus países como grandes acontecimentos, verdadeiros êxitos sensacionais.

Se a economia e a política continuarem a se desenvolver com base nestes êxitos, e seguirem a principais coordenadas das decisões originais, os dois países continuarão crescendo e, até mesmo, reduzirão os desequilíbrios ainda existentes. Os membros das Associações e Instituições de Língua Alemã, da Aliança de São Paulo oferecem a sua contribuição para isso.

E agora os nossos agradecimentos à nobre deputada Célia Leão, ao Sr. Stefan Graf Von Galen, ao Sr. Michael Peuser e todos os outros que prepararam esta sessão solene. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO – PSDB Uma salva de palmas. (Palmas.) Muito obrigada, Sr. Lege, por suas palavras, sua emoção e sua participação inconteste não só nas nossas sessões, mas a todo instante que o senhor é chamado, convidado. Parabéns pelo trabalho.

Queríamos com muita alegria convidar também neste momento, e ele nem seria diferente, não é? Porque alemão sempre nos surpreende, mas ele me surpreendeu de forma diferenciada.

Primeiro a alegria de conhecê-lo, mas depois disso, eu nem fiz muita força para ouvi-lo, até porque as suas palavras eram absolutamente fáceis de serem compreendidas, e ele veio justificar com muito carinho, com muita simpatia dizendo, “Deputada eu não falo muito bem português, aliás, eu não falo português, eu falo com dificuldade”, mas ele falava isso com muita clareza.

Então, eu brinquei com ele, “O senhor fala muito bem português porque eu estou entendendo tudo o que o senhor está dizendo, não é?”. 

E aí, para surpresa minha, eu perguntei a ele há quanto tempo ele estava no Brasil, mas um quanto tempo, assim, imaginando que fosse um tempo bastante razoável para poder ter este português, obviamente com sotaque destes que nós brasileiros temos inveja, a boa inveja, certamente.

E para surpresa nossa, ele disse: “Apenas há seis semanas”.

Então, eu queria dizer ao nosso cônsul geral adjunto que o senhor é mesmo um homem diferenciado. Primeiro, porque é uma simpatia de pessoa, segundo, porque é alemão, depois porque é cônsul e isso não é para qualquer um a qualquer hora, não é? E depois porque é um grande mestre, um grande professor.

Em apenas seis semanas, o senhor já falar o português. E quis ele ainda justificar que era misturado um pouquinho com o espanhol, era um portunhol. Mas não tem outra maneira de aprender o português se não for pelo portunhol e nós, brasileiros já estamos acostumados com isso.

Então, para nós, Sr. Cônsul, é uma alegria imensa recebê-lo nesta Casa, sabemos que a passagem do senhor pelo Brasil, como de todos, sempre são por um prazo determinado, mas tenha certeza de que este prazo para nós, enquanto o senhor estiver aqui, será indeterminado. Será eterno enquanto aqui estiver.

E para nós brasileiros, recebê-lo, tê-lo aqui no Brasil, em São Paulo, é com certeza ter um grande amigo. Então, nós queremos recebê-lo nesta Casa, vai ficar nos anais da Casa esta sessão, a gravação, a sua foto, os convidados, os seus amigos e amigas presentes, e para nós uma alegria mesmo poder recebê-lo.

Então, queria receber com uma salva de palmas o nosso cônsul geral adjunto da República Federativa Alemã, Sr. Uwe Heye. Por favor. (Palmas.)

 

 

O SR. UWE HEYE Exma. deputada Célia Leão, demais autoridades, minhas senhoras e senhores. Primeiramente eu gostaria de agradecer pela grande honra de ter sido convidado para este evento festivo como representante do cônsul Geral da Alemanha, em São Paulo.

Estou muito feliz por festejar com os senhores o Dia da Comunidade Alemã, e em poder, nesta bela ocasião, dirigir-lhes algumas palavras.

Inicialmente gostaria de pedir que me perdoem por minha pronúncia em português, mas cheguei aqui em São Paulo apenas há seis semanas, e infelizmente, ainda não domino esta bela língua. Peço a compreensão de todos, e prometo que isto mudará.

Prezadas senhoras e senhores, hoje nos reunimos aqui na Assembleia Legislativa por um motivo muito especial e histórico, tanto para a Alemanha, como também para o Brasil. Festejamos os 190 anos de imigração alemã no Brasil. A data em que a primeira colônia alemã no Brasil, a pequena cidade de São Leopoldo, perto de Porto Alegre, tornou-se o berço da primeira colônia da língua alemã no Brasil.

Como gratidão, nós lembramos dos cerca de 40 imigrantes que lá fundaram, no dia 25 de julho de 1824, a primeira colônia alemã, e assim criaram os fundamentos para a imigração alemã no Brasil. Localidades como Pomerode ou Blumenau, testemunham até hoje essa história conjunta e não podemos imaginar um Brasil sem elas.

Desde o seu início, a imigração alemã deu uma grande e valiosa contribuição ao Brasil, para o desenvolvimento da sociedade, da cultura, da economia e naturalmente da identidade brasileira.

Hoje, mais de 10% dos brasileiros tem raízes alemãs, e é bonito de se ver como esses descendentes dos imigrantes alemães, por um lado são parte integrante da sociedade brasileira - e hoje cidadãos que se orgulham desse belo país - e por outro lado também preservam e honram a sua cultura e língua alemã. Dessa forma, os imigrantes alemães contribuem até hoje para o aprofundamento e fortalecimento da amizade alemã -brasileira.

A comunidade de origem alemã no Brasil é parte importante da sociedade brasileira e como significativo entre os nossos países, ela contribui imensamente para o diálogo alemão-brasileiro.

Esse engajamento merece o maior reconhecimento e a maior gratidão que eu gostaria de lhes transmitir aqui, em meu nome, e também em nome do Ministério Federal das Relações Externas de Alemanha.

Prezadas senhoras e senhores, a Alemanha e o Brasil mantém estreitas relações econômicas, culturais e políticas, que se desenvolveram ao longo dos séculos e que hoje estão sobre uma base sólida.

O governo da República Federal da Alemanha está ciente da importância do Brasil como parceiro confiável e comprometido com os mesmos valores. Para o fortalecimento dessa parceria realizamos de 2013 a 2014, o Ano da Alemanha no Brasil. Para a abertura do ano festivo, em maio de 2013, o presidente federal da Alemanha, Joachim Gauck, esteve ao lado da presidente Dilma Rousseff, em uma visita oficial que aprofundou as relações entre os dois países e as elevou a outro nível.

Seguindo o lema “Alemanha e Brasil: quando ideias se encontram”, alemães e brasileiros, das áreas de ciência, economia, política, educação, cultura e esportes poderão se encontrar em aproximadamente mil eventos para aprenderem uns com os outros, e para encontrarem juntos os caminhos e respostas para os desafios do século XXI.

Sob a direção do Sr. Claudio Struck, o grupo organizador do projeto, composto pelo BDI Brazil Board, Goethe Institut, Ministério Federal das Relações Externas da Alemanha e por outras instituições alemãs, realizou um excelente trabalho, pelo qual quero agradecer novamente aqui em nome do Cônsul Geral, bem como agradeço o generoso apoio dado pelas empresas alemãs.

Essa cooperação não se resumirá apenas nesse ano. Pretendemos ampliar e fortalecer permanentemente este trabalho também no futuro. Como todos sabem, a Alemanha e o Brasil estão ligados desde 2008 por uma parceria estratégica, que iremos preencher com vida.

Minhas senhoras e senhores, justamente hoje, no dia primeiro de setembro, por ocasião do 32º Encontro Econômico Brasil-Alemanha, em Hamburgo, foi publicada uma reportagem especial sobre o Brasil, em alemão e em português, em um dos mais importantes jornais da Alemanha, o “Die Welt”, e o título dessa reportagem não poderia ser melhor, “Amizade com grande potencial”.

Estou muito satisfeito com o fato de poder contribuir nos próximos anos como novo cônsul geral adjunto do Consulado Geral da Alemanha em São Paulo, para o aprofundamento dessa amizade e dessa estreita parceria. E para isso eu ficaria feliz em poder contar com o seu apoio e a sua confiança. Muito obrigado.

 

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO – PSDB – Muito obrigada. Uma salva de palmas ao nosso cônsul geral adjunto, Sr. Uwe Heye. (Palmas.)

Muito obrigada pelas palavras. E as senhoras e os senhores viram que eu não exagerei em nada, não é? Porque ele me disse parabéns. Parabéns pelas palavras, parabéns pelo trabalho, parabéns por estar no Brasil Sr. Cônsul, e dizer que ele logo que chegou disse a mim “quando eu cheguei aqui não falava nenhuma palavra em português, eu nunca tinha falado uma palavra em português em minha vida”, isso o que o senhor me disse, não é?

“Eu nunca tinha falado português em minha vida”. Imagine, se o cônsul em seis semanas já está falando assim, se ficar muitos anos aqui a presidência da república do Brasil que se cuide, não é? Porque tem facilidade para subir a rampa do Palácio do Planalto. Do jeito que as coisas vão aqui, o senhor tem grande chance.

Brincadeiras à parte, ele ainda contou uma coisa que no seu discurso não contou, e a gente vê a grandeza de um homem na sua simplicidade, professor Stefan. E o nosso cônsul é grandioso porque é simples. Ele nos contava que preparou o discurso com ajuda de uma secretária, de uma pessoa amiga e depois foi treinar o português e treinou o português com um ajudante seu, um apoiador que foi o seu motorista.

Então, ele teve aí um grande professor também que o ajudou a falar e a falar bem. E ele foi treinar o português para falar com convidados honrados como os que estão aqui esta noite, com alguém que a partir de agora vai estar muito próximo a ele que é o motorista. Então, eu queria dizer que o senhor vem também com essa grandeza na simplicidade, não é, de usar os amigos que conhece agora para aprender este português, que já está indo muito bem. Daqui para melhor. Para o ano que vem o senhor vai estar tinindo aqui na sua fala, nós não temos a menor dúvida disso.

Eu queria agora chamar com muita alegria este amigo meu, amigo nosso da Assembleia, amigo nosso da comunidade alemã. Ele que, certa vez apareceu de forma também simples, mostrando o que significava a comunidade alemã, mostrando o que significava essa sessão solene, e nos cativou a todos. A mim e ao nosso pessoal do gabinete e transformou-se num grande amigo. Amigo desses que já nos convida para tomar a cerveja alemã, e conhecer um pouquinho dessa gastronomia alemã.

Então, eu queria chamar com muita alegria o professor Stefan Graf von Galen para também fazer a sua manifestação nessa noite de festa.

Uma salva de palmas ao professor Stefan. (Palmas.)

 

 

O SR. STEFAN GRAF VON GALEN – Prezada nobre deputada e amiga Célia Leão, prezado cônsul geral adjunto da República Federal da Alemanha em São Paulo, Sr. Uwe Heye. Prezado Dr. Lege, porta-voz da Corporação Alemã em São Paulo. Prezadas senhoras e prezados senhores.

Estamos aqui novamente reunidos para comemorarmos os 190 anos da imigração alemã e os 10 anos deste evento denominado Dia da Comunidade Alemã.

Os 190 anos têm um significado especial, pois são muitas gerações que mantiveram e ainda mantém viva a chama dos nossos antepassados em preservar a língua, cultura e tradição alemãs.

Os 10 anos deste evento também têm importância para nós, moradores desta metrópole, pois também estamos apesar de muitas adversidades, mantendo a chama citada acima, viva.

Em nome da comunidade alemã de São Paulo, o nosso muito obrigado ao ex-deputado Romeu Tuma, que se engajou nesta luta e transformou este Dia da Comunidade Alemã em lei estadual, a lei nº 13512, de 29 de abril de 2009.

Nossos agradecimentos também ao deputado Roberto Engler, bem como à deputada Célia Leão, por terem aceito o convite para dar continuidade a este evento ano a ano.

As relações entre Brasil e Alemanha são tão antigas que se confundem com a própria história do nosso país. Muito embora o processo de imigração e colonização alemã somente tenha iniciado de forma mais organizada três séculos depois, o Brasil nunca deixou de ser visitado e estudado por pessoas de países de língua alemã, desde que os portugueses aqui chegaram.

Aliás, os primeiros alemães a pisarem o solo brasileiro estavam junto com a Esquadra de Pedro Alvares Cabral, que aportou na Bahia, em abril de 1500.

Neste primeiro século de Brasil, o alemão mais conhecido foi Hans Staden, nascido no estado de Hessen, no coração da Alemanha. Depois de Staden muitos outros exploradores, viajantes, naturalistas, cientistas, etc. de língua alemã, viriam para o Brasil. No outro extremo do Brasil, mais precisamente no sul, entre os jesuítas, estima-se que 25% dos padres provinham de países de língua alemã.

Até o início do século XIX o Brasil ainda permanecia para a Europa um país pouco conhecido. Sua rica fauna e flora, além de sua população indígena, ainda era um mistério a ser desvendado.

Com exceção do livro de Staden, pouco se tem escrito daquela época. Seguiram-se então outros alemães famosos, como o naturalista Alexander Von Humboldt, o botânico Carl Friedrich Philipp von Martius, o pintor bávaro Johann Moritz Rugendas, além de muitos outros menos conhecidos, mas que também contribuíram significativamente para o desenvolvimento industrial, científico e cultural do Brasil.

O catálogo de obras em língua alemã sobre o Brasil, organizado em 2011 pelo Instituto Martius Staden, e que enumera mais de 900 obras publicadas, reflete toda esta história que está, em 2014, completando 190 anos.

Sem dúvida, o “Jornal Brasil Post”, que após décadas de existência, lamentavelmente não existe mais, contribuiu muito através de sua editora, a Sra. Úrsula Dormien, juntamente com seu filho Klaus, uma guerreira igual aos imigrantes, para a divulgação e preservação da cultura e tradição alemãs em todo o território brasileiro. Aqui também o nosso muito obrigado.

São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, é considerado o berço da imigração alemã no Brasil, onde aportaram as primeiras famílias em 1824. Muitas outras colonizações se seguiram como, por exemplo, São Pedro de Alcântara, Pomerode, Blumenau, em Santa Catarina, Entre Rios, Rolândia e muitas outras no Paraná.

Estou citando Rolândia, pois é esta a minha cidade natal e que também foi fundada por imigrantes alemães em 1934, sendo os pioneiros as famílias Koch-Weser e Nixdorf. Os meus pais chegaram em Rolândia em janeiro de 1936, fugindo do eminente início da Segunda Guerra Mundial.

O nome Rolândia é de origem germânica, nome dado em homenagem a Roland, legendário herói alemão, que na idade média guerreava ao lado do seu tio Carlos Magno, e o seu lema era lutar pela liberdade e justiça. O nome Rolândia foi escolhido pelos pioneiros que eram de Bremen, ao norte da Alemanha, e onde inclusive está a estátua de Roland, sendo que uma réplica está em Rolândia. Até apareceu aqui no seu filme.

Senhoras e senhores, a contribuição dos imigrantes alemães foi de fundamental importância no desenvolvimento do Brasil.

As primeiras décadas foram de muitas dificuldades, mas a vontade de vencer e de sobreviver fez do imigrante alemão um forte, um verdadeiro herói anônimo, que além de tudo, teve que suportar as agruras decorrentes de duas guerras mundiais.

A Alemanha é hoje uma das maiores economias do mundo, uma das principais parceiras comerciais e culturais do Brasil e que continua a contribuir enormemente com o desenvolvimento deste país, através de sua indústria, com sua tecnologia de ponta, da cultura, principalmente na Educação, oferecendo oportunidades em suas universidades para jovens brasileiros.

Citando alguns exemplos, o Brasil é o principal parceiro comercial da Alemanha na América do Sul. Mais de 1400 empresas de origem alemã tem subsidiárias no Brasil, são responsáveis por 10% do PIB brasileiro e geram em torno de 250 mil empregos.

Fazendo um parêntese, nesse ano em que terminou o ano “Alemanha-Brasil: onde as ideias se encontram”, o Brasil sediou a Copa do Mundo e até no futebol a Alemanha está nos ensinando como se joga futebol, como se organiza, como se estrutura um clube, uma seleção, enfim, como se pratica esportes, e dentre eles o futebol.

Como dito no início, a comemoração dos 190 anos da imigração alemã é de uma importância significativa, e o evento de hoje e os nove anteriores, foram realizados no recinto mais adequado que é a Casa do Povo, a Assembleia Legislativa, a qual nos é franqueada pelo alto espírito democrático dos seus presidentes e por solicitação dos já citados nobres deputados Romeu Tuma, Roberto Engler, e agora pela nobre deputada Célia Leão, todos merecedores da nossa gratidão.

Façamos deste dia de hoje, o Dia da Comunidade Alemã, um marco na história entre esses dois países, para que os nossos filhos e netos entendam e valorizem o passado destes imigrantes, seus avós e bisavós, e transmitam para as futuras gerações, a importância desta data, a importância de se preservar a língua, cultura e tradições alemãs.

O Colégio Benjamin Constant, do qual faço parte há 31 anos como vice-presidente e presidente da associação mantenedora, está fazendo a sua parte, assim como outras instituições educacionais, clubes, igrejas, etc. Pelo Brasil afora também o estão, o que nos permite acreditar que a preservação do tripé alemão língua, cultura e tradição serão preservadas. Muito obrigado.

 

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO – PSDB – Uma salva de palmas ao professor Stefan (Palmas.)

Nós que agradecemos professor, não só a sua manifestação, mas a sua presença constante aqui nesta Casa, como o senhor chamou de Casa do Povo, e é Casa do Povo mesmo, onde nós aqui formatamos as leis que organizam os brasileiros e estrangeiros que moram no estado de São Paulo, e para nós de forma diferenciada, de fato, é sempre uma alegria tê-lo conosco seja no gabinete, seja na Presidência da Casa ou em outras dependências da Casa, mas de forma especial esta noite.

Saibam as senhoras e os senhores, obviamente esta sessão acontece por diversas mãos, não tenham dúvida disso. Vários corações e inteligências que, somadas, fazem a sessão solene, mas sempre tem alguém com a batuta na mão para fazer a liderança dessa noite festiva acontecer.

E sem sombra de dúvidas, o professor Stefan é essa liderança que nos faz mover a cada instante para todos os anos, não só não esquecer, mas como lembrar, e lembrar com entusiasmo para a realização dessa sessão. Muito obrigada.

Queremos agora de forma também especial, com muita alegria, convidar o Sr. Michael Peuser, para estar conosco aqui à frente, aqui embaixo da Mesa da Presidência, por gentileza, para que o Sr. Michael possa fazer a entrega de dois mimos, dois presentes aqui nesta noite, que marca também uma parte desta festa, e pedimos então que seja entregue ao Michael Peuser, um quadro da princesa Leopoldina, que será entregue ao Colégio Humboldt. Por favor, o nosso representante do Colégio Humboldt. Peço aos dois que recebam, por favor.

 

 

O SR. MICHAEL PEUSERExma. deputada estadual dona Célia Leão, prezados ilustres participantes do Dia da Comunidade Alemã, aqui na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Esta data magna e festiva não pode passar sem a lembrança da mais alta personalidade da história do Brasil em relação à Alemanha. Trata-se da Imperatriz do Império do Brasil, dona Leopoldina, arquiduquesa da Áustria, da Casa Habsburgo-Lorena. Nascida em 22 de janeiro de 1797 em Viena. Como filha do último imperador do Império Sacro-Romano da nação germânica, Francisco II, coroado em 1792, em Frankfurt. Este império durou 1006 anos. De Carlos Magno do ano 800, a Francisco II ano 1806.

Em homenagem ao imperador Francisco II, pai da Imperatriz Leopoldina, o grande músico Von Haydn compôs a melodia atual do Hino Nacional da Alemanha. O pai da Dona Leopoldina tornou-se, no ano 1804 também o primeiro imperador da Áustria, como Francisco I.

Leopoldina casou-se em 13 de maio de 1817, com o príncipe herdeiro do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, Dom Pedro. Durante a ausência de Dom Pedro, Leopoldina, como princesa regente, revestida com todos os poderes constitucionais, decretou no dia 2 de setembro de 1822, a independência do Brasil, e tornou-se assim a primeira governante do Brasil independente até o retorno de Dom Pedro. Ainda como princesa regente, contratou o inglês Lorde Cochrane, realizador da grande frota do Brasil, com a qual o Império do Brasil conseguiu manter a unidade do território nacional. Convidou muitos cientistas e agricultores da Europa para o Brasil e assim a Terra de Santa Cruz ganhou novos horizontes.

Dona Leopoldina é mãe do imperador Dom Pedro II, que reinou quase 50 anos no Brasil. Foi cunhada do imperador Napoleão Bonaparte I, e mãe da rainha Maria da Glória de Portugal, assim como avó da princesa Isabel, de jure Dona Isabel I, Imperatriz e defensora perpétua do Brasil, a qual como princesa regente sancionou a Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, libertando os escravos. Hoje a princesa Isabel está em processo de beatificação no Vaticano.

A feliz união das Casas de Bragança, da cor verde, e Habsburgo-Lorena, amarela, deu origem às cores básicas da Bandeira Nacional por sugestão do rei Dom João VI, pai de Dom Pedro.

A imperatriz Leopoldina faleceu aos 29 anos, e está sepultada no Monumento da Independência, no Ipiranga em São Paulo. Em homenagem a esta tão importante personalidade da história do Brasil, cada ano uma entidade alemã do Brasil receberá um quadro da Imperatriz Leopoldina, para reforçar a memória dessa grande patriota brasileira e mãe da independência do Brasil.

Tenho grande prazer em entregar hoje este quadro, em nome das comunidades da língua alemã de São Paulo ao Colégio Humbold, e solicito também a presença dos representantes do mesmo, para a entrega do quadro. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do quadro.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO – PSDB – Muito obrigada. Uma salva de palmas ao presente, que agora é entregue, do quadro da Imperatriz Leopoldina, pelo Sr. Michael Peuser ao Colégio Humbold. Parabéns e muito obrigada, por este mimo nesta noite.

Queremos também convidar neste momento novamente o Sr. Michael Peuser, para fazer a entrega - também que já foi relatada aqui a história contada - ao Colégio Benjamin Constant, também do quadro do Imperador Francisco II, por gentileza.

 

 

O SR. MICHAEL PEUSER – Conforme nossa tradição, a entidade alemã...

 

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO – PSDB – Nós queremos, só um minutinho professor, Sr. Peuser, convidar a diretora do Colégio, a professora Magda, por favor, que venha receber, em nome do Colégio Benjamin Constant, esse presente, este quadro do Imperador Francisco II. Por favor.

 

 

O SR. MICHAEL PEUSER – Então, conforme a nossa tradição, a entidade alemã que recebeu no ano passado o quadro da Imperatriz Leopoldina, receberá no ano seguinte o quadro do Imperador Francisco II, pai da Imperatriz Leopoldina.

Então, esse ano vai passar para o Colégio Benjamim Constant.  (Palmas.)

 

 

* * *

 

- É feita a entrega do quadro.

 

* * *

 

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO – PSDB – Uma salva de palmas à diretora, que recebe este presente muito bonito. (Palmas.) E que levará, também, para fazer parte da história do Colégio Benjamin Constant, este belo quadro, que na verdade, mais do que a tela, conta a sua história.

Nós estamos chegando ao final desta sessão solene, mas gostaríamos de antes de encerrar, pedir também a querida atenção que está sendo nos dada até agora, para que nós pudéssemos, de forma rápida, passar um vídeo talvez de menos de quatro minutos às senhoras e senhores.

E antes de encerrar, queria mais uma vez deixar registrado que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será ainda transmitida pela TV Assembleia no próximo domingo, dia 7, às 21horas. Ainda pela TV Net canal sete, pela TV Vivo no canal 66 analógico e 185 digital. E ainda pela TV Digital aberta, canal 61.2. Faço questão de reafirmar estes canais para que as pessoas ainda possam ter a oportunidade de assistir novamente esta sessão.

Mas nós gostaríamos agora de apresentar ao final da sessão este vídeo, que embora possa parecer ou ser parecido, ele tem algumas diferenças, ou uma diferença fundamental, pelo menos para nós que estamos presidindo esta sessão. Portanto, pedimos agora que seja reproduzido o vídeo, por favor.

 

 

* * *

 

- É feita a apresentação do vídeo.

* * *

 

 

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO – PSDB – Foi um prazer conhecer sua cultura, um pedacinho do sentimento do meu filho, porque há exato um ano, nesta mesma sessão ou na outra sessão, ele estava embarcando para a Alemanha.

A diferença deste vídeo para o primeiro é que este, certamente com fotos mais claras, fotos mais profissionais, pôde mostrar a Alemanha através da internet ou do Dr. Google, que nos orienta e nos ajuda sempre que precisamos. Mas a diferença deste vídeo ao final é que este é um pedacinho concreto de uma experiência que nós pudemos ter da minha família.

Talvez duas ou três vezes este ano que passou, nós pudemos estar lá, e me dizia agora o professor Stefan brincando comigo, “Eu conheço este lugar”.

Essa última foto, esse último vídeo é da igreja, na verdade da Catedral de Münster, onde está enterrado o bispo Clemens August Von Galen, que é o bispo daquela Catedral. Lá tem aquela música gravada ao vivo, a qual ouvimos na hora em que estávamos lá, ao meio-dia. Esse bispo é tio-avô do professor Stefan e está fazendo 10 anos que foi beatificado.

Então, é literalmente a história viva que nós pudemos conhecer pessoalmente, e não por leitura, livros, filmes. Aquilo que o mundo todo conhece da Alemanha, nós tivemos o privilégio de conhecer um pouquinho de perto com a família, neste ano em que nosso filho pôde aprender um pouco mais, não só a parte cultural, a parte da Academia, mas para a sua vida.

Então, eu queria agradecer mais uma vez a presença do nosso cônsul, ao nosso querido amigo Galen, ao nosso querido Lege.

Dizer que, para nós, todo ano é um momento de presente. Primeiro, porque fica nos anais da Casa, fica na história da Assembleia, que a comunidade alemã, não é que ela passou por aqui, ela vive os ares da Assembleia Legislativa.

Ela entende que a Casa do Povo é onde nós escrevemos a nossa história. Seja a história dos brasileiros, seja a história dos alemães, seja a história de qualquer outra comunidade que tenha culturas diferentes.

Mas a verdade é que nós construímos juntos, é exatamente esse legado que nos interessa deixar marcado aqui na Assembleia.

Eu queria encerrar esta nossa sessão solene, dizendo que a cada ano nós aprendemos mais. O povo brasileiro é um povo diferenciado. O senhor vai conhecer de perto no seu dia-a-dia, na forma de agir, na forma de sorrir, no abraço, no beijo que não fica para amanhã, não é?

Nessa forma diferente e carinhosa da relação humana entre as pessoas. Esse é o povo brasileiro. O povo brasileiro que dá o seu jeitinho brasileiro, que às vezes até ajuda, outras vezes atrapalha.

Diferente do povo alemão, que lá não tem jeitinho brasileiro, lá as coisas são como devem ser e se não forem assim não serão. E nos assusta um pouco, porque nós sempre damos um jeitinho. E os senhores e as senhoras que têm a cultura, a educação, a família alemã, sabem que lá dois e dois são quatro, aqui às vezes fica cinco, cinco e meio, três e meio, depende do momento.

Mas esse é o nosso povo, nosso jeito, é nossa cultura, nossa possibilidade, nosso crescimento, é nossa grandeza e assim somos felizes. Mas nós sabemos que podemos ser mais felizes ainda. Nós sabemos que podemos melhorar, e nada melhor do que ter um bom professor.

Então, se nós temos as nossas alegrias enquanto brasileiros, a nossa forma de ser e de viver, nós temos também que não perder de vista pessoas, homens e mulheres como os senhores que conseguiram, e a gente vê isso de perto nas ruas, nas obras, nos prédios, não só na cultura.

A gente vê isso de perto quando a gente atravessa as ruas da Alemanha, visita museus, conhece prédios antigos, registros de uma guerra que quase dizimou todo o país, o seu povo, a sua gente e as suas construções, as suas coisas.

Mas este mesmo povo bravo, destemido, respeitoso, e respeitando a história do mundo e das pessoas, ergueu novamente o país. Talvez em menos de 30 anos, a primeira parte, e em menos de 60, toda a Alemanha.

Não tem por onde a gente passe naquelas ruas, naquelas lojas, naqueles museus, até nos bosques, nas florestas, e a gente não veja o empenho de forma decisiva de cada alemão para reconstruir não só as cidades, as igrejas, as catedrais, mas construir a história do seu povo.

E é com isso, cônsul, que nós queremos aprender. Um Brasil bonito, um Brasil pujante, um Brasil de um clima diferenciado, um Brasil de um povo acolhedor, mas um Brasil que ainda precisa crescer mais e aprender mais. E certamente não tem nenhum país no mundo e no planeta Terra respeitando os outros demais países de primeiro mundo que também o são. E não tem nenhum país que possa oferecer tanto, ensinar tanto para quem quer aprender, como a Alemanha.

Portanto, nós os recebemos aqui cada vez mais com a grandeza de um país que pode oferecer aos brasileiros aquilo que nós merecemos também. Ser bonitos como vocês, ser inteligentes, estudados como vocês, ser vitoriosos como vocês, mas mais do que isso, querer fazer com que o nosso país cresça mesmo na adversidade, no momento mais difícil, acreditar que o Brasil pode ser uma Alemanha.

Por isso é que nós agradecemos mais uma vez esta sessão, a presença do professor Stefan e amigo, a presença do nosso cônsul Heye, do nosso querido amigo Lege, e de todos os senhores e senhoras que não foram citados, mas certamente tem uma história tão importante, tão grandiosa, tão bonita nesta comunidade alemã.

Sem a presença de cada um de vocês, esta noite não seria a 10ª Sessão Solene para parabenizar os 190 anos da comunidade alemã no Brasil. E se Deus quiser, faremos dezenas de outras para nunca esquecer, muito pelo contrário, para estar sempre presente a Alemanha e o Brasil. Muito obrigada a todos.

Nós queremos, ainda, agradecer a todos que fizeram esta sessão acontecer, à nossa equipe de forma especial, no nosso gabinete, a Vera, a Samanta, a Sônia, o Virgílio e aos nossos também amigos de Campinas que nos ajudaram com os vídeos, enfim, com esta noite.

Queremos agradecer também aos funcionários do Serviço de Som, ao Serviço de Taquigrafia, ao Serviço de Ata, ao Cerimonial, à Secretaria Geral Parlamentar, à Imprensa da Casa, à TV Legislativa e às Assessorias da Polícia Civil e Militar, como bem a todos aqueles que com suas presenças, nesta noite, fizeram acontecer esta sessão.

Os senhores viram que para fazer uma sessão como esta não é sentar aqui, a deputada Célia Leão, e presidir a sessão. Para que nós possamos sentar aqui e presidir esta sessão, muitas almas e bons corações fizeram esta noite acontecer. Portanto, a todos vocês, a todas as senhoras e senhores, muito obrigada pela presença.

Nós convidamos todos para um coquetel que será servido aqui no Hall Monumental. Esta é a hora de confraternizarmos e de darmos o beijo brasileiro, cônsul, que nós costumamos dar aqui no Brasil.

Então, não tendo mais nada a ser apresentado nesta sessão solene, damos por encerrados os trabalhos, mas como uma forma diferenciada, com alegria, emoção, entusiasmo de esperar passar um ano rapidamente para daqui a pouco ter o bom convívio dos senhores e senhoras novamente.

Muito obrigada e uma salva de palmas à comunidade alemã, aos 190 anos e às lideranças dessa mesma comunidade. Muito obrigada. (Palmas.)

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 40 minutos.

 

 

* * *